Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 19 de outubro de 2019

Rui Costa visitará Itanhém para inauguração de pavimentação e anunciará obras no Extremo Sul





Itanhém: Nesta segunda-feira, 21 de outubro, às 09h30, o governador Rui Costa estará no município de Itanhém, no Extremo Sul baiano, para entrega de obras e anúncio de novos projetos. Rui vai participar da inauguração da nova pavimentação das ruas José Rezende, Alvorada (no Entorno do Parque de Exposições) e Edvaldo Nogueira, além da Travessa Nova Olinda, no Bairro Monte Santo.

Rui também assinará a Ordem de Serviço para melhorias e pavimentação na Rodovia BA 290, (Itanhém - Entroncamento Vila Rezende).

O governador vai ainda autorizar a celebração de convênio com produtores, no âmbito do Projeto Bahia Produtiva (Edital Socioambientais Quilombolas). Antes de retornar a Salvador, ele visita o Colégio Estadual Polivalente de Itanhém./Liberdadenews/Ascom

Trabalhador rural do Prado que estava desaparecido é encontrado morto




O corpo do trabalhar rural Edison Dias dos Santos de 33 anos que estava desaparecido há alguns dias, foi encontrado no final da tarde desta quinta-feira, 17 de outubro, em adiantado estado de decomposição em uma propriedade rural no município do Prado.

Segundo informações, Edison havia saído há alguns dias para fazer alguns reparos nos limites da propriedade e desde então não tinha mais sido visto.

O corpo foi encontrado preso a uma cerca elétrica, o que pode ter ocasionado a morte do trabalhador. A polícia foi acionada e se deslocou até o local junto com os peritos. O corpo foi removido para o IML de Itamaraju. Após exames de necropsia, o laudo apontará a causa da morte./bahiaextremosul

Morador de Teixeira morre em acidente com caminhão na BR 101 na Bahia






O caminhoneiro José Nilson Gonçalves dos Santos, de 67 anos, morador do bairro Bonadiman em Teixeira de Freitas, morreu no final  tarde desta sexta-feira, 18 de outubro em um acidente envolvendo duas carretas e um caminhão no Km 193 da BR 101, entroncamento da cidade de conceição de Feira.


Segundo a PRF, José Nilson trafegava sentido Santo Antônio de Jesus conduzindo a carreta Scania/G A6X2, cor branca, placa policial NZP 1922, licenciada em Teixeira de Freitas, quando no Trevo de acesso a Conceição de Feira, cruzou a faixa de rolamento colidindo com os outros dois veículos, uma carreta Scania/ 340, de cor branca, licenciada em Betim/MG., da empresa Vilma Alimentos e  um caminhão VW/8,120 Euro, cor branca, placa policial NZF 7063 licenciada em Santo Antônio de Jesus- BA.


Depois do impacto, a carreta do caminhoneiro teixeirense ficou parcialmente tombada na lateral da pista. A polícia suspeita que José Nilson, passou mal ao volante antes do acidente. O SAMU prestou socorro ás outras vítimas do acidente.


José Nilson morreu preso às ferragens. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros resgatou o corpo do caminhoneiro que foi encaminhado para o IML de Santo Amaro da Purificação. José Nilson deixa mulher e filhos./bahiaextremosul

Terceiro: Mais um corpo é localizado em Prado



Terceiro: Mais um corpo é localizado em Prado

Um corpo do sexo masculino, ainda não identificado, foi encontrado em avançado estado de decomposição, na tarde desta sexta-feira (18), no bairro Alameda do Atlântico, popularmente conhecido como “Portelinha”, periferia do Prado.

De acordo com informações do site Prado Notícia, o corpo estava no local há vários dias. A vítima usava short, na cor preta, camisa verde escura e um casaco. O corpo foi encontrado por moradores e estava numa área de mata.

O corpo foi removido ao IML de Itamaraju, onde aguarda reconhecimento por parte da família. As causas da morte só devem ser conhecidas após a realização dos exames de medicina legal.

Com esse, somam-se três corpos encontrados no município do Prado nesta sexta-feira (18). Primeiro foi achado o corpo do jovem teixeirense Marcelo Cajazeira Madeira, o “Varão”, de 19 anos, que foi sequestrado em Teixeira de Freitas e assassinado numa área rural próxima ao Assentamento Jaci Rocha.


Logo depois foi encontrado o corpo do trabalhador rural Edison Dias dos Santos, que estava preso a uma cerca elétrica. Tudo leva a crer que Edilson tenha sido vítima de descarga elétrica./TH

Morre Aldenora Santos, a Pudica, do Show do Antonio Carlos, aos 84 anos





Morreu na manhã desta sexta-feira, Aldenora Santos, a famosa Pudica, do Show do Antonio Carlos. Há seis meses ela lutava contra um câncer de pâncreas, mas para não preocupar os ouvintes, preferiu que a doença não fosse noticiada. Pudica completaria 85 anos no próximo domingo.

No rádio, Aldenora começou aos 15 anos, em uma rádio do Ceará, sua terra natal. Ela interpretava Clarinha em uma rádio-novela. No Show do Antonio Carlos, Pudica – apelido dado pelo comunicador – trabalhou por 36 anos. Ao todo, ela tinha 70 anos de carreira.


O corpo da rádio-atriz será velado no Cemitério do Caju, Zona Norte do Rio, neste sábado, a partir das 7h, para familiares e amigos. Às 9h ele será aberto ao público./tupi

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Jovem desaparece em Teixeira após ser abordado em via pública e colocado à força dentro de veículo





Teixeira de Freitas: Familiares de Marcelo Cajazeira Madeira, de 19 anos, registraram um Boletim de Ocorrência, informando que ele estaria na casa de um familiar, no final da tarde de quarta-feira, 16 de outubro, situada na Rua Confidência, no Bairro Monte Castelo, quando recebeu uma ligação telefônica, e, disse logo depois que estava indo embora, momento que saiu, e logo em seguida dois veículos encurralaram o jovem.

Segundo informações, uma Pick-up modelo Fiat/Fiorino, de cor branca, de placa não anotada, que estava apenas com o motorista, e outro veículo identificado apenas pela cor preta, e de modelo Hatch, com três pessoas, teria se aproximado do "Marcelo", descendo dois homens do veículo preto, que abordaram o jovem e o colocaram à força no interior do veículo preto, e saíram, ambos os veículos em alta velocidade, tomando sentido à BR 101.

Segundo uma testemunha, ela teria ouvido os gritos de pedido de socorro da vítima, e ao sair do interior da residência, presenciou de longe a ação dos criminosos, que foi muito rápida, não podendo fazer nada, a não ser gritar por ajuda. Desde então, a família não teve mais notícias e nem informações do paradeiro do Marcelo, que estava trajando blusa preta com estampa vermelha e calça jeans. O jovem tem uma tatuagem no braço direito escrito "Alice"; uma no peito escrito "Branquinha"; uma estrela nas costa, e um cifrão no ombro esquerdo.

A família pede ajuda para encontrá-lo. Se alguém tiver alguma informação de onde ele possa estar, ou que o tenha visto, que faça contato através do telefone (73) 99962 - 3459, ou ligue para Polícia nos números 190 ou 197. Todos estão aflitos em busca de notícias do Marcelo. O caso foi registrado na Delegacia Territorial, e está sendo tratado como sequestro e cárcere privado, diante das declarações descritas na ocorrência policial./Liberdadenews

Capixaba: Reconhecido corpo encontrado boiando em rio de Itamaraju



Capixaba: Reconhecido corpo encontrado boiando em rio de Itamaraju


O corpo foi encontrado na manhã desta quinta-feira (17), por moradores do conjunto habitacional Italaje, localizado na região leste de Itamaraju.

Moradores viram o corpo boiando em um rio e de imediato acionaram a Polícia Militar através do telefone 190. Logo depois o corpo foi removido ao IML, para identificação.

Poucas horas depois parentes compareceram ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e fizeram o reconhecido. Trata-se de Luciano Teixeira Santos, de 19 anos, natural de Jaguaré-ES., e que prestava serviços para uma propriedade rural margeada pelo rio onde fora encontrado morto.

A causa da morte ainda depende da divulgação dos laudos da Polícia Técnica, mas com base em informações de populares, tudo leva a crer que o capixaba tenha se afogado ao tentar atravessar o rio nadando./TH

Violência: Mulher grávida de 06 meses é assassinada a tiros dentro de bar no São Lourenço em Teixeira





Teixeira de Freitas: O homicídio foi registrado na noite desta quarta-feira, 16 de outubro, na Rua Agnaldo Medeiros, no Bairro São Lourenço, em um estabelecimento denominado Bar da Shirly, próximo ao Posto de Saúde. A vítima foi identificada como sendo, Ana Cristina do Nascimento Bonifácio, 25 anos de idade, moradora do Bairro Tancredo Neves. Segundo informações, a vítima estava grávida de 06 meses.

IMG_1592.JPG

Ana Cristina foi presa na Av. São Paulo, em um bar, no último dia 20 de setembro deste ano, portando uma arma de fogo. A Polícia Militar foi acionada e tomou as primeiras providências. A Polícia Civil foi comunicada e a delegada de plantão, Andressa Carvalho, e sua equipe, esteve no local realizando o levantamento cadavérico. A delegada acionou o DPT e os peritos realizaram a perícia de ação violenta (homicídio).


Segundo informações coletadas pela delegada, testemunhas informaram que a vítima estava bebendo com outras duas pessoas, quando dois criminosos, em uma moto de placa não anotada, chegaram ao bar, o carona desceu e adentrou no estabelecimento, já atirando contra a vítima. O comparsa ficou do lado de fora e, logo em seguida, os dois fugiram sem deixar pistas. A vítima morreu instantaneamente.


Segundo a perícia, a vítima apresentava 06 perfurações pelo corpo e dois projéteis de arma de fogo foram encontrados no local. Após os trabalhos de praxe, a delegada autorizou a remoção do corpo para o IML, onde passará por necropsia. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime, e o procedimento será encaminhado ao NHT da 8ª COORPIN./Liberdadenews

Homem é executado dentre de carro com mais de 20 tiros em Feira



Homem é executado dentre de carro com mais de 20 tiros em Feira


Jefferson de Araújo Silva, de 27 anos, foi executado com mais de 20 tiros dentro do carro que dirigia na madrugada desta quinta-feira (17), em Feira de Santana-Ba.  O crime aconteceu na rua Elpídio Nova, no bairro São João.

O titular da delegacia local, Luís Smyslov Filgueira, afirmou que a vítima conduzia um Ford Ka e, ao reduzir a velocidade numa quebra-molas, suspeitos em outro veículo efetuaram os disparos.

A polícia usará as câmeras de segurança do local para tentar identificar os criminosos. A autoria e o motivo ainda são desconhecidos. O corpo de Jefferson foi encaminhado para o DPT./Acorda Cidade

Corpo encontrado boiando em rio de Itamaraju



Corpo encontrado boiando em rio de Itamaraju


Um corpo do sexo masculino ainda não identificado foi encontrado na manhã desta quinta-feira (17), por moradores do conjunto habitacional Italaje, localizado na região leste de Itamaraju.

Moradores viram o corpo boiando no rio e de imediato acionaram a Polícia Militar através do telefone 190. Logo depois o corpo foi removido ao IML, onde aguarda identificação.


As causas da morte só serão conhecidas após a realização dos exames de medicina legal, procedimento que só pode ser realizado após o reconhecimento formal feito por parentes.TH

Guarda municipal passa mal e morre na UPA de Teixeira de Freitas



Guarda municipal passa mal e morre na UPA de Teixeira de Freitas


Pauliran Ferreira de Souza, que era guarda municipal, morreu na tarde desta quinta-feira, dia 17 de outubro, após passar mal no interior de um salão de cabeleireiro, localizado no bairro Santa Rita, região oeste de Teixeira de Freitas.

Segundo parentes do servidor público, ele havia cumprido o seu plantão na Unidade Materno Infantil (UMMI), tomou banho e seguiu para o salão, seu segundo  local de trabalho, onde passou mal e caiu. Uma ambulância que passava pelo local socorreu Pauliram à Unidade de Pronto Atendimento de Teixeira de Freitas (UPA), onde foi constatado o óbito.

A hipótese mais provável é que o guarda municipal tenha sofrido um infarto fulminante, apesar do laudo com a causa da morte ainda depender dos exames de medicina legal./TH

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Durante assalto, bandido beija cabeça de idoso para acalmá-la; “... Não quero seu dinheiro”




[Durante assalto, bandido beija cabeça de idoso para acalmá-la; “... Não quero seu dinheiro” ]



Uma cena incomum marcou um assalto ocorrido nesta última terça-feira (15) na cidade de Amarante, a 160km de Teresina (PI). Durante o crime, ocorrido em um comércio, uma cliente idosa chega a oferecer dinheiro para o assaltante. Ao invés de rouba-la, ele deu um beijo na testa dela.

O dono do estabelecimento, Samuel Almeida, contou que dois homens chegaram armados por volta das 17h, anunciando o roubo. Além dele, estava no local funcionários e a mulher.

Durante assalto, bandido beija cabeça de idoso para acalmá-la; “... Não quero seu dinheiro”


“Eles anunciaram o roubo, pediram para o meu funcionário passar todo dinheiro, ai ela estava perto e quis dar o dinheiro dela também, mas ele disse que não precisava. Deu um beijo nela e disse: ‘não, senhora, pode ficar sossegada, não quero seu dinheiro’", disse./metropoles

Acidente na Avenida Getúlio Vargas em Teixeira deixa técnica de enfermagem do HMTF em estado grave




Teixeira de Freitas: Um acidente na Avenida Presidente Getúlio Vargas, em Teixeira de Freitas, deixou uma técnica de enfermagem do HMTF em estado grave, no final da tarde desta quarta-feira, 16 de outubro. A colisão foi entre um veículo modelo GM/Onix, de cor cinza, placa PKB 6A55, e uma Honda/Pop 100, de cor preta, placa policial PKU 8229. A motociclista colidiu na porta do motorista do referido veículo, vindo a bater parte do rosto na coluna do teto do veículo, caindo logo depois.


Segundo informações, o veículo era conduzido por, Givaldo Pereira Nascimento, de 49 anos, que segundo populares, ele estava sentido Centro/HMTF, e logo depois do semáforo, próximo à Secretaria de Agricultura, tentou fazer uma conversão no meio da pista para retornar, sentido ao Centro, quando a técnica de enfermagem, Cíntia Carla Aranha do Santos, de 40 anos, colidiu no veículo.


Uma ambulância do município de Alcobaça ia passando na hora, e prestou socorro à vítima para o HMTF, onde deu entrada e foi direto para o Centro cirúrgico. O quadro clínico da vítima, até o fechamento desta reportagem, não foi informado. O motorista (Givaldo), se evadiu do local após o acidente. O fato foi registrado pela Polícia Militar na Delegacia de Polícia para delegada de plantão, Andressa Carvalho, para as medidas cabíveis./Liberdadenews

Polícia procura homem que abusou de criança em Eunápolis






José Marcos Nascimento Silva, de 47 anos, está sendo procurado por equipes da Delegacia Territorial (DT), de Eunápolis, após abusar sexualmente de uma a criança de sete anos, no mês de setembro, naquela cidade.

O titular da DT/Eunápolis, delegado Bernardo Marques Pacheco, informou que o inquérito que indicia o mecânico foi concluído, nesta quarta-feira (16). “Apuramos que ele cometeu o crime, quando foi contratado para realizar a manutenção de um eletrodoméstico na casa da criança”, relatou o titular.

Durante as investigações, os policiais ainda verificaram que José Marcos é foragido da Justiça de Sergipe, onde foi condenado por homicídio. “Solicitamos a prisão preventiva pelo estupro e estamos realizando diligências para capturá-lo”, completou o delegado./bahiaextremosul

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Estado lança edital de novo concurso para Policia Militar e Bombeiro



[Estado lança edital de novo concurso para Policia Militar e Bombeiro ]


O Governo da Bahia publicará amanhã (16) o edital de abertura de inscrições para o novo concurso público na área de segurança do Estado. São 1250 vagas no total, sendo mil para soldado da Polícia Militar da Bahia e 250 para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, com ingresso no ano que vem. Além disso, essa convocação também oferece mais 1250 vagas em 2021, totalizando 2,5 mil oportunidades.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), disponível clicando AQUI. O prazo começa a partir das 9h do dia 21 de outubro, seguindo até 23h59 do dia 19 de novembro. A taxa de inscrição será no valor de R$ 70 e deve ser paga por boleto bancário até o dia 20 de novembro.

Estado lança edital de novo concurso para Policia Militar e Bombeiro

Para concorrer ao cargo de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar é necessário certificado de conclusão do Ensino Médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Quando aprovado, o candidato vira aluno soldado, recebendo bolsa no valor de um salário mínimo até que conclua o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, com carga horária semanal de 40 horas.

O candidato deve possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa, idade entre 18 e 30 anos completos, estatura mínima de 1,60 para homens e 1,55 para mulheres, e aptidão física e mental para desempenho das atribuições. Além disso, ele pode se autodeclarar negro ou pardo e optar pelas cotas, tendo sua autodeclaração referendada pela comissão de heteroidentificação, constituída pela IBFC./Ascom

MP-BA impugna duas candidaturas a conselheiro tutelar em Itabela





O conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente - CMDCA de Itabela, acatou o pedido do Ministério Público da Bahia (PM-BA), e excluiu duas candidaturas ao cargo de conselheiro tutelar de Itabela por não preencherem os requisitos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (15).

De acordo com a publicação, Ariele Souza Santos Colares e Rozineia Chiovato Zandominegue (Néia Comério), estão fora do pleito que ocorre neste domingo (20). De acordo com informações, as candidatas ocupam cargo públicos e como requisitos exigido no edital, deveriam ter solicitados os afastamentos dos cargos públicos. "X - Não exercer mandato eletivo, cargo em comissão ou função gratificada na
administração direta e indireta federal, estadual e municipal."

Conforme o Ministério Público, não consta no diário oficial do município o pedido de afastamento de ambas candidatas. O presidente do CMDCA, Edinaldo Porto falou ao BAHIA DIA A DIA que desde o ínicio do pleito tinha notificado as candidatas a pedirem suas exonerações do cargo.

Em áudio divulgado nas redes sociais a candidata “Néia Comério” disse que foi pega de surpresa “Foi um ato arbitrário e não posso ser prejudicada por uma incompetência da organização. Nós já estamos com advogado para reverter essa decisão” disse trecho do áudio. 

Coincidentemente, as duas candidatas não participaram dos debates e entrevistas promovidos pela imprensa local.

O promotor de Justiça Dr. Dilnalmari Mendondoça Messias está acompanhando todo o processo eleitoral no município. O processo de eleição que ocorreria dia 06 de outubro, foi adiado, após um erro técnico de impressão do número de uma das candidatas na cédula de votação pediu o adiamento da eleição para o dia 20 de outubro.


Agora, 22 candidatos disputam as 05 vagas e 05 vagas suplentes. A votação acontece no Colégio Municipal Archimedes, e no distrito de Monte Pascoal a votação será no Escola Manoel Ribeiro e em Montinho na Escola Carlos Alberto Parracho das 8h às 17h./bahiadiaadia

Dia do professor: valorizar a categoria é fundamental para o desenvolvimento do país



[Dia do professor: valorizar a categoria é fundamental para o desenvolvimento do país]

É fato que a atual conjuntura nacional tem lançado desafios substanciais a todos os segmentos relacionados à área de Educação. Este é o setor que mais teve prejuízos nos últimos dez meses, quando Bolsonaro assumiu o poder.

Desde a época em que o educador Anísio Teixeira idealizou e promoveu a implantação das escolas públicas no Brasil, existe uma luta constante no país para garantir uma Educação gratuita e universal.

Depois de muitas batalhas, conseguimos universalizar a Educação Básica. Hoje, 97% da população brasileira tem acesso à escola. O grande desafio, que se reforça no atual cenário, é garantir a qualidade do ensino.

Nos últimos 20 anos obtivemos muitos avanços, no que diz respeito a valorização dos professores, a qualidade do ensino e o acesso à escolas de qualidade. Garantimos creches para a Educação infantil, escola em tempo integral, instituições fundamentais para a iniciação do saber.

Para se ter uma ideia, há 15 anos, a Bahia só tinha uma escola técnica e uma universidade federal. Hoje são mais de 45 institutos federais de Educação, 6 universidades federais e 4 estaduais. Com isso, a oferta de Educação superior foi ampliada e ainda conquistamos cotas para que pessoas de baixa renda, bem como a população negra, tivessem acesso ao ensino superior, no seu ingresso, permanência e extensão.

Em 94 obtivemos financiamento da Educação, com a criação do Fundef, depois , Fundeb, garantindo recursos para desenvolvimento dos estudos.

Em 2008 conquistamos o piso salarial do professor (a), fruto de uma luta antiga, iniciada desde o Império. Depois vieram plano de carreira, gestão democrática nas escolas - com eleições para diretor (a) escolar – projeto desenvolvido pela APLB-Sindicato. Em 2014, foi implantado o  Plano Nacional de Educação (PNE),  que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.

Até então, nossa luta seguia no sentido de avançar nas conquistas, pois o país havia dado um grande passo na garantia do acesso da população à Educação. No entanto, o curso da história foi mudado e o Brasil mergulhou num período de extremo retrocesso, desde a destituição da ex-presidenta Dilma do poder, quando Michel Temer assumiu o governo, por meio de um golpe.  Desde então, a luta por mais direitos se transformou numa guerra travada, num processo de resistência para manter o que foi conquistado ao longo dos anos.

No governo Temer, foi aprovada a terceirização geral e irrestrita, prejudicando a relação trabalhista dos educadores do Brasil. Temer também aprovou a reforma do ensino Médio, que torna obrigatório apenas matérias básicas como português e matemática, deixando de fora a ciência, a arte e a cultura. Nessa mesma reforma criou-se o” professor de notório saber”, desqualificando a profissão, tendo em vista que qualquer pessoa que atenda aos requisitos estabelecidos por uma instituição, estará autorizada a dar aula.

Ano passado, o Congresso aprovou a Reforma Trabalhista, legalizando o trabalho intermitente. Um artificio que beneficia apenas a classe patronal, pois permite que trabalhadores, inclusive nós, professores, tenhamos um salário fixado abaixo do mínimo.

E os prejuízos para a categoria não param por ai, com a iminente aprovação da reforma da Previdência no Senado e o anunciado fim do Fundeb.

Portanto, nesse Dia do Professor é necessário reforçar a importância de lutar contra e resistir aos constantes ataques à Educação, único caminho para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos. A Educação é ferramenta de transformação e o professor é um agente ativo e fundamental nesse processo. Valorizar esses profissionais com salário digno e melhores condições de trabalho é dever de todo governo comprometido com o país. 

*Rui Oliveira é presidente da APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia./bnews

Câmara aprova afastamento de prefeito por suspeito de não fazer repasses à previdência





A Câmara Municipal de Queimados, na Baixada Fluminense, aprovou o afastamento temporário, nesta terça-feira, do prefeito Carlos Vilela (MDB). Ele, que é suspeito de não fazer repasses à previdência dos servidores daquele município, ficará ausente do cargo por 180 dias.

A comissão da Casa investigará a infração politico-administrativa contra o prefeito por falta de repasse de cerca de 48 milhões de reais ao PREVIQUEIMADOS (Instituto de Previdência dos Servidores do Município) e não cobrança de débito sobre serviço (ISS). Na plenária, nove vereadores votaram a favor do afastamento, seis foram contrários, um parlamentar se absteve e outro faltou.

Em nota, o prefeito informou que recebeu com surpresa o afastamento “Ainda não fui notificado oficialmente pela Câmara de Vereadores e, tão logo seja, irei recorrer prontamente à justiça. Estou com a consciência tranquila, pois não cometi nenhum tipo de desvio. Caráter, honestidade e integridade são valores que aprendi com meus pais desde a infância e carrego comigo ao longo de toda a vida”, disse Carlos Vilela, no texto./Zero Hora News

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Prédio residencial de 7 andares desaba em Fortaleza; uma pessoa morre



[Prédio residencial de 7 andares desaba em Fortaleza; uma pessoa morre ]

Um prédio de sete andares desabou na manhã desta terça-feira (15) no cruzamento da Rua Tomás Acioli com Rua Tibúrcio Cavalcante, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

Testemunhas disseram que havia crianças morando no Condimínio Edifício Andrea. A movimentação no local é intensa. Moradores buscando informações sobre o que aconteceu. Os entulhos caíram em cima de casas vizinhas e sobre um caminhão.

Pelo menos três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência foram ao local para atender a ocorrência. Ainda não há informações oficiais sobre feridos.

VÍTIMA SOB ESCOMBROS LIGOU PARA A MÃE

Uma pessoa que está debaixo dos escombros do prédio conseguiu falar com a mãe usando um telefone celular.


Os bombeiros tentam resgatar o dono de um mercadinho da Rua Tomás Acioli, ao lado do prédio, que teve a entrada coberta pelos destroços.

"Eu estava em casa. Há 30 minutos ouvi um barulho forte. Como se fosse uma batida de caminhão, coisa do tipo. Em seguida ouvi um barulho desencadeado. Eu disse: não! Caiu alguma coisa. Desabou alguma coisa. Olhei pela janela e vi poeira muito forte e gente correndo", disse Mário Ferreira, morador da região.




PRÉDIO ESTAVA EM REFORMA QUE RETIROU COLUNAS, DIZ AMIGO DE MORADOR

O aposentado Edilanio Martins afirmou que ouviu de um amigo morador que o condomínio estava em obras, executada irregularmente. "Tem um amigo meu que mora no prédio , o Paulão, não sei se ele estava lá, mas tem gente dentro. Ele tá em reforma, o rapaz disse que mecheram errado na coluna", disse.


Maiores informações há qualquer momento. Assista abaixo vídeos feitos no local do acidente./Portal terra

Bahia registra mais de 20 mil mortes em acidentes de trânsito nos últimos 10 anos





A Bahia registrou 24.479 mortes em acidentes de trânsito, entre 2009 e 2018, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Conforme o órgão, o número é maior que a população de 287 cidades baianas, como Laje, Uauá e Coração de Maria. De acordo com a Sesab, até outubro deste ano, foram registrados 1.481 óbitos causados por acidentes de trânsito. Além disso, a secretaria destaca que cerca de 40% das internações hospitalares no estado são por causa de acidentes, na maioria das vezes envolvendo motocicletas.

A Bahia foi o primeiro estado do Brasil a incluir os acidentes de trânsito na lista de doenças de notificação compulsória (obrigatória), para interesse de saúde pública, em novembro de 2017. Segundo informações da Sesab, entre 1° de janeiro e 8 de outubro de 2017, foram registrados 16.822 vítimas de acidente de trânsito, média superior a 59 casos por dia.

O órgão de saúde informou que segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam), 75,1% das vítimas eram homens e 57,1% deles tinham entre 20 e 39 anos. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no Brasil, estimativas calculam em cerca de R$ 50 bilhões ao ano os gastos com os acidentes de trânsito. No cálculo, o órgão leva em conta atendimento médico-hospitalar, seguros de veículos, danos a infraestruturas e perda ou roubo de cargas.

Na Bahia, entre 1° de janeiro de 2015 e 4 de outubro deste ano, as despesas com internação hospitalar custaram R$ 50 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). O montante não contabiliza medicamentos, fisioterapias, órteses e próteses, o que multiplicaria o valor em mais de 10 vezes. Os acidentes de trânsito vão ser o tema do Simpósio Internacional Trânsito Seguro, que acontece nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, no auditório jornalista Jorge Calmon, na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba).

O evento é gratuito e vai ter inscrições feitas no local. Vão ser abordados experiências nacionais e internacionais de êxito, nos quais os elementos vão fazer parte do plano estadual para redução das mortes e lesões por acidentes de trânsito, que vai ser apresentada ainda neste ano.

O Simpósio vai contar com as presenças da chefe da representação da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross, e do diretor do Consejo Nacional de Seguridad Vial da Costa Rica, Cralos Contreras-Montoya. Também vão participar do evento a presidente da Associação Nacional de Detrans, Larissa Britto, o diretor da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério de Saúde, Eduardo Macário, e o comandante da operação Lei Seca em Pernambuco, major da Polícia Militar André Felipe Gondim./G1

Bahia decreta situação de emergência por causa das manchas de óleo



Bahia decreta situação de emergência por causa das manchas de óleo


O governador da Bahia em exercício, João Leão, assinou na tarde desta segunda-feira (14) o Decreto Estadual de Emergência para liberação de recursos para seis municípios do estado que foram atingidos por manchas de óleo no litoral.

“A finalidade desse decreto é que nós possamos comprar todos os materiais necessários para conter e recolher essas manchas que estão chegando na praia.

Quem é que vai ficar com esse óleo que a gente vai recolher? A ideia nossa é entregar esse óleo para a Petrobras, que é quem entende de petróleo”, disse o governador. Os municípios que fazem parte do decreto são Lauro de Freitas, Camaçari, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra.

Salvador e Mata de São João, apesar de também serem afetados pela mancha, não vão receber os recursos, porque não declararam situação de emergência./TH

O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro



Professor


No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

Origem do Dia dos Professores
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O Decreto define a razão do feriado:

"Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

Para ler sobre outras datas que prestam homenagens à educação, leia:

Mensagem para o Dia dos Professores
Querido professor, obrigado pela dedicação, paciência e companheirismo ao longo de todos esses anos de ensino. Sabemos que às vezes não me comporto muito bem (falo alto, durmo ou jogo bolas de papel nos colegas), mas eu com certeza sei que o meu futuro depende muito de ti! Obrigado por estar me ajudando a construir o meu amanhã! Feliz Dia dos Professores!

Não és apenas mais um professor, mas sim um mestre! Empenho, dedicação e, acima de tudo, a esperança em ver um futuro melhor para o mundo, são os seus principais motivadores! Não quero decepcioná-lo, professor! Obrigado por dedicar a sua vida ao ensino. Parabéns!

Mestres na arte de educar, especialistas em contar histórias e explicar as ‘maluquices’ desse mundo… Eu reconheço o grande valor da sua existência, querido professor! O prazer em espalhar a cultura e a informação me enche de orgulho. Sim, tenho muito orgulho em ter o professor mais dedicado e apaixonado do mundo! Muito obrigado por estares sempre presente para nos ajudar a crescer como seres humanos melhores! Feliz Dia dos Professores!

Tem interesse na profissão de educador? Leia: Bons motivos para te inspirar a ser professor

Um em cada quatro adolescentes brasileiros é dependente de Internet, aponta estudo





Quando decidiu restringir o acesso do filho ao computador, Mariana (nome fictício) observou um comportamento diferente daquele que o adolescente costumava demonstrar. O garoto, então com 12 anos, se revoltava contra os pais quando era obrigado a ficar algumas horas sem usar a internet. Xingava, gritava e arremessava objetos. Parecia outra pessoa, segundo relato da própria mãe. "Ele tinha um ódio no olhar, ficava totalmente transtornado. Não era mais aquele menino doce e carinhoso", conta ela.

Mariana decidiu procurar ajuda. Passou a participar de um grupo de apoio a pais e parentes de jovens que fazem uso abusivo de tecnologias. Ao frequentar as sessões, coordenadas por profissionais do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (IPq-HC/USP), percebeu que o que o filho tinha era um vício e conheceu outras famílias com o mesmo drama.

O fenômeno, já notado por alguns pais, está sendo quantificado por uma pesquisa pioneira no Brasil. Levantamento da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com mais de 2 mil adolescentes mostra que 25,3% são dependentes moderados ou graves de internet.

"Como a amostra pesquisada é grande, é um estudo representativo da realidade dos centros urbanizados brasileiros", ressalta Hermano Tavares, coordenador do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do IPq, que conta com um grupo de tratamento para dependência tecnológica.

O estudo foi feito com jovens de 15 a 19 anos de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Vitória. Eles responderam a um questionário internacionalmente utilizado para verificar o vício digital, o Teste de Dependência de Internet (ou Internet Addiction Test, em sua versão original, em inglês).

Mais do que medir o tempo de uso das redes, a avaliação tem como objetivo verificar como acesso à internet impacta na rotina, emoções e relacionamentos dos usuários.

É esse impacto, segundo especialistas e pais de jovens, o principal indicador de quando o uso da internet torna-se problemático. No caso do filho de Mariana, hoje com 16 anos, o vício em jogos online trouxe, além de comportamento agressivo, queda de rendimento na escola, ansiedade e atitudes antissociais. "É triste abrir a porta do quarto do filho, saber que ele tem a oportunidade de frequentar tantos lugares e vê-lo só enfurnado em casa", diz.

Mais problemas

Outro reflexo da dependência tecnológica é a presença de transtornos mentais associados. Segundo George Nunes Bueno, pesquisador da Ufes e um dos responsáveis pelo estudo, a proporção de jovens com sintomas de ansiedade no grupo de dependentes tecnológicos é o dobro da verificada entre não dependentes (34%, ante 17%).

"O número de dependentes é maior entre os que dizem usar a internet para se divertir, passar tempo livre ou que considera a internet uma companhia", explica o especialista.

Razões

A solidão e a baixa autoestima são algumas das razões para o uso problemático da internet, principalmente entre os mais jovens. "A autoimagem é muito importante na adolescência e muitos encontram nas redes sociais a aprovação e a popularidade que não encontram fora da internet", diz Sheila Niskier, médica do adolescente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para o psicólogo Cristiano Nabuco, coordenador do grupo de dependências tecnológicas do IPq-HC, outra razão para o uso excessivo de internet entre jovens brasileiros é a enorme desigualdade sociocultural do País. "Perante a web, todos são iguais e têm oportunidades de cultura similares", afirma.

Ele afirma ainda que a violência urbana registrada nas cidades brasileiras faz com que os próprios pais prefiram que os filhos permaneçam em casa, no computador, a que façam atividades externas.

Para os especialistas, é importante que os pais saibam identificar o problema, impor limites e mudar hábitos dentro de casa. "O adolescente tem o pé no acelerador das emoções, é impulsivo. O controle tem de ser externo. Muitas vezes o uso da internet está preenchendo um vazio na família", afirma Sheila.

Depoimento:'Meu filho ficou irreconhecível. Até espumava'

Até os 14 anos, o Lucas (nome fictício) era bem tranquilo. Aos 15, começou a apresentar sinais de que não estava bem. Nós tínhamos mudado de bairro e ele ficava mais tempo em casa, quase sempre no computador. Nessa época, comecei a notar que ele se tornou mais agressivo e explosivo. Passava umas dez horas por dia na internet. Quando ele tinha 16 anos, tiramos o computador de casa para usar em um comércio que tínhamos aberto.

Ele passou a jogar escondido, mas, quando não conseguia, demonstrava raiva, até mudava a feição. Em uma dessas crises, pegou uma faca para tentar agredir o irmão. Tivemos de chamar a polícia. Em outra, arrancou os fios do computador da parede, quebrou dois celulares, ficou irreconhecível, até espumava, de tanta raiva. Chegamos no limite quando ele se trancou no quarto e ficou segurando uma faca contra o peito, dizendo que ia se matar. Conseguimos entrar e tirar a faca dele.

Fomos ao hospital com ele, passamos em psiquiatra e começamos a procurar ajuda para dependência em tecnologia. Foi então que toda a família passou a frequentar o grupo de apoio a familiares de dependentes em internet do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Todos tiveram de mudar hábitos e aprender a pôr limites.

Avaliando a criação do Lucas, percebo que sempre fomos permissivos, não colocávamos limites, fazíamos de tudo para evitar frustrações. Desde que começamos o acompanhamento, há quatro meses, estamos tentando mudar.

Em primeiro lugar, o pai, que era caminhoneiro, mudou de emprego para ficar mais presente. Passamos a equilibrar os deveres do Lucas com privilégios. Agora, ele tem limite de horas no computador, tem de frequentar cursos. Estamos mais presentes e isso está fazendo a diferença.

Terapia com pais

A cada 15 dias, um grupo de pais e parentes de jovens se reúne em um sobrado em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, para aprender a lidar com o inusitado vício dos filhos. A maioria está na faixa dos 40 ou 50 anos e tem filhos adolescentes.

Quando tornaram-se pais e mães, relatam, um dos principais medos era de que os filhos se tornassem dependentes de drogas ou álcool, ou que fossem vítimas de violência.

Também temiam (e queriam evitar) ter com os filhos uma relação autoritária como a que vivenciaram com os pais, sem diálogo e com muitas regras.

Mas o que hoje tem se manifestado como principal preocupação da paternidade foi algo inesperado: a apatia que os filhos demonstram com qualquer atividade que não esteja relacionada ao uso da internet. "Se ele não pode estar no computador, fica deitado na cama e dorme o dia todo", conta o pai de um jovem de 23 anos. "Parece que não tem uma motivação na vida, não consegue tomar decisões", relata outro.

A psicóloga Sylvia Van Enck, do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, conduz as sessões de terapia.

Em uma delas, acompanhada pelo Estado, ela convida os presentes a revisitarem sua adolescência, lembrando que, quando jovens, eles também desafiavam os pais e queriam quebrar regras, mas que a resposta dos responsáveis era diferente.

"Antigamente os pais se impunham gerando medo, e não queremos reproduzir isso hoje. Mas também precisamos perceber o tanto de privilégios que temos concedido antes mesmo que os filhos cumpram com suas obrigações", diz ela.

A ideia não é trazer culpa aos pais, mas ensiná-los a balancear diálogo com limites. "Muitas vezes os pais temem as reações dos filhos e evitam o conflito, mas isso leva a um distanciamento maior. Definir tarefas e obrigações para eles é uma forma de integrá-los à família e fazer com que eles se sintam úteis. Nos jogos online ou nas redes sociais, muitas vezes eles se sentem valorizados e por isso querem ficar só naquele mundo", destaca Sylvia.

Foi essa a principal mudança adotada por Mariana no trato com o filho de 16 anos após frequentar o grupo do IPq. "Mais importante do que superprotegê-lo é analisar as reações dele e ir negociando. Não precisamos ser autoritários, mas é preciso mostrar, mesmo que de forma sutil, liderança", diz.

Detox digital

Com o crescente número de jovens que manifestam uso abusivo de internet, especialistas resolveram se unir ao governo federal para criar um programa que conscientize pais e filhos sobre o uso adequado de tecnologias.

Capitaneado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o programa Reconecte oferecerá cartilhas e vídeos informativos sobre como a tecnologia pode ser usada de forma proveitosa, mas sem criar prejuízos em aspectos como saúde mental e segurança.

"A tecnologia traz inúmeros benefícios, mas pode ser problemática. Queremos promover o fortalecimento do vínculo familiar como forma de evitar esse uso abusivo. Vemos que, muitas vezes, o uso problemático está relacionado a uma fragmentação do diálogo, a uma piora da escuta em casa", diz Angela Vidal Gandra da Silva Martins, secretária Nacional da Família da pasta.

Entre as ações está o Detox Digital Brasil, data em que o governo promoverá atividades culturais convidando as famílias a ficar um dia longe da internet. A ação será realizada no dia 8 de dezembro.

Segundo Daniel Celestino de Freitas Pereira, coordenador geral de enfrentamento a vícios e impactos negativos do uso imoderado de novas tecnologias do ministério, além de ações em cinco eixos (cultura, responsabilidade, dignidade humana, saúde e segurança), o programa Reconecte deverá fazer um levantamento sobre o assunto. "Queremos fazer uma grande pesquisa nacional sobre a saúde mental relacionada ao uso de tecnologias." Pereira afirma que uma das possibilidades avaliadas é de que esse estudo seja feito em parceria com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.

O grupo de dependência tecnológica do instituto, coordenado pelo psicólogo Cristiano Nabuco, já vem atuando em conjunto com o ministério com consultoria técnica sobre o tema./As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Morador de Itabatã é executado com vários tiros dentro de um bar em Posto da Mata





Um jovem identificado pelo nome de Juliano Caldeira Soares, vulgo “Magrão”, de 33 anos, foi morto a tiros no inicio da noite desta segunda-feira, 14 de outubro, dentro de um bar na Rua São Paulo, no bairro cajueiro em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.


Segundo a polícia, Magrão é morador de Itabatã, distrito de Mucuri  mas estava traficando em posto da Mata. A polícia também informou que ele já foi preso pelo tráfico de drogas.


Moradores relataram que ouviram pelo menos 10 tiros. O corpo ainda está no local aguardando a chegada da perícia./bahiaextremosul

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Acusado de homicídio, tráfico e furto é executado a tiros no Planalto ll em Medeiros Neto





Medeiros Neto: Motoqueiros voltam a agir na noite deste domingo, 13 de outubro, no município de Medeiros Neto, e executam um acusado de envolvimento em dois homicidios, tráfico de drogas e furtos na cidade. A Central do CICOM/190 recebeu informações por parte de populares, sobre a ocorrência de disparos de arma de fogo na Rua João Cardoso de Araújo, conhecida como Rua das Cinzas, no Bairro Planalto ll.

Segundo os populares, um homem estava caído e ferido pelos tiros. O SAMU e uma guarnição da Polícia Militar se deslocaram até o endereço, e constataram o óbito da vítima, que foi identificado como, Ronicley de Jesus Oliveira, vulgo "Rony", de 26 anos, que foi atingido pelo menos por 04 tiros, sendo 02 na região do tórax, 01 no braço, e outro pescoço. Ainda segundo moradores, mais ou menos 06 tiros foram ouvidos.

Os policiais militares informaram o ocorrido ao delegado do Plantão Regional, Bruno Ferrari, que solicitou ao DPT a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia nesta segunda-feira (14). O inquérito policial, que irá apurar a motivação e possível identificação dos autores, será presidido pelo delegado titular do município, Willian Telles./Liberdadenews

Acusado de tráfico morre em troca de tiros com militares da 88ª CIPM do Prado: Arma e drogas são apreendidas





Prado: Acusado de tráfico morre em troca de tiros com guarnição do PETO e do 3° Pelotão da 88ª CIPM na cidade do Prado, no final da tarde deste domingo, 13 de outubro. Segundo informações, os policiais teriam recebido denúncia de que um homem estaria usando uma casa abandonada no Bairro São Brás, como ponto de drogas, e, que o suspeito estaria ostentando uma arma de fogo na cintura e intimidando moradores com ameaças.

Com base nas informações e com as características do acusado, os PMs iniciaram diligências na localidade, na tentativa de encontrar o suspeito, e uma das guarnições se deparou com ele, próximo à referida casa, conforme denúncia, momento em que ele correu para o interior do imóvel, sendo feito um cerco em torno do local. Quando os militares se aproximaram e se identificaram como policiais, foram recebidos com disparos de arma de fogo.

Os policiais reagiram à injusta agressão, iniciando uma troca de tiros. Ao cessar os disparos, encontraram o acusado caído ao chão, com a arma ao lado. O criminoso foi socorrido de imediato para a UPA, onde deu entrada ainda com vida, mas, não resistiu aos ferimentos, e quando recebia atendimento médico, veio a óbito. Trata-se de José Carlos Silva, 40 anos, que segundo a PM, já tinha passagens na delegacia do município, sendo uma delas por tentativa de homicídio.

Na ação foram apreendidos um revólver calibre .32, com três cartuchos deflagrados e dois intactos; 01 simulacro de pistola; 05 pedras de crack, e 27 gramas de substância tipo cocaína. O Auto de Resistência com resultado em morte será apurado pela própria unidade policial da 88ª CIPM. Já a ocorrência policial deverá ser realizada nesta segunda-feira (14), na Delegacia Territorial do Prado, junto ao delegado titular, Kléber Gonçalves.

O corpo foi removido para o IML da cidade de Itamaraju, onde passará por necropsia, nesta segunda-feira (14), sendo liberado posteriormente para os familiares./Liberdadenews

Ex-presidiário que estava tocando terror em Taquari troca tiros com militares e morre no Hospital de Caravelas






Caravelas: Ex-presidiário troca tiros com policiais da 88ª CIPM e CAEMA, no Distrito de Taquari, município de Caravelas, na noite deste domingo, 13 de outubro, e acaba vindo a óbito após dar entrada na Unidade Hospitalar daquela cidade. O criminoso foi identificado como Rosenilton Félix dos Santos, vulgo "Tsiu", de 30 anos, que teria cumprido pena no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) por homicídio e tráfico de drogas, e teria saído recentemente do regime fechado, estando em liberdade condicional.

Segundo informações, o Rosenilton estaria ameaçando de morte uma ex-namorada no distrito, bem como, estaria intimidado a todos da pacata comunidade com uma arma de fogo. Após os policiais da 88ª CIPM, terem recebido a denúncia de que ele estaria armado, e realizando as ameaças, pediram apoio para os colegas da CAEMA que estavam na localidade, que estava em festa desde a última sexta-feira (11), momento que se deslocaram até a residência apontada na denúncia.

Os militares realizaram o cerco, e então ordenaram que o Rosenilton saísse do interior do imóvel. Quando ele correu para os fundos com uma arma em punho, se deparou com os policiais, e atirou contra eles, que revidaram à injusta agressão. Após a troca de tiros, os PMs avistaram o Rosenilton caído no chão, sendo ele atingido por dois tiros. De imediato, foi prestado socorro para o criminoso até o Hospital de Caravelas, onde ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito logo depois de dar entrada na Unidade de Saúde.

Com o Rosenilton, os militares apreenderam um revólver calibre 38 com 03 cartuchos deflagrados e 03 intactos. O Auto de Resistência com resultado em morte será apurado pela própria 88ª CIPM, e a ocorrência policial deverá ser registrada na Delegacia de Caravelas, nesta segunda-feira (14), devendo ser apresentada a arma que o acusado estava portando, para o delegado substituto, Maderson Souza. O corpo foi removido para o IML de Itamaraju, onde passará por necropsia, sendo liberado posteriormente aos familiares. /Liberdaednews

Irmã Dulce é canonizada pelo vaticano e se torna a primeira santa brasileira



Irmã Dulce é canonizada pelo vaticano e se torna a primeira santa brasileira



Santa Dulce dos Pobres. É assim que Irmã Dulce passa a ser chamada após a cerimônia de canonização que a tornou santa na manhã deste domingo (13) na Praça de São Pedro, no Vaticano, lotada de fiéis.

A santa, conhecida popularmente como Anjo Bom da Bahia, foi uma das religiosas mais populares do Brasil graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados, principalmente na Bahia. O Vaticano considera que Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa brasileira.

Embora outras brasileiras e uma religiosa que atuou no país tenham sido canonizadas pela Igreja Católica anteriormente, irmã Dulce é a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos./TH

Itamarajuense: Reconhecido o corpo de motociclista que morreu em acidente na BR-101, em Teixeira de Freitas



Itamarajuense: Reconhecido o corpo de motociclista que morreu em acidente na BR-101, em Teixeira de Freitas


Segundo o condutor do carro, José Cláudio de Jesus Santos, ele fazia o trajeto Eunápolis/Teixeira de Freitas, quando deparou-se com a motocicleta sem iluminação na parte traseira. Ele disse à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que a colisão foi inevitável e com a força do impacto o motociclista rolou pelo capô e caiu sem vida no acostamento da rodovia.

Na manhã deste domingo (13), familiares fizeram o reconhecimento do corpo do motociclista no Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT). Trata-se de Paulo Sérgio dos Santos Cruz, de 40 anos, oriundo do município de Itamaraju.

Segundo os parentes de Paulo Sérgio ele havia adquirido a moto recentemente e não portava os seus documentos pessoais pelo fato de tê-los perdidos recentemente./TH

Acidente entre moto e veículo de passeio deixa motociclista morto na BR 101 em Teixeira





Teixeira de Freitas: Colisão entre veículo e motocicleta na BR 101 fez uma vítima fatal, na noite desta sexta-feira, 11 de outubro. Segundo o motorista do veículo, modelo VW/Saveiro, de cor prata, placa MZC 5767, que estaria retornado de Eunápolis para Teixeira de Freitas, ao chegar na altura do Km 836, logo depois da reta, ele foi surpreendido com uma motocicleta no meio da pista, no mesmo sentido, sem nenhuma sinalização ou lanterna acesa.

Trata-se de uma moto modelo Honda/Titan FAN 125, de cor preta, placa HKD 7276, licenciada no município de Nova Viçosa. O motorista disse que não teve como evitar a colisão na traseira da moto. O piloto da motocicleta foi arremessado para cima, vindo a cair sobre o parabrisa do veículo, e depois na lateral da pista, tendo morte instantânea. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada, que compareceu no local, realizando o registro do acidente.


O caso foi comunicado para a delegada de plantão, Maria Luíza Ribeiro, que solicitou ao DPT a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas. A vítima não estava portando nenhum documento de identificação, e os agentes da PRF, através da placa da motocicleta, conseguiram identificar em nome de quem ela está registrada, sendo de Adeilton Durculina Pereira, porém não foi possível saber se esta pessoa (Adeilton) é a vítima.

Na motocicleta estava uma mochila, e ao tentarem encontrar algum documento de identificação, os policiais encontraram uma arma de fogo, tipo garrucha, de calibre .22, com 05 cartuchos intactos, entre outros pertences da vítima. Os veículos foram encaminhados para o pátio de convênio da PRF, e a arma foi apresentada na Delegacia de Polícia, no ato do registro do acidente. O motorista do veículo foi apresentado e, após oitiva, liberado.


O corpo da vítima segue sem identificação no IML, e passará por necropsia neste sábado (12),e ficará aguardando a identificação por parte dos familiares, para que possa ser liberado. Um inquérito policial será instaurado para apurar as causas do acidente./Liberdadenews

Motorista embriagado invade lanchonete, atropela 4 e mata jovem



Veículo invadiu lanchonete e atingiu quatro clientes, um deles morreu


O motorista de uma van perdeu o controle do veículo e invadiu uma lanchonete, no final da noite deste sábado, 13, em Jundiaí, interior de São Paulo.

Frequentadores que estavam na calçada e no interior do estabelecimento foram atropelados. Uma jovem de 29 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas. O teste do bafômetro indicou que o condutor da van estava embriagado. Ele foi preso.

O acidente aconteceu na rua José Lins do Rego, no Jardim Tamoio, região periférica da cidade. Conforme a Polícia Civil, guardas municipais que estiveram no local relataram que o veículo não conseguiu fazer uma curva, subiu na calçada e invadiu a área onde estava a clientela da lanchonete, atingindo as pessoas.

O veículo parou após bater numa coluna de metal. A jovem Thamyres Soares Marques Jacinto foi atingida em cheio e não resistiu à gravidade dos ferimentos.

Conforme a Guarda Municipal de Jundiaí, outras três pessoas, duas mulheres de 30 e 27 anos e um jovem de 27, ficaram feridas e foram levadas para o pronto-socorro do Hospital São Vicente de Paulo. As três vítimas continuavam internadas neste domingo em estado estável.

O teste do bafômetro acusou a embriaguez do motorista Antônio Barbi Junior, de 41 anos. Nas roupas dele foi encontrado um pino vazio de entorpecente, o que levantou a suspeita do consumo de droga.

O homem foi agredido pelas pessoas que estavam no local. Ele foi levado para o plantão da Polícia Civil e autuado por homicídio e lesão corporal culposa. Antônio será levado para audiência de custódia nesta segunda-feira, 14./bahiaextremosul

Homem mata criança, esfaqueia e joga a mulher pela janela e depois se joga do 1º andar na Bahia. Veja Vídeo




Um crime chocou os moradores da Rua Sergipe, no bairro sobradinho em Santo Antônio de Jesus, por volta das 18h30 da  noite deste sábado, 12 de outubro, Dia das Crianças. 

O acusado do crime que não teve o nome revelado, matou o enteado de 04 anos a facadas, esfaqueou  a mãe do garoto e a jogou pela janela e depois se esfaqueou e pulou do primeiro andar  do prédio.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento que o agressor também ferido pela faca se joga da sacada da casa onde a família mora.




O menino de apenas 04 anos, chegou a ser socorrido por policiais militares para um hospital na cidade, junto com a mãe, mas ele não resistiu aos ferimentos. A mulher segue internada na unidade de saúde.


O suspeito foi levado para o mesmo hospital por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e também segue em observação. De acordo com a PM, o homem foi autuado pelos crimes e está custodiado na unidade de saúde.


Ainda não há informações sobre o que motivou os ataques ao menino e à mãe dele. O caso será investigado pela Polícia Civil./bahiaextremosul

domingo, 13 de outubro de 2019

ITAMARAJU | Ronda Escolar da 43ª CIPM participa do projeto “Lápis na Mão” com alunos do “Música na Escola”




Na tarde de sexta-feira (11), alunos do projeto Música na Escola, idealizado por policiais militares que atuam na Ronda Escolar da 43ª CIPM, realizaram uma belíssima apresentação na Praça 2 de Julho, em Itamaraju, como parte das atividades do “Lápis na mão”, um projeto da TV Santa Cruz que promove caravanas com o objetivo de promover o desenvolvimento da educação no Sul e Extremo Sul baianos.


O “Música na escola” é desenvolvido em Itamaraju pela 43ª CIPM em parceria com a Igreja Atos. Consiste em aulas de instrumentos musicais para crianças de escolas públicas, preenchendo o tempo e a mente em horário diverso do escolar.

A apresentação encantou os presentes e marcou a passagem da caravana do “Lápis na mão” pelo município. A Major Érica Cristina Evangelista Almeida, comandante da unidade, também esteve presente no evento acompanhando as atividades./43ª CIPM

Brasil terá sua primeira santa neste domingo





REDAÇÃO CENTRAL, 10 Out. 19 / 06:00 pm (ACI).- No dia 13 de outubro, o Papa Francisco canonizará a Beata Dulce Lopes Pontes, que será a primeira santa brasileira, conhecida como o "anjo bom da Bahia".

A futura santa é lembrada por ser a imagem da caridade, pois dedicou sua vida a cuidar dos pobres e realizou um importante trabalho social na Bahia, onde fundou hospitais de caridade e uma rede de apoio social.

Será declarada santa 27 anos após sua morte, sendo a terceira canonização mais rápida na história recente da igreja, depois de São João Paulo II (9 anos após sua morte) e Santa Teresa de Calcutá (19 anos após sua morte).

Sua vida

Maria Rita Lopes Pontes nasceu em Salvador (BA), em 26 de maio de 1914, foi a segunda de cinco irmãos. Seu pai, Augusto, era dentista e professor da Faculdade de Odontologia, sua mãe, Dulce Maria, morreu em 1921, aos 26 anos.

Maria Rita, aos 13 anos, começou a acolher em sua casa mendigos e doentes, transformando a residência da família em um centro de atendimento. A casa ficou conhecida como "A Portaria de São Francisco", devido ao grande número de pessoas carentes que acolhia.

Junto com uma de suas tias, conheceu os lugares mais carentes da cidade, ficando marcada pela pobreza. Seu interesse pela vida religiosa despertou durante sua adolescência. Assim, em 1933, após se formar como professora, ingressou no Instituto das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, com o nome de Dulce, em homenagem a sua mãe.

Irmã Dulce entregou sua vida ao serviço aos necessitados, fundou a União dos Trabalhadores de São Francisco, um movimento cristão de trabalhadores na Bahia, o Hospital Santo Antônio e uma rede de apoio social que administrou até o dia de sua morte.

Suas numerosas fundações se reúnem sob o nome de Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que atualmente incluem o Complexo Roma, uma rede de hospitais e centros de saúde para os mais pobres e o Centro Educacional Santo Antônio. Além disso, a organização administra vários centros de saúde no município de Salvador.

Conheceu São João Paulo II, com quem teve dois encontros em 1980 e 1991, quando foi hospitalizada por problemas de saúde. Seu humanismo e suas obras de caridade levaram o então presidente do Brasil, José Sarney, a indicá-la, em 1988, ao Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em 13 de março de 1992.

Foi beatificada por Bento XVI em 2011, depois da comprovação de sua intercessão na cura milagrosa de Claudia Cristina dos Santos, em 2001, que sofria de uma hemorragia incontrolável depois de dar à luz seu segundo filho, Gabriel.

Após três intervenções e 18 horas de sangramento, os médicos perderam a esperança, mas sua família decidiu pedir a intercessão da beata e a hemorragia parou imediatamente.

O segundo milagre que permitirá sua canonização é a cura milagrosa de José Maurício Bragança Moreira, um professor que sofreu cegueira durante 14 anos devido a um glaucoma grave. Em 2014, sofria de conjuntivite aguda que não passava. Depois de quatro dias sem dormir, colocou uma pequena estátua da beata sobre o seu olho e pediu a sua intercessão. Dormiu e na manhã seguinte recuperou gradativamente a visão./brasil

Homem cai e explode granada que estava no bolso, veja vídeo



Granada explode no bolso de homem


Um homem ficou gravemente ferido após cair de uma rodilha de madeira e uma granada que estava em seu bolso, explodir. O episódio aconteceu na noite desta quinta-feira, no bairro do Caramujo, em Niterói.

O homem foi identificado como Mário Esteves dos Santos e foi encaminhado ao Hospital Estadual Azevedo Lima e seu estado de sáude é grave.

De acordo com a PM, o homem não possui nenhum mandado de prisão em aberto e equipes do 12ºBPM (Niterói) estiveram no local, e encaminharam a corrência para a 78ªDP.


Já a Polícia Civil informou que instaurou inquérito para apurar o crime de posse de artefato explosivo previsto no Estatuto do Desarmamento. Os agentes aguardam a melhora clínica da vítima para que possa prestar depoimento./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.