Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 27 de junho de 2020

Mãe, Imigrante e Empreendedora I Uma professorinha do interior da Bahia





Hoje contaremos a história desta baiana/ mineira, que nasceu na Bahia e teve seu registro em Minas Gerais.

Luziene Alves, conhecida por muitos como Fiu, nos conta um resumo de sua história, que poderia se tornar um livro. Ela fala sobre:

  • seu casamento precoce aos 13
  • a maternidade aos 14
  • a paixão por cozinhar
  • migrando para a Nova Zelândia
  • trabalho escravo na fazenda
  • meses que morou em um refúgio
  • formação em gastronomia
  • ser chefe de cozinha e empreendedora

Minha nossa!!! Então vamos conhecer sua vida e experiências.

História
Conte um pouco da sua história no Brasil.

“Eu era uma estudante de 13 anos que sonhava em ser policial ou advogada. Tinha uma vida muito boa na casa dos meus pais. Mas, me casei no civil e com 14 anos tive meu primeiro filho. Então meus sonhos foram por água a baixo”, diz Fiu.

Muito jovem e inexperiente, Fiu sabia que precisava aprender a cozinhar e cuidar da casa, então ela buscou aprender tudo o que podia. Um dia ela viu uma senhora, vendendo quibe na rua onde morava, pediu a receita e gravou apenas na memória. Começou a fazer do seu jeito e vender, nos conta Fiu. E este foi o início da paixão por “cozinhar” e nunca mais parou.

Ela sempre foi uma pessoa muito curiosa, ainda casada voltou a estudar, fez magistério. Sempre fazia algo para ter uma renda extra. Aprendendo sem fazer cursos, apenas por ver alguém fazer.

Nova Zelândia
Como surgiu a ideia de vir para a Nova Zelândia?

Fiu passou no concurso da prefeitura e foi trabalhar em uma fazenda do interior como professora. Depois, por 3 anos trabalhou na secretaria escolar da prefeitura.

Um dia, uma professora da escola onde ela trabalhava disse: Fiu, você tentou ir para os Estados Unidos e não deu, por que não tenta ir para a Nova Zelândia?

Assim, ela contatou agentes que ajudavam no processo de sair do Brasil. Na época gastou quase $30 mil reais, dinheiro que conseguiu com a ajuda do pai e irmão. A promessa era de trabalhar nas fazendas, recebendo $5 mil dólares por semana, mas infelizmente eram apenas mentiras.

Chegada

Um relato de sua chegada a Nova Zelândia em 11 de abril de 2003.

“Em um grupo de 7 homens e só eu de mulher. Passei pela imigração trêmula por que tínhamos sido instruídos a não conversar, mesmo dentro do avião até sair do aeroporto pois a imigração poderia nos deportar”, relata Fiu.

Durante a conversa, Fiu revela que, ao passar pelos oficiais da imigração, ela não conseguiu se comunicar em inglês, então um oficial indicou um atendente que falava espanhol, o que facilitou sua entrada. Soube posteriormente que o restante de seu grupo foi deportado, somente ela entrou no país.

Saindo do aeroporto não havia agente ou guia para recepcioná-la e sem falar inglês, ela foi inspirada a mostrar ao taxista sua reserva de hotel. Ficou no hotel por dois dias sem comer, pois não sabia que as refeições eram inclusas. Em uma ligação ao Brasil para sua mãe, recebeu orientações para falar com seu agente e também deixou aliviado o coração de sua família que não sabiam como ela estava até aquele momento.

Assim alguém foi buscá-la no hotel e a levou para trabalhar nas fazendas de uva e maça.

Esse foi um período de muito trabalho e sofrimento nas fazendas, nos conta ela.


11 Meses no Refúgio

Na entrevista, Fiu fala sobre seu casamento com um iraquiano, com quem teve três filhas. Durante 16 anos de casados, por vezes era abandonada por seu marido que voltava a seu país natal para se casar com outra pessoa.

“Em 2006, minha primeira filha tinha 3 anos e meio, ele voltou para o Iraque, me deixou sem dizer nada. Eu estava ilegal, ele tinha aplicado o meu visto e sumiu. Então quando a imigração nos chamou, não pude ir. Nesta situação, peguei minha filha que era cidadã neozelandesa e fui procurar ajuda no refúgio. Fiquei por lá 11 meses. Saia escondida para trabalhar como cleaner de dia e de noite em um café VIP, pois não tinha visto para trabalhar. Neste refúgio fiz muitas amizades com indianas e pessoas de outras nacionalidades. Minha colegas do refúgio tomavam conta de minha filha para eu ir trabalhar. E ninguém tomava falta, pois ficávamos sempre sozinhas, as vezes aparecia alguém do escritório central lá. Eu era a única que tinha carro e dirigia então ajudava levando algumas para fazer compras ou até mesmo ir na casa de familiares no final de semana.”

Fiu nos disse que no refúgio, ela era a alegria do lugar, não aparentava tristeza e dava muita força àquelas que estavam com depressão, levando à igreja Cristian Ágape Center, com os pastores Vanderlei e Adeline que sempre davam suporte com orações.

No final de 2007 o refúgio pediu que ela deixasse o lugar, pois não conseguiram ajudá-la a se legalizar através da filha e a imigração solicitou sua deportação.

Em 2008, o pai de sua filha a procurou e pediu que voltasse a morar com ele. Ela teve mais duas filhas com ele e conseguiu sua legalização e permanência no país. Hoje, não estão juntos.

Nunca é tarde


“Sempre vendendo comida brasileira e fazendo cleaner (…) em 2016 resolvi fazer o curso de gastronomia, sem inglês, consegui 4 certificados e 1 diploma. Em 2008 terminei o curso e fui trabalhar como chefe em um hotel, onde trabalho até hoje.”

Fiu Delícias do Brasil
Ter o próprio negócio é o desejo que se torna real, através da Fiu Delícias do Brasil com uma variedade de salgados e comidas brasileiras e de outras culturas.

A feirinha Fiu Delícias do Brasil que acontece na casa dela, surgiu da sugestão de seus amigos e clientes. A produção não é feita em casa, com a licença que ela adquiriu no hotel onde é chefe de cozinha, ela produz tudo na cozinha industrial e vende onde desejar.

Em um futuro próximo, seu estabelecimento será aberto em Auckland CBD, recepcionando os brasileiros e pessoas de muitas outras nacionalidade, acredita Fiu.


Sempre ajudei e ajudo brasileiros, pois sei o quanto sofri aqui. Se tem alguém precisando ou passando necessidade, eu ajudo, porque já passei 22 dias de fome em Tauranga colhendo kiwi e sem receber pagamento. Quanto mais você dá, mais recebe. Convivo com outras culturas, vejo que se unem e ajudam uns aos outros e sinto esta falta na comunidade brasileira”, diz Fiu.

Desafio de ter um negócio

Na sua opinião, quais são os desafios de se manter um negócio brasileiro na Nova Zelândia?


“Hoje as dificuldades de manter um negócio brasileiro na Nova Zelândia é muitas vezes a falta de união da comunidade, um querendo derrubar o negócio do outro que está crescendo, outros criticando, uma desunião. Muitos me conhecem, não gosto de ver isso, sou cristã. Se o outro brasileiro vende mais que eu, amém, quero que todos cresçam, pois somos seres humanos e precisamos crescer naquilo que investimos. O meu desejo é que tivesse união, uma comunidade da cultura e gastronomia brasileira. Outra dificuldade é tudo ser muito caro, de ingredientes a maquinários, e aluguel. Faço tudo sozinha”, diz Fiu.


Como foi passar por este período de lockdown?

“Durante o lockdown, tive o apoio de minha família. Eles me incentivaram a abrir um canal no YouTube, o que acabei criando para compartilhar meus truques e segredos do meu tempero mineiro e baiano. Faço tudo sem receita, só de olho e dedo”, diz Fiu. 

Um pouco mais sobre a Fiu
Amo motos, gosto de pilotar, cozinhar, faxinar, bordar, brincar e contar piadas. Sou divertida, não deixo nada me abater. Sou pai e mãe de 5 filhos. Respeito as pessoas, amo minha mãe e minha igreja. Amo os animais, meus gatos, galinhas e logo está chegando a Lessy, uma cachorra. Trabalhei nas colheitas de uva, maça e kiwi. Fui babá, cozinheira, faxineira, ainda tenho meu trabalho no Brasil. Isso tudo me fez crescer, mas tenho o coração grande e sou a mesma professorinha lá do interior da Bahia./brasilnews

Vítima de acidente na BR-101 morre no Hospital Municipal de Posto da Mata




Vítima de acidente na BR-101 morre no Hospital Municipal de Posto ...

Nova Viçosa: Morreu na noite da última sexta-feira, 26 de junho, no Hospital Municipal de Posto da Mata, o pintor José da Silva Barbosa, 41 anos, natural de Pau Brasil, que se envolveu no acidente que aconteceu na manhã da última sexta-feira, 26 de junho, no KM 914.6 da BR-101, nas proximidades do trevo que dá acesso ao distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa.

Segundo informações, José da Silva trafegava na via com o veículo Fiat Siena, placa policial, NYH – 7971, licenciado em Porto Seguro, e ao desviar de um buraco, perdeu o controle, e foi para a via contrária. Ele acabou colidindo na lateral do veículo, Toyota Etios, placa policial OSC – 8542, licenciado em Fortaleza-CE, e na sequência colidiu também com o segundo veículo, um Ford Ranger, placa policial NYI 8077, licenciado em Jequié-BA.

A reportagem do Liberdade News conversou com a esposa do José, e ela relatou que seu esposo era morador da Rua da Paz, no Bairro Paraguai, em Porto Seguro. Ele ficou desempregado por conta da Pandemia, e teria ido para o estado do Espírito Santo, trabalhar na colheita do café. Quando retornava para casa, aconteceu esse acidente, para tristeza de todos os familiares.

A esposa disse ainda que o corpo do José será sepultado no Cemitério Paraguai, na cidade de Porto Seguro. Após necropsia, na tarde deste sábado, 27 de junho o corpo de José da Silva foi liberado aos familiares para sepultamento./Liberdade News

Mais um óbito é registrado em Teixeira de Freitas, os casos positivos de Covid-19 chegam a 1239





Nesta data, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas comunica, com pesar, a morte de mais um paciente da COVID-19. Nesta data, foram registrados 26 novos casos confirmados. Nosso município atingiu o total de 1239 casos positivos, sendo que 203 são considerados ativos.

Óbito

A morte registrada hoje, é de uma mulher, de 70 anos. Ela já tinha diagnóstico confirmado para o novo coronavírus. A paciente estava internada na rede privada de saúde.

Números

Teixeira de Freitas tem 1016 casos recuperados. Trata-se de 82% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 20 mortes.  A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,61%.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito neste sábado, às 10 horas, são 17 pacientes internados em leitos para tratamento da COVID-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas. Na UPA, são 8 internados. Sendo, no total: 25 pacientes./bahiaextremosul

Itamaraju registra o 12° óbito no município





O novo Boletim Epidemiológico divulgado às 19 horas, deste sábado, 27 de junho, pela Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju, informa que o município não registrou nenhum caso positivo do coronavírus hoje, mas registrou o 12° óbito.

O paciente, um homem de 81 anos, diagnosticado com Covid-19, deu entrada no dia 24/06 com quadro de síndrome respiratória aguda grave, no Hospital Municipal de Itamaraju, vindo a óbito hoje.

Com isso, o município tem 464 casos confirmados, 306 recuperados, 146 pacientes ainda em recuperação, 03 internamentos e 12 óbitos.

Os pacientes internados CONFIRMADOS com a Covid-19 encontram-se no Hospital Municipal de Itamaraju.

A prefeitura reforça as orientações preventivas à população, mantendo distanciamento social, o uso de máscaras e só saiam de casa apenas quando necessário./bahiaextremosul

Jucurunet fique por dentro: Como cuidar de um familiar infectado por Coronavirus, que testou positivo e está dentro de casa



A imagem pode conter: texto que diz "Ter COVID não é motivo de vergonha. Ficou doente, ALERTE as pessoas com quem teve contato, para que se cuidem: SEJA CONSCIENTE."


ATENÇÃO!!!! (Importante)

COMO CUIDAR DE UM FAMILIAR INFECTADO POR CORONAVIRUS, QUE TESTOU POSITIVO E ESTÁ DENTRO DE CASA?

Repassando orientações a vocês!

1) não tenha “medo” da pessoa que vc vai cuidar, ela precisa da sua ajuda.

2) ela precisa ficar “isolada”, então, deixe-a num quarto, numa sala, numa área de pouca passagem para as outras pessoas.

3) se vc tiver um banheiro separado, tipo um “quarto de hóspedes” é lá que essa pessoa deve ficar, sem sair...se você não tem um lugar assim, deixe a pessoa numa sala arejada, ela deve estar todo o tempo de máscara, deve higienizar as mãos sempre e, não sair daquele local... (só sai pra tomar banho e usar o banheiro).

4) se o banheiro for de uso comum, tudo bem... não se desespere... após a pessoa tomar banho, fazer necessidades, ,ela mesma pode pegar um pano com alcool a 70% ou solução de água sanitária 50 ml + 950 ml de água e passar na tampa do vaso sanitário, no chão do banheiro, nas torneiras, na pia, na maçaneta da porta... se a pessoa for idosa, você coloca luvas, máscaras, prende seu cabelo e vai lá passar essa solução em tudo!

5) em todas as portas da casa você deve colocar um pano úmido com água sanitária especialmente naquele ambiente em que a pessoa está.

6) se você puder comprar copos, garfos, facas e colheres descartáveis será melhor... mas... se não puder, deixe uma bacia com água e água sanitária para a pessoa colocar os talheres, copos e pratos “de molho” nesta mistura... e você pegará essa bacia 1x por dia, com luvas e lavará os objetos 1x por dia... a pessoa infectada não vai tocar na bacia.. vai apenas depositar os objetos na solução .Marque os talheres com esmalte para unha( vermelho)... assim você tem certeza que não vai misturá-los... Marque os copos e pratos , também com as iniciais do nome da pessoa.

7) cobertores, lençóis, fronhas, cobertas, travesseiros devem ficar isolados, até que a pessoa se recupere... não lave-os junto com as roupas da casa... ( se for lavar e reutilizar, use uma mistura com água e um pouco de água sanitária pra deixar de molho antes de lavar!)

8 )Ofereça os remédios sempre em copos descartáveis...ou num guardanapo de papel.

9) você, que é “cuidador” e seus familiares, que estão na casa, devem manter distância dessa pessoa e devem USAR MÁSCARAS TAMBÉM.

10) Devem manter distância mas..”cobrí-la “com AMOR e RESPEITO!

Lembre-se... MANTENHA A CALMA! Essa pessoa precisará muito mais de você do que você jamais precisou de alguém!

Com 38 novos casos Teixeira de Freitas já soma 1213 casos confirmados do Covid 19





Nesta sexta feira, 26 de junho, a Secretaria de Saúde comunica que foram registrados 38 novos casos confirmados. Nosso município atingiu o total de 1213 casos positivos, sendo que 178 são considerados ativos.

Números

Teixeira de Freitas tem 1016 casos recuperados. Trata-se de 83,75% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 19 mortes.  A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,56%.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta sexta-feira, às 10 horas, são 19 pacientes internados em leitos para tratamento da COVID-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas. Na UPA, são 7 internados. Sendo, no total: 26 pacientes./bahiaextremosul

Itamaraju registra 464 casos positivos do Covid-19 e 11° óbito nesta sexta-feira (26)





O novo Boletim Epidemiológico divulgado às 19 horas, desta sexta-feira, 26 de junho, pela Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju, informa que o município chegou a 439 casos positivos do coronavírus e 11 óbitos.

A paciente, uma mulher de 84 anos, diagnosticada com Covid-19, deu entrada no dia 22/06 com quadro de síndrome respiratória aguda grave, no Hospital Municipal de Itamaraju, vindo a óbito hoje.

Hoje também foram recebidos mais 24 diagnósticos POSITIVOS para o Covid-19 e mais 13 Itamarajuenses receberam alta e agora estão RECUPERADOS do coronavírus.

Com isso, o município tem 464 casos confirmados, 306 recuperados, 147 pacientes ainda em recuperação, 05 internamentos e 11 óbitos.  Os pacientes internados CONFIRMADOS com a Covid-19 encontram-se no Hospital Municipal de Itamaraju.

A prefeitura reforça as orientações preventivas à população, mantendo distanciamento social, o uso de máscaras e só saiam de casa apenas quando necessário./bahiaextremosul

Teixeira de Freitas: Vereador Antônio Marques está curado da Covid-19



Teixeira de Freitas: Vereador Antônio Marques está curado da Covid-19


Apesar de não sentir nenhum sintoma da Covid-19, o vereador Antônio Marques Ferreira da Silva ‘Toinzinho’ (PC do B), por conviver diariamente com um número grande de pessoas, resolveu fazer o teste preventivo, que deu positivo para o novo coronavírus.

No fim da tarde desta sexta-feira (26), por telefone, o vereador Toinzinho disse que ficou em quarentena por 15 dias e após realizar nova testagem, recebeu a informação que está completamente curado. “O meu novo exame deu negativo e apesar de não sentir nenhum sintoma da doença nessas duas semanas, posso comemorar e voltar ao convívio familiar e com os amigos”, diz.

Tanto o vereador Antônio Marques, de 46 anos, quanto a sua esposa, 43, testaram positivo para o novo coronavírus. “Além de estarmos curados, a melhor notícia é que estamos imunes à doença”, reafirmou o político.

"Desde o primeiro momento que testei positivo, me isolei juntamente com a minha esposa. que também testou positivo no dia anterior após sentir leves sintomas. A gente, claro, reforça esse momento para dizer à população que o isolamento é fundamental para evitar a propagação desse vírus”, disse Antônio Marques./TH

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Veja o vídeo: Infelizmente temos que anunciar, confirmado o 1º caso da Covid-19 na cidade de Jucuruçu



Nenhuma descrição de foto disponível.


A Prefeitura de Jucuruçu através da Secretaria de saúde, informa a confirmação do primeiro caso de coronavírus no município.

Foram realizados nessa manhã 3 testes de RT-PCR e um teste rápido, sendo este positivo.

Temos 108 pessoas notificados no Esus VE, sendo 21 pessoas classificados como casos suspeitos e estão em isolamento domiciliar monitorado, aguardando o prazo correto para realizar o teste rápido ou o RT- PCR para covid19, esse dado tem aumentado devido o grande número de casos confirmados nas cidades circunvizinhas e a execução das barreiras sanitárias educativas realizadas com o apoio das Secretarias de educação e Administração.

Vale lembrar que estaremos atualizando os dados ao final de cada semana epidemiológica, sempre as sexta-feiras ou em caso de alterações e o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica.


Não compartilhe Fake News!

Na dúvida ligue para a saúde!

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.

Disque Covid

WhatsApp: (73) 3662-2286

ITAMARAJU | Com 439 casos confirmados, município registra seu 10ª óbito por COVID-19


 

A Secretária Municipal de Saúde de Itamaraju divulgou em seu Boletim diário nesta quinta-feira (25)  que o nosso município confirmou mais 01 óbito de paciente com a Covid-19.

A paciente, uma mulher de 69 anos, diagnosticada com Covid-19, deu entrada no dia 20/06 no Hospital Municipal de Itamaraju, sendo transferida no dia 24/06 para tratamento intensivo no Hospital Municipal de Jequié, vindo a óbito hoje.

Hoje também  foi recebido  mais 15 diagnósticos POSITIVOS e 41 NEGATIVOS para o Covid-19 e mais 19 Itamarajuenses receberam alta e agora estão RECUPERADOS do coronavírus.

Com isso, o município tem 439 casos confirmados, 293 recuperados, 136 pacientes ainda em recuperação, 08 internamentos e 10 óbitos.

Os pacientes internados CONFIRMADOS com a Covid-19 encontram-se no Hospital Municipal de Itamaraju.

Os profissionais continuam reforçando as orientações preventivas à população, mantendo distanciamento social, o uso de máscaras e só saiam de casa apenas quando necessário.

Com | Informações Sec. Saúde./IN

Jucuruçu surge o 1ª caso confirmado do novo vírus da covid - 19




A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-up, texto que diz "SE CUIDE: PORQUE EU GOSTO MUITO DE VOCÊ! JUCURUNET"

Gente, infelizmente surge o 1° caso confirmado  da convid _ 19 em Jucuruçu, se trata de uma pessoa da saúde. Agora cabe os nossos moradores terem muito mais cuidados da agora pra frente. Pelo o amor de Deus, não saia de casa sem necessidades e se sair use máscara  álcool gel e Higienize as mãos sempre.

Evitar o máximo as aglomerações e manter o contato de dois metros de distancia de um pra o outro. Não seja irresponsável respeite o seu próximo.

Veja que atitude brilhante do nosso amigo que foi infectado da covid 19,  de Jucuruçu.

Boa tarde a todos, venho por meio deste comunicado informar a todos que hoje testei positivo para covid 19, quero pedir a todos que estiveram contato comigo que se cuide e caso apresente algum sintoma procure a secretária de saúde para tomar as providências cabíveis, graças a Deus estou medicado e sem sintoma algum, estive em Teixeira há 15 dias e 4 dias depois que cheguei sentir tosse e ardência no nariz, fiz o teste deu negativo é 11 dias após o primeiro sintoma que foi hoje realizei novamente e deu positivo.

Que Deus abençoe a todos nós, forte abraço.

Agente de saúde é encontrada morta dentro de casa no Liberdade





O corpo da agente de saúde Cláudia Galvino da Silva de 46 anos, foi encontrado no chão da cozinha da casa onde ela morava sozinha, na noite desta quinta-feira, 25 de junho, no bairro Liberdade em Teixeira de Freitas.

Segundo informações, Cláudia havia testado positivo para o Covid-19 no mês de maio, e estava cumprindo isolamento. Claúdia também tinha problema no coração, pancreatite e diabetes.

O SAMU foi acionado e esteve na residência atestando o óbito. Cláudia foi sepultada na manhã desta sexta-feira no cemitério Reviver Park./bahiaextremosul

Decisão da Justiça obriga prefeito de Itamaraju fornecer EPIs para agentes de saúde



Decisão da Justiça obriga prefeito de Itamaraju fornecer EPIs para agentes de saúde


A juíza da Vara Cível de Itamaraju, Lívia Oliveira Figueiredo, concedeu na manhã desta quinta-feira, dia 25 de junho, após impetrado um Mandado de Segurança Coletivo pela Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do município, determinou que o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), passe a fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos Agentes Comunitários de Saúde do município.

De acordo com a representante da categoria, Edna Rodrigues Zucolotto, para a realização de visita domiciliar do agente comunitário de saúde na situação da pandemia da Covid-19, o profissional deveria utilizar máscara de proteção, álcool 70% e ter à disposição saco de lixo para descarte de EPIs após a visita domiciliar, itens que a prefeitura não estaria fornecendo, obrigando a categoria utilizar máscaras de tecido, que são ineficientes para atendimento na área da saúde.

Em sua decisão a magistrada determinou que a prefeitura de Itamaraju forneça aos agentes comunitários de saúde, conforme grau de exposição à Covid-19, na forma do estabelecido na Nota Técnica nº 04 da ANVISA, em relação aos equipamentos de proteção individual, sendo que minimamente deverá fornecer protetor facial, máscara, bem como os materiais de higiene pessoal e limpeza dos ambientes (álcool gel 70%, solução de hipoclorito de sódio e saco de lixo para descarte de materiais), no prazo de 10 dias.

Em caso de descumprimento da decisão da juíza Lívia Oliveira Figueiredo estabeleceu multa diária de R$ 5 mil e encaminhou o processo ao Ministério Público Estadual (MPE) para que acompanhe e fiscalize a atuação da administração municipal em relação ao combate do Coronavírus.

Recentemente, após denúncia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINTRASPESB), o Ministério Público do Trabalho (MPT), constatou irregularidades semelhantes com os profissionais de saúde que atuam no Hospital Municipal de Itamaraju – HMI./TH

Auxílio Emergencial deve ter novas parcelas de R$ 500, R$ 400 e R$ 300 Reais





O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (25) que o auxílio emergencial vai pagar um adicional de R$ 1,2 mil, que serão divididos em três parcelas.

"Vamos partir para uma adequação. Deve ser, estamos estudando, R$ 500, R$ 400 e R$ 300", afirmou o presidente durante sua live semanal nas redes sociais.

Ele estava ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, que também confirmou que a terceira parcela do auxílio emergencial, no valor de R$ 600, começa a ser paga no sábado (27).

Ao todo, o programa atende a cerca de 60 milhões de pessoas, e é destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados, como forma de fornecer proteção emergencial no enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

"Estávamos em R$ 600, o auxílio, e à medida que a economia começa a se recuperar, e começa a andar novamente, as pessoas vão devagar se habituando [com a redução do valor]", afirmou Guedes.

Bolsonaro também disse que espera que a economia possa ser retomada e defendeu a reabertura das atividades comerciais.

"A gente apela aos governadores e prefeitos, com a responsabilidade que é pertinente de cada um, que comecem a abrir o mercado, abrir para funcionar", afirmou.

Balanço mais recente do Ministério da Saúde registra um total de 1.228.114 de pessoas infectadas e quase 55 mil óbitos provocados pela covid-19./Agência Brasil

Mucuri: Corpo de Mulher é encontrado com um tiro no pescoço em Costa Dourada





Mucuri: Corpo de Mulher é encontrado com um tiro no pescoço em ...


Mucuri: Policiais Militares da 89ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram solicitados para uma ocorrência, na manhã da última segunda-feira, 22 de junho, por volta das 19h00, na Barraca do Celio, Praia do Sossego, em Costa Dourada, distrito de Mucuri.

Ao chegar no local, constataram a veracidade da informação, e encontraram o corpo de uma mulher com um tiro de arma artesanal, tipo garrucha. Os policiais preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT), que removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas (IML), para exames de Medicina Legal.

Trata-se de Marli Alves dos Santos, 40 anos. A reportagem do Liberdade News conversou com a tia da vítima, e ela relatou que a Marli teria saído em companhia de uma amiga, na manhã do último sábado (21), para visitar seus 03 filhos, que moram com o ex-marido.

Disse aínda que a amiga teria retornado para Costa Dourada, e a Marli teria ficado com os filhos, e quando ela retornou no domingo para Costa Dourada, o seu atual companheiro teria entrado em uma discussão com ela. Após a discussão, o companheiro da Marli desapareceu, e ninguém sabe notícias dele./ LiberdadeNews

Teixeira de Freitas chega a 1.175 casos positivos de Covid-19 e mais um óbito é confirmado




19° MORTE, 1.175 JÁ FORAM CONFIRMADOS DE COVID 19 EM TEIXEIRA DE ...


O novo boletim epidemiológico divulgado no início da noite desta quinta-feira, dia 25 de junho, pela Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, aponta que o município chegou a 1175 casos confirmados de Covid-19, 40 novos casos em 24 horas e mais um óbito. “Nosso município atingiu o total de 1175 casos positivos, sendo que 160 são considerados ativos”, informa.

O novo óbito confirmado foi de um homem de 77 anos, que estava internado em dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital de Campanha.

Teixeira de Freitas tem 996 casos recuperados, o que significa 84,76% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 19 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,6%.

Ocupação de Leitos


De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta quarta-feira, às 16 horas, são 18 pacientes internados em leitos para tratamento da COVID-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas. Na UPA, são 12 internados, totalizando 30 pacientes./TH

Ex-policial militar que já tinha sido motorista do deputado Robinho é morto a tiros em Posto da Mata



Ex-policial militar que já tinha sido motorista do deputado Robinho é morto a tiros em Posto da Mata

Eduardo Neves, mais conhecido como “Neves”, ex-policial militar e que já tinha trabalhado como motorista do deputado estadual Carlos Robson ‘Robinho’ (PP), foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira, dia 25 de junho, próximo a um bar, na rua Pampulha, bairro Primavera, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.

Segundo informações levantadas pela Polícia Militar, “Neves” tinha ido a um bar de um conhecido, mas como o mesmo estava fechado em virtude das restrições devido ao coronavírus, resolveu caminhar até outro estabelecimento próximo.

Quando atravessava a rua o ex-militar teria sido surpreendido pelo atirador e atingido várias vezes. Os moradores próximos dizem que pensaram ser bombinhas de São João, mas quando alguns saíram depararam-se com a vítima caída e já sem sinais vitais.

Informações dão conta que Eduardo Neves já havia sofrido um atentado a tiros em Posto da Mata, mas conseguiu sobreviver. Além de já ter trabalhado com o deputado Robinho, “Neves” já tinha sido motorista do ex-prefeito Márvio Mendes e continuava prestando serviço ao município de Nova Viçosa nos dias atuais.

A Polícia Civil de Nova Viçosa, liderada pelo delegado Marco Antônio Neves, instaurou inquérito policial para investigar o crime. Os investigadores tentam descobrir algum sistema de câmera nas imediações do local onde aconteceu o assassinato, para tentar chegar no autor do homicídio./TH / Imagem: Reprodução - Bahiaextremosul)

quinta-feira, 25 de junho de 2020

43ª CIPM informa novo “Zap Denúncia” para Itamaraju e Jucuruçu



blank


Por meio de nota pública, o comando da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar informa à população de Itamaraju e de Jucuruçu, municípios que integram a área de responsabilidade territorial da unidade, que o “Zap Denúncia” da 43ª CIPM teve o seu número alterado para (73) 99861-0065.

“Recomenda-se que as pessoas salvem o novo número na agenda telefônica, bem assim o número do “Disque Denúncia” – (73) 3294-5880, com o objetivo colaborarem na prevenção e combate ao crime nas referidas cidades”, diz a nota./osollo

Investigador da Polícia Civil morre com coronavírus



Investigador da Polícia Civil morre com coronavírus em Lauro de ...


Lauro de Freitas: Um investigador da Polícia Civil morreu de em decorrência da Covid-19, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, nesta quinta-feira (25). Ele é o segundo policial civil, em atividade, vítima do coronavírus na Bahia.

Carlos Borri Neto, de 55 anos, estava internado no Hospital Aeroporto e não resistiu à doença. Não há detalhes de quantos dias ele passou internado na unidade, nem se tinha alguma comorbidade.

Carlos Borri Neto era lotado na 26ª delegacia de Vila de Abrantes. O primeiro policial civil, também em atividade, morto pela Covid-19, foi Brás Nivaldo Pompelho de Abreu, que tinha 60 anos.

Antes dele, o investigador aposentado Derivaldo do Sacramento Borges, de 68 anos, também morreu infectado pelo novo coronavírus.

A reportagem solicitou à assessoria da Polícia Civil um balanço com o número de agentes infectados pelo coronavírus, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem./G1

Juiz decreta prisão preventiva de policial militar que matou deficiente mental em Mucuri



Juiz decreta prisão preventiva de policial militar que matou ...


Mucuri: O Juiz de Direito, Substituto da Comarca de Mucuri, Dr. Humberto José Marçal, julgou procedente o pedido de prisão preventiva, solicitado pelo delegado titular de Mucuri, Samuel Neto, contra o policial militar Lucas Silva Matos, 25 anos, lotado na 89ª CIPM de Mucuri, e decretou sua prisão nesta terça-feira (23). O policial militar é acusado de matar Darlon Fernandes de Souza, 52 anos, no dia 06 de fevereiro de 2020, após discussão e luta corporal, fato ocorrido na área Central de Mucuri.

Segundo informações, o policial militar estava em um salão de cabeleireiro, quando a sua esposa teria chegado e relatou que um homem teria mexido com ela, e apontou onde ele estaria, momento em que o PM, que estava de folga, teria ido de encontro com a pessoa do Darlon para tirar satisfação sobre o ocorrido. Os dois teriam discutido e foram às vias de fato, momento em que houve um disparo de arma de fogo, que atingiu a vítima no abdômen.

A vítima morreu no local, e o policial militar se apresentou para o comandante da guarnição, entregando a sua arma, e sendo levado para a sede da 89ª CIPM. Na ocasião, o militar alegou que o Darlon estaria de posse de uma arma branca tipo faca, e teria ido para cima dele no momento da discussão, quando ele teve que reagir em legítima defesa. Familiares da vítima disseram que Darlon tinha problemas mentais, e que fazia uso de medicamentos controlado.

Na decisão judicial, o juiz alegou, dentre outras coisas, a futilidade do crime, eis que a vítima não tinha discernimento de seus atos; a premeditação para a prática do crime, pois o policial teria ficado de longe tocaiando a vítima; a forma de execução, ao tirar a vítima do estabelecimento, levando-o para fora; além da comoção social, a indignação pública, e a periculosidade do réu, evidenciada pelo “horrendo crime”, sendo a vítima uma pessoa de avançada idade e com problemas mentais./Liberdadenews

Noticia veiculada na Rádio Terra Mar FM de Itamaraju que Jucuruçu tinha o primeiro caso de corona vírus não procede



Nenhuma descrição de foto disponível.


Quinta-feira, 25 de junho,  foi noticiado na Rádio Terra Mar FM de Itamaraju o primeiro caso de corona vírus na cidade de Jucuruçu viemos afirmar pra todos que a notícia não procede.

Pois se trata de uma pessoa que é de Jucuruçu, mas NÃO mora mais em nosso município. A pessoa que foi contaminada da covid - 19 se trata de Arlindo Vieira Filho.

Ele que é filho de Arlindo Vieira. Lembrando que Arlindo Vieira Filho, mora em Rondônia. E foi onde ele contraiu o Novocorona vírus.

Então a informação da rádio terra mar NÃO procede. Só pra simplificar Arlindo passa bem e já esta em sua residência e está fora de perigo.

Teixeira registra 71 novos casos de Covid-19 e 05 óbitos nas ultimas 24 horas



Teixeira registra mais cinco óbitos em decorrência da covid-19 ...


Teixeira de Freitas: Nesta data, a Secretaria de Saúde comunica com pesar a confirmação de 05 novos óbitos em decorrência da COVID-19 em Teixeira de Freitas. Ainda hoje, foram registrados 71 novos casos confirmados. Nosso município atingiu o total de 1135 casos positivos, sendo que 136 são considerados ativos.

Óbitos

Hoje, Teixeira de Freitas registrou 5 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Todos de homens, com idades de 36, 84, 85, 88 e 95. Todos estavam internados. Dois estavam na UTI do Hospital de Campanha e três estavam na UPA 24h.

Números

Teixeira de Freitas tem 981 casos recuperados. Trata-se de 86,4% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 18 mortes.  A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,58%.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta quarta-feira, às 16 horas, são 19 pacientes internados em leitos para tratamento da COVID-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas. Na UPA, são 12 internados. Sendo, no total: 31 pacientes./Liberdadenews/Ascom

CNH para motoristas profissionais valerá por 10 anos



Novas regras da CNH: simulador facultativo e menos aulas práticas ...


Deputados alteraram o texto do projeto sobre o Código de Trânsito e ampliaram de cinco para 10 anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação para motoristas profissionais, com idade inferior a 50 anos. A Câmara aprovou na terça-feira, 23, o texto-base do projeto e está analisando hoje os destaques, pedidos de alteração, à proposta. Concluída essa fase, o projeto seguirá ao Senado.

Um destaque do PSL retirou a redução do tempo de validade que tinha sido acrescida pelo relator Juscelino Filho (DEM-MA) ao texto enviado pelo Executivo. Agora, os motoristas profissionais ficarão enquadrados na regra geral, comum a todos, onde a CNH tem validade de dez anos para quem é menor de 50 anos; validade de cinco anos para quem tem idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos e de três anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Nenhum outro destaque foi aprovado até o momento. A proposta cria uma graduação sobre os pontos acumulados por multas, até que haja a suspensão do documento. A obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças, hoje exigida para menores de até sete anos, passou para até dez anos ou 1,45 metro de altura.

O texto tem origem no Executivo e foi entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso, em junho do ano passado. Originalmente, a proposta aumentava de cinco para dez anos a validade da CNH e de 20 para 40 pontos o limite para a suspensão da carteira. A intenção do presidente, ao apresentar a medida, foi atender a demanda de caminhoneiros, categoria que o apoiou nas eleições de 2018./bahiaextremosul

WhatsApp Pay também foi suspenso no Brasil pelo Cade; entenda a razão




O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) barrou o WhatsApp Pay, método de pagamento direto pelo aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, por meio de medida cautelar.

Segundo informa o Telesíntese, a justificativa da ação cautelar do Cade vem por motivo de “mitigar riscos à concorrência pela parceria do [dono do WhatsApp] Facebook com a [administradora de cartões de crédito] Cielo”.

A grosso modo, a Cielo possui uma grande fatia do mercado de credenciamento de transações, ao passo que o WhatsApp e o Facebook possuem milhões de usuários no Brasil, o que, no entendimento da autarquia, poderia causar um desnível na participação igualitária de outras empresas no setor.

“Tal base [de usuários] seria de difícil criação ou replicação por concorrentes da Cielo, sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade entre elas” informou o Cade em despacho. “De qualquer modo, fica evidente que a base de usuários do WhatsApp propicia um potencial muito grande de transações que a Cielo poderia explorar isoladamente, a depender da forma como a operação foi desenhada”.

O Cade ainda argumenta que não há evidências de que a parceria entre Facebook e Cielo tenha sido enviado ao órgão, que costumeiramente supervisiona esse tipo de movimentação. 

O que decorreria disso seria a falta de uma autorização de atuação e, portanto, faz-se necessária a medida cautelar mencionada. “Ainda que não se tenha uma certeza sobre os efeitos, pelo dever de cautela, cabe adoção de ações para resguardar a coletividade de possíveis efeitos negativos”, informou o órgão.

Segunda suspensão em menos de 24 horas

A proibição do recurso de pagamentos via WhatsApp pelo Cade é a segunda em uma movimentação que já havia sido inaugurada pelo Banco Central na data de ontem (23). Citando as mesmas razões — manter a saúde de uma concorrência dentro do setor —, o BC afirmou que a medida suspende a implementação do recurso em canais brasileiros, até que a entidade que controla o sistema bancário do país possa avaliar seus potenciais riscos.

"A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato", disse o Banco Central, em nota divulgada à imprensa.

Da parte do Facebook e WhatsApp, ninguém até agora comentou diretamente sobre as suspensões, com apenas uma nota divulgada ontem, celebrando o feedback positivo dos usuários à ferramenta e ressaltando pontos como a “sua transparência”. 

O recurso WhatsApp Pay estava, até então, disponível para 1,5 milhão de brasileiros que fizessem uso de um cartão de crédito das bandeiras Visa ou MasterCard. Diante disso, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi já haviam aderido ao novo recurso, ao passo que Itaú, Bradesco e Santander haviam-no testado, mas desistiram de adotá-lo.

Vale ressaltar que o Banco Central tem em desenvolvimento uma ferramenta própria para pagamentos digitais, chamada PIX, que deve ser lançada até o final do ano. As suspensões do BC e do Cade não têm prazo para serem arquivadas, então, por ora, nada de WhatsApp Pay para os brasileiros./canaltech

Nuvem de gafanhotos avança para o Brasil e Ministério da Agricultura diz ter plano para acompanhar insetos




Uma nuvem de gafanhotos avança da Argentina em direção ao sul do Brasil e preocupa autoridades. Nesta segunda-feira, a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, utilizou as redes sociais para informar que o ministério montou um plano para acompanhar os gafanhotos. A nuvem levantou voo na província de Corrientes e pode atravessar a fronteira com o Rio Grande do Sul.

Segundo o governo de Córdoba, pode haver cerca de 40 milhões de insetos nessa nuvem. Vale destacar que esse número de gafanhotos tem a capacidade de consumir em um dia o equivalente ao que duas mil vacas poderiam comer no mesmo período.

“Montamos já um plano de monitoramento, para acompanhar o deslocamento desses gafanhotos. A gente espera que ele não chegue ao Brasil, mas todas as ações que podem ser tomadas, já tem um grupo de acompanhamento e as ações que podem ser implementadas caso isso aconteça”, afirmou a ministra, no Twitter./tupi

Claudia Leitte revela motivo por romper parceria com gravadora de Jay-Z



[Claudia Leitte revela motivo por romper parceria com gravadora de Jay-Z]

Logo no início do ano, chegou ao fim a parceria de Claudia Leitte com a gravadora Roc Nation, de Jay-Z. Após muita especulação, o verdadeiro motivo do rompimento foi revelado pela própria cantora, durante uma live para interagir com seus fãs através do seu perfil oficial do Instagram.

Questionada sobre o que teria provocado o fim da parceria, Claudia alegou que estava tendo custos muito altos. Eu pedi que a gente desfizesse a parte profissional, mas ficasse com a pessoal. Estava ficando muito caro pra mim. Eu trabalhei em projetos, mas acabou não rolando. Jay Brown é meu empresário e meu amigo“, esclareceu.

No ano de 2015 Claudia Leitte começou a lançar faixas voltadas para o mercado internacional. Entre as faixas apontadas pelo site POPline estavam “Signs”, “Corazón” (com Daddy Yankee), “Shiver Down My Spine” e “Carnaval”, com Pitbull. Porém, o destaque mesmo acabou ficando com “We Are One (Ole Ola)”, música que foi tema da Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil.

A faixa chegou ao pico de #59 na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e contou até com apresentação no Billboard Music Awards. O Hot 100 é considerado a principal parada de singles dos Estados Unidos e além de Claudia somente cinco brasileiros conseguiram aparecer por lá: Sérgio Mendes, Corona, Cansei de Ser Sexy, Michel Teló e Nego do Borel./bnews

Prejuízos com cancelamento de festejos juninos chegam a R$ 500 mi, diz Rui Costa



[Prejuízos com cancelamento de festejos juninos chegam a R$ 500 mi, diz Rui Costa]

O cancelamento dos festejos juninos por causa do coronavírus deve gerar um prejuízo superior a R$ 500 milhões à economia das cidade baianas que registram alta demanda no período. A estimativa foi anunciada pelo governador Rui Costa (PT), nesta quarta-feira (24), em entrevista à CNN Brasil. "O impacto econômico é muito grande. Não fazer festas juninas no interior é equivalente a não fazer o Carnaval na capital", comparou.

De acordo com Rui Costa, editais de apoio foram elaborados para apoiar mais de 600 mil agricultores familiares prejudicados pela pandemia. "A proposta é reforçar a renda dessas famílias. O consumo de produtos típicos, como o milho e o amendoim, aumenta muito nessa época. Como a demanda não se realizou, o volume não foi comercializado", destacou o governador.

"Não há previsão para fazer São João em outro momento porque ainda não temos vacina ou antiviral que evite mortes", continuou. Ele reforçou que o Ministério Público recomendou a suspensão das festas. "A medida será fiscalizada pelas prefeituras com apoio da Polícia Militar".

O político disse, ainda, que montou um comitê com o setor turístico para elaborar um plano de retomada das atividades. "O segmento sofrerá por muito mais tempo, mas estamos planejando o retorno. O documento deve ficar pronto na próxima semana".

Segundo Rui Costa, ainda não há decisão sobre a realização de eventos como o Réveillon e o Carnaval. "É prematura qualquer decisão nesse sentido. Queremos alimentar o otimismo para que a ciência avance. Só retornaremos com segurança", disse. O governador evidenciou que 350 das 417 cidades baianas tiveram casos confirmados de coronavírus, sendo que 315 delas ainda têm casos ativos./bnews

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Nuvem de gafanhotos se desloca em direção ao Uruguai; Brasil prepara estratégias para eventual surto



Nuvem de gafanhotos destrói lavoura de milho na Argentina e pode ...


O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) informou nesta quarta-feira (24) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que a nuvem de gafanhotos, em movimento dentro do território argentino, está se dirigindo rumo ao sul daquele país, em direção ao Uruguai, conforme a previsão inicial. De acordo com os dados meteorológicos para a região Sul do Brasil, previstos para os próximos dias, é pouco provável - até o presente momento - que a nuvem avance em território brasileiro.

No entanto, grupo de trabalho do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa permanece em situação de alerta e mobilização, em conjunto com as equipes técnicas das Superintendências Federais de Agricultura e dos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assim como as unidades de vigilância agropecuária do Ministério localizadas na fronteira com o Rio Grande do Sul.

Com base neste cenário, estão sendo trabalhadas estratégias passíveis de adoção para um eventual surto da praga no Brasil, caso ocorram alterações climáticas favoráveis ao deslocamento da nuvem de gafanhotos para o nosso país.

O deslocamento da nuvem de gafanhotos pode ser acompanhado por meio de mapas atualizados pelas autoridades argentinas, no link:https://geonode.senasa.gob.ar/maps/1806

Medidas

Desde 2015, a formação de nuvens desses insetos nos países vizinhos da Bolívia, Paraguai e Argentina, tem ocorrido de forma relativamente frequente. Em virtude destes registros, o Mapa está, entre outras medidas, trabalhando na elaboração de um manual de orientações de ações de controle da praga, direcionado aos produtores rurais e aos órgãos estaduais de defesa agropecuária e de extensão rural.

Espécies

São várias as espécies de gafanhotos que causam prejuízos econômicos no Brasil. Entretanto, duas espécies merecem destaque pelos danos causados: Rhammatocerus schistocercoides e Schistocerca cancellata.

Da espécie Schistocerca cancellata, que compõe a nuvem presente agora na Argentina, foram várias infestações nos anos de 1938, 1942 e 1946, de focos originários da Argentina que ingressaram pela região Sul do Brasil, alcançando os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Atualmente, voltaram a causar danos na Bolívia, Paraguai e Argentina.

Da espécie Rhammatocerus schistocercoides ocorreram várias infestações entre os anos de 1984 e 1992, de focos originários de áreas indígenas do Brasil, alcançando 12 estados da federação: BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, MA, PI, PA, RO e MT. Atualmente, essa espécie se mantém em sua fase solitária e não apresenta perigo.

Diversos fatores podem originar o aumento das populações de gafanhotos, como climáticos (temperatura, umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica acumulada), assim como predadores, parasitóides e doenças./folhavitoria

Teixeira: Jovem é assassinado a tiros dentro de sua residência no Bairro Residencial Castelinho I



Teixeira: Jovem é assassinado a tiros dentro de sua residência no ...

Teixeira de Freitas: Por volta das 16h30, desta quarta-feira, 24 de junho, uma guarnição da Polícia Militar foi solicitada pelo CICOM para averiguar informações sobre a ocorrência de disparos de arma de fogo, na Rua B, no Bairro Residencial Castelinho I. Ao chegar no local, os militares confirmaram o fato. A vítima estava morta dentro do banheiro da residência.

Trata-se de Mateus Jesus da Silva, 22 anos. Segundo informações passadas à guarnição da PM, a vítima estava sentada na frente de sua residência, quando dois criminosos armados se aproximaram, já atirando. A vítima foi atingida, ainda correu para dentro de casa, mas, caiu no banheiro. Os criminosos foram atrás e terminaram de executá-lo. Na sequência, fugiram a pé.

Uma guarnição da PM chegou a localizar os criminosos, mas, eles empreenderam fuga para o meio do mato. A delegada plantonista esteve no local, juntamente com uma equipe de peritos do DPT, efetuando o levantamento cadavérico e a perícia de local. Os peritos recolheram projeteis e contaram 06 perfurações por projéteis de arma de fogo, sendo 02 nas costas e 04 na cabeça. Após  a perícia, o corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia na manhã desta quinta-feira (25).

Teixeira: Jovem é assassinado a tiros dentro de sua residência no ...


Após os trabalhos periciais no local, bem como o levantamento cadavérico, o corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Sobe para 18 o número de óbitos em Teixeira de Freitas, Só hoje morreram 5 pacientes por causa do Covid-19





Nesta data, a Secretaria de Saúde comunica com pesar a confirmação de 5 novos óbitos em decorrência da COVID-19 em Teixeira de Freitas. Ainda hoje, foram registrados 71 novos casos confirmados. Nosso município atingiu o total de 1135 casos positivos, sendo que 136 são considerados ativos.

Óbitos

Hoje, Teixeira de Freitas registrou 5 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Todos de homens, com idades de 36, 84, 85, 88 e 95. Todos estavam internados. Dois estavam na UTI do Hospital de Campanha e três estavam na UPA 24h.

Números

Teixeira de Freitas tem 981 casos recuperados. Trata-se de 86,4% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 18 mortes.  A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,58%.

Ocupação de Leitos

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta quarta-feira, às 16 horas, são 19 pacientes internados em leitos para tratamento da COVID-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas. Na UPA, são 12 internados. Sendo, no total: 31 pacientes./bahiaextremosul

Novo tipo do vírus da Zika circula no Brasil; Fiocruz-BA prevê possibilidade de epidemia



strep throat skin rash لم يسبق له مثيل الصور + tier3.xyz


Pesquisadores identificaram uma nova linhagem do vírus da zika em circulação pelo Brasil. A constatação foi feita por profissionais da Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

A descoberta foi feita a partir de uma  ferramenta que monitora as sequências genéticas do vírus. Conforme reportagem do G1, os pesquisadores detectaram, pela primeira vez no país, um tipo africano dele, com potencial de originar uma nova epidemia.

Um dos líderes do estudo, Artur Queiroz, destaca dois dados que indicam que a linhagem circulou pelo Brasil em 2019. O primeiro é o fato de que ela foi encontrada em dois estados distantes entre si, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. E o segundo é que os hospedeiros que “abrigavam” os vírus eram diferentes: um mosquito “primo” do Aedes aegypt, chamado Aedes albopictus, e uma espécie de macaco.

A descoberta foi publicada no início de junho, no periódico “International Journal of Infectious Diseases”./bahianoticias

Jucuruçu e mais seis cidades baianas têm transporte intermunicipal suspenso; total chega a 304



JucuruNet: Previsão do tempo para Jucuruçu-BA


A lista de cidades baianas com transporte intermunicipal suspenso foi atualizada e inclui seis municípios: Iraquara, Itaju do Colônia, Jucuruçu, Jussari, Macarani e Pilão Arcado. Agora, a Bahia conta com 304 cidades com rodoviárias fechadas.

A medida, publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE), começa a valer a partir desta quinta-feira, 25, e tem como objetivo evitar a disseminação da Covid-19 (novo coronavírus). 

A determinação prevê a proibição da circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O mesmo decreto autoriza a retomada do transporte em Cardeal da Silva e Jussiape, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos da Covid-19./A TARDE

Jovem é morto a tiros próximo ao cemitério velho em Itabela





Jerlan Amaral dos santos, de 19 anos, foi morto a tiros por volta das 3 horas da madrugada desta quarta-feira, 24 de junho, na Rua Miramar, próximo ao cemitério velho, no bairro Bandeirantes, em Itabela.

Jerlan tinha diversas passagens pela polícia por furto e roubo, também constava em seu currículo uma internação num Centro de Ressocialização quando ainda era menor  de idade.

A polícia está investigando autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Idoso de 93 anos que estava internado na UPA de Teixeira de Freitas se recupera da Covid-19; assista



Idoso de 93 anos que estava internado na UPA de Teixeira de Freitas se recupera da Covid-19; assista


Emoção em comemorar a vida. Recuperado da Covid-19, Valdívio Rodrigues, de 93 anos, teve o vídeo de sua saída da unidade de saúde viralizado na última semana.

O idoso é mais um paciente curado do novo coronavírus no município de Teixeira de Freitas.


Ele foi internado no último dia 15 de junho na Unidade de Pronto Atendimento 24h – UPA e o seu vídeo emocionou a todos pela superação e pelo trabalho dedicado dos servidores da saúde que atuam no local./TH

‘O sonho de Bolsonaro é dar o golpe. Ele tem um ato institucional pronto’, diz Joice Hasselmann em Live da IstoÉ



Crédito: IstoÉ

A paranaense Joice Hasselmann (PSL-SP) foi a deputada federal mais votada de toda história do País, com mais de um milhão de votos, em 2018. Eleita por São Paulo, ela foi bolsonarista e uma das coordenadoras da campanha do presidente.

Depois de meses à frente da liderança do governo na Câmara Federal, Joice rachou com Jair Bolsonaro (sem partido) e, a partir daí, lidera, sem tréguas, a oposição de direita ao governo que ajudou a eleger.

Nesta terça-feira (23), Joice Hasselmann foi a entrevistada da live de IstoÉ. A parlamentar criticou duramente o presidente e revelou alguns labirintos que envolvem a cúpula bolsonarista.

“Bolsonaro é um estelionato eleitoral. Ele é uma farsa”, afirmou.

Na conversa, o que não faltou foram adjetivos para classificar, ou desclassificar, o mandatário brasileiro.

“Bolsonaro é burrão e grosso. Ele traiu o povo brasileiro”, atacou.

Filha de um caminhoneiro e uma padeira, Joice ganhou notabilidade política há pouco mais de cinco anos quando entrou de corpo e alma nos ataque ao Partido dos Trabalhadores (PT) e na campanha que derrubou a presidente Dilma Rousseff.

Nos últimos anos, antes de romper com o presidente da República, Joice era da “cozinha dos Bolsonaro”. Em função dessa proximidade, a deputada, possivelmente, não blefa ao falar dos bastidores do poder.

“Bolsonaro sempre se cercou dos piores. Desde a campanha era assim ”, lamenta.

Hasselmann revelou existir uma quadrilha organizada que está baseada no Palácio do Planalto e coordenada pelo clã Bolsonaro.

“A família do presidente faz escambo político”, diz ela ao se referir às supostas mutretas que envolvem Bolsonaro e os filhos. […]A bomba vai estourar no colo do presidente. Ele respira a corrupção dos filhos e a própria. Bolsonaro usurpou a agenda da população. Esse povo está fazendo a farra do dinheiro público”, acusa.

“Hoje existem todos os indícios para o impeachment”, explica.

Aos 42 anos, recuperando-se da infecção do Covid-19, ela conta na entrevista que chegou no hospital com o pulmão comprometido, “a sensação é que estava morrendo”.

Na guerra aberta contra o governo federal, ela tem conquistados aliados e inimigos quase na mesma proporção. Ameaçada e perseguida nas redes pelos defensores do presidente, ela mandou um recado para os antigos aliados: “Deixem os bolsonaristas latirem”.

Joice  avaliou o cenário político de um possível risco de ruptura institucional – “o sonho de Bolsonaro é dar um golpe. Pergunte aos generais se ele tem ou não um ato institucional pronto. Ele sempre pensou no golpe”.

Sobre a prisão de Queiroz, ela disse: “Ele estava sendo monitorado para não abrir a boca. Rachadinha é eufemismo para roubalheira”, alerta.

Quando a pauta são os filhos do presidente, a parlamentar dispara: “Flávio Bolsonaro é o Ronaldinho dos negócios. Se ele for depor na CPI da Fake news, sairá de lá preso”, antecipa.


A deputada também comentou na live sobre seus projetos futuros. “Vou me candidatar à prefeita de São Paulo. A cidade precisa tomar um rumo. Bruno Covas é a esquerda, da esquerda, do PSDB. Eu sou de direita”, conclui./istoe

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.