Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 6 de maio de 2017

Polícia Civil prende acusado de ter estuprado menor de 07 anos em Itamaraju




Itamaraju: A Polícia Civil de Itamaraju realizou nesta sexta-feira, 05 de maio, uma operação de cumprimento de Mandado de Prisão e Mandado de Busca e Apreensão em desfavor de Paulo Bruno Marinho.

Os Policiais Civis do SI de Itamaraju, sob o comando da Delegada Titular de Itamaraju Rosângela Santos de Sousa, com apoio do Promotor Tarcízio Roblei França e da Policia Militar, saíram em diligência visando ao cumprimento dos mandados.


Paulo Bruno Marinho, morador da Rua Manoel Elias Ribeiro, Centro de Itamaraju, é acusado de ter abusado sexualmente de uma menor.

O crime aconteceu há 2 anos, quando a menor tinha 7 anos de idade. O Mandado de Prisão e Busca e Apreensão, foi expedido pelo Juiz Criminal Dr. Rodrigo Quadros de Carvalho.

No mandado de busca e apreensão o juiz autoriza a apreensão de celulares, notebook, tabletes, e até imagens de câmeras de circuito de vídeo para a investigação de crimes relacionados à pedofilia.


Logo após ser preso, Paulo Bruno Marinho, foi conduzido à carceragem da Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL), onde permanece à disposição da Justiça.

Marcha da Maconha expõe reivindicações nas ruas de São Paulo


Resultado de imagem para Maconha


Milhares de pessoas se reuniram na tarde de hoje (6) na Avenida Paulista, região central de São Paulo, durante a Marcha da Maconha. Os ativistas saíram às ruas pelo fim da guerra às drogas e em defesa da legalização.

O ato - que ocorre desde 2008 - este ano teve como lema “Quebrar correntes, plantar sementes”. O coletivo da Marcha da Maconha de São Paulo reivindicou “o direito ao plantio da maconha — e da liberdade — no lugar das correntes que seguem nos aprisionando. Nossa luta hoje é pela legalização da produção, distribuição e uso da planta no Brasil para seus mais variados fins. Mas não só! É também pelo fim de guerra às drogas em todo o globo terrestre!”, informa o coletivo em sua página numa rede social.

A Marcha da Maconha se organizou em blocos temáticos. A ativista do Coletivo DAR – Desentorpecendo a Razão, Gabriela Moncao, disse que os blocos visam qualificar o debate do fim da guerra às drogas. “A gente acha importante a legalização, acreditamos que todo mundo é afetado pela política proibicionista de drogas por várias formas e a marcha tenta trazer para a população os nossos argumentos pelo fim da guerra às drogas” afirmou.

O representante da Associação Cultural Cannabica de São Paulo (ACuCa), Rodrigo Martins, disse que a marcha chama a atenção para a liberdade de escolha. “Com a marcha, a gente reivindica nosso direito de usar nossos corpos da maneira que a gente quiser. Esperamos conseguir a tão almejada legalização da maconha e a descriminalização das outras drogas também”. Para ele, a marcha serve ainda desmitificar preconceitos. “A marcha é para chamar atenção também da população para o descaso que é feito com todos os tipos de usuários, mas principalmente os negros, pobres e periféricos, que são os que mais sofrem com a guerra às drogas”.

A concentração ocorreu no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Por volta das 16h30, o grupo iniciou uma passeata pela Avenida Paulista, no sentido Brigadeiro, indo pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio e seguiu em direção à Praça da Sé. Durante a caminhada, o trânsito foi bloqueado ao longo do trajeto em um sentido da via.

Bloco Medicinal defende uso controlado

Na comissão de frente da Marcha estava o Bloco Medicinal, que defende o uso controlado da maconha como remédio. O abastecedor de aeronaves Gabriel Alcides Castelo de Oliveira esteve pela primeira vez na marcha. O filho dele, de 6 anos, tem microcefalia, paralisia cerebral e epilepsia e faz uso de maconha medicinal há três anos.

Ele ainda importa a substância extraída da planta para fazer o uso e luta pela liberação no Brasil. “Meu filho teve ganhos muito bons em qualidade de vida, ele começou a ir para a escola e a epilepsia está controlada devido ao uso medicinal da maconha”. Ele e a família participaram da marcha e esperam que o uso medicinal seja autorizado. "A gente espera que cada vez mais famílias e vidas sejam resgatadas através da maconha de uso medicinal, estamos aqui para espalhar a informação", acrescenta.


O projeto Respire, que trabalha em contexto de festas com pessoas que usam drogas, também esteve na marcha. O coordenador do projeto, Gabriel Pedrosa, explica que o grupo trabalha com informações e estratégias de cuidados e redução de danos no uso das drogas. “A gente entende que a maior redução de danos é a informação, a pessoa bem informada vai ter uma capacidade de tomar uma decisão com maior conhecimento”.

Segurança é encontrado morto e com cabeça esmagada dentro de obras abandonada no fundo da UPA




Teixeira de Freitas: No início da tarde deste sábado, 06 de maio, a Central de Polícia Militar foi acionada e informada por populares da existência de um corpo com sinais de violência, dentro das obras abandonadas do conhecido "Hospital dos Pintos", localizado na  Rua Visconde de Cayru, no Bairro Jardim Liberdade, no fundo da sede da 8ª COORPIN. Então, uma guarnição do 1° Pelotão se deslocou até o local, onde confirmou a informação, preservou o local e acionou a Polícia Civil.


A delegada Maria Luíza Ribeiro, juntamente com o investigador Jairo, esteve no local, onde realizou o levantamento cadavérico. A vítima foi encontrada com o rosto completamente desfigurado, possivelmente por golpes de pedras ou pedaços de madeira. A delegada solicitou perícia e o Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, liderado pelos peritos Bruno Mello e Pedro Paulo, esteve no local, onde realizou os trabalhos periciais.


Durante a perícia foi encontrado uma carteira contendo documentos em nome de Darllamyson Trindade de Souza, 27 anos de idade. Segundo populares presentes no local, falaram que a vítima seria segurança do CEPROG, e outros disseram que ele trabalha no INSS. Segundo o perito, a vítima foi morta a golpes de pedra, e sofreu traumatismo craniano, e possivelmente, o crime ocorreu nesta sexta-feira. O perito finalizou os trabalhos e a delegada então autorizou remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas.



No local, ninguém soube dizer o que houve, e nem passou nenhuma informação acerca do caso. A delegada instaurou inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime. A delegada irá aguardar a presença de familiares para saber algumas informações anteriores à localização do corpo da vítima./Liberdadenews

Incomodado com concorrência, empresário mata ex-sócio em Arraial, diz polícia





Os homens apontados como assassinos do empresário paulista Leandro Reis Duque, 31 anos, foram apresentados pela Polícia Civil de Porto seguro na manhã desta sexta-feira (05). O crime teria sido motivado por concorrência nos negócios. Leandro estava desaparecido desde o dia 27 de fevereiro deste ano.

O empresário mineiro José Cláudio Ferreira (ex-sócio da vítima), de 46 anos e o trabalhador rural Sérgio Santos Menezes, de 18, confessaram o crime ao delegado que coordena as investigações, Sinézio Vieira. 

Os acusados foram presos na quarta-feira (03), no município mineiro de Santa Maria do Suaçuí.  “Eles foram aborddaos em uma blitz da polícia mineira e questionados sobre uma motosserra que transportavam no carro.

Quando os policiais mineiros foram consultar a plataforma do SINESP descobriram que os dois estavam sendo procurados na Bahia”, destacou o coordenador da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (23ª Coorpin), Moisés Damasceno. 

O motosserra encontrado com a dupla estava no carro de Leandro, no dia que ele desapareceu, segundo a polícia. José Cláudio e Sérgio já estavam sendo procurados pela Polícia Civil de Porto Seguro como prováveis autores do crime. “Chegamos aos dois através das investigações, ouvindo os familiares da vítima e através de escutas telefônicas.

Quando fomos atrás deles aqui em Porto Seguro soubemos que haviam viajado e tivemos certeza que tinham envolvimento com o crime”, destacou Moisés Damasceno. O CRIME – Segundo o delegado Sinézio, José Cláudio havia sido sócio de Leandro em uma usina de concreto, mas os dois acabaram se desentendendo e Leandro decidiu abrir sua própria usina. “Os dois se conheceram em São Paulo e José Cláudio resolveu vir para Arraial d’Ajuda abrir uma empresa. 

Leandro veio depois e entrou como sócio, mas depois ele decidiu abrir sua própria usina”, contou. Leandro estava há nove meses em Arraial d’Ajuda, quando despareceu em fevereiro deste ano. O empresário mineiro José Cláudio contou ao delegado que Leandro estava atrapalhando os seus negócios e decidiu então mata-lo. “José Cláudio convidou o amigo Sérgio para ajudá-lo no crime”, relatou o delegado. 

De acordo com o delegado, Sérgio ligou para a vítima e disse que gostaria de contratar um serviço de 150 metros de concreto. Com esta proposta de negócios Leandro foi atraído até Coqueiro Alto, um vilarejo na estrada Arraial d'Ajuda – Trancoso, onde a vítima foi assassinada. “Sergio ia à frente numa moto e Leandro inocentemente o seguiu.

Quando chegaram ao local marcado, José Cláudio os aguardava e fez um disparo que atingiu a vítima, que ainda estava dentro do carro, no pescoço”, contou Sinézio. 

Após o crime os acusados enterraram a vítima em uma cova rasa a 15 metros do local do assassinato e queimaram seu carro. O corpo do empresário paulista foi encontrado na tarde de quinta-feira (04), no local apontado pelos acusados, em Coqueiro Alto.

VERSÃO DOS ACUSADOS - O trabalhador rural Sérgio Santos Menezes disse que decidiu ajudar no crime porque é muito amigo de José Claudio. “Sou muito amigo dele e ele me chamou e decidi ajudar. Ajudei a esconder o corpo”, contou o acusado. 

Ele também foi responsável por atrair a vítima até o local do crime, destacou o delegado Sinézio, revelando ainda que José Cláudio teria prometido uma moto a Sérgio caso ele lhe ajudasse a matar Leandro. 

O empresário mineiro não quis dar sua versão do crime. Durante a sua apresentação à imprensa, ele ficou todo tempo virado para a parede e não quis dar entrevista. Segundo Moisés Damasceno, os dois responderão por homicídio.

VELÓRIO EM CAMPINAS  – O advogado Veronilson Junior foi designado pela família de Leandro, que está em São Paulo, para acompanhar as investigações em Porto Seguro. Ele disse que a família quer acompanhar toda a investigação para ter certeza que os acusados ficarão presos. 


Veronilson disse que os familiares do empresário paulista ajudaram nas investigações e que inclusive levantaram a suspeita de envolvimento do ex-sócio, apesar da família não ter conhecimento de nenhuma desavença entre os ex-sócios. “Estamos só aguardando a liberação do corpo de Leandro para fazer o translado para Campinas, onde será o enterro”, destacou o advogado./Radar64

Timóteo parabeniza Teixeira pelos seus 32 anos; primeiro prefeito



A imagem pode conter: 1 pessoa, terno e texto


O prefeito Timóteo Brito (PSD) divulgou nesta sexta-feira, 5 de maio, uma mensagem em que parabeniza o município de Teixeira de Freitas pelos seus 32 anos de emancipação política.

“Uma grande cidade se faz com uma grande história”, destaca o Timóteo que foi o primeiro prefeito de Teixeira de Freitas e está pela terceira vez, a frente do Executivo local.

Teixeira de Freitas completa 32 anos no dia 9 de maio, mas inicia as comemorações nesta sexta-feira, 5 de maio com a tradicional Festa da Cidade que vai até o domingo, 7.

Por conta da grande movimentação do evento e questões ligadas ao comércio, o feriado que seria na terça-feira, foi antecipado para a segunda, dia 8./sulbahianews

29 anos: Aniversário de Eunápolis será comemorado em grande estilo


Resultado de imagem para Eunápolis

Com ato cívico, inauguração, lazer, esporte, cultura e serviços das secretarias municipais e parceiros como SESI, Veracel, CDL, entre outros, os 29 anos de emancipação político/administrativa de Eunápolis será comemorado em grande estilo pela Prefeitura Municipal.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Larissa Oliveira, a Prefeitura de Eunápolis montará a Feira da Cidadania na Praça da Bandeira e a programação oficial terá início às 07h30min com o ato cívico de hasteamento das bandeiras. “Nossa programação na Praça seguirá por todo o dia com diversas atividades da Feira de Cidadania, encerrando-se às 20h com o Festival Canta Eunápolis”, explicou a secretária, coordenadora da Feira da Cidadania.

Feira da Cidadania – Após o ato cívico, será dada a largada ao tradicional Passeio Ciclístico do Rotary Club. Às 08h20min o prefeito Robério Oliveira abre oficialmente a Feira da Cidadania que contará com diversas atividades de esporte, brinquedos para crianças, feira das margaridas com venda de alimentos orgânicos e artesanatos, aula funcional, massoterapia, vacinação, aferição de pressão, ônibus com atendimento odontológico e oftalmológico, testes rápidos de sífilis e hepatite, cadastro do Bolsa Família e CadÚnico, Feira de Adoção de Cães e Gatos, stand de beleza O Boticário, sorteio de brindes e muito mais.

Ao meio dia, a TV Record Cabrália transmitirá o Programa Balanço Geral ao vivo, comandado pelo apresentador Tom Ribeiro, direto do palco da Feira da Cidadania na Praça da Bandeira. A partir das 14h, terá início o Festival Cultural com apresentações de dança, música e teatro. Às 17h, o Festival será comandado pela Cia. de Dança Mazinho Bahia com a participação de mais de 500 dançarinos. Para concluir a programação do Circuito 12 de Maio, às 20h, tem início o Canta Eunápolis, em parceria com a TV Record Cabrália, com apresentações musicais de artistas da terra na Praça da Bandeira.

Inauguração – Simultânea à Feira da Cidadania, às 10h o prefeito Robério Oliveira irá inaugurar a UBS do Projeto Maravilha, zona rural do município. Neste mesmo local, estará acontecendo o Projeto Prefeitura em Ação com os serviços de todas as secretarias municipais naquela comunidade rural.

Torneio de Futebol – Como parte da programação da festa da cidade, acontecerá no Campo do Juca Rosa o 1º Torneio 12 de Maio, que terá início às 08h com a participação de dezenas de equipes dos bairros e distritos da cidade disputando o prêmio de R$ 1.000,00. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na sede da Superintendência de Esportes.



Para o prefeito Robério, este é um dia de grande festa. “Unimos todas as secretarias e nossos serviços com alguns parceiros para que o aniversário de nossa cidade possa ser comemorado em grande estilo. O intuito é proporcionar um dia de serviços, integração, cultura, esporte e lazer às famílias eunapolitanas. Eunápolis merece essa comemoração e esperamos contar com a presença de todos os eunapolitanos”, convidou o prefeito Robério Oliveira./atlanticanews

Mulher grávida e comparsa são presos por tráfico de drogas em Posto da Mata Mulher grávida e comparsa são presos por tráfico de drogas em Posto da Mata



Mulher grávida e comparsa são presos por tráfico de drogas em Posto da Mata


Duas pessoas foram presas na madrugada desta sexta-feira, dia 5 de maio, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, por acusação de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação foi implementada por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Com Mariana Santos, que está grávida e Mascos Santos, os militares apreenderam 104 pedras de crack e 01 tablete de maconha pesando 90 gramas, além de R$ 201,00 em espécie, dinheiro que segundo a polícia seria proveniente da venda dos entorpecentes.

Logo após a prisão em flagrante os dois acusados foram conduzidos e apresentados à Subdelegacia da Polícia Civil de Posto da Mata, onde o delegado Maderson Dias, continua investigando o caso. Não foi informado em que mês de gestação está a mulher./TN

Correios fazem proposta aos trabalhadores para tentar encerrar greve


Funcionários dos Correios deflagaram greve por tempo indeterminado (Foto: Junior Feitosa/G1)

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, se reuniu com sindicatos nesta segunda-feira (1º) para apresentar uma proposta para encerrar a greve na estatal. Os trabalhadores entraram em greve por tempo indeterminado na última quinta-feira (27). Segundo comunicado da estatal, a proposta será avaliada em assembleias de trabalhadores nesta terça-feira (2) e prevê o retorno à atividade no fim do dia.

Veja o que fazer para evitar problemas durante a greve dos Correios

Os Correios voltaram atrás em relação à decisão de suspender as férias dos trabalhadores. A estatal prevê a revogação da medida por 90 dias e disse que pagará até R$ 3,5 mil para os empregados que forem tirar férias em maio, junho e julho. O restante dos valores será parcelado. A estatal também disse que vai descontar as faltas dos funcionários na última sexta-feira (28), mas exigirá compensação dos funcionários que faltaram nos últimos dias.

A greve é contra a privatização, demissões e retiradas de direitos, além do fechamento de mais de 200 agências no país, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). De acordo com a federação, dos 36 sindicatos filiados à entidade, 33 aderiram. Somente três estados não participam: Sergipe, Amapá e Roraima.

Os funcionários das agências franqueadas, que são terceirizados, não participam da greve. A empresa possui atualmente cerca de 6.500 agências próprias, além de mais de 1 mil franqueadas. Segundo a estatal, a paralisação concentra-se principalmente, na área operacional, sendo que 86,31% do efetivo total no Brasil está presente e trabalhando.

Crise nos Correios

Os Correios enfrentam uma severa crise e precisam de uma reestruturação para ter viabilidade financeira, segundo seus dirigentes. Um dos pontos apontados pela diretoria necessários para reestruturar o orçamento dos Correios é encontrar um novo formato para o plano de saúde dos funcionários, o Postal Saúde. A empresa alega que esse custeio é o responsável pela maior parte do déficit registrado nos últimos anos na estatal. Hoje a estatal arca com 93% dos custos dos planos de saúde e os funcionários com 7%.

No acordo proposto, os Correios pedem que os trabalhadores façam uma contraproposta para resolver a questão do plano de saúde. "Quanto ao plano de saúde, os sindicatos poderão apresentar uma contraproposta. Caso haja acordo com a empresa, os Correios retirarão a solicitação de mediação que haviam feito junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST)", afirmaram os Correios, em comunicado.


Outro ponto da proposta é a suspensão de novos medidas operacionais pela estatal. "A empresa ainda se dispôs a suspender novas implantações de medidas operacionais como a Distribuição Domiciliária Alternada (DDS), CDD centralizador, entrega matutina e Organização das Atividades Internas (OAI). Tais medidas serão negociadas em comissão a ser formada com essa finalidade. Os casos locais e os que apresentarem maior dificuldade, serão prioridade na negociação."/G1

Renato Duque diz que Lula conhecia e comandava propinas repassadas ao PT


Resultado de imagem para O ex-diretor da Petrobras, Renato Duque
Renato Duque foi reinterrogado após permanecer em silêncio na audiência do dia 17 de abril


O ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o procurou para saber se havia alguma conta na Suíça em que tivesse recebido propinas pelo esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato. De acordo com ele, devido ao nível de informações sobre as operações negociadas entre a estatal e outras empresas, ficou “claro” que Lula “tinha pleno conhecimento” e “detinha o comando de tudo”.

Em depoimento prestado nesta sexta-feira (5) ao juiz federal Sérgio Moro, Duque contou que se reuniu três vezes com Lula após deixar a Diretoria de Serviços da empresa, em 2012, e que durante as conversas o ex-presidente o questionou sobre o andamento dos contratos da Petrobras com estaleiros para a construção de navios-sonda. A preocupação de Lula, segundo ele, era com os pagamentos feitos ao PT e com o possível rastro financeiro em contas fora do país que poderia ser detectado pelas investigações.

Réu em um dos processos da Lava Jato em Curitiba, Renato Duque foi reinterrogado hoje após permanecer em silêncio na audiência do dia 17 de abril. Ele próprio pediu para ser ouvido novamente. Além de Duque, os ex-ministros Antonio Palocci, o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o marqueteiro João Santana são réus na mesma ação penal.

“No último encontro, em 2014, já com a Lava Jato em andamento, ele [Lula] me chama em São Paulo, no hangar da TAM do Aeroporto de Congonhas, e me pergunta se eu tinha uma conta na Suíça com recebimentos da SBM [empresa holandesa acusada de pagar propina a funcionários da Petrobras] dizendo que a então presidente Dilma [Rousseff] tinha recebido informação de que um ex-diretor da Petrobras teria recebido dinheiro em uma conta na Suíça. Eu falei: 'Não tenho, nunca recebi dinheiro da SBM'. Aí ele vira pra mim e fala: 'E das sondas, tem alguma coisa?' E eu tinha, né? Mas eu falei: 'Não, também não tem'. Ele falou: 'Olha, presta atenção no que eu vou te dizer. Se tiver alguma coisa, não pode ter, entendeu? Não pode ter nada no teu nome, entendeu?' Eu entendi, mas o que eu ia fazer? Não tinha mais o que fazer”, disse.

As informações referentes aos encontros com Lula foram detalhadas em resposta à própria defesa de Duque, depois que Sérgio Moro fez seus questionamentos. Segundo o ex-diretor, a primeira das três reuniões ocorreu a pedido dele próprio, para “agradecer pelo período” que passou na Petrobras. No depoimento, Renato Duque conta que, embora funcionário de carreira, chegou à Diretoria de Serviços da estatal, em janeiro de 2003, após negociações que envolveram o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, que também foi condenado em processos da Lava Jato.

Institucionalizado

Segundo o ex-diretor, o esquema de corrupção era “institucionalizado” e vinha de gestões anteriores. Devido a isso, explicou, os partidos faziam solicitações às empresas que fechavam contratos com a Petrobras e elas repassavam os valores já como uma “consequência”. “Isso não era uma obrigação”, disse.

Em diferentes trechos do depoimento, ele diz que deseja esclarecer o que estiver a seu alcance e que quer pagar pelo que fez. Renato Duque, que está em preso há mais de dois anos após mandados expedidos por Sérgio Moro, relatou também ter três contas no exterior cujo dinheiro, segundo ele, poderia ser repatriado pelos investigadores para retornar a “quem de direito”. De acordo com ele, pelo menos 20 milhões de euros (cerca de R$ 69,84 milhões) ainda estão em sua posse no exterior.

Na Petrobras, Duque era o responsável por repassar as vantagens indevidas ao PT. A partir de 2007, as negociações passaram a ser feitas com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do partido, segundo o ex-diretor, cumprindo determinação do próprio Lula. “Fui chamado a Brasília pelo então ministro Paulo Bernardo, essa pessoa falou: 'Você vai conhecer uma pessoa indicada pelo... e fazia um movimento [com as mãos, na barba e no queixo]. O Lula era chamado como Chefe, Grande Chefe, Nine ou esse movimento com a mão. A pessoa que está sendo indicada, ela que vai ser agora quem vai atuar junto a empresas que trabalham com a Petrobras. Foi quando conheci o Vaccari em 2007”, disse.

Durante o depoimento, que durou mais de uma hora, o ex-diretor de Serviços da Estatal detalha que, no caso específico dos contratos envolvendo a Sete Brasil, foi acordado o repasse de 0,9% de propina dos valores pagos pelos cinco estaleiros contratados para construir os navios-sonda. A vantagem ilegal seria dividida igualmente entre o PT e os funcionários da Petrobras. A Sete Brasil foi criada pela estatal para explorar o petróleo na camada pré-sal.

Outro lado

Em nota à imprensa, a assessoria de Luiz Inácio Lula da Silva acusa os procuradores da Lava Jato de fabricar “depoimentos mentirosos” na tentativa de produzir provas para as “denúncias levianas” contra ele, após “dois anos de investigações. De acordo com a defesa do ex-presidente, veículos da imprensa já “vinham antecipando estranhamente o suposto teor” do depoimento, “sempre com o sentido de comprometer Lula”.

“O desespero dos procuradores aumentou com a aproximação da audiência em que Lula vai, finalmente, apresentar ao juízo a verdade dos fatos. A audiência de Lula foi adiada em uma semana sob o falso pretexto de garantir a segurança pública. Na verdade, como vinha alertando a defesa de Lula, o adiamento serviu unicamente para encaixar nos autos depoimentos fabricados de ex-diretores da OAS [Leo Pinheiro e Agenor Medeiros] e, agora, o de Renato Duque”, diz a defesa do ex-presidente.


Ainda no comunicado, a assessoria diz que os depoentes são condenados a mais de 20 anos de prisão, nunca haviam mencionado o ex-presidente ao longo do processo e teriam sido “coagidas a negociar benefícios penais”. “O que assistimos nos últimos dias foi mais uma etapa dessa desesperada gincana, nos tribunais e na mídia, em busca de uma prova contra Lula, prova que não existe na realidade e muito menos nos autos”, diz a defesa.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Almir Guineto, do Fundo de Quintal, morre no Rio aos 70 anos


Resultado de imagem para Almir Guineto

O sambista e cantor Almir Guineto, 70 anos, fundador do grupo Fundo de Quintal, morreu hoje (5) no Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ, no Fundão. Ele estava internado desde março para tratar de uma pneumonia e problemas renais crônicos, provocados pelo diabetes. O artista foi um dos grandes representantes do chamado samba "de raiz".

Nascido e criado no morro do Salgueiro, na Tijuca, zona norte do Rio, teve contato direto com o samba desde a infância, já que havia vários músicos na família. Seu pai era violonista e integrava o grupo Fina Flor do Samba. A mãe, conhecida como Dona Fia, era costureira e uma das principais figuras de destaque da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.

Nos anos 1970, Almir já era mestre de bateria e um dos diretores do Salgueiro e frequentador do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. Nessa época inovou ao introduzir nos pagodes o banjo adaptado com um braço de cavaquinho.

Resultado de imagem para Almir Guineto

Mais tarde, nos anos 1980, participou da fundação do grupo Fundo de Quintal, que saiu da formação de sambistas do Cacique de Ramos. Depois da gravação do disco Samba é no Fundo de Quintal, partiu para a carreira solo.

Como compositor também fez várias músicas de sucesso interpretadas por Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, entre outros.


A família ainda não definiu onde será o velório e o local do enterro.


Almir de Souza Serra (Rio de Janeiro, 12 de julho de 1946 – Rio de Janeiro, 5 de maio de 2017) foi um sambista e compositor brasileiro. Fundador do Fundo de Quintal, Almir Guineto foi um dos maiores representantes do samba de raiz. Entre seus principais sucessos, destacavam-se "Caxambu", "Conselho", "Jibóia", "Lama nas Ruas" e "Mel na Boca".

Nascido e criado no Morro do Salgueiro, na cidade do Rio de Janeiro, Almir Guineto teve contato direto com o samba desde a infância, já que havia vários músicos em sua família. Seu pai Iraci de Souza Serra era violonista e integrava o grupo Fina Flor do Samba; sua mãe Nair de Souza (mais conhecida como "Dona Fia") era costureira e uma das principais figuras da Acadêmicos do Salgueiro; seu irmão Francisco de Souza Serra (mais conhecido como Chiquinho) foi um dos fundadores dos Originais do Samba.

Resultado de imagem para Almir Guineto

Início de carreira[

Na década de 1970, Almir já era mestre de bateria e um dos diretores da Salgueiro e fazia parte do grupo de compositores que freqüentavam o Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. Nessa época, Almir inovou o samba ao introduzir o banjo adaptado com um braço de cavaquinho. O instrumento híbrido foi adotado por vários grupos de samba.

Em 1979, Almir mudou-se para a cidade de São Paulo para se tornar o cavaquinista dos Originais do Samba. Lá fez "Bebedeira do Zé", sua primeira composição gravada pelo grupo, onde a voz do Sambista aparece puxa o verso "Mas dá um tempo na cachaça, Zé/ Para prolongar o seu viver" e a sambista Beth Carvalho gravou algumas composições de Guineto, como "Coisinha do Pai", "Pedi ao Céu"' e "Tem Nada Não".

Fundo de Quintal e carreira solo[editar |

No início dos anos oitenta, ele ajudou a fundar o grupo Fundo de Quintal junto com os sambistas Bira, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany. Mas ele deixou o grupo logo após a gravação de Samba É no Fundo de Quintal - primeiro LP do conjunto - e seguiu para carreira solo. Almir conquistou fama com a premiação no Festival MPB-Shell, da Rede Globo, em 1981, em que interpretou o samba-partido "Mordomia" (de Ari do Cavaco e Gracinha).

Resultado de imagem para Almir Guineto

Sua notoriedade como compositor e intérprete aumentaria ao longo daquela década. Beth Carvalho gravou "É, Pois, É" (parceria com Luverci Ernesto e Luís Carlos) em 1981, "À Luta, Vai-Vai!" (com Luverci Ernesto) e "Não Quero Saber Mais Dela" (com Sombrinha) em 1984, "Da Melhor Qualidade" (com Arlindo Cruz), "Pedi ao Céu" (com Luverci Ernesto) e "Corda no Pescoço" (com Adalto Magalha) em 1987. Alcione gravou "Ave Coração" (parceria com Luverci Ernesto) em 1981 e "Almas & Corações" (com Luverci Ernesto) em 1983. Jovelina Pérola Negra gravou "Trama" (parceria com Adalto Magalha) em 1987.

Em 1986, a gravadora RGE lançou o LP Almir Guineto, que teve grande sucesso comercial. Nesse disco, Almir Guineto gravou algumas de suas parcerias com Adalto Magalha, Beto Sem Braço, Guará da Empresa, Luverci Ernesto e Zeca Pagodinho. Entre os grandes destaques, estão "Caxambu", "Mel na Boca", "Lama nas Ruas" e "Conselho".

Resultado de imagem para Almir Guineto

Ainda naquela década, a RGE lançou os LPs Perfume de Champanhe (1987) - que teve repercussão com "Batendo na Palma da Mão" (parceria com Guará da Empresa) - e "Jeito de Amar" (1989). Em 1991, a gravadora lançou o disco De Bem com a Vida.

Canção em Marte[editar |

Em 1997, "Coisinha do Pai" foi programada pela engenheira brasileira da Nasa Jacqueline Lyra para acionar um robô norte-americano da missão Mars Pathfinder, em Marte. No ano seguinte, compôs com Arlindo Cruz, Sombrinha e Xerife "Samba de Marte", que relata a história da chegada de "Coisinha do Pai" em solo marciano.

Em 2002, a gravadora Paradoxx lançou o CD "Todos os Pagodes". Naquele mesmo ano, Almir Guineto participou de "Bum-bum-baticum-Beto" e "Tributo a Beto Sem Braço", dois shows em homenagem a este sambista carioca, que ocorreram respectivamente no Bar Supimpa e Teatro João Caetano, ambos na cidade do Rio de Janeiro.

Em julho de 2007, Almir Guineto comemorou seu aniversário em um show, com diversos convidados, no Espaço Santa Clara, na cidade de São Paulo. Em 2009, fez parceria com o rapper Mano Brown, dos Racionais MC's, na música Mãos. Nos últimos meses de vida padeceu de problemas renais e decorrentes da diabetes. Morreu aos 70 anos, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro.

Morte[

Almir Guineto morreu em 5 de maio de 2017, em decorrência de complicações provocadas por insuficiência renal crônica. A doença havia sido diagnosticada no final de 2015, e desde junho de 2016 o sambista estava afastado dos palcos.[2][1]

Resultado de imagem para Almir Guineto

Discografia[editar |

"O Suburbano" (1981) Discos Beverly/Discos Copacabana
"A Chave do Perdão" (1982) Discos Copacabana
"Sorriso Novo" (1985) RGE
"Almir Guineto" (1986) RGE
"Perfume de champagne" (1987) RGE
"Olhos da Vida" (1988) RGE
"Jeito de amar" (1989) RGE
"De bem com a vida" (1991) RGE
"Pele de Chocolate" (1993) RGE
"Acima de Deus, só Deus" (1995) RGE
"Pés" (1997) RGE
"Almir Guineto" (1999) Universal
"Todos os pagodes" (2002) Paradoxx
"Sambas de Almir" (2003) Vieira Records
"Cartão de Visita" (2012) Radar Records
Ver também[editar | editar código-fonte]
Acadêmicos do Salgueiro
Cacique de Ramos
Fundo de Quintal
Originais do Samba

REVOLTANTE: Internauta volta a registrar BA-284 intransitável entre Itamaraju a Jucuruçu após fortes chuvas na região


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza

Mais uma vez a situação da BA-284 que liga os municípios de Itamaraju a Jucuruçu voltou a ser alvo de comentários nas redes sociais. O internauta Moabio Brito publicou em sua rede social um caminhão boiadeiro atravessado na via completamente atolado inviabilizando o fluxo de veículos no local.

A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza

A situação é rotineira, pois toda vez que chove forte em toda região, a BA-284 principal via de acesso entre os municípios e seus distritos fica inviável para alguns veículos, principalmente aqueles que carregam a produção feita por agricultores.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre


O Governador da Bahia Rui Costa esteve em Nova Alegria, distrito de Itamaraju assinando a ordem de serviço para a segunda etapa da pavimentação asfáltica entre Nova Alegria a Pau D’’ Alho. Enquanto as obras não começam a população e os usuários da BA-284 continuam sofrendo as conseqüências da péssima estrada.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, carro, planta, atividades ao ar livre e natureza

É triste de se vê umas cenas dessas, só mesmo o asfalto para resolver esse problema. Complicado, porque precisamos da chuva, mas é só cair à chuva vem esse sofrimento. Está todo mundo na expectativa quando é que a empresa TOP ENGENHARIA irá começar a obra dessa estrada porque o governador já assinou a ordem de serviço.

Moto Facil ITAMARAJU | Ação conjunta da Promotoria, PM e Polícia Civil cumpre mandado de prisão a um homem acusado de pedofilia



Um ação conjunta entre a Promotoria, PM e Polícia Civil  foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (05),  e culminou na prisão de um homem acusado do crime de pedofilia em Itamaraju. 

De acordo com informações preliminares passadas pela polícia, o acusado já havia sido investigado pelo promotor Tarcisio Robslei França, e foi cumprido o mandado de prisão executado pela Polícia Militar e Civil.


O acusado se encontra detido na Delegacia da Polícia Civil onde aguarda para depoimento.  Sua identidade e mais detalhes sobre a ação serão passadas pelas autoridades após o depoimento. A polícia segue apurando o caso./IN

PF investiga fraude em licitações de Teixeira de Freitas



A Polícia Federa deflagrou nesta sexta feira, 05 de maio a Operação Famiglia, que visa combater fraude em processos licitatórios e desvios de recursos públicos de Teixeira de Freitas e Santa cruz de Cabrália. Ao todo estão sendo cumpridos nove mandados de condução coercitiva e quatro mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, foi possível apurar irregularidades na contratação de uma empresa para a prestação de serviços de construção civil por mais de R$ 4 milhões por meio de pregão presencial. As investigações apontaram ainda que a empresa vencedora do certame foi criada com fim específico de participar do procedimento licitatório e registrada no nome do avô de um dos membros da Comissão de Licitação.


A Polícia federal constatou também que o grupo contou com o fornecimento de orçamentos de cobertura, elaborados por outra empresa participante da licitação, pertencente a um dos filhos da proprietária da empresa vencedora do certame. Os investigados, na medida de sua participação, responderão pelos crimes de responsabilidade e associação criminosa./bahiaextremosul

Acusado de assaltar mercado é preso pelo PETO/ROTAM com revólver no Liberdade II




Teixeira de Freitas: Na tarde desta quarta-feira, 04 de maio, a Central de Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima, informando que uma motocicleta Honda/CG 150 Fan, de cor vermelha, placa policial PJD 2037, estaria sendo desmontada dentro de uma residência, localizada na Rua Monte Alto, no Bairro Liberdade II. Então, a guarnição do PETO/ROTAM se deslocou até o local denunciado e, após cerco, realizou buscas.

No local, a motocicleta não foi encontrada, e os militares encontraram e abordaram um indivíduo identificado como sendo, Rafael Xavier dos Santos, 22 anos de idade, natural de Itamaraju/BA. Questionado sobre a moto, Rafael se mostrou nervoso, principalmente após os militares encontrarem diversas ferramentas de mecânica para motos. Foi realizada buscas pelo imóvel e os polícias encontraram 01 revólver Trade Mark, com número de série E 333060, calibre 38 Special, municiado com 01 cartucho, que estava picotado.

Além da arma, os militares encontraram 03 aparelhos celulares e diversos documentos queimados, e durante análise, descobriram que se tratavam de documentos que foram levados juntamente com uma certa quantia em dinheiro de um mercado que foi assaltado na última terça-feira (02). Os militares em posse das imagens das câmeras de segurança, confirmaram a suspeita, após acharem um casaco verde, sendo o mesmo que aparece no vídeo do crime.

Durante questionamentos ao acusado os militares receberam outra denúncia de que a motocicleta estaria na residência do primo do acusado, que reside na Rua Chile, no Bairro Liberdade I. A guarnição se deslocou até o local, mas,o primo não foi encontrado. Rafael recebeu voz de prisão e, juntamente com a arma, os celulares, o casaco e os documentos queimados, foi conduzido à sede da 8ª COORPIN, onde o caso foi registrado e apresentado ao delegado Júlio César Telles.

O delegado ouviu os militares e, já na noite desta quinta-feira, ouviu o acusado na presença do seu advogado de defesa. Com base nos depoimentos colhidos e nas provas apresentadas, Rafael foi flagranteado por posse ilegal de arma de fogo e irá ser alvo de investigações acerca do roubo do mercado. Como a arma possui numeração, o crime passa a ser afiançável, e a fiança foi arbitrada. Ao ser paga, o acusado irá responder pelo crime em liberdade.

Procurado por nossa equipe, o acusado não quis gravar entrevista, e então foi conduzido até a carceragem da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde permanecerá preso à disposição da Justiça. Os celulares e os documentos queimados serão encaminhados para perícia./Liberdadenews

Passageiro de caminhão morre após ser atingido por pedra


Passageiro de caminhão morre após ser atingido por pedra

Um homem de 48 anos que estava no carona de um caminhão morreu após ser atingido por uma pedra na BA-263, no perímetro urbano de Itapetinga, no sudoeste da Bahia.

De acordo com a Polícia Civil, a pedra foi arremessada pelo pneu de outro caminhão que estava à frente do veículo que a vítima estava. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (3).

Ainda segundo polícia, os dois veículos estavam saido de Itapetinga no momento do acidente. A vítima estava do lado do carona e viajava como ajudante do caminhoneiro. Ele morreu na hora, ainda dentro do veículo.


O motorista que estava ao lado da vítima foi ouvido e liberado. A carreta que teria arremessado a pedra contra o caminhão que estava a vítima seguiu viagem e não percebeu o ocorrido. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica da cidade de Itapetinga./ G1

Bicudo é executado á tiros de pistola 380 em Medeiros Neto



Getúlio Pereira Gonçalves, vulgo "Bicudo", foi executado á tiros de pistola 380 na noite desta quinta-feira, 04 de maio, na Rua João Eufrásio, bairro Planalto I, em Medeiros Neto.

Segundo informações de populares, Getúlio tinha acabado de sair de um bar e seguia em direção a sua casa em companhia de um amigo quando foi surpreendido pelo atirador. Alvejado várias vezes, Bicudo morreu no local. O criminoso fugiu a pé.


Getúlio que havia sofrido uma tentativa de homicídio por arma branca (faca) há poucos dias tinha várias passagens pela polícia tendo cumprido pena por assaltos e tráfico de drogas em Medeiros Neto e no Paraná e estava solto na condicional.


A Polícia Militar continua fazendo rondas na região tentando capturar o assassino que, segundo testemunhas, é um homem magro, estatura mediana, estava de short e não usava camisa. O corpo será removido para o IML de Teixeira de Freitas onde será necropsiado.  As investigações de autoria e motivação serão feitas pela polícia civil./bahiaextremosul

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Al-BA: PEC dos Gastos deve ser arquivada


Resultado de imagem para governador Rui Costa

Apesar de todo estardalhaço feito pela oposição e até por deputados do governo, a PEC dos Gastos deve ser arquivada.

Segundo o relator da matéria, deputado Joseildo Ramos (PT) caso a PEC seja aprovada da forma que esta, acabará restringindo ainda mais o trabalho dos legisladores.

A PEC de autoria do deputado Luciano Ribeiro (DEM) propõe a revogação do inciso VII do artigo 77 da Constituição do Estado da Bahia, o qual estabelece que apenas o governador pode elaborar projetos que impliquem aumento ou redução de despesas.

Ainda de acordo com Joseildo, há um consenso entre governistas e oposicionistas que a aprovação a matéria seria ruim.

Luciano Ribeiro disse que não esta por dentro do parecer de Joseildo. “Ele só falou por alto que faria alguanm alterações, mas ainda não sei quais foram as alterações”, pontuou.

O governador Rui Costa já tinha passado o pito nos governistas que tinham mostrado interesse em votar pela aprovação a PEC. “Conclamo a base votar contra. Se a oposição não tem bom senso, obviamente apelo pelo bom senso dos deputados da base. Conversei com vários deputados e pedi que quem for da base contra (...). Quem vota a favor quer se colocar contra o governo.


Não podemos ter dúvida sobre as finanças do Estado. Não vou tergiversar sobre isso. Não quero a Bahia como outros estados brasileiros. Quem votar a favor eu entendo que está tendo um comportamento de oposição”, disse Rui Costa, em março./ BNews

Comunicado importante equipe completa do SAC. Móvel já se encontra na cidade de Jucuruçu


A imagem pode conter: ônibus, céu e atividades ao ar livre

A prefeitura municipal de Jucuruçu informa toda população que o SAC. Móvel está atendendo em Jucuruçu nos dias 5, 6 e 7 de maio, sexta, sábado e domingo no galpão municipal. Oferecendo os serviços.

Emissão de Carteira de Identidade;
– Cadastro de Pessoa Física "CPF";
– Recadastramento de Pensionistas do Estado;
– Emissão de Antecedentes Criminais.
Os serviços são oferecidos das 08hs às 18hs.

Prefeitura municipal de Jucuruçu e governo do estado

Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas convida a todos para celebrar o Aniversário de 32 anos da nossa cidade



Teixeira, A Festa do Amor já começa amanhã dia 5 de maio até dia 7, serão três dias de folia com uma programação feita com muito amor e alegria com os MELHORES TRIOS ELÉTRICOS DA BAHIA:

Dia 5 a comemoração fica com: OS BAMBAZ, PARANGOLÉ, Fantasia do Samba, Café Pequeno, Xela Comando X, Os Garanhões e Marcos & Bruno. - Dia 6 chega pra animar: GUIG GUETO, HARMONIA, ALINNE ROSA, Top 90, Daniel Show, Love Beat e Balada Vip. Tigrão e Giovanni inspecionando os trabalhos de montagem dos palcos

Dia 7 encerrando a festa com chave de ouro: BABADO NOVO, TREM BALA, Rei da Esbórnia, A Bala, Trio Xote Novo, Sapato Velho e Tamy Persan & Banda. Além de mais de 30 apresentações no palco dos Artistas da Terra. Estamos trabalhando para melhor atender a todos, no circuito da folia terá:


100 barracas de alimentação e bebidas - Segurança garantida - Banheiros químicos - Estacionamento ao redor da festa - Parque de Diversão para a garotada. Você e sua família não podem ficar de fora dessa!!! Apoio: Governo do Estado da Bahia, Bahiatursa, Skol, Tigrão Produções e Eventos e Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – Trabalhando com Amor para todos!/bahiaextremosul

Pai é acusado de matar e enterrar o filho em praia para não pagar pensão




O eletricista de plataforma de petróleo Robson da Silva Ribeiro foi preso na noite desta quarta-feira (3) em Araruama, no Estado do Rio de Janeiro, acusado de assassinar o filho, Robson Júnior, de 13 anos. A polícia acredita que a disputa pelo reajuste da pensão alimentícia, de R$ 280, tenha motivado o crime. Ribeiro nega o assassinato e diz que enterrou o filho em uma praia depois que o menino se afogou, acidentalmente, porque temia ser acusado da morte do filho. A versão foi considerada "fantasiosa" pela polícia.

Robson Júnior desapareceu na tarde de 10 de março. A mãe dele, a massoterapeuta Monalisa Santos, o havia deixado na porta de um curso preparatório, mas o menino não chegou a entrar na escola. Quatro dias depois, o corpo da criança foi encontrado na Praia do Dentinho, em adiantado estado de decomposição. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) foi inconclusivo para a causa da morte. Como o corpo não tinha marcas de bala nem ferimentos na cabeça, a polícia acredita que o menino tenha sido morto por enforcamento.

Durante as investigações, policiais da 118ª Delegacia de Polícia (Araruama) recolheram as imagens das câmeras de segurança instaladas perto da escola. Ao analisarem as gravações, descobriram que Ribeiro havia passado pelo local próximo ao horário em que o estudante desapareceu. A partir de dados do GPS e das antenas de celular, a polícia refez o caminho do eletricista até a Praia do Dentinho.

Ao prestar depoimento e ser confrontado com as imagens das câmeras de segurança, Ribeiro primeiro disse que havia dado carona a um estudante de camisa azul até Praia Seca. Era a cor do uniforme do filho. Ele acreditava que a polícia tivesse imagens do filho no seu carro e quis apresentar um álibi. Depois, ao saber que os policiais reconstituíram seu trajeto, disse que havia ido com o filho à praia e contou a versão do afogamento da criança.

A polícia já sabia que Ribeiro e Monalisa tiveram séria discussão seis dias antes do desaparecimento do filho. Ela queria a revisão da pensão, mas Ribeiro não aceitava. Ele pagava inicialmente R$ 150 e havia aumentado para R$ 280. Mas a ex-mulher acreditava que ele pudesse contribuir com mais, já que estava trabalhando para empresa de offshore.

"Ele acreditava que teria de pagar esse reajuste retroativamente aos 10 anos do menino, quando houve a separação. O acusado estava com casamento marcado para setembro. Ele queria começar do zero", disse um policial, ouvido pela reportagem.

O desaparecimento de Robson Júnior mobilizou os moradores de Araruama, e a prefeitura decretou luto oficial quando o corpo do menino foi encontrado. Nas redes sociais, Ribeiro havia postado imagem de um laço preto, em sinal de luto, depois de reconhecer oficialmente o corpo do filho no IML. Monalisa havia chegado a defender o ex-marido, quando internautas o acusaram de reagir friamente à morte do filho, em entrevistas para a TV.

Nesta quinta-feira (4) ela compartilhou a publicação de uma amiga, que anunciava a prisão do assassino de seu filho. "Foi o pai biológico. O mesmo já está preso", dizia o post./Jornal Extra

TCM investigará gastos excessivos dos municípios com festas juninas



Resultado de imagem para festas juninas

O Tribunal de Contas dos Municípios informou em nota, nesta terça-feira (02) que vai acompanhar rigorosamente gastos realizados pelos prefeitos com festas juninas ou outros eventos festivos custeados com recursos públicos.

A determinação veio do presidente, o conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, para “impedir gastos irrazoáveis, principalmente em municípios que sofrem os efeitos da longa estiagem e que estão, em alguns casos, em situação de emergência”. O controle será feito por inspetores regionais de controle externo, que devem lavrar termo de ocorrência quando forem constatados abusos com despesas envolvendo a promoção de festas, comemorações e a contratação de músicos e cantores.

De acordo com Francisco, a Procuradoria Geral da Justiça da Bahia está atenta a excessos que por ventura venham a ser cometidos pelos prefeitos. “Tanto que já orientou os promotores e procuradores de justiça a acompanhar, fiscalizar, monitorar e, se necessário propor medidas judiciais a fim de coibir gastos desarrazoados com festejos”, consta na nota.


O presidente afirma que muitos prefeitos têm sido punidos com multas e também tem sido denunciado ao Ministério Público Estadual para eventual investigação de crimes administrativos. “É preciso que os gestores públicos tenham consciência das dificuldades econômicas e da grave situação enfrentada pelos municípios e pelas populações. É preciso que elejam prioridades, e é de bom senso que festas não estejam entre elas”, frisou./Bahianoticias

"Matei Cabeção porque ele tentou me matar" confessa maníaco ao Núcleo da 8ª COORPIN




Teixeira de Freitas: Além dos trabalhos da Polícia Militar representada pela 87ª CIPM e da CIPE/MA (CAEMA), que sempre lograram êxitos em sua ações e operações, a Polícia Civil vem merecendo os elogios e aplausos que recebe diariamente por autoridades, políticos e principalmente pela sociedade teixeirense. A chegada da delegada Valéria Chaves contribuiu e muito para isso, mas, um dos responsáveis por essa nova era de serviços e êxitos alcançados em operações e trabalhos investigativos é o N.H.T (Núcleo de Homicídio e Tráfico), que vem diariamente trabalhando acerca de crimes que manchavam as nossas ruas com um derramamento de sangue que parecia sem fim.

O N.H.T da 8ª COORPIN, que é formado pelos delegados Bruno Ferrari e Ricardo Amaral, e liderado pelo delegado Manoel Andreetta e a delegada Rina Andrade, e tem na frente dos trabalhos de investigação, o investigador Sérgio Adriano, foi o responsável pela prisão de Ivanildo Pereira dos Santos, o vulgo "Negão", homicida, e tratado como um verdadeiro maníaco. Com a sua prisão diversos homicídios estão sendo elucidados, e durante sua oitiva, Ivanildo acabou confessando o homicídio ocorrido no dia 10 de janeiro, o qual vitimou Eucássio Silva Santos, 23 anos de idade, o vulgo "Cabeção", que foi executado por 05 tiros de revólver calibre 38, na Rua Hermes da Lima, em frente ao Bar Riva, no Bairro Castelinho.

Em seu depoimento, segundo a Polícia, Ivanildo disse "Cabeção" havia tentado contra a sua vida, após achar que ele (Negão), estivesse vendendo drogas na sua "área". Cabeção atirou mas não conseguiu atingir Ivanildo, que fugiu e decidiu se vingar do seu algoz. Então, a bordo de uma motocicleta e armado com revólver calibre 38 (apreendido com ele), Negão andava pelo Bairro quando viu o Cabeção em frente ao referido bar. Ivanildo disse que abordou o seu desafeto e descarregou a arma, atingindo-o, sem chance de fuga. Após o crime, o assassino evadiu-se em disparada, com a certeza de que havia eliminado aquele que tentou lhe matar.

Segundo o delegado Manoel Andreetta, Ivanildo confessou o crime espontaneamente, e não demostrou nenhum tipo de arrependimento. Questionado sobre a arma, Ivanildo disse que a trouxe de Vitória/ES, e disse que estava residindo na capital capixaba antes de retornar a Teixeira. Ao finalizar sua oitiva com os detalhes do crime, o Núcleo aguardará os resultados dos exames necroscópicos e de microcomparação balística, e a delegada Rina Andrade irá finalizar o procedimento, informar à Justiça e representar pelas medidas cabíveis.


Como já havia sido divulgado no momento da prisão de Ivanildo, feita pela equipe do N.H.T, o mesmo pode ter sido responsável por mais de 20 homicídios, e a colaboração de testemunhas e trabalhos investigativos de campo vêm contribuindo para isso, além das trocas de informações em as forças de segurança pública. Com isso, a 8ª COORPIN aumenta o número de homicídios elucidados, números que já são alvos de elogios pelo comando da Polícia Civil do Estado e também pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia./Liberdadenews

Gestores do extremo sul participam de encontro entre municípios em Brasília


Gestores do extremo sul participam de encontro entre municípios em Brasília

Secretários municipais e Agentes Locais de Desenvolvimento dos municípios de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Medeiros Neto, Itanhém e Belmonte, representaram o Extremo Sul da Bahia no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), em Brasília. Realizado pelo Sebrae em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o evento aconteceu entre os dias 24 e 28 de abril e teve o objetivo de estabelecer troca de informações entre os participantes e fortalecer e organizar as propostas de melhoria e aperfeiçoamento da gestão a partir de agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.

Com o tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”, o Encontro manteve uma agenda de atividades voltadas para a promoção do diálogo e a troca de experiências dos municípios. De acordo com o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, muitos municípios estão em um processo avançado de desenvolvimento da implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e, por conta disso, a dinâmica contribui para o desenvolvimento da região Extremo Sul da Bahia. “A modernização da estrutura na abertura de uma empresa é de grande importância para o desenvolvimento sustentável e, vendo bons exemplos sobre essas ações, podemos contribuir para o surgimento e o crescimento das empresas”, destacou.

A abertura do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável foi feita pelo presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e reuniu ainda prefeitos de todo país, ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras.


O Encontro é um evento bienal e também considerado o maior evento de sustentabilidade urbana do país, com objetivo fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros e discutir soluções para desenvolver a economia das cidades brasileiras, entre elas, o empreendedorismo./Alisson Leite)

PETO prende acusado de tráfico com mais de 50 quilos de drogas em Teixeira



Teixeira de Freitas: No fim da manhã desta quarta-feira, 03 de maio, policiais militares do PETO realizaram uma grande apreensão de drogas no Bairro Kaikan. Os militares realizavam rondas pelo bairro, quando ao transitarem pela Rua Rubi, próximo a uma residência que já havia sido denunciada como ponto de comercialização e depósito de drogas, flagraram um suspeito abrindo um o portão de um imóvel. Trata-se de Hugo Sérgio Ferreira dos Santos, 27 anos de idade.

Na residência, os militares encontraram uma motocicleta Yamaha/XT 660, de cor branca, placa policial OWZ 6030, licenciada em Teixeira de Freitas, e após buscas, os militares do PETO encontraram dentro de um quarto, 02 malas contendo 48 tabletes de “maconha”, pesando aproximadamente 1 kg cada e 05 porções menores da mesma substância, além de 0,72 gramas de “cocaína”, totalizando mais de 50 kg de drogas. Segundo informações, o carregamento parte da droga que foi apreendida no mês passado em um casebre às margens da BR 101.


Os militares apreenderam as drogas e a motocicleta e deram voz de prisão ao Hugo Sérgio, que foi conduzido à sede da 8ª COORPIN, onde o caso inicialmente foi registrado e apresentado à delegada plantonista, Andressa Carvalho. A delegada ouviu os militares e ouvirá o acusado no fim da tarde desta quarta-feira. Após oitiva, o caso será encaminhado ao Núcleo de Homicídio e Tráfico e os delegados Bruno Ferrari e Ricardo Amaral irão realizar uma investigação mais minuciosa, para descobrir quem seria o proprietário e o destino da droga.

Segundo a Polícia, a droga iria abastecer Teixeira de Freitas, e a sua maioria seria vendida na Festa da Cidade. Algumas anotações e aparelho celular do acusado será alvo de perícia e investigações da Polícia.



Segundo a delegada, o acusado após ser ouvido deverá ser flagranteado por tráfico de drogas. As drogas foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica, onde será pesada e passará por exame de constatação./Liberdadenews

Mulher é baleada quando deixava o presídio em Teixeira




Teixeira de Freitas: Nesta quarta-feira, 03 de maio, uma interna do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas foi surpreendida e baleada por uma dupla a bordo de uma motocicleta Honda/Biz, quando deixava a Unidade Penal, já que cumpre pena no regime semiaberto. A vítima foi cercada, próximo à padaria do CPTF, e alvejada a tiros.

A interna do Conjunto Penal foi identificada como sendo, Napoleana de Jesus Santos, 30 anos de idade. Após ser baleada, a vítima correu e buscou socorro na portaria da Unidade Prisional, e foi socorrida por agentes. O SAMU foi acionado e esteve no local e socorreu a vítima até o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde ela foi imediatamente encaminhada ao Centro Cirúrgico.

O caso foi registrado na sede do Núcleo de Homicídio e Tráfico, e o delegado Ricardo Amaral, e sua equipe, esteve no HMTF onde colheu as primeiras informações e instaurou inquérito policial para investigar autoria e motivação do homicídio tentado. Até o fechamento desta reportagem o estado de saúde da vítima não havia sido divulgado, bem como a quantidade de tiros que atingiram a Napoleana.


Segundo informações, a vítima cumpre pena por latrocínio, caso confirmado por nossa equipe junto ao diretor do CPTF, o Tenente Coronel Osires Cardoso, que confirmou também que a vítima não corre risco de morte. Ainda segundo o diretor, a vítima já cumpriu cerca de 08 anos da sua pena, e vinha cumprindo o regime semiaberto./Liberdadenews

WhatsApp fica fora do ar em diversos países e usuários entram em pânico nas redes



O WhatsApp, mais popular aplicativo de mensagens do mundo, parou de funcionar no Brasil, de acordo com milhares de usuários, que utilizam outras redes sociais para reclamar da queda do serviço, no final da tarde desta quarta-feira (3).

O número de reclamações sobre o app fora do ar foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter, por exemplo, e vários usuários se irritaram com a falha - e até brincaram. 

Segundo o site TechTudo, o número de reclamações sobre o WhatsApp "fora do ar" aumentou nesta tarde, quando os usuários começaram a relatar a dificuldade de enviar e receber mensagens, incluindo países da Europa e nos Estados Unidos. O Down Detector, site que reúne relatos de problemas com aplicativos e sites, mostra que as reclamações começaram às 17h (de Brasília) e foram se intensificando.

A falha de conexão do servidor do WhatsApp parece ter sido corrigida inicialmente com a volta da conexão para alguns usuários, mas por volta das 17h40 o problema voltou piorado. Os relatos se concentram na Europa ocidental e no Brasil, mas nos comentários aparecem usuários de vários países citando também estarem passando por problema.

 O "zap", ou "zap zap”, como alguns preferem chamar, é o aplicativo mais usado do Brasil, com mais de 100 milhões de adeptos, segundo levantamento de 2015.


A pane afeta a versão do WhatsApp para celulares Android, iPhone e computadores (desktop), segundo o site TechTudo. No entanto, outros sistemas, como o Windows Mobile, também podem estar com dificuldades para exibir as mensagens do aplicativo. A empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Estudante é baleada com tiro na cabeça



Na noite desta quarta-feira (03), uma adolescente de 14 anos foi baleada com um tiro na cabeça no Centro de Trancoso, distrito de Porto Seguro.

De acordo com as informações, a estudante estava próxima a uma quadra de esporte que fica nas imediações da Escola Honorina Passos, quando foi baleada.


A vítima foi conduzida para uma unidade de saúde em Trancoso. Segundo as informações o tiro pegou de raspão. A polícia investiga o crime./ AtlanticaNews

Ao vivo: agentes penitenciários invadem comissão da Reforma da Previdência



Resultado de imagem para Ao vivo: agentes penitenciários invadem comissão da Reforma da Previdência

Um grupo formado por dezenas de agentes penitenciários invadiu por volta das 22h40 desta quarta (3) a sala da comissão especial da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, em Brasília. A votação foi interrompida. Eles protestam contra a forma como a categoria foi enquadrada no texto proposto pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB). Por volta das 23h30, os manifestantes foram retirados do local.

A sessão foi encerrada pouco antes da meia-noite pelo presidente da comissão especial, deputado Carlos Marun (PMDB-MS). A expectativa é que a sessão seja retomada extraordinariamente na manhã desta quinta-feira.  Deputados da oposição apoiaram a ação. "O que vocês decidirem fazer é da responsabilidade de vocês. Dentro da Câmara vamos trabalhar para inviabilizar essa reforma", disse o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) aos manifestantes.

"Vocês não podem ser tratados como iô-iô. É um desrespeito. Vocês têm que se fazer respeitados e foi isso que vocês fizeram", afirmou o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP). Diego Garcia (PHS-PR) considerou o ato um "importante sinal para o governo". Segundo o presidente da Fenaspen (Federação Nacional dos Agentes de Segurança Penitenciária), Fernando Anunciação, a categoria já está em estado de greve. "Só falta notificar os órgãos e marcar dia e hora."

No momento em que houve a invasão, os deputados do colegiado votavam destaques ao texto. A reunião foi interrompida, e a Polícia Legislativa tentou conter o protesto usando spray de pimenta. Segundo os agentes, bombas de gás lacrimogêneo também foram usadas contra eles. Policiais militares também chegaram ao Congresso por volta das 23h15.

Pela transmissão ao vivo da TV Câmara, foi possível ouvir agentes xingando deputados. No momento em que a Polícia Legislativa entrou no local, a TV Câmara suspendeu sua transmissão. Por volta das 20h30 desta sexta, a comissão aprovou o texto do relator Arthur Maia (PPS-BA). Foram 23 votos a favor e 14 contrários. Para ser aprovado, o texto precisava de 19 votos.

Pela manhã, Maia tinha anunciado a inclusão dos policiais legislativos e agentes penitenciários nas regras mais benéficas da aposentadoria. No entanto, à tarde, Maia voltou atrás e retirou os agentes penitenciários do benefício. Na véspera, agentes invadiram o Ministério da Justiça para protestar contra a reforma. Os profissionais do setor querem ser enquadrados em um regime diferenciado devido aos riscos da profissão. 

A categoria também defende a aprovação da PEC 308, que cria a Polícia Penal e, consequentemente, transforma os agentes em policiais. Na terça (2), o presidente do Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo).

Fábio César Ferreira, disse que a categoria enfrenta "uma rotina terrível dentro e fora das unidades prisionais", sendo vítima de agressões e ameaças, e por isso não pode ser enquadrada nas mesmas regras dos demais trabalhadores brasileiros. Segundo o dirigente sindical, a reforma proposta pelo governo Temer é inviável para os trabalhadores do setor.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.