Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 19 de dezembro de 2020

Candidato derrotado de Jucuruçu sofre mais uma derrota na justiça

 

O candidato derrotado na eleição de prefeito na cidade de Jucuruçu, Edmark Pinheiro de Almeida Ruas, o “ Marquinhos de Jota”, sofreu mais uma derrota na justiça. 

Marquinhos de Jota, marido da atual prefeita Uberlândia do Carmo, disputou a eleição com o prefeito eleito Arivaldo de Almeida Costa, o “Lili” e perdeu nas urnas pelo voto popular. Sete advogados foram contratados para entrar na justiça com o objetivo de nova eleição. 

O processo impetrado pelos advogados da coligação “Jucuruçu Não Pode Parar”, foi contra o acórdão do Tribunal regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que manteve a candidatura de Arivaldo a prefeito na eleição deste ano. 

A coligação Jucuruçu Não Pode Parar havia entrado com um pedido de cassação da chapa do candidato a prefeito Ariovaldo, alegando que existia contra ele, contas rejeitadas pelo TCE quando foi prefeito da vizinha cidade de Palmópolis em Minas Gerais. 

O Tribunal Superior Eleitoral entendeu que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, deferiu o registro de candidatura de Arivaldo de Almeida Costa ao cargo de Prefeito nas Eleições 2020 em razão de estar prescrita a causa ensejadora da inelegibilidade contida no art. 1º, I, g, da LC 64/90. 

Desse modo, o TSE “entendeu-se, igualmente, que a inelegibilidade restou elidida em razão da prescrição da pretensão punitiva quanto à sanção de multa imposta por conta da rejeição das contas do convênio n. 3825/1998 pelo TCE/MG, firmado entre a secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e o município de Palmópolis, na gestão de Arivaldo como prefeito. 

Clica aqui para ver o documento 

Diante dos fatos, o Ministro Alexandre de Moraes, na última quarta-feira (16), negou seguimento ao Recurso Especial impetrado pelos advogados de Marquinhos de Jota e ratificou o registro de candidatura de Lili, prefeito eleito de Jucuruçu./bahiaextremosul

Prefeito de Mucuri deve quase 30 milhões ao INSS e Justiça bloqueia 60% dos recursos municipais

 

Mucuri: O Juiz Substituto, Dr. Humberto Marçal, deferiu um pedido de liminar de uma ação popular, pedindo o bloqueio de parte dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) da Prefeitura Municipal de Mucuri e do ICMS, em face do prefeito José Carlos Simões a fim de resguardar a garantia do pagamento dos débitos em atraso relativos às contribuições previdenciárias (crédito fiscal constituído por auto de infração nº 05.1.01.00-2020-00516-0). O débito, segundo apurações, é de aproximadamente R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais), em razão de compensações dos débitos tributários com créditos inexistentes. 

O objetivo da Ação Popular é evitar a perpetuação de ato lesivo ao patrimônio público, uma vez que o novo gestor assumirá a chefia do executivo municipal no próximo dia 01.01.2021, porém o atual gestor tem feito de tudo para inviabilizar qualquer possiblidade de administração, ante a expressividade do passivo.” A Ação pede a concessão da tutela de urgência, em determinar o bloqueio judicial de 60% do valor das parcelas do FPM, bem como das parcelas do repasse SEMANAL do ICMS recebido pelo ente público municipal, tudo isso a fim de resguardar a satisfação dos débitos em atraso relativos às contribuições previdenciárias. 

A Ação pede também a que seja julgado totalmente PROCEDENTE O PEDIDO, para confirmar a decisão liminar proferida, bem como a condenação do atual gestor municipal a ressarcir o erário na multa aplicada, em todos os prejuízos advindos dos atos praticados e condenação nos termos da legislação vigente, especialmente nas condenações e cominações na lei de improbidade administrativa (art.10 e 11), decreto lei 201/67, lei de responsabilidade fiscal, com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil, proibição de contratar com o Poder Público, conforme determina o art.12 da lei n.8429/1992. 

Segundo a decisão do Magistrado, verificou-se pela conclusão do procedimento fiscal, que o Município de Mucuri deve, de contribuição previdenciária, o valor de R$ 17.820.274,18 (dezessete milhões, oitocentos e vinte mil, duzentos e setenta e quatro reais e dezoito centavos). “Ora, em tese, a conduta praticada pelo alcaide constitui crime tipificado no art. 168-A do Código Penal [...], bem como, o crime contra a ordem tributária, tipificado no art. 1º, inciso I, da Lei nº 8.137/90 [...]. A conduta perpetrada pelo alcaide, sem sombra de dúvidas, fere o princípio da moralidade administrativa, bem como, acarreta dano ao erário” [...]. 

Ainda na decisão, o juiz cita que o não recolhimento das contribuições previdenciárias acarreta multa de 150% (cento e cinquenta por cento) do valor do débito. [...] “A probabilidade do direito afirmado pelo autor resta caracterizado pela obrigação do Município de Mucuri em recolher as contribuições previdenciárias e, o perigo de dano, é que, se não houver pagamento da dívida, haverá possibilidade de retenção do Fundo de Participação do Município (Medida Provisória nº 2.043-20/2000), o que prejudicará, imensuravelmente, a administração no novo prefeito eleito e que deverá ser empossado no dia 1º de janeiro de 2021”. 

Ainda em sua decisão, o magistrado usa o art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, o qual estabelece que é “vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.” [...] “Deve o poder judiciário interferir nas políticas públicas em razão do princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional. A tutela jurisdicional deverá ser adequada, efetiva e tempestiva”. 

“Face ao exposto, CONCEDO A TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA, com a finalidade de determinar o bloqueio de 60% (sessenta por cento) dos valores existentes nas contas do Município de Mucuri – BA, referentes ao recebimento de ICMS e FPM, e dos créditos futuros, até a data de 31 de dezembro de 2020, servindo a presente decisão, por medida de economia processual, como ofício aos estabelecimentos bancários. Como não há possibilidade de saber os valores existentes a serem creditados ao Município de Mucuri, tem como realizar o bloqueio eletrônico”. 

“Determino a citação dos Demandados para, querendo, possam apresentar resposta no prazo de 20 (vinte) dias.” /Liberdadenews

Festas estão Proibidas: PM de Porto Seguro emite termo de notificação de Risco de Quebra da Ordem Pública

 

Porto Seguro: O Comando da Polícia Militar em Porto Seguro, 8° BPM, passou a emitir e enviar para vários comerciantes, hotéis, pousadas, condomínios locais e promotores de evento, um termo de notificação de "Risco de Quebra da Ordem Pública". Este documento alerta aos seguimentos para cumprimento do Decreto do Governo do Estado da Bahia, que estabelece restrições à realização de show, eventos e festas públicas ou privadas com qualquer quantitativo de pessoas, em todo o Estado, em virtude da pandemia. 

O documento expedido pelo 8°BPM, busca antecipar e informar a comunidade, alertando acerca das eventuais consequências, em caso do descumprimento da legislação. 

De acordo com o Comandante do 8°BPM, o Ten Cel PM França, "a Polícia Militar está pronta e intervirá nos casos que contrariem o Decreto Estadual". Acrescentou ainda que, "apesar da Costa do Descobrimento ser um local de grande apelo turístico e de eventos, nesse momento, todos devem atentar para essa norma excepcional e temporária, a qual visa apenas contribuir para a não propagação da COVID, dada a situação de risco atual, e o significativo aumento no número de casos na região". 

Por fim, o Comandante frisou que a PM tem buscado esclarecer a comunidade sobre a regra imposta, sobretudo para que não seja necessário o emprego de força policial, nesse tipo de situação. Todavia, o Tenente Coronel salientou que, em caso de desobediência, todas as medidas legais previstas serão adotadas. Ademais, recobrou a todos que constitui crime infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa./ASCOM/8ºBPM

Adolescente é esfaqueado pelo amigo enquanto dormia

 

Belmonte: A polícia procura o homem suspeito de desferir um golpe de faca nas costas de um adolescente de 16 anos. O caso ocorreu na noite de sexta-feira (18), no povoado de Brejinhos, município de Belmonte. 

A vítima relatou para a polícia que costumava dormir na casa do suposto agressor. O jovem contou que colocou feijão para cozinhar. Enquanto isso, deitou para descansar um pouco e acabou pegando no sono. 

Ele disse ainda que já acordou com o “amigo” encostando uma faca em suas costas. Ferido, o adolescente correu para a rua e pediu socorro. Uma equipe do Samu - com apoio da Polícia Militar -, o socorreu para o hospital público do município. 

Como o caso se agravou, o jovem precisou ser transferido para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. O adolescente, de acordo com a polícia, é da cidade de Jacinto, em Minas Gerais e estava há pouco tempo em Belmonte. Ele não soube explicar porque sofreu a tentativa de homicídio. 

Nenhum familiar dele apareceu até o momento. A polícia suspeita que ele tenha vindo sozinho para a Bahia./Rada64

TCM reprova as contas da Prefeitura de Vereda de 2019 e prefeito sofre representação no MPF

 

O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, em sua sessão da última quinta-feira (17/12), decidiu pela rejeição, porque irregulares, das contas da Prefeitura de Vereda, correspondente ao exercício de 2019, da responsabilidade de Dinoel Souza Carvalho. 

Entre as principais irregularidades estão a extrapolação do limite de despesa com pessoal, não recondução da dívida consolidada líquida ao limite legal, descumprimento do percentual mínimo de investimento em Educação e não pagamento de multas imputadas pelo TCM. 

O prefeito foi penalizado com multa proporcional à gravidade das irregularidades praticadas, e nas contas rejeitadas em razão dos gastos com pessoal, também com multa no valor equivalente a 30% dos seus subsídios anuais. 

O Tribunal de Contas dos Municípios, encaminhou representação ao Ministério Público Federal em face do prefeito Dinoel Carvalho em razão do descumprimento dos percentuais de investimento em Educação./zerohoranews

Deu tudo certo: Prefeito e vereadores de Jucuruçu são diplomados pela Justiça eleitoral


Arivaldo de Almeida Costa, "Lili" (PSDB) foi diplomado prefeito de Jucuruçu pela justiça eleitoral na manhã desta sexta-feira, 18 de dezembro, na Câmara Municipal de Itamaraju. 

A juíza da 172ª zona eleitoral, Andrea Gomes Fernandes Beraldi, presidiu o ato solene que também diplomou a vice-prefeita eleita, Leidian Queiroz (DEM), e os novos vereadores que vão compor a Câmara Municipal de Jucuruçu nos próximos quatro anos. 

Com três mandatos à frente do executivo de Palmópolis (MG), Lili foi eleito prefeito de Jucuruçu com 3.391 votos. 

Durante a diplomação nesta sexta-feira, Lili disse que pretende fazer muito pelo município e corresponder a confiança da população nas urnas. 

Com relação à pandemia, Lili adiantou que deve alinhar um plano de enfrentamento para conter o avanço do vírus através de reuniões com as equipes de saúde e órgãos competentes. 

Ele revelou também, que ainda avalia nomes para composição do seu secretariado./bahiaextremosul 

Vereadores diplomados: 

Binha do Táxi (PSDB): 541 votos 

Maria Nilza Loyola (PP): 483 votos 

Gilson Koiô (PSDB) 422 votos 

Fredi do Hospital (PP): 397 votos 

Cida Vieira (PSDB): 343 votos 

Gil da Kombi (PP): 324 votos 

Mizin (PSD): 291 votos 

Pezão (PSD): 281 votos 

Homo (PSDB): 257 votos

Mulher de apenas 39 anos morre de Covid-19 em Itamaraju; mais três pacientes são transferidos

 Mulher de apenas 39 anos morre de Covid-19 em Itamaraju; mais três pacientes são transferidos

No início da noite desta sexta-feira, 18 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Itamaraju (SMS), atualizou seu boletim epidemiológico relacionado aos casos de Covid-19. Foi confirmada a morte de uma mulher, de apenas 39 anos, diagnosticada com o novo coronavírus no último dia 1º de dezembro. A mesma, segundo a Secretaria, encontrava-se em isolamento domiciliar. 

No mesmo boletim ainda foram confirmadas três transferências de pacientes que estavam internados no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), para outras unidades de saúde na região. Itamaraju não possui Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e por isso os pacientes mais graves precisam ser removidos para outras cidades da região. 

Nesta sexta-feira (18) foram registrados 16 novos casos confirmados para a Covid-19 em Itamaraju, totalizando assim, 2.939 casos confirmados, 2.707 recuperados, 189 em recuperação, 3.702 casos descartados, 05 pacientes internados no Hospital Municipal, 08 pacientes internados em Unidades de Saúde do Estado, 92 pacientes aguardando resultado e 43 óbitos./TH

Teixeirense vence o The Voice Brasil e recebe prêmio de R$ 500 mil

 

O The Voice Brasil encerrou nesta quinta-feira, 17 de dezembro, uma edição intensa, com diversos talentos de todo canto do país, e quem levou o título de campeão foi o teixeirense, Victor Alves. 

Com 34% dos votos, Victor Alves, representante do Time IZA, foi o grande campeão da 9ª temporada. O artista, que atualmente mora em Macaé, no Rio de Janeiro, disputou o prêmio com Ana Canhoto, Douglas Ramalho e Izzra. 

Com a vitória, o cantor levou para casa o prêmio de R$ 500 mil, um contrato com a Universal Music e o gerenciamento de carreira. 

Ele, que participou a temporada toda cantando pagode, apostou no sertanejo de Marília Mendonça, com a música “Graveto” 

Para sua segunda apresentação, Victor apostou em “Diamonds”, de Rihanna, e deixou os técnicos boquiabertos. 

“Estamos chocados”, comentou Tiago Leifert. “Impressionante! Leva todo mundo junto”, disse Lulu Dantos. 

“De verdade, não imaginava nem que fosse chegar à final. Nem da Rodada de Fogo achei que fosse passar. Não tenho nem palavras para poder descrever o quanto estou feliz. Quero dedicar isso aqui (troféu) para minha mãe que acreditou muito em mim. 

Se não fosse por ela, não estaria aqui. Tô muito feliz”, disse Victor após o resultado.

Victor Alves

Nascido em Teixeira de Freitas, Victor Alves, é filho dos também teixeirenses, Edenilson Marçal Alves e Sinerlândia Paraguai, a ‘Neia’. Aos quatro anos, Victor deixou sua cidade natal juntamente com a mãe e passou a morar em Macaé, no Rio de Janeiro, onde ingressou no universo musical aos 10 anos, cantando na igreja. 

Ainda criança, o teixeirense cumpria agenda gospel por diversos estados e em 2015, aos 15 anos, um vídeo gravado na igreja enquanto ele cantava, acabou repercutindo. 

Ele chegou a ser inscrito para participar do The Voice Kids, mas foi em janeiro deste ano que surgiu a oportunidade de participar do reality musical, quando a produção do programa entrou em contato com a ‘Neia’ para que ele participasse de uma seletiva na zona sul do Rio, de onde foi encaminhado diretamente para o PROJAC. 

Atualmente, Victor mora em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e se divide entre trabalhos informais e a música, “faço de tudo! Faço entrega de lanches, faço portão de alumínio, ajudo a montar móveis planejados…” 

Mas o sonho do jovem artista é poder viver integralmente da sua arte, “desde que me entendo por gente, sempre quis a música. ”, destacou./SulbahiaNews

Jovem que foi espancada e surrada com taca de animal pelo companheiro morre no HMTF

 

Teixeira de Freitas: Na noite desta quinta-feira, 17 de dezembro, morreu no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), a jovem Joanina Barbosa Barros, de 21 anos. A jovem morreu 44 dias depois de ter sido espancada pelo companheiro. A nossa reportagem acompanhou todo o caso da jovem mãe, que na manhã de uma terça-feira, 03 de novembro, foi violentamente espancada pelo seu companheiro na Comunidade Rural de Volta Miúda, no município de Caravelas. 

O caso foi registrado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Teixeira de Freitas, pela mãe da jovem (vítima), a qual disse ainda que a primeira agressão, sua filha ficou calada, e estava vivendo em cárcere privado. “E ele ameaçava a minha filha dizendo que se ela fosse embora, ele iria fuzilar a minha casa. Dessa vez, ele agrediu violentamente minha filha e minha neta. Minha filha ficou com o corpo todo ferido, e precisou ser socorrida para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, no domingo 1º de dezembro onde ficou internada”. 

Esse foi o relato da mãe da Joanina na época da agressão. Ainda segundo a mãe, sua filha recebeu alta médica, logo após atendimento na UPA, e que o quadro de saúde da filha se agravou, na madrugada do dia (02/12), sendo levada novamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ficou em observação. Depois a jovem foi transferida para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde ficou internada durante todos esses dias. Na noite desta quinta (17), não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

Na época, o agressor não satisfeito em espancar a Joanina, também agrediu a filha da jovem, uma menina de 08 anos de idade, surrando a criança com um chicote de bater em animal. A criança ficou com o corpo marcado, proveniente das agressões. A morte foi comunicada ao Plantão Territorial, e o delegado plantonista, Gean Nascimento, autorizou a remoção do corpo do HMTF para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. Em seguida, o corpo foi liberado aos familiares para sepultamento. 

A morte da jovem comoveu amigos e familiares, que pedem justiça, por mais este crime cruel de feminicídio.  O autor das agressões, trata-se de um menor de idade, de 17 anos. A morte da Joanina já foi comunicado à delegada que investigava as agressões, Kátia Cielber, da DEAM, que deverá pedir a internação provisória do adolescente./Liberdadenews

Ossada humana encontrada na Zona Rural de Alcobaça é do jovem “Tchum” que estava desaparecido

 

Teixeira de Freitas: Chega ao fim as buscas pelo jovem Alexandre Evangelista Alves, 22 anos, mais conhecido como “Tchum”. O jovem estava desaparecido desde o último dia 11 de dezembro, quando saiu com sua motocicleta Honda Bros, de cor preta, vestindo uma camisa de cor vinho, calça jeans e sapato. 

No dia 14 de dezembro, policiais militares foram averiguar uma informação de que uma moto estaria abandonada, próximo a uma fazenda, na estrada que dá acesso à Comunidade de Araras. No local, os militares encontraram a motocicleta Honda Bros, de placa OUH-4142, abandonada. 

O veículo foi apresentado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas. E foi confirmado que a motocicleta pertencia ao jovem Alexandre “Tchum”. Policiais militares realizaram buscas nas imediações e nenhum sinal do jovem. Familiares continuaram as buscas e campanhas nas redes sociais. 

Já nesta quinta-feira, 17 de dezembro, por volta das 18h00, trabalhadores de uma empresa de eucalipto encontraram um corpo masculino, em avançado estado de decomposição, no município de Alcobaça, em área conhecida como Itaitinga I. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Itamaraju. 

Familiares viram a matéria Ossada humana é encontrada em plantação de eucalipto em Alcobaça, que foi publicada pelo Liberdade News, na manhã desta sexta-feira (18), e não tiveram dúvidas de que se tratava do jovem Alexandre. Na sequência, a família esteve no IML de Itamaraju, e realizou o reconhecimento oficial do corpo. 

Segundo informações, o corpo do Alexandre já estava em fase de esqueletização, mas, ainda foi possível identificar que as mão estavam amarradas, e havia uma perfuração na parte de trás da cabeça (nuca), provocada por projétil de arma de fogo. Não há pistas sobre autoria e motivação do crime, eu serão investigados pela Polícia Civil de Alcobaça./Liberdadenews

Adolescente de 17 anos morre após ser baleado no Padre José I e socorrido ao HMTF

 

Teixeira de Freitas: Na noite desta sexta-feira, 18 de dezembro, por volta das 19h30, um adolescente de 17 anos foi baleado na cabeça e socorrido por populares ao HMTF. Trata-se de Rodrigo Gomes dos Santos, morador do Bairro Padre José I. 

Segundo informações, dois criminosos em uma motocicleta preta, se aproximaram da vítima e atiraram. Populares ouviram os tiros e em seguida o jovem caído no chão. O crime aconteceu na Rua A, Bloco 16, no Residencial Padre José I. 

Populares, no desespero, não esperaram o SAMU e colocaram o Rodrigo em um veículo e o levaram ao hospital. Segundo informações, havia lesões por projéteis de arma de fogo no pescoço e na cabeça, inclusive com perda de massa encefálica. 

O adolescente não resistiu e morreu assim que deu entrada no HMTF. A morte foi comunicada ao Plantão Territorial e o delegado Gean Nascimento autorizou a remoção do corpo do hospital para o HMTF. Um inquérito policial será instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Libedadenews

Calixto é diplomado pela justiça eleitoral para o seu 4º mandato como prefeito de Ibirapuã

 

Prefeito Calixto, Dr. Humbeerto maçal- Juiz e Tonzinho, prefeito de Lajedão

O prefeito reeleito, Calixto Antônio Ribeiro (PP), e seu vice, Kleber Costa Santos (PP), foram diplomados pela justiça eleitoral nesta sexta-feira, 18 de dezembro, em um ato solene presidido pelo pelo juiz eleitoral da 153ª zona, Humberto Marçal no Cartório Eleitoral, em Medeiros Neto. 

Calixto Antônio Ribeiro foi reeleito no último pleito com 3.205 votos e a diplomação desta sexta-feira, o deixa apto para ser empossado no dia 1º de janeiro de 2021. 

Calixto iniciou sua história política em 2001, quando liderou a prefeitura de Ibirapuã por 4 anos, voltando ao cargo de chefe do executivo municipal em 2017. Em 2021, Calixto chegará ao seu terceiro mandato e permanecerá à frente da gestão até 2024. 

De acordo com Calixto, para o próximo ano, a expectativa é que a economia local retome o crescimento no município, já que com o ano atípico por conta da pandemia, muitos setores foram afetados reduzindo a perspectiva de crescimento dos últimos meses. 

“Nós gestores temos uma preocupação muito grande com a economia, porque é onde gera a arrecadação do município, e quando saímos de uma campanha como foi a deste ano, já saímos para trabalhar, e eu que já venho de um mandato tenho que fazer essa transição”, destacou. 

Ainda segundo Calixto, a eleição para um quarto mandato, aumenta a responsabilidade em corresponder a confiança do eleitor na continuidade de um trabalho que proporcione uma melhor qualidade de vida para Ibirapuã./bahiaextremosul

Jovem de 17 anos baleado no Padre José morre no HMTF

 

Rodrigo Gomes dos Santos, de 17 anos, morreu na noite desta sexta-feira, 18 de dezembro, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), depois de ter sido alvejado a tiros. 

Segundo informações repassadas à polícia, o adolescente estava em uma rua do Residencial Padre José, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. 

Ao se aproximar da vítima, o carona sacou uma arma e atirou párias vezes contra Rodrigo. Atingido na cabeça por três tiros, a vítima chegou a ser socorrida mais morreu assim que deu entrada no pronto socorro. 

A polícia informou que Rodrigo tinha passagem pela polícia por envolvimento com as drogas. Um inquérito vai investigar a motivação e autoria do assassinato./bahiaextremosul

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

PRADO | Homem é encontrado morto em Cumuruxatiba


A violência urbana voltou a registrar casos de homicídio na região, desta vez um jovem foi executado no distrito pradense na tarde desta quarta-feira (16), na região litorânea do distrito de Cumuruxatiba. 

De acordo com informações da polícia o corpo de um homem identificado por Francisco da Silva Junior (30 anos),  foi localizado com diversas perfurações de arma de fogo. Moradores localizaram o corpo em meio a um matagal próximo a praia após ouvirem cerca de 13 disparos e notificaram as autoridades policiais. 

Um levantamento foi autorizado pela polícia civil e o corpo foi encaminhado para o IML de Itamaraju. 

Um inquérito deverá ser aberto para identificar a motivação e autoria do crime. A polícia segue investigando o caso./IN

“Pulu do Hospital” é assassinado a tiros em frente a um colégio no Centro de Medeiros Neto

 

Medeiros Neto: O homicídio aconteceu na noite desta quinta-feira, 17 de dezembro, em frente ao antigo Colégio Deolisano Rodrigues, no Centro de Medeiros Neto. A vítima foi identificada como Márcio Rocha Oliveira, 45 anos de idade, mais conhecido como "Pulu do Hospital". 

Segundo informações, o Márcio teria saído de casa às pressas, deixando a geladeira e a porta da sua casa abertas. Márcio foi assassinado a tiros, próximo de sua residência, por um criminoso a bordo de uma motocicleta, de placa e modelo não anotados, que fugiu após os tiros. 

O SAMU foi acionado, mas, a vítima já não apresentava sinais vitais. O médico do SAMU atestou o óbito e a Polícia Militar preservou a área, acionando a Polícia Civil. O delegado do Plantão Territorial, Gean Nascimento, autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas. 

O procedimento será passado ao delegado titular de Medeiros Neto, William Telles, que deverá instaurar inquérito para investigar o homicídio. “Pulu do Hospital” era muito conhecido na cidade, e não há informações se ele tinha envolvimento com algo ilícito./Liberdadenews

Medeirosnetenses se despedem de Geane do Bolo

 

Geane Freire de Oliveira Cruz, carinhosamente conhecida como "Geane do bolo", trata-se de mais uma das pessoas queridas da cidade que teve a sua vida abreviada em decorrência do Covid-19. 

Sua morte ocorreu na madrugada desta sexta-feira (18), no hospital da cidade de São Mateus/ES, onde ela estava internada. 

A morte prematura de Geane vem sendo muito sentida por seus familiares, amigos e conhecidos, que oravam por sua recuperação. "Geane do bolo" tinha 54 anos de idade e trabalhou por muitos anos como secretária na Escola Virgílio Ferreira da Silva. Atualmente Geane era empresário no ramo de bolo, doces e salgados para festas. 

Ela deixa um filho. Siga em paz, Geane, e que Deus conforte toda a sua família./bahiaextremosul

Fiscal de transportes da ANTT morre de Covid-19 em Teixeira de Freitas

 

O fiscal de transportes da ANTT em Teixeira de Freitas, Valmir Fábio Santana de 59 anos morreu nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 18 de dezembro, no HMTF (Hospital Municipal de Teixeira de Freitas), onde estava internado. 

Valmir que atuava no posto de fiscalização de Teixeira, estava internado desde o dia 5 de dezembro, na UTI e após apresentar complicações respiratórias em decorrência do coronavírus ele não resistiu. 

Valmir trabalhava há muitos anos como fiscal e era muito querido por todos que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele, trabalhava também em operações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal./bahiaextremosul

Prefeito Marcelo Belitardo e 19 vereadores são Diplomados pela Justiça Eleitoral na Câmara Municipal

 

Teixeira de Freitas: O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, em Sessão Solene de Diplomação da Justiça Eleitoral para legitimar os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores no exercício de suas funções públicas para o mandato de 2021 a 2024 no Município. 

Com muitas restrições por conta da Pandemia, a mesa foi composta por autoridades representantes dos órgãos que constituem os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário: o Juiz Eleitoral, Marcus Aurélius Sampaio; o Promotor Eleitoral, José Dutra, o Vice-Prefeito Ubiratã Lucas; o Presidente da Câmara Ronaldo Cordeiro; Major Sílvio Nunes (87ª CIPM); Marcelo Rodrigues (PRF) e o Presidente da OAB/Subseção Teixeira de Freitas, Daniel Cardoso de Moraes. 

O juiz eleitoral Marcus Aurélius falou à nossa reportagem e disse que essa é a última fase da Justiça Eleitoral, em relação às Eleições Municipais 2020, onde foram eleitos 01 prefeito, 01 vice-prefeito, e 19 vereadores. “Então, essa sessão solene jurisdicional é para a entrega do diploma, que credencia e habilita aos eleitos a comparecer na câmara no dia 1º (primeiro) de Janeiro de 2021 para assumir o cargo em que foi eleito. 

O vereador Marcos Belitardo falou que tem se preparado, para cada momento. “Sabemos que tem muitas lutas para travar, e Deus nos tem dado forças e sabedoria para enfrentar. Vamos respeitar a confiabilidade que a população nos demonstrou na nossa reeleição”. 

O vereador Tequinha disse que a sua eleição é um desafio muito grato. “Fui eleito com uma margem de votos bem expressiva. Espero não decepcionar o povo teixeirense. Quero trabalhar pelo povo, não serei oposição, quero ser uma pessoa que possa estar ajudando ao governo, para que Teixeira cresça cada dia a mais”. 

O prefeito Marcelo Belitardo disse que o pleito eleitoral foi democrático. “Foi uma campanha que nós fizemos cumprindo todas as normas e formas. A população teve a liberdade, sem coação, sem aliciamento, e pôde escolher o melhor representante para cidade de Teixeira de Freitas. Descrevo esse processo como extremamente democrático. O desafio é imenso, a cidade não está organizada, a cidade tem muitos problemas, problemas que preocupam a mim e a todos da equipe. Problemas que fazem a população sofrer, mas, vamos superá-los. Não vai ser nem um, dois dias, mas, vai ser com o tempo. Mas vocês podem ter certeza absoluta, que com o tempo, a população vai perceber as melhoras. Não são problemas fáceis, e que não serão resolvidos na primeira semana”. 

Os vereadores que receberam o certificado de Diplomação pelas mãos do juiz eleitoral foram: Marcos Belitardo (DEM) reeleito com 2426 votos; Ronaldo Cordeiro (PSC) reeleito com 1470 votos; Jucélio Silva (AVANTE) eleito com 1470 votos; Toinzinho (PC DO B) reeleito com 1449; Mateus Guerra do Zequinha (SD) eleito com 1440 votos; Bruno Barbosa (AVANTE) eleito com 1334 votos; Joris de Gel (PP) reeleito com 1230 votos; Tequinha (AVANTE) eleito com 1193 votos; Clemeson do Postinho (DEM) eleito com 1112 votos; Marquinhos Gomes (PDT) eleito com 1042 votos; Ailton Lacerda (PSC ) reeleito com 839 votos; Luizinho (DEM) eleito com 758 votos; Carmino (PDT) eleito com 755 votos; Marcelo Teixeira (PSDB) eleito com 744 votos; Bernardo Cabral (PP) reeleito com 693 votos; Luciano de Santo Antônio (PSB) eleito com 644 votos; Coutinho (PT) eleito com 598; Lucas Bocão (PSL ) eleito com 493 votos; e Ailton Cruz (SD) eleito com 486 votos. 

O Prefeito Marcelo Belitardo, eleito com 60,91% dos votos válidos, também recebeu o certificado de Diplomação e em seu discurso fortaleceu os anseios apresentados desde a campanha e agradeceu toda a população pelos votos de confiança./Liberdadenews

Suspeito de roubo de gado e madeira “Cabo” é morto a tiros dentro de casa em Alcobaça

 

Testemunhas contaram a polícia que, a vítima que era natural de Una/BA, estava sendo perseguido por quatro homens armados que estavam em um carro pelas ruas do Jacundá, como o bairro é também conhecido. Ele então veio correndo e entrou dentro de casa, dois dos assassinos que estavam encapuzados entraram atrás e executaram a vítima com vários tiros dentro de um dos quartos da casa. 

A esposa da vítima que estava em casa, presenciou o marido ser morto. Os criminosos não fizeram nada com ela. Em seguida eles fugiram tomando rumo ignorado. 

O SAMU foi acionado e uma equipe esteve no local e confirmou o óbito. 

A polícia civil já está investigando o caso e acredita que a execução de “Cabo” seja um acerto de contas, pois existe uma suspeita de que ele praticava furto de gado e madeira na região. 

Rondas foram feitas no intuito de localizar os criminosos, mas até o momento ninguém foi preso. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas onde passará por exames de necropsia e em seguida liberado para sepultamento./bahiaextremosul

Funcionário do Hospital de Medeiros Neto é morto a tiros

 

O funcionário do Hospital Municipal de Medeiros Neto, Márcio Marcio Rocha Oliveira, popularmente conhecido como “Pulú”, foi morto a tiros por volta das 21h30 desta quinta-feira, 17 de dezembro, na Rua Presidente Medíce, próximo ao colégio Deolisano Rodrigues, em Medeiros neto. 

Moradores ouviram vários tiros e quando saíram a rua para ver o que tinha acontecido, encontraram Pulú estendido no chão com marca de vários tiros no corpo. 

O corpo ainda está no local aguardando a chegada da polícia técnica, nas redes sociais amigos lamentam a morte do servidor municipal que era muito querido na cidade. 

Ainda não há detalhes sobre esse crime que chocou a comunidade de Medeiros Neto. 

Funcionário do Hospital de Medeiros Neto é morto a tiros/bahiaextremosul

Acusado de ameaçar mulher com arma de fogo morre ao confrontar com a polícia de Itamaraju

 Acusado de ameaçar mulher com arma de fogo morre ao confrontar com a polícia de Itamaraju

Na tarde desta quinta-feira, 17 de dezembro, guarnições da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (CIPM), deslocaram-se à rua Grêmio, bairro Novo Prado, região oeste da cidade, para averiguar a denúncia de que um homem armado estava ameaçando uma mulher no interior de um imóvel. 

Chegando ao local os policiais constataram a veracidade da informação. Ao perceber a aproximação das viaturas o suspeito evadiu-se por um matagal que fica nos fundos da casa. 

Durante o cerco realizado, segundo os militares, o indivíduo não se entregou, chegando a realizar disparos contra os policiais com a arma que portava. Houve o revide e ele acabou alvejado, vindo a óbito na sequência. 

Com o resistente, identificado como Willian dos Santos Pimenta, de idade desconhecida, foram apreendidos um revólver da marca Taurus, de calibre 32, 4 buchas de maconha e 36 papelotes de cocaína. 

A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Itamaraju (DT), que segue investigando o caso./TH

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Itamaraju- Professora morre vitima de Covid 19

 


A professora de rede estadual de ensino, Rosilene Moreira Figueiredo, morreu no final da noite desta quarta-feira, 16 de dezembro, no hospital de Eunápolis, vítima da Covid 19. 

Muito querida na cidade, Rosilene estava internada há alguns dias em um leito do Hospital de Eunápolis onde lutava pela vida, infelizmente, ela foi vencida pela doença. 

Nas redes sociais, amigos lamentam a morte da mestra que tinha sua vida voltada para família, amigos e para fazer o bem para os mais necessitados. 

Mensagens postadas por amigos no Facebook de Rosilene; 

Elisangela Pereira da Costa 

Os números estão virando pessoas conhecidas, e hoje lamentamos a perda dessa guerreira. Foi minha vizinha, minha professora no ACM em 1994, depois em 2004 foi minha colega de trabalho também no ACM. E hoje recebo a triste notícia que ela partiu para a eternidade, mas que Deus possa consolar os nossos corações, principalmente dos filhos Franklin Moreira Figueiredo , Flávio Moreira Figueredo , Ramon e netos.

É muito triste saber que você se foi, que virou mais uma estatística da mortalidade do COVID19. 

Risolene Moreira Fiqueredo , nos encontraremos na Mansão Celestial. 

Magno Ferreira está com Risolene Moreira Fiqueredo. 

Conheci essa jovem senhora, através de pequenas ações sociais. Toda semana sempre separava umas verduras pra ela fazer ó sopão pra entregar na rua . Daí então viramos amigos e pude conhecer ela mas de perto, uma mulher sempre alegre e brincalhona que nunca deixava a peteca cai.  Riso vc vai fazer muita falta. Tenho certeza que o céu está em festa pra te  receber. ? 

Kelly Rocha 

4 tSponshufofiredd  

Quantas lembranças...

Quantos Risos...

Quanta saudade irei sentir...

Risolene Moreira Fiqueredo, não consigo expressar em palavras a dor que sinto com sua partida... ?

Orei tanto, pedi tanto a Deus que a trouxesse de volta pra nós... ?

Mas Ele tinha outros planos, Ele precisou de vc... ?Que essa dor que invade nossos corações seja amenizada com o amor de Deus.

Fique bem minha amiga! 

Deus acalente o coração de seus filhos e de toda sua família.

Um imenso beijo Riso...?? 

É difícil acreditar!!! 

? Mais uma amiga se foi. Uma mulher incrível, com um coração imenso, uma referência para mim. 

Meus sentimentos a família de Risolene Moreira Fiqueredo .

O mundo fica mais triste sem a sua presença? 

Samária Santos está com Risolene Moreira Fiqueredo. 

Meus sentimentos a Toda família de Risolene Moreira Fiqueredo  neste momento.

Que Deus venha lhes confortarem nessa hora tao dificil da partida de uma pessoa tão amada e querida,não a palavras que expressamos que preencha esse momento tão doloroso, Desejo-lhes paz, conforto, coragem neste momento de tristeza, lamento muito por sua perda. Muitas vezes, é difícil encontrar as palavras certas em um momento como este. Que vocês encontrem paz, conforto em Deus.???? 

Lu Jardim está com RisoleneMoreira Fiqueredo.

 A vida significa tudo

o que ela sempre significou,

o fio não foi cortado.

Porque eu estaria fora

de seus pensamentos,

agora que estou apenas fora

de suas vistas?

Eu não estou longe,

apenas estou

do outro lado do Caminho...

(Santo Agostinho)

 Vá em paz minha doce amiga.????

Meus sentimentos ao esposo, filhos, netos e demais familiares e amigos. Ela está nos braços de Jesus 

Linda Moreira Risolene Moreira Fiqueredo 

Venho com muito pesar deixar a esta família as minhas mais sinceras condolências, lembrem que Riso combateu o bom combate, agora está no melhor lugar que o Senhor preparou para ela. Coragem sigam com fé pois tenho certeza de que o legado que ela deixou é enorme. Deus os abençoe e os console em nome de Jesus. Meu forte abraço é um beijo no coração de todos.

Criminosos mortos em confronto com o PETO em Teixeira são identificados e pertenciam ao Primeiro Comando de Eunápolis

 

Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem conseguiu informações sobre os criminosos que morreram em confronto com militares do PETO, na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, na Rua África, no Bairro Liberdade. O confronto aconteceu nas primeiras horas da manhã, quando os militares se debateram com indivíduos em atitudes suspeitas. Antes da abordagem policial, os criminosos começaram a atirar na guarnição, que precisou revidar. 

No confronto, três criminosos foram atingidos e socorridos, mas morreram assim que deram entrada no Hospital Municipal (HMFT). Os corpos foram removidos ao IML de Teixeira de Freitas, no período da tarde. A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do auto de resistência. Nossa equipe conversou com o capitão PM Emerson, que informou que os criminosos estavam sendo monitorados pelo SOInt. 

Ainda segundo o tenente, os três criminosos pertenciam a uma Organização Criminosa, chamada de Primeiro Comando de Eunápolis (PCE) e estavam instalando uma célula da organização no Bairro Liberdade. Segundo a polícia, os três eram considerados de altíssima periculosidade. Dois dos três criminosos foram identificados. Tratam-se de Marley Almeida de Jesus, 29 anos de idade e Renato Santana Guerra, 22 anos (Com a tatuagem “Joel”). 

O indivíduo com a tatuagem de nome "Rickelm" ainda não foi identificado. Familiares devem comparecer nesta quinta-feira ao IML para fazer o reconhecimento. Os outros dois tiveram suas identidades confirmadas através de exames de identificação no IML. Na ação, a PM apreendeu três armas de uso restrito das polícias, sendo uma pistola Ponto 40 e duas pistolas 9mm. Uma das pistolas tinha o brasão da Polícia Militar da Bahia. 

Os militares apreenderam ainda, 03 carregadores de Pistola; 07 cartuchos de 9mm; 04 cartuchos .40; 440g de maconha; 21 g Cocaína e R$ 1.876,00 (Um mil oitocentos e setenta e seis reais) em espécie./Liberdadenews

Idoso morre em acidente; ele e neta estavam em moto conduzida pelo filho

 

Itabela: Um idoso, vítima de acidente de moto, morreu por volta das 4h20 da madrugada desta quinta-feira (17), poucos minutos após dar entrada na emergência do Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. 

O acidente ocorreu por volta das 19h30 de quarta-feira (16), na BA-283, zona urbana de Itabela. Laurindo Gonçalves, 79 anos, e uma neta eram transportados em uma motocicleta conduzida pelo filho dele. 

O condutor afirmou para a polícia que, ao desviar de um buraco na pista, bateu de frente com outra moto, pilotada por uma mulher e que, segundo ele, estava com os faróis apagados. 

As quatro pessoas envolvidas no acidente foram atendidas no Hospital Municipal Frei Ricardo, mas a situação do aposentado era a mais grave. Com traumatismo cranioencefálico, ele foi transferido para o hospital em Porto Seguro, mas acabou não resistindo./Radar64

Rixa entre famílias de ciganos termina com dois ciganos mortos, entre eles uma mulher em Campo Formoso-BA

 

Segundo Romário Almeida, marido da vítima, a morte da cigana Andreia Almeida, de 38 anos, e o sequestro e morte de Manelito Almeida de 54 anos, na manhã desta quarta-feira (16), no povoado de Poços,  zona rural de Campo Formoso, na Bahia, foi motivada por rixa antiga entre famílias de ciganos. 

Segundo informações da rádio 98 FM, quatro homens tentaram invadir a casa da vítima, ela tentou impedir e foi morta por eles. Baleada pelos criminosos, Andreia morreu em frente a casa que morava. 

A briga entre as famílias já dura alguns anos com assassinatos e sequestros. Segundo o marido da vítima, um cigano de nome Manelito Almeida, de 54 anos, foi sequestrado e morto pela família rival. O corpo de Manelito foi encontrado no município de Saúde. 

Segundo a rádio 98 FM, quatro homens chegaram em uma caminhonete Amarok, de cor branca, e invadiram a casa de Andreia para sequestrar seu primo Manelito Almeida, 54 anos, a cigana tentou impedir e foi morta com mais de 20 tiros. O corpo do cigano  foi encontrado  a tarde no município  de Saúde, distante 57 quilômetros de campo Formoso. 

Segundo informações, os autores seriam moradores de Camaçari. 

A polícia está investigando o crime./bahiaextremosul

Pedro Bial chama Bolsonaro de ‘desgovernante’ e ‘acéfalo’

 

 Pedro Bial, apresentador do programa ‘Conversa com Bial‘, da TV Globo, abriu a atração na madrugada desta quinta-feira (17), partindo ao ataque contra Jair Bolsonaro, chamando o presidente de “desgovernante” e “acéfalo”. 

“Na pandemia desse 2020 nefasto, o Brasil se destacou. Desde o início, nosso desgovernante tentou negar a gravidade da crise, seguiu inventando remédios milagrosos, sabotou ministros da saúde e educação. Deu os piores exemplos”, afirmou Bial. 

Na sequência, chamou o presidente de “acéfalo” e se referiu a ele como “inominável”: Sem máscara e sem noção, ele causou aglomeração. O inominável contribuiu de forma decisiva para que mais gente morresse. Agora se supera, delirante, ao desprezar a única solução: a vacina. Como disse o próprio acéfalo que hoje ocupa o Palácio do Planalto: morrer todo mundo vai morrer mesmo. Pior quem tem uma vida pela frente”. 

Por fim, questionou a decisão de flexibilizar o isolamento. “A geração das crianças do corona ficará marcada para sempre. Aqui no Brasil, em nome da economia, forçou-se a abertura de tudo. De salões a lotéricas. Viva os shoppings! Comprar é vida. O imperativo de reabrir as escolas? O último da fila. Sequer mencionado”, concluiu. 

O tema do debate do programa desta quinta foi sobre a possibilidade de volta às aulas durante a pandemia. Os entrevistados eram Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, e também Daniel Becker, pediatra que ajudou a criar a campanha ‘Lugar de criança é na escola’./IstoÉ

Morre Risolene Moreira 59 anos vitima da covid- 19

 

Jucuruçu - quinta-feira, 17 de dezembro de 2020, há dias a nossa querida Risolene Moreira Figueiredo, 59 anos - ela que é esposa do amigo Valcy Rodrigues Figueiredo, Risolene, vinha passando por complicações de saúde, pois ela estava com a covid- ela foi internada no dia 17 de outubro no regional de Itamaraju. 

Mas devido à gravidade da doença Risolene foi transferida dia 30 de outubro, ela foi encaminhada e internada no hospital covid de Eunápolis. 

Na noite dessa quarta- feira, recebemos esse triste comunicado - é com um imenso pesar que infelizmente... Recebi uma das piores noticias da minha vida... 

O neurocirurgião avaliou Risolene Moreira Figueiredo,... 

E ela está em morte cerebral em decorrência das complicações causadas pelo Covid-19... 

Que o ETERNO DEUS tenha misericórdia de nossas vidas... 

E que ELE nos dê forças... 

Pq não é fácil...

Lamentamos profundamente o falecimento de nossa querida amiga "Risolene" Não há dor maior do que ter de dizer adeus aos que amamos. Nem há saudade tão eterna como aquela que nasce com o luto. Por isso oro a Deus para que lhe conceda conforto e força nesta hora tão difícil. Receba as minhas sinceras condolências. 

Os meus pêsames. Lamento profundamente a sua perda, e espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. 

É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. 

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltarão a encontrar-se na eternidade.

Matéria relacionada:

(Enquanto há vida, há esperança) Família de Risolene Moreira vitima da covid- 19 pede por orações

Lewandowski vota por vacinação obrigatória contra Covid-19

STF julga procedente exibições de reportagens da Rede Vitoriosa sobre crime  cometido por advogado | v9O Estado brasileiro tem a obrigação de proporcionar a toda a população interessada o acesso à vacina para prevenção da Covid-19. Com esse entendimento, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, votou  nesta quarta-feira (16/12) pela vacinação compulsória contra a doença, conforme determina a Lei 13.979/2020. 

O ministro também reafirmou a competência concorrente entre os estados para implantar o plano de imunização. Na sessão desta quarta, apenas o relator apresentou o voto em duas ações diretas de inconstitucionalidade. 

O julgamento foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira, com o voto de Luís Roberto Barroso, relator do recurso que discute se pais podem deixar de vacinar seus filhos menores de idade, com fundamento em convicções filosóficas, religiosas, morais e existenciais. As ações foram apensadas para julgamento em conjunto do recurso. 

Em voto denso, Lewandowski afirmou que a questão central abrange saúde coletiva e, portanto, "não pode ser prejudicada por pessoas que deliberadamente se recusam a ser vacinadas, acreditando que, ainda assim, serão egoisticamente beneficiárias da imunidade de rebanho". 

Ele votou para dar interpretação conforme a Constituição à Lei 13.979/2020 para estabelecer a diferenciação de que vacinação compulsória não significa vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário. 

Porém, disse o ministro, a vacinação pode ser implementada por meio de medidas indiretas, como a restrição ao exercício de certas atividades ou à frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes, e: 

(i) tenham como base evidências científicas e análises estratégicas pertinentes;

(ii) venham acompanhadas de ampla informação sobre a eficácia, segurança e contraindicações dos imunizantes; 

(iii) respeitem a dignidade humana e os direitos fundamentais das pessoas; (iv) atendam aos critérios de razoabilidade e proporcionalidade;

(v) sejam as vacinas distribuídas universal e gratuitamente. 

As medidas podem ser implementadas tanto pela União como pelos Estados e municípios, conforme definição do relator. 

Inicialmente, o ministro pontuou que a previsão na lei impugnada não seria necessária, pois a imunização obrigatória é prevista na legislação sanitária (Lei 6.259/1975). Mas defendeu que a norma "representa um reforço às regras sanitárias preexistentes, diante dos inusitados desafios colocados pela pandemia"./conjur 

Bombeiro de folga resgata mulher e cachorros que estavam dentro de imóvel em chamas na Bahia

 Bombeiro de folga resgata mulher e cachorros que estavam dentro de imóvel em chamas na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher e dois cachorros foram resgatados da própria casa, que estava em chamas, por um bombeiro que estava de folga , em Porto Seguro, cidade no sul da Bahia. Ninguém ficou ferido. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, na noite de segunda-feira (14), o soldado Ueslei Rocha, que mora ao lado da casa incendiada, foi avisado por uma vizinha das chamas no imóvel. Mesmo sem os equipamentos adequados, o soldado entrou na residência e retirou as vítimas. 

"Eu moro em frente a essa casa, a vizinha me avisou que tinha uma casa próxima à minha pegando fogo, eu adentrei a residência e fiz a remoção da vítima com os animais", disse o soldado. 

Após o resgate, Ueslei isolou a área até a chegada da viatura. Ele também desligou o gás, energia e fez uma varredura na parte superior do imóvel. 

A equipe finalizou o combate e realizou o rescaldo do ambiente. A suspeita é de que o incêndio tenha ocorrido por causa de uma pane elétrica./G1 Bahia

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Jucuruçu contabiliza seu 5º óbito por covid-19


Boletim de Óbitos por COVID de JUCURUÇU. 

Jucuruçu chega ao seu 5° óbito do Nono Coronavírus óbito - trata-se da senhora Maria Vieira Meirelles 80 anos, residente do distrito do Coqueiro, com comorbidades, testado TR positivo em 07/12/2020, foi a óbito em 16/12/2020 no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. 

Pedimos às pessoas que tenham mais cuidado com o Coronavírus, pois esse vírus é muito letal. 

Não compartilhe Fake News! 

Na dúvida ligue para a saúde! 

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório. 

Disque Covid 

WhatsApp: (73) 3662-2286

Polícia Civil prende homem acusado de estuprar a própria filha dos 09 aos 11 anos em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: Policiais civis da DEAM de Teixeira de Freitas, sobe liderança da delegada Kátia Cielber, prenderam na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, um homem acusado de estupro de vulnerável. Pedro Franco dos Santos, 38 anos, foi preso por força de um mandado de prisão preventiva. Expedido pela 1ª Vara Criminal de Teixeira de Freitas. 

Pedro é acusado de estuprar a própria filha. A adolescente hoje tem 14 anos de idade, e o Pedro é acusado de ter começado a abusar da menor desde os 09 anos. Os abusos teria ido até os 11 anos. O caso chegou à delegada Kátia Cielber, que deu início às investigações e comprovou os abusos, pedindo a prisão do pai da menor. 

A Justiça entendeu que se fazia necessário o acolhimento do pedido de prisão, pois o pedido atendia aos pressupostos e fundamentos legais, uma vez que a materialidade do delito resta sobejamente comprovada pelas provas carreadas à referida representação de prisão preventiva. O Pedro segue preso na custodia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, à disposição da justiça./Liberdadenews

Pelo segundo dia seguido, Brasil registra em 24h mais de 900 mortes pela covid-19

 

O Brasil registrou em 24h mais de 900 mortes por covid-19 pelo segundo dia seguido. O número vem do consórcio de veículos de imprensa. Também foram contabilizados 968 novos óbitos nas últimas 24 horas e 68.437 casos. 

A média móvel de óbitos por covid-19, que registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana, ficou em 684 nesta quarta-feira, 16. 

Por causa de uma nova falha no sistema SIVEP do Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo não conseguiu processar os dados totais de casos e óbitos nesta quarta-feira e por isso eles não foram incluídos na totalização do consórcio. 

No total são 183.822 mortes registradas e 7.042.695 pessoas contaminadas no Brasil, segundo o balanço mais recente do consórcio formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde. Os dados foram divulgados às 20h. 

De acordo com o Ministério da Saúde, 6,132,683 pessoas se recuperaram da doença./bahiaextremosul

Polícia coloca fim em festa promovida pelo crime em Eunápolis; um suspeito morre

 

No fim da noite desta terça-feira, 15 de dezembro, por volta das 23h30, a Rondep Sul recebeu uma informação dando conta que criminosos armados estavam promovendo um evento de confraternização no distrito da Colônia, distante cerca de cinco quilômetros do centro da cidade. 

Imediatamente policiais foram designados ao local, que ao chegarem no endereço suspeito, confirmaram a veracidade da informação e afirmam que foram recebidos a tiros por um dos organizadores do evento. Os militares revidaram e conseguiram alvejar o acusado, que apesar de ter sido socorrido ao Hospital Regional de Eunápolis (HRE), acabou morrendo. 

Segundo informações dos militares que participaram da ação, outros criminosos conseguiram fugir e com o resistente morto, foi apreendida uma submetralhadora. O corpo do homem morto, ainda sem identificação, foi removido ao IML de Eunápolis. 

A Polícia Civil está investigando o caso e a Polícia Militar não descarta outras incursões no distrito para tentar localizar e prender os acusados que escaparam./TH

Três criminosos morrem em confronto com o PETO no Bairro Liberdade em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: Na manhã desta quarta-feira feira, 16 de dezembro, por volta das 05h20; Policiais Militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 87ª CIPM, em trabalhos de rotina, na Rua África, no Bairro Liberdade, se debateram com indivíduos em atitudes suspeitas. Mesmo antes que fossem abordados, os criminosos começaram a atirar na guarnição. 

Os militares revidaram, e no confronto, três criminosos foram atingidos, sendo socorridos para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMFT), onde já chegaram sem sinais vitais. As identificações das vítimas ainda são desconhecidas. Um deles tem uma tatuagem no braço esquerdo com o nome "Rikelm" e outro, uma tatuagem no braço direito com o nome "Joel". 

O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou a remoção do corpos do HMTF para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal. Posteriormente, serão liberados aos familiares para sepultamento. A Polícia Militar apreendeu 03 armas utilizadas pelos criminosos. As armas dos policiais passarão por perícia. Nossa equipe segue acompanhando o caso.//Liberdadenews

Homem é morto em bar enquanto disputava partida de sinuca

 

Eunápolis: Um homem foi morto em um bar na Rua Arnoldo Lima, bairro Juca Rosa, em Eunápolis, por volta das 20h15 desta terça-feira (15/12). 

Márcio Silva Santos, 38 anos, disputava uma partida de sinuca, quando dois bandidos, em um carro preto, se aproximaram do local e começaram a atirar. Atingido principalmente na cabeça, Márcio morreu na hora. 

Segundo testemunhas, a vítima havia chegado ao bar, de bicicleta, há pouco tempo. Ele morava perto do local. Conforme a comunidade, Márcio já trabalhou como ajudante em uma empresa de transporte de cargas, com sede no bairro Dinah Borges. Ele era casado e deixa filho./Radar64

Polícia é recebida á bala em festa de bandidos em Eunápolis. Um criminoso morreu

 

A polícia militar recebeu por volta da meia noite desta quarta-feira, 16 de dezembro, uma denúncia de que bandidos armados estariam fazendo uma confraternização na Colônia, distrito que fica a 5 quilômetros do centro da cidade de Eunápolis. 

De posse da informação, a polícia seguiu para o endereço para averiguar a veracidade da informação. Quando a polícia chegou foi recebida á bala pelos criminosos. Os policiais revidaram a injusta agressão e houve uma troca de tiros. 

Assim que sessou a troca de tiros, a policia encontrou um homem ainda não identificado caído, atingido pelos disparos. 

O homem foi socorrido para o Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e morreu assim que deu entrada na unidade de saúde. 

Com o homem a polícia apreendeu uma submetralhadora. Os outros bandidos conseguiram fugir. O corpo foi removido para o IML e ficará até algum parente aparecer para fazer a identificação./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.