Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 9 de abril de 2022

Capitão Neto é nomeado comandante da Polícia Militar de Teixeira após exoneração do Tenente Coronel França.

Teixeira de Freitas: Saiu na edição 23393 do Diário Oficial da Bahia, na data deste sábado, 09 de abril, a exoneração do Tenente Coronel PM, Anacleto França Silva, do cargo de Comandante de Companhia Independente, símbolo DAS-3, da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar - Teixeira de Freitas, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública. 

Nossa equipe de reportagem já havia publicado a matéria: Tenente Coronel França pede licença do comando da 87ª CIPM para concorrer ao cargo de Deputado Estadual nas eleições 2022 ..., informando que a saída do Tenente Coronel França do comando da Polícia Militar já teria sido decidido por ele, por razões políticas. Na edição do Diário Oficial deste sábado, esta informação foi confirmada. 

O Tenente Coronel Anacleto França vai concorrer ao cargo de Deputado Estadual nas Eleições deste ano. Segundo o próprio França, pesou na sua decisão, “além da pouca expectativa de melhoria das condições de trabalho para enfrentamento da criminalidade, a ausência de uma liderança política capaz de falar de forma técnica e clara sobre Segurança Pública, bem como, alguém empenhado em levar as necessidades da região para o Governo do Estado, uma das maiores queixas dos eleitores”. 

Ainda na mesma edição do Diário Oficial, saiu a nomeação do Capitão PM Benedito José Barbosa Neto, para o cargo de Comandante de Companhia Independente (87ª CIPM) de Teixeira de Freitas. O Capitão Neto ocupava o cargo de comandante de Companhia, símbolo DAI-4, do 13º Batalhão de Polícia Militar de Teixeira de Freitas, e agora assumirá o comando da Polícia Militar de Teixeira de Freitas. 

O experiente oficial Capitão Neto ingressou na PMBA em 20 de setembro de 1999 e se formou no CFO (Curso de Formação de Oficiais) em 2002. Capitão Neto já trabalhou na 43ª CIPM/Itamaraju; CIPRv/Itabuna; 13° BPM/Teixeira de Freitas; 19° BPM/Jequié; CPM/Teixeira de Freitas e 13° BEIC/Teixeira de Freitas. 

O Liberdade News deseja ao comandante Anacleto França, muita sorte nesse novo projeto e ao comandante Neto, uma ótima gestão à frente da Polícia Militar de Teixeira./liberdadenews

Sílvio Ramalho, presidente do Consaúde anuncia abertura da policlínica regional aos sábados.

 


Com dinheiro em caixa, os prefeitos integrantes do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (CONSAÚDE) concordaram com a contratação de mais médicos para atender, também aos sábados, a população dos treze municípios da região. 

O reforço no atendimento se deve à situação financeira do Consaúde, atualmente, com saldo de R$ 2.300.000 de reais. 

Mais oito médicos serão contratados para o funcionamento, aos sábados, da Policlínica Regional de Teixeira de Freitas. O objetivo é reduzir, ainda mais, a demanda da população pelos serviços de alta e médica complexidade de saúde 

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (08), durante encontro de prefeitos do extremo sul na reunião de prestação de contas do 1º trimestre de 2022 do Construir e Consaúde. 

Segundo o Presidente do Consaúde, Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas), “com esse dinheiro em caixa é possível custear a operação e os pagamentos de serviços e pessoal, ampliando a oferta de exames e atendimentos na Policlínica Regional com a abertura aos sábados”, disse. 

O prefeito reforçou que “com o funcionamento aos sábados, a estrutura pública de saúde dos municípios do extremo sul da Bahia passam a contar com uma maior oferta de 20% nos atendimentos”, realçou. 

MAIS ATENDIMENTOS – Ainda de acordo com Silvio Ramalho, “a meta é superar o aumento nos atendimentos. Só pra ter uma ideia, na comparação do primeiro trimestre 2022/2021, conseguimos realizar 1600 consultas à mais que no ano anterior”, destacou./bahiaextremosul

Consórcio Construir promove 1ª Assembleia Extraordinária de 2022 com prefeitos do Extremo Sul.

Dr. Romildo Machado, representando a prefeita de Nova Viçosa, Luciana Machado; Júnia Garcia, secretária de Saúde de Medeiros Neto; Zico de Baiato, prefeito de Alcobaça; Dr. Marcelo Angênica, prefeito de Itamaraju e presidente da Apes; Mildson Medeiros, prefeito de Itanhém; Manrick Teixeira. prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir; Robertinho, prefeito de Mucuri; Calixto Ribeiro. prefeito de Ibirapuã. e Ariston Almeida (Tonzinho). prefeito de Lajedão. Fotos: OSollo

Na manhã desta sexta-feira, 08 de abril, o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) realizou a primeira assembleia extraordinária do ano em sua sede, na cidade de Teixeira de Freitas. 

A reunião contou com a presença de prefeitos associados e a participação do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jeandro Laytynher Ribeiro, além de colaboradores e convidados. 

Adriana Araújo (Car); Lanns Almeida, superintendente da Bahiater; Jeandro Ribeiro. secretário da SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural. e Paulo Niers (Car) 

Presidido pelo prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, o Consórcio Construir tratou de pautas importantes na manhã de hoje. Entre elas, a prestação de contas do 1º trimestre de 2022 e a apresentação de novo convênio, com a entrega de kits produtivos aos presentes. 

Manrick destacou a luta enfrentada tanto individualmente quanto coletivamente pelos prefeitos até então e valorizou o encontro. “Queria saudar toda a imprensa e dizer que é um momento ímpar. A gente está aqui, vai ter reunião praticamente o dia todo. E saber que até aqui chegamos com muita luta, todos os prefeitos”, disse. 

Alessandra Costa, diretora executiva do Consórcio Construir, deu boas-vindas aos prefeitos e convidados

O secretário Jeandro falou sobre o histórico da ação dos kits produtivos, consolidando junto ao Construir uma estratégia iniciada em 2015. “Quero destacar o trabalho que nosso presidente Manrick vem fazendo junto com os outros prefeitos e prefeitas. É um trabalho admirado por todos, um líder nato. Vem fazendo um trabalho de integração e de consolidação de uma estratégia acertada”. 

Silvio Ramalho, presidente do Consaúde e prefeito de Caravelas, falou sobre a reunião. “Estamos reunidos com praticamente todos os prefeitos do Extremo Sul. Nós fizemos nosso dever de casa, nossa prestação de contas detalhada e como sempre mostrando nosso saldo bancário. Quando peguei o Consaúde, disseram que não tinha condições nem de pagar o 13º daquela época e agora temos recursos para pagar dois meses de salários e de compromisso com o comércio”, disse. 

Marcelo Angênica, prefeito de Itamaraju e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul (Apes) lembrou das dificuldades enfrentadas com as chuvas do fim do ano e a importância dos consórcios. “A grande importância desses eventos é a união dos 13 prefeitos da região, discutindo problemas em comum. Foi uma reunião muito produtiva, levantamos várias pautas e procuramos soluções mais baratas e eficientes para atender a população”. 

Presentes: 

Calixto Ribeiro, prefeito de Ibirapuã;

Manrick Teixeira, prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir;

Mildson Medeiros, prefeito de Itanhém;

Zico de Baiaco, prefeito de Alcobaça;

Dr Marcelo Angênica, prefeito de Itamaraju e presidente da APES, e Léo Oss, secretário de administração;

Sivio Ramalho, prefeito de Caravelas e presidente do Consórcio de Saúde Costa das Baleias;

Ariston Almeida, prefeito de Lajedão e secretários;

Beto Pinto, prefeito de Medeiros e vice-presidente do Consórcio Construir, e Júnia Garcia, secretária de Saúde de Medeiros Neto;

Robertinho, prefeito de Mucuri;

Max Almeida, diretor executivo do Consaúde e equipe;

Rosana Carvalho, diretora da Policlínica de Teixeira de Freitas;

Jeandro Ribeiro, Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR);

Equipe do Consórcio Construir e convidados./OSollo

Pré-candidatos Dra. Raíssa Soares, Diego Castro e Geraldo Soares visitam Itamaraju.

 


Aliados de Jair Bolsonaro e pré-candidatos pelo partido do presidente na Bahia, Dra. Raíssa Soares (pré-candidata ao senado), Dr. Diego Castro (pré-candidato à deputado estadual) e Geraldo Soares (pré-candidato à deputado federal) visitaram a cidade de Itamaraju. 

Júnior Moura, líder bolsonarista na região, foi responsável por conduzir as agendas do grupo.

Na ocasião, foram feitas visitas a pontos tradicionais da cidade, a lideranças locais e ao comércio. Júnior Moura, líder bolsonarista na região, foi responsável por conduzir as agendas do grupo. 

Em contato com a nossa redação, Dr. Diego Castro se mostrou entusiasmado com a receptividade do povo itamarajuense. 

“Itamaraju tem um povo de um coração muito bom, educado e receptivo. Fico triste por perceber que a cidade tem enormes potenciais, mas que não são valorizados pelo governo estadual. Aqui, por exemplo, tem o maior rebanho bovino da Bahia, e a Secretaria de Agricultura estadual virou as costas”, afirmou. 

Castro, que esteve com o presidente Bolsonaro na semana anterior, disse também que “o presidente tem muito a se orgulhar de Itamaraju, pois ele tem o apoio ferrenho e majoritário da população local. 

Tenho certeza que Itamaraju será um dos polos nessa guinada conservadora do Brasil e da nossa Bahia”, finalizou./IN

Após denúncia, Polícia Civil descobre corpo de homem enterrado em Itabela.

 


Itabela: O corpo de um homem foi encontrado no início da noite de quinta-feira (07), nos arredores do bairro Dapezão, em Itabela, durante uma operação da Polícia Civil. 

De acordo com o delegado Robson Andrade, a polícia havia recebido uma denúncia anônima informando que um matagal era utilizado, possivelmente, como cemitério clandestino de traficantes de droga. 

Os policiais foram ao local e, durante escavação superficial em um terreno a cerca de 200 metros de uma estrada, encontraram um short verde e preto. 

Os agentes também sentiram odor característico de matéria orgânica em decomposição. Eles continuaram escavando e acabaram encontrando os restos mortais parcialmente em decomposição. Segundo a polícia, o corpo ainda está sem identificação e foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica. 

Conforme o delegado Robson Andrade, há registro de duas pessoas desaparecidas na cidade de Itabela. “Já pedimos para os familiares irem até o IML tentar identificar o corpo”, informou. 

A polícia pode voltar ao local para averiguar se ali há mais corpos enterrados./Radar64

Covid-19: Bahia se aproxima de número-chave para liberação de máscaras em locais fechados.

 


A Bahia chegou nesta sexta-feira (8) a 1.007 casos ativos de Covid-19 na Bahia. A marca é uma das mais baixas dos últimos dois anos de pandemia e se aproxima do número-chave definido pelo governador Rui Costa (PT) para que seja desobrigado o uso de máscaras em ambientes fechados. Segundo ele, a medida será adotada quando o número de pessoas contaminadas estiver abaixo de mil. 

Nas últimas 24 horas, foram registrados ainda 248 casos da doença, 14 óbitos e 319 pessoas que se recuperaram da enfermidade. Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), dos 1.536.287 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.505.518 já são considerados recuperados e 29.762 tiveram óbito confirmado. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.825.937 casos descartados e 329.520 em investigação.  Na Bahia, 63.047 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

Vacinação 

Até o momento, de acordo com a Sesab, a Bahia tem 11.449.249 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.526.227 com a segunda dose ou dose única e 5.051.334 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 830.974 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 217.707 já tomaram a segunda dose./bnews

sexta-feira, 8 de abril de 2022

A grande quantidade casos de chikungunya dengue e zika assusta moradores do município de Jucuruçu .

 

Na Bahia, além da pandemia da covid-19, existe o alerta também com a epidemia de dengue chikungunya, e zika doenças que tiveram aumento no número de casos, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Além das duas doenças, ainda tem a zika, que continua merecendo cuidados e atenção. 

Nesta sexta-feira, 8 de abril, o jucurunet esteve conversando com um dos médicos que atende no Hospital Municipal Doutor Paulo Souto  - de Jucuruçu, fomos informados que  já foram diagnosticados vários casos de dengue chikungunya, e zika, sendo a grande maioria de pacientes vindos do distrito do Coqueiro. 

As três doenças são adquiridas e transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aaegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. 

Uma das explicações está relacionada ao período das chuvas, que facilita o acúmulo de água parada. 

Tarefa de todos 

A única forma de evitar as três doenças é com o combate ao mosquito, por meio da eliminação dos criadouros que se acumulam em caixas, tonéis, barris de água, garrafas pets, pneus e até piscinas. Por esse motivo, a prevenção é tarefa de toda a população. 

Perigos e Complicações 

Dengue - a principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando for confirmado o diagnóstico. 

Chikungunya - a principal complicação é o longo período de dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as atividades do dia a dia. 

Zika - as maiores complicações têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré. 

Sintomas 

Dengue - Começa com febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos. 

Chikungunya -Febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e erupção na pele. Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias. 

Zika - O principal sintoma é a erupção na pele com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias. 

Tratamento 

A primeira orientação é evitar a automedicação - os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Por isso, é importante procurar uma unidade de saúde ao aparecer os sintomas. 


Ações simples que podem acabar com focos do mosquito 

• Mantenha bem tampados caixas, tonéis, barris de água.

• Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada

• Não jogue lixo em terrenos baldios 

• Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo

• Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas

• Encha com areia os pratinhos ou vasos de planta

• Evite guardar pneus velhos, mas se for guardar, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos e protegidos da chuva

• Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água

• Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana

• Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água dos vasos frequentemente

 • Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas. No caso da piscina, deve ter cobertura quando não for utilizada por longo período

• Sempre que possível evite o cultivo de bromélias ou outras plantas que acumulem água em suas partes externas.

Teixeira: Jovem sofre acidente e precisa de doações de sangue para realizar cirurgia.

 


Familiares do jovem Wallace Menezes Marques, realizam uma campanha nas redes sociais, em busca doações de sangue, de qualquer tipo sanguíneo.

O jovem de 27 anos, que sofreu um grave acidente na última sexta-feira, 1° de abril, em frente ao Hospital Sobrasa, teve uma grave fratura na perna e precisa passar pela segunda cirurgia no HMTF, onde está internado desde então.

De acordo com familiares, a cirurgia precisa ser realizada o quanto antes, no entanto, foram informados por funcionários do HEMOBA que só seria realizada caso o jovem conseguisse pelo menos 10 doadores.

Devido a urgência da situação e a gravidade da fratura, os familiares fazem um apelo pela reabilitação de Wallace.

Os interessados em entrar nessa campanha devem se dirigir até o HEMOBA com um documento de identidade e realizar a doação em nome do rapaz./ SulbahiaNews/Débora Rezende

Assunto que virou polêmica em Jucuruçu - COMUNICADO - Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais.

 




O programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais é fruto do consórcio entre Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e a Cáritas Brasileira, com o financiamento da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO). Ou seja, trata-se de uma ação desvinculada das instâncias estatais e que não tem qualquer relação com partidos políticos. 

O trabalho em conjunto com as prefeituras dos municípios atendidos, por meio das secretarias e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), restringe-se ao compartilhamento de informações sobre as famílias atendidas por esses equipamentos, incluindo aquelas atingidas pelas inundações de dezembro de 2021. Essas informações auxiliam a Cáritas Brasileira no processo de mapeamento daqueles grupos familiares em situação de vulnerabilidade que ainda não foram contemplados por benefícios do Estado ou de outras organizações da sociedade civil. 

Portanto, esclarecemos que todo o processo de cadastramento é realizado pelas equipes locais da Cáritas Brasileira, nas paróquias da Igreja Católica, e que o processo de seleção das famílias também é realizado pela entidade, em estrita consonância aos critérios e padrões humanitários de atendimento, de forma independente e imparcial. 

Desde já, reafirmamos nossos valores e missão institucional, bem como nosso compromisso com as populações afetadas. De modo que a Cáritas Brasileira segue à disposição para dúvidas, críticas ou sugestões, por meio dos canais institucionais de comunicação:

Cáritas Brasileira

Página: caritas.org.br/fale-conosco

E-mail: protecao@caritas.org.br

Tel: +55 (61) 3521-0350

Leia o comunicado completo: https://bit.ly/3jenWi9

Evento solene da ATL nesta sexta (8) terá presença ilustre de Dom Alexandre Carvalho.

 

Dom Alexandre ladeado pelos acadêmicos Carlos Mensitieri, Athylla Borborema, Almir Zarfeg e Elias Botelho.

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) realiza nesta sexta-feira (8), às 19h, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, seu primeiro evento solene de 2022. 

A programação conta com a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2022; a posse de dois novos acadêmicos; a homenagem às obras literárias editadas recentemente por autores da região e o lançamento da antologia “ATL em Verso e Prosa!” – volume VI. 

Mas um dos pontos altos da programação será a presença de Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho, que virá especialmente do Rio de Janeiro para prestigiar o evento da ATL. 

Dom Alexandre preside a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e, também, é o chefe da Augustíssima Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Ele vai compor a mesa como convidado especial e, na terceira etapa do evento, prestará homenagem a algumas personalidades baianas. 

Citam-se entre os homenageados o cirurgião dentista Fabiano Pires Neves e o advogado Ezequias Alves, que vão receber os títulos de Marquês e Barão, respectivamente, das mãos de Dom Alexandre. Fabiano Pires também receberá o título de Doutor Honoris Causa em Direitos Humanos, concedido pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (OMDDH). 

Fabiano Pires e Ezequias Alves vão receber títulos de nobreza.

“Será uma grande honra participar da cerimônia acadêmica da ATL, visitar Teixeira de Freitas e também rever os velhos amigos Almir Zarfeg, Athylla Borborema, Carlos Mensitieri  e Marcus Aurelius”, disse Dom Alexandre. 

O príncipe ainda fará a concessão da medalha comemorativa dos dez anos de fundação da FEBACLA, que foi criada em 2012. A acadêmica e advogada Gisele Ellen será uma das pessoas beneficiadas com a honraria. 

“Seja muito bem-vindo à cidade de Teixeira de Freitas, Dom Alexandre”, desejou Almir Zarfeg, presidente de honra da ATL./aguapretanews

Homem que sofreu acidente na Av. Getúlio Vargas não resiste e morre no HMTF.

 


Teixeira de Freitas: O Aposentado Milton Francisco da Costa, de 75 anos, natural de Lajedão-BA, morreu na madrugada desta quinta-feira, 07 de Abril, por volta das 02h25, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Milton Francisco estava internado desde, o dia 21 de fevereiro deste ano. 

O senhor Milton Francisco teve um traumatismo cranioencefálico (TCE) provocado por um acidente de trânsito ocorrido no dia 21 de fevereiro, quando seguia em uma motocicleta Honda CG FAN 160, de placa policial RCO-7A32 (Mercosul) pela Avenida Presidente Getúlio Vargas. 

Segundo informações, quando passava pelas imediações do Bairro Vila Vargas, em frente ao Supermercado Rondelli Center, o motociclista perdeu o controle da moto e caiu, sofrendo algumas lesões, sendo a mais grave, na cabeça. Milton foi socorrido imediatamente pelos próprios familiares à UPA. 

Após os primeiros procedimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Milton Francisco foi transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde passou por cirurgia, e estava há quase 40 dias lutando pela vida na UTI do HMTF, mas, nesta madruga, ele não resistiu e veio a óbito. 

O caso foi comunicado à Polícia Civil, e o delegado plantonista autorizou a remoção do corpo para exames de necropsia no IML de Teixeira de Freitas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem é assassinado a tiros às margens da BA 001 em Alcobaça: Corpo se encontra no IML de Itamaraju.


Alcobaça: Um corpo do sexo masculino foi encontrado com diversos ferimentos provocados por disparos de arma de fogo, no início da tarde desta quinta-feira, 07 de abril, no KM 08 da BA 001, próximo à ponte, em área territorial do município de Alcobaça. Não há informações sobre a dinâmica do crime, populares disseram apenas ter ouvido barulho de tiros e depois encontraram o corpo da vítima. 

A Polícia Militar foi informada e tomou as devidas providências. O local do homicídio foi preservado e a Polícia Civil acionada. O delegado titular, Maderson Souza, acionou o Departamento de Polícia Técnica para a realização da perícia de ação violenta (homicídio). Segundo a perícia, o corpo da vítima apresentava 09 perfurações por projéteis de arma de fogo, sendo 04 nas mãos (esquerda e direita); 01 no peito; 01 na nuca; 01 no braço e 01 na axila direita. 

O corpo foi removido ao IML de Itamaraju, onde foi necropsiado. A vítima não apresentava documentos de identificação. Há informações de que se trata de Ney Albert de Jesus Alcântara. A vítima apresenta diversas tatuagens que podem ajudar no reconhecimento e posterior identificação. Não há informação sobre a motivação e a autoria. As investigações do crime estão a cargo da Polícia Civil de Alcobaça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Como a morte de Jesus pode significar vida para você?

Após 20 dias entubada devido a complicações da covid-19, Larissa Dias teve alta; mas descobriu que seu marido havia falecido, vítima da mesma doença. Eram casados há apenas 2 anos e 8 meses. 

Ela conta: “A esperança da ressurreição, tão clara na Bíblia, me ajudou a continuar vivendo e a ter forças para enfrentar a recuperação emocional e pós-coronavírus.” Larissa encontrou consolo ao pensar no que a morte de Cristo pode fazer por ela — trazer de volta à vida seu marido, a quem tanto amava! 

Na noite de sexta-feira, 15 de abril de 2022, Larissa e outras Testemunhas de Jeová, unidas a milhares de convidados em todo o mundo, participarão do evento mais importante do ano: a Celebração da Morte de Cristo. Elas fazem isso todos os anos, assim como Jesus ordenou em Lucas 22:19: “Persistam em fazer isso em memória de mim.” Esta reunião especial destaca o valor do sacrifício de Jesus e como isso significa vida para toda a humanidade. 

No Brasil, pessoas de mais de 30 etnias poderão assistir a essa reunião no seu próprio idioma, como por exemplo o wapishana — falado por cerca de 10 mil indígenas no estado de Roraima. 

As famílias de Testemunhas de Jeová costumam se preparar para essa noite especial. Durante a pandemia, o casal Matheus e Léia usou a criatividade para seus filhos imaginarem a cerimônia de forma mais realista. 

Eles montaram em casa um cenário com mesa de palete e lamparina de barro, imitando alguns objetos utilizados na época de Jesus. “As crianças raciocinaram melhor quando criamos esse cenário. 

Aproveitamos para conversar sobre como os cristãos viviam naquela época. É impressionante como algo simples causa um efeito tão positivo no coração dos filhos”, relatou Matheus. 

Mais de 21 milhões de pessoas assistiram a esse evento em 2021, pela internet. Agora, após dois anos de isolamento social, as Testemunhas de Jeová vão se reunir presencialmente, nos Salões do Reino e em outros locais. 

Os preparativos para essa ocasião já começaram e muitos estão ansiosos para estar ao lado de amigos e convidados. Como opção, também será possível assistir à reunião pela internet. 

O porta-voz nacional das Testemunhas de Jeová, Kleber Barreto, destaca: “Para obedecer à ordem de Jesus, não deixamos de nos reunir em 2020 e 2021 — mesmo que tenha sido por videoconferência! 

Damos valor à vida e realizamos a Celebração cada um em sua casa, respeitando o isolamento social. Mas agora, em 2022, será uma alegria relembrar presencialmente o sacrifício de Cristo. Todos os amigos, familiares e convidados são bem-vindos!" 

Para assistir a esse evento, fale com uma Testemunha de Jeová que você conhece ou acesse o site jw.org e encontre um local de reunião próximo a você. Clique em Quem somos > Reuniões. 

 

O quê: Celebração da Morte de Cristo Onde: Milhares de locais espalhados pelo mundo (veja no site jw.org o mais próximo de você) Quando: 15 de abril, sexta-feira Entrada: Gratuita Porta-voz regional Bahia/Sergipe das Testemunhas de Jeová:  

João Leonardo Bomfim Rodrigues.

Apagão atinge cidades do Extremo Sul, Sul e Centro-Sul da Bahia; Coelba responde.


Na manhã desta quinta-feira, 07 de abril, uma queda de energia afetou os municípios do Extremo Sul baiano e de outras regiões. O apagão teve início por volta das 09 horas. 

Em contato com a assessoria de comunicação da Coelba, o motivo apresentado foi a ocorrência de um desligamento na Chesf, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, na subestação do Funil. 

A subestação fica localizada em Ubaitaba, próximo a Itabuna. 

A Coelba respondeu o seguinte: 

RESPOSTA DA NEOENERGIA COELBA 

“O desligamento iniciado  no sistema de transmissão de energia, a partir da subestação Funil, pertencente à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), causou uma interrupção do fornecimento de energia para as regiões Sul e Centro-Sul, do estado da Bahia, na manhã desta quinta-feira (7). […]” 

A Coelba indicou ainda que mais informações poderiam ser obtidas com a própria Chesf. 

Em nota, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) explicou o problema que deixou dezenas de municípios nas regiões Sul, Extremo Sul e Centro-Sul da Bahia sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira (7). 

Leia na íntegra: 

NOTA 

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, às 8h58min de hoje, ocorreu desligamento de cargas nas região sul do estado da Bahia, em virtude de defeito em equipamento da subestação Funil. 

Em consequência do desligamento da subestação Funil, houve interrupção do suprimento às subestações Itapebi, Eunápolis,  Teixeira de Freitas e Jucuruçu. 

O equipamento defeituoso foi isolado e adotadas as providências para reenergização das subestações envolvidas, com a conclusão de todas as ações às 10h44min.”/osollo

Parabenizamos os nossos guerreiros nesta data o 'DIA DO JORNALISTA'.

 


Ser jornalista! 

Muitas pessoas pensam que é fácil ser jornalista, não sabem como é difícil pensar em pauta, achar um gancho, apurar os fatos e ainda criar um lead. Mas por saber de tudo isso, hoje, eu venho aqui te parabenizar e dizer que você e todos os demais profissionais da área são incríveis! 

Mesmo com as dificuldades da sua profissão, mesmo com os desafios diários, siga firme na sua escolha do jornalismo! Não deixe nada te desanimar, a sua profissão é muito importante para a sociedade, acredite. Parabéns pelo seu dia e continue nos trazendo muitas informações. 

Parabéns Jornalista Aos que defendem a informação, a ética, a liberdade, a valorização da profissão, o prazer de ser jornalista. Por trás de todo grande acontecimento há um jornalista pronto para divulgar a noticia. Jornalista hoje você é a manchete! 

Podemos concluir que o jornalismo sempre será uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus leitores, telespectadores ou ouvintes. 

O jornalista tem uma função social muito importante dentro da sociedade ou de uma comunidade, pois ele informa, promove a reflexão, a crítica e incita debates. 

Difundindo ideias, fatos e informações com clareza, rapidez e precisão, a ponto de sintetizar em apenas uma frase tudo aquilo que quer falar. E que missão quase impossível!

CÁRITAS INICIA DISTRIBUIÇÃO DE BENEFÍCIOS PARA APOIO ÀS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES NO VALE DO JUCURUÇU E REGIÃO.

 


Próximo a completar 04 meses da trágica enchente e rompimento de  de barragens que devastou populações ribeirinhas e municípios as margens do Rio Jucuruçu, começou a seleção para o recebimento dos benefícios é baseada em critérios de vulnerabilidade, voltado às famílias que perderam a moradia por completo ou tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil, além daquelas que perderam todos os bens materiais da residência. Além disso, serão priorizados os círculos familiares chefiados por mulheres, casas com muitas crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Portanto, o projeto busca contemplar os grupos mais vulneráveis dentre a população atingida pelas enchentes. 

Foto: Edmilson Ciriaco/ A Tribuna Ba-Bairro Vale do Jucuruçu; a situação de quem perdeu tudo

O Blog do Ciriaco relembrou matérias exclusivas que serão enviadas a entidade, afim de mostrar que todos moradores devem ser contemplados com a ajuda do CARITAS e União Europeia.

 

Veja a reportagem do site CÁRITAS 

Entre os dias 30 de março e 06 de abril, agentes Cáritas estarão mobilizados para a primeira etapa da entrega dos cartões multipropósito nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, Palmópolis e Rio do Prado, em Minas Gerais. Os cartões, com o valor de R$ 3.000, poderão ser utilizados em supermercados, lojas, farmácias, mercearias e demais estabelecimentos. A iniciativa integra as ações do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, que tem por objetivo atender às necessidades emergentes de aproximadamente 24.000 pessoas. 

Coqueiro em  Jucuruçu 

A seleção para o recebimento dos benefícios é baseada em critérios de vulnerabilidade, voltado às famílias que perderam a moradia por completo ou tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil, além daquelas que perderam todos os bens materiais da residência. Além disso, serão priorizados os círculos familiares chefiados por mulheres, casas com muitas crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Portanto, o projeto busca contemplar os grupos mais vulneráveis dentre a população atingida pelas enchentes. 

Agentes Cáritas em Itamaraju, Extremo Sul da Bahia-Foto: Caritas

“O cartão com recurso financeiro para múltiplas finalidades chega em um momento muito importante para essas famílias. Acontece após uma seleção criteriosa e participativa com as comunidades integrantes do projeto de ajuda humanitária, a fim de atender as necessidades específicas de cada núcleo familiar”, sublinha Valquiria Lima, coordenadora nacional da Cáritas Brasileira. “A possibilidade de se ter um crédito de R$3.000, a partir do qual é possível definir, no âmbito familiar, o que é mais necessário e imediato para aquisição no momento, fortalece a autonomia e o protagonismo das pessoas”, acrescenta. 

O auxílio monetário na forma de cartão multipropósito é um dos eixos de ação humanitária, que também inclui a entrega de kits de higiene e limpeza, bem como o apoio à estruturação e ao fortalecimento de abrigos. A realização é da Cáritas Brasileira, com o apoio da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO), Cáritas Bélgica e Cáritas Suíça. 

Em fevereiro deste ano, as equipes do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais deram início às atividades de campo. De lá para cá, as/os agentes Cáritas vêm realizando o cadastramento das famílias das comunidades afetadas pelas enchentes de dezembro de 2021. 

A partir dessa coleta de dados é possível avaliar, detalhadamente, a situação das/os moradoras/es e identificar quais já receberam alguma assistência do Estado, para assim determinar o tipo de apoio caso a caso. Além disso, as informações têm dado subsídio às equipes, a fim de que essas possam direcionar esforços na incidência junto ao poder público. 

Portanto, o trabalho não se encerra no processo de cadastramento e entrega dos benefícios. Envolve também o monitoramento das famílias e os respectivos graus de vulnerabilidade, no intuito de indicar caminhos para o acesso às políticas públicas. 

“A partir dos relatórios das equipes, percebemos onde a incidência poderá ocorrer, de que forma se manifestam os quadros de vulnerabilidade, onde podemos atuar em conjunto com as secretarias municipais, a partir das demandas que estão sendo identificadas, como PCD’s sem auxílio, mulheres chefes de família menores de idade precisando de orientação, casos de violência contra a mulher”, explica Mariana de Oliveira Estevo, coordenadora do projeto. “Estamos construindo esse fluxo, identificando demandas, firmando parcerias e fortalecendo a articulação com os órgãos municipais, no intuito de estabelecer o plano de incidência”, completa. 

Luta diária 

Durante os cadastramentos, as equipes de campo têm realizado um processo de escuta das histórias dessas famílias atingidas, dividindo as dores e os traumas que persistem meses após as enchentes. 

“Encontramos muitas pessoas que tiveram de voltar para suas casas, mesmo com risco de desabamento e alta vulnerabilidade”, relatou o educador social Valdir Limeira dos Anjos, que atua no município de Palmópolis, Minas Gerais. 

As/os agentes Cáritas escutam depoimentos das pessoas afetadas diretamente e também das que não tiveram suas casas invadidas pela água, mas contribuíram no socorro àquelas atingidas. 

“Todos os depoimentos são de cortar o coração. Algumas fotos talvez possam ilustrar o ocorrido, mas para quem viveu aquela situação, ficará um trauma eterno, como relata um casal de idosos que já não dorme direito com medo”, disse Valdir. 

Os assessores da Cáritas Brasileira atuantes no território de Dário Meira, na Bahia, ao visitarem as famílias do município, encontraram algumas ruas repletas de lama, lixo, entulhos e geladeiras retiradas das casas pela enchente. Após três meses das inundações de dezembro de 2021, os moradores de Dário Meira, assim como das demais cidades mineiras e baianas atingidas, ainda clamam por ajuda para reconstruir suas casas, obter móveis destruídos e até mesmo itens de subsistência. 

Na última semana, houve novos alagamentos no município. Revoltada, a população interditou ruas com manilhas que se encontravam abandonadas pela prefeitura há quase um ano. As peças seriam utilizadas em uma obra de drenagem, nunca realizada pelo poder municipal. 

Fonte: Cáritas 

Vale do Jucuruçu foi totalmente atingido

 

O Blogueiro Edmilson Ciriaco e colaboradores entram de barco na Avenida principal do Bairro Vale do Jucuruçu e avaliam estragos. Os moradores foram levados para abrigos em Igrejas e escolas e prédios públicos. 

Imagens e vídeos / Pedro Arthur Ciriaco-Edmilson Ciriaco 

Os assessores da Cáritas Brasileira na região, cadastraram em Jucuruçu cerca de 416 famílias, sendo  entregues 140 cartões com crédito de R$ 3000.00 três mil reais. 

Em Nova Alegria os cadastros já foram feitos semana passada e até o fim de abril os selecionados receberão o auxilio do Caritas junto com a União Europeia. 

A Equipe da A Tribuna Bahia sinaliza para as organizações a necessidade da ajuda aos moradores e vitimas da Rua Espírito Santo. 

Foto; A Tribuna Bahia-Edmilson Ciriaco

A equipe chegou ao Vale do Jucuruçu (Beira Rio) nesta Terça-Feira, 05, para fazer o Cadastro Social e entrevistar morardes da localidade que foram castigados  pela enchente, praticamente  todos os moradores foram atingidos pelas águas e tiveram suas casas inundadas perdendo todos moveis e pertences pessoais, como mostra a reportagem publicada pelo Blogueiro Edmilson Ciriaco do portal de Noticias A Tribuna Bahia.

Governo antecipa fim de taxa extra, e conta de luz fica mais barata a partir do dia 15.

 


O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou nesta quarta-feira (6) que a bandeira tarifária escassez hídrica, que incide nas contas de luz do país deste setembro, será encerrada no próximo dia 15. 

A decisão antecipa em duas semanas a retirada do custo extra – a previsão inicial era de que a medida durasse até 30 de abril. A bandeira escassez hídrica adicionou R$ 14,20 às contas de energia para cada 100 mWh consumidos (exceto para as famílias inscritas na Tarifa Social). 

O governo afirma que o nível de chuvas nos últimos meses e a adoção de medidas emergenciais, nos últimos meses, permitiram reduzir o acionamento das usinas termelétricas, mais caras e poluentes que as hidrelétricas. 

"Com a redução de custos, o Governo Federal antecipou o fim da bandeira escassez hídrica para 15 de abril. E mais, com a manutenção das atuais condições de chuva, a perspectiva é de bandeira verde até o final do ano", diz material divulgado pelo ministério. 

Bolsonaro 

Em rede social, o presidente Jair Bolsonaro também afirmou que todos os consumidores de energia deixarão de pagar a bandeira de escassez hídrica a partir de 16 de abril, quando será acionada a bandeira verde. 

Estabelecer as tarifas e acionar as bandeiras tarifárias são atribuições da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que até o momento não se manifestou oficialmente sobre o anúncio do ministério e do presidente. 

O MME divulgou a nota após reunião, na tarde desta quarta-feira, do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), responsável por avaliar as condições de abastecimento e elaborar propostas de soluções para fazer frente a eventuais problemas no setor de energia. 

De acordo com o ministério, a eliminação da cobrança adicional resultará em uma redução média de 20% na conta de luz do consumidor residencial./G1

Pedreiro que presta serviços terceirizados para a Prefeitura de Teixeira é preso acusado de estuprar duas crianças de 05 e 10 anos.

 


Teixeira de Freitas: Edilson Vieira Dias, de 39 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira, 06 de abril, por investigadores do SI da Polícia Civil (DEAM), na Praça Ceará, no Bairro Teixeirinha. Edilson é pedreiro e trabalha em uma empresa terceirizada, que presta serviços para a Prefeitura Municipal de Teixeira (Secretaria de Infraestrutura). 

Após investigações e conclusão do inquérito policial, a delegada Viviane Scofield, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), formulou o pedido de prisão preventiva, o qual foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Teixeira de Freitas. Edilson é acusado pelo crime de estupro de vulnerável (Art. 217-A), que teve como vítimas, 02 crianças de 05 (cinco) e 10 (dez) anos de idade. 

Em posse do mandado de prisão, os investigadores saíram em diligência e realizaram a prisão do Edilson. Após o cumprimento do mandado, realizado pela delegada titular, Kátia Cielber (DEAM), o Edilson foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde se encontra na custódia da 8ª COORPIN, à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Dois indivíduos tombam em troca de tiros com a polícia na cidade do Prado.

 


A ação aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (06), quando uma guarnição do PETO fazia ronda de rotina na cidade e ao chegar ao bairro portal do Prado, dois indivíduos que estavam em um barraco atirou contra a viatura e saíram correndo em direção a outra casa. 

Após os tiros, os policiais saíram em busca dos suspeitos e foram alertados por moradores que mostraram onde os meliantes estavam escondidos. 

O local foi cercado. Os criminosos ao perceberem a aproximação dos policiais começaram a atirar em direção a guarnição que revidou e na troca de tiros, os indivíduos identificados como Altino, vulgo “Tinôco” e Paulo César Santos do Nascimento, o ‘Cezinha”, de 21 anos, natural de Itamaraju, foram alvejados. 

Os dois que são suspeitos de terem participação na morte de Leandro Almeida no dia 11 de fevereiro deste ano e assaltos a veículos, sendo uma motocicleta nesta terça feira (05) e uma Hilux no último final de semana, foram encontrados caídos ao solo ainda com as armas empunhadas. 

Socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Prado, os dois não resistiram.  No local a polícia aprendeu; 02 revólveres calibre 32, duas poções pequenas de maconha e uma porção de maconha./bahiaextremosul

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Moto Bros 150 é roubada a luz do dia próximo de Palmópolis - MG

 


Moto Bros 150 cor preta, placa H D E - 0163 - licenciada em Palmópolis - MG, segundo o dono a motocicleta foi roubada nesta quarta-feira, 6 de abril,  por volta das 10 h da manhã na Fazenda três recantos que fica próxima de Palmópolis  MG.

Segundo a vitima, seu patrão foi na cidade e ele foi pra manga olhar o gado, isso era umas 9h da manhã e a moto parada no terreiro da casa e quando cheguei da manga a moto já não estava mais. 

Aí eu achei que foi um amigo meu que tinha pegado a moto emprestada, mas aí eu falei que nada, estou é roubado. 

Aí já coloquei logo direto no meu status como moto roubada, pois o ladrão entrou no cômodo onde ficava a moto e pegou a chave e meu capacete. Ai eu fui à delegacia de Palmópolis e registrei a queixa. 

Peço quem tiver qualquer informação dessa moto, por favor, entre em contato comigo neste telefone que também é whatsapp - (55) 33 8749-0180 - que será bem gratificado, ou liga para a delegacia de policia de Palmópolis - MG - (33) 3744-9143 - (33) 988677244- ou 190.

Radialista é encontrado morto dentro de casa no sul da Bahia; corpo tinha marcas de violência.

 

Radialista Jota Silva foi encontrado morto dentro de casa, em Itabuna — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O radialista Jota Silva, de 60 anos, foi encontrado morto dentro da casa onde morava, no bairro Manoel Leão, em Itabuna, sul da Bahia. A Polícia Militar chegou ao imóvel na noite de terça-feira (5), após receber a informação que havia ocorrido um crime no local. 

Agentes do 15º Batalhão da PM foram acionados para verificar uma ocorrência de tentativa de roubo do veículo do radialista. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Jota Silva já sem vida. 

Ainda de acordo com a PM, o corpo estava em um dos quartos do imóvel, sem roupas e com marcas de violência. Além disso, móveis e objetos estavam revirados dentro de casa. A polícia não informou se algum pertence foi levado. 

Uma testemunha disse que um homem chegou com o radialista no imóvel, por volta das 17h. À noite, ele saiu da casa e tentou ir embora com o carro da vítima, mas não conseguiu ligar o veículo e saiu a pé. O caso é investigado pela Polícia Civil, que ainda não tem pistas sobre autoria e motivação da morte de Jota Silva. 

Radialista Jota Silva foi encontrado morto dentro de casa, em Itabuna — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O corpo do radialista foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna e o veículo levado para o Complexo Policial da cidade para passar por um exame de perícia. No interior do carro, havia pertences pessoais da vítima, caixas de som e materiais de limpeza. Jota Silva será velado e sepultado ainda nesta quarta-feira, em Itabuna.

Testemunhas serão ouvidas e imagens de câmeras de segurança devem ser utilizadas para a identificação do suspeito. 

A prefeitura da cidade divulgou uma nota de pesar pela morte do radialista. Batizado como José Antônio Oliveira da Silva, ele apresentava o programa “Show do Jota Silva” há mais de uma década, na Rádio Jornal de Itabuna. Ele era um dos radialistas mais ouvidos na região sul do estado, que está comovida com a perda do profissional de comunicação./g1 Bahia.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.