Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 23 de julho de 2022

Adolescente de 16 anos é encontrado morto e em estado de decomposição na Orla Marítima de Nova Viçosa


Nova Viçosa: Um corpo do sexo masculino, em estado avançado de decomposição foi encontrado na tarde desta sexta-feira, 22 de julho, por volta das 16h40, na orla marítima de Barra de Nova Viçosa-BA. 

A vítima estava trajando calça jeans, tênis, e blusa preta, e foi identificada como sendo Weberth, Caldeira de Jesus, de 16 anos, mais conhecido como "Dudu". 

Policiais Militares da Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Nova Viçosa atenderam a ocorrência. No local, devido à subida da maré, o corpo foi removido para o leito da praia. 

O delegado titular, Rui Pinheiro, esteve no local, com sua equipe, realizou os trabalhos de praxe e autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. 

Após exames de necropsia, e identificação oficial por parte dos peritos, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Jovem de 18 anos é encontrado morto com lesões na cabeça em Itamaraju


Itamaraju: O corpo de um jovem, de 18 anos, identificado como Carlos Henrique de Jesus Torquato, foi encontrado na Rua São José, na casa de número 123, na cidade de Itamaraju. Segundo a polícia, a cabeça da vítima apresentava lesões não identificadas. 

Não há informações se as lesões são por projéteis de arma de fogo ou instrumento cortante (faca e similares) ou contundente (madeira, pedra...). O caso foi comunicado à PM de Itamaraju, que tomou as primeiras providências e acionou a Polícia Civil. 

O delegado do Plantão Territorial autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia. 

Na sequência, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. Um inquérito policial vai ser instaurado para investigar as circunstâncias do ocorrido./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Nova Viçosa de Luto: Morre o ex-prefeito Antônio Odilair de Carvalho


Nova Viçosa: Aos 82 anos, completados dia 15 de fevereiro, deixou nosso convívio na manhã deste sábado (23 de julho), Antônio Odilair de Carvalho, ou simplesmente Odilair, ex-vereador, presidente da Câmara, prefeito e vice-prefeito de Nova Viçosa. 

Odilair foi vereador na década de 1980, depois venceu a eleição de prefeito em 1992, governou o município entre 1993-1996 e, em 2004, elegeu-se vice-prefeito no primeiro mandato de Carlos Robson Rodrigues da Silva, o Robinho, entre 2005-2008. 

Era natural da cidade de Coreaú, estado do Ceará, e veio para o extremo sul da Bahia no final dos anos 60 e início dos 70. Atuando na área da construção civil (Construtora Carvalho), trabalhou na pavimentação da rodovia BR-101. Adquiriu propriedades rurais na região e teve papel relevante no desenvolvimento do Município e, especialmente, do distrito de Posto da Mata. 

Filhos Luciana (professora), Odilene (advogada), Odilair Jr. (advogado e Procurador do Estado), Ana Paula (psicóloga), João (professor universitário) e Vitória (designer de moda). 

O corpo está sendo velado na quadra de esportes Ginásio Angelo Magalhães, bairro Baía dos Anjos, em Posto da Mata, com sepultamento marcado para às 15h deste domingo, no cemitério do distrito./Blog do Ruberval

Assentamento Edmundo Gusmão em "LUTO" profundo morre o jovem (ANTÔNIO FERRUGEM) de apenas 48 anos de idade

 

Jucuruçu - sábado 23/07- Hoje é um dia triste para o assentamento Edmundo Gusmão, no córrego do chumbo município de Jucuruçu, faleceu nesta sexta-feira, 22 de julho, por volta das 13: h horas o jovem  Antônio Dias Rocha - conhecido por (ANTÔNIO FERRUGEM) de apenas  48 anos de idade, um familiar do jovem nos contou que  ANTÔNIO FERRUGEM passou mal e de repente ele veio a óbito seu corpo foi levado para o IML de Itamaraju, para os procedimentos de praxe. 

Lamentamos profundamente o falecimento do querido amigo 'ANTÔNIO FERRUGEM' todos os assentados enlutados do Edmundo Gusmão, onde ele trabalhava estão externando os mais profundos sentimentos aos familiares e amigos do amigo *Ferrugem* Perder alguém querido é sempre algo muito difícil e doloroso – assim como ver alguém que gostamos sofrendo nesse momento de luto. Por isso, Nada é mais difícil de aceitar do que perder alguém que amamos para a morte. Mas por muito que custe esta é uma realidade que infelizmente faz parte da vida. 

Lamento muito pelo seu sofrimento, mas deve confiar na vontade de Deus que é soberano e sabe o que é melhor para cada um de nós. Na verdade, a vida não nos pertence, Ele apenas nos empresta essa vida pelo tempo que Ele acha que precisamos. Quando a missão está cumprida, Deus chama seus filhos de volta. 

Assim espero que consiga encontrar algum conforto na ideia de que seu ente querido se foi por ter cumprido sua missão na Terra, e que agora sua alma descansa no Reino eterno de Deus. Os meus pêsames, e tenha força e fé! 

O velório de Antônio Dias Rocha - será realizado no sem terra na casa de  sua vó, o sepultamento ainda sem horário definido será no cemitério de seu Zezinho,  próximo do    assentamento Edmundo Gusmão, no córrego do chumbo. 

O jovem Antônio Dias Rocha - (ANTÔNIO FERRUGEM) deixa uma filha - Lorena Pardim Rocha de apenas 11 anos de idade. 

Da redação jucurunet - informações em um click

Brasil tem quase 10,8 milhões de pessoas morando sozinhas


Em 2012, haviam no Brasil 7,5 milhões domicílios com um único morador. Em 2021, esse número subiu 43,7%, chegando a quase 10,8 milhões. O dado aparece na nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O levantamento também registra o aumento proporcional de residências no país onde vivem apenas uma pessoa. Em 2012, elas eram 12,2% do total de domicílios no país. Nove anos depois, passaram a representar 14,9%. 

A Pnad Contínua reúne informações relacionadas a características gerais dos domicílios e moradores de todas as regiões do Brasil. A nova edição traz os resultados referentes ao ano de 2021, permitindo a comparação com anos anteriores. Há dados referentes à composição da população residente no país em termos de sexo, idade e raça. Eles possibilitam análises a partir de enquadramentos sociais e demográficos. 

A maioria das pessoas que moram sozinhas são homens. Na média nacional, eles representam 56,6% desses residentes. No recorte regional, eles ultrapassam os 60% no Norte e no Nordeste. De outro lado, 43,4% dos residentes no país são do sexo feminino: no Sudeste e no Sul esse percentual está acima dos 45%. 

“Quase 60% das mulheres que moram sozinhas tem 60 anos ou mais. Enquanto entre os homens, isso está mais bem distribuído. Mas o envelhecimento populacional pode contribuir com o aumento desses domicílios unipessoais”, observa o analista do IBGE, Gustavo Fontes. Ele acrescenta que os dados também podem refletir outras questões culturais e a evolução da urbanização. 

Segundo a Pnad Contínua, a forma mais frequente de arranjo domiciliar envolve um núcleo formado por casal com ou sem filhos ou enteados. Essa é a realidade de 68,2% das residências do país. Unidades onde moram juntos dois ou mais parentes representam 15,9% do total. 

Os números populacionais foram estimados de forma amostral. Com a realização do censo demográfico neste ano, que oferecerá uma base de dados mais precisa e incorporará efeitos da pandemia de covid-19, os resultados da Pnad Contínua poderão passar por ajustes. O IBGE, porém, avalia que possivelmente não haverá grandes diferenças levando em conta o universo populacional do país. 

Sexo 

Na estimativa do IBGE, foram contabilizados 212,7 milhões de residentes em 2021, sendo 108,7 milhões de mulheres (51,1%) e 103,9 milhões de homens (48,9%). A pesquisa aponta que não houve alteração relevante dessas participações desde 2012. A relação de 95,62 homens para cada 100 mulheres no Brasil representa um valor próximo aos 95,99 apurados há nove anos. 

No recorte etário, o levantamento mostra que a população masculina possui um padrão mais jovem. Nas faixas de 0 a 4 anos e de 5 a 9 anos, há respectivamente 104,8 e 104,7 homens para cada 100 mulheres. Segundo o IBGE, essa razão se inverte com o aumento da idade uma vez que a mortalidade dos homens é maior em todas os grupos etários. 

Entre os idosos, a diferença se torna significativa. “A razão de sexo calculada para a população com 60 anos ou mais de idade indicou que existem aproximadamente 78,8 homens para cada 100 mulheres”, aponta a pesquisa. 

Gustavo Fontes observa que a região Norte é a única onde há um maior número de homens do que de mulheres. “Entre os fatores que podem contribuir para as diferenças regionais, estão os fluxos migratórios, a mortalidade de cada sexo e a estrutura etária. No Norte, por exemplo, a estrutura produtiva e o tipo de imigrante que a região atrai podem influenciar”, analisa. 

Raça 

O recorte de raça aponta um avanço no número de residentes que se declaram pretos ou pardos. Eles saltaram respectivamente de 7,4% e 45,6% em 2012 para 9,1% e 47% em 2021. Em consequência, a participação da população declarada de cor branca caiu em todas regiões ao longo desses nove anos. 

O Nordeste registrou, entre 2012 e 2021, a mais relevante expansão de participação das pessoas declaradas pretas, com um aumento de 2,7 pontos percentuais. Já a região Sul responde pelo maior aumento proporcional dos residentes declarados de cor parda: a alta foi de 3,2 pontos percentuais. 

“De acordo com outros estudos do IBGE, as mulheres pretas e pardas têm em média mais filhos que as mulheres brancas. O próximo censo demográfico será muito importante para observar melhor essa questão. Mas possivelmente essa diferença na taxa de fecundidade também não explica tudo. A maior conscientização da questão racial possivelmente também é um fator. A pesquisa não traz uma resposta específica para esse dado. O que podemos é levantar fatores que podem explicar”, avalia Gustavo Fontes./EBC

sexta-feira, 22 de julho de 2022

VÍDEO: Jacaré salta e abocanha drone em pleno voo

 

O vídeo que mostra o equipamento sendo engolido mostra o prejuízo que Luciano Souza, 47 anos, teve durante uma viagem de pesca com os amigos. 

Na sexta-feira, 15, um jacaré abocanhou um drone em pleno voo no rio Javaés, no Tocantins. O vídeo que mostra o equipamento sendo engolido mostra o prejuízo que Luciano Souza, de 47 anos, teve durante uma viagem de pesca com os amigos. Era a primeira vez que ele usava o equipamento. 

A imagem foi registrada próximo à Ilha do Bananal, na região oeste do estado. O homem mora no Rio de Janeiro, mas conta que todos os anos viaja pelo país com os amigos para praticar a pesca esportiva. Desta vez o destino foi o Tocantins. 

O drone tinha sido comprado há quase dois anos e custou quase R$ 7 mil. Luciano conta que nunca tinha tirado da caixa e no primeiro voo em que controlava sozinho, o equipamento foi parar na boca do jacaré. 

As imagens são impressionantes e mostram o jacaré se posicionando para o bote. O animal colocou o corpo para baixo e apontou a cabeça para o alto. Depois deu um salto e foi certeiro ao encaixar o drone. O vídeo mostra até detalhes da boca do réptil. 

Luciano conta que fez um primeiro sobrevoo e avistou os jacarés passando pelo rio. Ele foi tentar pegar mais detalhes dos répteis e o drone virou história. 

Um dos amigos entrou no barco e foi atrás do jacaré na direção da margem do rio. Ele ainda avistou o equipamento na boca do réptil, mas não deu para recuperar. 

O vídeo que mostra o fim do drone foi postado nas redes sociais. Só no TikTok já são mais de 860 mil visualizações até esta sexta-feira, 22./Redação Jornal de Brasília

Vereador Cabral denuncia que operador de Patrol de Medeiros Neto é filho de secretário de Obras e não tem CNH: Vereador e Secretário trocam socos no Centro da cidade

 

Teixeira de Freitas: O vereador de Medeiros Neto, Osnério Cabral, e o secretário de Obras do município de Medeiros Neto, Edinaldo Martins, chegaram às vias de fato, nesta sexta-feira, 22 de julho, em via pública, no Centro da cidade. Segundo informações, o secretário de Obras ficou aguardando o vereador sair de um restaurante, e já foi para cima dele, para agredi-lo. Troca de agressões, e correria, até a chegada de populares para separar os dois. 

Segundo apurou nossa reportagem, o atrito entre o vereador e o secretário de obras, ocorreu após o vereador Cabral ter usado a Tribuna da Câmara Municipal para denunciar um acidente entre um veículo e uma Patrol da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, fato ocorrido no dia 16 de dezembro de 2021. Ainda segundo apurações, o motorista da Patrol é um jovem de 18 anos, que nem habilitação tem. E o acidente causou um prejuízo ao dono do veículo de aproximadamente R$ 17.000,00, e até o momento, o operador da Patrol não pagou o prejuízo. 

O vereador Cabral foi procurado, especialmente, porque o operador da Patrol é filho do secretário Edinaldo Martins, conhecido como “Edinaldo Piaba”. Ao denunciar o fato na Câmara Municipal, o secretário de obras não gostou e começou os atritos. Segundo o vereador Cabral, ele é uma pessoa pacífica, contra violência, mas o secretário o tocaiou quando ele saia de um restaurante e veio para cima dele com socos, e a única coisa que ele tinha para se defender, era um capacete, e usou o objeto em sua defesa até que populares separaram a briga. 


Em entrevista à nossa reportagem, o vereador confirmou que o motivo foi as denúncias sobre o acidente, que além de prejuízo, poderia ter ceifado a vida de um trabalhador. “Ele começou a me xingar e a me desacatar dentro do restaurante, depois desceu, e ficou me esperando lá embaixo. Ando sozinho, sem maldade, nunca briguei. Mas tive que me defender. Sou severo nas minhas cobranças, sou pago como vereador para isso, mas, agressão não é admissível”, disse o vereador Osnério Cabral. 

O secretário de obras da Prefeitura de Medeiros Neto foi para o Hospital para ser medicado e nossa equipe de reportagem tentou contato com ele, para ouvir a sua versão dos fatos, mas, não conseguiu falar com o secretário. O vereador procurou a Polícia Civil para denunciar as agressões, e também passou pelo médico. Segundo apurou nossa reportagem, o vereador passou por exames de lesões corporais./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Vereador "Som" de Itamaraju faz grave denúncia alegando que foi ofertada propina R$ 150 mil para votação em empréstimo de R$ 50 milhões


Itamaraju: O assunto tomou conta das rodas de conversas e das redes sociais em Itamaraju e região, desde a última terça-feira, 19 de julho, quando o vereador de Itamaraju, Edson Dias (PT) conhecido como “Som de Nova Alegria”, relatou os momentos de pânico que viveu quando foi submetido à tortura física e psicológica durante reunião com o prefeito Marcelo Angênica, com o Secretário de Administração, Léo Oss, o vereador Rogério da igreja e empresários do ramo de transporte escolar. 

Segundo o parlamentar, o prefeito Marcelo Angênica queria que ele votasse favoravelmente a um Projeto de Lei que autoriza o gestor a contrair um empréstimo de R$ 50 milhões e deixar a dívida para o próximo prefeito pagar. Além disso, Angênica queria que ele votasse em Rogério da igreja para presidente da Câmara, cuja eleição está marcada para o início de agosto. 

A Reportagem do Liberdade conversou com o vereador “Som de Nova Alegria”, que estava acompanhado de seu advogado, Tiago Eloy, da vereadora Jozeni Alves Bonfim, a "Ny" do (PSD), e o vereador, Flavio da Silva Nascimento, o "Flavinho Cabeleireiro" (Republicanos). Todos estiveram na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, para registrar o Boletim de Ocorrência (BO) para que sejam tomadas as medidas cabíveis. 

O vereador "Som" relatou que recebeu uma oferta de propina no valor de R$ 150 mil para que votasse favoravelmente ao empréstimo, junto à Caixa Econômica Federal. "Foi ofertado de R$ 100 a R$ 150 mil reais a quem votasse a favor do empréstimo de R$ 50 milhões”, disse o vereador "Som". 

"Passei por momentos de tensão e me recusei a oferta. A partir daquele momento, passei a ser agredido e colocado sob ameaça de arma de fogo, e o prefeito Marcelo Angênica presenciou o mau comportamento dos demais presentes na reunião. O empresário que tem como responsabilidade o Transporte Escolar do município me agrediu com um soco, e seu sócio puxou uma arma (pistola) e apontou para o meu lado”, disse o vereador "Som". 

'Eu não sabia se a intenção era somente intimidar ou atirar", acrescentou. Ainda segundo o vereador após o clima tenso, ele conseguiu sair da reunião com hematomas, e procurou as medidas cabíveis, junto à Polícia Civil e o Ministério Público (MP), exigindo providências. Após a repercussão do caso nas mídias sociais e na sessão da Câmara, o prefeito Marcelo Angênica ordenou que o projeto fosse retirado de pauta. 


O vereador "Som" concluiu, relatando que, está tomando as providências legais também em outras esferas na capital do estado, junto a outros parlamentares. O Liberdade News abre o espaço para que o prefeito Marcelo Angênica se pronuncie sobre o assunto./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Família procura por desaparecida há sete dias em Teixeira: "Precisamos encontrá-la. Algo pode ter acontecido"


Teixeira de Freitas: Compareceu na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, uma comunicante, informando que sua irmã Elivane Gomes dos Santos, de 34 anos, teria saído no último sábado, 16 de julho, por volta das 18h00, dizendo que ia para a casa de parentes, e depois disso, não deu mais notícias. 

Preocupada, a irmã foi para casa dos parentes para verificar o que aconteceu, mas ficou sabendo que a Elivane não passou por lá. A comunicante disse que a Elivane, durante a semana, trabalha na colheita de café, e passa os dias em que trabalha, na casa de seu pai, na Comunidade de Pixixica, que quando recebe o dinheiro dos serviços prestados, vem à Teixeira de Freitas, e troca o cheque para pagar suas despesas. 

"Na empresa que ela troca cheque, ela não apareceu. A Elivane é evangélica, e não tem nenhum tipo de relacionamento amoroso. Precisamos encontrá-la. Algo pode ter acontecido", disse a irmã. A comunicante pede a todos que tiver alguma informação sobre o paradeiro da Elivane, informar à Polícia Militar (190) ou à Polícia Civil. Sua identidade será preservada./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Temer nega que houve golpe em 2016 e diz que Dilma é "honestíssima"

O ex-presidente Michel Temer afirmou, ontem, que a ex-presidente Dilma Rousseff é "honestíssima" e que seu processo de impeachment foi decorrente de problemas políticos como a "dificuldade da petista de se relacionar com o Congresso Nacional e com a sociedade". Ele ainda citou as pedaladas fiscais e classificou a questão como "uma coisa extremamente técnica". O ex-presidente também manteve o posicionamento de que não houve golpe em 2016, e sim o "cumprimento da Constituição Federal". 

"Às vezes falam de corrupção, mas é mentira. Ela (Dilma) é honesta. O que eu sei, e pude acompanhar, embora estivesse à margem do governo e embora fosse vice-presidente, não há nada que possa apodá-la de corrupta. Para mim, honestíssima. Houve problemas políticos. Ela teve dificuldade no relacionamento com o Congresso Nacional, teve dificuldade no relacionamento com a sociedade e teve as chamadas 'pedaladas', um coisa extremamente técnica, decretada pelo Tribunal de Contas da União. Esse conjunto de fatores é que levou multidões às ruas", disse Temer. 

O emedebista também defendeu que a população teria sido responsável por tirar Dilma do cargo de presidente. "Quem derruba um presidente por impeachment não é o Congresso. É o povo na rua que influencia. Se não tiver povo na rua, não há a menor possibilidade de manifestação negativa no Congresso", afirmou. 

O ex-presidente ainda rebateu a ideia, defendida pelo PT, de que ele foi um dos responsáveis pelo impeachment da petista e, consequentemente, do que é hoje classificado por muitos como um golpe. "Não participei de golpe nenhum. Quando começou a chamada procedência de acusação na Câmara dos Deputados, eu vim para São Paulo e fiquei no meu escritório por várias semanas por uma razão que, eu reconheço, existe: que o vice é sempre o primeiro suspeito. Só voltei na ultima semana, quando todos me procuraram e avisavam que eu precisava estar em Brasília, porque a Câmara ia votar procedente a acusação para depois remeter ao Senado. Não participei de golpe coisa nenhuma e nem acho que teve golpe. O que teve foi cumprimento da Constituição Federal." 

Questionado sobre os anos do mandato de Jair Bolsonaro (PL), Temer afirmou que o presidente cometeu um "grande erro político" ao negar a vacinação contra a covid-19. "Se ele, logo no começo, tivesse assumido o combate à pandemia, chamado governadores, importado vacinas, visitado os estados, teria produzido um benefício extraordinário para ele. Ele trabalha contra ele próprio", disse. 

Temer também negou ter ajudado Bolsonaro no 7 de Setembro do ano passado. "Ajudei o Brasil. Eu ajudo a pacificar o Brasil, quando me chamam", salientou./correiobraziliense

Sem-terra voltam a ocupar fazenda Mata Verde no município de Guaratinga


 

Na manhã de hoje 21, as 150 famílias que foram despejadas na última semana retornam para área e reocupam a fazenda Mata Verde. 

Conforme integrantes do MST, centenas de pessoas não tinham onde ficar e decidiram retornar para a área da localizada no município de Guaratinga. 

O acampamento desde seu início recebe o nome de Cláudia Sena e essa é a terceira vez que as famílias ocupam a área.  A primeira ocupação ocorreu no dia 02 de abril e as famílias já sofreram duas vezes despejo./sigaanoticia

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Bahia registra 2.883 casos de Covid-19 e mais 8 óbitos


Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.883 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,18%), 3.296 recuperados (+0,21%) e 8 óbitos. Dos 1.643.601 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.600.630 já são considerados recuperados, 12.738 encontram-se ativos e 30.233 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações. 

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (21) contabiliza ainda 1.938.663 casos descartados e 356.266 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas quinta-feira. Na Bahia, 67.074 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. 

Vacinação 

Até o momento a Bahia contabiliza 11.639.371 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.744.125 com a segunda dose ou dose única, 6.605.802 com a dose de reforço e 1.190.902 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 995.574 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 592.104 já tomaram também a segunda dose./Bahiaextremosul/Ascom

Suspeito de matar cavalos e éguas a tiros em Nova Viçosa é identificado


O suspeito de matar cavalos e éguas a tiros, em abril deste ano, na cidade de Nova Viçosa, no sul da Bahia, foi identificado, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil nesta quarta-feira (20). 

Os animais foram encontrados mortos no dia 21 de abril.  Apesar de identificado, o suspeito ainda não foi preso. A arma utilizada por ele foi apreendida e encaminhada para a perícia. 

Ainda segundo a Polícia Civil, os proprietários dos animais mortos também foram identificados e ouvidos. A polícia aguarda os laudos dos exames de balística para finalizar as investigações do caso./G1-BA

Vídeo - Motorista morre após tombar caminhão na BR 101, em Teixeira de Freitas


O motorista do caminhão de placa MRX 8J55 morreu no início da manhã desta quinta-feira, 21 de julho, após capotar numa curva próximo ao sítio da Alegria, na altura do Km 862, na BR-101, em Teixeira de Freitas. O veículo seguia sentido a Itamaraju, quando o motorista perdeu o controle e capotou. 

O caminhão carregado com pedras de mármore chegou a subir no barranco e capotou às margens da rodovia, o motorista que viajava sozinho, morreu no local. .

O 18º Grupamento de Bombeiros Militar fez o resgate do corpo com apoio de socorristas do SAMU e de um guincho, a ação durou cerca de 2 horas e os militares precisaram usar o conjunto desencarcerador. 

Dentro da cabine do veículo a polícia encontrou documentos em nome de Joederson Betine dos Santos.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) controlou o trânsito que ficou parado durante o resgate. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal e a Polícia Civil vai investigar as causas do acidente./bahiaextremosul

Foi simplesmente lindo: O escritor CEZAR SENA, lança seu mais novo livro em sua terra natal

 


Após o lançamento em São Paulo, o escritor Jucuruçuense Cezar Sena, convida a todos para o lançamento do seu mais novo livro “Reflexões sobre EDUCAÇÃO no contexto da PANDEMIA” dia 20 de julho (quarta-feira) às 19:30 no auditório da Escola Municipal Cecília Meireles em Jucuruçu, BA. O lançamento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação – na pessoa do seu secretário Roberto Lopes.

 

O livro reflete a respeito do processo de mudança de paradigma na educação, provocados pelo fechamento das escolas durante o auge da Pandemia da covid-19. Ele aborda assuntos como: a educação na contemporaneidade; a difícil arte de educar, divergências e convergências no contexto escolar; família e escola: uma relação conflituosa; o legado da pandemia para a educação; os desafios na recuperação da aprendizagem dos alunos; dentre outros.

 

Os textos relatam as vivências do autor como diretor de escola pública Estadual em São Paulo, diante do desafio de manter a equipe engajada em prol da aprendizagem de todos os alunos. Os artigos são frutos dessas experiências, desse pensar na ação de modo reflexivo. Buscando sempre o positivo, a esperança em dias melhores. 

Segundo o autor, o livro foi pensado com muito carinho, com objetivo de oferecer aos leitores um texto fluido, com uma linguagem simples, design moderno e textos curtos, sem um público-alvo específico, possibilitando uma leitura mais dinâmica e aleatória.

 O livro estará à venda no lançamento por R$35,00 com autógrafo e no site: https://cezar-sena.lojaintegrada.com.br/ com frete grátis para todo o país.

Clica aqui para ver mais fotos do evento 

Marcelo Angênica diz que município é ficha limpa, tem R$ 35 milhões em caixa e todo banco quer emprestar dinheiro para Itamaraju


O prefeito Marcelo Angênica (PSDB) concedeu uma entrevista ao radialista Gean Batatinha, do programa jornalístico do meio-dia da pioneira Rádio Extremo Sul 93,7 FM de Itamaraju – na pauta os recentes fatos em que 8 dos 15 vereadores do município se pronunciaram na noite desta terça-feira (19/07) contra a aprovação de um Projeto de Lei que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a celebrar o convênio de financiamento com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 50 milhões. Diante do clima da sessão, o presidente do Poder Legislativo, vereador Rubens do Hospital (PSDB), retirou o projeto da pauta, no intuito de conscientizar os demais parlamentares sobre a importância do PL para o desenvolvimento do município. 

A Câmara 

O presidente Rubens do Hospital que é a favor do Projeto de Lei por entender que inúmeros outros municípios têm conquistado este investimento e os avanços têm sido evidentes –, disse que a Câmara Municipal não pode ser empecilho para a administração municipal e, foi prevendo uma possível derrota que retirou da pauta o PL naquele primeiro momento para que desse tempo de o bloco daqueles 8 vereadores analisar a importância do Projeto de Lei. “Sou a favor do que conquistemos o financiamento, já que Itamaraju foi um dos municípios brasileiros contemplados com essa possibilidade de celebrar o referido convênio. Não trata-se de empréstimo e sim de financiamento a fundo perdido, onde o próprio recurso paga os baixos juros estabelecidos com as obras que serão executadas. Embora, a população de Itamaraju é inteligente e conhece a intenção de cada um. O governo de Doutor Marcelo Angênica tem 79% de aprovação popular e o nosso papel é ajudar a impulsionar o município”, disse Rubens do Hospital. 

Dívidas 

Na entrevista o prefeito Marcelo Angênica disse que quando assumiu a Prefeitura de Itamaraju em janeiro de 2017, assumiu também uma dívida deixada pelos gestores anteriores de R$ 94 milhões de empréstimos malfeitos, além de precatórios que não entram na dívida consolidada do município, que representava 76,06% de dívidas sobre o que arrecadava. Disse que teve que renegociar essas dívidas, para que os juros baixassem e no início de 2022, o município passou a dever apenas 44% do que arrecada, ou seja, baixou a dívida de R$ 94 para R$ 62 milhões, contendo parcelas suaves e possíveis de honrar. Com todas as dívidas liquidadas em março de 2022, Itamaraju passou para a lista dos municípios bons pagadores da Bahia. 

Prefeitura Saneada 

O prefeito Marcelo Angênica explica que este ano o município de Itamaraju, teve outro avanço, entrou para a lista da Secretaria do Tesouro Nacional como CAPAG-A, que nada mais é do que o município ter sido listado como “ficha limpa” e conquistado a sua capacidade de pagamento sem representar risco de crédito para o Tesouro Nacional, ganhando crédito para contrair novos empréstimos com garantia da União. Ao entrar na lista do CAPAG-A, Itamaraju também entrou na lista dos principais municípios da Bahia de melhores pagadores. Para o prefeito Marcelo Angênica, outras cidades que tiveram acesso aos recursos oferecidos a fundo perdido, avançaram na infraestrutura e garante que Itamaraju tem hoje uma Prefeitura saneada e com uma saúde financeira organizada. 

Dinheiro em Caixa 

“Itamaraju atualmente deve menos, valoriza seu funcionalismo, paga criteriosamente em dia o servidor público e o seu fornecedor, mantemos o índice de pessoal dentro do limite prudencial, temos feito grandes investimentos públicos com recursos próprios, somente em 2022 estamos investindo com recursos do município o valor de R$ 25 milhões em obras de infraestrutura. Trabalhamos sempre com saldo nas contas, um fato nunca antes visto na história da cidade, tanto, que temos hoje R$ 35 milhões em caixa. E temos trabalhado firme no nosso planejamento, porque a nossa projeção é de melhorias na arrecadação de Itamaraju e, em 31 de dezembro de 2024, entregarei a Prefeitura tão boa ou melhor do que é hoje, com uma excelente saúde financeira. O próximo prefeito precisa ter a obrigação de ser melhor do que Eu, pois, caso contrário, terá a repulsa da população”, discorreu o prefeito Marcelo Angênica. 

Financiamento com a CAIXA 

O prefeito Marcelo Angênica também explicou que o município de Itamaraju ao ter sua vida financeira 100% resolvida com os organismos do Governo Federal, sem precisar mais andar com o pires nas mãos mendigando recursos, foi selecionado pelo Banco Mundial e também pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, para usar um crédito no valor de R$ 50 milhões para investir em obras de infraestrutura e em projetos autossustentáveis em favor do município, sob juros baixos, carência de 2 anos, projeções de amortizações, prazo de 10 anos para pagar e consultoria técnica em parte dos investimentos que vão gerar economia para o município, onde os próprios recursos pagarão os juros do dinheiro investido. 

Economias 

Trata-se do FINISA que é o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público com processos de contratação e prestação de contas ágeis e simplificados, que já vem orientando o município a investir, de forma que o próprio dinheiro cessa o financiamento bancário, para que parte dos investimentos tragam economias para à cidade, a exemplo do incremento energético para o município, objetivando economizar energia. Segundo o prefeito Marcelo Angênica, somente R$ 8 milhões do dinheiro será investido em um Parque Energético que vai gerar R$ 80 mil de economia para o município, sintetizando que somente o Hospital Municipal gasta R$ 36 mil de energia por mês. Ou seja, os R$ 80 mil de economia, serão justamente os juros dos 50 milhões pleiteados junto à Caixa. 

Investimentos 

O prefeito Marcelo Angênica ainda explicou que outros 12 milhões serão investidos em obras de pavimentação de ruas dos distritos do interior e de várias localidades da cidade, a exemplo dos bairros Bela Vista, Tarcizão e Novo Prado. Outros 30 milhões serão investidos na 2ª etapa das vias paralelas de embelezamento da BR-101, a partir do bairro Alvorada, bairro Tarcizão e bairro Monte Pescoço. Revitalização do centro da cidade alta, inclusive da Praça Marechal Castelo Branco, Padronização das Calçadas das Ruas Comerciais, Modernização do centro da cidade, Sinalização Vertical e Horizontal das ruas e avenidas, substituição e instalação de novos semáforos, revitalização do camelódromo que passaria se chamar Centro Comercial e incluiria também obras de recapeamento do asfalto do centro de Itamaraju. 

Apelo ao PL 

O apresentador Gean Batatinha, se referiu a declaração de um vereador da oposição que havia se pronunciado dizendo que teve a oferta de propina para votar no Projeto de Lei do Executivo e, o prefeito respondeu: “Se eu tivesse oferecido propina, ele jamais teria negado em votar no Projeto, basta refletir e buscar o histórico deste ser-humano. Se eu andasse oferecendo dinheiro para alguém por aí, a sociedade era a primeira a saber e também a primeira a descobrir de onde estava brotando este dinheiro –, hoje tudo é público, o portal do TCM é acessível a todos, o portal da transparência pública é aberto a todos. Os poderes são independentes, mas a harmonia é necessária, tanto que sempre fui homem de diálogo com todos os segmentos da sociedade, inclusive com a Câmara Municipal. Só espero que estes outros 8 vereadores esqueçam da picuinha política e reflitam melhor e, entendam que o projeto é essencial para o avanço da cidade”, concluiu o prefeito Marcelo Angênica./Por Athylla Borborema

Ubirajara Brito, ex-ministro da Educação, morre aos 88 anos em Vitória da Conquista


O doutor Ubirajara Pereira de Brito, aos 88 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (20), no Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Ele tinha forte ligação com a Bahia, em especial, com o Extremo Sul. 

Chamado de Bira por amigos e admiradores, o cientista nasceu em Tremedal, morou em cidades como Teixeira de Freitas e exerceu o carog de secretário de Educação em Eunápolis. Estudou em Vitória da Conquista e ganhou o mundo. 

Em sua vasta trajetória, o cientista, pesquisador, engenheiro civil, jornalista e conferencista, já foi ministro da Educação e da Ciência e Tecnologia e fez parte do seleto grupo de cientistas que analisaram amostras de rochas lunares, coletadas pela missão Apolo. 

Reconhecido no Brasil e no exterior, ganhou medalhas e teve destaque com diversas publicações científicas. Doutor em Ciências Físicas pela Faculdade de Ciências de Orsay da Universidade de Paris, atuou como professor de Geonuclear na mesma faculdade francesa e foi pesquisador titular do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) – maior órgão público de pesquisa científica da França. 

Era ex-membro do Comitê de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Comissão Consultiva de Desenvolvimento Nuclear da Presidência da República, na década de 1980, e pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Nosso Caminho, dirigida por Oscar Niemeyer. 

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista manifestou seu pesar pelo falecimento do ex-ministro. “À família, amigos e admiradores, a prefeita Sheila Lemos e o Governo Municipal manifestam seu pesar e solidariedade neste momento de dor“, diz nota./G1

Preço da gasolina teria que cair à metade para ficar entre as 20 mais baratas do mundo


Com a queda acumulada nas últimas semanas, o preço da gasolina brasileira avançou no ranking dos mais baratos do mundo, mas ainda está longe de alcançar o topo da lista, como afirmou o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta terça-feira (19). 

Segundo o site Global Petrol Prices, o Brasil ocupava na segunda-feira (18) a 44ª posição em um ranking de 169 países, com a gasolina sendo vendida, em média, a US$ 1,12. Na semana anterior, a lista do site trazia o país em 47º lugar. 

O avanço é resultado dos cortes de impostos federais e estaduais no fim de julho, que já provocaram uma queda acumulada de 17,8% no preço médio de venda do combustível, de acordo com a pesquisa semanal da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis). 

A tendência é que o ciclo de queda se mantenha, principalmente após a redução do preço cobrado pela Petrobras em suas refinarias, que começou a vigorar nesta quarta (20). Com corte de 4,9% no preço de refinaria, a estatal estima impacto de R$ 0,15 por litro na bomba. 

"Brevemente o Brasil terá uma das 'gasolina' mais barata do mundo", comemorou o presidente da República em uma rede social. 

Para figurar entre as 20 mais baratas do mundo, porém, o valor da gasolina brasileira tem que cair à metade, alcançando os US$ 0,62 da Arábia Saudita, a 20ª colocada no ranking da Global Petrol Prices. 

Se o repasse de R$ 0,15 por litro esperado pela Petrobras chegar integralmente às bombas, por exemplo, o Brasil pode ganhar duas ou três posições, dependendo do comportamento da taxa de câmbio nos próximos dias. 

Embora a gasolina seja uma commodity internacional, seu preço final tem grande variação de preços no mundo, de acordo com fatores com carga tributária e políticas de preços dos variados países. 

O ranking da Global Petrol Prices sofre grande influência também da taxa de câmbio, já que converte os valores em moeda local para o dólar. Com moeda desvalorizada e subsídios ao produto, a Venezuela aparece liderando a lista, com gasolina a US$ 0,02 por litro. 

O topo do ranking é formado, em sua maioria, por países grandes produtores de petróleo, que tendem também a cobrar poucos impostos sobre o combustível. 

Já países europeus, por outro lado, tendem a ter elevada carga tributária e figuram do meio para o fim da lista. Entre os países membros da União Europeia, Malta tem a gasolina mais barata, com preço médio de US$ 1,37 por litro. 

Embora os cortes de impostos tenham potencial de garantir impacto positivo na inflação e alívio ao bolso do consumidor nos próximos meses, os efeitos serão limitados no médio prazo, já que só têm validade até dezembro. 

A lei aprovada pelo Congresso prevê o retorno da cobrança de PIS/Cofins sobre a gasolina em janeiro de 2023. Até a aprovação da lei, os dois impostos custavam ao consumidor R$ 0,69 por litro. 

Há incertezas ainda sobre como ficará a cobrança do ICMS, já que estados questionam no STF (Supremo Tribunal Federal) lei que alterou o modelo de cobrança do imposto, criando uma alíquota única em reais por litro. 

No ranking do preço do diesel, o Brasil ocupa a 80ª posição, com o preço médio de US$ 1,38 por litro. O governo vem tendo dificuldades para baratear o produto, que já tinha impostos federais zerados e alíquotas de ICMS abaixo do teto na maior parte dos estados./bnews

quarta-feira, 20 de julho de 2022

O jucuru net deseja um feliz dia a todos os amigos

 


Durante toda minha vida, muitas pessoas passaram por mim, dia após dia. Mas somente algumas dessas pessoas, ficaram para sempre em minha memória. Essas pessoas são ditas amigas, e as levarei para sempre em meu coração. 

Às vezes pelo simples fato de terem cruzado meu caminho, às vezes pelo simples fato de terem dito uma única palavra de conforto quando eu precisei. Às vezes por terem me dado um minuto de sua atenção, e me ouvido falar de minhas angústias, medos, vitórias, derrotas... 

Às vezes por terem confiado em mim, e me contado também seus problemas, angústias, vitórias, derrotas. Isso é ser amigo: é ouvir, é confiar, é amar. E amigos de verdade ficam para sempre em nossos corações, assim como as pegadas na alma, que são eternas. 

Assim como você, meu amigo, que é muito especial e importante para mim. Eu te adoro muito! Sua amizade para mim tem um valor enorme, e nada que eu possa dizer a você pode ser tão especial ou mais significativo do que sua amizade é para mim. 

Deus, na sabedoria, criou o amigo. Alguém em que se possa confiar, um amigo fiel que nos compreenda, e nos estenda sempre a mão para ajudar. 

Ele sentiu que precisaríamos de alguém que nos confortasse quando estivéssemos tristes, cuja especial ternura e sorriso feliz nos fizesse sentir que vale a pena viver. 

Alguém com quem dar um passeio, compartilhar um livro ou um segredo. Bater papo ao telefone, mas que também perceba nossa necessidade de estar algum momento a sós. 

Em resumo, Deus criou o amigo para ser alguém que sempre nos alegramos em rever. Existem poucas coisas que Deus possa nos dar que signifiquem tanto como um bom amigo.

Gasolina fica mais barata a partir desta quarta-feira


O preço da gasolina da Petrobras vendida às refinarias fica mais barato a partir desta quarta-feira, 20 de julho. O valor médio do litro passa de R$ 4,06 para R$ 3,86, na primeira redução do ano. Os preços cobrados nos demais combustíveis não foram alterados. 

A queda representa uma redução de R$ 0,20 por litro, ou -4,93%. Com isso, o valor cobrado das refinarias volta a ser o mesmo de maio deste ano. No último ajuste, anunciado pela Petrobras em junho, o preço médio de venda de gasolina havia subido de R$ 3,86 para R$ 4,06 por litro (alta de 5,18%) 

Nas bombas, preço já vinha em queda 

Nas bombas, no entanto, o preço médio da gasolina já está em queda há três semanas consecutivas, de acordo com o último balanço da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

No último levantamento, o preço médio do litro da gasolina caiu de R$ 6,49 para R$ 6,07 e foi ao menor patamar desde a semana encerrada em 11 de setembro do ano passado (R$ 6,059). 

Essa redução já observada nos postos de combustível é resultado da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) adotada por parte dos estados, depois que foi sancionado o projeto que limita o ICMS sobre itens como diesel, gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. 

Pelo texto, esses itens passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que impede que os estados cobrem taxa superior à alíquota geral que varia de 17% a 18%, dependendo da localidade. Até então, os combustíveis e outros bens que o projeto beneficia eram considerados supérfluos e pagavam, em alguns estados, até 30% de ICMS. 

Nova queda não é automática 

Os preços de venda de combustíveis às refinarias pela Petrobras são um dos fatores de composição do preço final dos combustíveis, junto com impostos e fatia de distribuidoras e revendedores. 

A Petrobras afirma que, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,96, em média, para R$ 2,81 a cada litro vendido na bomba. 

O repasse dessa queda para o consumidor final, no entanto, não é automático, já que os postos de gasolina são livres para definirem os preços cobrados nas bombas./ Por: G1

Mucuri: Duas mulheres são assassinadas a tiros no Bairro Triângulo Leal em Itabatã


Mucuri: O duplo homicídio aconteceu na noite desta terça-feira, 19 de julho, por volta das 21h20, na Rua Paraíba do Sul, no Bairro Triângulo Leal, distrito de Itabatã, próximo à Igreja Católica, no município de Mucuri-BA. As vítimas foram identificadas como sendo, Nicolly Larissa Alves Santana, de 21 anos, e Edileuza dos Santos Conceição, de 28 anos. As duas transitavam em via pública, de bicicletas, quando foram surpreendidas por 02 criminosos a bordos de uma motocicleta. 

O carona, portando uma arma de fogo, atirou por várias vezes nas vítimas, que vieram a óbito no local. Na sequência, os criminosos fugiram do local sem deixar pistas. Policiais Militares da Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itabatã isolaram a área até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. Segundo informações, uma das vítimas estava carregando uma criança, que não foi atingida pelos tiros. 

O delegado plantonista, Ricardo Amaral autorizou o servidor público Milton Cândido a remover os corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia e, posteriormente, os corpos serão liberados aos familiares para velório e sepultamento. As investigações estarão a cargo da Polícia Civil de Mucuri. A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Tia abusa sexualmente da sobrinha de 9 anos, filma crime e vende vídeos, diz polícia

 

Uma mulher de 27 anos investigada pelo crime de estupro de vulnerável foi presa em Vitória na última segunda-feira (18). Segundo a Polícia Civil, a vítima é a sobrinha dela, uma menina de nove anos. A prisão da suspeita, que não teve o nome divulgado, foi feita por equipes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), após recebimento de relatório do National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC). 

De acordo com o delegado Brenno Andrade, a investigação teve início depois que mulher armazenou e compartilhou as imagens relacionadas ao abuso e exploração sexual infantil pela internet. "É um relatório bruto. Quando a gente analisou a mídia que veio com esse relatório a gente entendeu que não seria só um caso de compartilhamento e armazenamento desse conteúdo, mas sim um caso de produção. Chegamos a conclusão que vinha de um local em Vitória e pedimos busca e apreensão domiciliar que foi deferida e cumprida na segunda-feira. Ao chegarmos na residência, a menina, que residia com a avó e a tia, foi localizada e identificamos a tia como responsável pelo abuso", disse o delegado. 

Ao longo das investigações, os policiais descobriram que a mulher teria não só abusado da sobrinha, como filmado o crime e compartilhado o material. "Essa mulher alegou estar desempregada e fazia programas por R$ 150. Em algumas ocasiões, alguns homens começaram a perguntar se havia alguma mulher mais nova e ela falou que tinha a sobrinha de nove anos, que passava o dia todo com elas. Começou a filmar a sobrinha e enviava esse material pelo WhatsApp", contou o delegado. 

A investigação apontou ainda que a mulher vendeu o conteúdo para pelo menos 10 pessoas por R$ 30 e repassava R$ 2 para a sobrinha comprar balas. "A criança obviamente não sabia o que estava acontecendo e não tem ideia da gravidade dos fatos. A avó disse que não sabia, e pelo que a gente ouviu, ela realmente não sabia. A mulher disse que o dinheiro era para sustentar o vício em cocaína. Em algumas ocasiões, um ou dois homens subiram com a menina para o terraço e por lá permaneceram por um espaço de tempo. Os exames do DML [Departamento Médico Legal] informaram que a menina era virgem, mas isso não significa ela não tenha sido vítima de outros tipos de abusos", informou o delegado. 

A mãe da menina também não sabia, porque, de acordo com a polícia, ela saia de casa muito cedo para trabalhar e a filha acabava ficando mais tempo na casa da tia e da avó. No celular da mulher, foram encontradas outras imagens de exploração sexual infantil envolvendo outras crianças. Durante a busca na casa, os policiais apreenderam brinquedos. Ela foi autuada em flagrante por manter conteúdo pornográfico no computador e estupro de vulnerável. Segundo a polícia, a mulher também poderá responder pelos crimes de favorecimento à prostituição e rufianismo, que é tirar proveito da prostituição alheia. 

A menina foi encaminhada ao Conselho Tutelar, para ser entregue aos cuidados da mãe. As investigações continuam para identificar todos os responsáveis pelo recebimento do material de abuso compartilhado pela mulher, de acordo com a polícia./G1

Deputado Federal Cláudio Cajado afirma que o município de Jucuruçu recebeu sim os sete milhões e meio de reais

 

Jucuruçu: quarta-feira, 20 de julho de 2022 - Aí, vem à pergunta cadê esse dinheiro? Enfim vão ou não construir as casas do povo de Jucuruçu? 

É muito triste o que sempre aconteceu no município de Jucuruçu, pois desde do seu inicio de emancipação  nenhum Gestor respeitou essa terra, sem exceção o que é lamentável TODOS DESVIARAM as verbas deste município. 

Não vamos aprofundar muito por ser muito vergonhoso aos ex- prefeitos e prefeitas, só para refrescar a nossa memória, perguntamos a gestora anterior a senhora Uberlândia Pereira, senhora ex- prefeita onde estão os R$ 27 milhões. VINTE E SETE  MILHÕES do Precatórios do FUNDEF.

Olha a manchete da época - Jucuruçu foi mais um dos municípios contemplados com a primeira parcela dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). O município de Jucuruçu embolsou R$ 27 milhões. E misteriosamente segundo os vereadores essa verba simplesmente desapareceu. 

É por isso que a gente mostra para o nosso povo que esses políticos de Jucuruçu, nunca tiveram dignidade com o dinheiro público. 

Olha essa última bomba ai, nesse vídeo acima o Deputado Federal Cláudio Cajado afirma com todas as letras que o município de Jucuruçu recebeu 7 milhões e meio, ai perguntamos será que esse deputado está doido ou usando de politicagem em afirmar que essa verba foi destinada para o município de Jucuruçu. 

Então é vergonhoso é muito triste vermos a situação que o povo de Jucuruçu se encontra, pois estão todos sem ter pra onde ir, pois sabemos que eles perderam tudo, e agora perguntamos como fica o psicológico dessas pessoas eles vendo um Deputado Federal e outras autoridades afirmando que esse dinheiro é para construir pontes e para construir essas casas foi repassado para o município de Jucuruçu desde 2021 e até agora ninguém de Jucuruçu não viu um centavo destes R$ 7,5 milhões. 

Está mais que na hora da Câmara de Vereadores de Jucuruçu prestar um belo trabalho fiscalizando e buscando ás provas, porque nada vence a verdade ai, veremos quem está mentindo para o nosso povo, se é o Deputado Cajado ou o Prefeito LILI. Seja quem for mas esse dinheiro terá que aparecer, já chega deste povo passar a perna em nosso povo. 

Puxar enxada eles não querem né, então senhores sugadores de verba pública vocês tem que devolver centavo por centavo para o povo, porque esse dinheiro não pertence vocês - dê o povo o que é do povo. 

Vereador de Itamaraju diz ter sido ‘agredido e ameaçado’ para aprovar empréstimo milionário


Notícias dão conta que o vereador Som Dias do PT de Itamaraju, foi sequestrado espancado e mantido em cárcere privado na manhã de hoje. Nesse momento diversas pessoas estão com o vereador prestando queixa na delegacia da cidade. 

Informação obtida pelo Blog do Ciriaco confirma a noticia de que pessoas ligadas ao Prefeito Marcelo Angélica também estão na delegacia. 

Dois advogados do Vereador devem pedir medida protetiva para um grupo de Vereadores que se opõem a aprovar uma solicitação de empréstimo de R$50 milhões de reais de forma emergencial entre a Prefeitura de Itamaraju com a Caixa Econômica Federal.

O BO sai em instantes, o nome do acusado de promover o espancamento e a coação de Vereadores divulgaremos já. 

Em entrevista a Terramar FM, O Vereador Edson Som de Nova Alegria, relatou que durante a reunião amistosa entre ele, o Prefeito Marcelo Angenica, o Secretario Léo Oss, o Vereador Rogério da Igreja e os empresários Neto Milionário e Magnata, teria sido coagido a votar favoravelmente a um projeto onde Angênica pede um empréstimo de R$ 50 milhões à Caixa Econômica Federal. Além disso, segundo o vereador, o prefeito também queria que ele votasse no seu colega Rogério para presidente da Câmara. 

A pós o vereador negar os pedidos do chefe do executivo, o clima ficou tenso. Ele relata que passou a ser agredido fisicamente e ameaçado com uma arma de fogo por um dos presentes. 

O vereador registrou ocorrência no Ministério Público e disse que o Delegado se negou a atende-lo e não fez os exames de corpo delito. Ele alega que discorda do empréstimo de R$ 50 milhões. pois o município ficará endividado por mais de 10 anos e poderá inclusive impactar nas contas do município ao ponto de prejudicar o reajuste e até salário dos servidores municipais que poderão sofrer prejuízos. 

O caso foi encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia onde Som de Nova Alegria e demais vereadores poderão pedir proteção policial .

O Vereador Som de Nova Alegria disse que as propostas de dinheiro ficaram entre R$ 100 e 150 mil reais./ Edmilson De Souza Ciriaco Ciriaco.

O vereador de Itamaraju, Edson Dias, conhecido como “Som de Nova Alegria”, procurou o Ministério Público e a Delegacia local para denunciar que teria sido agredido e ameaçado de morte durante reunião com o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica do PSDB. 

De acordo com o vereador, ele teria sido convidado para uma reunião onde estiveram presentes o prefeito, o secretário de Administração, Edson Oss, o vereador Rogério Novais, conhecido como Rogério da Igreja, e também dois empresários do ramo de transportes. 

Durante a reunião o vereador teria sido coagido a votar favoravelmente a um projeto onde Angênica pede um empréstimo de R$ 50 milhões à Caixa Econômica Federal. Além disso, segundo o vereador, o prefeito também queria que o vereador Som de Nova Alegria votasse no seu colega Rogério para presidente da Câmara. 

A pós o vereador negar os pedidos do chefe do executivo, o clima ficou tenso. Ele relata que passou a ser agredido fisicamente e ameaçado com uma arma de fogo por um dos presentes. 

O vereador registrou ocorrência tanto no Ministério Público e também na delegacia local. Ele alega que discorda do empréstimo de R$ 50 milhões. pois o município ficará endividado por mais de 10 anos e poderá inclusive impactar nas contas do município ao ponto de prejudicar o reajuste e até salário dos servidores municipais que poderão sofrer prejuízos. 

O caso foi encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia onde Som de Nova Alegria e demais vereadores poderão pedir proteção policial para não sofrerem mais ameaças do grupo do Prefeito Marcelo Angênica. 

Em 2019, membros do governo de Marcelo Angênica chegaram a invadir uma sessão da Câmara e ameaçar publicamente os vereadores. O caso continua em apuração pelo Ministério Público./sigaanoticia

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.