Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 4 de maio de 2013

Seca: Bahia tem 8 mil toneladas de milho disponíveis para ração animal


A indisponibilidade de milho para ração animal começa a ser superada na Bahia. Segundo informações Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 8 mil toneladas de milho, para venda a preços subsidiados, estão disponíveis nos 13 polos de venda do estado.

O Programa Venda em Balcão é uma inciativa do governo federal, por meio da Conab, e está inserido nas ações emergenciais de convivência com o semiárido. O grão pode ser encontrados nos polos localizados nos municípios de Irecê, Santa Maria da Vitória, Entre Rios, Itaberaba, Ribeira do Pombal, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Guanambi, Paulo Afonso, Seabra, Conceição do Coité e Jequié.

O secretário estadual da Casa Civil e coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, Rui Costa, destacou que esta é mais uma conquista, fruto de um trabalho em parceria. “Graças ao esforço conjunto entre os governos estadual e federal, conseguimos ampliar a disponibilidade de milho.

O desafio, agora, é comercializar todo o milho disponível, para que mais grãos cheguem e os rebanhos se mantenham supridos de alimento. Precisamos fortalecer cada vez mais a agropecuária e o pequeno produtor”, declarou Rui.

Jô Soares manda Galvão Bueno calar a boca em programa

Jô Soares manda Galvão Bueno calar a boca em programa

O apresentador Jô Soares recebeu em seu programa na madrugada deste sábado (4) o comentarista esportivo Galvão Bueno e o ex-arbitro Arnaldo Cézar Coelho. No meio da conversa, sem conseguir fazer uma nova pergunta ao comentarista, Jô o mandou calar a boca.

Tim afirma que Anatel não conseguiu comprovar queda proposital de chamadas

Tim afirma que Anatel não conseguiu comprovar queda proposital de chamadas

A Tim afirmou em comunicado nesta sexta-feira (3) que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não conseguiu comprovar que a empresa derrubava ligações de clientes de maneira proposital. Confira a notícia na Coluna Mercado. 

Operação apreende seis toneladas de carne em Barreiras

Operação apreende seis toneladas de carne em Barreiras

Operação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Vigilância Sanitária de Barreiras apreendeu seis toneladas de carne clandestina, na madrugada deste sábado (4), na cidade do oeste baiano. As carnes, que são de gado, porco e carneiro, foram encontradas em diversos pontos e estavam sem certificado de origem e inspeção sanitária. O material teria sido encaminhado para o lixão da cidade.

Lobão faz as pazes com Mano Brown: 'Vamos tocar juntos'

Lobão faz as pazes com Mano Brown: 'Vamos tocar juntos'

O cantor Lobão resolveu fazer as pazes com o rapper Mano Brown. Os artistas discutiram através do Twitter por conta de citações que Lobão fez em seu livro sobre Mano, chamando-o de “braço armado do PT”. Confira a notícia na Coluna Holofote. 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Iniciada obra do asfalto em Jucuruçu


A empresa Torre Empreendimentos deu inicio nesta segunda-feira, 29, ao inicio de uma das obras mais esperadas pelos moradores de Jucuruçu e cidades vizinhas, a primeira etapa do asfalto que irá de Jucuruçu ao distrito de Nova Alegria esta vindo a todo vapor.
Nossa equipe de reportagem pode presenciar nesta quinta-feira, 02, a equipe trabalhando, onde começaram com medição da estrada, patrolamento e corte das estradas. Para aqueles que querem ir no município parte da estrada até a divisa de Itamaraju a Jucuruçu já está patrolada facilitando ainda mais o acesso.
Esse trabalho vem sendo desenvolvido e fiscalizado pela prefeita Uberlândia Pereira, preocupada com a população ela vem a cada dia acompanhando as obras da estrada.
Segundo a equipe da Torre Empreendimento, os engenheiros deram inicio na medição da estrada para poder colocar as duas vias, logo em seguida o corte e patrolamento em quase vinte quilômetros da estrada.

Informações: Rafael Gonçalves

Prefeita busca melhorias para Jucuruçu



Preocupada com o município de Jucuruçu, a prefeita Uberlândia Pereira, junto com o deputado estadual Timóteo Brito, realizou uma audiência junto com o governador, afim de buscar melhorias para o município.
Segundo a prefeita Uberlândia, relatou a nossa equipe de reportagem que a visita ao governador foi para pedir calçamento para algumas ruas de Jucuruçu, alem de melhorias nas estradas.

Informações: Rafael Gonçalves

Homem é preso acusado de estuprar criança de 2 anos em Feira


Um homem de 58 anos foi preso nesta quinta-feira, 2, no município de Feira de Santana (a 108 km de Salvador), acusado de estuprar uma criança de 2 anos. De acordo com informações da polícia, o pedreiro Claudionor Alves dos Santos contou que estava bebendo em sua residência, no bairro de Mangabeira, quando a mãe da menina a deixou com ele.

Após a saída da mulher, Claudionor teria passado a mão nas pernas da criança e introduzido um dos dedos em sua vagina. Ele foi detido por populares e preso por agentes da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), além de ser autuado em flagrante por estupro. A criança foi socorrida para uma clínica e transferida em seguida para o Hospital Estadual da Criança. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. As informações são do site Acorda Cidade. 

Inflação semanal tem queda em três das sete capitais


O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) caiu em três das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) no fechamento do mês de abril, na comparação com a terceira semana do mês.

 O índice nacional fechou o mês em 0,52%. Divulgado hoje (3), o balanço nas capitais mostra que ocorreram reduções em Brasília, onde a inflação passou de 0,47% para 0,41%; no Rio de Janeiro, de 0,74% para 0,65% (a mais acentuada entre as cidades pesquisadas); e em Porto Alegre, de 0,54% para 0,47%.

 Já em São Paulo, houve aumento de 0,04 ponto percentual, e a taxa subiu de 0,37% para 0,41%. A FGV também verificou aumento da inflação no Recife, de 0,43% para 0,45%, e em Belo Horizonte, de 0,68% para 0,69%. Os preços em Salvador ficaram estáveis e foi registrada inflação de 0,65%. (Agência Brasil).

Dupla é flagrada com arma e muita droga em Eunápolis



Dois jovens foram detidos nesta quinta-feira (2), na zona norte de Eunápolis, com muita droga e uma arma de fogo. Walace dos Santos Souto, 19 anos e um adolescente de 15 foram flagrados por agentes da Polícia Civil no Caminho 27 do bairro Alecrim II.

Os policiais estavam no local investigando a morte de uma cabelereiro, ocorrida de madrugada, no Pequi. Segundo o delegado Eridelson Bastos, coordenador da 23ª Coorpin e titular da Delegacia Territorial, a dupla estava em atitude suspeita.
Durante revista pessoal, os investigadores encontraram na mochila de Walace mais de dois quilos de maconha, 10 gramas de cocaína e meio quilo de crack, além de um revólver calibre 38, quase R$ 400 em dinheiro e quatro telefones celulares.
Os dois acusados foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. O adolescente deve ser liberado.

Walace já tinha passagem pela polícia. Em 2010 ele foi preso no bairro Alecrim II, com diversas munições calibre nove milímetro, de uso restrito das forças armadas. Na ocasião ele alegou que encontrou um pacote com as balas no meio da rua.

ACM Neto é homenageado pelos contabilistas

Prefeito e Vice, ACM Neto e Célia Sacramento, com Wellington Cruz, presidente do conselho

Ao som dos acordes do “Hino do Senhor do Bonfim”, o prefeito ACM Neto foi homenageado na manhã desta sexta-feira como “contador honorário” pelo Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, entidade fundada há quase 70 anos. Ao agradecer a honraria, o prefeito lembrou que, como deputado federal, trabalhou para implantar a Lei 12.249, que trata das sociedades anônimas. “Na prefeitura também procuro seguir à risca uma das máximas da contabilidade, que é gastar apenas o que temos.” Ainda em seu discurso, o prefeito ressaltou que encaminhou à Câmara Municipal um projeto de reforma tributária que pretende dar mais eficiência econômica ao município. 

“A aprovação deste projeto não é essencial para viabilizar a administração de ACM Neto e da professora Célia [Célia Sacramento, vice-prefeita, também presente ao evento]. A aprovação é essencial para o futuro de Salvador”, afirmou o prefeito. Em seguida, ACM Neto falou que, apesar das dificuldades financeiras da prefeitura, conseguiu realizar alguns avanços na gestão. “Está tudo bem encaminhado em relação ao PDDU e Louos e, nos próximos dias, vamos avançar em relação ao projeto da orla”, acrescentou.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Wellington Cruz, elogiou a postura do prefeito. “As medidas que foram tomadas no início da administração são fundamentais para dar mais dinâmica à gestão.” Ao final, o prefeito também recebeu uma escultura do arquiteto e design André Moreno. Cerca de 500 pessoas participaram nesta sexta-feira do seminário em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, evento realizado no Hotel Fiesta. No Brasil, existem cerca de 500 mil contabilistas na ativa, dos quais 20 mil na Bahia. Os contabilistas ainda aproveitaram o evento para homenagear as mães presentes ao hotel. A psicóloga Rosário Magalhães, mãe do prefeito, ganhou um arranjo de flores.

Prefeitos da região se reuniram nesta quinta feira no gabinete da prefeita de Jucuruçu


Nesta quinta feira 02/05/2013 estiveram em Jucuruçu o prefeito de Itanhém Bentivi (PSB) o prefeito de vereda Dinoel (PSD) e o engenheiro do derba Dr. João Alexandre Teixeira de Matos, o vereador e presidente  da câmara de Jucuruçu Mizin o vereador Vevei o vereador Elson da Prata o vereador Talim, vereador Boy Muniz, e também o vereador do município de Vereda Sinsin, e secretários dos três municípios.
O objetivo desta reunião foi unicamente para tratarem o assunto da manutenção dos 58 quilômetros da estrada que interligam o município de Jucuruçu a cidade de Itanhém e Vereda.  Essa pacereria entre os três municípios e o derba é de grande importância, pois sabemos da dificuldade que á entre Jucuruçu Itanhém e Vereda devido à dificuldade de acesso, pois esses 58 quilômetros de Jucuruçu a Itanhém sempre causaram transtornos de locomoção.
A prefeita Uberlândia Pereira (PSD), juntamente com o prefeito de Itanhém Bentivi (PSB) o prefeito de Vereda Dinoel (PSD) e o Dr. João Alexandre Teixeira de Matos, se uniram para que faça um trabalho de qualidade na estrada que ligam esses municípios, será feito um trabalho nunca visto nesta estrada como, por exemplo, escoamento da água das chuvas e manilhamento onde over necessidade.
Será usado também um tipo de cascalho bem melhor que se usava antes, será feito um trabalho de compactação do solo, pois deixará a terra bem compactada e preparada para receber a camada de cascalho, serão usados maquinários compatíveis para que o melhoramento dessa estrada seja bastante duradouro, e assim dará mais resistência e consistência esse trajeto.
O inicio dessa obra ficou marcada para a próxima segunda feira 06/05/2013.
Na reunião os perfeitos  disseram que vão fazer de tudo pra que essa estrada esteja sempre passando por restauração.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 20,5 milhões no sábado


Ninguém acertou as dezenas sorteadas nesta quinta-feira pelo concurso 1.490 da Mega-Sena. O sorteio ocorreu excepcionalmente hoje, devido ao feriado de 1º de Maio. Com isso, o prêmio para o concurso do sábado fica acumulado em R$ 20,5 milhões.

Confira os números sorteados esta noite: 01 - 03 - 31 - 32 - 43 - 52. A quina teve 73 acertadores, que vão ganhar R$ 26.934,64 cada. Outros 4.902 apostadores fizeram a quadra, e levarão R$ 573,01 cada um.

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2, e pode ser feita até as 19h dos dias de sorteio, em qualquer casa lotérica do País.

Partidos que não prestaram contas poderão ficar impedidos de receber recursos



Dos 30 partidos políticos anotados no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 16 entregaram as contas das agremiações referentes ao exercício de 2012. O prazo encerrou na terça-feira. Os partidos inadimplentes ainda podem se dirigir ao Tribunal para a entrega dos documentos, ficando sujeitos a ressalvas em suas contas pela entrega intempestiva.

Primeiramente, os balanços serão encaminhados para publicação no Diário de Justiça Eletrônico. Decorrido o prazo de publicidade, as prestações de contas serão encaminhadas à Secretaria de Controle Interno (SCI) do TRE, que fará a análise dos dados e emitirá parecer técnico opinando pela aprovação, aprovação com ressalvas ou desaprovação das contas, seguindo-se ao Ministério Público Eleitoral, para fiscalização, e ao Relator para voto e apresentação ao Tribunal para julgamento. 

Os partidos que persistirem na inadimplência terão suas contas julgadas como não prestadas, com a sanção de suspensão de recebimento de recursos públicos oriundos do Fundo Partidário enquanto permanecerem inadimplentes.

Prefeitura de Salvador e MP firmam acordo para PDDU e Louos

politica news

O prefeito ACM Neto e o procurador-geral de Justiça, Wellington César Lima e Silva, formalizaram hoje um entendimento para superar o imbróglio judicial envolvendo o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU) e a Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo do Município de Salvador (Louos), que são alvos de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo Ministério Público Estadual.

O entendimento é fruto de uma ampla discussão entre Prefeitura e Ministério Público para retirar do PDDU e da Louos os pontos de inconstitucionalidade. O documento que ampara esse acordo entre as partes foi encaminhado em seguida ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Segundo o prefeito, entre as alterações propostas nesse novo documento estão as chamadas ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social), que poderiam ser alteradas ou extintas pelo PDDU e Louos. As ZEIS são áreas delimitadas legalmente, que têm como principal característica a habitação de baixa renda.

Pela localização, muitas vezes podem ser alvo do interesse da especulação imobiliária e por isso são protegidas, entre outras formas, pela definição de parâmetros bem restritivos de construção. “O entendimento traz segurança jurídica às decisões que vão ser tomadas pela Prefeitura, sobretudo a concessão de alvarás”, disse o prefeito. A orla de Salvador foi um dos pontos contemplados no documento.

Mulher tenta entrar com maconha na DEPOL de Itamaraju e acaba presa


Um maço de cigarros foi deixado por um mulher no plantão da Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL) na tarde da última terça-feira (30) para ser entregue a um interno da unidade prisional. Na sequência a mulher desapareceu e ao ser minuciosamente vistoriado pelo plantonista, o maço de cigarros estava recheado com maconha.

Mesmo diante da descoberta o caso foi mantido em sigilo pois havia a suspeita que a mesma pessoa retornaria. Já na tarde desta quinta-feira (2) dia de visita para os detentos o investigador José Trindade, ao perceber a presença da mesma mulher que teria deixado o maço de cigarros na terça-feira (30) deixou que ela entregasse uma outra  encomenda para ser repassada para a mesma cela. Para surpresa do policial foi entregue outro maço de cigarros e ao ser vistoriado, também foi encontrada maconha.


Após a constatação a mulher foi presa em flagrante. Trata-se de Rafaela Eduarda Botelho, 18 anos. Ela confessou que a droga seria para o detento Maicon Oliveira Góes. O investigador José Trindade relatou que Rafaela se mostrava muito nervosa no momento da revista.


A mulher presa relatou na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL) que possui uma passagem por furto no município de Jaguaré-ES. Rafaela vai permanecer presa à disposição da Justiça.

Pessoas mais ricas são mais felizes, revela estudo

Pessoas mais ricas são mais felizes, revela estudo

Estudo realizado por economistas da Universidade de Michigan contradiz a máxima de que dinheiro não traz felicidade. Os autores da pesquisa relacionaram o nível de renda com a alegria autodeclarada por pessoas de diversos países do mundo e constataram o que para muita gente sempre pareceu óbvio: quanto mais dinheiro se tem, mais satisfeita a pessoa tende a ser.

Matéria do jornal O Globo mostra que, de acordo com os economistas, não há evidência de que haja um “ponto de satisfação”, a partir do qual ter mais dinheiro se converte em maior propensão à felicidade. Uma das tabelas do relatório compara os países e revela que a relação entre riqueza e felicidade descoberta pelos pesquisadores também é válida quando se mede o nível de contentamento da população das nações mais ricas, onde as pessoas declaram níveis mais altos de realização.

Ainda segundo o jornal, a linha sobe à medida que a riqueza aumenta, indicando que “a relação bem-estar-renda se estende a eles também”.

Movimentos de luta pela terra deixam ocupação e inciam audiências

Movimentos de luta pela terra deixam ocupação e inciam audiências

Os movimentos de luta pela terra deixaram os locais ocupados durante o período de atividades da jornada atual contra a estagnação da reforma agrária, no último dia 1º de maio. De acordo com Nólia Oliveira, membro da comissão de negociação, foram realizadas reuniões com a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf).

 “Vamos manter o diálogo para fechar o prazo do projeto de lei de Regularização Fundiária de Terras de Comunidades Quilombolas, Fundo e Fechos de Pastos. Sobre as pautas de 2013 e 2014, foram definidos investimentos de R$ 1,5 milhão para o apoio a infraestrutura das Escolas de Famílias Agrícola, captação de recursos para habitação rural, e lançamento de novos editais para tecnologia de captação de água”, explicou.

A intermediação das negociações foi feita pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), que confirmou o atendimento das reivindicações de demandas no valor de R$ 3 milhões. 

'Idade da razão na Bíblia é 7 anos', diz aliado de Feliciano ao defender prisão de jovens

'Idade da razão na Bíblia é 7 anos', diz aliado de Feliciano ao defender prisão de jovens

Presidente do PSC na Bahia, partido que abriga líderes religiosos como o polêmico deputado federal Pastor Marco Feliciano (SP), o suplente do senador João Durval (PDT), Eliel Santana, defende a redução da maioridade penal no Brasil. De acordo com o dirigente, que já foi deputado estadual e é evangélico, a sigla passou a fazer uma campanha nacional para que o Congresso debata a questão, não incluída no projeto de reforma da Lei de Execuções Penais.

"Eu, pessoalmente, sou a favor, desde que haja um estudo. A gente tem plena consciência de que um jovem de 16 anos sabe muito bem o que está fazendo quando puxa uma arma ou atenta contra a vida de uma pessoa. Acho que tem que ser responsabilizado", sentenciou Santana, em entrevista ao Bahia Notícias. No entendimento do social-cristão, a atual legislação, que protege os adolescentes até os  17 anos, 11 meses e 29 dias, está superada. 

"Quando o Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] foi feito [1990], a formação dos jovens era outra. Era outra cabeça. O estatuto faz com que muitos crimes sejam incentivados por adultos. Defendo não só a redução da maioridade, mas uma nova forma de penalizar os adultos acompanhados de menores que praticam os atos", argumentou, ao salientar que o assunto foi tema de um encontro realizado pela sigla há seis meses em Salvador. Confrontado com o questionamento de que o posicionamento poderia ser incoerente com o trabalho de recuperação social promovido por diversas igrejas, o comandante do PSC discordou – com base nas escrituras sagradas. "A idade da razão na Bíblia é sete anos.

Não estamos discutindo que seja sete ou 14, mas tem que mudar. Biblicamente discordamos do ECA. A Bíblia nos dá plena cobertura para pensar dessa forma", ponderou, ao exemplificar: "Eu fui disciplinado quando era criança. Toda vez que eu fazia algo fora dos padrões da honestidade e da ética, mesmo traquinagem de criança, eu era disciplinado pelos meus pais. Quando ia fazer, pensava duas vezes. Hoje você não pode tocar em uma criança que a lei protege. Não que se bata em criança, mas quem redigiu o estatuto ou não tinha filho ou era uma criança exemplar. As crianças de hoje são criadas soltas fazendo o que quiserem".



Com posições contestadas por movimentos sociais de defesa das minorias, a legenda poderá ampliar o leque de atores controversos. Ex-filiado e considerado "bom filho" no PSC, o ex-homossexual e "ex-soropositivo" deputado estadual Pastor Sargento Isidório, que enfrenta um processo disciplinar no PSB, poderá retornar à casa.

"A saída dele [em 2010] aconteceu de forma tranquila. Nós apoiamos Geddel [candidato a governador pelo PMDB] e ele disse que queria apoiar [Jaques] Wagner, porque acreditava no projeto. Embora não tenha nenhum tipo de acerto, o partido não teria dificuldade de recebê-lo, não. Isidório é uma pessoa que tem relevantes serviços prestados à sociedade. É um leão no que faz", definiu Eliel Santana. Isidório foi o principal defensor de Feliciano em sua breve e conturbada passagem pela capital baiana no último dia 4 de abril.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Prefeita Uberlândia prestigia troca de comando em Itamaraju

A tramitação do cargo de comando, do Major PM Gilson Paixão, para o Major PM Edmar Ivo Leal Junior, foi realizada na Praça Castelo Branco onde contou com a presença da população. Durante a troca de comando o major Gilson Paixão destacou seu empenho pelo município, onde todos os objetivos dele foi alcançado e todo o trabalho foi feito para o municio.

Em sua pronuncia o major Gilson Paixão leu o Salmo 33, e disse que essa passagem bíblica faz rememorar a política de governo instituído pelo governo do estado. E com um ano e cinco meses de comando sempre buscou junto com a equipe a formalização de projetos capazes de atender os anseios da comunidade, fazendo uma gestão participativa com a aplicação desta importante ferramenta. Gilson ressaltou que em determinados momentos do discurso emocionou pois fica bastante feliz com o trabalho que deixou no município.

O major PM Leão, que sucedeu o major Gilson Paixão na 43ª CIPM em Itamaraju, relatou em entrevista que dará continuidade ao trabalho do major Gilson já vinha desenvolvendo, e irá se emprenhar o Maximo para que cada dia a segurança pública se torne mais eficiente.

Infor: Agora Notícias

CUT comemora Dia dos Trabalhadores no extremo sul


Em parceria com entidades representantes da classe trabalhadora, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) – regional do extremo sul da Bahia – promoveu uma vasta programação festiva em várias cidades da região em comemoração ao Dia Internacional dos Trabalhadores. Além de proporcionar o sorteio de prêmios, o evento contou com shows musicais.

Em Itamaraju, a festa teve início na noite de terça-feira (30/04) na Praça Castelo Branco, que recebeu um público de aproximadamente 4,5 mil pessoas. A animação ficou por conta das bandas Suíte Louca e Carro de Playboy e das companhias de dança Ginga e Expressão e Lamba Hit.


Antes, foram sorteados uma prancha capilar, uma bicicleta de 16 marchas, um notebook, dois telefones celulares, dois ventiladores, dois liquidificadores e dois televisores de led, sendo um de 24 polegadas e outro de 42.

Este ano, as principais bandeiras levantadas pelos organizadores dos eventos em alusão ao Dia dos Trabalhadores dizem respeito à redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, desenvolvimento econômico com distribuição de renda, luta contra a terceirização e a precarização da mão de obra.

Fechando a pauta de apresentação dos representantes das entidades participantes da festa, o dirigente da CUT João Climário defendeu o “respeito aos trabalhadores”, ao se referir ao tratamento à classe por parte dos empregadores. “Queremos respeito e liberdade”, ponderou o sindicalista.


Subiram também ao palanque representantes do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários), Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais do Extremo Sul da Bahia (Sintraspesb), Sindicato dos Comerciários de Itamaraju (Sindecita), Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Vale do Jucuruçu (Sintraf), APLB Sindicato, além da organização ambiental Terra Viva. 

Wagner admite possibilidade de reajuste superior a 2,5%

Wagner admite possibilidade de reajuste superior a 2,5%

O governador Jaques Wagner afirmou nesta quarta-feira (1º) que pode conceder aos servidores estaduais um reajuste superior aos 2,5% propostos inicialmente. O chefe do Executivo estadual descartou, no entanto, um porcentual acima da inflação. “Eu mandei o projeto de lei, mas suspendi a votação para abrir espaço para a negociação. É óbvio que quando você abre um processo como este, é preciso estar disposto a ceder”, declarou o petista, após reunião com servidores, secretários e representantes da base aliada. Segundo o jornal A Tarde, uma hipótese levantada nos bastidores é a de parcelamento do reajuste – cujo índice seria maior – com a primeira parte agora e outra no segundo semestre deste ano.

Dilma promete não 'descuidar nunca' da inflação

Dilma promete não 'descuidar nunca' da inflação

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em pronunciamento exibido nesta quarta-feira (1º) em cadeia nacional de rádio e TV, que o governo não descuidará do controle da inflação. “É mais do que óbvio que um governo que age assim e uma presidenta que pensa dessa maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação. Esta é uma luta constante, imutável, permanente. 

Não abandonaremos jamais os pilares da nossa política econômica, que têm por base o crescimento sustentado e a estabilidade”, disse. Políticos e sindicalistas criticam a política econômica do Planalto nos eventos do 1º de Maio em São Paulo. O senador Aécio Neves (PSDB), por sua vez, acusou o governo de leniência com a alta dos preços.

Contribuinte que perdeu o prazo já pode entregar declaração do Imposto de Renda 2013

Contribuinte que perdeu o prazo já pode entregar declaração do Imposto de Renda 2013

Os contribuintes que perderam o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2013 poderão enviar a partir desta quinta-feira (2) as informações para a Receita Federal. No momento da entrega, o contribuinte receberá a notificação de multa, de 1% ao mês, sobre o imposto devido. Caso não haja imposto a pagar, o encargo pelo atraso na entrega será o mínimo, de R$ 165,74.

“Se ele [o contribuinte] tem uma retenção, durante o ano, de R$ 40 mil, por exemplo, terá que calcular a multa sobre esse imposto devido e só depois descontar o [imposto] retido na fonte”, explica o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. A entrega das declarações pode ser realizada pela internet ou em disquete (apenas nas unidades da Receita Federal). Informações da Agência Brasil.

Assinada ordem de serviço para instalação de passarelas na Via Expressa

Assinada ordem de serviço para instalação de passarelas na Via Expressa

Foi assinada nesta quinta-feira (2) a ordem de serviço para construção de quatro passarelas no percurso da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, com investimento de R$ 15,7 milhões. Os equipamentos ficarão nas avenidas Heitor Dias e Barros Reis e na Estrada da Rainha e dois deles terão elevadores para pessoas com necessidades especiais.

 Durante evento, que teve a participação do ministro dos Transportes, César Borges e do prefeito ACM Neto, o governador Jaques Wagner reafirmou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal na execução de obras estruturantes para a cidade e lembrou a inauguração da Via Expressa no final de agosto. Com 93% dos serviços já concluídos, a pista terá três túneis, 14 viadutos, 10 faixas e ciclovia, além das quatro passarelas.

Debate sobre cotas já está superado e avaliações sobre cotistas têm 'cunho político', diz secretário

Debate sobre cotas já está superado e avaliações sobre cotistas têm 'cunho político', diz secretário

O secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio, associa o ressurgimento de discussões sobre a adoção do sistema de cotas nas universidades a interesses das “elites” e considera "um enorme retrocesso" voltar a debater o assunto. “Qualquer tipo de avaliação qualitativa sobre o tema requer que as pessoas se debrucem sobre os votos que foram dados por unanimidade no Supremo Tribunal Federal”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, “é muita coincidência” que notícias sobre baixo rendimento de cotistas sejam divulgadas “uma semana depois de uma revista semanal dar capa dizendo que as cotas deram certo”. 

O secretário se refere à edição da revista Isto É, publicada no último dia 5 de abril, que traz na capa a reportagem intitulada “As cotas raciais deram certo”, com um balanço dos dez anos da política de cotas. Matéria publicada no último dia 28 pela Folha de S. Paulo informa que “universitários que ingressaram em instituições públicas federais por meio de ação afirmativa tiraram, em média, nota 9,3% menor que a dos demais na prova de conhecimentos específicos do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que avalia cursos superiores no país”. De acordo com o jornal, “os dados fazem parte de estudo recente” que analisou "o desempenho de 167.704 alunos que estavam concluindo a graduação”.

O titular da Sepromi argumenta que “as desigualdades não acabam quando as pessoas entram nas universidades”  e pondera que muitos estudantes cotistas enfrentam dificuldades para se manter na universidade, entre outros motivos porque “são alunos estudam e trabalham e vêm de famílias pobres”.  Segundo ele, o sistema de cotas “é novo e é incompleto” e precisa ser pensado numa perspectiva ampla que inclui o suporte para “permanência, manutenção e pós-permanência dessas pessoas nas universidades porque não é só entrar; é preciso dar condições para o bom desempenho”. Na avaliação de Elias Sampaio, há uma incoerência no raciocínio dos que criticam o sistema de cotas e o  contrapõe à meritocracia.

“As pessoas confundem mérito com privilégio”, afirma, ao questionar: “como alguém pode dizer que teve mérito em passar no vestibular se sempre teve condições para estudar nas melhores escolas, se alimentar bem, por que deixou para trás outra pessoa que não teve a menor condição e estaria disputando uma vaga em supostas condições de igualdade?”.  O secretário sustenta que “o sistema de cotas colocou em xeque as elites que se aproveitavam das estruturas públicas” e considera que o “grande desafio” do Estado brasileiro é “mitigar os séculos a fio de estrutura racista da sociedade, que impediu o acesso dessas pessoas ao ensino universitário”, diz, e conclui: “temos 10 anos de ações afirmativas e os países desenvolvidos têm 50”.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Prefeita de Jucuruçu homenageia todos seus funcionários




Dia do Trabalho

Paciência para as dificuldades tolerância para as diferencias, benevolência para os equívocos misericórdias para os erros. Perdão para as ofensas equilíbrios para os desejos. Sensatez para as escolhas sensibilidades para os olhos. Delicadezas para as palavras. Coragem para as provas. Fé para as conquistas e amor para todas as ocasiões.

 Fica aqui um forte abraço da prefeita de Jucuruçu Uberlândia Pereira.

Prefeitura municipal de Jucuruçu, unidos para reconstruir.

Bandido solto em Itamaraju amarra dinamite em corpo de gerente para assaltar banco




Na noite desta terça-feira (30) o programa Cidade Alerta, da Rede Record, exibiu uma reportagem que repercutiu nacionalmente, quando foi mostrado o gerente de um banco que teve barras de dinamites coladas ao corpo, como forma de torturá-lo e ameaçá-lo, enquanto os assaltantes roubavam dinheiro da agência bancária que o mesmo gerencia. A mulher e um genro do gerente também foram feitos reféns e os bandidos levaram uma alta quantia, que até agora não foi revelada. A cidade onde aconteceu o crime é Trindade, na região metropolitana de Goiânia-GO.

O que chamou a atenção da equipe do Teixeira News foi o nome do chefe da quadrilha que acaba de ser preso: Ismário Ferreira de Souza, hoje com 25 anos de idade, assassino confesso em Itamaraju. Ele assassinou a sangue frio em abril de 2012 o colhedor de café Sérgio Bruno Souza Costa, de 23 anos, no bairro Várzea Alegre e mesmo sendo preso três depois e confessado o crime, acabou deixando a prisão pela porta da frente

Entenda o caso


Em 22 de abril do ano passado, por volta das 22h, na avenida Vitória, casa de número 312, no bairro Várzea Alegre, região sul de Itamaraju, dois elementos desconhecidos, chegaram em uma moto, adentraram à residência e dispararam seis tiros à queima roupa no colhedor de café Sérgio Bruno Souza Costa, de 23 anos. O crime chocou a população da cidade na época, já que a vítima fora abatida tentando fugir dos assassinos e na presença da sua mãe, mantida na mira de uma arma de fogo por um dos criminosos.

O trabalhador rural Sérgio Bruno estava na sala assistindo televisão e ao notar a presença dos assassinos correu para um dormitório do imóvel buscando proteção, quando um dos criminosos arrombou a porta e mesmo diante dos pedidos desesperados da mãe do rapaz, o executou ali mesmo.

Três dias após o crime, policiais militares da Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (43ª CIPM), prenderam o homicida confesso que executou o jovem colhedor de café Sérgio Bruno Souza Costa, de 23 anos, com oito tiros de revólver calibre 38. O homicida foi identificado por Ismário Ferreira de Souza, de 24 anos. A polícia o encontrou na residência de sua namorada, cujo nome não foi revelado, no bairro Cristo Redentor, região oeste de Itamaraju. Na residência e bem ao lado do assassinado os policiais encontraram e apreenderam dois revólveres calibre 38, sendo um da marca Taurus e outro Rossi.

Mesmo tendo sido preso com dois revólveres e assumido o homicídio, Ismário deixou a Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju pela porta da frente

De acordo com o tenente Sidney Rodrigues, que comandou as diligências na época da prisão, o homicida era mesmo Itamarajuense, mas estava residindo até dias antes de sua prisão em Belo Horizonte-MG. O assassino tinha chegado à cidade trazendo consigo as armas e um carro Fiat Punto, de cor vermelha e placa clonada MSS-9608/Serra-ES., veículo que possuía restrição de furto. A verdadeira placa do automóvel era HNG-3278/Belo Horizonte-MG.


Comparsa e motivação

Na época da prisão do homicida a polícia ainda apurou que Ismário cometeu o crime com o auxílio de um comparsa conhecido por Bismarque, que também residiria no bairro Cristo Redentor, mas não foi localizado na ocasião. Bismarque seria o homem que apontou a arma contra a mãe da vítima, enquanto Ismário executava o jovem Sérgio Bruno.

Questionado na época em que foi preso sobre o que teria o levado a assassinar o colhedor de café, Ismário contou friamente que já conhecia a vítima desde quando teriam trabalhado juntos em Minas Gerais e os dois nunca teriam tido boa convivência. Na verdade a polícia descobriu que a execução tinha sido motivada por um suposto relacionamento amoroso que a vítima teria tido com a nova namorada do assassino.

Saída pela porta da frente

Assim que o homicida confesso chegou à Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL), na manhã de quarta-feira, dia 25 de abril de 2012, dois advogados itamarajuenses já estavam à sua espera e alegando que o cliente havia sido preso fora do período do flagrante, rapidamente conseguiram sua liberdade. Desde então o assassino confesso Ismário Ferreira de Souza, de 24 anos, natural de Itamaraju, desapareceu da região.

Preso e perigoso


Agora preso pela Polícia Civil de Goiânia-GO., a expectativa é que o itamarajuense Ismário Ferreira de Souza, 25 anos de idade, seja levado para um presídio de segurança máxima. Segundo o delegadoValdemir Pereira, titular de Trindade, o assaltante é perigoso e já vinha comandando assaltos a bancos há algum tempo.

Obama divulga presentes recebidos em 2011; Brasil deu o segundo mais caro

"Marat Sebastião" (2008), do artista plástico brasileiro Vik Muniz

O Departamento de Estado americano divulgou nesta semana uma lista de presentes recebidos pelo presidente Barack Obama de líderes estrangeiros no ano de 2011. Coube ao Brasil a segunda posição no ranking dos mais generosos, com uma fotografia do artista Vik Muniz intitulada "Marat (Sebastião)", avaliada em US$ 40 mil (R$ 80,1 mil), que faz releitura da obra "Marat Assassinado", de Jacques-Louis David. O "mimo" foi entregue a Obama pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e, de acordo com a legislação, deverá ser doado para um museu, onde permanecerá em exposição. O único que gastou mais foi o presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, que deu ao americano uma escultura de uma máscara azul avaliada em US$ 52.695 (R$ 105,5 mil). 

Entre os outros presentes brasileiros estão uma escultura de madeira em forma de globo, com o Brasil em destaque, feita pelo artista Eduardo Eleutério, além de vários agasalhos esportivos, incluindo o da seleção brasileira de futebol, o do Flamengo e o do Fluminense, destinados não só a Obama mas também à sua mulher, Michelle, e às filhas do casal, Sasha e Malia. Há ainda cópias das obras "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, "Casa Velha", de Machado de Assis. Outro presente que se destacada são duas caixinhas de joias dadas pela presidente Dilma Rousseff às filhas dos Obama, avaliadas em US$ 470 (R$ 941). Conforme a listagem, a justificativa do governo americano para receber os presentes é o fato de que a recusa "causaria constrangimento ao doador e ao governo". Da lista constam ainda mais camisas, canetas, esculturas e diversos tapetes. 

Trem de pouso de avião falha e assusta passageiros em aterrisagem no aeroporto de Salvador


Um avião da Gol que aterrissou na noite desta terça-feira (30) no Aeroporto Internacional de Salvador apresentou problema no trem de pouso e assustou os 174 passageiros que vinham de Brasília para a Bahia. De acordo com a Infraero, ao iniciar os procedimentos para a aterrissagem, o piloto da aeronave solicitou à torre de comando auxílio para um pouso de emergência após o equipamento apresentar problemas.

 De acordo com o órgão regulador do sistema aéreo brasileiro, apesar do susto, o aparelho funcionou após as tentativas do piloto e a aeronave tocou o solo normalmente. O desembarque dos passageiros também foi normal. A direção do terminal aeroportuário soteropolitano chegou a enviar equipes de resgate para aguardar o avião na pista. As causas da falha mecânica deverão ser investigadas. O aeroporto opera normalmente na noite desta terça (30).

Operadoras terão que oferecer internet 3G em zonas rurais baianas até 2015, diz ministro

Operadoras terão que oferecer internet 3G em zonas rurais baianas até 2015, diz ministro

Enquanto a internet alcançou, em abril, sua quarta geração em Salvador e nas demais cidades-sede da Copa das Confederações, outros 143 municípios baianos vivem constantemente offline. O contraste, gerado pela dificuldade ou inexistência de acesso à web em grande parte das zonas rurais do estado, deve, porém, ter fim – ou, pelo menos, se tornar menos gritante – em breve, segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Em entrevista , ele explicou que, de acordo com determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia, além de melhorar os serviços nas capitais, terão que investir em infraestrutura de internet móvel em áreas que, atualmente, não fazem parte dos mapas de cobertura. “As empresas não tinham a obrigação formal de cobrir essas localidades, mas chegamos em um ponto em que a web se tornou um serviço de caráter essencial.

Por isso, no leilão do 4G, cada empresa que adquiriu um lote para implementar planos da quarta geração no Brasil, ganhou, em todos os sentidos, a obrigação de levar internet às áreas rurais de todo o território nacional”, explicou. Ainda segundo ele, a medida, que deve ser cumprida entre janeiro de 2014 e dezembro de 2015, estabelece que as operadoras ofereçam, em pequenos municípios e distritos, redes de até 1MB com qualidade de conexão equivalente à tecnologia 3G. “Cada operadora será responsável por uma determinada área de cobertura. Na Bahia, será a Claro”, divulgou.
Outras teles, no entanto, já tem os olhos voltados para o interior do estado. A Vivo, por exemplo, estuda novas formas de instalar antenas de internet em cidades nas quais a legislação é restritiva quanto a alocação de estruturas convencionais. De acordo com o gerente de engenharia da companhia, José do Prado, é justamente o grande número de exigências das prefeituras de alguns municípios o maior entrave para o desenvolvimento da web fora dos centros urbanos.
“É um problema sério. Eles só liberam a instalação de antenas em terrenos muito grandes e, muita vezes, não há espaço, nem recursos para isso”, reclamou. Para resolver o problema, tramita no Congresso um projeto de lei que quer agilizar o processo de inclusão dos equipamentos com regras padronizadas que deverão valer em todas as cidades do Brasil. A chamada “Lei das Antenas” deve ser votada em maio.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Trabalhador rural de Jucuruçu está desaparecido há 21 dias


O produtor rural Osvaldo Ramos, 65 anos, morador da região da Farinha Lavada, interior do município de Jucuruçu, compareceu à Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL), onde registrou um boletim de ocorrência relatando que o trabalhador Valmir Nunes de Morais, 50 anos, que estava trabalhando em sua fazenda, desapareceu.

Osvaldo Ramos contou que o trabalhador rural estava trabalhando normalmente e desapareceu repentinamente. O trabalhador foi visto pela última vez na manhã da quinta-feira (11/04), por volta do meio-dia. Se alguém souber de alguma informação pode entrar em contato com a Polícia Militar através do telefone 190 ou a Polícia Civil, ligando no número de emergência 197.

Servidores do estado fazem protesto na Assembleia Legislativa da Bahia


Servidores públicos estaduais fazem uma manifestação na manhã desta terça-feira (30), em frente à Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Avenida Paralela. Segundo informações da Casa Legislativa, o funcionamento não foi alterado por conta do movimento. A mobilização é considerada pacífica. Há representantes de diversas categorias, entre elas os servidores do setor de saúde, que estão em paralisação de 24 horas nesta terça-feira. Os trabalhadores realizaram manifestação do lado de fora da Assembleia e depois se dirigiram para o saguão do plenário. 

Fórum de Habitação debaterá sustentabilidade do Programa Minha Casa, Minha Vida


O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social chega à sua 60ª edição este ano. O tradicional evento promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) será realizado no Hotel Nacional, em Brasília, entre os dias 15 e 17 de maio de 2013.

 Estão sendo convidados dirigentes e técnicos da área de habitação e desenvolvimento urbano de estados e municípios, autoridades do Governo Federal e representantes de bancos financiadores na área de habitação de interesse social para participar no evento.

 Já estão confirmados representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Banco Mundial (BIRD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esse ano serão debatidos temas como fontes de financiamento para obras e projetos de infraestrutura e habitação, sustentabilidade social do Programa Minha Casa Minha Vida e regularização fundiária.

 Para a oficina de regularização fudiária, foram convidados representantes do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades e o especialista na área de regularização fundiária, arquiteto Silvio Figueiredo.

Cigarros contrabandeados são incinerados pela polícia de Guaratinga

Material foi destruído em Guaratinga

A Polícia Civil incinerou quase 101 caixas de cigarro, na manhã desta segunda-feira (29), na zona rural de Guaratinga. Os cigarros, da marca Bill, foram apreendidos em uma operação da Polícia Militar em setembro do ano passado no povoado de São João do Sul.

Todo material contrabandeado, segundo a polícia, pertencia a Jadson Ferraz Aguilar, 46 anos, que está respondendo pelo crime em liberdade. O delegado Sinésio Junior e o investigador Agrimaldo Souza comandaram a ação, que foi escoltada pela PM.

O juiz de direito da Vara Única de Guaratinga, Rodrigo Quadros de Carvalho, acompanhou a incineração e, por fim, assinou o laudo de constatação de destruição do material apreendido.

PRF prende ex-presidiário suspeito de assaltar fazendas


Arlindo é acusado de roubar fazendas na região

A Polícia Rodoviária Federal prendeu Almerindo Oliveira os Santos, 22 anos, na tarde de segunda-feira (29), na BR-101, nas imediações da zona urbana de Itabela.

Almerindo, que é ex-presidiário, já foi preso por assalto, além de porte ilegal de armas e outros delitos.
De acordo com a polícia, ele é suspeito de roubar algumas fazendas no interior de Itabela e em Barra, distrito de Guaratinga, 

O ex-presidiário foi detido e encaminhado para a delegacia de Guaratinga, onde será reconhecido pelas vítimas dos assaltos.

Vereador compara discurso para proibir sacrifício de animais a nazismo

Vereador compara discurso para proibir sacrifício de animais a nazismo

O vereador Sílvio Humberto (PSB) criticou nesta terça-feira (30), em entrevista ao Bahia Notícias, o projeto de lei do colega de Câmara Marcell Moraes (PV), que pretende proibir o sacrifício de animais em rituais do candomblé, e considerou “arrogante” a forma como o texto foi apresentado na Casa nesta segunda (29). “Esse projeto ia passar sem ser discutido.

Cada vereador representa quase três milhões de habitantes de uma cidade considerada a capital da negritude. No mínimo, é preciso ouvir o contraditório, tentar aprender com o outro. Ele vivencia uma cidade negra, mas tem uma mentalidade dissociada”, argumentou. O socialista lembrou a escolha, na última quinta-feira (26), do nome da ialorixá Mãe Stella de Oxossi para integrar a Academia de Letras da Bahia. “É a essência do candomblé a defesa da natureza. 

Mãe Stella fala exatamente que não é do nosso interesse forçar alguém a crer em nossas verdades, mas ajudar a ampliar o conhecimento dos outros para que seus corações fiquem cada vez mais livres dos preconceitos”, comentou, ao pontuar que não está em discussão a diferença, mas o antagonismo. Sobre a possibilidade de substituição nas oferendas, o vereador alegou que seria o mesmo de abolir a cruz do catolicismo. ”A questão é que não se quer dar o tratamento de religião à matriz africana, que é considerada como seita.

É como tirar uma carta do castelo: cai tudo”, comparou. “Foi assim que essas práticas começaram na Alemanha, com um jogo de palavras. Um fala de sacrifício e outro de oferenda. Então, posso dizer que, se você come um aipim, você também está usando um ser vivo. São visões de mundo diferentes. O que me deixa indignado é a ignorância, a intolerância. E ele não está aberto para entender. Mas, se semeou o vento, agora vai colher todas as tempestades”, arrematou.

Procon fiscaliza Aeroporto de Salvador a partir desta terça

Procon fiscaliza Aeroporto de Salvador a partir desta terça

O Procon-BA fiscalizará a partir desta terça-feira (30) no Aeroporto de Salvador, para apurar se as empresas cumprem normas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Na Operação Linhas Aéreas, os fiscais do órgão vão vistoriar todas as companhias aéreas que funcionam no terminal até o domingo (5). A garantia do direito à informação sobre atraso de voos e o acesso aos consumidores com deficiência são algumas das questões a serem verificadas durante a ação.

 Segundo o superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Freire Soares, a fiscalização também fará uma pesquisa de opinião sobre os serviços prestados pelas companhias aéreas, com intuito de identificar quais são as principais reclamações dos clientes em relação ao serviço. Além do atendimento, poderão ser esclarecidas dúvidas com profissionais da área.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.