Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 24 de março de 2018

JUCURUÇU: Morador de Nova Alegria morre eletrocutado em arame de cerca elétrica em Farinha Lavada




A imagem pode conter: 1 pessoa

Um trabalhador rural, morador do distrito de Nova Alegria, localizado no município de Itamaraju, morreu eletrocutado na tarde deste sábado (24), em uma propriedade rural no município de Jucuruçu.

De acordo com informações, o caso ocorreu em uma fazenda localizada no Povoado de Farinha Lavada, onde o trabalhador rural de pré - nome Diego (trocador) levou um choque em um arame de uma cerca elétrica.

Testemunhas relataram que Diego ficou com o pescoço grudado na cerca. No momento a fiação foi desligada, mas o homem permaneceu no chão e não apresentava mais sinais vitais.

Ainda segundo informações o local é de difícil acesso e o corpo de Diego está sendo encaminhado ao IML local de Itamaraju onde passará por exames de medicina legal para confirmar a causa da morte.

Policiais militares da 43ª Companhia Independente de Itamaraju (CIPM), lotados no Pelotão de Jucuruçu, até o fechamento desta matéria o corpo ainda se entrava no local aguardando a chegada do rabecão que virar de Teixeira de Freitas, para-se fazer os procedimentos de praxe.

Moradores do distrito de Nova Alegria lamentam a perda do grande amigo Diego (Trocador)./Informações/IN

PM atualiza informações e número de mortos em confronto na Rocinha sobe para 8



Rio de Janeiro - Policiais militares fazem operação na favela da Rocinha após guerra entre quadrilhas rivais de traficantes pelo controle da área.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro atualizou na noite deste sábado (24) o número de mortos durante operação policial pela manhã na favela da Rocinha. Em comunicado, a corporação corrigiu para seis o número de vítimas em confronto e informou que, durante a tarde, os corpos de mais duas pessoas foram entregues à Delegacia de Homicídios, que investiga as mortes.

Os moradores, no entanto, afirmam que o número de vítimas no tiroteio de hoje pode ser maior. Já a Secretaria Municipal de Saúde confirma que sete pessoas chegaram ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, o mais próximo à favela.

No entanto, a PM só levou seis baleados. A secretaria não dá detalhes sobre as circunstâncias da chegada das pessoas mortas à unidade de saúde, mas não confirma a chegada de mais nenhuma vítima.

Mais cedo, por meio de nota, a Polícia Militar havia informado que o Batalhão de Choque foi surpreendido por pessoas armadas e teve de reagir. Nas redes sociais, nas páginas como Favela da Rocinha e Rocinha Alerta, moradores afirmaram que as vítimas se renderam, mas, ainda assim, foram executadas pelos policiais. Acrescentaram que dois criminosos atingidos por balas conseguiram fugir a pé pela mata, escapando do cerco. A PM não comentou as denúncias.

A Rocinha, uma comunidade com cerca de 70 mil pessoas e uma das maiores favelas do país, teve a rede elétrica atingida e ficou sem luz. A Light, concessionária de energia, informou que, diante da insegurança, não pode enviar técnicos para reestabelecer o fornecimento.

Também nas redes sociais, moradores reclamaram por terem equipamentos afetados no sábado, dia de descanso de boa parte das famílias. Outros contaram que, por conta dos tiroteios, não conseguiram sair para trabalhar.

O suposto confronto com a PM ocorreu na Rua 2 e na localidade conhecida como "Roupa Suja". No local, foram encontrados pelos policiais um fuzil, sete pistolas e duas granadas.

A PM mantém patrulhamento reforçado na comunidade desde setembro de 2017, quando bandidos de facção criminosa rival à instalada na Rocinha tentaram retomar o controle da venda de drogas. Para auxiliar as polícias, cerca de 1 mil agentes das Forças Armadas fizeram um cerco no local. Nenhum dos traficantes líderes do confronto foi preso, à época.

Na quarta-feira (21) à noite um policial militar e um morador haviam morrido durante outro confronto entre policiais e bandidos da comunidade./agenciabrasil

Professora é agredida por aluna com socos e pontapés na Escola Clélia Figueiredo Pinto em Teixeira de Freitas


Na tarde desta sexta feria, 24 de março, uma professora até agora identificada pelo nome de Inês, foi agredida com socos e pontapés por uma de suas alunas que não aceitou o pedido da professora que não sentasse no braço da cadeira.

Segundo informações que chegaram a nossa redação, a professora de português, pediu a aluna que não teve o nome revelado, para que não sentasse no braço da cadeira pois ela iria se quebrar, a aluna não atendeu o pedido e ainda partiu para cima da mestra com socos e pontapés.

Na manhã deste sábado (24), durante a Caminhada Pela Paz, o secretário de educação de Teixeira de Freitas, Hermon Freitas, lamentou o fato ocorrido com a professora e disse, que só teremos paz quando os pais voltarem suas atenções para seus filhos.

“Como é que essa adolescente está vindo de casa, como é na casa dela, quais os valores que ela está trazendo para a sala de aula, isso de alguma forma eclode dentro da sala de aula, uma situação tão simples como essa (referência ao fato da professora pedir para a aluna descer da cadeira, se transforma em agressão, alguma coisa está acontecendo com essa família, a gente pede nessa caminhada pela paz que se instale mais amor nas famílias, que essas crianças possam trazer valores éticos, de respeito, de amor e de carinho para dentro das salas de aula porque é o ambiente em que eles estão vivendo, junto com os colegas e também junto com os mestres e os professores, a  gente tá aqui de coração partido com a situação dessa professora que fazendo o trabalho dela, indo trabalhar com amor e com respeito e dedicação sofre uma agressão dessa”.

Hermon lamentou a situação da professora Inês e disse que num dia simbólico como o de hoje quando a  sociedade vai para as ruas pedir paz, um dia antes uma professora é agredida, “nós estamos aqui para pedir aos pais que conversem com seus filhos, que fale de amor e coloque Jesus dentro de suas casas, que falem do amor de Cristo, pra que esse amor divino possam iluminar as famílias”, disse o secretário.

A professora registrou Boletim de Ocorrência contra a aluna agressora, mas infelizmente nada será feito porque a aluna é adolescente e em nosso país não existem leis que punam os menores que estão cada dia mais violentos./bahiaextremosul

Protesto contra preço alto da gasolina acontece neste sábado, em Itamaraju





Cansados com os consecutivos reajustes no preço da gasolina, e valores absurdos, que chegam a 4,49 o litro, os itamarajuenses resolveram mobilizar a população, através de redes sociais, para irem às ruas protestar.

O protesto está marcado para este sábado, 24 de março, com concentração prevista para as 16 horas e saída às 16:30, no Bairro Santo Antônio, frente ao "Bar do Zequinha", de onde os manifestantes seguirão, em buzinaço, pelas ruas da cidade.

De acordo com os organizadores da mobilização, os proprietários de veículos ainda irão abastecer valores mínimos, como 1,00 real ou 0,50 centavos, e pedirem nota fiscal, a fim de pressionar os postos a reduzirem o preço da gasolina, que é, hoje, uma das mais caras do Extremo Sul.

Esta é a primeira vez que a população de Itamaraju se manifesta por esta causa, que é apartidária e de iniciativa da sociedade civil./medeirosdiadia

Morre o jornalista Toninho Drummond; corpo será cremado na segunda-feira



Resultado de imagem para jornalista Antonio Carlos Drummond


Morreu neste sábado (24) o jornalista Antonio Carlos Drummond, ex-diretor da TV Globo em Brasília, conhecido como Toninho Drummond, aos 82 anos. Ele estava internado com pneumonia e infecção nos rins e morreu de falência de múltiplos órgãos. O corpo será cremado na segunda-feira (26).

O jornalista comandou por 25 anos a direção da sucursal de Brasília e aposentou-se em julho de 2012. No final daquele ano, recebeu uma homenagem especial do prêmio Engenho de Comunicação, como personalidade da comunicação.

Ele participou de coberturas importantes da cena política brasileira, como a primeira eleição direta para presidente, em 1989, e o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992. Também participou da implantação do Bom Dia Brasil.

Toninho Drummond nasceu em Araxá, Minas Gerais, em 31 de janeiro de 1936. Mudou-se para Belo Horizonte para estudar direito, curso que não chegou a concluir, pois começou a trabalhar como jornalista.

Iniciou sua carreira no início da década de 1960, como repórter do jornal O Estado de Minas, primeiro cobrindo polícia e, em seguida, política. Simultaneamente, trabalhava na sucursal mineira do jornal Última Hora.

Afastou-se das atividades jornalísticas entre 1966 e 1970, durante o governo de Israel Pinheiro em Minas Gerais, que o convidou para ser seu assessor. Três anos depois, no entanto, voltou a trabalhar com jornalismo, dessa vez na televisão.

A convite de Armando Nogueira, então diretor da Central Globo de Jornalismo, assumiu a direção do jornalismo da Globo em Brasília. Inaugurada em 21 de abril de 1971, o sinal da emissora atingia, além do Distrito Federal, as cidades de Goiânia, Anápolis, Cristalina, Luziânia e outras localidades de Goiás.

Toninho Drummond entrou para a Globo com a incumbência de fortalecer a participação da capital federal nos telejornais de rede e incrementar o noticiário político.

Para implementar seu projeto, precisou enfrentar um difícil momento da política nacional brasileira. Devido à contundente atuação da Censura durante o governo do general Emilio Garrastazu Médici, o jornalismo político tinha pouca expressão nos telejornais da emissora, o que fazia com que Brasília quase não participasse da programação de rede.

A sucursal produzia basicamente o noticiário local, cobrindo os acontecimentos e problemas da cidade.

Somente com a chegada do general Ernesto Geisel ao poder, em março de 1974, as relações do jornalismo com o governo melhoraram. Geisel iniciou um processo de abertura política lento e gradual, e teve como uma das medidas a diminuição da severa ação da censura sobre os meios de comunicação.

Diplomaticamente, Toninho Drummond construiu espaço para o desenvolvimento do jornalismo da Globo em Brasília. Sob sua direção, o jornalismo da emissora desenvolveu-se, aumentando sua equipe e sua participação no noticiário nacional. Os repórteres passaram a cobrir diariamente o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e os ministérios, ampliando as notícias sobre política brasileira em todos os telejornais, especialmente no Jornal Nacional.

Coberturas importantes

Entre as coberturas importantes coordenadas por Toninho Drummond nesse período está a viagem oficial de Geisel ao Japão, em setembro de 1976.

Dez profissionais da Globo acompanharam a visita do presidente, enviando material para os telejornais da emissora. A equipe era formada pelos repórteres Sandra Passarinho, Geraldo Costa Manso e Sumika Yamazaki.

No último dia da viagem, quando Geisel viajava de Tóquio para Kioto no trem-bala, Costa Manso conseguiu uma entrevista exclusiva com o presidente, exibida no mesmo dia no Fantástico. Além de assuntos relacionados à viagem, Geisel deu declarações sobre as dificuldades de comandar o país naquele momento.

Também em 1976, Toninho Drummond acompanhou todo o planejamento da Globo para cobrir as eleições diretas para prefeitos no país – com exceção das capitais e de alguns municípios considerados áreas de segurança nacional.

Ao lado de outros profissionais da emissora, o então diretor de jornalismo de Brasília comandou a operação do Rio de Janeiro, que começou a ser planejada quatro meses antes das eleições.

Era a primeira vez que a Globo investia na cobertura de um evento deste tipo, mobilizando repórteres especiais em todo o país. Foi um momento importante para o jornalismo do canal, que mostrou, pela primeira vez, o Brasil debatendo política.

Outro momento marcante na trajetória de Toninho Drummond no jornalismo da Globo foi a entrevista com Saddam Hussein durante a guerra Irã-Iraque. Realizada pelo repórter Ricardo Pereira e pelo cinegrafista Benevides Neto, no palácio presidencial em Bagdá, a entrevista foi duramente negociada por Toninho Drummond.

Para consegui-la, ele procurou o embaixador do Iraque no Brasil e argumentou que se Saddam Hussein queria ser um líder do Terceiro Mundo, precisava dar prioridade a uma televisão do Terceiro Mundo.

Os argumentos foram aceitos e a equipe da Globo viajou para Bagdá. Em 29 de junho de 1981, o Jornal Nacional mostrou com exclusividade o presidente do Iraque falando sobre paz no Oriente Médio, eleições em Israel e sobre as relações de seu país com o Brasil.

Entre maio de 1982 e setembro de 1983, Toninho Drummond foi diretor do programa jornalístico O Povo e o Presidente. Produzido por Aloysio Legey e Mauro Rychter e apresentado por Ney Gonçalves Dias, ia ao ar aos domingos, após o Fantástico.

O programa surgiu de um convite feito por Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, ao então presidente João Figueiredo, em 1982.

Na carta, o jornalista propunha a criação de um espaço na televisão para o diálogo entre a população e o presidente da República. Figueiredo respondia a cartas enviadas pelos telespectadores para as emissoras e afiliadas da Rede Globo. O programa era gravado no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Em 1983, após ter participado da implantação do telejornal Bom Dia Brasil, Toninho Drummond deixou a Globo para assumir um cargo executivo no Unibanco. Em seguida, durante o governo de José Sarney, assumiu o cargo de presidente da Radiobrás.

Ainda em meados da década de 1980, se tornou diretor da TV Bandeirantes em Brasília, no momento da implantação da emissora na capital.

Em 1988, trabalhou como subchefe para assuntos de imprensa e divulgação da presidência da República, onde ficou por pouco tempo, pois foi convidado por Roberto Marinho para assumir a direção regional da Globo em Brasília.

De volta à Globo, Toninho Drummond acompanhou outros momentos importantes da política nacional brasileira, como as primeiras eleições diretas para presidente, em 1989, e o processo de impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.

Desde o início da década de 1990, acompanhou as diversas Comissões Parlamentares de Inquérito, coberturas marcantes pela sua contribuição à discussão sobre corrupção e ética no Brasil./G1

INSS convoca mais 94 mil segurados para revisão de benefícios



Resultado de imagem para INSS convoca mais 94 mil segurados para revisão de benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou 94 mil segurados que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez para a revisão de benefícios por incapacidade. A lista com os nomes foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23). 

O chamamento faz parte dos esforços do governo para combater as fraudes no pagamento dos benefícios e garantir o direito a quem realmente precisa. Dessa vez, foram convocados os beneficiários não encontrados por alguma inconsistência no endereço e quem recebeu a carta, mas não agendou a perícia no prazo determinado. 

Quem está na lista tem 15 dias corridos para tomar ciência da publicação e mais cinco dias para agendar a perícia pelo telefone 135. Dessa forma, o prazo termina em 13 de abril. Se a perícia não for agendada, o pagamento ficará suspenso até o convocado regularizar sua situação. 

Balanço 

Desde que começou, em 2016, o pente-fino do INSS realizou 252.494 perícias, com 201.674 benefícios cancelados. A ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 26.701 benefícios. A economia, até agora, é de R$ 5,8 bilhões. A expectativa do Governo do Brasil é economizar mais R$ 9,9 bilhões em 2018, totalizando cerca de R$ 15,7 bilhões ao longo do programa./cidadania

Criação de emprego em fevereiro tem o melhor resultado em quatro anos



Mulheres na indústria - Arquivo/Agência Brasil


O Brasil criou 61.188 mil postos de trabalho em fevereiro, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje(23) pelo Ministério do Trabalho. O número é bem superior em relação aos mais de 35 mil empregos gerados em fevereiro do ano passado e corresponde ao melhor resultado desde 2014, quando foram abertas 260.823 vagas no mesmo período. No total, foram registradas 1.274.965 admissões e 1.213.777 demissões.

O mês de fevereiro também seguiu a tendência positiva de janeiro, quando foram abertos 77,8 mil novos postos de trabalho no país. “Esses resultados confirmam a recuperação econômica e a retomada dos empregos. As medidas adotadas pelo governo foram acertadas e estamos otimistas que esses números se repetirão ao longo do ano”, avaliou o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, em nota enviada à imprensa.

No saldo consolidado de 2017, o Brasil havia tido um resultado negativo, com o fechamento de 20,8 mil postos de trabalho.

Setores

Os dados do Caged também revelam que cinco dos oito principais setores econômicos tiveram saldo positivo. O principal deles foi o de serviços, com a criação de 65.920 novos postos de trabalho, crescimento de 0,39% sobre o mês anterior.

A indústria de transformação foi o segundo setor com melhores resultados, abrindo 17.363 postos de trabalho, um acréscimo de 0,24% em relação a janeiro. O terceiro melhor resultado ficou com a administração pública, que gerou 9.553 empregos, seguido de serviços industriais de utilidade pública, 629 postos, e extrativa mineral, 315 postos.

Já o setor de comércio foi o que mais fechou postos, com saldo negativo 25.247 postos de trabalho a menos. A agropecuária e a construção civil também tiveram baixas, com o fechamento de 3.738 e 3.607 postos de trabalho, respectivamente.

Estados

Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal registraram saldo positivo na criação de empregos. Os melhores resultados, em números absolutos, ocorreram em São Paulo, com a criação de 30.040 postos; Santa Catarina, com 16.344; Rio Grande do Sul, com 13.024; Paraná, com 7.703; Minas Gerais, com 7.288, e Goiás com a criação de 5.137 postos de trabalho.

Entre os estados que tiveram redução nos postos de trabalho, estão Alagoas, que fechou 10.698 postos; Pernambuco, 7.381; Rio Grande do Norte, 3.570; Paraíba, 2.758; Rio de Janeiro, 2.750, e Sergipe, com o fechamento de 931 postos de trabalho.

Novas modalidades

Em fevereiro, houve 11.118 desligamentos mediante acordo entre empregador e empregado, envolvendo 8.476 estabelecimentos, segundo o Caged. Esse tipo de acordo passou a vigorar a partir da reforma trabalhista e prevê que o contrato de trabalho pode ser encerrado de comum acordo entre patrão e empregado, com pagamento de metade do aviso-prévio e metade da multa de 40% sobre o saldo do FGTS. O empregado poderá ainda movimentar até 80% do valor depositado pela empresa na conta do FGTS, mas não terá direito ao seguro-desemprego.

O estado de São Paulo apresentou a maior quantidade de registros (3.257), seguido pelo Paraná (1.214), Minas Gerais (962), Rio de Janeiro (941) e Rio Grande do Sul (901).

Foram feitas 2.660 admissões e 569 desligamentos na modalidade de trabalho intermitente, um saldo positivo de 2.091 empregos. As admissões concentraram-se principalmente em São Paulo (816 postos), Rio de Janeiro (258 postos), Minas Gerais (257 postos), Distrito Federal (182 postos) e Espírito Santo (163 postos).

As admissões foram majoritariamente registradas nos setores de Serviços (1.206 postos), Comércio (585), Construção Civil (410) e Indústria de Transformação (395).

No regime de trabalho parcial, foram registradas 6.490 admissões e 3.423 desligamentos, gerando saldo positivo de 3.067 empregos. As maiores quantidades de admissões foram observadas em São Paulo (1.314 postos), Ceará (876), Minas Gerais (634), Goiás (393), Paraná (373) e Rio de Janeiro(348). Do ponto de vista setorial, as admissões concentraram-se nos Serviços (4.551 postos), Comércio (1.169), Indústria de Transformação (508) e Agropecuária (150).

Na categoria de Teletrabalho, aquele realizado à distância, foram registradas 362 admissões e 243 desligamentos, gerando saldo positivo de 119 empregos. As maiores quantidades de admissões foram observadas em São Paulo (67 postos), Minas Gerais (50), Espírito Santo (40), Rio de Janeiro (40), Bahia (22) e Ceará (22). Do ponto de vista setorial, as admissões concentraram-se nos Serviços (190 postos), Comércio (88), Indústria de Transformação (44) e Construção civil (20)./agenciabrasil

sexta-feira, 23 de março de 2018

Timóteo e secretário de educação concedem coletiva à imprensa sobre problemas na Educação







Teixeira de Freitas: A coletiva aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23 de março, no auditório do Plaza Hotel Center, na região central da cidade. Estiveram presentes, o prefeito Timóteo Brito, secretários, procuradores do município, vereadores, e diversos meios de comunicação da cidade. A coletiva teve início com o secretário de Educação, Hermon Freitas. Segundo o secretário, o principal motivo das dificuldades da Educação é que os repasses do Governo Federal não são suficientes para a Educação cumprir com seus compromissos.

Presente na coletiva, o radialista e jornalista Edvaldo Alves, fez diversas cobranças ao secretário municipal e ao prefeito, sobretudo, sobre os problemas enfrentados e denunciados pelos estudantes, tais como falta de merenda, estudantes sem ônibus escolar, falta de comunicação entre a Secretaria e os pais dos alunos, e principalmente sobre a cobrança do jornalista acerca da construção de uma escola no Bairro Estância Biquíni, a qual o secretário informou que está sendo providenciado a construção de uma escola de Tempo Integral que contemplará os bairros Estância Biquíni e Setor Bahia Sul.

Respondendo aos questionamentos do jornalista Edvaldo Alves e dos demais representantes da imprensa, o secretário disse ainda que a folha de pagamento de professores para 2018 tem uma previsão de 88 milhões e a previsão de repasse do Fundeb é de 79 milhões, ficando um déficit de 9 milhões ao ano, dinheiro esse que poderia ser investido em manutenção e reforma de escolas, compra de novos equipamentos e muito mais. Em relação à merenda escolar, o secretário disse que o município recebe apenas R$ 0,36 (trinta e seis centavos) por aluno do ensino fundamental.

"É o preço de um pão. E para as creches o repasse é de R$ 1,07, para refeições diárias para as crianças. É com muita articulação que ainda conseguimos colocar a merenda escolar nas escolas. A verba mensal é de 241 mil reais. Este mês o governo passou apenas, 197 mil reais. É um grande desafio para nós conseguirmos oferecer uma merenda de qualidade nas escolas com este orçamento. Tivemos um momento de baixa no estoque por causa de renovação de contratos e de novas licitações que foram feitas, mas já está tudo normalizado a partir de segunda-feira (26/03)", explicou o secretário.

O professor Hermon Freitas acrescentou "As escolas do município já foram abastecidas com carteiras, onde foram produzidas 350 unidades por semana em nossa marcenaria. Foram doadas pela Faculdade Pitágoras quase 500 carteiras com pequenos problemas, Depois de consertadas essas servirão para reposição. Além disso, estamos licitando no dia (02/04) 5.000 novas carteiras e compraremos 2.000 inicialmente para não passarmos mais qualquer dificuldade com carteiras escolares".

O secretário falou também que o Mutirão dos Ventiladores está sendo realizado. "Estamos com uma equipe fazendo reparos em ventiladores com pequenos defeitos. Além disso, compramos 300 ventiladores para substituir os que estão estragados e, também, complementar as salas de aulas que necessitam de 02 aparelhos. E relatou que nas duas últimas gestões não houve qualquer reforma em escolas do município.

"Dos 56 prédios próprios, já reformamos e ampliamos 06 escolas, além de diversos reparos que são feitos diariamente. Temos instalações antigas em prédio com mais de 15 anos sem qualquer manutenção. Todos os dias consertamos telhados, desentupimos esgotos, trocamos torneiras, desentupimos vasos sanitários, trocamos lâmpadas, reparamos ventiladores, reformamos e substituímos carteiras, colocamos grades em janelas, fizemos armários e prateleiras, capinamos quintais, trocamos portas e fechaduras, arrumamos portões e muito mais".

Para finalizar, o secretário disse que os números da Educação estão disponíveis para toda a população. "É importante que todos saibam que dependemos de recurso federal para evoluirmos o projeto educacional. Todas as despesas aumentaram e os repasses federais permaneceram os mesmos ou até diminuíram. Contamos com o apoio da comunidade escolar para nos ajudar a cuidar de nossas escolas. Somente com essa união poderemos vencer o desafio que é viabilizar a educação em nosso país."

O Prefeito Timóteo Brito disse que não admite de maneira nenhuma que a merenda escolar possa faltar. "Se a merendar escolar faltar, me fale, pode denunciar, o problema está resolvido, não vai faltar mais merenda escolar, porque simplesmente é o nosso dever, é o nosso compromisso com as crianças. Nossos jovens são o futuro de amanhã, e eu não aceito, não admito que falte merenda escolar em lugar nenhum do município". E por fim, o prefeito relatou que diversos recursos estão chegando para contribuir com o município de Teixeira de Freitas. "Temos muito a construir na Educação, e só podemos concretizar com o apoio da comunidade. Educação é fundamental", finalizou o prefeito./Liberdadenews

Radialista diz que salário de professor não é ruim e faz comparações com trabalho de vaqueiro




Não é nenhuma novidade que o secretário da Educação de Itanhém, Álvaro Pinheiro, recorre sempre aos microfones de sua emissora de rádio para tentar convencer a população de que as decisões político-administrativas dele e de sua irmã Zulma Pinheiro – que é a prefeita da cidade – estão corretas.

Durante todo o tempo que ele e sua irmã estão à frente do Executivo Municipal sempre foi assim. Todas as vezes que a coordenadoria da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) decidiu por fazer algum movimento em defesa de seus direitos, paralisação ou greve por tempo indeterminado, como é o atual momento, o secretário determina ao radialista de sua confiança, Silas Gama, que o entreviste durante a programação matinal que, em tese, tem uma maior audiência.

Nesta semana, já acostumado ao pensamento do chefe, o radialista, que por sinal é sempre o escolhido da CDL como o melhor de Itanhém, protagonizou a cena mais bizarra que o radialismo viu nos últimos tempos. Silas Gama desmereceu a mais importante e honrada profissão do país e, nos microfones, para gregos e troianos ouvirem fez comparações esdrúxulas, próprio de quem não tem o mínimo de respeito “por aqueles que constroem nosso país”, os professores, como sabiamente afirmou o senador Cristovam Buarque.

O radialista da confiança de Álvaro Pinheiro criticou a greve por tempo indeterminado dos profissionais da educação e defendeu que o município deveria descontar os dias que não houver aula do salário dos professores.

“E quem é que está sendo prejudicado? Os alunos”, disse o radialista em seu programa matinal. “Já pensou também na realidade, se o município dentro da lei, por cada dia de greve descontasse também do salário, aí sim, iria doer no bolso e alguém iria pensar melhor antes de fazer a greve, a própria categoria”, defendeu.

Silas Gama defendeu ainda que o pagamento em dia dos vencimentos seria o suficiente para os professores estarem na sala de aula e insinuou que o gasto que o município faz com a categoria é muito alto.

“Porque do jeito que o professor está cobrando direito, o município tem [também] direitos e deveres. Se está arcando, tirando de todos os setores para cumprir com o compromisso de pagar 400 professores, uma folha altíssima, está cumprindo com o salário”, argumentou.

Para o radialista da emissora de Álvaro Pinheiro o salário do professor não está ruim.

“Um professor que dá um turno, 13 horas por semana, ganhando mais de R$ 1.200, tá ruim?”, questionou. “Tá ruim é pra o pai de família que trabalha mais de 8 horas de relógio no sol pra ganhar R$ 937”, comparou, esquecendo-se de que o valor do salário mínimo, na verdade, é R$ 954 e que, na atualidade, o relógio é o único instrumento existente para marcar o tempo.

Silas Gama fez questão de comparar o trabalho do professor com o serviço de um vaqueiro para justificar que o salário da educação não está ruim.

“Vou dar o exemplo do vaqueiro. Sabe que horas o vaqueiro levanta pra poder ganhar 937 por mês? Ele levanta 4 horas da manhã e trabalha até às 6 horas da noite. Quantas horas já foram aí? Mais de 14 horas por dia ele trabalha para ganhar R$ 937. Tira leite e trabalha até às 6 horas, é a hora que ele tira a cela do cavalo e vai tomar um café. Não é brinquedo não!”, comparou.

O radialista usava os microfones do seu programa para opinar sobre a situação da greve dos professores e, paradoxalmente, no final de seu posicionamento disse que não estava falando como comunicador e sim como pai de duas crianças que estudam em escolas da rede municipal de ensino, como que se fosse possível desvincular, naquele momento, uma situação da outra.

“Não estou falando como comunicador não, estou falando como pai de família que tem duas filhas na escola, não estou falando como locutor da 101,5 [FM] não”, foi paradoxal.

Para finalizar, o radialista incentivou os pais de alunos a fazerem uma passeata para cobrar o retorno das aulas.

“Agora quem tem que fazer uma passeata na rua para cobrar os benefícios não são os professores não, são os pais de família e as mães de família para cobrar a volta das aulas”, sugestionou. 

Se estão com o salário em dia tem que cumprir o compromisso da aula com o aluno, mas não prejudicar o aluno mais do que já está sendo prejudicado”, encerrou./aguapretanews

Rui nega diálogo com MDB: “Não posso comentar o que não tenho conhecimento”



[Rui nega diálogo com MDB: “Não posso comentar o que não tenho conhecimento”]

O governador Rui Costa (PT) negou, na manhã desta sexta-feira (23), que ‘tenha conhecimento’ de que seus aliados e articuladores mantenham conversas com o MDB para tentar articular um possível apoio. Atualmente, o partido sofre uma debandada, ao passo que lideranças da base do prefeito ACM Neto (DEM) articulam-se para isolá-lo e mantê-lo de fora da chapa.

“Não posso comentar o que não tenho conhecimento. O que sei, através de conversas dos bastidores, é que cada partido está buscando reforçar sua equipe, convidando deputados com mandados, candidatos sem mandato para se filiar. Aí começam as especulações sobre troca-troca. Alguns se concretizam, outros não, como é o caso de Carletto”, disse Rui, durante a inauguração do novo terminal de ônibus de Pituaçu.

Na última segunda-feira (19), o petista chegou a dizer que não havia “horizontes de acontecer” uma aliança com o MDB. “Não tenho nada contra a Lúcio [Vieira Lima], mas ele está há oito anos do outro lado”, comentou, em entrevista ao deputado estadual Angelo Coronel (PSD), no programa Tête a Tête./bocaonews

Ilhéus: Medalhista de ouro no Sul-Americano, canoísta baiano de 14 anos morre após parada cardíaca




Canoísta de 14 anos morre uma semana após sofrer parada cardíaca e convulsão

Morreu nesta quarta-feira o canoísta Ualef Silva Moreira, de apenas 14 anos. O adolescente estava internado em um hospital de Ilhéus (BA) há uma semana, desde que sofreu parada cardíaca seguida de convulsão durante uma atividade física.

Ualef é natural de Ubaitaba (BA), mesma cidade do medalhista olímpico Isaquias Queiroz. Em nota, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) lamentou o ocorrido.

Segundo informações apuradas pela Rede Bahia, Ualef passou mal ao se exercitar sem alimentar. O atleta foi multimedalhista da categoria menor nos campeonatos brasileiros de canoagem de velocidade em 2016 e 2017.

O baiano também havia conquistado duas medalhas de ouro e uma de bronze no Sul-Americano de Montevidéu.

Ualef se preparava para disputar a Copa do Brasil, em Curitiba. O velório do canoísta acontece na Igreja Evangélica de Ubaitaba. O enterro será apenas na manhã desta quinta./globoesporte

MORRE AOS 56 ANOS O PRODUTOR MUSICAL CARLOS EDUARDO MIRANDA



Resultado de imagem para Carlos Eduardo Miranda


Morreu, na quinta-feira (22), o produto musical Carlos Eduardo Miranda, de 56 anos. A notícia foi divulgada por Vladimir Alves e pelo programa TV Fama, que publicaram a notícia em suas páginas do Instagram.

"Luto! Carlos Eduardo Miranda, famoso jurado do “Ídolos”, morreu nesta quinta-feira, 22, aos 56 anos. Ele estava em casa, com a família, quando teve um mal súbito", postou o jornalista  radialista.

"Ele estava em casa, com a família, quando teve um mal súbito. @tvfamaoficial conversou com Thomas Roth e Arnaldo Saccomani, também jurados do Ídolos, que confirmaram a notícia e estão em choque com a morte do amigo", dizia post do TV Fama.

Miranda ficou famoso por atuar como jurado em realities de talentos como Ídolos (2006-2007), Astros (2008-2012), Qual é o Seu Talento? (2009-2012) e Esse Artista Sou Eu (2014). Natural de Porto Alegre, ele chamou a atenção nos anos 1980, tecendo o cenário do rock alternativo no Rio Grande do Sul. Percussionista e compositor, também integrou dois grupos, como Taranatiriça, Atahualpa Y Us Panquis e Urubu Rei.

O Skank foi o primeiro grupo a lamentar a perda de Miranda. "O grande Carlos Eduardo Miranda foi uma figura seminal na nossa história. Foi ele quem chamou a atenção da imprensa do eixo Rio-SP sobre um quarteto que vinha de Minas Gerais e misturava reggae, pop, ska. Foi a chave que abriu a porta pro que viria depois", dizia post feito no Instagram da banda, composta por Samuel Rosa, Henrique Portugal, Haroldo Ferretti e Lelo Zaneti.

"Ele teria ainda grande contribuição ao longo da nossa carreira, especialmente no disco Maquinarama. Estamos muito tristes com a notícia de seu falecimento. Que sua travessia seja tão leve e divertida quanto a vida que ele levou aqui. Nossos pensamentos estão com sua filhinha Agnes e sua companheira, Bel. Vá em paz, amigo", ainda dizia o post do grupo mineiro.

Um dos mais polêmicos críticos musicais dos anos 80 e 90, fez parte da equipe da extinta revista de música Bizz e com os selos Banguela Records e Excelente lançou grupos famosos como O Rappa, Skank, Raimundos, Mundo Livre S/A, Virgulóides, Cordel do Fogo Encantado, Cansei de Ser Sexy e Móveis Coloniais de Acaju.

Sempre polêmico e sem papas na língua, Miranda chegou a dizer, em entrevista concedida em 2015, o Ligado à Música, que o rock nacional estava em uma péssima fase. "O rock está uma bosta e só tem um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo. Rock de verdade está aí tudo pervertendo pelos cantos. Mas no final, tudo é rock né, véio? O hip hop é rock, rap é rock, tudo é rock hoje, porque sei lá, esse negócio de rock, papo de véio do caraio (risos)", disparou ele.

Arnaldo Saccomani também prestou sua homenagem ao colega de bancada do Ídolos. "Nós 4 pra sempre... meu herói Miranda... boa viagem", escreveu Saccomani, com foto mostrando ele, Miranda, além dos outros dois jurados das primeiras temporadas do programa: Thomas Roth e Cynthia Zamorano.

O perfil dos Raimundos, uma das bandas que devem muito a Miranda, também fez um post para lamentar a morte do produtor. "Acabamos de saber da passagem de um grande cara. Esse aí da foto, cercado por discos foi responsável por algumas das coisas mais legais que já aconteceram na música brasileira contemporânea. Carlos Eduardo Miranda era antes de tudo um amante da arte.

Jornalista, músico, produtor e mais do que tudo, um grande agitador cultural com uma grande importância na nossa carreira e de tantas outras bandas da nossa geração. Produziu o nosso Acústico MTV, um dos discos do qual temos mais orgulho e era grande parceiro do nosso também saudoso Tom Capone, com o qual já deve ter esbarrado noutro plano e deve estar pondo o papo em dia. Vai em paz, irmão, força pra sua família e fique com a certeza de que você não veio a este a passeio, sua obra por aqui é eterna!"./uai

STF proíbe prisão de Lula até volta do julgamento, no dia 4



Resultado de imagem para STF proíbe prisão de Lula até volta do julgamento, no dia 4

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar para o dia 4 de abril o julgamento do mérito do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode adiar o cumprimento da pena de 12 anos e 1 mês definida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Com a decisão do STF, mesmo que haja a finalização do julgamento dos embargos no TRF-4 na próxima segunda-feira (26), Lula não poderá ser preso até que a Suprema Corte decida se o habeas corpus será válido ou não.

O julgamento contraria o relator do ministro Edson Fachin, que defende o cumprimento da prisão a partir de condenação em segunda instância.

O placar definitivo ainda não ficou definido, porém, com a votação desta quinta-feira (22), o ex-presidente Lula ficará em liberdade até que o STF decida se a condenação do TRF-4 deve ser cumprida imediatamente./jornalfato

Jovem ganha indenização após ter seu nome ligado a conteúdo pornográfico nas redes sociais; o caso aconteceu em Medeiros Neto



Jovem ganha indenização após ter seu nome ligado a conteúdo pornográfico nas redes sociais; o caso aconteceu em Medeiros Neto

No último dia 20, a funcionária pública A. M., de 22 anos, conseguiu uma indenização em audiência de conciliação após ter o seu nome associado a um vídeo de conteúdo pornográfico compartilhado nas redes sociais. Ela trabalha na área de saúde de Medeiros Neto.

O caso aconteceu em novembro do ano passado. Ao chegar ao conhecimento da funcionária que seu nome estava ligado aos vários compartilhamentos, ela viu sua vida social "se tornar um inferno".

A vítima contou ao Medeiros Dia Dia que seus vínculos de trabalho, amizade e família ficaram conturbados; o que fez com que ela procurasse identificar os responsáveis pela disseminação do vídeo, entre eles, alguém do seu próprio círculo de amizades.

Em seguida, procurou seu advogado, estando em posse de prints e áudios, e tomou as medidas cabíveis perante a Justiça.

Na audiência, que ocorreu no Fórum de Medeiros Neto, ficou resolvido que os identificados pagassem uma relevante quantia em dinheiro como forma de indenização. O processo se deu por encerrado, tendo em vista que ambas as partes aceitaram o acordo.

Longe de ser uma "terra sem lei", o caso chama a atenção dos usuários da internet para o fato de que situações como essa são plenamente passíveis de denúncia e de condenação. É importante que os indivíduos que se sentirem ofendidos ou têm a imagem exposta, dependendo do teor, devem procurar seus direitos munidos de provas ou mesmo de testemunhas./medeirosdiadia

Homem tem pé atravessado por ferro ao cair do andaime junto com colega em Itamaraju



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas


Dois trabalhadores da construção civil caíram de um andaime na tarde desta quinta feira, 22 de março, na Rua Manoel Vitorino, em Itamaraju.

As vítimas identificadas como Vandelson e Maicon, estavam no mesmo andaime e, se informações, os dois foram para o mesmo lado do andaime, acabaram se desequilibrando e caíram de uma altura de mais de quatro metros.

Maicon teve o pé traspassado por um pedaço de vergalhão, foi preciso que os socorristas serrassem o ferro para socorrer o homem. Os dois foram encaminhados para o hospital onde receberam atendimento médico.


Maicon vai passar por procedimento cirúrgico para tirar o pedaço do ferro do pe´. Nenhum dos dois corre risco de morrer./bahiaextremosul

quinta-feira, 22 de março de 2018

Morador de Monte Azul está desaparecido há 20 dias sua família luta para encontrá-lo



A imagem pode conter: 1 pessoa

Nesta quinta-feira, 22 de março, familiar do rapaz de Monte Azul, município de Jucuruçu, entrou em contato com o jucurunet para dizer que se encontra desaparecido há 20 dias, Aderlandio Dos Santos Coelho, a família pede quem souber o seu paradeiro entrar em contato nestes telefones. 11/ 96727-2088/ 73/ 98232-3800.

Jovens entram em banco para se refrescar com ar-condicionado e ficam presos




Dois rapazes ficaram presos em uma agência do Banco Bradesco na cidade de Caculé, no sudoeste da Bahia, depois de entrarem no local para se refrescar, por conta do ar-condicionado do estabelecimento. A porta da unidade acabou travando e a Polícia Militar foi acionada por uma testemunha. Os PMs conseguiram chamar um funcionário que abriu a agência.

Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu na noite de segunda-feira (19). Os jovens, que não tiveram as identidades divulgadas, contaram que foram até o local para aproveitar a temperatura mais baixa, por causa do calor que faz na cidade. Os policiais militares foram chamados, se dirigiram ao local em uma viatura e buscaram um dos dos funcionários, que tinha a chave do estabelecimento.

O Insituto de Meteorologia (Inmet) informou que não tem estação meteorológica para medir a temperatura na cidade. Na cidade de Macaúbas, a 191 km de Caculé, a temperatura máxima registrada pelo Inmet na segunda-feira foi de 31,5 ºC. Um morador de Caculé informou que a temperatura média costuma ser cerca de 35 ºC e 36ºC./liberdadenews

Dr. Oséas ameaça cortar atendimento do SUS em hospital. Veja meme que circulou nas redes sociais




O ex-prefeito de Itanhém, o médico Oséas Moreira Lisboa, que é um dos diretores do Hospital Maria Moreira Lisboa, em sua página no Facebook, ameaçou deixar de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A publicação foi feita na manhã desta terça-feira (20).

Oséas Moreira, que é pai do vice-prefeito André Lisboa e ocupa a pasta da inoperante secretaria da Agricultura da prefeita Zulma Pinheiro, disse em sua publicação que a população de Itanhém sabe que o único hospital da cidade vem passando por sérias dificuldades financeiras, por causa do atendimento aos pacientes do SUS. Ele disse ainda que, desde 2015, vem sendo apresentada denúncias ao Ministério Público e às autoridades constituídas e, ao que parece, sem nenhuma solução.

“Saúde é direito de todos e dever do estado, como está escrito na Constituição Federal, ou seja, o dever de manter a saúde gratuita é do município, do estado e do governo federal”, escreveu o médico.

O médico escreveu ainda que até o momento não houve nada de concreto e que o prejuízo do hospital já passa de R$ 300 mil.

“Já estamos cansados de promessas, ninguém aguenta mais. O hospital vai deixar de atender os pacientes do SUS. Infelizmente!”, finalizou.

Oséas Moreira foi um dos líderes políticos que deu sustentação à eleição da prefeita Zulma Pinheiro e uma das promessas da prefeita foi manter apoio ao Hospital Maria Moreira Lisboa. Em razão disso um meme circula nas redes sociais ironizando esta situação./aguapretanews

Traficante morre em confronto com policiais em Caravelas




Na manhã de hoje, por volta das 06:00h, policiais militares do Peto da 88ª CIPM e da Rondesp Sul, receberam informações através de denúncia, informando que um elemento estaria comercializando drogas em sua residência, localizada na Rua 05, nº 91, no bairro Damor da Cruz Alcântara, conhecido popularmente como “Portelinha”.

Após receberem a denúncia, os militares se dirigiram até o referido endereço, sendo que ao se aproximarem presenciaram um elemento com as mesmas características do elemento citado na denúncia, saindo correndo da frente de uma residência e entrando no interior da mesma.

De imediato os militares cercaram a área externa do imóvel e solicitou que o elemento saísse, porém o mesmo não obedeceu a solicitação e saiu pela porta dos fundos do imóvel com uma arma de fogo em punho e passou a efetuar disparos contra os policiais que encontravam-se cercando os fundos do imóvel, tendo os policiais revidado a injusta agressão e na troca de tiros, acabou atingindo o elemento.

De imediato os militares socorreram o elemento, encaminhando para o hospital municipal de Caravelas, onde foi anunciado o seu óbito.

O elemento foi identificado como sendo Carmelito Francisco de Jesus Filho, vulgo “Galego ou Alemão”, de 28 anos e em poder do mesmo foi apreendido 01 revólver calibre .38, marca taurus, nº 1319618, com 04 cartuchos deflagrados e 02 intactos. 

Também foi apreendido uma mochila cor preta, contendo em seu interior 03 pedras brutas de crack, pesando aproximadamente 66 (sessenta e seis) gramas, 02 pedras de crack, prontas para comércio, vários saquinhos de geladinho utilizados para embalar drogas, 01 projétil de arma de fogo e 01 aparelho celular, marca ipró, cor preta, na posse de Carmelito.

Os militares, após lavrar o auto de resistência se apresentaram na delegacia territorial de Caravelas e apresentaram todo material apreendido. O delegado titular de Caravelas, Gilvan de Meireles, realizou os procedimentos legais para apuração do inquérito.

O corpo foi removido para o IML, onde passará por procedimentos de praxe e posteriormente será liberado aos familiares para velório e sepultamento./bahiaextremosul

“Dança das cadeiras”: Governo do Estado exonera delegados na região



“Dança das cadeiras”: Governo do Estado exonera delegados na região

O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial dessa quarta-feira, dia 21 de março, as exonerações dos delegados Manoel Andreeta e Waldiza Fernandes, titulares de Teixeira de Freiras e Nova Viçosa, respectivamente. Para o lugar de Waldiza Fernandes já foi nomeado o experiente delegado Marco Antônio Neves, que estava como adjunto de Itamaraju.

Em relação a Andreeta o governador Rui Costa (PT), ainda não informou para qual município que ele deve ir, mas a expectativa, pelo menos por enquanto, é que ele siga como plantonista na sede da 8ª Coorpin. 

O delegado Manoel Andreeta era considerado peça chave na equipe da delegada Valéria Fonseca Chaves, coordenadora regional da Polícia Civil e recentemente tinha recebido uma Moção de Congratulação oferecida pela Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, em reconhecimento ao seu trabalho, principalmente na elucidação de crimes violentos.

A expectativa agora é para nomeação do novo delegado titular de Teixeira de Freitas, maior cidade da região e que enfrenta índices ainda altos de crimes. Ninguém sabe se o nome sai da própria equipe da 8ª Coorpin ou se será importado de outra região./TN

BA 284 será interditado cobrando mais os seus direitos



Resultado de imagem para asfalto de Jucuruçu


Galera, confirmado nesta, quinta-feira, 22 de março - fecharemos a BA 284 para reivindicações de quilômetros que não querem fazer queremos a presença de todos vocês, vamos reivindicar um direito nosso aqui.

Até eles virem dá uma solução pra a gente vai ser lá no começo da Rua de frente o bar de Gildete, queremos sua presença, podemos contar com você?

Apagão atinge ao menos 12 Estados de Norte e Nordeste

No Recife, vários semáforos ficaram apagados. Foto:  Fred Figueiroa/ DP

Várias regiões do país ficaram sem fornecimento de energia elétrica na tarde desta quarta-feira. Por meio de nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável por gerenciar a fiscalizar a entrega de energia em todo o Brasil, informou que, às 15h48, "uma perturbação" no Sistema Interligado Nacional (SIN), a rede nacional de distribuição de energia, causou o desligamento de cerca de 18 mil megawatts (MW), majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste. Esse volume correspondia a 22,5% da carga total do sistema naquele momento.

Por causa desta queda, um esquema regional de alívio de carga entrou em operação, atingindo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores no montante de 4.200 MW. "Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste", informou o Operador.

Segundo o ONS, às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. "As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas", declarou.

Trânsito no Recife e RMR

No Recife, o metrô ficou sem operar e os semáforos ficaram apagados. A operação das linhas Sul e Centro do metrô do Recife foi suspensa, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), afetando  400 mil passageiros. A CBTU Recife informa que às 20h20 desta quarta-feira, (21), o Metrô voltou a circular. Os passageiros que se encontravam nos trens no momento da queda de energia foram retirados das composições e encaminhados às estações.

A Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) apontou para o registro de semáforos fora do ar em todas as zonas do Recife. No entanto, segundo o órgão, os equipamentos de fiscalização, como lombadas eletrônicas, possuem baterias e não tiveram a operação interrompida.

Aulas suspensas

Em comunicado oficial no Facebook, a Universidade Federal de Pernambuco suspendeu as atividades em função do 'apagão.

A Universidade Católica de Pernambuco também suspendeu as aulas:

Comércio

Algumas lojas do centro do Recife fecharam as portas no fim da tarde devido ao apagão. Na imperatriz, o comerciante Leonardo Vilela fecha sua loja de confecções. “Depois das três se acontece algo o povo vai embora. Clientela não fica”. 

Transtorno 

O apagão causou uma série de transtornos à população recifense. No bairro dos Coelhos, com medo de possíveis arrastões, passageiros brigavam para entrar nos coletivos.

Priscila Franklin, 26 anos, saiu de meio dia para levar o bebê ao pediatra no centro da cidade.  Foto: Rosália Vasconcelos/DP      
Priscila Franklin, 26 anos, saiu de meio dia para levar o bebê ao pediatra no centro da 

Na Estação Central do Recife, a dona de casa Priscila Franklin, 26 anos, que tinha ido levar o bebê ao pediatra, no centro da cidade e na volta ficou desesperada ao se deparar com a estação fechada.

Clailton Gomes da Silva, 28 anos, utiliza geralmente o metrô para voltar do trabalho. Ele mora em Prazeres, Jaboatão dos Guarapes. Foto: Rosália Vasconcelos/DP    
Clailton Gomes da Silva, 28 anos, utiliza geralmente o metrô para voltar do trabalho. Ele mora em Prazeres, Jaboatão dos Guarapes. Foto: Rosália Vasconcelos/DP

O vendedor Clailton Gomes da Silva, 24, até tentou embarcar em um ônibus em frente à estação, mas ficou com medo da escuridão.

Diante do trânsito congestionado, motoristas estacionam próximo à prefeitura. Foto: Aline Ramos/DP        Diante do trânsito congestionado, motoristas estacionam próximo à prefeitura. Foto: Aline Ramos/DP

No Recife Antigo, motoristas estacionaram próximo à Prefeitura da Cidade para esperar o trânsito amenizar./ Diário de Pernambuco

Acidente mata um e deixa três gravemente feridos




Um homem morreu e outras três pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente com ao menos três veículos na manhã desta quarta-feira (21), na BR-101, a oito quilômetros de Ubaitaba, no sul da Bahia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu um caminhão carregado com refrigerantes, uma Kombi e um carro de passeio. O motorista do caminhão chegou a ficar preso às ferragens, mas foi socorrido pelos bombeiros. Ele sofreu ferimentos leves.

O condutor do carro de passeio, identificado como Zacarias Santos, de 50 anos, morador de Ubaitaba, morreu na hora. Entre os três feridos em estado grave está a mulher de Zacarias, Dauria Oliveira dos Santos, também de 50 anos.

Ela e as outras duas vítimas, identificadas como Viviane Silva Gonçalves, 33, e Lucineide, foram levadas para o Hospital de Base de Itabuna, segundo informações da prefeitura de Ubaitaba. Não há detalhes sobre em qual veículo elas estavam, nem informações sobre o estado de saúde.

O acidente ocorreu por volta das 6h30, próximo ao Casarão das Pedras. Os bombeiros não souberam informar as circunstâncias do acidente e nem se houve mais vítimas da batida.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros estão no local. A prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro, emitiu nota de pesar sobre o acidente./G1

Motociclista morre ao colidir contra árvore no interior do Prado




Prado: Um acidente ocorrido na tarde desta quarta-feira 21 de março, um acidente deixou um motociclista morto, em uma estrada vicinal que dá acesso ao Assentamento São Francisco, no interior do município de Prado. A vítima foi identificada como sendo, José Nilton Nascimento de Jesus, 47 anos de idade.

Segundo informações, José Nilton conduzia uma motocicleta Honda Titan, de cor cinza, placa policial NZP 9035, licenciada no município do Prado, quando perdeu o controle da moto e colidiu contra uma árvore. Uma ambulância do SAMU chegou ao local do acidente, mas, nada pôde ser feito.

O acidente foi comunicado à Polícia Civil, que esteve no local, realizando o levantamento cadavérico. O IML foi acionado e o corpo removido ao IML de Itamaraju, onde passará por necropsia, sendo liberado na sequência./liberdadenews

Itanhém: Empresa com sede “Fantasma”, ganha licitação de quase R$ 2,5 milhões





A prefeitura de Itanhém, homologou no último dia 02 de maio de 2017, a licitação nº PP-010-2017, para LOCAÇÃO DE VEÍCULOS LEVES E PESADOS SEM CONDUTOR, DURANTE O PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES DESTINADOS AO ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS, no valor de R$: 2.483.599,99 (dois milhões quatrocentos e oitenta e três mil quinhentos e noventa e nove reais e noventa e nove centavos).


A empresa que participou sozinha e venceu o certame, foi a FERNANDES & FERNANDES LTDA. – ME, CNPJ: 08.080.901/0001-42, com endereço comercial a Avenida Getúlio Vargas, nº 3503, no centro de Teixeira de Freitas.


Nossa equipe de reportagem visitou a suposta sede da empresa, que teve seu registro junto a Receita Federal no dia 19 de junho de 2006, e ao chegar no local, restou constatado que no endereço, funcionava uma locadora de veículo recém instalada, e que não possui nenhum vínculo com a empresa FERNANDES & FERNANDES LTDA. – ME, ou com seu proprietário.

Conversando com a proprietária do imóvel, a mesma nos informou que no referido endereço, jamais funcionou a empresa FERNANDES & FERNANDES LTDA. – ME, e que recordava-se que há alguns anos atrás, foi procurada pelo Sr. André Luiz Cândido, proprietário da empresa, segundo conta no site da Receita Federal, que esteve na imobiliária responsável por seu imóvel e teria mostrado interesse em alugar o ponto.

A proprietária afirma ainda que o Sr. André Luiz comprometeu-se a alugar o imóvel, mas depois sumiu sem dar mais notícias.

O proprietário da imobiliária, conversou com nossa equipe de reportagem e afirmou que de fato, foi procurado por um homem que interessou-se em alugar o imóvel para instalar a empresa no local. Um contrato chegou a a ser assinado, porém o suposto locatário desistiu da locação logo após a assinatura dos papéis.

Nossa equipe de reportagem conversou ainda com vizinhos do estabelecimento que negaram desconhecer tal empresa funcionando no local.

“O ponto passou um bom tempo fechado. Agora, há pouco mais de 02 meses, que foi alugado. Mas em momento algum no ano de 2006, esta empresa se instalou aí. Nesse ano o imóvel estava fechado e ficou assim por muito tempo”. Declarou um comerciante vizinho.

O capital da empresa FERNANDES & FERNANDES LTDA. – ME, é de R$ 120.000,00 ( cento e vinte mil reais), e segundo o site da JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia), passou por 03 recentes alterações, sendo a última, uma transformação, no dia 13 de março de 2018.


Ainda segundo a proprietária do imóvel, que ficou surpresa com a informação prestada por nossa equipe, a mesma buscará medidas cabíveis, devido ao fato de que o endereço de seu imóvel está sendo usado pela referida empresa, sem que nunca a mesma tenha se estabelecido no local.

 

Entre os itens que a empresa teria ganhado na licitação, os mesmos estão detalhado da seguinte maneira:

6
LOTE
Veículos para secretaria de infra estrutura
2500
hr
R$ 349.999,99
R$ 349.999,99
Vencedor
1
LOTE
Veículos para administração e finanças
2
un
R$ 82.800,00
R$ 82.800,00
Vencedor
2
LOTE
Veículos para assistência social
1
un
R$ 41.400,00
R$ 41.400,00
Vencedor
3
LOTE
Veículos para secretaria de saúde
6
un
R$ 256.200,00
R$ 256.200,00
Vencedor
4
LOTE
Veículos para secretaria de educação
8
un
R$ 306.336,00
R$ 306.336,00
Vencedor
5
LOTE
Veículos para secretaria de infra estrutura
17
un
R$ 1.447.200,00
R$ 1.447.200,00
Vencedor


Nossa equipe irá protocolar denúncia no Ministério Público, para que as informações aqui expostas sejam investigadas./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.