Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 15 de julho de 2017

DJ de Valesca Popozuda morre em acidente de moto na Zona Oeste


  Marlon de Freitas Benfica, DJ e amigo de Valesca Popozuda, faleceu na manhã deste sábado após sofrer acidente de moto  


 Marlon de Freitas Benfica, de 25 anos, deu entrada no Hospital Lourenço Jorge, mas não resistiu. "Vai lá brilhar meu amigo", escreveu funkeira

O DJ que acompanha a funkeira Valesca Popozuda Marlon de Freitas Benfica, de 25 anos, conhecido como Marlon da Bariri, morreu, na manhã deste sábado, após sofreu um acidente de moto na Zona Oeste do Rio. Ele deu entrada no Hospital Lourenço Jorge, na Barra, mas não resistiu.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Marlon sofreu politraumatismo e faleceu por volta das 8h30. Ele teria batido em um veículo e, ao cair da moto, foi atropelado por um outro carro, perto da Cidade de Deus, onde morava.

Pelas redes sociais, Valesca Popozuda chegou a pedir durante a "orações e energias positivas" para a recuperação do jovem, mas cerca de três horas depois comunicou o falecimento de Marlon.

"Agradecemos todas as orações, todas as energias... Deus escolheu você  @djmarlondabariri para animar todas lá no céu ... Faz certinho como você sempre fez tá , vai lá brilhar meu amigo , seu papel aqui na terra foi lindo! #luto", escreveu a funkeira.


Ela foi vista no hospital onde Marlon deu entrada, muito abalada com a morte do DJ e amigo. Não há informações sobre onde será realizado o enterro do rapaz./odia

Susto e correria: Móveis Linhares é assaltada no Centro


A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A móveis Linhares de Teixeira de Freitas foi assaltada por homens armados na manhã deste sábado, 15 de julho.

Segundo informações de testemunhas, dois homens armados chegaram a pé entraram na loja e anunciaram o assalto, em seguida um dos assaltantes quebrou o balcão  do setor de celulares e levou cerca de três aparelhos.


Apesar do susto ninguém se feriu. A Polícia esteve no local registrando o caso./ sulbahianews         

Jovem com pistola de uso restrito morre em troca de tiros no Alecrim II


  Segundo a polícia, suspeito morreu quando estava sendo socorrido ao Hospital Regional  

Ualas Campos Silva, de 18 anos, morreu durante um confronto com policiais militares do Peto, por volta das 2h da madrugada deste sábado (15), no bairro Alecrim II, zona norte de Eunápolis. Na troca de tiros, Ualas ficou ferido e ainda foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo os policiais, próximo ao corpo foi encontrada uma pistola ponto 40, que tem um brasão semelhante ao das forças armadas e as inscrições SUAP-MG, além de uma sacola plástica contendo drogas e um estojo de munição. O material apreendido foi apresentado no plantão da 1ª Delegacia Territorial. A arma é de uso restrito das Forças Armadas.

A polícia informou que a ação teve início durante abordagem a três homens que estavam em atitude suspeita naquela localidade. No momento em que o grupo estava sendo revistado, Ualas fugiu para dentro de uma construção abandonada. Os policiais disseram que foram em busca do suspeito, mas acabaram surpreendidos por tiros. No confronto, o jovem foi atingido.


O corpo de Ualas, que era morador do mesmo bairro onde morreu, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Eunápolis./radar64

Homem é assassinado a tiros enquanto bebia em bar no Distrito de Itabatã



Mucuri: Na noite desta sexta-feira, 14 de julho, por volta das 22h30, a Polícia Militar de Itabatã foi informada de um homicídio, ocorrido no interior do Bar e Lanchonete do Diva, na Praça Nações Unidas, em Itabatã, distrito pertencente ao município de Mucuri. Chegando ao local, os militares confirmaram o crime e tomaram as primeiras providências. A vítima foi identificada como sendo, Luan Santos Madureira, 38 anos de idade.

A Polícia Civil foi acionada e uma equipe do Plantão Regional, liderada pela delegada Rosângela Sousa, realizou o levantamento cadavérico. A delegada solicitou perícia e uma equipe do DPT realizou os exames perinecroscópicos e de local do crime.  Segundo a perícia, a vítima foi atingida por seis disparos de arma de fogo, sendo 03 (três) na cabeça, 01 (um) no braço esquerdo, 01 (um) na axila direita e outro no abdômen.

Segundo o proprietário do bar, em depoimento à Polícia Civil, a vítima estava bebendo em companhia de uma pessoa, e o bar estava vazio. O dono disse que só estava aguardando a vítima terminar de beber para fechar o bar. O irmão da vítima informou à polícia que seu irmão tinha envolvimento com o tráfico de drogas, tendo sido preso diversas vezes e tinha saído recentemente do CPTF (Conjunto Penal de Teixeira de Freitas).

No momento do crime, a vítima estava em companhia do seu ex-cunhado no Bairro Triângulo Leal, em Itabatã, quando chegaram 02 (dois) elementos a bordo de uma moto preta, entraram no bar e um deles efetuou os disparos. Após a perícia, o corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas para exames de praxe, em seguida, foi liberado aos familiares para velório e sepultamento. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o crime./Liberdadenews

Zeca Pagodinho sofre acidente com quadriciclo na Baixada Fluminense


Resultado de imagem para zeca pagodinho

PM informou que artista tombou veículo ao tentar fazer contorno numa via. Assessora do cantor informou que ele está bem e lúcido.

O cantor Zeca Pagodinho sofreu um acidente na noite desta sexta-feira (14). Segundo informações da Polícia Militar, o 15º BPM (Caxias) foi acionado para uma ocorrência de trânsito em Xerém, onde vive Zeca. Os policiais relataram que o cantor estava num quadriciclo quando tentou realizar retorno numa via, perdeu o controle e o veículo tombou.

Zeca teria desmaiado na hora do acidente e o Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer o artista, que foi levado para o Hospital Caxias D'Or. A assessoria do cantor informou que, segundo a equipe médica da unidade de saúde, Zeca está bem e lúcido.


O filho do cantor foi ao hospital foi para o hospital, disse que o pai está bem e que, aparentemente, tudo não passou de um susto. Por garantia, os médicos estão realizando uma bateria de exames, que inclui uma tomografia para checar se o artista teve alguma lesão interna./G1

Mulher e criança morrem em acidente na BR-101, no ES



Mulher e criança morrem em acidente na BR-101, no ES


Uma família morreu em um grave acidente na manhã desta sexta-feira (14) na BR-101, em Mimoso do Sul-ES. A colisão envolveu um caminhão-tanque e dois carros, próximo a um posto de gasolina, no quilômetro 437. Quatro pessoas ficaram feridas.

Franciene Lamas Vasconcellos, de 31 anos, e Laís Lamas Hans, de 2 anos, estavam no banco de trás de um HB20, que acabou rodando na pista. Elas não resistiram aos ferimentos e morreram na hora. Felipe Hans, marido de Franciene e pai de Laís, foi socorrido em estado grave, mas morreu na tarde desta sexta-feira (14).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do HB20 seguia sentido Rio de Janeiro, rodou na pista, atingindo outro veículo, um Fiat Strada, que seguia no mesmo sentido. Já o caminhão, carregado de combustível, iria para Cachoeiro de Itapemirim e não conseguiu desviar. Ele parou às margens da via e por pouco não atingiu uma residência.

Antes de ser encaminhado ao hospital, o motorista da Strada contou aos policiais como o acidente teria acontecido. “Contou que seguia atrás do veículo HB20 e percebeu que ele recebeu o primeiro impacto e depois tentou fazer uma manobra de desvio e acabou impactando também a carreta que, provavelmente, invadiu a contramão após a primeira colisão”.

Uma mulher e uma criança, que estavam em um HB20, com placas de Vila Velha, não resistiram e morreram no local. Os corpos foram encaminhados ao Serviço Medico Legal de Cachoeiro de Itapemirim. A criança estava sentada na cadeirinha, mas o veículo ficou completamente destruído.

Já um casal que estava no Fiat Strada foi levado para o pronto-socorro com ferimentos leves. O motorista do caminhão não se feriu, mas preferiu não gravar entrevista.

CARRO ESTAVA COM PNEU CARECA

A perícia técnica esteve no local e as causas do acidente serão investigadas. Um detalhe que chamou atenção da PRF foi o estado de um dos pneus do HB20. “Dá para perceber que um dos pneus estava bastante desgastado. 

mimosod1

Se isso foi o fator determinante, não podemos dizer, mas é um fator que aumenta o risco de acidentes com certeza”, disse Valiatti, da PRF./A Gazeta

Mucuri: Professor acusado de abusar de aluna de 12 anos é denunciado pelo MP



Mucuri: Professor acusado de abusar de aluna de 12 anos é denunciado pelo MP


O Ministério Público Estadual (MP-BA), confirmou nesta sexta-feira, dia 14 de julho, que denunciou à Justiça Alessandro da Silva Cartacho de 44 anos, oriundo de Mucuri e acusado de abusar sexualmente de uma aluna de 12 anos. Segundo a menor o professor aproximou-se dela após oferecer-lhe aulas particulares e revelou à polícia e ao Conselho Tutelar que o professor disse que ela não precisava pagar nada pelo apoio extra-classe. Contudo, as aulas nunca aconteceram.

Alessandro foi preso no dia 27 de junho em Mucuri e logo depois terminou conduzido à carceragem da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, onde permanece custodiado. Ao ser conduzido inicialmente à Delegacia da Polícia Civil de Mucuri, segundo a polícia, ele confirmou a situação. A adolescente passou por exames que comprovaram os abusos. A aluna era abusada pelo Alessandro desde o ano passado, quando ela tinha 11 anos.

O MP acrescentou ainda que o professor atraiu a jovem para a residência de uma tia dele, onde manteve relações sexuais com a vítima por três vezes. O órgão esclarece que, por lei, ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos é crime, com pena de reclusão de oito a 15 anos.

O caso foi descoberto durante uma palestra na escola, ministrada pela Polícia Militar. Durante a instrução, um dos tenentes pediu os celulares dos alunos e viu mensagens do Alessandro no aparelho da garota./TN

Lula se posiciona sobre sentença em página oficial


DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou em sua página oficial do Facebook após condenação proferida por Sérgio Moro, na tarde desta quarta-feira. O documento é assinado pelos advogados do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins

Na nota, os defensores afirmam que Lula tem sido objeto de investigação politicamente motivada, "já que nenhuma evidência crível de culpa foi produzida''''''''. Esta é a primeira vez que um presidente do Brasil é condenado por corrupção.

Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Lava Jato na primeira instância, a nove anos e meio por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do apartamento triplex no Guarujá.

Ainda segundo o documento, os advogados abordam o fato de que Moro "expôs seu viés e motivação política claros desde o início até o fim do processo". Talvez na parte mais dura da posição dos advogados do ex-presidente, eles afirmam que "o julgamento de Lula envergonhou o Brasil ao ignorar evidências esmagadoras de inocência''''''''.


Para os advogados, o ex-presidente tem sido vítima de lawfare, o uso da lei para fins políticos. A nota fecha dizendo que o processo foi um enorme desperdício de dinheiro público e que os defensores do ex-presidente recorrerão "em cortes não tendenciosas, incluindo as Nações Unidas"./dgabc

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Droga avaliada em 6 milhões é apreendida na Bahia





Uma carga de maconha pesando 4 toneladas, foi aprendida nesta quinta feira, 13 de julho, em um galpão na Rua Alegria em Campinas de Pirajá em Salvador. A droga está avaliada em 06 milhões, informou nesta sexta feira (14), o delegado de polícia Federal, Rodrigo Motta, que atua na Delegacia de Crimes Organizados. A droga estava escondida numa carga de cebolas.

Segundo o delegado, esta é a maior apreensão de droga pronta para o consumo feita no Nordeste. A maconha seria usada para abastecer bocas de fumo em Salvador e cidades da Região Metropolitana, informou ao Correio, o delegado.

Sete pessoas foram presas na operação que contou com a participação das polícias Federal, Rodoviária e da Secretaria da Segurança Pública. Entre os presos estão dois paulistas, um pernambucano e quatro baianos, todos são acusados de envolvimento e transporte da droga.

Os presos foram identificados como; Bruno Oliveira Alves, 34 anos, apontado como o líder da quadrilha. Ele tem passagem na 7ª Delegacia (Rio Vermelho) por estelionato e assalto, na 11ª DP (Tancredo Neves) por estelionato, na 22ª DP (Simões Filho) por roubo e na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) por falsificação de documentos e roubo.

O motorista do caminhão, identificado apenas como Deoclécio, receberia 20 mil reais pelo transporte da droga, ele também foi preso. A carga estava sendo monitorada desde São Paulo, informou a polícia. Segundo as investigações, a maconha pode ter vindo do Paraguai. Os traficantes usaram cebola para disfarçar o cheiro da maconha.


Os outros presos são; Idasil Ricardo Barbosa, 34, irmão de Deoclécio. Os irmãos são naturais da cidade de Cotia, no interior de São Paulo. Frank Assis Nascimento, 22, natural de Cabrobó-PE, também estava no caminhão que transportava a droga, Jeferson Cruz de Oliveira, 26, Rodrigo Costa Figueira, 32, e outro homem que não teve o nome revelado foram presos no galpão onde a droga estava escondida./Correio da Bahia

Vereador diz que Dr. Ramon vai sair de Batinga por falta de pagamento de contrapartida da prefeitura


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Mesmo Batinga estando no mais profundo do coração do médico cubano Ramon Reyes Rodriguez, como ele próprio declarou no final do ano passado, quando foi obrigado a retornar para o seu país, o profissional, depois de ter voltado a trabalhar no distrito novamente em 2017, deixou de receber o tratamento adequado por parte da administração da prefeita Zulma Pinheiro. E agora, Batinga que sofre com falta de investimentos em todas os setores da municipalidade, inclusive na Saúde, poderá perder esse profissional que tem o trabalho elogiado por todos.

LEIA também:

“Batinga já está no mais profundo do meu coração”, diz médico ao retornar para Cuba

A remuneração aos médicos do “Programa Mais Médicos” é de responsabilidade do Governo Federal, mas os municípios são corresponsáveis pela execução do programa, tendo, portanto, a responsabilidade de garantir a esses profissionais moradia, alimentação e transporte da residência até à unidade de saúde. 

Isso está previsto na Portaria nº 30, de 12 de fevereiro de 2014, do Ministério da Saúde e durante a administração do prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi (PSB), foi pago religiosamente. A reportagem teve acesso a documentos que comprovam, na época, o pagamento mensal de R$ 2.500, destinados ao custeio de alimentação, moradia e transporte do Dr. Ramon.

Na sessão da Câmara de Itanhém da última quinta-feira (13), o vereador André Correia (PHS), um entusiasta defensor das causas batinguenses, denunciou que, por falta de pagamento da contrapartida do município, Dr. Ramon poderá ir embora. 

“Infelizmente, semana que vem, o povo de Batinga e o médico Dr. Ramon terão uma notícia desagradável”, anunciou o vereador no plenário da Câmara. “O distrito de Batinga poderá perder um excelente profissional por irresponsabilidade da atual gestão. O motivo é absurdo: o não pagamento da contrapartida do município, a ajuda de custo”, denunciou o vereador. 


De acordo com André Correia, a notificação da saída do médico por parte do Ministério da Saúde, se não já ocorreu, ocorrerá nos próximos cinco dias. Ele criticou a forma como a atual administração está tratando a saúde daquele distrito e enalteceu o trabalho do Dr. Ramon. “Estão brincando com a saúde. O médico atende 24 horas por dia, de domingo a domingo. 


A população de Batinga sabe da dificuldade encontrada por Dr. Ramon. Quero dizer que ainda há tempo de resolver, é só fazer um decreto e pagar o médico. Desenrola prefeita, resolva logo isso. O povo de Batinga está cansado de descaso: as ruas esburacadas, lixo e esgoto a céu aberto”, explicou./aguapretanews

Repercussão internacional: Um assassinato acontece a cada 5 horas no Espírito Santo


Resultado de imagem para homicidio a faca


Uma pessoa é assassinada a cada cinco horas no Espírito Santo. O levantamento da Rádio CBN Vitória é com base em dados dos cinco primeiros meses de 2017, por meio das informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). De janeiro a maio, 628 foram mortas no Estado, o que representa um aumento de quase 30% quando comparado com 2016. No mesmo período do ano passado, a Sesp registrou 530 homicídios, quando um assassinato ocorreu a cada sete horas.

Um crime recente e bárbaro deixou os capixabas sensibilizados com a dor de uma família: dois irmãos foram mortos dentro de casa em Ibiraçu, no Norte do Estado, aproximadamente a 60 km de Vitória. Lucas e Luérick Cera foram enforcados e estavam amarrados com as mãos para trás. O crime foi nesta quarta-feira (12). A Polícia suspeita de latrocínio, já que o dinheiro da venda de um carro, que estava com as vítimas, desapareceu.

Foi a vez da dona de casa Elizena de Martha chorar pela morte dos filhos. “Foi uma barbaridade, muita crueldade o que fizeram com meus filhos. Meu coração está partido, estou controlada por remédios”, desabafa.

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, diz que o elevado número se deve à greve da Polícia Militar e diz que a pasta tem trabalhado para voltar a reduzir os índices. “Este ano é um ano atípico, por causa exatamente deste evento em fevereiro (greve da PM). Do ponto de vista estatístico, não tem como fazer comparação por conta da ausência de prestação de um serviço que é essencial para controlar a criminalidade violenta que é o policiamento ostensivo”, comenta.


A Polícia Militar ficou parada no Estado por mais de 20 dias em fevereiro. Só naquele mês, 229 pessoas morreram em decorrência da violência no Espírito Santo. A greve pôs freio a uma série de quedas na taxa de homicídios do Estado. O Espírito Santo fechou o ano de 2016 com a menor taxa dos últimos 28 anos./CBN Vitória

Irmão são amarrados e mortos enforcados no Espírito Santo


Irmão são amarrados e mortos enforcados no Espírito Santo

Dois irmãos foram mortos na manhã desta última quarta-feira (12), no bairro Bela Vista, em Ibiraçu-ES. Lucas Thera e Luérick Cera foram amarrados e enforcados na residência de um deles. Por enquanto, a polícia trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), pois a casa estava revirada e R$ 30 mil não estavam mais no local.

De acordo com a Polícia Militar, um homem teria feito negócio com os dois irmãos e entregue R$ 30 mil em espécie no início da manhã, em troca de uma Hilux. Segundo os militares, assim que o homem soube do crime, foi à casa e encontrou os dois irmãos mortos, porém, o dinheiro já havia sido levado.

A PM esteve na residência, junto com a perícia e a Polícia Civil. O secretário de Segurança do Estado, André Garcia, também foi ao local./A Gazeta

Cão farejador da PRF se aposenta com direito a festa de despedida


Resultado de imagem para Cão farejador da PRF se aposenta com direito a festa de despedida

Lágrimas, emoção e agradecimentos fizeram parte da despedida de um dos mais carismáticos agentes da Polícia Rodoviária Federal do Paraná, nesta terça-feira, 11 de julho. Aos 10 anos de trabalho, o cão farejador Popó deixou a “farda” e agora vai curtir a vida mansa ao lado de uma nova dona.

A festa ocorreu na Superintendência Regional da PRF, em Curitiba. A cerimônia foi merecida. Popó é responsável pela maior apreensão de drogas da história da corporação. Em 2015, ele ajudou os policiais a encontrarem 24 toneladas de maconha, escondidas em um caminhão, no noroeste do Paraná.

“Pela relevância dos trabalhos, por ele ter nascido aqui conosco, ele ganhou uma admiração de todos, das crianças, dos funcionários. Então, nós resolvemos fazer essa homenagem especial hoje ao Popó”, diz o superintendente da PRF, Adriano Furtado.

Popó é da raça labrador e tem 11 anos de idade. No tempo em que serviu à PRF, atuou em missões em diversos locais do estado.

Mas a idade e a rotina intensa já começavam a atrapalhar a carreira. “Ele se sentia cansado nas operações. A gente viaja bastante. E a gente resolveu aposentar, para que ele tivesse uma qualidade de vida melhor”, diz a policial Marilene Guerro.

Na festa, alguns policiais se emocionaram com a despedida. “É muito difícil [a despedida], porque é muito carinho que a gente tem por ele. Sempre foi um cão policial exemplar”, diz a policial Mariana Prolik.

O último parceiro de trabalho agradeceu pela convivência com Popó. “Aprendi muito com você. Obrigado”, disse.

Doação

Na festa de aposentadoria, Popó foi oficialmente doado à empresária Elma Romano. Ela garante que agora o cão só vai farejar sombra e água fresca. Os dois passaram por um período de adaptação antes do fim do trabalho do cachorro. “Nós dois nos adaptamos e eu estou apaixonada por ele”, afirma.

Tiririca pagará indenização por usar hit de Roberto Carlos em campanha


Resultado de imagem para Tiririca

Tiririca surgiu na campanha eleitoral de 2014 caracterizado de sósia do cantor Roberto Carlos. Até aí tudo bem. No entanto, o comediante e então candidato, alterou a letra da canção "O Portão", de Roberto e Erasmo Carlos em sua propaganda política.

Três anos depois, o agora deputado federal Tiririca (PR-SP) é condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a pagar uma indenização pelo uso da música.

Na campanha, o comediante alterou os versos da música. Em vez de “Eu voltei, agora pra ficar… Porque aqui, aqui é o meu lugar”, Tiririca cantou “Eu votei, de novo vou votar… Tiririca, Brasília é seu lugar”.

Decisão

O TJ-SP concordou com os argumentos da EMI Songs, dona dos direitos autorais da obra e autora da ação. Os desembargadores consideraram que a propaganda não usou a canção para fins humorísticos ou culturais, mas para, exclusivamente, angariar votos, segundo o site RD1.

“(A composição) teve sua letra e melodia amplamente conhecidas alteradas, distorcidas, com o nítido propósito de angariar vantagem ao então candidato em sua propaganda eleitoral”, afirma o texto assinado pelos desembargadores.

A defesa do deputado se defendeu dizendo que o então candidato e seu partido não precisariam pedir autorização prévia para a EMI Songs ou pagar pelo uso do material. “É uma paródia. O fato de ser uma propaganda eleitoral não muda isso. O importante é que não foi utilizada a letra da música”, alega.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o advogado de Tiririca e do PR, Ricardo Vita Porto, entrará com recurso contra a decisão. Já o advogado da EMI, José Diamantino, disse que a paródia foi uma afronta e que "dava a impressão de que o Roberto apoiava o candidato".


Na eleição de 2014, Tiririca acabou se reelegendo com mais de 1 milhão de votos./noticiasaominuto

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Ilegalidade: Por ser microempreendedor individual, empresa de ex-candidato a vereador não pode faturar mais de 60 mil por mês

A imagem pode conter: 3 pessoas


Foi publicado no Diário Oficial do município de Itamaraju no último dia 02 de julho, o Pregão Presencial número 059/2017, para contratação de empresa especializada para prestação de serviço de lavagens dos veículos e máquinas do município, sendo vencedora a empresa MARCELO PORTO DE MORAES, CNPJ: 27.672.341/0001-60, com endereço a Avenida Rio Amazonas, 01, bairro Várzea Alegre em Itamaraju, no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O proprietário da referida empresam participou do último pleito eleitoral municipal, onde saiu candidato a vereador pela chapa do atual prefeito Marcelo Angênica (PSDB). O xará do prefeito apareceu na urna como MARCELO DE ADELCIO fazendo uso do número 28444. Sua candidatura foi pelo PRTB-PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO através da coligação PSDB / SD / PRTB / PEN - RENASCE UMA ESPERANÇA.

A imagem pode conter: texto

Mas o que nos chama a atenção é que a empresa MARCELO PORTO NOVAES está enquadrada na receita federal na categoria Micro Empreendedor Individual (MEI) e de acordo com a Lei Complementar nº 128 de 19/12/2008 que, criou condições especificas para legalizar trabalhadores informais, não pode ter faturamento anual acima de R$ 60 mil.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto


Além do alto valor da licitação, causa estranheza neste contrato o fato de que a empresa do apoiador do prefeito ter sido aberta no último dia 08 maio, e em menos de 02 meses, configurar na lista de empresas habilitadas e vencedora da licitação.

Lava jato: Candidato a vereador aliado ao prefeito de Itamaraju monta empresa e vence licitação dias depois


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

As licitiações duvidosas tem se tornado cada vez mais comuns em Itamaraju. Nessa semana, membros do grupo Fiscaliza Itamaraju divulgaram ”prints” datados do dia 08 de junho onde traziam a seguinte informação: “anotem o nome DM Audiovisual” e “dia 18 digo o motivo”. Posteriomente foram postados outros documentos onde comprovam que a empresa vencedora da licitação para montagem de estruturas em Itamaraju realizada no dia 18 de Junho foi justamente a empresa DM Audiovisual, como previsto e anunciado pelo o Fiscaliza Itamaraju.

Só que essa semana nossa equipe teve acesso a mais uma publicação do diário oficial que levanta dúvidas sobre a empresa vencedora da licitação para lavagens de veículos da frota municipal.

A exemplo do “caso Vimolas”, onde pessoas ligadas ao Secretário de Administração, Leo Oss, montaram uma empresa supostamente de fachada e dias depois firmou contrato com o municípío, a empresa Marcelo Porto de Moraes ME foi criada no mês de maio desse ano, e já no mês seguinte faturou contrato de R$ 200 mil reais para realizar lavagens de veículos e máquinas da frota municipal por um período de seis meses.

Se tomarmos como base média o custo de R$ 50,00 (cinquenta reais) por veículo, seria possivel lavar 4 mil carros, ou uma média de 700 carros por mês, quantidade bem superior à frota própria do município.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Quem é Marcelo Porto de Morais

Tem sido comum os “mimos” do Prefeito Marcelo Angênica (PSDB) com os seus apoiadores, patrocinadores de campanha e candidatos a vereadores eleitos e não eleitos. Numa rápida pesquisa é possível ver na folha de pagamento do municípo um número grande de ex candidatos empregados, e os que não estão sendo contratados, passaram a ser amparados através de locações de veículos e também com prestação de serviço de empresas.

A imagem pode conter: texto


O próprio Marcelo Porto foi candidato a vereador na chapa de Agênica, tendo recebido 226 votos. Na sua declaração apresentada à justiça eleitoral, o mais novo empresário do ramo de lavagens não apresentou quaisquer informações de empresas em seu nome.

Falsificação: Caso de Chico do Hotel chega ao Ministério Público Federal


A imagem pode conter: 1 pessoa

Ao contrário do que esperava o ex-presidente da Câmara de Itamaraju, Chico do Hotel (PP), as investigações em relação à falsificação de extratos bancários da câmara durante a sua gestão não pararam no Tribunal de Contas e nem no Ministério Público da Bahia.

Nossa equipe teve acesso ao processo de Nº 1.14.013.000055/2017-86 que tramita na Procuradoria da República no Município de Teixeira de Freitas com objetivo de apurar as irregularidades cometidas por Chico do Hotel, especialmente no que diz respeito à falsificação de extratos bancários da Caixa Econômica Federal onde o ex presidente tentou ocultar a emissão de cheques sem fundos da câmara, além de “maquiar” as contas bancárias para esconder supostos atos ilícitos.

Com a entrada do Ministério Público Federal no caso, Chico do Hotel poderá ser também investigado pela Polícia Federal, que, inclusive, poderá realizar diligências até a Câmara Municipal de Itamaraju para coletar provas, além de proceder intimações e conduções coercitivas para interrogar testemunhas e acusados.

Apesar de aparentemente estar sendo “blindado” pelo atual presidente da Câmara, Chico Jiló, que até o presente momento não instaurou a CPI para apurar os atos ilícitos de seu colega, Chico do Hotel não tem encontrado a mesma tranqüilidade no judiciário.

Nenhum texto alternativo automático disponível.


No Tribunal de Contas, o caso de Chico do Hotel deverá ir a julgamento em breve, fato que poderá complicar ainda mais sua situação, tendo em vista que em casos onde há prejuízo ao erário público, o TCM costuma promover representação do acusado no próprio Ministério Público. Ainda no bojo da esfera administrativa, é esperado que o TCM promova auditoria “in loco” com o objetivo de analisar as contas da câmara municipal em busca de mais irregularidades.

Prefeito de Itamaraju é desmascarado por internauta após publicar informações sobre biblioteca


A imagem pode conter: casa, céu, campo de beisebol e atividades ao ar livre

É cada vez mais frequente o embate virtual entre o prefeito Marcelo Angênica, a primeira dama Fabiana Angênica e seus seguidores. A maior parte dos debates, com direito a réplicas, trás à tona a insatisfação dos moradores diante da propaganda feita pelo gestor, na sua maioria não condizente com a real situação vivenciada pela população.

A imagem pode conter: texto

Recentemente o prefeito foi desmentido por conta de uma publicação em sua página do Facebook onde afirmava ter concluído as obras de reparos na iluminação pública da cidade. Ao perceber a postagem, um membro do Grupo Fiscaliza Itamaraju que reside no bairro descrito na postagem, enviou fotos comprovando que não haviam sido feitos reparos, fato que forçou o prefeito a corrigir a publicação e acrescentar que as obras estavam “quase” concluídas.

A imagem pode conter: texto

Mas novamente, na ultima quinta-feira (29/06) Marcelo Angênica voltou a ser desmascarado por um dos seus seguidores nas redes sociais. Desta feita ao publicar a informação equivocada de que o município possui várias bibliotecas públicas, o gestor foi indagado pelo jovem Calebe Souza que questionou Angência sobre a localização das mesmas. Em sua réplica, aparentemente sem saber a localização exata, Angênica afirmou existir uma biblioteca funcionando “nas proximidades do Ginásio de Esportes”.

A imagem pode conter: texto

No dia seguinte, o mesmo internauta retornou ao facebook do prefeito e disparou: “Marcelo Angênica, passei por essa rua e não encontrei a tal biblioteca. Perguntei no CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) e eles não souberam informar.” Calebe ainda finalizou sua postagem questionando novamente ao prefeito sobre a localização da biblioteca. Dessa vez permanecendo sem resposta alguma do gestor que aparentemente não conhece boa parte dos órgãos do município que atualmente governa.

Biblioteca Fantasma?

A imagem pode conter: 5 pessoas

Nossa equipe foi até a rua onde supostamente funcionaria a biblioteca. Após conversar com alguns moradores, chegamos até uma residência que pertence a um pecuarista local e que supostamente havia sido alugada por R$ 4.500,00 (Quatro mil e quinhentos Reais) para funcionamento da biblioteca. Para nossa surpresa, o imóvel estava fechado, e a única identificação eram placas de “aluga-se” fixadas nos portões da mesma, impossibilitando que qualquer pessoa consiga encontrá-la.

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Nossa equipe tentou contato com a secretaria de educação, porém ninguém foi localizado para explicar o fato.

Tia de secretário de Saúde de Itamaraju ganha licitação de mais de meio milhão


A imagem pode conter: atividades ao ar livre

É sabido por todos que a contratação na execução de obras e serviços públicos com o particular deve ser transparente, sem pontos obscuros, que possam indicar ofensa à legalidade, isonomia e moralidade pública. Mas podemos afirmar que para o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angenica (PSDB), esses conceitos não parecem ter valor. Mesmo com várias licitações sendo investigadas pelo Ministério Público Estadual MPE) por suspeita de fraude, favorecimento ilícito e desvio de finalidade estes atos permanecem muito presentes na sua gestão.

Desta vez constatamos que a empresa da tia do secretário de Saúde Elan Vagner, Joélia Santos Batista, proprietária da Nova Opção Papelaria inscrita no CNPJ 63.257.596-20 ganhou uma licitação no valor de R$ 555,538,50 para fornecimento de material de expediente para a prefeitura municipal de Itamaraju. De acordo com o extrato publicado no site da transparência do município, o contrato nº 243/2017 tem vigência de 29 de junho a 31 de dezembro de 2017.

Joélia Santos Batista é esposa do advogado Agileu Batista dos Santos que de janeiro a maio deste ano exerceu a função de Assessor Jurídico da prefeitura, mas foi afastado por configurar crime de nepotismo. Portanto, a contratação de empresas de parentes de quaisquer gestor público caracteriza conflito de interesses, violação dos princípios constitucionais, da moralidade e da impessoalidade.

A imagem pode conter: texto


Para especialistas da área, a postura do prefeito de Itamaraju abre uma ferida mortal na lei geral de licitações (lei 8.666/93) que normatiza e orienta a conduta do gestor na contratação do particular com sua administração. O objetivo deste dispositivo que é garantir que a conduta do gestor seja honesta, sem desvio do interesse público para beneficiar interesse próprio ou de terceiros.

Prefeito de Itamaraju deixa de prestar contas e é multado


Resultado de imagem para prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica

O prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB) parece estar mesmo no caminho errado e que poderá causar sérios danos ao município. O gestor é médico é sempre aparece na mídia envolvido em escândalos de corrupção que envolve favorecimento ilícito, nepotismo e corrupção generalizada acaba de ser punido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por não prestar contas de sua gestão.

O titular da 15ª Inspetoria Regional de Controle Externo, Lenival Gonçalves Filho, lavrou em 27 de abril de 2017 termo de ocorrência contra Angênica pela constatação de ausência de encaminhamento de prestação de contas referente ao mês de fevereiro de 2017, descumprindo descumprindo o art. 1 da resolução TCM nº 1060/05, bem como, a falta de informação dos dados da gestão no Sistema Integrado de Gestão e Autonomia (SIGA) com ofensa ao disposto nos artigos 2º e 7º da resolução TCM nº 1282/09. Tais documentos somente poderão ser considerados como recebidos quando remetidos por intermédio de Plataforma e-TCM e pelo Sistema SIGA na forma do disposto no art. 3º da resolução TCM nº 1340/16 devendo obediência ainda aos constitucionais sobretudo da legalidade com possível prática de ato de improbidade administrativa.

As irregularidades praticadas pelo prefeito Marcelo Angênica acham se tipificadas como “deixou de prestar contas a este Tribunal das receitas e despesas da prefeitura municipal de Itamaraju relativa ao mês de fevereiro de 2017” dando por infringidos os arts. 37 da Constituição Federal/88; 11, VI da lei 8.429/92; 1. da Resolução TCM nº 1060/05 e 2º e 7º da Resolução TCE nº 1282/09 juntando ainda consultas efetuadas nos sistemas SIGA e e-TCM.


Com base nisso o relator Raimundo Moreira, aplicou multa no valor de R$ 800,00 com fundamento no art. 71, II da legislação complementar, cujo recolhimento aos cofres municipais deverá ser efetuado com recursos próprios.

Há três meses sem receber, funcionários terceirizados do IML da Bahia podem parar



Há três meses sem receber, funcionários terceirizados do IML da Bahia podem parar

Os funcionários terceirizados do Instituto de Medicina Legal da Bahia (IML), que prestam serviço de motoristas, ameaçam cruzar os braços caso não recebam os salários atrasados. Em todo o estado, segundo informações são centenas de profissionais que estão sem receber, alguns há mais de 3 meses.

De acordo com os trabalhadores, caso aconteça a paralisação, dentre as atividades prejudicadas estão as de remoção de corpos nas ruas, preparação de cadáveres e liberação de corpos.

Em Porto Seguro e Eunápolis, a situação não é diferente, pelo menos cinco funcionários de duas empresas terceirizadas estão com os pagamentos atrasados.

A denúncia foi feita por um desses terceirizados, que está passando por necessidade e dependendo de ajuda de familiares para alimentação. “Pior que não podemos nem nos expor muito porque corremos o risco de perder o emprego, mas está ficando cada vez mais difícil nossa situação”, desabafou./TN

ITAMARAJU | Familiares procuram por jovem desaparecido


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-up

Familiares de Eviton Pinheiro do Bonfim (22 anos) procuraram as autoridades policiais e imprensa para informar sobre seu desaparecimento.

De acordo com os familiares o jovem saiu de casa no final da tarde desta quarta-feira-feira (12), mas não retornou, sendo assim uma situação inusitada para a família.

A genitora do jovem relatou que o mesmo utiliza de medicamento controlado, ampliando assim sua aflição.

Os familiares preocupados e temendo por sua vida, solicita à comunidade que se tiver qualquer tipo de informação entre em contato nos telefones da polícia militar (190), polícia civil (197) ou para os familiares (73) 99977-5381./IN

Cantor do Parangolé, Tony Salles, é internado na BA com malária após show na África



 O cantor Tony Salles, da banda Parangolé, está com malária. Ele está internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde a segunda-feira (10), conforme informações passadas pela assessoria de imprensa do grupo nesta quarta-feira (12). O artista é marido da ex-dançarina Scheila Carvalho.

Um relatório médico divulgado pela assessoria do grupo informa que o paciente fez viagem recente para a Guiné e, três dias antes da internação, evoluiu com febre alta e dor de cabeça. O quadro de Tony Salles, que tem 36 anos, é estável. Não há previsão de alta.

O cantor faz tratamento com medicações e é acompanhado por um infectologista. Conforme a assessoria do Parangolé, o artista fez um show na África, com o grupo, no dia 25 de junho.

Por conta da doença, a agenda de shows do grupo Parangolé prevista para o próxio fim de semana foi cancelada. O grupo tinha apresentações marcadas nas cidades mineiras de Santa Maria do Suaçui, no sábado (15), e em Pedra Azul, no domingo (16)./G1Bahia

Morador de Itabatã é morto á tiros em plantação de eucaliptos



O corpo de Jorge Dutra Bispo, conhecido por "Jorginho",  foi encontrado por populares em meio a uma plantação de eucaliptos, próximo ao GREJE, na noite desta quinta feira, 12 de julho, em Itabatã, distrito de Mucuri.

Segundo informações, a vítima é filho do dono de um supermercado.

O corpo com marcas de tiros está ao lado de uma bicicleta aguardando a chegada da perícia. Ainda não há maiores informações dobre o crime./bahiaextremosul  

Aécio Neves e ex-secretários são notificados a devolver mais de R$ 20 milhões


Resultado de imagem para Aécio Neves

O senador Aécio Neves (PSDB) e três ex-secretários de ciência tecnologia e ensino superior de Minas Gerias – Olavo Bilac Pinto Neto, Paulo Kleber Duarte Pereira e Alberto Duque Portugal – foram notificados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a devolverem mais de R$ 20 milhões aos cofres da União.

Segundo o ministério, a cobrança é por causa de despesas irregulares em um convênio firmado com o estado em 2005, quando Aécio Neves era governador de Minas. A notificação foi feita no dia 23 de junho, segundo o ministério.

Também teriam sido feitos pagamentos por serviços que não foram prestados. Há suspeita ainda de pagamentos feitos duas vezes por um mesmo serviço.


A assessoria do senador Aécio Neves disse que os ex-secretários de ciência e tecnologia estão apresentando suas defesas e que o ex-governador tem plena confiança na correta execução do programa pelos então gestores./tribunahoje

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Jogador mata a mãe e irmã de 11 anos á facadas na Itália



O ex-jogador do Parma Solomon Nyantakyi, 21 anos, confessou ter assassinado á facadas, a mãe, Nfum Patiente, 43 anos, e a irmã mais nova, Magdalene, 11 anos, nesta quarta-feira (12), informou a polícia italiana.

Os corpos das vítimas foram encontrados por Raymond, irmão mais velho do jogador. A polícia foi acionada por Raymond logo que chegou em casa e encontrou os corpos.  As primeiras análises confirmaram que  Nyantakyi matou a mãe e a irmã á facadas, ou com outro objeto perfuro cortante. Após o crime, o atleta fugiu para Milão.

Segundo a agência de notícias Ansa, vizinhos relataram que ouviram gritos da pequena Magdalene chamando pela mãe, mas acharam que era uma situação normal na casa. Nyantakyi fugiu para Milão, mas foi preso assim que desembarcou na estação central de trens. Na delegacia durante depoimento, ele confessou o crime.

O apartamento conjugado aonde a família vivia tinha sangue espalhado por todos os cômodos demostrando o tamanho da violência praticando pelo jogador  contra a mãe e a irmã. O pai do jogador estava viajando.

O ex-jogador Cristiano Lucarelli foi técnico de Nyantakyi no time juvenil do Parma e falou sobre ele. “Estou sem palavras. Solomon era um rapaz pacífico e tranquilo, não faria mal a uma mosca. Mas sofria de depressão. Em um ano, eu o ouvi falar duas vezes sobre isso”, contou Lucarelli à agência Ansa.

O jovem de 21 anos é ganês, mas a família vive na Itália há muitos anos. Ele jogou nas categorias de base do Parma e, na temporada 2014/2015, foi convocado cinco vezes para o elenco principal. Naquela temporada o clube declarou falência e foi fechado. Desde então, Nyantakyi atuou em duas equipes da terceira e quarta divisão do futebol italiano./correio24horas

Um morre e cinco conseguem fugir após perseguição policial


Um morre e cinco conseguem fugir após perseguição policial

Um homem morreu em confronto com a Polícia Militar após roubar um veículo na cidade de Camacan, região sul da Bahia, na noite desta última terça-feira (11). O homem morto, segundo a polícia, fazia parte de uma quadrilha que tinha outras cinco pessoas, que conseguiram fugir.

A polícia informou que os homens foram interceptados por uma viatura e então abandonaram o carro roubado próximo à rodoviária da cidade, porque o pneu furou. No momento da fuga, houve troca de tiros e, no revide, um dos bandidos foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele foram encontradas uma arma de fogo e munição.

No carro, a quadrilha deixou celulares e mais munições. O carro foi recuperado e levado para a Delegacia da Polícia Civil de Camacan (DEPOL), junto com os materiais apreendidos. A polícia investiga o caso para tentar localizar os outros que conseguiram escapar./TN

Sobrinho do ex-prefeito de Cabrália comete suicídio


Sobrinho do ex-prefeito de Cabrália comete suicídio

O corpo de Dionatan Alcântara de Oliveira, 30 anos, natural de Belmonte, foi encontrado dentro de uma casa em uma propriedade particular da família no Distrito de Santo Antônio.

Segundo informações, a vítima foi encontrada caída de costas com os pés sobre uma cadeira e com uma mangueira amarrada no pescoço e outro pedaço atrelado ao telhado e com as mãos por dentro da blusa.

O corpo foi removido para o IML de Porto Seguro. Dionatan era sobrinho do ex-prefeito de Cabrália, Filogônio Alcântara./O Baianão

Lula é condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por Moro no caso do triplex


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado na Lava Jato (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)


O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo que envolve o caso da compra e reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo.

A pena é de 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Outros dois réus no mesmo processo também foram condenados, e quatro, absolvidos (veja a lista completa abaixo).

É a primeira vez, desde a Constituição de 1988, que um ex-presidente é condenado criminalmente. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (12) e permite que o petista recorra em liberdade.

Na decisão, Moro afirma que houve condutas inapropriadas por parte da defesa de Lula que revelam tentativa de intimidação da Justiça e, por isso, até caberia decretar a prisão preventiva do ex-presidente. Porém, decidiu não mandar prendê-lo por "prudência".

ABAIXO, NESTA REPORTAGEM, VEJA PROVAS USADAS POR MORO NA CONDENAÇÃO

"[...] Considerando que a prisão cautelar de um ex-Presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação. Assim, poderá o ex-Presidente apresentar a sua apelação em liberdade", diz a decisão. Veja a íntegra da sentença de Sérgio Moro.

Por "falta de prova suficiente da materialidade", o juiz absolveu Lula das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial numa transportadora, que teria sido pago pela empresa OAS.

O G1 fez contato com a defesa de Lula e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem. Durante o decorrer do processo, os advogados negaram que Lula fosse dono do triplex.

"Por fim, registre-se que a presente condenação não traz a este julgador qualquer satisfação pessoal, pelo contrário. É de todo lamentável que um ex-Presidente da República seja condenado criminalmente, mas a causa disso são os crimes por ele praticados e a culpa não é da regular aplicação da lei. Prevalece, enfim, o ditado 'não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você' (uma adaptação livre de 'be you never so high the law is above you')", escreveu Moro na sentença.

O Ministério Público Federal (MPF) havia denunciado o ex-presidente por ter recebido R$ 3,7 milhões em propina dissimulada da OAS por meio do triplex reformado no Condomínio Solaris e pelo pagamento de R$ 1.313.747,24 para a empresa Granero guardar itens que Lula recebeu durante o exercício da presidência, entre 2002 e 2010. Em troca, segundo a acusação, o ex-presidente conseguiria contratos da Petrobras para a empresa.

Com a absolvição no caso do armazenamento, Moro considerou que Lula recebeu mais de R$ 2,2 milhões em propina. "Do montante da propina acertada no acerto de corrupção, cerca de R$ 2.252.472,00, consubstanciado na diferença entre o pago e o preço do apartamento triplex (R$ 1.147.770,00) e no custo das reformas (R$ 1.104.702,00), foram destinados como vantagem indevida ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva", diz na sentença.

Moro também aplicou a Lula uma multa. "Considerando a dimensão dos crimes e especialmente renda declarada de Luiz Inácio Lula da Silva (cerca de R$ 952.814,00 em lucros e dividendos recebidos da LILS Palestras só no ano de 2016), fixo o dia multa em cinco salários mínimos vigentes ao tempo do último ato criminoso que fixo em 12/2014".

Provas

No decorrer da sentença, o juiz afirmou que há provas documentais contra o ex-presidente e que Lula não apresentou resposta concreta. Disse que as reformas feitas no apartamento têm caráter de personalização.

"Assim, por exemplo, não se amplia o deck de piscina, realiza-se a demolição de um dormitório ou retira-se a sauna de um apartamento de luxo para incrementar o seu valor para o público externo, mas sim para atender ao gosto de um cliente, já proprietário do imóvel, que deseja ampliar o deck da piscina, que pretende eliminar um dormitório para ganhar espaço livre para outra finalidade, e que não se interessa por sauna e quer aproveitar o espaço para outro propósito", diz Moro (veja íntegra das provas que basearam a condenação no fim da reportagem).

A PT emitiu uma nota sobre a sentença na qual afirma que a condenação de Lula é "ataque à democracia" e "conduzida por um juiz parcial". Veja a repercussão política e na imprensa internacional da condenação de Lula.

Réus no processo

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente: condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex. Absolvido dos mesmos crimes no caso do armazenamento de bens.

Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS: condenado por corrupção ativa e lavagem de dinheiro a 10 anos de 8 meses de prisão no caso do triplex. Absolvido dos mesmo crimes no caso do armazenamento de bens.

 (Foto: Arte/G1)

Agenor Franklin Magalhães Medeiros, ex-executivo da OAS: condenado por corrupção ativa a 6 anos de prisão. Paulo Gordilho, arquiteto e ex-executivo da OAS: absolvido da acusação de lavagem de dinheiro. Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula: absolvido da acusação de lavagem de dinheiro. Fábio Hori Yonamine, ex-presidente da OAS Investimentos: absolvido da acusação de lavagem de dinheiro. Roberto Moreira Ferreira, ligado à OAS: absolvido da acusação de lavagem de dinheiro.

Triplex

Antes de a OAS assumir a obra, o edifício Solaris, onde fica o triplex 164A, era comercializado pela antiga cooperativa de crédito do Sindicato dos Bancários de São Paulo, conhecida como Bancoop, que faliu. A ex-primeira-dama Marisa Letícia tinha uma cota do empreendimento.

O imóvel, segundo o MPF, rendeu um montante de R$ 2,76 milhões ao ex-presidente. O valor é a diferença do que a família de Lula já havia pagado pelo apartamento, somado a benfeitorias realizadas nele.

Parte da denúncia do MPF é baseada em visitas que Lula e Marisa Letícia fizeram ao apartamento, entre 2013 e 2014. Segundo procuradores, a família definiu as obras a serem feitas no imóvel, como a instalação de um elevador privativo.

A defesa de Lula reconheceu que Marisa Letícia tinha uma cota para comprar um apartamento, mas diz que ela desistiu da compra quando a Bancoop faliu e a OAS assumiu o empreendimento. Os advogados afirmam que o apartamento está em nome da OAS e que, desde 2010, quem detém os direitos econômico-financeiros do imóvel é um fundo gerido pela Caixa Econômica Federal.

Sobre as visitas de Lula e Marisa ao apartamento, a defesa alega que eles queriam conhecer o imóvel e planejar uma possível compra – que acabou não realizada. Moro determinou o confisco imediato do imóvel, afirmando que ele é produto de crime de corrupção e lavagem.

O que dizem os réus

Léo Pinheiro

Em nota, a defesa do ex-presidente da OAS afirmou que "a sentença reconheceu a efetividade da colaboração prestada por Léo Pinheiro, que admitiu os ilícitos praticados e apresentou novas informações e provas decisivas para o esclarecimento da verdade".

Agenor Franklin Magalhães Medeiros

"Eu e meu sócio aqui copiado, Luís Carlos Dias Torres, fizemos uma análise preliminar da sentença. Vemos com bons olhos o reconhecimento pelo Dr. Moro da colaboração que nosso cliente deu para o esclarecimento da verdade, a qual está lastreado em documentos contidos nos autos. Aliás, esse é o nosso maior compromisso: colaborar com as autoridades para que a verdade dos fatos venha à tona, independentemente de termos ou não um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público. Ainda estudamos se iremos recorrer ou não da decisão", disse o advogado Leandro Falavigna.

Paulo Okamotto

"A absolvição do ex-presidente Lula e do ex-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto quanto à acusação de lavagem de dinheiro pela manutenção do acervo presidencial demonstra que a Operação Lava Jato está preenchida por ilegalidades e acusações que não constituem crime. A expectativa é que, em razão do parecer da Procuradoria Geral da República perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo trancamento da ação, o procurador Deltan Dallagnol não recorra da decisão preferida pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba", afirma nota da defesa.

Fábio Hori Yonamine

A defesa de Fabio Hori Yonamine afirmou que "tem suas esperanças renovadas na Justiça Criminal com a absolvição do réu pelos crimes imputados na denúncia sem fundamento concreto". A advogada Carolina Fonti, do escritório Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados, afirmou que "no caso do Triplex, mesmo após a injusta e penosa exposição de Fabio durante o processo, a sentença muito bem fundamentada não deixa dúvidas sobre a sua inocência".

Roberto Ferreira

A defesa afirmou que seu cliente foi absolvido, "como o esperado". Outros processos de Lula O ex-presidente é réu em outras duas ações da Lava Jato: uma ligada à Operação Janus, que trata de contratos no BNDES, e outra relacionada à Operação Zelotes, que apura venda de medidas provisórias.

Lula também foi denunciado no caso envolvendo o sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, no âmbito da Lava Jato. Ele é alvo ainda de dois inquéritos na Lava Jato: um sobre a formação de organização criminosa para fraudar a Petrobras, e outro sobre obstrução das investigações ao tomar posse como ministro de Dilma. Na Zelotes, ele é investigado em inquérito sobre a edição da medida provisória 471, que criou o Refis.

Trechos da sentença com provas que basearam a condenação de Lula:

448. Tomando por base a síntese constante no item 418, retro, das provas documentais constantes no tópico anterior, destacam-se as inconsistências. 449. Há registros documentais de que, originariamente, já na aquisição de direitos sobre unidade do Residencial Mar Cantábrico, havia pretensão de aquisição de outro apartamento que não o de no 141 e especificamente o art. 174-A, depois 164-A, triplex, conforme "a" e "b" do item 418.

450. O depoimento do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é consistente com esses documentos, pois afirma que jamais houve a intenção de adquirir o apartamento 164-A, triplex, nem originariamente. Confrontado com esses documentos em audiência, não apresentou explicação concreta nenhuma.

451. Há matéria jornalística publicada em 10/03/2010, com atualização em 01/11/2010, na qual ali já se afirmava que o apartamento triplex no Condomínio Solaris pertencia a Luiz Inácio Lula da Silva e a Marisa Letícia Lula da Silva e que a entrega estava atrasada (item 418, "k").

452. Há aqui que ser descartada qualquer hipótese de manipulação da imprensa, pois nessa época nem o ex-Presidente era investigado e nem a questão do triplex, o que só começou no final de 2014. O depoimento do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva também não é consistente com esse elemento probatório, pois afirma que jamais houve a intenção de adquirir o apartamento triplex, nem originariamente.

453. Há registros documentais de que os pagamentos pela unidade no Empreendimento Mar Cantábrico foram interrompidos em 15/09/2009, faltando ainda vinte prestações. Também há registros documentais de que todos os cooperados com direitos a unidades determinadas tiveram que optar, no prazo de trinta dias contados de 27/10/2009, por celebrar novos contratos de compromisso de compra e venda com a OAS Empreendimentos ou por desistir e solicitar a restituição de dinheiro. Há prova documental de que Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia Lula da Silva não realizaram na época nenhuma opção nem foram cobrados a fazê-la. Tudo isso sintetizado no item 418, "c", "d", "e", "f" e "h". 454. Sobre esses fatos, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não apresentou explicação concreta nenhuma.

455. Há prova documental de que a OAS Empreendimentos vendeu o apartamento 131-A, antigo 141-A, indicado no contrato de aquisição de direitos subscrito por Marisa Letícia Lula da Silva, e que manteve reservada, sem por a venda o apartamento triplex desde que assumiu o empreendimento em 08/10/2009, conforme item 418, "h" e "i".
456. Sobre essas fatos, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não apresentou explicação concreta nenhuma.

457. Conforme sintetizado no item 418, "l", a OAS Empreendimentos, por determinação do Presidente do Grupo OAS, o acusado José Adelmário Pinheiro Filho, vulgo Léo Pinheiro, realizou reformas expressivas no apartamento 164-A, triplex, durante todo o ano de 2014, com despesas de R$ 1.104.702,00, e que incluiram a instalação de um elevado privativo para o triplex, instalação de cozinhas e armários, retirada da sauna, demolição de dormitório e colocação de aparelhos eletrodomésticos.

458. A OAS Empreendimentos não fez isso em relação a qualquer outro apartamento no Condomínio Solares, nem tem a praxe de fazê-lo nos seus demais empreendimentos imobiliários.

459. Como se depreende dos documentos relativos à reforma, ela foi ampla, com instalação de elevador privativo, instalação de nova escada, retirada da sauna, colocação de paredes, alteração e demolição de dormitório. 460. São características de reforma personalizada, para atender a cliente específico e não de uma reforma geral para incrementar o valor de venda para um público indeterminado.

461. Assim, por exemplo, não se amplia o deck de piscina, realiza-se a demolição de um dormitório ou retira-se a sauna de um apartamento de luxo para incrementar o seu valor para o público externo, mas sim para atender ao gosto de um cliente, já proprietário do imóvel, que deseja ampliar o deck da piscina, que pretende eliminar um dormitório para ganhar espaço livre para outra finalidade, e que não se interessa por sauna e quer aproveitar o espaço para outro propósito.

462. Como ver-se-á adiante, há diversos depoimentos que reforçam a conclusão de que as reformas eram de caráter personalizado (itens 488, 489, 493, 497, 499, 527, 555, 561 e 582). 463. Apesar das contradições do depoimento do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Juízo com o tomado na esfera policial, fiando-se na segunda versão de que ele sequer foi comunicado das reformas ou elas solicitou, nem também a sua esposa, as reformas realizadas pela OAS Emprendimentos ficam sem qualquer sentido.

464. Afinal, porque a OAS realizaria reformas personalizadas no apartamento se não fosse para atender um cliente específico? 465. Como se não bastasse, como apontado no item 418, "n", as mensagens eletrônicas trocadas entre executivos da OAS relacionam as reformas do apartamento 164-A ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Marisa Letícia Lula da Silva, tendo elas ainda sido feitas na mesma época em que feitas reformas em sítio de Atibaia frequentado pelo ex-Presidente.

466. Há referência explícita nas mensagens ao projeto do "Guarujá" e ao da "Praia" e que foram submetidos à aprovação da "Madame" ou "Dama" (itens 400 e 405), em um contexto em que é inequívoco que se tratam de projetos submetidos a esposa de Luiz Inácio Lula da Silva, como, aliás, confirmado pelos interlocutores (itens 534, 552 e 553).

467. Não obstante, em seu depoimento, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que nem ele, nem sua esposa, solicitaram as reformas e que os projetos não foram a eles submetidos. Há absoluta inconsistência com a prova documental.

468. Por outro lado, considerando que as reformas estavam sendo realizadas pela OAS Empreendimentos para atender a um cliente específico, no caso Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia Lula da Silva, teria ela, evidentemente, as interrompido caso tivesse havido, como afirma o ex-Presidente em seu depoimento, desistência da aquisição do apartamento em fevereiro de 2014 ou ainda em agosto de 2014.

469. As provas materiais permitem concluir que não houve qualquer desistência em fevereiro de 2014 ou mesmo em agosto de 2014. 470. É que a reforma do apartamento 164-A, triplex, perdurou todo o ano de 2014, inclusive com vários atos executados e mesmo contratados após agosto de 2014.

471. Com efeito, o próprio elevador privativo foi instalado em outubro de 2014, como se verifica no item 386. 472. Houve propostas aceitas para a reforma do apartamento contratados pela OAS Empreendimentos junto à Tallento Construtora. As proposta aceitas são de 18/09/2014 e de 21/10/2014 (item 384). O depoimento do ex- Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sentido de que teria desistido da compra em fevereiro ou agosto de 2014, não são consistentes com a contratação de novas reformas personalizadas pela OAS Empreendimentos em setembro e outubro, ou seja, depois.

473. A contratação da instalação da cozinha e armários pela OAS Empreendimentos junto à Kitchens Cozinhas ocorreu em 03/09/2014, com a aprovação dos projetos em 13/10/2014 (item 389). Se o Presidente havia desistido da aquisição do apartamento 164-A, triplex, por que a OAS Empreendimentos teria insistido em mobiliá-lo, já que as reformas eram personalizadas e ela como praxe não mobiliava os apartamentos que colocava à venda?
474. Por fim, o depoimento do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é até mesmo inconsistente com a nota publicada em 12/12/2014 pelo Instituto Lula em resposta às matérias divulgadas na época na imprensa (item 413).

475. Se o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa haviam desistido da aquisição do imóvel em fevereiro ou agosto de 2014, por qual motivo a nota informa que ela, em 12/12/2014, estaria ainda avaliando " se optará pelo ressarcimento do montante pago ou pela aquisição de algum apartamento, caso ainda haja unidades disponíveis"?

476. É certo que a nota foi emitida pelo Instituto Lula, mas tratando- se de questão pessoal atinente ao ex-Presidente, é impossível que o instituto não o tenha consultado acerca do teor da nota.

477. Não se trata aqui de levantar indícios de que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa Marisa Letícia Lula da Silva eram os proprietários de fato do imóvel consistente no apartamento 164-A, triplex, do Condomínio Solaris, no Guarujá.

478. Trata-se de apontar que o depoimento prestado em Juízo e mesmo antes o prestado perante a autoridade policial pelo ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo deixando de lado as contradições circunstanciais entre eles, são absolutamente inconsistentes com os fatos provados documentalmente nos autos.

479. Observa-se que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao longo de seu depoimento judicial (evento 885), foi controntado com todas essas contradições entre as suas declarações e o constante nos documentos, mas, como adiantado nos itens 424, 425, 426, 428, 443, 450, retro, não apresentou esclarecimentos concretos.

 (Foto: Arte/G1)


480. A única explicação disponível para as inconsistências e a ausência de esclarecimentos concretos é que, infelizmente, o ex-Presidente faltou com a verdade dos fatos em seus depoimentos acerca do apartamento 164-A, triplex, no Guarujá./G1

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.