Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 7 de outubro de 2017

Motorista de Kombi atropela homem na BR 418 e foge: Vítima morre no HMTF



Nova Viçosa: A Polícia Rodoviária Federal foi acionada no início da noite desta sexta-feira, 06 de outubro, para atender a uma ocorrência de acidente [atropelamento], na BR 418, no Distrito de Posto da Mata.

A vítima foi identificada como sendo Alberto Manoel Conceição, que foi socorrido pelo SAMU e conduzido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas, devido à gravidade dos ferimentos, a vítima não resistiu e veio a óbito.

Segundo informações de populares, o Alberto foi atropelado por uma Kombi de cor branca, de placa não anotada, e o motorista fugiu sem prestar socorro.

O caso foi registrado na sede do Plantão Regional, e o delegado Gilvan Prates autorizou a remoção do corpo ao IML, onde será necropsiado, em seguida liberado aos familiares. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso./Liberdadenews

Corpos são localizados em plantio de eucalipto


A imagem pode conter: natureza

Os corpos de dois adolescentes foram encontrados no final da tarde de sexta-feira (06), numa área de plantio de eucalipto no município de Alcobaça.

Ainda sem identificação confirmada, um dos adolescentes foi visto numa comunidade próxima ao cenário do crime, em atitude suspeita. Também foi encontrada uma motocicleta abandonada nas proximidades.

As autoridades policiais foram notificadas sobre a localização dos dois corpos, destinando equipes até o cenário.

Os adolescentes foram mortos de forma brutal, onde havia sinais de perfuração de arma de fogo, além de possíveis torturas antes de serem mortos.

Os corpos foram removidos para o IML do município de Itamaraju, onde aguardará o reconhecimento dos familiares.

Um inquérito deverá ser aberto para identificar a autoria e motivação dos crimes./IN

Mutirão da saúde em Alcobaça para atender pacientes com glaucoma



Mutirão da saúde em Alcobaça para atender pacientes com glaucoma

 A ação será realizada no próximo dia 19 de outubro, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 01, localizada no centro de Alcobaça. Ao longo de todo o dia serão realizados consultas e exames para a detecção do glaucoma.

O público alvo são pacientes com idade acima dos 40 anos, principalmente, aqueles diagnosticados com diabetes e hipertensão. Esses pacientes devem comparecer ao posto de atendimento entre 08h e 17h, com preferência da ordem de chegada, devendo apresentar, no ato da consulta, Cartão do SUS, Cartão da Família, a Carteira de Identidade (RG original e xerox), além de um comprovante de residência.

O Secretário de Saúde, Robson Mattos, explicou os procedimentos necessários para os pacientes atendidos na rede pública de saúde. “Os pacientes podem procurar as unidades básicas de saude onde são atendidos e agendar o atendimento para esse dia, quando vamos ter uma grande estrutura para iniciar o tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença”, afirmou.

O GLAUCOMA: É uma doença que atinge os olhos, ocorrendo principalmente quando há um aumento da pressão intraocular, chegando a lesionar o nervo ótico e provocar problemas de visão. A falta de tratamento pode levar à cegueira. A doença surge quando há uma alteração no bloco ocular e é uma das maiores causas de cegueiras. Os pacientes de risco são aqueles com mais de 40 anos, diabéticos, pessoas com problemas de pressão intra-ocultar elevada, miopia, usuários de corticoide ou que tenham casos da doença na família.

“Bola do Ronaldinho”, Newball chega a Salvador com novo conceito de jogar futebol



[ “Bola do Ronaldinho”, Newball chega a Salvador com novo conceito de jogar futebol ]

Chega ao mercado brasileiro a Newball, a Bola do Ronaldinho Gaúcho. O produto, idealizado pelo empresário Lenilson Vilaça, vem como novidade e permite que crianças joguem dentro e fora de casa, sem riscos de quebrar os móveis ou incomodar os vizinhos.
A bola deslizante tem o formato de disco e vem com o intuito de substituir as bolas tradicionais.

“Newball é um disco no formato de uma bola para que as crianças possam brincar com essa bola sem causas problemas dentro de casa, como quebrar objetos, sujar paredes, incomodar o vizinhos, causando transtornos para os pais”, explicou o empresário.



As vendas começaram esta semana nas internet, aliado a uma campanha de divulgação nas redes sociais. O preço sugerido de venda é R$79,90.  Além da internet, no site newball.net , as vendas iniciaram também no Quiosque 4Dbox da Estação da Lapa./bocaonews  

Vídeo: tempestade desestabiliza pouso de maior avião do mundo


Resultado de imagem para Tempestade desestabiliza pouso de maior avião do mundo

Enquanto a forte tempestade Xavier atingiu na quinta-feira a região nordeste da Alemanha, onde deixou sete pessoas mortas e 24 feridas, em Düsseldorf os ventos provocados pelo fenômeno desestabilizaram o pouso do maior avião de passageiros do mundo, o A380.

O voo, operado pela companhia aérea Emirates, fazia a rota Dubai-Düsseldorf. Ao se aproximar do aeroporto alemão, o aeronave, com capacidade para cerca de 500 passageiros, foi atingida por fortes ventos cruzados que a fizeram balançar de um lado para o outro da pista até se estabilizar, em uma manobra habilidosa do piloto.

“Já filmei milhares de aterragens em situações de ventos cruzados, em diversos aeroportos da Europa, mas esta foi bastante difícil e extraordinária”, disse Martin Bogdan, que registou o vídeo ao jornal Daily Mail.



“O voo da Emirates EK 55, em 5 de outubro de 2017, aterrissar de forma segura em Düsseldorf, sob fortes ventos cruzados. Em momento algum a segurança dos passageiros e dos tripulantes esteve comprometida”, disse um porta-voz da companhia aérea ao jornal inglês.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Presidiário "Pegadinha" toca órgão sexual de interno e acaba espancado no Pátio B



Teixeira de Freitas: Nesta sexta-feira, 06 de outubro, agentes penitenciários do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) ouviram pedidos de socorro, vindo da Cela 03 do Pátio B, cela onde funciona o júri do pavilhão. Os agentes, então, notaram que um dos internos estava sendo agredido e, durante ação de resgate, descobriram que a vítima das agressões era Gerson Damaceno Santos, 31 anos de idade, que cumpre pena por estupro de vulnerável.

Gerson foi retirado do pavilhão e socorrido inicialmente ao Pronto Socorro da unidade e, logo após, encaminhado ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde ele foi medicado e teve o braço esquerdo engessado, já que foi confirmado uma fratura na região da mão e antebraço. Segundo as primeiras informações, Gerson, que cumpre pena na Cela 10, tocou no pênis de um interno, que se queixou do fato para o "voz" do Pátio B.

Logo depois, durante abertura das celas para o banho de sol, Gerson passou a ser chamado de “Pegadinha”, e começou a varrer o corredor, sendo chamado pelo “primeira voz”, na Cela 03, onde as agressões foram autorizadas e se iniciaram. Gerson foi agredido por cerca de 12 internos, que usavam cabos de vassouras para agredir o manipulador de partes íntimas, já que essa não seria a primeira vez que Gerson cometia tal ação.

Além dos golpes de cabos de vassouras, Gerson recebeu socos e chutes, e temendo algo pior, gritou por socorro. Nossa equipe levantou a informação que Gerson cumpre pena após abusar de um adolescente de 14 anos de idade, fato que teria ocorrido em outro estado. O mesmo não gravou entrevista, mas, confirmou que foi condenado pelo crime com base no artigo 217. O caso foi registrado na sede Delegacia de Polícia Civil de Teixeira de Freitas e os procedimentos ficarão a cargo da delegada Rina Andrade.

A vítima das agressões e os agentes identificaram que o chamado “primeira voz” do Pátio B é o interno Delvandro Trindade Ramos, que participou das agressões, juntamente com os internos Aelson Alceu de Souza,, Genilson Silva Santos, Vilmacio Lima dos Santos, André Carlos A dos Santos, Macksuel Silva Santos, José Carlos Nunes da Silva, Alécio dos Santos Reis, Geovane Lima Almeida, Robson da Silva, Alex Plácido Lima, Gilson do Nascimento Silva e Genildo Nascimento Silva, que segundo a vítima faz parte do "júri do pavilhão", e que usam a Cela 03 como tribunal de julgamento.

O diretor da unidade, o Tenente Coronel Osires Cardoso, já instaurou procedimento administrativo para apurar o caso, e os agressores deverão ser punidos com medidas administrativas. A vítima deverá ser ouvida também pela direção da unidade. A delegada ouviu Gerson e os agentes penitenciários e deverá solicitar a condução dos internos até a sede da 8ª COORPIN para serem ouvidos. Os internos agressores serão ouvidos e poderão ser flagranteados por lesão corporal.


Após ser ouvido, Gerson foi encaminhado para exames de corpo de delito e retornou para o CPTF. Nossa equipe levantou a informação, que Gerson frequentemente toca as partes íntimas de internos, e que o mesmo já foi agredido outras vezes, mas essa foi a primeira vez que pediu socorro. Os outros casos, ele teria assumido que realmente tocou nos internos, mas, nega o toque de hoje./LiberdadeNews

Acidente quase termina em tragédia na BA 994 Medeiros Neto/Vereda


A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre


Um acidente automobilístico, envolvendo um veículo celta vermelho, placa policial JOI-7905, licenciado em Medeiros Neto, e motoqueiros não identificados, quase termina em tragédia na BA 994, saída da cidade de Medeiros Neto para Vereda.

O fato aconteceu por volta das 22:30 da última quinta-feira (05) e, de acordo com Ariel da Silva Veiga (26) morador de Medeiros Neto e motorista do veículo, ele voltava de uma confraternização com amigos de Vereda para dar remédios a sua mãe, quando, na entrada de Medeiros Neto, se deparou com vários motoqueiros no meio da pista e na contramão, empinando e praticando direção perigosa com suas motos.

Para não acertá-los em cheio, Ariel tentou frear bruscamente o veículo por aproximadamente 50 metros, momento em que perdeu o controle da direção do carro e, milagrosamente, parou à beira de uma ribanceira.

Moradores da Rua Otelino Moreira Alves, que fica no lado de baixo da ribanceira, ouviram o barulho do veículo e foram até o local para socorrer o rapaz, que saiu sem nenhum ferimento aparente.

A Polícia Militar foi acionada e preservou o local para evitar novos acidentes, em seguida, um guincho foi solicitado para rebocar o veículo. De acordo com vizinhos, a ação dos motoqueiros no local é rotineira, inclusive, na semana passada, um caminhão que transporta leite para um laticínio da região, quase se envolveu em um acidente com um deles.

Apesar do agravante dos motoqueiros na pista, segundo a Polícia Militar, o condutor do veículo apresentava sinais de embriaguez, como vagarosidade ao falar e hálito forte de bebida alcoólica.

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre


Rondas foram realizadas na tentativa de identificar os arruaceiros, mas, até o momento da publicação desta matéria, ninguém foi identificado./ medeirosdiadia

PARABÉNS ITAMARAJU | Aniversário do município é marcado por dia de lazer e tradicional concurso de bandas


Parabéns Itamaraju! Cidade Comemora 55 anos de emancipação

O aniversário comemorando os 56 anos de emancipação de Itamaraju, nesta quinta-feira (05), foi marcado por uma série de eventos iniciados no período matutino por volta das 08 da manhã e finalizou com o tradicional Fest Band.

Tendas e serviços foram disponibilizados pelas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, que levaram atendimento a comunidade, compondo o projeto “Rua do Lazer”, que também garantiu animação e brincadeiras esportivas.

Ruas foram bloqueadas com o apoio da Secretaria de Obras do município, através da Superintendência de Trânsito, permitindo a comunidade praticar esportes, como futebol, vôlei e queimada.

Crianças puderam desfrutar de tobogã inflável, cama elástica (pula-pula), além da distribuição de sorvetes e doces. Para os adultos serviços como aferição da pressão arterial, aula aeróbica e danças. Isso tudo apenas no período matutino.

Durante a tarde a comunidade prestigiou o FEST Band em sua sexta edição, contando com a Praça cheia e atenção total da população presente.

As bandas foram avaliadas pelos jurados Carlos Américo, Jewson Padilha, Gerlane Arthur, Isaias Felix e Islan Lira.

Quatro escolas disputaram, sendo elas CEPROG do município de Teixeira de Freitas, Escola municipal da Liberdade, Colégio Luís Eduardo Magalhães (CELEM) e Complexo Integrado de Educação de Itamaraju (CIEI), que demonstraram sincronismo, ritmo, desempenho e muita energia. 


Três itens foram colocados em julgamento, que foram o corpo coreográfico, tendo como vencedor o CELEM. O segundo item em julgamento foi o melhor maestro, também vencido pelo CELEM.

A disputa acirrada no município deixou a visitante no último lugar, mas o terceiro colocado foi à iniciante escola da Liberdade.  Ficando em segundo lugar o CELEM, mas a banda vencedora foi o CIEI.

A entrega da premiação foi realizada pelos secretários municipais, que também acompanharam toda a disputa, além do prefeito Marcelo Angênica e seu vice, Téa Produções.



O evento foi uma realização da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, com o apoio das demais secretarias. O imenso empenho do diretor de esporte Carlos Magno, que também promoverá novas ações no esporte para levar maior qualidade de vida à comunidade./IN

Motorista de ônibus morre de infarto quando ia buscar estudantes na escola


Resultado de imagem para Motorista de ônibus morre de infarto quando ia buscar estudantes na escola


O motorista de um ônibus escolar, Marivaldo Santos Nascimento, de 39 anos, sofreu um infarto e faleceu em Ilhéus, sul da Bahia, quando dirigia o veículo a caminho de uma escola, onde buscaria estudantes após a aula, acidente ocorreu na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). O incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (5), no distrito de Banco da Vitória.

Conforme a Polícia Militar, o motorista ainda conseguiu tirar o ônibus da pista e jogar o veículo em um banco de areia às margens da via, evitando acidentes. Ele estava sozinho no veículo.

Marivaldo evitou acidente de maiores proporções ao jogar o ônibus contra um monte de areia, no Banco da Vitória. Uma ambulância do Samu 192 foi acionada, mas não houve tempo para socorro.

A equipe do Samu 192 constatou que o motorista já estava morto. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus foi acionado e fez o isolamento do local. Redação com informações do Fábio Roberto Notícias.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Morre segurança que ateou fogo em crianças de creche em Janaúba



Morreu no hospital o guarda que ateou fogo em crianças de uma creche em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, nesta quinta-feira (5). A informação foi confirmada pela assessoria da unidade às 14h50. Damião Soares dos Santos era funcionário efetivo da prefeitura desde 2008. Segundo a Polícia Militar, ele jogou álcool nas crianças e nele mesmo e, em seguida, ateou fogo. Quatro crianças de 4 anos morreram no local.

A prefeitura informou que Damião pediu afastamento no mês de setembro alegando problema de saúde e foi à creche, nesta quinta, entregar o atestado médico, quando cometeu o crime. A prefeitura não esclareceu qual era o problema de saúde informado pelo funcionário. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Mortos e feridos Segundo o Instituto Médico-Legal da cidade, morreram no ataque: • Ana Clara Ferreira Silva, 4 anos • Luiz Davi Carlos Rodrigues, 4 anos • Juan Pablo Cruz dos Santos, 4 anos • Juan Miguel Soares Silva, 4 anos

De acordo com a assessoria do Hospital Regional de Janaúba, cerca de 40 pessoas foram atendidas pela unidade – 25 delas foram internadas com queimaduras e 15, que estavam em estado de choque, já foram liberadas. Entre os pacientes internados, 14 são crianças com idades entre 4 e 5 anos. Também há funcionários da creche entre os feridos. Todos eles tiveram mais de 20% do corpo queimado. Quinze pessoas respiram com a ajuda de aparelhos. Os nomes dos feridos não foram divulgados.

A Polícia Militar informou que uma aeronave da PM está no local para socorrer as vítimas. Ainda segundo a PM, um avião do governo do Estado foi de Belo Horizonte para Janaúba para transportar os feridos até o Hospital João XXIII, na capital mineira, que é referência em tratamento de queimaduras em Minas.

Falta de materiais hospitalares O hospital de Janaúba, para onde os feridos foram levados, precisa de doações de materiais que são usados no tratamento de queimaduras.


De acordo com a diretoria do hospital, não há mais materiais disponíveis na cidade, e a equipe do local agora trabalha na triagem dos estoques que restaram e das doações que estão chegando no estabelecimento. A cidade de Janaúba tem quase 67 mil habitantes, segundo o último Censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010./G1

Morre médica envolvida em grave acidente na BR-101



Morre médica envolvida em grave acidente na BR-101


A médica Francine de Carvalho Pimentel, de 34 anos, morreu no acidente envolvendo uma carreta e dois carros – um Duster e um Peugeot – na Rodovia do Contorno (BR-101), na tarde desta quarta-feira (4), na Serra-ES. Segundo médicos que são amigos da vítima, Francine teve várias paradas cardíacas antes de dar entrada no Hospital Jayme Santos Neves, no mesmo município.

Segundo um cunhado de Francine, a médica morava em Vila Velha e trabalhava em dois hospitais: um em Cariacica e outro na Serra, cidades da Região Metropolitana de Vitória-ES. Ainda de acordo com ele, Francine sofreu o acidente enquanto seguia para o trabalho. “Ela era uma pessoa maravilhosa, vivia estudando e se especializando”, comentou.

Às 20 horas, familiares da médica estavam no Departamento Médico Legal de Vitória para fazer a liberação do corpo.

O ACIDENTE

De acordo com a Eco 101, empresa que administra a via, o acidente aconteceu por volta das 13h30. Três pessoas ficaram feridas. Francine, que dirigia o Duster, chegou a ficar presa às ferragens. Uma segunda vítima, que não teve o nome divulgado, também foi levada para o hospital. A terceira pessoa envolvida não precisou de atendimento médico. A Gazeta

Governo Federal autoriza 2ª emissora de Rádio para a cidade de Itanhém



Governo Federal autoriza 2ª emissora de Rádio para a cidade de Itanhém


O Diário Oficial da União publicou hoje (05/10), a portaria assinada deste o último dia 28 de setembro de 2017, pelo ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, concedendo a autorização de outorga para o serviço de Radiodifusão Comunitária para a Associação Master de Radiodifusão Comunitária de Itanhém, denominada de Rádio Máster 87,9 FM.

O processo da Rádio Máster FM de Itanhém se iniciou em 2011 e somente em abril de 2012, o aviso foi cumprido e se iniciou o processo que até a portaria de autorização para outorga percorreu 32 das 33 fases existentes, variando de 10 a 34 etapas cada fase. A última fase consiste na implantação da estrutura de engenharia e instalação dos equipamentos da emissora para emissão da licença.

O processo foi cuidado pelo Escritório de Advocacia AJACON, situado na Rua da Pituba em Teixeira de Freitas, a única e a mais importante instituição jurídica especializada em legislação de radiodifusão desta tríplice mesorregião de Estados. 

Além de Itanhém, à cidade de Grajaú, no Maranhão e a capital de Palmas, no Tocantins também foram contempladas com uma Rádio Comunitária pelo Governo Federal nesta quinta-feira (05/10).

A cidade de Itanhém já possui uma emissora de rádio comercial que trata-se da Rádio Nova Cidade 101,5 FM, tradicional no município desde a década de 90. E agora o Governo Federal autoriza depois de 6 anos, a execução dos serviços do Processo nº 53000.017724/2012-09 da segunda estação de Rádio para a cidade que é a Rádio Máster FM, uma emissora de caráter comunitário.

Para a presidente da Associação Master de Radiodifusão Comunitária de Itanhém, Sandra Costa de Jesus, a notícia é um sonho antigo da comunidade de Itanhém e para sua conquista se exigiu muita paciência, dedicação, persistência e muita fé dos seus membros. 

Segundo ela, a emissora terá uma finalidade que é priorizar a voz da comunidade e será voltada para um maior espaço de jornalismo local, programas educativos, culturais, informativos e mais espaço para produção independente, objetivando oferecer uma programação diferenciada a comunidade de Itanhém.

Sandra Costa lembra que após 6 anos de muito trabalho e persistência, a Rádio Máster FM chega agora como um presente do Governo Federal para a comunidade de Itanhém, pela qual, à cultura popular, à cidadania, a educação e o meio ambiente terão espaços legítimos em favor do pleno desenvolvimento da pessoa e prepará-la para o direito legal a condição para se desenvolver no exercício da cidadania e para sua qualificação para o trabalho e para a vida em sociedade.

Associação Master de Radiodifusão Comunitária de Itanhém, detentora do canal 200/freqüência 87,9 – já possui uma história com à cidade de Itanhém, porque desde 1996, explora o serviço de sonorização da zona urbana, também conhecida por Rádio Poste e que usa o nome “Máster” como marca.

A Rádio Master 87,9 FM de Itanhém terá gestão da Associação Master de Radiodifusão Comunitária de Itanhém que é composta por moradores da cidade sem nenhum vinculo partidário ou político e o endereço da emissora é Rua Belo Horizonte nº 635, bairro São João. 

A sede é própria e é onde também toda estrutura já está sendo finalizada para que no mais curto prazo de tempo possível se obtenha a licença definitiva de funcionamento das suas ondas sonoras./Por Athylla Borborema

Número de fumantes no País diminuiu nos últimos 25 anos


Resultado de imagem para Número de fumantes no País diminuiu nos últimos 25 anos


O tabagismo é um dos principais fatores de risco para morte precoce e incapacidade em todo o mundo. Dentro desse cenário, existe uma boa notícia para o Brasil: no período entre 1990 e 2015, a porcentagem de fumantes diários no País caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres.

O estudo também constatou que, em 2015,  aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo inteiro fumavam diariamente: um em quatro homens e uma em 20 mulheres. A proporção é levemente diferente da registrada 25 anos antes: em 1990, era um em cada três homens e uma em cada 12 mulheres.

Os resultados são de uma pesquisa recém-publicada na revista científica The Lancet e está disponível no link: Smoking prevalence and attributable disease burden in 195 countries and territories, 1990–2015: a systematic analysis from the Global Burden of Disease Study 2015. O material também pode ser acessado pelos usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fumantes

O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes (7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens), mas a redução coloca o País entre os campeões de quedas do volume de pessoas que consomem tabaco.

Por outro lado, de acordo com o estudo, países como Bangladesh, Indonésia e Filipinas não viram nenhuma mudança significativa em 25 anos. Na Rússia, houve aumento no número de mulheres que fumam, e tendências similares foram identificadas na África.

O aumento populacional, contudo, representou um incremento no número total de fumantes, de 870 milhões, em 1990, para quase um bilhão, em 2015.

"Fumar cigarro continua sendo o segundo maior fator de risco de mortes prematuras e deficiências e, para reduzir seu impacto, devemos intensificar o controle", avalia uma das autoras do estudo, Emmanuela Gakidou, em entrevista à BBC.

Publicação

A pesquisa completa está disponível no periódico The Lancet. Para acessar os resultados, os usuários do portal podem pesquisar diretamente na revista científica (na opção Buscar periódico) ou inserir o nome do artigo na caixa de pesquisa Buscar assunto.


A publicação é considerada uma das principais revistas médicas independentes do mundo. A cobertura do título é internacional e se estende a todos os aspectos da saúde humana.

Prefeita do Prado tem celular clonado e é vítima de golpe no WhatsApp



O fato aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (04), quando o celular da Prefeita do Prado, Mayra Brito, foi clonado por bandidos.

O fato gerou estranheza, pois o número da prefeita, que já estava em posse dos hackers, perguntava nos grupos quem tinha contas pelo Banco do Brasil, daí em diante chamava no privado e pedia para realizar transferências para determinadas contas. A prefeita usou sua conta pessoal do facebook para esclarecer o ocorrido.

O esquema funcionava da seguinte forma: os bandidos tiravam do ar o celular da vítima e assumiam a conta, enviando mensagens aos seus amigos e parentes, solicitando transferências bancárias. Foi o que aconteceu em Prado, onde os golpistas, se passando pela Prefeita, pediram para amigos e parentes uma transferência bancária.

Veja o Vídeo:



Casos já foram registrados no Brasil. Casos semelhantes já foram registrados no Brasil, em fevereiro, o Fantástico fez uma matéria sobre o caso, que é igual o que aconteceu com a Prefeita do Prado./ pradonoticia

Conta de luz em outubro terá tarifa mais cara do modelo de bandeiras


Resultado de imagem para Conta de luz em outubro terá tarifa mais cara do modelo de bandeiras

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária das contas de luz, e, neste mês de outubro, passou a ser a vermelha patamar 2. Esta é a tarifa mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. 

O valor extra se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas. A dona de casa Angélica Souza Tavares conta que tem muitos aparelhos eletrônicos na casa dela e que não é fácil economizar.

“Tem panela elétrica, três televisores e… as crianças tem joguinho, tem uma geladeira mais antiga que ainda está em uso e eu acho que ela também consome um pouco mais de energia. É difícil. A gente sabe que controlar menino no banho, ficar toda hora falando: Sai do banho logo, não demora muito; e entrar e sair do quarto, dos lugares, sem apagar a luz, isso aí é uma constante, eu tenho que estar sempre falando.”

De acordo com o especialista em energia elétrica, Maurício Lopes Tavares, é preciso ter alguns cuidados para economizar na conta de luz.

“Uma coisa é a questão do funcionamento da geladeira, principalmente se for um aparelho mais antigo. As borrachas de vedação da porta tem que ser trocados. O ideal é que elas sejam trocadas a cada dois ou três anos, mesmo que não se percebam os rasgos, porque se a porta da geladeira não está bem vedada, a geladeira vai funcionar ao longo do dia muito mais que o necessário e é um consumo de energia que a gente não percebe que está acontecendo.”

O especialista também faz um alerta para retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.

“Aparelhos que não vão ser usados por um longo período, como um aparelho de DVD ou outros equipamentos deste tipo, se não vão ser utilizados, devem ser retirados da tomada. Quando eles estão conectados, mesmo que desligados, mas conectados, eles estão na verdade ligados, esperando um sinal do controle remoto. Isto tem um consumo de energia que é pequeno, mas é diário, é o dia todo e ao longo do ano vai se acumulando, representa um custo para a família e não vai trazer prazer nenhum.”

Para economizar, tome banhos mais curtos, de até cinco minutos; não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado; evite deixar a porta da geladeira aberta sem necessidade ou colocar alimentos quentes nela; utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apague a luz sempre que sair de um cômodo.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Ótima noticia para Jucuruçu e região: BB assumirá despesas do Banco Postal em quase 2 mil agências



BRASÍLIA  -  O Banco do Brasil vai assumir, por quatro meses, os custos da contratação de vigilantes armados e portas giratórias para garantir o funcionamento do Banco Postal em 1.827 agências dos Correios. A despesa mensal está estimada em R$ 8 milhões. A formalização do entendimento entre o BB e Correios foi anunciada nesta terça-feira (3) pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, em vídeo distribuído para parlamentares, prefeitos e vereadores dos municípios que seriam atingidos.

Com a decisão, o BB vai arcar com uma despesa, que, pelo contrato assinado, deveria ser assumida pelos Correios. Com a alegação de não ter recursos, os Correios anunciaram que deixariam de prestar serviços do Banco Postal em 1.827 de suas agências em 12 cidades. Mais de 137 mil aposentados e pensionistas seriam prejudicados pela medida, principalmente, na Região Nordeste, conforme noticiado pelo Valor.

A assessoria de imprensa do MCTIC informou que a formalização do acordo, no entanto, será assinada hoje ou, no máximo, amanhã. "O BB, ao longo dos próximos quatro meses, irá continuar realizando financiamento das ações do Banco Postal. Com isso, até o fim de janeiro, temos a tranquilidade de encontrar outra solução para que o Banco Postal não deixe de prestar os excelentes serviços que vem fazendo ao longo dos últimos anos", disse Kassab em mensagem de vídeo enviada para parlamentares, vereadores e prefeitos por WhatsApp.

Segundo o deputado Júlio Cesar (PSD-PI), presente em uma reunião realizada hoje, o BB assumiu os encargos até janeiro. "Os prefeitos estavam muito nervosos com a interrupção dos serviços", afirmou, acrescentando que em seu Estado 178 agências do Banco Postal deixariam de funcionar. "O ministro conseguiu reverter o fechamento do Banco Postal", frisou.



O Banco do Brasil assumiu o Banco Postal em janeiro de 2012, no lugar do Bradesco. O contrato com o BB terminaria no ano passado. Como não houve novos interessados em licitação, o banco e os Correios assinaram acordo para dar continuidade à distribuição de produtos e serviços da instituição na rede de atendimento do Banco Postal pelo prazo de até 36 meses.

Trazendo boas soluções: Jucuruçu recebe pela primeira vez a visita de um Promotor Ambiental DR. Fábio Fernandes





Ouça na integra as explicações do Promotor Ambiental DR. Fábio Fernandes - ele veio na cidade de Jucuruçu, a convite da prefeita Uberlândia Pereira, o vice - prefeito Erley Fernandes, Secretários e vereadores. Na reunião foram abordados vários assuntos entre eles o lixão, animais na pista BA - 284, e o Rio Jucuruçu.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

Jucuruçu recebe pela primeira vez a visita de um Promotor Ambiental DR. Fábio Fernandes - Objetivo mudar o local do lixão para uma área apropriada - E também a possibilidade de retirar os animais da pista BA - 284.

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Onde o mestrado focou o assunto da preservação do Rio Jucuruçu apresentando boas alternativas contidas numa cartilha titulada "LEI DA MATA ATLÂNTICA".

Resultado de imagem para LEI MATA ATLÂNTICA

Conforme o promotor  Fábio Fernandes, autor dos Gibis, o material visa apresentar de forma acessível e ilustrada as principais regras da Lei n° 11.428/06, que define as normas de proteção e uso dos remanescentes da floresta. O Gibi apresenta em linguagem simples e ilustrada, as principais regras sobre temas como a APP – Área de Preservação Permanente, RL – Área de Reserva Legal, CAR – Cadastro Ambiental Rural e PRA – Programa de Regularização Ambiental.

Destaca o promotor que a idéia do Gibi é para auxiliar os produtores rurais a entender melhor o Novo Código Florestal, o CEAME – Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo apresentando as principais regras desta lei. No livro o público é guiado por um personagem criado para apresentar o novo código através de ilustrações e explicações muito simples, permitindo um melhor domínio e entendimento de questões referentes ao assunto.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza

A intenção é apresentar em um material acessível e ilustrado as principais regras da Lei n° 11.428/06, definidora das normas de proteção e uso dos remanescentes da floresta. No conteúdo da história em quadrinhos o leitor descobrirá informações importantes sobre a Mata Atlântica, sobre o Novo Código Florestal, e sobre o próprio NUMA.

Logo na introdução um esclarecimento sobre a Mata Atlântica, um bioma do território brasileiro que atualmente padece com a redução de menos de 13% de sua cobertura original. Sem a Mata Atlântica se perde em biodiversidade, equilíbrio ambiental e climático. Por isso o Gibi aconselha como é tão importante preservar o que restou do bioma.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé, árvore, sapatos, céu, atividades ao ar livre e natureza

Em seguida temos a informação do Novo Código Florestal, Lei n° 12.651/12, que traz uma série de novas regras para espaços ambientalmente protegidos. Entre elas as áreas de preservação permanente (APP) e de reserva legal (RL). Na Mata Atlântica, entretanto, algumas restrições são observadas, como as de uso para a exploração da vegetação nativa, segundo a Lei n° 11.428/06, sendo que ela, e somente ela, defini a permissão, ou não, de outros requisitos legais, como as do Novo Código Florestal, deverão ser vistos e cumpridos na região.

Outras observações interessantes contidas ao longo do Gibi. Como a definição de retirada de lenha (corte de madeira, sempre um assunto polêmico) para uso doméstico não poderá ultrapassar os 15 metros cúbicos por ano e para a construção de benfeitorias e utensílios no imóvel rural a somente 20 metros cúbicos a cada período de três anos.

Também são abordados todos os casos em que não poderá ocorrer desmatamento na área em hipótese alguma e em casos em que o desmatamento, sempre envolto de regras e limites, é permitido. A informação de que subprodutos florestais, não madeireiros como frutos, sementes e folhas, podem ser colhidos pelas pessoas livremente, desde que não coloquem em risco as espécies da fauna e flora local.

São várias informações essenciais sob a autoria do promotor de justiça Fábio Fernandes e todas delineadas com muita aptidão nas ilustrações de Bruno Santana e na produção final de Anderson Lima da Agência de Publicidade Pauta Sete Comunicação.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, céu, árvore, atividades ao ar livre e natureza


O promotor de justiça Fábio Fernandes ressalta, que tanto o Gibi “Lei da Mata Atlântica”, quanto o Gibi “Novo Código Florestal”, tiveram uma tiragem de 2.000 exemplares cada obra e, a publicação visa, por meio de ilustrações e linguagem simples, mostrar as principais modificações trazidas pela Lei 12651/12. Para ele, os Gibis servirão de apoio aos promotores de Justiça que aderiram ao Floresta Legal, programa da Gestão Estratégica do Ministério Público Estadual, que tem por objetivo a regularização ambiental de imóveis rurais.  


Médico desmente rumores de que o prefeito Temóteo Brito está doente




Teixeira de Freitas: Recentemente alguns sites da cidade bem como notas na internet fomentadas em grupos nas mídias sociais vêm divulgando que o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito está com a saúde abalada devido a uma suposta infermidade séria. Em conversa informal com o prefeito, este riu e disse que, se depender da saúde que ele hoje apresenta, viverá ainda muitos anos.

De acordo com Temóteo, é natural que hajam rumores já que esta é uma arma muito utilizada por alguns grupos políticos, ou pessoas que não foram contempladas pela administração visando provocar uma espécie de terrorismo, na tentativa de desestabilizar o governo. Ele só lamenta o uso deste tipo de estratégia pois prejudica a cidade e confunde o cidadão que não é familiarizado com a falta de ética de alguns políticos e de profissionais da comunicação habituados a usar este tipo de ferramenta como forma de extorsão, ou mesmo se beneficiar politicamente querendo com isso confundir a opinião pública, “porém a mentira só prevalece enquanto a verdade não chega”.

Procuramos o médico que atende ao prefeito, por sinal o que ele mais confia, o renomado cirurgião Dr. Manoel Francisco Silva que sempre acompanhou o prefeito no seus exames médicos periódicos. Ele afirmou que o prefeito possui uma saúde muito acima da média das pessoas de sua idade e que tem apenas uma hérnia umbilical que  precisa ser tratada. Dr. Manoel disse ainda que recentemente orientou Temóteo a fazer vários exames no Hospital Sírio Libanês como forma preventiva onde foi constatado seu bom estado de saúde./Foconopoder

Taxista mandante da morte de ‘colega’ na Bela Vista é preso em Teixeira


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé


Já estão detidos os acusados da morte do taxista, André Ricardo Costa Borges de 48 anos, executado na madrugada do dia 19 de setembro, em uma estrada vicinal em meio a uma plantação de eucalipto na comunidade da Bela Vista, próximo a Posto da Mata, interior de Nova Viçosa.


O corpo foi encontrado pela manhã ao lado do táxi que foi incendiado pelos assassinos. Na ocasião, um morador local contou que ouviu barulho de tiros por volta das 4 horas, mas achou que fossem caçadores.

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

Nesta quarta-feira, 4 de outubro, a delegada Waldiza Fernandes, titular de Nova Viçosa, que teve os trabalhos investigativos coordenados pela delegada chefe da 8ª Coorpin, Valéria Chaves, apresenta os três homens que teriam participado do assassinato.

Estão presos: Manoel Messias Rodrigues da Silva, que de acordo com as investigações teria atirado com a arma calibre 12 no rosto da vítima e ateado fogo no táxi; o comparsa, Jeferson dos Santos Figueira que desferiu facadas em André e o mandante do crime, o taxista, 

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Almerindo Rodrigues Ribeiro, que teria encomendado o crime por R$ 2 mil para ficar com o ponto onde a vítima trabalhava em Posto da Mata./sulbahianews

Queda constante de energia elétrica incomoda população em Jucuruçu, BA


Resultado de imagem para Queda  de energia elétrica


Moradores de Jucuruçu reclamam de quedas constantes de energia essas quedas estão vindas acontecendo a mais de cinco meses e a Coelba ainda não resolveu essa situação que está sendo revoltantes pra os moradores.

Moradores e comerciantes garantem que já fizeram inúmeras solicitações á setor responsável de energia, mas os reparos na rede são sempre paliativos e as quedas de energia continuam causando transtornos e prejuízos. 

O serviço de fornecimento de energia elétrica tem sido alvo de reclamação em Jucuruçu e toda região os consumidores enfrentam fortes quedas constantes no abastecimento, pois o mesmo está super arcaico.

A sede e os distritos de Coqueiro, Monte Azul, São João da Boa Nova, Itamarati, Pau-d'alho,  Nova Alegria, Água Limpa, Refugado, enfim toda nossa região está passando sufoco por queda oscilação e interrupção da energia elétrica.

Nestes lugares, o problema já virou rotina e os moradores pensam em acionar os órgãos competentes para tentar uma solução definitiva.

"Aqui na cidade de Jucuruçu, nós já ficamos até 20 horas sem energia elétrica. Nós estamos do lado de uma usina geradora de energia, e está constante falta de energia elétrica nas localidades acima citadas isso é inadmissível". 

Mas é sabido que desde que foi implantado esse sistema de energia elétrica de Itamaraju para as localidades do município de Jucuruçu e toda essa região, a COELBA empresa responsável nunca fez um reforço na mesma - há muito tempo que essa energia não dá os 220 w no horário de pico isso só danifica os nossos equipamentos.

Tantos ramais já foram feitos, e mesmo com o projeto luz para todos tudo tirado da única rede elétrica a empresa referida nunca faz investimentos para que o problema de interrupção fosse sanado e ela teria de implantar uma boa subestação. É claro que dá onde só se tira, a tendência é acabar.  

Internet das Coisas deve movimentar US$ 132 bi no Brasil até 2025, estima BNDES


Resultado de imagem para Internet das Coisas


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima uma movimentação de US$ 132 bilhões na economia brasileira por meio de iniciativas de Internet das Coisas até 2025. O dado foi apresentado hoje (3) durante o Futurecom 2017 – maior evento de tecnologia da informação e comunicação da América Latina.

O número está no estudo Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil, financiado pelo BNDES e realizado por um consórcio liderado pela consultoria McKinsey, com a participação da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (Fundação CPqD) e o escritório de advocacia Pereira Neto Macedo. O levantamento subsidiará a formulação de políticas públicas e ações para a internet das coisas no país entre 2018 e 2022.

A Internet das Coisas é um conceito tecnológico em que uma rede de objetos se comunicam e interagem de forma autônoma pela internet, impactando em ações da vida cotidiana.

Saúde, cidades, indústria e rural são as áreas prioritárias do plano. A proposta do Hospital 4.0, por exemplo, pretende reduzir filas de atendimento, custos de operação e infecção hospitalar, entre outros indicadores, com uso da tecnologia. O documento também sugere a aplicação da Internet das Coisas para a melhoria do monitoramento de pessoas com doenças crônicas, para dar mais eficiência aos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e unidades de atenção primária.

Entre as sugestões para as cidades inteligentes, o estudo aponta a possibilidade de elevar a qualidade de vida por meio da gestão integrada de serviços nas áreas de mobilidade, segurança e uso de recursos. Por exemplo, reduzir os tempos de deslocamentos, “considerando as diferentes modalidades de veículos, e aumentar a atratividade do transporte coletivo”. Na área de segurança, o documento traz medidas para aumentar a capacidade de vigilância e monitoramento.

No meio rural, a proposta inclui “aumentar a produtividade e a relevância do Brasil no comércio mundial de produtos agropecuários”. Entre as iniciativas, está a “Fazenda Tropical 4.0”, que pode melhorar a produtividade e a qualidade da produção por meio do monitoramento de plantas e animais. Na área de indústria, por sua vez, o uso da Internet das Coisas poderá ajudar pequenas e médias empresas a aumentar a produtividade por meio da integração das cadeias produtivas.


O estudo indica também a necessidade de aumentar a oferta e a qualidade de cursos de formação voltados à Internet das Coisas, por meio, por exemplo, de financiamento de estudos e projetos pilotos que comprovem os benefícios de tais tecnologias. A implementação de um marco regulatório para lidar “com os crescentes riscos à segurança da informação” também está entre as sugestões do documento.

Politica: Otto afirma que votará a favor do afastamento de Aécio, mas pede que Senado adie decisão


[ Otto afirma que votará a favor do afastamento de Aécio, mas pede que Senado adie decisão ]

O senador Otto Alencar (PSD-BA) defendeu a adiação da votação do Senado sobre o afastamento de Aécio Neves, após a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal decidir afastar o político do cargo. Porém, durante o discurso em plenário, Otto revelou seu voto e disse que votará a favor do afastamento do senador tucano.  “Venho dar meu depoimento com muita coragem, senhor presidente, tenha prudência, não coloque isso pra votar, espere a decisão deixe para votar dia 11. Se votado hoje, eu não tenho como esconder minha posição  será favorável a decisão do Supremo Tribunal Federal, porque decisão judicial não se discute, cumpre-se”, afirmou. 


Otto Alencar qualificou à gestão de Aécio Neves enquanto governava Minas Gerais e disse que doía muito o julgar. “O caso dele não é caso de prisão é um recolhimento a noite na sua residência, portanto, é se esperar o dia 11 para essa decisão. Faço isso de forma dolorosa.  Não sou da geração dele, eu tenho 70 anos de idade. Vi a renúncia de um amigo meu, senador ACM, sendo acusado de violação do painel do Senado Federal.

Não foi ele que fez. Dói muito em mim saber que eu tendo e vendo na figura do senador Aécio Neves, grande governador de Minas Gerais, que fez seu sucessor, e ele teve um momento que encarnava o sentimento de uma gestão nova, de um Brasil novo, pra frente. Dói em mim saber que ele esta envolvido em um caso grave”. “Venho com muita tranquilidade.

Sempre tive cuidado em respeitar a lei e não fazer nada que pudesse macular a minha imagem. Essa Casa nunca tomou a iniciativa de dizer “vamos ler o pedido de impeachment do ministro do Tribunal. Me perdoe, mas por falta de decisão e coragem de não se colocar de frente ao Supremo. Quero pedir que vossa excelência tenha prudência, equilíbrio, essa luta já vem de tempo. Não vai ser agora que essa turma toma uma decisão apertada, que nós vamos agora depois de tanto se ajoelhar, dizer agora não, agora vamos tomar uma decisão para testar a decisão judicial. Decisão judicial não se discute, cumpre-se”.


O senado analisa o requerimento para adiamento da votação do Ofício 70/2017, que trata das medidas cautelares decididas pelo STF contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Familiares de Delvair Fagundes informam o seu desaparecimento e buscam informações




Teixeira de Freitas: Familiares procuram por  Delvair Fagundes, morador de Lajedão/BA, funcionário da ADAB. Segundo informações, o Delvair desapareceu esse fim de semana e foi visto pela última vez na Rodoviária de Nanuque/MG.

A esposa do desaparecido informou que como ele não apareceu, ela tentou ligar, mas, só dá caixa postal, e que ele não compareceu para abrir a ADAB. “Esperamos que seja apenas um susto e que logo ele esteja aqui. Mas, não custa nada procurar informações”, disse um familiar.  

Qualquer informação ligar para o telefone (073) 98154 6335. Desde já a família agradece./Liberdadenews

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Gildésio Leite pecuarista e produtor rural passa mal no trânsito e morre no HMTF




Teixeira de Freitas: No início da noite desta terça-feira, 03 de outubro, foi confirmada a morte do pecuarista e produtor rural Gildésio Leite Nascimento, 70 anos de idade. Segundo as primeiras informações.

Gildésio passou mal na Avenida São Paulo, quando foi socorrido rapidamente ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde foram realizadas tentativas de reanimação, mas sem êxito.

A morte de Gildésio foi confirmada e a causa foi um infarto agudo do miocárdio. Além de ser um dos maiores pecuarista e produtor rural da região, Gildésio era bem conhecido no ramo de empréstimos e financiamento de campanhas políticas, sendo muito procurado e influente no meio.

Até o fechamento desta reportagem, não foi divulgado onde será o velório do pecuarista./LiberdadeNews

Detido : Estuprada, criança de 11 anos está grávida





Felipe Thiago, popular “Beré”, foi preso no último domingo (24), pela Polícia Militar em Itamaraju, acusado de estuprar uma menina de apenas 11 anos de idade.

A família da menina foi quem denunciou o rapaz e informou à polícia que ela esta grávida. A menina foi encaminhada para exames de conjunção carnal.

Beré está detido na delegacia de Itamaraju e será encaminhado para o presídio de Teixeira de Freitas onde vai responder por crime de estupro de vulnerável./ bahiaextremosul

Danos morais: Justiça condena Bolsonaro por fala sobre quilombolas



Justiça condena Bolsonaro por fala sobre quilombolas


A juíza Frana Elizabeth Mendes condenou o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), em ação civil pública, ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil. O Ministério Público Federal, no Rio, por meio dos procuradores da República Ana Padilha e Renato Machado, acusou Bolsonaro por danos morais coletivos a comunidades quilombolas e à população negra em geral

Em 3 de abril, o deputado fez uma palestra no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, na qual, segundo a Procuradoria, ‘ofendeu e depreciou a população negra e os indivíduos pertencentes às comunidades quilombolas, bem como incitou a discriminação contra esses povos’. Na ocasião, o deputado afirmou que visitou uma comunidade quilombola e “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”. Ainda citando a visita, disse também: “Não fazem nada, eu acho que nem pra procriador servem mais”.

Na ação, os procuradores da República sustentaram que Bolsonaro usou informações distorcidas, expressões injuriosas, preconceituosas e discriminatórias com o claro propósito de ofender, ridicularizar, maltratar e desumanizar as comunidades quilombolas e a população negra. O Ministério Público Federal havia pedido R$ 300 mil de danos morais.

No processo, Bolsonaro alegou que a ação se tratava de ‘demanda com flagrante cunho político’, e que suas declarações ‘são flagrantemente interpretadas de forma tendenciosa e, com um claro intuito de prejudicar sua imagem, e de toda a sua família’. O deputado afirmou ainda que havia sido ‘convidado pela Hebraica RJ como Deputado Federal para expor as suas ideologias para o público em geral’ e que, nesta qualidade, ‘goza de imunidade parlamentar, sendo inviolável, civil e penalmente, por qualquer de suas opiniões palavras e votos, conforme dispõe o artigo 53 da CRFB’.

Ao condenar Bolsonaro, a juíza afirmou. “Impende ressaltar que, como parlamentar, membro do Poder Legislativo, e sendo uma pessoa de altíssimo conhecimento público em âmbito nacional, o réu tem o dever de assumir uma postura mais respeitosa com relação aos cidadãos e grupos que representa, ou seja, a todos, haja vista que suas atitudes influenciam pessoas, podendo incitar reações exageradas e prejudiciais à coletividade.”

COM A PALAVRA, JAIR BOLSONARO

A assessoria de imprensa de Jair Bolsonaro informou que o deputado ‘vai recorrer’./A Gazeta

Homem é preso por dirigir embriagado e levar um pônei no banco traseiro



Homem bêbado dirige com pônei no banco de trás e é preso pela polícia


Em Três Pontas, no Sul de Minas, um homem de 42 anos passou de todos os limites da embriaguez. Neste domingo, ele arrancou os bancos traseiros de um carro e colocou um pônei no lugar. Após tomar umas e outras, o motorista decidiu fazer um ‘city tour’ com o animal.

Depois de uma denúncia anônima, a Polícia Militar prendeu o condutor na Rua Nossa Senhora da Ajuda, por flagrante de embriaguez e maus-tratos contra animais. Segundo a PM, ele dirigia em zigue zague pelas vias da cidade.

O aventureiro ainda estava sem os documentos do veículo e sua carteira de habilitação estava vencida desde 2016. Já o animal foi devolvido à mãe do rapaz. 

A imagem inusitada de um pônei no banco de trás de um carro movimentou as redes sociais nessa terça-feira (3). A foto foi tirada na noite de domingo (1), em Três Pontas (MG), momentos antes do proprietário do veículo, de 42 anos, ser preso em flagrante por dirigir embriagado e maus tratos de animais.

As viaturas policiais chegaram ao homem após receber uma denúncia anônima sobre um automóvel que trafegava sem controle pelo Centro da cidade, com um animal com a cabeça para fora da janela. 

De acordo com a Polícia Militar, o carro não tinha o banco traseiro e por isso o pônei coube no veículo. Não bastasse essa situação, a carteira de motorista e os documentos do carro estavam  vencidos desde agosto de 2016.

O pônei foi deixado com a mãe do suspeito e o caso foi registrado na delegacia de Varginha (MG)./G1

Fazendas são desocupadas e uma pessoa é presa em propriedade de Geddel



Doze fazendas que foram invadidas por grupos armados nas cidades de Itapetinga e Potiraguá, sudoeste e sul da Bahia foram desocupadas durante uma operação da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, de segunda-feira (2) até a madrugada desta terça-feira (3). Duas das propriedades, as fazendas Esmeralda e Tabajara, localizadas em Itapetinga e Potiraguá, respectivamente, pertencem ao ex-ministro Geddel Vieira Lima e a família dele e seguem ocupadas nesta terça-feira, porque não há ordem judicial para fazer a desocupação, segundo a polícia.

Em uma delas, na Fazenda Tabajara, um homem foi preso por porte ilegal de arma. Ele estava com uma espingarda. Duas motos e um veículo com irregularidades administrativas também foram apreendidos. De acordo com o coordenador da Polícia Civil em Itapetinga, Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, 14 propriedades rurais haviam sido invadidas em Itapetinga e duas em Potiraguá. Na Fazenda Esmeralda, na zona rural de Itapetinga, ocupada desde o dia 23 de setembro, a polícia encontrou um grupo de indígenas que dizem ser da tribo pataxó hã hã hãe. Eles afirmam que a terra é sagrada e pedem demarcação. “Tinham 50 pessoas que são indígenas. Fiz contato com cacique que diz ser pataxó hã hã hãe.

Informamos que tinham fazendas na região com atos violentos e eles disseram que esses grupos não eram ligados a eles”, afirmou o delegado. Já na Fazenda Tabajara, na cidade de Potiraguá, o delegado disse que um grupo de 10 homens que ocupa o local diz ser do Movimento Livre da Terra. O advogado Fraklin Ferraz, que representa os proprietários das fazendas Tabajara e Esmeralda, informou que a primeira pertence ao "espólio", ou seja, bens deixados por Afrísio Vieira Lima, pai de Geddel. Já a Esmeralda pertence ao espólio e ao próprio Geddel. A defesa pediu à Justiça a manutenção da posse das duas fazendas, mas ainda não há decisão sobre os casos.

Nas outras 12 fazendas que haviam sido invadidas por homens armados, o delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior informou que os invasores fugiram com a chegada dos policiais, durante a operação. O policiamento continua nesta terça para manutenção da ordem na região, de acordo com o delegado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapetinga, Eder Rezende, informou que teve conhecimento de 18 fazendas ocupadas na região desde o dia 23 de setembro, incluindo as duas de Geddel Vieira Lima e as que também foram desocupadas na operação policial.

Ele não soube informar quais delas seguem ocupadas nesta terça-feira. Além de Potiraguá e Itapetinga, Eder disse ter conhecimento de invasões também nas cidades de Maiquinique, Itarantim, Pau Brasil e Itajú do Colônia. “Eles entram com armas e não tem pudor. Saqueam casas de funcionários das fazendas”, afirmou./G1

Itabuna: Policiais civis protestam durante visita do governador Rui Costa



Itabuna: Policiais civis protestam durante visita do governador Rui Costa

Policiais civis de Itabuna realizaram um protesto, neste último sábado (30), durante a visita do governador Rui Costa à exposição agropecuária do município. A categoria aproveitou para reivindicar o pagamento da GAP 4, a regulamentação das promoções, a reestruturação das carreiras, o aumento do auxílio-alimentação e auxílio transporte, os valores pagos pelas diárias e horas extras na festa carnavalesca, o reajuste linear e outras demandas da  Polícia Civil baiana. Após o protesto, Rui Costa afirmou aos policiais que irá regulamentar, nesta semana, o decreto das Promoções.

“O governador não quer deixar que a categoria e as entidades que representam os policiais civis avaliem e discutam em Assembleia a proposta do decreto. Se o material se tiver algum problema, vamos ter que entrar na justiça. Ele quer assumir a paternidade sozinho! Esse decreto já era para ter saído desde 2009! O SINDPOC tem lutado para que todos já estivessem com as promoções regulamentadas. Infelizmente, ainda estamos padecendo dessa situação e pressionando o Governo a atender às demandas da categoria!”, afirma o presidente do SINDPOC, Marcos Maurício, ao convocar os policiais para a próxima Assembleia, que será realizada em 11 de outubro.

pcdO vice-presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes, destacou que o sindicato lutou para  construir a Lei Orgânica 11.370 da Polícia Civil, que define os critérios para as Promoções. ” Estamos agora aguardando a regulamentação da Lei.  A categoria estava aflita porque não tinha progressão nas carreiras, agora teremos avaliações anuais desde que os servidores preencham os pré-requisitos do interstício. A categoria está feliz porque vamos destravar as promoções. É uma grande conquista nossa. 

pcd

A manifestação de ontem mostra que a mobilização causa impacto. Traz o gestor para negociação. Eles não querem mídia negativa em período de pré-campanha!”, comemora Eustácio Lopes./TN

Acusado de participação na morte de motorista de Ibirapuã passa mal na delegacia




Teixeira de Freitas: Nesta segunda-feira, 02 de outubro, agentes de plantão na sede da 8ª COORPIN, foram chamados por internos, os quais informaram que um dos presos da cela 02 estaria passando mal. Rapidamente, os agentes retiraram o preso da cela e acionaram o SAMU. O preso foi identificado como sendo, Henrique Lima Mateus.

Henrique é acusado de ter participado da ocultação do corpo do motorista José Marcos Paim, o “Zezinho”, crime que chocou a pequena cidade de Ibirapuã. O SAMU, prontamente, atendeu ao preso, e o socorreu ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Segundo informações colhidas por nossa equipe de reportagem, o estado de saúde de Henrique é grave, e ele segue em atendimento.

Os médicos relataram que o preso deverá ficar internado. A Polícia Civil pediu apoio e uma guarnição da PM realiza a escolta do detento, que segue custodiado por força de um mandado de prisão. O Henrique já foi ouvido pela Polícia Civil, e só não foi apresentado à imprensa, porque as buscas pelos outros envolvidos continuam. O HMTF não divulgou nota sobre o estado clínico do preso./LiberdadeNews

Maior ataque a tiros da história dos EUA mata 59 e deixa mais de 500 feridos em Las Vegas


Resultado de imagem para Maior ataque a tiros da história dos EUA


Pelo menos 59 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas após um homem atirar do 32º andar do Mandalay Bay, um famoso cassino e resort de Las Vegas (EUA), contra uma multidão em um festival de música na noite deste domingo (horário local, madrugada desta segunda em Brasília). A ação já é considerada o maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos.

O massacre foi reivindicado pelo Estado Islâmico. O atirador, identificado como Stephen Paddock, de 64 anos, teria jurado lealdade ao grupo há alguns meses, segundo a Reuters, citando a agência Amaq, que é ligada aos extremistas.

No entanto, o FBI, a polícia federal americana, afirma que não foi encontrada nenhuma evidência de conexão de Paddock com grupos terroristas internacionais. Mais cedo, o xerife da polícia de Las Vegas, Joseph Lombardo, disse acreditar que não se trata de um atentado terrorista e afirmou que o atirador era um morador local, um "lobo solitário".

A primeira informação oficial era de que o suspeito havia sido morto por policiais. Mais tarde, no entanto, Lombardo afirmou que o atirador se matou antes da chegada das forças de segurança. Ligadas a ele, foram encontradas 42 armas - 23 armas na casa dele, em Mesquite, e 19 no hotel.

Paddock teria começado a atirar por volta das 22h (horário local; 1h desta segunda, no horário de Brasília), na direção do Route 91 Harvest Festival, um festival de música country ao ar livre. Mais de 22 mil pessoas estavam no local. O número de vítimas ainda pode aumentar.


A polícia chegou a indicar como suspeita de envolvimento no caso uma mulher chamada Marilou Danley, de origem asiática. Depois, autoridades informaram que ela era companheira de Paddock, mas não tem nenhuma relação com o massacre. Ela está fora do país. Agentes procuram um Tucson, com placa de Nevada, que teria sido usado pelo atirador./G1

Afastamento de Aécio fere a Constituição, dizem especialistas


Resultado de imagem para AécioNEVES

O plenário do Senado Federal votará nesta terça-feira (3) se aceita ou recusa o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão de suspender as atividades parlamentares do tucano foi tomada no dia 26 de agosto, por decisão da primeira turma do STF (Supremo Tribunal Federal). Foram 3 votos a 2.

Além do afastamento, Aécio também foi submetido ao recolhimento noturno, o que significa que ele não pode sair de casa durante à noite. A decisão gerou controvérsias e, segundo a maioria dos especialistas ouvidos pelo R7, ela é inconstitucional.

Para o professor de direito constitucional da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Marcelo Figueiredo, a decisão do Supremo desrespeita a Constituição Federal. Ele explica o ponto de vista de acordo com o artigo 53 do texto.

O segundo parágrafo do trecho diz que: “Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão”.

— Por qualquer ângulo que você verifique, ele [Aécio] não poderia sofrer esse tipo de sanção que o STF impôs. No fundo, o Supremo está fazendo uma leitura expansiva da Constituição.

O professor de direito constitucional da USP (Universidade de São Paulo) Floriano Azevedo Marques concorda com Figueiredo. Para ele, o STF está dividido, o que gera impasses dentro do próprio poder Judiciário.

— Eu acho que parte do STF tem procurado dar uma interpretação finalista da Constituição para acabar com a corrupção. Parte dos ministros são moralizantes e outros são garantistas.

Marques explica que a primeira turma do STF tomou uma decisão da ala moralizante. Isto significa que os ministros deixam a Constituição "um pouco de lado" visando acabar com a corrupção.

Já o outro grupo — dos garantistas — também é contrário a práticas corruptas, mas defende as garantias previstas no texto constitucional acima de tudo, detalha o professor da USP. Mais do que as diferentes vertentes dentro da Casa, o especialista afirma que uma decisão do Senado distinta da do STF pode gerar uma crise institucional.

— Se o Senado der essa decisão [contrária à do STF], a do Supremo passa a ficar no vazio. O STF também poderá acatar ao Senado, mas sairá enfraquecido.

Figueiredo sustenta que a votação da Primeira Turma do STF não foi norteada por questões processuais, já que o senador ainda não foi ouvido pela Justiça e não há provas efetivas que o culpe.

A denúncia contra Aécio foi protocolada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) pelos crimes de corrupção passiva e obstrução de Justiça.

— Eu diria que foi mais uma resposta à opinião pública do que uma interpretação da Constituição.


Diferentemente dos colegas, a advogada constitucionalista Vera Chemim considera a decisão do Supremo legal. Para ela, o recolhimento noturno está previsto Código Processual Penal, assim como o afastamento da função pública, descrito pela Constituição Federal. Pensando no recolhimento noturno, ela esclarece o ponto de vista. 

Resultado de imagem para AécioNEVES

— Não é uma prisão plena, porque não tem uma sentença. A medida cautelar pode ser livremente imposta por um juiz, se os indícios mostrarem que o indiciado vai precisar de uma medida restritiva de direito.

Focando no afastamento de Aécio, Vera explica que esta decisão é embasada pela Constituição Federal. No texto está escrito que "os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos". A advogada diz, utilizando este trecho como base do argumento, que o tucano "não é impune pelo ato ilícito. É impune por palavras, opiniões e votos".

— O caput do artigo 37 da Constituição prevê que a administração pública como um todo tem que obedecer a vários princípios, como ao da moralidade. Mesmo em caráter transitório, já que ele exerce essa função pública por oito anos, ele tem que atender a este princípio.

Para ela, se Aécio é suspeito de ter cometido crimes, desrespeitou este artigo da Constituição e, por isso, pode perder a função pública. A advogada também defende que agir de acordo com o interesse público é uma das premissas para os cargos e funções da administração pública.

— O Aécio tem que ter uma postura que favoreça o interesse público. Eu não creio que o suposto cometimento desses atos representem esse interesse.

O professor de direito constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie Flávio de Leão Bastos Pereira admite que alguns colegas pensam como Vera, mas discorda da interpretação. Ele explica que nenhuma legislação ordinária — que é o caso do Código de Processo Penal — pode ficar acima do que está escrito na Constituição.

— O que eu quero dizer é que essa interpretação de leis vai até onde a Constituição chega. Um texto abaixo da Constituição não pode se sobrepor.

Pereira diz que a Constituição não tem nenhum trecho que fale especificamente sobre a possibilidade da interpretação feita pela Primeira Turma do STF. Ele explica que há uma tendência de que, hoje, diversas questões sejam resolvidas no Judiciário, fazendo com que este seja mais solicitado do que deveria.

Resultado de imagem para AécioNEVES


— Existe um fenômeno que chamamos de “judicialização da política”, que são questões políticas que são levadas para a Justiça pelos próprios políticos. Não é bom que essas questões sejam decididas pelo Judiciário./R7

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.