Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 21 de maio de 2022

Tragédia - Tentativa de roubo termina com idosa morta e filha baleada no loteamento Nanuque

Carro da família com as marcas dos tiros

Uma tragédia se abateu sobre a família Nardosi neste sábado, 21 de maio, no loteamento Nanuque, em Teixeira de Freitas. 

Segundo as primeiras notícias que nos chegam, eram por volta do meio dia quando dois criminosos em uma moto se aproximaram do carro que a família estava para assaltar. 

Informações não confirmadas diz que, para se livrar dos assaltantes, o motorista arrancou com o veículo, os assaltantes atiraram e um dos tiros acertou a senhora Maria de Lurdes Nardosi e sua filha. 

No veículo estavam marido e mulher, duas crianças, uma de 02 e outra de 07 anos e a avó das crianças que morreu dentro do veículo. 

Vítima fatal dona Maria de Lurdes


Micaela, a filha da dona Maria foi socorrida para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) e nesse momento passa por cirurgia./bahiaextremosul

Adolescente é executado no bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas


O crime aconteceu por volta das 12h20 deste sábado, 21 de maio, no São Lourenço, em Teixeira de Freitas. 

A vítima, um adolescente de aproximadamente 14 anos, foi morta a tiros num local conhecido como Cantinho do Céu, próximo ao antigo Colégio Cetab. 

Populares contaram que ouviriam disparos de arma de fogo e em seguida encontraram o adolescente já sem vida. 

A polícia foi acionada e esteve no local. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas onde passará por exames de necropsia e em seguida será liberado aos familiares para sepultamento. 

A polícia vai investigar autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Dois homens são mortos em confronto com a Polícia Militar na cidade de Itabela


Itabela: Dois homens foram mortos após troca de tiros com a Polícia Militar, em Itabela, na madrugada deste sábado (21). Segundo as informações, os policiais foram acionados em razão de informações de pessoas armadas no conjunto habitacional Jardim Paquetá. 

Ao chegarem ao local, os PMs surpreenderam o grupo, que fugiu para dentro de uma casa, efetuando disparos de armas de fogo contra a guarnição, ignorando os pedidos de rendição. 

Durante a troca de tiros, dois homens foram alvejados e socorridos para o Hospital Frei Ricardo, onde não resistiram aos ferimentos. 

Com os dois mortos, identificados como Uanderson Ribeiro Dias, 20 anos, e Bruno Ferreira dos Santos, idade não confirmada, a PM informou que apreendeu duas armas de fogo. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal. 

Segundo histórico da polícia, Uanderson e um amigo foram baleados em março do ano passado, no mesmo bairro./Radar64

Projetos da construção do cais do porto e da contenção marítima de Mucuri são apresentados ao Consórcio CONSTRUIR


O prefeito Roberto Carlos Figueredo Costa “Robertinho” (UB), que já havia autorizado desde o início do mês de maio os serviços de vistoria para emissão do licenciamento ambiental que vai tirar, definitivamente, a cidade de Mucuri da informalidade na indústria pesqueira e salvar a zona urbana da cidade na região da orla, deu também por concluído os projetos que vão permitir as obras de execuções do Caís do Porto e da Contensão Marítima da orla da cidade. 

O órgão parceiro nos projetos junto com a Prefeitura Municipal de Mucuri é o Consórcio CONSTRUIR – Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia. Tanto que na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, os projetos foram apresentados a diretoria e ao corpo de engenheiros do Consórcio CONSTRUIR na sua sede em Teixeira de Freitas, pelo secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos e pelo secretário Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, o jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, cujos projetos físicos definem a metodologia da construção do Cais do Porto Pesqueiro e das obras de contenção da erosão costeira, que compreendem toda a extensão da orla marítima da cidade de Mucuri. 

Antes desta apresentação dos projetos ao Consórcio CONSTRUIR, no último dia 12 de maio, o prefeito Robertinho já tinha autorizado o início do processo de licenciamento ambiental, quando equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Obras, receberam do Consórcio CONSTRUIR, a visita do engenheiro de minas César Augusto Spillere e o engenheiro florestal Sebastião Osório dos Santos, quando visitaram e analisaram todo perímetro previsto para receber as intervenções. Já nesta quinta-feira (19), aconteceu a apresentação e disponibilização dos projetos físicos, que passam a ser analisados e discutidos com outros órgãos, a exemplo do INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos no Estado da Bahia, SPU – Secretaria de Patrimônio da União e IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. 

Os volumes dos projetos desenvolvidos pela empresa Engéo Soluções Integradas em Meio Ambiente, com sede em Vitória-ES., que ao longo dos últimos anos desenvolveu um estudo detalhado, com participação de uma equipe técnica multidisciplinar, foram entregues pelos secretários municipais Victor Augusto e Ronildo Brito ao presidente do Consórcio CONSTRUIR e atual prefeito de Vereda, Manrick Gregório Prates Teixeira (PP). “O meu colega Robertinho está muito à frente dos demais gestores da região, quando falamos em valorização da comunidade pesqueira e obra de contenção da erosão marítima. Este projeto que hora estou tenho acesso, vai servir de modelo para outros municípios da região que passam pelo mesmo problema, que é o avanço do mar”, disse o presidente Manrick Teixeira. 

O engenheiro de minas César Augusto Spillere, o secretário de Meio Ambiente de Mucuri Ronido Brito, o prefeito Manrick Teixeira e presidente do Consórcio CONSTRUIR, o secretário de obras de Mucuri Victor Augusto e a Alessandra Costa, diretora executiva do Consórcio Construir. 

E acrescento: “Hoje não adianta os gestores buscarem recursos apenas na boa intenção, antes é preciso ter projetos bem feitos e fundamentados. Agora é adiantar o processo de licenciamento e o CONSTRUIR vai apoiar o prefeito Robertinho para que ele consiga os recursos necessários, para a viabilização da execução das obras, que vão transformar toda orla marítima de Mucuri”, concluiu Manrick. 

Já na manhã desta sexta-feira (20/05), o secretário de obras Victor Augusto e o secretário de meio ambiente Ronildo Brito disponibilizaram aos técnicos do CONSTRUIR uma versão sintetizada das planilhas e organogramas, mais apresentável e inclusão de gráficos, para posterior entrega dos projetos do Caís do Porto e da Erosão Costeira aos governos Estadual e Federal. 

“Este projeto hora em discussão, por toda sua complexidade e firmeza técnica, coloca Mucuri na dianteira. Ao que cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), já estamos trabalhando muito para fazermos os entendimentos corretos que culminarão no licenciamento ambiental. Todo o mérito, segue para a gestão do nosso prefeito Robertinho”, disse Ronildo Brito, titular da pasta ambiental./bahiaextremosul

Vídeo: Morador de Teixeira participa do programa do Faustão após viralizar com vídeo na Internet


O mecânico João Pedro Pereira agitou a plateia do programa do Faustão na última quarta-feira, 18 de maio, com a sua participação no quadro Busão do Faustão, na emissora Band de Televisão. 

O jovem, que é natural de Ribeirão Preto, mas atualmente reside do bairro Colina Verde, foi convidado a participar do quadro após ter publicado um vídeo imitando o som de veículos no seu perfil pessoal do Facebook. 

João Pedro conta que uma página na Internet compartilhou o vídeo, que alcançou mais de 1,5 milhão de visualizações, quando chamou a atenção da produção do programa, que entrou em contato para fazer a apresentação no palco da Band. 

Em conversa com o SulBahiaNews, João Pedro explicou que o amor pelos veículos já vem desde muito pequeno, quando começou a imitar os primeiros modelos de carros. Hoje, aos 24 anos, o mecânico já imita mais de 20 modelos de veículos, e brinca que o número não é maior porque muitos modelos têm o som muito parecido. 

No programa, João Pedro surpreendeu com as imitações e com muito bom humor arrancou muitas risadas da platéia.

 

Apesar de não ter levado o prêmio, João Pedro relata ter ficado muito feliz com a participação e a interação da plateia com suas imitações./ SulbhaiaNews/Débora Rezende

Homem assassinado no Bairro Tancredo Neves é identificado no IML de Teixeira e corpo liberado aos familiares


Teixeira de Freitas: O corpo de Eleandro Viana da Ressurreição, de 34 anos, morador do Bairro Liberdade II, foi liberado após ser identificado na amanhã desta sexta-feira, 20 de maio, no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. Eleandro foi vítima de um homicídio ocorrido na tarde desta quinta-feira, 19 de Maio, por volta das 17h10. 

O crime aconteceu na Rua Alfredo Gil de Souza, no Bairro Tancredo Neves, quando a vítima estava a bordo de uma bicicleta, e trafegava em via pública, quando o criminoso chegou, também de bicicleta e atirou por várias vezes, fugindo do local, tomando rumo ignorado. 

A vítima foi atingida por 04 (quatro) tiros na cabeça, no local foi encontrado um projétil, mas sem identificação do calibre. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. O Serviço de Investigação (SI) da Polícia Civil de Teixeira de Freitas investiga o crime. O corpo foi liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Consórcio Construir recebe visita do Presidente do Banco do Nordeste


O Presidente do Consórcio Construir e Prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, recebeu nessa sexta-feira (20/05) a visita do Presidente do Banco do Nordeste José Gomes da Costa e sua comitiva. 

No encontro, além de registrar um panorama sócio econômico dos municípios fez um relato detalhado dos principais potenciais regionais e colocou o Consórcio a disposição para ser um parceiro facilitador de investimentos na região. 

Enaltecendo a importância do BNB para o estado, principal banco de fomento da região, o presidente da Consórcio Construir manifestou esperança de que o Banco do Nordeste tenha um olhar voltado a recuperação econômica desse momento pós pandemia, possibilitando assim, inclusive, a regularização de produtores inadimplentes que estão impedidos de operarem com o banco. 

Ainda na reunião, foi apresentado pelo presidente do BNB, um resumo das ações implementadas pelo banco, com ênfase, na questão do fomento ao microcrédito. 

O Banco do Nordeste é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e conta com um programa de microcrédito com 2,4 milhões de clientes ativos, segundo dados de novembro do ano passado.

Morre no Coqueiro aos 87 anos o senhor Júlio da Silva Lima


Com muito pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Júlio da Silva Lima, 87 anos de idade, nesta sexta-feira, 20 de maio, ele faleceu ás 7: h, 30 da manhã, informações dão conta que o senhor  Júlio, sentia a doença de Parkinson  a qual o levou a morte, familiares e amigos externaram seus sentimentos pelo o falecimento do querido coqueirense. Os nossos pêsames pela perda de seu pai, Imagino como esteja sendo duro para você perdeu seu pai. Ao longo da vida, ele certamente foi sua proteção e seu melhor conselheiro. 

Saber da sua morte foi sem dúvida uma notícia triste e envio agora meus pêsames, querida amiga, para você e para sua família. Estarei aqui para o que você precisar. Não quero que você desanime, mas sim que tenha forças para continuar. 

Nesta hora de dor e sofrimento, imagino que seja difícil seguir em frente. Perder um pai é perder um pedaço de nossa vida, um tesouro insubstituível. Mas nós temos de permanecer cá, honrando a vida dos que já não estão. Aqueles que nos amaram sempre, nunca nos vão querer ver sofrendo. Tenha muita força. 

A perda do pai começa a nos ensinar o valor do tempo. O que não fizemos a visita e o gesto adiados, a palavra não dita, a compreensão não exercida, o papo azeda, a advertência desdenhada, o convite abandonando sem resposta, o interesse desinteressado, tudo isso volta, massacrante, cobrando-nos o egoísmo. O tempo deixa de ser exercício de desperdício gratuitos e começa a se transformar num bem maior: o que ensina a arte de uma convivência que com ele nunca se soube exercer e, já, tempo não há de recuperar. 

O corpo do Senhor Júlio da Silva Lima, está sendo velado em sua residência, na Rua Pedro Ferreira Muniz distrito do Coqueiro, o sepultamento acontecerá neste sábado, no cemitério local, horário ainda não definido. O Sr. Júlio da Silva Lima deixa a viúva a senhora Hilda Francisca da Rocha, 7 filhos -  13 netos  e 7 bisnetos

Mildson Medeiros entrega novas instalações da Farmácia Básica de Itanhém


A Prefeitura de Itanhém, através da Secretária de Saúde, entregou oficialmente as novas instalações da Farmácia Básica Municipal para a comunidade. O novo espaço físico, equipado e adequado para melhor acondicionamento dos medicamentos e insumos, passa a atender a população e as Unidades de Saúde em novo endereço, na Avenida Maria Moreira Lisboa, S/N, no centro da cidade. 

A entrega do equipamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), com a presença do prefeito Mildson Medeiros, acompanhado de seus secretários, diretores e dos vereadores Dias da Academia, Renato Correia e Gutemberg Ferreira (Guê). 

Mildson reiterou que o novo espaço físico permite organizar melhor a aquisição dos medicamentos, o controle de estoque e a distribuição para a população. “Primeiro quero agradecer a Deus, e a vocês, por estarem fazendo parte dessa gestão. Essa semana Deus abriu as portas, pois essa já é a segunda inauguração. Inauguramos a escola Eduprocames, em Ibirajá, vem aí a inauguração da escola São Bernardo e mais escolas, calçamentos, já subiu o maquinário todo para fazer a ponte da Vila São José. São conquistas que estão vindo, graças a Deus e graças ao nosso Governador, que tem abraçado a causa da gente. 

Agradeço aos vereadores por estarem trabalhando junto com a gente. Esse espaço representa o olhar do cuidado e atenção que nossa gestão tem para com as pessoas. As meninas têm feito um trabalho maravilhoso, em prol de todos que realmente necessitam. Peço que atendam nossa comunidade com muito mais carinho, com muito mais respeito. Como eu sempre peço a todos vocês, que atenda as pessoas como vocês gostariam de ser atendidos”, frisou o prefeito. 

Aline Araújo, responsável pela pasta da Saúde Municipal, disse que a entrega do equipamento é um passo para maiores conquistas. “Agradecer a Mildson, que é um parceiro nosso, é presente em todas as ações da Saúde. Isso aqui hoje é um passo para mais conquistas. Nossos pacientes necessitavam de um ambiente que os recebesse com toda a organização e respeito, então, espero que seja um ambiente abençoado e que a gente consiga atender a população, no máximo que pudermos”, disse. 

A Farmácia Básica fornece gratuitamente medicações de controle, elencadas pelo SUS. De acordo com a secretária, não há mais necessidade de os pacientes irem na Secretaria de Saúde, uma vez que as documentações e a entrega dos remédios são feitas direto na Farmácia. Para o caso de insulinas, o médico solicitante deve preencher as guias de solicitação da Dires, encaminhar para a farmacêutica e, após o cadastro, as mesmas serão disponibilizadas mensalmente pelo Estado. A Farmácia Básica tem uma farmacêutica à disposição para orientar e dar entrada nos processos de solicitação. 

Além de ambiente com ar condicionado, espaço adequado para armazenamento, a unidade possui rampas de acesso e corrimão, para dar mais segurança a pessoas com dificuldades de locomoção./bahiaextremosul

Oposição cobra explicação do governo da Bahia sobre obra escolar que desabou há uma semana


A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) requer esclarecimentos do governo baiano sobre o desabamento de uma obra de ampliação de uma escola no município de Queimadas, há uma semana. 

Parte da construção, anexa ao Colégio Estadual Santo Antônio das Queimadas, veio abaixo no último dia 12 e deixou a comunidade apreensiva sobre a segurança do empreendimento. 

A obra é de responsabilidade do governo estadual, com custo de R$ 4,2 milhões e prazo de 240 dias para a conclusão, segundo informa um outdoor fixado no local.

Um vídeo gravado por trabalhadores mostra o desespero de um deles ao narrar que escapou por pouco do acidente ao pular de um cavalete./bahiaextremosul

Bolsonaro condiciona ajustes salariais de servidores a cortes no Orçamento


O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (19/5) — durante a tradicional live nas redes sociais — que se faz necessário um corte de R$ 17 bilhões no Orçamento de 2022. Segundo o líder do Executivo, R$ 10 bilhões é de novas despesas e R$ 7 bilhões para o reajuste salarial de todos os servidores públicos. 

Bolsonaro afirmou que o governo trabalha com a proposta de conceder reajuste de 5% a servidores públicos, mas alertou que o aumento ainda não está definido e que resultará na necessidade de cortes no Orçamento. O presidente afirmou que caso o governo decida pelo reajuste de 5%, será necessário contingenciar R$ 7 bilhões do Orçamento. 

"Se eu pudesse dar mais, eu daria, mas passamos por um momento difícil devido a pandemia, que inclusive reflete na inflação”, comentou. “A gente se esforça para dar um reajuste, que eu sei que é pequeno, para os servidores. Uma sugestão, não tá batido o martelo, deixe bem claro, de 5%. Isso equivale a mais cortes nos ministérios de R$ 7 bilhões", afirmou Bolsonaro. 

Ao manifestar otimismo com a atividade econômica e consequentemente com a arrecadação, o presidente garantiu que haverá recursos no próximo ano para mais reajuste dos servidores. 

“Vou pedir para o nosso pessoal e os presidentes dos sindicatos se encontrarem para chegar a um acordo”, afirmou. “É 5% para todo mundo, não atende a Polícia Rodoviária Federal, para evitar que entre em greve. É triste falar isso aí, gente que ganha no teto e quer mais reajuste", disse Bolsonaro./correiobraziliense

Tiros: Homem é assassinado a tiros enquanto trafegava de bicicleta em via pública no Tancredo Neves em Teixeira


Teixeira de Freitas: O homicídio aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, na Rua Alfredo Gil de Souza, no Bairro Tancredo Neves, na cidade de Teixeira de Freitas. Segundo informações, a vítima estava a bordo de uma bicicleta, trafegando em via pública, quando o criminoso chegou, também de bicicleta e atirou por várias vezes, fugindo do local, tomando rumo ignorado. 

Policiais Militares da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas estiveram no local e isolaram a área do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT). Segundo a perícia, a vítima foi atingida por 04 (quatro) tiros, todo na cabeça. No local foi encontrado um projétil de arma de fogo, mas, não foi possível identificar o calibre. 


O delegado plantonista, Charlton Bortolini, esteve no local e acompanhou os trabalhos periciais, ao tempo em que deu início às investigações. Após perícia, o servidor público, Milton Cândido, removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. O Serviço de Investigação (SI) da Polícia Civil de Teixeira de Freitas investiga o crime. A vítima segue no IML de Teixeira de Freitas, ainda sem identificação./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Secretaria de Assistência Social de Vereda realiza caminhada para conscientização ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Vereda por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e redes de apoio CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar, realizaram na última quarta-feira uma ação de conscientização e orientação à população em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O 18 de maio de 2022, foi marcado por uma caminhada com a entrega de panfletos explicativos pelas principais ruas da área central da cidade. A passeata contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Vereda, com a participação da Secretária de Assistência Social Iracema Celestrini, do Secretário Municipal de Educação Mauri Marcos, Direções, Coordenações e alunos das escolas Municipais Arlete Alves da Silveira Silva, Aurino da silva Nonato e rede Estadual Odílio Alves Neto, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, e a Policia Militar, que esteve prestando apoio. 

O evento que traz como tema campanha ”Faça Bonito”, tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e informar a comunidade local, sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração sexual de criança e adolescentes, a data que é um marco nacional acende o alerta de que todo combate é muito importante. 

Nesse 18 de Maio são 22 anos “Fazendo Bonito” na luta pelos direitos de crianças e adolescentes e a Prefeitura Municipal ressalta ”Nós estamos dispostos a continuar nos mobilizando sobre isso. Esperamos que você também esteja!” 

”FAÇA BONITO” pelos direitos de crianças e adolescentes participem das ações em sua cidade e DENUNCIE se souber de qualquer ato contra nossas crianças e adolescentes. Acione o Conselho Tutelar (73) 9 8225-7969, Polícia Militar 190, CREAS (73) 9 8184-6186. Denuncie o abuso sexual à crianças ou adolescentes, Ligue 100./focodenoticias

Criminosos invadem residência e atiram em morador: Vítima é socorrida por moradores e morre no Hospital de Itabatã


Mucuri: O homicídio aconteceu na noite da última quarta-feira, 18 de maio, por volta das 21h00, na Rua do Meio, no Bairro Nova Era, distrito de Itabatã, no município de Mucuri-BA. De acordo com as informações a vítima estava em um quarto nos fundos da residência, quando foi surpreendida por 02 (dois) indivíduos a bordos de uma motocicleta. O carona desceu, adentrou a casa, perseguiu a vítima e atirou, várias vezes. 

A vítima foi atingida nas costa e socorrida para o Hospital São José no distrito de Itabatã, onde veio a óbito. Segundo informações, o corpo apresentava mais de 10 (dez) perfurações por projéteis de arma de fogo. A vítima foi identificada como sendo, Rafael Alves dos Santo, 25 de anos, vulgo “Godzilla”. 

O delegado plantonista Dr. Manoel Andreetta, autorizou a remoção do corpo do Hospital São José para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exame de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas, as investigação do crime estão a cargo da Polícia Civil de Mucuri./Lenio Cidreria/Liberdadenews

Por pouco uma grande tragédia - caçamba truck cai de ponte próximo ao povoado da palha município de Jucuruçu

 

Uma Caçamba Truck do PAC 2 do município de Vereda que seguia em direção ao Suzinho, caiu na ponte próximo ao povoado de São João da Boa Nova (Palha) município de Jucuruçu.

 

O grave acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19 de maio, por volta das 9:h,40 m, segundo informações a caçamba estava transportando, pó de asfalto para ser jogado em uma ladeira um peso calculado aproximadamente  20  toneladas e a ponte não tinha estrutura para essa carga. 

Esse material seria utilizado em uma estrada próximo do Suzinho, mesmo sendo um grave acidente, o motorista não sofreu quase nada, e foi levado para Cruzeiro do Sul, onde recebeu os primeiros socorros.

 

O condutor estava só na caçamba, e apesar do susto ele passa bem e o carro permanece no local, pelas as imagens era para ter acontecido algo pior, ainda bem que o condutor foi atendido e está fora de perigo.    

Filho do ex-presidente Lula é vítima de assalto na zona sul de São Paulo


Luis Cláudio, um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi vítima de um assalto na noite da última terça-feira (17) na rua Vergueiro, zona sul da capital paulista. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do estado. 

Quatro criminosos o abordaram quando estava parado no semáforo. Com um simulacro, que é uma arma de mentira, eles exigiram o celular dele e da mulher que estava acompanhada. 

"Bateram com a arma no vidro, a gente abriu a porta e eles pegaram o celular. Eles foram embora para um lado e fomos para o outro", contou Cláudio em entrevista ao Balanço Geral, da Rede Record. 

Após o assalto, o casal acionou a polícia, que deteve os quatro assaltantes, que têm entre 15 e 17 anos. 

Eles foram conduzidos à Fundação Casa e o crime registrado na 27º DP de São Paulo, em Campo Belo, informou a SSP./Uol

Irmã procura por irmão desaparecido há 13 dias no Bairro Tancredo Neves em Teixeira


Teixeira de Freitas: Compareceu na Delegacia Territorial da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, uma mulher, de 35 anos, registrando uma ocorrência de desaparecimento do seu irmão, Robério Fonseca Costa, de 35 anos, morador do Bairro Tancredo Neves. Segundo a comunicante, seu irmão está desaparecido desde o dia 05 de maio. 

Ainda segundo a irmã, o Robério teria saído de uma Igreja, onde congrega, no dia 05 de maio, por volta das 20h00, pegou a sua bicicleta e falou com sua sobrinha que estava saindo para uma missão. Até o momento, o fechamento desta reportagem, o Robério ainda não havia retornado para casa. 

O Robério tem uma residência no distrito de Alcobaça-BA, e apresenta problemas psicológicos. O Robério também falou em uma viagem ao Rio de Janeiro, quando estava montando em sua bicicleta, mas, nenhum contato foi feito com seus conhecidos naquele estado. 

Os amigos e familiares pedem a todos que tiver alguma informação sobre paradeiro do Robério, entrar em contato com a Polícia Militar (190) ou a Polícia Civil (197). A sua identificação será preservada./Lenio Cidreira/Liberdadenews

PM prende em Medeiros Neto um mototaxista acusado de ter estuprado e assassinado uma jovem a pauladas em Alagoas


Medeiros Neto: Benivaldo Barros da Silva, de 39 anos (mototaxista), foi preso na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, por volta das 14h00, no centro da cidade de Medeiros Neto. A prisão foi por força de um mandado de prisão preventiva. O mototaxista é acusado de ter estuprado e matado a jovem Ana Paula Silva dos Santos. O mandado estava em aberto, desde fevereiro de 2020, e foi expedido pelo Dr. José Alberto Ramos, Juiz de Direito da cidade de São José da Laje, no estado de Alagoas/AL. 

De acordo com as informações, o crime foi cometido no dia 02 de julho de 2007, por volta das 02h00 da manhã, onde ficou apurado, que o acusado, usando a sua profissão de mototaxista, assediava a vítima oferecendo carona em sua moto e fazia diversos passeios com a mesma. Na noite do crime, Benivaldo teria encontrado Ana Paula em uma boate, na cidade de Ibateguara/AL, e lhe ofereceu uma carona até em a casa dela, mas desviou o caminho, indo para uma estrada de barro. 

Segundo informações, utilizando-se de uma arma branca, obrigou Ana Paula a manter relações sexuais com ele. Em seguida, usando um pedaço de madeira, assassinou a moça com um violento golpe na cabeça. Após o homicídio, ele fugiu, deixando o corpo da vítima no local. Desde então, estava foragido. O Benivaldo foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, no plantão do delegado, Manoel Andreetta, para as medidas cabíveis. 

O Mototaxista Benivaldo Barros segue preso na custódia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, à disposição da Justiça de Alagoas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Saudades: O córrego da Prata perde seu morador ilustre morre o senhor "Joãozinho da Prata", aos seus 89 anos de idade

 O córrego da Prata e Jucuruçu de luto - Informamos com pesar o falecimento do patriarca João Rodrigues de Souza, 89 anos de idade popularmente conhecido por Joãozinho da Prata, ele que era esposo da senhora ERENITA PEREIRA DOS SANTOS, carinhosamente conhecida como Áurea de Joãozinho da Prata, que por ironia do destino ela faleceu há 4 dias, ela estava com 81 anos de idade. 

Seu Joãozinho da Prata, veio a óbito na manhã desta quarta-feira, 18 de maio de 2022, por volta das 9:, h no hospital municipal Dr. Paulo Souto, em Jucuruçu, causa morte coração e  alzheimer,  seu Joãozinho da Prata, figura marcante de Jucuruçu e córrego da prata. A tristeza é grande, porque ele era um dos moradores mais antigos da prata e um homem muito brincalhão, ele fazia resenha de tudo, onde ele estava às risadas eram garantidas, na verdade um lindo casal o qual estava com 64 anos de casados, inclusive no aniversário dos 61 anos de casados o (jucurunet) registrou tudo, foi um dia maravilho na sua residência do lindo casal. 

Onde aconteceu uma mega festa, recheada de muita fartura, pois ali tinha de tudo desde comida, muita dança, e um lindo bolo, mas o momento mais importante sem sombra de duvida foi o momento da foto da família, pois todos os filhos juntos, e vários netos bisnetos, genros, enfim quase toda família junta. 

Infelizmente aquela festa foi uma despedida do lindo casal, porque em pouco tempo o Sr. Joãozinho da Prata, adoeceu de  alzheimer, coitado, de uma coisa temos certeza o córrego da prata sem dona Áurea e seu  Joãozinho a Prata não é mais a mesma. 

Os meus sinceros pêsames a toda família, Rodrigues de Souza, e os amigos. 

Não dá para traduzir por palavras o que se sente por perder um pai. Infelizmente, também eu já perdi o meu faz algum tempo. 

Parece que uma parte de nós se perde para sempre e, de certa forma, isso é verdade. Não é fácil, mas com o passar do tempo começamos a aceitar a nova realidade. Nunca deixamos de sentir falta, mas aprendemos a sentir sua presença de outra forma.  

Não é fácil ficar sem seu grande herói. Você perdeu seu pai, mas não as boas recordações que tem dele e as muitas lições que lhe deixou. 

Que Deus acalme a dor que está sentindo e lhe dê a força que precisa para enfrentar este momento difícil. 

Não há nada que possa curar esse sofrimento, mas o tempo trará serenidade e algum conforto, pois será capaz de aceitar este que é o destino inevitável de todos nós. 

Encontre agora consolo na ideia de que seu pai viveu uma vida plena. Que foi e para sempre será muito amado e recordado com saudade e consideração pelo maravilhoso pai e homem que foi. 

Tenho certeza que seu pai não desejaria ver seu rosto triste e que diria para sorrir em qualquer circunstância. Por isso, dedique a ele cada momento da sua vida lutando pelos seus sonhos e seja feliz, mesmo que por vezes seja difícil. Gosto muito de você! 

Perder um pai é perder um pedaço da nossa identidade para sempre, é perder uma referência e um amor insubstituíveis. 

Tenha força e muita coragem! O tempo curará a dor maior, e fará sobressair a saudade de um grande homem que se foi, mas que jamais será esquecido! 

O importante agora é que abrace todo carinho e conforto que está recebendo, e que encontre neles a força que precisa para erguer a cabeça e seguir em frente. 

Seu pai sempre se orgulhou muito de você e lutou todos os dias pelo seu sorriso. Seja feliz por você e por ele, custe o que custar. Nunca se esqueça que seu pai pode ter partido, mas no seu coração ele viverá eternamente. 

Um dos grandes amigos do senhor 'Joãozinho da Prata' escreveu essa mensagem - Caros amigos, hoje fomos surpreendidos mais uma vez com falecimento do Sr Joãozinho da prata (como era conhecido), este deixa um legado de trabalho, grande pai de família e exemplo a ser seguido. Vá em paz meu amigo, o céu hoje está em festa por dona Áurea e Sr Joãozinho, que Deus em sua bondade conforte todos familiares e amigos. Um forte abraço a todos. Dr Ailton. 

O velório está sendo realizado na residência na rua D. Pedro 1, bairro Arizona em Jucuruçu, nº 101, (CASA DE EDILEUZA) e o sepultamento está previsto por volta das 11 horas da manhã desta quinta, feira. No cemitério jardim da saudade Jucuruçu. 

O Sr. João Rodrigues de Souza, deixa 17 filhos sendo 14 vivos, 33 Netos, e 13 bisnetos.

Fotos da família Joãozinho da Prata - clica aqui 

Bebê é encontrado vivo depois de passar dois dias dentro de buraco; mãe foi presa por abandono de incapaz


Santo Estevão: Um bebê de 1 ano e 11 meses foi encontrado vivo nesta terça-feira (17) depois de passar dois dias dentro de um buraco, em Santo Estevão, a cerca de 150 quilômetros de Salvador. 

Segundo a Polícia Civil, Heitor Gomes de Araújo estava desaparecido desde a noite de domingo (15) quando a mãe saiu e deixou a criança sozinha. Ela percebeu o sumiço do filho cerca de 24 horas depois e acionou a delegacia da cidade. 

O menino foi encontrado por volta das 13h por uma mulher que passava pelo local e ouviu o gemido da criança. Ela disse que o garoto estava com os braços para cima. 

O buraco fica a 60 metros da casa onde Heitor mora com a mãe, no bairro Triângulo, as margens da BR 116 Sul. Ele foi levado para o Hospital Doutor João Borges de Cerqueira, com sinais de desidratação e febre, mas sem ferimentos. 

De acordo com o hospital responsável pelo atendimento, o bebê continua internado onde está sendo hidratado. O estado dele é estável e ainda não há previsão de alta. 

A mãe do menino foi presa e deve responder por abandono de incapaz./G1

Vídeos - Chuva de granizo e vendaval provoca destruição e leva medo aos moradores de Mucuri

 


A chuva de granizo que caiu sobre a cidade de Mucuri no extremo sul da Bahia no início da noite desta terça-feira (17), chegou acompanhada de vendaval, causou prejuízos e levou medo a população.


Os raios riscaram o céu acompanhados de trovões, em seguida começou a chover granizo. Moradores fizeram vídeos que foram enviados a nossa redação mostrando o tamanho das pedras de gelo que caíram sobre a cidade.


Uma pousada ficou com o telhado bastante danificado, muitas telhas foram quebradas. Na BA 698 que liga a cidade ao trevo da BR 101, muitas árvores caíram. Nas redes sócias, moradores estão alertando as pessoas que precisam ir para Mucuri e Nova Viçosa para tomar cuidado pois há muitos galhos de árvores na pista.

Ainda não há informações sobre feridos. Mais informações a qualquer momento.bahiaextremosul

Líder da Oposição celebra 1º lugar de ACM Neto e provoca Jerônimo: “não é o novo, é o nome do governo, do desemprego, analfabetismo e da violência”

 


O líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Sandro Régis (UB), classificou como “reflexo do sentimento da população” a pesquisa da Real Big Data, divulgada nesta terça-feira (17), que apontou o pré-candidato ACM Neto como líder das intenções de voto. 

ACM Neto somou 55% das intenções de votos no cenário estimulado, contra 18% de Jerônimo Rodrigues (PT) e 10% de João Roma (Republicanos); Kleber Rosa (PSOL) somou 1%. Brancos e nulos chegam a 9%, enquanto 7% não souberam definir uma escolha ou não responderam. 

“Essa pesquisa é um reflexo da população, para gente não gera nenhum tipo de surpresa; e digo mais, o resultado final vai ser muito maior do que esse. Quando as pessoas querem mudança, você pode pintar a cidade de ouro que não ganha eleição. O sentimento de mudança é muito grande”, ressaltou Sandro Régis a reportagem. 

Na pesquisa espontânea, onde o nome dos candidatos não são citados, Neto obteve 20% das intenções de votos. A lista segue com Jerônimo Rodrigues, com 6%; em terceiro está João Roma, que recebeu 5% dos votos e Kleber Rosa, com 0%. 64% não souberam responder ou não responderam. Brancos e nulos ficaram contabilizados em 4%. 

Rejeição 

No quesito da rejeição, em primeiro lugar ficou o pré-candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, que somou 29% dos votos. João Roma aparece em segundo lugar, com 28%, e Kleber Rosa acumulou 26%. Os três estão tecnicamente empatados. ACM Neto foi o menos votado, acumulando 17%. Não souberam, ou não responderam, somam 39% dos entrevistados. 

Para o líder da Oposição na ALBA, a liderança de Jerônimo no quesito rejeição é fruto da carga negativa que ele herda dos governos do PT. Em tom de ironia, ele diz que o petista, que concorre a uma eleição pela primeira vez, não é o novo, mas o candidato do governo com índices ruins. 

“O Jerônimo é líder da rejeição e não por acaso. Ele não é o candidato novo, é o candidato do governo, candidato do desemprego, do analfabetismo, da violência, não é novo. Ele representa continuidade do governo que entregou o estado à criminalidade, que fez da Bahia líder do desemprego e com a pior avaliação ensino médio do país. De novo Jerônimo não tem nada”, atacou Régis./bahiaextremosul

DIA 'D': 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

 

Neste dia 18 de maio, o MDS convoca a todos/as os/as gestores/as e trabalhadores/as do SUAS a apoiar e divulgar a Flor símbolo da infância, que ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual, com a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”. 

A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual, bem como o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes convocam toda a sociedade a assumir essa bandeira, utilizando uma flor no dia18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. 

O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar. 

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras: nesse ano, com especial destaque à Copa do Mundo. Mas acima de tudo é necessário que essa questão seja vista como uma questão de todos/as. Por isso, convocamos a todos/as os/as brasileiros e brasileiras a assumir essa responsabilidade junto ao público infanto-juvenil!!! 

Sobre o 18 de maio: 

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune. 

A semana do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País. Destacam-se as atividades a realizarem-se na capital federal, todas elas contando com a presença do MDS, que marca o compromisso deste Ministério com a Campanha e com as ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

No site do Comitê Nacional de Enfretamento à Violência Sexual: http://www.comitenacional.org.br/ e da Secretaria de Direitos Humanos:http://www.sdh.gov.br/nova-campanha-201cmacaquinhos201d-de-enfrentamento-a-violencia-contra-criancas-e-adolescente-entra-no-arpodem ser encontradas as artes da Campanha do 18 de maio.

Canoa vira no mar com dois pescadores na Praia do Quati em Alcobaça; um dos pescadores morreu


Uma canoa de pesca virou no mar com dois pescadores por volta das 17 horas da tarde deste domingo (15) na Praia do Quati, na cidade de Alcobaça. 

Segundo informações de uma das vítimas, após a canoa virar eles ficaram agarrados nela à noite toda e quando foi por volta das 4 horas da manhã desta segunda-feira (16), o outro pescador identificado como Gabriel Costa dos Santos de 31 anos morreu. Depois que Gabriel morreu, o outro pescador conseguiu vir nadando até a praia, chegando à terra firme por volta das 10 horas da manhã. 

Ele contou ainda que conseguiu colocar o corpo do amigo em cima da canoa virada antes de tentar se salvar. Ao chegar à praia ele pediu ajuda de outros pescadores, e ao voltar para resgatarem o corpo, o mesmo havia desaparecido, vindo a aparecer na Praia do Centro de Alcobaça na manhã desta terça-feira (17). 

Segundo o delegado Maderson Souza, Gabriel morreu provavelmente de hipotermia, pois no corpo não foram encontrados lesões nem agua nos pulmões. 

 O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas onde passou por exames de necropsia e em seguida liberado aos familiares./bahiaextremosul

terça-feira, 17 de maio de 2022

Motorista por app que desapareceu após aceitar corrida é encontrado morto; corpo da vítima tinha marcas de tiros


O motorista de transporte por aplicativo que desapareceu após aceitar uma corrida foi encontrado morto na noite de segunda-feira (16), em, Serra Grande, distrito de Uruçuca, no sul da Bahia. Sátiro Menezes Filho tinha 23 anos e era conhecido como John. 

De acordo com a Polícia Civil, o corpo do jovem tinha marcas de disparos de arma de fogo e foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus. Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime. 

Pouco antes do corpo ser encontrado, motoristas de transporte por aplicativo realizaram um buzinaço na Avenida Soares Lopes, no centro de Ilhéus, em protesto pelo desaparecimento do jovem. Logo em seguida, eles receberam a informação de que o colega de trabalho foi achado sem vida. 

De acordo com a família, John havia sido visto pela última vez na sexta-feira (13), no bairro Parque Infantil. Ele aceitou uma corrida de Ilhéus, no sul do estado, para Serra Grande, onde foi achado morto. 

O veículo dele foi encontrado no último domingo (15), no bairro Conquista, em Ilhéus, com a placa adulterada. O caso é investigado pela 1ª Delegacia Territorial (DT)./G1

Pescadores saem para armar rede em mar de Alcobaça, canoa vira, um morre e outro sobrevive


Alcobaça: O fato aconteceu na tarde do último domingo, 15 de maio, por volta das 16h00, na Comunidade do Quati, no município de Alcobaça-BA. De acordo com as informações, 02 (dois) pescadores teriam saído para uma pescaria de canoa em alto mar, onde armariam uma rede, e acabaram sofrendo um acidente com a canoa. Os dois pescadores passaram por momentos difíceis, e um deles conseguiu chegar à praia, com vida. 

Ainda segundo informações, o segundo pescador, Gabriel Costa dos Santos, de 30 anos, não aguentou o frio intenso no mar, e veio a óbito, possível por hipotermia. A causa da morte poderá ser confirmada pela necropsia. Amostras foram retiradas do corpo e serão enviadas para Salvador, para exames específicos. 

O corpo foi encontrado na Praia do Centro de Alcobaça. O delegado titular, Maderson Souza Dias autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

O nome do sobrevivente não foi revelado pela polícia./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.