Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 17 de janeiro de 2015

Duas mulheres são encontradas mortas na BR-324



Duas mulheres foram encontradas mortas na manhã deste sábado (17), na BR-3234, localidade da Jaqueira do Carneiro. Os corpos das vítimas apresentavam perfurações oriundo de disparos de armas de fogo e sinais de espancamento. Ambas estavam com as mãos amarradas e com partes íntimas expostas.

A Polícia Militar solicitou equipe da Polícia Técnica para realização de perícia e em seguida, remoção dos corpos. Ainda não se sabe a autoria e motivação dos crimes, mas as investigações já foram iniciadas./Bocão News

BA 290: Irmã diz que subtenente, vítima de acidente, está apresentando melhoras


BA 290: Irmã diz que subtenente, vítima de acidente, está apresentando melhoras


O quadro clínico do subtenente da PM Manoel Messias Sousa, 53 anos, que no último dia 19 de dezembro foi vítima de acidente automobilístico na BA-290, tem apresentado melhora. A informação é da irmã dele, Maria Iara Neis, que mora na Alemanha, mas veio para o Brasil acompanhar o tratamento do militar.

O subtenente, que trabalha na 44ª Companhia Independente de Polícia Militar, passou por cirurgias no fêmur da perna esquerda – que sofreu múltiplas fraturas -, e no braço esquerdo – que teve o osso do cotovelo esfacelado. O militar, de acordo com a irmã, abre os olhos, mexe a boca e escuta as pessoas falando. “A gente pede a ele para apertar a mão da gente e ele faz, numa demonstração de que está entendendo o que estamos falando”, explicou Iara.

“Coloca no seu site que os familiares e amigos dele estão agradecendo pelo apoio e principalmente pelas orações”, solicitou Iara. “Ele vai ficar bem, tenho certeza de que ele vai saí dessa”, finalizou./Radar58

Brasileiro é executado na Indonésia e Brasil chama embaixador para consultas



BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro convocou o embaixador em Jacarta para consultas, em reação à execução neste sábado do brasileiro Marco Archer, condenado à morte por tráfico de drogas na Indonésia, informou o Palácio do Planalto em nota.

O brasileiro foi morto na tarde deste sábado, após o governo da Indonésia rejeitar os pedidos de clemência do governo brasileiro. Marco Archer, de 53 anos, foi condenado por ter tentado entrar na Indonésia em 2003 com 13 quilos de cocaína escondidos dentro dos tubos de uma asa delta.

"O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países", disse a nota, acrescentando que o embaixador brasileiro foi chamado a Brasília para consultas.

Na sexta-feira, a presidente Dilma telefonou para o presidente da Indonésia, Joko Widodo, e fez um apelo pessoal em favor de Archer e também de Rodrigo Gularte, outro brasileiro condenado à morte no país asiático.

"A presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia", disse a nota. "Nesta hora, a presidente Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada."

Menor é sequestrado em casa e executado á tiros em Mucuri




A violência que toma conta da região fez mais uma vítima na manhã desta sexta feira, 16 de janeiro, no município de Mucuri.

Eram por volta de 10 horas da manha desta sexta feira, quando três homens armados chegaram á casa de Antônio Marcos Jardim, 36 anos, próximo ao assentamento Zumbi dos Palmares, zona rural de Mucuri e anunciaram um assalto.

Além do dono da casa, estava no local, um casal que havia ido quitar uma dívida com a vítima quando os bandidos chegaram. O casal foi amarrado e o proprietário da casa foi levado pelos assassinos no veículo estrada de cor branca, placa policial NZO 1972, licenciada na cidade de Nova Viçosa, que pertencia a vítima.

Cerca de 300 metros da casa, dentro de uma plantação de eucaliptos, o senhor Antônio, foi a assassinado com um golpe no pescoço feito por arma branca. O corte foi tão profundo que decepou a cabeça da vítima. A polícia informou que três bandidos participaram do sequestro e morte do Sr. Antônio.

O corpo foi removido agora á noite para o IML de Teixeira de Freitas. A polícia está fazendo rondas na região para tentar prender os assassinos./bahiaextremosul

GUARATINGA: Pais alegam que filha de 14 anos foi induzida a fugir de casa com homem de 19 anos


GUARATINGA: Pais alegam que filha de 14 anos foi induzida a fugir de casa com homem de 19 anos

GUARATINGA – “Igor Railander”, de 19 anos de idade está sendo acusado de ser o responsável pelo desaparecimento de uma menor de 14 anos de idade na cidade de Guaratinga. Os pais alegam que a menor foi induzida pelo maior a sair de casa.

De acordo com os pais da adolescente, os dois mantinham um caso amoroso desautorizado e que a saída de casa da garota aconteceu na madrugada desta sexta-feira (16), por volta das 3:00h da madrugada, momento em que todos dormiam. Pela manhã, os pais perceberam a ausência da adolescente, que deixou uma carta esclarecendo a saída  de casa e que estaria em companhia de “Igor Railander”.

“Igo Railander” está sendo acusado de induzir uma adolescente de 14 anos a fugir de casa

Os pais suspeitam de que os dois fugiram em um veículo Ford Car, cor prata, placa policial JMR 0351, e ao mesmo tempo pedem a que souber do paradeiro dos dois, que entre em contato pelo telefone 190 da policia.

Tanto o Conselho Tutelar, quanto a policia civil e militar estão à procura de “Igor Railander”, que é morador na cidade de Itamaraju. 

De acordo com os pais, os dois fugiram em um veículo Ford Car, JMR 0351

Por conta da falta de um delegado plantonista em Guaratinga, os pais, Reinan Oliveira Santos e Lindamar de Morais registraram o fato, na delegacia de policia civil da cidade de Itabela, sendo os comunicantes atendidos pelo Delegado de policia civil, Dr° José Hermano Costa Carvalho./guarananet

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

'Ken humano' é transferido para Hospital de Clínicas em Uberlândia


ken Brasileiro Celso Santebañes Araxá (Foto: Celso Santebañes/Arquivo Pessoal)
Ken Humano iria lançar boneco (Foto: Celso Santebañes/Arquivo Pessoal)


O modelo Celso Santebañes, conhecido como “Ken humano”, está sendo transferido de hospital para dar continuidade ao tratamento da leucemia, doença que descobriu recentemente. Ele está internado, desde a semana passada, em uma unidade particular de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e será encaminhado ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), onde deve iniciar a quimioterapia. Segundo a assessoria de comunicação do HC-UFU, o leito do modelo foi liberado na manhã desta quinta-feira. Ele ficará internado no setor de oncologia do hospital. 

O G1 conversou com Santebañes que disse estar aceitando melhor a doença. “Estou sentindo que estou recomeçando minha vida. Estou apegado a Deus, pois acho que isto é uma provação para eu repensar minhas atitudes e dar valor em outras coisas da vida. Aos poucos eu estou aceitando isso, de uma forma ou de outra”, afirmou.

ken humano Araxá (Foto: Celso Santebañes/Arquivo Pessoal)
Ken Humano está com leito garantido no HC-UFU (Foto: Celso Santebañes/Arquivo Pessoal)


Sobre a transferência de hospital, o modelo disse que está otimista com o tratamento, pois o hospital de Uberlândia é considerado um dos melhores da região. Ele aproveitou para agradecer aos profissionais que o acompanharam em Patos de Minas e, enviou para à reportagem, uma foto do presente que recebeu da unidade como forma de incentivo. "Vou ser eternamente grato a eles", disse. 

O modelo disse também que está com esperança de superar a doença e se tornar uma pessoa melhor. “Eu estou com muita esperança e vou dar o testemunho. Na vida nada é por acaso e temos que passar por provações de Deus para me curar e me tornar um Celso melhor. Quero pedir para as pessoas continuarem rezando por mim, pois o apoio delas é fundamental”, disse.

Antes de Patos de Minas, o modelo esteve internado em Araxá, devido a feridas que apareceram nas coxas dele. Segundo Santebañes, havia suspeita de que as manchas tivessem sido causadas por aplicações de hidrogel feitas há cerca de quatro anos. Após ser transferido para cidade patense e realizar exames, o hospital confirmou o câncer. O médico dele, o hematologista Guilherme Moreira, afirmou que a princípio não havia ligação entre o hidrogel e a leucemia.

Casos na família

Em entrevista anterior ao G1, Celso contou que na família existiram outros casos de pessoas com câncer e que acha que o dele pode ser genético. "A doença já existia, mas eu não sabia, e devido às infecções, minha imunidade ficou mais baixa e os exames detectaram. E a infecção com o hidrogel não tem nada a ver com a leucemia, é que descobrimos de uma vez só", explicou o modelo.
Parecido com boneco.

Modelo mostra presente que ganhou como despedida do hospital (Foto: Celso Santebañes/Arquivo Pessoal)
Modelo mostra presente que ganhou como despedida do hospital (Foto: Celso Santebañes/Arquivo Pessoal)


O jovem ficou conhecido depois de fazer várias cirurgias para ficar parecido com o boneco Ken. E entre os projetos do modelo, estava o lançamento de um boneco dele, o Celso Dolls, que teve que ser adiado devido à atual situação do jovem. Ainda segundo ele, em janeiro iria participar de um reality show em Los Angeles, mas a viagem já foi adiada./G1

Radialista é encontrada morta dentro de casa em Coração de Maria


 Radialista é encontrada morta dentro de casa em Coração de Maria

A radialista Simone Lopes, conhecida como Mona, foi encontrada morta em sua casa, em Coração de Maria, na manhã desta quinta-feira (15). O corpo estava no chão, sobre um colchão. De acordo com o site Acorda Cidade, a causa da morte ainda não foi identificada. 

Ao site Berimbau Notícias, a mãe da radialista disse estar inconformada. O marido da radialista é considerado o principal suspeito e foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos. Mona apresentava o programa Show da Manhã, na rádio Coração FM.

Conquista: Adolescente sequestra duas crianças e mãe é acusada de abandono de incapaz


Conquista: Adolescente sequestra duas crianças e mãe é acusada de abandono de incapaz

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida depois de sequestrar duas crianças em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. A mãe dos menores também foi acusada de abandono de incapaz por ter trancado a casa e deixado as crianças sozinhas na residência no bairro Urbis 6. 

Segundo relato da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar, a adolescente que sequestrou a criança é amiga de Bárbara e afirmou que as crianças são constantemente abandonadas pela mãe. Na segunda-feira (12), a jovem disse que, ao passar pela casa de Bárbara, ouviu o choro das crianças e por isso resolveu levá-las. 

Ainda segundo a 77ª CIPM, familiares da mãe disseram que ela é usuária de drogas e recebe traficantes em casa. A Polícia também informou que Bárbara recebeu a informação de um traficante, que havia acabado de ser preso, que as filhas dela estavam em uma casa no bairro Vila América.

Presos assaltantes de Porto Seguro que iam resgatar comparsas envolvidos em roubo do Bradesco de Itajuípe


Presos assaltantes de Porto Seguro que iam resgatar comparsas envolvidos em roubo do Bradesco de Itajuípe

A polícia prendeu na tarde no início da noite desta quinta-feira (15), quatro integrantes da quadrilha que assaltou a agência do Bradesco de Itajuípe, crime ocorrido no dia anterior.  Os bandidos foram presos próximos ao posto da Polícia Rodoviária Federal em Camacan, no sul da Bahia.

De acordo com a polícia, os assaltantes se dirigiam à região de Itajuípe para resgatar os comparsas que levaram três malotes e fizeram refém o subgerente da agência bancária. Os bandidos foram identificados como Alex Silva Santos, 29 anos, Gilmar Santos Silva, 36, Nailton Rodrigues da Silva, 34, é Eliandro Menezes, 38.

De acordo com a polícia, todos são de Porto Seguro. Os quatro assaltantes da ação ainda não foram capturados. Ainda de acordo com a polícia, Alex, Gilmar Nailton e Eliandro assaltaram bancos e correspondentes bancários em Santa Luzia, também no sul do Estado, no último dia 2 de janeiro./Blog Pimenta

Preso homem que jogou cabeça de garçom no meio da rua em Porto Seguro


Uanderson Machado dos Santos, 18 anos, o 'Cuinha', está sendo procurado pela polícia



A polícia de Porto Seguro prendeu o suspeito de ter jogado a cabeça do garçom Mateus Silva da Costa, 19 anos, em uma rua do bairro Campinho, região central da cidade. O crime, em 6 de dezembro do ano passado, chocou a população do extremo sul da Bahia. 


Na manhã desta quinta-feira (15), Caíque Raicá Ramos Santos, 18 anos, já com prisão preventiva decretada pela justiça, foi apresentado à imprensa na sede da 23ª Coorpin, em Eunápolis.

Segundo as investigações, câmeras de segurança flagraram o momento em que Caíque passou na rua em um moto-taxi e jogou uma sacola com a cabeça. Mas o acusado nega que tenha participado da execução do garçom. "Só joguei a cabeça. Vim saber que era uma cabeça depois que eu já estava em cima da moto e pingou sangue em minha perna", falou.

Segundo o delegado Delmar Bittencourt, Mateus foi morto em uma mata no bairro Mercado do Povo, no Complexo Baianão. Ainda de acordo com Delmar, os executores do crime foram Uanderson Machado dos Santos, 18 anos, o 'Cuinha', que também já teve a preventiva decretada e um adolescente já identificado.


Delmar acredita que Caíque não tenha participado do assassinato. "Tudo indica que a participação do Caíque só foi no transporte da cabeça. Mas a gente precisa interrogar o Uanderson, conhecido como 'Cuinha', para saber, efetivamente, se o Caíque também participou do homicídio", declarou.

Para a delegada Valéria Fonseca, coordenadora da Polícia Civil na região, a prisão de ‘Cuinha’ deve acontecer a qualquer momento.




A motivação do assassinato ainda não foi esclarecida, mas, de acordo com o depoimento das pessoas que colaboraram com a investigação, Mateus não tinha envolvimento com o crime e foi morto simplesmente porque morava no Casas Novas e matinha amizades com algumas pessoas do Campinho. Nos dois bairros há duas facções rivais. "Por isso, foi determinado que a cabeça dele fosse colocada no Campinho. Tudo indica que foi uma afronta à facção rival”, concluiu Delmar Bittencourt.

Um corpo sem cabeça, encontrado esta semana, no bairro Tabapiri, em Porto Seguro, pode ser o de Mateus. Uma peça de roupa foi reconhecida pela mãe do garçom, mas a confirmação só virá com o resultado de um exame DNA que já foi solicitado pela polícia./radar64

Governo da Bahia: Gripe força Rui a cancelar agenda


Foto: Blog do Anderson


Devido a problemas de saúde, o governador Rui Costa não poderá comparecer à inauguração do novo posto Serviço de Atendimento ao Cidadão em Itabuna nesta sexta-feira (16). Estava programado também para o governador fazer uma visita ao Colégio Estadual Félix Mendonça. 

Apesar da ausência do governador, a cerimônia de inauguração do SAC ocorrerá normalmente às 9 horas, no Shopping Jequitibá. 

O governador vem há três dias evoluindo com quadro de tosse e febre, tendo sido submetido a exames laboratoriais e de imagem, que diagnosticaram traqueobronquite. Por determinação médica deverá permanecer em repouso domiciliar e com agenda mínima de trabalho até seu pronto restabelecimento, o que deverá ocorrer nas próximas 72 horas.

Dom Basílio: Ônibus com romeiros se envolve em acidente a caminho de Aparecida do Norte


Foto: VC Repórter | Blog do Anderson

Um grupo de religiosos que seguiam de Dom Basílio, Sudoeste Baiano, para Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, tomou um susto na BR-116, em Minas Gerais. O ônibus que levavam os romeiros acabou envolvendo num acidente.

1501097_788810901199546_928423820862393705_o

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência esteve no local, atendendo alguns passageiros com leves ferimentos. 

10866091_788810854532884_1301855417427317144_o-001

De acordo com internautas do Blog do Anderson, a Viação Novo Horizonte substituiu o veículo dando sequência à viagem. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência.

Caixa sobe juros de financiamentos imobiliário


Caixa sobe juros de financiamentos imobiliário


Os mutuários que pretendem financiar a compra da casa própria com recursos da poupança podem preparar o bolso. A Caixa Econômica Federal reajustará os juros das operações contratadas por meio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A justificativa foi o aumento na taxa Selic (juros básicos da economia), que subiu nos últimos meses e está em 11,75% ao ano.

As novas taxas valem para os financiamentos concedidos a partir de domingo (19). De acordo com a Caixa, os mutuários que já assinaram contrato não terão mudança. Os imóveis financiados com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou pelo Programa Minha Casa, Minha Vida também não sofrerão alterações. No Sistema Financeiro Habitacional (SFH), apenas a taxa para quem não é correntista da Caixa não mudou, sendo mantida em 9,15% ao ano. Para os correntistas do banco, os juros subirão de 8,75% para 9% ao ano.

Os mutuários com conta na Caixa e que recebem salário por meio do banco passarão a pagar 8,7% ao ano de juros, em vez de 8,25% ao ano. Para os servidores públicos, a taxa aumentará de 8,6% para 8,7% ao ano para os correntistas. Para os servidores com conta na Caixa e que recebem salário pelo banco, os juros passarão de 8% para 8,5% ao ano. O SFH financia até 90% de imóveis de até R$ 650 mil./Agência Brasil

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Governo Federal atrasa os recursos da Saúde e complica as gestões municipais




A situação se complica a cada dia, depois das eleições para presidente da República. De lá para cá, o Governo Federal está complicando a vida dos prefeitos e os municípios estão emperrados no setor da Saúde Pública. Isso provoca danos enormes à sociedade.   

Os recursos destinados ao financiamento das ações de saúde, de média e alta complexidade, foram pagos de forma descontínua e fragmentada. Em dezembro de 2014, apenas 70% destes recursos foram repassados aos municípios, sendo o restante repassado somente em janeiro de 2015. Até a presente data os recursos federais destinados ao financiamento da Atenção Básica (Piso da Atenção Básica Fixo, Estratégia de Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Assistência Domiciliar, PMAQ, entre outros) que deveriam ser repassados em dezembro de 2014 não foram pagos.

O repasse do financiamento da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde só foi realizado dia 08 de janeiro e o Ministério da Saúde publicou nota dizendo que os demais componentes seriam pagos na sequência, sem, no entanto, definir um cronograma para estes repasses, o que denota, no mínimo, falta de sensibilidade e atenção para com as necessidades de planejamento e execução financeira dos municípios da Bahia.

A situação é vexatória, pois é sabido que o orçamento federal da saúde é vinculado e sobre ele não deve pesar a discricionariedade dos governos para o atendimento de quaisquer necessidades alheias aos interesses do SUS, em nenhuma circunstância.

Da mesma forma, as secretarias municipais manifestam preocupação com o atraso do co-financiamento estadual da Atenção Básica, SAMU, Centro de Especialidades Odontológicas, Laboratório de Prótese e Assistência Farmacêutica. A última competência paga pelo Governo do Estado da Bahia foi Setembro de 2014.

Estes recursos financeiros foram pactuados na Comissão Intergestora Bipartite e regulamentados através dos Decretos Estaduais. Os municípios da Bahia não possuem mais alternativas de recursos próprios para custear despesas de saúde que deveriam ter financiamento compartilhado com os outros entes federados.

O atraso dos repasses federais e estaduais compromete o pagamento dos trabalhadores e fornecedores, prejudicando de forma profunda a garantia do próprio direito constitucional à saúde. Em alguns municípios baianos, os trabalhadores ameaçam parar, em face da falta de pagamento de salários e os gestores, diretamente fiscalizados pelo Ministério Público, estão prestes a responder solitariamente por uma circunstância decorrente da falta de responsabilidade sobre uma obrigação que é tripartite./A Gazeta Bahia

Funcionário de banco é feito refém após assalto a agência no sul da Bahia


Funcionário de banco é feito refém após assalto a agência no sul da Bahia

Um funcionário de uma agência do Bradesco em Itajuípe, no sul da Bahia, foi mantido refém por um grupo que assaltou o banco na manhã desta quarta-feira (14). De acordo com informações da Polícia Civil, o caso aconteceu por volta das 8h. Quatro homens fortemente armados aproveitaram o momento em que funcionários chegavam ao local para entrar no estabelecimento.

Ainda não há informações sobre a quantia levada pelos criminosos, que também conseguiram roubar um colete a provas de balas e uma arma que estavam sob domínio do segurança.

Minutos depois da fuga, os bandidos abandonaram o carro com que chegaram à cidade, um Fiat Uno prata, em uma estrada que dá acesso à BR-101 e ao povoado de Barro Preto. O veículo foi queimado pelos suspeitos, que conseguiram fugir após encontrar um outro grupo, a bordo de outro veículo.

Equipes da Polícia Civil, além das guarnições da Companhia Independente de Polícia Especializada (CIPE) das cidades de Coaraci, Almadina e Itabuna fazem rondas para localizar os suspeitos./Correio

Coveiro é encontrado morto em cemitério de Santa Cruz Cabrália



O coveiro do cemitério do bairro Geraldão, em Santa Cruz Cabrália, foi encontrado morto, na manhã desta quarta-feira (14), dentro de uma cova no seu local de trabalho.

Identificado como Paulo de Menezes Palma, a vítima tinha 19 anos. Ele foi assassinado com vários golpes de picareta e jogado em uma cova aberta.

A arma do crime estava próxima ao local e, por isso, a polícia suspeita que ele foi morto no cemitério, mas ninguém foi preso.

O corpo foi encaminhado ao IML de Porto Seguro./Bahia Dia a Dia

Prefeito tem casas e carro queimados por manifestantes no Amazonas


Protesto reuniu cerca de 400 pessoas; polícia foi acionada (Foto: Arquivo Pessoal)
Protesto reuniu cerca de 400 pessoas

Cerca de 400 pessoas participaram de protesto em Coari, a 362 km de Manaus, por falta de pagamento de servidores públicos do município. Segundo a Polícia Civil, parte dos manifestantes depredou a sede da Câmara Municipal e ateou fogo em duas casas pertencentes ao prefeito interino da cidade, Igson Monteiro (PMDB), na manhã desta quarta-feira (14). Ainda de acordo com a polícia, o tumulto foi controlado no início da tarde.

Casa foi destruída por fogo (Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme informações da Polícia Civil, o delegado de Coari, Luiz Fernandes da Rocha Júnior, informou que populares tomaram a rua situada nas proximidades da Prefeitura Municipal, por volta das 9h. Entre a multidão, candidatos de concursos públicos que ainda não haviam sido convocados participaram do movimento. Mototaxistas do município também aderiram ao protesto para reivindicar aumento da tarifa de R$ 2 para R$ 3.

Uma dona de casa que mora em Coari disse que o movimento se tornou violento. "Uma revolução está acontecendo na nossa cidade, as pessoas estão quebrando todos os patrimônios. Atearam fogo nas duas casas do prefeito", disse ela, que não quis ser identificada.

Grupo se concentrou nas ruas para cobrar pagamento atrasdo (Foto: Arquivo Pessoal)
Grupo se concentrou nas ruas para cobrar pagamento atrasado

Os manifestantes depredaram a sede da Câmara de Vereadores e atearam fogo em casas do prefeito, situadas no bairro Nazaré Pinheiro e Tauamirim, no centro da cidade. Eles tentaram invadir o prédio da Prefeitura, mas foram contidos pela polícia. Segundo o delegado da cidade, os manifestantes também destruíram um carro que pertence ao prefeito. O veículo foi jogado no rio por populares.

A assessoria de comunicação da Polícia Civil informou que um reforço policial foi encaminhado à sede da cidade. Segundo a assessoria, o protesto foi controlado no início da tarde.

O G1 tentou contato com a Secretaria de Comunicação de Coari, mas não obteve sucesso./G1

Remédio 3 em 1 contra HIV será distribuído no Brasil


Remédio 3 em 1 contra HIV será distribuído no Brasil

Na próxima semana, deve chegar à rede pública de todos os estados brasileiros o medicamento três em um, que deve beneficiar, inicialmente, 100 mil novos pacientes com HIV em 2015. Para o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, é um estímulo para que os pacientes permaneçam em tratamento. 

Aos poucos, os pacientes que já estão se tratando com os três comprimidos fornecidos separadamente vão começar a usar a combinação.  dose tripla, considerado tratamento de primeira linha para quem tem o vírus HIV, é a combinação dos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg). 

De acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Saúde investiu R$ 36 milhões na aquisição de 7,3 milhões de comprimidos. O estoque é suficiente para atender os pacientes nos próximos doze meses.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Imagens chocantes: Homem é assassinado a tiros no cruzamento da BR 101



São Mateus: Um homem foi assassinado a tiros por motoqueiros, no cruzamento da BR 101, em São Mateus/ES. A vítima foi identificada até o momento pelo prenome de Walace, 34 anos de idade. O crime aconteceu por volta das 10h00, desta quarta-feira (14), na altura do quilômetro 65 da BR 101 Norte do Espírito Santo. Dois suspeitos foram detidos pela polícia e apresentados na delegacia para averiguação.

A BR foi interditada até a chegada da Polícia Civil e o trânsito teve que ser desviado pelo Trevo. Testemunhas informaram à polícia, que o Walace estava parado no cruzamento próximo ao bairro Santo Antônio, aguardando para atravessar a rodovia, quando dois homens de moto chegaram, um deles desceu do veículo e atirou várias vezes contra o Walace, que não resistiu oas ferimentos e morreu no local.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros ainda tentou fazer os procedimentos de primeiros socorros, mas, a vítima já estava morta. Familiares acompanharam, desesperados, o trabalho da polícia. A polícia ainda não soube informar a motivação do crime. Segundo informações preliminares, há suspeita de envolvimento da vítima com o tráfico, e também, há uma linha de investigação que o crime pode ter sido passional.

Imagens chocantes, da vítima agonizando, alguns segundos antes de morrer. Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil para investigar as circunstâncias do crime./Liberdade News

Capixaba morre preso às ferragens e filho fica gravemente ferido em grave acidente na Bahia


Caminhoneiro capixaba morto e filho ferido em acidente na BR-101, entre Teixeira de Freitas e Caravelas


Um capixaba morreu após um grave acidente, envolvendo uma carreta, na noite da última terça-feira (13), na BR-101, em Caravelas, na Bahia.  na altura do km 895, no distrito de Caravelas, na Bahia. O filho do condutor do veículo ficou gravemente ferido. O acidente aconteceu por volta das 20h30. As informações são do Portal Bahiaextremosul.

O condutor, identificado como Fabrício Ribeiro Ferreira, de 41 anos, é morador de Colatina e viajava em companhia do filho de 14 anos, identificado como Pedro Henrique. O acidente aconteceu após Fabrício tentar fazer uma curva e perder o controle da direção da carreta, que trasportava uma pedra de granito.



De acordo José Ferreira, que mora próximo ao local do acidente, o menino foi lançado para fora da carreta durante o capotamento. Já Fabrício ficou preso às ferragens e morreu no local.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local para prestar atendimento às vítimas. O filho do motorista foi retirado meio do mato, onde a carreta tombou, por José e socorrido por uma ambulância do SAMU. Ele foi encaminhado para um hospital municipal de Teixeira de Freitas.

pedradd1

Com o acidente, a pedra que era transportada na carreta, abriu várias crateras no asfalto no sentido Espírito Santo- Bahia.  Ainda segundo informações, o corpo de Fabrício foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas./folhavitoria

Quitéria desdenha de mobilização de Machado e diz que é apenas 'ônus aos municípios’


Quitéria desdenha de mobilização de Machado e diz que é apenas 'ônus aos municípios’


Diante de uma grande base de pessoas que fazem coro à candidatura de Ricardo Machado, a candidata à reeleição na presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, considera a mobilização de seu rival como mero “gerador de despesa” aos cofres municipais.

“Eleição é de prefeito. Não tem por que trazer tanta gente, dar despesa aos nossos municípios. Hoje nós sofremos uma dificuldade muito grande. Para trazer pessoas do interior tem que dar almoço, alimentação e transporte, e os nossos municípios são pobres. Se vier aqueles que querem dar apoio, nós aceitamos. Mas fazer isso...”, ironizou Quitéria.

A votação, qualificada por Quitéria como “diferenciada” por ser somente de prefeitos, não é influenciada por conta da mobilização, segundo a candidata. Ela afirmou ao Bahia Notícias que, até o momento, 280 prefeitos confirmaram a vinda a Salvador para votar, nesta quarta-feira (14), em sua chapa. Entre os trabalhos eleitorais de Quitéria, foram inclusas conversas com prefeitos para deixar de lançar seus nomes e aderirem ao seu pleito.

Mobilização de Ricardo Machado é forte no CAB,
onde ocorre a eleição


“Pedi, inclusive, que se tivesse algum colega nosso que fosse candidato para a gente sentar e conversar, como foi o caso de Terence (Botirama) e o caso de Eures (Bom Jesus da Lapa). Os dois eram candidatos e resolveram aderir a nossa chapa”, disse Quitéria./Bahia Notícias

UPB: 255 prefeitos já votaram; eleição termina às 17h



UPB: 255 prefeitos já votaram; eleição termina às 17h

Aberta desde as 9h desta quarta-feira (14), a votação para escolha da presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) já tem 255 votos.

No biênio passado, o número total dos prefeitos que votaram ficou em 264. O pleito vai até às 17h e, segundo a mesa eleitoral, a expectativa é de que a eleição deste biênio supere este número.

Mais de 800 cargos em comissão já foram cortados do governo da Bahia


Mais de 800 cargos em comissão já foram cortados do governo da Bahia

Um total de 867 cargos em comissão já foi cortado do governo do estado, aponta instrução normativa publicada, sem alarde, na edição de sábado do Diário Oficial do Poder Executivo. A medida determinou extinções em 22 pastas, além dos gabinetes do governador e vice-governador, Casa Militar, Instituto Anísio Teixeira (IAT), Centro Industrial do Subaé (CIS) e Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic).

Os mais atingidos pela redução de pessoal foram a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com 246 cortes, seguido por Saúde, com 191, e Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), com 104. Nos casos da SJCDH e  Sedes, ambas foram fundidas em uma só, que deve recompor parte das perdas.

Ocorreram ainda cortes significativos em outros dois órgãos da cúpula do Palácio de Ondina: o gabinete do governador Rui Costa (PT) e a Secretaria de Educação (SEC), que contabilizaram 63 e 55 cargos a menos, respectivamente. O IAT, que pertence à estrutura da SEC, perdeu outros 32.

A lista inclui ainda 38 na Sudic e 22 na pasta de Integração Regional, órgãos extintos por Rui na reforma administrativa aprovada pela Assembleia em dezembro. A primeira leva de extinções de cargos comissionados, ocupados em sua maioria por indicações políticas, faz parte do pacote de ações para ajustar as contas do governo, anunciado por Rui Costa antes da posse.

Entre as quais, a estimativa de cortar 1.694 cargos até o fim deste ano, metade do contingente atingido pela instrução normativa de sábado. A próxima lista deve incluir órgãos, empresas e autarquias do segundo escalão.

Mulher é baleada na cabeça no bairro São Lourenço



O crime aconteceu na tarde desta terça feira, 13 de janeiro, na Rua Estrêla do Sul, bairro são Lourenço, próximo ao colégio Cemas, antigo Cetab, bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas.

Segundo informações, Paulina Reis Souza, 23 anos, caminhava próximo a uma panificadora com a filha quando homens armados em uma motocicleta se aproximaram e o carona disparou um tiro certeiro contra a cabeça de Paulina que caiu ali mesmo, na calçada.

A criança em estado de choque foi amparada por policiais da CAEMA
Uma viatura da polícia militar esteve no local juntamente com o SAMU para prestar socorro a vítima que foi encaminhada para o hospital municipal.

O diretor do hospital, Dr. Luiz, falou a nossa reportagem que a vítima deu entrada no centro cirúrgico em estado gravíssimo. A bala acertou o centro da cabeça, atravessou o rosto e está alojada na cavidade bucal, disse Dr. Luiz.

Viaturas policiais fizeram rondas na região a fim de localizar os autores do disparo, mais ninguém ainda foi preso. O caso foi registrado na delegacia de policia, e as investigações estão a cargo do delegado titular Dr. Kleber Gonçalves e a equipe do SILC./http:/bahiaextremosul

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Carro fica dependurado em fios de arame na via que liga Jucuruçu a Palmópolis - MG



Um carro Gol que saiu de Jucuruçu com destino a Palmópolis – MG, nesta terça-feira, 13/01, ficou dependurado em fios de arame em uma cerca, a 4 quilômetros de Jucuruçu.


Onde um carro Gol de placa MG- DMB. 11 37, licenciado de Palmópolis- MG. O mesmo estava sendo conduzido por Cristiano, segundo o motorista, ele estava em uma curva muito fechada quando deparou com um carro Celta e uma moto e os veículos fizeram muita poeira- e ele veio perder o controle de seu carro e foi direto em direção a ribanceira onde o seu carro o Gol, ficou dependurado na cerca de arame.

Cristiano nos disse que ele tinha ido levar seu filho em Itamaraju, onde o mesmo trabalha, e tem cinco dias que ele tombou outro carro próximo ao distrito de Nova Alegria.

O mais importante é que apesar do susto, o motorista Cristiano e o carro nada tiveram.

Corpo em decomposição é encontrado em Vila Betim município de Lagedão


Lajedão: Trabalhador rural encontra corpo de idoso em estado de decomposição

O corpo de um senhor idoso foi encontrado no inicio da tarde desta segunda feira, 12 de janeiro, dentro de um matagal, próximo a uma plantação de cana da usina Ibirálcool, em Vila Betim, município de Lajedão.

Segundo informações, do cabo Dionil da polícia Militar, responsável pela segurança da localidade, o corpo foi encontrado por volta de 13 horas por um vaqueiro que estava trabalhando o gado juntamente com um garoto.


O vaqueiro informou que estava tocando o gado, quando de repente, o garoto começou a sentir um mau cheiro, desconfiados, eles olharam dentro de um grotão e descobriram o corpo já em adiantado estado de decomposição.

Dionil informou que o corpo de um senhor de cabelos grisalhos, usando sandálias de correias trançadas, a calça parece ser azul, a camisa não dá para identificar a cor.

Segundo o policial, parece que foi morto a facadas, já que, no abdômen tem um buraco de onde de onde saiu o intestino. O policial acredita que a vítima pode ter sido atraída para o local aonde foi morta, mais só a perícia vai poder dizer a causa da morte.

A polícia civil de Teixeira de Freitas já foi comunicada sobre o fato. O corpo está no local aguardando a chegada do IML./bahiaextremosul

Motociclista foi assassinado com requintes de crueldade



Itabuna registra o 3º homicídio em 2015. O motociclista Nerisvaldo Souza (Nego), 29 anos, foi assassinado com requintes de crueldade na estrada de Mutuns, distrito de Itabuna, na manhã desta segunda feira (12). 

O corpo de Nerivaldo cruz dos Santos 31 anos  e a moto foram queimados, por bandidos que estavam de tocaia dentro do mato. Eles teriam utilizado a gasolina da própria moto para praticarem o crime, pois a chave do veículo não estava no contato, Nerivaldo seguia para o trabalho. 

Passageiros do ônibus que faz a linha Itabuna-Mutuns apagaram  o fogo, mas , Nerivaldo ja estava Morto,  Marcas de sangue foram encontradas no local do crime. Nerisvaldo, que estava usando o uniforme da empresa de gasoduto onde trabalhava, era muito conhecido em Mutuns. O irmão de Nego reconheceu o corpo, a motivação do crime ainda é mistério para apolicia.

Carreta que transportava leite para Ibirapuã pega fogo na BR 101



Eunápolis: Uma carreta tanque, que transportava leite, pegou fogo no km 727 da BR 101, perto da cidade de Eunápolis. O fato aconteceu por volta das 21h00, da última sexta-feira, 09 de janeiro. O veículo, com placa de Itabuna/BA, havia saído de Eunápolis com destino a Ibirapuã/BA, onde possivelmente iria realizar a entrega do produto.


Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista Ailton Silva Vasconcelos relatou que a careta bitrem teve uma pane elétrica seguida do incêndio, que se alastrou por toda gabine, se espalhando para os compartimentos. Um dos trens da carreta chegou a tombar. O trecho da BR 101 ficou totalmente interditada por cerca de duas horas.


O congestionamento chegou de aproximadamente 05 quilômetros nos dois sentidos. Apesar dos transtornos, não houve vítima no acidente. Motoristas que passaram pelo trecho no momento do acidente, registraram as chamas tomando conta da carreta, que ficou totalmente destruída./Liberdadenews

Rui alfineta ACM Neto: Num dia é aliado, no outro fala mal




O governador Rui Costa comentou, nesta segunda-feira (12), durante cerimônia de adesão do PTN ao seu governo sobre as declarações do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), após anúncio oficial do rompimento entre os petenistas baianos e o gestor soteropolitano, principal liderança oposicionista hoje no estado.

Em nota enviada à imprensa, ACM Neto informou que “não poderia aceitar as barganhas e trocas de cargos” que foram apresentadas pelo PTN e, por conta disso, resolveu “não ceder e deixar o PTN à vontade para seguir o seu caminho".

“Você deixa de ter os aliados um dia e, no outro dia, começa falar mal dos [ex-] aliados. Fui vítima disso no ano passado quando até maio vários partidos que apoiaram o candidato do DEM [Paulo Souto], mas faziam parte do governo [Wagner]. O PSC fez isso, o PRB fez isso, e nem por isso saí publicamente falando mal desses partidos”, afirmou o líder baiano, que revelou ter ficado “surpreso quando uma pessoa de um desses partidos foi ao rádio e a televisão falar mal de mim”.

Para Rui Costa, o comportamento do prefeito da capital baiana não foi bem visto pela população. “Como é que está junto em um dia e, no dia seguinte, não está mais junto e já acha a pessoa a pior possível. Ou a pessoa tinha mudado, e você não tinha percebido, ou alguma coisa está estranha”, questionou.

Para o deputado federal João Carlos Bacelar (PTN), também presente na cerimônia de adesão do seu partido ao governo Rui Costa, o prefeito ACM Neto se posicionou com relação ao PTN em um “momento de rancor e separação”.

“O prefeito sabe que não houve barganha nenhum. Tive uma convivência com o prefeito de quase 20 anos. Prefiro guardar do prefeito a imagem daquele companheiro que sempre agradecia a caminhada que fazíamos e a importância que o PTN sempre teve em seu projeto político. O passado é o passado e eu desejo que o prefeito consiga atender as expectativas do povo de Salvador. Só isso”, disse.

Brumadense esta desaparecida há 28 dias


Brumadense esta desaparecida há 28 dias

Uma família procura desesperadamente pela brumadense de prenome Vânia, que está há 28 dias desaparecida. Segundo ocorrência registrada na delegacia, a última vez que Vânia foi vista ela estava saindo de casa. 

Na ocasião, Vânia afirmou que iria ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. Desde então, não deu mais informações do seu paradeiro. 

Ainda segundo a ocorrência, essa não é a primeira vez que a mulher fica longe de casa sem dar notícias. Os familiares pedem a quem tiver qualquer informação da parente, que entre em contato com a polícia através do 190 ou 197./brumadonoticia

INSS reajusta benefícios em 6,23% para quem recebe acima de um salário mínimo




Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram reajustados para aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo. No Diário Oficial da União desta segunda-feira (12), os ministérios da Previdência Social e da Fazenda anunciaram que os valores serão corrigidos em 6,23%, percentual referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Com a Portaria nº 13, o teto desses benefícios, ou seja, o valor máximo a ser pago, passa a ser R$ 4.663,00. Segundo o Ministério da Previdência, 177.270 benefícios que antes estavam na faixa de R$ 724,00 a R$ 741,79 serão equivalentes ao salário mínimo.

No caso do salário-família, o valor pago por filho ou equiparado, com idade até 14 anos, será R$ 37,18 para os segurados que tenham remuneração mensal que não ultrapasse R$ 725,02. Para quem tem renda superior a esse valor ou recebe até ou menos que R$ 1.089,72, o valor reajustado será R$ 26,20 reais. Outro benefício que está na portaria é o auxílio-reclusão, pago aos dependentes de segurados presos em regime fechado ou semiaberto.

Poderão receber o auxílio os dependentes daquele segurado que tem salário de contribuição igual ou inferior a R$ 1.089,72. Com a publicação, os novos valores jáestão em vigor. As informações são da Agência Brasil.

Saúde repassa R$ 150 milhões de recurso adicional para a prevenção de dengue e chikungunya




O período de chuvas este ano trará, além do perigo da dengue, uma nova ameaça à saúde: a febre chikungunya. Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle dessas doenças, o Ministério da Saúde irá repassar um recurso adicional de R$ 150 milhões a todos os estados e municípios brasileiros. Os recursos são para qualificação das ações de combate aos mosquitos transmissores das doenças Aedes aegypti e Aedes albopictus, o que inclui vigilância epidemiológica e o aprimoramento dos planos de contingência.

Do total repassado, R$ 121,8 milhões serão destinados às secretarias municipais de saúde e R$ 28,2 milhões às secretarias estaduais. O recurso adicional é exclusivo para ações contra dengue e chikungunya e será repassado em uma parcela única. O valor representa um subsídio de 12% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde de R$ 1,25 bilhão.

Em contrapartida, os municípios precisam cumprir algumas metas, como disponibilizar quantitativo adequado de agentes de controle de endemias; garantir cobertura das visitas domiciliares pelos agentes; adotar mecanismos para a melhoria do trabalho de campo; realizar o LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) com ampla divulgação nos veículos de comunicação locais; notificar os casos graves suspeitos de dengue, entre outras ações.



O número de casos registrados de dengue caiu 61% entre janeiro e 15 de novembro de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013. Foram 1,4 milhão de casos em 2013 contra 566,6 mil neste ano, no mesmo período. Todas as regiões do país apresentaram redução de casos notificados, sendo que a região Sudeste teve a queda mais representativa, correspondente a 67%, seguida pelo Sul (64%), Centro-Oeste (58%), Nordeste (42%) e Norte (12%).

“Mesmo com a redução nos casos de dengue, a prevenção precisa ser mantida. A combinação do trabalho preventivo em cada residência, com as ações do poder público, é capaz de reduzir a presença do mosquito do Aedes aegypti no meio ambiente e, consequentemente, evitar epidemias”, afirma o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O estado com a maior diferença entre 2013 e 2014 foi o Rio de Janeiro, que conseguiu reduzir em 97% o número de casos, seguido pelo Mato Grosso do Sul (96%) e Minas Gerais (86%). Os óbitos por dengue no Brasil também apresentaram queda em comparação a 2013. Neste ano, foram 398 mortes, contra 652 confirmados no ano passado, uma redução de 39%.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta que a população deve redobrar os cuidados no período de dezembro a maio. “A população precisa fazer vistoria em suas casas para verificar o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso, que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Este mesmo cuidado deve ser adotado no ambiente público”, orienta o secretário.

LIRAa – Elaborado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção. Até o momento, 1.824 municípios realizaram o levantamento, um crescimento de 26,8% em relação aos 1.438 municípios que realizaram a pesquisa no ano passado. O LIRAa revela que 137 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, outros 659 em alerta e 1.028 cidades com índice satisfatório.

Segundo dados do LIRAa - pesquisa que identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito - o panorama dos criadouros do mosquito varia entre as regiões. Enquanto na Região Nordeste, 76,1% dos focos está no armazenamento de água, na região sudeste 56% dos focos está no depósito domiciliar. Já as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul tem no lixo o principal desafio, com taxas de – 42,5%, 45,5% e 47,3% –, respectivamente.



CHIKUNGUNYA - Em relação à febre chikungunya, o Ministério da Saúde registrou até 15 de novembro, 1.364 casos, sendo 125 confirmados por critério laboratorial e 1.239 por critério clínico-epidemiológico. Do total, 71 casos são importados, ou seja, de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa. Os outros 1.293 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão. Destes casos, chamados de autóctones, 531 foram registrados no município de Oiapoque (AP), 563 em Feira de Santana (BA), 196 em Riachão do Jacuípe (BA), um em Matozinhos (MG), um em Pedro Leopoldo (MG) e um em Campo Grande (MS).

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Rui Costa diz que não haverá diferença de tratamento com PTN



O governador Rui Costa (PT) afirmou, nesta segunda-feira (12), durante cerimônia de adesão do PTN baiano ao seu governo, que o partido terá o mesmo tratamento que os outros partidos.

"Não existe parceria pela metade", disse o líder baiano durante discursso no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O governador citou 2016, ano em que serão realizadas as eleições municipais no estado e avisou que a relação com os partidos aliados não será a de subordinação. "Nossa base tem o direito de pleitear candidaturas e crescer. As candidaturas serão formadas pelo diálogo e não pela imposição do governador ou da máquina [estadual]", afirmou.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.