Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 22 de abril de 2023

Morre seu "LOURÃO" aos seus 83 anos vitima de câncer no esôfago

 

Comunicamos com pesar o falecimento de seu (Lourisvaldo José dos Santos conhecido por Lourão), 83 anos de idade, ocorrido ás 9: h, deste sábado, 22 de abril de 2023, em sua residência -   causa morte câncer no esôfago. 

Seu Louro vinha sofrendo com o problema se saúde há um bom tempo. Os nossos profundos sentimentos a família e amigos do senhor Lourisvaldo, aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. 

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. 

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.Fartá-lo-ei com lonjura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. 

Salmos 91:1-16 

O corpo do senhor 'Lourão' está sendo velado em sua residência na Avenida ITAMARAJU nº  577, o sepultamento será neste domingo ás 10:h, dá Manhã no cemitério Jardim da saudade Jucuruçu - BA. 

O senhor  Lourisvaldo José dos Santos  *Lourão* deixa a viúva a senhora Santa Rodrigues Neves, 12 Filhos sendo que  11 vivos - 36 Netos,  18 bisnetos, e 1 tataraneto.

Homem é assassinado a tiros no Bairro São Brás no Prado: Criminosos fogem em uma motocicleta


Prado: Jonata Silva Santos, de 28 anos, foi assassinado na noite desta sexta-feira, 21 de abril, por volta das 23h00, na Rua Bahia, no Bairro São Brás, na cidade de Prado. Segundo informações, 02 atiradores chegaram a bordo de uma motocicleta, já atirando na vítima. Após acertar o alvo, os criminosos fugiram do local tomando rumo ignorado. 

Os policiais militares foram acionados e chegando no local, preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju. O SAMU esteve no local e confirmou o óbito. Jonata Silva foi atingido com uma perfuração por projétil de arma de fogo, na região das costas e veio a óbito no local. O delegado plantonista, Maderson Souza Dias, autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo. 

A necropsia será realizada no Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju. Após os procedimentos de praxe, o corpo será liberado aos familiares. As investigações estão a cargo do delegado titular, Kleber Gonçalves, e sua equipe. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Corpo encontrado no Rio Buranhém é do tio da ex-dançarina Carla Perez


Porto Seguro: A Marinha confirmou que o corpo encontrado na manhã deste sábado (22) próximo ao terminal de balsas em Porto Seguro pertencia ao pescador Paulo Perez, de 75 anos. Ele era tio de Carla Perez – ex-dançarina do É o Tchan e havia desaparecido na sexta-feira (21) enquanto retirava água do seu barco durante uma forte tempestade. 

Segundo informações da mulher do pescador, Paulo saiu por volta das 11h de sexta-feira (21) em direção ao  barco. Ela encontrou a embarcação toda aberta e a canoa não estava no local. A família e outros pescadores da região iniciaram as buscas. 

Carla Perez se mobilizou nas redes sociais, pedindo apoio para as buscas. Equipes de busca e salvamento foram mobilizadas pela Marinha. O corpo foi encontrado na foz do Rio Buranhém, debaixo de um barco atracado. 

As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas e um procedimento será instaurado pela Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) para apurar as causas do acidente. 

A DelPSeguro informou que os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo após o procedimento ser concluído e as formalidades legais serem cumpridas. 

TEMPORAL NA REGIÃO – As chuvas torrenciais que atingiram a região causaram estragos em diversas cidades próximas. Santa Cruz Cabrália foi a mais afetada. No município foram registrados alagamentos e deslizamentos de terra./Radarnews

43ª CIPM prende homem por tráfico de drogas, em Itamaraju.

 


Na tarde de quarta-feira (20), em atendimento à uma denúncia de tráfico de drogas feita através do 190, uma guarnição da 43ª CIPM/Itamaraju deslocou-se ao Conjunto Habitacional Vista Bela, em Itamaraju, onde visualizou a pessoas suspeita, procedendo com a abordagem, seguida de busca pessoal, oportunidade em que encontraram nas suas vestes uma quantidade de droga conhecida como maconha. 

Em diligência complementar, os policiais militares encontraram, em um local indicado na denúncia e onde o indivíduo escondia a droga, 01 (uma) mochila contendo mais 12 (doze) buchas de maconha, embalagens plásticas para acondicionamento e uma balança de precisão. 

Diante disso, o autor recebeu voz de prisão em flagrante e foi apresentado ao Plantão Regional da Polícia Civil, em Teixeira de Freitas, juntamente com o material apreendido, para adoção das medidas legais cabíveis.

#somostodosjackssilva: Jucuruçu o Brasil e o mundo se unem em prol da cirurgia do amigo Jacks Secretário

 

AJUDE SUA DOAÇÃO VALE MUITO! 

Pessoal o caso de Jacks Silva, realmente é um caso grave, e o Médico deixou bem claro que Infelizmente essa Cirurgia dele pelo SUS vai demorar porque tem uns 20 Pacientes na fila de espera! 

Mas com a permissão de Deus e a ajuda de cada amigo vamos conseguir fazer essa Cirurgia no Particular. 

Já estamos em contato com o Hospital Evangélico de Vila Velha no Espírito Santo onde ficou mais em Conta. Desde de já obrigado a Todos pela corrente do bem !!! 

Nos ajudem compartilhando. 

CHAVE PIX SOLIDÁRIO

CPF: 380.282.805-44

JACKS PEREIRA SILVA 

Vamos ajudar o nosso amigo Jacks Silva. Não deixe de ajudar o próximo por achar que não pode fazer o suficiente. Mesmo pequenos gestos são capazes de mudar uma vida. 

"Amigo Jacks Silva" estamos juntos com você. Com Deus na frente vai dá tudo certo guerreiro.

ESTRUTURA DO SAC. MÓVEL JÁ ESTÁ EM JUCURUÇU PRONTA PRA LHE ATENDER


Com o intuito de aproximar cada vez mais a população dos serviços de cidadania, o Governo da Bahia, mais uma vez traz para a cidade de Jucuruçu o SAC. MÓVEL, que irá permanecer na sede 22/04/ a 23/04/2023 - Endereço: Rua Bonifácio José Dantas, na Praça Izabel Alves da Silva.

Os serviços disponíveis são a 1ª e demais vias do RG; 1ª via de CPF; antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado) e serviços da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

 

 Para emissão de carteira de identidade, é necessário levar duas fotos 3×4. A fotografia deve ser colorida e ter a imagem frontal da pessoa a ser identificada, sem retoque, e com a cor do fundo branca. Todos os serviços são gratuitos, exceto 2ª e demais vias do RG.

Prefeitura de Eunápolis aciona “força-tarefa” para atender população afetada pelas chuvas


A Prefeitura de Eunápolis acionou uma “força-tarefa” para atender as necessidades dos moradores afetados pelas fortes chuvas que atingem o município desde a quinta-feira (20/04). Em boletim parcial divulgado por volta das 12h desta sexta-feira (21/04), a Defesa Civil contabilizou 50 desalojados e um desabrigado. Não há registro de mortos ou feridos. 

As equipes, que contam com a integração de servidores de diversas secretarias, percorrem os quatro cantos da cidade realizando o levantamento das áreas mais afetadas, destinando a execução de serviços emergenciais de infraestrutura, intensificando a limpeza em diversas localidades e prestando auxílio assistencial às famílias afetadas pelo temporal. 

“Estamos mobilizando nossas equipes para atuar na solução das necessidades da população afetada pelas chuvas. Mas pedimos que os moradores das áreas em vulnerabilidade busquem locais seguros, pois o principal foco é não deixar vidas em risco”, salientou a prefeita Cordélia Torres. 

Até a segunda-feira (24/04), a previsão meteorológica indica continuidade das chuvas. Em caso de emergência, acione imediatamente: Defesa Civil (73) 9.8171-5118; Corpo de Bombeiros 193; SAMU 9.9918-0192; e Coelba 116./ASCOM/Eunápolis

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Família Moura está de LUTO: Morre em São Paulo o jucuruçuense (Juscelino) aos seus 55 anos

 

Comunicamos com pesar o falecimento de (Juscelino Rodrigues  de Moura), 55 anos de idade, ocorrido na madrugada de  quinta-feira, 20 de abril, por volta das 3h na capital de São Paulo, causa morte complicações nos rins.  

Segundo informações o senhor Juscelino, enfrentava problemas de rins há um bom tempo, ele fazia hemodiálise há mais de 14 anos. O senhor Juscelino Rodrigues de Moura, é do município de Jucuruçu, seu corpo será transladado neste sábado para Jucuruçu. 

Os nossos profundos sentimentos a família e aos amigos do senhor Juscelino -  Eu sei que a dor é grande; também sei que não existem palavras para a desvanecer. Perder um é pai é perder a noção da felicidade. É conhecer o desamparo e a tristeza que não acaba. 

O senhor Juscelino está em um descanso profundo e eterno. Mas acredito que ele estará sempre atento à sua vida, às conquistas mais importantes do seu dia a dia e também às suas vitórias e provações. 

São Paulo afirma que “o salário do pecado é a morte” (Rom 6, 23). Por consequência do pecado original a morte existe e faz parte do desenvolvimento humano, acompanhando-nos desde o nascimento, deixando marcas significativas.  

Não era plano de Deus destinar a morte à humanidade. Ele nos criou “para a imortalidade, […] à imagem de sua própria natureza” (Sab 2, 23), para a vida. Para o cristão a morte não deve ser entendida como um fim obscuro e melancólico, pois, crendo na vida eterna, os que morrem na graça de Cristo participam também da sua Ressurreição. 

O corpo do senhor 'Juscelino Rodrigues  de Moura' será velado na residência de seu pai, na rua Bonifácio José Dantas nº 419, e o sepultamento será na tarde deste sábado no cemitério Jardim da saudade Jucuruçu. 

 O jucuruçuense Juscelino Rodrigues de Moura deixa a viúva Marlene Sousa Santos, e dois filhos. 

Dois criminosos morrem em confronto com militares da CAEMA na cidade de Itanhém


Itanhém: A intervenção policial aconteceu na noite da última quinta-feira, 20 de abril, por volta das 22h40, no KM 01 da estrada que liga Itanhém à Batinga, na zona rural da cidade. Segundo os relatos, policiais militares da CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) em rondas ostensivas, visualizaram um grupo de 05 (cinco) homens com armas longas. 

Ao se aproximarem para abordar os suspeitos, os policiais militares foram surpreendidos por disparos de armas de fogo. Houve o revide e após cessar os disparos, foi feito uma varredura no local e 02 (dois) indivíduos foram localizados, caídos com as armas em mãos. Ainda segundo informações, de imediato os 02 indivíduos foram socorridos para o Hospital Municipal de Itanhém (HMI), mas já chegaram sem sinais vitais, na Unidade Hospitalar. 

Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de praxe, e posteriormente, serão liberados à família. Até o fechamento desta reportagem, os dois homens ainda não haviam sido identificados. Todo o material apreendido, sendo 01 submetralhadora e 01 pistola Cal. 9mm, marca Canik, n° 23240, além de uma quantidade de cocaína, foram encaminhados para a corregedoria da CIPE-MA. O material será periciado./Lneio Cidreira/Liberdadenews

Casal de turistas morre afogado em praia de Santa Cruz Cabrália durante feriado de Tiradentes


Santa Cruz Cabrália: Um casal de turistas mineiro morreu afogado na tarde desta sexta-feira (21), na Praia do Cruzeiro, localizada no distrito de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. Os turistas vieram em uma excursão para passar o feriado de Tiradentes no município. 

De acordo com testemunhas, o homem entrou no mar, que estava muito agitado, e começou a se afogar. A esposa tentou salvá-lo, mas acabou se afogando também. Pessoas que estavam na praia conseguiram tirar as vítimas da água em caiaques e as levaram para a areia. Banhistas fizeram manobras de reanimação enquanto aguardavam o socorro médico. 

Infelizmente, quando a equipe do Samu chegou ao local, o casal já estava sem sinais vitais. A suspeita é que tenham se afogado devido às fortes ondas e correntezas no mar. 

TEMPORAL CASTIGA CABRÁLIA – Cabrália também foi atingida por um forte temporal na madrugada desta sexta-feira (21), que deixou centenas de moradores desabrigados e casas destruídas e inundadas. Houve deslizamentos de terra e o rio Yaya transbordou. Duas pontes foram destruídas, deixando algumas comunidades isoladas. Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 300 milímetros em poucas horas. 

A prefeitura de Santa Cruz Cabrália já está mobilizada para prestar assistência às vítimas e trabalhar na reconstrução das áreas afetadas pela chuva. O governo da Bahia enviou 25 bombeiros para reforçar atuações nas áreas atingidas pelas chuvas./Radarnews

Dr. Leonardo Felipe fala sobre Hérnia de Disco e suas consequências.


A coluna vertebral é constituída por uma série de ossos, que são chamados de vértebras. 

Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras;

Dr. Leonardo Felipe fala sobre Hérnia de Disco e suas consequências. 

– lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco vértebras, também fundidas. O sacro é a base da coluna vertebral que se articula também com a bacia, visto que a coluna é uma estrutura curva composta por vértebras ósseas que são conectadas através de discos intervertebrais cartilaginosos. 

Segundo Dr. Leonardo Felipe entre outras funções, o sustentamento do corpo e a proteção da medula espinhal, a coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. 

Sendo assim, com as adversidades do nosso dia a dia, podemos adquirir algumas lesões na coluna devido a vários fatores entre eles se destacam; postural errada, falta de atividade física, movimentos repetitivos, postura de trabalho inadequada,etc. 

Dr. Leonardo Felipe fala sobre Hérnia de Disco e suas consequências. 

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. 

Tipos de hérnia de disco 

*Protrusas: O disco se alarga, mas contém o líquido gelatinoso no seu centro. A base do disco se avoluma e fica mais larga que o diâmetro de origem. As paredes do disco poderão tocar em regiões e áreas de grande sensibilidade nervosa, gerando dores e incapacidades. 

Dr. Leonardo Felipe fala sobre Hérnia de Disco e suas consequências. 

*Extrusas: A hérnia de disco lombar extrusa é uma condição ortopédica muito frequente e importante que afeta os discos intervertebrais da coluna que funcionam como verdadeiros amortecedores. A patologia se dá quando há o rompimento desse anel fibroso e o conteúdo gelatinoso interno ou núcleo pulposo sai por meio de uma fissura na membrana, havendo perda de contato dos fragmentos extravasados com o seu meio interno. 

*Dr. Leonardo Felipe com Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor afirma que a hérnia de disco tem tratamento e melhoras dos sintomas, visto que, quando o paciente apresenta este quadro o mesmo está com alterações da coluna, tais como, diminuição de espaço articular ou alterações nas curvaturas da coluna, e com isso, a hérnia faz o pinçamento da medula e o sintoma vai ocorrer dependo do nível afetado (Lombar, Torácica ou Cervical). 

Dr Leonardo Felipe - Fisioterapeuta Especialista em Rolfing/ Quiropraxia/Osteopatia/ Reabilitação de Coluna e Dor. 

Atendimento e avaliação   - Center Fisio. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia.  Tel. (73) 99936-2928. / Dr. Leonardo Felipe

Chuva faz rio transbordar e centenas de famílias são desabrigadas em Santa Cruz Cabrália

Ponte do centro da cidade tem parte de estrutura danificada

A forte chuva da madrugada desta sexta-feira (21) deixou centenas de moradores desabrigados em Santa Cruz Cabrália. O Rio Yaya, que passa pela cidade, transbordou e atingiu os bairros Nova Cabrália, Sapolândia e Capitão Luís de Matos, o mais prejudicado. 

Uma operação da prefeitura, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil está em andamento para acolher as vítimas. As pessoas que tiveram perdas e as casas afetadas estão sendo alocadas em escolas municipais. 

Segundo o prefeito Agnelo Santos, choveu quase 300 milímetros e cerca de 800 casas foram inundadas. Várias famílias estão sendo alocadas em colégios. 

“Já falei com o govenador Jerônimo Rodrigues agora há pouco e ele disse que vai providenciar colchões, mantimentos, água, enfim, tudo para que a gente possa dar suporte para as famílias que sofreram demais nesta madrugada”, afirmou o prefeito ao Radar News. 

Imagens feitas por moradores mostram as ruas tomadas pela água. Parte de uma ponte no centro da cidade desmoronou. Outra ponte na BR-367, que liga Coroa Vermelha ao centro de Cabrália, teve sua estrutura comprometida e pode ter interditada. 

Alguns turistas que vieram passar o feriadão no município ficaram ilhados em pousadas e foram retirados em botes pelos bombeiros. “Já acionamos a Defesa Civil, a Polícia Militar, os bombeiros. E os secretários municipais estão de prontidão”, disse o prefeito Agnelo. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Santa Cruz Cabrália está em alerta vermelho, com acumulado de chuva./Radar News

Homem é assassinado a tiros na Praça Principal do Distrito de Juerana


Caravelas: Caravelas: Cristiano Ilo Bita, de 45 anos, foi assassinado na noite desta quinta-feira, 20 de abril, por volta das 23h30, na Rua Praça Principal do Distrito de Juerana, na cidade de Caravelas. 

Segundo informações, a vítima discutiu com o porteiro de uma escola. Não satisfeito com o que ouviu, o porteiro teria ido em busca de uma arma e começou a procurar pela vítima. 

O autor foi em um bar, não encontrou a vítima, foi em outro bar na Praça Central, e quando avistou o desafeto, já chegou atirando. 

A vítima apresentava 03 perfurações no corpo, por projéteis de arma de fogo. Policiais militares da 88ª CIPM de Caravelas atenderam a ocorrência e preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. 

O delegado plantonista autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. 

As investigações estão a cargo do delegado titular, Marco Antônio Neves. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

21 de abril: Dia de Tiradentes (feriado)


O Dia de Tiradentes é comemorado 21 de abril no Brasil desde 1890, logo após a Proclamação da República. 

Essa data é feriado nacional e faz homenagem a Tiradentes, considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira. 

Tiradentes se tornou patrono cívico da Nação brasileira em 1965, pela Lei Nº 4.897. 

Visando enfatizar a importância dessa figura multifacetada no desenvolvimento da história do Brasil, a data faz referência ao dia de sua morte, quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. 

Quem foi Tiradentes? 

Joaquim José da Silva Xavier nasceu no dia 12 de novembro de 1746 em Minas Gerais, na cidade de Pombal (hoje chamada Tiradentes). 

A alcunha “Tiradentes” estava relacionada a prática farmacêutica que na época os autorizava a fazer operações dentárias. 

Tiradentes envolveu-se num dos movimentos revolucionários libertários do século XVIII que ocorriam na colônia daquela época. 

É preciso lembrar que houve outras rebeliões como a Revolta de Vila Rica ou a Conjuração Baiana. 

A prisão e a morte de Tiradentes 

Em 1788, Tiradentes envolveu-se no movimento revolucionário da Inconfidência Mineira contra a Coroa portuguesa. Foi preso em 10 de maio de 1789, no Rio de Janeiro, quando tentava captar apoio para sua causa. 

Ficou preso durante três anos e foi o único do grupo dos Inconfidentes a ser condenado à forca. Foi enforcado e depois esquartejado, na praça da Lampadosa, no Rio de Janeiro, dia 21 de abril de 1792. 

Veja também: Quem foi Tiradentes? Conheça sua história e condenação

Inconfidência Mineira. 

A Inconfidência Mineira foi um movimento de cunho separatista e libertário, também chamado de "Conjuração Mineira", e buscava a emancipação da capitania de Minas Gerais em relação a Portugal. 

Durante o século XVIII, os portugueses voltaram sua atenção para a região das Minas Gerais, na medida em que foram encontradas diversas minas de ouro e diamantes no local. Vem daí o nome do estado. 

Minas Gerais tornou-se o grande atrativo para exploradores e conquistadores que se estabeleciam no local para tentar fortuna. 

Por isso, a extração de ouro tornou-se a principal atividade econômica da Coroa Portuguesa durante o século XVII e XVIII. Além de explorar as minas, trabalhadores e escravos, cobravam-se altos impostos da colônia como o quinto, derrama e capitação. 

Grande parte do ouro explorado era enviado para a Europa com a finalidade de enriquecer a Coroa. Os impostos abusivos deixavam a elite e a população cada vez mais descontentes com esta situação. 

Saiba mais sobre a Inconfidência Mineira. 

O grupo dos Inconfidentes 

Os Inconfidentes, influenciados pelos ideais Iluministas, eram um grupo constituído por representantes da elite mineira. Havia proprietários de terras, militares, mineradores, advogados, intelectuais e padres. 

Estava composto de cerca de 30 membros, dos quais se destacam o poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e o poeta mineiro Cláudio Manuel da Costa (1728-1789). 

O grupo lutava, sobretudo, pela autonomia das capitanias, a independência da região e a implementação de um sistema de governo republicano. 

Quando delatados para a Coroa Portuguesa, o movimento foi desfeito, resultando no enforcamento de Tiradentes e a prisão ou o degredo dos outros inconfidentes./todamateria

Itamaraju: Prefeito Marcelo Angênica regulamenta a Guarda Municipal e garante mais segurança à população

 

Itamaraju: Prefeito Marcelo Angênica regulamenta a Guarda Municipal e garante mais segurança à população 

Como havia prometido o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), regulamentou a Guarda Municipal, instituição que possui por finalidade a segurança da população e dos prédios públicos. Hoje a guarda é estruturada e qualificada, com a realização de cursos de formação, aperfeiçoamento, estruturação da base, uniformes, viaturas, e valorização profissional”, disse Angênica. 

Com a entrega oficial na Prefeitura Municipal de Itamaraju, juntamente com a equipe da Guarda Municipal e o secretário de Administração Léo Oss, o prefeito ressaltou seu compromisso com a população e destacou a importância da Guarda Municipal regulamentada para a segurança do município. 

“A partir de agora, a Guarda Municipal terá um papel fundamental na proteção do patrimônio público e dos cidadãos de Itamaraju, garantindo um ambiente mais seguro e tranquilo para todos. A população pode ficar tranquila sabendo que conta com uma instituição cada vez mais estruturada e qualificada para protegê-la”, ressaltou. 

Segundo Paulo Maria, comandante da Guarda Municipal de Itamaraju, esta regulamentação representa o reconhecimento da categoria e reforça a sua função estratégica no cuidado da segurança dos prédios públicos e da própria população. “A partir de agora, quando o cidadão visualizar um dos nossos profissionais fardados, saberão que ali está um cidadão legalizado e capacitado para exercer a sua função. Essa regulamentação é um muito importante para todos nós guardas municipais”, comenta./TN

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Porto Seguro: câmara aprova em 1ª votação projeto que reconhece patxôhã como língua cooficial

 


A Câmara de Vereadores de Porto Seguro aprovou em 1ª votação, nesta quinta-feira (20/04), o projeto do executivo municipal 016/23, que reconhece a patxôhã, língua materna do povo pataxó, como língua cooficial do município. Segundo o site Jojô Notícias, a iniciativa do prefeito Jânio Natal (PL) teve o acompanhamento de vários professores da comunidade indígena pataxó durante a sessão. 

O projeto prevê a realização de audiências públicas com os povos indígenas, campanhas institucionais com placas indicativas no idioma e o incentivo de sua aprendizagem nas escolas e meios de comunicação. 

“Porto Seguro é a primeira cidade da Bahia a adotar legítimo procedimento”, destacou o vereador Vinicius Parraccho (UB). Já o professor da língua materna e servidor da Secretaria de Educação, Roni Pataxó, celebrou a aprovação do projeto pela unanimidade dos vereadores. Segundo ele, a sociedade está com um olhar de valorização da cultura indígena, especialmente à do povo pataxó, originário da Terra Mãe do Brasil. 

O projeto ainda será submetido a uma segunda votação e, caso aprovado, seguirá para a sanção do prefeito e se tornará lei. A medida é considerada um importante reconhecimento à cultura e história dos povos indígenas, além de promover a inclusão e o respeito às diferenças linguísticas./Radar News

Feriado terá grandes volumes de chuva no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia

No feriado de Tiradentes, na próxima sexta-feira (21), a previsão indica grandes volumes de chuva em parte do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. O avanço de uma frente fria, a partir desta quinta-feira (20), vai deixar o tempo instável em praticamente todo o Espírito Santo e aumentar a nebulosidade no norte de Minas Gerais e no sul e extremo sul da Bahia. Veja figura 1. 

Na sexta-feira, a frente fria vai se deslocar para o Oceano Atlântico, mas a associação entre os demais sistemas meteorológicos presentes, desde os baixos até os altos níveis da atmosfera, vão contribuir para a persistência da chuva, especialmente no norte do Espírito Santo, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e na Bahia (oeste, sul, sudoeste e, principalmente, no litoral sul – área que abrange desde o município de Porto Seguro até o extremo sul do estado). 

A região da Bahia citada pode registrar os maiores volumes de chuva, superando 100 milímetros (mm) em locais pontuais. 

Figura 1: Previsão do modelo numérico Cosmo 7 km para sexta-feira (21), às 18h (horário de Brasília), com as variáveis de chuva acumulada (a) e temperatura do ar (b), linhas de corrente e umidade relativa do ar em 700 hPa. 

Fim de semana 

Entre sábado (22) e domingo (23), o tempo instável e chuvoso permanece em toda a faixa litorânea da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano e a cidade de Salvador (BA). 

O cenário se mantém devido à circulação dos ventos úmidos vindos o Oceano Atlântico, assim como o padrão em médios e altos níveis da atmosfera./Bahiaextremosul

Jucuruçu em alerta amarelo pelos os órgãos INMET e DEFESA CIVIL, pois pode haver pancadas de chuva

  


Detalhes do alerta 

Alerta vermelho para chuva excessiva 

INMET publica aviso iniciando em: 20/04/2023 21:00. Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia. 

Observe alteração nas encostas. Permaneça em local abrigado. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). 

INMET publica aviso iniciando em: 20/04/2023 10:12. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda) Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). 

Alerta amarelo para chuva intensa 

INMET publica aviso iniciando em: 20/04/2023 15:00. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. 

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

SAC. MÓVEL EM JUCURUÇU NOS DIAS 22 E 23 DE ABRIL

 

Com o intuito de aproximar cada vez mais a população dos serviços de cidadania, o Governo da Bahia, mais uma vez traz para a cidade de Jucuruçu o SAC. MÓVEL, que irá permanecer na sede 22/04/ a 23/04/2023 - Endereço: Rua Bonifácio José Dantas, na Praça Izabel Alves da Silva. 

Os serviços disponíveis são a 1ª e demais vias do RG; 1ª via de CPF; antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado) e serviços da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

 Para emissão de carteira de identidade, é necessário levar duas fotos 3×4. A fotografia deve ser colorida e ter a imagem frontal da pessoa a ser identificada, sem retoque, e com a cor do fundo branca. Todos os serviços são gratuitos, exceto 2ª e demais vias do RG. 

Helen Ganzarolli desabafa após ser enganada pelo ex-namorado e levar golpe de R$ 2,5 milhões

Helen Ganzarolli foto Reprodução/Instagram

Helen Ganzarolli, de 43 anos de idade, desabafou nas redes sociais, nesta quarta-feira (19), após revelar que sofreu um golpe do ex-namorado César Henrique. A apresentadora, que teve um rombo milionário de cerca de R$ 2,5 milhões em sua conta bancária, disse ter levado um "golpe financeiro e emocional" do ex. 

"Mais de 20 anos de televisão eu nunca me envolvi em escândalo, quem me conhece sabe o tanto que eu preservo a minha vida pessoal. Primeiramente, esclarecer que não existe um ex-marido, porque eu nunca fui casada. Sim, eu namorei uma pessoa por muitos anos, e sofri um golpe financeiro grande! Mas sofri um golpe também emocional, e quem convive comigo sabe com isso tem me causado dor", iniciou a apresentadora através de um vídeo. 

Através da legenda do vídeo, Helen completou: "Amores, estou aqui me pronunciando em respeito a minha história por tudo que conquistei e construí por mais de 20 anos de televisão e em respeito a todos vocês da imprensa e a vocês meus amigos, familiares e aos meu fãs. Essa é a única verdade. E eu confio nela", iniciou ela. 

"Confio na justiça. Confio na justiça de Deus acima de tudo. Sim sou umas das vítimas. E a dor e o sofrimento que isso me causou emocionalmente e ainda vem causando é grande. Ainda mais por uma pessoa que namorei por anos. Mas estou seguindo minha vida com força e fazendo o que mais amo que é trabalhar. Bora!!! Sou guerreira e sempre fui!", finalizou./revistaquem

Paróquia de cidade baiana repudia show de Juliana e Bonde do Forró no São João; saiba detalhes

Paróquia enviou uma moção de repúdio para a prefeitura

O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e o Conselho Pastoral Comunitário (CPC) enviaram uma Moção de Repúdio à prefeitura de Pindaí, cidade localizada a 174 km de Brumado, no sudoeste da Bahia, sobre a contratação da banda Bonde do Forró cuja vocalista é Juliana Caetano, conhecida como Juliana Bonde. As informações são do portal Achei Sudoeste. 

De acordo com as entidades, a atração “expõe demasiadamente de forma vulgar a questão sexual e tem nas suas composições letras que ferem os princípios cristãos”. A Paróquia São João Batista esclareceu que está empenhada nos festejos religiosos para a comemoração ao jubileu de 60 anos, que terá sua culminância na celebração no dia do padroeiro. 

Na moção foi dispensada a contratação de show católico para a celebração do padroeiro. Segundo informações, o município também contratou para os festejos juninos as bandas Canários do Reino e Caviar com Rapadura. A reportagem do BNews tentou contato com a prefeitura, mas até o momento não obteve êxito./BNews

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Mulher é encontrada morta com marcas de tiros em estrada vicinal em Porto Seguro


Porto Seguro: Uma mulher foi encontrada morta, no início da tarde de terça-feira (18), na região de Vale Verde, zona rural de Porto Seguro. O corpo, ainda sem identificação, estava em uma estrada vicinal e tinha perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. 

Segundo a perícia, no local do crime foram recolhidos cartuchos de pistola calibre .40 e 380. Até por volta das 11h desta quarta (19), o corpo da vítima continuava no Instituto Médico Legal. 

Ainda não há informações sobre o que pode ter motivado o crime. A polícia continua as investigações na tentativa de identificar a vítima e encontrar os autores./Radarnews

“Investiguei Dr. Marcelo por dois anos, não encontrei corrupção! O que rola aqui é picuinha política”, destaca vereador


A fala é do vereador Marquinhos Gomes, dita durante o uso da tribuna na sessão da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas desta terça-feira, 18 de abril. 

Ao comentar sobre os projetos 09 e 10 do Executivo, aprovados pela Casa Legislativa, o parlamentar classificou a movimentação para tentar atrapalhar o andamento da gestão, como ‘picuinha política’. 

Os projetos 09 e 10, autorizam o Poder Executivo a contratar operações de crédito para financiar obras no município. O primeiro recurso (R$ 60 milhões), que deve ser contratado junto à Caixa Econômica Federal, vai financiar obras de infraestrutura urbana, pavimentação e drenagem em diversas ruas da cidade. Outros R$ 30 milhões, serão contratados junto ao Banco do Brasil e destinados a projetos de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana. 

Os dois projetos repercutiram nos bastidores políticos, havendo uma tentativa de barrá-los junto ao plenário com argumento de contração de dívidas para o município, no entanto, o valor é bem menor que a capacidade de endividamento atual de Teixeira de Freitas, que é de mais de meio bilhão de reais. 

Teixeira de Freitas é hoje, a oitava maior cidade da Bahia e nos últimos dois anos disparou no crescimento e desenvolvimento em diversos setores. Com mais investimentos em infraestrutura feitos pela gestão municipal – pavimentação e drenagem pluvial em mais de 15 bairros, construção de creches e novas praças e espaços de lazer, dentre outros – a cidade tornou-se um destaque na Bahia e aumentou sua arrecadação em mais de R$100 milhões por ano na comparação de 2022 para 2020. 

Atualmente, a capacidade de endividamento do município é de R$530 milhões. Mesmo podendo chegar ao montante de mais de meio bilhão de reais, a Prefeitura de Teixeira de Freitas totaliza um pedido de R$ 90 milhões em financiamento, ainda mantendo uma larga margem de segurança para as finanças públicas. 

O PIB Teixeira de Freitas hoje chega à casa dos R$3 bilhões e a fim de garantir desenvolvimento e competitividade, deve ser investido 5% deste valor em infraestrutura. 

Marquinhos pontuou que haverá uma aplicação de forma responsável dos recursos, “eu posso falar com propriedade, investiguei esse prefeito dois anos, não achei nenhuma corrupção, nenhuma falha! O que rola aqui é mais picuinha política”, disse. 

“Investiguei, fiz requerimentose não encontrei uma prova de corrupção”, completou. 

Ainda de acordo com o parlamentar, o Executivo vem promovendo uma gestão participativa, enfrentando todo um sistema, além de atender as demandas da população apresentadas pelos edis./SulbahiaNews

Ciclista de 63 anos morre após ser atropelado por veículo na BR 418 em Posto da Mata


Nova Viçosa: O acidente aconteceu na noite desta terça-feira, 18 de abril, por volta das 18h30, no KM 79 da BR-418, sentido ao distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa. Segundo os relatos, Marcelo Fernando de Paula, de 40 anos, trafegava na via, conduzindo conduzindo um veículo GM/Classic, de cor preta, placa policial, MTB-2753, licenciado em Orizânia/MG, momento em que foi surpreendido por um ciclista na pista. 

Segundo o motorista, não teve como desviar, e o ciclista veio a óbito no local. Marcelo Fernando (condutor do veículo) foi levado para o Hospital Municipal de Posto da Mata, e posteriormente foi liberado, após o teste do bafômetro, com o resultado = 0,0 (negativo). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu a ocorrência e realizou os procedimentos legais, orientando o tráfego na via. 

A vítima fatal foi identificado como sendo, Moadir Otacílio do Monte, de 63 anos, natural de Cedro/CE. A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreria/Liberdadenews

PGR pede acesso às investigações dos atos golpistas de 8 de janeiro

 

O Supremo Tribunal Federal começou hoje um julgamento decorrente dos os ministros vão decidir se aceitam ou não as 100 primeiras denúncias apresentadas pela Procuradoria Geral da República. 

Hoje exatos 100 dias depois dos ataques assédios dos Três Poderes da República teve início o julgamento no plenário virtual do supremo que é o sistema eletrônico da corte os ministros estão analisando denúncias apresentadas pela Procuradoria Geral da República Contra 100 pessoas são os casos considerados mais graves e são os primeiros porque os denunciados permanecem presos é a primeira leva de denúncias analisada pelo STF. 

Mesmo que os supostos crimes sejam similares cada caso está sendo analisado individualmente de acordo com a essas pessoas se associaram de forma armada a partir de convocações por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens com o objetivo de praticar crime contra o estado democrático de direito. 

Os denunciados foram identificados em inquéritos que investigam os autores intelectuais incitadores e executores dos atos golpistas de 8 de janeiro dois ministros já se manifestaram no julgamento. 

O relator Alexandre de Moraes e Dias Toffoli votaram para que os 100 denunciados se tornem Réus em um trecho do voto Ministro Alexandre de Moraes disse que os golpistas pretendiam destruir o regime democrático. 

Pregando a violência o arbítrio o desrespeito a separação de poderes e aos direitos fundamentais em suma pleiteando a tirania o arbítrio a violência e a quebra dos princípios republicanos como se verifica pelas manifestações criminosas ora imputadas ao denunciado Toffo. 

Ele acompanhou o voto do relator como o julgamento é no plenário virtual os ministros têm até a próxima segunda-feira dia 24 para votar se a denúncia for recebida e a ação aberta provas serão Reunidas como os depoimentos de Testemunhas de defesa e de acusação e os interrogatórios dos réus A Procuradoria Geral da República já apresentou denúncia contra outras 1.290 pessoas por envolvimento nos atos golpistas dessas 163 segue a empresas. 

Todas as denúncias serão analisadas pelo Supremo hoje a polícia federal deflagrou a décima fase da operação lesa Pátria que investiga os envolvidos nos ataques golpistas prendeu mais 13 pessoas e cumpriu também 22 mandados de busca e apreensão. 

Os mandados de prisão foram cumpridos no distrito federal e em mais sete estados três dos 16 suspeitos ainda estão foragidos as ordens de prisão estão sob sigilo mas a TV Globo conseguiu apurar os nomes de alguns dos investigados. 

Entre os presos em Minas Gerais está Silvio de Mello Rocha que a presidente do diretório municipal do PL em Monte Azul no Paraná o médico veterinário Paulo Matos foi preso a PF também aprendeu armas e munições que estavam na casa dele no Rio de Janeiro foi preso o tenente coronel da reserva da Aeronáutica Euro Basílica Vieira Magalhães em Goiás o ex comandante da Rotam do Estado Coronel Benito Franco em São Paulo foi preso Nelson Eufrazino filmado tentando quebrar vidraças do supremo no dia dos ataques o suspeito de participação e financiamento são investigados por pelo menos seis crimes Abolição violenta do Estado democrático de direito. 

Golpe de estado dano qualificado Associação criminosa incitação ao Crime e Destruição ou inutilizarão de bem especialmente protegido desde o dia 20 de janeiro a operação lesa Pátria já aprendeu 65 pessoas e cumpriu 174 mandados de busca e apreensão cautelar. 

Nesse caso é desproporcional porque o cliente tem trabalho e Residência fixa e é primário nós não conseguimos contato com as defesas dos outros presos citados na reportagem. /G1

ANIVERSÁRIO ROBERTO CARLOS: Quantos anos ROBERTO CARLOS vai fazer? Confira a IDADE do cantor e saiba mais sobre o SHOW DE ANIVERSÁRIO de ROBERTO CARLOS

Acumulando 63 anos de carreira, Roberto Carlos foi percursor do movimento da Jovem Guarda e conquistou uma legião de fãs - FOTO: Divulgação/Roberto Carlos

Roberto Carlos decidiu comemorar o aniversário deste ano com um show em sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo. 

Com uma carreira consolidada e exemplo vivo do sucesso mundial da música popular brasileira, tendo mais de 30 álbuns de carreira lançados, muitas pessoas se questionam: Qual a idade de Roberto Carlos? 

Confira nessa matéria: 

Quando é o aniversário de Roberto Carlos?

Trajetória: relembre os últimos aniversários de Roberto Carlos

Show de aniversário de Roberto Carlos 2023

Qual a idade de Roberto Carlos? 

Quantos anos Roberto Carlos tem? Saiba a idade de Roberto Carlos; - Globo/ Mauricio Fidalgo

Na jovem guarda, o rei Roberto Carlos gravou em 1965 a música Noite de Terror, de Getúlio Côrtes - DIVULGAÇÃO

O quarto filho do Sr. Robertino Braga e Dona Laura Moreira Braga. 

Dona Laura, mãe de Roberto, arrumava o filho com roupas feitas por ela mesma. 

E roberto cantava para a família, desde cedo, já demonstrando afinação e talento para a música. 

Seus pais gostariam que ele fosse médico, mas em nenhum momento deixaram de incentivar a vocação do filho. 

Roberto acabou escolhendo a música. 

Os primeiros passos de Roberto Carlos na música foram dados na década de 60, sob influência do samba-canção e da bossa nova. 

Roberto-Carlos-Wanderleia-e-Erasmo-Carlos -

Foi ao lado do seu eterno parceiro, Erasmo Carlos, e de Wanderléa, que ele lançou lançou na RecordTV, a Jovem Guarda, o primeiro movimento musical do rock brasileiro, que o alçou ao status de ídolo da geração. 

Atualmente, Roberto Carlos continua com sua agenda intensa de shows por todo o mundo. 

Em sua programação, também estão os eventos com o cruzeiro "Emoções em Alto Mar". 

Neste ano, o rei decidiu dar um presente para os fãs e comemorar o aniversário nos palcos, com um show em sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. 

Roberto Carlos fez o anúncio da decisão no início de março e a informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Victor Coelho (PSB). 

QUAL É A IDADE DE ROBERTO CARLOS? 


Nascido em 19 de abril de 1941, neste ano, o rei vai completar 82 anos, neste ano.

 

Acumulando mais de 60 anos de carreira, Roberto Carlos conquistou uma legião de fãs pelo mundo./uol

terça-feira, 18 de abril de 2023

MAIS DE 20 CIDADES BAIANAS JÁ VIVEM EPIDEMIA DE DENGUE


A epidemia de dengue já é realidade em 25 municípios baianos do Sul, Extremo-Sul, Sudoeste e Centro-Leste há pelo menos quatro semanas, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Entre as localidades mais afetadas, estão Vereda, Itapé, Lençóis, Condeúba e Piripá. Outras cidades da Bahia, apesar de não se encontrarem em situação epidêmica, também apresentam alta no número de ocorrências da doença este ano. 

Isso porque, de primeiro de janeiro a 11 de abril, foram registrados 14.561 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2022, o número de pacientes com possível diagnóstico do vírus ficou em 13.381, o que representa um aumento de 8,8%. 

A epidemia acontece quando há um aumento no número de casos em diversas localidades, sem atingir a escala global. Segundo o epidemiologista Eduardo Netto, é importante diferenciá-la do surto, normalmente utilizado para classificar crescimento mais localizado. 

Com incidência igual ou superior a 100 casos por 100 mil habitantes, 98 municípios baianos notificaram a Sesab em relação ao avanço de dengue. Contudo, foram 25 municípios que sinalizaram situação de epidemia. 

São eles: Itapé, Porto Seguro, Lençóis, Maracás, Condeúba, Novo Horizonte, Ibipitanga, Jussari, Uruçura, Érico Cardoso, Iraquara, Dom Basílio, Mirante, Ituberá, Brejolândia, Macaúbas, Paramirim, Itagi, Buerarema, Barra do Rocha, Jandaíra, Governador Mangabeira, Rafael Jambeiro, Candiba e Andaraí, todos com boom de infectados desde março. 

De acordo com Eduardo Netto, a epidemia de dengue está muito relacionada com a estação chuvosa, que potencializa o crescimento do vetor da doença, o Aedes aegypti. “Nas regiões mais afetadas da Bahia, há um aumento do regime de chuvas que já é esperado. Mas estamos vendo agora crescimento muito grande. Há possivelmente baixa mobilização ou conscientização das pessoas quanto às medidas de prevenção e de atividades de combate ao mosquito transmissor”, analisa. 

Sem ‘fumacê’ 

Na Bahia, um dos inseticidas usados no combate ao Aedes aegypti, comum nos chamados ‘fumacês’, está em falta desde julho de 2022. Até o final de março, o estado tinha apenas 43 litros do produto, eficaz usado para matar os mosquitos adultos. 

Procurado pela reportagem, o Ministério da Saúde, que deveria enviar o inseticida para os estados, informou que até o final de abril uma nova remessa deve ser enviada. Afirmou ainda que todos estados do país estão abastecidos com três tipos diferentes de inseticidas para o controle do Aedes aegypti.  

O produto usado no fumacê está em falta devido à ausência da imidacloprida combinada à praletrina, substâncias usadas em áreas com alta incidência de dengue. O Ministério da Saúde, que instalou no dia 15 de março o Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses) para atuar no controle e redução de casos graves de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, lembrou que as atividades de controle vetorial precisam ser desenvolvidas de forma integrada. 

A recomendação da pasta foi endossada pelo epidemiologista Eduardo Netto, que frisou ainda que o fumacê tem uso bastante controverso. “Ele só é utilizado para casos muito específicos, em área restrita, e de forma transitória. Possui uma ação geral contra outros insetos, ou seja, é inespecífico, o que pode criar um desequilíbrio ecológico. O melhor é intensificar as visitas às residências e a conscientização da população quanto aos criadouros”, orientou. 

No que tange às medidas individuais, a infectologista Clarissa Cerqueira elencou opções para evitar o Aedes aegypti, como o uso de repelentes para pele, tecidos e tomadas, que podem afastar os mosquitos em ambientes fechados. “É bom evitar também roupas muito escuras, usar perfumes e hidratantes com cheiro forte, principalmente no início da manhã e no fim da tarde, que é quando o mosquito faz o repasto sanguíneo”, completa./destaquebahia

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.