Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 14 de dezembro de 2019

Milhares de ‘peixes-pênis’ são encontrados em praia da Califórnia





Milhares de “peixes-pênis” foram encontrados na praia de Drakes Beach, Califórnia, em 6 de dezembro, depois de uma tempestade na região. O mesmo fenômeno já ocorreu em anos anteriores em outras praias da costa oeste norte-americana.


“Peixes-pênis”, também conhecidos como “verme gordo hospedeiro”, é um tipo de verme marinho invertebrado. Eles vivem em tocas cavadas no formato de “U” em solos lamacentos e arenosos do fundo do mar. Como o seu nome sugere, se parecem com um pênis de cor avermelhada. A cauda serve tanto para locomoção como para fixação e alimentação.

Os especialistas dizem que essas criaturas são arrastadas para a praia quando ocorrem fortes tempestades. Fora de suas tocas, contudo, os peixe-pênis se tornam presas fáceis para lontras, gaivotas, tubarões e até seres humanos, já que esses vermes podem ser consumidos.

O nome de “vermes hospedeiros” vem do fato de que suas tocas são apenas um lar temporário e, quando abandonam esses buracos, eles são usados por outras criaturas subaquáticas. Apesar de serem pequenos, não tendo mais que 20 cm, as tocas cavadas pelos peixes-pênis podem ter vários metros de profundidade.

Os peixe-pênis vivem por até 25 anos. Eles são criaturas inofensivas e passivas. Elas se alimentam de bactérias, plâncton e outras partículas menores, que são capturadas por uma espécie de rede gosmenta produzida pelo próprio peixe-pênis quando quer se alimentar.

“Verme gordo hospedeiro”

O nome científico do peixe-pênis é Urechis caupo. Evidências fósseis mostram que sua existência data de 300 milhões de anos.

Existem apenas quatro espécies de Urechis caupo em todo o mundo. Além dos Estados Unidos, elas podem ser encontradas no Japão, Coréia do Sul e China./G1

Luísa Sonza usa perfil no Twitter para contar que sofre de depressão



Luísa Sonza usa perfil no Twitter para contar que sofre de depressão



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Luisa Sonza, 21, usou seu Twitter, na noite desta sexta-feira (13) para fazer um longo desabafo sobre depressão.  "Eu ando tendo que me esforçar mais do que nunca a não desistir de 'ser feliz' e ficar bem... E isso está me cansando. É uma merda.  É uma merda você querer muito muito acordar feliz e simplesmente não conseguir ", iniciou a cantora.

Em seguida, Sonza falou sobre o esforço que vem fazendo para demonstrar estar bem, mesmo que não se sinta dessa forma. "Eu menti para vocês que não tenho depressão, menti que está tudo bem, não está, faz tempo. E eu estou cansada de fingir ser forte para vocês. Eu não sou tão forte assim, e isso me frustra muito".

"Mas eu não quero ser vista desse jeito. Triste. Não quero que vocês achem que estou sempre fingindo. Não é assim, eu amo rir, eu amo brincar e me divertir. E vai passar, não quero que isso me defina como pessoa. Isso não sou eu. Só não vou mais fingir que sou a pessoa mais forte do mundo porque eu não sou", revelou Sonza.

A artista finalizou o depoimento se desculpando pelo desabafo, dizendo que só o fez por não aguentar mais e não desejar que essa doença a defina. "É uma merda saber que agora vai sair notícia sobre isso e que vão falar mais e mais sobre, mas eu não aguentava mais ficar quieta e arrumar desculpa para as pessoas inventando coisas aleatórias quando eu estou nos piores dias".

"E eu espero não falar mais sobre isso, não vou ficar mostrando meu lado triste para vocês, porque eu não quero que essa merda me defina. Porque eu não sou isso. E por mais que eu esteja MUITO cansada e de saco cheio eu vou continuar tentando", finalizou a cantora.

Celebridades foram à página de Sonza apoiá-la. Maisa Silva, 17, disse que estará orando por ela e que "todo mundo conhece seu coração, sabe que você é cheia de empatia, luz, talento e essas são as coisas que te definem". Joanna Maranhão, 32, fez um alerta à cantora: "você não é assim, você está assim...".

O anúncio vem cerca de oito meses após o marido de Sonza, Whindersson Nunes, 24, se afastar do trabalho para se cuidar por estar sofrendo uma forte depressão. Ele voltou ao batente somente em agosto.

O comediante até disse, algumas semanas depois do ocorrido, que gostaria de criar um aplicativo gratuito para oferecer sessões de terapia a quem tem depressão. A ideia é que profissionais trabalhem de forma voluntária e ofereçam ajuda de uma hora a alguns usuários. Segundo Nunes, a produção do app já está em andamento./noticiasaominuto

Jovem é espancado e morto após sair de bar para conversar com outra pessoa




Eunápolis: Um assassinato deixou assustada a comunidade do bairro Gusmão, na cidade de Eunápolis. João Pedro Santos Silva, 22 anos, foi morto com um tiro na cabeça, por volta das 23h30 de sexta-feira (13), na Rua dos Artistas.

Testemunhas contaram que João Pedro estava em um bar na Avenida Norte Sul, momentos antes  de ser morto. De acordo com a informação, ele saiu do local para conversar com um homem que estava de bicicleta.

Os dois se deslocaram até a Rua dos Artistas, a 300 metros de distância do bar. Pessoas que moram naquela rua viram João e o homem discutindo. Eles logo travaram uma luta corporal.

Pouco tempo depois, um carro parou na rua. Duas pessoas saíram de dentro do veículo e também passaram a agredir João Pedro. Logo foi ouvido um disparo de arma de fogo. Os três homens fugiram e João Pedro foi encontrado morto.

O homem com quem João Pedro saiu do bar para conversar foi identificado até o momento como Alan. A polícia suspeita que o tiro foi efetuado por um dos ocupantes do carro. O homicídio já está sendo investigado./Radar64

Discussão, paulada, tiros e um homem morto dentro de casa em Santo Antônio





Uma discussão que começou por volta de 1h30 da madrugada deste sábado, na Praça Central de Santo Antônio, distrito de Teixeira de Freitas terminou com um homem morto dentro de sua própria casa.

Segundo relatos de moradores a polícia, Adeilton Alves dos Santos, o "XXL", de 26 anos, estava discutindo com dois homens na praça quando foi agredido com uma paulada na cabeça, Adeilton desmaio e foi carregado para sua casa onde os criminosos o executaram com vários tiros.

O corpo da vítima foi encontrado por vizinhos nas primeiras horas da manhã deste sábado dentro de sua residência, na Rua Frei Henrique. No corpo da vítima os peritos contaram 13 perfurações provocadas por tiros e uma lesão na cabeça provocada pela paulada que ele levou ainda na praça.

A polícia via investigar autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Flamengo decola rumo ao Mundial de Clubes no Qatar





O Flamengo decolou na tarde desta sexta-feira, 13, rumou ao mundial de Clubes, no Qatar. A comemoração dessa vez foi menor do que a despedida para a final da Libertadores.

Por motivos de segurança, a Prefeitura do Rio montou um esquema especial de transito para evitar a aglomeração.

A expectativa é que a delegação do Flamengo chegue por volta das 11h30 deste sábado no horário local (5h30 de Brasília) em Doha, no Qatar. O rubro negro vai jogar na próxima terça-feira, às 14h30./tupi

MP denuncia ex-deputada Angela Souza por desvio



angela souza

Dinheiro que deveria ser investido na Educação. O Ministério Público Federal divulgou nesta quarta (11) que ajuizou uma ação de improbidade administrativa por fraudes e desvios de pelo menos R$ 370 mil de verbas federais da educação.

Foram denunciados os ex-deputados estaduais da Bahia Carlos Ubaldino (PSD) e Ângela Sousa (PSD); os ex-prefeitos de Camamu, Emiliana Assunção Santos; e Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado. A ação é decorrente de desdobramentos da Operação Águia de Haia, deflagrada em 2013.

Outras seis pessoas, ex-servidores púbicos e empresários, também foram denunciados na ação, assinada pelo procurador Tiago Modesto Rabelo e ajuizada em 15 de outubro. Ele requer a condenação de todos por improbidade administrativa, o bloqueio dos bens e ressarcimento dos valores desviados, entre outras sanções.

Segundo as investigações do MPF e da Polícia Federal, os políticos, juntamente com o ex-secretário de Finanças Manoel Assunção Santos, a ex-secretária de Educação Andrea Rita Lima Ramos Rocha e o então pregoeiro Daniel Pirajá Vivas, participaram de licitação fraudulenta.

Também foram denunciados Kleber Manfrini Dourado (filho de José Bonifácio), Marconi Edson Baya e Maycon Gonçalves Oliveira. Outros integrantes do esquema, Kells Belarmino Mendes e sua esposa, não foram processados porque firmaram acordo de colaboração premiada com o MPF.

Ângela recebia 5%

Kells Belarmino explicou ao MPF como funcionava o núcleo político da quadrilha e ressaltou o envolvimento da então deputada estadual Angela Sousa (mãe do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre) na contratação ilegal da empresa ilegal em Camamu.

“Em janeiro de 2011 o deputado Carlos Ubaldino, em conversa com a deputada Angela Souza em seu gabinete, chamou para trazer prefeitos e futuros prefeitos eleitos da sua região para implantação do Projeto de Ensino Digital nas prefeituras. Assim a deputada o fez. (…)".

"A mando da deputada Angela Souza, seu assessor Frederico Vesper e eu fomos até a casa do Sr. Manoel (irmão da futura prefeita de Camamu Emiliana) para apresentar o Projeto, pois havia nas pesquisas grande possibilidade do Prefeito Zequinha (irmão da prefeita eleita de Camamu Emiliana) ganhar as eleições.”

O MPF confirmou que a deputada foi a responsável por fazer os primeiros contatos de Kells Belarmino com o grupo político que venceria a eleição em Camamu "e levaria a efeito o simulacro de licitação a fim de desviar os recursos públicos do FUNDEB".

O envolvimento de Angela Sousa nas fraudes, inclusive mediante recebimento de propina, já havia sido relatado por Kells Belarmino e provado. Angela Sousa, inclusive, foi denunciada pela PRR da 1ª Região, na condição de integrante da Organização Criminosa.

No caso de Camamu, Angela participou da operação e sabia como seria montada a licitação. Ela levou os mesmos procedimentos de Camamu para Una, Ibirapitanga e Buerarema, onde também recebia 5% do "lucro" da quadrilha. Kelles conta que, depois de vários pagamentos houve um desentendimento.

"Restou determinado que os repasses dali em diante seriam feitos somente ao deputado Carlos Ubaldino", relata. Angela Sousa e diversos outros integrantes da quadrilha alvo desta ação já respondem a ações penais e de improbidade administrativa pelos ilícitos praticados em Buerarema e Ibirapitanga.

Propinas para prefeitos

O MPF relata que as ilegalidades eram cometidas por meio de propinas pagas a prefeitos e servidores municipais para que fizessem licitações fraudulentas, contratando empresa para "prestação de serviços educacionais de tecnologia da informação".

Os serviços seriam os de capacitação presencial de professores, aquisição e atualização de licenças de uso de sistemas integrados de gestão acadêmica, portal, software, treinamento e suporte técnico in loco para a Secretaria Municipal de Educação e unidades escolares.

O Pregão Presencial nº 8/2014, em Camamu, usou documentos falsificados pela quadrilha, sem concorrência. Foi firmado o contrato ilegal com a "vencedora", a KBM Informática, usando recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Superfaturamento e propina

O preço exorbitante da contratação, de R$ 2,2 milhões, foi arbitrariamente fixado, com preço acima do valor de mercado, e não houve estimativa de custo ou cotação de preços. Além disso, o serviço era desnecessário e incompatível com o município, por suas carências operacionais, de pessoal e de acesso à internet.

Segundo o MPF, embora os serviços não tenham sido prestados, a empresa recebeu de Camamu R$ 370 mil. O valor desviado – por serviços que não eram executados – só não foi maior em virtude da operação do MPF. Quando o grupo tomou conhecimento das investigações, interrompeu os pagamentos ilegais.

O acordo para fraudar a licitação incluía a entrega de 30% do valor de cada fatura quitada pela prefeitura para o então secretário de finanças, que distribuía a quantia para a ex-prefeita Emiliana e seu irmão (falecido). Dourado, seu filho Kleber e Ubaldino também recebiam percentuais.

O MPF pediu que a Justiça condene os denunciados ao pagamento de indenização por dano moral coletivo. Mais a condenação de todos por improbidade e, no caso de Emiliana, Manoela, Kleber Dourado, Carlos Ubaldino e José Bonifácio Dourado, também por enriquecimento ilícito.

Os fatos ocorridos em Camamu também já foram tratados em denúncia anteriormente apresentada pelo MPF, cuja ação penal está em tramitação na Justiça Federal. O número para consulta processual na Justiça Federal é 1005233-20.2019.4.01.3301. (Com Diário do Poder)./aregiao

Ônibus da Águia Branca que seguia para a Bahia tomba em Minas Gerais



Ônibus da Águia Branca que seguia para a Bahia tomba em Minas Gerais


A Viação Águia Branca divulgou nesta sexta-feira (13), uma nota onde destaca seu posicionamento a respeito do acidente envolvendo um ônibus da empresa, no Km 719 da rodovia BR-116, na Serra do Belvedere, em Muriaé, zona da mata mineira, na noite de quinta-feira (12).

Na nota a empresa afirmou que prestou todo apoio necessário aos passageiros em um ponto de apoio em Fervedouro, localizado a 60 quilômetros de Muriaé.

O acidente entre um ônibus interestadual da empresa Águia Branca e uma carreta de sucata deixou 49 pessoas feridas. O ônibus saiu de São Paulo-SP., e seguia para Vitória da Conquista-BA.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta, que não teve a idade informada, perdeu o controle da direção, tombou e a carga de sucata espalhou pela pista.

O ônibus foi atingido pela carreta no momento do tombamento e acabou caindo em um barranco de aproximadamente 20 metros.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, apenas um passageiro, dos 49 que estavam no ônibus, teve ferimentos mais graves.

As vítimas foram levadas por ambulâncias dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento nos hospitais São Paulo e Santa Lúcia, em Muriaé0MG./TH

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Criança vítima de acidente com aeronave que caiu no sul da Bahia morre em hospital de SP






Morreu na tarde desta quinta-feira (12) Eduardo Elias, de 6 anos, a quinta vítima da queda de um jato executivo em Maraú, no baixo sul da Bahia. O acidente ocorreu em novembro deste ano. O menino estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Ele é neto do arquiteto e decorador Jorge Elias. Após a confirmação de falecimento, o avô fez uma postagem em homenagem ao menino em sua conta nas redes sociais.

Os pais de Eduardo também estavam no avião. A mãe morreu no local do acidente. O pai segue internado no Hospital Albert Einstein. O avião caiu na pista de pouso de um resort de luxo que está desativado. Além de Eduardo, morreram por causa do acidente Fernando Oliveira Silva, de 26 anos, Maysa Marques Mussi, de 32 anos, Marcela Brandão Elias, de 37 anos (mãe de Eduardo) e Tuka Rocha, ex-piloto de Stock Car.

Acidente

A tragédia ocorreu pouco depois das 14h do dia 14 de novembro, no distrito de Barra Grande. O local é um destino turístico muito procurado na Bahia. O jato executivo tinha decolado do aeródromo de Jundiaí (SP) cerca de três horas antes, com destino ao município baiano, segundo informações da Voe SP, que administra o terminal, e da Força Aérea Brasileira (FAB).


Conforme registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, um bimotor Cessna C550 fabricado em 1981, de prefixo PT- LTJ, estava em situação regular. As causas do acidente aéreo são investigadas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), da Aeronáutica. A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Maraú, também investiga./ G1

Homem é morto à facada, mulher é a principal suspeita, no interior da Bahia




Varnei Vitor Mascarenhas Ribeiro, 38 anos, motorista de caminhão morreu no Pronto socorro da cidade de Valença, interior da Bahia, depois de ter sido golpeado por uma arma branca (faca), na madrugada desta sexta-feira (13),  na Rua do SAAE, a mulher de pré nome Mônica é a principal suspeita.

 O crime aconteceu na residência do casal, localizada na Rua General Câmara, próximo ao SAAE em Valença. Após ser golpeado, Varnei saiu correndo para o pronto socorro em busca de ajuda, mas não resistiu.

 Suspeita

Informações dão conta que a principal suspeita do crime, está foragida. A polícia investiga o caso./bahiaextremosul

Homem invade Fórum esfaqueia servidora e provoca quebra quebra no interior da Bahia





Servidores do Fórum de Valença, no baixo sul da Bahia viveram momentos de pânico na manhã desta sexta-feira (13), quando um homem com transtornos mentais invadiu o local, provocou quebra-quebra e esfaqueou uma servidora.

Eram por volta das 10h30 quando o homem armado com um canivete invadiu a sala da servidora e começou a quebrar móveis e equipamentos. A servidora foi esfaqueada no rosto, coxa e dedo.

O acusado foi contido por populares próximo ao fórum. O agressor foi dominado, o canivete foi tomado e o homem foi encaminhado para a delegacia de polícia civil, informou a polícia.  A vítima foi socorrida para o hospital da Santa Casa de Misericórdia.


Segundo informações da polícia, o homem sofre de transtornos mentais e é irmão de outro homem que em outubro tentou invadir o Fórum com um facão. Os dois sofrem de transtornos mentais.  Na ocasião, policiais militares e funcionários do local conseguiram desarmá-lo./bahiaextremosul

STJ: Quem contribuiu para o INSS antes do Plano Real pode ter aposentadoria revisada




A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unamidade nesta quarta-feira (11) permitir a revisão de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com base em regra mais favorável ao segurado, a fim de permitir um benefício maior no caso de quem contribui para a Previdência desde antes do Plano Real, de 1994.

De acordo com o G1, a lei que fixa os benefícios do INSS, de 1991, foi alterada em 1999 e estabeleceu que a aposentadoria passaria a ser calculada com base na média aritmética simples dos 80% maiores salários de todo o tempo de contribuição. Mas a lei instituiu uma regra de transição: os que ingressaram no sistema da Previdência antes de 1999 teriam o benefício calculado pela média aritmética simples dos 80% maiores salários durante todo o período de contribuição desde julho de 1994.

O objetivo da regra foi considerar somente os salários em reais – antes de 1994, houve outras moedas, como cruzeiro real ou cruzado. Os ministros atenderam ao recurso de um beneficiário da Previdência para impedir a aplicação da regra de transição porque, no caso dele, considerar todos os salários resultaria em um benefício maior.


O segurado apresentou cálculos e argumentou que queria a aplicação de “princípios constitucionais da isonomia” para que pudesse valer a norma mais favorável.

Nova lei do FGTS eleva para R$ 998 o limite de saques imediatos



Resultado de imagem para FGTS

O limite do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) passou de R$ 500 para R$ 998, valor correspondente ao salário mínimo. Tem direito a sacar R$ 998 todo trabalhador que tiver saldo de até esse valor na conta vinculada ao fundo de garantia.

Essa quantia pode ser retirada de cada conta. Para o trabalhador com mais de R$ 998 na conta, o limite de saque por conta segue sendo de R$ 500. Com a sanção, os clientes que se enquadram na regra do salário mínimo e já sacaram os R$ 500 poderão sacar os R$ 498 restantes. O prazo limite para a retirada é 31 de março de 2020.

De acordo com a Veja, o aumento foi oficializado com a sanção, com vetos, nesta quinta-feira (12) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, da Medida Provisória (MP) que fixa novas as regras do FGTS.

Com a sanção, a medida é convertida em lei. Bolsonaro vetou quatro trechos da MP. Um relacionado à fiscalização do fundo de garantia e três à concessão de benefícios.

Menino de 7 anos sofre estupro coletivo em banheiro de escola em Vitória da Conquista



[Menino de 7 anos sofre estupro coletivo em banheiro de escola em Vitória da Conquista]

Três adolescentes são suspeitos de estuprar um menino de sete anos dentro do banheiro de uma escola na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na quarta-feira (11), mesmo dia do aniversário da vítima, no Centro Municipal Professor Paulo Freire.

De acordo com o G1, a vítima contou ao irmão, que estuda na mesma escola, que os três adolescentes, que não tiveram as idades reveladas, trancaram ele no banheiro e cometeram o crime. Além disso, o menino contou que os adolescentes a ameaçá-lo, caso ele contasse sobre o abuso para a família dele.

Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que a criança e a família dela estão sendo acompanhadas pelo Conselho Tutelar, serviço social e de psicologia do município. O crime foi registrado na delegacia da cidade./bnews

Ministério da Educação lança diploma digital







Com o objetivo de reduzir custo, trazer mais segurança e rapidez, o Ministério da Educação (MEC) acaba de lançar o Diploma Digital. As instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, terão até 2021 para se adequarem ao novo modelo. A estimativa é que mais de 8,3 milhões de alunos sejam beneficiados.

A novidade do diploma digital teve lançamento na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Atualmente o diploma físico leva cerca de 90 dias para chegar nas mãos dos graduandos. Com a nova versão digital, a proposta é que o documento seja entregue em menos de 15 dias. A coleta de dados online é assegurada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Sobre o projeto piloto

O processo de teste e registro do diploma foi feito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em comparação, o levantamento de custo para implementação do certificado físico custa R$ 390,26 e a versão digital, R$ 85,15. Em 2018, as Universidades Federais formaram mais de 150 mil alunos. Nesta quantidade, a economia é de cerca de R$ 48 milhões ao ano./MEC

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Bolsonaro diz que foi a hospital para investigar 'possível câncer de pele'





O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (11) que foi ao Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB), em Brasília, para investigar um "possível câncer de pele".

Bolsonaro esteve no hospital na tarde desta quarta, e a Secretaria de Comunicação Social informou que o presidente havia se dirigido ao local para ser submetido a "exames de rotina". A Secom acrescentou ainda que Bolsonaro "apresenta boas condições de saúde".

Depois de deixar o hospital, Bolsonaro se dirigiu ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Ao chegar à portaria principal, o presidente foi questionado por jornalistas sobre os exames e sobre curativos na orelha. Bolsonaro, então, respondeu:

"Tem possível câncer de pele. Fizeram uma checagem em mim. Inclusive, não sou eu que peço, muitas vezes eles que me convocam, e eu vou para lá."

Bolsonaro foi questionado, então, se o sinal na orelha era "preocupante" e se poderia ser câncer. "Eu tenho a pele clara, pesquei muito na minha vida, gosto muito da atividade. Então, a posição de câncer de pele existe", declarou.

"Não sei se vão fazer biópsia. Me cutucaram, furaram, deram anestesia. Eu dormi. Eu estava tão cansado que eu deitei na maca e dormi", acrescentou o presidente.

Após a entrevista, a Secretaria de Comunicação Social informou: "O presidente apresenta boas condições de saúde, sem qualquer indicativo de câncer de pele e mantém a previsão de agenda para a semana conforme programado."

Consulta

Bolsonaro se consultou com um dermatologista no Hospital da Força Aérea. O presidente está com um curativo na orelha esquerda.

Até a última atualização desta reportagem, a Secretaria de Comunicação ainda não havia informado a previsão de quando sai o resultado dos exames./G1

Delegados e policiais embolsaram mais de R$ 19 milhões em propina no Detran de Minas Gerais





Um total de R$ 842 mil em dinheiro foi apreendido na operação, sendo R$ 558 mil na casa de uma servidora(foto: Ministério Público de Minas Gerais/Divulgação)

Mais de R$ 19 milhões foram desviados em propinas por organização criminosa composta por delegados, policiais civis e militares, despachantes, comerciantes e donos de pátios de apreensão de veículos em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Minas Gerais (RMBH).

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou hoje 16 pessoas que participavam das irregularidades envolvendo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Foram recolhidos mais de R$ 840 mil pela força-tarefa, a maior apreensão feita neste ano pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O esquema é antigo e foram identificados crimes cometidos pelo menos desde 2011. A investigação apontou que a organização atuava em praticamente todos os serviços do Detran em Santa Luzia: liberação e transferências de veículos, realização de vistoria e leilões e contava até com a participação de policiais nos lucros de pátios de apreensão do município, licenciados ilicitamente.


Há imagens que mostram o desvio de peças e equipamentos de veículos apreendidos. A organização também fazia blitzes pela Polícia Militar (PM) para a apreensão de veículos.

Papelotes com o dinheiro pago coo propina e a identificação dos veículos a que se referiam(foto: Ministério Público de Minas Gerais/Divulgação) “Com a liberação, ganhavam propina. Além disso, identificamos a apreensão simulada de veículos no sistema, com o objetivo de acelerar a liberação. Ele era apreendido no sistema da Polícia Civil (PC) e, em seguida, a apreensão era cancelada. O carro nem chegava a ir para o pátio”, afirma a promotora de Justiça do Gaeco Paula Ayres Lima.Continua depois da publicidade

A cobrança de propina era a condição para que serviços fossem executados com rapidez. De acordo com a denúncia, o delegado de polícia Christian Nunes de Andrade chefiava o esquema, ficando com metade da propina desviada e 10% dos valores dos leilões. Na casa dele, foram apreendidos carros e motos de luxo. O delegado e mais oito presos estão presos.

“O delegado Christian é o chefe do esquema e o principal beneficiário”, diz promotora.

Penas somam 208 anos

A operação, batizada de “Cataclisma”, identificou crimes de corrupção ativa, passiva, organização criminosa, peculato, inserção de dados falsos nos sistemas de informação e lavagem de dinheiro, com penas que somam 208 anos.

Segundo força-tarefa, crimes envolviam a cobrança de propina para a liberação e transferência de veículos, o desvio de peças e equipamentos de carros apreendidos, entre outros(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

As investigações começaram há três anos, a partir de denúncias anônimas de pessoas lesadas pelo grupo, formado por policiais civis, militares, despachantes, comerciantes e donos de pátios de apreensão de veículos em Santa Luzia.

Segundo a força-tarefa, um dos denunciantes, um homem cuja renda é de um salário mínimo, precisou pagar R$ 140 para a liberação do documento do veículo, que havia comprado para trabalhar. Os valores de propina cobrados eram variáveis, a partir de R$ 20.

Em 28 de novembro, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão temporária. Somente na residência de uma servidora pública a força-tarefa encontrou a quantia de R$ 558 mil em dinheiro.

“É difícil precisar quanto foi embolsado, mas pela quebra de sigilo fiscal e bancário, os envolvidos apresentaram uma movimentação bancária incompatível”, afirma.

O grupo estima montante de R$ 19 milhões. A operação foi realizada em conjunto com o MPMG, PC, PM e Receita Estadual. A investigação também identificou esquema semelhante em Lagoa Santa, na Grande BH, ainda em apuração.


Denunciados pela Operação Cataclisma
Christian Nunes de Andrade, delegado de polícia
Marcelo Nonato Magalhães, investigador de polícia
Cláudia Márcia da Silva, investigadora de polícia
Emerson Rodrigues, servidor público municipal
Paulo Roberto Ferreira Rosa, policial civil
Wagner Tadeu Pereira Seixas, policial civil
Rodrigo Palhares Horta, policial civil
Nélio Aristeu Zeferino, policial militar
João Pedro Martins, empresário
Bárbara Flaviane dos Santos, empresária
José Moreira de Souza, gerente de pátio de apreensão
Ida do Carmo Bacelete, delegada de polícia
Any Aparecida Fernandes Bacelete Belchior Roberto de Rezende Lara, vigilante
Gliber Dias Machado, comerciante./bahiaextremosul

Quem manda é ela! Gabigol leva uma ‘segurada’ da namorada por animação demais



Resultado de imagem para gabigol namorada 2019


Um vídeo no qual a irmã de Neymar conteve o namorado em momento de descontração no Prêmio Brasileirão está repercutindo nas redes sociais

Gabriel Barbosa, o Gabigol, teve a companhia da namorada, Rafaella Santos, em duas premiações nesta segunda-feira: o Bola de Prata e o Prêmio Brasileirão. E um vídeo do segundo evento vem repercutindo nas redes sociais.

No vídeo, o craque do Flamengo aparece empolgado balançando o troféu de artilheiro e cantando uma música que virou símbolo da torcida rubro-nerga. Sentada ao lado dele, Rafaella segura o braço do namorado para que ele pare com a brincadeira.


Vários perfis nas redes sociais vem publicando o flagra do momento. Gabigol, no entanto, decidiu se declarar a namorada com uma foto no Instagram. “Com você fica tudo mais divertido”, escreveu ele sobre a irmã do Neymar. Já a Rafaella postou a mesma foto com a legenda: “Mi amour”./tupi

Aneel altera a regra para leitura de medidor de energia






A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (10), a norma que aprimora as condições para medição e leitura do consumo de energia. O novo regulamento, que estava em discussão há dois anos, busca flexibilizar atualizar as regras considerando os recursos tecnológicos disponíveis. Agora, o consumidor é quem vai informar à concessionária, dispensando a visita de um leiturista.

Até o momento, essa possibilidade era aceita apenas para consumidores da área rural. Conforme verificado em um projeto piloto conduzido pela distribuidora ENEL São Paulo, recursos hoje populares como smartphones, atendimento telefônico informatizado e SMS permitem que a distribuidora ofereça essa solução aos consumidores de baixa tensão quando for verificada a necessidade. A regulamentação responsabilizará a distribuidora por eventuais erros advindos da autoleitura e, em caso de faturamento a menor, a recuperação de valores contemplará apenas os três ciclos anteriores à cobrança.

As regras para que a distribuidora alegue impedimento de acesso ao medidor e fature o consumidor pela média de consumo também mudam com a nova norma. A distribuidora agora será obrigada a comprovar a visita do leiturista e a restrição de acesso, e também deverá oferecer alternativas ao consumidor para o faturamento, como a autoleitura e a instalação de medidor com acesso remoto, considerando sua realidade operacional e as condições da localidade da unidade consumidora.

A regulamentação aprovada também apresenta medidas para reduzir o faturamento pelo custo de disponibilidade (um dos motivos para o impedimento de acesso pelo consumidor) e limitar o período de refaturamento.

Consumidores com faturas de baixo valor podem passar a receber a fatura de energia com menos frequência, acumulando por até três meses a cobrança da distribuidora. Para o consumidor, uma vantagem é reduzir a frequência de deslocamento para o pagamento da fatura. Para as distribuidoras, é esperada uma redução nos custos de arrecadação./atlanticanews

Começou nesta terça o pagamento do 13º do Bolsa Família






Os beneficiários do Bolsa Família começaram a receber nesta terça-feira (10) o abono natalino, equivalente ao décimo terceiro do benefício. Instituído pela Medida Provisória 898, editada em outubro, o abono consiste no benefício pago em dobro em dezembro.

Segundo a Caixa Econômica Federal, que administra os pagamentos, 13,1 milhões de famílias estão sendo atendidas pelo Bolsa Família em dezembro. Neste mês, o governo desembolsará R$ 2,5 bilhões com o pagamento do benefício deste mês, mais R$ 2,5 bilhões com o décimo terceiro.

O benefício extra será pago com o mesmo cartão, nas mesmas datas e por meio dos mesmos canais pelos quais os beneficiários recebem as parcelas regulares do Bolsa Família. Os beneficiários que recebem por meio de crédito em conta poupança ou na conta Caixa Fácil terão o valor do abono natalino creditado nas mesmas contas.

O calendário de pagamentos seguirá o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) do responsável familiar apresentado no cartão do programa.


Beneficiários com o final 1 serão pagos nesta terça-feira. O cronograma segue com o pagamento aos beneficiários com final 2 na quarta (11); final 3, dia 12; final 4, dia 13; final 5, dia 16; final 6, dia 17; final 7, dia 18; final 8, dia 19; final 9, dia 20, e final 0, dia 23./bahiadiaadia

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Suspeito de roubo de gado morre em tiroteio com a polícia





EUNÁPOLIS: Ivanílson dos Santos Cardoso, o Nego Dan, morreu em uma ação da Polícia Militar, na cidade de Itagimirim, por volta das 19h desta terça-feira (10). Segundo as informações, os policiais realizavam rondas e abordagens no bairro Irene Domingues quando avistaram uma pessoa suspeita.

O homem tinha as mesmas características de um individuo que, na noite do dia anterior, estava efetuando disparos de arma de fogo na localidade. Conforme os relatos, Ivanílson estava em um terreno abandonado e se recusou a ser abordado, sacando uma arma de fogo e atirando em direção à guarnição da PM.

Os policiais - ainda conforme os relatos - contra-atacaram. Logo em seguida, o suspeito foi encontrado ferido. Ele foi socorrido ao hospital público do município, mas acabou não resistindo.

A reportagem apurou que Ivanílson era suspeito de roubo de gado, roubo de moto e tráfico de drogas. Além da arma, a polícia apreendeu com ele pequena quantidade de maconha e um celular./Radar64

Advogado Luciano Porto conquista em mérito no TJ/BA o reconhecimento da anulação de eleição da mesa da Câmara de Itanhém





Sob a presidência da desembargadora Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia julgou na tarde desta terça-feira (10/12), o mérito da Apelação Cível, Processo Judicial nº 8000619-65.2018.8.05.0123, em que o Ministério Público do Estado da Bahia foi representado pelo procurador de justiça Achiles Siquera Filho e a sustentação oral foi feita pelo advogado Luciano Reis Porto, conquistando uma vitória pelo placar de 4 votos a 1 dentre os desembargadores da 3ª Câmara Cível do TJ/BA., anulando o pleito que elegeu a mesa diretora da Câmara Municipal de Itanhém para o biênio 2019/2020 composta pelos vereadores: Sasdelli Welber Resende e Santos (presidente), Audrey Correia (vice-presidente), Ronaldo Correia (1º secretário) e Valdemar Oliveira (2º secretário).

Entenda o caso

Em setembro de 2018, o vereador Deilton Sousa Porto, o “Caboquinho” (DEM), impetrou na justiça por meio do seu advogado Luciano Reis Porto, mestre em Direito Público, um mandado de segurança objetivando anular a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Itanhém em que o vereador Sasdelli Welber Resende e Santos (PSDB) foi eleito presidente da Casa. A alegação para contestação foi que a eleição fora antecipada para o dia 13 de setembro de 2018, sendo que o Regimento Interno da Câmara Municipal é explicito em sua redação que a eleição do segundo biênio da mesa diretora dentro de uma legislatura só pode ocorrer na última sessão plenária do ano anterior a vigorar a nova diretoria, nesse caso, teria que ser realizada no mês de dezembro, até o dia 15, prazo final para o recesso parlamentar.

Por sua vez, o então presidente da Câmara Municipal de Itanhém, vereador Ronaldo Medeiros Correia (PC do B) alegou por meio dos seus advogados Jonathas Bahia Teixeira, Gustavo Henrique Bahia Teixeira e Kerry Anne Esteves Farias, que a antecipação da eleição se deu em virtude da existência de um Projeto de Resolução alterando o artigo do Regimento Interno, aprovado em 2014, autorizando a antecipação da eleição do segundo biênio da casa. Contudo, ficou provado que o Projeto de Resolução foi realmente aprovado, mas por erro interno ou erro material da Casa, este Projeto de Resolução não foi promulgado e nem publicado no Diário Oficial do Município, portanto não gerou a sua numeração legislativa e naturalmente, não existe.

No entanto, o presidente Ronaldo Correia, na época, alegou que a publicação havia sido feita no Mural da Casa, contudo, o advogado Luciano Porto contestou e o juiz de primeiro grau, Otaviano Andrade de Souza Sobrinho, concedeu o mandato de segurança anulando a eleição da mesa diretora, por reconhecer a ilegalidade da eleição e declarou o ato completamente nulo. Na decisão do juiz Otaviano Andrade de Souza Sobrinho, designado como juiz remoto para a comarca de Itanhém, no dia 3 de julho de 2919, descreveu que mesmo que tivesse havido a publicação no mural do Poder Legislativo, esta publicação não merecia ser reconhecida como válida para efeitos da eficácia jurídica, tendo em vista que o município possui órgão oficial e para os princípios constitucionais da publicidade, os atos devem ser levados ao conhecimento público da forma mais ampla possível, e como existe o órgão oficial, não se justificava publicar em mural.

Mas o ex-presidente Ronaldo Cordeiro, réu da ação original, apelou. E o presidente afastado Sasdelli Welber Resende e Santos por meio da sua advogada Jacqueline Carneiro Simões Guimarães também apelou, ajuizando um pedido de suspensão da execução da sentença e Sasdelli conquistou no dia 17 de julho de 2019, no Tribunal de Justiça um efeito suspensivo para se manter no cargo de presidente da Câmara Municipal de Itanhém, proibindo a execução da sentença, até o julgamento do mérito da apelação, no entanto, o mesmo desembargador José Cicero Landin Neto, que havia lhe concedido o efeito suspensivo, revogou a sua própria decisão no dia 26 daquele mesmo mês, ao atender um pedido de reconsideração do advogado Luciano Porto. E o ex-presidente da Casa, vereador Ronaldo Correia, por ser o mais velho do parlamento, seguiu dirigindo o Poder Legislativo até que o imbróglio jurídico fosse resolvido. Mas, por sua vez, o vereador Sasdelli Resende interpôs um pedido de suspensão da execução da sentença direto na presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e o seu pedido foi acolhido em série liminar pelo então desembargador presidente Gesivaldo Nascimento Britto e o vereador Sasdelli Resende retornou para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Itanhém no dia 9 de agosto de 2019, se mantendo até a presente data.

Contudo, a apelação foi julgada na tarde desta terça-feira (10/12) e manteve-se integralmente a sentença do juiz Otaviano Andrade de Souza Sobrinho. E os desembargadores após ouvirem as sustentações orais das partes, se convenceram por maioria pela defesa feita pelo o advogado Luciano Porto, embora, o desembargador relator José Cicero Landin Neto já havia antecipado o seu voto negando provimento a apelação das partes interessadas em manter Sasdelli Resende, como presidente da Câmara de Itanhém. Por 4 votos a 01, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, considerou a eleição nula e determinou uma nova eleição para mesa diretora no prazo máximo de 30 dias, sendo que neste período o vereador mais velho do parlamento presida a Casa até a nova eleição. Apenas a presidente da 3ª Câmara Cível divergiu, desembargadora Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo, que anteriormente já havia pedido vista dos autos e foi a única a votar contra o parecer do relator.

No entanto, mesmo com a publicação do acordão da decisão da 3ª Câmara Cível do TJ/BA., o vereador Sasdelli Resende se mantém no cargo de presidente da Câmara Municipal de Itanhém, por causa da liminar que possui em mãos e que vigora até o trânsito em julgado do recurso principal no plenário do TJ, todavia, a liminar possa cair a qualquer tempo. E, isso ocorre, porque ainda está pendente o agravo interno ajuizado pelo presidente Sasdelli Resende. Embora, tanta a defesa do vereador Deilton Sousa Porto quanto a Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Bahia entraram na manhã desta quarta-feira (11/12) com agravos internos na intenção de derrubar a liminar da presidência do TJ que segura o vereador Sasdelli Resende na presidência da Câmara Municipal. Mas neste ínterim, existe a chance de ocorrer a retratação da própria presidência do TJ revogando a sua decisão de natureza cautelar, tão logo houver a publicação do acordão da decisão do colegiado da 3ª Câmara Cível. (Por Athylla Borborema)

PGR pede que Garotinho e Rosinha voltem à prisão



Anthony Garotinho e Rosinha Matheus já governaram o RJ. Foto: Carlos Grevi / Agência O Globo (Crédito: )


Augusto Aras acusa o casal de agir com desdém perante a Justiça. Ele disse que um dos advogados do casal também é réu no processo.

E afirmou ainda que o casal está proibido de ter contato com investigados.

O pedido foi enviado ao ministro Gilmar Mendes, do STF, que, em outubro, determinou a substituição da prisão por medidas cautelares.

Lajedão está entre as 58 cidades na Bahia sem crimes contra a vida



[Lajedão está entre as 58 cidades na Bahia sem crimes contra a vida ]


Mais de 50 cidaddes cidades baianas não registraram Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios, feminicídio, latrocínios e lesão corporal seguida de morte) até final de novembro de 2019. Os 58 municípios situam-se nas regiões Sul, Sudoeste, Oeste, Leste, Norte, Chapada Diamantina e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

No Sudoeste do Estado estão 29 cidades, entre elas o município de Maetinga, distante 609 quilômetros da capital, onde não ocorreu um CVLI há mais de seis anos. Lá, o último caso foi em julho de 2013, totalizando 2.297 dias de tranquilidade para a população.

Já em Abaíra (Chapada), conhecida por seus atrativos turísticos, Rio de Pires, Rio Antônio e Botuporã (essas também Sudoeste), os crimes estão zerados há mais de cinco anos. Outras sete cidades também celebram três anos sem estes delitos: Boninal (1.405 dias), Caatiba (1.336), Canápolis (1.272), Ibiassusê (1.258), Rio de Contas (1.226), Lajedo do Tabocal (1.177) e Érico Cardoso (1.129).

Em Madre de Deus, próxima a Salvador, o combate intenso ao tráfico de entorpecentes e a cultura de valorização da vida pregada pelas forças de segurança apoiada pela população conseguiram levar a zero as ocorrências de CVLIs.

Policiais que atuam nestes locais estão entre os beneficiados com o Prêmio por Desempenho Policial (PDP) pago na primeira quinzena de novembro, após a queda de 6% no índice estadual de crimes contra a vida. Mais de 25,3 mil profissionais de segurança receberam a gratificação de cerca de R$ 40 milhões.

Conheça a lista completa com as outras 52 cidades 

Dom Macedo Costa, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Catolândia, Cravolândia, Boninal, Caatiba, Canápolis, Ibiassucê, Rio de Contas, Lajedo do Tabocal, Érico Cardoso, Caetanos, Ibiquera, Lafaiete Coutinho, Brotas de Macaúbas, Mansidão, Nova Itarana, Ipupiara, Piatã, Malhada de Pedras, Feira da Mata, Matina, Irajuba, Piripá, Mucugê, Urandi, Itiruçu, Brejolândia, Jacaraci, Lajedinho, Ribeira do Amparo, Condeúba, Ibipitanga, Ibititá, Dom Basílio, Pindaí, Itapitanga, Cristópolis, Macaúbas, Caraíbas, Caculé, Malhada, Fátima, Piraí do Norte, Barro Alto, Nova Canaã, Várzea do Poço, Jiquiriçá, São Miguel das Matas, Pedrão e Lajedão./correio24horas

Dois policiais: Divulgados os nomes dos presos em operação que desbaratou quadrilha em Eunápolis



Dois policiais: Divulgados os nomes dos presos em operação que desbaratou quadrilha em Eunápolis


Fruto da análise de documentos apreendidos com traficantes de drogas em ações anteriores, equipes das forças de segurança estaduais e federais deflagram, na manhã desta última segunda-feira (9), a “Operação Arrebatamento”, na região. Até o início da tarde desta terça-feira (qo), 13 pessoas foram capturadas – 11 em cumprimento a mandados de prisão e duas em flagrante. Também há 20 mandados de busca apreensão sendo cumpridos em Eunápolis.

Cinco armas de fogo, R$ 9 mil e quase um quilo de cocaína foram encontrados nos locais apontados na Investigação, incluindo o Conjunto Penal de Eunápolis. “Ainda temos muito material sendo colhido, que certamente vão revelar mais detalhes sobre a ação da quadrilha, que é responsável por diversos crimes”, explicou o coordenador da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Eunápolis), delegado Moisés das Damasceno. Entre os presos estão dois agentes da Polícia Civil.

Ainda segundo ele, o grupo criminoso tem envolvimento com homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Estão entre os presos Joelton Santos Oliveira, 38 anos, Sidnei Sérgio Ramos dos Santos, 43, Walace Pereira dos Santos, 26, Marlon Santos Ferreira, conhecido como "Zé Pela", 36, Ronildo Pereira Passos, o "Boca de Palhaço", 35, Rodrigo Jesus Conceição, 33, Mirani Lima Costa, 26, Edilene Barbosa da Silva, 22, Rosângela Pereira Souza, 36, Ivonete Lima da Conceição, 44, Daniele Nascimento Cadurini, 32, Gildeni Flores Sena Moura, 37, e Mesaque Lima Santos, 35 anos.

As secretarias de Segurança Pública, de Administração Prisional e Ressocialização e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram conjuntamente das ações. Pela Polícia Civil, equipes dos Departamentos de Polícia do Interior, de Repressão ao Crime Organizado e da Coordenação de Operações Especiais contribuíram. Além da 23ª e 8ª Coorpins (Teixeira de Freitas), a Coordenação de Apoio Tática também colaborou com a ação.


Já a Polícia Militar contou com guarnições da 7ª Companhia Independente (Eunápolis), e das Companhias Independentes de Policiamento Especializado/Mata Atlântica e de Proteção Ambiental e da Rondesp Sul./TH

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

VOCALISTA DO ROXETTE, MARIE FREDRIKSSON MORRE AOS 61 ANOS



Foto: Reprodução


A cantora sueca Marie Fredriksson, vocalista da banda Roxette, morreu aos 61 anos, na manhã desta terça-feira (10). “É com muita tristeza que temos que anunciar que Marie Fredriksson, da Roxette, faleceu na manhã de 9 de dezembro, após uma batalha de 17 anos contra o câncer”, diz comunicado oficial.

Nascina em 30 de maio de 1958, na Suécia, Marie Fredriksson deu início à sua carreira musical ao se aproximar do futuro companheiro de banda, Per Gessle.


Em 1984 ela atuou em carreira solo, até que em 1986 se juntou a Gessle para criar o Roxette. Ao longo da longeva trajetória, a banda acumulou sucessos como ”Listen To Your Heart”, ”It Must Have Been Love”, ”Joyride”, ”Dressed For Success”, ”How Do You Do!”, ”Sleeping In My Car”, ”Dangerous” e “Fading Like A Flower”. (Informações: Bahia Notícias) - Fonte dessa matéria: https://ubaitabaurgente.com.br./ubaitabaurgente


Caixa começa a pagar hoje décimo terceiro do Bolsa Família






Os beneficiários do Bolsa Família começarão a receber nesta terça-feira (10) o abono natalino, equivalente ao décimo terceiro do benefício. Instituído pela Medida Provisória 898, editada em outubro, o abono consiste no benefício pago em dobro em dezembro.

Segundo a Caixa Econômica Federal, que administra os pagamentos, 13,1 milhões de famílias estão sendo atendidas pelo Bolsa Família em dezembro. Neste mês, o governo desembolsará R$ 2,5 bilhões com o pagamento do benefício deste mês, mais R$ 2,5 bilhões com o décimo terceiro.

O benefício extra será pago com o mesmo cartão, nas mesmas datas e por meio dos mesmos canais pelos quais os beneficiários recebem as parcelas regulares do Bolsa Família. Os beneficiários que recebem por meio de crédito em conta poupança ou na conta Caixa Fácil terão o valor do abono natalino creditado nas mesmas contas.

O calendário de pagamentos seguirá o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) do responsável familiar apresentado no cartão do programa.


Beneficiários com o final 1 serão pagos nesta terça-feira. O cronograma segue com o pagamento aos beneficiários com final 2 na quarta (11); final 3, dia 12; final 4, dia 13; final 5, dia 16; final 6, dia 17; final 7, dia 18; final 8, dia 19; final 9, dia 20, e final 0, dia 23./bahiaextremosul

Policiais são presos por desvio de conduta em Eunápolis




Policiais são presos por desvio de conduta em Eunápolis


Na manhã desta terça-feira, dia 10 de dezembro, agentes da 23ª Corregedoria da Polícia Civil (Coorpin), do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) e do Comando de Operações Especiais (COE), cumpriram quatorze mandados de buscas e apreensões em endereços de Eunápolis, Porto Seguro e Ilhéus, em face de investigações sobre desvio de conduta dos agentes públicos.

Durante as ações, dois policiais foram presos preventivamente e serão encaminhados à Corregedoria da Policia Civil, em Salvador, onde ficarão custodiados.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Heitor Awi Machado de Attayde, titular da 2ª Vara Crime da Comarca de Eunápolis.

As investigações correm em sigilo, presididas pela própria 23ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil/Eunápolis./TH

Fachin autoriza transferência de Geddel para presídio em Salvador




O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin autorizou nesta segunda-feira, 9, a transferência do ex-ministro Geddel Vieira Lima do presídio da Papuda, em Brasília, para uma penitenciária em Salvador. Fachin atendeu pedido feito pela defesa para que o ex-ministro fique preso na cidade em que residem seus familiares.

Em outubro, o ex-ministro foi condenado pela Segunda Turma do STF a 14 anos e dez meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa na ação penal do caso relacionado aos R$ 51 milhões em espécie encontrados pela Polícia Federal (PF) em um apartamento há dois anos, quando Geddel foi preso preventivamente.

Conforme a decisão, Geddel ficará preso no Centro de Observação Penal (COP) na capital da Bahia./Atarde

Eleições 2020 - Rui evita "afobação" e lembra que Salvador é apenas uma das parcelas do eleitorado do estado



[ Rui evita


Ogovernador Rui Costa (PT) não quer pressa no processo de definição para o pleito municipal de 2020. Para o petista, é necessário ter "tranqulidade" neste momento e evitar a "afobação".

"Não precisa essa agonia de antecipar definições", avaliou. "Se eu ficasse agoniado, hoje eu não era governador", argumentou petista.

Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (9), durante assinatura da ordem de serviço da Linha 1 do Metrô, Rui mostrou incômodo com todas as atenções voltadas para a briga pela prefeitura de Salvador.

"Eu gostaria de ver o dia que a imprensa vai me perguntar sobre as eleições nos restos das cidades", cutucou. O governador fez questão de ressaltar que a capital baiana representa somente uma das parcelas do eleitorado do estado.

"Salvador representa 18% do eleitorado. Os outros 82% são o resto das cidades. Vou cuidar de todas as cidades [...] Vou cuidar, vou acompanhar", garantiu.


Rui Costa afirmou que a maioria das cidades vai ter disputa entre dois candidatos da base governista, e que cada local deve ser avaliado individualmente. O governador prometeu também ajudar o Partido dos Trabalhadores a unificar e fortalecer a base nos municípios onde não possuem postulantes no primeiro turno./bnews

Brasil - Moro autoriza envio da Força Nacional para local de assassinato de indígenas no Maranhão



[Moro autoriza envio da Força Nacional para local de assassinato de indígenas no Maranhão]


O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou nesta segunda-feira (09) o envio de tropas da Força Nacional para a área na qual dois índios da etnia Guajajara morreram durante um atentado no  último sábado (07) na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no município de Jenipapo dos Vieiras, localizado a 506 km da capital do Maranhão, São Luís.

Nesta segunda, o corpo do cacique Firmino Silvino Guajajara foi sepultado na região de Jenipapo dos Vieiras. Existe a previsão que o corpo do cacique Raimundo Bernice Guajajara, que morreu no atentado, ainda seja sepultado hoje.

Outros dois indígenas que ficaram feridos no atentado continuam internados. Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal (PF) para investigar o caso. A PF já receber também um relatório encaminhado pela Polícia Civil do Maranhão, que acompanha as investigações./bnews

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Prefeita cassada de Prado proíbe Festival de Dança de ser realizado em praça pública




Um tiro no pé no indeferimento da Prefeita do Prado, Mayra Brito (PP), que proibiu as apresentações de dança na praça pública no centro da cidade de Prado. Mesmo com essa atitude covarde a prefeita não conseguiu parar a programação do 4º Festival de Dança, é o que afirma o professor de dança Super Choque. “Estamos tendo o recorde de inscrições de grupos querendo participar este ano, muitos grupos de dança. Está confirmado a participação da dançarina Sheila Mello.”, disse.

Ele conta que devido a perseguição política que vem sofrendo pela atual gestão, será impossível realizar o evento na Praça da Matriz. “Uma pena, porque as crianças, adolescentes, jovens, turistas e moradores adoravam”, diz.

De acordo com o vídeo que foi gravado dentro da sala do secretário de Obras e Serviços Urbanos, sem motivo algum a prefeita do Prado mandou proibir a apresentação cultural na praça pública. No vídeo é possível ver que o secretário apenas acatou a ordem da gestora. Veja o vídeo:


Vale lembrar que o site da Prefeitura do Prado no ano passado, publicou um artigo afirmado que o Festival de Dança é importante no município, pois movimenta a cidade./cocobongo

Pesquisa FSB/Veja mostra que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2022




Pesquisa FSB/Veja mostra que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2022


Se a eleição presidencial fosse hoje, Jair Bolsonaro (sem partido) venceria, num eventual segundo turno, a disputa com o petista Lula, com uma diferença de cinco pontos percentuais. Já se o adversário do atual presidente for o seu ministro da Justiça, o ex-juiz Sérgio Moro, os dois estariam tecnicamente empatados, com exatos 36% das intenções de voto.

É o que mostra pesquisa feita pela agência FSB, em parceria com a revista Veja. O instituto realizou 2 mil entrevistas, por telefone, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, nos 27 estados brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Num dos cenários traçados para o primeiro turno, Bolsonaro e Lula estariam tecnicamente empatados (32% a 29%), seguidos por Ciro Gomes (PDT) e João Dória (PSDB), ambos com 9%. Em outro cenário em que o apresentador Luciano Huck é colocado como candidato, ele aparece em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto, seguido de perto por Ciro, com 9% e o tucano Dória ficaria com 4%.

Em caso de um segundo turno entre o petista e Bolsonaro, o atual presidente teria 45% das intenções de voto, contra 40% de Lula. O quadro para o presidente mudaria se seu adversário, num eventual segundo turno, fosse o seu atual ministro Sérgio Moro, que é apontado hoje como pré-candidato. Os dois teriam o mesmo percentual de votos: 36%./Uol

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional em 16 de dezembro




Líder dos caminhoneiros autônomos, Marconi França afirmou nesta sexta-feira (6/12) que, à 0h da próxima segunda-feira (16/12), “pelo menos 70%” dos cerca de 4,5 milhões de profissionais autônomos e celetistas vão parar em todo o país. O motivo é a insatisfação da categoria com o governo de Jair Bolsonaro, que, segundo França, não cumpriu o que prometeu aos trabalhadores.

“O governo não cumpriu nada do que prometeu. O preço do óleo diesel teve 11 altas consecutivas, em 2019. Não aguentamos mais ser enganados pelo senhor Jair Messias Bolsonaro, que protege o agronegócio e diz que o caminhoneiro só sabe destruir rodovias“, reclamou França ao Blog do Servidor, do Correio Braziliense. O líder do movimento disse ainda que a duração do protesto não foi definida, ou seja, não se sabe se será prolongado por mais dias.

Caminhoneiros divididos

À tarde, o líder dos caminhoneiros foi à sede da Central Única dos Trabalhadores no Rio de Janeiro (CUT-RJ) pedir apoio para o movimento. Lá, o caminhoneiro gravou um vídeo pedindo apoio da população. “De todos que usam gasolina, óleo diesel e também gás de cozinha. Jair Bolsonaro esquece que quem transporta os produtos das indústrias e do agronegócio somos nós”, reforçou.

O movimento nacional dos caminhoneiros tem o apoio do presidente da CUT/RJ, Sandro Alex de Oliveira Cezar. O líder sindical destaca que ainda existe um racha na categoria dos caminhoneiros. “Cerca de 30% ainda acreditam no governo e no presidente da República. Mas nós temos certeza de que vão se conscientizar da necessidade de melhores condições de trabalho”, destacou Cezar./tupi

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.