Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 3 de dezembro de 2016

Moradores de Itamaraju, Pau d'alho, Nova Alegria e Jucuruçu - aguardam com ansiedade a continuidade da obra BA284



Autorizada à licitação do segundo trecho do asfalto de Jucuruçu/Itamaraju - Depois de concluir a primeira etapa da obra de asfaltamento da estrada que liga os municípios de Itamaraju a Jucuruçu, o governador da Bahia, Rui Costa, autorizou a abertura de licitação para a segunda parte do trecho da BA-284, a autorização divulgada no Diário Oficial do Estado da Bahia.

A Concorrência Pública N.º 022/2016 será do tipo menor preço para o serviço de cobertura asfáltica no trecho entre os distritos de Nova Alegria e Pau D’Alho. Serão mais 23,20 quilômetros de asfalto na estrada dentro do município de Itamaraju.

O terceiro e último trecho da obra será de 37 quilômetros, entre Pau D’Alho e a rodovia BR-101, já no perímetro urbano de Itamaraju. O asfaltamento dos cerca de 100 quilômetros de extensão da rodovia BA-284

Sobreviventes da chapecoense: Segundo os médicos, todos inspiram cuidados e não têm previsão de retorno ao Brasil.


Confira novo boletim médico dos sobreviventes da tragédia da Chapecoense

Na tarde deste sábado (3) um novo boletim médico foi divulgado sobre o estado de saúde dos quatro brasileiros sobreviventes a queda do avião do Chapecoense.

Segundo os médicos, todos inspiram cuidados e não têm previsão de retorno ao Brasil.

“Follmann é o que está em melhor condição, mas, conforme perguntado pela imprensa colombiana, ainda não poderá sair da UTI. Alan Ruschel já respira sem auxílio. Rafael Henzel e Neto são os pacientes em situações mais críticas: respiram com ventilação mecânica, ambos inspiram muitos cuidados. Todos inspiram”,  resumiu o médico da Chape, Edson Stakonski.

Neto, zagueiro da Chape

Jogador continua sedado, em ventilação mecânica. Ele ainda tem uma contusão pulmonar. Segundo os médicos, pacientes em estado muito graves podem ter estado alterado a cada hora. É preciso muita cautela quanto à transferência. Só irão para o Brasil no momento em que estiverem estáveis. Um especialista em coluna viajou até a Colômbia porque o Neto fraturou a quinta vértebra lombar - não foi encontrada, no entanto, fratura grave. O zagueiro passou por uma ressonância para avaliar se a extensão da lesão atingiu algum ligamento.

Jackson Follmann, goleiro da Chape

Está consciente e sabe que teve uma perna amputada. O goleiro disse que prefere a vida do que a perna. Hoje de manhã afirmou, segundo os médicos, que tirará isso de letra. Follmann está extubado a mais de 24 h. Conversa, está consciente e bem psicologicamente. Clinicamente precisa de melhora em lesão muscular que liberou muita enzina e pode levar a problema renal. 

Alan Ruschel, lateral da Chape

Já foi extubado e está consciente. Não tem lesão medular e mexe os quatro membros. Como todos os sobreviventes, corre riscos de infecção. Os médicos alertam que as condições podem mudar a qualquer momento. 

Rafael Henzel, jornalista

O jornalista está sedado e em condição crítica, mas estável. Ele está em prova terapêutica para avaliar se conseguirá continuar respirando por ele mesmo./“Uol”.

ITAMARAJU | Mulher é morta no interior de residência com golpes de faca



Uma mulher foi morta a golpes de arma branca (faça), durante a noite deste sábado (03) no bairro Cristo Redentor em Itamaraju.

A mulher identificada como Silmara Tintino de Souza (33 anos), recebeu vários golpes de faca, a vítima estava no interior de sua residência na Rua Camacã.

Moradores notificaram as centrais da 43ª CIPM e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que prontamente destinaram unidades para o local. Mas ao chegarem à localidade perceberam que a mulher não possuía sinais vitais.

A polícia civil foi informada sobre o crime e o Departamento de Polícia Técnico (DPT) e investigadores da 8ª COORPIN do município de Teixeira de Freitas estiveram no local coletando indícios do crime e tentando identificar a motivação e autoria do crime.

itamaraju-in-crime-2016-12-03-l2-mo2

As investigações preliminares apontam o companheiro da vítima como principal suspeito./IN

Lava Jato ganha principal prêmio anti-corrupção




A Força Tarefa da Operação Lava Jato e seus procuradores são escolhidos como a maior iniciativa contra a corrupção no mundo e recebem o prêmio do ano da entidade Transparência Internacional. O anúncio está sendo feito neste sábado (3) em um evento no Panamá, onde a organização destaca os “esforços persistentes da Lava Jato para acabar a corrupção endêmica no Brasil”.

Para a entrega do prêmio, os procuradores brasileiros foram até o Panamá, com seus próprios recursos. A entidade havia recebido 560 nomeações de iniciativas de combate à corrupção em todo o mundo, entre eles a investigação conduzida por 185 jornalistas de todo o mundo sobre os Panama Papers ou iniciativas na Turquia. Mas optaram por dar aos brasileiros num momento em que a tensão entre os poderes no Brasil aumenta e, para procuradores, o próprio esforço do grupo estaria ameaçado.

“A Operação Lava Jato começou como uma investigação local de lavagem de dinheiro e cresceu para se tornar a maior investigação até hoje sobre corrupção no Brasil”, apontou a entidade. “Os procuradores estão na linha de frente das investigações desde abril de 2014. Lidando com um dos maiores escândalos de corrupção do mundo – o caso Petrobras – eles investigaram, processaram e obtiveram penas pesadas contra alguns dos mais poderosos membros da elite política e econômica do Brasil”, disse.

Segundo a Transparência Internacional, 240 denúncias já foram feitas, com 118 condenações totalizando 1,2 mil anos de sentenças de prisão. “Isso incluiu políticos de alto escalão e empresários antes considerados como intocáveis”, apontou.

A entidade também destacou a iniciativa dos procuradores por reformar leis no Brasil, com as dez medidas contra a corrupção. Mas alertaram que, no final de novembro, a Câmara dos Deputados votou uma nova versão do pacote, esvaziando parte das propostas e permitindo que juízes e procuradores sejam processados. “A nova versão corre o risco de afetar a independência de juízes e procuradores”, alertou a Transparência Internacional. 

“Bilhões de dólares foram perdidos para a corrupção no Brasil e os brasileiros disseram basta à corrupção que está arrasando o país”,  disse Mercedes de Freitas, presidente do Comitê do prêmio Anticorrupção da Transparência Internacional. “A Operação Lava Jato está garantindo que os corruptos, seja qual for seu poder, sejam levados à Justiça”, disse./bocaonews 

Morador de Itabatã é morto á golpes de enxada apos suposta briga em bar



Ronaldo de Jesus Lopes, o popular Japão de 21 anos, foi encontrado já sem vida na manhã deste sábado, 03 de dezembro no bairro Nova Era em Itabatã, distrito de Mucuri- BA. 

Segundo informações de moradores, gritos de socorro foram ouvidos por volta de 03 horas da madrugada, mais com medo da violência, ninguém saiu para ver o que estava acontecendo, e na manhã de hoje o corpo de Ronaldo foi encontrado com vários cortes na região da cabeça. Próximo ao corpo foi encontrado uma enxada com o cabo quebrado, possivelmente a arma usada no crime. 


Uma irmã da vítima relatou que houve boatos de uma discussão a vítima com desconhecidos em um bar próximo do local do homicídio. Devido a uma ação em Medeiros Neto nas primeiras horas do dia, a equipe do DPT (Departamento de Polícia Técnica) só pode ir recolher o corpo por volta de meio dia de hoje./bahiaextremosul 

Dupla é presa com 18 buchas de maconha no Porto de Alcobaça



Na noite desta sexta-feira, dia 2 de dezembro, policiais militares da 88ª Companhia Independente de Alcobaça (CIPM), apresentaram ao plantão regional da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, José Marcos da Silva e Jefferson Santos Conceição, flagrados em posse de 16 buchas de maconha, no lastro de um barco pesqueiro.

Segundo os militares, eles receberam a informação que os dois homens, supostamente pescadores, estariam vendendo drogas livremente no Porto de Pesca da Alcobaça. Chegando ao local, dizem os policiais, eles avistaram os suspeitos em um barco e quando fizeram a abordagem, encontraram ao lado dos mesmos as buchas de maconha, embaladas e prontas para a comercialização.

Em seguida à descoberta os dois acusados receberam voz de prisão e acabaram conduzidos à sede da 8ª Coorpin, onde foram ouvidos pelo delegado Marco Antônio Neves, que responde pela Polícia Civil em Alcobaça e terminaram indiciados por tráfico de drogas, Artigo 33, da Lei 11.343/2006. Eles permanecem custodiados à disposição da Justiça.

Em entrevista à reportagem, José Marcos e Jefferson negaram a posse do entorpecente, alegando que apenas foram abordados na embarcação./TN

Prado: Mais denúncias por compra de votos são protocoladas contra Mayra e Lindão


forum

Na tarde da última quinta-feira (01/12), os Advogados Esterfeson Fontes Marcial e Sandro Gomes Ferreira protocolaram duas Ações de Investigação Eleitoral, onde os advogados alegam que a candidata reeleita Mayra Pires Brito, entregou pneus e até mesmo uma cirurgia em troca de apoio político e votos no Prado.
Os advogados nos processos Nº 0000945-36.2016.6.05.0112 e Nº 0000946-21.2016.6.05.0112, ambos de AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL denunciam a Captação Ilícita de Sufrágio – Conduta Vedada a Agente Público – Abuso – De Poder Econômico – Abuso – De Poder Político/Autoridade – entrando com o PEDIDO DE CASSAÇÃO DE REGISTRO – PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA – PEDIDO DE CASSAÇÃO/PERDA DE MANDATO ELETIVO – PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE – PEDIDO DE APLICAÇÃO DE MULTA.
A candidata Mayra Pires Brito, que hoje ocupa o cargo de Prefeita da cidade, já tem em sua ficha outras denúncias por compra de votos. Os advogados dos investigantes, disse a nossa equipe que mais denúncias estão sendo levantadas para serem entregues a justiça nos próximos dias.
A jovem Prefeita parece ter usado de todas as maneiras para se reeleger, sejam elas maneiras licitas como ilícitas não se preocupando nenhum pouco com as consequências, no qual agora terá que dar muitas explicações a justiça.
Com tantas denúncias contra sua pessoa, os próprios funcionários já não acreditam em sua diplomação muito menos em sua posse.
Uma jovem carreira política estragada pela ambição de governar a cidade de Prado, deixando a dúvida de qual será mesmo suas intenções.
O andamento dos processos podem ser acompanhados pelo site http://www.tse.jus.br/servicos-judiciais/acompanhamento-processual-push./pradoonline

Emocionados, familiares passam mal na chegada dos corpos em Chapecó



Pelo menos cinco familiares de vítimas da tragédia do voo da Chapecoense passaram mal e precisaram de atendimento médico durante a chegada dos corpos no aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina.

De acordo com o Globoesporte.com, o clima no local é de extrema emoção. Houve uma cerimônia fúnebre envolvendo o presidente Michel Temer antes de os corpos serem serem levados para a Arena Condá. 

O peemedebista entregou aos familiares a Medalha da Ordem do Mérito Desportivo, reconhecimento do governo federal e do povo brasileiro pelos serviços prestados ao país.

Atiradores invadem casa e executam morador do Uldurico Pinto com onze tiros, em Medeiros Neto


Homem é executado supostamente no lugar do irmão em Medeiros Neto


Em Medeiros Neto, no Bairro Uldurico Pinto, um homem de 29 anos, foi morto a tiros na madrugada deste sábado (03), por voltas das 03h30. Marcelo Teixeira Moreira ou Marcelo de Lira, como era conhecido, dormia no seu quarto, quando os autores arrombaram a porta, invadiram o local e atiraram várias vezes na direção da vítima. Ele foi alvejado com pelo menos onze tiros.


Marcelo foi atingido no abdômen, no tórax e no rosto. Ele foi socorrido pela equipe do Samu, mas faleceu logo após dar entrada na Unidade Hospitalar de Medeiros Neto. Segundo informações, o alvo dos atiradores era o irmão da vítima que é cadeirante e tem envolvimento com drogas. 

A Polícia Militar foi acionada e iniciou os rastreamentos para tentar identificar e prender os assassinos. No local, policiais encontraram onze estojos deflagrados de munição calibre 380. Após o crime, os atiradores evadiram se do local tomando rumo ignorado. 


 A investigação do caso ficará na responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Medeiros Neto, que vai investigar as motivações do assassinato. Vale ressaltar que a vítima não tinha passagens na justiça./medeirosdiadia

“Ceará” é baleado dentro de carro na Rotatória da Melancia em Teixeira




Teixeira de Freitas: Na tarde desta sexta-feira, 02 de novembro, um homem foi vítima de um homicídio tentado no Bairro Monte Castelo, em uma via de acesso à rotatória da melancia. Segundo informações, dois homens a bordo de uma motocicleta se aproximaram do veículo Fiat/Palio, de cor prata, placa policial HJP 0152, licenciado em São Paulo/SP, e efetuaram pelo menos 03 disparos de arma de fogo, em direção ao carona, que havia acabado de entrar no veículo.

A vítima foi alvejada por 02 disparos de arma de fogo, e acabou sendo socorrida pelo Comandante da 87ª CIPM, o Major Sílvio Nunes, que passava pelo local logo após os disparos. A vítima foi identificada como sendo, Francisco Edivan Rodrigues Cavalcante, 46 anos de idade, vulgo "Ceará". Francisco foi encaminhado ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde passou por exames e foi imediatamente encaminhado ao Centro Cirúrgico.


Segundo informações Francisco foi atingido no peito e na região da cintura, e o estado de saúde dele requer cuidados. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil e apresentado à delegada plantonista, Waldiza Fernandes, que ouviu uma testemunha do crime. Nossa equipe registrou imagens do veículo, que apresentava marcas apenas do lado do carona, que confirma a suspeita que apenas Francisco era o alvo dos atiradores.

No banco do carona foram identificadas 03 perfurações provocados por projéteis de arma de fogo. Policiais militares e o investigador Roque realizaram buscas no veículo, acompanhados pelo proprietário do automóvel, que no momento da tentativa de homicídio estava no banco do motorista, mas, felizmente não se feriu. O veículo foi apreendido e será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica para perícia, em seguida será liberado.


Guarnições do PETO e da CAEMA saíram em diligência a fim de localizar os suspeitos, que fugiram sentindo ao Bairro Castelinho./Liberdadenews 

Deputado Uldurico Júnior decepciona a Bahia com seu voto contra a Lava Jato



O deputado federal Uldurico Júnior (PV) foi um dos parlamentares baianos que enfrentou a madrugada da última terça-feira para, na calada da noite, quando o Brasil inteiro chorava e focava suas atenções para a tragédia que ceifou a vida da delegação da Chapecoense, aproveitar a situação e votar, a toque de caixa.

O projeto anti-corrupção proposto pelo Ministério Público Federal – cuja essência foi mudada pela Câmara – e que prevê punição para a prática de abuso de autoridade para promotores e juízes, em  uma clara jogada articulada pelos parlamentares.



Para tentar inibir a continuidade da Operação Lava Jato e que, a partir da delação da Odebrecht, deve atingir em torno de 150 deputados que receberam dinheiro desviado da Petrobras.


Já para a plateia, quando concede entrevista, Uldurico Jr. se declara  favorável à operação.

Mãe do goleiro Danilo emociona repórter com apenas uma pergunta; assista




A entrevista que o repórter Guido Nunes, do SporTV, fazia com a mãe do goleiro Danilo, no gramado da Arena Condá, nesta sexta-feira, terminou de forma emocionante. Dona Alaíde questionou a demora para rever seu filho, morto no acidente com o avião da equipe, na Colômbia, e pediu para abraçar o jornalista, que não conteve as lágrimas.

“Posso fazer uma pergunta? Como vocês, da imprensa, estão se sentindo tendo perdido tantos amigos queridos lá? Pode me responder? Posso te dar um abraço em nome da imprensa?”, disse.

Ao todo, 71 pessoas morreram no trágico acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, em Medellín, na madrugada da última terça-feira. Destes, 20 eram jornalistas. Danilo, filho de Dona Alaíde, chegou a ser resgatado com vida, mas faleceu no hospital. A mãe relatou o drama de ficar sem notícias do jogador.

“Acho que a pior coisa foi isso. Se tivesse acontecido igual aos outros, você já tinha perdido a esperança e pronto. Mas ficamos o dia inteiro e só fomos ter a confirmação da morte dele às 3h da tarde. Foi das 3h da manhã até 3h da tarde nessa agonia”, disse.

Todos os 71 corpos das vítimas já foram identificados pelo IML de Medellín e estão sendo repatriados progressivamente a partir desta sexta-feira. Os mortos ligados à Chapecoense serão homenageados em um velório coletivo na Arena Condá, neste sábado. Dona Alaíde disse sofrer ainda mais pela demora em reencontrar o filho.

Confira o que aconteceu:




  “Espero muita dor ainda, muita espera, muito sofrimento. O que está matando a gente é essa espera. Isso não é de Deus. Não pode ser. Já imaginou que seu filho está em lugar longe que você não pode abraçar, vai chegar em um caixão lacrado, colocar ali. E você vai ficar de longe vendo ele, sem poder abraçar, não vai poder olhar no rosto nunca mais? Isso é terrível. E não sei quando vai chegar na minha cidade para ver ele lá com meus amigos, com minha família. Com os ídolos dele. Tem criança e menino chorando que jogavam bola com ele desde os 18 anos. Estão chorando desde segunda-feira.”/Globo Esporte




Em vídeo - Pedro de 09 meses foi agredido pelos pais, afirma delegado Júlio Telles



Em entrevista coletiva na tarde desta sexta feira, 02 de dezembro na sede da 8ª Coorpin em Teixeira de Freitas, o delgado Júlio Telles titular da delegacia do Prado e responsável pelo inquérito que apura a morte do pequeno Pedro Silva Carneiro, de apenas 09 meses, ocorrida na noite do dia 29 de outubro dentro do carro dos pais, quando retornava da Praia da Paixão, disse que após exaustivas investigações e de perícia, exumação e reconstituição do caso, ficou provado que a criança foi agredida pelos pais antes de morrer.


Os pais do bebê que estão presos sob medida temporária, falaram que estavam voltando da praia da Paixão para a cidade do Prado quando o pequeno Pedro se soltou da cadeirinha, abriu a porta do carro e caiu. Pedro foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Prado aonde já chegou morto.

A princípio a versão do casal começou a levanta suspeitas, pois a criança não apresentava vestígios de ter caído, não tinha arranhões e nem e tinha vestígios de areia no copo. Assim que tomou conhecimento do caso, o delegado Julio Telles começou as investigações, ouviu os pais do bebê e apreendeu o carro para ser periciado.


O delegado explicou que desde a primeira versão os pais entraram em contradição, e os depoimentos não batiam um com o outro. No dia 22 de novembro o copo do pequeno Pedro foi exumado a pedido do delegado e ficou comprovado que a criança sofreu duas agressões, uma que  segundo o delegado, quando ele estava na cadeirinha no banco de trás que lhe quebrou a mandíbula e os dentinhos que estavam nascendo.



Cadeirinha onde o bebê estaria

 Dr. Júlio acredita que após sofrer  a primeira agressão, a mãe pode ter pegado o filho no colo, pois na cadeira do carona tinha secreção do nariz e do estômago condizente com a altura da criança, confirmou a  perícia. O delegado também acredita que foi no colo da mãe que Pedro recebeu a segunda agressão que fraturou os ossos;  temporal, occipital e parietal, o que pode ter levado o garoto á morte.

Segundo Dr. Júlio, o perícia concluiu que as lesões na cabeça do garoto são incompatíveis com uma queda. O delegado também falou que várias  testemunhas foram ouvidas e elas relataram que a criança foi colocada na cadeirinha pelos pais quando saíram da praia.

Outa contradição desmentida por testemunhas foi quanto a ingestão de bebidas alcóolicas, o pai de Pedro em depoimento falou que não havia bebido, o dono de uma cabana na praia disse que o acusado havia tomado oito cervejas e outro amigo confirmou que eles beberam mais algumas garrafas na casa dele.

O delgado não conteve ás lagrimas ao falar da morte do pequeno Pedro “ Quando vi as lesões na cabeça e na boca dele, foi ele me dizendo. Fui agredido, é isso que marca. A mãe dele pediu cinicamente tantas vezes durante o interrogatório que Deus tirasse a venda dos meus olhos e Deus tirou a medida que  os trabalhos periciais mostravam que ele foi uma vítima dessa mãe e desse pai” falou emocionado Dr. Júlio Telles.


Os pais de Pedro estão detidos na carceragem da 8ª Coorpim em Teixeira de Freitas a disposição da justiça e serão indiciados pelos crimes de homicídio qualificado de incapaz e se forem condenados a pena poderá chegar a trinta anos de prisão. O inquérito, segundo o delegado, será entregue a justiça na próxima semana. Um teste com o reagente químico Luminol será feito manhã no carro dos acusados para ver se detecta sangue no interior do veículo./bahiaextremosul

Black Sabbath homenageia Chapecoense antes de show na Apoteose



Rio - O Black Sabbath homenageou a Chapecoense antes de começar o show na Apoteose na noite desta sexta-feira. Os integrantes do grupo penduraram a bandeira do time na bateria. "Respeito e condolências para os nossos amigos brasileiros", escreveram na legenda da foto no Facebook. Na última terça, 71 pessoas morreram em um acidente de avião na Colômbia. Entre as vítimas estavam jogadores, jornalistas e comissão técnica. 

Nas redes sociais, os internautas elogiaram a iniciativa da banda. "Eles sempre serão a nossa lenda agora", disse um deles. "É um momento difícil para os brasileiros. Parabéns pela iniciativa", elogiou outro fã do grupo, que chegou ao Rio para um show da turnê de despedida.

Corpos de jogadores da Chapecoense deixam a Colômbia

Sob forte emoção e aplausos dos colombianos, os corpos dos jogadores da Chapecoense embarcaram rumo ao Brasil por volta das 16 horas (19h no horário de Brasília), em Medellín, na Colômbia. Antes do embarque, os corpos percorreram ruas da cidade em cortejo fúnebre, acompanhado por demonstrações de carinho e homenagens do povo local.

As três aeronaves Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) foram até a Colômbia para levar os corpos até Chapecó, onde neste sábado será realizado o velório. A última viagem das vítimas do voo da companhia aérea colombiana LaMia começou por volta das 12h40 de Medellín, onde saíram da funerária em cortejo à base militar do aeroporto, cerca de 35km distante. Nas duas horas de deslocamento, mais carinho e comoção.

Os colombianos saíram às passarelas e ruas para aplaudir. Alguns carregavam bandeiras ou camisas do Nacional de Medellín, time que enfrentaria a Chapecoense na final da Copa Sul-Americana, na quarta-feira. Outras pessoas levaram nas mãos lenços brancos. Nas casas, bandeiras do Brasil e muita gente no portão acompanhou atentamente o cortejo, que fez a prefeitura fechar as ruas para o trânsito.

Os aviões saíram de Medellín e seguiram por um voo de quatro horas de duração para Manaus. No Amazonas, uma parada técnica de 1h30 para reabastecimento vai anteceder o trecho final. Serão mais 6h30 para Chapecó, onde no funeral, neste sábado, as vítimas voltam a ter uma despedida com emoção e mais aplausos.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Jovem é executado a tiros dentro de caminhonete recheada de dinheiro em Teixeira de Freitas



Na tarde desta sexta-feira, dia 2 de dezembro, após informações de moradores, policiais militares da 87ª Companhia Independente de Teixeira de Freitas (CIPM), deslocaram-se à Rua Diamante, no Bairro Kaikan Sul, onde um jovem havia sido executado com disparos de arma de fogo, no interior de sua própria caminhonete, uma Ford Ranger, placa JMM-8414.


Assim que chegaram ao local e constataram a veracidade da informação os próprios militares trataram de comunicar o ocorrido à Polícia Civil e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A vítima foi identificada como Daniel Silva Correia, de 20 anos, que segundo testemunhas, havia acabado de pegar o veículo em mãos de amigo, momento que foi abordado e morto pelo pistoleiro, quando ainda estava ao volante da caminhonete. Após ser alvejado, Daniel ainda tentou fugir, mas bateu a Ranger na traseira de outro veículo e morreu no local.


Na perícia de local a cargo dos peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), foi constatado que o jovem acabou executado com seis disparos de pistola Ponto 40. Dentro da caminhonete, numa pasta, a polícia encontrou pertencer pessoais da vítima, além de R$ 4 mil em espécie.

kaid1

A hipótese de latrocínio, que é roubo seguido de morte, está praticamente descartada, já que nenhum pertence do rapaz foi levado pelo assassino./TN

Mulheres ganham o equivalente a 76% do salário dos homens e trabalham mais



As mulheres trabalham, em média, cinco horas a mais que os homens e ganham menos. Essa foi a constatação da síntese de Indicadores Sociais - Uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ressalta a desigualdade em que a mulher ainda se encontra no País.

Além da jornada maior, elas têm renda equivalente a 76% das dos homens e mesmo vivendo em uma sociedade dita como igualitária, e continuam sem as mesmas oportunidades em assumir cargos de liderança. Outro agravante na desigualdade de oportunidade entre homens e mulheres é que a dupla jornada – trabalho e casa – por ser desgastante, tem sido responsável por afasta-las de suas carreiras, mesmo sendo responsáveis pelo sustento de quatro em cada 10 residências no País.

A explicação para o rendimento menor foi que elas trabalham seis horas a menos, por semana, em atividades remuneradas na comparação com os homens. Em contraponto a esse dado, elas dedicam duas vezes mais tempo que os homens às atividades domésticas, trabalhando, no entanto, cinco horas a mais. Ao todo, a jornada das mulheres é de 55,1 horas por semana, contra 50,5 horas deles.

ara a coordenadora da pesquisa, Cristiane Soares, isso mostra que os homens continuam avessos às obrigações domésticas. "Na década, a jornada masculina com os afazeres domésticos permanece em 10 horas semanais", disse.

Poucas oportunidades

Ainda segundo análise da síntese de Indicadores Sociais, entre dos homens com mais de 25 anos, 6,2% ocupavam posições de liderança – entre 2005 e 2015, data base da pesquisa –, contra 4,7% das mulheres com a mesma idade. Porém, mesmo nesses cargos, fazendo a mesma coisa, o salário delas era 68% do deles.

Geração nem nem 

Outros dados que mostram a desigualdade entre homens e mulheres no Brasil é que, as jovens entre 15 e 29 anos, interrompem seus estudos e param de trabalhar para cuidar da casa. Entre 2005 e 2015, 21,1% das mulheres não trabalhavam nem estudavam, contra 7,8% dos homens.

A situação dos intitulados “nem nem” pouco mudou na década analisada pela pesquisa do IBGE. Em 2005, 20,2% das mulheres nem estudavam nem trabalhavam, enquanto o índice de homens era de 5,4%. A explicação para este indicador é que as jovens estavam em casa cuidando dos filhos. Em média, 91,6% delas contaram que dedicam 26,3 horas semanais a afazeres domésticos. Já entre os meninos, 26,3% dos nem-nem que responderam cuidar da casa dedicam 10,3 horas semanais à atividade./Agência Brasil

# Tudo por dinheiro ganância irresponsabilidade e ambição - Avião com time da Chapecoense cai na Colômbia


Resultado de imagem para por falta de gasolina morre o time do chapecó

Uma conversa entre o comandante do avião da Lamia com a torre do aeroporto de Medellín reforça a suspeita de que a falta de combustível foi a causa do acidente com o time da Chapecoense. Os enviados especiais à colômbia Lilia Teles e Wanderley Serbonchini estiveram na área do acidente e contam os detalhes das investigações e do trabalho das equipes de resgate.

O caminho até a localidade de Cerro Gordo, no município de La Unión, onde caiu o avião da Chapecoense, é estreito e tortuoso, em estrada de terra. Do ponto onde fica uma base da polícia nacional, para chegar até o local, só mesmo a pé. São alguns minutos pela frente. Já dá para imaginar a dificuldade para acessar o lugar do acidente e para retirar os sobreviventes e os corpos. 

É mata. São poucos minutos de caminhada, mas com muita dificuldade. Dá para imaginar a dificuldade das equipes de resgate à noite, com chuva e muita lama. E uma visão muito triste, o avião completamente destruído. De um ângulo dá para ver onde o avião caiu. Ele entrou de bico na mata, arrancando as árvores, em direção à pista do aeroporto de Medellín. A parte menos danificada foi a traseira do avião, onde foi encontrada a maioria dos sobreviventes.

Resultado de imagem para por falta de gasolina morre o time do chapecó

As equipes de resgate fazem a segurança do local para guardar a fuselagem até a retirada dela. Policiais que foram os primeiros a chegarem ao local contaram histórias tristes do resgate. Era noite, chovia muito, havia muito barro, não havia luz suficiente. Eles levaram os sobreviventes e os corpos até chegar à base nacional, há um quilômetro de distância, para que o helicóptero pudesse fazer o resgate.

Os policiais falaram sobre o resgate do goleiro Fullton. Ele disse que não sentia as pernas, que sentia muito frio, e pedia água, e fez um pedido especial, para que não deixassem que ele morresse. As pessoas que trabalharam por mais de 24 horas em condições complicadas retirando sobreviventes e corpos também se sensibilizaram e fizeram homenagem: construíram uma cruz enfeitada com hortênsias, que deve ficar para sempre no local da tragédia.

O aeroporto José Maria Córdoba de Medellín, onde o avião da Lamia deveria pousar, fica a apenas cinco minutos de caminhada do local do acidente. Uma fonte de Polícia Nacional, que foi uma das primeiras pessoas a chegar no local do acidente, contou que ajudou no resgate da comissária Ximena Suárez. Ela estava lúcida, tinha poucos ferimentos e contou à equipe de resgate que o que causou a queda do avião foi falta de combustível.

Ela contou aos socorristas que as luzes do avião se apagaram e que a aeronave caiu rapidamente. No início da tarde rádios e jornais colombianos divulgaram as gravações da conversa da torre de controle do aeroporto de Medellín e o piloto Miguel Quiroga, comandante do voo. Na gravação o piloto diz:

Resultado de imagem para por falta de gasolina morre o time do chapecó

“Em aproximação, solicitamos prioridade para aproximação. Estamos com um problema de combustível”. Treze segundos depois, a torre responde e dá a entender que o avião da Lamia seria o segundo, naquele momento, com problema de combustível. Torre: Entendo que solicita prioridade para o pouso igualmente por problema de combustível, correto?

Piloto: Afirmativo. Torre: Ok, então lhe darei vetores para proceder ao localizador e efetuar aproximação em 7 minutos. Vetores são as coordenadas para o pouso. Dois minutos mais tarde, o piloto boliviano pede novamente vetores. Piloto: Lima-Mike 2933 solicita permissão para aproximação. O piloto insiste:

Piloto: Tenho emergência de combustível, senhorita. Por isso te peço de uma vez um trajeto final. Preciso descer imediatamente, Lima-Mike 2933. Torre: Capitão, você está em 2-1-0, preciso que baixe de seu nível. Teria que virar à sua direita para iniciar a descida. Piloto: Negativo, senhorita. Já estamos iniciando a descida e precisamos do localizador. Pouco depois ele diz:

Resultado de imagem para por falta de gasolina morre o time do chapecó

Piloto: Senhorita, voo Lima-Mike 2933 está em falha total, elétrica total, sem combustível. Torre: Você está a 8,2 milhas da pista, que altitude tem agora? Jornais colombianos divulgaram o áudio de um copiloto da empresa Avianca que escutou a conversa do copiloto da Lamia e a torre de controle em Medellín. O Jornal Nacional confirmou a autenticada da gravação com uma fonte da Avianca.

A versão do piloto da Avianca é a mesma da aeromoça que sobreviveu ao acidente da Lamia.

“Solicitamos prioridade para proceder à pista. Solicitamos prioridade para proceder ao localizador. Temos problemas de combustível, agora temos falha elétrica total, ajuda, orientação, orientação, orientação para proceder à pista. E aí a coisa parou. Nós começamos a chorar no avião. Nós ficamos muito mal. E aí mesmo escutamos a torre também chamando o avião e a controladora chora, chora e chora pela frequência. Responda, responda, e não respondia”.

O jornal “El Tiempo”, de Bogotá, disse que o copiloto Juan Sebastián Upegui, da Avianca, será chamado para prestar depoimento. O piloto da Avianca estava num dos quatro aviões que se aproximavam do aeroporto de Medellín pouco antes do acidente. Eram as aeronaves da Lamia, que levava a delegação da chapecoense, uma da Avianca, uma da Latam e uma quarta da companhia Viva Colômbia, que estava indo para o Caribe e foi desviada para Medellín porque o piloto detectou um vazamento de combustível.

O Viva Colômbia pediu prioridade de pouso e os controladores atenderam ao pedido. Enquanto isso, o avião da Lamia voou em órbita, como mostra a imagem do site Flight Radar 24.

As características da aeronave vão ser consideradas na investigação. O Avro RJ 85, de fabricação inglesa, poderia voar a uma altitude de até 10.600 metros e conseguia percorrer três mil quilômetros de distância, com capacidade de combustível para ficar no ar cerca de quatro horas e meia.

Resultado de imagem para por falta de gasolina morre o time do chapecó

Calculando a rota entre Santa Cruz de la Sierra e Medellín, o voo deveria percorrer 2.985, quase o limite da autonomia. Quando chegou em Medellín, o avião já tinha voado quatro horas e 15 minutos. Tinha só 15 minutos de reserva. 

Outro item que dá pistas para o que pode ter acontecido é o  plano de voo. Segundo especialistas, o piloto poderia ter feito uma escala para reabastecer em Cobija, extremo Norte da Bolívia, e dali retomar a viagem até Medellín, na Colômbia. Ou, então, fazer um pouso na capital Bogotá, antes de seguir para Medellín.

Numa gravação feita pouco antes da viagem a tripulante Sisy Arias se confunde ao falar das cidades.
“A Lamia, como sempre transportando a equipe de... nesse caso, a Chapecó, e levando até Medellín, Bogotá, à Colômbia, perdão”.

Resultado de imagem para por falta de gasolina morre o time do chapecó

Segundo um especialista, a pane elétrica citada pelo piloto da Lamia na conversa com a torre pode ter sido causa pela falta de combustível - sem energia dos motores, também faltaria energia elétrica.

“A pane elétrica começou porque motor parou porque a turbina deixando de funcionar o gerador não gera energia e logicamente não tem energia no avião”, disse o piloto George Sucupira. Em entrevista ao jornal “El Tempo”, o general boliviano Gustavo Vargas, um dos diretores da Lamia, disse que o normal naquele voo teria sido fazer uma parada em Cobija, na Bolívia, para reabastecer.

Em vez disso, o piloto preferiu seguir uma rota passando perto de Bogotá. Aí, de acordo com o diretor da Lamia, teria que avaliar se precisava ou não reabastecer em Bogotá antes de continuar para Medellín. Segundo o diretor da Lamia, se o piloto decidiu seguir em frente, é porque achou que tinha combustível suficiente.

Resultado de imagem para por falta de gasolina morre o time do chapecó

Na primeira etapa da viagem, o zagueiro Filipe Machado, da Chapecoense, em tom de brincadeira, chegou a citar a cidade de Cobija, como uma das paradas da equipe.

Rui sanciona lei que cria bolsa de estímulo para professores




Professores efetivos do magistério que exercem atividades nos ensinos fundamental e médio terão direito à bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe, de acordo com a lei sancionada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira, 1º de dezembro.

O projeto do Executivo foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia e a lei que institui a bolsa será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta, hoje, sexta-feira, 2. O valor do benefício será de R$ 1.600 para o professor com carga horária de 40 horas, e de R$ 800, para aqueles com carga horária de 20 horas.

De acordo com a lei, o benefício será pago por dois anos, prorrogáveis por mais dois, e sobre ele não incidirá contribuição previdenciária. Também não poderá ser utilizado para cálculo de aposentadoria e pensão. Servidores que obtiverem desempenho individual satisfatório e que não possuem em seus registros funcionais mais de seis faltas injustificadas no ano letivo imediatamente anterior ao do início da percepção da vantagem poderão ser contemplados.

O desempenho individual será aferido pelo chefe imediato do servidor interessado em perceber o benefício e comprovado mediante certidão específica. Aquele que exercer as suas atribuições em mais de uma unidade escolar da Rede Estadual de Ensino deverá ser avaliado em ambas as unidades. A percepção da bolsa não implicará na suspensão de alguma vantagem ou benefício recebido pelo servidor, a exemplo do Abono de Permanência, instituído pela Emenda Constitucional n° 41/03.

Polícia Civil da Bahia paralisa atividades



Mais de 900 integrantes de todas as carreiras da instituição, como delegados, investigadores, escrivães, peritos criminais, peritos técnicos, peritos médicos e Odontos-legais da Polícia Civil aprovaram a luta unificada em favor de pautas comuns e decidiram, como primeira ação, paralisar as atividades na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro.

A decisão foi tomada durante uma assembleia que aconteceu na sexta-feira, da semana passada. Os servidores da Polícia Civil e Técnica estão insatisfeitos com a falta de efetividade dos gestores, especialmente em relação às condições de trabalho.

Segundo informações, a discussão principal foi quanto ao projeto de reestruturação remunerativa, já encaminhado à Secretaria de Administração. De acordo com os presidentes das entidades sindicais e associativas, este é o primeiro passo em direção a uma mudança interna de comportamento, que desencadeará em um novo momento nas Polícias Civil e Técnica e, consequentemente, resultará em grandes avanços para a categoria.

No decorrer da próxima semana, cada sindicato irá informar aos seus filiados, através dos meios próprios de comunicação, as orientações quanto à aplicação da operação padrão, da paralisação e da manifestação.

Casal que transportava 10 quilos de drogas para Itamaraju é preso em Itabuna



Casal que transportava 10 quilos de drogas para Itamaraju é preso em Itabuna

Policiais da Cipe-Cacaueira, prenderam nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, no Terminal Rodoviário de Itabuna, o casal Fabíola de Oliveira Silva, de 28 anos e Jeones Santos de Jesus, 25, flagrados em posse de 10 quilos de maconha em tabletes.

Os policiais disseram que receberam uma denúncia anônima e quando abordaram o casal, descobriram os entorpecentes, que estavam escondidos nas bolsas dos dois no compartimento de bagagem do ônibus, que fazia a linha Jequié/Itamaraju. Fabíola disse ser oriunda de Mucuri e Jeones da cidade de Alcobaça.

Os dois confirmaram que transportariam a droga para Itamaraju, mas não disseram se eles próprios fariam a distribuição ou apenas entregariam para alguém.

Os dois foram conduzidos e apresentados à Delegacia da Polícia Civil de Itabuna (DEPOL), onde permanecem presos à disposição da Justiça./TN

Carro de jornalista é arrombado em Teixeira: Notebook, dinheiro e cheques foram levados



Teixeira de Freitas: Por volta das 20h00, desta quinta-feira, 01 de dezembro, o jornalista e radialista Edvaldo Alves da Costa, do site Liberdade News e da Rádio Sucesso FM 104,9, teve o seu veículo arrombado na porta da Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), localizada no Bairro Bela Vista, em Teixeira de Freitas. A vítima estava acompanhando sua filha que estava na Unidade de Saúde, e quando saiu, percebeu que o veículo havia sido arrombado.

Segundo o jornalista, o criminoso, ou criminosos, quebraram o vidro traseiro do veículo e subtraíram uma bolsa contendo 01 notebook preto, da marca Samsung; 01 malote contendo dinheiro e cheques de clientes e 01 carteira contendo documentos pessoais e cartões bancários. Segundo o Edvaldo Alves, ele não tem o costume de deixar nada de valor no carro, mas, devido à situação inesperada, acabou esquecendo a bolsa dentro do veículo.


O jornalista lamentou o ocorrido, principalmente pela perda de seus documentos e do seu notebook, contendo vasto material de trabalho. A PM foi informada e está realizando rondas, na tentativa de capturar o criminoso. O caso será registrado na delegacia. Segundo a vítima, a bolsa foi encontrada, mas contendo apenas alguns documentos. Quem souber de alguma informação poderá ligar para a polícia, ou para a vítima através do celular (73) 999727955./Liberdadenews

Corpos das vítimas brasileiras do acidente da Chapecoense saem da Colômbia nesta sexta


Caixões de vítimas de acidente com avião da Chapecoense são preparados para embarque para o Brasil, em Medellín (Foto:  REUTERS/Jaime Saldarriaga)

corpos das vítimas brasileiras da queda do avião da Chapecoense na Colômbia sairão da Colômbia nesta sexta-feira (2), a partir das 19h (horário de Brasília), com previsão para chegar a Chapecó, Santa Catarina, na manhã do sábado.

Três aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) estão na Base Aérea de Manaus (AM) aguardando para decolar rumo à cidade colombiana de Medellín. Segundo a FAB, o tempo mínimo estimado para o embarque dos corpos é de duas horas.

No retorno ao Brasil, será preciso fazer escala em Manaus. Por fim, os C-130 vão decolar com destino final à cidade de Chapecó. No total, a viagem entre Medellín e Chapecó deve durar cerca de 12 horas.

Os corpos de alguns jornalistas irão em voos separados a outro destino.

O presidente em exercício da Chapecoense, Ivan Tozzo, informou que o velório de vítimas da tragédia com o voo da delegação do clube vai ocorrer na manhã de sábado. Ainda não há um número oficial de corpos a serem velados na Arena Condá, em Chapecó. O presidente Michel Temer irá receber os corpos em Chapecó, segundo falou o ministro da Defesa, Raul Jungamnn.

Em coletiva de imprensa em Medellín, o embaixador do Brasil na Colômbia, Julio Bitelli, afirmou que houve um atraso na preparação dos corpos das vítimas brasileiras e que não será possível que eles estejam prontos para embarque nesta noite, como era o previsto. 

“Houve um pequeno retrocesso hoje porque esse é um procedimento que tem várias etapas e nesse caso há muitos corpos envolvidos. Houve alguns imprevistos em algumas dessas etapas que ocasionaram um atraso. A nova estimativa com a qual as autoridades colombianas estão trabalhando é de que os corpos estejam prontos para embarcar amanhã às quatro da tarde”, disse a jornalistas em Medellín.

“É natural que isso [o atraso] acarrete mais angústia paras as famílias, que isso acarrete mais trabalho para todos nós, mas o importante é que se está trabalhando 24 horas por dia para tentar superar esses inconvenientes”, disse o embaixador.

Bitelli também disse que haverá um intervalo entre as decolagens dos três aviões da FAB, mas que os horários serão os mais próximos possíveis.

Outras nacionalidades

Os corpos das vítimas de outras nacionalidades (um venezuelano, um paraguaio e cinco bolivianos) já estão prontos para serem transportados a seus países. O cidadão do Paraguai estava previsto para ser transportado nesta quinta às 20h (horário de Brasília).

O corpo da vítima da Venezuela será enviado na sexta às 11h. Quatro corpos de bolivianos e as cinzas da quinta vítima boliviana serão transportadas na sexta às 12h. Todos os 71 mortos na queda do avião da Chapecoense foram identificados no Instituto Médico Legal de Medellín./G1

Confirmado- Timóteo Brito, Lucas Bocão e vereadores serão diplomados no dia 15 de dezembro


Resultado de imagem para Timóteo Brito, Lucas Bocão

Teixeira de Freitas 1º/12- A Diplomação de Timóteo Brito prefeito eleito  de Teixeira de Freitas, de seu vice, Lucas Bocão, e vereadores, acontecerá no próximo dia 15 de dezembro, às 18 horas, no Gran Premier Eventos, localizado na Avenida das Nações, bairro Monte Castelo.

O ato é a confirmação dada pela Justiça Eleitoral aos eleitos confirmando que eles estão aptos a assumirem os cargos para o qual foram eleitos pela maioria absoluta dos votos.

A solenidade é comandada pela Justiça Eleitoral que na ocasião fará entrega dos diplomas  devidamente assinados pela autoridades competentes aos novos eleitos que vão administrar nossa cidade pelos próximos quatro anos.

As solenidades de diplomação dos eleitos na última eleição em nossa região vão acontecer entre os dias 15 e 19 deste mês. Cada cidade terá sua data marcada conforme o juiz eleitoral de sua comarca./bahiaextremosul

Presidente da Câmara de Vereadores de Itapebi é preso por desacato


Presidente da Câmara de Vereadores de Itapebi é preso por desacato

O presidente da Câmara de Vereadores de Itapebi, Leonardo Ribeiro dos Santos, foi preso na noite de quarta-feira (30) por desacato a autoridade. De acordo com a Polícia Civil na cidade, ele desacatou uma policial militar que atua no município. O caso foi registrado na Delegacia de Eunápolis, distante cerca de 56 km de Itapebi.

Conforme a polícia, Leonardo Ribeiro dos Santos teria tomado o celular da policial quando ela filmava uma abordagem feita em conjunto com outro policial a uma pessoa que estava dando “cavalo de pau” com uma moto no centro de Itapebi.

Em entrevista o vereador disse que não desacatou a policial e que tentou diálogo com ela. “Eu e um grupo de pessoas seguia em carreata para a casa de um amigo e a viatura da PM foi acompanhando a gente. 

Eu não vi moto nenhuma dando “cavalo de pau”. Manobrei meu carro para estacionar, mas quando desci [do veículo] ela [a soldado da PM] pegou o celular dela e disse que ia ligar para o major, mas eu não acreditei, peguei o celular da mão dela e desliguei a chamada. Não a agredi em nenhum momento”, explicou.

De acordo com a polícia, Leonardo Ribeiro foi liberado e vai responder em liberdade por desacato a autoridade e agressão./G1

Governador Rui Costa recebe em audiência os prefeitos eleitos do PR


alt

O governador Rui Costa recebeu em audiência, na segunda-feira (28), 17 prefeitos eleitos em outubro pelo Partido da Republica (PR), que foram convidados pelo presidente estadual da legenda, deputado federal José Carlos Araújo, em encontro articulado pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia. A reunião contou, ainda, com a presença do deputado federal João Carlos Bacelar. O deputado federal José Rocha não pode comparecer ao evento por estar fora do país.

alt

Durante a reunião, o governador Rui Costa ouviu atentamente as demandas dos prefeitos eleitos para seus municípios. Os parlamentares do PR também apontaram as áreas que necessitam de maior atenção em cada região. O encontro serviu ainda para apresentar aos prefeitos eleitos o secretário de Turismo, José Alves, indicado pelo Partido da República.

José Carlos Araújo destacou o crescimento do Partido da República em 2016, conquistado graças à união de forças dos parlamentares e também dos prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas que integram a legenda.

alt

“O partido está unido e tem batalhado diariamente para fortalecer ainda mais a aliança com o projeto político do governador Rui Costa”, afirmou o presidente estadual do partido, que nas eleições de outubro, elegeu na Bahia 19 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 213 vereadores.

Foram convidados para o encontro com o governador os 19 prefeitos eleitos do PR: Gilmar da Silva (Brejolândia), Maria Tânia Sousa (Caatiba), Sueli Novais (Cafarnaum), Myriam Oliveira (Canápolis), Ezenildo Dourado (Canarana), Paulo Andrade (Cansanção), Marcelo Emerenciano (Cocos), Ueliton Souza (Contendas do Sincorá), Manuel Rocha (Coribe), Roberval Meira (Dom Basílio).

alt

Ainda, Edvaldo dos Santos (Gongogi), Vera Lúcia Santos (Maragogipe), Leonardo Lima (Morro do Chapéu), Everaldo dos Santos (Piraí do Norte), Welington de Góis (Quijingue), Josielton Muniz (Sebastião Laranjeiras), Humberto da Silva (Tabocas do Brejo Velho), José da Cruz (Teodoro Sampaio), e Dinoel Carvalho (Vereda)./gov.br

Goleiro da Chapecoense não corre mais risco de perder a outra perna


Resultado de imagem para goleiro Jackson Follman

O último boletim médico desta quinta-feira divulgado pelo hospital Universitario de San Vicente Fundación trouxe boas notícias para as famílias dos sobreviventes do trágico acidente aéreo que acabou matando 71 pessoas das 77 a bordo, sendo boa parte delas da delegação da Chapecoense, clube catarinense que seguia para a Colômbia para disputar a final da Copa Sul-americana. E a grande novidade é que o goleiro Jackson Follman não vai precisar passar por uma nova amputação.

"Durante a cirurgia se viu um adequado estado da amputação de sua perna direita (abaixo do joelho)", explicou o diretor médico Ferney Rodríguez. "As lesões estão evoluindo adequadamente e de tal forma que não há mais necessidade de amputação", confirmou o médico, se referindo ao risco que corria a perna esquerda do jogador que era reserva de Danilo.


Mesmo assim, Jackson Follman segue na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), assim como Alan Ruschel, que segundo o mesmo boletim, "tem tido uma evolução favorável". A médica da Clínica Somer de Rionegro, Ana María González, explicou que as maiores preocupações já foram sanadas, como a possibilidade de Alan ficar paralítico.

"As feridas de Alan foram lavadas porque estavam muito contaminadas por causa do tipo de acidente. Ele está se recuperando bem de sua cirurgia na coluna, teve sua mobilidade conservada e estamos avaliando baixar um pouco sua sedação", relatou a doutora.

Mas, os melhores quadros são de Ximena Suárez e Erwin Tumirik. Os dois tripulantes que também conseguiram sobreviver à queda do avião Avro RJ85 "estão em condições muito boas e têm tido uma evolução boa". Ana María González chegou a afirmar que Erwin Tumirik já tem chances de receber alta do hospital. Ambos são bolivianos.

Já sobre o zagueiro Neto e o jornalistas Rafael Henzel não se teve mais notícias porque ambos estão em outro hospital. De qualquer forma, a situação dos dois era estável e de evolução gradual de acordo com as últimas informações. Henzel inclusive já recebeu a visita de familiares e deve ser desentubado em breve. Enquanto isso, Neto, que ainda respira por aparelhos por causa de um trauma no tórax, vai deixar o hospital San Juan para seguir o tratamento no hospital San Jose por questões de estrutura./TERRA

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Homem é espancado e gravemente ferido em Cachoeira do Mato: População cobra policiamento



Teixeira de Freitas: Na noite da última quarta-feira, 30 de novembro, uma tentativa de homicídio ocorrida na Rua Ipiranga, em Cachoeira do Mato, revoltou os moradores daquela localidade. Na ação, segundo informações passadas por moradores, um casal discutiu, e o filho da mulher acabou eapancando e ferindo, possivelmente em posse de uma arma branca (faca) por diversas vezes, o companheiro da sua mãe.

A vítima, identificada como sendo, Edimilson Alves Ferreira, que foi socorrido inicialmente por populares e, logo depois socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde foi submetido a procedimentos médicos, medicado e liberado, já na madrugada desta quinta-feira. Informações que chegaram à nossa equipe de reportagem dão conta de que o autor das covardes e graves agressões é um indivíduo conhecido como "Negão". 

Nossa equipe, assim que foi informada do caso, começou a acompanhar, e recebemos praticamente um pedido de socorro, já que moradores relatam que Cachoeira do Mato está sem policiamento. Com isso, a sensação de insegurança é enorme, pois, criminosos se sentem à vontade para agir, sabendo que não serão punidos.

Devido à distância de Teixeira, os moradores relatam que necessitam de uma atenção maior. Os moradores, que conversaram com nossa equipe, pediu alguma ação por parte da Polícia Militar e também da Polícia Civil, mas, principalmente de políticos, a quem os moradores acusam de total esquecimento. Uma moradora nos disse: "Aqui não tem posto policial, a polícia dificilmente vem aqui. E como ficamos? Sem segurança? Se acontece alguma coisa aqui, a Polícia precisa vir de Teixeira, e sabemos da distância. Por favor, olhem para Cachoeira do Mato". 

Nossa equipe irá procurar o novo comandante da 87ª CIPM, já que a unidade passa por uma transição de comando e também iremos levar o caso até o Coordenador da 8ª COORPIN, Kleber Gonçalves./Liberdadenews

Um morto e outro baleado após ataque dentro de oficina em Itamaraju


Um morto e outro baleado após ataque dentro de oficina em Itamaraju

No início da tarde desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, policiais da 43ª Companhia Independente de Itamaraju (CIPM), deslocaram-se ao bairro Baixa Fria, na cidade baixa, onde um homem havia sido assassinado e outro atingido numa das pernas.

Chegando ao local os militares depararam-se com o corpo de Dernival de Jesus Silva, o “Dé”, executado com disparos de arma de fogo no interior do galpão de uma oficina mecânica onde o mesmo trabalhava. Um outro funcionário do estabelecimento comercial também foi alvejado na perna, mas não corre risco de morrer.

Muitos populares se aglomeraram em frente ao local do crime e alguns disseram que o pistoleiro chegou a bordo de uma motocicleta, de placa não anotada. Autoria e motivação do assassinato são desconhecidas./TN

Renan Calheiros vira réu no Supremo pela primeira vez


Resultado de imagem

Por 8 votos a 3 , o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (1º) aceitar denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2013 contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pelo crime de peculato. Com a decisão, o senador se torna réu na Corte pela primeira vez.

Apesar de aceitar a denúncia por peculato, a Corte também entendeu, seguindo voto do relator, ministro Edson Fachin, que as acusações de falsidade ideológica e uso de documento falso prescreveram em 2015, oito anos depois de a infração ter sido cometida.

A Corte julgou nesta tarde denúncia na qual Renan é acusado de usar um lobista de uma empreiteira para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento. O peemedebista também é acusado de ter adulterado documentos para justificar os pagamentos. O caso foi revelado em 2007. Na época, as denúncias levaram à renúncia do cargo de presidente da Casa.

Votos a favor da denúncia

Para o relator do inquérito, ministro Edson Fachin as provas apresentadas no processo mostram que há indícios de que Renan Calheiros usou em 2007 notas fiscais para mascarar desvios de verba indenizatória do Senado para simular os contratos de prestação de serviços de locação de veículos.

“A denúncia imputa ao acusado a celebração de mútuo fictício com a empresa Costa Dourada Veículos para fim de, artificialmente, ampliar sua capacidade financeira e justificar perante o Conselho de Ética do Senado capacidade de arcar com o pagamento de pensão alimentícia”, disse o ministro.

O ministro Luiz Roberto Barroso votou diferente do relator, aceitando a denúncia em relação aos três crimes. “Considero como documentos públicos um número maior do que o relator considerou”, disse Barroso para justificar sua decisão. Os crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso só estariam prescritos se os documentos que embasam essas acusações forem considerados particulares.

Apesar de acompanhar o relator, o ministro Teori Zavascki disse que a denúncia apresentada pelo Ministério Público "não é um modelo de denúncia" e disse que "os indícios são precários e estão no limite". O ministro, que é relator da Operação Lava Jato, também disse que Corte não pode ser responsabilizada pela demora no julgamento do processo.

“Dos 100 inquéritos que tenho aos meus cuidados envolvendo pessoas com prerrogativa de foro, 95 não estão em meu gabinete e cinco estão de passagem, e apenas dois dependem de exame de recebimento da denúncia. O Supremo é juiz, não é investigador, não é ele que busca a prova, ele que julga”, explicou.

Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio, Celso de Mello e presidente, Cármen Lúcia, também acompanharam o voto do relator pelo recebimento parcial da denúncia.

Saiba Mais
Juízes fazem ato em frente ao STF contra projeto de crime de abuso de autoridade
Renan tenta votar pacote anticorrupção hoje, mas senadores rejeitam
Votos contra a denúncia


Os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram pela rejeição total da denúncia por entenderem que não há indícios para o recebimento da denúncia.

Toffoli considerou as acusações como "criação mental" do Ministério Público. "Não se logrou na investigação provar que o serviço [da locadora de veículos] não foi prestado, mas como não houve trânsito de valores em contas bancárias, [se] deduz que o serviço não foi prestado para o recebimento da denúncia.", criticou Toffoli.

Lewandowski também criticou a falta de provas na denúncia disse que "houve certa criatividade" por parte da PGR.

"Por mais contundentes que sejam os indícios de prática criminosa, o inquérito não pode se transformar em instrumento de devassa na vida do investigado, como se todos os atos profissionais e sociais por ele praticados ao longo de anos fossem suspeitos ou merecessem esclarecimentos. A denúncia deve ser objetiva.", disse Lewandowski.

Mendes disse que a PGR deveria ter "honestidade intelectual" de pedir o arquivamento. "Nós temos um clássico caso de inépcia, já reconhecido pelo relator [Fachin], quando disse que [a prova] está na zona limítrofe, na franja.", afirmou.

Acusação

Na denúncia formalizada em 2013, a PGR acusou Renan dos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso, por utilizar meios fraudulentos para justificar a origem de R$ 16,5 mil pagos mensalmente à jornalista Mônica Veloso entre janeiro de 2004 e dezembro de 2006, segundo a procuradoria.

Em processo aberto no Conselho de Ética do Senado quando o escândalo veio à tona, em 2007, Renan apresentou recibos de venda de gado para comprovar uma renda compatível com os pagamentos. Segundo laudo pericial da PGR, os documentos são falsos e não correspondem a transações comerciais verdadeiras. Um dos compradores teria negado expressamente a compra de cabeças de gado do senador.

A PGR acusou ainda Renan do crime de peculato, por ter desviado, entre janeiro e julho de 2005, a verba indenizatória a que tem direito como senador. Apesar de ter apresentado notas fiscais para comprovar o aluguel de dois veículos, os investigadores alegam que os documentos, no valor de R$ 6,4 mil cada, são fraudulentos.

"Não foram encontrados lançamentos que possam comprovar a entrada e saída de valores [nas contas da locadora de veículos e do senador], situação que comprova que a prestação de serviços não ocorreu”, disse o vice-procurador-geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada, ao ler o relatório da PGR, durante a sessão.

Defesa

Durante o julgamento, o advogado do presidente do Senado defendeu o arquivamento de toda a denúncia por falta de provas. “Quando se recebe uma denúncia inepta o constrangimento é ilegal. Não há indícios suficientes sequer para o recebimento da denúncia”, disse Junqueira.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.