Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Motorista morre em colisão entre dois carros




Itagimirim: Um motorista de 42 anos morreu na tarde de sexta-feira (21) durante acidente envolvendo um carro e uma caminhonete no trecho da BR-367 que liga à BR-101, em Itagimirim ao estado de Minas Gerais.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, os dois veículos bateram de frente na altura do km 129, na entrada da estrada que dá acesso a Salto da Divisa. Com o impacto, a caminhonete, que seguia em direção ao município mineiro, capotou.

O motorista do carro modelo Corsa teria invadido a contramão. Há suspeita de que o condutor, que não era habilitado, tenha dormido ao volante. Ele morreu preso às ferragens.

Já o motorista da caminhonete, de 44 anos, saiu ileso do acidente. Conforme a informação, ele, que mora em Eunápolis, ainda foi submetido ao teste do bafômetro, mas o resultado foi negativo para alcoolemia.


A pista ficou parcialmente interditada por algumas horas. Os veículos ficaram muito danificados e vão passar por perícia. O corpo do motorista foi encaminhado para exame necroscópico no Instituto Médico Legal. Ele morava em Salto da Divisa./Radar64

BR 101 - Animal solto na pista provoca acidente próximo a Parada do Pedrão




O acidente foi registrado na noite de sexta-feira, 21 de fevereiro, próximo a Parada do Pedrão, em Teixeira de Freitas. A família mineira da cidade de Itabira estava vindo passar as festividades do carnaval em Arraial D’ajuda, em Porto Seguro quando ocorreu a colisão.


No local, de acordo com as informações, um animal (cavalo), que estava solto e perambulando pela rodovia acabou sendo atingido pelo veículo. No carro, um HB20, cor branca de placa PSI 2832, licenciado em São Luiz/MA, estavam quatro pessoas, o condutor, a esposa e as duas filhas.


Apesar dos danos de grande avaria no veículo, os ocupantes não tiveram ferimentos graves. Já o animal morreu no local./bahiaextremosul

Novas regras para carteira de trabalho alteram atendimento na Rede SAC





As regras para emissão da carteira de trabalho na Rede SAC vão mudar. A partir do dia 3 de março, 11 dos 13 postos da capital deixarão de emitir o documento, seguindo determinação do Governo Federal. As exceções ficam por conta das unidades do Barra e de Bela Vista, que irão realizar o serviço mediante agendamento na plataforma SAC Digital.

De acordo a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), responsáveis pela emissão do documento no estado, os dois postos poderão realizar a emissão do documento, prioritariamente, para casos excepcionais: cidadãos que serão contratados por empresas que ainda não aderiram ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista (eSocial), por organizações não governamentais (ONGs) e por entes da administração estadual e municipal.

Para atender a demanda por novas carteiras de trabalho, os órgãos orientam o uso da CTPS Digital, que reúne informações trabalhistas em um ambiente on-line. A mudança está regulamentada pela Portaria Federal nº 1.065, de 23 de setembro de 2019, que disciplina a emissão do documento em meio eletrônico. A CTPS Digital pode ser acessada por meio de aplicativo, disponível para celulares Android e iOS, ou por meio do SAC Digital. A consulta foi lançada em fevereiro na plataforma estadual, como resultado de parceria entre Secretaria da Administração (Saeb), Setre e SRT-BA.

De acordo com a diretora de Qualidade da Rede SAC, Nilza Rios, o atendimento dos postos SAC da capital e região metropolitana está capacitado para orientar sobre a mudança e no uso da CTPS Digital. “A equipe dos postos Barra e Bela Vista passou por capacitação especializada para orientar o cidadão que buscar a carteira de trabalho na rede, podendo orientar sobre os casos excepcionais e sobre o uso da CTPS Digital”, explica.

Para o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Marcelo Gavião, “a mudança traz mais comodidade para o trabalhador que, através de um aplicativo no celular, pode consultar com mais agilidade informações de identificação civil, vínculos, remunerações e contribuições”.

SAC Digital

Para utilizar a CTPS Digital na plataforma de serviços do Estado, o usuário é direcionado ao site do Ministério da Economia, onde irá criar um cadastro com seus dados pessoais. Essas informações são utilizadas na conta de acesso único do Governo Federal, onde serão validadas. Os novos usuários ainda responderão questionário sobre sua vida laboral e previdenciária, recebendo senha provisória para o primeiro acesso. Caso o usuário já possua a conta de acesso único, irá consultar a CTPS Digital informando o número do CPF e senha.

As anotações trabalhistas são disponibilizadas pelos empregadores no eSocial. Instituído pelo decreto federal nº 8373/2014, o sistema coleta informações que serão armazenados no Ambiente Nacional do eSocial, possibilitando aos órgãos participantes do projeto sua utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Quem possui a CTPS física pode guardar o documento, pois continua sendo uma forma de comprovar seu tempo de serviço em empresas e contratos anteriores – entretanto, ela não tem mais validade como documento de identificação civil. As informações sobre as novas contratações, férias, salários, entre outros, serão feitas eletronicamente e poderão ser consultadas pela internet. Quaisquer divergências nos dados devem ser corrigidas pela empresa contratante junto ao eSocial./bahiaextremosul

‘A gente vai deixar o máximo da rua para o folião’, diz o comandante geral da PM



[‘A gente vai deixar o máximo da rua para o folião’, diz o comandante geral da PM]


O comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Anselmo Brandão avaliou na tarde desta sexta-feira (21), durante concentração do bloco Olodum no Pelourinho, o novo modelo de atuação da tropa durante o Carnaval. Segundo Brandão, a ideia da PM é deixar o ‘máximo da rua para o folião’. 

“Eu acho que vocês perceberam ontem no circuito Dodô principalmente, que teve grandes atrações, que não havia visualização de brigas e agressões como se via no passado, principalmente com a participação da polícia no momento em que ela circulava entre o bloco e o povo.

 Ela [PM] está presente, conduziu as patrulhas, mas não estão mais incomodando o folião, não estão mais incomodando o cordeiro, não estão mais empurrando as pessoas para dar passagem, e a gente vai deixar o máximo da rua para o folião, ficar observando sem deixar de atuar, usar a força na hora certa, fazer a abordagem, continuar com nosso trabalho de prevenção”, disse.

Ainda de acordo com o coronel, ele vai continuar monitorando o desempenho dos policiais militares neste segundo dia da folia momesca./bnews

Fique atento: 6 de maio é a data-limite para regularizar a situação eleitoral e estar apto a votar nas Eleições 2020





Faltam apenas oito meses para que os mais de 148 milhões de eleitores se dirijam às urnas para eleger os vereadores, os prefeitos e os vice-prefeitos dos 5.568 municípios brasileiros. No entanto, para votar nas eleições de outubro próximo, o eleitor deve normalizar sua situação até o dia 6 de maio (151 dias antes do pleito), segundo o Calendário Eleitoral 2020.

Dia 6 de maio também é a data-limite para o cidadão procurar o cartório eleitoral para tirar o primeiro título e pedir transferência de domicílio eleitoral, estando apto a exercer o direito de voto.

A partir do dia 7 de maio até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral ficará fechado – período em que nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor –, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito.

Cancelamento

A regularidade do título de eleitor é uma exigência para obter diversos outros documentos. Por isso, o ideal é evitar o cancelamento do título, normalizando o quanto antes a situação no cartório eleitoral.

É possível verificar a regularidade do título acessando o Portal do TSE. Basta clicar, na parte central da homepage, em Serviços ao Eleitor, e, depois, em Situação Eleitoral. A consulta pode ser feita pelo nome completo, pelo número do título de eleitor ou pelo CPF.

No ano passado, a Justiça Eleitoral cancelou mais de 2,4 milhões de títulos de eleitores em situação irregular. O título é cancelado, entre outros casos, quando o eleitor deixa de votar e de justificar a ausência às urnas por três eleições consecutivas. É importante lembrar que cada turno de um pleito é considerado uma eleição diferente.

Consequências para quem tiver o título cancelado

O título de eleitor também precisa estar regular para que o cidadão esteja em dia com outros documentos, tais como o passaporte e a carteira de identidade.

A regularidade do título é exigida para: obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; inscrição em concurso público, investidura e posse em cargo ou função pública; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, entre outros.

Secretário de educação de Jaguaré/ES morre em a acidente no trevo de Posto da Mata




Um acidente de carro ocorrido na tarde desta sexta-feira, 21 de fevereiro, no trevo de Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, tirou a vida do secretário de educação da cidade de Jaguaré no Espírito Santo, Carlos José Nicolac Zanon de 53 anos que morreu na hora ficando preso às ferragens. Carlos também era irmão do prefeito de Linhares.

Carlos estava vindo passar o carnaval na cidade de Alcobaça, com o companheiro e ex-secretário da Educação de Jaguaré, Jader Sossai, que acabou fraturando um dos tornozelos.


Jader Sossai foi socorrido e levado para o hospital. O carro em que as vítimas estavam teria colidido com outro veículo que vinha desgovernado no sentido contrário. “Ao tentar desviar, o carro de Carlos foi atingido fortemente”, conta Jader.


O corpo foi levado para o IML de Teixeira de Freitas. O corpo será trasladado para ser sepultado e enterrado em Linhares./bahiaextremosul

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Política - Após "dar bolo" em Neto, Rui aparece no trio de Bell Marques com Aline



[Após


O governador Rui Costa (PT) não apareceu na abertura do Carnaval de Salvador, que contou com a presença do prefeito ACM Neto (DEM), na tarde desta quinta-feira (20). Por outro lado, não deixou de aparecer no primeiro dia da folia soteropolitana.

O gestor do executivo estadual, que havia sido convidado para a cerimônia de entrega da chave da cidade ao Rei Momo, apareceu poucas horas depois em cima do trio de Bell Marques.

Ele estava ao lado da primeira-dama, Aline Peixoto. "Ainda bem que vocês apareceram. Estava preocupado", comentou o artista de cima do trio.

Neto afirmou que a ausência de Rui na abertura de deu em função do horário. O petista foi representado pelo secretário de Turismo, Fausto Franco./bnews

Corpo de miliciano não apresenta sinais externos de tortura, diz perito contratado pela família do ex-Bope



[Corpo de miliciano não apresenta sinais externos de tortura, diz perito contratado pela família do ex-Bope]


Após passar por uma nova necropsia, nesta quinta-feira (20) no Instituto Médico Legal do Rio (IML), o corpo do miliciano Adriano da Nóbrega não teria apresentado sinais externos de tortura. Pelo menos foi esta a análise de um perito particular contratado pela família do ex-policial.

O exame durou quase cinco horas e, após sair do local, o perito Talvane de Moraes disse à GloboNews que a análise não é conclusiva e materiais foram coletados para exames laboratoriais. O fato de o corpo do miliciano estar embalsamado teria alterado as condições para o exame.

Além dele, peritos da Polícia Civil do Rio e do Ministério Público carioca fizeram a nova necropsia, solicitada pelo Ministério Público da Bahia. No entanto, ainda não divulgaram o resultado de suas análises.

O IML do RJ informou, na quarta-feira (19), à Justiça que o corpo de Adriano estava apodrecendo./bnews

Um morto e dois feridos em ação criminosa em Vila União, distrito de Itamaraju





Uma ação criminosa durante a noite de quarta-feira (19/02), deixou uma pessoa morta e outras duas feridas, em Vila União, distrito do município de Itamaraju.

Segundo informações, homens armados chegaram à praça do distrito, adentraram em um estabelecimento e atiraram várias vezes, um homem ainda não identificado acabou morrendo no local.

Outras duas pessoas ficaram feridas, a Polícia do município esteve no local do ocorrido colhendo informações, o servidor público Anderson Barbosa realizou a remoção do corpo ao IML de Itamaraju./cocobongo

Bolsonaro: reforma administrativa só depois do Carnaval



Bolsonaro: reforma administrativa só depois do Carnaval

Jair Bolsonaro confirmou hoje só enviará o projeto de reforma administrativa do governo após o Carnaval, registra O Globo.

Mais cedo, Paulo Guedes tinha dito que o presidente estava “fazendo algumas mexidas” no texto da reforma, sem prever prazo para encaminhá-la ao Congresso.

“Vamos deixar para depois do Carnaval mesmo, né?”, afirmou Bolsonaro em sua chegada ao Palácio da Alvorada, no fim da tarde./oantagonista

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Jovem morre eletrocutado por descarga elétrica: Raio atingiu a vítima na zona rural de Ibirapuã





Ibirapuã: Um homem foi morto por uma descarga elétrica, provocada por um raio, no interior do município de Ibirapuã, no final da tarde desta quarta-feira, 19 de fevereiro. O fato aconteceu em uma propriedade rural, próximo à comunidade de Palmital. Segundo informações preliminares, a vítima, Lucas Carvalho Souza, conhecido por todos daquela região por "Lucas Cowboy", de 21 anos, estaria na companhia de um amigo de trabalho, quando houve a formação de chuva tipo tempestade, momento que o Lucas falou para o amigo: "Vamos juntar as coisas para irmos embora, pois vai chover forte", sendo as suas últimas palavras.

Lucas então, começou a enrolar um fecho de arame, momento em que houve a descarga elétrica, promovida pela queda do raio, vindo atingi-lo, quando ele caiu no chão. O seu amigo estava a uma certa distância, juntando outros materiais, não sendo atingido. Ao ver a situação, ele saiu em busca de ajuda para levar a vítima para a Unidade Hospitalar da cidade de Ibirapuã, onde foi socorrida, mas, deu entrada já sem vida.

O médico de plantão atestou o óbito de Lucas, sendo comunicado à Polícia Militar, que compareceu na referida unidade hospitalar, registrando os fatos, e comunicando a morte ao delegado titular, Gean Nascimento, que baseado nas informações, e com a declaração de óbito assinado pelo médico, autorizou a liberação do corpo para os familiares, realizarem os procedimentos cabíveis para o velório e sepultamento.

Lucas Cowboy era um grande desportista na área de montaria e vaquejada, inclusive ele estaria entre os melhores montadores de toda região. Lucas era de família humilde, e amava o que fazia, sendo apaixonado por vaquejada. Toda a comunidade do município de Ibirapuã está triste com a perda do jovem "Lucas Cowboy", que era querido por todos./Liberdadenews

Homem levado de casa por bandidos é encontrado morto





Porto Seguro: A polícia investiga quem são os autores do assassinato de Jonas Almeida dos Santos Filho, de 26 anos. O corpo dele foi encontrado em uma área rural nas imediações da BR-367 e semianel viário, na localidade da Agrovila, município de Porto Seguro, na manhã desta quinta-feira (20).

Ao lado do corpo, conforme informações preliminares, foram encontrados estojos de pistola calibre 380, o que indica que a execução ocorreu no local. Jonas foi morto com mais de 10 tiros. A maioria das perfurações foi na cabeça.

Segundo informações da comunidade, que ainda não foram confirmadas pela polícia, Jonas foi retirado à força pelos criminosos da casa onde morava, no bairro Baianão, na noite de quarta-feira (19). Na manhã seguinte, família chegou a registrar um boletim de ocorrência na delegacia da cidade.

A moto de Jonas e dois celulares foram roubados pelos bandidos. Inclusive, denúncias apontam que o crime estaria relacionado ao veículo, já que Jonas alugou recentemente a moto para um homem, que só devolveu o veículo cinco dias após o combinado, pouco antes do assassinato. A polícia não descarta essa suspeita. As investigações seguem.

O corpo foi encaminhado para exame necroscópico no Instituto Médico Legal./Rada64

Bahia - Ministério da Saúde alerta para possível surto de dengue





A Bahia é um dos 11 estados que pode ter surto de dengue em 2020. Segundo o Ministério da Saúde, a localidade está em alerta para a circulação do vírus tipo 2, com o qual boa parte da população nunca teve contato.

Como no ano passado foram registrados 67 mil casos prováveis da doença e 31 mortes, o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, Gabriel Muricy, aponta que a possibilidade da presença de um sorotipo até então “incomum” na região preocupa gestores de saúde locais.

“O que preocupa é que mais de 270 municípios da Bahia, no último levantamento realizado no ano passado, mostraram a presença do Aedes aegypti em uma densidade que coloca o território em situação de alerta. ”

Até 18 de janeiro deste ano, foram notificados 566 casos prováveis de dengue no estado, 139 de chikungunya, além de três notificações suspeitas de zika. As cidades de Salvador e Feira de Santana devem ter atenção redobrada, já que, juntas, registraram mais de 21 mil ocorrências de dengue, em 2019.

O risco de surto, entretanto, não se restringe à Bahia e pode afetar também os outros oito estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Rodrigo Said, coordenador-geral de Vigilância em Arbovirose do Ministério da Saúde, explica porque essas localidades estão mais propensas à infecção por dengue causada pelo vírus tipo 2.

“Em 2018, houve alteração de circulação para o sorotipo 2 em estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, exceto no Rio e no Espírito Santo. Essa mudança no padrão de circulação que ocorre agora nesses estados, e a possibilidade de ocorrer nos estados do Nordeste, apontam para um cenário de risco, que exigirá ações de vigilância para monitorar essa situação. ”

No Brasil, foram notificados mais de um milhão e meio de casos prováveis de dengue em 2019. Por isso, a luta contra o mosquito não pode parar. Cada pessoa deve se tornar um fiscal para eliminar focos com água parada e impedir que o inseto se prolifere.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedeshttps://www.medeirosdiadia.com.br/admin/blog/acesse./bahiaextremosul

Corpo encontrado enterrado em cova rasa na cidade do Prado



Corpo encontrado enterrado em cova na cidade do Prado


O corpo de um homem que estava desaparecido em Prado, foi localizado por populares na manhã desta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, no quintal de uma residência, no bairro São Sebastião.

Os moradores disseram tratar-se de um homem conhecido como “Carioca”, mas essa informação ainda depende de reconhecimento formal por parte dos parentes.

O corpo estava enterrado próximo ao Posto de Saúde da Família (PSF), do bairro São Sebastião. A Polícia Civil foi acionada sobre o ocorrido e após guia expedida pelo delegado Kléber Gonçalves, o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML).

Um inquérito policial foi aberto pra apurar autoria e motivação do crime. Não há informação acerca do tempo que o homem conhecido por “Carioca” está sumido./TH

Bandidos em carro do ES executam um e baleiam dois no interior de Itamaraju



Bandidos em carro do ES executam um e baleiam dois no interior de Itamaraju


Moradores do distrito de Vila União, o mais afastado da sede de Itamaraju, viveram momentos de pânico na noite desta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, após criminosos chegarem armados em um NISSAN, de cor vermelha, placa MTT 5B20, licenciado em Serra-ES. Eles pararam o veículo na praça da Matriz e começaram a atirar em um morador.

Houve uma correria e outras duas pessoas acabaram sendo baleadas. O alvo dos pistoleiros ainda fugiu e entrou numa residência próxima, mas foi perseguido e executado com vários tiros.

A vítima fatal foi identificada pelo apelido de “Preto”, enquanto os dois baleados, José Rivas Oliveira Lima e Luciano Pereira da Costa, acabaram sendo socorridos ao Hospital Joana Moura, em Guaratinga, cidade que fica a poucos quilômetros de Vila União. O estado de saúde deles não foi informado.

Informações dão conta que uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 43ª Companhia Independente de Itamaraju (CIPM), foi ao local do crime e ainda montou uma barreira numa estrada vicinal, mas os criminosos abandonaram o veículo em que estavam e se embrenharam no mato.

O homicídio consumado e os dois homicídios tentados, estão sendo investigados pelo delegado Gilvan Meirelles, titular da Polícia Civil de Itamaraju. A vítima fatal teria sido atingida por disparos de pistola 9mm./TH




Teixeira de Freitas: A partir de 29 de março de 2020, o aeroporto de Teixeira de Freitas terá voos diários para São Paulo-SP e Salvador -BA, pela Passaredo Linhas Aéreas.

A confirmação veio do próprio prefeito, Temóteo Brito, nesta quarta-feira, (19). As novas linhas se somam as já prestadas pela Azul Linhas Aéreas. Os voos serão nos trechos de Salvador, Teixeira de Freitas e Congonhas-SP.

O prefeito Temóteo Brito, celebrou. “ É um dia pra comemorar, Teixeira de Freitas e região entram definitivamente na rota do desenvolvimento econômico”. As passagens estarão à venda a partir desta quinta-feira, (20), no site: voepassaredo.com.br.http://voepassaredo.com.br//  Liberdadenews/Ascom

Prefeito Dinoel recebe equipe gestora do INSS e do SEBRAE e garante mais conquistas para o município


Na tarde desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o Prefeito Dinoel Carvalho recebeu em seu gabinete o Gerente Regional do INSS do Sul da Bahia o senhor Miguel Ângelo, o Gerente do INSS de Medeiros Neto Caíque de Jesus e a Coordenadora Educacional do INSS, a senhora Noélia Nascimento.

Na oportunidade estabeleceram uma parceria entre as entidades para viabilizarem o acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover um atendimento com mais agilidade em diversos serviços ofertados pelo INSS, onde os servidores e a população em geral terá garantido o acesso através de um posto de atendimento que será implantado em breve no município.

O Senhor Alex Silva Brito, Gerente Regional do Sebrae também participou da reunião, onde ficou estabelecido mais uma parceria para viabilizar o empreendedorismo na educação do município e no comércio local.

"É muito importante trazer essas conquistas e avanços para nosso município, seja na melhoria dos serviços prestados a população, como também o fortalecido do comércio local, agradeço as equipes do INSS e do Sebrae rola parceria e estamos sempre a disposição" Enfatizou o Prefeito Dinoel./bahiaextremosul

Raio mata Lucas Cowboy em Ibirapuã





A queda de um raio matou na tarde desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o jovem Lucas Carvalho de Souza, o popular Lucas Cowboy, na região do Palmital, zona rural de Ibirapuã. Lucas vinha se destacando como peão de rodeio, esporte que amava.


Filho de Dinga e Dine, Lucas era apaixonado por rodeio, por isso o nome de Lucas Cowboy, com certeza, a Festa do Vaqueiro e as cavalgadas não terão o mesmo brilho sem o sorriso contagiante de Lucas. Lucas estava com o irmão mais novo quando o raio caiu.





O corpo ainda está no local aguardando a chegada do rabecão para que irá removê-lo para o IML de Teixeira de Freitas. Nas redes sociais amigos lamentam a morte prematura de Lucas./bahiaextremosul

Senador Cid Gomes é baleado ao entrar em batalhão da polícia com retroescavadeira





O senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado na tarde desta quarta-feira (19) em um protesto de policiais que reivindicam aumento salarial. O senador pilotava uma retroescavadeira e tentava furar um bloqueio feito por policiais militares no Batalhão da Polícia Militar em Sobral (CE).

A assessoria do senador afirmou que Cid Gomes passa por estabilização no Hospital do Coração de Sobral e será transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

O ex-governador Ciro Gomes, irmão de Cid, disse em uma rede social que o senador "não corre risco de morte" e que foi atingido por "dois tiros de arma de fogo". Ainda segundo ele, os disparos "não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo". Segundo a assessoria do político, ele foi baleado no peito.

"Novos exames estão sendo feitos, mas a palavra aos familiares e amigos é de que Cid não corre risco de morte. Espero serenamente, embora cheio de revolta, que as autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbaro às penas da lei", afirmou Ciro Gomes.



Inicialmente, a assessoria do senador Cid Gomes disse que ele havia sido atingido por uma bala de borracha. Depois, a assessoria informou que o tiro foi, na verdade, disparado por uma arma de fogo.

Cid Gomes, que está licenciado do mandato de senador, organizava um protesto contra um grupo de policiais que tenta impedir o trabalho da Polícia Militar. Nesta quarta-feira, policiais esvaziaram pneus de carros da polícia para impedir que o trabalho dos agentes de segurança atuem na ruas.

Alguns vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que Cid Gomes tenta furar o bloqueio com a retroescavadeira e, logo depois, os vidros do veículo são quebrados. Ainda não é possível dizer que foi nesse momento em que Cid foi atingido pelos disparos de arma de fogo.

Outras imagens registradas no local também mostram o senador consciente e com a blusa manchada de sangue após a confusão.

'Vocês têm cinco minutos'




Em frente ao bloqueio dos policiais, utilizando uma retroescavadeira, ele pediu que os policiais deixassem o local: "Vocês têm cinco minutos pra pegarem os seus parentes, as suas esposas e seus filhos e sair daqui em paz. Cinco minutos. Nem um a mais", afirmou Cid, utilizando um megafone./bahiaextremosul

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Mais de 5 mil pessoas vão ter que devolver dinheiro do Bolsa Família



[Mais de 5 mil pessoas vão ter que devolver dinheiro do Bolsa Família ]


Aproximadamente 5.100 (cinco mim e cem) ex-beneficiários serão convocados pelo Ministério da Cidadania e deverão devolver dinheiro do Bolsa Família, recebido indevidamente.

Trata-se do maior processo de cobrança de ressarcimento de repasses promovido pela Pasta. Ao todo, o governo federal está emitindo cobranças no valor aproximado de R$ 5,8 milhões aos cofres públicos.

Mais de 5 mil pessoas terão que devolver dinheiro do Bolsa Família. O Programa Bolsa Família é direcionado para famílias extremamente pobres, com renda per capita mensal de até R$ 89, e pobres, com renda per capita mensal entre R$ 89,01 e R$ 178. Os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de Saúde e Educação. Atualmente, o programa atende mais de 13,5 milhões de famílias com cerca de R$ 2,5 bilhões, por mês.

Irregularidades

Todas as famílias foram identificadas através de auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) e de cruzamento de dados com o Tribunal de Contas da União (TCU). Isso acontece porque há a suspeita de que essas pessoas tenham prestado informações irregulares intencionalmente ao Cadastro Único para Programas Sociais ou tinham renda superior ao permitido para participar do programa.

Segundo o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, essa atitude mostra o empenho do governo federal em combater as irregularidades, para garantir que o benefício chegue a quem realmente precisa.

“Isso é importante por dois motivos: primeiro, temos muita gente que precisa desse dinheiro. Embora sendo pouco, ajuda no combate à extrema pobreza. Segundo, por uma questão de justiça esse repasse não pode ser dado a quem usou de maneira indevida essa oportunidade, que seja devolvido”, apontou o secretário.

Dessa forma, cartas com aviso de recebimento estão sendo enviadas às famílias identificadas, com a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor previsto pelo governo federal. Os beneficiários terão até 30 dias para apresentar uma defesa ao Ministério da Cidadania. Caso a defesa não seja apresentada, os ex-beneficiários têm o mesmo período para pagar a guia.

Consequências

O não pagamento implica na inclusão do nome no Cadastro Informativo de Créditos não quitados do Setor Público Federal (Cadin) e no sistema de cobrança do Tribunal de Contas da União (e-TCE).

O secretário nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, explica que as famílias que quitarem o débito com a União poderão ser selecionadas para retornar ao benefício somente após um ano, caso atendam às regras para participar do programa e após passar por um processo de averiguação das informações.

Não pagando, entrando no cadastro de devedores, as famílias têm limitações para fazer empréstimos; financiamento; abertura de contas; além de não conseguirem certidão negativa de débito junto à União. Isso faz então que ela tenha a sua vida financeira bastante complicada caso não regularize sua situação”, explicou.

Falcão também reforçou que o pagamento da guia encerra o processo imediatamente. A primeira cobrança de recebimentos indevidos foi realizada em 2018, e conseguiu recuperar um milhão de reais aos cofres da União.

Bolsa Familia.

O Programa é voltado para famílias extremamente pobres (renda per capita mensal de até R$ 89) e pobres (renda per capita mensal entre R$ 89,01 e R$ 178). Os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de Saúde e Educação. Atualmente, o programa atende mais de 13,5 milhões de famílias com cerca de R$ 2,5 bilhões, por mês./mds.gov.br/

Sucuri com 07 metros e 110 quilos é capturada por Bombeiros em represa de Porto Seguro





Uma força-tarefa entre equipes do 6° Grupamento de Bombeiros Militar (6°GBM) de Porto Seguro, e outras forças, resgataram por volta das 23 horas desta terça-feira, (18), uma cobra da espécie sucuri, com sete metros de comprimento e cerca de 110kg.

A sucuri, também chamada de anaconda, vive em lagos, rios, cavernas e florestas. Devido ao seu tamanho, pode parecer lenta quando em terra, mas na água é capaz de velocidades surpreendentes. Após a detecção da presa se aproximam e submergem o corpo e a cabeça completamente.

Após o bote (com uma mordida), puxa a presa para dentro da água, matando-a por constrição e afogamento. Na sequência a serpente procura a cabeça da presa para iniciar a sua ingestão. Como a digestão é muito lenta, depois de uma refeição a sucuri passa muito tempo ao sol.

A sucuri se alimenta de peixes, sapos, lagartos, cobras, jacarés, aves e mamíferos, mas há inúmeros relatos de seres humanos que foram mortas por sucuris, principalmente crianças.

A serpente estava próxima a uma represa, frequentada por banhistas, no Loteamento Jardins do Porto e foi levada para o Centro de Triagem de Animais (Cetas). O animal será devolvido ao seu habitat natural./bahiaextremosul

Presidente do Real Madrid exalta o Flamengo: “Um dos maiores clubes do mundo”





Durante a apresentação oficial do atacante Reinier, ocorrida na manhã desta terça-feira, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, elogiou o Flamengo, antiga equipe do atleta de 18 anos. Ao enaltecer a nova contratação merengue, Pérez afirmou que o rubro-negro é um dos maiores clubes do mundo.

“Hoje é um dia especial para os madridistas. Reinier acaba de completar 18 anos, mas já foi capaz de ser campeão da última Libertadores em um dos maiores clubes do mundo, que é o Flamengo”, disse.

O Real Madrid pagou cerca de R$ 136 milhões para tirar o atleta do Flamengo. A transferência foi concretizada em janeiro deste ano./tupi




Teixeira de Freitas: Por volta das 19:30 desta terça-feira 18 de fevereiro a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal ocorrido na rua Ana Rodrigues, no Bairro Nova América, próximo à Igreja Católica. Uma guarnição se deslocou ao local, e preservou a área até a chegada da Polícia Civil. A vítima foi identificada como Célia Ribeiro Costa da Silva, 53 anos de idade, que foi atropelada por uma motocicleta Honda CG 125 Fan de cor vermelha placa policial HDE-9J03.

O delegado Júlio César Teles esteve no local, realizou o levantamento cadavérico e constatou que a motocicleta permanecia no local do acidente, mas o motociclista havia se evadido. Porém, o advogado do condutor, Benilton Quaresma, se apresentou ao delegado e disse que o seu cliente se evadiu por medo de ser linchado por populares, que começaram a se manifestar, pois, a vítima era muito querida no bairro.

Segundo o advogado, o condutor da moto, identificado como Gabriel Oliveira Queiroz, 22 anos, irá se apresentar à polícia para as devidas providências. O circuito de monitoramento de uma residência em frente ao local do acidente, registrou toda a ação. As imagens serão requeridas pela polícia. O corpo foi removido ao IML, onde será necropsiado, sendo liberado na manhã desta quarta-feira (19).


Segundo apurou nossa reportagem, o motociclista trafegava em velocidade compatível com a via, e a senhora teria se assustado, indo para frente da moto./Liberdadenews

Morador do interior de Vereda marca encontro pela internet e desaparece



Morador do interior de Vereda marca encontro pela internet e desaparece



Edilson Ferreira Costa, de 29 anos de idade, está desaparecido desde o último sábado, 14 de fevereiro.

Edilson é morador do Sulzinho, interior do município de Vereda e, segundo informações de familiares, ele estava em Medeiros Neto há uma semana, hospedado na casa de uma irmã, enquanto realizava provas para tirar carteira de habilitação.

Ainda segundo familiares, no ultimo sábado ele teria marcado um encontro com uma mulher, que conheceu pela internet. Perguntado por um parente quem seria a pessoa em questão, Edilson teria se negado a dizer o nome, mas que estaria indo para a cidade de Vereda.

Após ter saído da casa de sua irmã, ninguém mais o viu nem tem notícias dele.
Edilson Ferreira Costa saiu em uma moto Honda CG, Titan 150, ano 2005 cor verde, placa policial JQJ-9251, licenciada em Medeiros Neto, e usava capacete vermelho. Provavelmente saiu usando também um boné cor de rosa.

A família vai registrar um boletim de ocorrência na delegacia de Medeiros Neto e pede a quem tiver qualquer informação entrar em contato nos números: (73) 9.9835-0044, falar com Lúcia ou Zezão, ou pelo WhatsApp, no (73) 9.9971-4035, falar com Arlito, ou mesmo no 190 da polícia Militar./bahiaextremosul

Vergonha- Famílias sobrevivem em meio ao lixão em Mucuri enquanto o prefeito contrata Anita para o carnaval



Panelas cobertas por moscas- Fotos- Arquivo pessoal

Enquanto o prefeito da rica cidade de Mucuri, no extremo sul da Bahia está preocupado em contratar artistas como Anita por um cachê milionário para tocar apenas uma hora e pouco no carnaval, algumas famílias sobrevivem de forma miserável morando e catando alimentos no lixão da cidade.

Barracos onde as famílias vivem - Fotos- Arquivo pessoal

Recebemos a denúncia através de moradores da situação degradante que as famílias vivem no local. Barracos feitos de papelão e lona, restos de alimentos cobertos por moscas e o um mau cheiro insuportável fazem parte do dia a dia das quase dez famílias que tentam sobreviver em meio a miséria e o abandono total por parte da administração do médico Carlos Simões.

Xurume contamindo o sola - Fotos- Arquivo pessoal

Outro fator agravante, é que o gestor sendo médico, conhece a situação de risco em que as pessoas vivem. Em meio a montanhas de lixo, chorume escorrendo próximo as moradias, animais peçonhentos transmissores de doenças e nuvens de moscas tornam o local degradante até para os animais quanto mais para o ser humano.

Vasilhas e alimentos cobertos por moscas- Fotos- Arquivo pessoal

A Política Nacional de Resíduos Sólidos Brasileira (Lei 12.305/2010, determina que em toda cidade é obrigatório a erradicação dos lixões e a adequação para aterros sanitários, infelizmente, nem todo município cumpriu o que determina a lei e Mucuri, mesmo sendo uma das maiores arrecadações fiscais da Bahia não cumpriu o que manda o governo.

A fé no Brasil exposta em uma bandeira na fretne do barraco -Fotos- Arquivo pessoal


A área doada pela Suzano para implantação do aterro sanitário está localizada no Km 20, as margens da BA 698. A situação é tão degradante que é impossível ver a situação daquelas famílias sem se revoltar. Outro agravante é a agressão ao meio ambiente, mais isso é assunto para a próxima matéria./bahiaextremosul

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Prefeito de Itamaraju e mais cinco são denunciados na Polícia Federal





O prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), foi denunciado juntamente com mais cinco pessoas por supostamente cometer fraude no transporte escolar de alunos do município. A denúncia foi protocolada na sede da Delegacia da Polícia Federal, em Porto Seguro, na manhã de hoje, 18.

Segundo a denúncia, protocolada pelo vereador Evando Rodrigues, o gestor municipal teria, em 2017, contratado uma empresa de “fachada” para supostamente realizar o transporte de alunos da rede pública de ensino em Itamaraju, e ainda efetuar pagamentos por linhas que não rodavam.

De acordo com o parlamentar, a denúncia levou em consideração dados extraídos da Ação Civil Pública movida Procuradora Tatiana Morais, do Ministério Público do Trabalho, que identificou diversas irregularidades na empresa LN Serviços e Empreendimentos, que pertence ao vice prefeito de Santa Luz, o “Marcio da LN”, e foi contratada pelo prefeito Marcelo Angênica para realizar o serviço.

Ainda segundo Evando Rodrigues, além de contratar uma empresa de fachada, que ilegalmente terceirizava o serviço, contrariando o previsto no contrato. O parlamentar afirma ainda que o esquema chegava a pagar valores irrisórios a alguns donos de veículos, além de indicar que o gestor ainda realizava pagamentos de linhas que não existiam, causando prejuízo ao erário municipal.

O vereador Evando Rodrigues ainda contou à nossa reportagem que ônibus sucateados com mais de 30 anos de uso e até carros de passeio e motocicletas atuavam no transporte escolar em Itamaraju, porém a empresa recebia como se fossem ônibus ou vans de passageiros. O prejuízo com o pagamento ilegal pode ultrapassar R$ 3 milhões de 2017 a 2019.

Na ação também foram denunciados os Secretários de Administração e o de Finanças, Edson Oss (Leo Oss) e Fábio Lopes (Fábio da Minas) respectivamente, a servidora municipal Liude Botelho, o responsável pelo transporte escolar e ex candidato a vereador, Márcio Pires (PSDB), e a empresa LN Serviços e Empreendimentos.

De acordo com a denúncia, todos tinham pleno conhecimento das fraudes, porém eram coniventes com as irregularidades e atestavam e pagavam por serviços supostamente não realizados. A servidora Liude Botelho chegou a elaborar um relatório interno apontando as linhas fantasmas que recebiam sem rodar, o documento também foi encaminhado à Polícia Federal. Os documentos da Ação Civil Pública ainda demonstram que servidores do município faturaram alugando veículos para os transporte escolar.

A partir de agora a Polícia Federal deverá instaurar inquérito para apurar as denúncias e pode requisitar depoimento dos acusados, inclusive do prefeito Marcelo Angênica. Em janeiro a Justiça do Trabalho já havia determinado que a empresa LN Serviços e Empreendimentos registrasse todos os funcionários da empresa, que desde 2017 atuavam através de contratos de terceirização irregulares. Outras 6 denúncias seguem sob apuração no Ministério Público Federal e Estadual./sigaanoticia

Quatro pessoas e um bebê ficam feridos após carro cair em ribanceira, em Itabuna



[Quatro pessoas e um bebê ficam feridos após carro cair em ribanceira, em Itabuna ]


Quatro pessoas e um bebê de 5 meses ficaram feridas, na manhã desta terça-feira (18), após o carro em que estavam sair da pista e descer uma ribanceira no acostamento da BR-101, trecho da cidade de Itabuna, no sul da Bahia.

De a cordo com informações da  Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 8h, no Km 512, após o motorista perder o controle do veículo.

Segundo o G1, as vítimas foram socorridas para o Hospital de Base em Itabuna, no entanto não há informações sobre o estado de saúde deles. Já o bebê foi levado para a maternidade do Hospital Manoel Novaes, onde recebeu atendimento e foi liberado no fim da manhã.

Conforme a PRF, o carro já foi retirado da ribanceira e o acidente não atrapalhou o fluxo de outros veículos./G!

Paciente surta, arranca pedaço de rosto de médico com mordida e quebra portas de hospital





Um médico de 46 anos da Santa Casa de Araçatuba, no interior de São Paulo, teve parte do rosto arrancada após ser mordido por um paciente na noite de ontem. Uma outra profissional também foi agredida durante a confusão. A polícia foi chamada e o paciente foi detido.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a confusão começou depois que um paciente de 23 anos, que não teve a identidade revelada, deu entrada na emergência com ferimentos no braço, que teriam acontecido durante um churrasco entre amigos.

Ainda segundo o hospital, uma médica plantonista foi avaliar o paciente, que se irritou e empurrou a profissional, que caiu no chão.

Diante da agressão, um outro médico plantonista se aproximou para ajudar a colega e acabou levando uma forte mordida no rosto, que provocou um grave ferimento no profissional (a imagem é forte). Segundo o hospital, a mordida não atingiu a veia jugular do médico por alguns milímetros.

Ainda de acordo com o hospital, o agressor, que apresentava sinais clínicos de embriaguez, passou a correr dentro da unidade após o ataque e chegou a quebrar a porta de um banheiro que fica próxima à recepção. Neste momento, o homem ainda teria agredido um outro paciente do hospital que havia tentado se esconder dentro do banheiro ao ver a confusão.

A Polícia Militar foi chamada e conteve o agressor, que foi encaminhado para o plantão policial da cidade. Um boletim de ocorrência de dano e lesão corporal foi registrado.

Em depoimento, o suspeito teria alegado à polícia que se descontrolou após ser xingado pelo médico. A polícia vai investigar o caso e o homem vai responder pelos crimes em liberdade./bahiaextremosul

Atiradores executam homem em Alcobaça; mãe e irmã foram baleadas



[Atiradores executam homem em Alcobaça; mãe e irmã foram baleadas ]


No início da noite desta sexta-feira (14) um homem foi morto a tiros na Rua do Cação, bairro do Farol em Alcobaça.

João Pedro dos Santos Soares, 26 anos de idade, natural da cidade de Alcobaça, estava em casa com sua família e, segundo informações de populares, três indivíduos chegaram um Fiat/Uno, desembarcaram, adentraram na residência e atiraram diversas vezes.

De acordo com relatos, ao perceber a presença dos assassinos, João Pedro abraçou a mãe e a irmã, tentando se proteger.

Ele foi alvejado por 04 disparos; sendo um no olho esquerdo, um na região coxa direita, um no abdômen e outro no lado direito do maxilar, e foi à óbito no local.

Sua mãe e irmã também foram alvejadas. A irmã, de 21 anos, foi atingida com tiro na perna esquerda. A mãe, de 41 anos de idade, foi atingida por três disparos (um na região do abdômen, um na coxa esquerda e um no ombro).  Ambas foram rapidamente socorridas pelo SAMU ao Hospital de Teixeira de Freitas, mas a mãe da vítima fatal encontra-se em estado grave.

Cápsulas de pistola 9mm foram encontradas no local.

João Pedro, que era ex-presidiário, usava uma tornozeleira eletrônica e, segundo a Polícia,  fazia parte do bando do traficante Jalperaz - o “Soca” ou “Coroa”, assassinado a tiros, junto com a esposa, o casal de filhos e um genro, em janeiro de 2018, no município de Mucuri, em um local de divisa com o Espírito Santo, no mesmo dia em que saiu do presídio.

O corpo de João Pedro dos Santos Soares foi levado pelo rabecão ao IML de Teixeira de Freitas, para exames de praxe. O crime será investigado pelo delegado Maderson Souza e sua equipe./medeirosdiadia

Teixeira: Presidiário da Condicional é executado a tiros em ação violenta no Bairro Caminho do Mar II





Teixeira Freitas: Um presidiário do Regime Condicional foi executado a tiros na Rua Beira Rio, no Bairro Caminho do Mar ll, na noite desta segunda-feira, 17 de fevereiro. Segundo informações, por volta das 21h00, dois homens armados entraram pelo fundo da residência da vítima. Ao avistar os criminosos, a vítima ainda conseguiu correr, entrar na sua casa e trancar a porta.

IMG_7959.JPG

Os bandidos atiraram de fora para dentro, e depois arrombaram a porta, terminando de executar a vítima, identificada como Marcelo Gonçalves Sobrinho, 31 anos. Segundo a esposa da vítima, o Marcelo foi condenado a 16 anos de prisão por homicídio, tinha ficado 06 anos preso, e há mais de dois anos estava na Condicional só assinando o procedimento no Fórum todo mês.

IMG_7980.JPG

Ainda segundo informações, o Marcelo tinha cometido o crime em 2006, cuja vítima seria o pai de um policial militar. A delegada Andressa Carvalho e sua equipe realizaram o levantamento cadavérico e os peritos do DPT fizeram a perícia de local. Segundo os peritos, a vítima foi atingida por diversos tiros, principalmente na cabeça. Um dos ferimentos parece ter sido provocado por uma arma de grosso calibre.

IMG_7983.JPG

Os peritos encontraram dois projéteis de arma de fogo, mas estava muito danificado e não foi possível determinar o calibre da arma no local. Após a perícia de ação violenta, o corpo foi removido ao IML, onde passará por necropsia./Liberdadenews

Restauração da BA-290 no trecho entre Itanhém e Teixeira de Freitas é autorizado



Foto: Neuza Brizola


Os 89 quilômetros da BA-290, que liga Itanhém a Teixeira de Freitas, passando por Medeiros Neto, serão restaurados. O aviso de licitação para a realização dos serviços pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) do último sábado (15). A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está prevista para 19 de março.

A rodovia localizada no extremo sul baiano encurta a distância para chegar até a divisa com Minas Gerais. A restauração vai beneficiar aproximadamente 220 mil moradores de Jucuruçu, Lajedão e Vereda, junto com Itanhém, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas. Os serviços na via vão atender o escoamento da produção do eucalipto, das usinas de álcool, de hortifrutigranjeiro, da pecuária e da mineração de granito.

O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, destaca outra obra que está em andamento na BA-290. “Os serviços de restauração do acesso que liga Vila Rezende a Itanhém estão em fase inicial. O trecho de 20 quilômetros faz a ligação do sul do estado com Minas Gerais e também tem importância para o desenvolvimento da região”.

Na região, manutenções também estão sendo realizadas pelo Consórcio Construir na BA-001, do acesso a Prado até a BA-418 e entre Nova Viçosa e Mucuri; na BA-698, que liga a BR-101 a Mucuri; na BA-690, de Vereda até Medeiros Neto; na BA-999, que liga a BR-101 até a Bahia Sul Celulose; BA-489, de Prado até Itamaraju; na BA-695, entre Lajedão e a divisa com Minas Gerais e da BA-693 até Lajedão./bahiaextremosul

Itamaraju: Morre Almir Cajá vítima de disparo acidental



Itamaraju: Morre Almir Cajá vítima de disparo acidental


O corpo do trabalhador rural Almir Cajá Braga, de 57 anos, um dos homens mais conhecidos do interior de Itamaraju, foi encontrado na manhã desta segunda-feira, dia 17 de  fevereiro, numa propriedade rural localizada na região do São Domingos, onde o mesmo residia.

Segundo informações dos parentes, Cajá saiu de casa para olhar uma armadilha e como não voltou, eles saíram para procurá-lo, quando encontraram o mesmo caído, sem sinais vitais e com uma espingarda no ombro. Acredita-se que ele tenha se desequilibrado e ao cair a arma disparou acidentalmente. Ele foi atingido na cabeça.

Após guia expedida pelo delegado Gilvan Meirelles, titular da Polícia Civil no município de Itamaraju, o corpo foi removido ao IML para exames de medicina legal. Informações dão conta que o pai de Almir Cajá teria morrido da mesma forma./TH

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Trabalhador rural é encontrado morto com marca de perfuração feita por espingarda





O corpo do trabalhador rural que não teve a identidade revelada foi encontrado na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, em uma fazenda próximo do São Domingos, pertencente à cidade de Itamaraju, com marca de uma perfuração feita por disparo de espingarda.

Segundo informações, o trabalhador rural saiu de casa como de costume para cuidar da lavoura e não foi mais visto. Familiares preocupados com o sumiço do homem, resolveram procura-lo e hoje pela manhã encontraram o corpo com uma perfuração feita do disparo da espingarda artesanal. Suspeita-se que o tiro que matou o homem foi acidental. Pois o corpo estava caído ao chão bem ao lado da arma.

As polícias civil e militar foram acionadas e estiveram no local para fazer o registro e liberar o corpo para ser encaminhado para o IML de Itamaraju, onde passará por exames de necropsia./bahiaextremosul

”Samurai” e Sanção morrem em confronto com a polícia de Eunápolis



”Samurai” e Sanção morrem em confronto com a polícia de Eunápolis

Ricardo Augusto Pedro da Cruz, o “Samurai”, de 18 anos, que tinha mandado de prisão em aberto e Antônio Oliveira Sanção, idade não informada, morreram durante uma troca de tiros com policiais da 7ª Companhia Independente de Eunápolis (CIPM), no bairro Arnaldão.

Os militares que participaram da ação dizem que chegaram aos suspeitos após denúncia anônima e assim que aproximaram-se da casa onde eles estavam, foram recebidos a tiros. No revide os acusados acabaram sendo alvejados e apesar de terem sido socorridos ao Hospital Regional de Eunápolis (HRE), não resistiram.

A polícia informa que a dupla morta na ação vinha praticando homicídios na cidade de Eunápolis. “Samurai”, que era foragido da Justiça do Mato Grosso, gostava de ostentar armas nas redes sociais e dias atrás teria atirado contra uma viatura policial.


No imóvel onde os dois estavam a polícia aprendeu drogas, duas pistolas, sendo uma 9mm e outra 380, alem de dois carregadores. A Delegacia Territorial de Eunápolis (DT), investiga o caso./TH

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Doméstica grávida de 06 meses é morta a facadas por neto da patroa na Bahia





A empregada doméstica Jéssica Santiago dos Santos, 29 anos, foi assassinada a facadas na casa onde trabalhava no Vale do Canela, na madrugada deste domingo (16). Ela estaria grávida de seis meses e teria sido atacada quando segurava seu outro filho de colo, segundo moradores. Eles relataram ainda que vítima teria sido estuprada antes dos golpes.

Apontado por parentes como o autor do crime, o neto da proprietária do imóvel, Denilson Israel dos Santos Santana, 29, foi agredido por populares após o crime e está internado no Hospital Geral do Estado do Estado (HGE).  Um outro homem, que foi visto entrando no imóvel junto com Denilson, teria envolvimento no crime. No entanto, ele não foi localizado.

Era por volta da 1h deste domingo (16) quando Denilson e o outro rapaz pararam defronte à casa da avó dele, situada em frente ao viaduto Gabriela - que faz a ligação entre o Vale do Canela e o Campo Grande. Segundo moradores, Denilson e o rapaz eram usuários de droga e tinham deixado um centro de reabilitação para curtirem o Carnaval.

Pouco depois das 4h, Jéssica abriu a porta para Denilson e o outro rapaz, pois já havia sido orientada pelo pai de Denilson a deixá-los entrar. Logo em seguida, foi atacada em circunstâncias ainda não esclarecidas. "Ninguém sabe o que o fez fazer isso com ela. Estamos procurando o por quê", disse o vizinho.

Segundo ele, Jessica saiu da casa ensanguentada com o filho no colo e chegou a contar que havia sido esfaqueada. "Ela tinha cortes no rosto, pescoço, peito e na barriga. Com certeza o bebê dela morreu também, porque tinha mais de uma perfuração na barriga", contou uma vizinha.

Ainda de acordo com ela, a empregada doméstica teria sido estuprada.

"Ela estava semi nua, com os seios à mostra por conta da roupa rasgada", disse. A fonte revelou que a doméstica já tinha sido ameçada pelo criminoso anteriormente. "Em dezembro do ano passado, ele disse que iria matá-la. Vivia dizendo que ia acabar com ela e com um rapaz que trabalha como motorista para avó dele", contou.

Logo depois Denilson saiu do imóvel e foi atacado pelos moradores. Uma guarnição da Polícia Militar que passava na hora percebeu o tumulto e consegui impedir o linchamento.

Segundo policiais que atenderam a ocorrência, Denilson confessou o crime alegado que Jessica haveria passado informações sobre a vida dele a um grupo rival da Gamboa.

Crime ocorreu no segundo andar do imóvel onde Jéssica trabalhava

(Foto: Bruno Wendel/CORREIO)

Jéssica trabalhava no imóvel há alguns anos e dormia no local. Segundo vizinhos, ela era muito querida pela avô de Denilson. "A idosa tinha também um carinho especial porque ela estava grávida do segundo filho", contou um vizinho.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.