Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 17 de abril de 2021

A nova Secretária Juliana juntamente com alguns vereadores fazem reivindicações ao prefeito Arivaldo (Lili)

 

A nova secretária municipal de saúde, Juliana Montovaneli, desde quando assumiu a pasta, vem dialogando com os diversos setores do município para ouvir as demandas da população. 

Na manhã desta sexta-feira (16/04) a secretária recebeu em seu gabinete, os vereadores Gilson Koiô, Cida Vieira e Binha do Táxi para tratar sobre a saúde pública no município, principalmente em temas relativos às ações no enfretamento ao novo coronavírus.

 Pode ser uma imagem de 2 pessoas, barba, pessoas em pé e área interna

Na oportunidade estaria presente o também o vereador Homo de Monte Azul, que justificou a ausência afirmando que estará a disposição com as demandas da reunião. 

Juliana ressaltou a importância da reunião para o desenvolvimento dos trabalhos. “A reunião foi extremamente positiva. Realizamos as explanações dos procedimentos da secretaria de Saúde no município e os vereadores trouxeram algumas reivindicações que já foram anotadas e encaminhadas para resolução”, acrescentou.

 Pode ser uma imagem de 3 pessoas e pessoas em pé

Após a reunião na saúde, os vereadores estiverem presentes no gabinete do prefeito Arivaldo Lili, que garantiu que todas as solicitações apresentadas pelos mesmos serão resolvidas e por fim agradeceu e parabenizou a ação dos representantes do legislativo municipal que tem sempre buscado soluções para as demandas da comunidade.

Vídeo: MST bloqueia BR-101 em Teixeira e relembra 25 anos do Massacre do Carajás

 

O Movimento Sem Terra (MST), evidenciou o Dia Internacional de Luta Camponesa, com atos em pelo menos quatro cidades do extremo Sul, neste sábado, 17 de abril.

 

Pela manhã, o movimento bloqueou a BR-101 em trechos nos municípios de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Itabela e Eunápolis. A ação também faz parte da Jornada de Luta que destaca os 25 anos de Massacre de Eldorado do Carajás, onde 19 pessoas acabaram mortas.

 

Ainda durante as paralisações, os manifestantes com gritos de ordem e cartazes de repúdio ao massacre e impunidade, cobraram ações do governo federal para conter o avanço da pandemia e doaram mudas de plantas nativas e frutíferas, de reprodução da reforma agrária./Sulbahianews

Homem é assassinado e corpo encontrado em decomposição no "Café de Babi" em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: Na manhã deste sábado, dia 17 de abril, por volta das 10h30, populares acionaram a Polícia Militar acerca de um corpo encontrado no "Café de Babi", na Rua Clarice Lispector, no Bairro Colina Verde, em Teixeira de Freitas. Os policiais militares da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar chegaram ao local, onde confirmaram as informações.

 

A guarnição realizou o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil, que foi representada pelo delegado  Manoel Andreetta. Juntamente com os investigadores, o delegado realizou o levantamento cadavérico e acionou os peritos do Departamento de Polícia Técnica para uma perícia de local. Os peritos Manuel Garrido e Pedro Paulo realizaram a perícia de ação violenta (homicídio).

 DOTW8820.JPG

Segundo a perícia, o corpo do sexo masculino apresentava uma lesão contusa na base do crânio, que será detalhada na mesa de necropsia. Ainda segundo a perícia, não há vestígios de que o crime tenha sido praticado no local onde o corpo foi encontrado, e que provavelmente tenha sido desovado ali, e as evidências apontam para um crime de homicídio. Trata-se de uma vítima de 50 anos aproximadamente.

 

Após os trabalhos de praxe, o corpo foi encaminhado ao necrotério do IML, onde vai passar por necropsia, e por procedimentos de identificação, para em seguida ser liberado aos familiares para sepultamento. A perícia ainda não determinou há quantos dias a vítima está morta. Quem tiver parentes desaparecidos, procurem o IML para reconhecimento do corpo./Liberdadenews

Entregador têm moto roubada ao parar para pedir informação em Itamaraju

 

Um jovem  teve sua motocicleta Honda CG Fan 150 roubada por um criminoso armado no Bairro BNH, na noite dessa quarta-feira 14 de abril por volta das 20:00 horas. 

Conforme o relato do rapaz ele estava fazendo entregas quando estava na rua procurando o endereço mais não encontrava. 

“Eu  passei pelo rapaz e como não encontrava o endereço então voltei e pedi informação, ele me respondeu que não sabia e saiu. Eu estava de costas quando ele voltou colocou a arma em minha cabeça e falou: Perdeu” relatou o jovem. 

A vítima foi obrigada a entregar o aparelho celular e se afastar da sua moto. Em seguida, o criminoso ocupou o veículo e fugiu. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Itamaraju. 

Qualquer informação da moto Honda CG Fan150 de cor preta, ano 2014 e placa OVD8C26 acione a Polícia Militar através do 190 ou entre em contato pelo número (73) 99170-3596./Radar101

O Prefeito de Jucuruçu, 'LILI', apresenta projeto de reforma completa do Hospital Municipal Paulo Solto

 

A gestão a frente da prefeitura de Jucuruçu tem responsabilidade com o dinheiro público e com a saúde do município. 

Hoje (16/04), o prefeito Arivaldo Lili apresentou o projeto de reforma completa do Hospital Municipal Paulo Solto, deixado em situação precária pela gestão anterior.

Os atendimentos no hospital contam com a responsabilidade das médicas Drª Carol, e da Drª Rejane Lacerda, além de técnicos, enfermeiras, que nunca deixaram nenhum cidadão sem atendimento de qualidade. 

“Hoje está sendo um dia importante para nossa cidade, contratamos o Dr. Waldir Ferreti que estará atendendo a população a partir do dia 24/04 e estamos apresentando o projeto de reforma completa do nosso hospital”.

 

O Hospital de Jucuruçu dispõe de um quadro de funcionários qualificados para atender a população local e vizinhanças e precisa urgentemente de uma reforma geral.” afirmou o prefeito Lili.

Marcelo Angênica sentará novamente no banco dos réus na próxima segunda, 19

 

O prefeito reeleito de Itamaraju, Marcelo Angênica e seu vice Dalvadísio Lima, sentarão novamente no banco do réus na próxima segunda-feira, 19, onde participará de mais uma audiência de um processo no qual os dois são acusados de compra de votos nas eleições de 2020. 

De acordo com a denúncia que motivou a Ação de Investigação Eleitoral (AIJE), Marcelo Angênica e seu vice se utilizaram da doação de caixas d`água para prática captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos e abuso de poder econômico. 

No período das eleições a justiça eleitoral chegou a realizar busca e apreensão na casa de uma candidata a vereadora e acabou aprendendo provas do suposto crime, que incluíam vídeos e até mesmo caixa d`água que supostamente haviam sido doadas em troca de votos. 

Na época o advogado Antônio Pitanga, que representa a coligação autora da ação, concedeu entrevista relatando que tanto Marcelo Angênica, o vice prefeito Dalvadisio Lima e a ex candidata a vereadora, Sirleia Ramos, conhecida como irmã Sirleia, entraram com diversas ações na justiça tentando atrasar o julgamento do processo, pois tinham ciência da gravidade das provas apresentadas, fatos que poderá render a cassação da chapa, além de inelegibilidade por até 8 anos e motivar a realização de novas eleições em Itamaraju. 

Depoimento do Deputado Adolfo Viana 

A demora no julgamento se deu por conta do fato de o deputado federal Adolfo Viana ter sido arrolado como testemunha de Angênica. Advogados ouvidos por nossa reportagem relataram que a inclusão de parlamentares como testemunhas é uma estratégia utilizada por algumas defesas para ganhar tempo e atrasar o julgamento, tendo em vista que deputados federais tem foro privilegiado e tem o direito de escolher dia e hora que serão ouvidos./ sigaanoticia

Animal morre e criança fica ferida após acidente com ônibus próximo à Juracitaba

 [Animal morre e criança fica ferida após acidente com ônibus próximo à Juracitaba ]

Um acidente, ocorrido na noite desta sexta-feira (16), envolvendo um ônibus e um animal montado, deixou uma criança ferida e o animal morto, na via de acesso entre a BA-290 e Juracitaba, interior de Medeiros Neto. 

Segundo informações repassadas à redação do MDD, um ônibus, que pertence a uma empresa terceirizada, e que presta serviços para à Usina Santa Maria, estava levando trabalhadores em direção ao povoado, quando o cavalo, que carregava duas crianças, invadiu a pista. O impacto foi inevitável. 

Animal morre e criança fica ferida após acidente com ônibus próximo à Juracitaba 

Os pais das crianças, que vinham logo atrás acompanhando o animal, relataram que estavam retornando da igreja para sua casa na fazenda, quando o cavalo se assustou e entrou na via. 

O ônibus acertou na lateral do animal, que morreu na hora. As crianças foram conduzidas ao Hospital Municipal de Medeiros Neto pela ambulância da Usina Santa Maria. 

Uma delas, que tem apenas oito anos de idade, sofreu escoriações e um hematoma na testa. Ele foi medicado, está consciente e deve ficar em observação. A outra criança não apresentou nenhum ferimento aparente. O atual estado de saúde dos dois não foi informado.

 

Os ocupantes do ônibus não sofreram ferimentos. A polícia foi acionada para confeccionar a ocorrência./MDD

Governo prorroga toque de recolher e proibição de shows e festas em toda a Bahia

 

O governador do estado, Rui Costa, decidiu prorrogar as medidas restritivas em toda a Bahia. O toque de recolher noturno e a suspensão de shows, festas e atividades esportivas coletivas continuam até o dia 26 de abril. A prorrogação das medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19, será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (17). 

A restrição de locomoção noturna vale das 20h às 5h, sendo vedado a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Os shows e as festas, públicas ou privadas, continuam proibidas, independentemente do número de participantes, em todo território baiano. 

Excepcionalmente, desde que respeitados os protocolos sanitários, os eventos exclusivamente científicos e profissionais podem ocorrer com público limitado a 50 pessoas. A exceção fica por conta de 99 municípios, onde permanecem suspensos eventos e atividades independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas. 

Também fica proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 23 de abril até as 5h de 26 de abril, em toda a Bahia. 

Transporte 

A circulação dos meios de transporte metropolitanos segue suspensa das 20h30 às 5h, até 26 de abril. A circulação dos ferry boats deve ser suspensa das 20h30 às 5h de 19 de abril a 23 de abril, ficando vedado o funcionamento nos dias 24 e 25 de abril. 

Já a circulação das lanchinhas permanece suspensa das 20h30 às 5h, até 26 de abril, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 17, 18, 24 e 25 de abril. 

Região de Irecê 

Por conta do alto índice de contaminação da Covid-19, o Governo do Estado também decidiu prorrogar as restrições na região de Irecê. O toque de recolher permanece das 18h às 5h, em 23 municípios, até 26 de abril: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares, Tapiramutá, Uibaí e Xique-Xique. 

Fica vedada ainda, nesses municípios, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, até as 5h do dia 26 de abril. 

Eventos proibidos 

Ao todo, 99 municípios não podem realizar qualquer tipo de evento, independentemente da quantidade de pessoas. São eles: América Dourada, Angical, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barra dos Mendes, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caculé, Caetité, Cafarnaum, Canápolis, Canarana, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Contendas do Sincorá, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Dom Basílio, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro e Guanambi. 

Os eventos estão proibidos ainda em Ibiassucê, Ibicoara, Ibipeba, Ibipitanga, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, João Dourado, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lapão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morporá, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Pindaí, Presidente Dutra, Riachão das Neves e Riacho de Santana. 

Completam a lista os municípios de Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Felix do Coribe, São Gabriel, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tapiramutá, Uibaí, Urandi, Wanderley e Xique-Xique./Liberadenews/Ascom

Por 8 votos a 3, Supremo rejeita recurso que buscava reverter anulação das condenações de Lula

 

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (15) rejeitar o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que buscava reverter a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impostas pela Justiça Federal do Paraná, na Operação Lava Jato. 

Oito ministros (Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso) votaram pela rejeição do recurso e três pela aceitação (Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux). 

Rejeitado o recurso, as anulações das condenações serão mantidas, e Lula permanecerá elegível. 

Para a defesa do ex-presidente, o resultado do julgamento “restabelece a segurança jurídica e a credibilidade do sistema de Justiça”. 

O julgamento terá continuidade no próximo dia 22 com a apreciação da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, cuja atuação ao condenar o ex-presidente foi considerada parcial pela Segunda Turma do STF. 

Edson Fachin é o relator dos recursos apresentados pela PGR e pela defesa de Lula sobre a decisão individual dele próprio que anulou as condenações. A PGR recorreu a fim de reverter a decisão. A defesa de Lula quer evitar que a decisão de Fachin leve à extinção de outros processos relacionados ao caso, entre os quais o que resultou na declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro ao julgar processo de Lula. 

O julgamento teve início nesta quarta (14), quando, primeiramente, os ministros decidiram, por 9 votos a 2, que o plenário pode decidir sobre o caso — e não somente a Segunda Turma, formada por cinco ministros, que já deliberou a favor da anulação das condenações e da declaração da parcialidade de Moro./G1

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Jucuruçu contará com atendimentos de DR. 'Junior' para a grande satisfação dos morados

 

O Prefeito de Jucuruçu, Arivaldo Lili, por meio da secretaria de saúde, anunciou na manhã de hoje (16/04) mais uma especialidade médica no município. 

Jucuruçu agora conta com os atendimentos do DR. Waldir Ferreti Junior que é Especialista em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, endoscopia digestiva, alta colonoscopia, colangiografia. 

“O atendimento do profissional será mensal e objetiva facilitar as consultas de pacientes que apresentem necessidade de cirurgias e atendimentos nessa área e que antes tinham de se deslocar para outros centros, além da demora por vagas para as consultas.” Afirmou a secretária de saúde Juliana Montovaneli Dr. Waldir, estará atendendo no dia  24/04, (sábado)   com a realização de procedimentos cirúrgicos. 

Para mais informações sobre os atendimentos e agendamentos, procure a sua unidade de saúde ou a secretaria municipal de saúde.

Cinco pessoas morrem em acidente que envolveu quatro veículos

 

Eunápolis: Cinco pessoas morreram em um acidente por volta das 8h desta sexta-feira (16/04) na BR-101, no município de Itagimirim. O local fica a cerca de 22 quilômetros do centro de Eunápolis. 

Segundo a polícia, um carro com cinco pessoas invadiu a contramão e atingiu uma moto que trafegava em sentido oposto. Uma carreta, que vinha atrás da moto, não conseguiu parar e bateu forte no veículo menor e no carro. 

O veículo modelo Uno capotou fora da pista, matando quatro mulheres. Apenas o motorista escapou. O condutor da moto também morreu.

 

O Uno, que seguia em direção a Eunápolis, era conduzido pelo pastor de uma igreja evangélica Maurício Santana Pessoa. Ele foi encaminhado para o Hospital Regional com ferimentos leves. 

Morreram, as irmãs Jocilene José dos Santos e Jocélia José dos Santos, além da filha de Jocélia, Leidianai Santos de Jesus. A quarta mulher foi identificada até o momento como Valdirene. O nome do motociclista ainda não foi confirmado. 

As pessoas que estavam no Uno vinham do distrito de Caiúbi, no município de Itapebi, para realizar serviços bancários em Eunápolis. 

O Uno foi jogado para a contramão após ser atingido por uma caçamba, cujo condutor afirmou que teve que frear bruscamente por causa de uma carreta de eucalipto que reduziu a velocidade de modo repentino em sua frente. “Havia uma fila de veículos. 

Acabei tocando no Uno, que foi para a contramão e bateu de frente com a moto. Aí o Uno e a moto foram arrastados por uma carreta, que vinha em direção a Itagimirim”, relatou o caçambeiro. As causas acidentes estão sendo apuradas./Radar64

Homem é morto a tiros em rua de Eunápolis; mulher estava com ele

 

Eunápolis: Um homem foi executado com pelo menos 10 tiros, na tarde desta sexta-feira (16/04), em uma rua do bairro Sapucaeira, em Eunápolis. Eronaldo Souza dos Santos, 47 anos, seguia de moto com a mulher na garupa. Os dois voltavam do trabalho em uma fazenda de café na zona rural do município. 

 

A mulher contou que, na Travessa Recreio, ela e o marido passaram a ser acompanhados por dois homens, que também estavam de moto. Os motoqueiros teriam rendido o casal e derrubado a moto. Eronaldo ficou caído no chão. “Um deles pisou na cabeça do meu esposo e atirou várias vezes nele”, relatou a mulher, que não ficou ferida. Próximo ao corpo foram encontradas várias cápsulas de pistola calibre ponto40. 

Segundo a mulher declarou para a polícia, Eronaldo tinha passagem pela polícia por porte ilegal de arma de fogo e que também já havia sofrido uma tentativa de homicídio. Um policial disse que ele vinha sendo investigado por um homicídio ocorrido há pouco tempo na cidade. 

 

Os assassinos levaram a bolsa da mulher, mas para a polícia o crime não tem características de assalto. “Tudo leva a crer que foi uma execução, alguém queria se vingar dele”, frisou o policial. Os bandidos ainda não foram identificados. Uma investigação será instaurada na Delegacia Territorial./Radar64

Brasil registra 85.774 novos casos da Covid-19 e mais 3.305 mortes em 24 horas

 [Brasil registra 85.774 novos casos da Covid-19 e mais 3.305 mortes em 24 horas]

O Brasil registrou, nesta sexta-feira (16), 3.305 novas mortes e  85.774 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o coronavírus causou um total de 368.749 óbitos. Já o número de infectados pela doença chegou 13.832.455 nesta sexta. 

Ainda de acordo com o Conass, 12.298.863 pessoas se recuperaram da doença até o momento e outras 1.164.843 em acompanhamento./bnews

Sobe para 196 o número de mortes por Covid-19 em Teixeira de Freitas

 

Nesta sexta-feira, 16 de abril, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que houve registro de 47 novos casos positivos. Até o momento são 13.029 casos confirmados. Destes, 122 são considerados ativos. Até o momento são 196 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,47%, em relação aos casos confirmados. Nossa taxa de recuperação é de 97,55%, são 12.711 recuperados. 

Óbitos 

É com pesar que informamos uma morte de um homem de 56 anos em decorrência de complicações da Covid-19 em nosso município, ele estava internado no HMTF.

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta tarde, são 19 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 05 clínicos e 14 na UTI, representando 93% de ocupação de UTI. Na UPA, de acordo com última atualização feita, existem 05 pessoas internadas. Na UMMI são 4 pessoas internados na enfermaria. 

Na rede privada são 21 internados, 14 na enfermaria e 07 na UTI, representando 100% de ocupação de UTI. A quantidade de leitos de UTI da rede privada é flexível, visto que alguns leitos são reservados para realização de cirurgias. Sendo no total: 49./bahiaextremosul

Presidente Bolsonaro comenta sobre violência em assentamento no Prado


Duas famílias que vivem no assentamento São João, na cidade de Prado, relataram que tiveram as casas invadidas e que foram agredidas por homens armados na madrugada de terça-feira (13). Eles contam ainda que os imóveis foram destruídos pelos bandidos. 

Segundo informações, um grupo de homens armados invadiu o assentamento, interrompeu o fornecimento de energia e agrediu diversas pessoas da família. A casa foi destruída e outras residências do assentamento foram incendiadas. 

O caso já foi comunicado na delegacia de Prado, também na terça-feira, sob o registro de número 502. Após ouvir vítimas e testemunhas, o delegado titular da Polícia Civil, Dr. Kléber Gonçalves, instaurou o inquérito 51/2021. 

De acordo dr. Kleber, pelo menos seis pessoas foram denunciadas e estão sendo investigadas. O delegado responsável pelas investigações disse que as pessoas envolvidas podem responder por crimes de dano, ameaça, cárcere privado, lesão corporal e associação criminosa. Até o momento, nenhum suspeito foi localizado. 

Conforme informaram à polícia, o grupo, após as agressões, levou e abandonou algumas pessoas em um trecho da BR-101, enquanto outros foram deixados na BA-001. Dentre as oito pessoas que foram agredidas está a presidente da Associação de Produtores Rurais do assentamento, Vanusa Santos de Souza. 

Em um vídeo direcionado às autoridades do país, especialmente ao ministro da Justiça e presidente Jair Bolsonaro, a presidente da Associação de Produtores Rurais aparece com hematomas e diz que foi espancada. 

“Este é o resultado da nossa luta pela legalização da terra. Nós temos que tomar rédea das nossas vidas. Não podemos viver coagidos feito bicho no mato. Usados como mão de obra escrava, massa de manobra, moeda de troca, escudo humano. Precisamos de socorro. Eu posso não morrer agora, mas estou toda machucada. Fui chutada e estou com hematomas. Quero saber se nesse país tem justiça”, disse Vanuza. 

Ela atribuiu a ação à luta pela regularização da terra, e cobrou justiça pela violência sofrida pelas famílias e criticou a retirada da força de Segurança Nacional, que, em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo o pedido da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), determinou a retirada da Força Nacional de assentamentos nas cidades de Prado e Mucuri. O deferimento foi feito pelo ministro Edson Fachin na noite do dia 17 de setembro. 

A Força Federal estava nos municípios desde o dia 3 de setembro, sob alegação de reforçar a segurança na região durante o processo de titulação de terras de assentamentos agrários. O envio foi feito após pedido do Ministério da Agricultura ao Ministério da Justiça, por causa de uma ação que deixou destruição e feridos no final de agosto daquele ano. 

“Precisamos de socorro, este era o socorro que nós tínhamos pedido lá atrás, que os senhores fizeram o favor de tirar a força nacional, eu fui uma das pessoas que pediu a força de segurança nacional para poupar a vida. Eu posso não morrer agora, mas estou toda machucada (…) Eu quero saber se neste país tem justiça?!”, indaga Vanuza.

 Fala do presidente

O apelo feito por Vanuza chegou ao governo federal, em Brasília, e, em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro postou o vídeo da mulher, que já tem mais de 43 mil compartilhamentos. O presidente informa a localização do fato e comenta o caso.

O secretário Especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, gravou um vídeo sobre a denúncia e pedidos de socorro. Nabhan diz que a ação ocorreu em uma propriedade privada, fora da competência do governo federal. Segundo o secretário, a responsabilidade da segurança pública neste caso, seria do governo estadual, que o secretário alega estar contribuindo muito pouco com a regularização fundiária. 

Nabhan cita, inclusive, a decisão da retirada da Força Nacional por parte de Rui, que garantia a ordem no processo, e não de afronta, explica. 

Em nota, o Incra afirmou que a área onde essas famílias moram é uma propriedade privada e não integra as políticas públicas do Plano Nacional de Reforma Agrária. 

Procurada, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado não se manifestou sobre o assunto./osollo.

Vasco vence o Flamengo por 3 a 1 e encerra jejum de 17 jogos no clássico

 Flamengo 1 x 3 Vasco | Melhores Momentos | Carioca 15/04/2021 - YouTube 

 Em clássico realizado na noite de hoje (15), no Maracanã, o Vasco venceu o Flamengo por 3 a 1, e se aproximou do G4 do Campeonato Carioca. Os gols do triunfo foram marcados por Leo Matos, Cano, que marcou neste confronto pela primeira vez, e Morato. Vitinho descontou. 

Com o resultado, o Cruz-Maltino chegou a 13 pontos, mantendo ainda chances de classificação à semifinal do Estadual. O Rubro-Negro se mantém com 19, na segunda colocação, atrás do Volta Redonda, que tem 20 pontos. 

A vitória fez o time de São Januário dar fim a um recente retrospecto negativo frente ao rival. O último triunfo havia sido em abril de 2016, por 2 a 1, em duelo válido pelo Estadual. De lá para cá, até esta noite, tinham sido 17 jogos, com nove empates e oito triunfos da equipe da Gávea. 

O Vasco abriu o placar ainda no começo da partida. Em cobrança de escanteio de Zeca, Leo Matos subiu e, de cabeça, balançou a rede. A bola área, que vinha sendo um problema defensivo da equipe cruz-maltina, desta vez, foi favorável no ataque. 

Estratégias diferentes 

Enquanto o Flamengo tinha mais a posse de bola e conseguia impor um bom volume de jogo no campo de ataque, o Vasco ficava mais postado e apostava nas saídas em velocidade. 

Mudança 

Após a parada técnica, Rogério Ceni, técnico do Fla, deslocou Everton Ribeiro para a direita e colocou Gerson na esquerda. As mudanças surtiram o efeito, e o Rubro-Negro quase chegou ao empate em uma tabela de Ribeiro com Gabigol, que o camisa 9 finalizou com um chute cruzado. 

Apesar da melhora no Fla, o Vasco foi a equipe que balançou a rede. Em jogada pela direita, Andrey tentou cruzamento e a bola sobrou para Morato, que achou Cano no meio da defesa rubro-negra. O camisa 14 dominou e bateu para o fundo da rede. Foi o primeiro gol dele contra a equipe da Gávea — tem dois contra o Fluminense e um contra o Botafogo. 

Ceni faz substituições 

Atrás no placar, o Fla voltou para o segundo tempo com mudanças. Ceni colocou Vitinho na vaga do volante João Gomes —que foi promovido ao time titular depois de Arrascaeta ser removido da delegação— e Matheuzinho no lugar de Isla. A lateral direita vinha sendo o desafogo do time na etapa inicial, principalmente pelo fato de o lado esquerdo do Rubro-Negro estar mais enfraquecido sem Arrascaeta e com Filipe Luís em noite apagada. 

A equipe da Gávea demonstrou melhora, e Vitinho assustou ao carimbar a trave ainda nos primeiros minutos. Pouco depois, Lucão fez grande defesa em cabeçada de Bruno Henrique. O Vasco, por sua vez, encontrava espaço, mas falhava na transição entre os setores.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Prado: Traficante troca tiros com a PM no Distrito de Cumuruxatiba e acaba morto no confronto

 

Prado: O fato aconteceu por volta das 15h00, desta quarta-feira, 14 de abril, na Rua do Meio, no Distrito de Cumuruxatiba, na cidade do Prado. Segundo informações, a Polícia Militar do Prado recebeu uma denúncia de populares que o indivíduo, posteriormente identificado como Regildo Ribeiro Guedes, 31 anos, estaria traficando drogas e ostentando uma arma de fogo próximo à entrada da Aldeia Pataxós Pequi. 

Uma guarnição do PETO se dirigiu ao local para averiguar as informações, chegando no distrito avistou o indivíduo denunciado. Os militares deram voz de abordagem, e o Regildo sacou uma arma e atirou contra a guarnição, que revidou à injusta agressão. O Regildo evadiu-se e adentrou na residência, onde novamente atirou contra os policiais, que novamente revidaram e o atingiram, sendo o atirador neutralizado e socorrido à Unidade de Saúde mais próxima, a UPA do Prado. 

O Regildo não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito pouco depois de dar entrada na UPA. Segundo a polícia, o Regildo era responsável pela onda de homicídios na região e termido pela população. Na ação, os militares apreenderam com o resistente, um revólver calibre 38, com numeração N14091251; 05 cartuchos intactos; 30 pinos de cocaína; 17 buchas de maconha e 100 eppendorf para acondicionar drogas. 

O corpo do Regildo foi encaminhado para o IML de Itamaraju onde foi necropsiado e liberado aos familiares. O comando da 89ª CIPM vai instaurar um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias da operação à intervenção policial com resultado morte./Liberdadenews

Vereador Lucas Bocão cobra providências às Forças de Segurança do Estado acerca do 3º atentado à Rádio Lajedão FM

 

Teixeira de Freitas: O jornalista, radialista e vereador Ubiratan Lucas Rocha Matos, vem em seus poucos dias de vereança mostrando ser um legítimo representante do povo, com muita atitude e trabalho, presente nas ruas, visitando bairros e moradores, conhecendo melhor os problemas da cidade e realizando diversos pedidos de providências e indicações. Em mais uma fala contundente na Plenária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Lucas Bocão, como é conhecido, demonstrou preocupação com os interesses do povo.

 

Nossa equipe de reportagem esteve presente na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 14 de abril, e uma das falas do vereador foi a respeito do terceiro atentado sofrido pela Radio Lajedão FM, que tem como diretor o jornalista Edvaldo Alves. O vereador lembrou da morte do jornalista e ex-vereador Gel Lopes, que foi covardemente assassinado e até hoje as forças de segurança não deram uma resposta à sociedade. E cobrou das autoridades competentes uma resposta para o terceiro atentado sofrido pela Radio Lajedão FM em menos de 60 dias. 

"Estou aqui de punho cerrado cobrando providências, pois é a terceira vez que põem fogo na Radio Lajedão FM. Isso é uma demonstração que a presença do estado é inerte aqui no Extremo Sul da Bahia, porque nós não temos representantes, são verdadeiros canalhas, travestidos de políticos", disse Lucas Bocão em Plenária. 

O vereador também encaminhou pedidos de providências para o Coronel da Polícia Militar Regional Sul, Vanderval Meneses Ramos; para a delegada especial, Rogéria da Silva Araújo, Diretora do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) e para o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ricardo César Mandarino Barreto. 

Segue na  íntegra o com o Pedido de Providências acerca do terceiro atentado à Rádio Lajedão FM: 

"O Vereador que esta subscreve, no uso de suas atribuições legais, vem por meio deste solicitar providência com relação aos três atentados sofridos pela Rádio Lajedão FM em menos de 60 dias sem prisão dos autores, conforme previsto no Art. 144. 

A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. De acordo com leis vigentes em nosso país e nosso estado que protegem veículos de comunicação e profissionais de jornalismo e imprensa. 

Através deste documento, informamos os constantes atentados ao estado de direito, à democracia e ao serviço público realizado por um veículo de comunicação e concessão pública. 

Por fim, convictos nas forças de Segurança Estadual e Nacional da apuração dos fatos. Certo do atendimento do pleito ora formulado, agradeço. 

Atenciosamente", 

Ubiratan Lucas Rocha Matos/Liberdadenews/Ascom

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, testa positivo para Covid 19 pela 2ª vez

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciou na manhã desta quinta-feira (15), que testou positivo para o Covid 19 pela 2ª vez em menos de um ano. 

Segundo a assessoria de imprensa do prefeito, Paes acordou com sintomas leves, fez o teste e deu positivo. Em maio do ano passado, o gestor também testou positivo para a doença mais ficou assintomático. 

Paes postou vídeo em sua rede social dizendo que está "super bem" apesar da notícia "não muito boa". O prefeito  afirmou que está  em contato com os secretários da prefeitura por vídeo e que está "atento à cidade". 

"Infelizmente ontem eu comecei a ter, ali pela noite, uns sintomas de gripe, de mal-estar, aquele iniciozinho de gripe. Não dormi bem hoje, acordei cedo e fui fazer o teste pra Covid-19 e, infelizmente, deu positivo" afirmou no post./bahiaextremosul

Medeiros Neto registra a 40ª morte por coronavírus no município

 

Fidel Santos do Vale de 34 anos é a 40ª vítima a morrer de Covid-19 no município de Medeiros Neto. 

Segundo informações, Fidel estava em isolamento há 13 dias, e nesta quarta-feira, 14 de abril, piorou seu quadro respiratório e ele deu entrada no HMMN (Hospital Municipal de Medeiros Neto) onde foi internado com falta de ar. O caso evoluiu para síndrome respiratória grave e comprometeu 70% dos seus pulmões. 

Na manhã desta quinta-feira, 15 de abril, enquanto aguardava por uma vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), seu quadro evoluiu para óbito. 

Fidel era tratorista agrícola da Usina Santa Maria, divorciado e deixa uma filha de 11 anos./bahiaextremosul

Petrobras aumenta preços do diesel e da gasolina nas refinarias

 

A Petrobras anunciou hoje (15) aumentos de R$ 0,10 (3,7%) no preço do diesel e de R$ 0,05 (1,9%) no da gasolina. Os valores serão reajustados a partir de amanhã nas refinarias da estatal, onde o litro do diesel passará a custar R$ 2,76, e o da gasolina, R$ 2,64. 

A última mudança nos preços dos combustíveis ocorreu no sábado passado, quando a Petrobras havia anunciado uma redução de R$ 0,08 no preço do diesel e mantido o preço da gasolina em R$ 2,59. 

Os reajustes de preços da Petrobras acompanham variações do valor dos combustíveis e do dólar no mercado internacional. Com isso, os aumentos ou reduções de preços ocorrem sem periodicidade definida, o que, segundo a estatal, permite competir de maneira mais eficiente e flexível. 

Desde o início do ano, os preços acumulam alta tanto para a gasolina, que encerrou 2020 vendida a R$ 1,84 nas refinarias da Petrobras, quanto para o diesel, que era negociado a cerca de R$ 2 por litro. 

A Petrobras afirma que os preços cobrados por suas refinarias têm "influência limitada" sobre o que é cobrado dos consumidores finais desses combustíveis. Isso ocorre porque o valor pago na bomba dos postos é acrescido de impostos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis./petrobras

Técnica de enfermagem é presa com restos de vacina da Covid-19 na bolsa

 [Técnica de enfermagem é presa com restos de vacina da Covid-19 na bolsa ]

No depoimento, ela afirmou à polícia que guardou o resto das doses que sobraram do fundo de vários frascos de Coronavac e estava levando para casa para vacinar o marido. 

Segundo a profissional, ela levou a vacina com a autorização da supervisora. A técnica afirmou que eram doses que tinham sobrado e que não tinham deixado de ser aplicadas em nenhum morador da cidade. 

De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, a aplicação de vacina nesta situação não é segura e a pessoa que recebesse a dose não teria a eficácia comprovada, já que o armazenamento e o transporte eram inadequados. 

A mulher prestou depoimento e vai responder por peculato. A supervisora também foi convocada a prestar depoimento./G1

Itamaraju vai participar do 5º Concurso Café Conilon de Qualidade da Bahia

 

Na quinta-feira, 15 de abril, acontece o lançamento do 5º Concurso Regional Conilon de Qualidade da Bahia. E os produtores de Café Conilon de Itamaraju estarão participando desta 5º edição do Concurso com o objetivo de impulsionar o melhoramento e fomentar a produção de café no município. 

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e sindicatos, com organização do Instituto Ampliê. 

A palestra magna será realizada pelo pesquisador Enrique Alves da Embrapa Rondônia com o tema “Desafios e Oportunidades para a Produção de Café Fino”. 

Será promovida uma live que será apresentado o regulamento do concurso e outras ações que serão oferecidas até setembro, quando finaliza-se esta edição./osollo 

Ajude: Vítima de acidente no São Lourenço está em estado vegetativo e precisa de alimentos

 

Em 13 de setembro de 2020, Ricardo de Jesus Santos, de 29 anos, foi atropelado por um motociclista na Avenida Padre Anchieta, no bairro São Lourenço que fugiu sem prestar socorro. Na ocasião, Ricardo foi acometido por um traumatismo craniano que o deixou em estado vegetativo desde então. 

Segundo a família, há 7 meses em coma e sendo cuidado em casa com pouca orientação, Ricardo foi diagnosticado com desnutrição, pesando pouco mais de 34 quilos atualmente, e necessita de uma dieta líquida, hipercalórica, chamada Isosource 1.5, prescrita por nutricionista. 

Na última terça-feira, 13 de abril, à irmã do jovem, Maria Helena de Jesus, procurou a nossa redação e contou que não tem condições de custear a alimentação de Ricardo, sendo necessárias 54 caixas mensais para que ele continue a sobreviver. 

A família passa por dificuldades devido ao estado de saúde do pai de Ricardo, que luta contra um câncer de estômago, a mãe também se encontra doente e a situação chegou à um ponto muito crítico. 

Os interessados em colaborarem com a reabilitação de Ricardo, podem entregar as doações pessoalmente na rua Oxumaré, 167, no bairro São Lourenço, ou através do número (73)99978-5120. A fórmula pode ser comprada na Avenida São Paulo, 584.  Ao informar que é para a alimentação do Ricardo, a empresa oferecerá um desconto./SulbahiaNews

Polícia prende homem que sequestrou e estuprou a própria filha ao investigar agressão contra criança de 4 anos em BH

 

Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, em BH — Foto: Reprodução; Google Street View

A investigação de um caso de agressão praticado por uma adolescente contra um menino de quatro anos no bairro Nova Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte, resultou na prisão de um homem — que é pai dos dois e também suspeito de sequestrar e estuprar a garota. 

A Polícia Civil descobriu que a adolescente suspeita de agredir o enteado de quatro anos no dia 7 de abril é irmã dele. O pai "vivia maritalmente" com a adolescente, nas palavras da polícia, há dois anos. 

O homem foi preso pelo estupro de vulnerável praticado contra a filha. A adolescente, que tem 15 anos, tem um filho com o próprio pai. Segundo a polícia, a garota foi sequestrada da casa da mãe pelo pai em 2019. 

"Essa história, até para nós da delegacia, que lidamos com inúmeros casos de violência física e sexual praticada contra criança e adolescente por adultos, é um caso peculiar. Essa adolescente foi sequestrada da casa da mãe pelo pai em 2019" , explicou a delegada Iara França Camargos. 

Segundo a Polícia Civil, em relação às agressões cometidas contra o menino de quatro anos, o pai pode ser indiciado por omissão de socorro. A adolescente vai responder pelas agressões contra o irmão. Ela aguarda o resultado do inquérito na casa de parentes. 

A mãe do menino agredido não foi localizada pela polícia. 

Começo da investigação 

Segundo informações do boletim de ocorrência, uma vizinha acionou a Polícia Militar na sexta-feira (9), após ter visto hematomas ao redor dos olhos e um inchaço na cabeça do menino de 4 anos. O caso aconteceu no bairro Nova Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte. 

"Na última sexta-feira chegou a notícia que uma criança tinha sido agredida pela madrasta. Verificou-se que essa criança foi brutalmente espancada e a madrasta era uma adolescente de 15 anos de idade. Ela alegou que a criança teria caído da cama", contou a delegada. 

Segundo a Polícia Militar, mesmo vendo os machucados do filho, o pai não prestou socorro. 

A criança chegou a ser levada para uma unidade do Conselho Tutelar, depois de receber atendimento médico na UPA Oeste. Na manhã de sábado (10), ela foi encaminhada para um abrigo da Prefeitura de Belo Horizonte./bahiaextremosul

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Saiba quem são os 11 senadores titulares da CPI da Covid

 

Saiba quem são os 11 senadores titulares da CPI da Covid

2 são da oposição 

4 são bolsonaristas 

Há 5 independentes 

E mais 7 suplentes 

Os blocos partidários já sabem quem vão indicar para ocupar as 11 cadeiras da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da covid-19 no Senado. O apoio ao governo de Jair Bolsonaro deve ser minoria no colegiado, já que há apenas 4 senadores que são mais ligados ao Planalto, e outros 7 que são oposicionistas ou independentes. 

Receba a newsletter do Poder360

todos os dias no seu e-mail

seu e-mail

Entre os que apoiam o governo estão os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do PP; o líder do DEM no Senado, Marcos Rogério (RO); o senador Jorginho Mello (PL-SC) e o senador Marcos do Val (Podemos-ES). 

Já na oposição estão Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O grupo dos independentes pode dar trabalho a Bolsonaro, já que seus integrantes votam junto com o governo em diversas matérias, mas são críticos à administração e ao combate à pandemia em diversos pontos. 

Independentes: 

Renan Calheiros (MDB);

Eduardo Braga (MDB);

Omaz Aziz (PSD);

Otto Alencar (PSD);

Tasso Jereissati (PSDB).

Contrários ao governo: 

Randolfe Rodrigues (Rede);

 Humberto Costa (PT).

A favor do governo: 

Eduardo Girão (Podemos);

Ciro Nogueira (PP);

 Jorginho Mello (PL);

Marcos Rogério (DEM).

A divisão de cadeiras dos 11 titulares e 7 suplentes de comissões é feita, tradicionalmente, baseada no tamanho dos blocos partidários que existem na Casa. Para que isso seja alterado dessa vez e outro método de distribuição seja usado, seria preciso um amplo acordo entre os senadores. 

Eis quantas vagas de titulares da CPI cada bloco tem direito por essa regra: 

Bloco MDB, PP e Republicanos – 3 vagas de titulares e duas de suplente;

Bloco PSDB, Podemos e PSL – duas vagas de titulares e uma de suplente;

PSD – duas vagas de titulares e uma de suplente;

Bloco DEM, PL e PSC – duas vagas de titular e uma de suplente;

Bloco Rede, Cidadania, PDT e PSB – uma vaga de titular e uma de suplente;

Bloco PT e Pros – uma vaga de titular e uma de suplente. 

O PSD é o único partido com representação no Senado que não constitui nenhum bloco, por isso também é contado para a distribuição de cadeiras. Ainda assim, mesmo se comparado aos grupos, a sigla é a 3ª maior em tamanho. 

O Poder360 apurou junto às bancadas quem deve ocupar as vagas destinadas a cada uma delas de acordo com os acordos até agora. Publicamente, nem todas revelam seus indicados, que podem ser trocados até a oficialização da indicação. 

Eis a lista completa, por bloco, com suplentes: 

Bloco MDB, PP e Republicanos

Titulares: Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Ciro Nogueira (PP-PI);

Suplentes: Jader Barbalho (MDB-PA), Luis Carlos Heize (PP-RS) ou Elmano Férrer (PP-PI);

Bloco PSDB, Podemos e PSL

Titulares: Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eduardo Girão (Podemos-CE);

Suplentes: Marcos do Val (Podemos-ES);

PSD

Titulares: Otto Alencar (PSD-BA) e Omar Aziz (PSD-AM);

Suplentes: Angelo Coronel (PSD-BA);

Bloco DEM, PL e PSC

Titulares: Jorginho Mello (PL-SC) e Marcos Rogério (DEM-RO);

Suplente: Zequinha Marinho (PSC-PA);

Bloco Rede, Cidadania, PDT e PSB

Titular: Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Suplente: Alessandro Vieira (Cidadania-SE);

Bloco PT e Pros

Titular: Humberto Costa (PT-PE);

Suplente: Rogério Carvalho (PT-SE).

CPI MAIS AMPLA

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu na 3ª feira (13.abr) que a CPI da covid-19 deverá investigar o dinheiro federal que foi para cidades e Estados, além das omissões do governo federal no combate à doença. 

Juntou-se os pedidos de CPI de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), com alvo no governo federal, e de Eduardo Girão (Podemos-CE), que investiga ilícitos com dinheiro federal em todas as esferas. 

O presidente Jair Bolsonaro havia criticado o alcance da CPI e defendido sua ampliação para também investigar governadores e prefeitos. 

O requerimento de instalação de uma CPI que investigasse União, Estados e municípios teve mais de 40 assinaturas de senadores. Pelo regimento interno do Senado, no entanto, veda a criação de CPIs para investigar assuntos estaduais. 

A instalação da comissão atende a ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso. Na 5ª feira  passada (8.abr), ele determinou que o Senado instale a CPI para apurar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia. 

Barroso concedeu liminar (decisão provisória) em ação movida justamente pelos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, ambos do Cidadania. Eis a íntegra da decisão (204 KB).

Governo do Estado não resolve o problema da falta de médicos no IML e famílias sofrem com demora na liberação de corpos

 

Teixeira de Freitas: A equipe de reportagem do Liberdade News recebeu algumas denúncias nas últimas semanas, sobre falta de médicos legistas para atender a demanda de exames médicos legais e de necropsia oferecidos pelo Departamento de Polícia Técnica nos municípios de Teixeira de Freitas e Itamaraju, no estado da Bahia. 

A Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, com sede em Teixeira de Freitas é responsável pelos exames médicos legais (necropsia, lesões e estupro), perícias criminais e diversos outros exames em 13 municípios da nossa região e seus distritos, sendo Teixeira de Freitas, Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, Ibirapuã, Lajedão, Medeiros Neto, Vereda e Itanhém. 

Atualmente a CRPT conta com cinco médicos legistas atuando em plantões de 24 horas, sendo três na sede em Teixeira de Freitas, e dois no Posto Avançado de Itamaraju, que é uma extensão da CRPT com sede em Teixeira. Estes médicos legistas, que são responsáveis por atender os 13 municípios, realizam todos os exames de necropsia oferecidos pelo Instituto Médico Legal, que é a subdivisão responsável por exames de Medicina Legal realizados na CRPT da região de Teixeira de Freitas. 

Para que houvesse atendimentos todos os dias, tanto na sede em Teixeira de Freitas, quanto no Posto Avançado em Itamaraju, seria necessário um quadro de no mínimo oito médicos legistas. E a realidade é que a CRPT conta com 05 profissionais médicos, dos quais, 04 são do quadro oficial de peritos médicos do  DPT/BA, e um médico "Ad Hoc", que é nomeado para a função. 

Essa falta de médicos para realização das necropsias, resulta em demora na entrega do corpo para que os familiares realizem o sepultamento de seus entes queridos, causando um transtorno imenso tanto aos munícipes de Teixeira de Freitas, quanto aos munícipes de todos os 13 municípios, inclusive os de Itamaraju. 

A solução que a CRPT poderia encontrar a curto prazo, seria contar com o apoio de médicos legistas "Ad Hoc", em parceria com as prefeituras de Teixeira de Freitas e Itamaraju. Em Itamaraju, a prefeitura cede um médico "Ad Hoc" para exercer a função. Médicos legistas "Ad Hoc" são civis não concursados para realizarem a função de peritos médico legal, e atuam autorizados pela Autoridade Policial competente para suprir uma demanda em determinada ocasião. 

O último edital para concurso do Departamento de Polícia Técnica oferecido pelo Estado da Bahia foi no ano de 2014, não havendo perspectiva de quando teria outro concurso para ocupar as necessidades de peritos do nosso Estado. Na ocasião, o Foverno do Estado da Bahia nomeou só ente 04 peritos médicos para a CRPT de Teixeira, e nenhum médico para o Posto Avançado de Itamaraju. Em 2019 o perito médico, Dr. Victor Mendonça, pediu exoneração da CRPT de Teixeira e deixou uma vaga no Plantão, o que desde então tem dificultado muito para a Coordenação Regional suprir o buraco deixado. 

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, o estado oferece aos peritos um plantão extra para cobrir as vagas deixadas pela exonerações, férias ou licenças, mas, são poucos os médicos que aceitam os plantões extras, pois, são valores que não atendem à demanda desses profissionais, que ganham muito mais em seus plantões em hospitais e clínicas, bem como em atendimentos particulares. Por conta disso, e a demora na realização de novos concursos, o Estado vai deixando de oferecer essa mão de obra tão primordial para a dignidade das famílias que querem velar seus entes queridos a tempo e hora, bem como para a comprovação da materialidade de crimes cometidos contra a vida. 

Teixeira de Freitas hoje conta com três médicos legistas, dos quais somente um mora em Teixeira. Os outros dois moram em outras cidades, e um dos médicos ainda cumpre apenas 30 horas e não 40 horas. Segundo apurou nossa reportagem, o médico que cumpre 30 horas conseguiu via judicial o cumprimento dessa carga horária, o que provoca um desfalque de 03 plantões/mês. Ou seja, mesmo tivesse os 04 médicos, ainda sim, teria um desfalque de 03 plantões/mês. 

Sem contar os períodos de férias, licenças e atestados. E assim, o Estado vai empurrando com a barriga, e quem sofre é o povo, são as famílias mais carentes que não podem pagar por um formol ou outro meio de preservar o corpo por mais tempo, sendo obrigados na maioria das vezes a ter que levar seu ente querido do IML direto para o cemitério. Com a palavra, o Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública, o diretor do Departamento de Polícia Técnica. Até quando o povo vai continuar sofrendo? Já sofrem pela perde do ente querido, e ainda sofrem com a demora na prestação de um serviço essencial./Liberdadenews

Revoltante – Moradora que foi agredida em assentamento do Prado pede socorro. Vídeo


Uma das vítimas do ataque ao acampamento Fábio Henrique no Prado, conhecido como ‘São João’, próximo à Rosinha do Prado, atribuiu a ação ocorrida na madrugada desta terça-feira, 13 de abril, a integrantes do Movimento Sem Terra (MST).

 

Em um vídeo, a mulher identificada como Vanuza Santos de Souza, aparece com hematomas e diz que foi espancada. Além dela e da filha de oito anos, Segundo ela, o grupo levou os moradores e abandonou alguns deles em um trecho da BR-101, enquanto outros foram deixados na BA-001. Alem de Vanusa e a filha, outras quatro pessoas de uma segunda família, também foram agredidas. 

A vítima, que é presidente da Associação de Produtores Rurais do assentamento, fez um apelo ao ministro da Justiça e ao presidente Jair Bolsonaro, pela presença da Força Nacional na região. Nesta manhã entramos em contato por telefone com o Sr. Nil e ele nos disse que estão sem poder entrar no local e já recebeu informação que outras pessoas também estão sendo ameaçadas.

 

Vanuza diz ainda,  que chegou a pedir ao governador da Bahia, por mais segurança na área de conflito, mas Rui Costa teria assegurado que nada aconteceria aos ocupantes do acampamento. 

A mulher também conta no vídeo, que foi enganada pelo PT e o MST, e que agora, está sendo ameaçada de morte. Ela ainda denuncia sobre um suposto esquema de aluguel de mangas, que renderia ao movimento, cerca de R$ 40 mil, mensais. 

O apelo feito por Vanuza chegou ao governo federal, em Brasília, e o secretário Especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, gravou um vídeo sobre a denúncia e pedidos de socorro. 

Nabhan diz que a ação ocorreu em uma propriedade privada, fora da competência do governo federal. Segundo o secretário, a responsabilidade da segurança pública neste caso, seria do governo estadual, que o secretário alega estar contribuindo muito pouco com a regularização fundiária. 

Nabhan cita, inclusive, a decisão da retirada da Força Nacional por parte de Rui, que garantia a ordem no processo, e não de afronta, explica. 

O caso já foi comunicado na delegacia de Prado, também nesta terça-feira, sob o registro de número 502. Após ouvir vítimas e testemunhas, o delegado titular da Polícia Civil, Dr. Kléber Gonçalves, instaurou o inquérito 51/2021. .

Ainda segundo o Dr. Kleber, pelo menos seis pessoas foram citadas e estão sendo investigadas,  e que estas pessoas já são investigadas em outras denuncias, informou o chefe da Polícia Civil do Prado./bahiaextremosul

Cidades baianas começam a cancelar o São João 2021

 

Até o momento dez cidades baianas já oficializaram que não irão realizar o São João de 2021. A suspensão se deve ao alto número nas ocupações de leitos e o ritmo da vacinação ainda devagar, esses são alguns dos motivos que fizeram com que essas cidades cancelassem os festejos, informou a TV Bahia. 

Até o momento os municípios são: Amargosa, Cachoeira, Camaçari, Euclides da Cunha, Ipiaú, Itaberaba, Jaguarari, Mata de São João, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Camaçari foi a primeira cidade baiana a anunciar o cancelamento dos festejos juninos de 2021. 

Ainda sem decidir se vão fazer ou não o evento, pelo menos outras sete cidades ainda aguardam mudanças nos índices da pandemia e da vacinação. Nesse grupo estão Cruz das Almas, Ibicuí, Ipirá, Irecê, Juazeiro, Mucugê e Piritiba./bahiaextremosul

Governo do estado volta a permitir eventos com até 50 pessoas na Bahia

 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a permitir a realização de eventos com até 50 pessoas na Bahia. Desde 4 de dezembro do ano passado, ssas atividades estavam proibidas, independentemente do número de pessoas, para evitar aglomerações e, assim, conter a contaminação pelo novo coronavírus. 

A nova regra está em decreto publicado na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado. Ao fixar o limite máximo de 50 pessoas, a norma diz que ficam vedados "os eventos e atividades com a presença de público superior a 50 (cinquenta) pessoas, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica." 

A medida vem na esteira de uma série de flexibilizações que o governo estadual e prefeituras vêm fazendo nas medidas restritivas de combate à Covid-19. Em Salvador e Região Metropolitana, por exemplo, atividades econômicas não essenciais como comércio de rua, shoppings e centros comerciais e bares e restaurantes estão com funcionamento liberado deste o último dia 5, com anuência do estado. 

As liberações, no entanto, acontecem em um momento de quantidade de casos e óbitos ainda alta na Bahia. Nesta manhã, a ocupação de leitos de UTI adulto está em 84% no estado - o governo argumenta ter aberto uma quantidade maior de UTIs do que o existente na primeira onda, o que dá maior segurança para flexibilizações. 

Entre domingo e segunda (12), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) registrou 1.581 novas contaminações pelo novo coronavírus e 95 novos óbitos. O número de internados com casos graves da Covid-19 voltou a crescer na Bahia e atingiu um novo recorde: são 1.316 pacientes com a doença ocupando leitos de terapia intensiva no estado, o maior número de toda a pandemia./Bahianoticias

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.