Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 4 de junho de 2016

Menino de 7 anos é abusado sexualmente por seis colegas de escola em Salvador



Durante brincadeiras, um menino de sete anos foi abusado sexualmente pelos próprios colegas em Salvador. A mãe da criança disse à polícia que o filho foi abusado por três crianças e três adolescentes, todos amigos de escola e vizinhos. "Tá difícil pra mim, tá muito difícil, ninguém pode imaginar como é que tá minha cabeça", contou para reportagem da Record Bahia.

Ainda segundo a mulher, os meninos chamavam a vítima para brincar de bola e, durante a brincadeira, ele era segurado pelos colegas e abusado. "Os meninos chamavam ele para brincar de bola, ele ia e chegava lá ele era segurado e os meninos usavam ele à força".

A criança passou por exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) e o resultado do laudo deve sair em até 30 dias. O menino está recebendo atendimento psicológico. 

O primeiro a receber a denúncia do caso foi Conselho Tutelar, que já ouviu as crianças e os adolescentes que teriam cometido os atos infracionais. Os pais deles também prestaram depoimento.

Para a conselheira tutelar, Andreia Borges, a maioria dessas crianças vive em situação de vulnerabilidade, já que elas ficam na rua e os pais, muitos deles trabalham, então essa crianças ficam soltas.

Prefeitura de Jucuruçu divulga programação oficial do São João 2016


S.JOAO


A Prefeitura Municipal de Jucuruçu divulgou programação oficial do ‘Arraiá do Progresso’, que acontece nos dias 17 e 18 de junho. De acordo com a prefeita Uberlândia Pereira, a festa promete ser a melhor da história cultural do município, pois contará com artistas aclamados pelos moradores de Jucuruçu e região.

No primeiro dia, sexta-feira, 17, sobem ao palco o vaqueiro apaixonado, Netinho do Forró, e a voz romântica, Pablo. No sábado, dia 18, o show fica por conta de Osnir Alves e Gilmar Caliman. O evento ainda conta com atrações regionais, quadrilha, pau de sebo, vila junina e a tradição da verdadeira festa junina do interior.

A prefeita Uberlândia Pereira disse que o evento está sendo realizado com responsabilidade de modo a não prejudicar as contas públicas. “A festa tem custo baixo, está sendo realizada em parceria com o Governo do Estado e não vai comprometer os investimentos nos demais setores públicos, muito menos comprometer o salário dos servidores.

A gestora ainda lembrou que a festa junina é uma tradição do município e é fundamental para economia do município. “Este evento atrai milhares de turistas da região, Minas Gerais e Espírito Santos, o que aquece nossa economia, alavanca nosso comércio formal e informal. Sem falar da importância cultural e folclórica do evento”, ressaltou./radar830

Acusado de estupro a neta tenta suicídio na prisão em Teixeira



Jesuíno Francisco Xavier 71 anos, preso em uma ação da Polícia Civil na tarde desta sexta-feira, 3 de junho no terminal rodoviário de Teixeira de Freitas, tentou se matar na carceragem da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior no início da noite.

Jesuíno possuía um mandado de prisão temporário expedido pela comarca de Anchieta no Espírito Santo, acusado de estupro de vulnerável. Crime cometido contra a neta de 9 anos, ocorreu há quatro dias.

Já em uma das celas da Coorpin, o idoso subiu na grade pulou na tentativa de tirar a própria vida, mas acabou se ferido apenas. Ele foi socorrido por uma unidade do Samu e encaminhado ao hospital municipal.

Depois de ser medicado ele retornou para delegacia de onde será recambiado para o Espírito Santo.

Assaltante faz família refém e morre em confronto com a PM



Um assalto ocorrido na noite desta sexta-feira, 3 de junho, resultou na morte de Railan Vieira de Jesus, 20 anos, baleado durante uma troca de tiros com o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), no bairro Monte Castelo em Teixeira de Freitas.

Railan e um comparsa que conseguiu fugir do cerco policial haviam invadido uma casa e promovido momentos de terror para uma família durante o assalto.


Quando recolhiam os bens das vítimas, um vizinho notou a movimentação estranha na casa e acionou a Polícia. Guarnições do Peto e da Cipe Mata Atlântica – Caema se deslocaram para o local da ocorrência e os criminosos bastante nervosos resolveram agredir as vítimas, uma delas chegou a entrar em luta corporal com um dos criminosos.

Depois de manter a família refém, os assaltantes tentaram fugir e Railan atirou contra a guarnição, os policiais revidaram e uma troca de tiros foi iniciada.

Railan foi baleado e o segundo assaltante fugiu e ainda não foi localizado. O alvejado foi socorrido ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Ele era contumaz no mundo do crime e já foi preso por prática de assalto, inclusive em Minas Gerais.


Na delegacia a Polícia apresentou um revólver calibre 38 com três munições deflagradas e um revólver calibre 22, usados pelos assaltantes, além de dinheiro e um celular que seria de uma das vítimas./sulbahianews

Câmara de Jucuruçu aprova moção de aplausos a Rádio Extremo Sul AM pelos seus 29 anos


pebinha

O aniversário de 29 anos da rádio Extremo Sul AM foi também lembrado pela Câmara Municipal de Jucuruçu, que nesta quinta-feira, dia 02 de junho, aprovou moção de aplausos e congratulação para emissora, em reconhecimento os relevantes serviços prestados a sociedade itamarajuense. A moção, proposta pelo vereador Pebinha Alves (PSB), foi aprovada por todos os parlamentares.

“A rádio Extremo Sul é o principal veículo de comunicação do município de Jucuruçu, através do qual nosso povo se informa. Está emissora presta um serviço de utilidade pública de altíssima importância aos jucuruçuenses, através de recados e divulgação de atividades culturais e sociais, por isso, esta emissora merece nossas mais elevadas homenagens”, afirmou Pebinha.

13321940_893117840813778_2861000644475991041_n

O vereador ainda enfatizou o trabalho que o diretor da emissora, Dalvadísio Lima, tem realizado a frente da empresa, ao longo dos últimos 12 anos. “Sobe a gestão de Dalvadísio Lima, a rádio Extremo Sul abriu as portas para o povo de Jucuruçu e criou uma relação de cumplicidade com este município. Somos muito gratos a ele, que tem realizado uma gestão exemplar a frente da rádio, tornando-a a maior emissora AM do interior da Bahia na atualidade”, concluiu./radar830

Conheça um pouco de uma das atrações que estará em Jucuruçu no dia 17 de junho "Netinho do Forró"





A vida de Netinho do Forró

Release

Quando ainda era criança, em companhia do seu pai, o saudoso "Seu Nonô" e da sua mão a querida Dona Valdira, Netinho do Forró no meio de seis irmãos já se destacava aboiando e correndo boi nas pistas de vaquejada.

Desde menino fincou raízes na música nordestina. Netinho do forró reside na cidade de Itororó na Bahia (ao lado de sua filha Carolzinha e do seu cachorro POP) mais conhecida como a terra da carne-de-sol que tem a festa mais famosa o Festsol de Itororó no período junino.


Conheceu mais tarde o meio artístico e cantou em tradicionais bandas de "Baile", quando surgiu a oportunidade de ser Back Vocal de Edgar Mão Branca. Um dos grandes passos de sua vida foi ter conhecido e trabalhado em parceria com Duda da Passira na Banda Brasil Forró.

Em 2003 resolveu seguir carreira solo onde emplacou seu primeiro sucesso, a música (Incerteza) do seu 1º CD "Caras". Vieram mais quatro CD's em carreira solo antes que ele resolvesse aceitar a sugestão de seus produtores (Pedro Bahia e Naldo Maia) e retornar as raízes fazendo um trabalho paralelo que recebeu o título: "Netinho do Forró Canta Cara Véa".

O resultado pode-se ver por onde Netinho do Forró passa e o povo enlouquece com suas músicas que falam ao coração de todos. Hoje Netinho já lançou o três DVD´S, gravados em: Ibicuí, Barra do Choça e Maracás.


Seu ultimo trabalho é o CD intitulado de Netinho do Forró Ao Vivo em Almenara-MG, o cantor já fez turnês em outros estados como: Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, onde na oportunidade fez grandes divulgações na rádio da Metrópole Brasileira onde seu trabalho é hoje exibido pelas mesmas.

E também se apresentou em alguns canais de televisão como: ForróBodó em Fortaleza por duas vezes, Canal Rural em São Paulo por duas vezes, chegando até o programa do Raul Gil, um dos grandes ícones da música popular brasileira, onde o artista pretende em um futuro bem próximo fazer tudo novamente representando mais ainda a sua terra natal, a sua região, o seu estado e as pessoas que tanto admiram o seu trabalho.


Netinho do Forró não se esquece em nenhum segundo da sua vida daqueles que sempre apostaram e acreditaram em seu talento (DEUS, família, amigos, parceiros e equipe) Vai Lorão meu patrão! Netinho voltou a escrever canções, não só para ele mais também para outros artistas que tem lhe dado mais conhecimento no meio artístico.


Exemplo da música Onze e meia de Netinho do Forró e Manoel Lisboa que se encontra hoje editada pela Som Livre. Isso significa que o cantor continua trabalhando e empolgado com tudo que esta acontecendo. Novidades virão.

Covardia: Homem é preso pela PM após esfaquear filhote de cachorro



Teixeira de Freitas: Na tarde desta sexta-feira, 03 de junho, policiais militares que compõem a Operação Romeu e Julieta se deslocaram até o Bairro Wilson Brito, onde populares detiveram um homem que, usando um punhal, esfaqueou um filhote cachorro. O mesmo foi identificado como sendo, Rogério de Jesus Nascimento, 28 anos de idade e que é morador de rua.


O mesmo recebeu voz de prisão e foi retirado do local, pois, populares tentavam linchar o mesmo. O morador de rua foi conduzido à sede da Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e será apresentado ao delegado William Telles. Em entrevista à nossa reportagem, Rogério relatou que atacou o filhote, pois, o mesmo havia comido parte de sua marmita. O mesmo ainda disse que o punhal usado no crime, ele tinha achado no lixo.


Mostrando frieza, o Rogério disse que o cachorro já havia comido da sua comida antes, e que "cresceu" pra cima do animalzinho e o furou para o mesmo parar de roubar comida. Rogério será ouvido ainda nesta sexta-feira, e deverá ser enquadrado por crime de maus tratos. O mesmo segue detido na carceragem da Delegacia Territorial. O filhote foi encaminhado por populares até uma clínica onde será submetido a procedimentos por um veterinário./LN

Família fica refém de criminosos em Teixeira: Um dos bandidos morre em confronto com a PM



Teixeira de Freitas: Na noite desta sexta-feira, 03 de Junho, uma família viveu momento de terror e horror no Bairro Monte Castelo, quando dois criminosos invadiram uma residência, e após anunciarem o assalto, fizeram a família refém. Os criminosos agrediram as vítimas, e pediam dinheiro e bens. Um vizinho notou a movimentação estranha e acionou a Central de Polícia Militar e, então, guarnições do PETO e da CAEMA se deslocaram até o local, onde montaram cerco. 


Ao notarem a chegada dos militares, os criminosos voltaram a agredir as vítimas e tentaram fugir. Um dos bandidos fugiu, já o outro armado, atirou contra os militares. Então, foi dado início a uma troca de tiros, seguido de perseguição, já que após efetuar os primeiros disparos, o segundo bandido tentou fugir. O mesmo voltou a atirar contra os militares, só que desta vez ele foi atingido. O criminoso foi socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas, não resistiu aos ferimentos e morreu.


O criminoso foi identificado como sendo, Railan Vieira de Jesus, 20 anos. Railan é um velho conhecido da polícia, e possui passagens na Delegacia de Teixeira de Freitas e também passagens no Espírito Santo, sendo que a última prisão aconteceu após o mesmo juntamente com 03 indivíduos realizarem um assalto em Minas Gerais. Segundo informações, uma das vítimas precisou ser encaminhada ao HMTF, já que sofreu agressões que causaram diversos ferimentos.


Os militares apresentaram as armas usadas pelos criminosos: 01 revólver Rossi, calibre 38, n° 25020, com 03 munições deflagradas e 01 revólver Rossi, calibre 22, n° 240606. Foi recuperado também a quantia de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e 01 celular Iphone Apple 6 da vítima. O corpo de Railan segue no HMTF, e o caso será registrado na sede da Delegacia de Polícia Civil, sob a responsabilidade do delegado plantonista, William Telles, que ficará a cargo dos trabalhos de investigação e levantamentos acerca do caso./Liberdadenews



Decepcionada, mulher mata homem por ter mentido sobre "tamanho do Bilau"



Para você que pensa que já viu de tudo, Janaína Costa Xavier lhe mostra que não você não viu nada. A manicure de 22 anos de idade, matou o jovem Gabriel Oliveira de 23 anos asfixiado por causa do tamanho do "Bilau" do rapaz.

  Em depoimento a polícia, Janaína  afirmou que conheceu o rapaz por um aplicativo de encontros. Porém segundo ela, o rapaz mentiu sobre o 'tamanho do peru'.

 Após ficar indignada com a situação, Janaína amarrou o rapaz pelos braços e depois o enforcou . Para o azar da moça, Gabriel havia avisado que ia se encontrar com uma moça na internet e deixou número e foto de Janaína com o irmão por segurança.

Foi isso que levou a polícia até Janaína que foi presa em flagrante. Na delegacia ela tirou sarro da situação. ''Peru pequeno pra mim é morte'' disse a acusa aos risos.

Jovem de 20 anos é atingido por vários tiros no bairro Jerusalém em Teixeira de Freitas



O que parecia o inicio de final de semana tranquilo se transformou em pesadelo para algumas famílias teixeirenses. No meio da tarde uma jovem de 24 anos, mãe de quatro filhos foi morta com duas facadas no peito, logo em seguida, no inicio da noite, uma família foi feita refém por dois bandidos, sendo que um morreu em troca de tiros coma polícia, pouco tempo depois, um jovem de apenas 20 anos foi baleado várias vezes no bairro Jerusalém em Teixeira de Freitas.


Edilson Costa Moreira, 21 anos, morador da Avenida Pedro Álvares dos Santos, bairro Jerusalém em Teixeira de Freitas, deu entrada no hospital municipal depois se ter disso baleado várias vezes no bairro Jerusalém onde vive com a família.


Segundo ia mãe do jovem, seu filho terminou de jantar, perguntou se ela tinha algum dinheiro para arrumar para ele e em seguida montou em sua motocicleta e saiu, logo em seguida foram ouvidos vários tiros e para seu desespero uma vizinha veio avisar que a vítima tinha sido seu filho.


Edilson foi socorrido por amigos e familiares para o hospital municipal aonde chegou ainda consciente, apesar de seu estado ser muito grave, já que segundo informações, ele levou dois tiros na cabeça e vários tiros na região do ombro, tórax e braço. O jovem foi levado para o Bloco Cirúrgico onde passa por cirurgia, seu estado de saúde é considerado gravíssimo./bahiaextremosul

sexta-feira, 3 de junho de 2016

1° Pelotão prende acusado de ter sequestrado e esfaqueado mototaxista em Teixeira



Teixeira: Na tarde desta sexta-feira, 03 de Junho, policiais militares lotados na 87ª CIPM prenderam o principal suspeito de ter sequestrado, roubado e esfaqueado o mototaxista de número 90 na última quinta-feira (02). O indivíduo foi encontrado na Rua Visconde de Mauá no Centro e foi identificado como sendo Willio Santos de Souza, 26 anos de idade, e que disse residir na Rua Medeiros Neto no Bairro Teixeirinha.

O mesmo recebeu voz de prisão, e durante questionamentos confessou para os militares que foi ele o autor do crime contra o mototaxista. Ele foi imediatamente colocado na viatura e levado à Delegacia de Polícia Civil onde o caso foi registrado e será apresentado ao delegado Dr William Telles. Nossa equipe de reportagem esteve na delegacia e com exclusividade acompanhou a chegada do acusado. Questionamos sobre o crime, mas o mesmo ficou em silêncio. Muitos mototaxistas se deslocaram para a Delegacia Territorial, onde pediram Justiça.


A maior preocupação da polícia seria que o acusado fosse encontrado primeiro pelos mototaxistas, e devido a revolta pelo crime contra o colega, o mesmo poderia ser linchado. O mototaxista passou por cirurgia e encontrar-se internado no HMTF e segundo informações o seu estado de saúde é instável./Liberdadenews 



Mulher esfaqueada no Liberdade morre no hospital



Uma mulher ainda não identificada morreu no início da tarde desta sexta-feira, 3 de junho, depois de ter sido esfaqueada no bairro Liberdade em Teixeira de Freitas.

De acordo com as primeiras informações obtidas, a vítima estava passando pela rua quando foi surpreendido pelo criminoso que desferiu os golpes de faca.

Ela foi socorrida por populares e encaminhada ao hospital, mas não resistiu e morreu pouco tempo depois no bloco cirúrgico.

A Polícia Militar faz buscas para tentar localizar o acusado./SBN

Capixaba preso por estupro, diz que menina era “discaradinha”



Jesuíno Francisco Xavier de 71 anos, foi preso pela Polícia Civil de Teixeira de Freitas, na tarde desta sexta-feira, 3 de junho.

Ele possuía um mandado de prisão temporária expedido pela Comarca de Anchieta no Espírito Santo, acusado de estupro de vulnerável, crime ocorrido, há pelo menos 4 dias atrás.

Segundo informações, ele teria mexido, bulinado com os dedos nas partes íntimas da neta de 9 anos, enquanto eles estavam dentro de uma van que faz o transporte entre Anchieta e um bairro periférico.

Depois de descobrir que estava sendo investigado e poderia ser preso, Jesuíno fugiu para Vitória e depois veio para Teixeira de Freitas e daqui estava indo para Itabuna, onde pretendia se esconder na casa dos parentes.

Ele foi encaminhado para a sede da 8ª Coorpin, aonde chegou a dizer que a menina era “descaradinha”. O acusado permanece preso a disposição da justiça do Espirito Santo./sulbahianews 

João Bosco faz contrato milionário com empresa de Salvador


nota a0


A empresa Consócio TF-Luz ganhou uma licitação para prestar serviço a Prefeitura de Teixeira de Freitas,  atual gestão de João Bosco.

O mais estranho dessa prestação de serviço são os números do valor de R$ 1.843.601,24,  a empresa contratada para reposição de lâmpadas tem sede na cidade de Salvador Capital da Bahia.

Situada na Rua Rubens Guelli 134  sala 01, Itaigara, em um edifício com diversas salas comerciais, o que chama atenção é o fato da gestão de  João Bosco contratar uma empresa  que fica á  811 km da sede de Teixeira de Freitas.

Enquanto muitos moradores Teixeirenses pagam pelo serviço através da TIP Taxa de Iluminação Pública,  tem reclamado da falta de eficiência do serviço prestado pela TF-luz, deixando Ruas escuras Praças.

TF-Luz tem recebido rigorosamente em dia conforme nota fiscal aqui publicada pelo site Opovonews, em um desse documentos podemos perceber que os impostos são recolhidos pela Prefeitura de Salvador.

nota fiscal

Fica clara á demonstração que á gestão João Bosco não tem compromisso com o comércio, fica a pergunta? Em Teixeira de Freitas não tem empresas capazes de prestar esse serviço? Que o Ministério Público é Câmara de Vereadores aguardamos que apure e fiscalize os gastos do Município./Opovonews



Mulher é agredida a pedradas por está ouvindo músicas evangélicas


musicas

No início da noite desta quinta-feira, dia 2 de junho, deu entrada no pronto socorro do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), Eliane Conceição da Silva, de 25 anos, moradora do Sítio Boa Vista, no povoado de Pouso Alegre, interior do município, que por volta das 17h30, fora atingida por uma pedrada na cabeça, que teria sido arremessada por uma mulher de prenome Viviane, esposa de Daniel de Tal. Os dois acusados supostamente não estariam aceitando que a vítima e o seu esposo Ademilton Nascimento da Conceição, também de 25 anos, ouvissem músicas evangélicas.

A revolta inicial, segundo a vítima, se deu pelo fato de Viviane e Daniel se revoltarem com volume do equipamento sonoro, quando o marido apossou-se de um facão e a mulher uma pedra e ambos partiram para a agressão. Não contente com os xingamentos, segundo Eliane, Viviane apossou-se da pedra e arremessou-a contra sua cabeça, provocando um corte e sangramento.

Ainda na noite desta quinta, dia 2, o casal agredido procurou a Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas (DEPOL), onde formalizou uma ocorrência policial. Os acusados serão convocados a depor nos próximos dias. Eliane e Daniel alegam que apenas estavam ouvindo os louvores e num horário, final de tarde, que não explicaria a tamanha violência dos vizinhos, também moradores de Pouso Alegre.//Opovonews

Prefeito de Medeiros Neto é multado por irregularidades em contratação de limpeza pública



O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (02), multou em R$ 15 mil o prefeito de Medeiros Neto, Nilson Vilas Boas Costa, por irregularidades na contratação da empresa Pietra Soluções e Engenharia para prestação de serviços de limpeza pública, no valor total de R$1.944.568,69, no exercício de 2014.
  
O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, apurou a existência de irregularidades nas contratações realizadas para o preenchimento do cargo de Auxilio de Serviços Gerais(Gari), no valor total de R$1.719.237,10, e de prestadores de serviço, no montante de R$225.331,59, já que não existia qualquer motivação para contratação de tais servidores sem a realização do devido concurso público.
  
Também foram registradas a ausência de indicação do responsável pelo acompanhamento e fiscalização do contrato e de planilhas de medições, além da não publicação do certame em jornal de grande circulação. Cabe recurso da decisão./medeirosdiadia

Só vai parar no dia em que alguém morrer!: Telhado de sala de aula desaba no município de Alcobaça


Só vai parar no dia em que alguém morrer!: Telhado de sala de aula desaba no município de Alcobaça

Não é de agora que as escolas públicas do município de Alcobaça apresentam problemas, como falta total de estrutura, instalações sanitárias precárias, alguns prédios improvisados e impróprios para o aprendizado e telhados desabando. O último desabamento aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira, dia 3 de junho, numa das salas da Escola Municipal Cecília Caíres, no povoado de Canta Galo, que fica às margens da rodovia BA-290.

Segundo moradores próximos, durante a madrugada foi ouvido um estrondo e quando alguns saíram pra conferir o que havia acontecido, perceberam que o telhado havia caído, juntamente com uma das paredes da escola, que abriga cerca de 120 alunos divididos nos turnos matutino e vespertino.

telhad

De acordo com a diretoria da escola a Secretaria Municipal de Educação já tinha sido comunicada sobre o risco de desabamento desde segunda-feira, dia 30 de maio, mas até o momento ninguém apareceu para resolver o problema.


Denúncias dão conta que a última reforma no colégio foi feita em 2011 e mesmo diante da insistência dos país, alunos e professores, o prefeito Bernando Olívio (PSL), sequer mandou um representante seu acompanhar a situação do prédio. “Infelizmente não tinha nenhum aluno aqui, pois caso contrário, poderia ter acontecido uma tragédia”, desabafou uma professora que preferiu não ter o nome divulgado pela reportagem com medo de represália./TN

Mototaxista é assassinado a tiros no terminal rodoviário de Eunápolis


  


Eunápolis – Na tarde desta quinta-feira (02), o moto taxista Valmir Ferreira de Souza de 50 anos foi assassinado a tiros no Terminal Rodoviário, onde o mesmo trabalhava há cerca de 18 anos.

Segundo as informações, Valmir foi surpreendido pelo atirador que estava a pé e após praticar o crime uma outra pessoa estava lhe aguardando para dar a fuga em uma motocicleta.


Os familiares e colegas de profissão presentes no local testemunham que Valmir era homem pacato, de bom procedimento e morador da Rua Lua Nova, no Bairro Moises Reis.

A polícia trabalha nas investigações do crime./AtlanticaNews

Vendedor sofre infarto e é socorrido ao HMTF: Vítima não resiste e morre



Teixeira de Freitas: Nesta quinta-feira, 02 de junho, familiares do vendedor Luiz Ferreira de Oliveira, 53 anos de idade, natural de Parambu/CE, e que residia em Teixeira de Freitas, procuraram a sede da Delegacia de Polícia Civil, onde comunicaram e registraram o falecimento do mesmo.

Segundo informações dos familiares, Luiz passou mal em casa e foi socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas, não resistiu e morreu. A principal suspeita foi que a vítima tenha sofrido um infarto. A morte foi informada à delegada plantonista, Rina Andrade, que emitiu guia de remoção.

O corpo de Luiz foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde foi submetido a exames de necropsia para confirmar se realmente foi infarto a causa da morte. Após procedimentos, o corpo será liberado para velório e sepulto./Liberdadenews


Prefeitura de Mucuri é penalizada com multa diária de 20 mil pelo MP



O prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa,  por não cumprir uma decisão judicial que determinou que o município assumisse a responsabilidade quanto ao acolhimento de crianças em área de risco, como determina a Lei da Criança e do Adolescente, foi  penalizado com multa diária de R$ 10.000 (dez mil reais).

O tempo passou e nenhuma providência quando a construção do abrigo para criança sob responsabilidade do Conselho Tutelar foi tomada. O Ministério Público então moveu uma ação contra o município que agora tem prazo determinado para cumprir as exigências legais, sob pena de ter que pagar multa diária de R$ 20. 000 mil reais.

Na ação movida pelo Ministério Público da Bahia contra o município de Mucuri em audiência que aconteceu na Vara Crime Júri e Execuções Penais da Infância e Juventude no último dia 23 de maio, o juiz de direito Felipe Remonato decidiu que; 1- Determinar ao município de Mucuri que no prazo de 90 dias, elabore um projeto de instalação e um projeto de funcionamento de entidade de acolhimento institucional, nos termos no requerido no ítem IV, número 3, a, da exordial;

2- Determinar ao Município de Mucuri no prazo de 120 dias, a elaboração de projeto de Estatuto e Regimento Interno do abrigo em questão, nos termos do postulado pelo Ministério Público no ítem IV, número 3, b, da petição inicial;

3- 3- Determinar ao Município de Mucuri no prazo de 180 dias, a implantação e efetivo funcionamento da entidade de acolhimento institucional, de acordo com as normas constitucionais e legais, expostas na presente decisão e na petição inicial.

4- Para caso de descumprimento, com fundamento no art. 11 da Lei nº 7347/85, fixo multa diária de R$ 20.000 (vinte mil reais), direcionada ao ente estatal e pessoalmente às autoridades ou agentes responsáveis pelo cumprimento dessa determinação judicial (STJ, Resp. 1.111.562), sem prejuízo da adoção de outras medidas (art. 461, § 5º do CPC c/c art. 19 da Lei nº 7347/85).

Após, intime-se o MP para se manifestar sobre os documentos apresentados pelo requerido, na forma dos arts. 327 e 398 do CPC./bahiaextremosul

O "drama" da seca no Norte de Minas e no Vale do “Jequitinhonha” é muito mais sério que você imagina


Varias cidades vivem o caos da falta d'água



Araçuaí, Itinga e Salinas. Com baldes no lombo da mula e chapéu para proteger do sol, o lavrador Juarez Batista Santos, 52, enfrenta uma caminhada de duas horas em busca de água em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. No trajeto, rios secos, plantações esturricadas pelo sol e o gado magro. É assim todos os anos, mas, em 2016, a rotina do sertanejo do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha começou em maio, três meses antes do habitual.

O prognóstico é sombrio. Pelos sinais do tempo, a temporada de seca deverá ser a pior já registrada. Ao todo, 102 cidades, todas no Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte, já decretaram situação de emergência no Estado por causa da estiagem. A tendência é que esse número cresça até outubro.

A última vez que as cidades dessas regiões tiveram chuvas significativas foi em janeiro, e a previsão é que isso só volte a ocorrer a partir de outubro. Nos municípios visitados pela reportagem de O TEMPO, Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha, e em Salinas, no Norte de Minas, de outubro a janeiro, choveu pouco, muito pouco.

Em Araçuaí, o volume foi de 400 milímetros, metade da média histórica. Na feira semanal da cidade, é visível o resultado da estiagem. Faltam as frutas e as verduras fornecidas pelos pequenos produtores. Próximo às porteiras das estradas de terra, o gado mingua. Todos os dias, um caminhão leva parte do rebanho da cidade, vendido para fazendeiros de municípios vizinhos.

Das nove vacas do lavrador Juarez Santos, restaram apenas duas. A falta de pasto e de água o deixou sem opção. Caso não negociasse os animais, eles morreriam. "Caminho diariamente duas horas para trazer a água para as vacas", conta. Ele é um dos 12,5 mil habitantes da zona rural de Araçuaí. Nascido na comunidade de Aguarda Nova, Santos nunca tinha visto estiagem tão intensa. "O que estamos sofrendo em maio só acontece em agosto".

Em Itinga, a 635 km da capital, a situação se repete. Eram esperados 740 milímetros de chuva para a região, mas o volume não passou dos 300, e a seca assola os 6.554 habitantes da zona rural da cidade. Em Salinas, choveram 500 milímetros, muito aquém dos 800 milímetros esperados.

De acordo com o meteorologista Jorge Moreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período chuvoso deveria ir até março, mas, neste ano, foi só até janeiro. Ele explica que as regiões sofrem com a seca por causa da circulação dos ventos, que impedem a formação de nuvens e, consequentemente, das chuvas. "O ar quente precisa subir para formar as nuvens e, nessas regiões, o ar aquecido permanece em baixa altitude", explica. Segundo ele, a seca deve se agravar nos próximos meses.

SEM ÁGUA

Rios secam pela primeira vez aos 62 anos, foi a primeira vez que a dona de casa Virgínia Santos viu o rio Gravatá sem água, em abril deste ano. Ela mora na comunidade de São João Setubal, na zona rural de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Com o susto de ver o rio vazio, Virgínia reza todos os dias à Nossa Senhora, pedindo que a época das águas volte.

Das nove vacas do lavrador Juarez Santos, restaram apenas duas. 


Neste mês, a prece teve resultados para ela, porém, a chuva não foi suficiente para tornar o rio caudaloso. A passarela de madeira, a 5 m de altura do filete de água, revela a gravidade do problema. "Não dá para levar a água para casa nem para lavar a roupa mais", lamenta Virgínia. A filha dela, a dona de casa Leni Câmara, 34, também lamenta a falta d’água. "A gente faz até penitência, carregando pedras nos morros, para ver se a chuva vem", disse. Na mesma cidade, o rio Piauí também secou.

Os moradores de Itinga, também no Vale do Jequitinhonha, lamentam ver o rio Jequitinhonha, principal da cidade, cada dia mais assoreado, e o Teixeirinha, seco. "Me lembro do rio desde criança. É triste vê-lo sem água", disse Miguel Sobrinho, 34.


Em Salinas, no Norte de Minas, os rios Mumbuca e do Saco e outros pequenos córregos também secaram. Na cidade, assim como em Araçuaí, também houve chuvas isoladas, com volume de 6 milímetros, o que não foi suficiente para encher os rios. "Nós precisamos de chuvas mais volumosas para que os rios voltem a correr", explicou o coordenador da Defesa Civil da cidade, Jairo dos Santos./ Diário do Jequi

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Líder da oposição fica de boca aberta ao denunciar propaganda do governo do estado


Lembrando que a propaganda veiculada nas redes se refere o trecho de asfalto de Jucuruçu à Nova Alegria, que se encontra concluída 


O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Sandro Régis (DEM) acusa o governo do estado de propaganda enganosa ao divulgar em redes de TV a "estrada nova" que liga os municípios de Jucuruçu e Itamaraju. Conforme o parlamentar, a rodovia que liga os dois municípios (BA-284) tem 100 quilômetros de extensão e “até o momento foram asfaltados apenas 36 quilômetros”.

" É inadmissível que esse governo gaste os recursos públicos em publicidades milionárias, anunciando obras inacabadas como se estivessem concluídas. Isso é um desrespeito à população", criticou Régis.

Segundo ele, o asfaltamento da BA-284 foi prometida pelo governo desde 2013 e até agora não foi concluído. Desde que foram iniciadas, conforme relatos dos moradores da região, as obras foram, inclusive, interrompidas diversas vezes gerando riscos e transtornos aos motoristas que trafegam pela estrada.

O deputado pontuou ainda que em 2015 o governo de Rui Costa investiu mais em publicidade do que em saúde, educação e segurança. Segundo dados, foram gastos R$ 62,5 milhões em propaganda, enquanto em saúde o governo aplicou apenas R$ 40,8 milhões, em educação R$ 35,7 milhões e em segurança pública, R$ 42,2 milhões. "A pergunta que fica é: qual a prioridade desse governo com a população", indagou.


“A obra que liga Jucuruçu ao Distrito de Nova Alegria (em Itamaraju), com 36,4km de extensão, foi inaugurada em dezembro de 2015. Este trecho está em boa condição de trafegabilidade e corresponde a primeira etapa da obra, que irá restaurar cerca de 100 km da BA-284”.

Presidente da Câmara de Teixeira de Freitas promove farra das diárias em momento de crise econômica



O Presidente da  Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, senhor  Tomires Barbosa Monteiro, tem promovido uma verdadeira farra com as diárias, indiferente da Lei de responsabilidade fiscal.

As diárias atendem assessores e seus auxiliares, em 2015 quando assumiu á presidência foram gastos na ordem de R$ 58.806,80( Cinquenta e oito mil oitocentos e seis reias e oitenta centavos) já em apenas o primeiro semestre desta ano de 2016 já foi torrado R$ 17.719,35( dezessete mil setecentos e dezenove reais e trinta e cinco centavos).

camara 1

As diárias, que possui valores  entre R$ 01, 02, 03, e 04  mil reais, tem fato em comum preocupante o momento em nossa cidade vive a crise em que muitos estão desempregados o Presidente não demonstra preocupação com o atual cenário diante dos gastos.

diarias 0

Documentos aqui comprovam que o senhor  Miro torrou R$ 19.200,00 (Dezenove mil e duzentos reias) com suas diárias pessoais em seus passeios e viagens.

camara 04

Enquanto muitos munícipes de Teixeira de Freitas tem contribuído com impostos e até mesmo feto sua economia  á Câmara de Vereadores da um péssimo exemplo de respeito ao dinheiro público, a nossa equipe tentou contato com o Presidente mais foi informado que o mesmo estava em reunião./Opovonews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.