Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 14 de abril de 2018

Inauguração do evento Comitiva pé de chumbo arrastou multidão pelas as Ruas de Jucuruçu neste sábado



A imagem pode conter: 2 pessoas, cavalo e atividades ao ar livre


Foi inaugurada com muito sucesso e expectativa positiva o grupo assim chamado Comitiva pé de chumbo idealizado e realizado por ("Priscila Ferreira e Álvaro") que foram os organizadores, o evento teve inicio neste sábado 14 de abril  onde iniciou  por volta das 16h em Jucuruçu, local da concentração bar do cowboy.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

Segundo a organizadora do evento, Priscila Ferreira - foram confeccionadas 80 camisetas caracterizadas, mas com certeza participaram bem mais de 300 pessoas na passeata que se deu a grande inauguração denominada "Comitiva Pé de Chumbo".

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Nando Fabio, chapéu, atividades ao ar livre e natureza

Com certeza foi muita luta e correria, mas tudo valeu a pena, só de vê tanta gente inclusive crianças em seus animais com tanta alegria e empolgação tomando as ruas de nossa cidade isso não tem preço, podem ter certeza estou muito feliz, e faria tudo de novo.

Agradecimentos da organizadora Priscila Ferreira, do evento comitiva pé de chumbo, aos participantes da festa.




Pois nossa Comitiva pé de chumbo ainda irá promover grandes eventos em nossa região, pois é um esporte que agrada muita gente de toda faixa etária e de agora pra frente estaremos buscando incentivos para que façamos deste esporte e cultura algo muito mais atraente para os amantes dos animais. Disse Priscila

 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1904892939543755.1073742407.100000692019781&type=3

Teixeira: "Pé de Mapa" é brutalmente assassinado com 51 facadas no Residencial Ramalho





A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Teixeira de Freitas: No início da tarde deste sábado, 14 de abril, foi registrado o primeiro homicídio do dia. O fato aconteceu na Avenida Principal D, no Residencial Ramalho, onde a vítima foi morta por diversos golpes de arma branca (faca). Uma guarnição do 2° Pelotão da 87ª CIPM esteve no local, onde isolou o local e colheu as primeiras informações. Mas, no local prevaleceu a Lei do Silêncio.

AZQM7934.JPG


A vítima foi identificada como sendo, Adriano Oliveira dos Santos, vulgo "Pé de Mapa", 27 anos de idade, e apresentava diversas perfurações pelo corpo. A Polícia Civil foi informada e, o delegado Maderson Souza Dias, juntamente com o investigador Tuka, esteve no local, realizando o levantamento cadavérico, e uma equipe do Departamento de Polícia Técnica realizou os trabalhos periciais.

QGPJ7432.JPG

Durante perícia, os peritos Bruno Melo e Everton dos Anjos encontraram diversas perfurações pelo corpo. Com auxílio do agente público Joásio, foram identificadas 51 facadas, sendo as regiões atingidas: pescoço, peito e costas. O delegado, após perícia autorizou remoção e o corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Teixeira de Freitas, para exames de praxe.

AZQM7934.JPG

O delegado instaurou um inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime. Mas, pela crueldade aplicada, possivelmente a vítima tenha brigado ou tido algum desentendimento com alguém durante a noite ou madrugada. Segundo informações ainda não confirmadas, a vítima morava no Bairro Ulisses Guimarães. "Pé de Mapa" foi preso pela PM em agosto de 2017, com arma, drogas e munições.

BEJP8699.JPG

O delegado deverá encaminhar o caso para o Núcleo de Homicídio e Tráfico./Liberdadenews

Sábado Sangrento: Jovem de 18 anos é executado a tiros de pistola 380 no Bairro Monte Castelo



A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto



Teixeira de Freitas: Na tarde deste sábado, 14 de abril, o segundo homicídio do dia foi registrado na cidade de Teixeira de Freitas. O crime aconteceu na Rua Paulo Freire, no Bairro Monte Castelo, onde um veículo de cor preta, se aproximou da vítima, que transitava pela via, e um indivíduo de dentro do veículo iniciou os disparos. Após os tiros iniciais, o veículo foi até o final da rua, retornou e o atirador realizou o último disparo.

AXNA8432.JPG

Os criminosos evadiram-se do local e moradores acionaram a Polícia Militar. Uma guarnição do 1° Pelotão da 87ª CIPM esteve no local, onde confirmou o fato e os militares isolaram a àrea. Próximo ao corpo foram encontrados diversos estojos e até projéteis de munição calibre 380. A vítima foi identificada como sendo, Luís Fernando Evangelista, 18 anos de idade. A Polícia Civil, comandada pelo delegado Maderson Souza Dias, que estava a caminho do primeiro homicídio no Residencial Ramalho, se deslocou até o local, onde realizou o levantamento cadavérico.

PWXV0412.JPG

O delegado solicitou perícia e o Departamento de Polícia Técnica liderado, pelos peritos Bruno Melo e Everton dos Anjos estiveram no local, realizando os trabalhos periciais. Devido à chuva, alguns estojos e projéteis foram levados, e a chuva também atrapalhou a perícia. Foram identificados ferimentos no braço esquerdo, cabeça, costas e peito. Os estojos encontrados são de munição calibre 380. Para a Polícia, apenas foi dito que o veículo em que estava o matador era um modelo bem parecido com um Chevrolet/Onix.

HEMQ6783.JPG

O delegado autorizou remoção e o corpo foi encaminhado para o IML de Teixeira de Freitas, onde será submetido à necropsia. O caso será encaminhado para o Núcleo de Homicídio e Tráfico./LiberdadeNews

Mais uma vítima do acidente próximo ao Posto Nova Era morre no HMTF





Teixeira de Freitas: Mais uma vítima do acidente ocorrido na última sexta-feira (13), na BR 101, Km 862, próximo ao posto de combustível Nova Era, veio a óbito no final da tarde deste sábado (14), no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, por volta das 17h00.

A vítima foi identificada como sendo, Lázaro Lucas Santos Soares, 25 anos, que é oriundo da cidade Porteirinha, em Minas Gerais. Familiares estiveram na delegacia de polícia para comunicar o óbito, e o delegado plantonista, Maderson Souza, registrou o fato, e solicitou a remoção do corpo ao IML para exames de necropsia, que serão realizados nesta manhã de domingo (15).

Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares para que seja realizado o traslado ao município de origem, onde será velado e sepultado./Liberdadenews

Vídeo: Avião de parque de diversões cai ao decolar pra fazer propaganda em Minas



Resultado de imagem para Avião de parque de diversões cai ao decolar pra fazer propaganda em Minas

Um avião de pequeno porte caiu em Ipatinga-MG., na manhã deste sábado, dia 14, por volta das 11h30, numa região conhecida como Parque Ipanema, ao lado do Estádio Municipal João Lamego Netto, o Ipatingão. O piloto Willian Pitondo, de 23 anos, após perceber que o avião perdia altitude, teria tentado fazer um pouso de emergência num gramado, mas a pequena aeronave tombou.

De acordo com a Polícia Militar da cidade, o piloto estava sozinho no Cessna, modelo 152 e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com um corte na cabeça e suspeita de fratura na bacia.

Ainda segundo a Polícia Militar o avião fazia propaganda para um parque de diversões que está instalado em Ipatinga. Esse parque seria o mesmo que passou por Teixeira de Freitas recentemente e apresentou pela primeira vez à cidade essa maneira de usar uma pequena aeronave para divulgar através de um equipamento sonoro as suas atrações diárias.


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que uma equipe do órgão deve chegar em Ipatinga neste domingo (15), para começar as investigações da queda do monomotor./TN

Morre Ivan Costa, importante hoteleiro de Porto Seguro




Ivan Costa Rodrigues tinha 86 anos


PORTO SEGURO - Morreu na madrugada desta sexta-feira (13), o empresário Ivan Costa Rodrigues, de 86 anos, proprietário de um dos hotéis mais tradicionais de Porto Seguro, o Solar do Imperador, localizado na Avenida do Aeroporto, no centro da cidade.

De acordo com amigos, ele tinha problemas cardíacos e, no fim da noite de quinta-feira (12), passou mal em casa. O hoteleiro foi socorrido por uma equipe do Samu, mas já chegou ao hospital sem vida. O corpo de Ivan Costa será velado no salão Imperial do Hotel, a partir do meio dia desta sexta-feira (13). O enterro está previsto para as 17h, no Cemitério Municipal de Porto Seguro.

Nas redes sociais, amigos postaram mensagens lamentando a morte do empresário. AFICIONADO POR PORTO SEGURO – Natural do Rio de Janeiro, onde, junto, com a família, ainda mantém empreendimentos no segmento fabril, Ivan Costa Rodrigues chegou a Porto Seguro na década de 1980, fundando o Hotel Solar do Imperador. “Ele era um grande empreendedor e uma figura humana inigualável”, afirmou a ex-presidente do Convention Bureau, Patrícia Martins.

Ela assumiu o cargo por indicação do empresário. Patrícia, atualmente secretária de Turismo do município de Santa Cruz Cabrália, destaca a importância que o empresário teve para o desenvolvimento econômico e turístico da Costa do Descobrimento. “Posso dizer que o grande sonho do seu Ivan era transformar Porto Seguro em uma grande atração turístico, sem que a cidade perdesse as suas referências sociais, arquitetônicas e ambientais.

Ele também era um grande amante da natureza, principalmente, de orquídeas. Posso dizer que hoje Porto Seguro amanheceu triste”, lamentou Patrícia. Em sua conta no Facebook, o secretário de Turismo de Porto Seguro, Richard Alves, também destacou a importância do empresário. "Perdemos nosso Imperador, uma das pessoas que mais admirava, ser humano honrado, exemplo de equilíbrio e hoteleiro inspirador", frisou./radar64

Petrobras anuncia quedas de 0,25% para a gasolina e de 0,18% para o diesel



Resultado de imagem para Petrobras


A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (13), que irá fazer um reajuste no preço médio do litro da gasolina A sem tributo nas refinarias irá para R$ 1,7072, queda de 0,25% ante R$ 1,7115 na média atual, a ação entra em vigor neste sábado (14).

O valor médio nacional do litro do diesel A é outro que terá queda, ele cairá 0,18%, para R$ 1,9837, ante R$ 1,9874.

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho de 2017. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

‘Eu não vou ficar me escondendo’, afirma Wagner sobre possibilidade de prisão





Ainda aventado dentro do PT como plano B, mesmo negando publicamente, o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, disse nesta sexta-feira (13) que não vai ficar se escondendo de uma eventual prisão.

Ele deu esta declaração ao ser perguntado se não tem medo de ser preso, já que candidatos aventados à Presidência da República costumam ficar expostos a possíveis investigações da Justiça, caso do próprio Wagner, alvo da operação Cartão Vermelho. “Eu já estou sem foro há muito tempo, desde que saí da presidência da República. Só recuperei o foro quando virei secretário depois, agora estou sem de novo.

Não acho que a questão da prerrogativa, por si só, garanta ninguém. Se a subjetividade é o que prende, aí tudo bem. Se tiver alguém do Ministério Público, mas até agora não vejo a ameaça de ser preso. Ninguém gosta de ser preso, mas eu também não vou ficar me escondendo”, afirmou. Ainda segundo o ex-governador, agora, ele não é só mais “plano L” de Lula, mas plano “dois L”. “Sou plano dois L, de Lula Livre”, disse./Bahianoticias

Tiros: Homem é baleado em ação de criminoso no Bairro Liberdade I em Teixeira





Teixeira de Freitas: Na tarde desta sexta-feira, 13 de abril, uma tentativa de homicídio foi registrada na Rua Chile, no Bairro Liberdade I. Segundo informações, o atirador chegou a bordo de uma bicicleta e iniciou os disparos contra a vítima, identificada como sendo, Alissandro Oliveira Saudações, conhecido como "Lecão", 40 anos de idade.

Alissandro foi alvejado por diversos tiros, inclusive um dos projéteis atingiu a região das nadégas da vítima, que foi socorrida ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Após o crime, o autor dos disparos fugiu.

 A guarnição do coordenador de área da 87ª CIPM esteve no local e no HMTF, onde registrou o fato.  O caso deverá ser registrado na sede da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas.

Alissandro foi citado como dono de uma motocicleta apreendida pela PM em 2017, e na ocasião, na casa dele, foram encontrados produtos de furto/roubo.

O caso deverá ser encaminhado para o Núcleo de Homicídio e Tráfico e a Polícia Militar realiza buscas a fim de localizar o suspeito./LiberdadeNews

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Raquel Dodge denuncia Bolsonaro ao STF por racismo



Resultado de imagem para Jair Bolsonaro


A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou nesta sexta-feira uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) por racismo. Um dos filhos de Jair, o também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), foi denunciado, em outro processo, por ameaçar uma jornalista.

A acusação contra Jair Bolsonaro foi baseada em uma palestra que ele deu no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em abril do ano passado. Para Raquel Dodge, ele demonstrou preconceito contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs.

Já Eduardo Bolsonaro é acusado de ter afirmado que iria "acabar com a vida" da jornalista Patrícia Lélis, por meio de mensagens enviadas pelo aplicativo Telegram.

A procuradora-geral pede que Jair Bolsonaro pague uma mula de R$ 400 mil, por danos morais coletivos. Caso condenado, ele pode pegar de um a três anos de prisão.

No caso de Eduardo, a pena prevista é de um a seis meses de detenção, que pode ser cumprida nos regimes semiaberto e aberto. A pena pode ser convertida em medidas alternativas./oglobo

Secretário De Habitação É Acusado De Agredir Covardemente Cidadão Teixeirense


Resultado de imagem para Agnaldo Ferreira dos Santos,


Ocorreu no último sábado dia 07 de abril do corrente ano, uma situação um tanto quanto absurda envolvendo um agente político do Município de Teixeira de Freitas-BA, e seus dois filhos, contra um cidadão teixeirense.

Trata-se do Secretário de Habitação da gestão Temoteo Alves de Brito, o Sr. Agnaldo Ferreira dos Santos, que acompanhado dos seus dois filhos teriam agredido covardemente um pai de família, na presença de duas crianças; uma de 8 meses, que se encontrava nos braços da mãe, e  outro de apenas 5 anos, que se encontrava  ao lado (ambos filhos da vitima).


A discussão teria sido motivada por conta de um simples carro, estacionado à frente da garagem, na residência do secretário o Sr. Agnaldo Ferreira dos Santos, por volta das 20:16 Hrs do último sábado (07/04).

Á pedido da vítima que entrou em contato com o Portal Opinião Pública, solicitando que fosse preservado seu direito de imagem, iremos publicar apenas os fatos, sem citar a sua verdadeira identidade.

Dos fatos:

Compareceu à Delegacia de Policia Civil de Teixeira de Freitas-BA, uma guarnição da Policia Militar, composta pelos soldados PM/CRUZ e PM Moraes, relatando que receberam informações através do telefone 197, que em um determinado endereço estaria ocorrendo uma briga generalizada.


Lá chegando, foi relatado que um “cidadão” teria estacionado um veículo em frente a garagem da residência do Secretário de Habitação do Município de Teixeira de Freitas, o Sr. Agnaldo Ferreira dos Santos.

Que a partir dai começou uma uma discussão, e que teria evoluído para uma briga, em vias de fato, onde os filhos do Sr. Agnaldo, os jovens, Saulo Martins dos Santos e Tiago Martins dos Santos, também teriam se envolvido.


Os fatos foram registrados na  8º Coordenadoria de Policia Civil de Teixeira de Freitas-BA, com base na Lei nº 2848, no seu artigo 129 do Código Penal Brasileiro, e tipificado como “lesão corporal leve” pelo delegado de Policia Civil Dr: Bruno Souza Ferrari.

A vítima sofreu diversos traumas físicos, hematomas, perdas dentárias, sem falar no dano moral e psicológico, em virtude das agressões sofridas por parte do agente político, além dos outros dois elementos ( filhos do suposto agressor ) que são lutadores profissionais de artes marciais.


Tentamos contato com a Assessoria de Imprensa da PMTF, para comentar o caso, mas até o fechamento desta matéria não obtemos sucesso. Fica aberto o espaço para que o secretário possa dar a sua versão dos fatos./Opinião Pública

Corpo de delegado de Barra da Estiva é encontrado em carro incendiado




O delegado Marcos Antônio Torres, titular da delegacia de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, foi encontrado morto no final da manhã desta sexta-feira (13). 

O corpo estava carbonizado dentro do carro dele, uma Hilux Branca, placa PKV 3845 que levava uma moto Biz na carroceria, econtrada incendiada em uma estrada vicinal entre o distrito de Sussuarana, em Anagé, e o município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, informou o site Achei Sudoeste.

Conforme informações, Marco Torres tinha saído de Barra da Estiva por volta das 15h e seguia para Vitória da Conquista, com destino final ao interior de Minas Gerais, estado de origem do delegado.

Várias equipes da Polícia Militar e Polícia Civil fizeram buscas pelo delegado, e nesta sexta-feira o carro foi encontrado na zuna rural entre o distrito de Sussuarana, na cidade de Tanhaçu e o município de Anagé. 

Um corpo carbonizado foi achado no carro e uma equipe do DPT foi acionada para fazer os procedimentos para a identificação para saber se o corpo é do delegado.

Acidente envolvendo caminhões e carreta interdita BR-101, entre Teixeira de Freitas e Itamaraju



Acidente envolvendo caminhões e carreta interdita BR-101, entre Teixeira de Freitas e Itamaraju


Um grave acidente automobilístico ocorrido na manhã desta sexta-feira, dia 13 de abril, envolvendo três veículos de carga, interditou por completo a rodovia BR-101, próximo ao Posto Nova Era, no trecho entre Teixeira de Freitas e Itamaraju.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida envolveu um caminhão baú, de cor prata, licenciado em Apodi-RN., uma carreta, de cor branca, placa PVT-1899, licenciada em Janaúba-MG., um caminhão Ford Cargo.

Para evitar o choque frontal, o motorista da carreta teve que fazer uma manobra busca, quando a estrutura do veículo fez o chamado “L”, batendo no acostamento e ficando atravessada na pista, provocando a interdição total da rodovia, que é uma das mais movimentadas do país.

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e sua retirada só aconteceu após uma operação de desencarceramento do Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM). Logo em seguida ele foi socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde já estavam os outros dois motoristas feridos com menos gravidade./TN

Eunápolis: Um morto e dois feridos em acidente na BR-101



Resultado de imagem para Um morto e dois feridas após caminhão capotar na BR-101, em Eunápolis


Um homem de 46 anos morreu e duas pessoas ficaram feridas, após o caminhão em que eles estavam capotar, na manhã desta sexta-feira (13), na rodovia BR-101, trecho da cidade de Eunápolis, no sul da Bahia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 6h40, na altura do Km-703,5. Agnaldo Bonfiácio Souza, que segundo a PRF era passageiro no veículo, morreu no local.

A suspeita é de que o motorista do caminhão tenha perdido o controle da direção ao fazer uma curva e capotou. O veículo foi parar em um matagal que fica às margens da pista.

Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos e nem para qual hospital foram levados. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi encaminhada ao local para remover o corpo de Agnaldo, que será periciado.

O resgate das vítimas, realizado por socorristas do Samu, com apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal, durou mais de duas horas.

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.002 para 2019



Governo propõe salário mínimo de R$ 1.002 em 2019 (Foto: ´Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas)


O governo propôs um salário mínimo de R$ 1.002 para 2019. O valor consta do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem, anunciado nesta quinta-feira (12). Atualmente, o mínimo é de R$ 954.

Será a primeira vez que o salário mínimo, que serve de referência para cerca de 45 milhões de pessoas, ficará acima da marca de R$ 1 mil. A proposta será encaminhada agora ao Congresso. Entretanto, o governo ainda pode mudar o valor caso haja alteração na previsão para a inflação deste ano, que compõe a fórmula para o cálculo do reajuste do mínimo do ano que vem.

O reajuste começa a valer em janeiro de 2019, com pagamento a partir de fevereiro.

Como o mínimo é reajustado?

O reajuste do salário mínimo obedece a uma fórmula que leva em consideração o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes e a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior.

Para o mínimo de 2019, portanto, a fórmula determina a soma do resultado do PIB de 2017 (alta de 1%) e o INPC de 2018. Como só será possível saber no início do ano que vem a variação do INPC de 2018, o governo usa uma previsão para propor o aumento. 

Se confirmado o novo mínimo de R$ 1.002 em 2019, o reajuste será de 5,03% em relação ao valor atual, bem acima da correção de 1,81% que foi feita em 2018 - e que foi a menor em 24 anos.

Além da inflação e do resultado do PIB, no reajuste do mínimo de 2019 está embutido uma compensação pelo reajuste do mínimo deste ano, que ficou abaixo da inflação medida pelo INPC.

Último ano da atual fórmula

A atual fórmula de reajuste do salário mínimo (inflação do ano anterior mais o PIB de dois anos antes) começou a valer em 2012, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em 2015, Dilma encaminhou ao Congresso uma medida provisória que foi aprovada e estendeu esse modelo de correção até 2019.

Portanto, existe a possibilidade de alteração na fórmua de reajuste do mínimo a partir de 2020. Analistas esperam que o novo formato seja um dos pontos a serem debatidos na campanha eleitoral para a Presidência da República.

Apesar disso, o governo divulgou nesta quinta as propostas para o salário mínimo de 2020 e 2021 seguindo a mesma fórmula de correção vigente hoje. Pela proposta, o mínimo iria a R$ 1.076 em 2020 e, no ano seguinte, a R$ 1.153.

"A gente está supondo que a regra do salário mínimo, hoje vigente, continue em 2020 e 2021. Mas todos nós sabemos que uma nova regra terá de ser apresentada a partir de 2020", disse o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia.

Impacto nas contas públicas

O reajuste do salário mínimo tem impacto nos gastos do governo. Isso porque os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos aposentados não podem ser menores do que um salário mínimo.

Com o aumento de R$ 48 no salário mínimo no próximo ano, de R$ 954 para R$ 1.002, os números da área econômica indicam que haverá um aumento nos gastos públicos de mais de R$ 14 bilhões somente por conta desse reajuste.

Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, enviada ao Congresso no ano passado, o governo informou que cada R$ 1 de aumento no salário mínimo gera um incremento de cerca de R$ 300 milhões ao ano nas despesas do governo.

Salário mínimo 'necessário'

Mesmo se confirmada a proposta para o salário mínimo acima de R$ 1 mil para 2019, o valor ainda ficará distante do considerado como "necessário", segundo cálculo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com o órgão, para suprir as despesas de uma família de quatro pessoas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, seria necessário R$ 3.706,44 ao mês em março deste ano.

Com Moro e (STF) ninguém ficará em pune: STF confirma para dia 17 julgamento de denúncia contra Aécio Neves




[STF confirma para dia 17 julgamento de denúncia contra Aécio Neves]


O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter para a próxima terça-feira (17) o julgamento sobre o recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) em um dos inquéritos resultantes da delação do empresário Joesley Batista, do grupo J&F.

Também são alvos da mesma denúncia a irmã do senador, Andrea Neves, o primo dele, Frederico Pacheco, e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), flagrado com dinheiro vivo. Todos foram acusados de corrupção passiva.

O pedido de adiamento foi feito pela defesa de Andrea. O advogado alegou que não poderia comparecer à sessão porque teria de participar de outro julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Para o ministro Marco Aurélio, a defesa não apresentou justificativa relevante. "Nada impede que os julgamentos agendados para a data sejam ordenados, no próprio dia, de modo a possibilitar ao profissional, ante a proximidade dos Tribunais, a realização de sustentação oral em ambos”, decidiu.

Segundo a denúncia, apresentada há mais de 10 meses, Aécio solicitou a Joesley Batista, em conversa gravada pela Polícia Federal (PF), R$ 2 milhões em propina, em troca de sua atuação política. O senador foi acusado pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot dos crimes de corrupção passiva e tentativa de obstruir a Justiça.

Em nota divulgada na última terça-feira, o advogado Alberto Toron, que representa Aécio Neves, disse que o senador foi "vítima de uma situação forjada, arquitetada por criminosos confessos que, sob a orientação do então procurador Marcelo Miller, buscavam firmar um acordo de delação premiada fantástico".

Pura gozação “Pena que o PT tenha que fazer política na delegacia”, provoca ACM Neto



Resultado de imagem para acm neto x rui costa



Durante entrevista nesta quinta-feira (12), ao programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, o prefeito ACM Neto (DEM) evitou “comemorar” o estado prisional do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – como fizera alguns dos seus aliados -, mas não poupou provocações ao comportamento político da sigla diante do embate judicial.

“Ninguém pode comemorar. Mesmo como adversário, eu só lamento ver um ex-presidente da República preso”. Neto reiterou que não vê chances de o petista participar do pleito presidencial e avaliou prejuízos à campanha estadual do governador Rui Costa.

“Lula está fora do jogo. Isso desfalca o PT. A gente sabe que a eleição na Bahia sempre foi puxada pelo governo federal. Hoje não tem nem Lula nem o governo federal [...] Pena que o PT tenha que fazer política na delegacia”, provocou, ao citar as mobilizações pró-Lula que acontecem em Curitiba, das quais Rui Costa também participou com um grupo de governadores.

“Não sei se queriam visitar ou fazer proselitismo, fazer uma foto”.

Por outro lado, ele acredita no “melhor momento” do Democratas, que, além da presidência da Câmara dos Deputados, tem Rodrigo Maia como nome ao Planalto./bocaonews

Padrasto é preso por estuprar enteada e diz a polícia que queria casar com vítima




Mateus dos Santos foi preso suspeito de estuprar a enteada de 12 anos no sudoeste da Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)



Já está no sistema prisional de Vitória da Conquista, o estuprador  Mateus Santos Gonçalves, de 31 anos, acusado de violentar a enteada de  apenas 12 anos. Investigadores do Núcleo da Criança e do Adolescente, da  10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede  em Conquista, cumpriram mandado de prisão preventiva na casa dele, na  manhã da última terça-feira (10).

Mateus é acusado ter estuprado a enteada de 12 anos durante seis meses.  Em depoimento, ele confessou o crime e disse que pretendia casar-se com a  menina quando ela alcançasse a maior idade. O criminoso vai responder  por estupro de vulnerável.

Segundo a delegada Rosilene Correia, da 10ª Coorpin/Conquista, o caso  foi denunciado pela companheira de Mateus e mãe da criança, quando  percebeu um comportamento estranho no marido.

Ele foi indiciado por estupro de vulnerável e encaminhado para o  Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Mateus já possuía passagem  anterior pela polícia por roubo./G1

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Dra. Waldizia Fernandes assume cargo de delegada adjunta em Itamaraju



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, telefone


A Dra. Waldizia Fernandes Rocha assumiu o cargo de delegada adjunta na Delegacia de Polícia Civil de Itamaraju, que é coordenada pela titular, Dra. Rosângela Santos.

A nomeação foi uma decisão da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, após a transferência do delegado Dr. Marco Antônio Neves, atual titular da Delegacia de Nova Viçosa.

Em maio do ano passado, a Dra. Waldizia havia sido nomeada para a titularidade da Delegacia de Nova Viçosa. Na ocasião, a delegada iria substituir o delegado Maderson Dias, que ficaria na sede da 8ª Coorpin em Teixeira de Freitas.

Nascida em Vila Velha, a delegada Waldizia atuou por seis anos no regime de plantão e no Núcleo de Homicídios da 8ª Coordenadoria. Agora fazendo parte da equipe de Itamaraju, a delegada vai contribuir com as investigações de crimes ocorridos no município./sulbahianews

Avô é procurado por suspeita de estuprar neta de 1 ano e 5 meses e tem casa incendiada por familiares





A casa de um homem que é suspeito de estuprar a neta de 1 ano e 5 meses foi incendiada na cidade de Santaluz, nordeste da Bahia. O homem foi denunciado por familiares da vítima, chegou a ser procurado por policiais, mas não foi encontrado.

Segundo o delegado regional da 15ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin), Mozart Cavalcanti, o estupro teria ocorrido no dia 23 de março, mas só foi denunciado na quarta-feira (11). Ele foi identificado como Mateus Desidério dos Santos, de 54 anos.

Policiais militares foram até a casa do suspeito por volta do meio-dia de quarta-feira, mas ele não foi encontrado. Depois disso, segundo testemunhas informaram à polícia, o pai do bebê que teria sido estuprado incendiou dois carros do suspeito. Os veículos estavam vazios e ninguém ficou ferido.

Durante a noite, a casa do homem também foi incendiada por um parente da vítima, ainda não identificado. Conforme a polícia, o imóvel também estava vazio e não houve feridos. Os familiares teriam provocado os incêndios por vingança, de acordo com a polícia.

A polícia não soube informar como foi feito o combate aos incêndios. A criança foi encaminhada para fazer exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT)./G1

INSS: 9,9 mil baianos terão que fazer perícia para não perder benefícios






O governo federal publicou edital nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União convocando para perícia médica pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), são 152,2 mil convocados, que devem procurar o INSS até 4 de maio. Na Bahia, foram convocados pelo edital 3307 beneficiários de auxílio-doença e 6609 aposentados por invalidez.

O edital de notificação faz parte do pente-fino que o governo federal realiza, desde agosto de 2016, nos benefícios por incapacidade pagos pelo INSS.

De acordo com o INSS foram chamados os beneficiários não encontrados por alguma inconsistência no endereço e quem recebeu a carta, mas não agendou a perícia no prazo determinado. Quem teve o seu nome publicado no diário desta quinta-feira, tem 15 dias corridos para tomar ciência da publicação e mais 5 dias para agendar a perícia pelo telefone 135, ou seja, o prazo se encerra no dia 4 de maio de 2018.

Caso a perícia não seja agendada, o pagamento ficará suspenso até o convocado regularizar sua situação. A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para marcar o exame. Se não procurar o INSS neste prazo, o benefício será cessado.


O programa de revisão está em sua segunda etapa. O MDS, pasta a qual o INSS é vinculado, planeja realizar 1,2 milhão de avaliações médicas até o fim deste ano.

Após três leilões, Ebal é arrematada por R$15 milhões



Após três leilões, Ebal é arrematada por R$15 milhões


A Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) foi arrematada por R$15 milhões em leilão realizado na manhã desta quarta-feira (11) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A informação é da assessoria do governo do estado, responsável pela venda da empresa.

A estatal teve uma única proposta dada pela NGV Empreendimentos e Participações. Este foi o terceiro leilão realizado, pois conforme o Estado, os dois primeiros leilões não atraíram participantes.

De acordo com o presidente da comissão constituída para conduzir o processo de alienação societária da Ebal e chefe de gabinete da SDE, Luiz Gonzaga, a vencedora arremata a participação acionária da empresa e os fundos de comércio relativos às 49 lojas da Cesta do Povo, além do direito de exploração da marca Cesta do Povo e o Programa Credicesta.

Gonzaga lembrou que o resultado precisará ser homologado, o que acontecerá nos próximos dias. Uma das condições é a manutenção significativa de postos de trabalho.

A NGV Empreendimentos e Participações tem sede em São Paulo e é liderada pelo investidor espanhol Ignacio Morales, que se associou ao baiano, Joel Feldaman./G1 Bahia

Brasileiros devem tirar título de eleitor ou solicitar troca no local de votação até 9 de maio



Resultado de imagem para título de eleitor


O eleitor tem até o dia 9 de maio para pedir a inscrição eleitoral, alterar os dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro.

Segundo o cientista político Valdir Pucci, é preciso estar atento ao prazo para ficar em dia com Justiça Eleitoral. “A questão para transferência dos títulos eleitorais, para quem quiser votar e estiver fora do seu domicílio eleitoral e quiser transferir para o seu novo domicílio atual, o seu novo domicílio de residência.

Esse prazo é até o dia 9 de maio, para que a pessoa possa solicitar, junto ao cartório eleitoral, essa transferência do título eleitoral.” Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar a transferência para uma seção que tenha acessibilidade até 9 de maio.

Além disso, segundo o calendário eleitoral, esta é a data final para que presos provisórios e adolescentes internados que não tiverem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou peçam a regularização de sua situação para votar nas eleições de 2018.

A inclusão e a atualização da identidade de gênero no cadastro eleitoral também devem ser feitas até esta data para valer nas eleições de outubro. Lembrando que os travestis e os transexuais podem incluir o nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições desde o dia 3 de abril.

Brasileiros devem tirar título de eleitor ou solicitar troca no local de votação até 9 de maio 18 horas atras 12/04/2018

O nome social é aquele pelo qual o transexual ou travesti é reconhecido socialmente, diferente do nome civil, que consta na certidão de nascimento. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero a pessoa se identifica, masculino ou feminino. 

Quem perder esse prazo só vai poder fazer a alteração após as eleições e só poderá votar nos próximos pleitos.

Alcobaça: Adolescente de 16 anos é executado a tiros em São José de Alcobaça





Alcobaça: Nesta quarta-feira, 11 de abril, a Polícia Civil de Alcobaça foi informada de um homicídio, ocorrido em São José de Alcobaça. Diante dos fatos, o delegado Charlton Fraga Bortolini se deslocou até o local, onde confirmou o fato e encontrou a vítima ferida por disparos de arma de fogo. Segundo informações, a vítima foi perseguida e executada por 02 indivíduos que estavam a bordo de uma motocicleta de cor vermelha.

A vítima foi identificada como sendo o adolescente Marley Nascimento Conceição, que completou 16 anos de idade no último dia 07. O delegado solicitou perícia e uma equipe do Departamento de Polícia Técnica, composta pelos peritos Danilo Bastos e Sandro de Abreu estiveram no local, onde realizaram os trabalhos periciais. Segundo os peritos, a vítima foi atingida na cabeça e no ombro, e acabou não tendo chances de defesa.

O delegado, durante o levantamento cadavérico, ouviu algumas pessoas acerca do crime. Após os trabalhos periciais, o delegado autorizou remoção e o corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas, onde será submetido à necropsia na próxima quinta-feira (12). O delegado irá instaurá um inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime.

Mais informações passadas à nossa equipe de reportagem dão conta de que a vítima desejava vingança contra os autores que mataram seu tio Adeílson, que foi morto no dia 13 de fevereiro, em São José, mas, a Polícia Civil irá apurar todas as informações que foram passadas./LiberdadeNews

Homem é executado na frente de uma portadora de síndrome de down na zona rural de Alcobaça






Alcobaça: Na tarde desta quarta-feira, 11 de abril, foi registrado o segundo homicídio no território do município de Alcobaça. Segundo as primeiras informações, um homem foi executado por um disparo de arma de fogo. O crime aconteceu na Fazenda São Gonçalo, no povoado Bom Jesus, zona rural de Alcobaça. A vítima foi identificada como sendo, Clóvis Oliveira de Paula, 57 anos de idade.

A Polícia Civil foi informada do caso e o delegado Charlton Fraga Bortolini esteve no local, onde realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Clóvis foi encontrado em uma cadeira que estava na varanda, nos fundos da residência. O crime teria acontecido na frente de uma portadora de síndrome de Down, que foi encontrada em desespero. O delegado solicitou perícia e o DPT esteve no local, realizando os trabalhos periciais.

Segundo o perito Danilo Bastos, a vítima foi atingida por um disparo no abdômen e morreu instantaneamente. Segundo relatos, a casa estava revirada, dando a entender que os matadores procuravam algo. Informações apontam que a vítima teria sacado um benefício na última terça-feira, em Teixeira de Freitas e realizado compras em São José de Alcobaça. Com essas informações o crime pode ter sido um latrocínio (roubo seguido de morto).

Após perícia, o delegado autorizou remoção e o corpo foi encaminhado para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia na próxima quinta-feira. Um inquérito policial será instaurado para investigar autoria e motivação do crime./LiberdadeNews

Suspeito de assaltos morre em confronto com policiais da Rondesp-Sul



A imagem pode conter: 1 pessoa


Um suspeito de assaltar pedestres morreu em confronto com policiais militares da Rondesp-Sul, por volta das 13h desta quarta-feira (11), em uma região de mata na Rua Boa Vista, no bairro Alegria em Eunápolis. Jeandersson Amorim Almeida, de 21 anos, chegou a ser socorrido ao Hospital Regional, mas não resistiu.

De acordo com a Polícia Militar, o Centro de Comunicação Integrada (Cicom) recebeu uma denúncia de que um grupo suspeito estava na localidade, onde já foram registrados diversos roubos a transeuntes nos últimos dias.

Uma equipe da Rondesp se deslocou até a área para apurar a informação. Ao avistarem o carro da polícia, cinco suspeitos correram para dentro de uma área de mata, nas proximidades do Recanto dos Idosos.
Foto: Gustavo Moreira

Os policiais fizeram um cerco e houve troca de tiros. Jeandersson acabou sendo atingido. Com ele, de acordo com a polícia, foi encontrada uma espingarda calibre 12. Os demais acusados conseguiram fugir.


O corpo de Jeandersson, que era morador do bairro Juca Rosa, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Eunápolis. A arma apreendida foi apresentada na delegacia local./RADAR 64

Bebê de 1 ano e três meses morre com H1N1 em Feira de Santana, diz núcleo regional de Saúde






Um bebê de 1 ano e três meses morreu em decorrência da gripe H1N1, no município de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. O caso aconteceu na terça-feira (10) e outros dois casos da doença já foram confirmados pelo Núcleo Regional de Saúde.

O bebê, que não teve a identidade divulgada, era da cidade de Saúde, onde contraiu a doença. Ele estava internado no Hospital Estadual da Criança (HEC). Em contato com o G1, a secretária municipal de Saúde, Denise Lima Mascarenhas confirmou a morte, mas não informou de qual cidade a criança seria.

Os outros dois diagnósticos também foram confirmado em crianças: uma de 2 anos e outra de 8 anos, que é do municipio de Governador Mangabeira, mas também está hospitalizada em Feira de Santana.

A Secretaria Municipal de Saúde investiga se a criança de 2 anos contraiu a doença em Feira ou em alguma cidade vizinha.

Apesar do município já ter confirmado a morte pela doença, a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) informou que ainda investiga as causas.

Outros casos

Quatro pessoas também estão internadas com suspeita da doença e aguardam resultado de exames. Outros três casos já foram descartados. Os pacientes estão internados no HEC e em outra unidade particular.

Entre esses pacientes está uma enfermeira do Hospital Estadual da Criança. De acordo com o Núcleo Regional de Saúde, ela pode ter contraído o vírus no local de trabalho, já que cuidava dos pacientes infectados.

Segundo o Núcleo Regional de Saúde, os casos suspeitos da gripe foram notificados entre 1º de fevereiro e o dia 10 deste mês. A coordenadoria geral do núcleo informou que a região está em situação de alerta por causa da quantidade de casos em tão pouco tempo.


A secretaria de saúde de Feira de Santana informou que já foi feito o pedido das doses de vacina da H1N1, e a população não precisa se preocupar. Conforme o órgão, uma campanha de imunização já estava prevista para este mês de abril./Globo.com

Família procura na Bahia médica capixaba desaparecida há uma semana Família procura na Bahia médica capixaba desaparecida há uma semana



Resultado de imagem para Jaqueline Colodetti, de 50 anos

As polícias Civil, Militar e Rodoviária da Bahia e Espírito Santo somam esforços para encontrar a médica cardiologista Jaqueline Colodetti, de 50 anos, divorciada e mãe de três filhos adolescentes, desaparecida desde o dia 3 de abril.

A última notícia sobre a médica foi na noite de domingo (8), quando um caminhoneiro ligou para a família, informando que tinha dado carona à cardiologista, entre as cidades de Planalto e Poções, no Sudoeste da Bahia.

Uma distância de 870 quilômetros separa a cidade baiana de Planalto e Santa Leopoldina (ES), onde a médica realizou atendimentos dia 3 e deveria estar às 14h numa clínica em Cariacica, onde mora.

Mas no meio do caminho, próximo a uma ponte a 30 km de Santa Leopoldina, ela parou o carro, um Kia Sportage, e ficou dentro dele por cerca de duas horas, entre 14h e 16h, conforme relato de um homem que mora próximo à ponte.

A Polícia Civil capixaba e a família ainda buscam uma razão para o desaparecimento da médica, que deixou todos os pertences no carro – ela saiu somente com a roupa do corpo. Durante a semana passada, Jaqueline teria sido vista andando pela BR-262, com um pedaço de pau na mão, informa a família.

Sobre a carona na Bahia, a família disse que não conseguiu localizar nenhuma imagem que possa auxiliar na identificação de que se foi mesmo Jaqueline que pegou carona com o motorista de caminhão.

No entanto, o caminhoneiro informou que ela disse que era médica e mãe de três filhos. Um grupo de oito pessoas, entre familiares e amigos, foi para Poções, onde espalharam cartazes em postos de gasolina e restaurantes na rodovia.

A médica Jaqueline quando sumiu usava uma blusa marrom, calça jeans e tênis. A família acredita que ela esteja pegando carona sempre em sentido norte. Informações sobre o paradeiro da médica podem ser fornecidas à família por meio dos telefones (todos com DDD 27) 99989 3396, 99909 1524 e 99973 8953./A Tarde

quarta-feira, 11 de abril de 2018

MPF pede prisão preventiva de Geddel e amigos de Temer, mas juiz nega




Resultado de imagem para Geddel e Lúcio Vieira

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Brasília, negou pedido de prisão preventiva de Geddel Vieira Lima, José Yunes, Eduardo Cunha, Henrique Eduardo Alves, Rodrigo Rocha Loures, além do ex-assessor parlamentar Altair Alves Pinto.


O pedido de prisão foi feito tendo como base o inquérito do "quadrilhão do PMDB", no qual todos eles se tornados réus. O Ministério Público Federal sustenta a possibilidade de uma candidatura de Temer à reeleição como um dos argumentos para o pedido de prisão.

O juiz argumentou que não há como "presumir" a prática de crimes em uma eventual candidatura de Temer. 


Raquel Dodge apresentou ao STF nova manifestação para que Edson Fachin receba a denúncia contra Geddel e Lúcio Vieira Lima por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso dos R$ 51 milhões.

A defesa dos irmãos entrou com recurso para tentar evitar a ação penal. Também são alvo da ação a mãe dos políticos, Marluce Vieira Lima, o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho e os ex-secretários parlamentares Job Ribeiro Brandão e Gustavo Pedreira do Couto Ferraz.

A réplica da PGR contesta a alegação dos advogados de que a denúncia é frágil, por não descrever adequadamente o fato criminoso. Dodge defende que a narrativa da denúncia delimita, especifica e aponta a participação de cada um dos acusados no contexto criminoso.

Além disso, de acordo com a peça, as diversas provas apresentadas nas denúncias são conexas e servem para esclarecer um esquema “de corrupção sistêmica e de lavagem de dinheiro, em que a apreensão dos 51 milhões de reais — a maior da história criminal deste país — é o momento mais visível e eloquente”.

Confusão na Câmara em votação de Moção de Repúdio contra diretora do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas



Confusão na Câmara em votação de Moção de Repúdio contra diretora do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas


Na sessão da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (11/04), sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), os vereadores Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS) e Jorís Bento Xavier (PTN) apresentaram a Moção de Repúdio nº 14 de 10 de abril de 2018, contra a atual diretora do Hospital Municipal de Teixeira e Freitas, Maria Rosa Sales Silva.

Na justificativa da moção apresentada, os parlamentares autores descreveram que o repúdio se deu pela incompetência na gestão do Hospital Municipal e da UNACON – Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia e da insensibilidade da diretora no trato para com as pessoas que procuram pelo serviço nas unidades de saúde e aos servidores das referidas instituições.

Com exceção de requerimentos, projetos de Lei do Executivo, Projeto de Lei do Legislativo e Projeto de Resolução, é rotina na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas se votar em bloco indicações, pedidos de providências e moções. E nesta quarta-feira, tinham 4 moções para se votar, duas de congratulações, uma de pesar e outra de repúdio.

No último pronunciamento da sessão, o líder do prefeito na Câmara, o vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) requereu verbalmente que a indicação de repúdio da diretora Maria Rosa fosse votada em separado, visando convencer os colegas a não aprovarem a moção, considerado uma atitude precipitada.

Quando o presidente Agnaldo da Saúde anunciou o grande expediente da sessão ordinária, começou a confusa votação. Ronaldo Cordeiro ganhou apoio do colega vereador Arnaldo Ribeiro Souza Junior, o “Arnaldinho” (PT) e os debates continuaram, a ponto do presidente Agnaldo da Saúde suspender a sessão por 5 minutos.

No retorno, os debates já indicavam que a votação poderia empatar em 8 a 8, e o presidente Agnaldo da Saúde teria que desempatar. O presidente não vota, somente em caso de empate e, na sessão de hoje (11), dos 19 vereadores só compareceram 17, porque José Mendes (PSDB) e Erlita Freitas (PT) estavam ausentes.

Primeiro o presidente Agnaldo da Saúde colocou em votação a opção do plenário optar se votava ou não a moção em separado das demais – mas a maioria, inclusive os autores concordaram em votar separadamente. E finalmente se abriu o placar e a votação começou no painel eletrônico.

E realmente o placar se confirmou em 8 a 8, no entanto, os vereadores contra a Moção de Repúdio em meio à votação confusa, ao invés de votar “NÃO” no terminal eletrônico, votaram “ABSTENÇÃO”. E a moção foi aprovada por maioria simples com a totalidade dos votos válidos e o presidente não foi obrigado a votar para desempatar.

Em favor da Moção de Repúdio

Jorís Bento Xavier (PTC), Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS), Adriano Santos Souza (Podemos), Ailton Lacerda Ferreira (PSC), Antônio Marques Ferreira da Silva (PROS), Marcílio Carlos Goulart (PT), Darlan Martins Lopes (PSD) e Jonathan de Oliveira Molar (SD).

Contra a Moção de Repúdio

Abstiveram: Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), Arnaldo Ribeiro Souza Junior, o “Arnaldinho” (PT), José Bernardo Gomes Cabral (PSD), Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas” (Podemos), Leonardo Feitoza da Silva, o “Leonardo do Sindicato” (PC do B), Manoel Pedro da Silva Neto, o “Pedrão” (PV), Valci Vieira dos Santos (SD) e Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB).

A diretora

Ouvida, a diretora do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Maria Rosa Sales Silva, disse que nunca foi procurada pelos dois vereadores propositores da moção para qualquer diálogo e que tanto no Hospital quanto na UNACON ela prioriza e respeita a ordem dos tratamentos dos pacientes ou gravidade do problema.

E que em relação à matéria na Câmara Municipal nada tem a comentar e que encara a aprovação da Moção de Repúdio em seu desfavor com total soberania, respeitando a opinião e o espaço de cada um.

E acrescentou que todas as suas atitudes nas unidades são reportadas primeiramente ao prefeito e que vai continuar fazendo seu trabalho para o qual foi designada até o dia que o gestor municipal continuar deliberando sobre suas funções./TN

Mucuri: Presidente da Câmara terá que dar explicações ao MP sobre a utilização de documentos falsos em processos licitatórios





O Portal Zero Hora News, vem se notabilizando em investigações sobre procedimentos licitatórios irregulares espalhados nas Câmaras e Prefeituras do Sul da Bahia. O objetivo do portal para com isso é de alertar a sociedade sobre a necessidade de efetuar fiscalização nos recursos públicos  de forma sistemática, antevendo fraudes e garantindo vultosa economia para os cofres municipais.

Cumprindo essa premissa, o Portal Zero Hora News, não só investigar licitações ocorridas em prefeituras, más, também fiscaliza, quem deveria fiscalizar as Prefeituras, pois, porque o exemplo tem que partir dos edis que compõem as Câmara municipais.

Após fiscalização nas contas da Câmara de Mucuri, presidida pelo Vereador José Mendes Fontoura (MDB), o popular Zé do Boi foi constatado uma permanência em fraudes contra o erário público, a Câmara de Mucuri como todos sabem é talvez a que recebe o maior duodécimo do extremo sul. Esse Portal já havia denunciado o edil por contratar por valor superfaturado pessoas para prestarem serviço à câmara, más, aquilo, era somente a ponta do iceberg.

Sendo que nossos repórteres ao analisar as contas da Câmara de Vereadores do ano de 2017 e dos primeiros meses de 2018, constatou existir na Câmara de Mucuri, uma verdadeira sistemática da corrupção, pois, são objetos de irregularidades, de contratos vultosos, até mesmo, contratos de valor tido por pequeno.

Como diria, “os antigos”, “o habito do cachimbo, deixa a boca torta”. Ao analisar a documentação, em especial o processo de dispensa de licitação nº 23/2018 para aquisição de extintor, nossa equipe constatou a utilização de DOCUMENTAÇÃO FALSA, para subsidiar as pesquisas de mercado exigidas por lei.

Supostamente, três empresas efetuaram a pesquisa de mercado, a saber, SUPERFIRE COMÉRCIO DE EXTINTORES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA de Eunápolis/BA, CONFIANÇA EXTINTORES de Feira de Santana/BA, e EXTINTORES EUSERVICE de Teixeira de Freitas/BA.


Diante disso, nossa equipe entrou por diversos meios de contato, com as empresas responsáveis pelas cotações que estão no bojo do processo administrativo. Inicialmente conseguimos contato com a SUPERFIRE que informou que NÃO EFETUOU NENHUM TIPO DE COTAÇÃO DE PREÇO PARA A CÂMARA DE MUCURI. A CONFIANÇA EXTINTORES também informou que não realizou nenhum tipo de cotação e nem tão pouco foi contactada por nenhum servidor da Câmara de Mucuri acerca da necessidade de participar de um processo e emitir uma pesquisa de mercado.

Veja a cotação falsificada da empresa Super Fire.




Não conseguimos contato com a empresa EXTINTORES EUSERVICE.

Veja a cotação falsa da Confiança Extintores.



O empresário enviou para nossa equipe uma parte da pesquisa de preço, original, devidamente timbrado, é gritante a diferença, entre o falso e o verdadeiro.



Independentemente do valor orçado, o que o cidadão mucuriense tem que questionar é o fato de até processos com “baixo valor” serem objetos de fraude. O que cumpre perguntar, e os processos com valores vultosos?

Nossa equipe de reportagem encaminhará representação ao Tribunal de Contas dos Municípios e também ao Ministério Público Estadual para que faça a devida apuração dos fatos, e se for o caso, responsabilização dos envolvidos.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o vereador e presidente do legislativo municipal, José Mendes Fontoura (PMDB), o popular Zé do Boi, mas, até o fechamento da matéria não logrou êxito, mas, de qualquer forma, o portal segue aberto para qualquer esclarecimento do edil, se houver./Zero Hora News

ITAMARAJU : Acidente entre carreta e caminhão é registrado na BR-101



A imagem pode conter: atividades ao ar livre


Um acidente envolvendo uma carreta e um caminhão foi registrado na altura do KM-844 da BR-101, trecho da rodovia que liga os municípios de Itamaraju a Teixeira de Freitas.

 A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Segundo informações, a carreta com placa FSQ-6345 seguia sentido Itamaraju quando o condutor perdeu o controle da direção e acabou colidindo contra um caminhão de cor branca com placa KMA-7136 que seguia sentido Teixeira de Freitas.

Chovia muito no momento do acidente, a carreta acabou saindo da pista fazendo um L no acostamento.


 A imagem pode conter: atividades ao ar livre

 O condutor do caminhão foi socorrido sendo encaminhado ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, a via ficou interditara mais já foi liberada./Cocobongo

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.