Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 20 de janeiro de 2018

“Se a ‘fiscalização’ vier eles estão mais ou menos enrolados”, disse aliado da prefeita de Itanhém depois de deixar presidência do conselho





Volta e meia se ouve que aliados da prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro (PMDB), estão insatisfeitos com a forma como a gestão municipal vem sendo conduzida. Mas nem todos têm a coragem e a postura política de Darly Lopes Júnior, que entregou a presidência do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente no final desta semana.

Na noite desta sexta (19) Darly Júnior quis desabafar, numa entrevista, justificar os motivos pelos quais estava deixando a presidência da instituição e fez críticas à prefeita e às secretárias da Assistência Social e da Saúde.

Para entender porque além da prefeita Zulma Pinheiro, Darly Júnior também criticou as chefes pelas pastas da Assistência Social e da Saúde, vamos entender o que é o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e como é a sua funcionalidade.

O conselho é um órgão de caráter deliberativo, formulador e normalizador das políticas públicas, controlador das ações, articulador das iniciativas de proteção e gestor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A secretaria da Assistência Social integra o conselho, que tem competência para promover e controlar todos os direitos da criança e do adolescente em diversas áreas, como saúde, assistência social, educação, cultura e esportes, por exemplo. Percebe-se que a função do conselho é abrangente dentro de uma administração municipal e envolve, como se viu, as duas secretarias que tiveram suas atuações criticadas por Darly Júnior.

No primeiro momento da entrevista, Darly Júnior se mostrou decepcionado.

“Eu venho acompanhando a gestão de Zulma há muito tempo e pensei que fosse ser melhor. Lutei, acreditei, dei o sangue por isso, acreditando neles. Nesse ano pensei que seria uma coisa melhor, mas eles decepcionaram a gente. Eu me senti como um lixo, eu me senti humilhado.

Colocaram pessoas, como secretários por aí, tanto na Assistência quanto na Saúde querendo humilhar a gente. Essa gestão me decepcionou. Lutei, acreditei e hoje estou decepcionado com eles. Não voto neles nunca mais. "Precisa existir pessoas como eu para dizer a verdade na cara deles e eles têm que aprender a serem humildes, coisa que eles não são", disse.

Darly Júnior reclamou a falta de apoio da administração municipal ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e disse que outras pessoas que trabalham na administração da prefeita Zulma Pinheiro são humilhadas.

“Dentro do conselho a gente tem que ter apoio porque tem o nome da gente, Ministério Público e eu não tive apoio nenhum, por isso eu saí fora, afinal era o meu nome que estava em jogo.

Eles não dão apoio, simplesmente só dão apoio àqueles que são laranjas deles. Existem pessoas na Saúde e em todas as áreas que já me procuraram e falaram que estão decepcionadas, que são humilhadas. Muitos não falam com medo de perder o emprego porque são pais e mães de família, pois só têm aquele emprego para sobreviver e muitos também não têm a coragem que eu tive de dizer a verdade a eles, pois eu não vou ser humilhado por eles.

Então, existem funcionários na Saúde decepcionados e a qualquer momento eles vão perder muita gente que é humilhada. Lá têm pessoas que dizem ser capazes de estarem nas funções, mas não são capazes”, enfatizou.

Perguntado  Darly Júnior se a prefeita é sabedora desses fatos.

“Acredito que sim. Ela tem todo o conhecimento, porém ela só dá apoio às pessoas erradas. Colocou pessoas dizendo ser maiores, [mas que] não sabem fazer nada. Ela tem conhecimento de tudo isso, mas não toma nenhuma atitude, nenhuma decisão, por isso que estou saindo fora deles”, respondeu.

Darly Lopes disse ter feito cobranças, apontado erros e sempre se mostrou preocupado com o que ele chamou de ‘fiscalização’.

“Já cobrei várias vezes, já falei dos erros. Sempre eu chamava a secretária e dizia ‘olha isso, isso não pode acontecer, pode haver fiscalização’, mas nunca deram ouvido”, garantiu.

Nesse instante  um site local interveio e questionou se caso houvesse ‘fiscalização’ se alguma irregularidade seria encontrada e onde estariam essas irregularidades.

“Vai sim. Vai encontrar dentro da Assistência, em todos os setores vão encontrar irregularidades e o povo que não tem conhecimento, porque eles não capacitam, pode até se envolver junto com eles. É por isso que estou saindo fora, porque o meu nome é limpo e eu não me envolvo na sujeira não”, afirmou.

Ele voltou a falar que está decepcionado com o grupo político da prefeita Zulma Pinheiro.

“Foram três campanhas que lutei e estou ciente de que muita gente vai sair fora deles. Esse povo me decepcionou, minha família está revoltada com eles. [Depois disso] eles me ofereceram coordenação; a secretária veio até a minha casa me oferecer coordenação, mas eu não sou comprado por dinheiro.

Eu sei conquistar e sempre trabalhei por minhas conquistas e não por ser comprado. Em uma das reuniões eles disseram que quem não estivesse satisfeito com a gestão que se retirasse. Eu disse a verdade à secretária e estou à disposição para dizer na frente de quem for. Eles disseram que quem não concordasse era é só entregar o cargo, então está aí”, destacou.

No final da entrevista Darly Júnior fez um alerta.

“Fiquem com quem vocês estão, tem gente que não é formada, então, se a ‘fiscalização’ vier eles estão mais ou menos enrolados”, finalizou./aguapretanews

"Elizeu Terror" um dos matadores da 12 morre em confronto com o PETO/ROTAM e a RONDESP




Teixeira de Freitas: Na tarde deste sábado, 20 de janeiro, um dos matadores sanguinários, que vinha aterrorizando Teixeira de Freitas, tombou em confronto com policiais militares do PETO/ROTAM da 87ª CIPM e RONDESP Sul. Os militares receberam informações de que o criminoso, Elizeu Almeida Marinho, vulgo “Elizeu Terror”, estaria armado e seguindo para a antiga academia de Maguila, indivíduo que foi morto dentro do seu bar na última quinta-feira.

A academia, localizada na ladeira do Tancredo, seria local usado pelos criminosos para se esconder. As equipes chegaram no local, cercaram a área e deram ordem para o criminoso se render. Momento em que ele, em posse de uma pistola importada, disparou contra os policiais, dando início a uma intensa troca de tiros. Após minutos de confronto, fim da linha para “Elizeu Terror”. O criminoso foi atingido e mesmo após ser socorrido, não resistiu e morreu no HMTF.

2018-01-20-PHOTO-00019424.jpg

Com ele foi apreendida uma pistola de fabricação Argentina marca ARAS automática calibre .45 com número de série 42300. Elizeu, juntamente com outro criminoso, são apontados como os “Matadores da 12”, e ceifaram a vida de diversas pessoas nos bairros Castelinho, Residencial Castelinho, Jerusalém e Tancredo Neves, fazendo a cidade voltar a ser notícia a nível nacional. Em desfavor de Elizeu, deve existir cerca de 02 mandados de prisão, e ele é citado em diversos procedimentos.

Os matadores tentaram instalar o terror na cidade, desafiando o Estado, inclusive matando cidadãos de bem, porém, mais uma vez o PETO/ROTAM e a RONDESP Sul mostraram eficiência e êxito ao identificarem os matadores e realizarem diversas diligências a fim de prendê-los. Porém, o instinto sanguinário de um dos acusados, o fez tentar contra a força policial, e ao responder à injusta agressão, a guarnição conseguiu acertar o acusado. O corpo segue no HMTF e as equipes continuam as diligências.

2018-01-20-PHOTO-00019435.jpg

A arma foi apresentada na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas e os procedimentos de formalização ficarão a cargo do delegado, Maderson Souza Dias. Como a arma apreendida com o matador possui o mesmo calibre de uma das armas que mataram Jalperaz do Espírito Santo Rocha, o “Soca”, a Polícia deverá apurar a ligação entre os casos e pedir uma micro comparação balística. Já que ele pode ter sido um dos matadores de “Soca” e de sua família./LiberdadeNews

BA-489 | Morador de Itamaraju morre em grave acidente na rodovia do Prado


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza


Um grave acidente de trânsito ocorrido na tarde deste sábado (20), na BA -489, entre os municípios de Itamaraju e Prado deixou o saldo de uma pessoa morta e outras duas feridas.

O acidente foi registrado em um trecho conhecido por “Matinha”, no território do Prado. E de acordo com informações o motorista de um veículo de passeio, modelo Fiat Uno, de cor Prata, teria perdido o controle de direção capotado e caído as margens da rodovia.

Uma das vítimas, um homem morador do bairro Cristo Redentor em Itamaraju, identificado pelo pré nome de Manoel, o popular “Nel Perninha”, veio a óbito no local.

Uma mulher e uma garota que também estavam no interior do veículo foram socorridas por uma unidade do SAMU 192, onde foram encaminhadas a UPA 24 horas, em Prado. Devido a gravidade dos ferimentos uma delas foi transferida para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. As vítimas sobreviventes é a esposa e a filha do Manoel.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, carro, atividades ao ar livre e natureza


A polícia Civil foi acionada e procedeu com o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado ao IML local de Itamaraju. A policia segue investigando as causas do acidente./IN

ITAMARAJU: MPE COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE USO DE CARRO OFICIAL PARA FINS PARTICULARES


Resultado de imagem para MPE

O Ministério Público Estadual (MPE) baixou uma série de portarias instaurando procedimento preparatório de inquérito civil objetivando apurar elementos de crime de peculato e improbidade administrativa. O objetivo é a identificação dos investigados no caso de denúncias feitas pelo Grupo Fiscaliza Itamaraju em outubro do ano do ano passado.


Várias diligências foram realizadas pelo promotor  Tarsízio Robislei França, titular da primeira promotoria de justiça oficiou ao prefeito de Itamaraju Marcelo Angênica (PSDB) cobrando explicações sobre o caso da esposa do secretário de Administração, Suenia Bastos Oss, por uso de carro oficial para fins particulares.  O MPE também quer saber por qual motivo o atual gestor locou o carro de seu motorista particular e funcionário da prefeitura, David Santos.


Um vídeo mostra Suenia saindo de um supermercado da cidade, por volta das 19h de um sábado, portanto fora de expediente, dirigindo um Chevrolet Celta, placa OLF-4134, de propriedade do motorista do chefe do executivo municipal e que aparece na lista dos carros alugados ao município publicado no site da transparência.


A prefeitura terá que apresentar cópia integral de todos os documentos relacionados à locação do veiculo ao Celta e qual a finalidade pública da locação. O MPE também quer saber se a esposa do secretário possui autorização para utilizar o veículo.



O promotor considera a necessidade de melhor apuração dos fatos, com a finalidade de resguardar a impessoalidade e  moralidade administrativa e que os fatos relatados indicam flagrante desrespeito.

Polícia Civil elucida homicídio de adolescente no Bairro Wilson Brito e indicia dois autores





Teixeira de Freitas: A 8ª COORPIN, sob a orientação da delegada Valéria Chaves, e da equipe comandada pelo delegado titular, Manoel Andreetta, concluiu as investigações envolvendo o homicídio consumado praticado contra o adolescente identificado por Welbert Costa dos Santos, o "Dorme", 17 anos de idade,  fato ocorrido na manhã do dia 17/10/2017, por volta das 10h30h, em via pública, na Rua Sergipe, próximo à Igreja Maranata, no Bairro Wilson Brito, também conhecido por "Buraquinho", em Teixeira de Freitas.

O corpo da vítima foi encontrado pelas equipes plantonistas da PC, do DPT e da PM, durante o levantamento cadavérico, e estava em decúbito ventral, mostrando sinais de violência, com várias perfurações provocadas por disparos de arma de fogo, as quais atingiram as costas, o peito e a cabeça da vítima. Consta que dois indivíduos desceram de uma motocicleta, Honda Titan 150, de cor vermelha, placa não identificada, sendo certo que o indivíduo que estava de carona, ao se aproximar da vítima, que estava conversando com outras pessoas no local, e efetuou vários disparos de arma de fogo contra o menor.

Na ação, o criminoso utilizou um revólver calibre 38, não apreendido, e após os disparos, deixou o local do crime, tomando rumo ignorado. Com as investigações realizadas pelo S.I da 8ª COORPIN,, passou-se a saber que o crime foi praticado pelos executores identificados por Ezequiel Alves de Alcântara, o "Patati", que estava pilotando a motocicleta e por Gabriel Henrique de Lima Carvalho, o "Gordura", que estava de carona na motocicleta e efetuou os disparos, a mando do chefe do tráfico do bairro, identificado por Eldo Ferreira Batista, o "Eldinho".

A motivação teria sido o fato de que a vítima, juntamente com seu irmão conhecido por "Baratinha" estarem praticando crimes contra o patrimônio (na modalidade de furtos), nas residências e nos pontos comerciais espalhados pelo Bairro Wilson Brito, chamado a atenção da polícia e prejudicando o comércio de drogas no local. Vale frisar que os executores pertencem ao grupo de traficantes denominado "Grupo do Gueto", responsáveis pela prática de vários crimes de homicídio neste município, o qual vem desencadeando uma verdadeira "Guerra Urbana" nos referidos bairros, terminando com a morte de várias vítimas, fatos que ainda estão sendo investigados pela Delegacia Territorial.


O procedimento encontra-se em fase final, devidamente saneado e concluído, sendo elaborado o competente relatório final pela equipe de delegados adjuntos atuantes na 8ª COORPIN./Liberdadenews/Ascom

Pai que mora no município de Jucuruçu procura filha que mora em São Paulo ambos não se vêem há 9 anos




O senhor Adalberto Marques Dos Santos conhecido por "Idalino", está a procura de sua filha Adalbelte Marques Dos Santo ela tem o apelido de "Dadai", sua idade é  45 anos de idade, e sua mãe é conhecida por (Eltinha).

A última vez que seu pai o senhor Idalino esteve com sua filha Adalbelte, foi no ano de 2008, ela estava morando em Santo Amaro em São Paulo, de lá pra cá seu pai nunca mais teve contato com ela.

O senhor Adalberto Marques Dos Santos (Idalino) mora em uma fazenda localizada na entrada de São João da Boa Nova, ou seja, (Palha) município de Jucuruçu - BA, ele é bastante conhecido em todo município de Jucuruçu, e Palmópolis - MG, onde ele já residiu por muito tempo.

O senhor Adalberto Marques Dos Santos "Idalino", já está com seus 70 anos de idade, ele fala que um dos seus maiores sonhos é reencontrar sua filha Adalbelte "Dadai". 

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol e close-up
O senhor Adalberto Marques Dos Santos conhecido por "Idalino"

Pedimos se alguém souber do paradeiro de Adalbelte Marques Dos Santos, ou se ela própria está vendo essa matéria, por favor, "Dadai", você deve entrar em contatos com senhor Adalberto Marques Dos Santos seu pai (Idalino), nestes contatos.
(073) 9996 36373 - (073) 3661 - 6261- (073) 3662 - 2132 - (073) 981 - 614831 - (073) 98141 - 4850

Vixe, ta pintando Collor por ai outra vez : Fernando Collor anuncia que será candidato a presidente em 2018



[Fernando Collor anuncia que será candidato a presidente em 2018]

Fernando Collor de Mello (PTC), ex-presidente e atual senador por Alagoas, anunciou que é pré-candidato à Presidência da República em 2018. Ele fez o anúncio em entrevista à rádio Gazeta de Arapiraca (AL), pertencente ao grupo de comunicação de sua família em Alagoas.

Segundo Collor, existe um “vácuo” entre os possíveis concorrentes ao Planalto, com Lula na extrema esquerda e Jair Bolsonaro na extrema direita.

"Tenho uma vantagem em relação a alguns candidatos porque já presidi o país. Meu partido todos conhecem, sabem o modo como eu penso e ajo para atingir os objetivos que a população deseja para a melhoria de sua qualidade de vida", afirmou.




Após ganhar as eleições de 1989 em um segundo turno disputado contra Lula, Collor presidiu o País entre 1990 e 1992. Ele se tornou o primeiro presidente a sofrer impeachment, assumindo em seu lugar o vice, Itamar Franco.

Réu

Vale destacar que, em agosto do ano passado, a segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou  denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Collor pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com a decisão, Collor virou réu nas investigações da Operação Lava Jato.

A PGR acusou o parlamentar de receber R$ 29 milhões em propina pela suposta influência política na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras. Segundo o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, além de Collor, estariam envolvidos no suposto esquema a mulher do senador, Caroline Collor, e mais seis acusados que atuavam como “operadores particulares” e “testas de ferro” no recebimento dos valores.

Para o advogado Juarez Tavares, não houve ato de ofício que possa comprovar contrapartida por parte do senador para receber a suposta propina. "Não há prova efetiva de que o senador Collor de Mello tivesse recebido dinheiro destas entidades às quais estaria vinculado, ou seja, a BR Distribuidora, os postos de gasolina ou as empresas privadas às quais fazia contrato. Não há uma prova de que o ingresso nas contas do senador advém dessas empresas ou de atos vinculados à realização desses contratos”, disse o advogado na época.

“Digo a vocês que esse é um dos momentos mais importantes da minha vida pessoal. Hoje, a minha decisão está tomada: sou, sim, pré-candidato à Presidência da República”, afirmou o senador alagoano, que participou de um evento na cidade de Arapiraca com a prefeita Célia Rocha (PTB).


Apelidado de ‘caçador de marajás’, Collor venceu em 1989 a primeira eleição direta após a redemocratização do País, derrotando vários candidatos, entre eles Leonel Brizola (PDT), Ulysses Guimarães (PMDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem disputou o segundo turno.

Ele sofreu impeachment, por suspeita de corrupção em 1992.

Vídeo: turistas e nativos reclamam de preços abusivos em Prado



A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, close-up

O vídeo que circula nas redes sociais foi gravado por um nativo de Prado. Ao lado de uma turista do Amapá, o homem reclama dos preços abusivos praticados por comerciantes do município no extremo Sul baiano.

Ainda de acordo com nativo, os turistas têm se hospedado em cidades vizinhas e ido a Prado somente para frequentar a praia, numa tentativa de fugir de altos custos.


Como exemplo, o homem cita o preço praticado da cerveja nos estabelecimentos locais, que chegaria a R$ 15 a garrafa. Ele ainda sugere que o Procon seja acionado./sulbahianews

ITABELA – Prefeito convocou imprensa local e regional para falar sobre o Precatório do Fundef


A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo


O prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto (PRB), convocou na manhã da sexta-feira (12) toda imprensa local e regional para uma coletiva de imprensa que foi divulgado qual rumo tomaria sobre o Precatório do Fundef.

A coletiva aconteceu na quarta - feira (17) na Sala de Licitações no prédio da prefeitura. O jurídico da prefeitura já tem em mãos toda documentação do Plano de Aplicação dos recursos.

O Plano de Aplicação foi criado pela mesa técnica constituída por profissional da educação e membros indicados pelo gestor.

Resultado de imagem para O prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto (PRB)


O prefeito aguarda agora o parecer técnico do seu jurídico representado pelo Dr. Pitanga./FOLHABAIANA

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Pescador que foi espancado em Alcobaça não resiste e morre no HMTF




Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta-feira, 19 de janeiro, amigos do pescador João Batista Lins de Lira, 48 anos de idade, natural de São José da C. Grande/PE, que vivia em um barco como tripulante, estiveram na sede da 8ª COORPIN em Teixeira de Freitas, registrando a morte do pescador, fato ocorrido no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).

João Batista havia sido espancado em Alcobaça, segundo os amigos, há cerca de 10 dias. O caso foi registrado e a delegada plantonista, Rina Andrade, emitiu guia de remoção e o corpo será encaminhado para o IML de Teixeira de Freitas, onde será necropsiado. O caso, que deixa de ser uma tentativa de homicídio e passa a ser homicídio consumado, será encaminhado para a Delegacia Territorial de Alcobaça, que investigará o crime.

Amigos relataram que não conhecem familiares de João Batista, e se não conseguirem contato de alguém da família, eles irão tratar do sepultamento./LiberdadeNews

Elemento morre em ação da PM em Vale Verde




Porto Seguro – Na tarde desta quinta-feira (18), por volta de 16h30, um indivíduo identificado apenas por “Paulista” morreu em uma ação da CAEMA / PM no distrito de Vale Verde.

De acordo com a polícia, a central recebeu uma informação, que no local elementos estavam traficando drogas e realizando disparos de arma de fogo. Ao chegar na localidade local os policiais avistaram dois elementos em atitude suspeita, que ao perceberem a presença da polícia efetuaram disparos de arma de fogo. Houve a troca de tiros e Paulista ficou baleado, o outro elemento também não identificado conseguiu fugir.

Segundo os policiais, próximo ao baleado foi encontrado um revólver calibre 38 com seis cartuchos, sendo dois deflagrados e quatro intactos e uma mochila de cor preta com grande quantidade de drogas, quando os policiais foram prestar socorros a Paulista na cintura do mesmo foi encontrado uma pistola .40, com seis cartuchos intactos.

Ainda segundo as informações da polícia Paulista foi conduzido para o hospital em Porto Seguro onde o mesmo foi a óbito.


Os policiais apresentaram na delegacia, as duas armas de fogo, 56 pinos de cocaína, 132 buchas e um tablete de maconha, um rádio de comunicação, um destrinchador de maconha e várias embalagens plásticas utilizadas para embalar as drogas para serem comercializadas./atlanticanews

"Maguila" ex-proprietário de academia é executado dentro de bar no Vila Vargas





Teixeira de Freitas: Na noite desta quinta-feira, 18 de janeiro, a cidade de Teixeira de Freitas volta a registrar uma morte violenta (homicídio). Desta vez o crime aconteceu no interior de um bar, localizado na Rua Abílio Alves Fernandes, no Bairro Vila Vargas, e a vítima foi identificada como Samarone Santos de Oliveira, 45 anos de idade, vulgo "Maguila", ex-proprietário de academia e que atualmente estava a frente do bar, onde aconteceu o crime.

thumbnail_2018-01-18-PHOTO-00019339.jpg

No local, ninguém soube falar como aconteceu o crime, apenas a Polícia Militar foi informada de disparos de arma de fogo no local. Uma guarnição do 2° Pelotão esteve no local, juntamente com uma ambulância do SAMU, que constatou o óbito. Os militares preservaram o local até a chegada da Polícia Civil. O delegado plantonista, Maderson Souza Dias, e sua equipe, esteve no local, realizando o levantamento cadavérico e iniciando as investigações acerca do caso.

O Departamento de Polícia Técnica foi solicitado para realizar os trabalhos periciais no local do crime. Os peritos Bruno e Danilo realizaram os trabalhos periciais e identificaram que a vítima foi atingida por 03 disparos de arma de fogo, sendo 01 no braço esquerdo, 01 no abdômen e um na parte esquerda do tórax. No local não foi encontrado nenhum estojo, e a suspeita é que tenha sido usado um revólver na ação. O calibre só será conhecido após necropsia.

thumbnail_2018-01-18-PHOTO-00019347.jpg

Os peritos finalizaram os trabalhos periciais, e o delegado autorizou remoção do corpo, que foi encaminhado ao IML de Teixeira de Freitas, onde será submetido à necropsia na próxima sexta-feira. O delegado recebeu dos peritos, chaves de um carro e de uma moto, e investigará onde estão os veículos. Segundo moradores próximos ao bar, o local estava recebendo nos últimos dias, a presença de pessoas suspeitas, mas, ninguém afirmou se o local seria ou não ponto de comercialização de drogas.

GNCX6216.JPG


Após perícia, nossa equipe recebeu informações de que o crime havia sido praticado por 02 indivíduos em uma motocicleta de cor e placa não anotadas. O delegado Maderson afirmou que instaurou um inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime, e o caso será entregue ao Núcleo de Homicídio e Tráfico da 8ª COORPIN. Maguila que possuía uma academia na ladeira de acesso ao Tancredo Neves, anos atrás registrou algumas passagens na Polícia./LiberdadeNews

Prefeitura de Itamaraju acusada de lesar servidores, ao descontar e não repassar valores de empréstimos consignados



Resultado de imagem para Prefeitura de Itamaraju


Os servidores da prefeitura de Itamaraju que contraíram empréstimos consignados (com desconto em folha) estão com os nomes negativados. Três servidores procuraram o grupo Fiscaliza Itamaraju nesta quarta 17, informando que receberam cartas de cobrança da Caixa Econômica Federal onde fizeram empréstimos consignados.

Eles acusam a prefeitura de descontar os valores nos salários dos servidores e não repassar ao banco, que não recebe a parcela e, por assim ser, incluem os servidores no Serasa que é responsável por reunir informações sobre as pessoas físicas e jurídicas com dívidas financeiras.


Os funcionários alegam que as parcelas vêm sendo descontadas mês a mês pela secretaria de Administração, que por algum motivo, não está repassando os valores ao banco para quitação da dívida.  Desta forma tem gente sendo cobrado sem dever um centavo. Não há estimativa da quantidade de servidores que estão vivendo esse drama.

Segundo os servidores, o município estaria cometendo crime de apropriação indébita, que é o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário.

A situação é semelhante à vivida em 2009, quando o então prefeito, Frei Dilson Santiago (PT), firmou convênio com o Banco Matone, do Rio Grande do Sul, para garantir empréstimos consignados aos servidores do município e deixou centenas de pessoas inadimplentes.  O escândalo ficou conhecido na época como o ‘Caso Matone’ e gerou um pedido de cassação do gestor na Câmara Municipal de Vereadores.

A denúncia, na época, foi apresentada ao legislativo municipal. A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itamaraju (CDL) encabeçou o movimento que contou com apoio de várias outras entidades gerando o documento de 122 páginas pedindo a cassação do mandato de Frei Dílson.


Oque o servidores querem saber é pra para qual finalidade estaria sendo usado os recursos que estão sendo descontados, se eles não estão atendendo á sua finalidade que é quitar os empréstimos bancários.  Eles ameaçam entram com ação coletiva pedindo ressarcimento do dinheiro na Justiça, caso a questão não seja sanada com urgência.
Matéria relacionada:

Governo da Bahia publica nesta sexta edital do concurso da Polícia Civil



Resultado de imagem para concurso da Polícia Civil;

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publica, nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE), o Edital Saeb 01/2018 de abertura de inscrições para o concurso público da Polícia Civil da Bahia. “Fiquem atentos, pois é a regra do edital que vale, não adianta depois da prova tentar mudar as regras, pois elas visam dar estabilidade jurídica, segurança às pessoas. Com isso, nós vamos reforçando a segurança pública do Estado”, disse o governador Rui Costa, através de redes sociais.

O concurso vai oferecer mil vagas na corporação, sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. O impacto econômico das contratações será de R$ 31,4 milhões, em 2018.

As inscrições para o concurso da Polícia Civil começam às 10h (horário de Brasília) do dia 1º de fevereiro e ficarão abertas até 2 de março. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho – Fundação Vunesp. No website da instituição, os candidatos precisam clicar no link referente ao concurso público e efetuar a inscrição, conforme os procedimentos estabelecidos no edital.

Após efetuar a inscrição, o site gera um boleto que deve ser pago na rede bancária. A inscrição apenas será considerada válida depois do pagamento. A taxa custa R$ 160 para os candidatos que vão disputar uma das vagas para delegado e R$ 140 para quem for concorrer aos cargos de investigador de polícia ou de escrivão.

Entre 2015 e 2017, o Governo nomeou 2.557 novos policiais militares. Neste mesmo período, 796 novos policiais foram incorporados aos quadros da Polícia Civil. Contratou também 422 novos agentes penitenciários e 126 peritos para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Em junho de 2017, o Estado realizou concurso da Polícia Militar (PMBA) e Corpo de Bombeiros (CBMBA) com 2.750 vagas (duas mil para a PMBA e 750 para o CBMBA). Ainda em 2017, realizou concurso para oficiais, sendo 60 da PM e 30 para o Corpo de Bombeiros. 

Requisitos

Os candidatos que vão concorrer a uma das vagas de delegado precisam ter diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já para os interessados em disputar os cargos de investigador ou de escrivão de polícia é exigido diploma de conclusão de curso superior (em qualquer área), devidamente registrado no MEC. Os investigadores devem possuir também Carteira Nacional de Habilitação(CNH) válida, categoria B, no mínimo.

A remuneração inicial para os delegados de polícia, com regime de trabalho de 40 horas semanais, atingirá o valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, em regime de 40 horas semanais.

Das 880 vagas para o cargo de investigador, 572 serão para ampla concorrência, enquanto 264 vão ser para candidatos negros, conforme a Lei Estadual 13.182/2014, que garante 30% do total para a para cota racial. Outras 44 vagas de investigador serão reservadas para pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Estadual 12.209/2011.

Para delegados, vão ser 53 vagas para ampla concorrência, 25 para negros e quatro para pessoas com deficiência. Já para escrivães serão 25 para ampla concorrência, 11 para negros e duas para pessoas com deficiência.

Etapas

O certame possuirá sete etapas, sendo seis eliminatórias. Primeiro serão realizadas as provas objetivas (1ª etapa-eliminatória) e as provas discursivas (2ª etapa-eliminatória), depois os exames biomédicos (3ª etapa-eliminatória), o teste de aptidão física (4ª etapa-eliminatória), o exame psicotécnico (5ª etapa-eliminatória), a prova de títulos (6ª etapa-classificatória) e a investigação social e de conduta pessoal (7ª etapa-eliminatória).

Petrobras baixa preço do gás de cozinha em 5% nas refinarias





O preço do botijão do gás de cozinha (GLP) cairá 5% a partir de amanhã (quinta-feira, 19 de janeiro) nas refinarias da Petrobras em todo o País, e os reajustes do botijão de até 13 kg passarão a ser trimestrais e não mais mensais. A informação foi divulgada hoje (18) pela estatal. As revisões feitas pela Petrobras poderão ou não se refletir no preço final ao consumidor, uma vez que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.

O preço médio de GLP residencial sem tributos comercializado a partir de amanhã nas refinarias da Petrobras será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13kg. No entanto, o preço final ao consumidor vai depender de repasses feitos por distribuidoras e revendedores.

Segundo a estatal, a queda no preço é decorrência de uma revisão feita pela companhia em sua política de preços do GLP de uso residencial, comercializado em botijões de até 13 kg, e que "definiu novos critérios para aplicação dos reajustes, além de uma regra de transição para 2018", que já implicará na queda de amanhã.

Em nota, a Petrobras informa que o objetivo da decisão foi "suavizar os repasses da volatilidade dos preços ocorridos no mercado internacional para o preço doméstico, ao mesmo tempo em que se mantém o disposto na Resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética, que reconhece como de interesse da política energética nacional a prática de preços diferenciados para a comercialização do GLP de uso residencial".

Estes novos critérios permitirão manter o valor do GLP referenciado no mercado internacional, "mas diluirão os efeitos de aumentos de preços tipicamente concentrados no fim de cada ano, dada a sazonalidade do produto, embora a referência continuará sendo o preço do butano e propano comercializado no mercado europeu, acrescido de margem de 5%", diz a nota./Terra

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Carro invade calçadão e atropela ao menos 11 pessoas em Copacabana; um bebê morreu



Resultado de imagem para Carro invade calçadão e atropela ao menos 11 pessoas em Copacabana; um bebê morreu


Um carro invadiu o calçadão da avenida Atlântica, na altura da rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (18). Segundo informações do 19º batalhão da Polícia Militar, um bebê de 8 meses morreu ainda na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para onde foi levado, próxima ao local do acidente. Pelo menos outras duas vítimas se encontram em estado grave.

No total, ao menos 11 pessoas foram atingidas. Os feridos estão sendo encaminhados ao hospital Miguel Couto, no Leblon, zona sul da cidade. O motorista teria perdido o controle do carro, cruzado o calçadão e a ciclovia e parado apenas já na areia. Ele foi encaminhado para o 12º DP. Informações preliminares diziam que ele havia fugido, mas a polícia negou.

Segundo a PM, o rapaz não apresentava sinais de embriaguez e alegou ter sofrido um ataque epiléptico, o que teria ocasionado o acidente. Remédios receitados para epilepsia foram encontrados dentro do veículo. Imagens mostram que a frente do carro ficou destruída, e que a lataria lateral, bastante danificada.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio interditou duas faixas da avenida, no sentido Leme, e equipes da própria empresa, além de Bombeiros e Polícia Militar estão no local.


A CET informou que há lentidão ao longo da Avenida Atlântica, sentido Leme, e recomenda que os motoristas sigam pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana, que apresenta trânsito intenso.

Motorista é condenado pela morte de Cristiano Araújo e da namorada do sertanejo




 O motorista Ronaldo Miranda Ribeiro foi condenado a dois anos, sete meses e 15 dias de detenção, pela morte do cantor Cristiano Araújo e da namorada dele, Allana Coelho Pinto de Morais, após acidente de carro no dia 24 de junho de 205. A decisão da juíza Patrícia Machado Carrijo, da 2ª Vara Cível, Criminal, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental de Morrinhos, em Goiás, foi publicada nesta quinta-feira (18).

Ronaldo cumprirá a pena, por homicídio culposo, em regime aberto, e teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Por atender os requisitos do Código Penal Brasileiro (artigo 44), ele teve a pena substituída pela prestação de serviços à comunidade e pecuniária no valor de dez salários mínimos. Ele pagará R$ 25 mil de indenização para reparar os danos causados aos sucessores de cada vítima.

Allana não usava cinto de segurança e foi projetada para fora do carro. A jovem morreu na hora, em decorrência de hemorragia intracraniana. Cristiano também não usava o item e sofreu politraumatismo grave, com múltiplas fraturas, trauma abdominal fechado, lesão de vasos sanguíneos retroperitoneais na região pélvica, lesão hepática. O cantor morreu devido a uma hemorragia abdominal maciça. O empresário dele, Vitor Leonardo Ferreira, que estava no banco dianteiro de passageiro, teve ferimentos, assim como o motorista, mas não veio a óbito.

O veículo, uma Range Rover, estava a 179 km/h no momento do acidente, na BR-153, por volta das 3h10 do dia 24 de junho de 2015. Ele perdeu o controle do veículo, saiu da pista, entrou no canteiro central e capotou, "imobilizando-se na pista contrária, em distância aproximada de 95,3 metros de onde saiu do leito carroçável da pista de origem", segundo o texto da juíza.

A velocidade máxima permitida era de 110 km/h. A magistrada entendeu que ele tinha plena ciência sobre as condições precárias instaladas no veículo e agiu com imprudência (excesso de velocidade), negligência ("irresponsabilidade com a segurança dos passageiros") e imperícia ("ausência de qualificação ou treinamento adequado para exercer ou desempenhar determinada função"), modalidades previstas no Código Penal.

Vídeo: vereador ‘sai na mão’ com oficial de Justiça em Itamaraju


A imagem pode conter: 1 pessoa


Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra uma briga entre o vereador Flavinho Cabeleireiro (PSDB) e um oficial de Justiça identificado como, Cássio Amaral, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 18 de janeiro, na Rua Dom Pedro II, no bairro de Fátima, em Itamaraju.

De acordo com a imprensa local, os dois entram em luta corporal após uma discussão por conta de um acúmulo de lixo na referida Rua.

Cássio contou que o vereador não aceitou a cobrança e um bate-boca foi iniciado.



Segundo o Siga a Notícia, Cássio é conhecido nas redes sociais por fazer reivindicações em favor da população à prefeitura municipal de Itamaraju. No calor da briga houve até ameaça de morte./ Siga a Notícia

Aeronave faz pouso forçado em plantação de café


Nenhum texto alternativo automático disponível.


O piloto uma aeronave agrícola, Giovane Bianchini de 40 anos sofreu ferimentos leves, após ter que fazer um pouso de emergência em uma plantação de café na cidade de Itabela.

De acordo com as informações, o piloto foi obrigado a fazer o pouso de emergência para não colidir com uma rede elétrica. A aeronave da empresa Aero Verde, estava realizando uma pulverização de defensivos agrícolas na plantação de Café Conilon de uma fazenda na localidade do Defundo Lavado, à 2 Km da BR-101.


O piloto que conduzia a aeronave possui grande experiência com mais de três mil horas de voos “Graças a Deus, só tivemos danos materiais no acidente”. Informou a empresa capixaba Aero Verde./ BahiaDiaaDia

Após morte de “Soca”: Confusão no Conjunto Penal resulta na fuga de presos


Após morte de “Soca”: Confusão no Conjunto Penal resulta na fuga de presos


Desde que o traficante Jalperaz do Espírito Santo Rocha, o “Soca” ou “Coroa”, foi morto em companhia da mulher, do casal de filhos e do genro, crime ocorrido na noite desta última terça-feira, dia 16 de janeiro, na rodovia BR-101, em Mucuri, o clima ficou tenso no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), de onde o homem havia saído há cerca de duas horas antes de morrer e exercia liderança em um dos pátios.

Durante todo o dia dessa quarta-feira, dia 17, surgiram notícias de brigas no interior da prisão, já que outros presos estariam querendo o posto de novo líder. No meio da tarde houve uma confusão generalizada e o resultado foram dois internos feridos e quatro que conseguiram fugir.

Evadiram-se Leonildo Lima do Carmo, Clemer Ferreira Rosa, Vagner Alomba e um quarto preso que não teve o nome divulgado. Eles estavam na ala destinada a presos do regime semiaberto.


Segundo Marcus Vinícius, diretor adjunto do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas e que responde pela direção geral, já que o tenente coronel Osíres Cardoso está de férias, já foi instaurado um processo investigativo interno, para apurar o ocorrido nesta quarta-feira, dia 17 de janeiro. A Polícia Militar foi informada sobre a fuga e a mesma realiza incursões na tentativa de recapturar os fujões./TN

ITAMARAJU | Marido é preso suspeito de agredir esposa que está hospitalizada no HMI



A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up


Na tarde desta quarta-feira (17), a Policia Civil realizou a prisão de um homem suspeito de agredir a esposa que se encontra internada na unidade hospitalar de Itamaraju.

De acordo com informações passadas pela polícia, a senhora Aparecida Teles de Almeida foi levada para o hospital com ferimentos, onde ficou internada.  O estado de saúde da vítima se agravou e a mesma se encontra com  o quadro de traumatismo craniano.

Ao dar entrada no Hospital Municipal de Itamaraju a vítima contou ao médico que foi agredida pelo marido.

A polícia foi acionada e o Chefe do SI (Serviço de Investigação), o Policial Civil  Ramos, encaminhou o suspeito identificado Valdeir da Silva até a delegacia, onde permanece detido a disposição da justiça.

Ele foi preso  quando acompanhava a esposa no hospital. O acusado deverá prestar depoimento nas próximas horas. A polícia segue acompanhando o caso./IN

Quais são os grupos que não devem tomar a vacina da febre amarela e como podem se proteger?



Resultado de imagem para febre amarela

O Ministério da Saúde divulgou que o Brasil vive o maior surto de febre amarela silvestre das últimas décadas. Uma campanha emergencial de vacinação foi iniciada para imunizar cerca de 20,6 milhões de pessoas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, novas áreas de concentração da doença, entre janeiro e março. A vacinação na Bahia vai de 19 de fevereiro a 9 de março.

Somente no primeiro semestre do ano passado, foram confirmados 777 casos em 21 Estados e no Distrito Federal.

Mas quem não pode vacinar e como podem se proteger? Gestantes, idosos, pessoas em quimioterapia e em determinados tratamentos de saúde não podem receber a vacina por causa dos riscos de reações graves. A orientação é usar camisas de mangas longas e calças compridas, mosquiteiros e repelentes para evitar picadas de mosquitos. As grávidas e mães de recém-nascidos, contudo, devem buscar orientação sobre possíveis reações alérgicas a essas substâncias. Recomenda-se ainda colocar telas antimosquitos nos cômodos da casa.

Os sintomas da febre amarela são dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte.

Quem pode tomar?


Todas as pessoas não pertencentes aos grupos citados acima e que vivem em área de risco para a doença devem procurar postos de saúde para tomar a vacina. Pessoas que viajarão para essas regiões também precisam se imunizar e precisa ser no mínimo dez dias antes da chegada.

Prefeitura de Teixeira de Freitas fará entrega de óculos e próteses dentárias de pacientes atendidos na Feira da Saúde




Nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, a partir das 8h, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal da Saúde fará a entrega dos óculos e próteses dentárias dos pacientes que foram atendidos e cadastrados durante a Feira da Saúde realizada em novembro de 2017.

É fundamental que os pacientes que forem receber seus óculos ou próteses dentárias estejam munidos de seus documentos de identificação.

No local, também haverá atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social./bahiaextremosul

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Prado: Caminhão boiadeiro atinge carro de passeio e deixa turista morto e esposa ferida na BA 001





Prado: Na manhã desta quarta-feira, 17 de janeiro, um acidente na BA 001, no trecho entre Alcobaça e Prado, deixou uma vítima fatal e outra ferida. 

Segundo informações, um caminhão boiadeiro M. Benz, de cor branca, placa policial DIR 2590, licenciado em Teixeira de Freitas, invadiu a pista contrária e atingiu o veículo VW/Gol, branco, placa policial OWN 6953, licenciado em Betim/MG, onde seguia um casal de turistas. 

Os turistas foram identificados como sendo, Jaderson Santos Marcelino, 30 anos de idade (vítima fatal) e sua esposa Gabriela Lopes de Souza Alves, 28 anos de idade.

A violência do choque deixou o carro do casal destruído. Pessoas relatam que o caminhão invadiu a pista contrária, outras relatam que devido às condições da pista (muitos buracos) teriam feito o motorista perder o controle do caminhão, causando assim o acidente. 

A Polícia Civil foi informada do caso, e o delegado Kléber Gonçalves, e sua equipe, esteve no local realizando o levantamento cadavérico e iniciando as investigações e apurações acerca das circunstâncias e responsabilidade do acidente.

Nossa equipe entrou em contato com o delegado responsável, e ele afirmou que o corpo de Jaderson foi removido para o IML de Itamaraju, e que o motorista do caminhão foi ouvido e um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso. 

O delegado Kléber também esteve na UPA, onde Gabriela foi atendida. O delegado aguardará a alta médica, e irá ouvi-la acerca do caso. Existe a informação de que Gabriela estaria grávida, mas, nossa equipe ainda não confirmou essa notícia.



O corpo de Jaderson será submetido a necropsia nesta quarta-feira, e deverá ser liberado aos familiares no fim da tarde. O delegado aguardará exames e laudos para dar prosseguimento ao inquérito./LiberdadeNews

Pai de vítima de acidente na BR-101 reclama da pista ruim



Itabela: Vice prefeito que perdeu o filho em acidente reclama das condições da BR-101

O local apresenta acostamento quase inexistente, ao lado de um penhasco Gedalvo Oliveira Matos, pai de Gilmagno da Conceição Matos, uma das vítimas fatais da BR-101 em 2017, reclama da situação da pista. Filiado ao PRB, ele é vice-prefeito de Itabela, cidade de 28 mil habitantes no Extremo Sul baiano.

Gedalvo enviou uma foto dele à beira de um penhasco ao lado da BR-101, avaliada como regular na pesquisa de 2017 da CNT. O local apresenta acostamento quase inexistente, ao lado de um penhasco.

“Esse trecho fica a uns 10 quilômetros de Itabela e está assim porque o governo não toma providência e fica fazendo só ações emergenciais. Pistas como essas podem desabar a qualquer momento”, disse.

Com 156 mortes em 2017, a BR-101 é a que mais teve acidentes com vítimas fatais no ranking das rodovias federais e estaduais na Bahia, no ano passado. No total, 880 pessoas morreram nas estradas baianas em 2017, a maioria delas nas rodovias federais: 575.
A família de Gilmagno, o Kiko, reconhece que ele estava errado em trafegar pela contramão no acostamento, mas pondera que a falta de espaço no local também contribuiu para que o acidente ocorresse./correio24horas

Homem agride a mãe, mata galinhas e tenta matar o padastro em Medeiros Neto





Medeiros Neto: Na noite da última terça-feira, 16 de janeiro, policiais militares da 44ª CIPM de Medeiros Neto, apresentaram na sede da 8ª COORPIN em Teixeira de Freitas, Ualace Lima de Souza, 21 anos de idade, que, sob efeito de bebida alcoólica, agrediu sua mãe e, em posse de uma faca, tentou contra a vida do seu padastro. O fato aconteceu na Rua Brasiolândia, no Bairro Bela Vista, onde após chegar bêbado, Ualace foi repreendido pela mãe, e isso causou a fúria no "bebum".

Ualace empurrou a sua genitora e começou a ofendê-la com palavras de baixo calão e logo após desferiu pontapés contra a mesma. O padastro, então, entrou para defender a companheira, e Ualace tentou agredi-lo, mas foi contido por vizinhos. Ualace então teria ido até o quintal e matado 02 galinhas que eram do padastro. O padastro tentando evitar mais confusão, saiu de casa e ficou na rua, e o bebum ainda demonstrando uma raiva incontrolável, se apossou de uma faca tipo peixeira e saiu em direção ao padastro.

Vizinhos conseguiram evitar o pior. Na confusão Ualace chegou a cortar a mão e machucar o ombro. Os militares foram acionados e conseguiram prender o acusado, que foi conduzido para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas e o caso ficou a cargo do delegado Maderson Souza Dias. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, Ualace afirmou que estava bêbado e que não lembrava do caso. O mesmo negou ser usuário de drogas, disse que apenas bebeu.


O delegado ouviu a mãe e o padrasto do acusado e logo após os militares. Ualace foi ouvido e o procedimento encaminhado para a Delegacia Territorial de Medeiros Neto, que dará continuidade aos procedimentos./LiberdadeNews

Homem morre e esposa fica ferida em acidente entre Prado e Alcobaça



Na manhã desta quarta-feira, 17 de janeiro, um acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão deixou uma pessoa morta e outra ferida, na BA- 001, entre Prado e Alcobaça.

Segundo informações, o carro de passeio modelo VW Gol, branco, placa OWM-6953, licenciado em Betim-MG, bateu de frente com um caminhão. Com o impacto, o carro ficou totalmente destruído.

No carro estava um casal que não teve o nome relevado. O motorista morreu na hora e sua esposa foi socorrida para UPA.



O corpo foi removido para o IML (Instituto Médico Legal) de Itamaraju para exames de necropsia. Um inquérito policial será instaurado para investigar a responsabilidade do acidente./ bahiaextremosul

Piloto suspeita de pane elétrica em avião e pede prioridade de pouso na Bahia



O pouso foi feito com segurança e ninguém ficou ferido - Foto: Reprodução | Blog do Anderson

Uma suspeita de incêndio fez com que o piloto de um avião da Azul Linhas Aéreas Brasileiras realizasse um pouso de emergência na noite desta segunda-feira, 15, em Vitória da Conquista (a 521 quilômetros de Salvador). A aeronave pousou no aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Não houve feridos.

O avião partiu de Belo Horizonte (MG) com destino final Salvador. A aeronave passa por manutenção. Ao Blog do Anderson, a empresa disse que apura o caso e que, apesar do ocorrido, o pouso aconteceu normalmente.

O voo saiu de Confins (MG) com destino a Vitória da Conquista. A aeronave, que tem capacidade para 72 passageiros, estava com cerca de 69 passageiros, o piloto e 3 comissários. O Corpo de Bombeiros disse que foi informado sobre uma aeronave com presença de fumaça em aproximação ao aeroporto.

A equipe ficou pronta para emergência, com o caminhão próximo à pista, porém o avião conseguiu pousar sem problemas. Os bombeiros informaram, ainda, que os passageiros desembarcaram normalmente.

Ao Corpo de Bombeiros, o piloto da aeronave informou que houve uma pane em um equipamento elétrico da aeronave, que será submetida à inspeção e manutenção antes de retomar a operação.

A empresa aérea Azul emitiu nota oficial sobre o ocorrido. Leia na íntegra:

"A Azul informa que, por problemas técnicos, a aeronave que saiu de Confins (Belo Horizonte) para Vitória da Conquista, na noite de ontem [segunda-feira, 15], pediu prioridade de pouso no aeroporto de destino. A companhia esclarece que o desembarque dos Clientes ocorreu normalmente e que a aeronave passa por inspeção. A Azul lamenta eventuais transtornos ocorridos e ressalta que ações como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações".
/G1

Ex-pastor é preso suspeito de ter matado aposentada estrangulada na Bahia



Ex-pastor é preso suspeito de ter matado aposentada estrangulada na Bahia

Um ex-pastor de uma igreja evangélica foi preso, nesta terça-feira (16), suspeito de ter matado a aposentada Rosimeire Costa da Cruz Andrade, de 52 anos, após estrangular a vítima com um fio de aço, na cidade de Feira de Santana. Outro suspeito é procurado pela polícia.

O suspeito preso, identificado como Edmilson Macedo de Sena, que é pedreiro, seria o mentor do crime e teria cometido o assassinato para roubar os pertences da vítima, enquanto realizava uma obra na casa dela.

Após a ação, ele e o comparsa, identificado como Jonas de Jesus Marques, fugiram com a bolsa da aposentada, o carro e alguns eletrônicos que estavam no imóvel, como televisão e DVD.

Conforme informou a polícia, o suspeito foi identificado após agentes da cidade encontrarem um envelope de pagamento de dízimo na casa da vítima. O papel estava em nome de um dos integrantes da igreja onde Edmilson Macedo atuava até seis meses atrás. Ao ser abordado pela polícia, o fiel identificou o suspeito.

Segundo a polícia, ao chegar na casa de Edmilson Macedo, os policiais encontraram os pertences da vítima e prenderam o homem, em flagrante, por latrocínio. O suspeito confessou o crime e levou os policiais até a casa do comparsa.

De acordo com a polícia, ao chegarem na casa do homem, a mãe e a mulher dele informaram para os policiais que ele havia fugido para São Paulo. O caso está sob investigação.

Após a ação, Edmilson Macedo foi encaminhado para a carcaregem da Delegacia de Repressão a Futos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, onde está à disposição da Justiça. O material encontrado com ele foi apreendido e também levado para a DRFR./G1 Bahia

MPF Determina Que Prefeito De Itamaraju Informe Valores Arrecadados Com Taxa De Iluminação Pública





Ministério Público Federal (MPF) determinou que prefeitura de Itamaraju informe no prazo de 15 dias os valores arrecadados com a iluminação pública sob pena de execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A denúncia foi feita pelo grupo Fiscaliza Itamaraju, depois de perceber os moradores do bairro Marotinho tomarem a iniciativa de comprar lâmpadas para garantir a iluminação das ruas Oiapoque e Ribeirão do Ouro, ambas localizadas no bairro.

A iniciativa foi do gerente de vendas Jailson Souza e de um grupo de moradores, que compartilhavam do sofrimento e temor em transitar por ruas escuras naquela localidade.  Ele ameaçou cobrar na Justiça o ressarcimento dos valores gastos, além das taxas pagas, sem o serviço atendido.

Segundo integrantes do Fiscaliza, o gestor e sua equipe precisa entender que a prefeitura não é uma clínica particular nem as empresas privadas de seus secretários. Por se tratar de dinheiro público é preciso prestar contas à população.

O grupo acredita que prevalece a incoerência por parte do prefeito Marcelo Angênica (PSDB), que mesmo com a cidade na escuridão ainda aumentou a taxa de iluminação pública em quase 100% no ano passado.



Outra vitória do grupo Fiscaliza fez com que a prefeitura também seja obrigada a colocar novamente no Portal da Transparência todos os dados das frotas de veículos locados e dos funcionários comissionados que foram retirados do site após denúncias de irregularidades e favorecimento.

Abertura da matrícula na rede estadual iniciou nesta terça-feira (16)


Resultado de imagem para Educação


A Secretaria da Educação do Estado abriu nesta terça-feira (16) a matrícula na rede estadual de ensino. O processo acontece de 16 a 23 de janeiro, de 8h às 20h, em todas as 1.300 escolas estaduais, nos 417 municípios da Bahia. No dia 16, será realizada a transferência para os estudantes matriculados na rede estadual com frequência regular no ano letivo de 2017; de 17 e 18.

Acontece a matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental para os estudantes regularmente matriculados nas redes públicas municipais, no ano letivo de 2017, cujas escolas não oferecem a série subsequente; no dia 19, a matrícula dos estudantes novos do Ensino Fundamental e suas modalidades (cursos de qualificação tecnológica.


Jovens e Adultos - EJA; Inclusiva e Indígena); nos dias 22 e 23, a matrícula dos estudantes do Ensino Médio e suas modalidades (Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos - EJA; Inclusiva e Indígena); e nos dias 25, 26 e 29, acontece a confirmação de matrícula do público alvo da Educação Inclusiva que realizou a pré-matrícula em novembro de 2017.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.