Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Teixeira: Motociclista morre ao colidir com animal na estrada do Sítio Amor e Cana em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: O acidente aconteceu por volta das 23h00, desta sexta-feira, 26 de fevereiro, na estrada do Sítio Amor e Cana, na conhecida Ladeira do Amor, próximo ao Povoado da Painha, zona rural de Teixeira de Freitas. A vítima fatal foi identificada como sendo, Rafael Santos Silva, 22 anos. 

Segundo informações, o Rafael pilotava uma motocicleta Honda/Bros, de cor vermelha, placa policial PKG 3D95, e seguia na referida estrada, momento em que colidiu com uma novilha no meio do caminho. De carona na moto, estava Rosiane das Virgens Silva, 32 anos. A Rosiane ficou ferida e foi socorrida pelo SAMU para a UPA. 

A Polícia Militar esteve no local e tomou as devidas providências. O delegado plantonista, Bruno Ferrari foi acionado e solicitou a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas. Um inquérito policial será instaurado. Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento./Liberdadenews

Morreu agarrado ao pai - Criminosos invadem casa e matam jovem a facadas em Itabatã

 

Nas primeiras horas da manhã deste sábado, 27 de fevereiro, um crime brutal chocou os moradores do bairro Triangulo Leal, em Itabatã, distrito de Mucuri. 

Segundo informações, eram por volta das 06 horas da manhã quando dois criminosos invadiram a casa onde Carlos Daniel Pereira Lima, de 21 anos morava com a família, foram direto para o quarto aonde o jovem dormia e começaram a esfaqueá-lo. 

O pai da vítima ouvindo os gritos do filho correu em seu socorro, se agarrou com o filho, mas isso não intimidou os assassinos que esfaquearam o jovem até a morte. Daniel morreu agarrado ao pai que nada pode fazer para salvar a vida do seu filho. 

Moradores relataram que Daniel tinha envolvimento com pequenos furtos na cidade. A causa da morte será investigada pela polícia civil./bahiaextremosul

Jucuruçu - tem 03 contaminados de COVID-19 e nenhum paciente internado

 Pode ser uma imagem de texto que diz "BOLETIM COVID-19 INFORME EPIDEMIOLÓGICO JUCURUÇU/BA Atualizado em 26/02/2021 às 17h 773 CASOS CONFIRMADOS 764 PACIENTES CURADOS 1.913 03 CASOS ATIVOS NOTIFICADOS 15 02 AGUARDANDO RESULTADO DESCARTADOS 06 oo ÓBITOS INTERNAMENTO HOSPITALAR JUCURUCU UMA OVA UMANOVAHISTÓRIA! HISTÓRIA! SAUDE Cuidando SECRETARIA MCPAL Mais!"

Pedimos encarecidamente ás pessoas que se previnam o máximo que poder do coronavírus, pois a segunda onda veio muito pior e está morrendo muita gente mundo a fora infelizmente em nossa região todos os hospitais de campanha covid-19 e até mesmo os particulares estão todos lotados.  

Máscaras. 

Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.

Grave: Extremo Sul tem maior taxa de mortalidade por coronavírus da Bahia

 [Extremo Sul tem maior taxa de mortalidade por coronavírus da Bahia ]

A região do Extremo Sul da Bahia tem a maior taxa de mortalidade de coronavírus a cada 100 mil habitantes, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com uma taxa de 27,2 óbitos, a região registra um índice 45% superior a média estadual de 18,7 óbitos a cada 100 mil habitantes. 

A análise refere-se aos três últimos meses. A Sesab classificou a postura de prefeitos e secretários de Saúde de incentivar remédios sem eficácia comprovada contra covid-19 e de não adotar medidas para contenção do vírus como um agravante. 

Vale lembrar que os municípios que fazem parte do Extremo Sul são: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lagedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. 

Veja o rankig da taxa de mortalidade por 100 mil habitantes

 

Principal cidade da região, Porto Seguro conta com a defesa do prefeito Janio Natal (PL) e da secretária de Saúde, Raíssa Soares, do kit covid-19, composto por medicamentos que não possuem eficácia no combate ao vírus./bnews

confira Vídeo: comerciantes protestam contra decreto de Rui em Porto Seguro e Dra. Raissa se pronuncia

  

Comerciantes de Porto Seguro foram às ruas na tarde desta sexta-feira, 26 de fevereiro, para protestarem contra o decreto do dia 25, que prevê o fechamento de setores não essenciais do comércio, publicado pelo governador Rui Costa. 

Durante o protesto, a secretária de Saúde do município, Dra. Raissa Soares, conhecida em todo o país por defender o uso da cloroquina em tratamento precoce contra o vírus, declarou que a secretaria não foi consultada a respeito dos números de casos, e que Porto Seguro não está em colapso. A médica conta ainda que dos casos confirmados no município, 97,7%.já estão recuperados. 

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, um comerciante local demonstra indignação com a medida tomada pelo Governo do Estado, “estamos pagando impostos, sem nenhum tipo de desconto pelo período que estávamos fechados”, desabafa./SulbahiaNews

Prefeito de Teixeira opta por não realizar Lockdown e comércio funcionará normalmente

 

Teixeira de Freitas: O prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, seguirá apenas o Toque de Recolher, não o Lockdown. Com a superlotação dos leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 na Bahia, o Governo do Estado ampliou o Toque de Recolher em 381 cidades da Bahia, inclusive em Teixeira de Freitas. E na tarde desta quinta-feira (26) o governador Rui Costa (PT) anunciou um Lockdown, que se iniciaria nesta sexta-feira (26/02) e terminaria na segunda-feira (01/03). 

Porém, o prefeito Marcelo Belitardo, embasado de que pode instituir ou deixar de instituir, medidas de restrição no combate à disseminação do Coronavírus no território de Teixeira de Freitas, decidiu não aderir ao Lockdown, mantendo apenas o Toque de Recolher que vai de 20h às 5h da manhã, por meio do Decreto Municipal n° 422.2021. 

O decreto prevê: 

Permitida a celebração de culto nos templos religiosos até as 19h30, garantido o distanciamento e demais medidas estabelecidas nos protocolos de medidas sanitárias em vigor. 

Atividades de comércio de rua, bares e restaurantes com atendimento presencial, shopping, galerias de lojas e demais centros comerciais, poderão funcionar até as 20 horas. Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação e bebida alcoólica, poderão ter seu funcionamento estendido até a meia noite. 

O decreto ainda considera: “Que medidas proibitivas de funcionamento do comércio local não é fator preponderante para o aumento da contaminação pelo coronavírus, mas sim a não observância pelos munícipes, dos protocolos de distanciamento e uso de máscaras e álcool/gel.”Liberdadenews/Ascom

Duas pessoas morrem após colidir moto com táxi em Porto Seguro

 

O acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, 26 de fevereiro, na Curva da Ponta Grande, na BR 367, na Orla Norte de Porto Seguro. 

Segundo informações de populares, o motociclista que pilotava uma moto Honta XRE 300 fez uma ultrapassagem e acabou colidindo de frente com um taxista que dirigia um Fiat Doblô.

 

O piloto da moto identificado como Jonathan Lima e a carona Carolina Oliveira não resistiram aos ferimentos e morreram no local. A identidade do motorista do taxi e seu estado de saúde não foram informados. 

Com o forte impacto o piloto da moto ficou preso entre o para-brisa e o capô do carro. Os veículos ficaram bem danificados. A PRF está apurando as causas do acidente./bahiaextremosul

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O município de Palmópolis - MG em luto por uma pessoa de grande carisma e amor ao próximo (Dona Eunice Costa)

 

Nota de falecimento!!! 

Palmópolis está de luto!!

Comunicamos o falecimento de Dona Eunice Costa 86 anos, ocorrido nesta Quinta-feira, (25). 

Nossa conterrânea, mulher de infinitas qualidades, que tinha o hábito cotidiano de fazer suas caminhadas e vivia no costume de antigamente de visitas rotineiras e consideração as amizades queridas, com fineza e educação. Excelente anfitriã, que ao adentrar no seu lar era recebido (a) com gentilezas e muito carinho. 

 Mãe de pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade e região, mãe da Pastora Rita Costa de Almeida, ex- secretário da Saúde Ariovaldo, Nivaldo De Almeida Costa, advogado Gilvandi De Almeida Costa, Gilvanes Almeida funcionário Público, Siderlândio (landim) Edivaldo (falecido), do ex- Prefeito de Palmópolis e atual em Jucuruçu Arivaldo Almeida - Lili e avó do atual Prefeito Marcelo Fernandes. 

A notícia triste nos deixou, estarrecidos e sua família desolada. Ficarão as lembranças memoráveis e o legado de integridade, humildade e sabedoria deixado por Dona Nice, assim era tratada, apelido carinhoso pela nobreza, mulher sábia, formosa e popular!! 

 Eternamente será lembrada por todos que a conheceram e conviveram com ela. Aos familiares e amigos os meus sinceros sentimentos. 

Deus os confortando! Vanderléia e Família Reis. 

Sentindo-me entristecida!! Quando se perde uma mãe, todos os filhos choram juntos e sentem-se perdidos, simbolicamente é cortado o cordão umbilical, laço de amor que os unem. E mãe de amigos é considerada!!! Saudades DONA Nice!!

Motorista perde controle de veículo e morre na BA 290 próximo à Usina Santa Maria

 

Medeiros Neto: Um acidente com vítima fatal foi registrado nas primeiras horas desta sexta-feira, 26 de fevereiro, na BA 290, entre a Usina Santa Maria e o Distrito de Juracitaba. 

Segundo informações, o motorista de um veículo GM/Corsa perdeu o controle do carro e saiu da pista, capotando o automóvel na sequência. 

Trata-se de um Corsa de cor verde, placa policial GVW 7F31, licenciado em  Medeiros Neto. O motorista foi identificado como sendo, Daniel Silva Santos, 31 anos. Segundo informações preliminares, a vítima estaria tendo problemas familiares, e não está descartado a possibilidade de um suicídio. 

O veículo bateu em uma árvore e a vítima ficou presa às ferragens. A PRE e o Corpo de Bombeiros estiveram no local. 

O delegado Charlton Fraga autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas. As circunstâncias do acidente será investigada pela Polícia Civil de Medeiros Neto./Liberdadenews

Tombamento de caminhão carregado de peixe deixa três feridos na BR-101

 

Itapebi: Três pessoas ficaram feridas após um caminhão carregado de peixes tombar na BR-101, município de Itapebi, por volta das 5h da madrugada desta sexta-feira (26). 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista informou que o veículo apresentou falha nos freios ao passar por uma curva na altura do km 667. O automóvel acabou virando para o lado direito. 

O condutor e outros dois ocupantes do veículo tiveram ferimentos leves. Apenas os passageiros precisaram socorridos pelo SAMU e encaminhados ao Hospital Regional de Eunápolis. 

O grupo seguia de Guarapari, no estado do Espírito Santo, com destino a Vitória da Conquista, no oeste baiano. Conforme a informação, será realizado o transbordo da carga. Não houve saqueamento. 

O trecho da rodovia onde ocorreu o acidente não precisou ser interditado, já que o veículo tombou no acostamento./Radar64

Bolsonaro: auxílio deve voltar em março, com parcelas de R$ 250

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (25), durante sua live semanal nas redes sociais, que o valor do novo auxílio emergencial a ser proposto pelo governo será de R$ 250. O benefício, segundo ele, deve começar a ser pago ainda em março, por um período total de quatro meses. 

" A princípio, o que deve ser feito? A partir de março, por quatro meses, R$ 250 de auxílio emergencial. Então é isso que está sendo disponibilizado, está sendo conversado ainda, em especial, com os presidentes da Câmara [Arthur Lira (PP-AL)] e do Senado [Rodrigo Pacheco (DEM-MG)]. Porque a gente tem que ter certeza de que o que nós acertarmos, vai ser em conjunto”. 

A expectativa, segundo o presidente, é que os quatros meses complementares de auxílio possam fazer a "economia pegar de vez". “Nossa capacidade de endividamento está, acredito, no limite. Mais quatro meses pra ver se a economia pega de vez, pega pra valer", afirmou. 

O novo auxílio emergencial deve substituir o auxílio pago ao longo do ano passado, como forma de conter os efeitos da pandemia de covid-19 sobre a população mais pobre e os trabalhadores informais. 

Inicialmente, o auxílio emergencial, em 2020, contou com parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil (no caso de mães chefes de família), por mês, para cada beneficiário. Projetado para durar três meses, o benefício foi estendido para um total de cinco parcelas. 

Em setembro do ano passado, foi liberado o Auxílio Emergencial Extensão, de R$ 300 (R$ 600 para as mães chefes de família), com o pagamento de quatro parcelas mensais. O último pagamento do benefício ocorreu no final de janeiro. Cerca de 67 milhões de pessoas foram contempladas com o programa. 

A renovação do benefício ainda precisa ser proposta pelo governo ao Congresso Nacional e, em seguida, aprovada pelos parlamentares. 

Bares e restaurantes 

Durante a live, Bolsonaro também anunciou que o governo deve lançar em breve um programa de adiamento, refinanciamento e parcelamento de impostos e contribuições tributárias (Refis) para o setor de bares e restaurantes. 

"Está na iminência de publicar o Refis do pessoal aí dos bares e restaurantes, que estão numa situação bastante complicada", afirmou o presidente. 

Com mais de 1 milhão de estabelecimentos em todo o país, que empregam cerca de 6 milhões de pessoas, o setor de bares e restaurantes diz que houve queda de 70% nas vendas ao longo do ano passado./agenciabrasil

Orgulho da família (Ribeiro Dos Santos) agora podemos dizer "Dra Raquel Engenheira Florestal"

 

A moça do interior, carregando grandes sonhos, filha de família humilde e cheia de princípios e valores. Nunca soube qual seria minha profissão. Nunca sonhei em ser médica, arquiteta ou advogada. Mas desde que encontrei a Engenharia Florestal me sentir completa e feliz. 

Muitos nem sabem que esta profissão existe, mas nós estudamos e promovemos o uso sustentável dos recursos naturais, gerenciamos toda produção de mudas que um dia serão cadeiras que você senta ou papel que você usa diariamente, recuperamos áreas degradadas, nós fazemos parte do seu dia a dia, e talvez você nem perceba. 

Com fé e uma grande dose de esforço todos nossos sonhos tornam-se realidade. Foram 5 anos para finalizar um sonho.  Foram incríveis aprendizados, onde me proporcionou conhecer pessoas fantásticas e me tornar uma pessoa muito melhor. 

Foram lutas e muito estresse, mas o sentimento de hoje é só gratidão. Não é que consegui? Se eu pudesse voltaria ao passado e diria para o meu eu de 17 anos: fica tranquila, não vai ser fácil mesmo, mas no final vai dar tudo certo e valerá a pena! 

E deu certo demais!  Gratidão por tudo que vivi neste período, por tudo que aprendi e conquistei. Gratidão a Deus, pois sem ele não sou nada e nunca teria conseguido, aos professores que fizeram parte da minha vida acadêmica, em especial agradeço aos meus pais pelos ensinamentos e por ter me transmitido o senso de justiça e amor ao próximo.  

Agradeço ao meu namorado e a sua família (que se tornou minha também), pelo companheirismo e incentivos ao longo dessa jornada. 

Por fim, agradeço aos meus familiares e amigos que sempre me deram forças para seguir. Mais um sonho realizado e mais um ciclo concluído.

A pandemia covid-19 nos fez passar por adaptações forçadas e superar muitos dos desafios impostos, em meio todas as dificuldades conclui mais um ciclo em minha vida, finalmente posso dizer #EnfimFormada. 

Tenho orgulho em ser MULHER E ENGENHEIRA FLORESTAL SIM! 

Raquel Ribeiro dos Santos, sinto- me uma grande privilegiada de ser filha  de João Pereira dos Santos e Mirian Ribeiro Santos

Octacampeão! Flamengo é o maior campeão brasileiro desde 1971

Mesmo com a derrota contra o São Paulo na 38ª e última rodada, o Flamengo conquistou o Brasileirão de 2021 nesta quinta-feira (25) e chegou ao octacampeonato brasileiro sagrando-se o maior campeão desde 1971 (sem contar Taça Brasil e Robertão), deixando o Corinthians, com 7 títulos, para trás nessa lista. 

Campeão em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019, o Flamengo conquistou seu 8º título brasileiro e o segundo de forma consecutiva, repetindo o feito de 1982/83. 


Na campanha da conquista de 2020, o rubro-negro repetiu o enredo do título de 2009, quando assumiu a liderança na penúltima rodada e foi campeão sendo líder por apenas duas rodadas. 

Títulos do Brasileirão desde 1971: 

[8] Flamengo

7 Corinthians

6 Palmeiras

6 São Paulo

4 Vasco

3 Cruzeiro

3 Fluminense

3 Internacional

2 Grêmio

2 Santos

1 Athletico-PR

1 Atlético-MG

1 Bahia

1 Botafogo

1 Coritiba

1 Guarani

1 Sport

Com o bicampeonato e o título de 2009, o Flamengo chegou ao seu 3º título no Brasileirão na era dos pontos corridos (desde 2003), ficando atrás apenas do Corinthians (que ganhou 4) na lista dos maiores campeões.

Títulos do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2020):

4 Corinthians

[3] Flamengo

3 Cruzeiro

3 São Paulo

2 Fluminense

2 Palmeiras

1 Santos 

No Brasileirão unificado, desde 1959, contando com os títulos da extinta Taça Brasil (realizada entre 1959 e 1967) e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata (disputado entre 1967 e 1970), o Flamengo é agora o 2º time com mais títulos (8) ao lado do Santos. O Palmeiras segue na liderança com 10 títulos./esporte 

Títulos do Campeonato Brasileiro (1959-2020): 

10 Palmeiras

[8] Flamengo

8 Santos

7 Corinthians

6 São Paulo

4 Cruzeiro

4 Fluminense

4 Vasco

3 Internacional

2 Bahia

2 Botafogo

2 Grêmio

1 Guarani

1 Athletico-PR

1 Atlético-MG

1 Coritiba

1 Sport 

Rui Costa fala em 50% da população baiana vacinada até o meio do ano

 

O governador Rui Costa (PT) afirmou que em uma previsão “muito otimista”, 50% da população do estado poderá estar vacinada no meio do ano. Em entrevista à TV Record, Rui falou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite que estados e municípios comprem vacinadas aprovadas em outros países, afirmando que está negociando com laboratórios. 

Ele foi questionado sobre a velocidade que se poderá vacinar a população. “Isso tudo vai depender... Se ficasse dependendo do ritmo apenas do ministério, trabalhando com duas vacinas, poderia dizer que eu não acreditaria, como não acreditei naquele cronograma apresentado”, disse o governador. “Já na primeira entrega não cumpriu o cronograma. 

Agora, com essa possibilidade de utilizar outras vacinas, que já estão aprovadas no mundo inteiro, somente a Anvisa achava que não deviam ser utilizadas, aí sim. A gente abre o leque”, ressaltou, citando vacinas que ainda não estão no país, como a da Moderna.  O governador voltou a criticar a Anvisa, agência que regula as vacinas no país, pelo que considera uma lentidão prejudicial. “Com essa decisão, me animo mais para que a gente consiga uma celeridade maior na vacinação. 

Não necessariamente por quem vai comprar, mas pela situação do STF de acabar com a posição de refém que o povo brasileiro estava da Anvisa. Anvisa insensível assistindo à morte dos brasileiros sem fazer nada. A decisão do STF libertou o Brasil da Anvisa e podemos correr atrás de outras opções de vacinas”. 

A demora para liberar e correr atrás das vacinas cobrou um preço, pois agora muitos imunizantes não estão mais disponíveis, diz Rui. “Se eu tivesse que fazer uma previsão muito otimista é de chegar no meio do ano, junho ou julho, alcançando 50% (de imunizados). Essa seria uma visão muito otimista. 

Não é fácil, porque nesses contatos que estou fazendo, com os laboratórios... Todo mundo está dizendo, 'Essas vacinas estavam disponíveis, mas ninguém deixou trancada esperando um belo dia que o Brasil resolvesse comprar'. Essas vacinas foram vendidas para vários países. É o que a vacina russa nos afirmou. 

Mais de 30 países estão desesperados desde novembro, dezembro, comprando e pedindo a vacina. Nós oferecemos 10 milhões ao Brasil no início de janeiro com prazo de 60 dias para chegar todos os lotes. E agora em fevereiro que vamos correr atrás porque o governo não contratou e a Anvisa não tinha liberado. Vamos correr atrás do prejuízo”, garantiu./GOV

Brumado: Prefeito diz que faz uso de ivermectina e realiza caminhadas como prevenção ao coronavírus

 

Desde o início da pandemia, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que vem tomando cuidados específicos para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele contou que tem feito uso de ivermectina, além de praticado caminhada para se fortalecer contra a doença. “Optei pelo conselho de um médico que disse que meu organismo precisar estar forte para combater a doença. 

Hoje mesmo andei meus 3 km, tomei sol porque a vitamina D vem da exposição ao sol, tomo ivermectina 1 vez por mês. Você não perde nada usando, pode perder carrapato, pulga, piolho, essas coisas. É muito bom pra saúde”, afirmou. 

Mesmo não sendo da área, o gestor pediu ao secretário de saúde que repense a possibilidade de incluir o remédio nas orientações para prevenção à Covid-19. Válido lembrar que não há nenhuma comprovação científica de que o medicamento tenha eficácia contra o novo coronavírus./acheisudoeste

38 pessoas perderam a vida para o Covid 19 só este ano em Teixeira de Freitas

 

A pandemia do novo coronavírus continua fazendo vítimas fatais em Teixeira de Freitas. De acordo com os registros oficiais da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, no mês de janeiro 16pessoas perderam a vida para o Covid-19. 

Em 25 de fevereiro, 22 pessoas já morreram vítimas da doença, com esse número, Teixeira de Freitas já soma 38 mortes nos primeiros 55 dias do ano de 2021. 

Segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2020  foram registradas 121 mortes em Teixeira de Freitas mortes por conta da pandemia. Ao todo, 159 pessoas morreram em decorrência do novo vírus no município. 

Nesta quinta-feira (25), foram registrados mais dois óbitos em decorrência da doença. Ao todo, Teixeira já registra 11.073 casos do novo coronavírus. Destes 126 são considerados ativos. A taxa de letalidade na cidade é de 1,43%, em relação aos casos confirmados. 35 pessoas estão internadas. 

Vacina 

Até o momento, já foram aplicadas 4014 doses de vacina em trabalhadores de saúde e idosos da primeira dose. Já foi iniciada a aplicação da segunda dose, com 563 doses  aplicadas./bahiaextremosul

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Flamengo será hepta, octa ou maior campeão do Brasileirão?

 

A polêmica vem aí! Com o encerramento de mais um Campeonato Brasileiro, a velha discussão sobre o número de títulos dos campeões volta à tona. O Flamengo, que foi legítimo campeão da Copa União de 1987 (a Série A da época), mas não teve o título reconhecido pela CBF, poderá ser agora heptacampeão ou octacampeão? 

Com esses 8 títulos, o Flamengo poderá ser o maior campeão desde 1971, deixando o hepta Corinthians para trás nessa conta. Mas como a CBF reconheceu os títulos da Taça Brasil (disputada entre 1959 e 1968) e da Taça de Prata/Robertão (disputado entre 1967 e 1970), o Rubro-Negro, mesmo com o octa, ainda ficaria atrás do Palmeiras, 10 vezes campeão no ranking de títulos. 

Em suas contas, com o título de 2019, o Flamengo comemorou o seu heptacampeonato brasileiro (1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019). Mas, oficialmente, pela CBF, o Fla é hexa e o Sport campeão de 1987, tanto é que o clube do Recife participou da Libertadores de 1988 como representante número 1 do Brasil. 

Essa questão, que por muitos anos rendeu brigas e mais brigas na Justiça, teve ainda um outro desdobramento com relação à Taça das Bolinhas, que seria entregue ao primeiro clube brasileiro 3 vezes campeão seguido ou 5 vezes campeão alternado desde 1971. O Flamengo, em 1992, sagrou-se penta (contando 1987) e ficou com o troféu. Em 2007, depois de o Sport ganhar na Justiça o reconhecimento pelo título de 1987, o São Paulo se sagrou penta também e exigiu a posse do troféu, o que foi negado nos tribunais pela última vez em 2012. 

Entenda a origem da Taça Brasil e os torneios antecessores do Brasileirão

Já em 2010, após um dossiê entregue pela CBF por alguns historiadores de Santos e Palmeiras, a entidade decretou que os campeões da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata deveriam também ser reconhecidos como campeões brasileiros. Apesar da polêmica da época, o assunto foi encerrado. Por terem seus campeões como representantes do Brasil na Libertadores, os dois torneios ganharam o mesmo peso do Brasileirão disputado desde 1971. 

Na prática, porém, sabemos que não foi bem assim. Alguns campeões da Taça Brasil precisaram de apenas 4 jogos (dois na semifinal e dois na final) para conquistarem o título. Algo bem diferente, por exemplo, da primeira edição da era dos pontos corridos, em 2003, quando o Cruzeiro precisou jogar 46 partidas para ser campeão. 

Outra discussão sobre esse tema é que a Taça Brasil não contava com os principais clubes do país na disputa, como o Brasileirão desde 1971. Entravam apenas os campeões estaduais (em um formato semelhante ao da Copa do Brasil, criada em 1989). Nesse sentido, o Robertão ou Taça de Prata, que foi uma ampliação do Torneio Rio-São Paulo em 1967 e contou com os principais times do país, poderia ser considerado como Brasileirão. 

Mas, como em qualquer discussão, existem muitas opiniões sobre esses extintos torneios serem considerados ou não como Campeonatos Brasileiros. Assim, o correto seria mesmo seguir o que o órgão oficial (no caso a CBF) considera, ainda que não exista um consenso geral sobre o tema. 

Não é errado, portanto, dizer que o Flamengo pode ganhar ou o hepta ou o octa. Ou ainda que ele vai ser o maior campeão brasileiro desde 1971. Ou que o Palmeiras é o maior campeão brasileiro desde 1959. Basta escolher o critério ou corte na linha do tempo.

Para ser justo, acredito que o Flamengo deveria ser considerado octa, já que o título de 1987 foi conquistado em campo com os times da 1ª divisão. 

E entendo que os campeões do Robertão/Taça de Prata também deveriam ser considerados campeões brasileiros, desde 1967. Mas, como jornalista e historiador, preciso seguir o que é considerado oficial. 

Samba, capacete e liderança: Rafinha completa um ano de Flamengo; veja  momentos marcantes

Em alguns anos, com os times sendo campeões por mais de 10 vezes, essas nomenclaturas desaparecerão e voltarão apenas no caso de conquistas seguidas. Sendo assim, mais simples dizer que o Flamengo será bicampeão brasileiro 2019/2020. Na lista geral de títulos, porém, a discussão jamais vai ter fim. Flamenguistas sempre vão considerar o título de 1987, assim como os torcedores do Sport. 

Títulos do Campeonato Brasileiro de 1959 a 2019 (com Taça Brasil, Robertão e Brasileirão) pela CBF: 

10 - Palmeiras

8 - Santos

7 - Corinthians

6 - Flamengo

6 - São Paulo

4 - Cruzeiro

4 - Vasco

4 - Fluminense

3 - Internacional

2 - Bahia

2 - Botafogo

2 - Grêmio

1 - Athletico-PR

1 - Atlético-MG

1 - Coritiba

1 - Guarani

1 - Sport 

Títulos do Campeonato Brasileiro de 1971 a 2019 (sem Taça Brasil, Robertão e o título do Sport de 1987): 

7 - Corinthians

7 - Flamengo

6 - Palmeiras

6 - São Paulo

4 - Vasco

3 - Cruzeiro

3 - Fluminense

3 - Internacional

2 - Grêmio

2 - Santos

1 - Athletico-PR

1 - Atlético-MG

1 - Bahia

1 - Botafogo

1 - Coritiba

1 - Guarani

Ex-prefeita de Itanhém é punida por atraso no repasse ao INSS

 

A ex-prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro (MDB), será representada no Ministério Público pelo pagamento indevido de multas e juros, em razão de atraso no recolhimento de parcelas relativas a obrigações previdenciárias junto ao INSS, no exercício de 2019. 

A determinação é do Tribunal de Contas dos Municípios, em decisão tomada na sessão desta quarta-feira (24), realizada por meio eletrônico. 

A ex-gestora terá que devolver aos cofres municipais R$27.459,00, com recursos pessoais, e pagar multa de R$3 mil. 

O pagamento de multa e juros só ocorre devido à omissão dos gestores, que não cumpriram adequadamente a obrigação legal de repassar as contribuições previdenciárias no prazo e montante exigidos na legislação. A decisão cabe recurso./aguapretanews / TCM-BA

Confira: Idosa de Teixeira procura familiares que não vê há 70 anos

 

As redes sociais, são uma ferramenta poderosa quando o assunto é aproximar pessoas. Foi pensando nisso que os familiares da senhora Altamira Pereira do Nascimento, de 85 anos, decidiram publicar sua história em grupos do Facebook, para tentar promover o reencontro da idosa com os irmãos, que não vê há 70 anos. 

Altamira, que é natural de Prado, perdeu o contato com a família aos 14 anos, quando se casou e precisou se mudar para o município de Itaitinga. Seus irmãos continuaram na cidade de Prado e desde então, não tiveram mais nenhum contato. 

Os irmãos são: Alzira Pereira do Nascimento, casada com “Bastião serrador”; Florisvaldo Pereira do Nascimento, deficiente auditivo; Maria Pereira do Nascimento, casada com um policial; e Sivaldo Pereira do Nascimento, que segundo informações, foi morto em uma ponte no município de Nanuque (MG). 

Hoje, Altamira reside em Teixeira de Freitas e deseja encontrar qualquer pessoa que possa dar informações sobre os irmãos. A família pede para localizar algum familiar da senhora, com o objetivo de promover esse reencontro./SulbahiaNews/Débora Rezebde 

Quaisquer informações podem ser passadas pelo número (73) 998671341

Rui anuncia ‘lockdown’ a partir das 17 horas de sexta em toda a Bahia

 

O governador Rui Costa anunciou nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, que vai decretar “lockdown” no fim de semana em todo o território baiano, como forma de diminuir a transmissão do novo coronavírus no estado. Inicialmente, o próprio Rui tinha sinalizado que a medida atingiria as 381 cidades já listadas no decreto de toque de recolher. O fechamento das atividades não essenciais começará a partir das 20 horas desta sexta-feira, 26, e irá até as 5 horas da próxima segunda, 1º. 

Estas cidades atingidas pela medida são aquelas que já estão com toque de recolher das 20h às 5h. As restrições começarão de forma escalonada na sexta. Às 17h, deverá ser fechado ao comércio de rua; às 18h, bares e restaurantes; e às 20h os shoppings. Segundo Rui Costa, esta divisão foi feita como forma de evitar sobrecarga no transporte público, o que geraria aglomerações. 

Só estarão autorizados a funcionar serviços essenciais, como farmácias e atendimento de saúde e supermercados. A venda de bebidas será proibida, até dentro dos supermercados. 

Ao justificar a medida, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, falou sobre a gravidade da situação sanitária na cidade. De acordo com ele, nesta quarta, 24, foi regulado o maior número de pacientes para unidades de saúde desde o início da pandemia. “Regulamos, nas últimas 24h, 66 pacientes e tem 67 em espera, aguardando a vacância de leitos. São 133. No auge da 1ª onda, chegamos entre regulados e a regular a 64”, explicou./ Baía Noticias

Homem é baleado no Distrito de Cumuruxatiba e morre no Hospital do Prado

 

Prado: O homicídio consumado aconteceu, por volta das 21h00, na noite da última quarta-feira,  24 de fevereiro, no Bairro Canta Galo, nas proximidades da invasão do Mangabeira, no distrito de Cumuruxatiba, município de Prado. A vítima foi identificada como Adilson Neves dos Santos, vulgo "Doko", 44 anos. 

Segundo informações, Adilson estava sentado em frente à sua residência, quando começou uma briga entre amigos. Na ação, Adilson foi alvejado por 03 (três) disparos de arma de fogo. Na sequência, o atirador fugiu do local sem deixar pistas. 

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreram a vítima para o Hospital Municipal do Prado, mas, ele não suportou os ferimentos e veio a óbito na Unidade de Saúde. 

O delegado titular, Kleber Eduardo Gonçalves, autorizou a remoção do corpo do Hospital do Prado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de Medicina Legal, e posteriormente, o corpo foi liberado à família para sepultamento. As investigações estão a cargo da Polícia Civil do Prado./Liberdadenews

Ano letivo na rede estadual começa de forma remota no dia 15 de março

 Ano letivo na rede estadual começa de forma remota no dia 15 de março

A rede estadual de ensino iniciará no dia 15 de março, de forma totalmente remota, o ano letivo 2020/2021, anunciaram nesta terça-feira, 23, o governador Rui Costa e o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, em transmissão nas redes sociais. Não há previsão para o retorno das aulas presenciais. 

"Isso vai acontecer quando tivermos a contaminação sob controle, e a segurança de que não está crescendo número de mortes ou pessoas procurando os hospitais. Não vamos fixar a data do ensino híbrido", afirmou o governador. 

Na segunda fase do planejamento, os estudantes se revezarão, com três dias em sala de aula e outros três dias com atividades em casa. Já na terceira fase, quando retornarem unicamente as aulas presenciais, serão seis dias de atividades nas escolas, como forma de compensar as horas do ano passado. 

O planejamento estabelece a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. 

Rui explicou que haverá uma alternativa para os estudantes sem acesso à banda larga em suas residências. Os alunos poderão se deslocar até as escolas, onde poderão baixar o conteúdo no celular, e depois retornarão para casa. 

Além disso, serão utilizados livros didáticos, salas virtuais do Google, cadernos de apoio à aprendizagem, exercícios de reforço via WhatsApp e um novo canal da TVE, o Educa Bahia, que estreia no dia 1º de março. 

“Adotamos uma estratégia que irá atender a todos os alunos da rede estadual. Desde o início da pandemia, eu afirmei que não iria aceitar uma solução que alcançasse um número pequeno de alunos. Temos muitos estudantes que moram na zona rural e que não têm sequer sinal de celular. 

Por isso, estamos implementando esse início remoto das aulas, que não se trata de aula virtual por entender que não contemplaria os alunos que não têm sinal de telefone ou banda larga”, afirmou Rui. 

"No dia 1º de março, nós chamaremos os profissionais da educação para se prepararem e, para a divulgação, com maior força, do que nós iremos fazer. No dia 8 de março, nós iniciaremos a jornada pedagógica Paulo Freire, fechando um ciclo de planejamento e preparação da rede estadual. No dia 15 de março, iniciaremos as aulas de forma remota”, detalhou o secretário. 

Matrícula - Para os estudantes que já fazem parte da rede estadual, a matrícula será automática, ou seja, não será necessário ir às unidades de ensino ou fazer alguma atualização cadastral pela internet. 

Para aqueles que vão ingressar na rede estadual, um calendário específico ainda será divulgado. “Nós vamos disponibilizar canais de comunicação com a escola, com a secretaria, com a Ouvidoria, para tranquilizar os pais sobre a matrícula”, completou Jerônimo./atarde

Para quem está pensando que a pandemia acabou está muito enganado está morrendo muita gente

 

Hoje a redação do jucurunet recebeu um áudio onde uma Dra. fala chorando que não está aguentando mais presenciar tantas mortes decorrentes do novo coronavírus. 

Então mais uma vez façamos um apelo para todas as pessoas.  

Gente, o momento é muito triste, o nosso povo está morrendo a cada segundo, os hospitais as UTIs estão todas lotadas, então não se aglomerem. 

Por favor, tenha mais respeito pelos os seus pais seus avôs e de quem você não quer ver morrer. 

A cada 24h, estão morrendo 1200 - 1300 mil pessoas por esse maldito vírus. 

Ouça o áudio da doutora:

E os médicos não podem fazer nada. Então faça você, evitando o que todo mundo está recomendando. Na prevenção da covid-19 - Será que você só sentiria essa dor se fosse um ente de sua família?

O que nos restam é simplesmente uma profunda reflexão e ensinamentos

 

Um homem trabalhava num frigorífico. 

Um dia, quando terminou o seu horário de trabalho, foi a uma das câmaras frigoríficas para fazer uma inspeção de última hora, mas por uma fatalidade, a porta fechou-se e ele ficou trancado. 

Ainda que tenha gritado e batido na porta com todas as suas forças, ninguém o ouviu. 

A maioria dos funcionários já tinha ido embora e era impossível ouvir os gritos vindos de dentro da câmara.

Cinco horas mais tarde, quando o homem já estava à beira da morte, alguém abriu a porta. 

Era o segurança que lhe salvou a vida.

Após recuperar-se, o homem perguntou ao segurança como foi possível ele passar e abrir a porta, quando isso não fazia parte da rotina do seu trabalho. 

O segurança explicou: “Eu trabalho nesta empresa há trinta e cinco anos”. “Centenas de trabalhadores entram e saem todos os dias, mas você é o único que me cumprimenta pela manhã e se despede de mim à tarde”. 

Os outros tratam-me como se eu fosse invisível.

Hoje, como todos os dias, você me disse “OLÁ” na entrada, mas não ouvi o seu ‘ATÉ AMANHÔ. Espero o seu “olá” e o seu “até amanhã” todos os dias.

Para você eu sou alguém... 

Ao não ouvir a sua despedida, sabia que algo podia ter acontecido... 

MOMENTO DE REFLEXÃO 

Sejam humildes e amem o próximo.

Deem sempre provas de atenção, respeito, piedade, perdão, paciência. 

Troquem sinais de benevolência, apreço, afeto, gratidão, amor... 

Para vocês o meu... OLÁ E ATÉ AMANHÃ. 

Autor desconhecido 

Juninho Cowboy morre em acidente de moto próximo a Machacalis (MG)

 [Juninho Cowboy morre em acidente de moto próximo a Machacalis (MG) ]

Um acidente fatal vitimou um morador de Medeiros Neto no final da tarde desta quarta-feira (24). O ocorrido foi na estrada que liga as cidades mineiras de Umburatiba e Machacalis. 

Gerson Vieira de Júnior, mais conhecido como "Juninho Cowboy", se envolveu em um acidente de moto, com causas ainda não especificadas. 

Ele chegou a ser socorrido ao hospital da cidade mineira, mas faleceu ao dar entrada na unidade. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e posteriormente liberado para a família. 

O sepultamento deve ocorrer em Medeiros Neto, sendo que seus pais moram na cidade./MDD

Cerca de 400 kg de carne armazenados de maneira inadequada são apreendidos em açougue

 

Itamaraju: Cerca de 400 kg de carne armazenados de maneira inadequada foram apreendidos em um açougue na tarde desta quarta-feira (24), no bairro Santo Antônio, em Itamaraju. O responsável pelo estabelecimento fugiu do local.

 

A Vigilância Sanitária chegou ao estabelecimento após denúncia. Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, a carne era de origem clandestina. A esposa do homem, que estava no açougue no momento da apreensão, foi encaminhada para prestar esclarecimentos na delegacia.

 

Como o flagrante aconteceu no estabelecimento, o comerciante será autuado e um processo administrativo para cassação do alvará será aberto. O material foi apresentado à Polícia Civil./G1

INSS suspende até abril a prova de vida de aposentados e pensionistas

 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e abril deste ano não terão seus benefícios bloqueados. 

O governo anunciou a extensão do prazo nesta terça-feira (23). A partir de maio, volta a ser obrigatória, segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim. Até então, uma portaria publicada em 20 de janeiro prorrogava a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março. 

Com a prorrogação anunciada nesta terça, fica prorrogada a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de março e abril, ou seja, para pagamentos até o fim de maio. “5,3 milhões não fizeram a prova de vida no ano passado, não teve nenhum problema. A partir de maio, volta a ser obrigatório. Até lá, quem não fez pode fazer pelo meio digital sem sair de casa”, disse Rolim. 

A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. A rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos. 

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. 

Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício com documento de identificação. Em algumas instituições bancárias, esse procedimento já pode ser feito por meio da tecnologia de biometria direto nos terminais de autoatendimento. 

O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então./G1

Contas de luz devem subir 13% em 2021, maior aumento em 3 anos

 

O aumento médio nas contas de luz em 2021 deve ser o maior desde 2018, de acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone. Atualmente, informou ele, a estimativa da agência é que o aumento médio fique em 13% em 2021. Segundo o G1, esse percentual cairia para 8% com a devolução aos consumidores de uma parte dos R$ 50 bilhões em impostos cobrados a mais nas contas de luz nos últimos anos. 

Mesmo assim, o aumento de 8% continuaria sendo o maior desde 2018, quando a alta média das tarifas foi de 15%. No sábado (20), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai “meter o dedo na energia elétrica”. Segundo ele, isso é “outro problema” do país. 

Ele deu a declaração um dia depois de anunciar a troca do presidente da Petrobras, em meio a pressões geradas por seguidos aumentos no preço dos combustíveis. Esse forte reajuste nas contas de luz viria num momento em que o país ainda sofre com os reflexos da pandemia da Covid-19 na economia. Por isso, segundo informou Pepitone em entrevista ao G1, já estão sendo feitos estudos de medidas adicionais para aliviar a pressão sobre as tarifas de energia./G1

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Escritor jucuruçuense Caio Rossan revive crônica escrita em 2015 e a dedica nos 32 anos de aniversário de Jucuruçu

 "Essa crônica foi escrita no ano de  2015 pelo o escritor Caio Rossan, mas ela continua super atual".  

Meu Vilarejo. 

Jucuruçu. 26 anos de emancipação. Mais de 100, desde os primeiros moradores.  Jucuruçu antiga, Jucuruçu nova. 

Jucuruçu das matas fechadas e virgens, e dos campos abertos e desnudos. Dos recursos naturais estimados, tão únicos e tão raros, e do seu símbolo que enfrenta a morbidez. Aquele símbolo que deu-lhe o nome, que por suas curvas serpenteia o vale e que sofre com a sua morte. Uma crônica anunciada. 

Jucuruçu das tradições folclóricas, por vezes esquecidas, mas que por outras vezes em seus filhos levantadas. Jucuruçu dos diversos credos e crenças, e de uma fé ainda existente.

Lugar da poeira e do barro, do cheiro de chão preto tão aguardado.  Terra de montes e de fontes, de amores e de dores.

Lugar de sossego e de turbulência. Jucuruçu que é família e Jucuruçu que não é tanto assim. Jucuruçu dos governos sem respeito, que aparecem vestidos em vestes diferentes. Vestes de atrasos salariais, da ausência de caráter, das mentiras, do cinismo e da vingança. Mas também de pessoas com esperança, empatia, liderança, carisma e dignidade. 

Jucuruçu do paradoxo, do positivo e do negativo, de lados completamente opostos numa mesma situação. Jucuruçu da negação da verdade. Jucuruçu do comodismo. Jucuruçu da sede pelas melhorias. Jucuruçu da mudança. Ou não. Jucuruçu do tempo, da terra, das bênçãos e das maldições. 

Jucuruçu dos olhares, das crianças nas janelas, dos pés descalços, da vida tão leve de antes. Jucuruçu que mudou, não se sabe para onde ou para quê. Jucuruçu dos povos nas calçadas. Jucuruçu que se esqueceu um pouco de quem é Jucuruçu de filhos esquecidos, Jucuruçu de pais omissos. Jucuruçu de rostos conhecidos e de outros nem tanto. Jucuruçu que valoriza seus filhos e Jucuruçu que não os valoriza. 

Jucuruçu dos “causos” e das lendas. Das histórias cabeludas e dos traçados familiares enroscados e quase indecifráveis. Há também a Jucuruçu que nega a si mesma e aquela que nega a própria história e que quer mudá-la ou omiti-la. Jucuruçu das duas famílias originais. Jucuruçu das muitas famílias atuais. 

Jucuruçu dos forasteiros e sugadores, e dos filhos adotivos tão filhos quanto, ou até mais amados e doados a essa terra que fora por eles abraçada. 

Jucuruçu das pessoas que se foram. Alguns à procura de emprego, de oportunidade. Outros, para nunca mais voltar. E ainda há aqueles que não voltam mesmo, que moram na saudade, naquele jardim na Trindade. 

Terra do ar puro. E terra que sabe sufocar. Terra das falácias e dos murmúrios. Terra do grito e da ação, de paixões e solidões. De conquistas. E de ilusões. 

Jucuruçu que já foi fazenda. E que tempos depois ainda é cercado por uma.  Jucuruçu de tantos nomes. Do Chumbo e da Trindade. 

Jucuruçu ainda desconhecido por vizinhos. Jucuruçu dos filhos que brilham. Jucuruçu amada e odiada. 

Parabéns, Jucuruçu. E nunca se esqueça das suas raízes. 

Por Caio Rodrigues dos Santos, filho ontem, hoje e sempre desse pedacinho de mundo.

43ª realiza a despedida e devolução simbólica de policial militar à família, em Itamaraju

 

Na manhã desta quarta-feira (24), a Major Kelly Ravani, comandante da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar, realizou mais uma cerimônia de despedida e devolução simbólica de policial militar, decorrente da passagem para a reserva da Corporação. Desta feita, o homenageado foi o Sargento Marcelo Santos Almeida, que desde o seu ingresso como soldado na Corporação sempre serviu na unidade.

 

O policial militar em questão, nos seus anos no serviço ativo, sempre se destacou por seu profissionalismo e goza de um bom conceito na tropa e na sociedade. Fardado pela última vez, o Sargento Marcelo recebeu no quartel os cumprimentos e felicitações dos colegas de unidade pela merecida aposentadoria.

 

Na cerimônia, que já passou a ser uma marca da unidade, o policial militar, acompanhado da Comandante, passou por um corredor humano formado por policiais militares rumo ao portão de saída, em meio à saudação militar de estilo. Perante à tropa, a Major Kelly Ravani enalteceu o graduado e agradeceu pelos serviços prestados à unidade e à sociedade.

 

Em seguida, o policial militar foi aplaudido pelos colegas e embarcou em uma viatura, sendo conduzido até a sua residência, onde, na presença da esposa e da filha.

A Comandante agradeceu à família pela compreensão ao longo dos anos em que o   mesmo, em vários momentos, teve de se ausentar do lar para se dedicar à atividade policial militar, oportunidade em que entregou ao homenageado uma placa de agradecimento da unidade./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.