Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 17 de setembro de 2022

Homem é baleado em Alcobaça e morre no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas


Alcobaça: Narlison Alcântara Sacramento, de 30 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo, na noite da última sexta-feira (16), por volta das 23h20, na Rua Joaquim Muniz, no Centro de Alcobaça. Segundo informações, a vítima estava caminhando em via pública, quando foi surpreendido um indivíduo, que já chegou atirando várias vezes. 

Narlison foi atingido por 02 (dois) tiros, que atingiram o lado esquerdo do braço, e o abdômen. A vítima foi socorrida por uma Unidade do SAMU ao Hospital Municipal de Alcobaça, e na sequência foi transferido, para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde não suportou aos ferimentos, vindo a óbito na Unidade de Saúde. 

O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo do HMTF para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia. 

Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. O delegado titular de Alcobaça, Maderson Souza Dias, e sua equipe, estarão à frente das investigações do crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Justiça Federal de Teixeira realiza reunião com diversos representantes da Polícia Civil e Militar para evitar novos conflitos com índios na região



Teixeira de Feitas: Justiça Federal de Teixeira de Freitas, diante da escalada de violência em conflitos fundiários que o Extremo Sul da Bahia vem sofrendo desde junho passado e que culminou na morte de Gustavo Silva da Conceição, adolescente Pataxó de 14 anos, bem como ciente da necessária presença do Estado no local desses conflitos para garantir os direitos das pessoas e dos povos indígenas, vem a público informar as medidas que estão sendo tomadas. 

Segue nota na Íntegra:  

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Córrego do Chumbo em (LUTO) profundo morre de infarto o senhor "Heron" irmão do senhor Moacir aos seus 64 anos

 


Comunicamos com pesar o falecimento de (Heron Rodrigues da Silva, 64 anos de idade, ocorrido na madrugada deste Sábado (17/09), na cidade de Teixeira de Freitas, causa morte infarto fulminante. 

O senhor Heron era fazendeiro e morador antigo do Córrego do Chumbo, município de Jucuruçu, ele que era uma pessoa muito querida por toda sua família e de uma legião de amigos, agradecemos todas as mensagens de conforto recebidas até agora. Sabemos que Heron era uma pessoa muito querida por todos pelo seu carinho, profissionalismo, amizade e alegria. Para sempre o teremos em nossa memória e em nosso coração com muita gratidão e saudade. 

E essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna… Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor. 

Não que essa pessoa será esquecida, porém a dor vai aliviando, aliviando até uma hora ela permanecer apenas nas suas lembranças, no seu pensamento, e aí essa pessoa querida vai ter apenas um nome: saudade! 

Os nossos pêsames pela sua perda. Posso imaginar o tamanho da sua dor, mas tenha força e não perca a esperança de um reencontro na eternidade. Espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. 

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltarão a encontrar-se na eternidade. 

O velório será na Fazenda Tabatinga Córrego do Chumbo, na residência do senhor Moacir seu irmão, o sepultamento, será neste domingo pela amanhã. A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. 

Sabemos como (Heron Rodrigues da Silva,) era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo. Heron Rodrigues da Silva era separado e deixa um casal de filhos.

Homem é assassinado a pauladas e corpo encontrado em cova rasa no Bairro Itatiaia em Itamaraju


Itamaraju: Um corpo do sexo masculino foi encontrado na tarde desta sexta-feira, 16 de setembro, na Travessa Serra da Canastra, no Bairro Itatiaia, na cidade de Itamaraju-BA. De acordo com as informações, Ronaldo de Jesus Silva, 24 anos, teria saído na noite da última quinta-feira (15) para jantar na casa de sua prima, e retornaria para a casa de sua mãe, mas, não voltou. 

Ronaldo estava desaparecido e sua bicicleta foi encontrada em uma área de vegetação. Já na manhã desta sexta-feira (16), a mãe compareceu na Delegacia Territorial de Itamaraju e registrou um Boletim de Ocorrência, mas, para a tristeza dos familiares, Ronaldo de Jesus foi encontrado em uma cova rasa, com sinais de violência (pauladas na cabeça). 

O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal de Itamaraju, para exames de necropsia. As investigações estão a cargo do delegado titular, Gilvan de Meireles e sua equipe. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas./Lenio Cidreria/Liberdadenews

Nenhum candidato poderá ser preso a partir deste sábado


A partir deste sábado (17), nenhum candidato a cargos eletivos nas eleições deste ano poderá ser detido ou preso, a menos que seja em flagrante delito. A regra está prevista no Código Eleitoral e no calendário eleitoral de 2022 aprovado pelo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida vale até 48 horas após o encerramento do pleito, marcado para 2 de outubro.  

Por meio dessas regras, a Justiça Eleitoral busca evitar que abusos sejam cometidos no período, em especial, perseguições políticas que resultem no afastamento de candidatos de suas campanhas, ou mesmo a provocação de repercussões negativas contra adversários políticos. 

De acordo com o Art. 236 do Código Eleitoral, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo o caso de flagrante delito”. 

Ainda segundo a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde 15 dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, “prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”. 

Caso ocorra “qualquer prisão”, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente. Caso o juiz verifique a ilegalidade da detenção, caberá a ele relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da prisão./Agência Brasil

Golpe do retrovisor: veja como agem os bandidos e maneiras de se proteger


Um vídeo que circula nas redes sociais serve como alerta para motoristas. Em um golpe atualizado, criminosos utilizam a velha tática da distração da vítima para roubar seus pertences. No golpe do retrovisor, uma pessoa esbarra no equipamento a ponto de retirá-lo da posição e, para consertá-lo, um ocupante do veículo abre o vidro. É aí que o verdadeiro assaltante faz a abordagem. De acordo com Raphael Pereira, professor de direito penal e processos e especialista em segurança pública, trata-se da atualização do golpe da falsa batida: quando, em um lugar ermo, o criminoso simula uma pequena batida no veículo da frente, para que o proprietário saia do carro e, então, o assalto seja anunciado. 

"A diferença é que o golpe do retrovisor é aplicado em áreas urbanas, em momentos de menos movimento. Alguns pedem informação, outros batem no retrovisor, é sempre uma tática para reduzir a vigilância da vítima, já que nesses crimes contra o patrimônio, o criminoso busca facilidade", alerta o especialista. Raphael Pereira explica que os crimes mais recorrentes não se limitam às batidas no retrovisor, mas a movimentos corriqueiros em geral. "Pode ser um casal apoiado no seu carro quando você estaciona, alguém disfarçado de trabalhador, o que quero dizer é que não existe mais o estereótipo do bandido, hoje qualquer pessoa pode ser um assaltante." Como não há formas 100% eficazes de evitar esse tipo de crime, a melhor solução é minimizar as chances. "A dica é evitar estacionar em locais desertos e não ceder às investidas de estranhos. Bateram de leve no seu carro? Tente ir até um posto para conversar. Evite abrir a janela, vivemos em um país onde a violência existe. Outra coisa muito importante é registrar os crimes e as tentativas, pois esses dados vão fortalecer políticas públicas e até definir ações de policiamento", informa Pereira. 

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirma que não tem dados recentes sobre esse tipo de crime, mas no manual de autoproteção da Polícia Militar do Estado há recomendações de como agir. Uma das dicas é sempre ter mapeado pontos de apoio nos trajetos habituais. "Procure identificar em seus deslocamentos habituais postos policiais, pontos de estacionamento de viaturas e ainda postos de abastecimento 24 horas, além de outros estabelecimentos comerciais que em situação de emergência podem servir como ponto de apoio", recomenda a Polícia. 

Além disso, a instituição instrui que o cidadão habitue-se a dirigir com os vidros fechados e portas travadas, principalmente durante as paradas, e que evite o uso de joias e relógios quando estiver dirigindo. "Não pare para auxiliar outros motoristas em locais isolados, mal iluminados ou em horas avançadas da noite. No caso de lhe parecer algum acidente ou alguém em dificuldades, avise à Polícia imediatamente", alerta. A própria Polícia também orienta que se desconfie de pequenas batidas, especialmente caso exista suspeita que tenham sido provocadas. 

"Nestes casos não pare, especialmente à noite, em locais isolados, mal iluminados e de pequena circulação de pessoas e veículos. Sinalize para que as demais pessoas envolvidas possam lhe seguir até o posto policial mais próximo", finaliza./Uol

Homem que foi assassinado a tiros no distrito de Guarani é identificado no IML de Itamaraju


Itamaraju: O corpo de Maicon dos Santos Damacena, de 21 anos, foi identificado na manhã desta sexta-feira, 16 de setembro, no IML de Itamaraju. A irmã esteve no IML, reconheceu o corpo, e após perícia necropapapiloscópica, foi confirmada a identificação. 

Maicon foi encontrado morto na manhã da quinta-feira, 15 de setembro, por volta das 10h30, na Fazenda Guarani, zona rural do município de Prado, nas proximidade de uma fonte d'água. Próximo ao corpo foi encontrado um projétil calibre .38, e no bolso da vítima, uma porção de maconha. 

A vítima foi alvejada por 03 (três) disparos de arma de fogo na cabeça. As investigações do crime estão a cargo da Polícia Civil de Prado. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas./Lenio Cidreria/Liberdadenews

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Tiros: Jovem de 18 anos que estava desaparecido é encontrado morto no interior de Itamaraju


Itamaraju: Um corpo do sexo masculino foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 16 de setembro, por volta das 08h00, em uma área rural do Assentamento Cruz do Ouro, no município de Itamaraju-BA. Trata-se de Anderson de Souza Oliveira, de 18 anos, que estava desaparecido, desde a última terça-feira, 13 de setembro. 

No corpo da vítima havia 03 (três) marcas de perfurações por arma de fogo nas costas. O delegado, autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil de Prado vai investigar o crime, através de um inquérito policial./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Atacado pela oposição, Jerônimo Rodrigues reage ao IDEB; veja o que ele disse

Ex-secretário de Educação ressalta que Bahia vai ter crescimento ainda maior nos índices do IDEB


Os dados com relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2021, divulgado nesta sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacional do Ministério da Educação (INEP/MEC), foram comemorados pelo candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues. 

Segundo ele, que ganhou projeção justamente por comandar a pasta estadual que cuida do tema, os resultados ainda vão “melhorar muito” nos próximos anos. 

De acordo com o levantamento, as gestões dos governadores Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT) elevaram, na média, 102% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Fundamental II e em 30% para o Ensino Médio, fazendo a rede estadual de ensino alcançar o melhor índice da série histórica. 

“O investimento em educação mostra o resultado a médio-longo prazo e a Bahia está apenas começando a colher os frutos do trabalho sério e comprometido que foi realizado na área ao longo dos últimos anos pelo nosso time, o time que cuida de gente”, avalia o candidato de Lula na Bahia. 

“Os indicadores vão avançar ainda mais nos próximos anos, com a continuação e o aprofundamento desse trabalho”, afirmou. 

Mais cedo, o deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, atacou os governos do PT.  “Hoje foi divulgado o Ideb 2021 e, mais uma vez, a Bahia aparece nas últimas posições. No Ensino Médio da rede estadual, a nota do nosso estado foi a quarta pior do país e a segunda mais baixa do Nordeste", pontuou. 

“Para tentar mascarar o fracasso nessa área, o governo tenta fazer malabarismos e vender a ideia de que a educação baiana vai bem. A verdade é uma só. Depois de 16 anos de governos do PT, a Bahia continua entre os últimos em qualidade do Ensino Médio”, acrescentou o deputado./BNews

Dois irmãos são alvos de emboscada na saída de presídio; um escapa e outro desaparece


Eunápolis: Dois irmãos que receberam alvará de liberdade provisória foram vítimas de uma emboscada, no fim da tarde de quinta-feira (15), após saírem do presídio de Eunápolis, no bairro Juca Rosa. 

Aleandro Malta dos Santos, 28 anos, e Alessandro Malta dos Santos, de 26, seguiam pela Avenida Alcides Lacerda, no Alecrim I, quando foram surpreendidos por três homens, que estavam em motos. 

Segundo testemunhas, os bandidos começaram a atirar nos irmãos. Aleandro conseguiu correr de volta para o presídio, a dois quilômetros de distância, e pediu socorro. 

Ele relatou para os agentes do presídio que havia escapado dos disparos, mas que seu irmão tinha sido atingido por um tiro nas costas. A polícia esteve no local, realizou buscas por um matagal, mas não conseguiu encontrar Alessandro. Até a manhã desta sexta-feira (16), ele continuava desaparecido. 

HISTÓRICO – Segundo a polícia, os irmãos Aleandro e Alessandro cumprem pena por roubo. Eles foram postos em liberdade com algumas condições, entre elas trabalhar, não frequentar bares e festa e não sair de casa à noite. 

Em dezembro de 2017, Alessandro Malta foi preso na cidade de Itabela, numa investigação que o apontava com suspeito de matar seis pessoas, dentre elas duas irmãs adolescentes, cujos corpos foram encontrados numa cova rasa./Radar64

Nova Decisão Judicial: Prefeitura de Teixeira terá que pagar multa diária de R$ 50.000,00 caso não regularize a situação dos Agentes de Endemias


Teixeira de Freitas: A Prefeitura de Teixeira de Freitas segue desafiando a Justiça, ao não cumprir a determinação judicial do Juiz de Direito, Dr. Roney Jorge Cunha Moreira, que desde o dia 28 de abril, decidiu que a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas deveria no prazo de cinco dias, reintegrar os agentes de saúde e endemias em seus respectivos cargos, e caso tenham sido demitidos, incluindo-os na folha de pagamento do mês de agosto/2021, bem como garantir a estabilidade dos requerentes. 

Segundo o representante dos Agentes de Endemias, Euedson Antônio Ribeiro, o prefeito, na ocasião manteve o emprego deles, mas, até o momento eles estão no Sistema como contratados, sendo que eles são concursados perante a Lei, conseguiram na Justiça o direito à estabilidade. “Deus prevaleceu o nosso direito e iluminou que o excelentíssimo juiz, Dr. Roney, nos concedeu o nosso direito e aí a gente foi em busca do reconhecimento do feito, com prazo de 05 dias, com multa diária de R$ 1.000,00. Ele nos voltou ao trabalho, mas até nos encontramos contratado, tanto no RH quanto no CNES”, disse. 

Segundo Euedson, eles possuem legislação própria conforme Lei Federal 11350/2006, e que também são amparados por Lei Municipal 425/2007, a fim de assegurar o reconhecimento do direito à estabilidade no cargo. “Nós tivemos apoio de todos os vereadores, exceto o vereador Luizinho, que sempre bateu de frente dizendo que não tínhamos o direito. Estamos buscando apenas o nosso direito. Não estamos aqui para brigar com a Gestão, para prejudicara a Gestão, estamos aqui para ajudar a população, para prestar um serviço de qualidade em prol da Saúde”, acrescentou Euedson. 

O Juiz de Direito, Dr. Roney Jorge Cunha Moreira, decidiu nesta terça-feira (13), em novo despacho, que é procedente a ação para reconhecer a estabilidade do serviço público dos Requerentes, por considerar tratar-se de emprego público, do qual dependem os Requerentes para sua subsistência. Em sua decisão: “Defiro os requerimentos formulados na petição ID 212467061, e tendo em vista a resistência do Município em cumprir uma determinação judicial, ID 195387667, majoro o valor da multa para R$50.000,00 (cinquenta mil reais), e assim procedo com amparo no art.537, § 1º, do CPC”. 

Em conversa com o advogado dos agentes, ele disse que enfim, saiu o prosseguimento do feito e o pedido foi deferido com sucesso. “O município será devidamente intimado a respeito da majoração da multa, bem como para cumprir com a decisão. Vamos aguardar agora qual será o posicionamento do município. Se continuar resistindo, vamos seguir requerendo nos autos as medidas para buscar o cumprimento”./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Saúde Mental: Município de Itamaraju intensifica campanha do Setembro Amarelo


Um problema grave, que precisa da atenção de todos os cidadãos, a prevenção ao suicídio é tema da Campanha Setembro Amarelo, que tem programação especial em Itamaraju, com ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Palestras, encontros, debates, apresentações e abordagens especiais acontecem durante todo o mês sob a liderança dos profissionais do Setor de Saúde Mental do município de Itamaraju. 

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Luiz Fabio Lopes Santos, o “Setembro Amarelo” acontece desde 2014 no Brasil, com coordenação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). “O dia 10 de setembro, é oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano e, totalmente intensificada de 1º a 30 de setembro”, informou. 

O secretário relata que há um número significativo de suicídios todos os anos no Brasil e no mundo. Que trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, o município de Itamaraju deflagrou uma campanha própria de publicidade do Setembro Amarelo visando o acolhimento e orientações aos usuários do Setor de Saúde Mental. 

“Dentre as várias ações que temos planejadas, destaque para as palestras sobre Saúde Mental e Suicídio, direcionadas pelos profissionais de saúde da Atenção Primária e psicólogos convidados, além da participação de médicos psiquiatras, que apresentam ações de prevenção ao suicídio para todos os pacientes do CAPS. 

Secretário Municipal de Saúde de Itamaraju, Fábio Lopes.

E falar é ainda a melhor solução, pois conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas”, alertou o secretário de Saúde de Itamaraju, Fabio Lopes./Bahiaextremosul/Ascom

Bezerra nasce com duas cabeças por causa de processo de má-formação próximo do distrito de Nova Alegria

 


A 3 km de Nova Alegria, distrito de Itamaraju - BA, precisamente no Sítio Bom Jesus, de propriedade do senhor Belchior Cardoso Moreira, 34 anos de idade, então aconteceu um fato tanto quanto inusitado onde uma bezerra nasceu com duas cabeças por conta de uma má-formação nesta quinta - feira, 15 de setembro, por volta das 17:h00. 

O animal nasceu morto, conforme revelou o senhor Belchior Cardoso Moreira,  conhecido por (Kió), ele contou com ajuda do seu vizinho no parto, ele nos contou que a vaca teve uma gestação normal, perguntamos ele se já teria acontecido outros casos como esse em sua fazenda, ele disse nunca, já teve caso de um casal de bezerros, mas com duas cabeças em um corpo nunca.

 

De acordo com especialistas ouvidos na reportagem do JUCURU NET, é normal que animais com anomalias genéticas sejam paridos sem vida ou venham a óbito pouco tempo depois do nascimento, ou seja, a formação do osso da cabeça não se fecha, como se fosse uma hérnia, formando uma bolsa externa, apesar de ser considerado raro, casos similares têm ocorrido no Brasil e em outros lugares do mundo. 

Explicou à reportagem, que a gestação fosse originalmente de gêmeos univitelinos que tenha se desenvolvido em má-formação.

 

“Algo fez que não houvesse a separação correta delas. Daí, temos fatores como a consanguinidade e a presença de substâncias tóxicas como fatores de uma mutação”.  A mutação é algo natural, ela acontece, mas não sempre. É da natureza”, concluiu.

Bolsonaro manda reverter corte no Farmácia Popular

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: reprodução
O presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Saúde, Marcelo Queiroga, reverterem os cortes feitos no orçamento do programa Farmácia Popular para o próximo ano. 

Os dois ministros haviam reduzido a verba para distribuição gratuita de medicamentos e produtos do Farmácia Popular em 60% no Orçamento da União de 2023. 

O corte, revelado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, reduz a verba do programa no ano que vem dos R$ 2,04 bilhões no orçamento de 2022 para R$ 804 milhões na proposta de lei orçamentária de 2023, uma diminuição de 60%, que iria afetar o acesso da população de baixa renda a 13 tipos diferentes de medicamentos usados no tratamento de diabetes, hipertensão e asma, além de restringir a distribuição de fralda geriátrica./G1

Porto Seguro: sem terra resistem à reintegração de posse e entram em confronto com a Polícia Militar


Porto Seguro: Integrantes do Movimento Resistência Camponesa (MRC) entraram em confronto com policiais militares na BA-001, no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, nesta quinta-feira (15), durante uma ação de reintegração de posse determinada pelo juiz Fernando Paropat, da comarca local. 

Segundo a PM, a tropa de choque precisou usar bombas de efeito moral e balas de borracha depois que o grupo resistiu à ação com pedras, paus, garrafas de vidro e coquetéis molotov. 

Membros do movimento, de acordo com a polícia, obrigaram o motorista de um caminhão a colocar o veículo no meio da rodovia para impedir a passagem dos policiais. 

Ainda conforme a polícia, durante a aproximação dos policiais alguns integrantes do MRC, que estavam abrigados no prédio de uma das fazendas, realizaram disparos de armas de fogo contra as equipes da PM, que precisaram recuar. Após o fim dos disparos, as guarnições avançaram e conseguiram tomar o prédio. 

Houve prisões e alguns manifestantes foram atingidos por balas de borracha. ” As principais lideranças do MRC fugiram do local”, afirmou um oficial da PM que participou da operação. 

Equipes do Corpo de Bombeiros apagaram focos de incêndio em barricadas feitas pelos manifestantes em dois pontos da rodovia. A estrada foi liberada um pouco antes do meio-dia. 

Em seguida, a força policial conseguiu chegar às fazendas Itaquena e Rio dos Frades para cumprimento das ações de reintegração de posse. Foram usadas máquinas para derrubar barracos e outras habitações de madeira erguidas nas fazendas. As propriedades rurais estavam ocupadas pelo MRC há cerca de 90 dias. 

A reportagem ainda não conseguiu contato com as lideranças do Movimento Resistência Camponesa (MRC)./Radar64

Homem é assassinado a tiros na zona rural do distrito de Guarani em Prado: Corpo está no IML de Itamaraju sem identificação


Prado: Um homem ainda sem identificação foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro, por volta das 10h30, na Fazenda Guarani, zona rural do município de Prado, nas proximidade de uma fonte d'água. Policiais militares da Companhia Independente de Polícia Militar do Prado atenderam a ocorrência e preservaram a área do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju. 

Próximo ao corpo foi encontrado um projétil calibre .38, e no bolso da vítima, uma porção de maconha. A vítima foi alvejada por 03 (três) disparos de arma de fogo na cabeça. 

No local, ninguém viu nada e não sabe de nada, prevalecendo a lei do silêncio prevaleceu. O delegado titular, Kleber Gonçalves, autorizou o servidor público Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. 

As investigações do crime estão a cargo da Polícia Civil de Prado. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Ator José Dumont é preso por armazenar pornografia infantil

Ator José Dumont é preso por armazenar imagens de pornografia infantil — Foto: Divulgação

O ator José Dumont foi preso em flagrante nesta quinta-feira (15) suspeito de armazenar imagens de pornografia infantil no celular e no computador pessoal. Ele está sendo investigado também por supostamente ter cometido abusos contra um menino de 12 anos. 

A denúncia partiu de vizinhos. Segundo a investigação, câmeras de segurança do condomínio onde ele mora flagraram o ator cometendo abusos contra um adolescente de 12 anos, como beijos e carícias. 

A polícia informou que ele se aproximou do menino há um ano, ao oferecer ajuda financeira e presentes. 

Nesta quinta, ao cumprir o mandado de busca e apreensão na casa do ator, os policiais encontraram vídeos e fotos contendo pornografia infantil no celular pessoal e no computador. A Justiça também tinha autorizado a quebra de sigilo. 

José Dumont foi preso em flagrante. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, armazenar imagens de sexo envolvendo crianças é crime.

O ator foi levado para Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav).

No fim da tarde, o passou por uma audiência de custódia e teve a prisão mantida. 

Carreira de sucesso 

Nascido em Bananeiras, na Paraíba, em agosto de 1950, José Dumont começou a carreira no teatro e participou de mais de 40 filmes, como "O Homem que Virou Suco", "A Hora da Estrela" e "Dois Filhos de Francisco". 

Foi premiado como o melhor ator em vários festivais, como o de Gramado, em 1981. 

Na Globo, estreou na década de 1970, em programas como "Caso Verdade" e o seriado "Carga Pesada". Protagonizou o especial "Morte e Vida Severina", que ganhou o Emmy Internacional. 

Na emissora, fez mais de 15 novelas e séries. Atualmente, gravava participação em uma produção do Globoplay. 

José Dumont trabalhou na extinta TV Manchete. 

Na Record, onde ficou quase por uma década, participou de séries, como "Milagres de Jesus", e novelas, como "Caminhos do Coração" e "Mutantes".

Ator José Dumont é preso por armazenar pornografia infantil 

Afastado de novela 

José Dumont em 'Morte e Vida Severina' — Foto: Acervo Grupo Globo 

A Globo divulgou a seguinte nota: "O ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela “Todas as Flores”, a ser exibida no Globoplay. Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela. A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação"./Fonte; G1

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Aplicativo Pardal recebe denúncias de irregularidades sobre as Eleições 2022


Já está disponível para download o aplicativo Pardal, importante canal para fazer chegar ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) denúncias com indícios de irregularidade durante as Eleições 2022. O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e em formulário web nos Portais da Justiça Eleitoral. 

Neste momento, como ainda não há oficialmente candidatas e candidatos registrados, o aplicativo permite o direcionamento para o relato de supostos casos de propaganda eleitoral antecipada e de outros ilícitos eleitorais que demandam atuação da Promotoria ou da Procuradoria Eleitoral em cada localidade. 

Candidaturas oficializadas 

A partir do dia 16 de agosto, com o início da propaganda eleitoral voltada às Eleições 2022 e com as candidaturas oficializadas, o Pardal será habilitado para o recebimento de denúncias de propaganda eleitoral irregular. Nesse caso, as denúncias serão cadastradas no Portal e distribuídas para a Justiça Eleitoral, de acordo com o município informado. Vale destacar que a apuração de todas essas irregularidades compete ao MP Eleitoral. 

O Pardal funciona como um sistema que fortalece os princípios da participação popular, da transparência e da lisura do pleito. Além de irregularidades na propaganda, é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral tais como compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político e uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social. 

Atualização 

Para as Eleições 2022, o TSE fez uma atualização no aplicativo, o que vai facilitar a integração com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), da Justiça Eleitoral, que possibilitará a geração de estatísticas quanto às denúncias recebidas e tratadas. 

As melhorias realizadas também buscam aprimorar a acessibilidade para o usuário e assegurar o sigilo das informações do eleitor, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Dados 

Qualquer pessoa pode usar o app para fazer denúncias, sendo vedado o anonimato. Portanto, deverão constar na denúncia, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios, resguardados à/ao denunciante o sigilo de suas informações pessoais, sendo assegurada a confidencialidade da sua identidade. Em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis. 

Vídeo G1 Bahia

Confira aqui infográfico queexplica de forma detalhada o funcionamento do Pardal. 

Confira aqui as estatísticas de denúncias eleitorais. 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Bahia registra 7 novos casos da varíola dos macacos e chega a 75 infectados


A Bahia tem sete novos casos de “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos, nesta segunda-feira (12). Com isso, o estado chega a 75 pacientes infectados, conforme o boletim do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), divulgado no site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). 

Não há detalhes sobre em quais cidades os novos casos divulgados nesta segunda-feira foram registrados. 

Os municípios que já registraram casos da doença são: Salvador, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Cairu, Caldeirão Grande, Conceição do Jacuípe, Conde, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Juazeiro, Maracás, Mutuípe, Teixeira de Freitas, Pé de Serra, Vitória da Conquista e Xique-Xique. 

Os sintomas apresentados mais recorrentes são: febre, inchaço nos gânglios (adenomegalia), erupção cutânea, dor de cabeça (cefaleia) e nas costas. 

Além dos confirmados, a Bahia tem 406 casos suspeitos notificados que aguardam diagnóstico laboratorial, e outros 24 casos prováveis, segundo a Sesab. 

O primeiro caso da Monkeypox no estado foi registrado no dia 13 de julho. Ela se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. 

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, geralmente dividida em dois períodos: 

1.Invasão, que dura entre zero e cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;

2. Erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões./ G1/Bahia

Mãe de Leonardo Sande faz apelo por respostas das autoridades: "Meu filho foi brutalmente assassinado e seu corpo enterrado em cova rasa há 02 anos e 03 meses"


Teixeira de Freitas: Patrícia Ribeiro Sande, de 45 anos, mãe de Leonardo Henrique Sande Silva, assassinado no dia 27 de Maio de 2020, procurou a redação do Liberdade News, nesta quarta-feira (14 de setembro), para fazer uma cobrança às autoridades policiais em relação a não elucidação do crime do seu filho. Emocionada, ela relatou que já se completa 02 anos, e três meses da morte de seu filho, sem respostas. "Estou atrás da resposta pelo que aconteceu com meu filho, e temos testemunhas, está tudo no papel, no processo, testemunhas que viram os guardas (seguranças) que prestam serviço para a Suzano Celulose, lá no local, e até hoje nenhum guarda foi ouvido ainda para explicar porque eles estavam lá na área onde o corpo foi encontrado", disse a mãe. 

"Eu queria ver se eu tenho uma resposta. Até hoje ninguém me deu nada, não sei de nada, tenho procurado a Delegacia para ver se tenho alguma resposta, e eles dizem que estão investigando, mas, até hoje ninguém foi chamado para depor. Já procurei a coordenadora da 8ª COORPIN, a delegada Doutora Valéria Chaves, e não tive resposta nenhuma se está investigando. E já se passaram dois anos e três meses, sem nenhuma resposta. O meu filho foi assassinado brutalmente, não devia nada a ninguém, era um menino direito, e eu quero uma resposta pelo que fizeram com ele, que estes criminosos venham a pagar, e que a polícia venha me dar alguma resposta sobre por que fizeram isso. 

"Meu filho desapareceu em uma terça-feira, por volta das 11h30. Procuramos ele por 04 (quatro) dias, e no 5º (quinto) dia encontramos ele morto, enterrado em uma cova rasa, sem os pertences dele, sem nada, não tinha nada com ele. Ele foi morto com 03 (três) tiros na nuca, e ei queria saber o porquê dessa brutalidade, e qual foi o motivo. Sabe o que é dormir e acordar pensando quando é que eu vou ter resposta pelo que aconteceu com o meu filho. O desespero que tenho no meu peito em saber que meu filho não está mais aqui comigo, por causa de pessoas que não têm coração, que não têm alma. Tiraram ele de mim, se fosse um menino que mexesse com coisa errada, mas, não é, era um menino direito, trabalhador, honesto, nunca teve nenhum problema, nunca tive nenhuma reclamação dele.

 

"Eu estou aqui pedindo a vocês que me deem uma resposta. Quero uma resposta. É uma mãe desesperada, com dois anos e três meses sofrendo pela a perda do seu filho, que foi brutalmente assassinado. Eu só quero uma resposta, eu quero respostas", apelou a mãe./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Naman Falcão lança documentário ”Através dos seus olhos” que retrata o caos da enchente em Itamaraju



Valéria Falcão ao lado do esposo e roteirista e Diretor Executivo do Documentário ” Através dos seus olhos”, Naman Falcão e convidados

A Sala de projeção do Cinextream ficou lotada no último dia 10 de setembro para o lançamento do documentário ”Através dos seus olhos” do repórter Naman Falcão. 

O Documentário retrata o caos causado pela enchente de 2021 em Itamaraju e região. O documentário dirigido por Falcão relata e mostra cenas de ações solidarias e imagens inéditas de uma das mais tristes historias da nossa região

Comunicador Edmilson Ciriaco dono da Porto Press e Rede A Tribuna morador do Vale do Jucuruçu estava presente em meio a enchente e foi um dos desabrigados em dezembro de 2021

Antes do documentário, diversas autoridades, ativistas, jornalistas e pessoas que ajudaram no socorro as vitimas, puderam relatar um pouco do que viram com seus próprios olhos.

Repórter Thaisa Moura da TV Santa Cruz afiliada da Rede Globo

Tive a honra de fazer parte do evento como convidado, e falar o que vi, e o que poderemos ver, se nada continuar a não ser feito. Quero parabenizar a produtora SP Filmes do Saulo Pires e ao Diretor Executivo do projeto.

Saulo Pires da SP FILMES produziu a parte técnica do documentário de Naman Falcão

Naman Falcão, que com muita determinação realizou o documentário que servirá para que políticos e autoridades, jamais se esqueçam do que aconteceu aqui! #vale do Jucuruçu  #novaalegrria #jucuruçu “prado e a todos afetados e as vitimas do Novo Prado.

Escritora Itamarajuense que faz sucesso nos Estados Unidos, Canabino veio prestigiar o evento./atribunabahia

Pesquisa Quaest para presidente: Lula tem 42%; e Bolsonaro, 34%

 

Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (14), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 42% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. 

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) empatam com 1%. 

Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram.

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 5%. A proporção dos indecisos é de 6%. 

Duas mil pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03420/2022. 

Também foi testado um cenário de segundo turno. Confira abaixo os resultados. 

Primeiro turno 

Intenção de voto estimulada para presidente 

  • Lula (PT) — 42%
  • Bolsonaro (PL) — 34%
  • Ciro Gomes (PDT) — 7%
  • Simone Tebet (MDB) — 4%
  • Felipe D’Avila (Novo) — 1%
  • Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%
  • Vera Lúcia (PSTU) — 0
  • José Maria Eymael (DC) — 0
  • Leonardo Péricles (UP) — 0
  • Sofia Manzano (PCB) — 0
  • Padre Kelmon (PTB) — 0
  • Indecisos – 6%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 5%

Segundo turno

Intenção de voto estimulada para presidente 

  • Lula (PT) — 48%
  • Bolsonaro (PL) — 40%
  • Indecisos – 4%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 8% 

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro. 

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais./cnnbrasil

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Homem é executado com 10 tiros na cabeça no Bairro Ulisses Guimarães em Teixeira


Teixeira de Freitas: O homicídio aconteceu na tarde desta quarta-feira, 14 de setembro, por volta das 12h30, na Travessa Zaire, no Bairro Ulisses Guimarães, na cidade de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, a vítima estava no interior de sua residência, quando foi surpreendida por criminosos, que já chegou atirando na vítima. Na sequência, fugiram do local tomando rumo ignorado. 

A vítima foi identificada como sendo, Gilson Barbosa dos Santos, de 28 anos. Gilson foi atingido por 10 (dez) tiros na região da cabeça. A delegada plantonista, Andressa Carvalho, esteve no local, acompanhada dos peritos Everton dos Anjos e Flávio Sampaio, os quais realizaram os procedimentos legais. 

Após procedimentos de praxe, os peritos autorizaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. As investigações do crime estão a cargo do Núcleo de Homicídio da Polícia Civil de Teixeira de Freitas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Força Tarefa da SSP chega a Prado ampliando as ações ostensivas e investigativas

 


Apoio: Unidades especializadas e territoriais das polícias Militar, Civil, Técnica e Rodoviária Federal atuam para evitar confilitos entres fazendeiros e índios. 

A Força Tarefa da Secretaria da Segurança Pública criada para evitar conflitos entre fazendeiros e índios, no Extremo Sul da Bahia, chegou na tarde desta quarta-feira (14), ao município de Prado.

 

Unidades especializadas e territoriais das polícias Militar, Civil, Técnica e Rodoviária Federal atuam de forma integrada. 

Encontros com líderes indígenas e fazendeiros serão realizados a partir de quinta-feira (15). A Força Tarefa da SSP vai mapear também rotas utilizadas por criminosos que promoveram ataques, auxiliando na elucidação dos delitos. 

"Nosso principal objetivo é proteger vidas. A polícia atuará no limite das suas competências. 

Esperamos que as questões envolvendo a propriedade de terras sejam resolvidas o mais rápido possível pelos órgãos competentes", declarou o secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino./Bahiaextremosul/Ascom

Sete mandados de prisão são cumpridos em operação da PF contra fraudes em benefícios sociais na Bahia


Sete mandados de prisão – sendo dois de preventiva e os outros cinco de temporária – são cumpridos na Bahia, em uma operação da Polícia Federal contra fraudes em benefícios sociais e falsificação de documentos públicos, na manhã desta quarta-feira (14). 

Outros 10 mandados de busca e apreensão também são cumpridos. Além da Bahia, a ação da PF também é feita no estado de Pernambuco. De acordo com a polícia as investigações começaram a partir de uma série de prisões em flagrante, de pessoas que eram usadas pelo grupo criminoso. 

Essas pessoas eram induzidas a fazer saques de benefícios como Auxílio Brasil, o saque aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e ao Auxílio Emergencial, sempre em nome de terceiros, usando documentos falsos, como por exemplo carteiras de habilitação. 

A PF estima que o prejuízo calculado é de cerca de R$ 7 milhões, sendo R$ 2 milhões relacionados às fraudes dos benefícios assistenciais, e R$ 5 milhões das falsificações e comercialização das carteiras de habilitação. 

A operação foi batizada de Simulatum, expressão latina que significa “simulado”, em referência às fraudes e desvios de valores. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos./G1

Identificados jovens mortos a tiros na Feira do Bueiro em Eunápolis


As duas vítimas que foram mortas a tiros na tarde desta terça-feira, 13 de setembro, na Feira do Bueiro, na região central da cidade de Eunápolis, foram identificados como Pedro Henrique Silva de Souza e Emanoel Bruno Ferreira Santos, ambos de 21 anos. 

As vítimas estavam na área externa do mercado quando foram atingidos pelos tiros. Uma das vítimas, mesmo baleada, conseguiu correr para dentro do mercado, mas não resistiu e morreu. 

Ao lado do outro corpo, que ficou caído do lado de fora, a perícia encontrou mais de 20 cápsulas de pistola. 

Segundo informações, dois homens armados fugiram em um carro preto após executar as vítimas. A polícia não descarta que os bandidos tiveram apoio de comparsas. 

Os corpos foram removidos para o IML onde permaneceram até que algum parente faça o reconhecimento. 

Emanuel Bruno era investigado por assaltos. Pedro Henrique já havia cumprido pena no presídio por tráfico de drogas, informou a polícia. 

A polícia civil vai investigar autoria e motivação do duplo homicídio./Bahiaextremosul

Vereador de Mucuri volta a se envolver em grave acidente de carro; estado foi considerado grave

 


O vereador por Mucuri, Jhonatan Gomes de Azevedo, o ‘Dhow da Divisa’, de 29 anos, já havia sofrido um acidente de carro no final da noite do último dia 10 de julho, na BR-101, próximo a 31 de Março, onde ficam seu domicílio e maior base eleitoral. 

Segundo informações levantadas à época pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o vereador seguia de Itabatã para 31 de Março, distritos de Mucuri, quando bateu o carro em um buraco, perdeu o controle da direção e colidiu com uma carreta, que seguia no sentido contrário. 

Com o forte impacto o veículo ficou parcialmente destruído. O vereador foi socorrido com várias escoriações para o Hospital Roberto Silvares, em São Mateus-ES., e poucos dias depois recebeu alta médica. 

Se repetiu 

Já na noite desta terça-feira, 13 de setembro, um novo acidente de carro, desta vez no trevo que dá acesso a Mucuri e ainda mais grave, voltou a preocupar parentes e amigos do político. 

Segundo informações preliminares ‘Dhow da Divisa’ teria perdido o controle da direção do carro, que subiu em um canteiro e capotou. Peças da estrutura do veículo ficaram espalhadas na pista e ele acabou sendo arremessado, ficando caído e ferido na rota de saída da BA-698 e entrada na BR-101. 

As últimas informações dão conta que o vereador Jhonatan Gomes de Azevedo, o “Dhow da Divisa”, de 29 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para um hospital de Teixeira de Freitas. O seu estado de saúde foi considerado grave no momento do socorro./TN

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.