Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 28 de maio de 2016

O sonho da casa própria vira pesadelo em Vereda




Unidades habitacionais do Programa Minha casa Minha Vida são ocupadas por populares

O programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com estados, municípios e entidades sem fins lucrativos. O programa tem realizado o sonho de muitos brasileiros, milhares de famílias foram e ainda serão beneficiadas com a casa própria.

As famílias são cadastradas e escolhidas com base em critérios estabelecidos pelo Governo Federal, conforme portaria 595/13 do Ministério das cidades. Conforme a legislação vigente que regulamenta o programa é de responsabilidade do município o cadastro, a fiscalização a observância dos critérios na escolha das famílias beneficiadas.

Os dados cadastrais devem conter as informações necessárias para que possam ser aplicados os critérios de elegibilidade, hierarquização e seleção dos beneficiários.


Critérios esses que , segundo os moradores de Vereda, não foram aplicados na seleção das famílias selecionadas no município. Revoltados alguns cidadãos ocuparam as unidades habitacionais, alegando que os beneficiários “escolhidos”pela administração municipal,não se encaixam no perfil. A população cobra seriedade e transparência no processo de seleção.

A situação é delicada,de um lado as famílias que ocuparam os imóveis explicam que não têm para onde ir e precisam do imóvel para viver com dignidade, são famílias carentes em situação de vulnerabilidade social;de outro,beneficiários selecionados não receberam os imóveis e aguardam uma solução por parte do poder público.

A irregularidade salta aos olhos, além da ocupação irregular, algumas unidades estão sendo ampliadas, e nenhuma providência está sendo tomada pelos responsáveis.




A situação é consequência da inércia e a procrastinação da administração municipal que se isenta da responsabilidade de gerir e fiscalizar a coisa pública; a população aguarda uma solução por parte da prefeitura, ou a quem mais couber interferir nessa situação absurda./tirabanha

Luto oficial: morre homem que batizou Teixeira de Freitas



A Prefeitura de Teixeira de Freitas decreta luto oficial de três dias em homenagem ao homem que batizou o município.   Miguel Geraldo Farias Pires faleceu nesta sexta-feira, 27. Carinhosamente chamado de “Bidu”, era morador da cidade litorânea de Prado, onde foi sepultado na manhã de hoje, 28.

Ex-chefe das agências de estatísticas de Alcobaça, em 1957, cumpriu determinação da Inspetoria do IBGE e solicitou da Prefeitura e Câmara de Alcobaça que fizesse homenagem póstuma ao estatístico baiano criador do IBGE, dando o seu nome ao então Povoado de São José de Itanhém. A ideia foi logo acatada pelo Legislativo e Executivo.

A Prefeitura de Teixeira de Freitas, representada pelo prefeito doutor João Bosco, reconhece a importância histórica do senhor Miguel Geraldo Farias para a história do município e declara solidariedade aos parentes e amigos.

Numa conta de rede social, a filha Maria D’Ajuda desabafou. “Hoje Deus está acolhendo o meu grande herói, meu exemplo, meu tudo! Saudades Pai e tenha certeza do seu dever cumprido. Vc foi o maior exemplo de hombridade, dignidade, humildade, pai, guerreiro. Um caráter impecável! Te amarei sempre! Vá em paz e que Deus esteja te acolhendo (sic)”. 

Ainda na postagem, Maria D’Ajuda fez menção ao município de Teixeira de Freitas. “um agradecimento a todos os amigos de Santa Maria, Teixeira de Freitas e Prado pelo carinho dispensado”.

Do município de Teixeira de Freitas: Em 15 de novembro de 1984, foi realizado o plebiscito onde os moradores do povoado de Teixeira de Freitas, então, dividida pela Avenida Castelo Branco, entre Caravelas e Alcobaça, escolheram não depender mais das sedes. Em 9 de maio de 1985, finalmente o ato da emancipação. Até hoje a data é lembrada e comemorada.

Antes do batismo oficial e definitivo, o povoado de São José de Itanhém atendeu por inúmeros apelidos como Arrepiado, Mandiocal, Perna Aberta, Tira-banha, Comércio dos pretos, Vila Vargas...

O estatístico do IBGE: Mário Augusto Teixeira de Freitas nasceu em São Francisco do Conde, Bahia, em 31 de março de 1890. Ingressou, em 1908, na Diretoria Geral de Estatística do Ministério da Agricultura, Viação e Obras Públicas, onde promoveu pesquisas estatísticas, até então inéditas no país. Graduou-se no Curso de Direito, em 1911 e seu maior legado foi a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística./sulbahianews

Três meses depois de acidente, vereador morre no HMTF



O vereador de Mucuri, Vilson Luiz Martins, mais conhecido como “Nego da Embasa” morreu na manhã deste sábado, 28 de maio, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Vilson sofreu um grave acidente automobilístico no dia 6 de fevereiro, numa estrada vacinal entre Mucuri e Nova Viçosa, a vítima viajava com sua esposa quando perdeu o controle da direção e capotou.

A mulher não teve ferimentos graves, já o vereador se queixava de não sentir as pernas, ambos foram socorridos por uma unidade do Samu e levados para a unidade hospitalar local.


Devido a gravidade, Vilson foi transferido para a unidade hospitalar de Teixeira de Freitas e os primeiros diagnósticos é que ele teria fraturado a coluna e ficado paraplégico.


Seu estado de saúde se agravou e ele foi internado na unidade intensiva, mas não resistiu e morreu. Até o momento não há mais informações do que poderia ter agravado em seu quadro de saúde.

O corpo foi removido para o IML (Instituto Médico Legal) para exames de necropsia./sulbahianews

Video: Por ciúmes da família, jovem mata filho de um mês



O crime aconteceu na tarde da última quinta-feira, 26 de maio, na Fazenda Boi Bom, zona rural de Itapetinga. Camila dos Santos Nascimento de 18 anos, matou seu filho de um mês com uma facada no peito.

A crueldade chocou toda a população. Segundo a Polícia, o corpo do pequeno Adriano dos Santos foi encontrado dentro de um berço em um dos quartos da casa, com uma perfuração de aproximadamente 15 centímetros.

O pai da criança estava trabalhando quando o crime aconteceu e para convencer a família, Camila pensou nos mínimos detalhes, porém populares desconfiados acionaram a Polícia e a jovem foi levada para a delegacia local como a principal suspeita.



Sem saída, na presença da Polícia, Camila confessou o crime e em detalhes ela contou como planejou a execução. Em depoimento, a jovem disse que aproveitou que o marido estava trabalhando e pegou a criança, levou para o banheiro onde enfiou a faca no lado esquerdo do peito do bebê.

Sem remorso, Camila disse que viu o bebê agonizando até a morte e depois deu banho no filho, colocou a frauda, vestiu a roupa e o colocou de volta no berço, depois pegou a faca e jogou no quintal da casa e saiu.

A moça esperou alguns minutos e retornou para a casa, onde fingiu desespero. Toda a vizinhança foi ver o que tinha acontecido e mandaram chamar o pai da criança. Camila ainda contou que depois que os vizinhos saíram da sua casa, ela pegou a faca no quintal e jogou em um local mais longe para ninguém ver.

Adriano era filho único do casal, a alegria da família e principalmente dos tios, “os irmãos do meu marido dava mais atenção a ele do que a mim, eu fiquei com ciúmes e matei”.

Com a perícia, a Polícia encontrou a faca usada no crime, que Camila disse ter pegado de um vaqueiro. O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista para exames de necropsia.


A assassina permanece presa a disposição da justiça, o delegado responsável pelo caso afirmou que a moça será submetida a exames psicológicos e depois encaminhada para o presídio./IR

Mulher tenta matar outra após bebedeira e discussão em Medeiros Neto



Na tarde desta sexta-feira (27), por volta das 17h. A Central de Operações da Policia Militar de Medeiros Neto, registrou uma tentativa de homicídio na Rua da Feira, próximo ao mercado municipal.


De acordo com informações nos repassadas pela policia, dão conta que a tentativa de homicídio aconteceu após uma bebedeira e as duas mulheres se entranharam, começaram uma discussão, entraram em via de fato, e Maria Hildete dos Santos Lacerda, 40 anos, artesã, natural de Medeiros Neto, moradora do bairro Portelinha, pegou uma faca e desferiu cutiladas em Diana de Souza, 32 anos, natural de Palmópolis (MG), sendo atingida no braço direito.


A vitima foi não precisou de atendimento médico. Os policiais conduziram Maria Hildete até a Delegacia de Plantão, para ser apresentada ao delegado titular Dr. Sanney Taquetti Simões, que tomara as devidas providencias dentro da lei. Ela poderá responder por lesão corporal./medeirosdiadia

Homem é executado com seis tiros no povoado do Queimado, zona rural de Porto Seguro.



Um homem foi assassinado a tiros no início da manhã desta sexta-feira (27), em frente a um cemitério na estrada que liga Itabela ao Povoado do Queimado, interior do Município de Porto Seguro.

Segundo informações de populares, a vítima identificada por Adilson conhecido por “tatinha” de 19 anos, teria vindo ao povoado do “queimado” por volta das 10h, para comparar gasolina e voltava em uma motocicleta  sentido  a propriedade rural, onde estava trabalhando na colheita de café.

No caminho ele foi interceptado por 4 elementos em duas motos ainda não identificados e foi morto com seis tiros na cabeça. Segundo um morador da localidade, pelos  sinais dos ferimentos na cabeça da vítima, os tiros parece ter saído de  uma arma do tipo pistola.

O trabalhador aparentando de 19 anos  que estava carregando  uma mochila nas costas no momento do crime morreu encima da motocicleta, o que fica evidente que a vitima não teve tempo se quer de descer  do veiculo.

Um morador da região que passava pelo local viu o ocorrido e avisou a polícia em Itabela. Até o fechamento da matéria ninguém soube informar  a motivação do crime.

O corpo de Adilson foi removido para o IML - Instituto Médico Legal em Porto Seguro./GN



Itapetinga: Mãe dá facada e mata filho de um mês



Um crime chocou Itapetinga, na Bahia. Um bebê de um mês e oito dias foi morto com um golpe de faca no peito pela própria mãe, de 18 anos. De acordo com o Blog do Anderson, o crime aconteceu na quinta-feira (26), na fazenda Boi Bom, região conhecida como Cavalo Preto. Segundo a Polícia Civil, o corpo da criança foi encontrado no berço com uma perfuração profunda no peito, fechada com fita adesiva.



A mãe da criança, que não teve o nome revelado, foi presa em flagrante suspeita de cometer o crime.  O delegado responsável pelo caso, José Robson Oliveira Santos, diz que a mulher inicialmente tentou negar à polícia ter cometido o crime. “Ela disse que alguém entrou pelo fundo e simulou a situação. Ela foi para a casa da vizinha depois do crime. Ela tentou esse álibi para não ser descoberta”, informa o delegado.


Porém, quando a Polícia Técnica foi ao local, encontrou uma fralda ensanguentada e uma faca com sangue em um matagal nos arredores da residência. “A perícia também não encontrou sinais de invasão na casa. Ela acabou confessando o crime. Ela alega que foi ciúmes da criança, dos familiares e do esposo darem mais atenção à criança que a ela”, afirma o delegado. O corpo do bebê foi levado ao Departamento de Polícia Técnica para necropsia. A mãe continua detida no Complexo Policial de Itapetinga./Blog do Anderson

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.