Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 26 de janeiro de 2019

Discussão acaba em morte na Praça da Baleia em Nova Viçosa: Pescador é assassinado em festa






 Nova Viçosa: Policiais do 3º Pelotão da 89ª CIPM, lotados na cidade de Nova Viçosa, receberam informações na madrugada deste sábado (26), de que dois homens haveriam tido uma discussão na Praça da Baleia, onde estava tendo um evento, e que após cessar o bate boca, uma das partes teria saído do local, e que teria retornado com um pedaço de garrafa de vidro em mãos, e surpreendido o seu desafeto com vários golpes.

A vítima foi atingida no pescoço do lado esquerdo, tórax do lado direito e o abdômen do lado esquerdo, caindo ao solo, já perdendo muito sangue. A vítima não portava documentos pessoais, não sendo identificado. Populares comentaram no local do crime, que o mesmo era oriundo da cidade de Alcobaça, e que seria pescador, e estaria em Nova Viçosa para entregar uma carga de Camarão.

Já o agressor foi identificado por populares pelo alcunha de “Danilo Carroceiro”, que após ter desferidos os golpes, saiu correndo, tomando sentido ignorado. Os policiais militares chegaram a fazer algumas rondas no intuito de encontrá-lo, mas, não houve êxito. O delegado plantonista, Charlton Bortolini, foi informando no início da manhã deste sábado, e solicitou ao DPT a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia, ficando posteriormente à disposição dos familiares para o reconhecimento liberação para as providencias de velório e sepultamento.

Um inquérito foi aberto para identificar motivação e identificação do possível autor do crime, sendo que o procedimento será encaminhado para a Delegacia Territorial de Nova Viçosa./Liberdadenews

Após briga em festa jovem é assassinado na cidade de Mucuri





Mucuri: Na madrugada deste sábado (26), policiais militares da cidade de Mucuri, lotados no 2º Pelotão da 89ª CIPM, tiveram informações de que dois jovens que estavam em uma festa (Luau), na Castanheira, começaram a discutir devido a uma rixa antiga. Em determinado momento, o autor, que ainda não foi identificado, sacou uma arma e atirou na vítima.

O jovem (vítima) foi identificado como sendo, Lucas Goes da Silva, 15 anos de idade. Os tiros não acertaram nele, e ele correu, mas, o agressor conseguiu alcança-lo e desferiu vários golpes de um instrumento perfuro-cortante sob seu corpo, e ele veio a desfalecer, sendo socorrido em seguida para a Unidade de Saúde de Pronto Atendimento da cidade. Logo após ter dado entrada na UPA, o jovem veio a óbito.

Policiais militares comunicaram o fato ao delegado plantonista, Charlton Bortolini, no início desta manhã, e o delegado autorizou a remoção do corpo do jovem Lucas, para o IML de Teixeira de Freitas. Um inquérito foi aberto investigar as circunstâncias do homicídio, devendo ser encaminhado para o delegado, Samuel Martins, que dar continuidade.

O corpo passará por necropsia, e ficará aguardando liberação por parte dos familiares para as providencias do velório e sepultamento./Liberdadenews

Itamarajuense é executado em Porto Seguro



A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo


Uma execução ocorrida na tarde deste sábado (26), na rua 7, bairro Mirante Caravelas em Porto Seguro, tirou a vida do jovem de pré-nome Yure, natural de Itamaraju.

Segundo informações, um veículo de características ignoradas passou em frente a casa que o jovem estava, os ocupantes ao avistarem Yure, desceram e abriram fogo contra a vítima que morreu no local.

Moradores ficaram muito assustados com os tiros. Alguns comerciantes chegaram a fechar as portas.

A polícia foi acionada e esteve no local registrando o crime e realizando o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado para o IML de Porto Seguro.

A polícia investiga autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Taxista morre após ser esfaqueado e baleado em Belmonte



Taxista morre após ser esfaqueado e baleado em Belmonte


Um taxista morreu após ser esfaqueado e baleado na noite de quinta-feira (24), em Barrolândia, distrito de Belmonte. Conforme a Polícia Civil, a autoria e motivação do crime são investigadas. Ninguém foi preso.

De acordo com informações da polícia, a vítima, identificada como Ivan Carlos Cerqueira, de 55 anos, estava sozinha quando foi abordada por homens que o esfaquearam. O taxista tentou correr, mas foi atingido por tiros no rosto e no braço.

A Polícia Civil informou que o crime aconteceu por volta das 20h. Ivan Carlos não tinha passagem pela polícia. O caso é investigado na delegacia de Belmonte./TN

Bahia registra 55 municípios em alerta para a dengue; veja lista



Resultado de imagem para dengue;

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, nesta quinta-feira (24), os 55 municípios que encontram-se em estado de alerta com relação à dengue. 

A cidade com o maior número de casos é Feira de Santa, com 108 ao todo. Salvador é a segunda da lista, com 45. De acordo com o órgão, o número de casos em 2019 nas duas primeiras semanas do ano é 94,1% maior em relação ao mesmo período em 2018 (veja aqui). 

Para combater o mosquito Aedes Aegypti, a Sesab distribuiu 7,4 mil kits para serem utilizados pelos agentes de controles de endemias nos municípios. 

Veja abaixo o número de casos nos munícipios que encontram-se em estado de alerta: 

Feira de Santana - 108
Salvador - 45
Macaúbas - 39
Ipupiara - 33
Paramirim - 32
Lençóis - 9
Mucuri - 10
Wagner - 10
Itabuna - 9
Luís Eduardo Magalhães - 9
Sebastião Laranjeiras - 9
Tanquinho - 9
Barreiras - 6
Governador Mangabeira - 5
Correntina - 4
Cristópolis - 4
Dom Basílio - 4
Boquira - 3
Camaçari - 3
Canarana - 3
Juazeiro - 3
Santa Bárbara - 3
Antônio Cardoso - 2
Brumado - 2
Casa Nova - 2
Jequié - 2
Remanso - 2
Riacho de Santana - 2
Santa Cruz Cabrália - 2
Adustina - 1
Barra - 1
Boa Vista do Tupim - 1
Cafarnaum - 1
Campo Alegre de Lourdes - 1
Candeias - 1
Caturama - 1
Conceição do Coité - 1
Curaçá - 1
Guanambi - 1
Ibipitanga - 1
Ibirapuã - 1
Ibirataia - 1
Ilhéus - 1
Itaguaçu da Bahia - 1
Itanhém - 1
Jacaraci - 1
Jacobina - 1
Lauro de Freitas - 1
Livramento de Nossa Senhora - 1
Malhada de Pedras - 1 Palmeiras - 1
Porto Seguro - 1
São Gonçalo dos Campos - 1
Serrinha - 1
Souto Soares - 1

Morre aos 94 anos uma das nativas mais tradicionais do balneário de Cumuruxatiba



Morre aos 94 anos uma das nativas mais tradicionais do balneário de Cumuruxatiba


Foi sepultada no final da manhã desta sexta-feira (25/01), no Cemitério Municipal de Cumuruxatiba, distrito do litoral norte do município de Prado, uma de suas moradoras aborígines mais tradicionais da localidade. Ela se encontrava internada há uma semana no Hospital Municipal de Prado, onde foi constatado um derrame cerebral e a avançada idade não ajudou na recuperação da nativa.

Tionilha Miranda da Conceição, a “Dona Tió” como era popularmente conhecida, morreu aos 94 anos. Ela era nativa de Cumuruxativa e uma indígena bem característica. Atualmente ela residia na Comunidade dos Guedes Borborema, a 7 quilômetros ao norte de Cumuruxatiba com a sua filha Natalina Conceição Miranda e foi quem continuou cuidando da idosa nos últimos dias da sua vida no Hospital.

A “Dona Tió” foi uma mulher que desbravou as terras daquela região e foi uma incansável na luta pelas causas indígenas na região de Cumuruxatiba. Ajudou a fundar o distrito e ao lado do marido nas décadas de 50, 60 e 70 foram fundamentais para o crescimento do lugar e nas décadas de 80 e 90, ela foi figura importante na união dos povos indígenas e no início dos anos 2000, ajudou a fundar a aldeia Tauá na cabeceira do rio do Peixe, no Parque Nacional do Descobrimento.

A Dona Tió foi uma guerreira e criou seus filhos praticamente sozinha, porque ficou viúva aos 43 anos de idade. Com a morte do seu marido Claudimiro José de Miranda, que morreu aos 60 anos no dia 15 de agosto de 1976, ela assumiu a chefia da casa com 10 filhos pequenos, numa época de tempos difíceis, onde a alimentação para o dia a dia era toda caçada na mata.

A nativa Tionilha Miranda da Conceição, a “Dona Tió”, faleceu aos 94 anos na manhã desta quinta-feira (24) e o velório ocorreu na casa da filha Eralda Conceição Miranda, no distrito de Cumuruxatiba e foi sepultada no final da manhã desta sexta-feira (25). Ela deixou mais de 20 netos e cerca de 30 bisnetos./TN

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Trecho da estrada de Monte Azul ao município de Guaratinga está quase interditada por excesso de buracos e Ponte caindo os pedaços



A imagem pode conter: céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza


A estrada que liga a cidade de Guaratinga BA a Monte Azul - BA está um lixo! Totalmente abandonada pela prefeitura de Guaratinga.  O pessoal pergunta senhora prefeita até quando teremos de aguardar a boa vontade da senhora para arrumar essa via? é uma vergonha o veículo não pode rodar nem a vinte porque dá uma impressão que vai soltar tudo do automóvel.

A imagem pode conter: céu, oceano, planta, montanha, árvore, atividades ao ar livre, natureza e água

Gostaríamos que essa matéria chegasse até a prefeita de Guaratinga - BA para que ela venha resolver e olhar um pouquinho para o nosso povo. Essa semana uma reportagem foi procurada por uma moradora, para expressar sua indignação com a situação em que se encontra a estrada que dá acesso à comunidade de Monte Azul até o município de Guaratinga.

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

Ela informou que há muitos pontos complicados que dificultam a passagem de veículos. ''Venho muito na cidade de moto, e quando chove a situação piora ainda mais. '', disse a mulher. Ha muito tempo que a estrada recebeu um patrolamento e as fortes chuvas provocaram estragos.Os usuários e moradores da comunidade pedem uma intervenção imediata do executivo.

Venho através deste post desabafar e solicitar atenção para a senhora gestora de Guaratinga gostaria muito de não precisar cobrar dos políticos algo que na verdade é de responsabilidade deles.

Não quero um emprego, não quero uma feira, não, quero sim um acesso melhor para nossa região, Cadê o compromisso assumido com o povo da minha e nossa querida localidade? Por que parece que os olhos do progresso se fecharam para essa região

 Eu sei que temos vários problemas no município, e que não tem como resolver da noite para o dia. Mas também sei que já houve tempo suficiente para solucionar o problema da nossa tão sonhada e desejada estrada, que nos liga aos grandes centros do Estado e região.

A imagem pode conter: nuvem, céu e atividades ao ar livre

Já não basta o tempo de mentiras que tivemos no grupo passado - De promessas que não foram cumpridas - Acredito que ao ler esta matéria, algum representante do governo nos dará uma resposta convincente lembro mais uma vez que só queremos apenas a conclusão da estrada que liga Monte Azul a Guaratinga,BA - sem ter problemas. Façam valer o que de alguma forma é de valor para vocês o nosso voto.


Eu agradeço pelo espaço, e acredito que teremos êxito em nossa luta. Que são em media 20 e poucos km de melhoramento, só para a prefeita de Guaratinga ficar sabendo que tem um grupo de Monte Azul querendo organizar uma baixo assinada para fazer esse trecho de estrada se a administração de Guaratinga não fizer os morados vão fazer na marra porque ficar do jeito que está não pode e não vai ficar. 

Bombeiros estimam cerca de 200 desaparecidos após barragem se romper






O Corpo de Bombeiros informou nesta tarde (25) que aproximadamente 200 pessoas estão desaparecidas após o rompimento da Barragem da Mina Feijão, em Brumadinho (MG). A estrutura, que pertence à Vale, liberou no meio ambiente um volume ainda desconhecido de rejeitos de mineração.

O Hospital João XXIII, instituição pública vinculada ao estado de Minas Gerais e sediada em Belo Horizonte, acionou um plano de atendimento para múltiplas vítimas de catástrofes. Até o momento, a instituição confirmou a chegada de duas pacientes, de helicóptero.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que o Sistema de Comando de Operações (SCO) está estruturado no Centro Social do Córrego do Feijão, em Brumadinho. "Vários órgãos, principalmente de segurança pública, estão no local e em reunião neste momento definindo as estratégias de atendimento", diz a nota.

Ao lado do Centro Social do Córrego do Feijão, há um campo de futebol que está sendo usado como área de avaliação e triagem das vítimas para atendimento médico, além de estacionamento de viaturas. Também foi estruturado um posto para arrecadação de alimento na Faculdade Asa de Brumadinho.

O Corpo de Bombeiros informou que está atuando com 51 militares, e que contam ainda com seis aeronaves.

O Corpo de Bombeiro alerta os órgãos de imprensa, que estão utilizando drones, pois estariam atrapalhando o sobrevoo das aeronaves da corporação. "As aeronaves estão resgatando inúmeras pessoas ilhadas em diversos pontos a todo momento".

Ministério do Turismo emite nota sobre o rompimento da Barragem de Brumadinho







O Ministério do Turismo emitiu na tarde desta sexta-feira (25), uma nota a imprensa lamentando o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho-MG, se solidariza com a comunidade afetada e diz que, neste momentod e dor a maior preocupação deve ser com as vidas impactadas;

Nota à imprensa -

O Ministério do Turismo lamenta profundamente o rompimento das barragens da mineradora Vale, em Brumadinho, nesta sexta-feira (25), e se solidariza com a comunidade afetada. Neste momento de dor, a Pasta entende que a maior preocupação deve ser com as vidas impactadas pela tragédia.


Além de todos os danos ambientais, o rompimento afeta o Instituto Inhotim, maior centro de arte ao ar livre da América Latina e importante atrativo turístico do Brasil. 


Desde já, o Ministério do Turismo se coloca à disposição para trabalhar em parceria com outros órgãos do governo no amparo às famílias e na recuperação da região para minimizar o impacto da catástrofe e, por meio do turismo, ajudar a comunidade a superar o trauma e retomar a vida.

Governo Federal decreta situação de emergência em Jucuruçu e mais 22 municípios



Governo Federal decreta situação de emergência em Jucuruçu e mais 22 municípios

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), informou nesta quinta-feira (24) que publicou no Diário Oficial da União (DOU) o reconhecimento federal de situação de emergência em 23 municípios dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Segundo a pasta, com a medida os entes já podem solicitar ajuda emergencial e recursos da União.

Segundo a portaria, a situação de emergência abrange sete cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas que causaram danos físicos e econômicos na região. São elas: Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul (chuvas intensas); Dom Pedrito e São Francisco de Assis (enxurradas); Gentil (Granizo); e Uruguaiana (Vendaval).

Na tarde de quarta-feira (23),  o ministro do MDR, Gustavo Canuto, anunciou o repasse de R$ 4,5 milhões para 18 cidades gaúchas que decretaram situação de emergência em função de danos causados por chuvas intensas no estado. Cada município receberá cerca de R$ 250 mil.

Na Bahia, os municípios atingidos pelas chuvas intensas foram Ilhéus, Jequié e Jucuruçu. O município de Mucuri atingido por erosão costeira e o de Remanso que sofre com a estiagem.

O longo período de estiagem também atinge a população de quatro municípios mineiros: Carbonita, Januária, Juramento e Matias Cardoso. O mesmo fenômeno acontece em Amparo de São Francisco (CE). Já a seca severa afetou Itatira (CE), Carira (SE) e Tobias Barreto (SE).

A capital do Amazonas, Manaus foi enquadrada em outro tipo de desastres naturais, por um incêndios. O município paulista de Tejupá foi enquadrado por colapso de edificações.

De acordo com o ministério, para receber auxílio da Defesa Civil Nacional, estados e municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública. O reconhecimento federal permite o acesso das cidades afetadas por desastres naturais./TN

Homem é assassinado a golpes de faca e tiro na zona rural de Itanhém




 Itanhém: Policiais lotados no 2° Pelotão da 44ª CIPM na cidade de Itanhém/BA, informaram à delegada plantonista da 8ª COORPIN, Maria Luíza Ribeiro, no final da noite desta última quinta-feira (24), sobre um corpo encontrado na Fazenda Santarém, próximo à comunidade de São José, zona rural do referido município. A delegada solicitou ao DPT a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas.


Segundo informações, o corpo foi encontrado por um funcionário da propriedade, que estava sobre o solo, com lesão na cabeça, e com marca de perfuração de disparo de arma de fogo. A vítima foi identificada como sendo, Danilo Costa Santos, 28 anos de idade, que segundo os PMs que atenderam a ocorrência, o genitor da vítima teria relatado que, provavelmente, o “Danilo” teria sofrido uma emboscada, pois o local onde ele foi assassinado, é próximo à entrada da propriedade de sua avó, por onde ele teria que passar para chegar ao seu destino.

WTDJ8072.JPG

O corpo de Danilo foi removido pelo Agente Público Joásio para o IML, onde passou por necropsia, na manhã desta sexta-feira (25), sendo apontado pela médica legista, que a vítima foi morta com 06 perfurações na região da cabeça, com algum instrumento perfurante tipo faca, e por um tiro de arma de fogo tipo chumbeira, que acertou a região do tórax.

FJUH3944.JPG

O corpo da vítima já se encontra à disposição dos familiares, para realização de velório e sepultamento. Um inquérito foi aberto, para apuração da motivação e possível identificação do autor (s). O procedimento será encaminhado para o delegado substituto da cidade de Itanhém, Willian Telles, para que possa dar continuidade às investigações./Liberdadenews

Aproximadamente 500 mil títulos podem ser cancelados na Bahia




No próximo dia 22 de fevereiro termina o prazo para a revisão biométrica em 34 municípios baianos. Apenas 476.618 eleitores estão biometrizados, o que representa cerca de 45,09%.

Ao todo, 580.357 cidadão ainda não atenderam à convocação da Justiça Eleitoral. Vinte e seis cidades apresentam baixo índice de comparecimento, e não alcançam 60% de eleitores biometrizados.

Lajedão (a 764 km de Salvador) é o município que mais preocupa.  82,39% dos eleitores não compareceram para a coleta dos dados biométricos. Jussari (20,43%), Ibirapuã (20,99%) Maetinga (24,94%) e Simões Filho (26,56%) também preocupam e registram percentuais abaixo de 30%.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia informa que não haverá prorrogação do prazo. Os cidadãos que não realizarem o cadastramento biométrico terão seus títulos cancelados.

Ameaçado de morte, Jean Wyllys desiste de mandato na Câmara





O deputado federal baiano Jean Wyllys (PSOL-RJ) anunciou, em entrevista à Folha, publicada nesta quinta-feira (24/01), que vai abrir mão do mandato. De férias no exterior, o parlamentar revelou que não pretende voltar ao País e que irá se dedicar à carreira acadêmica.

Ele vive sob escolta policial desde o assassinato da vereadora Marielle Franco, no ano passado. Ele tomou a decisão de deixar a vida pública com a intensificação das ameaças de morte.

“O (ex-presidente do Uruguai) Pepe Mujica, quando soube que eu estava ameaçado de morte, falou para mim: Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis. E é isso: eu não quero me sacrificar”, justifica.

Jean também afirma que a resolução de permanecer fora do Brasil se definiu após a divulgação das informações que apontam ligação entre os suspeitos da morte de Marielle com o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

“Me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinete a esposa e a mãe do sicário”, disse. “O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim”, completou.

Ele foi o primeiro parlamentar a assumir abertamente que é homossexual e atuou na defesa dos direitos dos grupos LGBT./Zero Hora News

Biometria: TRE-BA assina convênio com Teixeira de Freitas na próxima quinta (31/1)



Biometria: TRE-BA assina convênio com Teixeira de Freitas na próxima quinta (31/1)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) assina, na próxima quinta-feira (31/1), termo de parceria com o município de Teixeira de Freitas. A cerimônia, prevista para às 17h, ocorrerá na Câmara de Vereadores e contará com a participação do presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, do prefeito da cidade, Temóteo Brito e do presidente da Câmara, Ronaldo Cordeiro. O convênio atesta o apoio do município ao processo de recadastramento biométrico.

Dos 105.488 eleitores de Teixeira de Freitas, apenas 34.498 (32,70%) realizaram a coleta dados biométricos. A meta do TRE é recadastrar os 70.990 restantes até o próximo dia 22 de fevereiro, data em que encerra a revisão biométrica na região e em mais 33 municípios.

O comparecimento é obrigatório e o eleitor que não atender à convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado e estará sujeito às implicações previstas pelo Artigo 7º, do Código Eleitoral./TN

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Um morto e outro preso após execução de morador em Posto da Mata



Um morto e outro preso após execução de morador em Posto da Mata

Na noite desta última terça-feira (22), por volta das 23h, policiais militares da 89ª Companhia Independente de Itabatã (CIPM), lotados no 4º Pelotão de Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, receberam informações acerca de um homicídio na rua dos Cravos, bairro Jardim Primavera, próximo à Creche Municipal. A guarnição deslocou-se para averiguação das informações, sendo constatado que dois homens em uma motocicleta Honda Titan, de cor preta, placa policial não anotada, tinham invadido a residência de Claudionor Lúcio Barnabé, de 50 anos de idade e lhe executado com dois tiros à queima roupa, ambos na cabeça.

Assim que comprovaram o crime os militares comunicaram o ocorrido ao delegado Bruno Ferrari, responsável pelo plantão regional na 8ª Coorpin, que autorizou a remoção do corpo o IML de Teixeira de Freitas. Os policiais militares receberam informações no local do crime, que a vítima teria envolvimento com drogas, quando perceberam a presença de um suspeito, com as características de um dos executores do crime, e que já é conhecido da polícia com participação no tráfico, sendo identificado como Tharles Vieira dos Santos, de 23 anos. Os militares resolveram abordá-lo, quando foi encontrado com o mesmo, uma porção de crack.

Ao ser questionado, ele informou que teria mais drogas em sua residência, onde foram encontradas mais 117 pedras da mesma substância. Quando o telefone do suspeito tocou, os policiais colocaram Tharles para atender no viva voz do aparelho, sem deixar que a pessoa do outro lado da linha soubesse e ele iniciou falando de drogas, em seguida, falaram sobre o homicídio ocorrido, deixando a entender a participação dos dois no crime.

Os policiais deram continuidade na diligencia indo até a residência do segundo suspeito, que foi identificado como um adolescente de 15 anos de idade, que ao perceber a chegada da viatura, realizou disparos contra a guarnição e correu para dentro da residência, momento que os policiais revidaram e alvejaram o acusado.

O suspeito foi socorrido ao Hospital Municipal de Posto da Mata, onde já deu entrada sem vida. Na casa do suspeito foi encontrada uma porção de maconha, pesando aproximadamente 78 gramas. Ainda segundo informações a serem apuradas, Claudionor teria sido executado por ordem de um traficante que está preso no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas – CPTF, por conta de uma dívida, e que os executores trabalham para o mandante.

Um inquérito foi aberto para apuração dos fatos, sendo que Tharles foi flagranteado por tráfico e homicídio, pelo delegado Bruno Ferrari, que encaminhou o procedimento ao delegado Marco Antônio Neves, titular do município de Nova Viçosa, que dará continuidade às investigações./TN

Condenado por matar Daniella Perez, Guilherme de Pádua vira pastor e youtuber





Guilherme de Pádua, condenado e preso por assassinar a atriz Daniella Perez, filha da autora Glória Perez, em 1992, virou pastor da igreja evangélica e criou um canal no YouTube para pregar.

O canal tem pouco menos de 200 inscritos e apenas dois vídeos. O primeiro, postado em 11 de janeiro, é uma explicação de como funciona o sistema de facções na cadeia. Guilherme de Pádua ficou preso por sete anos, apesar de ter sido condenado a 19 anos.

Já no segundo vídeo, publicado quatro dias depois, ele fala sobre o preconceito que enfrenta por ter cometido crimes. O vídeo é intitulado “agora virou santo, né?”. “Mata, rouba, trafica e depois depois vira crente? As críticas contra os criminosos (ou de pessoas polêmicas) que declaram terem se convertido ao Evangelho são comuns e compreensíveis. Como é possível crer em uma mudança tão radical? Por que não fizeram isso antes de desgraçarem a própria vida e a vida de outras pessoas?”, questiona na descrição do vídeo.

No vídeo, ele explica que a igreja é um lugar que encoraja as pessoas a fazer a coisa certa. “De certa forma, a igreja é um ambiente muito propício para pessoas que têm a tendência de fazer coisas erradas. A cultura é: precisamos fazer o correto”, diz. “Olha que coisa bem propícia para alguém que fez muita coisa errada: esse perdão, essa oportunidade de poder recomeçar. Quem não gostaria de falar: poxa, eu posso começar de novo, ter uma nova chance? E mais que isso: se eu me apagar a esse Deus, fizer uma aliança com Ele, Ele tem uma aliança comigo, e aguarda-me uma vida eterna”, continua.

O segundo post de Guilherme de Pádua no YouTube tem pouco mais 7 mil visualizações. Ele desativou os comentários do vídeo, mas a recepção do público não é boa: cerca de 1 mil usuários deram “dislike” no post, enquanto apenas 113 curtiram.

Homem é assassinado a tiros enquanto bebia em bar no Bairro Castelinho em Teixeira




Teixeira de Freitas: A Polícia Militar (CICOM) foi informada na noite desta quarta-feira (23), através do 190, sobre um homicídio ocorrido na Rua do Cedro, no Bairro Castelinho, em Teixeira de Freitas. Uma guarnição foi deslocada para o local, e constatou a veracidade dos fatos, preservando a área até a chegada da Polícia Civil. O delegado plantonista, Charlton Bortolini, foi informado do crime, e se deslocou com sua equipe de investigadores e uma equipe do DPT para realização do levantamento cadavérico, e perícia ação violenta (homicídio). 

VOIE4510.JPG

Segundo populares, a vítima, que foi identificada como Rafael Lima Barros, 28 anos de idade, estaria sentada na frente de um bar, bebendo com outra pessoa, quando dois homens chegaram em uma motocicleta, não identificada, e chamaram a vítima pelo nome. Quando ele se levantou, e foi em direção aos suspeitos, o carona sacou de uma arma de fogo, e atirou contra o Rafael, que correu, sendo perseguido e atingido por três tiros, vindo a óbito no local.

TIDO3528.JPG

A pessoa que estaria bebendo com a vítima, que ainda não foi identificada, pegou o veículo do Rafael, um GM/Celta, de cor branca, placa policial JLL 5388, saindo em alta velocidade, tomando destino ignorado. O veículo foi encontrado posteriormente, abandonado no Posto Ipiranga, às margens da BR 101. O corpo da vítima foi removido para o IML, onde passará por necropsia, nesta quinta-feira (24), sendo liberado posteriormente aos familiares para velório e sepultamento.

TRNU7727.JPG

Um inquérito policial foi instaurado para apuração da motivação do crime, e possível identificação dos autores. O procedimento será encaminhado para os delegados do NHT./Liberdadenews

Mais de 70 mil eleitores de Teixeira podem ter títulos cancelados





Dos 105.488 eleitores de Teixeira de Freitas, apenas 34.498 (32,70%) realizaram a coleta dados biométricos. A meta do TRE é recadastrar os 70.990 restantes até o próximo dia 22 de fevereiro, data em que encerra a revisão biométrica na região e em mais 33 municípios.

O comparecimento é obrigatório e o eleitor que não atender à convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado e estará sujeito às implicações previstas pelo Artigo 7º, do Código Eleitoral.

De acordo com o chefe do Cartório, Bruno Guarino, o recadastramento pode ser feito em três postos de atendimento: no Cartório, Antigo Fórum e na Câmara Municipal de Vereadores.

O Cartório fica situado na Avenida Uirapuru, nº 1.816, no bairro Monte Castelo; o antigo Fórum fica na Avenida Presidente Getúlio Vargas, em frente à Praça da Prefeitura, e a Câmera dos Vereadores fica na rua Massanori Nagao, 64 – Centro. O atendimento é feito das 7 às 18 horas, sem fazer agendamento prévio, munido apenas da carteira de identidade e comprovante de residência./sulbahianews

Mecânico é chamado pelo nome e termina morto a tiros em Teixeira de Freitas



Mecânico é chamado pelo nome e termina morto a tiros em Teixeira de Freitas


Rafael Lima Barros, o “Rafael Mecânico”, de 27 anos, foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (23), por volta das 20 horas, na rua do Cedro, bairro Castelinho, região leste de Teixeira de Freitas.

Segundo informações de testemunhas, Rafael estava bebendo em um bar, quando um homem chegou numa moto e o chamou para a área externa do estabelecimento. Os dois conversaram por alguns minutos e logo depois o motociclista sacou uma arma e efetuou os disparos à queima roupa.

Ainda de acordo com informações de frequentadores do estabelecimento comercial, Rafael, após ser alvejado inicialmente, tentou correr, mas foi alcançado pelo criminoso que finalizou a execução.

Após guia expedida pela Polícia Civil o corpo acabou removido ao IML. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./TN

Vereador é preso suspeito de exigir dinheiro em troca de apoio para prefeito





A Polícia Civil prendeu, na tarde da última quarta-feira (16/01), o vereador de Cruzeiro do Sul, Ronaldo Onofre (PDT), suspeito de corrupção passiva. Segundo a polícia, o vereador foi flagrado no momento em que exigia dinheiro em troca de apoio para o prefeito do município, Ilderlei Cordeiro.

O delegado Alexnaldo Batista, que apura as denúncias, afirma que há provas de que Onofre teria procurado representantes da prefeitura para negociar apoio à gestão do município.

"É um crime em que o autor exige uma certa quantia, vantagem em dinheiro, em troca de procedimentos que são de suas atribuições. Nós temos um conjunto probatório bem extenso, inclusive com filmagens feitas pelas vítimas, gravações, prints de mensagens feitas pelas vítimas. Tudo isso através de nossas investigações e com a colaboração das vítimas", afirmou o delegado.

O delegado não divulgou o nome das vítimas, só falou que seriam integrantes do alto escalão da prefeitura que estariam sendo procurados pelo parlamentar para fazer a negociação. O valor que o vereador cobraria para poder deixar a oposição e compor a base de sustentação do prefeito também não foi revelado.

"É um valor bem alto. A gente prefere não divulgar no momento, tendo em vista que estamos concluindo o inquérito", disse Batista.

Onofre deve ser encaminhado ao presídio Manoel Néri nesta quarta-feira (16). "Não cabe fiança e toda essa discussão será feita por meio da Justiça", disse o delegado.

O procurador da Câmara Municipal, Jairo Castro, acompanhou o depoimento do vereador. Segundo ele, a procuradoria vai avaliar o inquérito para tomar providências. "Ainda está em fase de diligências. O procedimento não foi encerrado e estamos aguardando para poder tomar as medidas cabíveis", disse Castro./Zero Hora News

Mecânico é morto a tiros no Castelinho em Teixeira de Freitas





Rafael Lima Barros de 27 anos, mais conhecido como Rafael mecânico, foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (23), por volta das 8 horas, na Rua do Cedro, bairro Castelinho em Teixeira de Freitas.

Populares informaram a polícia, que Rafael estava em um bar, quando um homem em uma moto, chegou e o chamou. Os dois conversaram do lado de fora e logo em seguida o homem sacou uma arma e começou a atirar contra a vítima.

Rafael que era morador do mesmo bairro, ainda tentou correr por uns 100 metros, más foi perseguido pelo assassino que o alcançou e o matou.


O corpo de Rafael ainda se encontra no local aguardando a remoção para o IML. Esse é o primeiro homicídio registrado em Teixeira esse ano. A polícia investiga autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

TRF1 derruba liminar que proibia apreensão de carro com IPVA atrasado na Bahia




Resultado de imagem para IPVA atrasado na Bahia


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) derrubou uma liminar que proibia, na Bahia, a apreensão de carros com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em atraso de pagamento.

O desembargador federal Jirair Aram Meguerian, da 10ª Vara Federal, acatou o pedido do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para a suspender a liminar.

Com a decisão do TRF1, o licenciamento de veículos deve ser feito vinculando o pagamento da taxa do serviço cobrada pelo Detran à quitação do IPVA junto à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), além do pagamento do seguro obrigatório DPVAT e multas, se houver. O veículo que não estiver com todos os valores quitados será autuado e removido da via.

O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, comentou o entendimento da Justiça Federal. “Sempre defendemos o cumprimento do Código de Trânsito, para garantir a segurança no registro dos veículos. A decisão judicial corroborou isso. Retomamos a normalidade no licenciamento, com seu conjunto de obrigações, para evitar que carros e motos com irregularidades circulem em nosso estado”.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Ator Caio Junqueira morre no Rio de Janeiro após sofrer grave acidente



Caio Junqueira em cena de O Mecanismo, série da Netflix, seu trabalho mais recente; ele morreu aos 42 anos - Divulgação/Netflix


O ator Caio Junqueira morreu às 5h15 desta quarta-feira (23) no Rio de Janeiro, sete dias após sofrer um grave acidente de carro no Aterro do Flamengo. Ele tinha 42 anos e estava internado desde o último dia 16 no Hospital Miguel Couto, para onde foi levado com uma fratura exposta no braço esquerdo depois de ficar preso nas ferragens e ser encontrado desacordado.

"Em função da gravidade do caso, ele veio a óbito", disse a assessoria de imprensa do hospital ao Notícias da TV.

Ele dirigia sozinho quando perdeu o controle do veículo, bateu em uma árvore e capotou. O forte trauma que sofreu no tórax e a grande perda de sangue o fizeram ficar desacordado por horas após a batida do automóvel.

Artistas chegaram a fazer campanha de doação de sangue em nome de Caio Junqueira antes da cirurgia no braço que seria feita hoje (23).

Caio Junqueira tinha 42 anos, nasceu no Rio de Janeiro, tinha 33 anos de carreira, e fez sucesso no filme Tropa de Elite como o policial Neto, o Aspirante 06.

O ator começou a carreira em 1994, quando tinha apenas 7 anos, no teatro. Sua estreia na televisão foi no ano seguinte no seriado Tamanho Família, com Diogo Vilela e Zezé Polessa, na extinta TV Manchete.

Em seguida, foi para a Globo, onde solidificou seu nome após atuar em produções de sucesso, como Malhação (1998), Chiquinha Gonzaga (1999) e O Clone (2001).

Foi contratado a peso de ouro pela Record em 2004, quando a emissora iniciou a retomada de investimentos na área de dramaturgia. Durante anos foi um dos principais atores de seu casting, mas acabou rompendo seu vínculo com a emissora em 2016 quando soube que estaria no elenco de A Terra Prometida, sua terceira produção bíblica na casa.

Sua saída da emissora o permitiu a entrar no elenco de O Mecanismo, série brasileira da Netflix livremente inspirada na Operação Lava Jato.

Ele interpretou Henrique Villa Verde, personagem que seria uma junção de Márcio Lewkowicz e Humberto Sampaio de Mesquita, ambos flagrados por câmeras de segurança carregando sacolas de documentos que incriminariam o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto./G1

Corpo de idoso é encontrado por populares vítima de morte súbita em Medeiros Neto





Medeiros Neto: No início da manhã desta quarta-feira (23), moradores do Bairro Cidade Alta, na cidade de Medeiros Neto, encontraram o corpo do Senhor João Gonçalves de Souza, conhecido como “João Maia” de 71 anos de idade, caído em um terreno de sua propriedade, próximo às ferramentas de limpeza (capinagem). O SAMU e a Polícia Militar foram informados, e compareceram no local, onde foi confirmado pelos profissionais de saúde, que o mesmo já estaria sem sinais vitais, e que aparentemente ele teria tido um ataque cardíaco.

Segundo moradores próximo ao terreno do Senhor João Maia, ele teria chegado logo bem cedo no local com um mototaxista, e que logo depois, iniciou a limpeza do terreno. Em seguida, foi encontrado caído ao solo. João Maia, assim que era conhecido por todos, era aposentado, e muito conhecido na cidade de Medeiros Neto, onde trabalhou para o município como servidor público por muitos anos como operador de máquina tipo Patrol.

A Polícia Militar comunicou o fato para o delegado titular do município, Willian Telles, que autorizou a remoção do corpo, que foi liberado após um médico assinar a declaração de óbito./Liberdadenews

Morre uma das vítimas de acidente com ônibus que despencou de ponte na BR-101



Morre uma das vítimas de acidente com ônibus que despencou de ponte na BR-101


Uma das 20 vítimas do acidente envolvendo um ônibus da prefeitura do município de Laje morreu na noite desta terça-feira, dia 22. O ônibus, que transportava 23 pacientes, caiu de uma ponte na BR-101 após colidir em um caminhão ,na ultima quinta-feira (17).

De acordo com informações da prefeitura do município a vítima identificada como Eurípides de Jesus Batista, 67, passou mal na casa onde morava no bairro Terra Seca, após receber alta do Hospital Ranulfo José de Almeida. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local mas ele não resistiu.

O laudo médico apontou seis costelas quebradas e escoriações pelo corpo. O estado de saúde das demais vítimas não foi divulgado./TN

Atirador assassina morador e depois morre em confronto no distrito de Posto da Mata



Atirador assassina morador e depois morre em confronto no distrito de Posto da Mata

Um homem ainda não identificado, invadiu uma residência e assassinou Claudionor Lúcio Barnabé, de 40 anos, no bairro Cajueiro, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.

O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 23 de janeiro e antes mesmo de deixar o local o criminoso foi surpreendido por uma guarnição da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Informações dão conta que houve confronto, quando os policiais conseguiram atingir o atirador, que veio a óbito no local.

No início da tarde, após guias expedidos pela Delegacia Territorial de Nova Viçosa (DT), os corpos foram removidos ao IML de Teixeira de Freitas./TN

Homem é assassinado em ambulância após ser socorrido em Ibicaraí



Homem é assassinado em ambulância após ser socorrido em Ibicaraí

Um homem de 37 anos sofreu uma tentativa de homicídio em um bar na noite desta terça-feira, 22, na BR-415, na rodovia Itabuna-Ibicaraí.

De acordo com informações do blog do Marcelo, dois homens armados com pistolas e encapuzados estão a bordo de um veículo pick-up de cor cinza, desceram do carro e atiraram várias vezes contra Alex Almeida da Silva, conhecido como “Leque”, que ainda baleado correu para sua residência, mas foi atingindo por mais três tiros, atingindo o braço, ombro e rosto.

Alex foi socorrido e encaminhado por uma ambulância para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, localizado em Itabuna. A irmã da vítima o acompanhava no trajeto, dentro do veículo.

Ainda de acordo com o blog, a irmã de Alex informou que ele estava conversando com ela, lúcido e medicado. Entretanto, quando a ambulância estava nas imediações da pedreira, já próximo à Itabuna, os mesmos homens interceptaram a ambulância e obrigaram o motorista a parar o veículo.

Os criminosos atiraram no pneu do automóvel, e em seguida, quando a vítima tentou descer da ambulância para fugir, os homens atiraram diversas vezes contra ele, que não resistiu e morreu no local.

Segundo informações do blog, Alex tinha envolvimento com crimes, tendo inclusive, passagem na polícia por porte ilegal de arma.

Alex deixou três filhos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) isolou o local do crime e acionou a Polícia Civil. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna./A Tarde

Homem de 32 anos é morto a facadas no centro de Guaratinga




Resultado de imagem para viatura da bahia

Josciandro Santos dos Reis conhecido como Jú, 32 anos, foi encontrado morto na noite desta terça-feira (22) na rua 13 de Maio no centro de Guaratinga. Segundo informações, o corpo apresenta sinais de perfurações por faca na região do pescoço e no abdômen esquerdo.

Por volta das 21h30 a Polícia Militar foi acionada e preserva o local do crime para a chegada do Departamento de Polícia Técnica.

O corpo será levado para o instituto medico legal da cidade de Eunápolis. A polícia investiga a motivação e autoria do crime./Furo31

"PSD não será obstáculo para a reforma que o governador pretende fazer", diz Otto



[


O senador Otto Alencar, presidente do PSD baiano, afirmou que aguarda uma conversa com o governador Rui Costa (PT) para discutir a participação da sigla na nova gestão do Palácio de Ondina. "Tive uma conversa com o governador há três semanas sobre o espaço do nosso partido. Ele ficou de fazer uma segunda reunião. Ele já conversou com todos os presidentes partidos", afirmou, em entrevista ao programa "Se Liga Bocão", da rádio Itapoan FM, na noite desta terça-feira (22). "Vamos aguardar o que ele vai decidir".

Indagado sobre a permanência de Marcus Cavalcanti (PSD) na secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Otto afirma que isso dependerá de uma decisão pessoal do governador. "Nós defendermos a permanência do Marcos. Ele merece ser reconduzido ao cargo. No entanto, o governador é quem vai decidir", assinalou. "O PSD tem indicações técnicas também. O PSD não será obstáculo para a reforma que o governador pretende fazer".

Otto também confirmou que Charles Fernandes, natural de Guanambi, continua entre o roll de cotados "para que se tenha alguma representatividade do interior". O parlamentar minimizou ainda os rumores de que o PP, comandando pelo vice-governador João Leão na Bahia, estaria tendo mais espaço que o PSD nos planos da nova gestão. "Acho que não. Ele [Leão] está fazendo um trabalho para crescimento do PP. E eu respeito isso"./bnews

Suspeito de estuprar e matar enteada de dois anos é encontrado morto em rodovia





O homem suspeito de estuprar e matar a enteada de dois anos, no bairro da Vila Canária, em Salvador, foi encontrado morto, na noite de segunda-feira (21), na BA-526, mais conhecida como CIA-Aeroporto, em Simões Filho, na região metropolitana da capital, segundo informou a Polícia Civil.

De acordo com a polícia, o laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmou, nesta terça-feira (22), que o corpo é de Edson Neris Barbosa dos Santos. Ainda não há informações da autoria do assassinato de Edson. O caso é investigado pela 1ª Delegacia de homicídios de Salvador.

Segundo a Polícia Civil, Edson Neris estava com mandado de prisão temporária em aberto. Ágatha Sophia morreu no domingo (20), após ser estuprada e sofrer violência física, no bairro de Vila Canária, em Salvador.

A mãe da criança, Jéssica Silva, 21 anos, contou em entrevista, que Edson entregou a menina a ela enrolada em um pano, ainda na rua, após ter ligado para ela e avisado que a criança estava passando mal. Depois disso, ele fugiu e não foi mais visto.

Quando recebeu a filha machucada nos braços, a jovem pediu socorro aos vizinhos. Um homem levou ela e a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Marcos. A pequena Ágatha Sophia morreu antes de chegar no local. A constatação da morte da criança foi feita na UPA, quando os médicos informaram à mãe da menina que ela havia sido estuprada.

“Quando me disseram que ela tinha sido estuprada, eu não soube o que pensar. Fiquei sem chão. Mandaram eu ligar para ele e fingir que ela não estava morta, para tentar encontrar ele, mas ele não foi. Me disse que seria preso. Eu fui do hospital para minha casa, para ver se encontrava ele, mas ele não estava lá”, detalhou Jéssica, que é diarista./G1

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Homem é morto enquanto seguia com a mulher por estrada





Porto Seguro: Um homem foi morto enquanto seguia de moto com a mulher por uma estrada de chão que dá acesso ao semianel viário, no bairro Vila Valdete, na cidade de Porto Seguro.

A mulher contou para a polícia que, um pouco antes das 8h da manhã desta terça-feira (22), surgiram dois bandidos, também de moto. Ela declarou ainda que um dos marginais a empurrou e, em seguida, atirou em seu companheiro, Israel Almeida de Oliveira, 40 anos.

Uma equipe do Samu foi ao local prestar o atendimento pré-hospitalar, mas já encontrou Israel morto. Os assassinos tomaram rumo ignorado. A polícia ainda não tem outras informações sobre o crime./Radar64

Mãe é morta pelo próprio filho em Linhares





O crime aconteceu na noite desta segunda-feira (21), na residência da família, no bairro Interlagos, na cidade de Linhares no Espírito Santo.

Madalena de Araújo Soares foi morta a tiros pelo filho Warlei de Araújo Soares, após uma discussão entre mãe e filho.

Outro filho de Madalena, ouviu barulho de tiros e entrou na casa se deparando com o irmão Warlei saindo de dentro da residência com a arma em punho, olhou para ele e disse “vou te matar também seu desgraçado”, e partiu para cima do irmão, que conseguiu correr e desviar dos disparos efetuados por Warlei.

O irmão contou que Warlei, efetuou quatro disparos contra a mãe, e um dos tiros acabou acertando a vítima, quando a mesma estava na cozinha da casa. Madalena morreu no local.


De acordo o Radargeral, o filho fugiu logo em seguida em uma motocicleta, parou em um bar, pegou uma bicicleta e continuou a fuga, indo para o Hospital Geral de Linhares (HGL). Ele chegou na unidade hospitalar bastante abalado, foi colocado para dentro do hospital e necessitou de ser amarrado em uma maca devido seu estado de agressividade. Por estar bastante alterado foi feito contado com a Policia Militar que foi até ao local e constatou que se tratava do autor do homicídio da própria mãe.


Ainda de acordo um familiar, o assassino faz uso de drogas constantemente e agredia a sua mãe. Warlei foi levado em uma ambulância do HGL, escoltado por uma viatura da Polícia, para a 16ª Delegacia Regional./ bahiaextremosul

Todo dia 6 crianças ou adolescentes sofrem violência sexual



Resultado de imagem para violência sexual

Na Bahia, seis crianças ou adolescentes sofreram, por dia, algum tipo de violência sexual entre 2011 e o primeiro semestre de 2018. No total, foram 16.175 denúncias no período. Nos primeiros seis meses do ano passado, foram 454 registros no estado. Os dados são do Disque 100, plataforma do Ministério dos Direitos Humanos que registra denúncias de violações de direitos fundamentais de crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos.

O caso mais recente no estado foi o de Ágatha Sophia, de 2 anos, que foi violentada, supostamente pelo padrasto, Edson Neris Barbosa Santos, 27 anos, na noite deste domingo (20). A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu.

A mãe de Ágatha, Jéssica Silva de Jesus, 21, recebeu a informação de que a filha foi estuprada por médicos da UPA de São Marcos. Ela encontrou a filha nos braços do padrasto, por volta das 18h de domingo.

De acordo com parentes dela, Jéssica, que trabalha como diarista, havia deixado a filha aos cuidados do companheiro para fazer uma faxina. A menina costumava ficar com o padrasto todas as vezes que a mãe precisava sair para trabalhar.

Unidades de saúde

Nos serviços de saúde do estado, foram notificados 1.151 casos de violência sexual contra crianças entre 0 e 9 anos, entre 2014 e 2017, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Os números são apenas relacionados à questão de saúde e não acolhe todos os casos criminais.

A orientação do MS é que todo serviço de saúde da rede pública atenda vítimas de violência sexual. "No caso de qualquer violência sexual contra crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar e o Ministério Público também são acionados para atendimento e proteção integral de meninos e meninas", disse a entidade em nota.

As denúncias para o Disque 100 são realizadas gratuitamente e podem ser feitas de qualquer telefone fixo ou celular. A plataforma recebe, analisa e encaminha as denúncias para órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos. Os dados do segundo semestre de 2018 devem ser divulgados em março deste ano.

Dentre as distinções de violência sexual feitas pelo Disque 100 estão abuso sexual, estupro, exploração sexual, exploração sexual no turismo, grooming (aliciamento de menores), exploração infantil para fins de pornografia e sexting (troca de conteúdos eróticos e sensuais através de celulares).

Levantamento

O boletim de notificação de violência mais atualizado que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) dispõe é de 2016. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) também não tem um levantamento de quantos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes ocorreram no estado nos últimos anos.

O CORREIO entrou em contato com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para saber quantos casos são acompanhados e foram denunciados pela entidade, mas não obteve resposta até às 21h45 desta segunda (21).

Itamar Gonçalves, gerente de advocacy da Organização Não Governamental Childhood Brasil, destacou que 90% dos casos de violência sexual ocorrem dentro de casa, com familiares, e que, deve-se ter um engajamento com adultos de todas as áreas que a criança frequenta, como a própria casa, a escola e os hospitais, por exemplo.

"Não tem uma formula (para notar quando a criança está sofrendo violência sexual), mas são situações que a gente tem que estar atento", afirmou Gonçalves, que destacou que é um dever do adulto o de estar atento às situações de risco para a criança.

"Uma criança de 2 anos nem sabe o que está acontecendo com ela. É por conta disso que é importante esclarecimento e levar esse tipo de informação para pais, professores e profissionais de saúde", defendeu ele, destacando que existem sinais comportamentais e físicos que podem ser identificados, além de questões de autoproteção que podem ser trabalhadas com a criança. (Veja mais dicas de como prevenir, identificar e denunciar abaixo)

Saiba como prevenir, identificar e denunciar esses casos

A Organização Não Governamental Childhood Brasil, que busca promover e defender os direitos das crianças e adolescentes com foco na questão da violência sexual, dá dicas sobre como identificar indícios de que a criança é alvo de violência doméstica e sexual. Itamar Gonçalves, gerente de advocacy da Childhood Brasil, conversou com o CORREIO e deu dicas sobre como observar e agir nesses casos. Confira:

Autoproteção

A autoproteção pode ser ensinada para crianças a partir de 3 anos. Veja como:

3 aos 5 anos - Nesta idade, as crianças já podem aprender a identificar as partes íntimas de seu corpo e o que ela não pode permitir que façam com seu corpo.

A partir dos 5 anos - A criança pode aprender noções de segurança pessoal, assim como ela já aprende, por exemplo, situações de risco como atravessar a rua.

A partir dos 8 anos - Deve-se iniciar um trabalho de informação sobre as condutas sexuais que são aceitas, de acordo com crenças e convicções de cada família

Observe os sinais:

*Mudanças no comportamento sem explicação aparente, mudança de humor, comportamentos regressivos e agressivos, sonolência excessiva, perda ou excesso de apetite;

*Lesões, hematomas e machucados que não tenham explicação clara ou coerente de como aconteceram;

*Ocorrência de Doenças sexualmente transmissíveis;

*Medo de adultos, medo de alguma pessoa específica que pode ser o potencial agressor, medo de escuro ou de ficar sozinho.;

*Interesse sexual precoce através de brincadeiras de cunho sexual e uso de palavras ou desenhos que se referem às partes íntimas de forma precoce podem indicar uma situação de abuso.

Acha que uma criança está sofrendo violência sexual? Veja o que fazer:

Busque canais como Disque 100, que é anônimo, o aplicativo do Ministério dos Direitos Humanos "Proteja Brasil", ou dirija-se ao Conselho Tutelar (veja endereços aqui) e delegacias especializadas mais próximas. Eles irão investigar o caso./Rede Bahia

Comprador confirma que deu dinheiro vivo para compra de imóvel de Flávio Bolsonaro



O senador eleito Flavio Bolsonaro


O ex-atleta Fábio Guerra confirmou nesta segunda-feira (21) que pagou cerca de R$ 100 mil em dinheiro vivo ao senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) para quitar parte da compra de um imóvel na zona sul do Rio de Janeiro.

Os valores foram repassados, segundo Guerra, entre junho e julho de 2017, período em que o Coaf (Conselho de Controle das Atividades Financeiras) apontou depósitos suspeitos que somam R$ 96 mil na conta do senador eleito, filho do presidente Jair Bolsonaro.

"Paguei em dinheiro porque havia recebido em dinheiro pela venda de outro apartamento. Como recebi aos poucos, fui pagando aos poucos", disse Guerra, ex-jogador de vôlei de praia, que afirmou não ter mais contato com o senador eleito.

A declaração corrobora a versão dada pelo senador eleito em entrevistas às TVs Record e Rede TV!. Ele disse que recebeu o pagamento em dinheiro e depositou o valor por conta própria.

O Coaf caracterizou a movimentação como suspeita porque houve 48 depósitos de R$ 2.000 em sequências entre junho e julho na conta do senador eleito. Não é possível identificar o responsável pelas operações.

Segundo ele, foram depósitos de R$ 2.000 por esse ser o limite no caixa eletrônico. No Itaú, único banco no qual o senador eleito tem conta declarada, o limite para depósito em espécie no caixa eletrônico é de R$ 2.000. Na Alerj, onde foram feitos os depósitos, há um autoatendimento do Itaú.

"É o meu trabalho. É agência onde todo mundo vai fazer suas operações", disse ele à TV Record.

Flávio Bolsonaro trocou uma cobertura em Laranjeiras (zona sul) que havia comprado em 2016 por dois imóveis de Guerra —um apartamento na Urca e uma sala comercial na Barra da Tijuca— mais R$ 600 mil. A permuta foi de R$ 2,4 milhões no total —valor atribuído ao imóvel de Laranjeiras.

Os cerca de R$ 100 mil pagos em dinheiro, segundo Guerra, foram parte dos R$ 550 mil pagos como sinal da transação —nome dado ao pagamento antecipado antes da concretização final do negócio. O restante foi feito por meio de transferência bancária, disse o ex-atleta.

De acordo com a escritura, o princípio de pagamento ocorreu em 24 de março. A escritura, lavrada em agosto, não descreve a forma de pagamento do sinal. Outros R$ 50 mil foram pagos em cheques entregues no momento da concretização do negócio.

O documento também corrobora a versão do senador eleito sobre o pagamento do título de R$ 1 milhão à Caixa Econômica Federal, identificado pelo Coaf. A escritura afirma que o valor se refere ao pagamento do financiamento de um empréstimo feito junto ao banco, pago em junho de 2017.

Flávio Bolsonaro é investigado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Rio de Janeiro após ter o nome citado num relatório do Coaf. Fabrício Queiroz, ex-assessor do deputado estadual, movimentou R$ 1,2 milhão entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017.

Resultado de imagem para Comprador confirma que deu dinheiro vivo para compra de imóvel de Flávio Bolsonaro

Além do volume, chamou a atenção do Coaf a sequência de depósitos e saques na conta de Queiroz. Eles coincidem com os dias de pagamento de salário da Alerj, o que levantou a suspeita de recolhimento de parte do salário de funcionários do gabinete de Flávio Bolsonaro. O senador eleito nega a prática em seu gabinete.

Jovem de 17 anos é baleado no bairro São Brás em Prado e morre na UPA





Gabriel de Souza Alves, de 17 anos, foi alvejado a tiros na tarde desta segunda-feira (21), por volta das 16h, na Avenida Amazonas, bairro São Brás, na cidade do Prado. Ele chegou a ser socorrido por populares com vida, más morreu assim que deu entrada na unidade hospitalar.

Populares informaram a polícia militar, que ouviram disparos de arma de fogo, e ao sair para ver o que tinha acontecido, encontraram Gabriel caído no chão e o socorreram para a UPA 24 horas do Prado.

O corpo foi removido ao IML de Itamaraju pelo funcionário Anderson Barbosa. O caso foi registrado na delegacia da polícia civil de Prado que investiga autoria e motivação.

Segundo informações de populares, os criminosos se aproximaram do rapaz e efetuaram vários disparos de arma de fogo. Ele foi atingido nos braços e abdômen.


O jovem ainda foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24HS, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.  A polícia civil vai investigar o caso.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.