Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 27 de abril de 2013

Urbanização do Maracanã deve ser concluída 20 dias antes da Copa das Confederações




Rio de Janeiro – A urbanização do entorno do Estádio Mário Filho, o Maracanã, deve ser concluída em 27 de maio, cerca de 20 dias antes do início da Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol (Fifa) deste ano. A obra é a principal intervenção da prefeitura do Rio de Janeiro para a competição, que é considerada evento-teste para a Copa do Mundo da Fifa de 2014.

O estádio receberá três jogos na competição, sendo o primeiro no dia 16 de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a revitalização do entorno do estádio inclui a reforma do calçadão do Maracanã com sua adaptação para pessoas com deficiência, o plantio de mais de 300 palmeiras e árvores nativas do Rio de Janeiro, a reconstrução de uma ciclovia e a colocação de nova iluminação pública.

As obras foram iniciadas no primeiro semestre de 2012. Para a inauguração do Maracanã, neste sábado (27), apenas uma parte do calçadão estará pronta: o trecho entre a estátua do Bellini e a Torre de Vidro (entrada da tribuna).

“O conceito que utilizamos foi o de um parque, o Parque Maracanã. Fizemos uma iluminação toda nova em LED, para que aquilo possa ser usado com segurança pela população à noite. Tem toda a questão da acessibilidade também”, disse o engenheiro responsável pelo projeto, Mauro Bonelli.

A segunda parte da revitalização do entorno envolve a construção de uma passarela ligando o Maracanã ao parque da Quinta da Boa Vista, sede do Museu Nacional e do Jardim Zoológico do Rio. A passarela com 530 metros de extensão e cinco de largura conectará os dois espaços, hoje separados por duas avenidas e uma linha férrea.

No entanto, a passarela só deverá ser concluída no primeiro semestre do ano que vem, a tempo da Copa do Mundo. As obras já estão em andamento, com a construção dos pilares. “Vamos tentar concluí-la até o final deste ano”, contou Bonelli.

Dilma pode ter tempo recorde em rádio e TV se projeto polêmico for aprovado

Dilma pode ter tempo recorde em rádio e TV

O projeto de lei que restringe a criação de partidos permanece parado no Supremo Tribunal Federa (STF), mas se aprovada pode deixar a presidente Dilma Rousseff (PT) com 61% do tempo no horário eleitoral em rádio e TV. Ou seja, o impedimento das novas legendas permite um aumento de 26% no tempo durante a campanha eleitoral. Seriam 15 minutos e 18 segundos em cada bloco de 25 minutos. A medida retira uma parte do tempo de TV que hoje é dividida igualmente entre os partidos menores. Os maiores beneficiados com a aprovação seriam PT, PMDB e PSD, que integram a base de Dilma. As informações são da Folha.

Três suspeitos de matar dentista na Grande SP são presos


A Secretaria de Segurança de São Paulo confirmou, neste sábado, a prisão de três suspeitos de envolvimento na morte da dentista Cinthya de Souza, de 47 anos. Ela foi queimada viva durante um assalto ao seu consultório na cidade São Bernardo do Campo, no ABC paulista, na última quinta-feira.

Conforme informações do jornal SP TV, da Rede Globo, os suspeitos foram detidos por volta das 3 horas nas imediações da favela São Jorge, em Diadema, e encaminhados ao Departamento de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP) da capital paulista. 

Um dos suspeitos, segundo a polícia, é Jonatas Cassiano Araújo, de 21 anos, que já havia sido identificado pelas câmeras de segurança de uma loja de conveniência. Os outros dois possíveis envolvidos na ação não tiveram seus nomes divulgados.

Itamaraju: Sucesso de público marca a palestra de Cembranelli na FACISA




O  mais renomado promotor público do país, Francisco Cembranelli esteve no município de Itamaraju nesta sexta-feira (26), proferindo uma palestra de abertura dos cursos de pós-graduação da Facisa – Faculdade de Ciências Sociais aplicadas.

Cembranelli é promotor público do Estado de São Paulo, conhecido nacionalmente pela sua atuação no caso Isabela Nardoni, crime de grande repercussão do país, que através do seu belíssimo trabalho, no julgamento os acusados acabaram sendo condenados.

A presença em massa dos acadêmicos dos cursos de Direito, Enfermagem, Administração e Serviço Social foram essenciais para o sucesso do evento.

O evento também foi marcado pela presença das autoridades municipais, o prefeito Manoel Pedro e a primeira dama, além dos secretários de Governo Luciano Porto e do parlamentar Leo Lopes, e outros.
Ao chegar a Facisa, Cembranelli foi recepcionado pelo Coordenador e professor da instituição Jackson Cordeiro e pelo presidente do CESESB, o José Francisco Saraiva Júnior.

Quando participou de uma breve coletiva de imprensa com os profissionais de comunicação do município.

Logo após, Francisco Cembranelli deu início a palestra no auditório da instituição onde falou sobre sua carreira profissional, e experiências adquiridas diante dos casos de grande repercussão. Além de comentar sobre PEC 37 (a proposta de emenda à constituição que tira do Ministério Público o poder de conduzir investigações criminais e sobre a redução da maior idade penal).

Durante a palestra o promotor destacou que foi seu pai Sylvio Cembranelli, que também era promotor, que foi seu grande inspirador pela profissão que tem hoje.

Com mais de 1.300 casos que participou, Cembranelli venceu mais de 1.000, mostrando que nasceu para ser promotor ao dizer aos acadêmicos sobre a importância de se fazer o que gosta.

 Ao fim da palestra o mesmo agradeceu o convite da FACISA e foi aplaudido em massa pelos acadêmicos.

Internado em UTI cantor Netinho cancela show que faria em Teixeira de Freitas


O cantor baiano Netinho, que havia sido contratado para o Teixeira Folia, evento de aniversário do município de Teixeira de Freitas e que acontece de 09 a 12 de maio, acaba de cancelar sua agenda de shows. Para o lugar de Netinha a organização do evento acaba de anunciar a participação da Banda Eva.

Netinho foi internado na última quarta-feira (24) no Hospital Aliança, em Salvador, segundo a assessoria do artista com problemas vasculares no abdômen e precisou passar por cirurgia de emergência. Segundo as últimas informações ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para observação e se recupera bem. Por ter sido submetido a um procedimento cirúrgico os médicos dizem que Netinho precisa de um tempo para recuperação, por isso sua agenda de shows foi cancelada, incluindo a apresentação que faria em Teixeira de Freitas.

Na semana passada, Netinho foi internado no mesmo hospital após sentir fortes dores na coxa direita, ficando seis dias internado. Na ocasião, o cantor foi diagnosticado com “lesão aguda no músculo ilíaco direito”. Netinho foi liberado na terça (23), mas precisou voltar ao hospital no dia seguinte porque sentiu, novamente, fortes dores no abdômen. “Por conta de um vazamento sanguíneo que ocorreu num músculo que liga o abdômen a coxa ele precisou fazer uma cirurgia para colar uma artéria que rompeu”, explicou a assessoria.

Conforme informou o G1 todos os shows do cantor programados para maio tiveram que ser cancelados, inclusive um que ele faria neste sábado (27), no PE Folia, na cidade do Recife, em Pernambuco. Não há previsão de alta. O hospital, que é da rede particular, disse que não está autorizado a passar um boletim médico sobre paciente.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Família de gerente de banco é feita refém no sudoeste da Bahia


Homens armados invadiram casa de funcionário na cidade Belo Campo.
De lá, grupo levou filhos até rodoviária, onde o resgate foi pago pela vítima.

A família de um gerente bancário foi feita refém da noite de quinta-feira (25) até a manhã desta sexta-feira (26), na cidade de Belo Campo, sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, três homens armados entraram na casa do funcionário e passaram a noite no imóvel com ele, junto à esposa e um casal de filhos. "Eles entraram na casa da família e ficaram lá durante a noite", explicou o tenente Emanuel Almeida, da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste da Bahia (Cipe).

Na manhã desta sexta-feira, o grupo colocou os filhos em um carro e se dirigiu até a rodoviária da cidade. "Eles deixaram os filhos no carro. Marcou com o gerente atrás de uma empresa para o pagamento do resgate", informou o tenente. Ninguém ficou ferido e os criminosos fugiram. O valor do resgate não é divulgado.

A PM já identificou os três autores do crime. "Já estavavámos atrás desse grupo, pensamos que eles iam assaltar caixas eletrônicos. Estamos em diligência para prendê-los", afirmou. Até por volta das 15h30, eles ainda não haviam sido presos.

Salvador

Uma funcionária de um banco na Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, em Salvador, foi sequestrada com a família na manhã d quinta-feira (25), para que fosse sacada uma quantia em dinheiro da agência onde trabalha, segundo informações da polícia.

De acordo com o major Borges, comandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a mulher foi abordada por três suspeitos armados, por volta das 6h, quando saiu de casa, no bairro do IAPI. O filho dela, de 7 anos, o namorado e a irmã também foam levados pela quadrilha.

Campanha de vacinhação contra gripe imunizou 30% do público-alvo em Salvador

Campanha de vacinhação contra gripe imunizou 30% do público-alvo em Salvador

Apenas 33% da população de Salvador que tem direito a receber vacina gratuita contra o vírus da gripe foi imunizada durante a campanha nacional, prorrogada até o dia 31 de maio. Até quinta-feira (25), 151 mil pessoas tinham sido vacinadas em Salvador, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde. A expectativa é atingir a cobertura vacinal de 80% do público-alvo e atender a 465 mil pessoas. Os postos de saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Podem receber a dose idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados. De acordo com a secretaria, nos últimos quatro anos, a cidade se manteve abaixo do índice estabelecido pelo Ministério da Saúde, em 2011 atingiu 74,8% e em 2012 , 75%.

Mais de 21 mil declarações já caíram na malha fina por suspeita de fraude

A Receita Federal informou nesta sexta-feira (26) que 21.352 declarações de Imposto de Renda de Pessoas Físicas feitas este ano já caíram na malha fina por suspeita de elevar de forma fraudulenta o valor da restituição a receber. Segundo o subsecretário de Fiscalização da Receita, Caio Marcos Cândido, os indícios são de que as irregularidades ocorreram em Declarações de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), transmitidas por órgãos públicos. O subsecretário informou ainda que nas últimas semanas foram realizadas três operações para combater fraudes no Imposto de Renda. De acordo com Cândido, as fraudes tinham potencial para causar prejuízo de R$ 55 milhões ao Fisco.

Comissão aprova dedução de gastos com remédios do Imposto de Renda para aposentados

Comissão aprova dedução de gastos com remédios do Imposto de Renda para aposentados

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (24) o Projeto de Lei 7898/10, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que permite a aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais deduzir do Imposto de Renda as despesas com medicamentos para uso próprio. Pelo texto, o gasto deverá ser comprovado com receituário médico e nota fiscal em nome do beneficiário. A proposta altera a Lei 9.250/95, que trata do Imposto de Renda, na parte que lista as deduções possíveis. Atualmente, podem ser deduzidos da declaração pagamentos efetuados a médicos e dentistas e a outros profissionais da saúde, entre outras despesas. O relator, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), apresentou parecer favorável à matéria. O projeto ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.

Professores estaduais protestam durante seminário sobre a Fiol

Professores estaduais protestam durante seminário sobre a Fiol

Professores estaduais de Barreiras, no oeste do estado, fizeram uma manifestação, nesta sexta-feira (26), durante o seminário sobre a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) para cobrar melhorias para a categoria ao governador Jaques Wagner (PT), que estava presente no evento. O grupo de docentes sustentava o discurso com cartazes com os dizeres “somos importantes para o desenvolvimento da região” e “Jaques Wagner, pague o que deve aos professores”. Os educadores pararam de terça (23) à quinta-feira (25) em adesão ao movimento nacional que reivindica a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) que deverá ampliar para 10% o investimento em educação no país. Durante o seminário, moradores de Barreiras também cobraram saneamento básico e viaturas para a polícia da cidade. O evento pretende agilizar a retomada das obras da ferrovia, paradas por problemas técnicos e ambientais. 

Prefeitos pedem a deputados federais a desburocratização nas ações de combate à seca

Cerca de 80 prefeitos baianos participaram do encontro

Em audiência realizada esta semana, no plenário II da Sala das Comissões da Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, cerca de 80 prefeitos baianos, representando os 252 municípios em estado de emergência na Bahia por causa da seca, discutiram com os deputados os gargalos burocráticos que travam ou atrasam a concretização das ações emergenciais e estruturantes anunciadas pelo governo federal. A audiência foi presidida pelo líder da bancada baiana na Câmara, o deputado Daniel Almeida. Presidente da União dos Municípios da Bahia, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, ressaltou que, “temos ciência do esforço da União e do Estado em combater a seca, pois é um problema histórico. Mas, temos muita burocracia no processo entre o anúncio das obras e serviços até a concretização dos mesmos. Gostaria de pedir que os deputados destinem suas emendas parlamentares individuais para ações de combate à seca, pois precisaremos de anos para nos reerguermos depois desse período de estiagem”. Quitéria também pediu cuidado na hora de aprovar leis ou projetos do Governo Federal que interfiram no dia-a-dia do prefeito. “É importante discutirmos os projetos de lei que forem afetar a vida fiscal dos municípios antes de sua aprovação”, afirmou.

Presidente do Bahia é denunciado na Procuradoria Geral da República

Presidente do Bahia é denunciado na Procuradoria Geral da República

O presidente do Esporte Clube Bahia, Marcelo Guimarães Filho, se tornou alvo de uma denúncia endereçada ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Dois advogados baianos que moram em Brasília, Antonio Rodrigo Machado e Marcus Tonnae Silva, protocolaram uma notícia-crime às 15h57 da tarde desta quinta-feira (25) apontando possíveis crimes como estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Além de MGF, o gestor de futebol Paulo Angioni, o coordenador da divisão de base Newton Mota e o ex-titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), André Garcia, sócio da Cálcio, também são citados no processo. Saiba os detalhes do processo na coluna Esportes.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Adab apreende carne e leite transportados de forma irregular

Adab apreende carne e leite transportados de forma irregular

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou uma apreensão de carne e leite, que eram transportados de forma irregular, na BR-116, no perímetro urbano do município de Manoel Vitorino. O animal teria acabado de ser abatido e já seguia para feira livre da cidade, sem qualquer refrigeração. O material foi encaminhado para o Frigorífico Vale do Sol, onde deve ser incinerado.

Bonfim: Ciclistas fotografam suposto disco voador na serra do Gado Bravo

Bonfim: Ciclistas fotografam suposto disco voador na serra do Gado Bravo

Dois ciclistas teriam flagrado um objeto voador não identificado (Ovni) quando sinalizavam, no último dia 14 de abril, uma trilha para competição de Mountain Bike, na serra do Gado Bravo, uma extensão da Chapada Diamantina. De acordo com reportagem do site Falando Tudo, Raimundo Natação e Igor Geovani afirmaram que o objeto era em formato oval, do tamanho de uma automóvel, arecido com um disco voador, e fazia um barulho de uma máquina de costurar. Segundo a dupla, mesmo com medo, eles conseguiram registrar o momento e fazer seis fotos do objeto. Ainda conforme os ciclistas, a nave extraterrestre ficou cerca de 15 minutos no ar e desapareceu em uma velocidade muito alta. As imagens foram enviadas para a análise do ufólogo Ubirajara Lins.
 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

RMS registra maior taxa de desemprego do Brasil em março

RMS registra maior taxa de desemprego do Brasil em março

O número de desempregados na Região Metropolitana de Salvado bateu recorde, ao passar de 18,6% para 19,7% em março. O valor é o maior registrado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) em levantamento realizado em seis regiões metropolitanas brasileiras e divulgado nesta quarta-feira (24). De acordo com a pesquisa, a média da alta do desemprego no Brasil no terceiro mês do ano foi de 10,4% para 11%, com eliminação de aproximadamente 215 mil postos de trabalhos em seis capitais do país. Atrás da RMS, ficaram Belo Horizonte, onde o desemprego passou de 6.2% para 7%, e São Paulo, 10,3% para 10,9%. 

Vacina contra HPV deve entrar no calendário de imunização em 2014

Vacina contra HPV deve entrar no calendário de imunização em 2014

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse, nesta quarta-feira (24), que a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) deverá fazer parte do calendário nacional de vacinação em 2014. Durante audiência pública no Senado, Padilha explicou que a pasta negocia com dois produtores mundiais da vacina uma dose que proteja, principalmente, contra os subtipos do HPV que atingem as brasileiras. "Aguardamos uma proposta de vacina mais ampla", disse. "Queremos essa tecnologia para nós. Está em negociação. Vai ter que ter transferência de tecnologia", completou. A estimativa é a de que, no Brasil, 25% do total de mulheres convivem com o problema. Atualmente, a dose é aplicada nas escolas da rede pública apenas pelo governo do Distrito Federal em meninas de 11 a 13 anos. A imunização também pode ser feita em laboratórios particulares. 

Enfermeira do Samu é assassinada em Feira de Santana; suspeito é encontrado morto

Uma enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encontrada morta com dois tiros, na noite desta terça-feira (23), na Avenida Getúlio Vargas, uma das vias mais movimentadas de Feira de Santana, segundo maior município da Bahia. De acordo com informações da Delegacia de Homicídios da cidade, o principal suspeito do assassinato é o ex-namorado dela. Segundo o titular da unidade, Geovan França, a enfermeira aceitou encontrar o ex após receber um telefonema da antiga cunhada, que marcou o encontro entre eles. No local combinado, o jovem estacionou o carro atrás do dela, entrou no veículo da enfermeira e disparou duas vezes. Ela morreu no local e o ex-namorado fugiu, segundo o delegado. O suspeito foi encontrado morto, nesta quarta-feira (24), na cidade de Entre Rios, a 125 km de distância de Feira de Santana. De acordo com Antônio Luciano Lima, delegado do município, ele foi encontrado em um posto de combustível, dentro do próprio carro, com um tiro na cabeça. 

"Juros vão continuar subindo e descendo", afirma Dilma



BRASÍLIA, DF, 23 de abril (Folhapress) - Apesar da frequente resistência em falar publicamente sobre juros, a presidente Dilma Rousseff foi categórica em dizer na noite de hoje que as taxas vão "continuar subindo e descendo" no Brasil. Ela atrelou à variação à necessidade de se adequar aos padrões internacionais. 

"Esse país tem de crescer acelerado. Para ele crescer acelerado ele tem que ser competitivo, daí porque fizemos um grande esforço, do início do governo até hoje. Primeiro, nós reduzimos os juros brasileiros para patamares aceitáveis. Reduzir os juros para patamares menores não significa que ele não suba e não desça, não suba e não desça. Ele vai continuar subindo e descendo, mas ele vai fazer isso num nível mais adequado para os padrões internacionais e portanto para mais competitivo", declarou durante discurso no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília. 


Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, subiu a taxa básica de juros (a Selic) para 7,5% ao ano (estava em 7,25%). Foi a primeira vez que os juros sobem desde julho de 2011. A declaração da presidente foi dada a uma plateia repleta de prefeitos nesta noite. 


No início da tarde, contudo, Dilma havia afirmado a jornalistas que não fala de juros para que suas palavras não fossem "distorcidas". "Não vou falar sobre coisas que não quero ver distorcidas", disse, sem citar o episódio da África do Sul no final de março. 


Na ocasião, Dilma afirmou não acreditar numa política de combate a inflação que comprometesse o crescimento do país. O mercado financeiro interpretou a fala como leniência em relação ao combate às altas dos preços. A presidente reagiu dizendo que houve "manipulação" de sua fala e que "o combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do governo". 


A presidente voltou a falar sobre inflação na noite de hoje, ao dizer que é preciso rigor orçamentário e cuidado com as contas públicas. "Garanto que as contas fiscais brasileiras sejam estáveis, eu tenho de garantir também que a inflação nesse país esteja sob controle, então eu tenho um orçamento dado e regras bem claras, não posso criar despesa sem apontar receita, e isso cria para o governo federal regras bem claras de gestão dos recursos públicos." 
Para Dilma, o Brasil é "estável", mas precisa "ser competitivo".

CETO prende ladrões de posto e recupera moto roubada em Teixeira de Freitas


No início da tarde desta terça-feira (23) policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), vinculada ao Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas (13º BPM), durante rondas de rotina na rua Cedro, bairro Castelinho, abordaram um menor de 17 anos, esse que estava em companhia de Ivanilson Prates dos Santos, 24 anos, que tentou evadir-se pulando um muro.
O adolescente, que segundo a polícia é suspeito de uma tentativa de homicídio no bairro Santa Rita, de um roubo ao Posto Estrela, no bairro Kaykan, além de um assalto contra um gerente de uma casa de shows de Teixeira de Freitas, já estava sendo monitorado pelos policiais da CETO, já que existia a informação que o mesmo vinha se utilizando de uma moto HONDA/BROS, placa OLE-8534, roubada, para supostamente praticar crimes na cidade.
Na revista à casa do suspeito foi encontrada a motocicleta roubada, uma camisa de time de futebol utilizada no roubo ao Posto Estrela, dois cartuchos intactos de revólver calibre 38, grande quantia deingressos de evento vindouro na cidade, R$ 8 em espécie e um aparelho de telefone celular.
Segundo informou o tenente Abrahão Farias, comandante da CETO, não resta dúvida que a dupla praticou o assalto contra o posto de combustível e investiga-se outros delitos atribuído aos dois.
 

Projeto que revoga a Lei de Privatização da Embasa será votado na próxima terça-feira

Deputado Joseildo Ramos (PT),

Com 49 votos a favor e apenas um voto contrário, os deputados baianos aprovaram, na noite desta terça-feira, o requerimento de urgência para apreciação do Projeto que revoga a Lei de Privatização da Embasa. A votação deve ocorrer na próxima terça-feira (30). A iniciativa do executivo é fruto de uma indicação do deputado Joseildo Ramos (PT), que será relator da matéria. A revogação da Lei N° 7.483 de 17 de junho de 1999, que autorizava o Estado a vender a Embasa mobilizou milhares de baianos na década de 90, envolvendo sindicatos, setores organizados da igreja e da sociedade civil. O projeto de revogação foi recebido na Assembleia no dia 21 de março. “É muito bom comemorar a atitude do governador que afasta de vez os resquícios de uma política avessa ao interesse público”, comemorou Joseildo.

Eleitor que faltou a uma ou duas eleições não terá o título cancelado

Com o fim do prazo para a regularização do eleitor faltoso, nesta quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lembra que não há necessidade de apreensão por parte dos eleitores que deixaram de votar em apenas uma ou duas eleições. Quinta-feira, 25 de abril, é o prazo final para os cidadãos que deixaram de votar e justificar em três eleições consecutivas regularizarem a sua situação e não ter o título cancelado. Portanto, vale lembrar que o risco de cancelamento do título é apenas para os que se ausentaram às três últimas eleições, podendo se regularizar normalmente, após 25 de abril, aqueles que deixaram de comparecer às urnas em algumas das eleições. Dos 132.912 eleitores faltosos na Bahia, pelo menos 5.335 (4,01%) quitaram suas pendências nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral até o momento.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Professores param por três dias na Bahia em adesão a movimento nacional

Professores param por três dias na Bahia em adesão a movimento nacional

Os professores das redes municipais e estadual da Bahia paralisam suas atividades por três dias, a partir desta terça-feira (23), em adesão à Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

 Com isso, as escolas só voltam a funcionar na próxima sexta (26). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), o movimento nacional reivindica o cumprimento da lei do piso salarial para professores, atualmente de R$ 1.567 para profissionais de nível médio, e carga horária de 40 horas semanais.

Micareta causa guerra cultural entre a Bahia e Pernambuco

Micareta causa guerra cultural entre a Bahia e Pernambuco

Mais uma etapa da guerra cultural entre a Bahia e Pernambuco começa neste final de semana e deve dar muito que falar. É nada menos do que a segunda edição da micareta “PE Folia”, marcada para o “Parque de Exposições do Cordeiro”, na zona Oeste de Recife. A programação está coalhada de artistas baianos como Bell Marques, Ivete Sangalo e Saulo Fernandes, mas não inclui um simples cantador de frevo para contar as glórias da música local. Falar em guerra não é exagero. Primeiro porque a seleção exclusiva de artistas baianos para fazer a festa pernambucana já repercutiu na mídia do sul do país. “Deveriam mudar de PE Folia para BA Folia porque o nome não corresponde ao cast do evento”, apimentou a influente colunista Anna Ramalho, do Jornal do Brasil. Depois, porque a briga musical entre Pernambuco e Bahia tem história forte, com fatos recorrentes. Como ocorreu em 2001, quando a prefeita de Olinda, Luciana dos Santos, proibiu por decreto de tocar música baiana na festa. A história ainda vai render muito pano pra manga e os detalhes você confere na Coluna Holofote!

Pesquisa aponta que 82% dos brasileiros consideram fácil desobedecer às leis

Pesquisa aponta que 82% dos brasileiros consideram fácil desobedecer às leis

Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que 82% dos brasileiros consideram fácil desobedecer às leis e 79% acreditam que o cidadão, sempre que possível, opta pelo "jeitinho brasileiro" no país. O levantamento mostra uma diferença de aceitação quando a ordem vem de um juiz ou de um policial. Para 81% dos entrevistados, se um juiz decide que uma pessoa pague a outra uma quantia, ela tem a obrigação moral de quitar mesmo que discorde da decisão, enquanto apenas 43% obedecem se a ordem vem de um policial. Cerca de 80% consideram difícil desobedecer às leis e continuar respeitado pelas pessoas e 99% dos entrevistados responderam que é errado ou muito errado dirigir depois de consumir bebida alcoólica, jogar lixo em lugar proibido, levar itens baratos de uma loja sem pagar e estacionar em local proibido. O Índice de Percepção do Cumprimento da Lei foi pesquisado entre 2012 e 2013 em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Distrito Federal, com 3,3 mil pessoas. Informações da Agência Estado.

Wagner fala de mais água, gás natural e segurança ao interior da Bahia


Nesta semana, destacando ações que beneficiam a população do interior da Bahia, o programa de rádio Conversa com o Governador tem vários destaques - o edital de licitação do gasoduto Itabuna-Ilhéus, que será lançado juntamente com a inauguração de um Centro Integrado de Comunicação das Polícias Militar e Civil e a distribuição de 20 retroescavadeiras em Feira de Santana, na quinta-feira (25), dia em que Jaques Wagner vai também a Conceição do Coité entregar para a ampliação do sistema de abastecimento de água.

Em Barreiras, na próxima sexta-feira, dia 26, o governador entrega 742 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida e participa de um seminário sobre a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), assuntos que também estão nesta edição do programa.

Wagner fala ainda sobre a mobilidade urbana na capital - a ordem de serviço para a construção de duas vias que completam e melhoram a Avenida Luís Eduardo Magalhães, no entroncamento com a BR-324, o acordo com a prefeitura de Salvador para acelerar a construção do metrô da cidade, firmado ontem, e uma ordem de serviço para a construção do Complexo de Viadutos Imbuí/Narandiba, assinada na semana passada. 

Gasoduto Itabuna-Ilhéus

Segundo o governador, “o gasoduto Itabuna-Ilhéus vai ser importante para a atração de novos investimentos empresariais e industriais”. A iniciativa faz parte de um programa para interiorizar o gás natural, uma forma mais limpa de geração de energia. “É um investimento feito pela Bahiagás de R$ 45 milhões, que deve começar em setembro deste ano e estar terminando no segundo semestre de 2015”. Segundo Wagner, o centro integrado de comunicação vai melhorar a segurança pública em 33 cidades.

Quanto à entrega das retroescavadeiras, o governador explica que é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para ajudar a combater os efeitos da seca, enquanto o sistema de abastecimento de água vai beneficiar os municípios de Conceição do Coité, Biritinga, Lamarão, Teofilândia, Barrocas e Retirolância. “O investimento é de R$ 48 milhões, beneficiando 88 mil habitantes”.

Ferrovia e metrô

O governador destaca ainda que a Fiol dará muito mais dinamismo a economia baiana, ao oeste do Estado e toda a região central por onde a ferrovia passará até chegar no novo Porto Sul, próximo a Ilhéus. “Em Barreiras, eu vou entregar 742 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, um investimento de R$ 31 milhões”.

Wagner comemora esta semana o acordo para a conclusão do metrô. “Em 20 dias quero colocar a licitação na rua”, diz. Sobre a assinatura para a construção de duas vias que completam e melhoram a Avenida Luís Eduardo Magalhães, no entroncamento com a BR-324, ele informa ser uma obra no valor de R$ 7,25 milhões.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Jucuruçu caminha a passos largos com a administração de Uberlândia Pereira


A nova prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Carmos Pereira (PSD), disse na noite desta sexta-feira (11/01), que existia uma quadrilha governando o município e informou que herdou dívidas intermináveis e foi surpreendida pela existência de esquemas escandalosos que eram perpetrados contra o dinheiro público municipal.

A prefeita Uberlândia Pereira disse que atualmente está sem conseguir contratar uma única pessoa de mão de obra especializada para o município, porque todas as leis que regem a administração municipal desapareceram. Informou que o município possui 365 funcionários concursados e muitos deles que não trabalhavam há anos, já foram convocados ao trabalho.

Destacou que foi surpreendida pela total inadimplência do município por causa das gigantes dívidas com o INSS e com os principais organismos das esferas estadual e federal que terão que ser negociadas nestes próximos 2 anos para limpar o nome de Jucuruçu e acrescentou, que encontrou centenas de nomes de pessoas que nunca foram funcionários do município e que nem sabiam que seus nomes foram envolvidos em empréstimos consignados.

A prefeita Uberlândia Pereira comparou como uma quadrilha que foi montada para assaltar o dinheiro do povo de Jucuruçu, diante dos atos que encontrou, onde até a água e os telefones da Prefeitura Municipal estavam cortados. No último dia 26 de outubro de 2012, a Câmara Municipal afastou o prefeito Manoel do Carmo Loyola da Paixão (PP), pela prática de vários crimes administrativos e pela sua ausência superior a 15 dias do território do município, por ocasião que o vice-prefeito Gilberto Nogueira Silva, o “Gélo” (PP), assumiu o cargo, mas teve que administrar os dois meses restantes em parceria com o poder judiciário para conseguir restabelecer a ordem da gestão.

Outro problema que a nova prefeita Uberlândia Pereira já começou a enfrentar é a falta de médicos para se contratar. O município de Jucuruçu paga atualmente entre R$18 a R$ 22 mil para um médico, mesmo assim, são raras as vezes que um profissional aceita trabalhar no município, uns por causa da distância e outros devida à fama de município mau pagador que o ex-gestor implantou na região.ela primeira vez.

Em 100 dias de governo, prefeita Uberlândia fala dos desafios em administrar Jucuruçu


Uberlândia Carmos Pereira (PSD), prefeita do município de Jucuruçu

De acordo com a prefeita, foram dívidas intermináveis em que foi surpreendida pela existência de esquemas escandalosos que eram praticados contra o dinheiro público municipal. “Encontramos a prefeitura de Jucuruçu totalmente saqueada onde o ex-gestor não tinha nenhum compromisso com o município, pois são inúmeras as dívidas deixadas, desde o ano de 2010 o ex-prefeito não repassava o dinheiro do servidor ao INSS”, frisou.

Com a prefeitura em estado de calamidade e as contas bloqueadas, Uberlândia expõe que sua maior dificuldade foi no dia 02 de janeiro quando entrou na prefeitura e encontrou uma sala apenas com dois computadores e uma impressora. “Fiquei muito triste ao saber que ninguém queria vender fiado para a prefeitura de Jucuruçu nem pra pagar com meia hora, afinal você representa a cidade e está no CNPJ dela, mas saber que os empresários não queriam vender nem a vista para a nossa prefeitura porque devia muito, deu vontade de chorar, visto que a sujeira do outro de certa forma reflete no sucessor”, advertiu.

Segundo a administradora, o ex-prefeito Manoel do Carmo Loyola da Paixão (PP) em um ato irresponsável ficou do mês de fevereiro até julho sem prestar contas do município em que até a água e telefone no prédio da prefeitura foram cortados. “Em levantamento feito nas finanças, só nas contas de água a prefeitura adquiriu um débito no valor de R$: 169 mil reais, ficou muito difícil também para comprar a merenda escolar, já que os fornecedores venderam e não receberam”. Para ela com a prefeitura inadimplente não é possível receber os programas do governo e nem realizar convênios, além disso, com o caso de Loyola na justiça por crimes administrativos, não é possível emitir cheques e apenas realizar transferências bancárias.
Para a prefeita Uberlândia em cem dias de governo já há muito o que comemorar, pois mesmo com as dificuldades tem procurado ajuda e já conseguido em pouco tempo trazer algumas obras em beneficio à cidade de Jucuruçu. “Todo gestor precisa ser sério, até porque se estamos aqui foi porque a maioria do povo escolheu e por isso precisamos representa-los com responsabilidade”, lembrou

Muito entusiasmada e com o apoio da população e de sua equipe, a gestora tem trabalhado incansavelmente para tentar resgatar a identidade de Jucuruçu. “Peço paciência aos moradores pois este problema nos afetará a longo prazo mas tenham certeza que nossa cidade usufrui hoje de um governo novo e transparente, onde é exigido tudo como manda a lei. A cidade está limpa e hoje o povo voltou a sorrir”,destacou.
Cléia, recepcionista na Prefeitura de Jucuruçu

Sec. de Bem Estar Social de Jucuruçu
Sec. de Educação de Jucuruçu

Mulher chamada Uberlândia vai administrar cidade de Jucuruçu, na Bahia


Prefeita eleita na Bahia tem o mesmo nome da cidade do Triângulo Mineiro: Uberlândia

Uberlândia vai administrar Jucuruçu (BA), uma pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes a quase 800 km de Salvador, ao sul da capital baiana. Mas, antes que qualquer confusão se estabeleça, trata-se da prefeita Uberlândia Carmos Pereira, de 37 anos, eleita com mais de 64% dos votos pelo Partido Social Democrático (PSD).

O nome da funcionária pública que vai administrar a cidade baiana é em homenagem à cidade de Uberlândia. Quando nasceu a segunda filha, o pai Teodolino Pereira havia escolhido outro nome, mas o escrivão do cartório sugeriu que ele seguisse a mesma estrutura do nome da filha mais velha: Aderlândia Carmos Pereira. “O funcionário sugeriu Uberlândia e disse que era uma cidade muito bonita do interior de Minas Gerais”, disse Aderlândia Pereira. A outra irmã da prefeita recebeu o nome de Ciderlândia. Os outros cinco irmãos não seguiram a regra do nome e foram registrados como: Ivanilde, Maria de Lurdes, Reginaldo, Aguinaldo e Josivaldo.

O nome homônimo à cidade já rendeu situações engraçadas à prefeita. “Quando passava o cartão em lojas, as vendedoras perguntavam meu nome, eu dizia, mas achavam que se referia à cidade de Uberlândia. Era engraçado”, afirmou. A prefeita de Jucuruçu disse que, quando era mais nova, não gostava do nome, mas atualmente não se importa.

Uberlândia nunca visitou a cidade mineira homônima, mas disse que tem planos de conhecer o município. “De tanto as pessoas falarem, quero sim conhecer a cidade”, disse Uberlândia Pereira sem precisar uma data de quando virá ao município.

Duas vezes vereadora, Uberlândia Pereira assume a prefeitura

Jucurunet

Dengue: governo quer evitar crescimento da doença em 2014 O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que planeja uma reunião com os estados que registraram aumento dos casos de dengue este ano, como Minas Gerais, São Paulo e Goiás. O objetivo é conter o avanço da doença no país em 2014. “Vamos fazer uma avaliação profunda do que ocorreu: se tem a ver com a transição dos governos municipais, se teve desmobilização das equipes para evitar um crescimento de dengue no próximo ano”, disse. Segundo Padilha, o encontro deve ocorrer após o mês de maio, período de maior transmissão da doença. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde divulgado no dia 10 deste mês, a média nacional de casos de dengue é 368,2 em cada grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, essa média era 98,1. Até a 13ª semana de 2013, foram 714.226 notificações, número superior a 2012, quando 190.294 casos foram notificados. 

Mais de 5,5 milhões já foram vacinados contra gripe no Brasil; campanha vai até sexta

Mais de 5,5 milhões já foram vacinados contra gripe no Brasil; campanha vai até sexta

Balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 5.585.779 de pessoas foram vacinadas contra a gripe até as 12h deste sábado (20), quando foi feito um dia de mobilização nacional contra a doença. O número representa 17,5% do público-alvo de 39,2 milhões de pessoas, informa a Agência Brasil. A meta do governo é imunizar 80% dos chamados grupos prioritários, que incluem idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (período de puerpério), crianças de 6 meses a 2 anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos. A população carcerária também vai receber a dose. Ainda segundo a Agência Brasil, foram vacinadas 599 mil de crianças (13,71%); mais de 432 mil trabalhadores de saúde (12,67%); 301 mil gestantes (13,81 %); 3,5 milhões de idosos (16,8%); 59,8 mil índios (9,94%); 68,8 mil mulheres em período de puerpério (19,18%); 665 mil doentes crônicos e 14 mil pessoas privadas de liberdade.  A campanha segue até a próxima sexta-feira (26) em todo o país. Por meio de nota, o ministério reforçou que a vacina é segura e constitui a principal arma na tentativa de reduzir complicações, casos graves e mortes provocadas pela gripe.



Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.