Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 21 de dezembro de 2019

Flamengo joga bem, mas perde para o Liverpool na final do Mundial



O Liverpool foi superior ao Flamengo no princípio da etapa inicial e quase chegou ao seu gol logo no primeiro minuto. Firmino recebeu lançamento nas costas de Rodrigo Caio, ficou cara a cara com Diego Alves, mas pegou mal na bola e mandou pela linha de fundo. Arnold experimentou de fora da área, o chute saiu forte e a bola passou próxima da trave.

A partir dos 15 minutos, o Flamengo reorganizou a sua defesa e passou a oferecer perigo ao time inglês. Bruno Henrique foi o principal jogador rubro-negro, sendo extremamente perigoso pelo lado esquerdo do ataque flamenguista. A melhor oportunidade do Flamengo aos 26 minutos. O camisa 27 invadiu a área em velocidade e bateu cruzado. Joe Gomez fez um corte providencial para evitar o gol rubro-negro.

Apesar de tomar um grande susto com a bola na trave de Roberto Firmino no início do segundo tempo, o Flamengo manteve o ótimo nível de atuação na segunda etapa. A melhor chance rubro-negra veio com Gabigol aos 8 minutos. O artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, chutou cruzado e exigiu uma excelente defesa de Alisson. Diego Alves só voltou a trabalhar aos 40 do segundo tempo fazendo uma defesa espetacular após o chute de Henderson.

Na prorrogação, o Flamengo sentiu o cansaço e tomou o gol em um ótimo contra-ataque formado pelo Liverpool. Mané recebeu lançamento de Henderson e acionou Firmino. O atacante brasileiro teve a frieza necessária para tirar Diego Alves da jogada e abrir o placar. O Flamengo até teve uma excelente chance para empatar o jogo com Lincoln no fim da prorrogação. O atacante recebeu na entrada da área, mas bateu embaixo na bola e acabou isolando./TUPI

Carga com 140 Kg de carne suína imprópria para consumo é apreendida em Itabela




Carga com 140 Kg de carne suína imprópria para consumo é apreendida em Itabela


Uma carga de 140 quilos de carne suína de origem clandestina foi apreendida nesta última sexta-feira (20), na BA-283, no trecho entre as cidades de Itabela e Guaratinga.

Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), agentes flagraram um caminhão transportando a carne de forma irregular, em baldes, na carroceria do veículo, sem refrigeração e sem as mínimas condições de higiene.

Após o flagrante, os policiais acionaram a fiscalização sanitária, que constatou a irregularidade da carne, que foi aprendida e levada à Delegacia Territorial de Itabela (DT). Em seguida, o material foi encaminhado ao lixão e destruído, por ser impróprio ao consumo humano.

O motorista do caminhão foi ouvido e liberado./TH

Viúva de Gugu Liberato entra na Justiça para ter direito a herança





A viúva de Gugu Liberato (1959-2019), Rosi Miriam Di Matteo, quer ser reconhecida como herdeira e acionou um escritório de advogacia de São Paulo para ter direito de parte da herança deixada pelo apresentador.

Em entrevista para a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Miriam falou sobre a decisão de disputar, na justiça, pelo reconhecimento da união estável com Gugu: “Qualquer mulher no meu lugar faria isso. Está parecendo que é uma briga. Mas não é. Eu tenho todo o direito de me colocar no meu lugar – infelizmente, na condição de viúva.”, disse.

A família Liberato, por meio de nota, fez declarações sobre o assunto:

“A entrevista pegou a todos de surpresa, visto que hoje (20/12) completa apenas um mês desde o acidente sofrido por Gugu Liberato em sua casa em Orlando, na Flórida.

Nenhum familiar de Gugu sabia que Rose Miriam estava no Brasil. Para todos, ela estava no Brasil. Para todos, ela estava em casa, ao lado dos filhos, oferecendo todo apoio necessário.

O que causa extremo espanto à mãe e irmãos de Gugu, e é considerado o problema maior e inadmissível, é o fato dos três filhos terem ficado nos EUA sem a mãe ou qualquer parente, principalmente num momento como este quando, segundo a própria Rose Miriam declarou ‘as crianças estão muito abaladas porque eles viram o pai morrendo no chão. Foi trágico’.

Ainda mais sério e triste é o fato dos filhos de Gugu, João Augusto, Marina e Sofia também desconhecerem o paradeiro da mãe. Rose Miriam saiu de casa na segunda-feira (16/12) sem comunicar a ninguém sobre sua viagem, deixando apenas uma mensagem de Whatsapp, informando a um funcionário que iria para um retiro e retornaria na quarta-feira (18/12). Até a presente data ela não voltou para casa.

Nossa prioridade é o bem-estar e segurança dos filhos, João Augusto de 18 anos, Marina e Sofia, de 15 anos. Neste momento de extrema dor isso é absurdo. Qualquer informação sobre a herança dos filhos, deveria ser discutida somente com eles. rata-se de um assunto familiar e existe sigilo judicial visando a proteção dos menores. Não temos nada mais a declarar”./TUPI

Éverton Ribeiro avisa: “Treinamos bem, fizemos tudo que tinha que ser feito e estamos prontos para levantar mais uma taça”





O meia Éverton Ribeiro, capitão do Flamengo, foi o jogador escolhido para conceder entrevista coletiva na véspera da decisão do Mundial contra o Liverpool. Confira alguns trechos:

LIVERPOOL FAVORITO?

“São duas grandes equipes. Respeitamos o Liverpool, sabemos dos grandes jogadores, mas temos a nossa responsabilidade. O Flamengo é uma instituição de muita história. Faremos o melhor para levar a taça para o Brasil”

FORMA DE ENFRENTAR O CAMPEÃO DA EUROPA

“Aprendemos que não podemos desistir. Que somos capazes. E que temos que jogar da nossa maneira os 90 minutos. Tem um outro time que vai tentar anular nossas jogadas, temos que tentar sair da marcação para fazer um bom jogo. Por ser uma final, existe a pressão, a ansiedade normal. Foi difícil chegar até aqui, vencemos um grande título, que foi a Libertadores. Isso nos deixa alegres para desfrutar dessa oportunidade”

TÍTULO PARA FAMÍLIAS DA TRAGÉDIA DO NINHO

“(O incêndio) foi um momento muito triste na história do Flamengo. Vidas se foram. O quanto antes as famílias puderem se acertar e ter o suporte que o Flamengo está dando. O que podemos fazer é lutar pelos títulos e eles nunca serão esquecidos”

PONTOS FRACOS DO LIVERPOOL

“São poucos pontos fracos que eles têm, mas vamos fazer a estratégia em cima deles. Não posso falar aqui. O que tinha que ser feito, está feito. Agora, é colocar em prática no jogo”./TUPI

Menina baiana de dois anos é morta após viajar para ficar com pai em São Paulo; madrasta de 16 anos foi apreendida




Uma menina baiana, de dois anos, foi morta após viajar para passar três meses com o pai, na cidade de Jambeiro, em São Paulo. Conforme a Polícia Civil paulista, a criança foi espancada pela madrasta, que tem 16 anos, foi apreendida.

Segundo a polícia, a adolescente confessou o crime, mas não há detalhes sobre o depoimento dela e nem das circunstâncias do crime. A jovem foi apreendida na quinta-feira (12) e levada para a Delegacia de Polícia de Proteção a Infância e Juventude, em São José dos Campos, onde permanece à disposição da Justiça.

Segundo informações da polícia, a criança foi morta na terça-feira (10). Após perícia técnica, de acordo com a polícia, foram encontradas marcas de violência no corpo da criança. De acordo com a polícia de São Paulo, não há indícios de que o pai da menina participou do crime. Ele foi ouvido e liberado. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia de Proteção a Infância e Juventude de São José dos Campos.

Segundo informações da mãe da criança, a menina, que morava com ela, no bairro de Narandiba, em Salvador, viajou para São Paulo em outubro deste ano e voltaria em janeiro, quando começaria estudar. De acordo com a mulher, a filha viajou após um acordo entre ela e o pai da criança, que mora com a companheira, em Jambeiro, em São Paulo.

"O pai dela me pediu para ficar com ela [criança] um tempo. Eu falei que ela era muio pequena, para deixar ela crescer mais um pouco, mas ele disse que se eu não deixasse, ia entrar na justiça para tirar ela de mim", disse a mãe da menina. "Fizemos um acordo e ela ficaria lá [com o pai] por três meses. Minha filha viajou em outubro e voltaria em janeiro. Ele disse que a mãe dele ia para São Paulo em janeiro e ia trazer ela de volta", contou.

A mãe da criança conta que não teve muito contato com o ex-marido nos últimos três meses. Ela via a menina por chamada de vídeo, através do celular da madrasta da filha. "Todas as chamadas de vídeo que a gente fazia eu via ela triste, ela já era maltratada pela madrasta. Eu falei com ele que ela estava assustada e que era para ele trazer ela de volta. Até disse que se ele não tivesse como, eu ia lá buscar", contou.

Ainda segundo a mulher, após a conversa, o pai da menina disse que não ia mais devolver a criança e a madrasta parou de fazer chamadas de vídeo com ela. "Ele me disse que eu nunca mais moraria com a menina e que, se dependesse dele, eu nunca mais ia ver a menina. Ele me disse que se eu entrasse na Justiça e colocasse um advogado, ele colocava dois", lembrou.

"No outro dia eu conversei com a madrasta, e ela mandou eu ficar tranquila, que em outubro do ano que vem, quando eles teriam férias, ela traria minha filha. Só que depois não mandava mais fotos da minha filha, só na segunda (9), que ela mandou uma que minha filha estava com o braço roxo".

Notícia da morte

"Na segunda-feira (9), ela [madrasta da menina] disse que o celular dela estava com problema e não fazia, nem recebia chamada de vídeo. Aí eu disse que era para ela procurar um celular para eu ver minha filha, porque eu tinha que falar com ela", lembrou a mãe da criança. A mulher lembra que a adolescente quem deu a notícia sobre a morte da filha dela.

"Ela mandou uma mensagem dizendo: 'Fica tranquila, mas sua filha faleceu. Ela teve uma convulsão, passou mal e morreu'. Eu fiquei em estado de choque e depois liguei para saber direito o que tinha acontecido", contou. A mãe da menina informou que a adolescente deu a ela mais de uma versão sobre a morte da menina.

"Primeiro ela disse que [a criança] teve uma convulsão, passou mal e morreu. Depois disse que caiu no chão e desmaiou, depois que morreu nos braços dela". Ainda de acordo com a mãe da criança, o pai da menina se ofereceu para pagar a passagem aérea para ela, porque a menina seria enterrada na capital paulista.

"Ele estava querendo pagar minha passagem para enterrar lá. Disse que a gente não ia enterrar aqui. Só depois que o chefe dele entrou na história, que pagou o translado e a gente viu o corpo da minha filha", disse.

O corpo da vítima foi enterrado no mesmo dia em que a madrasta foi apreendida, na quinta-feira (12), no Cemitério Municipal de Itapuã, em Salvador. "Foi um choque, porque você olhava o corpo dela e tinha muitas marcas roxas. Vários arranhões", contou a mãe da criança./G1

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Bolsonaro diz para jornalista: ‘ Você tem uma cara de homossexual terrível’






O presidente da República, Jair Bolsonaro, se irritou com jornalistas ao ser questionado sobre as investigações que englobam o filho Flávio Bolsonaro. O senador, que atualmente está sem partido, está sendo acusado de corrupção pelo Ministério Público. Nesta sexta-feira, Bolsonaro concedeu entrevista no Palácio da Alvorada e mandou os profissionais ficarem calados e ainda chamou um deles de “homossexual terrível”.

Visivelmente irritado, o presidente ordenou para um dos jornalistas: “Fica quieto”. Logo em seguida, ele disse: “Você tem uma cara de homossexual terrível, mas nem por isso eu te acuso de ser homossexual. Se bem que não é crime ser homossexual”.

Sobre o caso Queiroz, ex-assessor de Flávio, Bolsonaro afirmou ter repassado empréstimo ao ex-funcionário do filho. Vale ressaltar que Fabrício Queiroz é acusado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de comandar a distribuição de dinheiro exigido dos servidores do gabinete de Flávio. O presidente ainda disse que parte do empréstimo foi pago em um cheque à primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Ao ser questionado se tinha comprovante do repasse, disse: “Pergunta para tua mãe o comprovante que ela deu pro teu pai, tá certo?”.

Ele ainda ressaltou que conhece Queiroz desde 1985 e que não precisava de comprovante. “Nunca tive problema com ele, pescava comigo, andava comigo pelo Rio de Janeiro, tinha que ter um segurança comigo, andava com o meu filho, aí, de repente, se ele fez besteira, responda pelos atos dele”.

O presidente Bolsonaro também criticou o juiz Flávio Itabaiana, que autorizou operação para investigar o suposto esquema de “rachadinha” quando Flávio Bolsonaro ainda era deputado estadual.

Bolsonaro aproveitou para atacar o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Segundo o presidente, Witzel tem apoiado ações para prejudicar sua família./TUPI

Pescadores encontram corpo boiando próximo ao Arquipélago de Abrolhos: Vítima é resgatada por Navio da Marinha





Caravelas: Um corpo foi encontrado boiando em mar aberto, por pescadores, próximo ao Arquipélago de Abrolhos, no final da tarde desta quinta-feira, 19 de dezembro. O caso foi informado por Rádio Comunicador ao Comandante de um Navio da Marinha, que estava nas proximidades do local. O corpo do sexo masculino, que estava apenas vestido uma bermuda de cor branca e desenhos de cor marrom, foi encontrado a cerca de 10 milhas náuticas, bem próximo à Ilha de Santa Bárbara, que fica nas imediações do Arquipélago de Abrolhos.

O corpo foi encontrado já em estado avançado de decomposição, com partes do corpo comidas pelos peixes (membros superiores e inferiores), com a parte da cabeça e abdômen bem inchados, e com queimadura de sol nas costas, e segundo informações, o corpo deveria estar no mar entre 5 a 8 dias, e a vítima deve ter entre 45 a 50 anos. O corpo foi resgatado pelo Navio da Marinha, e levado até o Píer da cidade de Caravelas.

O caso foi comunicado ao delegado substituto, Maderson Souza, que solicitou ao DPT a remoção do corpo para o IML de Itamaraju. A remoção foi realizada pelo Agente Público, Anderson Barbosa, e o corpo irá passar por necropsia, e aguardará uma possível identificação por parte de algum familiar, já que através de exames, devido ao estado de decomposição, será difícil identificá-lo./Lierdadenews

Morre Catifunda da Escolinha do Professor Raimundo



Zilda Cardoso


Morreu nesta sexta-feira (20), aos 83 anos, a atriz Zilda Cardoso, famosa por sua atuação como Catifunda na Escolinha do Professor Raimundo, da Globo, e A Praça é Nossa, do SBT.

De acordo com informações do 77° Distrito Policial, em Santa Cecília, centro de São Paulo, Zilda teve morte natural. Ela, que não enfrentava problemas de saúde, foi encontrada caída no apartamento em que vivia pela diarista que a acompanhava há anos e pelo porteiro do prédio. Os dois acionaram o Corpo de Bombeiros, que constatou o óbito.

Longe do vídeo desde 2000, quando participou de um episódio do Você Decide, Zilda vivia sozinha, contando com o auxílio de uma cuidadora e mantendo uma rotina que incluía, todos os dias, almoços com amigas e vizinhas em uma churrascaria. Ela também consumia cerca de três maços de cigarro por dia.

Nascida em 4 de janeiro de 1936, Zilda Cardoso iniciou sua carreira como caloura do Chico Anysio Show, em 1961, na TV Paulista. Três anos depois, chegou à Praça da Alegria apresentada por Manuel de Nóbrega na Record; concebeu a personagem Catifunda, então reservada para Eloísa Mafalda, no improviso, tomando o charuto de um contrarregra.

Ao jornal O Globo de 15 de dezembro de 1991 revelou: “Comecei a observar que o Renato Aragão era o Didi, o Golias era sempre o Golias e Charles Chaplin foi sempre o Carlitos. Então, compreendi que a Catifunda era tão forte que tinha tomado conta de mim. Passamos a ser uma só e assumi a personagem“.

Como Catifunda, Zilda também marcou presença em Alegria 81 (SBT, 1981), Praça Brasil (Band, 1987) e Estados Anysios de Chico City (Globo, 1991). Passou ainda pelo elenco de Os Trapalhões (1977, Globo). E esteve nas chamadas novelas humorísticas da Record – Quatro Homens Juntos (1965), Mãos ao Ar (1966) e Meu Adorável Mendigo (1973).

Na Globo, atuou em Meu Bem, Meu Mal (1990), protagonizando a histórica cena em que Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte) volta a falar após sofrer um AVC, pedindo por melão à enfermeira Elza, vivida por ela. No mesmo ano, integrou o elenco da série Delegacia de Mulheres como a escrivã Adelaide; a produção debatia casos de violência contra a mulher./bahiaextremosul

ILHÉUS: MORRE O EMPRESÁRIO MAGNO SANTOS





A morte do empresário Magno Santos Silva, 60, na tarde desta quinta-feira (19), pegou parentes e amigos de surpresa. As informações são de que ele chegou ao Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, com uma infecção dentária. Por conta disso, seu quadro de saúde evoluiu para o óbito.

O diagnóstico, porém, de acordo com a família, ainda não foi fechado. Magno Santos tinha um filho, e era bastante conhecido no meio político. 

Ele desenvolvia trabalho de marketing político na região. Um de seus clientes era o ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. Foi em umas das gestões de Jabes que Magno trabalhou como Secretário Executivo da Associação dos Municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia (AMURC), entidade presidida, na época, pelo ex-prefeito Jabes.

Ultimamente, Magno Santos estava morando em Rondônia. Magno estava sempre na região atendendo compromissos profissionais. Depois de velado no SAF, em Ilhéus, o corpo do empresário será levado para Vitória da Conquista, onde será sepultado às 11 deste sábado (21).

NOTA DE PESAR

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – AMURC, em nome do presidente Aurelino Cunha, manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário Magno Santos Silva, ocorrido nesta quinta-feira, 19, em Ilhéus. Magno deixa um legado importante para a sociedade regional.

No período de 2001 a 2004, ele foi secretário executivo da AMURC e atuou durante muito tempo no marketing político. Neste momento de dor, rogamos a Deus que conforte a família e os amigos por esta perda inestimável./ubaitabaurgente

Luto - Maestro da banda marcial “Fofão” morre no Sobrasa






Morreu na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, no hospital Sobrasa em Teixeira de Freitas o servidor público Eduardo da Cruz Oliveria, popular “Fofão” de 51 anos.

Eduardo estava em casa quando passou mal e foi levado às pressas para a emergência, ele faleceu por volta das 9h45.

Eduardo trabalhou 15 anos na Casa da Cultura como professor de música e percussão, ele também era maestro da banda marcial de Teixeira.

Eduardo era muito atuante em projetos sociais, ele também já trabalhou no PETI, Casa Lar, Projeto Bem Ti Vi, Projeto Social Dando Corda e Bem, trabalhou nos 4 CRAS, Educandário Paz e Bem, e era muito querido na cidade.

Às 13 horas será realizado o culto fúnebre na Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Rua do Prado, n° 600, bairro Bela Vista./bahiaextremosul

Preso acusado de assassinar adolescente em Posto da Mata



Preso acusado de assassinar adolescente em Posto da Mata


Uma ação conjunta entre policiais civis e militares de Nova Viçosa, prendeu nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, Vandinilsom Carvalho de Souza, o “Zói”, acusado de assassinar a facadas na noite anterior, a adolescente Vanusa Silva Lima, 15, em frente de uma casa ainda em construção localizada no Loteamento Lisboa, região do bairro Baía dos Anjos, no distrito de Posto da Mata.

Os policiais receberam a informação que Vandinilsom estava escondido na casa de parentes e aguardava os seus documentos para fugir em direção ao estado do Rio de Janeiro. Os agentes foram ao endereço, cercaram o imóvel e prenderam o acusado em flagrante.

Em depoimento à Polícia Civil, Vandinilsom Carvalho de Souza, o “Zói”, assumiu a prática do crime e levou os policiais até sua residência, onde mostrou a faca usada no assassinato, além de uma bermuda que ele usava no dia do crime, que continha vestígios de sangue da vítima.

Ainda durante o seu depoimento Vandinilsom relatou que mantinha um relacionamento amoroso com a vítima há seis meses, embora tenha uma companheira que está grávida. Alegou que a adolescente estava ameaçando contar tudo para sua mulher.

Relata que na noite do crime esteve em companhia da vítima tomando algumas doses de cachaça em um bar localizado no mesmo bairro onde ocorreu o crime. Que em seguida convidou a menor para terem relações sexuais e após fumarem um cigarro de maconha, foram para uma construção existente nas proximidades.  “Tivemos relações e mandei que ela (vítima) me esperasse em frente à casa. Fui na minha residência pegar um isqueiro para acender outro cigarro de maconha e também trouxe a faca da cozinha”, contou.

Logo depois Vandinilsom relata que sem dizer nada à jovem, aplicou-lhe algumas facadas e fazendo uso de um pedaço de madeira bateu em sua cabeça até a mesma desmaiar. Que após o crime foi para a casa dos seus pais, de onde pretendia fugir para o Rio de Janeiro.

O acusado foi autuado em flagrante por pratica do  crime de feminicídio, conforme o Artigo 121 do Código Penal Brasileiro (CPB) e permanece preso à disposição da Justiça./TH

Ele fica? Marcos Braz mostra otimismo na contratação de Gabigol ainda em Doha





Vice-presidente de futebol rubro-negro afirmou que a possibilidade do acerto acontecer logo após a final do Mundial Interclubes é real - Além da enorme expectativa da torcida flamenguista pela final do Mundial Interclubes no próximo sábado, diante do Liverpool, no Catar, a nação rubro-negra também aguarda ansiosamente o desfecho da negociação do clube com Gabigol. O atacante que pertence a Internazionale, possui contrato de empréstimo até o fim desta temporada com o rubro-negro.

Em entrevista ao Uol, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, demonstrou otimismo na permanência do atacante e deu a entender que a negociação pode ser concretizada ainda em Doha, logo após a final contra o Liverpool.

“Gabriel foi um projeto que deu certo. Tanto deu que estamos tentando comprar para que ele fique mais tempo com a gente, uns quatro ou cinco anos. O contrato acaba dia 31 de dezembro e a gente espera até lá ter tudo resolvido. Tem muita chance disso. Vamos ter uma reunião aqui em Doha. Podemos tomar um café da manhã depois da final. Há a possibilidade efetiva do desfecho aqui, mas podemos voltar e acertar no Rio também”, afirmou.

A tendência é que Gabigol assine um contrato de três anos com o Flamengo e custe 16 milhões de euros (cerca de R$ 72 milhões) aos cofres rubro-negros./TUPI

Eunápolis: Desaprovação da gestão de prefeito Robério ultrapassa os 60%





A maior parte da população de Eunápolis, no sul da Bahia, desaprova a gestão do atual prefeito Robério Oliveira. De acordo com levantamento do Bahia Notícias com a Séculus Análise e Pesquisa esta é a opinião de 61,15% dos eleitores. O índice dos que aprovam foi de 29,02% e os 9,84% restantes não opinaram.

Quanto a maneira como a população avalia a administração de Robério, 40,98% considera regular, 21,48% péssima, 12,30% boa, 9,02% avalia como ótima e 8,52% como ruim. Não opinaram 7,70% dos entrevistados.

O levantamento do Bahia Notícias com a Séculus Análise e Pesquisa fez 710 entrevistas entre os dias 12 e 13 de dezembro deste ano. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra./girodenoticias

Grave acidente deixa duas pessoas mortas e uma ferida na BA 001 próximo ao trevo de Alcobaça






Alcobaça: Um grave acidente aconteceu no final da tarde de quarta-feira, 18 de dezembro, na BA 001, próximo ao trevo de Alcobaça, sentido à cidade do Prado, quando um motorista, teria perdido o controle do veículo e saído da pista, vindo a atingir três pessoas que estavam passando a pé, na lateral da rodovia. Uma das vítimas, identificada como, Maria das Dores de Oliveira Albino, 34 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Uma segunda vitima, a senhora Elezenita Mendes de Oliveira, 62 anos, foi socorrida pelo SAMU para a Unidade Hospitalar de Alcobaça, quando, no momento que recebia atendimento médico, ela também não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito. A terceira vítima atingida foi uma adolescente de 12 anos, identificada como Fernanda Albino Lima, que teve apenas lesões leves, sendo atendida e liberada.

O veículo, modelo Fiat/Strada, de cor prata, placa PKD 0322, era conduzido por Manoel Rodrigues de Moura, de 70 anos. O motorista disse aos militares da PRE, que teve um mau-súbito, um apagão, antes de sair da pista e atingir as vítimas, e só veio retornou a consciência, depois do veículo parado fora da pista, e com pessoas tentando ajudá-lo. A Polícia Rodoviária Estadual foi comunicada, e realizou a ocorrência no local.

O delegado titular de Alcobaça, Maderson Souza, solicitou a remoção dos corpos ao IML de Itamaraju, que foi realizada pelo agente público Anderson Barbosa. O motorista Manoel passou por exame do bafômetro, que não constatou consumo de álcool. 

O delegado Maderson realizou a oitiva do Manoel, que foi liberado e poderá responder em liberdade pelo crime de duplo homicídio culposo (quando não há intenção de matar)./Liberdadenews

Rui e Neto costuram acordo para acelerar aprovação da reforma da Previdência na Bahia





O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), se comprometeram a mobilizar suas bases políticas em prol da aprovação da reforma da previdência para servidores públicos da capital baiana e do estado. Os dois campos políticos opostos se uniram para a aprovação da reforma aprovada em Brasília, em Salvador e na Bahia.

O acordo orientou os deputados estaduais de oposição ao governo na Assembleia Legislativa (AL-BA) aceitarem um pedido de tramitação em prioridade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma enviada por Rui. O pedido foi aprovado nesta quarta-feira (18), de surpresa, em um plenário vazio e a menos de uma hora do recesso parlamentar (veja aqui).

Em troca da prioridade sem obstrução da base de Neto para a PEC estadual, o governo petista se comprometeu a conversar com sua base na Câmara Municipal de Salvador (CMS) para dar o mesmo tratamento para a reforma da previdência dos servidores públicos do município. Assim como Rui Costa, o prefeito ACM Neto deve enviar uma PEC em consonância com a reforma aprovada em Brasília para apreciação dos vereadores.

Sem citar qualquer acordo, o líder de Rui na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto (PT), falou que irá conversar com a base petista e aliada nos municípios baianos pela aprovação da reforma da previdência nas cidades. “Falarei com meus pares na Câmara de Salvador sobre essa reforma. Não é o momento de utilizar essa questão como disputa eleitoral, mas pensar na adequação das contas dos estados”, disse Rosemberg.

O parlamentar petista defendeu a proposta de Rui. “Tenho dito que o governo está fazendo uma adequação às mudanças previdenciárias feitas pelo Congresso Nacional. Aqui fazemos isso por meio de uma PEC como outros estados já fizeram”, argumentou.

Entre as mudanças na previdência propostas por Rui para os seus servidores, a PEC que está na AL-BA estabelece que aposentados e pensionistas, que atualmente não contribuem, passem a contribuir para a previdência. Ainda no texto, será aposentado “aos 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, e aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, observados o tempo de contribuição e os demais
requisitos estabelecidos em lei complementar” (leia aqui).

Em Brasília, os deputados federais do PT votaram contra a reforma agora apresentada por Rui. Na AL-BA, os deputados de oposição questionam com frequência os pedidos de urgência e prioridade que o governador faz, a exemplo do aprovado nesta semana com a anuência da liderança da bancada.

Com o acordo, nos bastidores, o que se espera é que as reformas estadual e municipal tramitem sem maiores problemas na AL-BA e na CMS./bahiaextremosul

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

IPVA terá redução de 3,5% na Bahia em 2020




Confira o calendário de pagamento do IPVA 2020 — Foto: Júnior Maciel/Sefaz/Divulgação


O valor do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Bahia terá redução média de 3,5% em 2020, segundo informações divulgadas pelo governo do estado. A tabela com o calendário de pagamento da tarifa foi divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), nesta quarta-feira (18).

De acordo com o governo, o imposto para caminhões terá redução de 2,62%. Os carros terão redução de 4,20%. Já as motocicletas, 2,72%. Ainda segundo o comunicado, ônibus e micro-ônibus terão IPVA 3,93% menor. Para os veículos utilitários, o imposto cairá 4,35%.

Os novos valores, conforme o governo, baseiam-se em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a partir dos preços praticados no estado em outubro de 2019.

De acordo com o governo, o IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do estado. A frota tributável da Bahia é de cerca de 2 milhões de veículos. O valor arrecadado é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.

Descontos

Segundo o governo, quem pagar o imposto antecipadamente tem desconto. O prazo final para a obtenção de 10% de desconto, em cota única, é 10 de fevereiro.

Também existe a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que pode variar de acordo com o número final da placa do veículo.

Ainda de acordo com o governo, a última opção de desconto para os proprietários de veículos é parcelar o imposto em três vezes. Para isso, é preciso observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa.

IPVA na Bahia

O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, basta apresentar o número do Renavam.

Diferente da maioria dos Estados, que iniciam o calendário de pagamento do IPVA em janeiro ou fevereiro, na Bahia o imposto começa a ser quitado no final do mês de março para os proprietários de automóveis com placas terminadas em 1 e 2. O cronograma se estende até o final do mês de outubro.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2020. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.

O pagamento do tributo referente a embarcações e aeronaves deve ser feito até 1º de junho de 2020. Todas as informações podem ser consultadas no site da Sefaz, Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA ou do call center da Secretaria, pelo 0800 071 0071.

Isenção e imunidade

De acordo com o governo, estão isentos do pagamento do IPVA:

Veículos de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo; Aqueles com mais de 15 anos de fabricação Veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas Embarcações com motor de potência inferior a 25 HP Máquinas agrícolas Táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos Veículos pertencentes a embaixadas, a representações consulares, a funcionários de carreira diplomática e a pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal.

São imunes ao IPVA, por sua vez:

Veículos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, dos partidos políticos, inclusive suas fundações, e das entidades sindicais, instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos e dos templos religiosos./ bahiaextremosul

Adolescente de 15 anos é assassinada em Posto da Mata



Adolescente de 15 anos é assassinada em Posto da Mata


Vanuza Silva Lima, de 15 anos, foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira, dia 19 de dezembro, em frente a uma casa em construção, localizada no Loteamento Lisboa, região do bairro Baía dos Anjos, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.

No corpo da menor os peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), que foram ao local por solicitação do delegado Marco Antônio Neves, titular de Nova Viçosa, constataram lesões provocadas possivelmente por um pedaço de madeira, além de ferimentos de algum objeto cortante.

Autoria e motivação do crime são desconhecidas. Um inquérito policial foi instaurada para investigar o caso./TH

Liverpool vence o Monterrey nos acréscimos pega o Flamengo na final do Mundial





Quem pensou que o Liverpool teria vida fácil na semifinal do Mundial Interclubes diante do Monterrey acabou se enganando redondamente. A equipe inglesa venceu o time mexicano por 2 a 1, com direito a um gol nos acréscimos marcado pelo brasileiro Roberto Firmino e está classificado para pegar o Flamengo na grande final do Mundial no próximo sábado.

O time da terra dos Beatles saiu na frente com Keita logo no início da primeira etapa. O meia aproveitou excelente passe de Salah para abrir o placar em Doha. No entanto, Funes Mori aproveitou rebote de Alisson e empatou a partida minutos depois.

O Monterrey chegou a ter diversas oportunidades pra virar o jogo, mas esbarrou em uma grande partida do goleiro brasileiro. Aos 46, Arnold achou Firmino na entrada da pequena área e o atacante brasileiro só desviou para colocar o Liverpool na final do Mundial Interclubes./TUPI

Mais um caminhão cai em valeta e fica atolado no Bairro Setor Bahia Sul em Teixeira: Motoristas ficam revoltados





Teixeira de Freitas: Mais um caminhão caiu em uma valeta e ficou atolado no período de 48 horas, em obra realizada pela prefeitura de Teixeira de Freitas, no Bairro Setor Bahia Sul. O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 de dezembro, e nossa equipe de reportagem flagrou novamente o momento em que um caminhão modelo Volvo, de cor verde, placa MKY 7604, que estava carregado, caiu em um segundo ponto, onde foi realizada uma obra de rede de esgoto, na Rua Camélias, no Bairro Setor Bahia Sul.

Segundo informações, a obra foi realizada recentemente pela Secretaria de Infraestrutura do município. Na última segunda-feira (16), outro caminhão baú ficou atolado, e quase tombou, a poucos metros onde este caminhão também caiu. Por pouco o caminhão que atolou hoje não tombou também, deixando o motorista e os passageiros assustados. Todos ficaram revoltados com a situação.


No momento em que estávamos finalizando a matéria no local, compareceu o chefe de obras da Secretaria de Infraestrutura, o Senhor, Benedito (Bené), que relatou à nossa equipe de reportagem, que na data desta quinta-feira (19), irá designar uma equipe para resolver o problema de forma definitiva./Liberdadenews

Filho coloca fogo na mãe e na casa onde moram



Suspeito ateou fogo no corpo da mãe idosa e depois na casa onde mora no Grajaú

Suspeito ateou fogo no corpo da mãe idosa e depois na casa onde mora no Grajaú


Reprodução Record TV



Wagner Pena, de 42 anos, foi preso por ser suspeito de atear fogo no corpo da mãe de 75 anos e também na casa onde morava com ela na região do Grajaú, zona sul de São Paulo. A idosa Creusa Oliveira Pena, de 75 anos, está internada com queimaduras no corpo.

O crime ocorreu dentro de casa, na rua Luiz Lutti, número 400, no Parque América, na tarde desta terça-feira (17). Segundo a Polícia Civil, Wagner é alcoólatra e já tinha um histórico de violência contra a mãe. Testemunhas contaram à polícia que ele é também usuário de drogas.

Após uma discussão, o suspeito jogou álcool no corpo da idosa e depois ateou fogo. Na sequência, ele tentou incendiar a residência e fugir, mas foi preso em flagrante.

Creusa foi socorrida ao Pronto Socorro do Hospital Grajaú e o estado de saúde dela é grave. Segundo o delegado responsável pelo caso, a vítima foi encaminhada para a UTI com sérias queimaduras pelo corpo.

O filho vai responder por tentativa de homicídio, violência doméstica e incêndio. Ele permanece detido na carceragem do 101º Distrito Policial, do Jardim Imbuias, e vai passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (18)./bahiaextremosul

Moradora do Interior de São Paulo procura por parentes em Teixeira de Freitas





Uma pessoa que mora no interior de São Paulo usou as redes sociais para tentar encontrar familiares que, segundo Anna Silva, moram ou moravam em Teixeira de Freitas.

Segundo Anna, a mãe dela, Elza Marques da Silva está  a procura de Adenilson e Nego, filhos de Núbia Marques da Silva, já falecida e netos de Dionési Marques da Silva.

Segundo Anna, em 2017 a família veio a Teixeira a procura deles mais não os encontraram e pede que souber do paradeiro dos seus primos que entre em contato através do telefone  caso 011 94765-9803, pois o sonho dela é encontra-los./ bahiaextremosul

Turistas de Belo Horizonte ficam gravemente feridos em acidente na BR 101 próximo a Teixeira



Duas pessoas que saíram de Belo Horizonte – MG, com destino a Porto Seguro, na Bahia, ficaram gravemente feridas quando o veículo em que elas viajavam - uma S10 de cor prata, Placa OLW-6349, licenciada em Belo Horizonte, saiu da pista e capotou várias vezes.


O acidente aconteceu por volta das 13h30 desta quarta-feira, 18 de dezembro, no Km 896, no município de Caravelas. O veículo era conduzido por João Matos, de 60 anos. Também viajava no veículo, Joabe Bastos Matos, os dois ficaram gravemente feridos, foram resgatados das ferragens por homens do Corpo de Bombeiros e levados pelo SAMU para o hospital de Teixeira de Freitas.





O veículo teve perda total. Policiais da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local para dar suporte e registrar a ocorrência. Segundo um parente das vítimas, elas saíram as capital mineira por volta de 01 hora da madrugada e o sono pode ter sido a causa do acidente que será apurado pela polícia./bahiaextremosul

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Morre farmacêutica que estava em táxi que capotou em Trancoso







Porto Seguro: Uma farmacêutica morreu no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, na madrugada de domingo (15). Ela estava internada há sete dias, desde que sofreu um acidente de carro.

Ágatha Emanuelle Soares dos Santos, 24 anos, era uma das passageiras de um táxi que capotou no km 02 da BA-987, no distrito de Trancoso, na madrugada do dia último dia 8.

Segundo pessoas próximas, a mulher teve politraumatismo, que resultou em três paradas cardiorrespiratórias durante o período que em que esteve na UTI.

A farmacêutica, segundo a família, era natural de Minas Gerais, mas estava morando em Santa Cruz Cabrália há poucos meses, onde trabalhava em uma drogaria.


Ainda segundo as informações, ela havia concluído o curso de farmácia no fim do ano passado, no município de Montes Claros (MG). O corpo foi autopsiado no Instituto Médico Legal, em Eunápolis e transladado para cidade de Capitão Enéas, em Minas Gerais./Radar64

Um homicídio e duas tentativas são registrados nesta noite em Itamaraju



Vítima Eduardo Dos Santos Assunção - Foto: Itamarajunoticias


A primeira vítima foi identificada como Eduardo dos Santos Assunção de 37 anos, que morreu no Hospital Municipal de Itamaraju, após ser atacado a facadas na noite desta terça-feira, 17 de dezembro.

Moradores do bairro Tarcisão acionaram o SAMU informando que um homem estava caído no meio da rua com as vísceras expostas, após receber uma facada.

O SAMU esteve no local e prestou os primeiros socorros ali mesmo, em seguida encaminharam a vítima para o HMI. Devido à gravidade do ferimento, ele não resistiu e veio a óbito. O corpo foi removido para o IML da cidade.

O segundo caso ocorreu já na madrugada desta quarta-feira (18), onde após uma briga duas pessoas foram atacadas a facãozadas, no bairro Urbis III.

A vitima identificada como Augusto Alves de Souza de 45 anos teve um dos braços mutilados e teve a mão amputada pela força das agressões, já a terceira vítima e enteado de Augusto, um rapaz de 18 anos foi atingido na região do braço e do pescoço pelo agressor, após a discussão.

O SAMU também foi acionado para socorrer as vítimas, eles foram encaminhados para o HMI. A polícia esteve nos locais e registrou as ocorrências./Itamarajunoticias

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado de R$ 36 milhões



Resultado de imagem para Mega-Sena

O concurso 2.217 da Mega-Sena sorteará nesta terça-feira (17) um prêmio estimado em R$ 36 milhões. O sorteio desta noite será o primeiro da Mega-Semana de Natal, que terá concursos ainda na quinta-feira (19) e no sábado (21).

As seis dezenas serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O sorteio é aberto ao público.

De acordo com a Caixa, o valor do prêmio principal, caso aplicado na poupança, renderia por mês mais de R$ 103 mil.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50./itamarajunoticias

Águia de Haia: Ex-prefeito João Bosco tem quase R$ 2 milhões em bens bloqueados






O ex-prefeito de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, João Bosco Bittencourt, teve bens bloqueado em uma soma de quase R$ 1,9 milhão. A mesma medida foi aplicada ao empresário Kells Belarmino Mendes e à empresa Ketch Technology Gestão e Comércio de Software. A empresa é um dos pivôs da operação Águia de Haia que descobriu um esquema de contratação de programas de computação para a educação de municípios baianos.

Dezoito cidades baianas estiveram envolvidas no escândalo de desvios de recursos da educação via Fundeb, segundo informou a Polícia Federal, em coletiva no ano de 2015. O rombo desviado superou os R$ 57 milhões. Ao todo, 25 cidades foram alvos de mandados de busca e apreensão na Operação Águia de Haia. São elas: Salvador, Camaçari (no distrito de Guarajuba), São Domingos, Ruy Barbosa, Água Fria, Capela do Alto Alegre, Mairi, Feira de Santana, Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Camamu, Una, Ibirapitanga, Camacan, Mirangaba, Uauá, Teixeira de Freitas, Paramirim, Livramento, Cotegipe, Nova Soure, Itapicuru, Cipó e Ribeira do Pombal.

Segundo informação divulgada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) na última segunda-feira (16/12), o Município de Teixeira de Freitas contratou serviços “por preço muito acima do valor de mercado, com uma discrepância no montante de R$ 1.895.572,52, que é a diferença entre o valor total bruto pago à empresa Ktech-Key Technology Gestão e Comércio de Software e o custo estimado dos serviços efetivamente prestados”.

A Orcrim atuava oferecendo propina a gestores e servidores públicos municipais para que realizassem procedimento licitatório fraudulento, simulado, a fim de contratar empresa para prestação de serviços educacionais de tecnologia da informação, com capacitação presencial de professores, aquisição/atualização de licenças de uso de sistemas integrados de gestão acadêmica, portal, software, treinamento e suporte técnico in loco para a Secretaria Municipal de Educação e unidades escolares.

Operação Águia de Haia – A operação teve suas investigações iniciadas pelo MPF e pela Polícia Federal em 2013, com o objetivo de apurar desvios de recursos da Educação no município baiano de Ruy Barbosa, a 321km de Salvador. No curso das apurações, foi constatada a existência de um esquema bem arquitetado de fraude a licitações, desvio de dinheiro público e corrupção de agentes políticos e servidores públicos. A Organização Criminosa, liderada por Kells Belarmino Mendes e outros, agia em diversos municípios e negociava com as prefeituras um “pacote fechado” para operacionalizar o esquema ilícito.

Ainda segundo o MP-BA, foram pagos à empresa Tech Technology Gestão e Comércio de Software o valor bruto de R$ 2,405 milhões. Porém, em inspeção, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concluiu que o custo total estimado para os serviços contratados foi de R$ 509,4 mil.


“Diante da diferença de quase R$ 2 milhões entre o valor de mercado dos serviços prestados e o valor pago pela administração à empresa Ktech Technology Gestão e Comércio de Software é inegável que houve sérios prejuízos aos cofres públicos, os quais não foram justificados pelo antigo gestor”, disse o promotor de Justiça./ Zero Hora News

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Flamengo supera o nervosismo e chega a mais uma final de Mundial de Clubes






De virada, o Flamengo faz história e chega a mais uma final do Mundial de Clubes. O rubro-negro venceu por 3 a 1 o Al-Hilal, da Arábia Saudita, nesta terça-feira, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar. O time da Gávea começou acuado, mas mostrou seu futebol na segunda parte, o que foi crucial para o resultado. Os gols da partida foram marcados por Al-Dawsari, Arascaeta, Bruno Henrique e Al-Bulayhi (contra).

Em primeiro tempo nitidamente nervoso, o Flamengo não conseguiu impor o seu jogo. A defesa rubro-negra cometeu muitos erros e permitiu a pressão do Al Hial. Aos 17 minutos, o time da Arábia Saudita abriu o placar com Al-Dawsari. O meia entrou na área, chutou a bola, que desviou em Mari e matou Diego Alves.

O técnico português Jorge Jesus trocou a disposição tática, colocou o Arão como terceiro zagueiro e o Flamengo voltou melhor no segundo tempo. Aos 3 minutos, Arrascaeta deixou tudo igual. Mengão colocou intensidade no jogo e aos 32 minutos, com cruzamento perfeito de Rafinha, Bruno Henrique deixou o rubro-negro na frente do placar. E deu Bruno Henrique de novo, ele cruzou na área e Al-Bulayhi fez gol contra.

O Flamengo se classificou para a final e vai esperar pelo ganhador do duelo entre Liverpool, da Inglaterra, e Monterrey, do México, que se enfrentam na quarta-feira no mesmo estádio, também às 14h30./tupi

Criança de 3 anos morre após ser jogada de janela pelo padrasto



Bebê foi levado ao Salgado Filho


Uma bebê de 3 anos morreu após ser arremessada da janela pelo padastro no início da tarde desta terça-feira, no bairro do Cachambi, na Zona Norte do Rio.

A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resisitiu. Após jogar o corpo da criança, o padrasto tirou a própria vida.

A Polícia Civil realizou perícia no local e informou que as investigações estão em andamento pela 23ª DP (Méier). Neste momento, a mãe da criança está prestando depoimento na unidade./bahiaextremosul

Morre no HMTF uma das vítimas esfaqueadas em Medeiros Neto






Morreu no HMTF na manhã desta terça-feira, por volta das 07h45min, Alessandro de Jesus, popular “Pançudo” de 38 anos, vítima de várias facadas na cidade de Medeiros Neto no último dia 15.

Alessandro foi transferido do hospital Municipal de Medeiros Neto para o HMTF, onde teve hemorragias e sofreu uma parada cardíaca, passou por cirurgia, mas não resistiu ao pós-operatório e veio a óbito.

Alessandro que era natural e morador da cidade de Vereda, foi vítima de um ataque a facadas no domingo 15, na Rua andorinha, bairro Uldurico Pinto, na cidade de Medeiros Neto.

O seu tio, Aurindo de Jesus de 48 anos também recebeu uma facada e ficou com as vísceras expostas.

O acusado de cometer as duas tentativas de homicídio, identificado até o momento como “Brizola” ainda se encontra foragido.

O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por exames de necropsia, e depois liberado para sepultamento.

A polícia investiga o caso./bahiaextremosul

Carro em alta velocidade atropela quatro pessoas em Posto da Mata; uma morre e motorista foge



Carro em alta velocidade atropela quatro pessoas em Posto da Mata; uma morre e motorista foge


Após um caso semelhante ocorrido na avenida Getúlio Vargas, região central de Teixeira de Freitas, na noite de domingo, dia 15 de dezembro, um veículo GM Astra, placa MQJ-4012, licenciado em São Mateus-ES., em alta velocidade, atropelou quatro pessoas no acostamento da rodovia BR-418, trecho de Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro saiu da sua mão de direção, atravessou a pista e atingiu as quatro pessoas que caminhavam na parte do acostamento. O condutor fazia o trajeto Argolo/Posto da Mata e fugiu do local após o atropelamento.

Uma das vítimas, José Reis Serafim, de 32 anos, não resistiu aos graves ferimentos que sofrera e morreu pouco tempo depois. Clailton Santana de Jesus, de 24 anos, sofreu lesões graves e precisou ser transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).

As outras duas vítimas, Catricia Santos de Jesus, 28 anos e uma criança de 13 anos de idade, sofreram escoriações e foram socorridas ao Hospital Municipal de Posto da Mata. Até o fechamento dessa reportagem o motorista não havia aparecido para prestar esclarecimentos à Polícia Civil e caso isso não aconteça o delegado Marco Antônio Neves, titular de Nova Viçosa, pode pedir sua prisão à Justiça./TH

Chegou a hora do Mundial – Sem Barreira #4




Jorge Jesus tenta levar o Flamengo ao título mundial (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Está chegando a hora tão esperada para os rubro-negros. O Flamengo estreia nesta terça-feira no Mundial de Clubes da FIFA e inicia o sonho pelo bicampeonato

O Al Hilal se garantiu neste jogo ao derrotar no fim de semana, por 1 a 0, o Espérance da Tunísia. O time árabe foi dirigido recentemente pelo atual técnico do Flamengo, Jorge Jesus, que trabalhou com vários desses atletas. O português alerta para o rival.

"Ajudei a montar este time e sei que vamos encontrar muitos problemas, pois é um conjunto forte e muito bem armado. Conta com atletas experientes, acostumados a grandes confrontos, e isso vai exigir demais da nossa equipe - disse Jesus.

Justamente por conta disso, a ordem no Flamengo é esquecer uma possível decisão com o Liverpool.

"Não podemos falar em Liverpool antes da semifinal. Todas as equipes que chegam ao Mundial são campeãs e, por conta disso, será uma semifinal difícil. O Mister já vem falando para não pensarmos na final. Já joguei contra o Al Hilal, tem grandes jogadores. O Mister sempre fala porque realmente é um time forte", disse o meia Everton Ribeiro.

O respeito entre os times é mútuo. O romeno Razvan Lucescu, comandante do Al Hilal, é só elogios para Jorge Jesus.

"O Mister Jesus é um dos principais treinadores do mundo atualmente, ajudou na construção deste time. Portanto, sabemos que teremos uma grande semifinal pela frente. Temos que pensar em fazer um grande confronto, em alto nível", disse Lucescu.

Em termos de escalação, Jorge Jesus vai manter a base que conquistou a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Já o Al Hilal vai promover a entrada do atacante francês Bafétimbi Gomis, herói da vitória sobre o Espérance. Ele ganha a vaga do volante Mohamed Kanno, expulso contra os tunisianos. Assim, o meia brasileiro Carlos Eduardo jogará um pouco mais recuado.

Caso a partida desta terça-feira termine empatada no tempo regulamentar, acontecerá uma prorrogação de trinta minutos. Persistindo a igualdade no tempo extra, o classificado será conhecido nas cobranças de pênaltis.

DISPUTA DO QUINTO LUGAR

Na preliminar, às 11h30(de Brasília), acontece a decisão do quinto lugar do Mundial de Clubes. O Espérance vai enfrentar o Al Sadd, time da casa e que na segunda fase foi eliminado pelo Monterrey do México com uma derrota por 3 a 2./TERRA


Vasco anuncia a contratação de Abel Braga





O Vasco agiu de maneira rápida após a saída de Vanderlei Luxemburgo e anunciou nesta segunda-feira a contratação de Abel Braga para o cargo de técnico da equipe.

Com contrato válido por uma temporada, o treinador possui títulos de extrema relevância em sua carreira, como a Copa Libertadores e o Mundial Interclubes de 2006 dirigindo o Internacional. Dirigindo clubes cariocas, Abel conquistou o Campeonato Brasileiro em 2012 com o Fluminense. Essa será a terceira passagem de Abel Braga por São Januário como treinador.

Na última temporada, Abel trabalhou no Flamengo e no Cruzeiro. Pelo rubro-negro, o treinador conquistou o Campeonato Carioca, mas sempre encontrou resistência da torcida flamenguista e acabou saindo do clube em maio.

Já no clube celeste, Abel foi contratado para tentar livrar o Cruzeiro de seu primeiro rebaixamento na história. Contudo, o técnico foi demitido faltando três rodadas para o término do Brasileirão com a equipe mineira na zona de rebaixamento./TUPI

Motorista atropela quatro pessoas na noite deste domingo em Posto da Mata: Uma pessoa morreu e outra está gravemente ferida





Nova Viçosa: Mais um acidente com vítima fatal é registrado na região do Extremo Sul, na noite deste domingo, 15 de dezembro. Desta vez foi na BR 418, na altura do Km 88, na área urbana entre os distritos de Posto da Mata e Argolo, no município de Nova Viçosa. Segundo informações um veículo modelo GM/Astra, de placa MQJ 4012, licenciado no município de São Mateus/ES, saiu da sua mão obrigatória, atravessando a pista e atingindo 04 pessoas que caminhavam na parte do acostamento.

As vítimas retornavam para as suas casas, no momento que foram atingidas pelo veículo. O condutor seguia de Argolo sentido à Posto da Mata, e após o atropelamento, ele se evadiu do local. As vítimas foram socorridas pelo SAMU para a Unidade Hospitalar da comunidade, e uma delas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, sendo identificada como, José Reis Serafim, de 32 anos.

A segunda vítima, identificada como Clailton Santana de Jesus, 24 anos, teve lesões grave, sendo solicitado a sua transferência para o HMTF, em Teixeira de Freitas. As outras duas vítimas, identificadas como, Catricia Santos de Jesus, 28 anos, e Hevellyn Santos Barbosa, de 13 anos, tiveram lesões leves, ficaram em observação, sendo liberadas posteriormente.


O fato foi registrado na Subdelegacia do distrito de Posto da Mata, nesta segunda-feira, 16 dezembro, junto o delegado titular, Marco Antônio Neves, que irá investigar o ocorrido. O condutor do veículo, caso não se apresente para o delegado, Marco Antônio, poderá ser pedido à Justiça, um mandado de prisão em seu desfavor./Liberdadenews

Municípios realizam última assembleia do ano no Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura em Teixeira de Freitas



Municípios realizam última assembleia do ano no Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura em Teixeira de Freitas


O CONSTRUIR- Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia realizou a sua última Assembleia Geral no ano de 2019, em Teixeira de Freitas, onde fica sua sede regional. A Assembleia Geral foi conduzida pelo prefeito de Mucuri, Carlos Simões (PDT) que é o presidente do Consórcio e participaram representantes e gestores associados, que discutiram o convenio, contrapartidas, o orçamento para 2020, rateios, e, ainda, realizaram a prestação de contas, falaram sobre a estrutura do CONSTRUIR e seus projetos.


O prefeito Carlos Simões fez um balanço dos trabalhos realizados e projetados em 2019 e festejou algumas conquistas como o recebimento de novos equipamentos e máquinas junto à Secretaria de Estado da Agricultura; contrato de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) com a Secretaria de Meia Ambiente; com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi implantado e ampliado com os Planos de Ação Territorial (PAT) da Bovinocultura de Leite e da Mandiocultura; ações como a operação tapa-buraco nas rodovias e a ação eficaz do Consórcio auxiliando na limpeza do óleo que atingiu a Costa das Baleias.


Durante a Assembleia Geral do CONSTRUIR na quarta-feira do último 11 de dezembro, houve a recepção ao chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, que tratou sobre Plano de Assistência Técnica da Agricultura Familiar, um modelo diferenciado de integração a partir da assistência técnica. “Temos trabalhando numa ação conjunta de municípios para resolver problemas comuns que tem ampliado a capacidade de atendimento aos cidadãos e o poder de diálogo das Prefeituras Municipais junto aos governos estadual e federal”, disse o prefeito Carlos Simões.


E acrescentou: “Os problemas a cargo do governo municipal muitas vezes exigem soluções que extrapolam o alcance da capacidade de ação da Prefeitura em termos de investimentos, recursos humanos e financeiros para custeio e a atuação política. Além disto, grande parte destas soluções exigem ações conjuntas, pois dizem respeito a problemas que afetam, simultaneamente, mais de um município. Em outros casos, mesmo sendo possível ao município atuar isoladamente, pode ser muito mais econômico buscar a parceria com outros municípios, possibilitando soluções que satisfaçam todas as partes com um desembolso menor e com melhores resultados finais. E é o que tem acontecido na nossa região a partir do CONSTRUIR- Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia”, salientou o prefeito Carlos Simões, presidente da instituição./TH

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Colisão entre motos na BA 290 próximo ao Condomínio Terras da Bahia deixa um motociclista morto e outro ferido





Teixeira de Freitas: A Polícia Civil foi informada na noite deste domingo, 15 de dezembro, por volta das 21h00, sobre um acidente automobilístico com vítima fatal. Uma equipe da Polícia Civil, composta pela delegada plantonista Andressa Carvalho e o investigador Jaconias se deslocaram ao local para realizar o levantamento cadavérico.

A delegada solicitou perícia, e os peritos Éder Amorim e Sandro de Abreu realizaram a perícia de local. O acidente aconteceu na BA-290, em frente ao Condomínio Terras da Bahia. Segundo informações, duas motocicletas colidiram frontalmente, sendo uma Suzuki, conduzida por Adauto Rodrigues Viana Júnior e uma Honda/Pop 100, conduzida por Francisco Assis Pereira Alves. Os condutores seguiam em sentidos opostos e bateram de frente.



O condutor da moto Suzuki, Adauto Rodrigues Viana, que morava no Distrito de Duque de Caxias, veio a óbito no local do acidente, já o condutor da Pop foi socorrido ara o HMTF onde foi submetido a procedimentos cirúrgicos. Após exames periciais no local do acidente, os veículos ficaram à disposição da Polícia Rodoviária Estadual e o corpo foi removido ao IML, onde passará por necropsia. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente./Liberdadenews

Operação tenta prender 20 dos 27 vereadores de Uberlândia (MG)






Duas operações do Ministério Público de Minas Gerais com apoio do Polícia Militar tentam prender, na manhã desta segunda-feira (16), 20 dos 27 vereadores de Uberlândia, a 537 km de Belo Horizonte.

As investigações foram conduzidas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). Uma delas aponta que os suspeitos teriam desviado verbas destinadas a pagamentos de publicidade dos gabinetes dos parlamentares. Contratos fraudulentos teriam sido firmados com gráficas para que parte dos valores retornasse aos bolsos dos vereadores.

Já a segunda investigação apura o pagamento de propinas por meio de irregularidades em contratos de limpeza e segurança do prédio da Câmara. Segundo os investigadores, a empresa contratada não estaria entregando toda mão de obra estabelecida no contrato e a diferença no custo das operações seria repassada a membros da mesa diretora da Casa e a outros funcionários da Câmara.

Entre os investigados que já foram localizados e presos está o presidente da Câmara Municipal, Hélio Ferraz (PSDB). Ele é suspeito de participar dos dois esquemas.

Prisões

De acordo com o MPMG, ao todo são cumpridos 43 mandados de prisão e 51 de busca e apreensão em Uberlândia, Araguari, e Ribeirão Preto (SP). Do total de investigados, 21 são vereadores. Contudo, um deles já está preso.

Além dos políticos, também são alvos da ação pessoas ligadas às empresas supostamente relacionadas ao esquema. Até às 9h40, o Gaeco não havia confirmado quantos procurados já haviam sido presos.

A reportagem tenta contato com o Legislativo local e com os suspeitos./bahiaextremosul

Acidente com carro de enfermeira provoca a morte de bebê e deixa seis feridos em frente ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas





O acidente automobilístico aconteceu na noite deste domingo, dia 15 de dezembro, por volta das 23h, na avenida Getúlio Vargas, em frente ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), quando a enfermeira Creuza Barbosa dos Santos, de 55 anos de idade, perdeu o controle da direção do seu veículo Fox, placa OKJ4B82 e colidiu violentamente na traseira de outro Fox, placa policial OVC-0574.

No carro que recebeu o impacto de traseira estavam o motorista, Caio Araújo Nunes e os filhos Levi Costa Nunes, de 5 anos e a filha Liz Costa Nunes, de apenas três meses de vida, que apesar de estar fazendo o uso da cadeirinha, foi arremessada e morreu no local.

O motorista e o filho sofreram lesões e foram socorridos ao Hospital Municipal. Com a colisão, o veículo conduzido por Creuza ainda atropelou quatro jovens que passavam próximo ao local. Todos foram socorridos ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). O estado de saúde deles não foi divulgado.

Pela gravidade do acidente, velocidade considerada incompatível na via e a morte da criança, Creuza Barbosa dos Santos, de 55 anos, foi levada à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas (DT), onde acabou indiciado por homicídio culposo, crime que é afiançável. 

A enfermeira não havia bebido, disse ser evangélica e que estava retornando da igreja quando perdeu o controle do veículo./TH

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.