Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 29 de abril de 2023

43ª CIPM apreende arma de fogo e droga, Itamaraju


No início da noite de sexta-feira (28), a 43ªCIPM recebeu a denúncia de que um indivíduo, que havia evadido de uma ação policial no período da tarde, na qual o seu irmão e comparsa fora preso com um farta quantidade de droga conhecida como maconha, bairro São Bernado, em Itamaraju, ainda estaria na localidade, homiziado em uma residência. 

De posse das informações, guarnições de serviço da unidade dirigiram-se ao local, fazendo o cerco ao imóvel, oportunidade em que foram recebidas por disparos de arma de fogo efetuados pelo suspeito. Os militares, então, revidaram a injusta agressão e alvejaram o autor, que foi socorrido ao Hospital Municipal de Itamaraju, onde veio a óbito. 

No interior do imóvel os policiais militares apreenderam dois tabletes de maconha prensada, pesando 2.200 kg, e 01 revólver da marca Smith Wesson, calibre 32, com estojos de munições deflagradas, além de munições picotadas. 

Todo o material apreendido foi apresentado à Corregedoria Setorial da 43ªCIPM, onde foi lavrado o auto de oposição à intervenção policial. O comando da unidade instaurarará inquérito policial militar para apurar as circunstâncias da morte decorrente da oposição à ação policial, o qual será encaminhado ao Ministério Público./43ª CIPM

Argentino atropelado no Brasil volta a ter contato com família após 4 anos


Sem qualquer tipo de contato com a família há quatro anos, o argentino Ivan Perez reencontrou a irmã por videochamada nesta sexta-feira (28/4). Ele está internado no Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), em Cariacica, no Espírito Santo, depois de ser atropelado por um motociclista em 15 de março, em Vila Velha, e ficar gravemente ferido. 

Desde o acidente, o rapaz, com idade estimada entre 30 e 35 anos, não consegue falar, e sua identidade era até então desconhecida, já que, quando foi socorrido, estava sem documentos. 

A descoberta de quem era o paciente e a retomada de contato com a família – divulgadas pelo Heac – aconteceram em decorrência da grande repercussão do caso nas redes sociais, mas o hospital não deu mais detalhes. 

No dia do atropelamento, Ivan recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória. Em 13 de abril, ele foi transferido para a referida unidade hospitalar em Cariacica, onde profissionais de saúde se mobilizaram para identificar o paciente. 

Segundo informado pela psicóloga do Heac, Mirella Vallandro, o homem chegou à unidade com traumatismo craniano e insuficiência respiratória. “Ele também apresentava rebaixamento do nível de consciência e, atualmente, não faz nenhum tipo de comunicação com os profissionais, dependendo do uso de sonda para se alimentar”, explica. 

Tatuagens 

Além da divulgação do caso em redes sociais, a forma de tentar identificar o paciente era por meio das tatuagens que ele possui relacionadas com o universo da ufologia – que trata do estudo e investigação de objetos voadores não identificados. 

Segundo apurado pelo portal local A Gazeta, a irmã de Ivan disse que a família já se prepara para vir ao Brasil. A previsão é que os parentes cheguem até terça-feira (2/5). Ainda conforme o portal, as tatuagens, de fato, foram fundamentais na confirmação da identidade do paciente./Nacional

Matéria relacionada:

Mistério resolvido: paciente “sem nome” internado no ES é argentino.

Homem morre após confronto com a Polícia Militar em bairro de Itamaraju


Otávio de Jesus Santos, o “neguim”, foi morto a tiros após entrar em confronto com a Polícia Militar (43ª CIPM) no Bairro São Bernardo em Itamaraju. 

O confronto ocorreu na noite desta sexta-feira 28, quando Otávio caminhava pela rua com seu irmão Paulo Henrique Santos Gomes, de 21 anos, que de segundo a polícia, transportava drogas em uma sacola. 

Com a aproximação da guarnição, Paulo abandonou o irmão e conseguiu fugir. Na sequência a PM fechou o cerco em torno de “neguim” que resistiu a prisão e acabou sendo baleado. 

O suspeito foi encaminhado para o hospital municipal da cidade onde recebeu atendimento médico, mas acabou não resistindo aos ferimentos e veio óbito logo em seguida./sigaanoticia

Motociclista morre após colidir com caminhão parado na BR 101 em Teixeira: Vítima chegou a ser socorrido ao HMTF

Teixeira de Freitas: Um acidente vitimou fatalmente um jovem de 21 anos, no início da noite desta sexta-feira, 28 de abril, na BR-101, no município de Teixeira de Freitas. A vítima foi identificada como sendo, Leandro Pereira Cardoso, mais conhecido por "Léo", morador Bairro Novo, no distrito de Santo Antônio. 

Segundo informações, "Léo" trafegava na via, conduzindo uma motocicleta, sentido a Teixeira de Freitas, momento em que colidiu, na parte traseira de um veículo caçamba, que estava parada na via. Populares que passavam pelo local prestaram socorro à vítima, para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), e o jovem foi direto para o Centro Cirúrgico. Não há informações sobre características e placa do caminhão. 

Devido à gravidade dos ferimentos, o jovem não suportou os ferimentos e veio a óbito na Unidade Hospitalar. O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal, onde será necropsiado na manhã deste sábado (29). Após procedimentos de praxe, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Prefeito de Santa Cruz Cabrália anuncia cancelamento do Tonhão devido aos estragos causados pelas chuvas

Segundo o prefeito, não há clima para festas diante do cenário de destruição e do sofrimento de tantas famílias

Em razão dos grandes estragos provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, anunciou o cancelamento do Tonhão, festa junina que estava programada para os dias 2 e 3 de junho. O decreto do cancelamento será publicado no diário oficial do município desta sexta-feira (28). 

Segundo o prefeito, não há clima para festas diante do cenário de destruição e do sofrimento de tantas famílias. A cidade está em situação de emergência e soma milhares de pessoas desalojadas, além de importantes danos à infraestrutura. 

CONTRATOS DO TONHÃO – O Tonhão é tradicionalmente o evento que abre o calendário de festejos juninos na Bahia. Recentemente, o evento havia sido lançado em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. 

O Tonhão teria como atrações musicais nomes como Mano Walter, Rai Saia Rodada, Pablo, Thiago Aquino, Mastruz com Leite, Cacau com Leite, Kaio Oliveira e 100 Parea. 

O decreto do cancelamento será publicado no diário oficial do município desta sexta-feira (28)

O decreto do cancelamento será publicado no diário oficial do município desta sexta-feira (28). De acordo com Agnelo, a prefeitura já havia pago cerca de 50% dos cachês das bandas. Com o cancelamento do evento, a devolução do percentual pago vai depender da boa vontade das bandas que já receberam. 

RECURSOS – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, aprovou, na quinta-feira (27), o repasse de R$ 2,32 milhões para assistência humanitária em Santa Cruz Cabrália. Os recursos serão repassados em breve e têm como objetivo o atendimento à população afetada pelas chuvas. 

A situação de emergência na cidade de Santa Cruz Cabrália foi reconhecida pelo governo federal na quarta-feira (26). Com a medida, o município pode solicitar recursos federais para assistência à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e, em um segundo momento, reconstrução de infraestrutura e moradias atingidas pelo desastre. 

Prefeitura já havia pago cerca de 50% dos cachês das bandas 

“Estamos trabalhando desde o primeiro momento nas ações de resposta de defesa civil. Estive pessoalmente em Santa Cruz Cabrália com o prefeito na segunda-feira (24) e sobrevoamos a área atingida. Reconhecemos a situação de emergência e aprovamos o primeiro plano de ajuda humanitária. 

Os demais planos serão feitos em duas mãos pelas defesas civis nacional e municipal, para haver uma agilidade no processo de aprovação e restabelecer a normalidade na vida dos moradores da região”, afirmou o ministro Waldez Góes. 

Prefeitura já havia pago cerca de 50% dos cachês das bandas

Também nesta sexta-feira (28), o governo do Estado entregou uma nova viatura para a Polícia Militar da cidade, pois a que estava em uso foi submersa pela inundação causada pelas chuvas.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

87º CIPM: Policiais do PETO prendem 3 suspeitos envolvidos no homicídio do Cigano “Dione” em uma resposta rápida ao crime; delegado Manoel Adreetta flagranteou os apresentados pelo envolvimento no crime

 



87º CIPM: Policiais do PETO prendem 3 suspeitos envolvidos no homicídio do Cigano “Dione” em uma resposta rápida ao crime; delegado Manoel Adreetta flagranteou os apresentados pelo envolvimento no crime 

Policiais do PETO da 87º CIPM de Teixeira de Freitas em uma ação continuada após o crime de homicídio que tirou a vida do Cigano, Dione Pereira da Silva, conhecido como “Dhone Cigano”, na área Central da cidade, ocorrido no final da manhã desta quinta-feira, 27 de abril, culminou na prisão de três suspeitos no envolvimento no crime que chamou atenção pela ousadia na execução do crime. Segundo informações os PM’s em troca de informações com a Polícia Civil e de outras fontes, conseguiram chegar ao primeiro suspeitos, no inicio da noite desta mesma data (quinta-feira), identificado como, Rafael Santos de Oliveira, 21 anos, na Avenida Almirante Barroso, no bairro Nova Teixeira, momento que foi abordado em uma motocicleta modelo Honda/CG, cor vermelhar, placa MTK 9106, que estava com uma determinada quantidade de drogas, sendo uma porção de substância tipo maconha, e 72 pedras de crack, e o valor de R$ 561,00. Que ao ser indagado sob o crime, ele acabou confessando que teria pilotado a motocicleta utilizada no crime, para que o compassa pudesse executar a vítima (Dhone Cigano), e que o crime teria sido encomendado por outros Ciganos pela vingança da morte do Cigano, Deolan Pereira da Silva, “O Del Cigano” ocorrido no na data do dia 14 do corrente mês, na porta de um lava jato também nesta cidade. 

Vítima: Dhone Cigano

 A morte da vítima “Dhone Cigano”, teria sido contratada pelo valor de 15 mil reais, que teria sido pago via PIX, aos seus superiores na hierarquia do grupo criminoso, contratados para executar a vítima, e que a arma estaria com outra pessoa de nome, Rones Ribeiro dos Santos, 32 anos, que foi localizado posteriormente de posse da referida arma, tipo pistola modelo PT/840, de calibre .40, municiada com 10 cartuchos intactos, além de está com outros 9 cartuchos intactos de calibre .380, sendo ele também preso. Na diligência continuada, foi encontrado ainda um terceiro envolvido, sendo que este teria sido o olheiro, que ficou seguindo a vítima e informando para os demais comparsas o melhor momento para executar o crime, sendo identificado como, Roney Lima de Oliveira, 26 anos, que teria confirmado para os policiais a sua referida participação nos moldes operante do crime. 

Os Policiais Militares ainda localizaram o veículo da vítima, de modelo Toyota/Hilux, cor preta, placa RPF 0B10, que não teria sido entregue para Polícia Civil. Os suspeitos e os demais materiais relacionados na ocorrência foram conduzidos e apresentados na delegacia Territorial, para equipe do delegado de plantão, Dr. Manoel Andeetta, que deu prosseguimento nos trabalhos de apuração, solicitando de imediato ao Departamento de Polícia Técnica – DPT, uma pericia no veiculo, na tentativa de encontrar projeteis compatíveis a referida arma apresentada com sendo a do crime, no qual, o Perito Criminal, Felipe Weste, conseguiu localizar três projeteis no veículo, com características do referido calibre da referida arma, além, de ter confirmado ainda, que foi subtraído do corpo da vítima um quarto projetil que ajudará no exame balístico da arma. 

Mediante todas as evidências o delegado, Manoel Andreetta, após realizar todas as oitivas dos Policiais Militares, e dos suspeitos na presença dos seus advogados, flagranteou os três pelo envolvimento no crime do homicídio do “Dhone Cigano”, além de qualificar o Rafael Santos, pelo crime de tráfico de drogas, e o Rones Ribeiro, pela posse da arma de fogo. As demais informações do executor do crime, dos lideres do grupo criminoso contratado para a execução do crime, bem como, os contratantes, foram encaminhadas para a equipe do Núcleo de Combate aos Crimes de Homicídios – NCCH, da delegacia territorial de Teixeira de Freitas, para prosseguirem com as investigações, que mediante as confirmações, todos serão inclusos nos autos do inquérito policial, que será encaminhado para Justiça. 

Os suspeitos flagranteados, Rafael Santos, Rones Ribeiro, e Roney Lima, foram conduzidos para carceragem da 8ª COORPIN, onde se encontram à disposição da Justiça./Netinhonews/Cloves Neto

Homem de 46 anos é assassinado a tiros na Invasão de Posto da Mata: Polícia Civil investiga crime

 


Nova Viçosa: A Polícia Civil de Posto da Mata (Subdelegacia) foi informada através da Policia Militar, sobre a ocorrência de um homicídio, ocorrido por volta das 13h00, desta sexta-feira (28), em via pública, na rua Geraldo Pinheiro, no Bairro Invasão, no Distrito de Posto da Mata. O investigador Denarte se dirigiu ao local e constatou a veracidade da informação. 

A vítima foi identificada como sendo, Reinaldo Durculina Pereira, 46 anos, vulgo "Cowboy". A vítima apresentava perfurações, provavelmente, provocadas por projéteis de arma de fogo. No local, ninguém deu informações sobre a dinâmica do crime. Autoria e motivação ainda são desconhecidas. 

O delegado substituto de Nova Viçosa, Samuel Martins Neto, autorizou prepostos do IML de Teixeira de Freitas a remover o corpo para os devidos exames periciais. Diligências estão sendo realizadas para levantar as informações sobre o homicídio consumado. Um inquérito policial será instaurado para investigar o crime./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Mistério resolvido: paciente “sem nome” internado no ES é argentino.

 

Ivan Perez, paciente do HEAC. Foto: Reprodução/Instagram

Após uma ampla divulgação nas redes sociais, finalmente foi solucionado o mistério que envolvia o paciente “sem nome” do Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), em Cariacica. Ivan Perez é argentino e estava fora de casa há 4 anos. Sua família foi localizada graças ao trabalho em conjunto dos assistentes sociais e do assessor de imprensa da unidade Filipe Chicarino. 

“Já fizemos contato com a família, inclusive uma das irmãs já fez uma chamada de vídeo com o Ivan Perez, cidadão argentino, que foi atropelado no dia 15 de março no Espírito Santo. Desde então, tem dificuldade de se comunicar. Mesmo com essa dificuldade, está descoberta a identidade dele”, comentou Chicarino. 

As assistentes sociais vibraram com a notícia e já atualizaram a ficha do paciente, que agora tem uma identificação. Elas deixaram claro que fariam o possível e o impossível para desvendar essa mistério e conseguiram. 

ENTENDA O CASO 

O homem deu entrada no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, no dia 15 de março após ser atropelado, por volta das 7h30, na Avenida Antônio Gil Veloso, na Praia da Costa, em Vila Velha. Com ferimentos graves e incapacidade de falar, o paciente foi registrado sem documentos e aparentava ter entre 30 e 35 anos. 

O paciente “sem nome” foi transferido para o Heac no dia 13 de abril. Foi quando os assistentes sociais descobriram que a digital dele já havia sido coletada e não encontraram registro dele na Polícia Civil do Espírito Santo. 

Na unidade de saúde, ele vem recebendo os cuidados continuados. Ele teve traumatismo craniano, insuficiência respiratória e rebaixamento do nível de consciência. Atualmente, o homem não faz nenhuma comunicação, por sequela do traumatismo, e faz uso de sonda para se alimentar, explicou Mirella Vallandro dos Santos, psicóloga do Hospital Estadual de Atenção Clínica. 

O assessor de imprensa usou as redes sociais para tentar identificar o homem, sendo as únicas pistas as tatuagens que ele possui pelo corpo, com temática relacionada a ufologia e objetos voadores não-identificados. A publicação do vídeo no Instagram rendeu mais de 6.370 curtidas. 

Graças à ampla divulgação nas redes sociais, a família do paciente foi localizada na Argentina. A notícia foi recebida com grande emoção e alívio pela equipe médica. A família contou que Ivan Perez estava desaparecido há 4 anos. A equipe do hospital fez uma chamada de vídeo com familiares para que pudessem ver o homem.

 

O episódio demonstra a importância da colaboração entre a equipe médica e a população, especialmente nas situações em que a identificação do paciente é crucial para um tratamento adequado. O sucesso do caso reforça a necessidade de um trabalho conjunto entre as autoridades e a sociedade em prol do bem-estar e da saúde da população./es360

Educação Municipal de Vereda realiza Cerimônia de Inauguração e formação de turmas do Projeto Kung-fu nas escolas

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 26 de abril, a cerimônia de inauguração do Projeto Kung-fu na Escola no município de Vereda. 

A Cerimônia contou com a presença de autoridades do município, de profissionais e do Secretário de Educação, Mauri Marcos, da comandante da 44 CIPM, Major Kelly Ravani e do Prefeito Manrick Teixeira. 

A iniciativa que já funciona em outro município da região é um Projeto Social idealizado pelo Professor faixa preta de Kung-fu, Pastor e Policial, Odair Evangelista e está sendo implantado em Vereda por meio de uma parceria com a Comandante da 44 CIPM, Major Kelly Ravani.  

Inicialmente o Projeto será realizado na Escola Arlete Alves da Silveira Silva e no Colégio Aurino da Silva Nonato atendendo aproximadamente entre 50 e 60 crianças, o Kung-fu é a mais antiga de todas as artes marciais e tem o objetivo de desenvolver corpo e a mente, criando disciplina, persistência e respeito aos limites dos indivíduos, o que irá contribuir positivamente com o comportamento e com o desenvolvimento das crianças. 

O Prefeito Manrick Teixeira comemorou a chegada do Projeto no município e falou dos benefícios para os estudantes; 

”É muito gratificante receber em nosso município um projeto tão grandioso e valioso para nossos alunos veredenses, agradeço a todos os envolvidos pelo empenho em proporcionar esse momento para nossa Educação, não tenho dúvidas de como esse Projeto irá alavancar o desenvolvimento de nossas crianças” Disse./ focodenoticias

Crueldade: Homem desfere violento golpe de facão em cachorro e acaba preso na cidade de Mucuri


Mucuri: Marcos Vinicius Fontoura Santos, de 20 anos, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar de Mucuri, na tarde desta quarta-feira, 26 de abril, na Rua Candeal, Bairro 1º de Maio, na referida cidade. Segundo informações, os militares receberam a denúncia de que o Marcos Vinicius teria praticado uma crueldade com uma cadela na referida rua, sendo utilizado um facão para golpear o animal. 

Os militares estiveram no local e encontraram uma cadela apresentando um corte de grande extensão na face, no entanto, o autor não foi encontrado, sendo informados por populares, que o suspeito residia a poucos metros do local. Os militares se deslocaram à residência do suspeito, localizando o mesmo. O Marcos Vinicius assumiu ter agredido o animal, e alegou que estava chegando do trabalho, e trazia consigo um facão, instrumento usado no serviço, e ao passar na rua, foi atacado por 02 cães, da raça Rottweiler. 

O Marcos Vinicius alegou que para defender-se utilizou o facão. O Marcos relatou ainda que os donos dos cães estão viajando, e deixou os animais sob a tutela de um vizinho, mas comumente, tanto com seus donos, quanto com os vizinhas, os animais ficam soltos na rua e às vezes vão em cima das pessoas. Após oitiva, o delegado titular, Samuel Neto, flagranteou o Marcos Vinicius por maus-tratos a animais. O crime não cabe fiança, e o Marcos segue custodiado à disposição da Justiça./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Família procura por homem desaparecido em Itamaraju

 

Familiares de Gutemberg Pereira Paixão (36 anos), morador Rua Padre Manoel da Nobrega no bairro Beira Rio em Itamaraju está a sua procura desde o final da tarde de quinta-feira (20) de abril, momento onde saiu de casa e não retornou. 

Preocupado seu irmão procurou as autoridades policiais onde realizou um Boletim de Ocorrência na Delegacia da Policia Civil sobre o desaparecimento. 

Relatou que Gutemberg Pereira Paixão, em situações regulares sempre mantem total contato com os familiares. 

Quem souber do paradeiro do homem, favor entrar em contato com a Policia Militar (190) ou Policia Civil (197)./IN

Governo do Estado publica editais do São João da Bahia 2023

Foto: Fernando Vivas/GOVBA


 O Governo do Estado da Bahia publicou, na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (27), quatro editais referentes ao São João da Bahia e demais festejos juninos, que se realizarão nos meses de junho e julho em Salvador. São editais para a seleção e contratação de bandas e artistas, grupos de samba junino, trios/quartetos nordestinos, além do edital de decoração do Centro Histórico da capital baiana. 

O projeto São João da Bahia 2023 é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur). Cada edital tem suas particularidades. No entanto, todos têm inscrições abertas em 28 de abril até o dia 12 de junho. O governador Jerônimo Rodrigues usou as redes sociais para falar sobre a publicação do edital, nesta quinta (27). “Turma do São João, que curte e pratica a cultura, estou aqui para anunciar a publicação de edital para os festejos juninos. Investiremos quase R$ 1,5 milhão em quatro editais. Vamos valorizar nossos artistas no maior São João de todos os tempos, em homenagem a Zelito Miranda”. 

Nos editais podem participar pessoas jurídicas e físicas que atendam às exigências contidas no texto publicado. Somente serão aceitas inscrições feitas presencialmente e mediante apresentação de todos os documentos requisitados. Podem ser feitas com preenchimento de formulário disponibilizado no endereço eletrônico http://www.sufotur.ba.gov.br, acompanhado da documentação de regularidade jurídico-fiscal e do material artístico, e entregues no protocolo-geral da Sufotur (3ª Avenida, nº 390, Térreo, CAB), das 8h30 às 18h. A divulgação dos selecionados acontece no dia 14 de junho. A seleção tem o objetivo de compor a grade da programação artística dos eventos realizados e patrocinados pelo estado da Bahia entre os dias 22 de junho e 2 de julho em Salvador. 

Dos artistas 

Pela primeira vez, o Governo da Bahia abre concurso para seleção e contratação de trios ou quartetos nordestinos. O concurso é valido para grupos formados por três ou quatro artistas, executando músicas com instrumentos típicos (triângulo, zabumba e sanfona ou violão). Identificadas popularmente como trios nordestinos, as atrações fazem parte dos tradicionais festejos juninos, com repertório composto com as matrizes tradicionais/cancioneiro nordestino, a exemplo do baião, xote, arrasta-pé, xaxado, coco, forró e toada. Ao todo, neste edital, referente a Salvador, serão investidos 255 mil reais divididos entre 30 atrações, que recebem oito mil e quinhentos reais cada. 

Para os grupos de samba junino, o Estado da Bahia investe 250 mil reais, que serão divididos entre 34 atrações artísticas, distribuídas entre quatro categorias que premiam de 5 mil até 15 mil reais. Serão analisados critérios como portfólio (release, currículo, clipagem, meios de comunicação diversos); audição do material disponibilizado em áudio (CD) ou vídeo (DVD) e análise da concepção artística do candidato, envolvendo performance no palco, figurino, empatia com o público e produção geral. 

Para bandas e artistas, no material para inscrição, é necessário conter release, material fonográfico, por meio de pen-drive, CD, DVD ou links de plataformas digitais, fotos durante apresentações anteriormente realizadas e, quando possível, registro audiovisual e recortes de jornais, revistas, clipagem de sites e outros meios que possam comprovar a atuação do artista. Ao todo, neste edital, serão investidos 400 mil reais, divididos entre 34 atrações, em quatro categorias que recebem de 5 mil a 15 mil reais.  

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Da decoração 

Para o concurso de decoração do Centro Histórico de Salvador, o Governo do Estado disponibiliza 500 mil reais. A proposta deve conter a planta situacional da área decorada, com a distribuição das peças decorativas; detalhamento das peças decorativas individualmente e perspectiva de cada tipo de peça decorativa no local onde será fixada. Serão avaliados critérios como: estética junina (decoração que estiver reproduzindo a cultura típica e clima de São João. Ex.: bandeirolas, balões, fogueira, milho e bonecos caipiras), originalidade, criatividade e inovação (capacidade inventiva e de ineditismo da proposta, a originalidade e a utilização de materiais inusitados na composição da ornamentação, bem como a criatividade no emprego de tais materiais em torno do tema junino)./bahia

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Carro tomado de assalto na entrada de Pirajá pode está na região de Jucuruçu

  

Itamaraju, quinta-feira, 27 de abril, passando aqui para falar agora cinco e pouca da tarde, dois indivíduos seguiram o meu filho na direção que vai pra Pirajá de frente a uma cachoeira depois do entroncamento eles abordaram e levaram o Grand Siena PJL 4890 - ano 2015 - 2016, em nome de Luan Tales Costa Barreto, cor branca se alguém ver esse Grand Siena em algum destino nos procure por favor nos procure ou ligue para a policia 190. Desde já agradeço. 

Segundo informações esse veículo foi visto em Nova Alegria, e seguiu provavelmente para Jucuruçu. 

Policias da 43ª CIPM/Itamaraju e de Jucuruçu estão no encalço dos ladrões. 

Prefeitura Municipal em parceria com a Bahia Pesca entrega 60 mil alevinos em Vereda

 


Com o objetivo de incentivar a piscicultura, a Prefeitura de Vereda, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Bahia Pesca do Governo do Estado, distribuiu 60 mil alevinos (filhotes de peixe) para os produtores rurais do município. 

Esta é uma atividade de grande potencial para o crescimento do município, além de ser uma fonte de renda alternativa é também um alimento saudável para a população. 

A entrega que foi realizada na sede do município, beneficiou 60 pequenos produtores, na ocasião estiveram presentes o Secretário de Infraestrutura, Lucio Tanajura, profissionais municipais e a comunidade. 

De acordo com o Secretário Leonardo Nonato, a entrega destes alevinos só foi possível graças ao empenho do prefeito Manrick Teixeira. 

O Prefeito Manrick Teixeira comemorou a entrega e ressaltou os esforços da gestão pública em beneficiar os pequenos produtores do município.

”Agradeço ao Governo do Estado por toda parceria e por nos auxiliar no desenvolvimento da agricultura veredense, graças a essa parceria podemos proporcionar ao nosso município o impulsionamento para nossos pequenos produtores”. Disse./ focodenoticias

Vovó corredora esbanja fôlego aos 96 anos! “Muito arroz e feijão”

A vovó Adelmira, uma corredora de 96 anos, já deixou muito jovem pra trás comendo poeira! Foto: Reprodução/@vovocorredora/Instagram.

 Uma vovó corredora, de 96 anos, está dando um show nas pistas pelo Brasil afora! Para quem diz que idade é problema, ela prova justamente o contrário. A idosa corre todas as semanas mais de 30 km! O segredo? 

Bem-humorada, a senhorinha conta: “Muito arroz, feijão, verdura, ovo, carne, jiló e abóbora. É isso que como, mas negócio de fritura não é comigo não”. Nas redes sociais, a vovó é um sucesso com mais de 7 mil seguidores, que a viram ser campeã dos jogos Estaduais da Terceira Idade por duas vezes! 

Adelmira Adão é moradora de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo, e mostra pra todo mundo que idade não é barreira para nada. Ela passou a correr depois de perder o marido. Transformou a dor em superação. “A corrida me ajudou muito”, desabafou. 

O início na corrida 

Dona Adelmira começou na corrida aos 75 anos, quando o marido morreu. Para o neto David, incentivador e companheiro da vovó nas corridas, a corrida foi a alternativa encontra pela senhorinha para tentar superar a perda. 

“Minha avó não praticava esportes, mas depois que meu avô faleceu ela ficou muito ociosa dentro de casa. Foi quando ela foi convidada para fazer parte de um grupo da terceira idade que praticava alguns exercícios”. 

O grupo então decidiu participar de uma tradicional corrida na cidade de Cachoeiro, mas o acordo era que todos iriam caminhar! Todos menos Adelmira, que fez os 10km inteiros correndo! Detalhe, foram os primeiros 10km da vida dela! 

A rotina de Adelmira é certa, pelo menos três vezes na semana, a vovó corre 10km! 

E ela curte alimentação saudável, equilibrada, rica em proteínas e carboidratos. 

Forte e determinada, a vovó Adelmira já ganhou diversas provas. Até homenagem ela teve! 

Em 2022, Adelmira recebeu das mãos do prefeito de Cachoeiro a comenda Newton Braga, iniciativa criada para homenagear personalidades dignas da gratidão e admiração do governo municipal e do povo de Cachoeiro. 

E ela deu um recado para quem a galera do sedentarismo: “Eu corro porque é bom pra saúde. Porque as pessoas que não querem nada com nada, só pensam em comer e deitar, tá perdendo. Tá perdendo. Isso aí que é bom pra gente de idade”, disse. 

Se não fosse a corrida… 

A vovó é categórica em afirmar: “Se não fosse a corrida eu já tinha morrido, a corrida me ajudou muito”. Ela diz que perdeu a conta de quantas medalhas, mas garante que são mais de 50! 

Adelmira também fez questão de deixar um convite para todos aqueles que ainda não fazem atividade física. 

“Faz uma corridinha, não precisa se apavorar, a corrida é saúde para nós, não adianta falar que não aguenta, todos vocês aguentam é só ter boa vontade!.” 

Que belo exemplo, hein? Dona Adelmira, a senhora é inspiração! Siga brilhando nas pistas capixabas e do Brasil!/sonoticiaboa

Justiça determina suspensão do Telegram e multa de R$ 1 milhão por dia


A Justiça Federal do Espírito Santo determinou nesta quarta a suspensão temporária do aplicativo Telegram por não cumprir decisões judiciais. A decisão acata pedido da Polícia Federal, que não recebeu todos os dados relativos a grupos extremistas que se reúnem na plataforma. 

“Tivemos agora uma decisão judicial sobre grupos nazistas e neonazistas que atuam em rede social”, confirmou há pouco o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em entrevista no Ceará. 

“Há agrupamentos lá (Telegram) denominados ‘Frente Antissemita’, ‘Movimento Antissemita’, atuando nessas redes e nós sabemos que isso está na base na violência contra as nossas crianças, nossos adolescentes”, seguiu. 

Leia a decisão judicial na íntegra: 



Além do bloqueio das atividades, a plataforma terá de pagar multa por dia de atraso de envio dos dados à PF. A multa estabelecida em 100.000 reais foi majorada a 1 milhão de reais ou 5% do faturamento da empresa no Brasil, em 2022, pois, segundo a Justiça, “os fatos demonstrados pela autoridade policial revelam evidente propósito do Telegram de não cooperar com a investigação em curso”./G1

Prefeita de Eunápolis assina ordem de serviço para pavimentação de mais de 35 ruas no Alecrim I e II

Cordélia assina ordem de serviço para 37 mil metros quadrados de asfalto

A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, assinou, na tarde desta quarta-feira (26), a ordem de serviço para pavimentação de mais de 35 ruas nos bairros Alecrim I e II. Serão investidos mais de R$ 4 milhões nas obras, que deverão estar concluídas em um ano. 

Somente no Alecrim II, serão pavimentados mais de 37 mil metros quadrados. As máquinas já estão no local e começam a trabalhar nesta quinta-feira (27), se as condições climáticas permitirem, como adiantou o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Carrilho. 

Ele pediu compreensão aos moradores durante o período de obras. “Será um pouco de sacrifício para a população, porque quando as máquinas começarem a passar, vai ter lama e algumas ruas serão danificadas. Mas tenham paciência, porque o asfalto passará na porta de cada casa no Alecrim II”, disse. 

ALECRIM I – Segundo o secretário, na semana que vem deverá ser assinada a ordem de serviço para a pavimentação de mais 18 mil metros quadrados no Alecrim I. 

Cordélia com o empreiteiro Isaac, da Catharina, empresa que ganhou a licitação

BAIRROS SERÃO 100% PAVIMENTADOS – Durante a assinatura da ordem de serviço, Cordélia Torres não escondeu a satisfação por estar cumprindo uma promessa de campanha feita aos moradores do Alecrim, onde ela começou sua história política, fazendo trabalho social. 

“Me sinto realizada, porque vamos asfaltar 100% do Alecrim I e II. As máquinas e a equipe técnica para fazer a topografia já estão no bairro para dar início às obras”, destacou. 

Cordélia agradeceu ao deputado federal Elmar Nascimento, que conseguiu o convênio para garantir os recursos às obras. 

MORADORES COMEMORAM – A assinatura da ordem de serviço trouxe esperança à população do bairro. Morador do Alecrim II, Régis, 46, elogiou a gestão de Cordélia Torres. “Há 23 anos que eu moro no Alecrim, e a prefeita vai fazer o que ninguém fez antes”, ressaltou. 

Cordélia com o empreiteiro Isaac, da Catharina, empresa que ganhou a licitação

A expectativa com a chegada da pavimentação também é grande para o morador Gilvan, conhecido como Galego do Mototáxi, 54. “Há mais de 20 anos estamos esperando esse asfalto. Com a assinatura da ordem de serviço, acredito que agora o asfalto vem”, comemorou. 

Para Gilvan, a obra vai beneficiar a todos os moradores, através da valorização do bairro e do incremento do comércio./radar

quarta-feira, 26 de abril de 2023

34 toneladas de alimentos já foram distribuídos nas cidades atingidas pelas chuvas na BA


O Governo do Estado segue empenhado na ajuda humanitária para as famílias atingidas pelas chuvas em algumas regiões do estado. Nesta quarta-feira 26,  a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) encaminhou mais dois caminhões carregados com suprimentos de kits humanitários para atender as famílias dos municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Belmonte, incluindo comunidades indígenas, afetadas pelas fortes chuvas que atingiram algumas regiões do estado nos últimos dias. 

Ao todo, já foram deslocados nove caminhões em direção ao Sul e Extremo Sul da Bahia, somando 34 toneladas de alimentos, 10 mil litros de água mineral, cerca de 1.500 colchões e 1.500 cobertores, além de 17 mil metros quadrados de lona para cobertura de encostas. 

Desde que a operação foi iniciada, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) já entregou mais de três mil donativos às pessoas vítimas da chuva na região de Santa Cruz Cabrália. Entre os itens estão cestas básicas, colchões, cobertores e garrafões de água, além de roupas e brinquedos. 

Durante esta quarta-feira (26) os militares permaneceram entregando suprimentos e realizando o atendimento pré-hospitalar (APH). Os bombeiros também estão entregando, que estão sendo doados pela população. O objetivo da instituição é minimizar os estragos feitos pela chuva. 

Danos humanos 

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Defesa Civil atualizou os números referentes à população atingida pelas enchentes. Até esta quarta (26), são 74 desabrigados, 9.261 desalojados e 9.348 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. 

Os números correspondem às ocorrências registradas em 26 municípios atingidos, sendo cinco com a Situação de Emergência (SE) decretada: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Itapebi e Porto Seguro. Os demais municípios afetados são: Anagé, Canavieiras, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista./gov

Mãe e filho são executados a tiros no mercado Caravelas em Teixeira de Freitas


O duplo homicídio ocorreu por volta das 19h30 da noite desta quarta-feira, 26 de abril, no mercado Caravelas, região central de Teixeira de Freitas.

Segundo informações, mãe e filho identificados como Ana Cristina e Maicon Douglas Santos de Oliveira de 16 anos estavam em um bar localizado no mercado quando os três assassinos chegaram em duas motos e efetuaram mais de 10 tiros contra as vítimas, que sem tem como se defender, morreram ali mesmo, no local. 

Ainda segundo informações, Maicon teria envolvimento com o mundo do crime. 

Vítimas - Foto: Reprodução redes sociais

A polícia foi acionada e está no local preservando a sena até a chegada da perícia. No local a perícia encontrou capsulas de dois calibres diferentes de armas, eles foram recolhidos e levados para análise.


A polícia civil vai investigar autoria e motivação do duplo homicídio./Fernanda Silva/Bahiaextremosul

Município de Mucuri promove transferência de paciente de Itabatã pra Valença por UTI Aérea


 Por meio de parceria com o Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quarta-feira (26/04), a transferência aérea de uma paciente de 60 anos de idade, moradora do povoado de São Jorge, que se encontrava internada com o seu estado de saúde se agravando no Hospital São José em Itabatã para a Santa Casa de Misericórdia do Hospital Doutor Heitor Guedes de Melo, na cidade de Valença, a 120 Km de Salvador. 

A transferência foi realizada em conjunto pelas equipes do Hospital São José de Itabatã, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, equipe de remoção da Secretaria Municipal de Saúde e Central de Regulação do Estado. A paciente saiu numa UTI Móvel do Hospital São José de Itabatã até o Aeroporto 9 de Maio em Teixeira de Freitas, onde uma Aeronave (UTI Aérea) da Abaeté Aviação Linhas Aéreas pousou às 15h20, decolando às 16h com pouso consolidado em Valença, às 17h10. 

A paciente Dalva de Jesus Fernandes, 60 anos, moradora do povoado de São Jorge, no município de Mucuri, deu entrada no Hospital São José de Itabatã, às 18h07 desta terça-feira, dia 25 de abril. O quadro clínico da paciente foi falta de ar, mudança no aspecto do escarro e aumento no volume. O seu histórico refere ser tabagista desde os 10 anos e aos 34 anos iniciou o quadro de dispneia progressiva e tosse. 

Na madrugada desta quarta-feira (26), o quadro da paciente se agravou, obrigando o médico Leandro Chicon Muniz recomendar por sua transferência com urgência para uma unidade especializada para o caso, quando a Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde trabalhou para buscar a vaga em algum hospital do Estado e após conquistá-la em Valença, viabilizou toda a operação para a sua transferência aérea./TN

Trabalhadores da rede municipal deflagram greve geral na educação em Itanhém


A partir dessa quarta-feira, 26 de maio, a rede municipal de educação de Itanhém vai parar. Os trabalhadores decidiram, em assembleia geral realizada no último sábado, dia 22, aderir a paralização nacional do dia 26 e deflagrar greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 27. 

De acordo com o professor Marco Antônio Pires, coordenador da APLB de Itanhém a decisão de parar as atividades foi tomada pela categoria após o prefeito Mildson Medeiros descumprir acordo firmado com a categoria, em reunião realizada no dia 15 de março. "Naquela ocasião, após horas de negociações, o prefeito, acompanhado de sua equipe jurídica e contábil, se comprometeu em conceder o reajuste de 14,95%, sobre o salário base, para todos os professores, de forma linear. O acordo, no entanto, não foi cumprindo", lamentou o sindicalista. 

Marcos Antônio ressaltou ainda que, no acordo firmado com o prefeito, ficou decidido que o ajuste de 14,95% seria apenas sobre o salário base, sem incidir sobre os demais direitos e vantagens previstas no plano de carreira da categoria. "Ficou combinado que a administração enviaria um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, estabelecendo o congelamento do plano de carreira por 03 meses, podendo ser prorrogado por mais três meses; prazo este para que a gestão municipal pudesse elaborar, um novo Plano de Carreira", explicou. "Casos o novo Plano de Carreira não fosse aprovado nesse tempo, as vantagens percebidas pelos professores, seriam descongeladas e sofreriam a incidência sobre o salário base com o novo reajuste", concluiu. 

Ainda de acordo com o sindicalista, a administração municipal solicitou prazo de até 15 de abril para enviar o Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, concedendo o ajuste, o que foi aceito pela direção da APLB/Sindicato e, posteriormente, aprovado em assembleia da categoria. "Como o prefeito não cumpriu o acordo, em nova assembleia nesse final de semana, nós decidimos deflagrar greve geral por tempo indeterminado", lamentou o professor./Siga a Notícia

Nota de Pesar – Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas lamenta morte de Rodrigo Kuada Soares


 Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal informa, com pesar, o falecimento de Rodrigo Kuada Soares, nesta quarta-feira (26), na cidade de Porto Seguro. Enfermeiro, Rodrigo foi secretário de Saúde em Teixeira de Freitas e diretor do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, atuando também em municípios vizinhos. 

Neste momento de dor, a gestão municipal expressa seus sentimentos à família e aos amigos, e agradece pelos anos de dedicação pelo desenvolvimento e valorização da Saúde não só em Teixeira de Freitas, como em todo o Extremo Sul baiano. Com 44 anos de idade, o enfermeiro acumulou vasta experiência em diversos cargos públicos na área da saúde. Rodrigo atuou como secretário de Saúde do município de Eunápolis e diretor do Hospital Regional durante a gestão do ex-prefeito Robério Oliveira, entre os anos de 2017 e 2019. Secretário-geral do COSEM-BA (Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia) e diretor do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul. 

Atualmente, Rodrigo era superintendente de Planejamento da Secretaria de Saúde de Porto Seguro, e ele foi encontrado morto em sua casa, na manhã desta quarta-feira (26). Segundo pessoas próximas, ele morava na cidade há apenas três meses e teria sofrido um infarto. 

O corpo foi encaminhado para exame de necropsia no Instituto Médico Legal de Porto Seguro e a Polícia aguarda o laudo com a confirmação da causa da morte. A notícia abalou profundamente os colegas de trabalho. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento./Liberddaenews/Ascom

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.