Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 19 de junho de 2021

3º etapa do asfalto que liga o Pau D’Alho a Itamaraju da BA 284 caiu no esquecimento pelo o governador Rui Costa

O verdadeiro nome dessa obra / cabide eleitoral

 Na verdade há mais de três anos que foi concluído o trecho de Nova Alegria ao Pau D’Alho, e a promessa do governador Rui foi que quando fosse terminada essa etapa era para ser dada a ordem de serviço da última etapa que é do Pau D’Alho a  Itamaraju, a desculpa do governador é a pandemia, para com isso seu Rui que está feio para o senhor.

Na semana passada no programa tribuna popular, apresentado pelo o jornalista Sivaldo Miranda da Rádio 99 FM de Itamaraju, ele tocou nesse assunto, onde ele foi muito feliz ao falar que isso que o governador Rui Costa está fazendo com os municípios de Itamaraju e Jucuruçu é uma grande falta de respeito com o nosso povo que despejou um monte de votos nele para receber em troca o bendito asfalto da BA 284. 

Isso que está acontecendo é muito triste para quem tanto sonhou e ainda continua sonhado de ver a conclusão desse asfalto de Jucuruçu a Itamaraju, e que na realidade o mesmo esbarrou no Pau D’Alho e está difícil de ter continuidade. 

Tudo leva a crer que o governador está esperando a próxima eleição para mais uma vez enganar o nosso povo de Itamaraju e Jucuruçu, com outra lorota. Já estamos até vendo Rui Costa pedindo para o povo votar no seu candidato a governador que será concluída a bendita última etapa asfáltica da tão sonhada BA 284. 

O jucurunet deixa um recado para o senhor governador Rui Costa, os votos que o município de Jucuruçu e o município de Itamaraju já deram para vossa excelência dá para pagar essa obra umas três vezes, portanto deixa de enrolação senhor Rui.

Prefeitura de Porto Seguro inaugura hospital com 16 leitos para pacientes com Covid-19

 

A população de Porto Seguro ganhou, nesta quinta-feira (17), o Hospital de Referência Covid-19 Arraial d’Ajuda, o primeiro na região destinado a pacientes com coronavírus construído com recursos municipais. 

Com sete leitos de suporte ventilatório, um leito de estabilização e oito de enfermaria, a unidade conta com estrutura de ponta e funcionará 24 horas, por meio do sistema de regulação. 

Presente no evento de inauguração, realizado no fim da tarde, o prefeito Jânio Natal (PL) falou sobre os motivos que levaram à escolha do distrito de Arraial d’Ajuda como sede da nova unidade de saúde. 

“Na verdade, assumimos aqui um posto de saúde que estava parado há mais de 10 anos, já abandonado e praticamente todo destruído. Já tinha espaço, então a gente aproveitou este espaço e reconstruiu este hospital com dignidade para a população”, pontuou Jânio.

   Prefeito Jânio Natal entrega hospital referência Covid-19

A secretária municipal de Saúde, Raíssa Soares, orienta que não se trata de uma unidade de atendimento de porta aberta, pois o atendimento segue um protocolo de regulação. 

“Então, quem tiver com quadro suspeito de Covid deve procurar uma UPA. Se for identificada a necessidade de internação, vai ser feito o encaminhamento via regulação para confirmar que nós temos vagas disponíveis. Então, o paciente vai ser transferido de ambulância para a unidade. Não atendemos demanda espontânea, somente demanda encaminhada. Nós temos leitos com capacidade de suporte ventilatório e, em caso de o paciente evoluir com forma crítica, daqui ele é transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva”, afirmou Raíssa. 

O prefeito Jânio Natal explicou por que a decisão de construir, com recursos municipais, um hospital para pacientes com Covid, em vez de solicitar à Secretaria de Saúde da Bahia a instalação de um hospital de campanha, com recursos do Estado, para aumentar o número de leitos no município. 

“Primeiro, porque a gente não podia esperar. O tempo é curto e a gente precisava e precisa salvar vidas. E a maneira mais fácil, prática e rápida que eu encontrei foi construir com recursos próprios este hospital que vai funcionar 24 horas para proteger a saúde das famílias de Porto Seguro”, disse o prefeito. 

A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistente social e psicólogos. Também serão oferecidos exames laboratoriais e de imagem. 

A instituição será gerida pela Associação Saúde em Movimento (ASM). O atendimento será referenciado através da Regulação Municipal. 

Por fim, Jânio Natal falou qual destinação será dada ao hospital quando (e se) acabar a pandemia do novo coronavírus. “Vai se transformar em um hospital com salas de cirurgias, inclusive para maternidade”, frisa.

Atendimento segue um protocolo de regulação.


Também foram entregues três ambulâncias que darão suporte à saúde do município, em especial aos atendimentos do Hospital de Referência Covid-19./radar64

Saiba como tirar a primeira via do título eleitoral pela internet

 

De acordo com a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965, fica instituído o código eleitoral brasileiro, assim o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos. Assim, se você já possui idade para participar da vida política do país, confira o passo a passo para solicitar seu título eleitoral através da internet. 

Para isso, basta abrir um requerimento acessando o sistema TítuloNet – por computador, tablet ou celular – e informar em qual estado você mora. Após isso, confira os documentos que serão necessários para realizar o seu requerimento. Em seguida, no campo referente ao Título de Eleitor, informe que não possui o documento e preencha os campos com seus dados pessoais (nome completo, e-mail, data de nascimento e nome do pai/mãe). 

Além dessas informações, você precisará anexar, pelo menos, quatro fotos para comprovar sua identidade, uma selfie segurando o documento oficial de identificação, duas fotos do documento utilizado na selfie (frente e verso) e uma foto do comprovante de residência. Para homens com idade entre 18 e 45 anos, é necessário anexar o comprovante de quitação militar. Atente-se para a qualidade das imagens, elas devem ser totalmente legíveis para que a solicitação não seja negada pela Justiça Eleitoral. 

Utilizando o número de protocolo gerado após a solicitação, você pode acompanhar o andamento do seu requerimento através da aba “Acompanhar Requerimento”. Lembre-se, basta realizar apenas uma solicitação. Abrir vários requerimentos pode atrasar o processo./TRE

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Jucuruçu- Caminhão carregado com materiais de concreto tomba na BA-284

 

Um caminhão carregado com materiais de concreto tombou nesta sexta-feira (18), por volta das 7hs da manhã, em uma curva próximo ao distrito de Nova Alegria, na BA-284, que liga os municípios de Itamaraju à Jucuruçu-Ba.

 

Segundo informações chegadas em nossa reportagem, às causas do acidente são desconhecidas, sendo que essa foi a primeira vez que ocorreu esse tipo de acidente na empresa e na carreira do motorista, que segundo relatos tem uma conduta exemplar e responsável na empresa. 

O trecho é conhecido como Ladeira do São Domingos, que já aconteceu diversos acidentes trágicos, um deles, no ano de 2018 com o empresário Ruiter Teixeira Pinto, muito querido em Jucuruçu, que veio a óbito no local./Jucuruçu Acontece

Caso Lázaro: povo faz chacota da incompetência da policia Brasileira

 Esse é o décimo dia de buscas contra Lazaro, que segundo informações está cercado pela policia

O fugitivo Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, foi cercado pelos policiais na tarde desta sexta-feira (18). Ele está em uma fazenda em faz uma família de refém. 

Lázaro é o principal suspeito de ter cometido uma série de crimes no Distrito Federal (DF) e Goiás desde o dia 9 de junho, entre eles o assassinato de cinco pessoas. 

Uma mulher de 39 anos contou que viveu momentos de desespero ao ficar frente a frente com um homem que reconheceu como sendo Lázaro Barbosa, suspeito de uma chacina em Ceilândia, no Distrito Federal. Ela disse que o reconheceu por uma cicatriz no rosto./G1

Itamaraju: “Operação Todos contra a Covid-19” de caráter repressivo começa nesta sexta, 18

 

Uma reunião, presidida pela Major Kelly Ravani, comandante da unidade, que contou com a participação de representantes de órgãos do poder executivo municipal, na manhã desta sexta-feira, 18, alinhou ações de fiscalização dos decretos do Estado e do município de Itamaraju. 

A partir desta sexta será deflagrada a operação “Todos contra a Covid-19” com restrição de locomoção de pessoas das 21h00 às 05h00, limitando o funcionamento de estabelecimentos comerciais e proibido a comercialização de bebidas alcóolicas das 20h30 de hoje até as 05h00 de segunda-feira, 21. 

A operação Todos contra a Covid-19 também prevê ações a serem realizadas nos distritos de Itamaraju e dessa feita os órgão envolvidos atuarão de forma ainda mais repressiva contra aqueles que desobedecerem os decretos do Estado e do município. 

Participaram da reunião, além da comandante, o Capitão Sidney Oliveira, subcomandante, o Tenente Amaral, Chefe da Seção de Planejamento Operacional da unidade, o Subtenente Ivan Moura, sub-oficial que coordenará a operação no seu primeiro dia, o Subtenente Agnaldo Lima, comandante do 1 Pelotão de Policiamento Ostensivo, Selmides Pereira e Gustavo Souto, secretários do município, Thaillon Bastos, Coordenador da Vigilância Sanitária, Boniequer Apio, Coordenador da Guarda Municipal, e Samuel Santa Bárbara, Superintendente Municipal de Trânsito. 

Segundo a comandante, a Polícia Militar atuará em apoio aos órgãos municipais na fiscalização e, nos casos de flagrante desrespeito aos decretos, as pessoas envolvidas serão detidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para responderem criminalmente./sigaanoticia

Alcobaça: Mulher morre ao colidir carro em carreta na BA 290 próximo ao Distrito de Canta Galo

 

Alcobaça: Um acidente fatal foi registrado na manhã desta quinta-feira, 17 de junho, na região da “Pedra D’agua”, próximo ao Distrito do Canta Galo, na cidade de Alcobaça-BA. De acordo com as informações, a colisão aconteceu no Km 40 da BA 290, quando a motorista, Guiomar Pereira da Rocha, de 67 anos, moradora do “Projeto 4045”, trafegava na via, a bordo de um veículo Volkswagen Voyage, de cor branca, placa policial ODB-1305. 

No Km informado, a motorista perdeu o controle da direção do seu veículo e colidiu com um caminhão Volkswagen 13/220. Guiomar não resistiu ao forte impacto da colisão frontal, e morreu no local. Policiais militares do 4º Pelotão da Policia Rodoviária Estadual de Teixeira de Freitas estiveram no local e registraram o Boletim de Ocorrência, realizando os procedimentos de praxe. 

O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, onde após os exames de Medicina Legal, será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Liberdadenews

Moradora do Coqueiro (Ana Solsa) dá 100 reais para quem devolver seu lindo gatinho de estimação

 

Tenho um gatinho de estimação mais pra mim é meu menino amo muito, mas sumiu mim ajuda, por favor, divulgando pra ver se alguém de coração bom mim devolve. 

Desde que ele era um pequenininho eu cuido dele foi criado dentro de casa não sai pra lugar nenhum ele é macho e castrado, estou na roça trouxe ele pra cá a mais de um mês e na sexta feira fui para o Coqueiro voltei aqui pra roça na terça feira meu vizinho falou que deu comida ele terça a tarde eu cheguei a noite, mas ele não voltou pra casa. 

Olha ele chama Mial é vacinado tem o cartão de vacina dele todo lugar roça que agente vai trabalhar eu levo ele e nunca sumiu e por ser castrado ele não sai de casa pra nada não anda pra casa de ninguém estou muito triste com o que aconteceu tenho certeza que gente pegou ele aqui na roça na fazenda nos Abílio sou neta de Abílio - meu nome é Ana Solsa. 

Quem encontrar ele, por favor, me devolva sou Luzinety dona desse lindo gatinho meu menino sou uma pessoa humilde trabalhadora nada tenho mais se alguém devolver doou R$ 100 reais pra essa pessoa. 

Meu filho de 5 anos tá toda hora falando mamãe como está Mial ele já comeu, eu falo não sei acho que gente levou pra Rua vendeu ou matou não sei o que aconteceu não entendo  porque essa maldade no coração dessa pessoa. 

Será que vocês podem me ajudar.

Família procura garota que fugiu de casa com o namorado em Posto da Mata

  •  

Ana Carolina Alves Ferreira, de 17 anos, foi vista pela última vez em na última segunda-feira, dia 14 de junho, na casa da família, na Rua Bahia dos Anjos, em Posto da Mata, interior de Nova Viçosa. Desde então, a mãe, Eva Ferreira, e o seu pai, Edervaldo Alves, travam uma luta incansável à procura da filha. 

A adolescente fugiu quando Eva e o marido estavam deitados para dormir. O rapaz é acusado pelos pais da adolescente de tê-la induzido a sair da residência. 

À Polícia Civil, a mãe da jovem contou que ouviu o latido do cachorro da família. Ao conferir o que estava acontecendo, se deparou com a filha saindo e subindo em cima de numa motocicleta de características ignoradas. 

Segundo sua mãe, Ana Carolina estaria vestida com uma calça, blusa de frio de cor preta e levava uma mochila nas costas. 

Ela conta que sua filha vinha tendo um relacionamento pelas redes sociais com um jovem de 18 anos, com nome de Gustavo Oliveira, mas sua família achou seria apenas um relacionamento "sem importância" e por isso não procurou saber quem seria o rapaz. 

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Posto da Mata e foram realizadas várias buscas. Existe a suspeita que ela pode estar em Itamaraju ou Alcobaça, onde Gustavo teria parentes. 

Mensagens no WhatsApp 

A tia da garota contou à nossa redação que a família recebeu mensagens de WhatsApp de dois números diferentes. A pessoa se dizia ser Ana Carolina, relatando que estava muito preocupada com a mãe. Mas os números de WhatsApp foram desativados. 

Eva acredita que seja alguém se passando por sua filha./MDD

Vídeo: Ex-prefeito Robério Oliveira é recebido com festa após ter liberdade concedida pela Justiça

 

O ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), foi recebido em clima de festa por seus apoiadores após ter um habeas corpus concedido pela Justiça. Ele e a esposa, a ex-prefeita de Porto Seguro, Claudia Oliveira (PSD), foram detidos pela Polícia Federal (PF) na manhã de terça-feira, 15 de junho, acusados de desvio de recursos públicos. 

Na noite da última quarta, 16, no entanto, a Justiça concedeu a liberdade ao casal, ao julgar a ausência de contemporaneidade entre as prisões e os supostos crimes apontados. Com isso, Robério, que havia sido encaminhado para o presídio de Eunápolis, e Claudia, que tinha sido levada para o presídio de Teixeira de Freitas, já estão juntos e em casa. 

O ex-prefeito compartilhou uma série de fotos e vídeos em seu perfil no Instagram, em que mostra o apoio a algumas pessoas, sua “família 55”, em referência ao número do partido, o PSD. O grupo grita, bate palma e celebra a liberdade de Robério, que promete enfrentar “todas as barreiras” para seguir até o fim. 

Na foto com Claudia, compartilhada já no início da manhã desta quinta, 17, ele escreveu: “Hoje é aniversário dela e por aqui é só amor, gratidão a Deus e aquele chamego!”, postou, acrescentando ainda a hashtag “juntos em casa”. 

OPERAÇÃO FRATERNOS 

O casal é alvo da Operação Fraternos, que investiga desvios de recursos públicos em licitações nas prefeituras de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, cujos contratos chegam a somar mais de R$ 200 milhões. Além deles, outras quatro pessoas foram alvo de prisão preventiva, como o ex-prefeito de Porto, mais conhecido como Beto Axé Moi. Por enquanto, ele está em prisão domiciliar. 

Mas a Justiça também determinou o afastamento imediato de Agnelo Santos do cargo prefeito de Santa Cruz Cabrália. Ele é irmão de Claudia. 

De acordo com PF, essas e outras medidas tinham a intenção de desarticular uma suposta organização criminosa, responsável por fraudar e desviar cifras milionárias de dezenas de licitações realizadas por essas prefeituras entre os anos de 2008 e 2017. 

A corporação lembra que o trabalho foi desenvolvido em conjunto com o MPF, e com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU). Juntos, os órgãos investigaram que o grupo atuou fraudando licitações e desviando recursos públicos para empresas controladas por eles ou por pessoas interpostas, os “laranjas”. Inclusive, vereadores de Porto e Eunápolis teriam recebido recursos ilícitos. 

A investigação mostrou que o grupo inicialmente se instalou na Prefeitura de Eunápolis, em seguida expandindo as atividades para Cabrália e Porto. Para fraudar as concorrências públicas, eles teriam criado mais de uma dezena de empresas de fachada em nome de parentes e simulado a disputa entre elas em mais de 60 licitações. 


 A pergunta que não quer calar! Será que a policia federal prendeu o casal Robério Oliveira (PSD), e a esposa,  ex-prefeita de Porto Seguro, Claudia Oliveira (PSD), equivocadamente?  Com esse ato deixa bem claro que o crime no Brasil compensa sim. Como que se desviam R$ 200 milhões e não ficam presos.    

Uma vez contratadas, essas empresas desviavam grande parte dos recursos para contas de operadores financeiros da organização criminosa. Esses operadores, por sua vez, devolviam o dinheiro desviado para os líderes da organização por meio da compra de imóveis de luxo, quitação de dívidas milionárias, pagamento de despesas pessoais e realização de eventos de promoção de um dos gestores envolvidos./sulbahianews

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Força Nacional vai reforçar buscas por Lázaro Barbosa em Cocalzinho de Goiás, diz secretário

 

A Força Nacional vai reforçar buscas por Lázaro Barbosa em Cocalzinho de Goiás, a partir desta quinta-feira (17), segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda. 

Composta por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos dos estados e do Distrito Federal, a força atua na preservação da ordem pública, segurança das pessoas e patrimônio, além de calamidades. 

"Recebemos de ontem para hoje [17] duas informações e estamos delimitando a área. Duas pessoas avistaram ele e as informações são muito boas. A Polícia Federal está aqui desde ontem a noite. O ministro Anderson Torres me ligou oferecendo 20 policiais da Força Nacional, que estão chegando para ajudar", explicou Rodney Miranda.

Em relação as estratégias de buscas adotadas até este momento, o secretário disse que nada vai mudar. 

"Estamos chegando cada dia mais perto e vamos persistir", disse. 

Mais cedo, Rodney Miranda falou que fake news que circulam em redes sociais atrapalham o trabalho da força-tarefa que tenta prender Lázaro. 

As informações são checadas pelas equipes e muitas delas se mostraram falsas. Veja quem é Lázaro Barbosa em vídeo abaixo. 

Policiais recebem orientações para as buscas por Lázaro Barbosa, em Goiás — Foto: Fábio Lima/O Popular

Policiais recebem orientações para as buscas por Lázaro Barbosa, em Goiás — Foto: Fábio Lima/O Popular 

Policiais recebem orientações para as buscas por Lázaro Barbosa, em Goiás — Foto: Fábio Lima/O Popular

A polícia usa drones que detectam calor para tentar encontrar Lázaro, principalmente durante a noite. Cães e helicópteros também ajudam na na busca. Trinta e quatro propriedades rurais em Goiás estão ocupadas pelas forças de segurança para evitar ação do suspeito. 

Em um encontro, na terça-feira (15), entre Lázaro e policiais, houve confronto e dois militares foram feridos de raspão. Eles foram levados para hospitais de Goiás e um deles já recebeu alta. 

Governadores 

O governador do DF, Ibaneis Rocha, disse nesta quarta-feira (16) que o suspeito faz "quase como de bobos" os profissionais do DF e de GO envolvidos na investigação. 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, rebateu as críticas e falou para Ibaneis não se atrever a desrespeitar policiais goianos, os melhores do país. 

A força-tarefa com mais de 200 policiais iniciou buscas em nova área, pela manhã, a procura do suspeito, de 32 anos, que teria cometido uma chacina em Ceilândia, no DF. Lázaro foge da polícia há nove dias por dentro de rios e matas da região. 

Três helicópteros sobrevoam a região em busca do suspeito, que está fugindo da polícia há nove dias. Equipes especializadas das polícias Civil e Militar também estão por terra a procura de Lázaro. 

A área onde ocorre a operação está dentro do perímetro de 10km delimitada pela polícia. A região abrange Cocalzinho de Goiás e os distritos de Edilândia e Girassol. 

Não é possível delimitar o quanto dessa área já foi vasculhada, segundo a polícia, pois as equipes se espalham por vários pontos e retornam a locais já patrulhados caso haja novas suspeitas do foragido. 

Mudança de base

O posto de comando foi transferido pela segunda vez. Na manhã desta quinta-feira, a transferência será para uma escola do distrito de Girassol. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) explicou que a mudança é para ter uma melhor estrutura para as equipes que trabalham na operação. 

O primeiro local de concentração foi em um posto de combustíveis às margens da BR-070, no distrito de Edilândia. Na quarta-feira, a base foi montada em um batalhão da PM em Girassol, a cerca de 20 km. Segundo a SSP, as alterações acontecem para melhorar a comunicação de telefone e internet entre as equipes. 

Chacina no DF 

Segundo a polícia, ele reapareceu e cometeu uma chacina contra uma família de Ceilândia, no Distrito Federal, em 9 de junho. 

Ele é suspeito de assaltar a fazenda e matar a tiros e a facadas os integrantes da família Vidal: 

Linha do tempo: 

Na sexta-feira (11), ele roubou um veículo e fugiu para Cocalzinho de Goiás. Depois colocou fogo no carro; 

No sábado (12), invadiu uma fazenda, atirou em três pessoas e colocou fogo em uma casa. Nesta ocasião, fez um caseiro refém, usou e obrigou a vítima a usar drogas; 

No domingo (13), o suspeitou furtou um carro para fugir da polícia, foi visto na BR-070 e acabou abandonando o veículo. A corporação acredita que ele tentava retornar ao DF;

Na segunda-feira (14), ele foi filmado por câmeras de monitoramento e teria dormido em um galpão de uma chácara. Pediu comida aos moradores, mas fugiu; 

Na terça-feira (15), uma moradora de uma fazenda filmou os policiais durante buscas em sua propriedade. Lázaro passou por lá durante a fuga e sequestrou uma família em outra chácara (foram liberados sem ferimentos). Dois policiais, que foram baleados de raspão e levados para hospital; 

Na quarta-feira (16), Lázaro Barbosa foi visto por um morador em uma área rural;



Na quinta-feira (17), a polícia retomou as buscas em matas da região e mudou a base de operação pela segunda vez. Força Nacional vai atuar nas buscas ao fugitivo./G1

Jovem é assassinado a tiros no Bairro Marotinho em Itamaraju

 

Itamaraju: O fato aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17 de junho, na Rua Ribeirão do Ouro, no Bairro Marotinho, na cidade de Itamaraju. De acordo com as informações, moradores ouviram vários tiros e ao amanhecer, encontraram um homem morto alvejado por disparos de arma de fogo. 

No local, prevaleceu a Lei do Silêncio. Nenhuma informação, a não ser que ouviram varios tiros. Policiais militares da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) estiveram no local e preservaram a cena do crime, até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, para uma de perícia local de ação violenta. A vítima foi identificada como sendo, Daniel Pereira Lima, de 19 anos, natural de Porto Seguro-BA. 

O delegado titular, Gilvan de Meireles, instaurou inquérito policial para investigar o crime. Após os trabalhos de praxe, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de Medicina Legal e posteriormente, será liberado aos familiares para sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Liberdadenews

Mulher morre ao colidir carro no fundo de carreta na BA 290 próximo a Alcobaça

 

A motorista Guiomar Rocha moradora do Projeto 4045, distrito de Alcobaça, morreu na manhã desta quinta-feira feira, 17 de junho, em um acidente na BA 290, no local conhecido como Pedra D’água. 

Segundo informações, Guiomar seguia pela BA 290 quando perdeu o controle da direção e colidiu no fundo de uma carreta. Ela morreu na hora. Ainda segundo informações o motorista da carreta fugiu do local sem prestar socorro.

 

Com o forte impacto a frente do carro ficou totalmente destruído. Guiomar era prima das ex-vereadoras de Alcobaça Terezão e Vilma. O corpo foi removido para o IML de Itamaraju.

 

A polícia foi acionada e investigará as causas do acidente./ bahiaextremosul

Cantor que fez dupla com Cristiano Araújo é encontrado morto em Goiânia

 

O Corpo de Bombeiros encontrou nesta terça-feira (15) o corpo do cantor Luizmar de Oliveira Damasceno, de 45 anos, que estava desaparecido há quatro dias, em Goiânia. Ele já fez dupla com o sertanejo Cristiano Araújo, que morreu há seis anos em um acidente de carro. 

De acordo com a corporação, Luizmar foi achado morto em uma área de mata no Morro do Mendanha, a cerca de 6 km de onde a moto dele havia sido encontrada na última segunda-feira (14). 

Conforme a Polícia Civil, o corpo do sertanejo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realização dos exames periciais, que devem apontar a causa da morte. O delegado Thiago Martimiano, responsável pelas investigações, informou que apura as circunstâncias da morte do cantor. 

Luizmar saiu de casa, no Residencial Serra Azul 2, na sexta-feira (11), e sem levar celular. Ele morava com os pais e uma tia. 

Segundo a designer gráfica Dayenn Bennett, ex-mulher de Luizmar, o músico faria um show no último sábado (12). Porém, ele também não compareceu ao local. 

Uma câmera de segurança registrou o momento que Luizmar comprou alguns metros de corda em uma ferragista do Bairro Goiá, na mesma região onde ele foi encontrado morto. 

Nas imagens é possível ver que o cantor conversa com um funcionário do estabelecimento, que separa cinco metros de corda e entrega ao artista. Cerca de três minutos depois, Luizmar coloca o pedaço de corda na moto e vai embora. 

O vídeo foi obtido pela corporação nesta terça-feira, mesmo dia que um morador chegou a informar à equipe de buscas que viu um homem com as mesmas características de Luizmar em uma mata do Loteamento Tropical Verde. 

Buscas com cães 

A moto do cantor foi encontrada por moradores da região na manhã de segunda-feira (14), em uma área de mata no mesmo setor onde mora. 

Cães farejadores do Corpo de Bombeiros chegaram a ser levados à mata onde a veículo do artista foi encontrado para tentar farejar rastros deixados de Luizmar. 

Familiares do cantor também levaram roupas dele para ajudar no trabalho dos cães. Eles também acompanharam as buscas e disseram que o desaparecido não costumava passar pelo local onde a moto foi encontrada./G1 Goiás

Reynaldo Rayol, da Jovem Guarda, morre de Covid-19 aos 76 anos


”É com muita tristeza que o Instituto FUNJOR comunica o falecimento do cantor Reynaldo Rayol. Ele era um grande amigo do nosso patrono e deixa uma importante obra artística. Faremos uma mentalização especial para ele, cada um em sua fé, nesta quarta-feira, às 18 horas”,. 

Reynaldo Rayol faleceu na noite da última terça-feira (15) em decorrência de complicações da Covid-19. O cantor da Jovem Guarda tinha 76 anos e teve sua morte confirmada pelo Instituto FUNJOR. 

”É com muita tristeza que o Instituto FUNJOR comunica o falecimento do cantor Reynaldo Rayol. Ele era um grande amigo do nosso patrono e deixa uma importante obra artística. Faremos uma mentalização especial para ele, cada um em sua fé, nesta quarta-feira, às 18 horas”, escreveu a organização em seu perfil no Instagram. 

Irmão de Reynaldo, Agnaldo Rayol fez uma homenagem ao cantor e lamentou mais uma morte pelo coronavírus. ”Para alguns momentos na vida não há palavras. Reynaldo, nossas histórias estarão pra sempre na minha memória. Descanse em paz, meu irmão. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte o coração de todos nós. Mais uma vida perdida pra esse vírus”, escreveu no Instagram.

Ex-prefeitos Robério e Cláudia Oliveira têm prisão revogada pela Justiça

Robério e Cláudia Oliveira são velhos conhecidos da Policia Federal

 O Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF-1) revogou, nesta quarta-feira (16), a prisão dos ex-prefeitos de Eunápolis, Robério Oliveira, e de Porto Seguro, Cláudia Oliveira. A medida atendeu a pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do casal, que foi preso na terça-feira (15) durante a Operação Fraternos. 

Com a decisão, Robério e Cláudia poderão deixar os presídios de Eunápolis e Teixeira de Freitas, respectivamente, para onde foram levados ainda na terça-feira, após a audiência de custódia que manteve a prisão preventiva de ambos. 

O desembargador federal Ney Bello fixou em R$ 100 mil a fiança para cada um dos dois ex-prefeitos. Em sua decisão, o magistrado afirmou que “inexistem, nesse momento processual, as condições de manutenção da combatida segregação cautelar, notadamente, em face da ausência de contemporaneidade, pois o delito em apuração, segundo noticiam os autos, foi possivelmente cometido há mais de três anos”. 

Os advogados dos ex-prefeitos argumentaram, no pedido de habeas corpus, que o indeferimento do cumprimento de prisão em regime domiciliar contrariou o pedido expresso do Ministério Público Federal e da defesa técnica. 

Segundo a defesa, o decreto de prisão foi ilegal, uma vez que o pedido foi feito pela Procuradoria Regional da República em 27 de outubro de 2020, quando os autos ainda tramitavam na 2ª Vara da Seção Judiciária da Bahia, e a prisão só foi decretada em 1º de junho deste ano, sete meses depois da representação pela prisão preventiva. 

Além do pagamento de fiança, o desembargador federal determinou que Robério e Cláudia deverão acompanhar os atos processuais, mantendo seus endereços atualizados; não poderão manter contato com os demais indiciados, salvo familiares; não poderão se ausentar do município de residência por mais de oito dias consecutivos, salvo prévia autorização; e não poderão frequentar as prefeituras de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. 

Robério e Cláudia Oliveira são acusados de integrar uma suposta organização criminosa que teria fraudado licitações das prefeituras de Eunápolis, Porto Seguro e Cabrália./radar64

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Justiça concede prisão domiciliar ao ex-vice-prefeito Beto Axé Moi

 

A Justiça concedeu o benefício de prisão domiciliar ao ex-vice-prefeito de Porto Seguro, Humberto Nascimento, durante audiência de custódia realizada na tarde desta quarta-feira (16), horas após se entregar à Polícia Federal em Porto Seguro. Conhecido como Beto Axé Moi, ele era alvo de mandado de prisão decretado pela Vara Federal Cível e Criminal de Eunápolis, no âmbito da Operação Fraternos, que investiga fraudes em contratos públicos das prefeituras de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. 

Segundo informações, por ter diploma de advogado, o ex-vice-prefeito tem prerrogativa de ocupar uma cela especial. No entanto, como o presídio de Eunápolis não tinha vaga nesse tipo de cela, foi autorizada a prisão domiciliar. 

Na terça-feira (15), a Polícia Federal cumpriu outros cinco mandados de prisão durante a OperaçãoFraternos. Além dos ex-prefeitos de Eunápolis, Robério Oliveira, e de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, foram presos os empresários Ricardo Luiz Bassalo, Marcos da Silva Guerreiro e Edimilson Alves de Matos. 

ACUSAÇÃO DO MPF 

De acordo com acusação do Ministério Público Federal, o ex-vice-prefeito Beto Axé Moi teria sido responsável, em parceria com o ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, por adicionar um núcleo para “fornecimento de infraestrutura para as festas de Carnaval, de São João e de Natal”. Ainda conforme o MPF, Robério e Beto Axé Moi teriam acrescentado a “organização de festas populares às suas atividades, especialmente por intermédio de contratos administrativos ilusórios”. 

A decisão do MPF que levou ao pedido de prisão cita ainda desvios de recursos federais para pagamento de pesquisas eleitorais no pleito de 2016, com “assentimento de Cláudia Oliveira e Beto Axé Moi, que eram candidatos à reeleição”./radar64

Suspeito de tráfico morre durante a troca de tiros com a Rondesp

 

Eunápolis: Um suspeito de tráfico de droga morreu durante uma ação de policiais militares da Rondesp, no fim da noite de terça-feira (15), no bairro Pequi, em Eunápolis. 

A Rondesp informou que realizava o patrulhamento na Rua da Encosta, quando entrou em confronto com traficantes armados. Um dos homens, conforme os policiais, foi baleado e morreu ao dar entrada na emergência do Hospital Regional. 

Arthur Cavalcante Ferraz de Oliveira tinha 21 anos e, de acordo com a informação, portava um revólver calibre .32 e uma bolsa com várias porções de maconha e crack. Ele tinha passagem por tráfico, roubo e direção perigosa. Os demais suspeitos conseguiram fugir./Radar64

Jovem baleado na comunidade do "Apaga Fogo" morre no Hospital Municipal de Teixeira

 

Teixeira de Freitas: O fato aconteceu na noite do último domingo, 13 de junho, por volta das 22h00, na Comunidade do Apaga Fogo, no município de Alcobaça, quando o criminoso se aproximou da vítima, atingindo-lhe a região da coluna (lado esquerdo) e braço esquerdo. 

Após atirar na vítima, o criminoso fugiu do local sem deixar pistas. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde ficou internado na UTI por três dias, já na noite desta terça-feira (15), veio a óbito, por volta das 20h00 na Unidade Hospitalar. 

Trata-se de Tiago Santos Brás, de 21 anos. O delegado plantonista, Manoel Andreetta, autorizou a remoção do corpo do HMTF  para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de medicina legal e posteriormente liberação a família. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. Na Comunidade de Apaga Fogo, ninguém viu nada, e não sabe de nada. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para investigar o homicídio consumado. As investigações ficarão a cargo do delegado titular de Alcobaça, Maderson Dias./Liberdadenews

Corpo do jovem que foi espancado e sequestrado no Santos Guimarães é encontrado em estado de decomposição

 

O corpo foi removido pelo servidor público Milton Cândido para o IML de Itamaraju. E na manhã desta quarta-feira, 16 de junho, familiares do jovem estiveram no IML e fizeram o reconhecimento o corpo como sendo do jovem que estava desaparecido desde a tarde da última terça-feira (8), após ser espancado e sequestrado no Bairro Santos Guimarães.

Foto: Camisa que ele estava vestido quando o corpo foi encontrado

Familiares contaram que "Gordinho" como é conhecido foi abordado por indivíduos a bordo de um veículo, eles o espancaram e o colocaram dentro do porta-malas do automóvel. Desde então ele não teria mais sido visto com vida.

 Dia em que Carlos foi preso após completar 18 anos - Foto: Arquivo/Bahiaextremosul 

De acordo com a polícia, Carlos era envolvido com atividades ilícitas. Ele foi detido em janeiro de 2019 quando completou 18 anos, suspeito de tráfico de drogas. Na ocasião foram encontradas em seu poder, 32 pedras de crack e 15 buchas maconha. 

A polícia investiga autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

VÍDEO: Ex-prefeita Cláudia Oliveira de Porto Seguro presa na Operação Fraternos é transferida para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: A prisão aconteceu na manhã desta terça-feira, 15 de junho, em mais uma fase da Operação Fraternos, que investiga fraudes milionárias em contratos públicos de prefeituras no Sul da Bahia. A ex-prefeita Cláudia Oliveira foi transferida na tarde desta terça-feira (15) para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF). 

Também foram presas outras cinco pessoas investigadas pela operação, sendo elas, Robério Oliveira, Humberto Adolfo Gattas Nascif Fonseca Nascimento, Ricardo Luiz Rodrigues Bassalo, Marcos da Silva Guerreiro e Edmilson Alves de Matos. Foi determinado também o sequestro de bens e valores de cerca de R$ 11 milhões dos envolvidos. 

As prisões preventivas desta terça-feira (15) foram expedidas pelo Juízo da Vara Criminal Federal de Eunápolis, a partir de representação encaminhada pelo Ministério Público Federal, e foram cumpridas nos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Salvador.

 

A ex-prefeita chegou em Teixeira de Freitas no início da noite, trazida pela Polícia Federal e já foi alocada na Ala Feminina do Conjunto Penal, onde se encontra à disposição da Justiça./Liberdadenews

Matéria relacionada:

Operação Fraternos: PF prende ex-prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro, investigados por desvios milionários

Luto: Eliabe Alves de 36 anos morre por complicações da Covid-19 em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: O técnico de áudio Eliabe Alves de Sousa, de 36 anos, não resistiu à doença e veio à óbito na manhã desta terça-feira, 15 de junho, em Teixeira de Freitas. 

Muito querido na cidade, Eliabe era diabético e estava internado por Covid-19 desde o dia 31 de maio, em Teixeira de Freitas. 

“Estamos sentindo muito por essa dor que estamos passando, ele era muito querido, me dói muito. Ele sempre será lembrado por nós, família, amigos, colegas, irmãos de igreja, estamos sofrendo muito, se cuidem! ”, Escreveu Geslane Sousa, esposa de Eliabe./Reportercoragem

Voz do Brasil: Deputado Cláudio Cajado volta a falar sobre atentados à Rádio Lajedão FM e pede providências

 

Segundo o diretor da Rádio Lajedão FM, Edvaldo Alves, a equipe da emissora está aguardando uma posição da polícia, da Justiça. “A população também está nos cobrando, está querendo uma resposta, pois, os dias em que a Rádio ficou desativada por conta dos atentados, o povo ficou sem informações, o comércio local sem apoio cultural, e a comunidade sem voz. O caso foi lembrado ontem na Voz do Brasil.

 

Tem muita gente correndo atrás. Muita gente querendo uma resposta das forças de segurança. Um atentado contra a imprensa, é alarmante e não pode ficar impune. A liberdade de imprensa é fator primordial para estado democrático de direito”, disse Edvaldo Alves.

 

O deputado federal Cláudio Cajado, 57 anos, está em seu 7° Mandato de Deputado Federal,  e recentemente usou a Tribuna da Câmara Legislativa Federal por dois minutos para denunciar os atentados sofridos pela Rádio Lajedão FM e pedir ao Plenário Federal providências. “Uso a tribuna nessa oportunidade para trazer uma grave denúncia contra três atentados sofridos pela Rádio Lajedão FM, localizada no município de Lajedão/BA. 

São três atentados em menos de dois meses esse ano, senhor Presidente. Isso tem causado prejuízos inestimáveis para a Rádio. O diretor, Edvaldo Alves, fez recentemente algumas denúncias contra a municipalidade, contra o atual gestor”.

 

Em conversa com o deputado federal, ele disse que não vai descansar enquanto os culpados não forem punidos, que vai jogar duro para que esse caso seja solucionado. Segundo apurou nossa equipe de reportagem, o deputado Cláudio Cajado estará em Teixeira e região ainda esta semana e irá cobrar pessoalmente da delegada coordenadora, Valéria Chaves, informações sobre os atentados, e o resultado das investigações.

 

Os atentados repercutiram em toda a Bahia e no Brasil todo através da TV Câmara, agora também através da Voz do Brasil. Os holofotes estão voltados para a cidade de Lajedão./Liberdadenews

Morador do Bairro Santa Rita em Teixeira morre em confronto com a Polícia Civil de Itamaraju

 

Itamaraju: Na tarde desta terça-feira, 15 de junho, uma operação da Polícia Civil de Itamaraju terminou em um criminoso morto, outro preso e na apreensão de uma adolescente. O resistente foi identificado como sendo, Gabriel Santos Melgaço, 21 anos. Segundo informações, a equipe de investigadores da Policia Civil realizava diligências na presente localidade, com o propósito de investigar a prática de tráfico de drogas, com uso de arma de fogo, supostamente praticado pelo Gabriel Santos. 

A ação aconteceu na BA 498, KM 01, em um casebre próximo ao Parque Nacional, na cidade de Itamaraju. Segundo a polícia, quando localizaram o suspeito, ele desobedeceu as ordens policiais, correu para em direção a um brejo e começou a atirar contra os agentes, tendo sido necessário o legítimo revide, o qual veio a atingir o criminoso, momento o qual fora acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU para prestar os primeiros socorros, contudo ele não resistiu e veio a óbito. 

Ainda segundo a polícia, a arma do criminoso caiu no brejo. Os policiais realizaram buscas, mas, não conseguiram encontra-la, pois logo começou a escurecer. A equipe irá retornar amanhã ao local, para tentar localizar a arma de fogo. Ainda na ação, os policiais civis prenderam em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas, João dos Santos Souza Filho, idade não revelada, e apreenderam uma adolescente. No casebre onde estava os criminosos, a polícia apreendeu certa quantidade de entorpecentes, um veículo Gol, e 02 (dois) aparelhos celulares. 

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, o Gabriel é morador do Bairro Santa Rita em Teixeira de Freitas e estava atuando no tráfico de drogas em Itamaraju. O corpo foi removido ao IML de Itamaraju, onde será necropsiado. O delegado que coordenou a ação, Rui Pinheiro, acionou o Departamento de Polícia Técnica, e os peritos realizaram a perícia de local de ação violenta. Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Liberdadenews

ACM Neto e Sandro Régis discutem movimento 'Pela Bahia' na região do Médio Rio de Contas

 

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, e o deputado estadual Sandro Régis (Democratas), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), discutiram nesta terça-feira (15) mais uma edição do movimento 'Pela Bahia', desta vez na região do Médio Rio de Contas. 

Lançado no mês passado por ACM Neto, o movimento tem como objetivo promover encontros em toda a Bahia para discutir os problemas, pensar soluções e encontrar novas potencialidades para o desenvolvimento dos baianos. Já foram realizadas duas edições: na Chapada Diamantina e no Sudoeste. 

"Ao lado de ACM Neto, vamos discutir os potenciais para o desenvolvimento da região e as dificuldades que hoje enfrentam os municípios que estão nela, a exemplo de Ibirataia, Ipiaú, Aiquara, Itagibá, Jitaúna, Dario Meira e Itagi. Nossa região tem muitas potencialidades, principalmente relacionadas à produção agropecuária, e vamos debater os entraves que existem hoje e como podemos fazer para avançar", afirmou Régis. 

ACM Neto tem defendido que o desenvolvimento do estado seja voltado para destacar as vocações de cada região. Assim, tem ressaltado defendido a realização de investimentos com base nas potencialidades de cada região da Bahia e discutido os entraves que impedem o desenvolvimento, como os problemas de infraestrutura e a necessidade de investimentos em segurança hídrica./bahiaextremosul

terça-feira, 15 de junho de 2021

Operação Fraternos: PF prende ex-prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro, investigados por desvios milionários

 Investigados na Operação Fraternos, ex-prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro são presos pela PF — Foto: Reprodução/Redes Socias

Os ex-prefeitos José Robério Oliveira e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente, foram presos na manhã desta terça-feira (15), em mais uma fase da Operação Fraternos, que investiga fraudes milionárias em contratos públicos de prefeituras no sul da Bahia. Ambos são do Partido Social Democrático (PSD). 

Também são alvos dos mandados outras quatro pessoas investigadas pela operação, são elas: Humberto Adolfo Gattas Nascif Fonseca Nascimento, Ricardo Luiz Rodrigues Bassalo, Marcos da Silva Guerreiro e Edmilson Alves de Matos. Apenas um deles foi preso. 

Os outros três são considerados foragidos, a polícia ainda não detalhou quais. Todos os detidos tiveram mandados de prisões preventivas expedidas pela Vara Criminal Federal de Eunápolis, a pedido do Ministério Público Federal (MPF). 

O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo da Silva Santos (PSD), que também é investigado pelos crimes da Operação Fraternos, foi afastado do cargo por 180 dias. Na época em que a PF começou a investigar os crimes, em 2017, Agnelo estava no cargo de prefeito em um mandato anterior ao atual, e também foi afastado, assim como Claudia e Robério. 

Agnelo foi eleito prefeito da cidade novamente em 2020. A candidatura dele chegou a ficar sub judice, porque ele não estava com situação regular na Justiça Eleitoral, e o registro foi julgado como indeferido. No entanto, o julgamento do recurso foi favorável a ele, que assumiu novamente o cargo. 

Também em 2020, José Robério voltou a disputar a eleição de Eunápolis, mas foi derrotado pela prefeita eleita Cordélia Torres (DEM). 

Além de Eunápolis e Porto Seguro, mandados também foram cumpridos em Vitória da Conquista e Salvador. A Justiça também determinou o sequestro de bens e valores de cerca de R$ 11 milhões dos investigados. 

Operação Fraternos

José Robério Batista de Oliveira, Claudia Oliveira e Agnelo Santos são investigados pela Operação Fraterno — Foto: Divulgação
José Robério Batista de Oliveira, Claudia Oliveira e Agnelo Santos são investigados pela Operação Fraterno — Foto: Divulgação

 A Operação Fraternos foiiniciada em novembro de 2017, para investigar crimes cometidos entre 2008 e 2017, nas prefeituras de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália. 

Na época, as investigações da PF apontaram que, quando ainda prefeitos, em 2009, Claudia Oliveira, José Robério Oliveira e Agnelo Santos – todos parentes – usavam empresas familiares para simular licitações e desviar dinheiro de contratos públicos. 

Claudia Oliveira é casada com José Robério e irmã de Agnelo Santos. A operação foi batizada de Fraternos por causa do uso de familiares para cometer a irregularidades. Os investigados responderão por organização criminosa, fraude a licitações, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. 

'Ciranda da propina'

Quando a Operação Fraternos foi iniciada, a PF informou que os contratos fraudados somavam R$ 200 milhões. O esquema funcionava da seguinte forma: 

As prefeituras abriam licitações e empresas ligadas à própria família dos prefeitos simulavam uma competição entre si. Segundo a PF, foi identificada uma "ciranda da propina", com as empresas dos parentes se revezando na vitória das licitações, como uma forma de camuflar o esquema criminoso.

Após a contratação da empresa vencedora, parte do dinheiro repassado pela prefeitura era desviado usando "contas de passagem" em nome de terceiros, para dificultar a identificação dos destinatários. Em regra, o dinheiro retornava para membros da organização criminosa. 

A PF detalhou também que repasses foram feitos para a empresa de um dos três então prefeitos, como forma de lavar o dinheiro ilícito. A polícia não especificou qual dos três, nem disse se eles estão entre os destinatários do dinheiro desviado. 

Ainda de acordo com a PF, em muitos casos, eles repassavam todo o valor do contrato, no mesmo dia em que as prefeituras liberavam o dinheiro, a outras empresas do grupo familiar. 

Polêmica com ponte bilionária

 

Em um vídeo gravado em 2012, Claudia aparece simulando um discurso político e fala sobre o desvio de recursos públicos. Nas imagens, Claudia diz que iria construir uma ponte que custaria R$ 2 bilhões, mas que ela ficaria com R$ 1 bilhão. 

Durante a gravação, que é feita por José Robério, marido dela, Claudia é alertada que está sendo filmada e continua falando em desviar dinheiro e rindo. 

"Estou visitando aqui meu povo, povo da periferia. Eu colocarei emendas, farei projeto para uma ponte que vai beneficiar aqui toda a comunidade. Uma ponte onde serão investidos dois bilhões. Um bilhão eu fico", comentou Cláudia olhando para a câmera. 

Na época da gravação do vídeo, Claudia era deputada federal e estava em campanha para a prefeitura. Depois dela debochar sobre o desvio do dinheiro, momento, Robério a alerta para a gravação. 

"Ó [Olha], tá gravado, viu? Tá gravado tudo aqui. Tá tudo gravado e eu vou botar na Globo. Nessas coisas que sai", disse ele, na época da filmagem. 

Claudia foi eleita dois meses depois do vídeo para o primeiro mandato como prefeita. As imagens, no entanto, só foram divulgadas em agosto de 2012. Depois da divulgação, ela disse que teve o celular roubado e que no trecho em que ela teria falado sobre o desvio de R$ 1 bilhão alguém teria feito alteração no que realmente ela disse. 

Ela ainda afirmou que tudo teria sido uma brincadeira e que era alvo de calúnia para atrapalhar a candidatura dela na época./G1 Bahia

Homem mata esposa, os três filhos e tira a própria vida no Espírito Santo

 [Homem mata esposa, os três filhos e tira a própria vida no Espírito Santo ]

Um homem, identificado como Flávio Sandro Olmo, 42 anos, matou a esposa, Eusivânia Marcelino de Souza, 40 anos, e os três filhos durante a madrugada desta terça-feira (15), em São Domingos do Norte, região noroeste do Espírito Santo, distante 193 quilômetros de Vitória. 

Os filhos do casal eram Laisla de Souza Olmo, uma jovem de 18 anos, e as crianças Ítalo de Souza Olmo, 8, e Anelise de Souza Olmo, 4. 

De acordo com o delegado Rafael Caliman, titular da Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha, que está no local, após cometer o crime, Olmo tirou a própria vida. 

Homem mata esposa, os três filhos e tira a própria vida no Espírito Santo, 

As primeiras informações divulgadas pela polícia dão conta de que o homem esperou a família dormir e, depois, com uma marreta golpeou as vítimas na cabeça. 

Os corpos foram encontrados em três quartos diferentes: as duas crianças em um quarto, numa beliche; e a mais velha em outro quarto sozinha. Já a esposa, estava na cama do casal 

De acordo com familiares, o casal estaria em processo de separação, mas morando na mesma casa. O homem não possuía passagens criminais. 

Investigação 

A Polícia Civil recolheu as armas utilizadas no assassinato de uma mulher e seus três filhos, ocorrido na madrugada deste terça-feira (15), em São Domingos do Norte, região noroeste do Espírito Santo. Foram encontradas uma faca e uma marreta de três quilos na casa onde aconteceu os quatro homicídios. 

O tenente Gabrine, agente da Polícia Militar que atendeu a ocorrência, disse que o autor do homicídio passava por quadro de depressão. 

"Não sabemos a motivação, mas o irmão dele nos disse que ele estava deprimido e que o casal passava por um processo de separação. Pode ser isso que motivou o crime", apontou. 

De acordo com o delegado Rafael Caliman, titular da Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte e Vila Valério, será feita uma varredura nos celulares de Flávio e de Eusivânia. 

"Recolhemos celulares do suspeito e da esposa. A ´Polícia Civil irá investigar as causas desse fato", informou 

AS VÍTIMAS 

Mãe: Eusivania Marcelino de Souza (40 anos)

Filhos: Laisla de Souza Olmo  (18 anos)

Ítalo de Souza Olmo (8 anos)

Anelise de Souza Olmo (4 anos)./folhavitoria

Polícia apreende 30 quilos de pasta base de cocaína na praia em Mucuri

 

Por volta das 9h30 horas da manhã desta terça-feira, 15 de junho, uma guarnição realizando a operação Narco Brasil, recebeu informação de populares que havia aparecido na praia da Barrinha, próximo ao porto da Tiririca em Cruzelândia, distrito da cidade do Mucuri, um saco de transporte cheio de drogas. 

De posse da informação, a guarnição se deslocou até o local e apreenderam 26 tabletes de pasta base de COCAÍNA pesando aproximadamente 30 quilos. 

Todo material foi apresentado na delegacia do Mucuri para os procedimentos administrativos./bahiaextremosul

Decreto proíbe venda de bebida alcoólica no fim de semana e no São João

 

A venda de bebida alcoólica segue proibida no próximo fim de semana e no período junino em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu suspender a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 18 de junho até as 5h de 21 de junho e também das 18h de 23 de junho até as 5h de 28 de junho. A medida, que tem o objetivo de evitar a propagação da covid-19, será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (15). 

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a proibição da venda de bebida alcoólica será das 20h de 18 de junho até as 5h de 21 de junho, bem como das 20h de 23 de junho até as 5h de 28 de junho. A determinação envolve os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz. 

A comercialização de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos. 

O decreto desta terça-feira (14) também prorroga a restrição da locomoção de pessoas das 21h às 5h, em todo território baiano, até 29 de junho. Nos municípios localizados nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, o toque de recolher vale das 20h às 5h. 

Na RMS, a restrição de locomoção noturna será das 20h às 5h, no período de 18 a 20 de junho e também entre os dias 23 e 28 de junho. Nos demais dias, o toque de recolher permanece das 22h às 5h. 

Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção noturna será válida das 22h às 5h. 

Transporte 

A circulação dos meios de transporte metropolitanos será suspensa das 20h30 às 5h, de 18 a 20 de junho e de 23 a 27 de junho. Nos demais dias, os meios de transporte metropolitanos não circulam das 22h às 5h, até 29 de junho. 

Os ferry boats não vão circular nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho. Já nos dias 18, 23, 24, 25, a circulação ficará suspensa das 20h30 às 5h. Nos dias 15, 16, 17, 28 e 29, os ferry boats não funcionam das 22h30 às 5h. 

As lanchinhas não circulam das 20h30 às 5h, nos dias 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26 e 27. Já nos dias 15, 16, 17, 28 e 29, as lanchinhas não funcionam das 22h30 às 5h. A ocupação deve ser limitada ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho. 

Aulas 

As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. 

Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos. 

Eventos e shows 

Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos até 29 de junho, em todo o território baiano, independentemente do número de participantes. Segue suspensa ainda, até 29 de junho, a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras. 

Os eventos exclusivamente científicos e profissionais podem ocorrer com público limitado a 50 pessoas. Já os atos religiosos litúrgicos ficam permitidos mediante a ocupação máxima de 25% da capacidade do local. O funcionamento das academias também permanece autorizado mediante a ocupação máxima de 50%. 

Continua vedada, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 29 de junho, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações./gov

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.