Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 16 de novembro de 2013

Marqueteiro baiano dá pontapé inicial da “campanha” de Dilma

O marqueteiro baiano João Santana, “mago” das campanhas políticas de Lula e Dilma Rousseff, está atualmente bastante concentrado no que classifica como primeiro ato de campanha da presidente, que tentará a reeleição. Trata-se da festa de arromba que marcará a assinatura de contratos de exploração do pré-sal.

Marcada para início de dezembro, a festa será toda filmada, dirigida e trabalhada por Santana, que verá a presidente recebendo a Petrobras e as empresas estatais chinesas e a anglo-holandesa Shell no Brasil. Neste dia, um cheque simbólico de R$ 15 bilhões será entregue a Dilma.

Com os sequenciais desgastes políticos que vem sofrendo, Dilma focará na herança do pré-sal como a principal estratégia da campanha. Assim, toda a publicidade deverá gravitar em torno deste fato, ainda que o início da exploração ainda vá demorar para acontecer. As informações são da coluna Holofote, da revista Veja.

Bizarro! Porco nasce com "cara" de elefante em fazenda no interior; veja fotos

Uma anomalia genética assustou os moradores do povoado de Alagoinhas, no município de Mairi. Pela segunda vez, um porquinho nasceu com as feições de um elefante em uma fazenda da região. De acordo com o dono da Fazenda Broba, Ivan Ferreira, 34 anos, a porca deu à luz sete filhotes na madrugada da quarta-feira (13).

"Quando eu cheguei na pocilga de manhã, vi que ela tinha parido e um dos filhotes tinha uma cara estranha, umas feições de elefante", relata o agricultor. "Contam que há muitos anos aconteceu um caso semelhante em uma fazenda do povoado". O fazendeiro Ivan Ferreira, que cria cerca de seis porcos, trabalha principalmente no cultivo de milho e feijão, um negócio que herdou do pai.

Ainda de acordo com o agricultor, a porca e os outros seis filhotes, que nasceram normais, passam bem. De acordo com o site Click Notícias, o primeiro caso deste tipo foi registrado na fazenda de Dona Vavá, no mesmo povoado. 


Fonte:Radar830

Delúbio Soares se entrega em Brasília

Delúbio Soares se entrega em Brasília
O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares entregou-se na direção da Polícia Federal em Brasília. Ele era esperado na Superintendência do órgão, que fica no final da Asa Sul da capital. Com essa prisão, toda a antiga cúpula do PT no primeiro governo Lula está presa. Ao fugir da imprensa, Delúbio distanciou-se da atitude desafiadora de seus ex-chefes José Dirceu e José Genoino, que posaram para fotos com punhos cerrados antes da prisão nesta sexta-feira (15).

Pastor e bispo são presos com adolescente em motel de Toledo (PR)

108328713
Dois homens foram presos em flagrante com uma adolescente em um motel de Toledo na tarde desta quinta-feira 14).

De acordo com o site Jornal do Oeste, os suspeitos são líderes de uma igreja evangélica – pastor e bispo – e a menor, uma fiel. Ricardo Edmundo da Silva, 38 anos, que se intitula bispo da Igreja Livro da Vida, e Lindenberger Assis de Souza, 40 anos, pastor foram encaminhados à Polícia Civil, ficaram presos e responderão por estupro.

A menor e a mãe dela foram ouvidas pelo Conselho Tutelar. De acordo com o conselheiro Juliano Varanis, o órgão recebeu a denúncia por volta das 15h de que dois homens de aproximadamente 40 anos estavam em um quarto de um motel na BR 467, saída de Toledo, acompanhados de uma jovem de 17 anos, moradora do interior de Bragantina.

“Chamamos a Polícia Militar e Polícia Civil e nos deslocamos até o local, onde fizemos a abordagem e constatamos o fato”, revela ao indicar que as informações eram de que a irmã, de 14 anos, também já participou de atos sexuais, assim como outras meninas da igreja.

A adolescente foi ouvida diante dos Conselheiros Tutelares e disse a reportagem: “Ele (bispo) me pegou de moto em casa, por volta das 13h e viemos para Toledo e fomos até o supermercado e lá, o Linderberger veio de carro e fomos para o Motel, onde ficamos por uns 20 minutos até que a polícia e o Conselho Tutelar chegaram. 

Eu tive relacionamento com o Bispo Ricardo sim, mas com o Linderberger não, ele apenas me beijou, mas não na boca, no pescoço, me acariciou. Neste ano foi a terceira vez que nós nos relacionamos, eu era virgem e foi ele quem tirou a minha virgindade”, declarou a menor, na presença da mãe e de uma conselheira. Agora a Polícia Civil deverá interrogar a todos e os suspeitos deverão responder pela acusação de estupro.

Dirceu, Genoino e mais 5 condenados no mensalão se entregam à PF

Sete condenados no processo do mensalão se entregaram no início da noite desta sexta-feira à Polícia Federal. Quatro deles se apresentaram na Superintendência da PF em Belo Horizonte (MG). O deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino foi o primeiro a se entregar, na sede da PF em São Paulo. Ele chegou ao local por volta das 18h20 após receber mandado de prisão em sua casa. Condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto no julgamento do mensalão, Genoino foi aplaudido por um grupo de 15 pessoas que o esperavam no local e gritavam seu nome. 

O deputado chegou à sede da PF em um carro preto e parou para ser fotografado. Ele entrou no prédio com o semblante fechado, mas com o braço esquerdo levantado.  O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se entregou por volta das 20h30 à Polícia Federal em São Paulo. Ele chegou ao local acompanhado de algumas pessoas, entre elas o mesmo advogado de Genoino. Dirceu entrou no prédio com o braço direito erguido e acenando para os militantes do partido que gritavam seu nome.  

Ele parou para abraçar a mulher do Genoino no corredor externo antes de passar pela porta de entrada. Dirceu estava com um agente da PF. O grupo de petistas que está em frente à Superintendência da PF gritava “Dirceu, guerreiro, do povo brasileiro”, enquanto o ex-ministro acenava para os militantes. Em Minas Gerais, a ex-diretora da empresa de publicidade SMP&B Simone Vasconcelos foi a primeira a se apresentar. Ela chegou ao local por volta das 18h45 acompanhada de uma pessoa que seria seu advogado. Simone também entrou na sede da PF em um carro com vidros escuros e não falou com a imprensa.  

Também se entregaram em Belo Horizonte o ex-sócio nas empresas SMP&B, Graffiti e DNA, Cristiano Paz; a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello; e o ex-deputado federal pelo PTB, Romeu Queiroz. 

Queiroz se apresentou acompanhado do Marcelo Leonardo, que é advogado do Marcos Valério. Leonardo saiu logo em seguida. Ele estaria buscando Valério, que já teria saído de sua fazenda em Caetanópolis, que fica 100 quilômetros de Belo Horizonte.  

Em Brasília, o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas se entregou à Polícia Federal por volta das 20h. Os condenados que se entregarem em outros Estados serão transportados para o Distrito Federal em um avião da própria Polícia Federal. A expectativa da PF é que as transferências ocorram ainda neste final de semana. 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, enviou à PF na tarde de hoje os mandados de execução penal a 12 réus no processo do mensalão. A PF encaminhou os pedidos às Superintendências Regionais, responsáveis pela execução das prisões. 

Lista extraoficial

Os nomes dos réus ainda não foram divulgados. Segundo a agência BBC e a Globo News, foram expedidos mandados de execução aos condenados: 

O ex-presidente do PT José Genoino: Foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime inicial semiaberto. Excluída a pena de formação de quadrilha, o tempo de prisão fica em quatro anos e oito meses de reclusão, também em regime semiaberto. Caso a pena aumente após o novo julgamento sobre quadrilha, poderá descontar o tempo já cumprido para progressão de regime. 

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu: Foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão em regime inicial fechado. 

Mas como questionou o crime de quadrilha, cumpre inicialmente pena de sete anos e 11 meses, por crime de corrupção ativa, o que dá direito ao regime semiaberto, quando o preso trabalha de dia e dorme em cadeia específica. Para configurar regime fechado, o tempo de prisão precisa superar oito anos. 

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares: Foi condenado a oito anos e 11 meses de prisão em regime inicial fechado. Como questionou o crime de quadrilha, começa a cumprir a pena de seis anos e oito meses de prisão em regime semiaberto, por corrupção ativa. 

O operador do esquema, Marcos Valério: Foi condenado a 40 anos, quatro meses e seis dias de prisão, além de multa de R$ 3,062 milhões. Apresentou embargos infringentes para o crime de quadrilha, o que reduziria em dois anos e 11 meses a pena total. O desconto não é suficiente para livrar o réu do regime fechado. 

Ramon Hollerbach (sócio de Valério): Condenado a 29 anos, sete meses e 20 dias de prisão em regime fechado, entrou com embargos infringentes para questionar todos os crimes, mesmo sem ter os votos favoráveis necessários para parte deles. Dessa forma, fica em liberdade até a análise do cabimento ou não dos recursos. 
,
Cristiano Paz (sócio de Valério): Situação parecida com a de Marcos Valério. Foi condenado a 25 anos, 11 meses e 20 dias de prisão. Descontados os dois anos e três meses do crime que questionou (formação de quadrilha), permanece em regime fechado. 

Dona do Banco Rural, Kátia Rabello: Apresentou embargos pelo crime de quadrilha. Sua pena reduziria de 16 anos e oito meses de prisão para 14 anos e cinco meses. Continua no regime fechado. 

Ex-funcionária de Valério Simone Vasconcelos: Foi condenada a 12 anos, sete meses e 20 dias de prisão em regime fechado, mas entrou com embargos infringentes questionando a definição da pena dos crimes de evasão de divisa e lavagem de dinheiro. 

A defesa afirma que a ré recebeu quatro votos por penas menores, o que daria direito ao recurso. Dessa forma, cumpriria inicialmente quatro anos e dois meses em regime semiaberto até o julgamento dos recursos. 

Ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas: Condenado a cinco anos de prisão em regime semiaberto, não apresentou mais recursos e deve ir para o semiaberto. 

Ex-deputado Romeu Queiroz (PTB-MG): Foi condenado a seis anos e seis meses de prisão em regime inicial semiaberto e não apresentou embargos infringentes. 

Ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato: Foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão em regime inicial fechado, mais R$ 1,31 milhão de multa. Como não tem embargos infringentes pendentes, cumprirá pena na cadeia. 

José Roberto Salgado, ex- vice-presidente do Banco Rural: Condenado a 16 anos e oito meses de prisão em regime fechado, também apresentou embargos infringentes para todos os crimes. Dessa forma, fica em liberdade até a análise do cabimento ou não dos recursos. 

O mensalão do PT

​​​Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo, o deputado federal José Dirceu deixou o cargo de chefe da Casa Civil e retornou à Câmara. Acabou sendo cassado pelos colegas e perdeu o direito de concorrer a cargos públicos até 2015. 

No relatório da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou como operadores do núcleo central do esquema José Dirceu, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o ex- secretário-geral Silvio Pereira. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoino e Delúbio respondem ainda por corrupção ativa. 

Em 2008, Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com isso, ele teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos e deixou de ser um dos 40 réus. José Janene, ex-deputado doPP, morreu em 2010 e também deixou de figurar na denúncia. 

O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto pelo empresário Marcos Valério e seus sócios (Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino), além das funcionárias da agência SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Eles respondem por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. 

A então presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e os diretores José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. 

O publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Luiz Gushiken é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) responde a processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia inclui ainda parlamentares do PP, PR(ex-PL), PTB e PMDB. Entre eles o próprio delator, Roberto Jefferson. Em julho de 2011, a Procuradoria-Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. 

Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e o irmão do ex-tesoureiro do Partido Liberal (PL) Jacinto Lamas, Antônio Lamas, ambos por falta de provas. A ação penal começou a ser julgada em 2 de agosto de 2012. A primeira decisão tomada pelos ministros foi anular o processo contra o ex-empresário argentino Carlos Alberto Quaglia, acusado de utilizar a corretora Natimar para lavar dinheiro do mensalão. 

Durante três anos, o Supremo notificou os advogados errados de Quaglia e, por isso, o defensor público que representou o réu pediu a nulidade por cerceamento de defesa. Agora, ele vai responder na Justiça Federal de Santa Catarina, Estado onde mora. Assim, restaram 37 réus no processo. 

No dia 17 de dezembro de 2012, após mais de quatro meses de trabalho, os ministros do STF encerraram o julgamento do mensalão. Dos 37 réus, 25 foram condenados, entre eles Marcos Valério (40 anos e 2 meses), José Dirceu (10 anos e 10 meses), José Genoino (6 anos e 11 meses) e Delúbio Soares (8 anos e 11 meses). 

A Suprema Corte ainda precisa publicar o acórdão do processo e julgar os recursos que devem ser impetrados pelas defesas dos réus. Só depois de transitado em julgado os condenados devem ser presos. 

Estudo: 50% das mulheres acordam de mau humor ao sonhar com marido

Às vezes você acorda com vontade de brigar com o marido que dorme ao lado porque sonhou que ele estava te traindo, enquanto tudo que ele estava fazendo era roncar embaixo do edredom? Bom, você não está sozinha. Mais da metade das mulheres acorda de mau humor com os parceiros porque tiveram um sonho ruim com ele. 

Além disso, 44% das entrevistadas disseram sonhar com frequência com os ex-namorados, o que também ajuda para que a alegria não apareça logo ao despertar. 

As informações são do jornal inglês Daily Mail. Mas, não são só maridos e namorados que sofrem com o mau humor matinal feminino, mas quase 60% das duas mil pessoas entrevistadas disseram ficar irritadas com amigos que estavam presentes em sonhos ruins. 

Os chefes não ficam de fora e uma em cada 20 mulheres disse tratar o superior com frieza por ter sonhado com ele na noite anterior. Em geral, quatro em cada 10 adultos disseram que os sonhos ou pesadelos determinam o humor ao longo do dia./Voz da Bahia  

Japoneses criam método para detectar câncer pela saliva

Japoneses criam método para detectar câncer pela saliva
Um novo método capaz de detectar o câncer de pâncreas através da saliva foi desenvolvido por pesquisadores japoneses. De acordo com os cientistas, o experimento consegue um diagnóstico acertado em 84% dos casos. A equipe médica, que inclui cientistas da Universidade de Medicina de Tóquio e da Universidade de Keio – também na capital japonesa – espera que o novo método sirva para realizar um diagnóstico prematuro da doença o que permitiria usar cirurgia, algo que neste tipo de câncer é incomum. 

Nos testes, os cientistas descobriram que a saliva dos doentes de pâncreas contém mais quantidade de uma substância que faz parte de uma enzima encarregada do desenvolvimento deste tipo de câncer. A esperança dos cientistas é que, em breve, várias empresas se interessem em comercializar o produto, que pode ser vendido em um ano. 

Geralmente o câncer de pâncreas é detectado em um estado avançado, o que faz com que em 80% dos pacientes a cirurgia seja algo ineficaz, por já ter se espalhado para outras células do corpo, como os nódulos linfáticos e fígado.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

José Dirceu se entrega à Polícia Federal, na Lapa, SP

Dirceu reforçou que já sofreu constrangimento como este, mas que tinha certeza de que estava defendendo a democracia e o país
Dirceu reforçou que já sofreu constrangimento como este, mas que tinha certeza de que estava defendendo a democracia e o país

José Dirceu se entregou na Superintendência Regional de São Paulo da Polícia Federal, no bairro da Lapa. No trajeto, ele comentou que se sente constrangido, mas que tem certeza que não merece isso. Ressaltou também que sempre trabalhou para que o Brasil tivesse uma democracia plena e respeitasse as suas leis.

Dirceu reforçou ainda que já sofreu constrangimento como este de hoje, mas que tinha certeza de que estava defendendo a democracia e o país, como faz agora.

Mais cedo, Dirceu afirmou, em texto publicado em seu blog, que o Supremo Tribunal Federal (STF) comete uma injustiça determinando o cumprimento fatiado das penas do mensalão. “Como sempre, vou cumprir o que manda a Constituição e a lei, mas não sem protestar e denunciar o caráter injusto da condenação que recebi. A pior das injustiças é aquela cometida pela própria Justiça”, afirmou.

O julgamento da AP 470 caminha para o fim como começou: inovando - e violando - garantias individuais asseguradas pela Constituição e pela Convenção Americana dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário.

A Suprema Corte do meu país mandou fatiar o cumprimento das penas. O julgamento começou sob o signo da exceção e assim permanece. No início, não desmembraram o processo para a primeira instância, violando o direito ao duplo grau de jurisdição, garantia expressa no artigo 8 do Pacto de San Jose. Ficamos nós, os réus, com um suposto foro privilegiado, direito que eu não tinha, o que fez do caso um julgamento de exceção e político.

Como sempre, vou cumprir o que manda a Constituição e a lei, mas não sem protestar e denunciar o caráter injusto da condenação que recebi. A pior das injustiças é aquela cometida pela própria Justiça.

É público e consta dos autos que fui condenado sem provas. Sou inocente e fui apenado a 10 anos e 10 meses por corrupção ativa e formação de quadrilha - contra a qual ainda cabe recurso - com base na teoria do domínio do fato, aplicada erroneamente pelo STF.

Fui condenado sem ato de oficio ou provas, num julgamento transmitido dia e noite pela TV, sob pressão da grande imprensa, que durante esses oito anos me submeteu a um pré-julgamento e linchamento.

Ignoraram-se provas categóricas de que não houve qualquer desvio de dinheiro público. Provas que ratificavam que os pagamentos realizados pela Visanet, via Banco do Brasil, tiveram a devida contrapartida em serviços prestados por agência de publicidade contratada.

Chancelou-se a acusação de que votos foram comprados em votações parlamentares sem quaisquer evidências concretas, estabelecendo essa interpretação para atos que guardam relação apenas com o pagamento de despesas ou acordos eleitorais.

Durante o julgamento inédito que paralisou a Suprema Corte por mais de um ano, a cobertura da imprensa foi estimulada e estimulou votos e condenações, acobertou violações dos direitos e garantais individuais, do direito de defesa e das prerrogativas dos advogados - violadas mais uma vez na sessão de quarta-feira, quando lhes foi negado o contraditório ao pedido da Procuradoria-Geral da República.

Não me condenaram pelos meus atos nos quase 50 anos de vida política dedicada integralmente ao Brasil, à democracia e ao povo brasileiro. Nunca fui sequer investigado em minha vida pública, como deputado, como militante social e dirigente político, como profissional e cidadão, como ministro de Estado do governo Lula. Minha condenação foi e é uma tentativa de julgar nossa luta e nossa história, da esquerda e do PT, nossos governos e nosso projeto político.

Esta é a segunda vez em minha vida que pagarei com a prisão por cumprir meu papel no combate por uma sociedade mais justa e fraterna. Fui preso político durante a ditadura militar. Serei preso político de uma democracia sob pressão das elites.

Mesmo nas piores circunstâncias, minha geração sempre demonstrou que não se verga e não se quebra. Peço aos amigos e companheiros que mantenham a serenidade e a firmeza. O povo brasileiro segue apoiando as mudanças iniciadas pelo presidente Lula e incrementadas pela presidente Dilma.

Ainda que preso, permanecerei lutando para provar minha inocência e anular esta sentença espúria, através da revisão criminal e do apelo às cortes internacionais. Não importa que me tenham roubado a liberdade: continuarei a defender por todos os meios ao meu alcance as grandes causas da nossa gente, ao lado do povo brasileiro, combatendo por sua emancipação e soberania"./Jornal do Brasil

Joaquim Barbosa decreta prisão de 12 condenados no 'mensalão'

José Genoino, José Dirceu, Delúbio Soares e Marcos Valérios deverão ser presos
Doze condenados no processo do mensalão tiveram seus pedidos de prisão decretados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta sexta-feira (15/11). O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, já encaminhou a ordem à Polícia Federal e distribuídos aos estados.

Entre os condenados que tiveram o pedido de prisão decretados estão o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoino; o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares; o ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu; o operador do esquema do mensalão, Marcos Valério; sua secretária, Simone Vasconcelos; além  e do ex-advogado de Valério, Cristiano Paz e do ex-sócio Ramon Hollerbach.

Em sua página oficial na internet, o expresidente do PT, José Genoino, deputado licenceado que deve se entregar à Justiça, declara inocência e diz que cumpre a decisão com indignação, que foi condenado por estar à frente do partido na época e que não haveria provas contra ele. Genoino diz considera-se um preso político e foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão pela participação no esquema e deverá cumprir a pena em regime semiabreto.

Já o ex-ministro chefe da casa Civil, começará a cumprir a pena de 7 anos e 11 meses por crime de corrupção ativa, em regime semiaberto até que sejam analisado os embargos infringentes por formação de quadrilha, crime ao qual foi condenado a cumprir 2 anos e 11 meses em regime fechado.

A decisão sobre a execução das penas dos 12 condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, foi tomada na quarta-feira (13/11) após os ministros rejeitarem os segundos embargos de declaração apresentados pelos réus condenados no processo.

Os ministros seguiram o voto divergente de Teori Zavascki. Ele entendeu que todos os réus podem ter as penas executadas, exceto nos crimes em que questionaram as condenações por meio dos embargos infringentes, recurso previsto para os réus que obtiveram pelo menos quatro votos pela absolvição, outra fase de recursos.

O entendimento permite a prisão dos réus que tiveram os embargos rejeitados e dos condenados que, mesmo tendo direito aos infringentes, não questionaram as penas por meio deste recurso.

Presidente eleito do PT chama bancada de vereadores do partido de ‘anomalia’

Presidente eleito do PT chama bancada de vereadores do partido de ‘anomalia’
Eleito há menos de uma semana para a presidência do PT da capital baiana, cargo que assume em janeiro, Edson Valadares já partiu para o ataque contra o grupo de sete vereadores do partido na Câmara Municipal, que classificou como uma “anomalia organizativa”. “Uma bancada tem de ter planos, metas, objetivos comuns, um sistema de cooperação, reuniões ordinárias, elaboração de projetos coletivos, fiscalização do executivo, intervenção articulada no plenário, portanto, uma ação potencializada dos vereadores e o fortalecimento do discurso do partido”, justificou o petista em nota. Na atual legislatura, alguns atos de vereadores do partido foram alvo de críticas de correligionários, incluindo o líder da bancada de oposição, Gilmar Santiago (PT). Entre as situações, as alfinetadas do petista Luiz Carlos Suíca, que já participou da ocupação de um prédio do governo estadual (ver aqui), criticou a segurança estadual (ver aqui) disparou contra colegas (ver aqui), foi a um evento de adversários (ver aqui) e até classificou os condenados no mensalão como “uma vergonha” para o Partido dos Trabalhadores. Outro que recebeu críticas do PT foi o vereador Henrique Carballal, acusado de costurar um acordo com o prefeito ACM Neto (DEM) (veraqui), justamente um dos maiores adversários do PT. Segundo Valadares, a bancada deveria ter a “sintonia de uma constelação de estrelas e não a dispersão de um grupo de astros individualizados”. O novo presidente soteropolitano da sigla afirma que “será feito um acordo com os sete vereadores eleitos para definir a metodologia de implantação desta estrutura que é uma cultura partidária e funciona na Assembleia Legislativa e na Câmara de Deputados, sem engessar as características dos mandatos”. A bancada do PT na Câmara é comandada por Moisés Rocha./BN

Pai é assassinado pelo próprio filho com martelo

Um jovem de 26 anos é acusado de matar o pai, de 55, a golpes de martelo na madrugada desta quinta-feira, 14, no município de Uruçuca (distante 405 km de Salvador), no sul da Bahia.

De acordo com a delegacia da cidade, o jovem, que sofre de transtornos mentais, desferiu dois golpes de martelo na cabeça do pai, que não resistiu.

A mãe e um vizinho do acusado, que presenciaram o crime, já prestaram depoimento. À polícia, eles disseram que o filho se irritou após o pai ter pedido o martelo, que era utilizado pelo jovem para consertar um celular.

Após ser atingido, o pai teve de ser encaminhado para o Hospital Regional de Ilhéus, onde morreu. O jovem foi levado para fazer tratamento no Hospital São Judas, em Itabuna. Fonte: A Tarde

PRF realiza Operação Proclamação da República 2013

Foto: Imagem da internet
A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia estará realizando a Operação Proclamação da República 2013, a partir da 00h01 do dia 14 de novembro, quinta-feira, a Superintendência de Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia estará realizando a Operação Proclamação da República 2013, a partir da 00h01 do dia 14 de novembro, quinta-feira.

Durante os quatro dias desta Operação, o principal objetivo será prevenir e evitar acidentes de trânsito, salvaguardando a integridade das pessoas. As rodovias federais estarão sob esquema especial de fiscalização, com reforço no policiamento com equipes do Núcleo de Operações Especiais (NOE), do motopoliciamento e dos Grupos de Policiamento Tático local, que utilizarão todas as viaturas operacionais, inclusive resgates, postos móveis e motocicletas. Os policiais contarão ainda com o auxílio de 38 etilômetros e 13 radares entre portáteis e fotográficos para coibir o uso de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade dos condutores, respectivamente.

A PRF alerta quanto ao limite de velocidade para quem pretende viajar. As imagens de veículos com excesso de velocidade serão captadas em diversos trechos de rodovias federais do estado. Ressalta-se que a disposição destes equipamentos é feita mediante pesquisas que indicam os locais mais críticos e em que a incidência de acidentes apresentou uma crescente, em especial por velocidade excedente.

Estima-se um aumento em cerca de 40% no fluxo de veículos nos dias de maior movimentação: saída (quinta) e retorno (domingo), nas principais rodovias federais./Sulbahianews

Delator do mensalão diz que ‘não se arrepende’

Ex-deputado federal Roberto Jefferson

Recolhido em sua casa na pequena Comendador Levy Gasparian, cidade da Região Serrana do Rio na divisa com Minas Gerais, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, delator do esquema do mensalão, afirmou nesta quinta-feira, 14, em seu blog e pelo Twitter que não se arrepende do que fez, e que acredita que a política brasileira pode melhorar daqui por diante. 

O primeiro texto, sob o título “Nem tudo está perdido”, foi publicado às 9h56: “Há oito anos denunciei ao País o maior escândalo que jamais presenciei no Planalto Central desde que me tornei deputado. 

Tudo realizado por quem, por décadas, apontou o dedo para muitos, acusando-os de corruptos, dando início à nefasta judicialização da política brasileira.” E continuou: “Fui cassado e tive meus direitos suspensos por 10 anos; ontem, a Corte Suprema do meu País decretou minha prisão. 
Estou satisfeito com a decisão? 

Mentiria se dissesse que sim; conforta-me, porém, a crença de que a política brasileira, daqui para a frente, pode ser melhor”. Às 9h58, mudou de assunto. Uma postagem breve, de título “Voltamos quando Deus quiser”, dizia: “Amanhã o Brasil comemora a Proclamação da República. Um bom feriado a todos. E não esqueçam: se forem dirigir, não bebam.”

Quarenta minutos depois, ele voltou a se manifestar: “Não (tenho arrependimentos), tudo certo. Não me regozijo, sou um réu condenado como todos os outros, vamos aguardar que se cumpra o destino”. De manhã, Jefferson fez fisioterapia e apareceu na porta de casa, que ficou cercada por jornalistas. Estava com sua mulher, Ana Lucia Novaes. Afirmou que não sabia se iria se apresentar à Polícia Federal, no caso de sua prisão ser decretada, ou se esperaria em casa. ” 

Vou combinar com meu advogado, vou aguardar, tenho até o fim do dia”. À tarde, embora a sogra do ex-deputado, Marlene, tenha chegado a dizer que Jefferson se manifestaria, ele permaneceu dentro de casa e não falou com os jornalistas. O ex-deputado teria sido orientado por advogados a não falar para não prejudicar a estratégia de sua defesa./Agência Brasil

Proclamação da República

Dom Pedro II e o Marechal Deodoro da Fonseca

Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república do Brasil.

Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888.

Como os negros não trabalhavam mais nas lavouras, os imigrantes começaram a ocupar seus lugares, plantando e colhendo, mas cobravam pelos trabalhos realizados, o que gerou insatisfação nos proprietários de terras.

As perdas também foram grandes para os coronéis, pois haviam gasto uma enorme quantidade de dinheiro, investindo nos escravos e o governo, após a abolição, não pagou nenhuma indenização aos mesmos.

A guerra do Paraguai (1864 a 1870) também ajudou na luta contra o regime monárquico no Brasil. Soldados brasileiros se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina, recebendo orientações para implantarem a república no Brasil.

Os movimentos republicanos também já aconteciam no país, a imprensa trazia politização à população civil, para lutarem pela libertação do país dos domínios de Portugal. Com isso, vários partidos teriam sido criados, desde 1870.

A Igreja também teve sua participação para que a república do Brasil fosse proclamada. Dois bispos foram nomeados para acatarem as ordens de D. Pedro II, tornando-se seus subordinados, mas não aceitaram tais imposições. Com isso, foram punidos com pena de prisão, levando a igreja a ir contra o governo.

Com as tensões aquecendo o mandato de D. Pedro II, o mesmo dirigiu-se com sua família para a cidade de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro.

Porém seu afastamento não foi nada favorável, fez com que fosse posto em prática um golpe militar, onde o Marechal Deodoro da Fonseca conspirava a derrubada de D. Pedro II.

Boatos de que os responsáveis pelo plano seriam presos fizeram com que a armada acontecesse, recebendo o apoio de mais de seiscentos soldados.

No dia 15 de novembro de 1889, ao passar pela Praça da Aclamação, o Marechal, com espada em punho, declarou que a partir daquela data o país seria uma república.

Dom Pedro II recebeu a notícia de que seu governo havia sido derrubado e um decreto o expulsava do país, juntamente com sua família. Dias depois, voltaram a Portugal.

Para governar o Brasil República, os responsáveis pela conspiração montaram um governo provisório, mas o Marechal Deodoro da Fonseca permaneceu como presidente do país. Rui Barbosa, Benjamin Constant, Campos Sales e outros, foram escolhidos para formar os ministérios.

Audiência termina sem acordo entre MP e Telexfree no AC

Terminou sem acordo a audiência de conciliação entre o Ministério Público do Acre (MP-AC) e a direção da Telexfree, realizada na tarde desta quinta-feira (15), na 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco. O  Ministério Público propôs à Telexfree  um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por meio do qual a empresa apresentaria um novo modelo de negócio, como venda direta de Voip e com bonificação de revendedores que indicarem novos consumidores, além de devolver imediatamente o dinheiro dos divulgadores que aderiram ao negócio por último e não receberam nada.

O pagamento seria feito com o dinheiro está bloqueado, porém a proposta foi recusada pela empresa. A promotora de Defesa do Consumidor, Alessandra Marques, disse que não ficou surpresa com o resultado da audiência e que o processo continua. "Fizemos uma proposta de ajustamento de conduta para que a empresa ressarcisse os seus consumidores. Apresentamos, inclusive, os prazos para isso e ela não aceitou a proposta. Não me surpreendeu nenhum pouco. O processo vai continuar", salientou.

O diretor da Telexfree, Carlos Costa, explica que foram apresentadas duas propostas, também recusadas pelo MP."Uma proposta foi a do seguro, que nós temos condições de adquirir sim, está na mão da juíza decidir. A outra seria dar continuidade aos nosso contratos pela Ympactus até o final, com o último divulgador e depois ele teria a opção de tocar o negócio pela Telexfree americana.

Não tem muito mistério", diz.Costa disse ainda que a proposta do MP previa a extinção da Ympactus e algumas modificações na forma de ganho dos divulgadores. Pontos cruciais para que a empresa não aceitasse o acordo. "O ganho diferenciado é nosso segredo, essa é a nossa revolução e queriam amputar isso e não aceitamos", diz.

O diretor também delegou toda a confusão na justiça à falta de uma legislação que defenda o marketing multinível no Brasil e garante que a 'batalha é boa' e espera uma decisão da juíza até o fim deste mês.Agora, o processo volta para as mãos da juíza Thaís Borges, que vai proferir uma decisão saneadora em 10 dias.

Ela diz que primeiro vai apreciar as preliminares que os réus trouxeram nas defesas."Acatar preliminar significa extinguir o processo sem analisar o mérito, sem decidir se é pirâmide ou não. Se eu acatar a preliminar de ilegitimidade do MP, eu extingo o processo e as atividades voltam. Se eu declarar incompetência do juízo teria que remeter a uma outra vara,  outra justiça. Se eu negar todas as preliminares, o passo seguinte é iniciar a produção de provas", explica.

Integrantes históricos do PT vão pedir desfiliação partidária em Itamaraju

O pleito do PED - Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores em Itamaraju, ocorrido no último dia 10 de outubro, foi marcado por muitas contestações e indignações dos seus integrantes, quando a chapa da militante Isabel Martins e a própria candidata foram impugnadas pelo Diretório Municipal e sua candidatura só foi assegurada por meio de um recurso no Diretório Estadual. 

A advogada Izabel Martins, com 36 anos de militância em partido de esquerda e há 23 anos somente no PT de Itamaraju, acusou o diretório municipal de não ter agido com imparcialidade e tendenciado a eleição em favor do candidato Dalvadisio Lima, ao ponto de ter impedido o voto de filiados históricos em dia e aptos ao voto.


O partido tem 2.300 filiados em Itamaraju e 1.368 estavam aptos a votar, mas somente 918 compareceram às urnas do Colégio Estadual Polivalente. O empresário Dalvadisio Lima terminou vencendo a disputa com 69% dos votos validos (581 votos) e a advogada Izabel Martins ficou em segundo lugar com 262 votos. 

Conforme Izabel Martins, não deixou de ser uma vitória da chapa em seu apoio que obteve 32,5% dos votos (240 votos) em apenas 5 dias de campanha e contra quatro grupos. Foram contabilizados como brancos e nulos 236 votos, sendo que todos os votos em favor da sua chapa foram anulados mesmo depois dos filiados depositarem na urna a sua vontade de direito e assegurado em honra da democracia.

Para o ex-presidente do PT, Selmides Pereira, o “Bida”, a decisão de anular quase a metade dos votos obtidos pela chapa da advogada Izabel Martins foi uma prova de desrespeito aos próprios companheiros de partido que decidiram se posicionar de uma forma diferente e eles deram um tiro de misericórdia na democracia. “Mas a anulação dos votos obtidos pela chapa da advogada Izabel Martins tinha uma razão de ser, os votos davam ao grupo que defendia o nome da advogada o direito de ocupar 9 cadeiras do Diretório Municipal”, explicou Bida.

Os petistas vestidos de preto simbolizando luto em protesto por terem sido impedidos de votar, lamentaram o ocorrido e confirmaram que vão mesmo entregar à coordenação do partido um pedido de desfiliação coletiva, onde muitos  integrantes se desligarão dos quadros do PT em Itamaraju. “O senhor Dalvadisio não sabe vencer prévias, por isso precisa se valer da truculência para alcançar a vitória na marra. 

Dessa forma não dá para continuar, não mereço tanto humilhação dentro de um partido ao qual dediquei vários anos de minha vida. Estou entregando sabe lá quem, um partido que ajudei a construir”, disse a advogada Izabel Martins.

A secretária municipal da Agricultura, Solange Chagas, outra que pretende deixar o partido, também desabafou: “Não dá mais pra continuar nesse partido, o PT de Itamaraju não tem mais ideologia política e não respeita mais as opiniões contrárias. Não precisou da ditadura nem da direita, é o próprio grupo que está no partido que está acabando com o PT em Itamaraju”, disparou Solange Chagas, citando o revolucionário Ernesto Che Guevara, que certa feita expressou: “Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”.

Evando Rodrigues, secretário municipal do Desenvolvimento Social disse que a decisão de sair do PT foi muito pensada, mas já vinha amadurecendo a ideia há anos. “Ninguém aceita estar em um partido em que você não tem voz, em que você não pode falar, não pode se defender ou defender o seu ponto de vista. Não nos deixam falar porque não aceitam ouvir, então porque permanecer, porque continuar acreditando em um ambiente democrático se o que vemos é a imposição de cima pra baixo”, argumenta.

A secretária municipal de Esporte e Cultura, Dilce Moura, disse que durante o processo do PED, ninguém foi mais perseguida, caluniada, injustiçada e aviltada que a secretária Lucilene Curvelo. “Aliás, essa tem sido a postura do grupo do presidente eleito contra Lucilene, porque eles não aceitam o fato de vê-la no governo Manoel Pedro como uma de suas principais colaboradoras. Lucilene tem sido vítima de ataques sucessivos a sua honra, em alguns casos as acusações sem provas dirigidas a ela chegam a ser desumanas. 

Não levam em consideração os anos de contribuição da secretária ao Partido dos Trabalhadores, nem o histórico dos seus serviços prestados a sociedade como fundadora do PT ao ponto de ter ocupado cadeiras nos diretórios municipal e estadual”, ressaltou.

Para Lucilene Curvelo, todos os que estiveram com Dalvadisio Lima têm sua parcela de responsabilidade neste processo que para ela faltou com a imparcialidade. “Quem perdeu com tudo isso foi o PT, nosso grupo fez a campanha com ética e moralidade, respeitando os acordos, inclusive fazendo campanha para o candidato a presidente estadual Everaldo Anunciação. 

Todas as nossas lideranças reafirmaram que respeitam o projeto e a bandeira do partido que é importante para o Brasil e para Bahia. Respeitamos os governos da presidenta Dilma Rousseff e do governador Jacques Wagner, além de muitos dirigentes, fundadores do partido a nível estadual e federal, mas que em Itamaraju todos que estiveram com Dalvadisio Lima são cúmplices neste processo truculento, no qual, o único prejudicado foi o PT”, concluiu.

Na última eleição todos os cinco secretários municipais do Governo Pedro da Campineira, apoiaram o gestor na sua reeleição. Campineira foi vice-prefeito duas vezes do Governo do PT em Itamaraju e ocupa seu segundo mandato de prefeito filiado ao PSD e continua aliado do Governo Estadual (Jaques Wagner, PT) e Governo Federal (Dilma Rousseff, PT). 

O diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Itamaraju, nega que tenha impedido a votação de filiados que são funcionários públicos e confirma que apenas pessoas do primeiro escalão do atual governo foram impedidos de votar porque na eleição passada pediram desligamento do partido a partir do momento que decidiram em 2012, apoiar um candidato à majoritária que não era do PT./TN

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Caema apreende veículo clonado em Posto da Mata

Policias militares lotados no 13º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Posto da Mata, apreenderam um veículo com o número de chassi adulterado, policias militares lotados no 13º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Posto da Mata, apreenderam um veículo com o número de chassi adulterado e encaminharam a suspeita, condutora, à delegacia no sábado, 9 de novembro, no bairro Industrial.

O veículo GM/Montana, de cor branca, placa policial ODM 8098, Cariacica/ES, Renavam 00484695193, Chassi 9BGCA80X0DB136616, estava sendo conduzido por Rubenir Gernino Tavares, 31 anos, conhecida por “Bibi”, moradora do bairro Copacabana, também em Posto da Mata.

Na abordagem, os PMs detectaram que ela não possuía CNH, o que motivou a apreensão do veículo. A partir daí, a Polícia Militar, procedendo com o levantamento dos demais dados do veículo apreendido, descobriu que o número do chassi estava adulterado e que o carro apreendido era clonado.

 O verdadeiro veículo foi localizado no município de Teixeira de Freitas/BA arrendado a Casa do Adubo LTDA. A condutora do veículo em seus argumentos disse que o carro clonado pertencia a Nilton, conhecido por pela alcunha de “Cowboy”. Como procedimento normal, a PM apresentou a autora juntamente com o veiculo à Delegacia de Nova Viçosa/BA para as medidas devidas./SulBahiaNews

Porto Seguro: CAEMA prende homem com drogas no Baianão

drogas Capa
No último dia 11 de novembro, por volta das 23h00min, guarnições da CAEMA, de serviço na cidade de  Porto Seguro, realizavam ronda no Bairro Baianão quando avistaram um homem com drogas.

Trata-se de DAVID MATOS SOUZA  que estava em atitude suspeita e ao realizar abordagem encontraram o mesmo com 10 trouxas de substancia nas características de  maconha, 09 pedras de  substancia nas características de crack e dois pinos de substância aparentando ser cocaína, David foi preso em flagrante e foi levado para a Delegacia local por tráfico de entorpecentes./ ASCOM

Comunidade rural de Jucuruçu é beneficiada com trator pela SEDIR/CAR

O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, assinou nesta semana, um convênio com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Farinha Lavada, no município de Jucuruçu. O acordo prevê a entrega de um projeto de mecanização agrícola composto por trator e implementos.

Entre os implementos estão um arado fixo montado com três discos de 26 polegadas, uma grade hidráulica com 24 discos de 18 polegadas, uma carreta agrícola com capacidade mínima de 4 toneladas e uma caçamba de madeira.

O convênio, que atende cerca de 40 famílias, é realizado através do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito do Programa Estadual Vida Melhor./TN

Reação da mãe de Joaquim mudou após ver o corpo da criança, diz delegado

Padrasto da criança deve ser ouvido pela polícia nesta tarde; casal está preso sob suspeita do assassinato. O delegado responsável pelas investigações sobre a morte do menino Joaquim, de 3 anos, afirmou que a reação da mãe, Natália Ponte, mudou depois que ela viu o corpo da criança.

“Ela estava tranquila”, afirmou Paulo Henrique Martins de Castro, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão Preto (SP), durante entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (12). “Após ver o corpo, entrou em choque, chorou”, detalhou o delegado. “Ver o corpo do filho e a prisão podem ter ajudado.“

Segundo o delegado, Natália passou a colaborar mais com as investigações "de modo mais eficaz". A mãe da criança prestou depoimento à polícia na segunda-feira, mesmo dia em que o corpo de Joaquim foi sepultado. Segundo o delegado, ela esclareceu detalhes "que estavam nebulosos", mas ainda não pode revelar o teor do depoimento.

Natália Ponte e seu marido, Guilherme Longo, padrasto de Joaquim, tiveram prisão temporária decretada na noite deste domingo (10). Segundo o delegado, eles ainda são considerados os principais suspeitos do caso, mas nenhuma linha de investigação será descartada. A expectativa da polícia é ouvir depoimento do padrasto ainda nesta terça.

O delegado afirmou ainda que a Justiça concedeu a quebra do sigilo dos telefones do casal e de parentes para saber onde eles estavam na madrugada do dia 05 e com quem eles conversaram.

O delegado solicitou para análise a fita que mostra reação de Longo ao ser comunicado de que o corpo de Joaquim havia sido encontrado . "Foi reconhecido? Maravilha. A gente vai dar uma ligada para os advogados para ver o que está acontecendo." O vídeo foi veiculado no domingo (10) pelo programa Fantástico, da TV Globo.

Primeiras prisões do mensalão devem acontecer nesta quinta-feira

Advogados informaram que réus devem se apresentar às unidades da PF; condenados serão encaminhados ao DF e Barbosa acompanhará trâmite. Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a prisão imediata de condenados no mensalão e a expedição dos mandados, a tendência é que alguns réus já sejam presos ao longo desta quinta-feira. Eles devem primeiramente ser abrigados em unidades da Polícia Federal (PF) e depois encaminhados para o Distrito Federal: no Centro de Prisão Provisória (CPP), em Brasília, ou na Penitenciária da Papuda.

Somente após uma autorização do presidente do STF, Joaquim Barbosa, é que eles serão alojados em unidades prisionais de seus respectivos Estados. Ao menos 13 réus devem ser presos em cinco Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A execução imediata das penas, conforme os próprios ministros do STF, irá beneficiar diretamente os condenados já que reduz o tempo de prisão em regime fechado.

Durante essa quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal determinou a prisão de todos os réus naqueles crimes em que não houver qualquer possibilidade de recursos. Assim, o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu já vai cumprir prisão de 7 anos e 11 meses, em regime semiaberto pelo crime de corrupção ativa; o ex-presidente do PT José Genoino, a pena de 4 anos e 8 meses pelo crime de corrupção ativa; e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, a 6 anos e 8 meses também por corrupção ativa. Eles ainda questionam o crime de formação de quadrilha, por meio de embargos infringentes – recurso que dá ao réu um novo julgamento nos crimes pelos quais ele obteve quatro votos a favor de sua absolvição.

O trâmite contra os réus cujas penas não cabem mais recurso deve seguir o mesmo modelo da execução da pena do ex-deputado federal Natal Donadon (sem partido-RO), condenado pelo Supremo a 13 anos e quatro meses prisão por peculato e formação de quadrilha. Donadon recebeu a sentença de condenação na quarta-feira, dia 26 de junho, e dois dias depois se entregou a agentes da Polícia Federal. Depois disso, na semana seguinte, ele estava abrigado no Presídio Federal da Papuda, no Distrito Federal.


Conforme decisão do Supremo desta quarta-feira, a tendência é que ocorra algo semelhante com os réus do mensalão. Durante o julgamento Barbosa determinou que a execução penal caberá aos juízes da vara especializada do Distrito Federal (DF). Mas ele, pessoalmente, supervisionará todo o processo de prisão dos réus.

Pela decisão do Supremo, o juiz da vara de execução penal poderá conceder indultos, concessão de eventual progressão de regime, anistias, entre outros pedidos dos réus, mas qualquer solicitação precisa ser, necessariamente, supervisionado pelo presidente do Supremo.

A PF já foi acionada para ajudar a capturar os réus do mensalão. Mas alguns advogados informaram ao iG que seus clientes devem se apresentar às unidades da PF de seus respectivos Estados. Ou seja, a tendência é que o mineiro Marcos Valério, por exemplo, se apresente na sede da Polícia Federal de Belo Horizonte. José Dirceu, até o fechamento desta reportagem, estava na Bahia e havia a possibilidade dele se apresentar diretamente na unidade da Polícia Federal de Salvador ou na superintendência do órgão em São Paulo. O carioca Roberto Jefferson deve se apresentar ainda esta semana à PF do Rio de Janeiro.

Execução das penas é benéfica

Barbosa e outros ministros como Marco Aurélio Mello afirmam que a execução de prisão imediata é benéfica para os réus. Eles não somente começarão a cumprir pena em um regime mais brando como também poderão descontar esse período de regime mais brando do tempo total de pena, o que implica, necessariamente, em uma precoce obtenção de progressão de regime.

O ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, por exemplo, foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão, mas somente cumprirá período relativo aos 7 anos e 11 meses do crime de corrupção ativa, que não tem mais possibilidade de recurso. O restante da pena ainda será rediscutida no julgamento dos embargos infringentes.

Assim, ele começará a cumprir pena em regime semiaberto, mas, se eventualmente ele tiver de cumprir o regime fechado (a pena de 10 anos e 10 meses), o tempo que ele ficou no semiaberto será debitado do tempo total de pena.

“A determinação do cumprimento imediato tem um significado importante. Ela é mais vantajosa porque significará o início de cumprimento de pena em um regime mais brando que aquele que consta até hoje nas condenações. O indivíduo condenado a 9, 10, 11 anos, se descontarmos a condenação naquele que ele obteve quatro votos, vai cumprir em regime semiaberto e não regime fechado caso esperássemos o julgamento final dos embargos infringentes”, disse o ministro Joaquim Barbosa durante o julgamento desta quarta-feira./IG

Aplaudido por torcida rival, Cruzeiro faz 3 a 1 no Vitória e completa festa do título

Depois de comemorar antecipadamente, domingo passado, após vencer o Grêmio, no Mineirão, o Cruzeiro confirmou a conquista do seu terceiro título brasileiro, na noite desta quarta-feira, no Barradão, em Salvador, com um triunfo sobre o Vitória, por 3 a 1. A vitória do Criciúma sobre o Atlético-PR, em Santa Catarina, por 2 a 1, desobrigava a equipe celeste de ganhar o jogo, mas o futebol ofensivo demonstrado ao longo da competição foi coroado com mais um resultado positivo, deixando a festa completa. Mesmo atuando todo o segundo tempo com o título assegurado, a equipe mineira mostrou vontade e competência para ganhar mais uma partida.

Tanto que a celebração oficial começou no intervalo com direito até mesmo a aplausos da torcida adversária. Os jogadores ficaram reunidos no vestiário, acompanhando o jogo em Criciúma. Assim que foi confirmado o triunfo catarinense, os atletas  voltaram para o gramado correndo e comemorando a conquista, que premia o melhor time da competição, com uma campanha irretocável. A equipe mineira foi campeã com quatro rodadas de antecedência, igualando feito do São Paulo, em 2007. "Maravilha, agora é só comemorar. A torcida em BH tem que comemorar bastante", disse Borges, sem esconder a euforia.

Mais eufórico ainda foi o diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, que usou a famosa frase do ex-técnico Zagallo: "vocês vão ter que engolir e vem mais por aí", afirmou no microfone da Rádio Itatiaia, em tom de desabafo. O técnico Marcelo Oliveira foi bem mais contido. "Vamos concentrar para o jogo que é importante, temos um compromisso, outras equipes interessadas, vamos concluir o trabalho e depois a gente comemora. Mas estão todos de parabéns pelo título", salientou.
Quando os atletas celestes pisaram no gramado do Barradão, para começar o jogo, o Criciúma vencia o Atlético-PR, naquele momento, por 2 a 0. A confirmação do triunfo catarinense já garantiria a oficialização do grito de campeão, independente do resultado em Salvador. "Ouvi a manifestação da torcida do Cruzeiro e já imaginei que fosse gol do Criciúma. É bom, esperava isso mesmo. O Criciúma lá, dentro é muito forte", disse o técnico Marcelo Oliveira, antes de a bola rolar no Barradão.

O técnico Ney Franco, após dar um abraço no amigo Marcelo Oliveira, a quem indicou para substituí-lo no Coritiba e que, segundo concordam os dois, têm estilos semelhantes de trabalho, ressaltou o fato de seu time  enfrentar o já campeão brasileiro. "O Cruzeiro já é o campeão e nós estamos nessa luta danada pelo G4", observou o ex-treinador da base cruzeirense. E a exemplo do que ocorreu em outros jogos desta 34ª rodada, os jogadores das duas equipes cruzaram os braços, antes do início do jogo, em protesto articulado pelo Bom Senso Futebol Clube.

A tranquilidade cruzeirense de um lado e a obrigação de somar os três pontos para o Vitória continuar brigando por vaga no G4, deixou o jogo totalmente aberto. Os dois times criaram e desperdiçaram muitas chances. Antes de Willian, abrir o marcador para os campeões brasileiros, o time baiano teve suas possibilidades, com Marquinhos e Dinei, principalmente, mas esbarrou no goleiro Fábio e também em seus erros de finalizações.
O Vitória começou o primeiro tempo na base da pressão, em em busca de um gol logo no começo, enquanto o Cruzeiro recuava e tentava usar seu principal trunfo: a saída em velocidade da defesa para o ataque. O time da casa criava boas jogadas com Marquinhos, pela direita, levando vantagem sobre Egídio. Assim desperdiçou uma série de oportunidades, em uma delas Marcelo teve a chance de chutar duas vezes, mas errou o alvo.

O Cruzeiro mostrava falhas em seu sistema defensivo. Leandro Guerreiro, o substituto de Nilton, lesionado, demonstrava falta de ritmo, por ter ficado muito tempo sem jogar. Quando tinha a posse de bola, no entanto, a equipe celeste chegava com perigo, como em um lance em que Willian, que substituiu ao suspenso Everton Ribeiro, bateu forte, obrigando a Wilson a fazer boa defesa.  Aos 21 min, Borges recebeu a bola na área baiana, girou bem, mas errou o alvo, por pouco. Três minutos depois foi a vez de Marquinhos chutar e Fábio fazer ótima defesa.
A partida era movimentada e muito ofensiva. Aos 29 min, Dinei desperdiçou outra chance evidente para o Vitória. Mas foi o Cruzeiro que balançou as redes ainda na etapa inicial, aos 36 min, quando Willian recebeu passe de Dagoberto para vencer o goleiro Wilson. No intervalo, os atletas celestes acompanharam, no vestiário do Barradão, o final do jogo em que a vitória do Criciúma sacramentou o terceiro título celeste e quebrou um jejum de 10 anos sem uma conquista de maior repercussão.

A inusitada volta do time cruzeirense, já campeão brasileiro, para o gramado deu o tom do segundo tempo. O Vitória aguerrido e correndo muito, enquanto o Cruzeiro tentava concluir a partida da melhor maneira e, se possível, com triunfo. Aos 5 min, no entanto, o time anfitrião empatou, com um gol de Dinei, em uma dividida com o goleiro Fábio. O empate foi intensamente comemorado pela torcida baiana, que pouco antes havia reconhecido a performance celeste e aplaudido os adversários pelo título. Mas, apesar da pressão do Vitória e mesmo não dependendo do resultado, o Cruzeiro ainda encontrou forças para fazer o segundo gol, por meio de Júlio Baptista, aos 25 min da etapa final.
A torcida do Cruzeiro, que compareceu em bom número no Barradão, soltou o grito de "é campeão", durante os 45 minutos da etapa final, agitando bandeiras, camisas e faixas comemorativas do tricampeonato. E a euforia foi ainda maior com o terceiro gol celeste, marcado por Ricardo Goulart, aos 35 min, confirmando a 23ª vitória do campeão e chegando a 74 pontos. No banco, os reservas do time mineiro prosseguiam a celebração e deram um banho em Marcelo Oliveira. A diretoria do Cruzeiro, por sua vez, já confirmou desfile dos campeões em carro aberto, na manhã desta quinta-feira, após a chegada da delegação no Aeroporto de Confins./UOL

Mulher de ex-atacante do Grêmio diz que casamento acabou por falta de sexo

O casamento dos argentinos Maxi López [2], ex-jogador do Grêmio, e da
modelo Wanda Nara [3] chegou ao fim, e a loira finalmente resolveu
revelar o motivo da separação. Após os rumores de que o atacantedo
Sampdoria a teria deixado por ela ter um caso com outro jogador, o meia
Mauro Icardi, do Inter de Milão, a jovem afirmou que o motivo para o
término foi a falta de sexo e amor.Enviar

Em entrevista à revista "Gente", que chega às bancas nesta
quarta-feira, Wanda disse que não transava com Maxi havia mais de três
meses.

- Há três meses que não fazia sexo com meu marido. Eu confessei ao
Maxi que não estava feliz, que não poderia deixar passar algumas
coisas. Choramos abraçados e me disse que ninguém me amaria como ele.
Já não dormíamos juntos e nem tínhamos relações sexuais, mas fui
perdendo o amor. Eu acho que ele me deixou ir, se descuidou - disse à
publicação.

Wanda Nara e o marido Maxi López deram um fim no casamento Foto:
Reprodução / Twitter

Mesmo com as queixas da esposa, o atacante não queria o fim do
casamento, principalmente por causa dos três filhos do casal -
Valentino, de 4 anos, Constantino, 2, e Benedicto, 1. No entanto, Wanda
garantiu que não suportava mais a situação.

- Eu explodi. Foi uma série de razões. Há coisas que jamais se
perdoam - falou a ex-vedete, que contou sobre as tentativas do marido em
manter o casamento. - Estava rodeada de luxos, mas vivia escondendo a
dor. Deixei passar muito para salvar a família, mas não deu.

Wanda Nara falou sobre o fim do casamento com ex-gremista na revista
"Gente" Foto: Reprodução

Apesar do rompimento, Wanda garantiu que não irá entrar na Justiça
para pedir dinheiro e reivindicar seus bens.

- Não vou lutar por dinheiro. Ele (Maxi) sabe o quanto mereço -
afirmou.

Entre outras revelações sobre o casamento, a argentina disse que
sofreu dois abortos. O primeiro aconteceu quando eles viviam na Rússia,
aos 20 anos. O outro foi há alguns meses, quando ambos viajaram para
Argentina para renovar os votos de casamento./Bocão News

Veículo global da Ford projetado em Camaçari será produzido na Bahia

Cerimônia de lançamento do novo Ford KA

O novo veículo global da Ford, batizado de Ka Concept, desenvolvido pela equipe de engenharia da empresa na Bahia, foi lançado para o Brasil e o mundo nesta quarta-feira (13), com a presença do governador Jaques Wagner, e do presidente do Conselho de Administração da Ford, William Clay Ford Jr, bisneto do fundador da companhia, Henry Ford. A cerimônia, realizada no Complexo Industrial Ford Nordeste, no município de Camaçari, onde o modelo será produzido, foi acompanhada por cerca de 4,5 mil pessoas. 

O governador destacou a importância da indústria automobilística na Bahia, que vem ampliando o mercado de trabalho para os baianos, e falou sobre o crescimento econômico do estado. “A Bahia cresceu 6,8% em setembro, em relação a agosto, quase dez vezes mais que a média nacional. Em junho, a gente já tinha também alcançado um desempenho excepcional, onde a média anual da indústria tinha sido de 0,2% e a nossa média aqui foi 5,9%, praticamente 30 vezes mais do que a média nacional”. 

Ele ressaltou ainda que, de 2007 até hoje, já são 555 mil novos postos de trabalho formais e 500 novos investimentos no estado, sendo 400 de novas empresas e 100 ampliações de companhias já existentes. 

Complexo Industrial 

Ao todo, 24 empresas fazem parte da produção da Ford. O Complexo Industrial Ford Nordeste gera cerca de 9,6 mil empregos diretos e quase 100 mil postos de trabalho indiretos, fomentando a atividade econômica da região, que também foi beneficiada com a melhoria da infraestrutura nas áreas de transporte, educação, saúde e comunicação. 

Cerca de 90% dos empregados são da própria região e, especialmente, de Camaçari e Dias D'Ávila, municípios vizinhos à fábrica. Segundo as informações da empresa, o recrutamento respeita a diversidade étnica e cultural da população, sendo que 40% das vagas são destinadas às mulheres e 70% aos afrodescendentes.

Orgulho 

O ministro Fernando Pimentel, presente na solenidade, disse que “é um orgulho para baianos e brasileiros ver o sucesso deste empreendimento, que mostra o sucesso da nossa política industrial, A confiança da Ford, uma indústria centenária, na Bahia e no Brasil, mostra que nós estamos no caminho certo”. O ministro enfatizou que o carro desenvolvido e produzido em Camaçari será distribuído em todo o mundo. 

Participaram também da cerimônia jornalistas, funcionários da empresa, além do ministro dos Transportes, César Borges, do presidente da Ford para as Américas, Joe Hinrichs, e do presidente da empresa no Brasil e América do Sul, Steven Armstrong. 

Fábrica vai produzir 300 mil unidades/ano no estado

O desenvolvimento do novo veículo foi todo liderado pelo Centro de Engenharia da Ford, em Camaçari, envolvendo anos de estudos e pesquisas e mais de mil engenheiros brasileiros. “Este centro de engenharia da Ford na Bahia é um dos mais importantes que temos no mundo. Nossa fábrica aqui também é importante para a estratégia de crescimento da empresa”, enfatizou Willian Clay Ford Jr.

A empresa está investindo na ampliação da unidade de Camaçari e na construção de uma fábrica de motores no estado. A expectativa é que, até 2015, a unidade baiana atinja uma produtividade 300 mil unidades/ano./GOVBA 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Prefeitura de Itamaraju intensifica patrolamento até Nova Alegria

Na segunda-feira, 12 de novembro, o prefeito de Itamaraju/BA, Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira”, autorizou o patrolamento da estrada que liga o município de Itamaraju ao distrito de Nova Alegria (BA-284); a estrada atualmente é de responsabilidade do governo estadual e é a principal via Itamaraju/Jucuruçu.

Segundo o prefeito, “apesar de se tratar de uma via de responsabilidade estadual, que necessita de investimentos do governo do Estado, não se pode deixar que a população seja castigada com os danos causados pelo tempo, e como o objetivo é melhorar o tráfego local, se fez necessário a realização desta obra”.
Em entrevista à imprensa local, “Pedro da Campineira” expôs sua preocupação com os moradores das zonas rurais e ressaltou que desde que assumiu a prefeitura vem realizando obras de revitalização das estradas adjacentes ao município (patrolamento e cascalhamento), inclusive, em vias que a mais de 10 anos não recebiam reparos adequados.

Segundo o secretário de Obras, Hélio Vieira, a execução destas obras de revitalizações é de fundamental importância, pois elas permitirão um melhor escoamento das produções da zona rural, gerando renda e empregos diretos para a população local, além de facilitar o acesso às comunidades rurais.
A Prefeitura de Itamaraju está investindo constantemente em melhoria e recuperação de estradas e pontes no interior do município, melhorando, assim, as condições de trafegabilidade para os moradores das comunidades rurais. A Prefeitura já entregou uma das pontes que dá acesso a Itabrasil, construiu uma ponte entre Pirajá e Itabrasil, e também a ponte localizada entre as fazendas Maria Bonita e Vitória, totalizando três pontes construídas apenas no ano de 2013.

A Secretaria de Obras realizou a construção de um aterro sobre manilhas ‘0.100’ que facilitou o acesso à comunidade de São Marcos. O aterro possibilitou a retirada de uma ponte velha, com a utilização de 20 manilhas dispostas de duas em duas, além da recuperação da ponte na região de Campo Alegre. Atrelado a isso foi recuperando os acessos às comunidades da Lapinha, São Marcos na região do Parque Nacional, Pixixica e todos os acessos a Campo Alegre, tudo isso no ano de 2013.
Está previsto o patrolamento da estrada que dá acesso ao distrito de São João da Prata, que passa pelos distritos de Pirajá e Piraji./SulBahiaNews

Itapetinga: Jovem é morta com facada no pescoço; autora do crime é identificada

local
Um homicídio na cidade de  Itapetinga, no sudoeste do estado, movimentou a Polícia Civil local na noite desta quarta-feira (12). Era por volta da 18h05 quando a jovem Luana Sena Ferreira, de 19 anos, se encontrava sentada  ao lado da filha de 2 anos, numa calçada de uma  esquina do Residencial Moacyr Moura, quando foi surpreendida  por uma outra jovem, que lhe desferiu um golpe de faca no pescoço.

No momento, a vitima falava ao celular com a mãe. Perdendo muito sangue, ela foi andando  e pedindo socorro até as imediações de um ponto de moto boy do bairro, onde foi socorrida por um motorista de um carro de passeio,  que passava pelo o local. A vitima já chegou ao hospital  Cristo Redentor sem vida. A criança, por sorte,  não se feriu. Ao receber a informação a cerca do homicídio, uma equipe da Polícia Civil se deslocou para o referido hospital   e colheu informações para dar início as investigações.

Posteriormente,  os investigadores  se dirigiram ao local do crime e logo identificou a autora do homicídio em que Luana foi vítima. Trata-se de uma adolescente, de 16 anos, que mora no Residencial Moacyr Moura, mas que não foi encontrada. A acusada estuda no período noturno em um colégio da cidade, onde também não foi localizada, ainda./TJ

Salário de negros é 36% menor, aponta Dieese

Salário de negros é 36% menor, aponta Dieese
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revela que um trabalhador negro ganha em média um salário 36,1% inferior ao recebido por um não negro. 

O levantamento 'Os negros nos mercados de trabalho metropolitanos' tomou como base as regiões metropolitanas de Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e São Paulo. De acordo com o Dieese, em relação aos cargos de chefia, a diferença salarial e de oportunidades de trabalho ainda são maiores. 

O estudo destaca que a desvantagem registrada entre a remuneração de negros e não negros é pouco influenciada por região, horas trabalhadas ou setor de atividade da economia. A pesquisa mostra que, nas áreas metropolitanas, os negros correspondem a 48,2% dos ocupados, e recebem em média 63,9% do que ganham os não negros. 

Entre trabalhadores com nível superior completo, a média de rendimentos por hora é de R$ 17,39 entre os negros, e de R$ 29,03 entre os não negros. O estudo informa que ocupações de menor prestígio são ainda ocupadas na sua maioria por negros, como pedreiros, serventes, pintores, caiadores e trabalhadores braçais na construção, faxineiros, lixeiros, serventes, camareiros e empregados domésticos. 

De acordo com o Dieese, ações afirmativas como cotas raciais em empresas podem atenuar os problemas de empregabilidade dos negros. Informações da Agência Estado.

Mensalão: Joaquim Barbosa pede execução imediata de penas dos condenados

Mensalão: Joaquim Barbosa pede execução imediata de penas dos condenados
Através de uma questão de ordem apresentada em plenário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pediu, em julgamento na tarde desta quarta-feira (13), a execução imediata das penas impostas a 23 dos 25 condenados no processo do mensalão. 

De acordo com o líder da Corte, mesmo os réus que contam com um recurso pendente, conhecido como embargos infringentes, devem começar a cumprir suas sentenças pelos crimes em que não existe possibilidade de novos questionamentos. 

Se aceita, a proposta mandará imediatamente para a cadeia os principais envolvidos no caso, entre eles o ex-presidente do PT, José Genoino, o operador do esquema, Marcos Valério, e o ex-ministro José Dirceu. Livram-se do pedido o ex-assessor do PP, João Cláudio Genú, e o ex-sócio da corretora Bonus Banval, Breno Fischberg, já que foram condenados em um único crime com direito aos infringentes.

JUCURUÇU: Novembro Azul - Campanha de Conscientização Ao Combate o Diabetes

Quarta feira 13 de novembro 2013, começa 1ª Caminhada do Diabetes em Jucuruçu. Concentração às 6 h da manhã no CRAS do Bairro Califórnia. Participe!

(Novembro Azul ) campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Em vários países, o Novembro  é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003,3 aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao Diabetes Mellitus. Em 14 de Novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes (A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes - IDF e pela Organização Mundial da Saúde -OMS desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas ONU, que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial), e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnostico precoce e manejos.
Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc. Há também o agosto azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc, mas sem menção ao diabetes.

Portanto, classicamente, novembro azul é o movimento mundial para o diabetes. a IDF- Federação Internacional de Diabetes estima que haverão 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, etc.

Condenado a prisão e multa, Joseildo Ramos tem pedido de habeas corpus indeferido no STJ

O deputado estadual Joseildo Ramos (PT) foi condenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a cumprir pena de três anos e meio de detenção, em regime aberto, e a pagamento de multa de R$ 844, 41. 

O petista foi acusado pelo Ministério Público de cometer crimes na Lei de Licitações quando foi prefeito do município de Alagoinhas. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia, o parlamentar entrou com um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas o ministro Marco Aurélio Bellizze, relator do caso, indeferiu a liminar. 

Em sua decisão, o integrante da Corte lembra que a punição relativa à condenação penal originária deve ser substituída por “duas penas restritivas de direitos referentes à prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, a serem dimensionadas”. (Bahia Notícias)

Medeiros Neto: Dez homens são presos por jogo de azar em praça pública

Dez homens foram presos na noite desta segunda-feira (11) por policiais da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar, enquanto praticavam jogo de azar na Praça Sete, no centro de Medeiros Neto. No grupo há um taxista e um mototaxista, que trabalham no local. De acordo com informações dos policiais, eles foram solicitados por populares, que denunciaram a prática de jogo mediante apostas em dinheiro e causando perturbação da ordem pública devido à gritaria e xingamentos realizados por seus participantes.
 
Ao chegar ao local em duas viaturas, os policiais abordaram o grupo e encontraram dois dados e um dominó. Com os homens os policiais encontraram mais de R$ 2.400. Um deles estava com R$ 900. A ação da polícia foi rápida e não permitiu a fuga de nenhum dos suspeitos. Eles foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil, onde se encontrava o delegado titular Sanney Simões. O jogo de azar é uma contravenção. Os envolvidos vão assinar um termo de compromisso de comparecerem à Justiça./RADAR58

Polícia busca provas para indiciar padrasto de Joaquim

A Polícia Civil de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, passou esta terça-feira (12) em busca de provas para indiciar por homicídio doloso o técnico de informática Guilherme Rayme Longo, de 28 anos, padrasto do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos. Joaquim foi encontrado morto num rio, no domingo (10) após seis dias desaparecido. O delegado Paulo de Castro, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), quer ainda definir qual a participação da mãe no crime. A psicóloga Natália Ponte, de 29 anos, passou a colaborar com a polícia, depois que o corpo foi encontrado e a prisão foi decretada, junto com a de Longo.
"A linha mestra sempre foi a que de fato ele (o padrasto) teria caminhado e jogado a criança já sem vida no rio. Esse fato foi comprovado", afirmou Castro. As provas para a polícia são o rastreamento feito pelo cão farejador, que identificaram traços de Longo e de Joaquim no trajeto do local do crime até o rio, as imagens das câmeras de segurança que mostram uma pessoa passando com um pano escuro e voltando depois sem ele e os depoimentos.

Nesta terça-feira, a Polícia Civil conseguiu da Justiça a autorização para rastrear os sinais dos telefones celulares do casal e de parentes. "Queremos os resultados dos laudos e de algumas diligências para podermos colocá-lo no local o crime de maneira mais específica." O delegado ainda quer saber qual a suposta participação de Natália no crime e porque o pai de Longo, Dimas Longo, de 60 anos, teria ido de carro até a casa do filho naquela madrugada.
Dimas Longo afirmou que acordou preocupado porque o filho tinha tentado o suicídio tomando remédios, um dia antes. "Peguei o carro e passei na frente da casa para ver se estava tudo calmo." A polícia também esteve na tarde desta terça na residência onde o casal mora e de onde Joaquim teria sumido. Acompanhados do avô materno da criança, Vicente Ponte, eles retiraram computadores, fotos e documentos do local.

De acordo com o delegado, falta ainda esclarecer o que aconteceu naquela madrugada do dia 5 e como Joaquim morreu. A principal suspeita da polícia é uma possível superdosagem de insulina na criança, que era diabética. Joaquim desapareceu de casa na madrugada do dia 5. O casal afirmou, inicialmente, para a para a polícia que eles estavam na residência onde moram há quatro meses e que ela foi dormir. O padrasto teria posto a criança na cama por volta da meia-noite e saiu para comprar cocaína, ficou fora cerca de 40 minutos, não encontrou a droga e voltou para casa. Pela manhã, a mãe teria dado conta do sumiço da criança.
O corpo do menino foi encontrado boiando no Rio Pardo, em Barretos. Exame feito pelo Instituto Médico-Legal (IML) comprovou que o corpo foi jogado no rio já sem vida, pois não havia água nos pulmões. O delegado pretende ouvir ainda nesta quarta-feira, 13, o depoimento do padrasto e confrontá-lo com as declarações de Natália. Depois que foi presa, ela passou a colaborar com a polícia e afirmou que já foi agredida por Longo. Ela revelou à polícia que o padrasto tinha ciúmes da criança e que o relacionamento entre eles estava conturbado. O advogado de Longo, Antonio Carlos de Oliveira, falou que ele quer colaborar com a polícia e que deve falar./Agência Estado

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.