Aparecer

Aparecer

HOMEM AOS 78 ANOS CAMINHA 8 KM PARA TRABALHAR TODOS OS DIAS, E CRIOU TODOS SEUS FILHOS NA ROÇA

Siga-nos no instagram

sábado, 7 de novembro de 2015

Itabatan estará em festa no dia 12 de dezembro




Dia 12 de dezembro Itabatan espera por você venha curtir o primeiro festival de talentos modalidades: música, poesia, dança pintura, imitação, e teatro a partir das 20 horas em Itabatan.

Em frente a Honda - realização Fábio Costa, apoio cultural: Prefeitura de Mucuri - pra frente e juntos e câmara municipal, conto com vocês.

Bandidos tomam caminhonete de assalto e sequestram empresário em Itamaraju





Uma caminhonete foi tomada de assalto na noite desta sexta-feira, dia 06, em Itamaraju. O crime aconteceu num posto de combustível. Segundo a vítima, enquanto calibrava os pneus da caminhonete (Toyota/Hilux, cor preta, placa HCH-0890, de Itamaraju).

O veículo está equipado com acessórios cromados e tem adesivo do superman no vidro traseiro. Sequestrado, o proprietário do veículo, conhecido como Alex Motos – proprietário de um loja de peças de motos em Itamaraju – foi rendido e feito refém. Durante a fuga, o empresário ficou mantido sob a mira de uma arma de fogo, sendo libertado quando chegaram numa estrada de terra que dá acesso ao Cruz do Ouro.

Os bandidos seguiram em fuga no sentido de Itabela. A polícia investiga o caso. Pelas redes sociais a vítima contou o seu desespero e pede ajuda para recuperar o veículo./primeirojornal

Suspeitos de assalto são apreendidos com réplica de pistola



Os suspeitos de assalto são dois menores de 16 e 17 anos, eles foram apreendidos pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), no final da noite desta sexta-feira, 6 de novembro, na rua Pedro Alves dos Santos no bairro Jerusalém em Teixeira de Freitas.

A dupla estava em uma motocicleta com a placa dobrada ao meio, possivelmente para dificultar a identificação e carregavam três celulares de procedência duvidosa, além de um simulacro de pistola.



A Polícia investiga se os menores são os autores de cinco assaltos com subtração de celulares ocorridos nos últimos dias. Eles estão custodiados na sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior./sulbahianews

Adolescente de 15 anos morre em capotamento na BR-101; Condutor é preso



Uma adolescente de 15 anos morreu em um acidente por volta das 4h da madrugada deste sábado (07) na BR-101, perto da cidade de Itagimirim. Milena Gonriny Bruyn estava no carro que saiu da pista e capotou várias vezes no local conhecido como 'Curva da Visgueira'. O motorista Edvaldo Batista, 36 anos, que não possui carteira de habilitação, foi preso em flagrante.

Também viajavam no automóvel o namorado de Milena, um adolescente de 16 anos e Júnior César Belmond, 26. Após serem atendidos no Hospital Regional de Eunápolis apenas com escoriações, eles prestaram depoimento na delegacia eunapolitana.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor foi submetido ao teste de bafômetro, mas o resultado deu negativo. Um agente da PRF suspeita que ele tenha dormido ao volante.

O grupo de amigos saiu do município de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, por volta das 22h de sexta-feira (06). O destino seria Itabuna. Júnior César Belmond afirmou que tem carteira de habilitação, mas, como a viagem era muito cansativa, foi revezando a direção com o amigo Edvaldo. "O acidente aconteceu pouco tempo após Edvaldo assumir o controle do veículo", contou Júnior César.

O delegado plantonista Robson Andrade disse que Edvaldo foi autuado em flagrante por homicídio culposo - quando não há intenção de matar. Como a pena prevista, em caso de condenação, ultrapassa os quatros anos de prisão, o delegado não arbitrou fiança, como prevê o Código Brasileiro de Trânsito. A reportagem não conseguiu conversar com Edvaldo, que segue detido na cadeia de Eunápolis. Ele deve tentar obter a liberdade por meio de uma liminar (decisão judicial provisória e urgente).

O carro, um Pálio azul, pertence a uma pessoa do Espírito Santo. Conforme a PRF, o proprietário do automóvel vai ser multado por emprestar veículo automotor para pessoa não habilitada.

Os pais dos adolescentes ainda não tinham tomado conhecimento do acidente até por volta das 10h da manhã deste sábado. O corpo da jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Eunápolis.

Municípios do extremo sul formam o primeiro consórcio de saúde na Bahia


Prefeitos de cidades do extremo sul da Bahia no cerimonial de assinatura de adesão ao consórcio regional de saúde

Treze municípios da região extremo sul da Bahia assinaram nesta quinta-feira, dia 05, o compromisso de participação no consórcio da saúde, uma iniciativa do governo do estado para ampliar a oferta de serviços à população.

A assinatura do protocolo de intenções aconteceu durante cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, com a participação do governador Rui Costa e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas

Participam do consórcio os municípios de Teixeira de Freitas, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Vereda, Prado, Nova Viçosa, Alcobaça, Medeiros Neto e Mucuri.

Os consórcios propõem um novo modelo de financiamento e gestão dos serviços de saúde com o objetivo de ampliar e descentralizar a assistência, ajudando a reequilibrar as finanças municipais.

De acordo com o governador da Bahia, Rui Costa, “é um marco histórico na saúde pública da Bahia, um passo importante para inverter a lógica do ‘cada um por si e Deus por todos’ nos serviços de saúde do estado. Estamos substituindo este modelo pelo planejamento que permite enxergar a saúde [de modo]estadual e regionalmente”, disse.

Regionalização: Regulamentados por meio de lei estadual sancionada pelo governador em setembro, os consórcios passam a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), além de hospitais municipais.

No modelo, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante.


Encontro de prefeitos de cidades do extremo sul da Bahia com o governador Rui Costa

Os consórcios vão ficar responsáveis pela gestão das 28 policlínicas construídas pelo Governo do Estado, com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos – a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética – para rastreamento de câncer de mama e outros exames. A primeira policlínica será construída em Teixeira de Freitas, na antiga área do Derba./primeirojornal

ACIDENTE MATA CRIANÇA DE OITO ANOS



O professor de Capoeira, Antonio Carlos Souza dos Santos, (Geladeira), 40 anos, sofreu grave acidente por volta das 10h30 desta sexta-feira (30), no km-554 da BR-101, quando seguia em direção ao município de Itabuna. Seu filho, Felipe Oliveira, que completou 8 anos, nesta quinta-feira dia 28, morreu momentos após a colisão.

O garoto estava viajando em uma cadeira para criança, no banco traseiro do táxi quando o acidente aconteceu. Segundo informações, o professor que também é taxista, teve uma perna e um braço quebrado, além de outros ferimentos, pois o motor do veículo que ele conduzia, foi parar no para-brisa, por conta do impacto.

O veículo ficou com a frente completamente destruída. De acordo com Carlos Luede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um veículo Amarok, placas RJF-8071, de Santo Antonio de Jesus, que vinha em sentido Camacan, perdeu a direção, e bateu com o táxi do professor, provocando a colisão frontal. Chovia muito no momento do acidente, o que provavelmente possa ter contribuído para o motorista da picape perder a direção. Após o acidente as vítimas foram conduzidas para o Hospital de Base em Itabuna.


Familiares e amigos, estão inconsoláveis com a perda prematura do garoto Felipe. O corpo do garoto foi encaminhado para necropsia no Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). Geladeira continua internado e seu estado de saúde é estável./vermelhinhodabahia

RECÉM NASCIDO ENCONTRADO EM SACOLA DE LIXO



Um recém nascido foi encontrado na manhã desse sábado (31), dentro de uma sacola no meio fio de uma rua no Bairro Vitória Régia em Itapetinga. A criança estava totalmente despida e ainda se encontrava com o cordão umbilical, fato que comprova o nascimento recente.

Segundo informes, um rapaz passava pelo local,quando ouviu um choro vindo de dentro da sacola, ele acreditou se tratar de filhotes de gato, e ao abrir a sacola se assustou ao ver um bebê recém nascido.

Rapidamente, o jovem acionou a Polícia Militar e o Samu 192. Socorristas compareceram no local e efetuaram os primeiros socorros na criança, posteriormente o bebê foi conduzido para o Hospital Cristo Redentor, onde passou por exames médicos.

A mãe dos músicos Rogério Flausino, Landau e Wilson Sideral, Maria das Graças de Oliveira, morreu nesta sexta-feira (6) em Alfenas, Minas Gerais. Conhecida como Dacha, ela tinha 65 anos.




Rogério Flausino, do Jota Quest, e a mãe, Maria das Graças (Foto: Arquivo de Família)

Ex-professora lutava contra um câncer e morreu nesta sexta-feira (6). Conhecida como ‘Dacha’, ela também era mãe de Wilson Sideral e Landau  

A mãe dos músicos Rogério Flausino, Landau e Wilson Sideral, Maria das Graças de Oliveira, morreu por volta das 15h desta sexta-feira (6) em Alfenas (MG). A ex-professora, conhecida como ‘Dacha’ tinha 65 anos.

A causa da morte ainda não foi divulgada, no entanto, ela lutava contra um câncer há alguns anos. De acordo com a funerária Santo Antônio, o corpo de Maria das Graças será velado no campus da Universidade José Rosário Vellano (Unifenas) a partir das 19h30 desta sexta-feira. O enterro deve ser realizado neste sábado, às 10h.

Nas redes sociais, os filhos homenagearam a mãe. Rogério publicou a imagem uma pomba branca, com duas hashtags com o nome de músicas da banda, 'Daqui só se leva o amor' e 'Dias que não deixaremos para trás'. Já Wilson Sideral, postou uma foto da mãe, e fez um agradecimento. "Muito obrigado MÃE! Você nos ensinou tantas coisas, especialmente o verbo AMAR".

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

‘Diga aí, governador’: Renegociação de dívidas com o Estado continua até dezembro


Rui Costa, governador da Bahia, é entrevistado por Patrícia França do jornal A Tarde. Fotos Mateus Pereira/GOVBA

A renegociação de débitos tributários de baianos com o Estado continuará até 18 de dezembro, informou o governador Rui Costa nesta quarta-feira (4). Durante o programa “Diga aí, Governador”, ele explicou que a iniciativa é do próprio Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) em parceria voltada a um programa de descontos para reduzir o número de processos referentes à recuperação de dívida pública. 

“Começamos esta semana [com o Mutirão do Acordo Legal que] vai até domingo (8), com absoluto sucesso. Muita gente está indo lá [Arena Fonte Nova] quitar [débitos]”. Para Rui, a renegociação é uma oportunidade para “as pessoas resolverem pendência judicial e, ao mesmo tempo, estar habilitadas para ter crédito de novo tanto com o Estado [quanto] com o Município”.



“Isso é uma facilidade grande para que todos possam estar com a sua dívida quitada e parcelada e com desconto bastante expressivo [em juros, multas], facilitando e muito a quitação das dívidas”, defendeu o governador.

Camacan: Comerciante mata cliente por divida de R$ 92 reais



camacan

O comerciante Aloísio Souza Santos, 57 anos, matou com três disparos de arma de fogo, seu cliente Pedro Silva Carvalho 58 anos. O crime ocorreu por volta das 12:30 desta quarta-feira (4), na rua Getúlio Vargas na Cidade Alta. A principal motivação para o homicídio, foi uma dívida de R$ 92 reais que a vítima estava devendo ao comerciante. 

O atirador que mora na rua da Independência, saiu de sua casa com uma arma na cintura para fazer a cobrança, e quando chegou à residência de número 140 da Rua Getúlio Vargas, onde a vítima morava, entraram em discussão, e com isso o comerciante sacou a arma e desferiu os disparos. Há algum tempo a vítima vinha comprando mercadorias na mercearia do comerciante, como o pagamento não foi feito de acordo com o combinado, houve a discussão, e os disparos que culminou com o homicídio. 

Segundo o homicida em depoimento na delegacia de polícia, quando ele chegou para cobrar, o devedor teria reagido com agressão, e disse que ia lhe matar, e para se defender, efetuou os disparos que culminaram com a morte. Quando a vítima foi alvejada, ainda correu para o interior da residência, mas não resistiu aos ferimentos. “Eu trabalhei muito para conquistar meu comércio e o bar, para o cara consumir minhas mercadorias e não querer pagar”, disse à reportagem do site O Tempo Jornalismo.

Alunos são assaltados após arrastão na porta de Universidade em Itabuna



Campus da UFSB, em Itabuna, onde ocorreu o ataque a alunos (Foto Pimenta).

Um arrastão assustou estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na noite desta quinta-feira (5), em Itabuna. Segundo testemunhas, várias pessoas tiveram tênis, notebooks e celulares roubados, durante a ação dos criminosos, na entrada do campus Jorge Amado. 

Em contato com o Metro1, a Delegacia Territorial da cidade não confirmou o fato, pois segundo os agentes de plantão, ninguém fez o registro de queixa sobre o caso. A sede da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) fica localizada na margem da BR 415.

Observatório da UNB registra tremor de 3 graus do sudoeste da Bahia



Um tremor de terra assustou a população na madrugada desta sexta-feira (6), no Sudoeste do estado. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) registraram o tremor cidade de Iguaí, à 1h20. O abalo, de 3,16 graus na escala Richter, foi sentido ainda nos municípios de Firmino Alves, Nova Canaã, Itoróró e Ibicuí.

Segundo o coordenador de Ações Estratégicas da Sudec, Paulo Sérgio Menezes Luz, este foi o primeiro acidente do tipo registrado na região. Apesar de ser considerado de pequenas proporções, o tremor provocou rachaduras em pisos, paredes e queda de muros em algumas residências. Não houve vítimas.

Ainda de acordo com o coordenador, a causa mais provável do tremor foi a acomodação natural de terra, em virtude da falta de chuvas. “Como está chovendo pouco, os lençóis freáticos ficam menos preenchidos e a terra precisa se acomodar”, disse Paulo Menezes.

A Sudec não descarta a possibilidade de que novos tremores voltem a acontecer. No entanto, o órgão acredita que, havendo outros abalos, eles serão menores do que o sentido nesta sexta-feira. A superintendência informou ainda que está trabalhando no sentido de tranquilizar a população das cidades onde o pequeno terremoto foi sentido.

O maior tremor de terra já registrado no Brasil ocorreu em janeiro de 1955, em Mato Grosso, na Serra do Tombador. O terremoto alcançou 6,2 na escala Richter.

Pescadores encontram corpo em alto mar, pedem socorro ninguém aparece e corpo fica a deriva



Pescadores do povoado de Barra de Caravelas em Caravelas, procurou nossa equipe de reportagem para denunciar um fato ocorrido no dia de terça feira (03), em alto mar.

Segundo os homens, os mesmos avistaram um corpo boiando há alguns quilômetros da costa. Os pescadores informaram que após o achado, entraram em contato com diversos órgãos e  que ninguém apareceu para dar tirar o corpo da água.

Ainda segundo os homens, o corpo foi encontrado por volta das 08 horas da manhã, e os mesmos amarraram à embarcação e trouxeram para perto da costa, onde permaneceram até as 15 horas. Após diversas tentativas sem sucesso de acionar algum resgate, soltaram o corpo que haviam amarrado à embarcação.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Milton Borges, informou que recebeu a comunicação da polícia militar, e que os bombeiros militares atuam em situação de buscas para localizar o corpo, e que uma vez localizado, os trabalhos ficam a cargo do Departamento de Polícia Técnica, mas ainda assim, entrou em contato como o delegado Maderson Dias e colocou uma equipe a disposição para ajudar no resgate.

O comandante relatou ainda que o delegado dispensou a ajuda dos bombeiros alegando que já havia resolvido a situação. Nossa equipe tentou contato com o delegado, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno das ligações.

Os pescadores informaram que após desamarrarem o corpo, do sexo masculino trajando bermuda e camiseta, o mesmo, com o forte vento nordeste, foi levado provavelmente para a costa de Mucuri. O corpo, segundo os pescadores, estavam em adiantado estado de decomposição.

Homem desaparecido foi visto na casa dos assaltantes mortos em confronto com a PM




Teixeira de Freitas: Por volta das 19 horas desta quinta-feira 05 de Novembro familiares de Leonardo Pinto Coelho Vieira, compareceram à Delegacia para informar que o Leonardo saiu de casa (em Vereda) na última terça-feira (03), com destino à cidade Teixeira de Freitas dizendo que eu iria buscar um carro, que estava em uma oficina especializada em ar condicionado automotivo.

Desde então, o Leonardo não retornou para casa e seu celular encontra-se desligado. Na data de hoje, a família tomou conhecimento de que Leonardo teria sido visto na residência onde se encontrava os indivíduos Paulo Henrique e Adenilson, os quais morreram em confronto com a Polícia Militar de Teixeira de Freitas, na terça-feira (03), no Bairro São Lourenço.

A família procurou a proprietária do imóvel e a mesma disse que tinha visto rapaz branco, com as características do Leonardo, entrando na casa, mas, não sabe precisar quem era. A dona do imóvel forneceu a chave da casa e dentro do imóvel, a irmã do Leonardo encontrou um boné de cor azul e uma Bíblia, os quais a irmã afirma que estariam com o Leonardo.

Inclusive, a irmã disse que o referido boné estava com ela e foi trocado com o Leonardo no dia que ele veio para Teixeira. Até o fechamento desta reportagem, o Leonardo não havia dado sinal de vida e que o mesmo não tem costume de ficar sem ligar para a esposa e o filho./Liberdadenews

A “farra” das diárias, as viagens para Porto Velho, Curitiba e Gramado, o novelo e a titica de galinha



O prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, foi multado em R$ 25 mil e condenado a devolver R$ 297.033,40 aos cofres municipais, com recursos próprios, pela ausência de notas fiscais de diversos processos de pagamentos referentes a aquisições de passagens aéreas e rodoviárias, nos exercício de 2011 e 2012.

O relator do processo no Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Fernando Vita, determinou ainda a representação ao Ministério Público contra o gestor. Muitas das passagens tiveram como destino cidades como São Paulo, Porto Velho, Porto Alegre, Gramado e Curitiba – o que surpreendeu os conselheiros durante o julgamento.

A relatoria identificou que em 2011 a administração municipal gastou R$ 752.631,30 na compra de passagens aéreas e rodoviárias, tendo contratado os credores Viação Águia Branca S/A (R$ 526.352,83), Yamashita & Cia Ltda (R$ 158.694,71) e C E F Viagens e Turismo Ltda. (R$ 67.583,76), sem encaminhar para análise o procedimento licitatório. Além disso, não foram apresentadas notas fiscais equivalentes a R$ 84.663,59.

No exercício de 2012, as despesas com passagens alcançaram o montante de R$ 791.122,35, contemplando mais uma vez a Viação Águia Branca S/A (R$ 642.488,86) e a C E F Viagens e Turismo Ltda. (148.633,49).

O gestor também não enviou o procedimento licitatório quer seja a tomada de preços, dispensa ou inexigibilidade utilizado para contratação dos credores. No período, o valor total de R$ 212.369,81 também não foi comprovado por meio de notas fiscais.

As contas de 2012 estão para apreciação pública na Câmara de Itamaraju e nas próximas sessões devem ser votadas pelos vereadores. Para conseguiu contrariar o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, que opinou pela rejeição, a administração precisa de 2/3 da composição do Legislativo, ou seja, dez do quinze vereadores. /TCM)

Governador Rui Costa inicia a próxima semana no sul da Bahia



A próxima segunda-feira (9) do governador Rui Costa será dedicada aos municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia. As intervenções nas duas cidades passam por retomada de obras públicas paralisadas por questões judiciais e novas ações nas áreas de saúde, desenvolvimento, educação superior e infraestrutura. Também na agenda, a inauguração das instalações da Universidade Federal do Sul da Bahia (Unasul).

Entre os compromissos de agenda, Rui assina ordem de Serviço para construção da 1ª etapa do Hospital da Costa do Cacau com investimento de R$ 77,5 milhões e inaugura o Gasoduto Itabuna/Ilhéus com recursos da ordem de R$ 57 milhões.

Segundo o governador, já foram superados os entraves burocráticos e judiciais que impediam o andamento normal da construção da Barragem do Rio Colônia e da ponte do Pontal, em lhéus, que terá novo edital de Licitação. /TN

Após 80 anos fora da escola, idosa de 97 se emociona ao receber diploma nos EUA




Uma idosa de 97 anos se emocionou ao receber um diploma de honra de um colégio nos Estados Unidos, oito décadas depois de ser obrigada a deixar os estudos para ajudar sua família.

Margaret Thome Bekema conseguiu realizar o sonho de sua vida e se ver formada na última quinta-feira (29), em uma cerimônia na escola católica de Grand Rapids, em Michigan. Segundo informações do site 'Daily Mail', Margaret deveria ter se formado em 1936, mas teve que deixar o colégio no último ano para tomar conta de suas três irmãs mais novas.

A adolescente também teve que ajudar a mãe, que estava com câncer. "Eu tive que deixar a escla para tomar conta do minha família", disse a idosa ao 'MLive'. "Foi muito difícil, você não tem ideia de como foi.

Eu amava o colégio e tive que perder muitos amigos", relembrou. Durante a entrega do diploma, a idosa ficou bastante emocionada e agradeceu em meio às lágrimas. "Eu agradeço do fundo do meu coração", disse ao diretor Greg Deja.

'Nunca pensei que faria algo sem ela', diz Chimbinha ao gravar novo álbum



O novo álbum da banda Calypso começou a ser gravado na noite de terça-feira (3), em um estúdio da região central do Recife. O repertório ainda é mantido em segredo.

Em conversa com G1, Chimbinha afirmou que essa é uma nova fase na sua vida, uma que não imaginava que iria viver. "Estamos ainda vendo o repertório, entrando agora no estúdio para gravar o novo CD do Calypso. Essa é uma nova fase da minha carreira, da minha vida.

Nunca pensei que ia fazer algo da minha vida sem ela [Joelma]", contou, pouco antes de entrar para a gravação, que não pode ser acompanhada. O novo disco vem com a perspectiva de volta aos palcos, algo que o artista afirma sentir muita falta. O ritmo dos últimos 15 anos foi interrompido com a separação e posterior pedido de Joelma na Justiça para que ele não se apresentasse com a banda.

O último show com a Calypso e Joelma foi em Teresina (PI), quando ele saiu do palco após a ex-mulher se recusar a dançar. Sem entrar em detalhes, Chimbinha destacou que foi estranho ficar em casa aos finais de semana.

"Em 16 anos, ao menos uns dez foi trabalhando quase todos os dias. Você acostuma. Agora, ficar em casa no fim de semana é estranho. Acho que nem lembro direito quando tiramos férias nesse tempo", recorda.

A nova vocalista da banda, Thabáta, apresentada no último sábado (31), em Belém, também desembarca no Recife para as gravações durante essa semana. Joelma já anunciou que deixa a banda no final de dezembro deste ano. Chimbinha programa o primeiro show da Calypso com Thábata para janeiro de 2016.

CNT é contrária à paralisação de caminhoneiros prevista para o dia 9




A Confederação Nacional do Transportes (CNT) não apoia a paralisação nacional de caminhoneiros, prevista para acontecer na próxima segunda-feira, dia 9. Segundo o diretor da CNT, Vander Costa, a instituição não foi consultada em relação ao movimento, que sido organizado sem o apoio sindical.

“Essa paralisação não tem liderança sindicalizada, então não está na CNT. São pessoas que não estão satisfeitas com a situação e cobram as promessas feitas em fevereiro e que não foram cumpridas”, disse Costa.

A posição da CNT, afirmou, é de que as negociações dos trabalhadores com o governo devem prosseguir, antes de apostar numa mobilização desse tipo. “A paralisação seria a última das opções que, nesse momento, não é definida pela CNT.

Não está consolidada uma organização para deflagrar essa paralisação. Se parar hoje, não se sabe nem com quem se vai negociar”, comentou. Por meio de redes sociais, caminhoneiros tentam organizar a nova paralisação.

Os trabalhadores pedem redução no preço do diesel, anulação de multas referentes à paralisação anterior, ocorrida em fevereiro, e crédito com juros subsidiados. Por meio de uma nota distribuída pela internet no último domingo o chamado “Comando Nacional do Transporte”, que se declara independente de sindicatos, afirma que a manifestação tem apoio do Movimento Brasil Livre e do Vem Pra Rua. A página do grupo no Facebook tem mais de 26 mil seguidores.

Filho de Lula Luís Cláudio Lula da Silva depõe à PF na Zelotes



O filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luís Cláudio Lula da Silva, prestou depoimento nesta quarta-feira (4) à Polícia Federal em Brasília. A informação foi dada pelo advogado de Luís Cláudio, Cristiano Zanin Martins, e confirmada pela PF. Inicialmente, a previsão era que o depoimento fosse prestado na quinta-feira (5) em São Paulo.

O filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luís Cláudio Lula da Silva, prestou depoimento nesta quarta-feira (4) à Polícia Federal em Brasília. A informação foi dada pelo advogado de Luís Cláudio, Cristiano Zanin Martins, e confirmada pela PF. Inicialmente, a previsão era que o depoimento fosse prestado na quinta-feira (5) em São Paulo.

Três empresas de Luís Cláudio foram alvo de ações de busca e apreensão no final de outubro na Operação Zelotes, que investiga fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda.

Segundo as investigações, a LFT, de Luís Cláudio, recebeu pagamentos do escritório Marcondes e Mautoni, investigado por ter atuado de forma supostamente ilegal pela aprovação da MP 471, que beneficiou o setor automotivo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Vídeo: Uldurico Junior denuncia violência na região e fechamento dos postos da PRF de Itamaraju e Porto Seguro





O deputado federal Uldurico Junior (PTC), que obteve a grande maioria dos seus votos no extremo sul, fez um pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, dia 4 de novembro, em que denunciou os índicos de violência na região e fez duras críticas ao governo federal, especialmente sobre a carga tributária brasileira e a possibilidade da criação de novos impostos, como a CPMF.

Ainda durante sua fala, transmitida para todo o pais pela TV Câmara, Junior falou sobre a possibilidade de fechamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital AMES de Eunápolis, por falta de credenciamento ao SUS e denunciou o fechamento dos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Itamaraju e Porto Seguro, supostamente por falta de efetivo./TN

Suposto uso político de rádio causa briga entre vereador e radialista

Suposto uso político de rádio causa briga entre vereador de Salvador e radialista Lucas Bocão

O radialista Lucas Bocão, da cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado, acusou o líder do governo na Câmara de Vereadores de Salvador, Joceval Rodrigues (PPS), de se unir com o prefeito do município, João Bosco (PT), para intimidá-lo e ameaçá-lo.

“Ele saiu de Salvador com seguranças e dois advogados usando a estrutura da Câmara de Vereadores de Salvador. Está envolvido num processo para prejudicar o deputado federal Uldurico Júnior (PTC), do qual ele é suplente”, contou Lucas, que é apresentador na Rádio Cidade, de Teixeira de Freitas, em participação na Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (4).

O processo diz respeito a uma suposta utilização da família Pinto, à qual pertence Uldurico, de meios de comunicação para chegar e se manter no poder. Em contato com o Metro1, Joceval Rodrigues afirmou que está na cidade de Eunápolis, participando de uma audiência pública, e negou que tenha se utilizado do poder público para intimidar alguém.

Segundo ele, o que existe é um processo entre as duas partes, cujos custos judiciais são pagos pelo próprio Joceval. “Eu sou protegido pelo Espírito Santo e esses seguranças e advogados estão sendo pagos por mim, não estou utilizando a estrutura da Câmara.

Sobre o processo, prefiro não falar”, disse. Depois, em participação na Metrópole, Joceval afirmou que a discussão vai se prender ao âmbito judicial. "Não sei o que ele fala de [ter levado] seguranças. Estou falando de recursos pessoais. Não estive na presença de segurança e não coagi ninguém.


Acho que, quando uma pessoa tem um processo tramitando na Justiça, é a Justiça que decide. Estou requerendo meus direitos, não adianta degradar minha imagem", falou

Aneel prevê fim da bandeira vermelha em abril de 2016


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) espera retirar as bandeiras vermelhas da conta de luz em abril ou maio do ano que vem, disse ontem o diretor Tiago de Barros Correia.

Segundo ele, inclusive, é possível que a conta de luz passe diretamente para a bandeira verde, sem a cobrança adicional de valores na tarifa.

“Se chegarmos a maio com um bom nível nos reservatórios, não vamos precisar manter as (usinas) térmicas acionadas”, justificou. Usada desde janeiro, a bandeira vermelha significa uma cobrança extra de R$ 4,50 por cada 100 kWh consumido.

Registros de câncer de próstata estão em alta na Bahia




De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a estimativa é de que, este ano, 3.450 novos casos de câncer de próstata sejam detectados em todo o estado da Bahia, sendo aproximadamente 25% aqui em Salvador.

Ainda segundo o órgão de saúde, o número de internações na rede pública estadual foi maior, em 2014, na faixa etária entre os 60 e 69 anos, quando 910 homens precisaram de internação. Até agosto deste ano, o mesmo grupo ainda se mantém à frente, com 603.

Já a nível Brasil, são feitos quase 70 mil diagnósticos da doença, por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Para tentar diminuir esses números, conscientizando os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, entidades médicas em todo mundo iniciam neste mês uma campanha chamada Novembro Azul, cujo ápice se dará no dia 17, que se comemora o Dia Mundial de Combate ao câncer de próstata.

No país, a campanha foi lançada no dia 1º e, durante todo o mês de novembro, especialistas da SBU farão palestras em todo o país. Na capital baiana, ações também serão feitas em alguns bairros onde homens com idade a partir de 45 anos terão consultas com especialistas de áreas como urologia e clínica geral, além de realizar exames como ultrassom e glicemia.

De acordo com o urologista, Antônio Luis Guimarães, apesar de haver crescimento no número de casos, os homens estão cada vez mais conscientes e há uma elevação na procura pelos especialistas. “O fato de a população estar envelhecendo mais rápido e alguns pacientes estarem perdendo a vergonha já ajuda.

No entanto, há ainda um certo tabu e relutância, principalmente quando certas pessoas não têm o devido esclarecimento”, disse. Não há uma idade específica para que o paciente venha a desenvolver o câncer de próstata, mas Guimarães citou que o pico de incidência geralmente é em homens com 60 anos ou mais, sendo muito raro acontecer em pessoas com idade inferior a 40 anos. “A partir dos 45 já recomendamos que ele procure um especialista pelo menos uma vez por ano para se prevenir.

O médico, durante os exames, vai alertar se ele deve visitar o consultório mais vezes”, salientou. Dentre os principais sintomas citados pelo urologista para quem pode vir a ter câncer de próstata estão o aumento na frequência urinária, o esvaziamento, além do notar a presença de sangue na urina.

Motociclista morre ao bater em caminhão no Prado



O acidente aconteceu no início da noite desta quarta-feira, 4 de novembro, na BA 489 que liga Itamaraju ao município de Prado.

De acordo com as primeiras informações, Wilians Roque dos Santos de 30 anos conduzia uma motocicleta modelo Biz, com placa JLL 7156, licenciada em Itamaraju, quando bateu contra um caminhão placas MQN 2564 de Boa Esperança – Espírito Santo, próximo a entrada de Guarani, distrito de Prado.


Com o impacto da colisão, o motociclista foi arremessado e morreu na hora. O corpo foi removido para exames de necropsia no Instituto Médico Legal de Itamaraju./sulbahianews

Resultado Operação Finados 2015. Redução de acidentes e feridos na Bahia



A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia encerrou à meia-noite de ontem (02/11) a Operação Finados 2015. Desenvolvida com ações preventivas, concomitantemente às ações tradicionais de fiscalização de trânsito e combate à criminalidade, a PRF na Bahia desenvolveu a Operação considerando análises de dados estatísticos desse feriado prolongado, com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente.

Durante os quatro dias desta Operação, a PRF fiscalizou 7.851 veículos e 8.490 pessoas que foram abordadas e identificadas. Apesar de todo o trabalho, a PRF ainda flagrou e autuou diversos condutores irresponsáveis ou agindo com imprudência nas rodovias federais do estado, sendo extraídas um total de 1.868 autuações.

Dentre as ações educativas, o Cinema Rodoviário desenvolveu ações nas rodovias federais, através de vídeos educativos e palestras, orientando 1.818 pessoas a terem uma postura defensiva em relação ao trânsito, principalmente quanto à direção segura, na fiscalização de excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança e envolvendo motocicletas e/ou ciclomotores.

PRF X Embriaguez no Trânsito – Lei Seca: A PRF intensificou a fiscalização quanto ao uso de bebida alcoólica na direção de veículos automotores. Apesar de todo este trabalho e das campanhas realizadas, alguns condutores ainda abusaram da bebida.

Este ano, durante a Operação Finados, destaca-se a Operação Rota Segura com foco na fiscalização e combate ao uso de bebidas alcoólicas pelos condutores. No total, nos quatro dias desta operação, foram realizados 3.135 testes com etilômetro, 60 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40.

Dos flagrados, 10 condutores foram encaminhados para as respectivas delegacias de polícia judiciária, correspondentes ao local onde o crime foi constatado, por crime de embriaguez no trânsito (artigos 165 e 306 do CTB, além da lei 11.705/2008 e Lei 12.760/2012).

A Operação transcorreu com reforço de policiais, viaturas táticas, equipes de operações especiais e motopoliciamento em combate à criminalidade, que desenvolveram ações de fiscalização e evitaram ações de criminosos em todo o estado.

Somente nesses quatro dias de operação, durante as abordagens policiais, a PRF encaminhou às respectivas delegacias de polícia judiciária, 21 pessoas, por crimes que variaram desde mandado de prisão em aberto, posse de veículos roubados, crimes de trânsito, porte ilegal de  drogas, crimes ambientais  etc.

As principais ocorrências flagradas pela PRF em todo o estado, poderão ser acompanhadas na página da PRF na Bahia (www.facebook.com/BahiaPRF191), com destaque para o primeiro ano depois da majoração da Lei das Ultrapassagens.

Em vigor desde 1º de novembro de 2014, a Lei 12.971/2014, modificou 11 dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aumentando o rigor e o endurecimento das penalidades relativas às ultrapassagens irregulares nas rodovias de todo o país. Vale ressaltar que essas condutas imprudentes são responsáveis pela maioria dos acidentes em que centenas de pessoas perdem suas vidas ou sofrem lesões graves e/ou incapacitantes todos os anos no trânsito brasileiro.

A tabela a seguir apresenta o levantamento aqui na Bahia, com dados extraídos a partir de acidentes cuja causa presumível tenha sido a ultrapassagem irregular ou indevida, considerando um ano antes (31/10/2013 a 31/10/2014) e um depois (01/11/2014 a 19/10/2015) da nova lei entrar em vigor.

Análise dos acidentes e resultados preliminares demonstram redução de 44,47% em números de acidentes, queda de 25,19% em quantidade de pessoas que ficaram feridas e um aumento de 7,24% em número de pessoas que morreram em todo estado, comparando-se ao mesmo período de 2014.

Segue abaixo tabela que apresenta os números absolutos e relativos à frota para acidentes, feridos e mortos nas rodovias federais da Bahia. Os indicadores relativos utilizados pela PRF levam em consideração, além dos números absolutos de acidentes graves, feridos graves e mortos, a evolução da frota veicular nacional, que já ultrapassa a casa dos 89 milhões de veículos.

Durante a Operação Finados 2015, foram registrados preliminarmente, em números absolutos, 60 acidentes, que deixaram 62 feridos e 9 mortos. O que representa uma redução de 41,7% na quantidade de acidentes, diminuição de 21,5% em quantidade de feridos e aumento de 12,5% de vítimas fatais nas rodovias federais que cortam a Bahia.

Em uma análise dos acidentes gravíssimos, em que ocorreram mortes, observa-se que sete acidentes foram responsáveis pelas nove vidas ceifadas durante estes quatro dias da Operação. Sendo que as colisões frontais foram responsáveis por quatro mortes, em dois acidentes. Em saídas de pista, ocorreram mais duas mortes, em dois acidentes.

Seguidas por colisão traseira, transversal e com bicicleta, cada um com uma morte, em um acidente de cada tipo. Ressalta-se que a maioria destes acidentes, são comumente atribuídos ao excesso de velocidade, falta de atenção e/ou às ultrapassagens arriscadas. Estes acidentes ocorreram nas BR 324, 101, 420, 116.

Veja como ficará o tempo em Jucuruçu




Quinta, 05/11
 05h01
 17h48
Sol com algumas nuvens. Não chove.

manhã

tarde

noite
 31°C
 17°C
 0%
 0mm
 NNE
 32 %
Sexta, 06/11
 05h01
 17h48
Sol com algumas nuvens. Não chove.

manhã

tarde

noite
 32°C
 18°C
 0%
 0mm
 NNE
 32 %
Sábado, 07/11
 05h00
 17h48
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

manhã

tarde

noite
 26°C
 19°C
 60%
 7mm
 E
 45 %
Domingo, 08/11
 05h00
 17h49
Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

manhã

tarde

noite
 27°C
 18°C
 60%
 7mm
 ENE
 33 %
Segunda, 09/11
 05h00
 17h49
Sol com algumas nuvens. Não chove.

manhã

tarde

noite
 27°C
 17°C
 0%
 0mm
 ENE
 44 %
Terça, 10/11
 05h00
 17h50
Sol com algumas nuvens. Não chove.

manhã

tarde

noite
 27°C
 18°C
 0%
 0mm
 NE
 50 %

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.