Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Criança mata padrasto com facada para proteger mãe e irmão de agressão



[Criança mata padrasto com facada para proteger mãe e irmão de agressão ]


Um homem, de 43 anos, foi morto a facadas pelo enteado de 11 anos na segunda-feira (10) em Campinas, no interior de São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, o menino agrediu o padrasto para proteger o irmão de 15 anos e a mãe, de 40, que estariam apanhando. As informações são do jornal Agora.

Segundo o boletim, a discussão começou porque a energia da casa foi cortada, devido ao atraso nas contas de luz. A mãe relata que, durante a briga, o homem partiu para cima dela. O filho de 15 anos tentou intervir, mas acabou imobilizado com um mata-leão e agredido com socos no rosto.

Ao presenciar a cena, a criança de 11 anos pegou uma faca na cozinha e atingiu o padrasto duas vezes, um dos golpes foi no pescoço. O homem ferido abriu a porta da casa e saiu para pedir socorro. Ele foi ajudado por uma vizinha, mas morreu no local.

A mãe e os dois filhos foram até a  2ª Delegacia Seccional, onde registraram a ocorrência. A criança foi encaminhada à Vara da Infância e da Juventude. O Tribunal de Justiça de São Paulo afirmou que não comenta o caso, pois ele corre em segredo de Justiça./G1

Garota de 20 anos é morta com um tiro no peito em Posto da Mata





O alto índice de homicídios que vem acontecendo nos últimos meses em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, tem assustando moradores e chamando a atenção das autoridades.

E para aumentar as estatísticas, na noite desta sexta-feira (14), uma jovem de 20 anos foi morta com um tiro no peito disparado por um homem, no portão de sua casa na Rua Pampulha, próximo ao campinho, no bairro Primavera.

Segundo relatos de familiares de Laine das Neves Santos, a jovem estava dentro de casa quando um homem a chamou no portão, ela foi atender e antes que o portão fosse aberto o criminoso atirou através de um buraco.

Alvejada no peito mais sem sangramento, Laine voltou para o interior da residência onde caiu. A família sem desconfiar que a jovem havia sido baleada, chamou O SAMU, uma equipe de socorristas foi até o local e constatou que ela estava morta, mais não descobriu a causa, o que só foi feito depois que os peritos chegaram e constataram a perfuração no peito da vítima.

O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas. Há registros de mais um homicídio na mesma noite em Posto da Mata, estamos buscando as informações. O delegado Marco Antonio Neves e sua equipe vão investigar o crime.


Obs. Fomos informados que a outra vítima de tiros está no hospital recebendo cuidados médicos./bahiaextremosul

Homem agride mulher e destrói vários objetos da casa, em Medeiros Neto



[Homem agride mulher e destrói vários objetos da casa, em Medeiros Neto ]


Na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, a Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 42 anos após confusão com sua companheira em Medeiros Neto.

Segundo informações, a vítima, também de 42 anos, convive há cerca de nove meses com o autor. Na noite anterior, o casal havia discutido por causa do valor de uma máquina de assar frango.

Homem agride mulher e destrói vários objetos da casa, em Medeiros Neto

De acordo depoimento da vítima, durante a discussão, ela chegou a ser agredida fisicamente. O eletrodoméstico foi comprado pelo homem, identificado como Ademir Andrade do Nascimento, para que a mulher conduzisse o empreendimento.

Como não houve lucratividade, a vítima decidiu vender o assador diante de cobranças do valor investido anteriormente por parte do autor.

A mulher teria conseguido tomar um empréstimo para pagar o companheiro e saiu para buscá-lo por volta das 06 horas do dia de hoje.

Foi quando o autor, enfurecido, destruiu diversos móveis e objetos da residência da mulher. Ele ainda teria tentado jogar a geladeira do primeiro andar, onde moram.

Homem agride mulher e destrói vários objetos da casa, em Medeiros Neto

Ele teria ligado para a mulher e justificado que estaria destruindo a casa porque a companheira estaria o traindo.

A Polícia Militar foi acionada e, após ter fugido, Ademir Andrade foi localizado em uma construção escondido, em posse de uma motocicleta Honda/Twister, ano 2008, cor amarela, com documentação atrasada.

Ademir Andrade foi conduzido para a Delegacia Territorial de Medeiros Neto e apresentado ao delegado titular dr. William Telles.

A moto foi apreendida e o autor enquadrado na Lei Maria da Penha, bem como pelo crime de destruição de patrimônio.

Ele foi levado para Teixeira de Freitas e segue à disposição da Justiça. Um fiança chegou a ser arbitrada no valor de dois salários minimos.

Homem agride mulher e destrói vários objetos da casa, em Medeiros Neto

Os dois moram em um imóvel no bairro Planalto I, nas proximidades do Fórum./MDD

Homem é executado a tiros em Alcobaça, mãe e irmã foram baleadas





João Pedro dos Santos Soares, foi executado á tiros na inicio da noite desta sexta-feira, 14 de fevereiros, na Rua do Cação, bairro do Farol em Alcobaça. Na ação criminosa, a mãe e a irmã de João Pedro foram alvejadas.

Segundo informação, João Pedro estava em casa com a família quando o assassino chegou e começou a atirar. Durante o tiroteio, a mãe e uma irmã de João Pedro que é ex presidiário e usava uma tornozeleira eletrônica, foram baleadas. As duas foram socorridas para o hospital local, e segundo informação da polícia, não correm risco de morrer.

Ainda segundo a Polícia,  João Pedro fazia parte do bando de Jalperaz, o “Soca”, executado junto com a família na BR 101, próximo a divisa com o Espírito Santo, no dia em que saiu do presídio.


O corpo ainda está no local aguardando a chegada do rabecão par afazer a remoção para o IML. A polícia militar está no local preservando a cena do crime. As investigações serão feitas pelo delegado Maderson Souza e sua equipe./bahiaextremosul

Dois tiros: Homem é vítima de homicídio tentado em Guaratinga



Dois tiros: Homem é vítima de homicídio tentado em Guaratinga

Luciano Cândido dos Santos, de 26 anos, foi vítima de homicídio tentado por volta das 19h30 desta última quinta-feira, dia 13 de fevereiro, na jenipapo, centro de Guaratinga.

Informações de testemunhas dão conta que a vítima caminhava pela via pública, quando dois suspeitos aproximaram-se de um deles sacou a arma e efetuou os disparos.

Logo depois a vítima foi socorrida ao Hospital Joana Moura, na própria cidade de Guaratinga, onde recebeu atendimento médico. As últimas informações dão conta que a vítima, apesar de ter sido atingida no ombro e nas costas, não corre o risco de morrer.


O crime é investigado pala Delegacia Territorial de Guaratinga (DT). Autoria e motivação do crime são desconhecidas./TH

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Thiago Salvatico, companheiro de Gugu, entra na disputa pela herança do apresentador



Crédito: Foto: reprodução Instagram e Twitter

Desde que teve sua identidade revelada pelo jornalista Lé Dias, Thiago Salvatico, que foi companheiro do apresentador Gugu Liberato por alguns anos, entrou na Justiça para brigar pela herança milionária do comunicador.

Além da família de Gugu, que desde sua morte em novembro do ano passado vem travando uma briga pelos bens dele, agora o seu namorado também quer o que Gugu deixou de patrimônio.

Segundo informações da coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de S. Paulo, o chef de cozinha brasileiro procurou o escritório de advocacia Traldi e Saggiori para representá-lo no processo de inventário de Gugu.

Ainda de acordo com a colunista Sonia Racy, Patricia Saggioro Leal e Mauricio Traldi, sócios do escritório, representam o companheiro de Gugu no inventário. Além disso, Saggioro declarou: “Thiago foi sim companheiro de Gugu”.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Rui Costa entrega obras em Prado e anuncia diversos investimentos para o Extremo Sul



Rui Costa entrega obras em Prado e anuncia diversos investimentos para o Extremo Sul. Foto: SecomBA


O Extremo Sul em festa nesta última quarta-feira, 12 de fevereiro, com a visita do governador da Bahia, Rui Costa. Também estiveram na região, acompanhando as diversas entregas feitas pelo governador, seus secretários, os deputados estaduais Robinho e Marcelino Carlos, e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Nelson Leal.

Políticos da região recepcionaram Rui Costa e sua comitiva, dentre eles, a anfitriã, prefeita de Prado, Mayra Brito, e os prefeitos de Mucuri, dr. Carlos Simões; de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito; Vereda, Dinoel Carvalho; Alcobaça, Léo Brito; Ibirapuã, Calixto Ribeiro; Guaratinga, Christine Pinto; Jucuruçu, Uberlândia Pereira; Medeiros Neto, Jadina Paiva; Itanhém, Zulma Pinheiro. E, ainda, os vice-prefeitos Ruberval Lima, de Nova Viçosa, Lucas Bocão, de Teixeira de Freitas, e Maurício Xavier, de Prado.

O deputado estadual Robinho; a coordenadora da 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas, Tatiane Ruas; o diretor-geral do Detran/Bahia, Rodrigo Pimentel; e o vereador Jonathan Molar. Fotos: OSollo

Rui inaugurou a Escola Estadual do Campo Anderson França, que fica no Assentamento Jaci Rocha, em Prado. O novo equipamento tem investimento de R$ 3,7 milhões e beneficia estudantes do ensino médio, técnico e fundamental.

Para a prefeita Mayra Brito, a obra é muito importante, pois vai atender não apenas famílias do assentamento, mas as que moram no entorno. Ela agradeceu a todos que propiciaram a realização das obras, por meio de emendas, e, principalmente, ao governador, por todo investimento do Estado em Prado.

 Prefeita do Prado, Mayra Brito


Mayra também comentou sobre a importância de se investir na infraestrutura das escolas. “O ambiente dos professores, dos alunos, interfere diretamente nos resultados da educação. E estamos muito felizes com esta obra. Escola linda”.

A estrutura da instituição de ensino dispõe de seis salas climatizadas, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiários, alojamentos e auditório, além de laboratórios de ciências e informática. A unidade atende 92 alunos do ensino médio, outros 60 do curso de agroecologia e mais 325 crianças do ensino fundamental I e II, que utilizam a estrutura a partir de uma parceria entre a prefeitura e a rede estadual.

Governador da Bahia, Rui Costa

“Quero comemorar junto com a população a construção e a entrega de uma nova escola. Todas as salas têm ar-condicionado, tanto as salas de aula como a dos professores, biblioteca e laboratórios. Tem também a quadra coberta e todos os equipamentos para garantir uma infraestrutura adequada à aprendizagem”, disse o governador.

Na ocasião, Rui deu por entregue a ponte sobre o rio Japara Grande, na BA-001, entre Prado e o distrito de Cumuruxatiba. O investimento na obra foi de R$ 5,9 milhões, beneficiando 72 mil habitantes da região. “Cumuruxatiba é um dos destinos turísticos mais procurados na Bahia. A ponte tem 108 metros de extensão. Este é o primeiro passo no compromisso do Governo do Estado para iniciar a pavimentação desse segmento da BA-001, interligando Prado e Cumuruxatiba”, explicou o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti.

A prefeita de Prado Mayra Brito e seu esposo Franco Baldo

A pavimentação em bloco sextavado da rua José Anacleto Fernandes, no bairro São Braz, em Prado, também foi entregue. Foram mais de 3,6 mil metros quadrados pavimentados, com aplicação de R$ 538 mil na obra. O mesmo tipo de pavimentação foi feito nas avenidas das Acácias, Ipê e ruas das Amendoeira, Buriti e Gravatás, no bairro Portelinha. Esta intervenção recebeu investimento de R$ 412 mil.

Ainda foram inaugurados seis sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades de Barro de Cima, Corumbau, Sagrado Coração de Jesus, Inguaí, Tombador e Veleiro. Os sistemas irão atender 1.190 pessoas. Foram aplicados mais R$ 800 mil nesta ação.

O prefeito de Mucuri, dr. Carlos Simões; o prefeito de Ibirapuã, Calixto Ribeiro; o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito; o prefeito de Vereda, Dinoel Carvalho; e o ex-prefeito de Itamaraju Pedro da Campineira

Temóteo Brito, gestor de Teixeira de Freitas, esteve com Rui Costa, acompanhado de seu secretário de Saúde, Hebert Chagas. Sobre a inauguração da escola, o prefeito foi pontual: “cada vez que se investe em educação, que se constrói uma escola em um município, você melhora a educação de uma região”.

Para Teixeira, o governador garantiu que ainda este ano irá licitar a obra para a construção do Hospital Regional do Extremo Sul: “Até o final do ano nós vamos licitar mais um compromisso com o povo do extremo sul baiano, que é a construção do Hospital Regional pra atender o extremo sul”, disse Rui, que, conforme já anunciado outrora, irá construir uma escola na cidade.

A jornalista Michele Ribeiro; o secretário de Educação João Carlos; o prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo Brito; o prefeito de Mucuri dr. Carlos Simões; o secretário de Agricultura Dorivaldo Neves e o secretário de Saúde, dr. Hebert Chagas

De Mucuri, o prefeito dr. Carlos Simões também esteve com o governador tratando de assuntos de interesse de seu Município. “A gente percebe o trabalho sério de nosso governador, e sabemos que essa obras não comtemplam um grupo, mas, a comunidade, como as policlínicas e essa escola rural, que tem toda infraestrutura de ponta. E a gente quer que ele chegue também em Mucuri com a ponte sobre o rio Mucuri e o esgotamento sanitário do distrito de Itabatã”, enfatizou dr. Carlos.

Sinal digital da TVE

Acompanhado do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, o governador também realizou o lançamento do sinal digital da TVE para os municípios de Teixeira de Freitas, Prado e Itamaraju. A ação é parte do projeto de interiorização do sinal digital da TVE.  A meta é que o sinal alcance 58 municípios e cinco milhões de baianos, com investimento total de R$ 7 milhões.


A TV Educativa da Bahia é uma emissora de televisão educativa brasileira sediada em Salvador, capital do estado da Bahia. Opera no canal 10, e é afiliada a TV Brasil.

Mais ações

Ainda em Prado, Rui entregou 459 certificados de cadastro ambiental rural (CAR), como resultado de um investimento de R$ 35 mil, e autorizou a celebração de cinco convênios, por meio do projeto Bahia Produtiva, que envolvem R$ 1,4 milhão em recurso, beneficiando 185 famílias.

Também como parte da agenda, o governador entregou o Posto Avançado da 24ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Teixeira de Freitas, onde foram investidos R$ 35 mil, incluindo a reforma do imóvel, mobiliário e equipamentos. O diretor-geral do Detran da Bahia, Rodrigo Pimentel, e a coordenadora da 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas, Tatiane Ruas, acompanharam as entregas.


Acompanhando todas essas importantes entregas para a região, também estavam autoridades policiais, como a major Kelly Ravani, comandante da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itamaraju, major Barbosa, comandante da 88ª CIPM.  Ex-prefeitos de Itamaraju, Frei Dilson, Pedro da Campineira e Luiz Mário, edis dos municípios do Extremo Sul, presidentes Câmara de Vereadores de Prado e Medeiros Neto, Diógenes Ferreira (Jorginho) e Hildo Brito, respectivamente./osollo

Mário Negromonte é afastado oficialmente do TCM-BA




Quase três meses após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pelo afastamento do conselheiro Mário Negromonte do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), a corte baiana foi notificada na última segunda-feira, 10, para cumprir a determinação.

A decisão do STF restabeleceu a determinação do Superior Tribunal de Justiça pelo afastamento do ex-ministro, que responde a processo na Lava Jato por suposto crime de corrupção.

Em nota, o TCM informou que a ordem judicial para afastamento do conselheiro foi cumprida imediatamente após a notificação ser entregue à presidência do órgão baiano./A tarde

Vídeo mostra momento em que homem é atingido por policial militar no sul da Bahia





Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em Darlon foi morto a tiros por um policial militar, na na cidade de Mucuri, que fica no sul da Bahia. Conforme a Polícia Militar, o suspeito foi afastado das atividades no dia do crime.

O vídeo mostra a vítima, que era um aposentado por invalidez, decorrente de problema mental, vestido com uma bermuda vermelha e sem camisa, andando pelo passeio da rua.

As imagens também mostram que o policial Lucas Silva Matos, de 25 anos, aborda Darlon e os dois entram em um restaurante. Logo depois, é possível perceber que algumas pessoas, que estavam na rua, correm.

O policial militar e a vítima saem do local e entram em luta corporal. Ao ser jogado no chão e receber murros, o suspeito atira em Darlon.

O caso aconteceu no dia 6 de fevereiro deste ano. Na última segunda-feira (10), Lucas Silva Matos se apresentou na delegacia e alegou ter atirado na vítima em legítima defesa. Conforme o delegado Samuel Martins Neto, que investiga o caso, ele foi liberado por não estar em prazo de flagrante.

Segundo informações do delegado Samuel Martins Neto, o policial confessou o crime e disse que abordou Darlon após a esposa dele reclamar que a vítima a assediou com os olhos. O suspeito também disse que foi atacado pela vítima com uma faca antes de atirar.

O delegado informou que testemunhas vão ser ouvidas nos próximos dias e o inquérito vai ser encaminhado para a Justiça.

s:


O caso é investigado na delegacia de Mucuri./bahiaextremosul

Pedreiro morre ao cair de caixa d’água em Posto da Mata





Juracy Mascarenhas Macêdo, de 62 anos, natural de Machacalis- MG, morreu no final da  manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro, depois de cair de uma caixa d‘água no bairro Acácia em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.

Juracy era funcionário da rede de Postos CNA do pré candidato a prefeito do município e era conhecido por “Gelson Pedreiro”, no momento do acidente ele estava fazendo reparos em uma caixa d’água quando se desequilibrou e caiu.

Uma equipe do SAMU foi até o local, Juracy que não usava nenhum tipo de acessório de segurança morreu antes de receber socorro médico.


Moradores relataram que a vítima fazia serviços extras nas horas de folga, como o que ele estava fazendo quando caiu. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas. As investigações das causas do acidente serão feitas pelo delegado marco Antônio e sua equipe./bahiaextremosul

Policiais Civis da Bahia podem cruzar os braços durante o carnaval de Salvador e no interior do Estado



Policiais Civis da Bahia podem cruzar os braços durante o carnaval de Salvador e no interior do Estado


Policiais Civis da Bahia realizam Assembleia Extraordinária, na próxima quarta-feira (19), às 9 horas, no Auditório da Faculdade Visconde de Cairu, bairro Barris, em Salvador. Um dos destaques da pauta é a adesão à escala extra do Carnaval 2020, informes sobre a PEC 159 e quais os caminhos até a sanção do projeto, avaliação da operação legalidade, que ocorre desde o dia 4 de fevereiro, além de solicitar mesa de negociação com o Governo do Estado.

“Essa Assembleia será importante para avaliar a operação legalidade e mostrar à sociedade que os policiais civis atuam sem condições dignas de trabalho, estamos percorrendo todas as delegacias do Estado. Esse é o momento da pressão, da categoria se unir em torno das demandas que estão pendentes. Dentre elas, avaliar quais rumos tomar durante o carnaval de Salvador e do interior. Nós estamos passando por um momento muito grave e só depende do Governo para sentar e negociar com os servidores que lutam cotidianamente em defesa da sociedade”, aponta o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), Eustácio Lopes.

Ainda segundo Eustácio, “as diárias pagas na escala extra do carnaval são equivalentes ao nível médio e deveriam ser correspondentes ao nível superior, conforme Decreto 13.169, de 12 de agosto de 2011, combinado com a Lei Orgânica da Polícia Civil. É um absurdo um carnaval bilionário como o da Bahia penalizar dessa forma os trabalhadores. Em decorrência dessa falta de diálogo do Governo do Estado e a ausência de uma negociação em relação às pautas reivindicadas”, frisa Lopes./TH

Teixeira sedia primeira edição do Pedal Rumo Novo




Na manhã do último domingo, 9 de fevereiro, aconteceu em Teixeira de Freitas a primeira edição do Pedal Rumo Novo com a organização de Ailton Cruz.


O pedal teve início às 5 horas saindo de Teixeira com destino a Guaratiba em Prado. Foram 70 km percorridos pelos ciclistas que vieram de vários lugares.


O encontro era um sonho de Ailton, que emocionado falou sobre as expectativas alcançadas, “fico muito feliz pois contei com os amigos que já pedalam comigo há mais de 11 anos, agradeço também a minha família e a todos os que participaram deste evento” , conclui.


Logo após a trilha foi servido uma deliciosa feijoada com direito a sorteio de brindes doados por apoiadores e patrocinadores do evento./sulbahianews

Rui entrega nova escola em assentamento no município de Prado




Em visita ao extremo do sul da Bahia, nesta quarta-feira (12), o governador Rui Costa inaugurou a Escola Estadual do Campo Anderson França, que fica no Assentamento Jaci Rocha, em Prado. O novo equipamento tem investimento de R$ 3,7 milhões e beneficia estudantes do ensino médio, técnico e fundamental.

A estrutura dispõe de seis salas climatizadas, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiários, alojamentos e auditório, além de laboratórios de ciências e informática. A unidade atende 92 alunos do ensino médio, outros 60 do curso de agroecologia e mais 325 crianças do ensino fundamental I e II, que utilizam a estrutura a partir de uma parceria entre a prefeitura e a rede estadual. As atividades no novo prédio serão iniciadas a partir de segunda-feira (17).


"Quero comemorar junto com a população a construção e a entrega de uma nova escola. Todas as salas têm ar-condicionado, tanto as salas de aula como a dos professores, biblioteca e laboratórios. Tem também a quadra coberta e todos os equipamentos para garantir uma infraestrutura adequada à aprendizagem", disse o governador.


Na ocasião, Rui deu por entregue a ponte sobre o rio Japara Grande, na BA-001, entre Prado e o distrito de Cumuruxatiba. O investimento na obra foi de R$ 5,9 milhões, beneficiando 72 mil habitantes da região. "Cumuruxatiba é um dos destinos turísticos mais procurados na Bahia. A ponte tem 108 metros de extensão. Este é o primeiro passo no compromisso do Governo do Estado para iniciar a pavimentação desse segmento da BA-001, interligando Prado e Cumuruxatiba", explicou o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti.


A pavimentação em bloco sextavado da Rua José Anacleto Fernandes, no bairro São Braz, em Prado, também foi entregue. Foram mais de 3,6 mil metros quadrados pavimentados, com aplicação de R$ 538 mil na obra. O mesmo tipo de pavimentação foi feito nas avenidas das Acácias, Ipê e ruas das Amendoeira, Buriti e Gravatás, no bairro Portelinha. Esta intervenção recebeu investimento de R$ 412 mil.

Ainda foram inaugurados seis sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades de Barro de Cima, Corumbau, Sagrado Coração de Jesus, Inguaí, Tombador e Veleiro. Os sistemas irão atender 1.190 pessoas. Foram aplicados mais R$ 800 mil nesta ação. "São muitos investimentos. Alguns estamos inaugurando e outros iniciando a partir de agora. Até o fim do ano, vamos publicar a licitação da pavimentação da BA-001. Fizemos também a entrega de pavimentação na sede da cidade. E temos ainda os convênios do Bahia Produtiva para que nosso povo possa produzir mais e melhor e gerar empregos", acrescentou Rui.

Sinal digital da TVE

Acompanhado do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, o governador também realizou o lançamento do sinal digital da TVE para os municípios de Teixeira de Freitas, Prado e Itamaraju. A ação é parte do projeto de interiorização do sinal digital da TVE.  A meta é que o sinal alcance 58 municípios e cinco milhões de baianos, com investimento total de R$ 7 milhões.

Mais ações

Ainda em Prado, Rui entregou 459 certificados de cadastro ambiental rural (CAR), como resultado de um investimento de R$ 35 mil, e autorizou a celebração de cinco convênios, por meio do projeto Bahia Produtiva, que envolvem R$ 1,4 milhão em recurso, beneficiando 185 famílias.


Também como parte da agenda, o governador entregou o Posto Avançado da 24ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Teixeira de Freitas, onde foram investidos R$ 35 mil, incluindo a reforma do imóvel, mobiliário e equipamentos./bahiaextremosul

Prefeita Mayra Brito tem contas de 2018 rejeitadas pelo TCM. Outras duas prefeitura também tiveram





O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou, na sessão desta quarta-feira (12/02), as contas de 2018 das prefeituras de Prado, Encruzilhada e Itajuípe, de responsabilidade dos prefeitos Mayra Pires Brito, Wekisley Teixeira Silva e Marcone Amaral Costa Júnior, respectivamente. Entre as irregularidades praticadas pelos gestores está a extrapolação do limite máximo para despesa com pessoal.

No município de Prado, a causa fundamental para a rejeição das contas foi a extrapolação do limite para despesa total com pessoal. Os gastos com servidores da prefeitura representaram 56,57% da receita corrente líquida, superior, portanto, ao limite de 54%. O conselheiro Francisco Netto, relator do parecer, multou a prefeita em R$43.200,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, pela não redução dos gastos na forma e nos prazos estabelecidos pela LRF. A gestora também sofreu multa de R$5 mil, pelas demais ressalvas contidas no relatório técnico.

As contas do prefeito de Encruzilhada também foram consideradas irregulares em razão da extrapolação continuada do limite da despesa total com pessoal, que atingiu 62,99% da receita corrente líquida. Porém, o relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, também considerou como causa da rejeição as diversas ocorrências de contratação irregulares mediante dispensa de licitação para prestação de serviços de transporte escolar, sem respaldo documental que comprove a citada emergência.

O prefeito foi multado em R$8 mil, por essa e outras irregularidades contidas no parecer. Também foi determinada uma segunda multa, no montante de R$50.400,00, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reconduzido as despesas conforme determina a LRF.

Em relação às contas de Itajuípe, a despesa com pessoal representou 60,53% da receita corrente líquida, quando o máximo permitido é 54%. Em razão dessa irregularidade, o prefeito foi multado em R$63.812,05, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, também imputou uma segunda multa ao gestor, no valor de R$4 mil, referente às demais irregularidades identificadas durante a análise das contas, entre elas as falhas nos procedimentos contábeis e a reincidência quanto à baixa cobrança da dívida ativa./Cabe recurso das decisões.bahiaextremosul

Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a polícia em Trancoso


Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a polícia em Trancoso


Thiago Santos Rêgo, de 25 anos, acusado de tráfico de drogas, morreu na manhã desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, após confronto com uma guarnição da Rondesp Sul, em Trancoso, distrito de Porto Seguro.

Os policiais disseram que recebeu denúncia acerca de uma dupla que estava traficando drogas na rua Carlos Chagas, centro do balneário e quando fizeram a aproximação notaram os suspeitos fugindo.

Um deles conseguiu fugir, enquanto Thiago, que foi cercado, invadiu uma casa e começou a atirar contra os policiais, que revidaram. Durante a troca de tiros o acusado acabou sendo atingido e apesar de ter socorrido a um posto de saúde do lugar, acabou não resistindo.

Com Thiago Santos Rêgo, de 25 anos, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, porções de cocaína, uma balança de precisão e embalagens vazias./Radar64

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Membro de grupo suspeito de vender droga morre em ação policial




Santa Cruz Cabrália: Um homem morreu no início da manhã desta terça-feira (11) durante uma intervenção policial em Santo Antônio, município de Santa Cruz Cabrália. Durante a ação foram apreendidas drogas e arma.

Conforme informações de policiais militares da Rondesp, o homem, que não teve o nome divulgado, era integrante de um grupo suspeito de vender droga na Rua 13 de Maio. Ao chegar ao local para apurar denúncia de tráfico, a polícia informou que foi recebida a tiros.

Durante o revide, o bando teria se dispersado. Um dos suspeitos invadiu o quintal de uma casa, onde foi feito um cerco policial. Após outra troca de tiros, o homem foi alvejado.

Conforme a informação, ao lado dele foram encontrados um revólver calibre 38 municiado e uma sacola contendo 90 pedras de crack, 20 pedaços de maconha e 52 petecas de cocaína, além de embalagens plásticas.

O suspeito, segundo a informação, foi levado até um posto de saúde no distrito de Santo André, onde a médica plantonista constatou a morte. O corpo foi encaminhado para exame necroscópico no Instituto Médico Legal. Conforme apuração, o homem era conhecido como “Neguinho”. Ele era morador do bairro Baianão, em Porto Seguro./Radar64

Carro invade contramão e mata motociclista na Curva da Visgueira





Eunápolis: Um motociclista morreu na tarde de terça-feira (11) pouco tempo depois de sofrer um acidente no km 690 da BR-101, trecho conhecido como “Curva da Visgueira”, município de Eunápolis.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a moto seguia sentido Itagimirim, quando foi atingida por um carro que invadiu a contramão. O choque foi tão violento que o motociclista perdeu um dos braços.

No carro estava um casal de turistas do Rio de Janeiro. Conforme a PRF, há indícios de que o motorista tenha feito uma ultrapassagem no momento do acidente. Ele, que lesionou um dos braços, negou ter realizado a manobra. A mulher não ficou ferida.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. Os veículos vão passar por perícia, que deve identificar as causas do acidente.O motociclista foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado ao Hospital Regional, mas morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade.

A reportagem apurou que o nome dele era Juliano Costa dos Santos, de 27 anos. Ele era morador de Barrolândia, Município de Belmonte./Radar64

Homem mata namorada em Teixeira: Corpo em decomposição é encontrado e acusado é preso pela PM





Teixeira de Freitas: Corpo de vítima de feminicidio é encontrado debaixo de uma cama, na casa do namorado, no Bairro Vila Caraípe em Teixeira de Freitas, na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro. Segundo informações, os investigadores do SI da DEAM deram início a uma investigação, em busca de encontrar a vítima, após familiares terem registrado uma ocorrência, na tarde desta terça-feira (11), acerca do seu desaparecimento, desde o último sábado (08), quando ela teria saiu para ir ao encontro do namorado.

Os Policiais Civis iniciaram os trabalhos de investigação, que os levaram até ao apartamento (tipo kitnet) do namorado da vítima, situado na Rua Alquimia, no referido bairro, quando encontraram o corpo da vítima imprensado debaixo de uma cama box, com uma sacola na cabeça. A vítima foi identificada como Norma Célia Fárias Carvalho, de 45 anos. Os investigadores comunicaram o fato à delegada adjunta da DEAM, Kátia Guimarães, que se deslocou para o local do crime, solicitando ao DPT uma perícia no local.


Após a perícia e o levantamento cadavérico, o corpo removido para o IML, onde passou por necropsia, sendo liberado posteriormente para os familiares. Policiais Militares do PETO tomaram conhecimento do fato, e em seguida receberam Informações através de denúncia anônima, que o principal suspeito, o namorado da vítima, estaria em um local próximo ao Shopping Pátio Mix. Os militares se deslocaram rapidamente para averiguar a denúncia, que foi confirmada, e o suspeito preso.

A prisão se deu no momento em que os trabalhos de perícia e levantamento cadavérico, ainda estavam sendo realizados no local do crime. A delegada Kátia solicitou aos PMs que o suspeito fosse conduzido para a DEAM. Trata-se de Valmir dos Santos, 32 anos, que segundo informações levantadas pela nossa equipe de reportagem, ele teria assumido ter cometido o crime, que aconteceu no final da manhã de domingo (09), após uma discussão com a vítima, por ciúmes, momento que ele a teria agredido com socos e posteriormente, a teria asfixiado, e colocando-a debaixo da cama.


O suspeito alega ainda que teria colocado a sacola na cabeça da vítima, na data de ontem (terça-feira), devido ao odor que já estaria se alastrando no apartamento. No momento da abordagem dele pelos PMs, ele teria falado que estaria vindo do Vale do Amanhecer, que fica situado na BR 101, onde ele trabalha de caseiro, e também é membro daquela Instituição Espírita.


A nossa equipe esteve na DEAM, onde obtivemos informações que o suspeito será ouvido nesta tarde, e que mediante a sua confissão, sendo mantida em depoimento, a delegada, irá representar pela sua prisão preventiva, ainda nesta tarde, ao Poder Judiciário, para que ele possa ser preso por força de Mandado de Prisão, devido não estar em estado de flagrante, pois o crime aconteceu no domingo. Ele deverá responder por feminicídio, com agravante de ocultação de cadáver./Liberdadenews

Cratera suga caminhão e carro em rodovia e funcionário de concessionária morre



Caminhão com bebidas e dois carros foram engolidos pela cratera - Crédito: Divulgação


As fortes chuvas que despencam em todo o Estado têm causado muitos prejuízos e tragédias. Ontem, na rodovia Marechal Rondon (SP-300), próximo a Botucatu,  uma cratera se abriu e engoliu um caminhão. O motorista morreu.

Na manhã desta terça-feira, 11, mais uma fatalidade: desta vez na rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), entre Marília e Júlio de Mesquita, onde outra cratera se abriu e engoliu um carro e um caminhão. O supervisor da Entrevias, Cláudio Góes, que dirigia o automóvel morreu. Informações da Polícia Rodoviária dão conta que o fato aconteceu no km 308 (mais 50 metros).

O caminhão carregado com bebidas foi engolido pela cratera, mas o motorista conseguiu se salvar.  Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária realizam atendimento e a via está interditada. Os motoristas são orientados a buscar um trecho alternativo por Guarantã (sentido Bauru) ou contrário (sentido Garça)./saocarlosagora

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Homem é executado a tiros em plena luz do dia no distrito de Posto da Mata






Nova Viçosa: Homem é executado em via pública, ao meio dia, desta terça-feira, 11 de fevereiro, no distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa. Segundo informações, a vitima estava transitando pela Rua Ipiaú, no Bairro Mangueira, quando foi surpreendido por dois suspeitos em uma bicicleta, que ao aproximar da vítima, um deles sacou uma arma e começou a atirar.

A vítima foi identificada como Edimilson Bernardo, 38 anos, e segundo Informações, ele foi atingido por pelo menos 03 tiros, e não resistiu, vindo a óbito no local. A Polícia Militar foi acionada por populares através da Central do CICOM/190, bem como, o SAMU, que compareceu no local, constatando apenas o óbito da vitima. Os policiais militares, após a confirmação, informou ao delegado titular, Marco Antônio Neves, que solicitou ao DPT uma perícia no local.

O delegado e sua equipe realizaram o levantamento cadavérico e deram início às investigações. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia, sendo liberado posteriormente para os familiares. Ainda segundo informações, a vítima (Edimilson) teria envolvimento com o tráfico de drogas naquela comunidade, inclusive já teria sido preso algumas vezes por essa prática, podendo ser essa a motivação do crime./Liberdadenews

Mulher morta a tiros pode ter sido confundida com a irmã; mãe foi baleada




Porto Seguro: Uma mulher de 22 anos morreu no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, na manhã desta segunda-feira (10), pouco tempo depois de ser atingida por tiros dentro da sua casa, no bairro Parque Ecológico. Há suspeita de que Geisa Costa Neri pode ter sido confundido com a irmã. A mãe dela também foi baleada.

Conforme apurou a reportagem, Silvana Silva Costa, idade não divulgada, atendeu um chamado na porta da residência, que fica na Rua Aloisio Santos, por volta das 5h. Um homem desconhecido perguntou pela filha dela e invadiu o imóvel. Geisa, que estava dormindo no quarto, foi atingida por vários tiros. Um dos disparos acabou alvejando Silvana. O filho da jovem, de dois anos, também estava no interior da casa no momento do crime, mas não foi ferido.

As vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao hospital. Geisa chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. Não há informação sobre o estado de saúde da mãe dela. Há suspeita de que o autor pretendia matar a irmã de Geisa. Ele está sendo procurado pela polícia.

O corpo foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal. A Polícia Técnica vai realizar perícia no local do crime./Radar64

Viatura da Polícia Militar se envolve em acidente no centro de Teixeira de Freitas


Viatura da Polícia Militar se envolve em acidente no centro de Teixeira de Freitas

Na manhã desta terça-feira, dia 11 de fevereiro, uma viatura da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas (CIPM), foi envovida em um acidente automobilístico na avenida Getúlio Vargas, região central da cidade.

Informações dão conta que a viatura transportava quatro presos, sendo três homens e uma mulher, que prestariam depoimento na sede da 8ª Coorpin. Mesmo com o sinal sonoro da sirene ligada o condutor de uma caminhonete Fiat Toro, que presta serviço a uma empresa flerestal, teria atravessado à frente da viatura, provocando a colisão.

Uma caminhonete Toyota Hilux, que também seguia pela via, acabou se envolvendo no acidente e checou-se na traseira da Fiat Toro. Os presos que eram conduzidos não ficaram feridos e foram transferidos para outra viatura.

Todos os condutores foram ouvidos pela Polícia Civil e não foi informado se o motorista acusado de provocar a colisão assumiu sanar com os danos materiais./TH

Mário Negromonte mantém atividade no TCM dois meses após STF determinar afastamento



[Mário Negromonte mantém atividade no TCM dois meses após STF determinar afastamento ]

Quase três meses depois do Supremo Tribunal Federal (STF) afastar novamente Mário Negromonte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ele segue trabalhando normalmente na Corte e tem sua participação confirmada na reabertura dos trabalhos, nesta terça-feira (04).

Segundo a revista Época, Negromonte continua atuando normalmente como conselheiro do Tribunal de Contas porque, na hora de oficiar o tribunal baiano, o ministro Luiz Fux, do STF, comunicou a decisão ao tribunal errado. O TCE (Tribunal de Contas do Estado) foi quem recebeu a notificação.

“A decisão de afastamento é de conhecimento público, mas para a direção do TCM tomar alguma atitude ela precisa ser comunicada, precisa de um respaldo legal”, justificou para a reportagem a assessoria do tribunal.

“Não houve intimação. Nem cabe à parte cumprir a decisão de livre e espontânea vontade”, complementa o advogado do ex-ministro Roberto Podval, que  busca reverter a decisão de afastamento no mesmo STF./medeirosdiadia

Encontrado o corpo do morador de Mucuri que morreu afogado na Boca da Barra




O corpo de Fábio da Silva Ferreira, de 34 anos, que despareceu nas águas na Boca da Barra em Mucuri, foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira, 10 de fevereiro.


Fábio que morava na Rua José de Oliveira Góes, no bairro Arueira em Mucuri, estava banhando nas águas quando desapareceu.


Uma equipe do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas participou das buscas pelo corpo da vítima que apareceu boiando logo depois que os bombeiros saíram para almoçar.


O ano passado, Fábio perdeu um filho que também morreu afogado dentro de uma cisterna, na época a criança tinha uns três anos. O corpo foi removido par ao IML de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

'Pari como se fosse animal', diz mulher que deu à luz na recepção do hospital de Eunápolis



Apesar da situação, a bebê passa bem — Foto: Reprodução/BMD


"Eu pari como se eu fosse um animal. Eu quero justiça, porque se eu tivesse ganhado a minha filha com atendimento médico, ela não teria passado o sufoco de quase ter morrido, porque ela saiu de dentro de mim quase morta", contou a mulher que teve bebê na recepção do Hospital Regional de Eunápolis, cidade do sul da Bahia.

Andreia deu entrada na unidade de saúde por volta de 1h do domingo (9). Segundo o relato dela, uma enfermeira obstétrica fez o primeiro atendimento dela. Ela foi levada até a sala de pré-parto, onde fez o exame do toque, que foi constatado quatro centímetros de dilatação.

No entanto, segundo Andreia, a profissional recusou fazer o parto e pediu que ela voltasse para recepção. Nesse período, as contrações de Andreia aumentaram e ela acabou dando à luz a Aila Valentina.

"A gente subiu e ela fez o toque em mim, falou que não poderia fazer o meu parto e que não ia chamar os médicos para poder ajudar. Minha mãe pediu para ela, pelo amor de Deus, para ela vir me ajudar, chamar o médico. Ela falou que se minha mãe quisesse, ela procurasse a subdireção do hospital para poder vir ao meu parto, porque ela não queria fazer", relatou Andrea.

"Pari como se fosse animal", diz mulher que deu à luz na recepção de hospital da Bahia — Foto: Reprodução/BMD

Andreia contou ainda que a enfermeira falou para elas procurarem outro hospital, já que não tinha médicos disponíveis naquela unidade de saúde.

"Ela falou que não ia chamar porque não tinha médico nenhum dentro do hospital. Ela falou para minha mãe que era para me levar para casa e que, se minha mãe quisesse, procurasse outro hospital. Minha mãe falou: 'Então vou para casa e chamar o Samu'. Ela disse: 'Então a senhora vá para casa e chame a Samu para fazer o parto da sua filha, porque eu não vou fazer'", completou Andreia.

Um vídeo mostra o momento em que o parto acontece. A mulher estava deitada nas cadeiras da recepção e deu à luz após receber ajuda de familiares e pacientes.

"Foi revoltante. A gente estava no hospital, em um lugar publico, que é de direito nosso, e teve que fazer o parto uma pessoa que não tem envolvimento nenhum com medicina, é um absurdo. Negligência", contou Simária Oliveira, amiga da paciente.

Nas imagens, é possível ver que a criança não nasceu chorando e estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço. Apesar da situação, Aila Valentina passa bem.

Segundo o Hospital Regional de Eunápolis, o parto na recepção da unidade foi um erro grave e intolerável, cometido por parte da equipe médica e de enfermagem de plantão. Os profissionais foram afastados de suas funções e um inquérito administrativo foi aberto para que punições legais sejam executadas.





A unidade médica também disse que vai acionar o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren), Conselho Federal de Medicina (CRM) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que façam parte do inquérito aberto na unidade, sendo também divulgado à sociedade as medidas e punições adotadas neste caso./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.