Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 4 de outubro de 2014

Pesquisa Ibope/TV Bahia Senado: Otto aparece na frente de Geddel pela 1ª vez





Dados da nova pesquisa Ibope/ TV Bahia divulgada na noite deste sábado (4) mostram que a disputa pela vaga de senador da Bahia ficou mais acirrada.

Otto Alencar (PSD) aparece pela primeira vez na frente, com 47% das intenções de voto, considetados os votos válidos. Geddel Vieira Lima (PMDB) caiu para o segundo lugar, com 43%.

Eliana Calmon (PSB) está em terceiro lugar com 7%. Hamilton Assis (PSOL) tem 2% e Marcelo Evangelista (PEN) tem 1%. Considerados apenas os votos totais, registrou-se um alto número de indecisos (17%) e brancos/nulo (12%).

Entre os votos totais, Otto Alencar (PSD) tem 33%, Geddel Vieira Lima (PMDB) 31%, Eliana Calmon (PSB) 5%, Hamilton Assis (PSOL) e Marcelo Evangelista (PEN) aparecem com 1%.  O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1 e 4 de outubro.

O instituto ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00031/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo noº BR-01019/2014.

Cantor Frank Aguiar é investigado por envolvimento com o tráfico


Cantor Frank Aguiar é investigado por envolvimento com o tráfico


A polícia civil de São Paulo está investigando o cantor Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), por supostas ligações com um suspeito de "comandar rotas nacional e internacional de tráfico de drogas".

De acordo com a Folha Online, o inquérito também apura uma suposta rede de proteção para livrar Frank da investigação.

O cantor é candidato a deputado federal. A investigação teve início após uma apreensão de 230 kg de cocaína em 2011 na cidade de Itu.

A casa em que Frank mora em São Bernardo, de 949 m², está em nome do suspeito de tráfico.

Ibope, votos válidos: Souto tem 46%, Rui Costa, 46%, e Lídice, 5%



Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (4) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo da Bahia:
Paulo Souto (DEM): 46%
Rui Costa (PT): 46%
Lídice da Mata (PSB): 5%
Da Luz (PRTB): 1%
Marcos Mendes (PSOL): 1%
Renata Mallet (PSTU): 1%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo o Ibope, haverá disputa de segundo turno no estado. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Paulo Souto (DEM): 36%
Rui Costa (PT): 36%
Lídice da Mata (PSB): 4%
Da Luz (PRTB): 1%
Marcos Mendes (PSOL): 1%
Renata Mallet (PSTU): 1%
Branco/Nulo: 10%
Indecisos: 12%

No levantamento anterior, divulgado em 24 de setembro, Paulo Souto tinha 43% e Rui Costa, 27%. Na pesquisa divulgada em 10 de setembro, Paulo Souto tinha 46% e Rui Costa aparecia com 24%. No levantamento de agosto, Paulo Souto tinha 44% e Rui Costa, 15%.

Segundo turno

O Ibope fez uma simulação de segundo turno. Veja os resultados:

Paulo Souto: 39%
Rui Costa: 39%
Branco/nulo: 11%
Não sabe/não respondeu: 11%

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1 e 4 de outubro.

 O instituto ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número BA-00031/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01019/2014./G1 BA

Ator e diretor Hugo Carvana morre aos 77 anos no Rio de Janeiro

Hugo Carvana
  A família não autorizou a veiculação de
informações sobre a causa da morte.  
Morreu neste sábado (4) o ator e diretor Hugo Carvana, aos 77 anos.

Carvana estava internado desde o último domingo (28) no Hospital Pró-cardíaco no Rio de Janeiro.

Segundo o hospital, Carvana morreu por volta das 11h da manhã. A família não autorizou a veiculação de informações sobre a causa da morte.

Cacá Diegues diz que Carvana foi 'Chaplin brasileiro'
'Dilma perdeu um eleitor, diz Paulo Betti; artistas lamentam morte

Há pelo menos cinco anos, ele convivia com o mal de Parkinson.

Nascido na capital carioca em 4 de junho de 1937, Carvana ficou conhecido do público da televisão por personagens como o jornalista Valdomiro Pena, protagonista do seriado "Plantão de Polícia" (Globo, 1979).

Trabalhou em mais de cem filmes e dirigiu nove, entre eles os premiados no Festival de Gramado "Vai Trabalhar Vagabundo" (1973), "Vai Trabalhar Vagabundo 2" (1991) e "Bar Esperança" (1983).

Carioca do bairro de Lins de Vasconcelos, na zona norte da capital fluminense, Carvana era um autodidata que abandonou a escola para trabalhar como office-boy em um laboratório.

Aos 18 anos, iniciou a carreira de ator interpretando chanchadas - ao todo, atuou em 22 produções do estilo, em um universo de mais de cem filmes.

Entre 1973 e 2011, Carvana produziu oito filmes. Em 1973, no auge da ditadura, atuou e dirigiu a primeira comédia, "Vai Trabalhar Vagabundo"

Seus filmes mais recentes, todos de comédia, foram "Não se Preocupe, Nada Vai dar Certo", com Gregório Duvivier, Tarcísio Meira e Mariana Rios, e "Casa da Mãe Joana" 1 e 2, com Juliana Paes, Malu Mader e José Wilker, também morto neste ano.

Como ator, trabalhou em mais de 30 novelas e 60 filmes, entre eles o clássico "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha.

Das reuniões com grupos de esquerda organizados na resistência à ditadura militar, Carvana adquiriu consciência política, sendo atuante principalmente no movimento das "Diretas, Já", entre 1984 e 1985. Foi presidente da Fundação de Artes do Rio de Janeiro, Funarj, durante o governo Leonel Brizola (1983-1987).

Carvana foi ator de muitas novelas e especiais de televisão. Na Globo, participou de novelas como "Gabriela" (1975), "Roda de Fogo" (1986), "Celebridade" (2003) e "Paraíso Tropical" (2007), além de minisséries como "As Noivas de Copacabana" (1992), "Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados" (1995), "Chiquinha Gonzaga" (2003) e "JK" (2006).

O diretor estava em fase de pré-produção de um novo longa, que seria gravado no ano que vem. A comédia se passaria em um cruzamento de duas avenidas em Copacabana e teria Paulo Betti no elenco.

Detalhes referentes a velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família.

Dia Mundial dos Animais



O Brasil possui a maior reserva de biodiversidade do planeta. São 524 espécies de mamíferos, 1.622 de pássaros, 468 de répteis e 517 anfíbios. A exploração desordenada tem levado a nossa fauna a um processo de extinção de espécies violento. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cerca de cem espécies desaparecem todos os dias da face do planeta, sendo o comércio ilegal de animais silvestres uma das principais causas dessa tragédia.


OS ANIMAIS NO MUNDO

O Brasil possui a maior reserva de biodiversidade do planeta. São 524 espécies de mamíferos, 1.622 de pássaros, 468 de répteis e 517 anfíbios.

A exploração desordenada tem levado a nossa fauna a um processo de extinção de espécies violento.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cerca de cem espécies desaparecem todos os dias da face do planeta, sendo o comércio ilegal de animais silvestres uma das principais causas dessa tragédia.


Por que o dia Mundial dos Animais é dia 4 de outubro ?

Porque este é o dia de São Francisco de Assis, o Protetor dos Animais.

Por que foi criado o Dia Mundial dos Animais ?

Para nos lembrar de pensar nos animais que compartilham o planeta Terra conosco

Em 4 de outubro comemora-se o Dia de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais.


De fato, é comum encontrar nas sedes das entidades de proteção animal imagens do santo italiano. Por sua relação de amor e respeito aos animais, a data serve também para comemorar o Dia Mundial dos Animais.

Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica.

Ele tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais. No Cântico das criaturas, São Francisco de Assis louva a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua, as estrelas...

Há alguns anos o Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas. Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de proteção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimônia de bênção aos animais.


Ao analisar a relação homem-animal ao longo da história da humanidade, percebemos que muitos erros e atrocidades foram cometidos contra os animais, por falta de conhecimento, pela ganância ou em nome de tradições culturais.

Com o desenvolvimento de estudos, análises e teorias sobre comportamento animal, o homem passou a modificar sua postura, pois percebeu que os animais também sofriam e sentiam medo, dor e angústia.

Isso aconteceu graças ao trabalho dos cientistas e estudiosos do comportamento animal e dos defensores de animais - pessoas que, mesmo sem nenhuma formação acadêmica, lutam pelos direitos dos animais, tirando-os das ruas, protegendo-os, criando e cuidando de abrigos.


Ainda hoje vemos situações que não podem ser aceitas sem pelo menos o sentimento de forte indignação, abrigos superlotados com animais abandonados à própria sorte por seus donos, maus-tratos, envenenamentos, venda ilegal de animais silvestres, rodeios, touradas, farra do boi, ursos torturados na China, circos, feiras de animais sem controle sanitário, uso de animais em testes para cosméticos, projetos de lei que perpetuam os maus-tratos e uso em experiências científicas.

Por isso, vamos aproveitar a data para refletir por alguns instantes sobre tudo aquilo que devemos aos animais, sobre todos os erros cometidos até agora.

Existe um caminho a ser seguido, que é o respeito a todas as formas de vida, tanto aos aspectos mais básicos, como abrigo e alimentação, quanto ao direito a afeto, liberdade e à vida.

Motorista morre após engavetamento seguido de capotamento na rodovia BR-101


Motorista morre após engavetamento seguido de capotamento na rodovia BR-101

O grave acidente automobilístico aconteceu no final da manhã desta sexta-feira, dia 3 de outubro, na rodovia BR-101, trecho entre Rancho Alegre, em Caravelas e Posto da Mata, no município de Nova Viçosa, quando quatro veículos, sendo um VW Gol, placa MSX 7167 (São Mateus/ES); uma picape Fiat Strada, placa AXP 9059 (Curitiba/PR]); um Fiat Pálio, placa OQH 1178 (Belo Horizonte/MG) e um Fiat Uno, de placa HEQ 1941 (Lajedão).

Os ocupantes de três veículos não se feriram com gravidade, mas o motorista do Uno, Izael Meira, de 75 anos, morador de Lajedão, ficou preso às ferragens e morreu no local. Dois carros capotaram em seguida ao engavetamento.

lajed1

A operação de resgate aos feridos contou com o trabalho do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). A perícia de local foi realizada pelos peritos Paulo Libório e Everton dos Anjos, do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT). Após a perícia foi autorizada a remoção do corpo da vítima fatal ao IML de Teixeira de Freitas para exames de necropsia.

 lajed2

O acidente está sendo investigado pelo delegado Samuel Martins, titular da Polícia Civil de Nova Viçosa, que esteve no lugar e informou a instauração de um inquérito policial para apurar as responsabilidades para a ocorrência da batida./TN

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Lucas Bocão e Uldurico Junior são denunciados por recrutar pessoas para fazer “Boca de Urna”



Teixeira de Freitas: Na tarde desta sexta-feira, 03 de outubro, nossa equipe de reportagem recebeu informações acerca de uma denúncia de crime eleitoral, protocolada 183ª Zona Eleitoral da Comarca de Teixeira de Freitas. A Secretaria do Fórum gerou o número de protocolo 604/2014, em que o senhor Elivaldo da Silva Costa, morador do Bairro Colina Verde, requere ao Juiz Eleitoral, Dr. Argenildo Fernandes, a devida apuração dos fatos.

O denunciante acusa os candidatos a deputado estadual, Lucas Bocão (PTC) e o candidato a deputado federal, Uldurico Júnior (PTC) por prática de crime eleitoral com potencial para desequilibrar o pleito eleitoral do próximo dia 05 de outubro (domingo). Segundo o denunciante, ele tomou conhecimento que diversas pessoas foram procuradas pelos coordenadores da campanha dos referidos candidatos, os quais estão arregimentando eleitores para a prática da “Boca de Urna” no dia da eleição.


Ainda segundo a denúncia, os coordenadores estão oferecendo a quantia R$ 50,00 (cinquenta reais) para quem quiser trabalhar no dia da eleição, com distribuição de materiais de campanha próximo aos colégios eleitorais. O documento apresentado na Justiça Eleitoral apresenta ainda a denúncia de saques milionário efetuados no Banco Sicoob, da ordem de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais). Saques estes, efetuados pelo senhor Anderson Pinto (primo de Uldurico Júnior) e por Gilvanete Rosa de Sousa, conhecida por “Mala”.

Os saques foram efetuados no último dia anterior a greve e ao pleito eleitoral, o que pode ser devidamente comprovado mediante requisição das imagens das câmeras de segurança do respectivo estabelecimento bancário. Inclusive, segundo o denunciante, desde então, o comitê dos aludidos candidatos, localizado na Avenida Getúlio, em frente à Secretaria da Fazenda, encontra-se em constante movimento de pessoas, e conforme vários relatos seriam para trabalhar na “Boca de Urna”.



Esta prática ilegal está tipificada no artigo 39 SS 5ª, II, da Lei 9.504/97, e é passível de punição judicial. Segundo a Lei Eleitoral, o eleitor que fizer “Boca de Urna” pode ser preso por corrupção passiva. O denunciante encerra sua petição pedindo ao referido juiz, que tome as medidas cabíveis, no sentido de garantir a normalidade das eleições e a devida punição aos candidatos nessa prática criminosa./Liberdadenews

Quase 800 disputam eleição sem ter candidatura confirmada, diz TSE





Eles aguardam julgamento de recursos com pedido para liberar candidatura. Nomes aparecem nas urnas, mas votos não são validados até confirmação.

Às vésperas das eleições, cerca de 800 candidatos em todo o país ainda não tiveram a sua candidatura confirmada pela Justiça, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles ficarão com os votos zerados, sem validação enquanto a Justiça não confirmar as candidatura.

Isso ocorrerá porque eles tiveram a candidatura barrada, mas ainda aguardam o julgamento de recursos - no próprio TSE, no Supremo Tribunal Federal (STF) e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE). A análise dos recursos só ocorrerá após o primeiro turno. Nesta sexta, o ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, informou que só na Corte foram julgados 1.132 casos em decisão final, de um total de 1.766 processos de impugnação registrados.

O nome dos candidatos com recurso pendente de análise vai aparecer normalmente na urna eletrônica e eles poderão receber votos. No entanto, na apuração, não será divulgado o número de votos recebidos, que serão considerados nulos, pelo menos num primeiro momento.

Se, depois das eleições, a candidatura deles for liberadada após a análise do recurso, os votos serão validados. Se a candidatura continuar barrada, os votos serão descartados. Segundo o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, os votos são contabilizados, mas não são reconhecidos como votos válidos porque o candidato está com o recurso pendente de análise.

“Aqueles que estão com o registro indeferido, os votos a eles dados - a Justiça eleitoral sabe quais são - ficam arquivados. Mas, enquanto não providos os seus recursos, esse votos são considerados nulos. Caso sejam providos os recursos para esses candidatos, aí, sim, esses números de votos recebidos aparecerão”, afirmou Toffoli.

A lei garante aos candidatos o direito de continuar na disputa até que todos os recursos acabem. É o caso, por exemplo, do deputado federal Paulo Maluf (PP), que está com a candidatura barrada com base na Lei da Ficha Limpa, mas espera análise de recurso.

Recursos negados

O ministro explicou que, se o recurso dos candidatos for negado, os votos não serão contabilizados. "Ele, sendo declarado inelegível, esses votos nunca serão contabilizados”, disse. Sobre a possibilidade de os votos irem para o partido do candidato, Toffoli explicou que a Corte ainda precisará analisar a situação para decidir.

De acordo com o TSE, 794 candidaturas estão nesta situação, mas o sistema que contabiliza os julgamentos ainda não está atualizado com as últimas decisões. Desse total, os candidatos a deputados estaduais compõem a maior fatia: são 470. Em seguida, aparecem os que concorrem a uma vaga na Câmara dos Deputados: 277.

Entre os candidatos a governador, são três: Marco Carrera (PSOL), no Pará; Perci Marrara (PCO), no Distrito Federal; e Muvuca (PHS) em Mato Grosso. Já os candidatos ao Senado com candidatura pendente de recurso são oito. No total, 26.170 pessoas em todos o país entraram com pedido de registro de candidatura, e 21.437 tiveram o pedido liberado./TSE

Pai de ex-vereadores por Lajedão morre em acidente automobilístico


  A vítima era pai dos ex-vereadores por Lajedão, Miltão e Bua.  


Isael Meira das Virgens, mais conhecido como Zai, 65 anos, que era pai dos ex-vereadores por Lajedão, Jaimilton Meira das Virgens, o Miltão, e Isael Meira das Virgens Júnior, o Bua, morreu em um acidente automobilístico na manhã desta sexta-feira (3). O acidente, que envolveu quatro veículos, ocorreu na BR-101, no trecho que liga os distritos de Rancho Alegre à Posto da Mata, municípios de Nova Viçosa.

Zai, que foi um dos primeiros moradores da cidade de Lajedão, teria ficado preso às ferragens do automóvel que conduzia. Bombeiros e SAMU foram chamados, mas ele não resistiu.

O corpo, após ser liberado no Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, será velado na cidade de Lajedão. O sepultamento deve ocorrer no sábado (4).

“Lajedão parou, fechou tudo, escolas, creches, a cidade está de luto”, disse um internauta que, através das redes sociais, colaborou com as informações para esta reportagem, o qual pediu para seu nome não ser divulgado. Ele fez questão de enfatizar que “a vítima era uma pessoa muito querida por todos”./radar58

Dilma amplia vantagem no 1º turno sobre Marina, apontam pesquisas

  Aécio Neves se manteve estável.
Nível de confiança é de 95%  .


O Ibope divulgou uma nova pesquisa sobre a corrida presidencial, encomendada pela TV Globo e pelo Jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com o Ibope, Dilma Rousseff (PT) ampliou a vantagem no primeiro turno sobre Marina Silva (PSB), de 9 para 14 pontos. Aécio Neves (PSDB) se manteve estável. O nível de confiança é de 95%. Levando em conta a margem de erro, de dois pontos pra mais ou pra menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. O Ibope ouviu 3.010 eleitores, de 27 a 29 de setembro.
CANDIDATO12 DE SETEMBRO16 DE SETEMBRO23 DE SETEMBRO30 DE SETEMBROMARGEM DE ERRO
Dilma Rousseff (PT)39%36%38%39%Com a margem de erro, tem de 37% a 41%.
Marina Silva (PSB)31%
 
30%
 
29%
 
25%Com a margem de erro, tem de 23% a 27%.
Aécio Neves (PSDB)15%19%19%19%Com a margem de erro, tem de 17% a 21%.
Brancos/Nulos8%7%7%7%-
Não souberam / Não responderam5%6%5%7%-
Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) tiveram 1%. Os demais candidatos juntos somaram 1%.
Segundo turno - Ibope
O Ibope fez tres simulações de segundo turno
DILMA X MARINA12 DE SETEMBRO16 DE SETEMBRO23 DE SETEMBRO30 DE SETEMBROMARGEM DE ERRO
Dilma Rousseff (PT)42%40%41%42%Com a margem de erro, tem de 40% a 44%
Marina Silva (PSB)43%43%41%38%Com a margem de erro, tem de 36% a 40%
Dilma e Marina estão, portanto, tecnicamente empatadas no limite da margem de erro.
Votos brancos e nulos somavam 10%; 11%; 12%. E agora, 12% novamente. Os que não souberam ou não responderam eram 5%; 6%; 6% de novo. E agora, 8%.
DILMA X AÉCIO12 DE SETEMBRO16 DE SETEMBRO23 DE SETEMBRO30 DE SETEMBROMARGEM DE ERRO
Dilma Rousseff (PT)48%44%46%45%Com a margem de erro, tem de 43% a 47%
Aécio Neves (PSDB)33%37%35%35%Com a margem de erro, tem de 33% a 37%
Votos brancos e nulos somavam 13%; 12%; 13%. E agora, 12%. Os que não souberam ou não responderam eram  6%; 6% novamente; 7%. E agora, 8%.
  •  
MARINA X AÉCIO12 DE SETEMBRO16 DE SETEMBRO23 DE SETEMBRO30 DE SETEMBROMARGEM DE ERRO
Marina Silva (PSB)51%48%44%38%Com a margem de erro, tem de 36% a 40%
Aécio Neves (PSDB)27%30%31%34%Com a margem de erro, tem de 32% a 36%
Brancos e nulos somavam 14%; 15%; 16%. E agora, 16% novamente. Os que não souberam ou não responderam eram 8%; 8% de novo; 9%. Agora, são 12%.

Datafolha
O Datafolha também divulgou uma nova pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Ela revela que no primeiro turno, Dilma Rousseff aumentou a distância sobreMarina Silva 13 para 15 pontos. Aécio neves oscilou positivamente dois pontos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que se forem realizados cem levantamentos, em 95% os resultados estariam dentro da margem de erro - que é de dois pontos pra mais ou pra menos. O instituto entrevistou 7.520 eleitores, nos dias 29 e 30 de setembro.
CANDIDATO10 DE SETEMBRO19 DE SETEMBRO26 DE SETEMBRO30 DE SETEMBROMARGEM DE ERRO
Dilma Rousseff (PT)36%37%40%40%Com a margem de erro, tem de 38% a 42%
Marina Silva (PSB)33%30%27%25%Com a margem de erro, tem de 23% a 27%
Aécio Neves15%17%18%20%Com a margem de erro, tem de 18% a 22%
Brancos/Nulos6%6%5%5%-
Não souberam / Não responderam7%7%6%5%-
Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) tiveram 1%. Os demais candidatos somados não atingiram 1%.
Segundo turno - Datafolha
O Datafolha realizou duas simulações de segundo turno.
DILMA X MARINA10 DE SETEMBRO19 DE SETEMBRO26 DE SETEMBRO30 DE SETEMBROMARGEM DE ERRO
Dilma Rousseff (PT)43%44%47%49%Com a margem de erro, tem de 47% a 51%
Marina Silva (PSB)47%46%43%41%Com a margem de erro, tem de 39% a 43%.
Votos brancos e nulos somavam 6%; 7%, 7% novamente. E agora, 7% mais uma vez. Os que não souberam ou não responderam eram 4%; 3%; 4%. E agora, são 3%.
DILMA X AÉCIO10 DE SETEMBRO19 DE SETEMBRO26 DE SETEMBRO30 DE SETEMBROMARGEM DE ERRO
Dilma Rousseff (PT)49%49%50%50%Com margem de erro, tem de 48% a 52%
Aécio Neves (PSDB)38%39%39%41%Com margem de erro, tem 39% a 43%
Votos brancos e nulos somavam 9; 8; 8% novamente. E agora, 7%. Os que não souberam ou não responderam eram 4% nas três últimas pesquisas. E agora, são 3%.
Mais uma vez, o Datafolha não realizou a simulação de segundo turno entre Marina Silva eAécio Neves./G1

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.