Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 9 de setembro de 2023

Itapetinga: Estudante baiano de 11 anos morre de infarto um dia após desfile do 7 de setembro


O estudante Davi Santos Silva, de 11 anos, morreu na sexta-feira (8), vítima de um infarto na cidade de Itapetinga, sudoeste da Bahia, a cerca de 576km de Salvador. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Itapetinga lamentou o falecimento do garoto, que era aluno do 6º ano do Colégio Cívico-Militar Otávio Camões, e um dia antes "viveu a emoção de representar a sua escola em um momento de civismo e patriotismo". 

"Pode viver toda a reverência a nosso país e pôs em prática alguns dos ensinamentos passados em sala de aula. Mas um mal súbito o tirou do nosso convívio", diz o texto. 

A Prefeitura ainda presta os pêsames aos amigos e familiares de Davi. "Restarão as imagens da sua bonita passagem pela escola, as boas lembranças, os bons momentos e a certeza de que ele deixou marcas inapagáveis entre aqueles que puderam disfrutar da sua convivência". 

Não foram dados detalhes sobre sepultamento do estudante./ibahia

Homem acusado de estupro de vulnerável é preso durante abordagem de trânsito em Eunápolis

 


Eunápolis: Um homem acusado de estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na tarde de sexta-feira (08) na BR-101, a cerca de dois quilômetros do centro de Eunápolis. 

Auxiliar administrativo de uma rede de supermercados, Antônio Carlos José Rodrigues, de 44 anos, trafegava pela rodovia em uma motocicleta quando foi abordado pelos agentes, que constataram um mandado de prisão preventiva em seu desfavor. 

Segundo apurou a reportagem, o acusado respondia ao processo desde o ano de 2015. Somente em agosto, oito anos após o início das investigações, a Justiça julgou o caso e o condenou. 

Um dos trechos da sentença condenatória destaca que “não havendo dúvidas relevantes da materialidade e autoria do crime, julgo procedente o pedido para condenar o réu, nas penas previstas no artigo 217-A do Código Penal.” 

Antônio Carlos está custodiado na carceragem da Polícia Judiciária, aguardando transferência para o sistema penal. A reportagem ainda não conseguiu contato com sua defesa. 

O QUE É ESTUPRO DE VULNERÁVEL – O artigo 217-A do Código Penal Brasileiro trata do crime de estupro de vulnerável. 

Ele descreve a conduta criminosa em que alguém mantém relação sexual ou pratica qualquer ato libidinoso com uma pessoa menor de 14 anos, com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para consentir com o ato, ou com alguém que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência./Radaenews

Bandido faz dancinha enquanto comparsa mata policial a tiros na porta de casa; veja o vídeo

Na tarde da sexta-feira, 8 de setembro, um sargento aposentado da Polícia Militar, identificado como Gerson Antunes Lima, de 55 anos, foi brutalmente assassinado por criminosos em São Vicente, cidade litorânea do estado de São Paulo. O trágico incidente ocorreu na Rua Juarez Távora, localizada na região da Cidade Náutica. 

As imagens capturadas pelas câmeras de segurança do local revelam a ação criminosa de quatro indivíduos armados que se estavam em duas motocicletas. Ao passarem pela residência onde o sargento Gerson residia, um dos criminosos que estava na garupa efetuou disparos fatais contra o policial. Um dos criminosos fez uma dancinha enquanto o comparsa atirava no policial.



Apesar dos esforços dos serviços de socorro, que o levaram para o Hospital do Vicentino, situado no bairro Vila São Jorge, Gerson Antunes Lima não resistiu aos graves ferimentos e faleceu no local. Os criminosos empreenderam fuga imediatamente após o ataque. 

A Polícia Militar informou que o sargento estava aposentado desde 2019 e que sua última unidade de serviço foi a 1ª Companhia do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I). 

O Secretário de Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, manifestou sua consternação diante da morte do policial aposentado nas redes sociais. 

Dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que Gerson Antunes Lima é o oitavo policial militar a perder a vida na Baixada Santista desde o início deste ano. Além disso, outros 12 policiais foram feridos na região ao longo do mesmo período. A onda de violência contra agentes da lei na região tem gerado preocupação e desafios adicionais para as autoridades de segurança pública./Bahiaextremosul

Neymar marca contra a Bolívia e passa Pelé como maior artilheiro da Seleção em jogos oficiais


O atacante Neymar se tornou o maior artilheiro da seleção brasileira em jogos oficiais, com 78 gols. O camisa 10 marcou o quarto gol da Seleção contra a Bolívia, na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 

O primeiro gol de Neymar pela Amarelinha foi marcado na estreia do jogador, em um amistoso contra os Estados Unidos, em 2010. E o anterior foi anotado contra a Croácia, nas quartas de final da última Copa do Mundo, no jogo em que o Brasil foi eliminado nos pênaltis. 

Vale destacar que, apesar de ter passado a marca de Pelé, Neymar disputou 33 jogos oficias a mais que o Rei. Com isso, a média de gols de Pelé com a Amarelinha é maior que a do atual camisa 10 da Seleção (0,84 gols por partida, contra 0,62 de Neymar). 

Contando jogos amistosos, que tinham maior importância no contexto futebolístico de décadas atrás, Pelé alcançou 95 gols com a Amarelinha./cnnbrasil 

Veja abaixo os cinco maiores artilheiros da seleção brasileira em jogos oficiais 

Posição   Jogador   Gols Jogos       Média 

1      Neymar   78    125  0.62

2      Pelé 77    92    0.84

3      Ronaldo  62    98    0.63

4      Romário  55    70    0.79

5      Zico 48    71    0.68

Mãe de Wesley Safadão desabafa: ‘Estamos tentando entendê-lo’

O cantor Wesley Safadão, 35 anos, enfrenta um momento desafiador em sua carreira, tendo anunciado na semana passada um afastamento indeterminado dos palcos por questões médicas. 

Dona Bil, 61 anos, mãe e empresária do artista, compartilhou sua perspectiva em uma entrevista ao portal LeoDias, nesta sexta-feira (8), revelando que a família e a equipe estão tentando entender essa fase delicada. 

De acordo com Dona Bil, seu filho já está em processo de recuperação, mas ainda encontra dificuldades em expressar seus sentimentos verbalmente. Ela compartilhou: "É tudo diferente, estamos tentando entendê-lo. Ele tá se recuperando, tá tentando falar o que sente." 

Segundo ela, o mais importante é que ele se recupere o mais rápido possível ao lado da família. 

Ela mostrou empatia com o cantor. “Se tá difícil pra mim e família, imagina pra ele. Amanhã a gente vai tentar ele mesmo começar a falar. Mas graças a Deus ele está se recuperando bem. Eu mesma não consigo falar”, finalizou./bnews

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Caso Hyara Flor: parecer emitido por perito contratado pela família da adolescente contesta versão da Polícia Civil da Bahia

O parecer emitido por um perito contratado pela família da adolescente Hyara Flor, de 14 anos, contesta a versão apresentada pela Polícia Civil da Bahia, em agosto deste ano. O inquérito concluiu que o disparo que matou a vítima foi feito de forma acidental pelo cunhado dela, uma criança de nove 9 anos, enquanto os dois brincavam com uma arma de fogo. 

O g1 teve acesso com exclusividade ao documento assinado pelo perito forense Eduardo LIanos, profissional de São Paulo, com 30 anos de experiência na área. Ele atuou em casos de grande repercussão como a morte da mãe do menino Bernardo Boldrini e de Felipe Vieira Nunes, de 30 anos, morto pela PM durante a Operação Escudo, em Guarujá, no litoral de São Paulo, em julho deste ano. 

O perito esteve no local do crime, acessou o inquérito policial e concluiu que uma pistola calibre 380 não pode ter sido disparada por uma criança de 9 anos. 

A advogada Janaína Panhossi, que representa a família de Hyara Flor, revelou que o parecer técnico foi entregue ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) há cerca de 20 dias, e disse que o órgão pediu novas investigações para a Polícia Civil. 

O MP-BA informou para a TV Bahia que fez alguns questionamentos para a Polícia Civil:

em qual vertebra cervical ficou alojada a bala;

o motivo de não ter sido apresentado o laudo anterior a trajetória da bala;

se o disparo aconteceu em um ângulo superior ou inferior à marca do tiro na vítima;

se a arma foi disparada para baixo;

se foi realizado algum exame nas mãos de Hyara que comprove vestígio de pólvora. 

O g1 entrou em contato para saber se a Polícia Civil voltou a investigar o caso, a pedido do MP-BA. A instituição contou que até o momento, não foi notificada oficialmente. 

A assessoria do MP-BA informou para o g1 que recebeu o parecer técnico da defesa, que foi juntado aos autos do inquérito policial, solicitou diligências complementares à perícia técnica e aguarda o retorno. O órgão adiantou que a última movimentação no processo foi no dia 1º de setembro. 

Veja abaixo algumas das constatações do parecer técnico:

Para o perito forense, o fato de o marido de Hyara usufruir do direito de ficar em silêncio diante do interrogatório demonstrou uma atitude de defesa desnecessária, uma vez que uma testemunha teria dito estar junto no momento do disparo, além do cunhado ter confirmado ser autor do disparo que atingiu a vítima;

a testemunha teria contado que, mesmo tendo ouvido o barulho do tiro, preferiu continuar almoçando, enquanto o marido de Hyara Flor saiu do quarto para verificar o que aconteceu;

o marido de Hyara Flor disse não escutou o irmão gritar que teria atirado na vítima, apenas ouviu o barulho do disparo. 

A Polícia Civil afirmou que, segundo depoimento do cunhado de Hyara, de 9 anos, a vítima teria manipulado a pistola e colocado nas próprias mãos para apontar na direção dela e simular um assalto, durante uma brincadeira. Em seguida, ele teria disparado o gatilho, de forma não intencional. A bala ficou alojada no pescoço da adolescente. 

"Atitude desconexa com a realidade pois a deflagração de uma arma precisa de uma manipulação especifica supostamente de conhecimento da vítima ,a qual saberia as consequências do seu acionamento", apontou o laudo. 

'Zona de tatuagem'



Segundo o perito forense, o disparo que atingiu a vítima na região do pescoço provocou uma "zona de tatuagem", na parte de baixo da cabeça. Isto, conforme o documento, significa que ao ser deflagrado à curta distância da vítima, o projétil provocou a saída de gases e resíduos expelidos pelo cano da arma. 

A "zona de tatuagem" é o resultado da impregnação dos resíduos de combustão e semicombustão da pólvora e das partículas sólidas do próprio projétil. 

A diferença de altura entre Hyara Flor e o cunhado, conforme o documento, obrigaria a criança a realizar um disparo de baixo para cima, permitindo a presença de uma "zona de tatuagem" em grande parte do pescoço, em torno do ferimento. No entanto, no inquérito, o médico legista teria observado a zona de tatuagem apenas na região abaixo da cabeça. 

Para determinar a diferença de altura entre Hyara Flor, o marido (que a família aponta como autor do crime) e o cunhado (apontado pela polícia), foram solicitadas fotografias e também usados depoimentos que determinam a altura aproximada de cada um. Foi constatado que o tiro foi efetuado por uma pessoa mais alta que a vítima. 

Dentro da análise de imagens cedidas para estudo, o perito constatou que, mesmo após o corpo da vítima ser preparado para velório e sepultamento, realizando toda uma higiene para retirar vestígios visíveis de uma morte violenta, parte dos dedos, especialmente a ponta do polegar esquerdo, apresentava vestígios atribuíveis a depósito de resíduos de pólvora. 

Segundo o documento, os vestígios podem indicar que a vítima tentou segurar a arma para evitar ser disparada ou posicionou as mãos perto do cano. 

Falta de provas objetivas

O perito forense também apontou que a falta de trabalhos periciais e investigativos com o objetivo de produzir provas objetivas e inquestionáveis "limita toda e qualquer tentativa de elucidar um crime". 

Segundo o documento, não foram encontrados no inquérito resultados ou perícias necessárias para obter linhas de investigações que demonstrem a autoria do crime e a real motivação. Veja abaixo a lista de questionamentos - algumas coincidem com as que o MP-BA fez para a Polícia Civil: 

Trajetória e trajeto balístico; 

Resposta as perícias de DNA e digitais na arma;

Reprodução Simulada;

Perícia do aparelho telefônico da vítima, e;

Constatação da exata vertebra cervical onde ficou alojado o projétil.

O parecer técnico criticou a informação passada pelo perito médico legista, que constatou que o projétil entrou na região anterior ao pescoço de Hyara Flor e se alojou na vértebra cervical. "Lamentavelmente o Perito Médico Legista não manifesta em qual das 07 vertebras cervicais ficou alojado o projétil limitando tecnicamente a elucidação do trajeto balístico", pontuou, no laudo. 

Veja abaixo a reprodução da dinâmica considerada improvável pelo perito: 




Veja abaixo a reprodução da dinâmica considerada provável pelo perito:




Indignação da família



Após o anúncio do resultado do inquérito policial, que gerou uma reviravolta no caso, o pai da adolescente, Hiago Alves, contestou a apuração da morte de Hyara Flor em uma rede social . 

"Estou aqui indignado e revoltado, mas já esperava esse inquérito policial", afirmou em um vídeo publicado nesta sexta.

Caso

Hyara Flor Santos Alves, de 14 anos, foi morta em julho deste ano em uma comunidade cigana, na cidade de Guaratinga, no sul da Bahia. O marido da adolescente, que também tem 14 anos, era considerado o principal suspeito do crime. Ele foi apreendido no dia 26 de julho, em Vila Velha, no Espírito Santo. Após a conclusão do inquérito, ele foi liberado. 

A investigação inicial apontava que o crime teria sido cometido por vingança após um relacionamento extraconjugal entre a mãe do adolescente e o tio da vítima. No entanto, conforme a polícia, a versão não se sustentou com provas. 

Para o pai de Hyara, a versão de que a filha foi morta durante uma brincadeira não corresponde à realidade. Em um vídeo publicado em seu perfil em uma rede social, onde acumula quase 300 mil seguidores, ele acusou o delegado da cidade de ouvir "versões manipuladas". 

"Ele ouviu três pessoas manipuladas que tiveram tempo suficiente para manipular. Eles estavam soltos esse tempo todo, saíram correndo sem prestar socorro para a minha filha". 

Durante o vídeo, Hiago diz que "a perícia não indicou" quem foi o autor do disparo, porém o inquérito policial emitido pela Polícia Civil afirma que quem apertou o gatilho foi o cunhado da vítima. A conclusão tem como base depoimentos de testemunhas, imagens de câmeras de segurança, mensagens de celular e documentos. 

Brincadeira com arma de fogo 

Durante a investigação, o sogro de Hyara, Júnior Silva Alves, conhecido como "Amorim" na comunidade cigana, afirmou que a adolescente havia sido morta de forma acidental. Em vídeo publicado em uma rede social, ele explicou a versão que, depois, seria confirmada pela polícia. 

“Ele não tem nada a ver com esse caso, não, gente. A perícia tem que mostrar a verdade para a Polícia Federal. O fato que aconteceu foi JD (iniciais do nome da criança), que é meu filho e cunhado de Hyara, brincando com a arma e teve um disparo acidental”, contou. 

De acordo com a apuração da Polícia Civil, a criança e Hyara brincavam de encenar um assalto. Quando a criança manuseou a arma, que estava carregada, pressionou o gatilho e baleou a adolescente. 

As investigações ainda apontaram que o marido de Hyara estava na casa dos pais, que fica ao lado do imóvel do casal, onde aconteceu o crime. As duas residências têm um acesso em comum pelo fundo. 

Após o disparo, uma filmagem da câmera de segurança mostra que a criança de nove anos foi para a rua com a mão na cabeça. Depois disso, as pessoas que estavam fora do imóvel entraram na casa. 

"A criança saiu do imóvel e foi para rua. O momento pode ser visto nas câmeras de segurança, quando o menino sai com a mão na cabeça e gritava: 'me matem, eu matei a Hyara'. Aí as pessoas entraram correndo na casa", contou o coordenador da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior /Eunápolis, Paulo Henrique de Oliveira. 

A sogra de Hyara Flor foi indiciada por homicídio culposo e porte ilegal de arma de fogo, considerando que a pistola utilizada no crime pertencia a ela. A Polícia Civil entendeu não existir necessidade de pedir a prisão cautelar dela. 

O inquérito ainda indiciou um tio de Hyara Flor por disparo de arma de fogo. Os tiros teriam sido disparados contra a residência do casal de adolescentes, após a morte da jovem. 

Veja alguns pontos da investigação revelados pela polícia em agosto: 

👉Resultado do inquérito foi baseado em relatos de testemunhas e elementos periciais; 

👉A arma foi comprada pela mãe do adolescente em Vitória da Conquista, após uma tentativa de sequestro que o filho sofreu em Guaratinga; 

👉O adolescente tem entre 1,80m e 1,85m de altura, apesar de ter apenas 14 anos. Pela posição do tiro, foi descartado que ele fosse o autor do tiro; 

👉O disparo foi de uma distância entre 20 e 25 cm, ou seja, a uma curta distância; 

👉Foi descartada a possibilidade do crime ter sido premeditado por causa da fuga. A família do adolescente parou em um posto de combustível, a caminho do Espírito Santo, e completou o tanque; 

👉Sobre agressões físicas, o laudo da necropsia não indicou sinais de violência doméstica internos e externos; 

👉Testemunhas ouvidas pela polícia disseram, de forma unânime, que o casal tinha uma relação harmônica; 

👉A versão da vingança por causa da traição não se sustentou com provas./g1 Bahia.

Vendedor ambulante morre ao ser atropelado por caminhão em Porto Seguro

 

Um ciclista morreu na tarde desta sexta-feira (08) depois de ser atingido por um caminhão nas proximidades do conjunto habitacional Vila Parracho, em Porto Seguro. 

Com o impacto, o vendedor ambulante Ednaldo Jesus Ferreira, de 53 anos, caiu na pista já inconsciente. 

Dois profissionais da área de saúde que passavam pelo local realizaram manobras de reanimação enquanto aguardavam a chegada da equipe médica de resgate. 

Dois profissionais da área de saúde que passavam pelo local realizaram manobras de reanimação 

A vítima, no entanto, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local, conforme constatado pelos socorristas do Samu. 

Ednaldo Jesus vendia brinquedos nas praias da orla norte da cidade, e seus produtos ficaram espalhados pela pista. 

O motorista do caminhão permaneceu no local do acidente, que será investigado./ Radar News

Criança de 3 anos morre afogada em estação de piscicultura em Alcobaça


Alcobaça: Uma tragédia familiar abalou a comunidade de Cana Brava, no município de Alcobaça, na tarde desta quinta-feira, 07 de setembro. Uma criança de 3 anos, morreu vítima de afogamento em uma estação de piscicultura (criatório de peixes) que fica a 80 metros da casa onde estava com os avós. 

O pequeno João Lopes Faro Neres foi encontrado submerso na água pelos familiares, que tentaram reanimá-lo e o levaram para a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) de Teixeira de Freitas. No entanto, ele não resistiu e veio a óbito na unidade hospitalar. 

O avô da criança, Dera Toco, contou que eles estavam reunidos em um almoço familiar na roça, e que João Lopes sempre passava os finais de semana com eles. Ele disse que o neto nunca tinha ido até o poço onde ficam os peixes, e que em questão de três minutos ele saiu da área da casa e foi para o local. "Nós tivemos uma tragédia, estamos tristes e abalados", lamentou. 

A delegada plantonista Katia Cielber autorizou a remoção do corpo da UMMI para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia e posteriormente foi liberado o corpo para a família realizar o sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Quantidade de animais soltos em rodovias do extremo sul da Bahia exige cautela na direção

De janeiro até junho, 503 animais tiveram que ser retirados das rodovias pela PRF

A presença de animais nas estradas representa risco aos motoristas que trafegam nos trechos urbanos das rodovias e pode causar ou agravar acidentes como atropelamentos de animais. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já registrou 175 casos de animais de grande porte, como vacas e cavalos, neste ano no extremo sul baiano. 

De janeiro até junho, 503 animais tiveram que ser retirados das rodovias pela PRF objetivando mitigar o risco de acidentes nos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Itabela, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Mucuri e Caravelas, e no mesmo período 12 acidentes foram causados pela presença de animais na pista com quase 40% dos casos envolvendo motocicletas. Em um único dia, a PRF chegou a manejar da pista para um local seguro 50 animais na cidade de Teixeira de Freitas. 

Segundo o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Henrique de Oliveira, nos casos em que o dono do animal for identificado e comprovada a negligência, ele poderá ser responsabilizado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. A Polícia Rodoviária Federal informa que quando o responsável pelo animal é identificado, um termo circunstanciado é confeccionado e encaminhado à justiça. 

Em um único dia, a PRF chegou a manejar da pista para um local seguro 50 animais

A PRF informa que reuniões estão sendo feitas com as instituições públicas para discutir melhorias e, assim, diminuir a incidência de casos de animais soltos em vias públicas da região. A orientação das autoridades para os motoristas ao avistarem um animal na pista é reduzir a velocidade e ligar o pisca-alerta. Além disso, devem denunciar as situações pelo telefone da PRF, o 191, em rodovias federais./Radar News

VIDEO: Homem morre afogado neste feriado de 7 de Setembro no Guarani

Na manhã deste feriado da independência do Brasil, quinta-feira, 07 de setembro, uma tragédia ocorreu no interior do Prado, resultando na morte de um homem vítima de afogamento. 

A vítima, identificada como Samuel Jesus dos Santos, de 30 anos, residente na Vila Operária, no distrito de Guarani, estava desfrutando de um momento de lazer no rio Jucuruçu, localizado nos arredores da fazenda Bonanza. No entanto, um momento de diversão transformou-se em tragédia quando ele submergiu nas águas e não emergiu.

 .


Após o incidente, moradores da região rapidamente alertaram as autoridades, e uma equipe do Corpo de Bombeiros foi imediatamente despachada para o local do desaparecimento. Mergulhadores experientes prontamente iniciaram as buscas pelo homem desaparecido nas águas do rio. 

Após um esforço conjunto das equipes de resgate, o corpo de Samuel Jesus dos Santos foi localizado e retirado da água. A polícia civil foi notificada do trágico ocorrido, seguindo procedimentos legais. Uma guia do levantamento cadavérico foi autorizada, e o servidor público Anderson Barbosa assumiu a responsabilidade de transferir o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju. 

No IML, exames periciais serão realizados como parte do processo de investigação. Somente após esses procedimentos, o corpo será liberado para os familiares, que enfrentam um momento de grande dor e tristeza devido à perda inesperada de Samuel Jesus dos Santos./Bahiaextremosul

Manifestação pede justiça pela morte de Nilmar Lobeu de Souza em Teixeira de Freitas


 Teixeira de Freitas: Cerca de 200 moradores se manifestaram em frente à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas na manhã desta quinta-feira, 07 de setembro, pedindo por justiça em relação à morte do jovem Nilmar Lobeu de Souza, de 27 anos. O crime aconteceu na noite desta última terça-feira, 05 de Setembro, na Rua Armênia, situada no Bairro Liberdade I na cidade de Teixeira de Freitas. 

Nilmar Lobeu de Souza foi atingido por quatro disparos de arma de fogo, sendo dois na região lombar e dois na cervical. A vítima já havia sido socorrida por cidadãos locais e levada ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas infelizmente não resistiu aos graves ferimentos e veio a óbito enquanto estava sob cuidados médicos no hospital. 

O pai da vítima, o comunicador "Xumbrega", conversou com a reportagem do Liberdade News e disse que está transtornado com esse momento difícil. "Meu filho era uma pessoa boa, tanto em família como também no convívio com os moradores do bairro. A prova está aqui: mais de 200 pessoas se manifestando em desfavor dessa pessoa maldosa que fez esse ato contra meu filho. Ele destruiu um pedaço de mim", disse. 

"Minha família e amigos estão sofrendo. Peço às autoridades policiais que nos deem uma resposta. Estamos todos aguardando", acrescentou./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Eujacio Dantas e Marcos Belitardo celebram o dia da Independência do Brasil

O pré-candidato a prefeito Eujácio Dantas, promoveu um café da manhã como forma de reunir apoiadores, amigos e simpatizantes. O objetivo era também para que todos celebrassem e participassem  do tradicional desfile cívico do 7 de setembro.  Durante o café  foram levantadas  várias questões importantes relacionadas ao desenvolvimento da cidade, como: saúde, educação, transporte, segurança, entre outros temas.  

Estiveram presente várias lideranças locais, grande número de pré-candidatos a vereadores na próxima eleição e também o ex-presidente da Câmara Municipal e atual vereador Marcos Belitardo.  

Após o café da manhã, Eujácio Dantas e as demais pessoas seguiram para o desfile na avenida Marechal Castelo Branco, evento tradicional na cidade de Teixeira de Freitas que celebra a independência do Brasil. Durante o desfile, Eujácio aproveitou a oportunidade para se aproximar da população, cumprimentar os participantes e ouvir algumas reivindicações e sugestões dos cidadãos.  

O pré-candidato a prefeito enfatizou a importância de estar presente em eventos como o desfile de 7 de Setembro, ele disse que 'é uma oportunidade de interagir com os munícipes e conhecer suas demandas para que no futuro próximo eu possa  apresentar minhas propostas de governo', afirmou. 

 

Durante o desfile, o pré-candidato a prefeito fez questão de saudar os presentes e ressaltar a importância da data para a nossa história e para a nossa cidade. Ele enfatizou a necessidade de valorizar e preservar os símbolos nacionais, assim como nossa cultura e tradições.  

Ele ainda destacou a importância do diálogo e da participação popular na construção de políticas públicas efetivas e adequadas às necessidades de um município grande como é o caso de Teixeira de Freitas. 

Eujacio Dantas tem se mostrado comprometido com a comunidade e com a construção de um futuro melhor para todos. Sua participação ativa no desfile no dia da independência demonstra seu engajamento cívico e seu desejo de transformar nossa cidade em um lugar ainda mais inclusivo e próspero. 

Com ideias inovadoras ele que é conhecido por ter sido o melhor Secretário de Saúde que a cidade já teve, promete um plano de governo  fundamentado nas reais necessidades da população, Eujacio Dantas a cada dia  tem se destacado como uma opção viável para a administração municipal. Sua participação no desfile é apenas uma das diversas ações que ele tem realizado para se aproximar da população e entender suas demandas.  

Eujácio é filho da terra e aqui sempre residiu,  sendo um profundo conhecedor das nuances e dos problemas que a cidade enfrenta. Importante lembrar que Teixeira de Freitas é uma cidade jovem e até hoje Teixeira não teve a oportunidade de ser administrada por um dos seus verdadeiros filhos./zerohoranews

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Cassio Cocobongo critica prefeito pelo cancelamento do desfile cívico em Itamaraju


"Em mais um desrespeito com nosso povo e com uma decisão muito infeliz o Prefeito de Itamaraju cancelou o desfile de 07 de Setembro. Escolas, professores, alunos e pais já estavam todos preparados, mais infelizmente a cultura não é prioridade em Itamaraju. Não podemos deixar essa tradição acabar, principalmente nessa data tão importante para a história do nosso país. Parabéns há algumas escolas que desfilaram por conta própria. Podem contar comigo que vamos juntos resgatar nossa cultura e trazer a dignidade do nosso povo de volta. 🇧🇷 Orgulho de ser Brasileiro".

“Fiz questão de vir aqui na praça para registrar minha indignação com mais um desrespeito com nosso povo, em uma decisão muito infeliz do prefeito de Itamaraju de cancelar o desfile de 7 de Setembro”. 

Foi com essa crítica que Cassio Cocobongo iniciou o dia de hoje, uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da história — a nossa independência. 

Como cidadão, Cocobongo lamentou pelo fato de professores, alunos e pais que já estavam todos preparados para desfilar, se verem frustrados porque mais uma vez ficou comprovado que a cultura mais uma vez não teve prioridade na cidade. 

“Foi nesse dia, em 1822, que D. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas em todas as cidades, — com exceção da nossa, porque simplesmente o gestor não dá valor”, disse.

 

“Não podemos deixar essa tradição acabar”, destacou, parabenizando algumas escolas que desfilaram por conta própria. “Orgulho de ser brasileiro e itamarajuense, dias melhores virão”, finalizou./sigaanoticia

Apresentador Raimundo Varela é velado em Salvador

 

Familiares, amigos e uma multidão de admiradores se reuniram no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, na tarde desta quinta-feira (7), para se despedir do apresentador Raimundo Varela. O velório teve início às 13h. Por volta de 16h, o corpo foi cremado. 

Entre os presentes, estavam o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o diretor geral da Record TV Bahia, Carlos Alves, e os apresentadores Adelson Carvalho e Pedro Sento Se, colegas de emissora de Varela. 

Para Bruno Reis, a Bahia se despediu nesta quinta de um dos maiores comunicadores do estado. “Ele levava informações, mas também cobrava as autoridades e o poder público por melhorias nas vidas das pessoas. Com seus cartões verdes e cartões vermelhos, Varela deixou uma marca no jornalismo. Os exemplos dele irão inspirar gerações presentes e futuras”, declarou o prefeito. 

Segundo Carlos Alves, que teve contato com o apresentador enquanto ele estava internado, ele foi um comunicador até o fim. “Eu fiz uma visita surpresa para ele na semana passada. Mesmo hospitalizado, a vontade de falar continuava lá. Falava sobre esportes, sobre o ferryboat. Mesmo internado, ele continuou sendo um contador de histórias”, disse. 

Mesmo com o feriado, a capela se encheu com fãs de Varela, que vieram de todas as partes da cidade para demonstrar seu carinho pelo apresentador. Uma delas foi Georgina Alvim, de 62 anos, que saiu às pressas de São Caetano para não perder o horário do velório. 

“[Receber a notícia] foi um choque. Eu ainda não estou aceitando, estou medicada para me tranquilizar. A falta que ele vai fazer, ninguém vai suprir. Eu não o conhecia pessoalmente, mas só de ver pela televisão, é como se fosse um amigo”, contou, emocionada. 

Varela morreu aos 75 anos, após duas semanas internado numa clínica de reabilitação em Nazaré. Em 2006, problemas renais e de diabetes o fizeram ser internado no Hospital Aliança em Salvador, às pressas. Depois, foi transferido para o Hospital Osvaldo Cruz, em São Paulo. Três meses depois, foi submetido a um transplante de fígado e rim. 

A causa da morte não foi especificada. Segundo Gel Varela, filho do comunicador, o motivo foi a debilidade natural do corpo após os dois transplantes./correio24horas

Feliz feriado de 07 de setembro – Dia da Independência do Brasil

 


O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades. 

História da Independência do Brasil 

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente. 

 Quais foram as causas da independência? 

A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820, mas podemos considerar que tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808. 

A transferência da família real foi uma consequência da Era Napoleônica e motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas. A mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro foi, portanto, uma fuga. Após se instalar no Rio de Janeiro, foi iniciado o que ficou conhecido como Período Joanino. 

Esse nome faz referência a d. João VI, regente que esteve à frente de Portugal e só se tornou rei português a partir de 1816. Aqui no Brasil, d. João VI realizou uma série de medidas que contribuiu para a modernização do Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico. 

Duas medidas de destaque foram a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815. Com essa última medida, o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se parte do reino português. Essa situação, no entanto, desagradava a muitos em Portugal. Assim, em 1820, estourou a citada Revolução Liberal do Porto. 

Essa revolução mobilizou a elite de Portugal pelo desejo de reformas no país, que incluíam o retorno do rei para Lisboa. O ponto de partida para o processo de independência do Brasil foi, portanto, a intenção da Corte portuguesa (instituição à frente dessa revolução em Portugal) de revogar todas as medidas tomadas por d. João VI durante o Período Joanino. 

 Processo de independência do Brasil 

Foi por causa da possibilidade de recolonização do Brasil que o nosso processo de independência iniciou-se. A elite econômica do país – nesse caso, a elite do Sudeste – não aceitava essa possibilidade porque afetaria seus interesses econômicos. Negociações estenderam-se durante 1820 e 1821, mas, a partir de 1822, o sentimento separatista começou a ganhar força. 

Quem encabeçou a independência do Brasil foi o príncipe regente d. Pedro. À medida que a situação foi tornando-se irreconciliável, o príncipe foi convencido a liderar o processo de independência do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, a situação mostrou-se insustentável, e o regente declarou a independência. 

É importante dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico, uma vez que houve resistência, o que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). As tropas ditas “brasileiras” venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência. 

Portugal acabou reconhecendo nossa independência em 1824, depois que os ingleses mediaram um acordo entre brasileiros e portugueses. O Brasil, como nação independente, organizou-se como uma monarquia e d. Pedro foi aclamado e coroado como imperador do Brasil. Assim, a partir de 1822, ele começou a ser de d. Pedro I. 

Caso queira saber mais sobre todo o processo de independência do Brasil, sugerimos a leitura dos seguintes textos: Independência do Brasil e Guerras de Independência. 

Feriado de 07 de setembro 

O 7 de setembro é um dia extremamente importante para a nossa história. A memória coletiva em nosso país consolidou essa data como o dia em que d. Pedro realizou o grito da nossa independência, sendo esse acontecimento um marco de fundação de nosso país. Apesar disso, os historiadores atualmente não têm certeza se d. Pedro realizou, de fato, o Grito do Ipiranga. 

Sendo considerado um dos marcos fundadores, a data é entendida como um momento importante para a memória coletiva do brasileiro e, por isso, deve ser celebrada. A importância da data é facilmente identificada pelo fato de que ela é um feriado nacional e é um dos três feriados que comemoram acontecimentos marcantes da história brasileira (os outros são o Dia de Tiradentes e o Dia da Proclamação da República). 

O 7 de setembro só foi transformado em feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas. Essa lei decretou a existência de sete feriados no calendário brasileiro e foi reforçada e modificada por uma lei assinada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. 

As duas leis foram as seguintes: 

 Lei nº 662, de 6 de abril de 1949;

 Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. 

As comemorações da independência no Brasil acontecem sobretudo nas grandes cidades do Brasil e são marcadas por desfiles realizados pelo Exército brasileiro. Na capital, Brasília, são realizados desfiles de membros das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), assim como acontecem desfiles de bandas e até de veteranos da Força Expedicionária Brasileira, que lutou na Segunda Guerra. 

A Esquadrilha da Fumaça, destacamento da Aeronáutica famoso por realizar exibições acrobáticas com aviões, faz exibições na capital. As comemorações de 7 de setembro são tão expressivas que, em 2018, por exemplo, cerca de 30 mil pessoas assistiram aos desfiles em São Paulo e Campo Grande, e 10 mil, em Florianópolis|1|.

Hino da Independência do Brasil 

  • Já podeis da Pátria filhos,
  • Ver contente a mãe gentil;
  • Já raiou a liberdade
  • No horizonte do Brasil
  • Já raiou a liberdade,
  • Já raiou a liberdade,
  • No horizonte do Brasil.
  • Brava gente brasileira!
  • Longe vá temor servil
  • Ou ficar a Pátria livre
  • Ou morrer pelo Brasil;
  • Ou ficar a Pátria livre,
  • Ou morrer pelo Brasil.
  • Os grilhões que nos forjava
  • Da perfídia astuto ardil…
  • Houve mão mais poderosa…
  • Zombou deles o Brasil;
  • Houve mão mais poderosa
  • Houve mão mais poderosa
  • Zombou deles o Brasil.
  • Brava gente brasileira!
  • Longe vá temor servil
  • Ou ficar a Pátria livre
  • Ou morrer pelo Brasil;
  • Ou ficar a Pátria livre,
  • Ou morrer pelo Brasil.
  • Não temeis ímpias falanges
  • Que apresentam face hostil;
  • Vossos peitos, vossos braços
  • São muralhas do Brasil;
  • Vossos peitos, vossos braços
  • Vossos peitos, vossos braços
  • São muralhas do Brasil.
  • Brava gente brasileira!
  • Longe vá temor servil
  • Ou ficar a Pátria livre
  • Ou morrer pelo Brasil;
  • Ou ficar a Pátria livre,
  • Ou morrer pelo Brasil.
  • Parabéns, ó! brasileiros!
  • Já, com garbo varonil,
  • Do universo entre as nações
  • Resplandece a do Brasil
  • Do universo entre as nações
  • Do universo entre as nações
  • Resplandece a do Brasil.
  • Brava gente brasileira!
  • Longe vá… temor servil
  • Ou ficar a Pátria livre
  • Ou morrer pelo Brasil;
  • Ou ficar a Pátria livre,
  • Ou morrer pelo Brasil../ brasilescola

Acidente na BA-489 deixa motociclista morto em Prado


Prado: Na tarde desta quarta-feira, 06 de setembro, Valdir Brito Ramos, de 57 anos, trafegava na via conduzindo uma motocicleta quando foi surpreendido por um veículo de passeio no Km 06 da BA-489, entre os municípios de Itamaraju e Prado. 

O condutor do veículo evadiu-se do local sem prestar socorro à vítima, o SAMU atendeu a ocorrência e chegou a realizar os primeiros atendimentos. Entretanto, devido à gravidade das lesões, a vítima não resistiu e veio a óbito no local. 

O delegado titular, Kleber Gonçalves, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.