Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 3 de setembro de 2022

será que vai chover? Confira a previsão do tempo para os próximos dias

 

Os últimos dias tem sido de instabilidade climática em Jucuruçu, oscilando entre sol e chuva, frio e calor. 

Segundo o Clima Tempo, nos próximos dias a temperatura estará da seguinte forma: 

No domingo, (4), sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva a tarde e a noite. Temperatura mínima de 18º, máxima de 30º. 

Segunda-feira (5), sol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado com chuva. A noite o tempo fica firme. Temperatura mínima de 20º, máxima de 26º. 

Terça-feira (6), sol o dia todo. Muitas nuvens e pancada de chuva de manhã e a noite. Temperatura mínima de 19º, máxima de 27º. 

Quarta-feira (7), Sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. A noite o tempo fica firme. Temperatura mínima de 18º, máxima de 27º.

Quinta-feira (8), Sol com algumas nuvens, não chove. Temperatura mínima de 17º, máxima de 27º.

Sexta-feira (9), Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Radiador explode em usina de oxigênio de hospital

 


Um radiador explodiu em uma área dos fundos do Hospital Calixto Midlej Filho, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A explosão ocorreu por volta das 22 horas desta sexta-feira, 2 de setembro, em uma usina de fabricação própria de oxigênio. 

O acidente causou muita fumaça. Moradores da região registraram o momento em que a fumaça é vista. De acordo com a assessoria de comunicação da Santa Casa, a fumaça ocorreu por conta de um vazamento de óleo aquecido, mas não houve chamas. 

As equipes de plantão esvaziaram a área da usina. Ainda segundo o hospital, funcionários estão trabalhando para restabelecer o funcionamento do sistema de produção própria. 

Até a normalização do serviço, um plano de contingência está em andamento, com uso de cilindros reservas. Apesar da explosão, nenhum serviço do hospital foi paralisado e ninguém ficou ferido./SulbahiaNews

Setembro Amarelo: falando sobre suicídio

 


“Suicídio é decisão individual, pois todos têm direito a exercitar o livre arbítrio”. 

FALSO. Suicidas estão passando, quase que invariavelmente por uma doença mental que altera de forma radical sua percepção da realidade e, como consequência, interfere no livre-arbítrio. 

Uma grande pesquisa publicada pela OMS e pela Cartilha Suicídio – Informando para viver, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mostra que em apenas 3,2% dos casos analisados não foi identificada alguma doença mental. O tratamento eficaz da doença mental é o pilar mais importante da prevenção. Após os cuidados, o desejo de se matar desaparece em praticamente todos os casos. 

Em média, 17% das pessoas pensam em se suicidar em pelo menos uma ocasião na vida. Dessas, 5 planejam o ato no mínimo uma vez, 3 tentam e 1 chega ao pronto-socorro. 

FATOS. Por isso, é necessário que os pensamentos, os planos e as tentativas cheguem, no maior volume possível, ao conhecimento de médicos e especialistas, para que possamos diminuir cada vez mais os números das estatísticas. 

Uma pessoa que pensa em suicídio não necessariamente vivera sempre em risco a vida inteira, desde que ela faça o acompanhamento adequado, desaparece com eficácia os pensamentos de suicídio, levando assim uma vida normal. 

Um mito que produz muitos prejuízos. A maioria das pessoas fala ou dá sinais sobre sua ideia? Boa parte das pessoas expressam em pensamentos, inclusive para profissionais da área da saúde ou amigos próximos. Vários fatores impedem que esses sinais sejam bem dimensionados e direcionados. 

Quando uma pessoa que deixou transparecer ou mesmo assumiu vontade de se suicidar passa a sentir melhor, isso significa que a ideia foi abandonada? Negativo, a tranquilidade aparente pode significar, por exemplo, um sentimento de alívio por ter chegado á conclusão de que se matar é a melhor opção. Neste estágio a única coisa que garante o abandono da ideia é o tratamento. 

Quem sobrevive a uma tentativa de suicídio está livre do problema? Sem tratamento, ao contrário. Os períodos de recuperação da crise, em casa ou no hospital, estão entre os mais perigosos. Pacientes que tentaram uma vez, têm de cinco a seis vezes mais chances de buscar o suicídio em outras ocasiões. Metade dos que se suicidaram no mundo haviam tentado ao menos uma vez antes, dizem as estatísticas. 

O suicídio não é um fenômeno recente, mas os números têm impactado fortemente os órgãos internacionais de saúde que não há dúvidas: estamos diante de um grave problema de Saúde Pública. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, quase 6% da população no mundo, cerca de 800 mil pessoas morrem de suicídio anuais. O Brasil e os Estados Unidos lideram o Ranking dos primeiros lugares. 

No mundo, as notificações apontam para um suicídio a cada 40 segundos no mundo e no Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Uma realidade devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras a maioria é homem negro, com idade entre 10 e 29 anos segundo dados do ministério da saúde avaliados nos últimos quatro anos e divulgados em pesquisa no ano passado. 

Na Bahia entre 2010 e 2019, foram contabilizados 8833 casos de Lesões autoprovocadas e destes 5.160 foram casos de suicídio. No ano de 2020 foram registrados 634 óbitos por suicídio na Bahia. 

SUICÍDIO E SAÚDE MENTAL  

Comportamento Suicida 

Estou: Acabado, machucado, iludido, sozinho, rejeitado, decepcionado, Agonia, desanimado, depressivo, quebrado, estranho. 

Falas frequentes: Eu preferi está morto, eu não posso, eu não vejo solução, eu não tenho o que fazer, eu não aguento mais viver, eu sou um peso para as pessoas, os outros vão ser mais felizes sem mim, eu não acredito mais em Deus. 

17% das pessoas no Brasil pensaram em algum momento na vida em tirar a própria vida. 79%das pessoas que se matam tem a ver com a renda. 

Com mais ou menos 15 milhões de desempregados no país fica mais critica ainda essa situação. A segunda principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos, é o veneno, o enforcamento e a arma de fogo. 

Temos o CVV, que é Canal de Valorização da Vida, discando o 188 você tem acesso direto ao atendimento gratuito. 

E todas as universidades que têm o curso de psicologia integrado tem atendimentos gratuitos para a população, informações preciosas que podem salvar vidas./setembroamarelo

Violência: Atingido por vários disparos, Caleb “LG” não resiste e morre após ser socorrido


Os suspeitos fugiram do local, tomando rumo ignorado. O SAMU chegou a socorrer a vítima para o Hospital Municipal, mas a vitima de 20 anos não suportou os ferimentos. 

O homicídio aconteceu na tarde desta sexta-feira, 02 de setembro, por volta das 16h30, na Rua Palmeiras, no Bairro Cidade Baixa, no distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa. 

De acordo com as informações, Caleb Souza Santos, de 20 anos, vulgo “LG”, foi alvejado por disparos de arma de fogo. Os criminosos chegaram atirando, e o Caleb Souza ainda correu, mas foi atingido e caiu. 

Os suspeitos fugiram do local, tomando rumo ignorado. Segundo o site Liberdade News, o SAMU chegou a socorrer a vítima para o Hospital Municipal, mas ele não suportou os ferimentos, e veio a óbito na Unidade de Saúde. 

O delegado titular, Rui Pinheiro, autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. As investigações do crime estarão a cargo do delegado titular, Rui Pinheiro, e sua equipe. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./vitoriadaconquistanoticias

Homem é esfaqueado, vísceras ficam expostas


Fernando Marcos dos Santos (51 anos) natural de Porto Seguro, ficou ferido no período noturno desta quinta-feira (01) de setembro, após receber uma sequência de facadas, quando transitava pelo centro de Teixeira de Freitas. 

A vítima sofreu vários cortes na região abdominal e teve parte das vísceras expostas, devido a gravidade dos ferimentos. 

As autoridades foram notificadas e mobilizaram uma equipe do SAMU 192, para prestar os primeiros procedimentos de saúde, o homem vive em condição de rua. 

Após o ataque o agressor fugiu tomando rumo ignorado. 

A polícia ouviu testemunhas e solicitou imagens dos diversos estabelecimentos comerciais presentes na localidade. 

Após os atendimentos preliminares Fernando Marcos dos Santos foi encaminhado para a unidade hospitalar municipal em estado grave e passaou por procedimento cirúrgico. 

Policiais realizou rondas pelo centro, mas o autor não foi localizado. As buscas continuam./itamarajunoticias

Homem é assassinado a tiros no Bairro São Pedro em Alcobaça


Alcobaça: Leandro Freitas da Silva, de 36 anos, vulgo "Daro", foi assassinado na noite desta sexta-feira, 02 de setembro, por volta das 21h00, na Rua José Volney de Sousa, no Bairro São Pedro, na cidade de Alcobaça-BA. O crime aconteceu em via pública. O criminosos se aproximou da vítima, que andava pela rua, e sem dar chance de defesa ou fuga, começou a atirar. 

Segundo a polícia, a vítima foi atingida por 05 (cinco) tiros. O criminoso fugiu sem deixar pistas. Com a vitima, os policiais encontraram algumas cápsulas de calibre .380, e uma porção de maconha. A Polícia Civil foi informada do crime e o delegado plantonista autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia. 

As investigações do crime estarão a cargo do delegado titular de Alcobaça, Maderson Souza Dias, e sua equipe. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do homicídio consumado. Leandro foi preso pela PM de Alcobaça, em dezembro de 2021, em posse de drogas, e foi flagranteado por tráfico./Lenio Cidreria/Liberdadenews

Motorista de carreta morre após perder o controle de veículo na BR 101 próximo à Posto da Mata


Nova Viçosa: O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira, 02 de setembro, por volta das 15h00, no KM 911 da BR 101, no distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa. 

De acordo com as informações, o motorista, Enio Pinto da Silva, de 59 anos, trafegava na via, conduzindo uma carreta Scania, de cor prata, placa policial JBI-7I78, licenciada em Mucuri, quando perdeu o controle da direção e tombou. 

O motorista veio a óbito no local. Profissionais do Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Teixeira de Freitas atenderam à ocorrência, resgatando a vítima entre as ferragens. 

Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local e realizaram os procedimentos legais. O delegado titular, Rui Pinheiro, autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. 

Posteriormente, o corpo foi liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Jucuruçu em "LUTO" morre o senhor (GUDÉ) aos seus 81 anos de idade

 

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Sr. José Vieira Carvalho conhecido por seu (GUDÉ), com seus 81 anos de idade, ocorrido nesta sexta-feira, 2 de setembro de 2022, por volta das 12: h 40 no hospital regional de Teixeira de Freitas, causa morte pneumonia aguda. 

O falecimento do senhor 'Gudé' nos deixou muito tristes por se tratar de uma pessoa muito querida e amada, tínhamos no seu Gudé, um homem dinâmico muito prestativo, e ele deixa um legado almejável, seu Guder veio de Jacinto Minas Gerais, ele  trabalhou primeiro com um senhor por nome de Orlando Luz, depois ele foi trabalhar com um senhor chamado de seu Manoel, depois ele trabalhou com o senhor Nadim Benigno, posteriormente com seu  Edvaldo Benigno e por final com o senhor Osmar Torres, ele sempre foi gerente de todos esses fazendeiros. 

O jucurunet diante de uma longa história de amizades com o senhor Gudé, deixamos essa simples homenagem ao nosso inesquecível amigo, não dá para traduzir por palavras o que se sente por perder um pai. Infelizmente, também eu já perdi o meu faz algum tempo. 

Parece que uma parte de nós se perde para sempre e, de certa forma, isso é verdade. Não é fácil, mas com o passar do tempo começamos a aceitar a nova realidade. Nunca deixamos de sentir falta, mas aprendemos a sentir sua presença de outra forma. 

Nesta hora de dor e sofrimento, imagino que seja difícil seguir em frente. Perder um pai é perder um pedaço de nossa vida, um tesouro insubstituível. Mas nós temos de permanecer cá, honrando a vida dos que já não estão. Aqueles que nos amaram sempre, nunca nos vão querer ver sofrendo. Tenha muita força, meu amigo, estarei aqui do seu lado para o que você precisar. 

Perder um pai é como perder um pedaço de seu coração. Foram tantos momentos compartilhados com ele em sua vida! Hoje a ausência machuca demais. Nesse sentido, palavras de conforto podem ser um refúgio da dor e sofrimento que te assolam nesse momento. 

Tenho certeza que seu pai está em um descanso profundo e eterno, com muito orgulho da linda família que construiu.  Quero enviar meus pêsames para toda sua família e lhe garantir que estamos aqui do seu lado para dar o apoio e a força que você precisar. 

Algumas perdas nos derrubam, mas se apague as lindas memórias que seu pai lhe deixou, elas farão você continuar lutando sem pensar em desistir. 

A perda do pai começa a nos ensinar o valor do tempo. O que não fizemos, a visita e o gesto adiados, a palavra não dita, a compreensão não exercida, o papo azeda, a advertência desdenhada, o convite abandonando sem resposta, o interesse desinteressado, tudo isso volta, massacrante, cobrando-nos o egoísmo. 

O tempo deixa de ser exercício de desperdício gratuitos e começa a se transformar num bem maior: o que ensina a arte de uma convivência que com ele nunca se soube exercer e, já, tempo não há de recuperar. 

Saber do falecimento foi sem dúvida uma notícia triste e envio agora meus pêsames, para você e para sua família. Estarei aqui para o que você precisar. Não quero que você desanime, mas sim que tenha forças para continuar. 

O velório do Sr. José Vieira Carvalho conhecido por seu (GUDÉ), será realizado no auditório Valdemar José Nogueira, o sepultamento acontecerá neste sábado no cemitério jardim da saudade em Jucuruçu. 

Sr. José Vieira Carvalho conhecido por seu (GUDÉ) deixa a viúva dona Maria do Carmo Valério Guimarães, 7 filhos, 12 netos e 13 bisnetos.

Suspeito de participação na morte do escrivão, Ferrolho tomba em confronto com a polícia


Um indivíduo identificado apenas pela alcunha de “Ferrolho” tombou em confronto com a polícia na tarde desta sexta-feira, 02 de setembro em Itamaraju. Ferrolho era suspeito de ter participado junto com um comparsa do latrocínio que vitimou o escrivão aposentado da Polícia Civil, Edvaldo Marinho Santana de 70 anos. 

O escrivão foi morto na noite desta quinta-feira (1º), dentro do seu carro no Centro de Itamaraju. A vítima estava dentro do seu veículo quando os criminosos se aproximaram e um deles disparou contra a cabeça do idoso que morreu no local.

Após a morte de Edvaldo, a polícia vinha trabalhando no intuito de localizar os assassinos e na tarde desta sexta-feira (02) um meliante foi localizado na casa de um familiar no bairro Várzea Alegre, em Itamaraju. 

Durante a tentativa de prisão, o indivíduo resistiu e atirou contra a polícia, houve revide e na troca de tiros Ferrolho levou a pior. Socorrido para o Hospital Municipal de Itamaraju, o criminoso não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

A polícia continua fazendo rondas na tentativa de localizar o comparsa de Ferrolho. A morte de Edvaldo vem sendo tratada pela polícia como latrocínio, roubo seguido de morte./Bahiaextremosul

Governo da Bahia publica edital para concurso público da Polícia Técnica

 


O governo da Bahia publica, neste sábado (3), edital do concurso público para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), unidade subordinada à Secretaria da Segurança Pública (SSP). O certame vai oferecer 456 vagas de nível superior, sendo 166 para perito criminal, 103 para perito médico legista, 10 para perito odonto-legal e 177 para perito técnico. 

A publicação poderá ser consultada também no Portal do Servidor (veja aqui) e no site da organizadora do certame, o Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) (veja aqui). 

Nesta sexta-feira (2), por meio das redes sociais, o governador Rui Costa destacou os investimentos realizados pelo Estado na área de segurança pública. "Seguimos trabalhando firme e investindo na Segurança Pública com mais tecnologia e novos profissionais. Além dos peritos, estamos realizando concursos para a contratação de outros 3,5 mil policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, até o fim deste ano". 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet no período entre 8 de setembro e 10 de outubro, observando as regras previstas em edital. A taxa varia de acordo com o cargo pretendido: para as vagas de perito criminal, perito médico legista e perito odonto-legal, o valor é R$ 160; já as inscrições para as vagas de perito técnico têm custo de R$ 140. Vale ressaltar que será considerada válida uma inscrição por CPF, efetivada pela veracidade das informações prestadas e pelo pagamento da taxa dentro do vencimento, observando o horário de Brasília. 

É exigida dos candidatos formação de nível superior, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), para aos cargos de perito criminal e perito técnico – sendo que, para este último, ainda é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria “B”, no mínimo. Para os cargos de perito médico legista e perito odonto-legal, é exigido bacharelado em Medicina e Odontologia, respectivamente, além de diploma reconhecido pelo MEC. 

Vale ressaltar que o certame reserva 5% das vagas a candidatos deficientes e 30% para aqueles que se autodeclararem negros, de acordo com a legislação vigente. 

O concurso será realizado em três etapas. As duas primeiras, ambas de caráter eliminatório e classificatório, têm data prevista para 11 de dezembro deste ano, no turno matutino, e serão aplicadas em Salvador. As provas objetivas terão 100 questões de múltipla escolha, abordando conhecimentos gerais e específicos. A prova discursiva será composta de um texto dissertativo. Já a terceira etapa compete à prova de títulos, de caráter classificatório, que será aplicada aos habilitados no segundo momento do certame, de acordo com o previsto em edital. 

Por conta da pandemia, para fins de prevenção e controle da disseminação da Covid-19, a aplicação das provas seguirá critérios de segurança sanitária. O não cumprimento destes pelo candidato implicará na sua retirada do local de provas e exclusão do concurso público. Desta forma, deverá ser mantido o distanciamento social, uso de álcool em gel a 70% e consumo de água de forma individualizada, sempre em embalagens de material transparente, bem como o uso da máscara e a comprovação do esquema vacinal completo e atualizado, como previsto na legislação vigente. 

As carreiras integram quadro de pessoal da Polícia Civil e terão carga horária semanal de 40h, com remuneração no valor de R$ 12.065,35 e R$ 4.873,18, a depender do cargo. Após o resultado final e a homologação do certame, os candidatos serão convocados a realizar exames pré-admissionais (teste de aptidão física, exames médicos e exames psicológicos) e investigação social. Os considerados aptos serão convocados a realizar Curso de Formação de Policiais Civis. As vagas serão preenchidas de acordo com a classificação final e de acordo com o interesse da administração pública. 

O concurso terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período. Para informações, como requerimento de atendimento especial, conteúdo programático, atribuição dos cargos e cronograma provisório de atividades, os candidatos deverão consultar o edital de abertura de inscrições./Bahia Notícias

Escrivão da Polícia Civil é morto a tiros dentro do carro em Itamaraju

 


Edvaldo Marinho Santana, de 70 anos, foi morto a tiros  na noite desta quinta-feira,1º de setembro, no Centro de Itamaraju. 

Segundo relatos de pessoas que presenciaram o crime, a vítima estava dentro do seu carro, um Grand Siena preto, placa policial NZV-8373 quando os assassinos se aproximaram e abriram fogo. 

Ferido de morte, Edvaldo perdeu o controle da direção do veículo e subiu na calçada de uma casa. Os assassinos fugiram a pé por uma escadaria de acesso ao bairro Novo Prado. 

Guarnições da Polícia Militar fizeram rondas nos bairros, os criminosos ainda não foram encontrados. O corpo foi removido para o IML de Itamaraju. 

Nas redes socias moradores da cidade lamentam a morte do servidor da Polícia Civil que era considerado uma pessoa do bem, sempre atendendo a todos com deferência. Colegas de trabalho também lamentam a morte de Edvaldo./Bahiaextremosul

Andarilho é esfaqueado em pleno Centro de Teixeira: Vítima foi socorrida em estado grave ao HMTF


Teixeira de Freitas: O homicídio tentado aconteceu na noite desta quinta-feira, 01 de setembro, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, na região central de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, a vítima caminhava pelo Centro da cidade, quando foi atingido por 03 (três) golpes de arma branca tipo (faca), por um desconhecido. 

A vítima foi identificada como sendo, Fernando Marcos dos Santos, de 51 anos, natural de Porto Seguro. O Fernando é andarilho. Não informações precisas sobre o autor. Algumas testemunhas disseram que os dois são andarilhos e caminhavam juntos, quando o autor sacou a faca e desferiu os golpes, fugindo na sequência. 

Outras pessoas disseram não ter visto os dois juntos, apenas uma pessoa atacando a vítima. As informações estão sendo apuradas pela Polícia Civil, que deverá pedir imagens de câmeras próximas ao local do fato. A vítima, teve ferimentos profundos no abdômen, com exposição de vísceras (evisceração). 

Uma equipe do SAMU socorreu o Fernando ao Hospital Municipal, onde ele deu entrada e foi direto para o Centro Cirúrgico. O estado de saúde é grave. Policiais Militares da 87ª CIPM de Teixeira atenderam a ocorrência e realizou rondas na tentativa de localizar e prender o autor, mas até o fechamento desta reportagem, ninguém havia sido preso./Lenio Cidreria/Liberdadenews

Andarilho é esfaqueado em pleno Centro de Teixeira: Vítima foi socorrida em estado grave ao HMTF


Teixeira de Freitas: O homicídio tentado aconteceu na noite desta quinta-feira, 01 de setembro, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, na região central de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, a vítima caminhava pelo Centro da cidade, quando foi atingido por 03 (três) golpes de arma branca tipo (faca), por um desconhecido. 

A vítima foi identificada como sendo, Fernando Marcos dos Santos, de 51 anos, natural de Porto Seguro. O Fernando é andarilho. Não informações precisas sobre o autor. Algumas testemunhas disseram que os dois são andarilhos e caminhavam juntos, quando o autor sacou a faca e desferiu os golpes, fugindo na sequência. 

Outras pessoas disseram não ter visto os dois juntos, apenas uma pessoa atacando a vítima. As informações estão sendo apuradas pela Polícia Civil, que deverá pedir imagens de câmeras próximas ao local do fato. A vítima, teve ferimentos profundos no abdômen, com exposição de vísceras (evisceração). 

Uma equipe do SAMU socorreu o Fernando ao Hospital Municipal, onde ele deu entrada e foi direto para o Centro Cirúrgico. O estado de saúde é grave. Policiais Militares da 87ª CIPM de Teixeira atenderam a ocorrência e realizou rondas na tentativa de localizar e prender o autor, mas até o fechamento desta reportagem, ninguém havia sido preso./Lenio Cidreria/Liberdadenews

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Que horas sai a nova pesquisa Datafolha para presidente nas eleições 2022?

  


Faltam pouco mais de 30 dias para o primeiro turno das eleições 2022 para presidente da República, previsto para acontecer no dia 2 de outubro. E, conforme o dia da votação se aproxima, cada nova pesquisa eleitoral ganha ainda mais peso na definição das estratégias dos candidatos e suas campanhas. 

Nesta quinta-feira (1), o Datafolha divulgará sua nova pesquisa de intenção de votos para presidente. O levantamento foi contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. 

A nova pesquisa eleitoral foi registrada sob o número BR-00433/2022 para ouvir 5734 pessoas, com entrevistas presenciais realizadas entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em 285 municípios distribuídos em todas as unidades federativas do país. A margem de erro será de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Como foram os números da última pesquisa Datafolha para presidente? A última pesquisa eleitoral para presidente do Datafolha foi divulgada no dia 18 de agosto. O levantamento apontou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança na corrida ao Palácio do Planalto, com 47% das intenções de voto. 

O ex-presidente era seguido pelo atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), que registrou 32% da preferência dos entrevistados. Naquela oportunidade, Bolsonaro reduziu para 15 pontos a diferença para Lula que, em julho, era de 18 pontos. 

A última pesquisa Datafolha apontou ainda o candidato Ciro Gomes (PDT) em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto; Simone Tebet (MDB), com 2%; e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Os demais candidatos registraram 0%. 

Que horas sai a nova pesquisa Datafolha para presidente? A nova pesquisa Datafolha para presidente deverá ser divulgada às 20h55, no mesmo horário de início do Jornal Nacional.

Nesta quinta-feira, o principal telejornal da Globo deverá começar logo após a exibição do horário eleitoral gratuito.

 

Datafolha para governos de SP, RJ e MG Ainda nesta quinta-feira, o Datafolha divulgará suas novas pesquisas para os cargos de governador e senador nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os três levantamentos também foram contratados pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. As pesquisas para governador serão divulgadas às 19h10.

Motociclista que trabalhava como entregador do Mercado Livre morre atropelado por carreta em Itabela


Itabela: Um motociclista morreu após ser atropelado por uma carreta, na manhã desta quinta-feira (1°), na BR-101, logo após o perímetro urbano de Itabela. Segundo amigos e familiares, Edimar Pinheiro Silva Junior, de 20 anos, trabalhava como entregador de mercadorias para o Mercado Livre. 

De acordo com relatos de pessoas que presenciaram o acidente, a carreta passou por cima do jovem, que seguia no sentido de Itamaraju. Ele morreu na hora. A dinâmica do acidente ainda será determinada pela perícia. O motorista da carreta não foi encontrado no local do acidente. 

A rodovia no trecho entre Itabela e a Ponte do Rio dos Frades ficou interditada por mais de uma hora, enquanto eram realizadas perícia e remoção do corpo. A vítima morava no bairro Manzolão, em Itabela./Radar64

Secretário de Assistência Social do município pede exoneração e volta a ser vereador: Ariston Pinheiro deixa a Câmara Municipal


Teixeira de Freitas: Foi publicado no Diário Oficial do município de Teixeira de Freitas, neste dia 1° de Setembro de 2022, a exoneração (a pedido) do atual secretário de Assistência Social, Marcelo Santos Teixeira. Marcelo Teixeira foi eleito vereador pelo PSDB e pouco tempo depois de ter assumido a sua cadeira na Casa Legislativa, foi convidado pelo Prefeito Municipal, Dr. Marcelo Belitardo, a ocupar o cargo de Secretário de Assistência Social. 

Com uma grande bagagem na área da filantropia e da Assistência Social, Marcelo Teixeira cumpriu o seu ofício a contento, porém, segundo o próprio Marcelo Teixeira, por motivos pessoais, e por já ter combinado com o prefeito, que ficaria só durante um ano, ele resolveu pedir a exoneração. O prefeito acatou o pedido e o secretário volta ao cargo de vereador. 

Ariston Pinheiro, que era suplente do vereador Marcelo Teixeira, ocupava a vaga, e se tornou um dos braços fortes do Prefeito Marcelo Belitardo na Câmara Municipal. O vereador Ariston, volta agora para reserva da Polícia Militar, deixando a Câmara Municipal. Nossa equipe de reportagem entrou em contato com Marcelo Teixeira, e ele agradeceu ao Prefeito Municipal pela oportunidade e falou do trabalho realizado à frente da Secretaria de Assistência Social.

 

Marcelo Teixeira disse que foi um trabalho gratificante. "Plantei muita coisa, não consegui colher todos os frutos que plantei, mas deixo a Secretaria com a certeza de ter feito o meu melhor. Deixo a Secretaria de Assistência Social com a certeza de que ela está infinitamente melhor do que quando eu a peguei. Por motivos pessoais estou saindo, meu filho nasce em dezembro e quero ter tempo para me dedicar à família", disse Marcelo./Edvaldo Alves/Liberdadenews

18º GBM realiza Nivelamento de 14 novos soldados e reforça o efetivo do Grupamento de Bombeiros Militar em Teixeira


Teixeira de Freitas: O Nivelamento aconteceu de 27 a 31 de agosto, quando 14 (quatorze) novos soldados foram apresentados ao 18° Grupamento de Bombeiros Militar de Teixeira de Freitas. Na ocasião, eles receberam instruções acerca de combate a incêndio florestal, salvamento aquático, resgate veicular, combate a incêndio urbano, atendimento pré hospitalar, salvamento em altura e práticas desportivas. 

Todas essa disciplinas fizeram parte do processo de ensino-aprendizagem ministrado aos neófitos. Aprimoramento físico e técnico são os objetivos do evento que visa uma melhor prestação do serviço à sociedade. O Comandante do 18° GBM, o Tenente-coronel Helber Viana, idealizador do treinamento, que visou nivelar os novos soldados com o experiente efetivo do Grupamento, ficou muito satisfeito com o resultado alcançado. 

"Os novos bombeiros militares passam a concorrer à escala de serviço a partir desta quinta-feira (1°), reforçando o efetivo para o atendimento ao extremo sul baiano", explicou o comandante./Lenio Cidreria/Liberdadenews

Eujácio Dantas comemora aprovação de PL do Senador Ângelo Coronel sobre Piso Salarial de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais


Teixeira de Freitas: O ex-secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Eujácio Dantas, comemora a vitória dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por meio de um PL do Senador Ângelo Coronel. 

O Congresso Nacional aprovou o PL 1731/21 de autoria do Senador Ângelo Coronel, que estabelece piso salarial de 4,8 mil para jornada de 30 horas semanais para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O Senador lembrou a importância da valorização do trabalho desses profissionais da saúde que agora tem piso salarial. 

Para Eujácio Dantas, essa notícia celebra a competência e a dedicação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que no dia a dia exercem a profissão com muito empenho e entusiasmo./Liberdadenews/Ascom

Libertadores: Pedro brilha e comanda goleada do Flamengo sobre Vélez

 

O Flamengo abriu ótima vantagem sobre o Vélez Sarsfield pelas semifinais da Libertadores. Nesta quarta-feira (31), o Rubro-Negro venceu o primeiro jogo do confronto por 4 a 0, no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires (Argentina). O centroavante Pedro balançou as redes três vezes e disparou na artilharia da competição, com 11 gols.ebc 

A partida de volta será na próxima quarta-feira (7), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Os cariocas podem até perder por três gols de diferença que, ainda assim, classificam-se à terceira final de Libertadores em quatro anos. Os argentinos têm de vencer por cinco ou mais gols de saldo no tempo normal. Caso igualem o placar agregado, ganhando por quatro gols, a decisão será nos pênaltis. 

O início agressivo do Flamengo, subindo as linhas e pressionando a saída de bola, acuou o Vélez, que teve dificuldades de se aproximar da meta rubro-negra. É verdade que, quando conseguiu, assustou. Aos 34 minutos, o meia Luca Orellano cobrou falta na trave. Mas os anfitriões pouco fizeram a mais no primeiro tempo. 

A equipe brasileira soube aproveitar as brechas deixadas pelos argentinos. Aos 31 minutos, o zagueiro Léo Pereira, livre, cruzou pela direita e Pedro apareceu às costas da defesa para desviar na saída do goleiro e abrir o placar. Aos 45, em boa jogada rubro-negra que começou em um desarme do volante João Gomes, o atacante Gabriel Barbosa recebeu de Giorgian de Arrascaeta na área e tocou de primeira para o também meia Everton Ribeiro fazer o segundo dos cariocas. 

O Flamengo manteve o ritmo na volta do intervalo, envolvendo o Vélez na troca de passes e chegando ao terceiro aos 15 minutos, novamente com Pedro. O centroavante foi lançado por Gabriel Barbosa e tocou por cima de Hoyos. O próprio Gabriel Barbosa teve duas chances para aumentar a vantagem, na frente do goleiro, mas as desperdiçou. Aos 22, chutou em cima do arqueiro. Oito minutos depois, recebeu de João Gomes com o gol vazio, mas bateu ao lado. 

A pressão carioca, em meio à desorganização dos argentinos, culminou no quarto gol. Aos 37 minutos, o meia Arturo Vidal lançou para Gabriel Barbosa, mas a bola desviou na zaga e sobrou com Pedro. O camisa 21, em noite inspirada, aproveitou e balançou as redes pela terceira vez na noite, fechando o marcador no José Amalfitani. 

Antes de reencontrar o Vélez, o Flamengo volta a campo neste domingo (4), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tentando se aproximar do líder Palmeiras, o Rubro-Negro, segundo colocado, com sete pontos a menos, enfrenta o Ceará no Maracanã, às 11h./agenciabrasil

Prefeito Mildson entrega reconstrução da Escola Simplício Binas


Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito Mildson Medeiros entregou mais uma unidade escolar totalmente renovada: a escola Simplício Binas. Trata-se de mais uma reconstrução e ampliação, que busca aperfeiçoar as estruturas das escolas do município, com o que de melhor pode ser oferecido em ambiente de ensino, algo que, até recentemente, era tido como impossível. 

O Simplício Binas passou por serviços de troca de piso e forro, troca do madeiramento e telhado, instalação de janelas de vidro, pintura geral, construção de cobertura e ampliação do pátio de recreação, construção e ampliação da entrada da escola, pavimento lateral com rampa de acesso e corrimão, além de ter ganhado novos portões e grades, sistema de abastecimento de água e instalação de ar condicionado em todas as salas. 

O prefeito relembrou o tempo em que estudou no Simplício, agradeceu à equipe e falou sobre novos investimentos na área da educação, inclusive na construção de uma quadra esportiva e um parquinho para a referida escola. “É com muita alegria que estamos aqui hoje entregando essa escola. Eu também estudei aqui, tive uma infância aqui e é muito gratificante pra mim estar entregando mais essa grande obra à comunidade. Graças a Deus, nós temos uma equipe competente. Nós vamos fazer a quadra e fazer o parquinho, porque a gente precisa de cuidar da nossa garotada. Quero agradecer a todos os funcionários da prefeitura, da escola, os parceiros, construtores pedreiros, o gari que recolheu entulhos, aos pais pela paciência de esperar, agradecer a Câmara de Vereadores e fazer um agradecimento especial à minha amiga Normélia, pois, sozinho, a gente não faz nada. Dizer que temos mais escola pra construir, mais quadras esportivas e mais escolas para reformar. Estamos trabalhando para dar o melhor pra vocês”, afirmou Mildson. 

“Essa gestão é um sonho de Mildson, é um sonho nosso. Não fazia sentido a gente sair da pandemia e voltar para uma escola feia, suja, caindo, então, a gestão conversou com professores, diretores e reformou as escolas”, disse o vice-prefeito Alex Chaves. 

A secretária da Educação, Normélia Alquilina, agradeceu, parabenizou e lembrou da diretora Cristiane, que, apesar de ter trabalhado na organização de todo evento de reinauguração, não pode participar. “Sem Deus nada disso estaria acontecendo, sem o empenho do nosso prefeito e vice prefeito, nada disso sairia do papel. Há mais de dez anos o Simplício Binas não era reformado e agora entregamos essa obra, como quem realiza um sonho. Quero aqui lembrar o trabalho e a dedicação da diretora Cristiane, que não pôde comparecer à reinauguração da Escola, por motivos de saúde. Cristiane traz uma carga muito grande de compromisso com tudo que ela se dispõe a fazer. Quero também agradecer às famílias, os pais, agradeço pela compreensão por ter suportado todo esse tempo sem aula presencial, mas, hoje vocês estão vendo o quanto foi importante a espera, para que seus filhos tivessem um espaço adequado, para que eles pudessem ter um aprendizado com excelência. Obrigado ao nosso prefeito pelo olhar diferenciado, às equipes da Infraestrutura, engenharia que trabalharam em todos os serviços. 

A professora Clêudia, que atua na unidade escolar, disse que a renovação do Simplício Binas é um sonho que se tornou realidade. “A gente sonhava com tudo isso que hoje é realidade, por isso a gente agradece ao poder público, ao nosso gestor Mildson. Vejo essa escola como a extensão da minha casa. Hoje a educação de Itanhém passa por um grande avanço! Tudo isso faz com que a educação avance e quero agradecer a você, prefeito, por ter tido a ousadia de fazer tudo isso”, frisou a professora.

Representando as mães e pais de alunos, Jocarla Mafort agradeceu pelo benefício da reforma. “Quero agradecer a todos os envolvidos por essa grande obra. Desde a semana passada a minha filha estava muito empolgada para retornar ao ambiente escolar e agora vejo que, realmente, temos um espaço melhor e mais aconchegante. Em nome de todos os pais e responsáveis pelos nossos estudantes, o meu muito obrigada!” 

Houve momento cultural com alunos, que apresentaram um jogral para os convidados. Ao final do evento, a direção da escola presenteou o prefeito e a secretária da Educação com jarros de orquídeas. 

Participaram ainda os secretários Sady Neto, da Administração; Josias Caetano, da Agricultura; Denilton Porto, do Desenvolvimento Econômico e o procurador do município, Valdey Ferreira; e os vereadores André Correia, Deó José, Dias da Academia, Renato Correia e Rivelino./aguapretanews

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Porto Seguro: batida entre duas motos deixa um morto e outro ferido grave na BR-367


Porto Seguro: Um homem morreu e outro ficou ferido gravemente após uma batida entre duas motocicletas, na noite de terça-feira (30), na BR-367, no município de Porto Seguro. A batida aconteceu por volta das 18h30, nas imediações do posto da Polícia Rodoviária Federal, na Agrovila. 

A polícia apurou que o acidente foi provocado por José Pereira Bonfim, 65 anos, no momento em que manobrava o veículo para entrar em um ramal que dá acesso à sua casa, localizada às margens da rodovia. 

O condutor da outra moto, Arlos dos Santos Almeida, 59 anos, que vinha em sentido contrário, não conseguiu parar e houve uma colisão transversal. 

José Bonfim morreu no local, antes da chegada do socorro médico. Arlos, que é morador da Agrovila, foi socorrido pelo Samu e está internado no Hospital Luís Eduardo Magalhães. 

Segundo um familiar, José Bonfim era serralheiro e deixa dois filhos, viúva e neta. A polícia abriu inquérito para apurar o acidente com mais profundidade./Radar64

O Vereador Gilcássio Pereira o (Binha do táxi) vem de público agradecer a todos que oraram e continuam orando pela a saúde de seu irmão Bruno

 

Venho AGRADECER primeiramente a Deus pelo milagre na vida de meu irmão Bruno! E agradecer a todos por suas orações e fé. Meu irmão está vindo embora para a honra e glória do Senhor. 

Eu juntamente com toda minha família, não tenho palavras pra mensurar tamanha gratidão a todos vocês! Logo logo meu irmão Bruno estará 100% restabelecida. Com sua saúde 

Oração de agradecimento a Deus. 

Todos nós sabemos que não basta só orar para que os nossos pedidos sejam atendidos, devemos também agradecer a Deus pela graça alcançada e por tudo de bom que ele nos deu. 

Agradecer por estar vivo, por ter uma linda família, por ter um lindo dia de sol, por uma benção recebida, por ter um emprego, por ter recebido um milagre da parte de Deus... O importante é fazer a oração de agradecimento pela vida e poder contemplar todos os dias as maravilhas que Deus nos proporcionou.

OBRIGADO PELAS ORAÇÕES

Dia Internacional do Blog - e claro que o jucuru net agradece o seu Clik



“O Dia do Blog (português brasileiro) ou Dia do Blogue (português europeu) foi estabelecido de forma informal para o dia 31 de Agosto. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog. Esta data foi escolhida porque seus números 31/08 se assemelham com a palavra Blog”. 

Achei bonitinho, e aproveito para afirmar o meu respeito aos blogueiros que geram conteúdo de qualidade, que se preocupam com o entretenimento dos seus leitores, que se esforçam para aprender e melhorar, que sinalizam os posts que são pagos como publicidade, que colocam o link quando usam uma imagem ou texto de outra autoria, que se valorizam e que conquistam seu espaço com criatividade e originalidade. 

Ter blog dá trabalho, mas dá muito mais alegria!!!

Prefeito Marcelo Angenica faz reunião com autoridades e imprensa para anunciar as atrações da festa da cidade


A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, 30 de agosto, na sala de reuniões de prefeitura municipal de Itamaraju e contou com a presença de vereadores, secretários, representante da Segurança pública, representantes da sociedade civil e imprensa. 

O prefeito disse que a festa dos 61 anos será feita como forma de compensar a não realização do São João 2022, “a festa será dividida em dois tempos: na quarta-feira, 5, será realizada a Rua do Lazer na Cidade Baixa e a tarde o tradicional Fest Band. Nos dias 7 e 8 de outubro no Parque de Exposições iremos fazer um evento muito seguro com todo o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, PRF e Corpo de Bombeiros”. 

O prefeito ainda disse que a ideia nos próximos anos é reestruturar a Praça Castelo Branco para realizar as festas naquela localidade. “Se Deus quiser ano que vem com o apoio dos nossos vereadores vamos modernizar a praça para fazer um espaço de shows à altura que nosso povo merece”, completou. 



Veja a programação completa: 

5 de outubro – Rua do Lazer na Cidade Baixa para atender a população mais carente com o Dia do Lazer promovido pela secretaria de Desenvolvimento Social. 

No mesmo dia à tarde – Fest Band, o concurso de bandas com participação de 6 bandas da cidade e uma banda de Serra/ES 

Queima de fogos 

7 e 8 de outubro – Festa no Parque de Exposições com esquema de segurança reforçado, videomonitoramento, reforço nas vias paralelas à BR-101, para assegurar maior trafegabilidade dos foliões. 

Bandas confirmadas: 

Sexta-feira 7 – Pablo e Gabriel Gava 

Sábado 8 – Lordão, Silvano Sales e Léo Santana./Bahiaextremosul

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Vereadores declaram voto a Renato Correia para a presidência da Câmara de Itanhém

 


Três vereadores declararam voto para Renato Correia (MDB) na reunião da Câmara de Itanhém, nesta segunda-feira (29). Renato é candidato à presidência para o biênio 2023/2024. 

O regimento interno prevê eleições para a mesa diretora na primeira quinzena de setembro e o presidente Luiz Marcos Vilas Boas, o Marquinhos (PSD), que declarou voto a Renato, disse na última sessão que a votação acontecerá no próximo dia 5. A outra data previsível seria dia 12. 

Além de Marquinhos declararam voto a Renato Correia, Sasdelli Resende (MDB) e André Correia (PP). 

São necessários seis votos para eleger o presidente da Câmara de Itanhém, que é formada por 11 vereadores./aguapretanews

Homem descobre de uma só vez que está infectado com HIV, covid-19 e monkeypox


Um homem de 36 anos descobriu de uma só vez que estava infectado pelo vírus monkeypox, covid-19 e HIV. O caso foi relatado por cientistas da Universidade da Catania, na Itália, na revista científica “Journal of Infection”. O caso é considerado uma coinfecção. 

Segundo o artigo, o paciente passou cinco dias na Espanha entre os dias 16 e 20 de junho. Primeiro, ele teve febre, dor de garganta, fadiga e dor de cabeça. O teste deu positivo para Covid-19. Após testar positivo para covid, uma erupção começou a se desenvolver no braço esquerdo e outras lesões começaram a aparecer. Devido à progressão das erupções, ele procurou o hospital. 

No atendimento, o paciente contou que tomou duas doses da vacina contra a Covid-19, realizou o teste de HIV em 2021 (com resultado negativo), e relatou que teve relações sexuais sem proteção na Espanha (durante a viagem). No dia seguinte à admissão no hospital, ele fez o teste para monkeypox e o resultado também foi positivo – ele também seguia positivando para Covid-19. Os médicos também colheram amostras para uma série de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O resultado deu positivo para o HIV-1 (a versão mais comum). 

Já no terceiro dia, quase todas as lesões começaram a se transformar em crostas. No sexto dia, os testes seguiam positivos para os dois vírus, apesar da ausência de novas lesões. Com a resolução dos sintomas, ele foi liberado para isolamento em casa e começou o tratamento de HIV. 

“Nosso caso enfatiza que a relação sexual pode ser a forma predominante de transmissão (do vírus monkeypox). Portanto, a triagem completa de ISTs é recomendada após o diagnóstico de varíola dos macacos. De fato, nosso paciente testou positivo para HIV-1 e, dada sua contagem de CD4 preservada, poderíamos supor que a infecção era relativamente recente”, disseram os médicos./Bahia Notícias

Testemunhas de Jeová voltam a bater de porta em porta em setembro

 

Por causa da pandemia, desde março de 2020 as Testemunhas de Jeová suspenderam por tempo indeterminado o serviço que é sua marca registrada — pregar de casa em casa. Agora, 8 milhões de voluntários em todo o mundo voltarão à ativa! 

Nos períodos mais críticos da pandemia, as Testemunhas de Jeová seguiram os protocolos de distanciamento social, visando a segurança e a saúde da comunidade; interromperam as costumeiras visitas aos lares das pessoas e mudaram seus métodos, fazendo contato apenas por telefone, cartas e meios eletrônicos. Recentemente, voltaram a utilizar o carrinho de publicações (display móvel que disponibiliza gratuitamente material de leitura bíblica). 

Mas, depois de dois anos e meio, é chegada a hora da pregação de casa em casa ser retomada — ela voltará a partir de setembro! 

Djanalva, voluntária das Testemunhas de Jeová de Brejinho, Rio Grande do Norte, conta o que sentiu com essa notícia: “Estou muito feliz e emocionada! É muito bom realizar esse trabalho e levar esperança aos moradores da minha cidade. Estou curiosa para descobrir a reação das pessoas ao nosso retorno”. 

Nesse mês de setembro, as Testemunhas de Jeová farão uma campanha especial, oferecendo pessoalmente um curso bíblico interativo gratuito. O curso beneficia toda a comunidade, pois pode ajudar as pessoas a adquirir bons hábitos e ter uma esperança para o futuro. Não existe compromisso e pode-se cancelar quando quiser. 

Para o porta voz local das Testemunhas de Jeová, Valdir Rocha Figueredo, o momento atual se tornou mais seguro para visitar as residências. “Esta campanha especial... marcará o retorno ao nosso principal trabalho — levar boas notícias de casa em casa”, informa. 

Portanto, se ouvir palmas na frente da sua porta ou se sua campainha tocar, você já sabe: pode ser uma Testemunhas de Jeová! 

Mais informações sobre o curso interativo gratuito podem ser obtidas no site JW.ORG.

Pesquisa Ipec: Lula lidera com 44%; Bolsonaro tem 32%

 


Ouvir texto


De acordo com a mais nova rodada da pesquisa para presidente, Ciro Gomes possui 7% das intenções de voto; Simone Tebet está em quarto lugar com 3% 

Com 44% das intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Os números são da pesquisa eleitoral para presidente divulgada pelo Ipec (ex-Ibope) nesta segunda-feira, 29. 

Agregador de pesquisas do 'Estadão'

Ainda segundo o Ipec, Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet (MDB) tem 3%. Felipe D'Avila (Novo) tem 1%. 

Brancos e nulos somam 7% e 6% não sabem ou não responderam. 

Essa é a primeira pesquisa voltada para a eleição presidencial realizada pelo Ipec após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão e as sabatinas do Jornal Nacional, da TV Globo. O último levantamento havia sido divulgado no dia 15 de agosto. 

Na última pesquisa do Ipec, Lula aparecia com 44% dos votos e Bolsonaro com 32%. Ciro Gomes (PDT) tinha 6% e Simone Tebet (MDB), 2%. 

Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto e entrevistou 2000 eleitores presencialmente. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01979/2022. A pesquisa tem 2 pontos de margem de erro para cima e para baixo. 

Debate

A pesquisa Ipec foi realizada ao final da segunda semana de campanha, marcada pelo primeiro debate presidencial, que ocorreu neste domingo, 28, na TV Band, e pela sabatina dos quatro candidatos melhor colocados nas pesquisas na TV Globo. O levantamento também aconteceu depois das primeiras aparições dos candidatos no horário eleitoral gratuito. 

O primeiro debate foi marcado por tensão dentro e fora do estúdio. A radicalização no cenário político recente fez com que o evento não tivesse a presença de plateia. Mesmo assim, a hostilidade marcou a noite, com ataques do presidente Bolsonaro à jornalista Vera Magalhães e briga entre bolsonaristas e petistas na sala onde estavam os convidados das campanhas. 

O clima do debate também deu o tom nas redes sociais, onde apoiadores do presidente usaram rebateram as críticas que o chefe do Executivo recebeu. O movimento apareceu nos trending topics do Twitter com a hashtag #MulheresComBolsonaro, em oposição a uma ofensiva de aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deram eco ao posicionamento de que o presidente é agressivo contra o público feminino. 

Para colunistas e jornalistas do Estadão que acompanharam a transmissão e analisaram a atuação dos concorrentes, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) ganharam destaque no debate, que pode aumentar a exposição das candidatas em relação ao eleitorado que não as conhece. 

Já os dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas tiveram postura diferente no debate da vista durante a sabatina da Rede Globo, na semana passada. 

Entrevistado no Jornal Nacional, o petista foi mais incisivo em críticas ao governo Bolsonaro, principalmente no tema da corrupção. Já no debate, aliados do ex-presidente se frustraram com o desempenho do candidato, que buscou tom mais pacificador. A presença de Lula e Bolsonaro rendeu à rede Globo recordes em audiência e registrou manifestações em diversas capitais do País. 

Em campanha pelo Brasil, as políticas para as mulheres e o apelo ao eleitorado evangélico deu o tom dos discursos dos candidatos, que também procuraram dialogar sobre economia e apresentar propostas sobre distribuição de renda./TERRA

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.