Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 19 de julho de 2014

Morre o Empresário de Teixeira de Freitas Natival Alves Muniz


Teixeira de Freitas: Morreu na tarde desta sexta-feira (18), o empresário e pecuarista Natival Alves Muniz. Pioneiro em Teixeira de Freitas, estava enfrentando vários problemas de saúde e há algum tempo se encontrava internado no Hospital Sobrasa, acabou não resistindo.

Natival Muniz além de pecuarista era proprietário do açougue “Casa de carne Muniz”. Deixa esposa e filhos e um legado de muitos amigos e conhecidos em toda região.

Seu corpo está sendo velado no cemitério Reviver, e o enterro será neste sábado às 15h00./Liberdadenews

Homem é espancado violentamente; polícia prende um dos agressores

ADÃO ESTÁ SOB OS CUIDADOS DOS FAMILIARES E SE ENCONTRA BASTANTE FERIDO

A vítima do espancamento violento que aconteceu na manhã da última terça-feira, 15 de julho, foi o trabalhador braçal Adão Fagundes Araújo, 45 anos de idade. De acordo com testemunhas, tudo começou na Rua Rosalvo Oliveira, no Bairro Antônio Costa, quando Adão foi agredido covardemente pelas costas por dois jovens, José Ribeiro dos Santos, vulgo “Tatai”  de 26 anos e “Urias de Adeir”, 20 anos de idade, com socos e pontapés.

Segundo testemunhas, Adão que se encontrava bastante ferido, conseguiu escapar da pancadaria dos dois jovens e buscou abrigo na residência de um morador. Enfurecidos “Tatai” e Urias tentaram invadir a casa onde Adão se refugiava. Os enfurecidos, só desistiram de continuar a agressão depois que ficaram sabendo que a polícia havia sido acionada. Bastante ferido, principalmente no rosto, Adão foi encaminhado ao hospital da cidade, onde recebeu atendimento médico.

Depois de obter as características dos agressores a Polícia Militar conseguiu prender José Ribeiro “Tatai”. Já Urias se encontra foragido. A agressão pela qual a motivação ainda é desconhecida será investigada pelo delegado de Polícia Civil de Guaratinga, Dr. Sinésio Junior, que ainda não ouviu “Tatai” e nem a vítima.

De acordo com as informações da Polícia Civil, pesa contra “Tatai”, várias acusações de agressões violentas ocorridas em Guaratinga. José Ribeiro dos Santos continua preso na delegacia da cidade, dessa vez ele poderá responder por tentativa de homicídio.

Adão está sob os cuidados dos familiares e se encontra bastante ferido, com o rosto cheio de hematomas e com o corpo escoriado, além de apresentar dificuldades em sua visão.

Trabalhador quase é morto após ataque de valentões em Guaratinga

O investigador Agrimaldo Souza esteve na residência dos familiares de Adão para leva-lo até o IML (Instituto Médico Legal) da cidade de Eunápolis para exames de corpo delito, mas constatou a fragilidade na saúde da vítima dificultando a sua locomoção. O Investigador orientou aos familiares, que encaminhasse Adão novamente ao hospital para receber cuidados médicos./SulBahiaNews

Itamaraju: Veículo perde a direção e atinge residência; Uma pessoa fica ferida



O acidente aconteceu por volta das 05:30h, deste sábado (19).  Um veículo perdeu o controle da direção e acabou colidindo em uma residência, localizada na Rua Rui Barbosa, no perímetro urbano de Itamaraju. O veículo modelo FIAT Siena, de cor preta, placa JQF-6866, licenciada em Itamaraju. Que segundo testemunhas descia a Rua Rui Barbosa em sentido ao centro da cidade Baixa, quando o condutor ainda não identificado perdeu controle e atingiu a residência. Sendo possível apenas ouvir uma brusca freada, somada ao estrondo do impacto.

Ainda de acordo com informações além do motorista, no veículo estavam mais quatro pessoas que ainda não tiveram os nomes divulgados pela polícia. O SAMU 192 rapidamente chegou ao local e se deparou apenas com uma vítima identificada por Pedro Paulo Santos Araújo (24 anos), que queixava-se de fortes dores, onde foi mobilizado e encaminhado ao HMI. E os demais ocupantes apesar do susto nada sofreram.


Uma guarnição da PM, permanece na localidade realizando os procedimentos para a retirada do veículo que com o impacto permaneceu em funcionamento dificultando a remoção. O veículo deverá ser removido do local por uma empresa de guincho e o condutor se apresentará na Depol nas próximas horas para dar informações sobre o fato que por pouco não provocou uma tragédia./IN

Número de eleitores cresceu 5% desde a última eleição para presidente


Número de eleitores cresceu 5% desde a última eleição para presidente

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o número de eleitores no país cresceu 5,3% desde as últimas eleições para presidente. 

Os números de junho deste ano mostram que, em 2010, o Brasil tinha 135.539.919 eleitores; já nas eleições deste ano terá, pelo menos, 142.822.038, que é o número de pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral para votar. 

Os valores ainda podem ser atualizados no final do mês. Deste total, 142.467.854 eleitores votam no Brasil e 354.184 pessoas devem votar no exterior. 

A região Norte é onde houve maior crescimento no número de eleitores - passou de 9.983.388, em 2010, para 10.801.176 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral. Isso representa um aumento de aproximadamente 8,2%. 

Já o Nordeste é a região onde houve menor crescimento nesse aspecto. Neste ano, a região terá, pelo menos, 38.269.534 eleitores contra os 36.660.02 de 2010 - crescimento de apenas 4,4%. O número de pessoas que votam no exterior cresceu 77,3% aproximadamente.

Lula critica FHC e diz que em mandato do tucano era 'roubar por roubar’


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tencionou mais uma vez o debate sobre corrupção com seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Nesta sexta-feira (18), o petista desafiou o FHC e o PSDB a provar que algum governo tenha criado "mais mecanismos para mandar prender corrupto" do que a gestão Lula. Lula afirmou que no governo FHC era "roubar por roubar e não tinha denúncia porque tinha um tapete muito grande para jogar toda sujeira para debaixo", disse à Folha. Nesta terça-feira (15), Fernando Henrique publicou um artigo em que acusava Lula de omissão sobre o mensalão petista. FHC tinha dita que o colega promove "baixarias e falsas acusações", é "incapaz da autocrítica" e tenta "distrair a opinião pública jogando culpa nos outros". O texto do sociólogo veio com quase duas semanas de atraso a uma fala de Lula em que o petista acusava o tucano de desmantelar instrumentos de combate à corrupção. Lula ainda declarou que voltará a criticar o adversário: "Eu vou continuar falando: nós temos que debater a corrupção nesse país. Eu duvido, eu desafio eles a provarem se algum presidente nesse país criou mecanismo de investigação, de apuração, de mandar prender corrupto que eu criei em oito anos", disse. Segundo o petista, com a criação da Controladoria-Geral da União em 2003, apenas quem não tinha problemas com a Justiça eram denunciadas. "Eu desafio quem foi que mais contratou policiais federais, que mais investiu na inteligência, que criou mecanismos de investigação de lavagem de dinheiro, quem mais puniu funcionário público nesse país", defendeu. Informações da Folha.

Não sei se Dilma tem condição de andar na rua, diz Aécio


Na primeira atividade de sua campanha de rua no Rio de Janeiro, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse hoje que a presidente Dilma Rousseff (PT) não tem condições de andar na rua e ter contato direto com o eleitor. “Está se iniciando uma nova etapa da campanha eleitoral, que é esse contato físico, olho no olho. O candidato tem de transmitir confiança para o eleitor. Vamos andar o Brasil inteiro, e minha companheira de viagem é a verdade. Não sei se a presidente da República tem hoje condição de andar o Brasil e olhar nos olhos daqueles que nela confiaram e se decepcionaram”, afirmou em entrevista o tucano, que fez uma caminhada no centro do município de Queimados, na Baixada Fluminense. Um exército de pelo menos 150 cabos eleitorais, contratados por R$ 30 para um dia de trabalho, segurava bandeiras com o nome de Aécio e do movimento “Aezão”, além da sigla do PMDB. Mas até os próprios contratados para trabalhar na campanha ainda têm dúvidas sobre candidatos e alianças. “Eu conheço o Pezão, mas nunca o vi pessoalmente. Quem eu conheço mesmo é o Max (Lemos, peemedebista prefeito de Queimados e cicerone de Aécio na cidade). Quando começar a propaganda na TV é que a gente vai conhecer melhor os candidatos”, afirmou a dona de casa Regina Pereira, mãe de quatro filhos. Contratada como cabo eleitoral, ela chegou às 15 horas à Praça dos Eucaliptos, ponto de encontro da caminhada. Ao ver Regina com a bandeira, uma amiga dela, Iara Barros, quis saber quando recebe um cabo eleitoral e como ser contratada para esse trabalho. “Ganhar algum dinheirinho para a eleição seria bom. Já vi o Aécio na TV”, disse Iara. (Foto: Agência Brasil)

Homem que agrediu esposa era procurado pela polícia capixaba






O detento Samuel Neves de Jesus foi recambiado para Linhares no Espírito Santo, No final da tarde desta sexta-feira, 18 de julho. Samuel que foi preso pela Polícia Civil de Teixeira de Freitas depois de ter agredido a companheira, durante os procedimentos na 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior foi descoberto que ele era fugitivo do Espírito Santo. Ele responde a cinco inquéritos policiais por furto. O acusado foi recambiado por policiais capixaba de Linhares, sob força de um mandado de prisão./SulBahiaNews

sexta-feira, 18 de julho de 2014

TRE aplica uma das maiores multas da história em Geddel Vieira, por usar publicidade indevida


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) tomou decisão, nesta quinta-feira (17), que promete ser um recado aos políticos.


A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia, o TRE/BA tomou decisão, nesta quinta-feira, que promete ser um recado aos políticos que continuarem a incorrer na prática da propaganda eleitoral irregular.

Ao julgar pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), na sessão realizada durante a tarde da quinta-feira, 17 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) determinou que o diretório baiano do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o candidato ao Senado Geddel Quadros Vieira Lima paguem multa no valor de R$206.678,00 por usarem indevidamente a propaganda partidária veiculada na TV como propaganda eleitoral.

O recado ficou por conta do valor da multa. Após cerca de uma hora de debate, a maioria dos membros (quatro dos seis juízes que analisaram o caso) optou por adotar o quantitativo máximo permitido na Lei das Eleições, ou seja, o equivalente ao custo de realização da própria propaganda.

Tal opção se baseou no parágrafo 3º do artigo 36 da Lei 9.504/97, que prevê o cálculo caso a publicidade irregular tenha sido arcada com valores acima da multa prevista na norma: entre 5 e 25 mil reais.

No julgamento foi discutida a exibição de 13 inserções partidárias veiculadas pelo PMDB na televisão, em abril deste ano, portanto, antes do prazo de 5 de julho permitido para a propaganda eleitoral.

Nos vídeos, dentre outras mensagens subliminares, o político faz críticas à situação atual da Bahia e associa sua imagem à obras públicas federais realizadas quando era Ministro da Integração Nacional.

Segundo parecer do MPE, nenhum dos vídeos exibidos faziam menção às metas ou programas da agremiação, como é previsto pela legislação.

Ação da PRE/BA - A condenação é resultado de ação proposta pelo procurador Regional Eleitoral José Alfredo contra a propaganda eleitoral antecipada em horário gratuito destinado a propaganda partidária.

Inicialmente. Alfredo explica que, em primeira decisão, o TRE havia aplicado multa de cinco mil reais, mas a PRE recorreu, em junho, pedindo a aplicação da nova multa, de 206 mil.

Para estimar o valor aplicado, foram calculados, além do custo de produção do vídeo, a quantidade total de minutos utilizados pelo partido com as exibições.

O procurador José Alfredo também representou contra o PMDB na Corregedoria Regional Eleitoral, requerendo a cassação da propaganda do partido em tempo equivalente a cinco vezes ao da inserção ilícita no primeiro semestre de 2015, em face da vedação do uso do espaço da propaganda partidária para propaganda de candidatos a cargos eletivos, constante no art. 45, § 1º da Lei nº 9.096/95.

Punição proporcional - Na prática, a decisão do Tribunal implica dizer que a sanção deve ser proporcional à falta cometida.

Durante o julgamento do caso, o presidente do TRE/BA, desembargador Lourival Trindade, elogiou a corte pela qualidade do debate, chamando a atenção para o caráter histórico e pedagógico da decisão.

 “O Direito fica belo cada dia em função dessas coisas. Dignificou o Tribunal, de certa forma, essa discussão”, comentou.

A multa arbitrada foi ressaltada como forma de inibir a prática da propaganda irregular, reduzindo ainda o abuso de poder econômico de alguns grupos políticos diante de outros menores.

Da decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral e embargos de declaração ao próprio TRE.

Com informações do TRE/BA

Números para consulta processual no TRE:

150-46.2014.6.050000 – Representação PMDB e Geddel

4454 – Representação PMDB

/portalsbn

Veículo bate em muro e capota em ladeira


Um homem perdeu o controle de um veículo na madrugada desta sexta-feira (18), na rua Nova Olinda, no bairro Monte Santo, em Itanhém, e capotou o carro no meio da ladeira, depois de bater no muro de uma residência. O para-brisa ficou enganchado no portão da casa.

Manoel Santos de Oliveira, 38 anos, conduzia o Uno placa JOB3789/Itanhém, cor branca e foi arremessado para fora do carro. Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado ao Hospital Maria Moreira Lisboa.

O condutor, que não é habilitado, sofreu algumas escoriações e,  queixava-se de dores e apresentava hemorragia nasal. "O carro perdeu o freio e eu acabei batendo e tombando", disse. Pessoas que acompanharam os primeiros momentos após o acidente ficaram admiradas como a vítima sobreviveu.  A Polícia Militar apresentou o veículo na Delegacia da Polícia Civil./radar58

PRE impugna pedidos de registros de candidaturas de Robério e Jânio


PRE impugna pedidos de registros de candidaturas de Robério e Jânio
ROBÉRIO OLIVEIRA E JÂNIO NATAL ESTÃO ENTRE OS CANDIDATOS IMPUGNADOS

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs, no total, 30 ações de impugnação de registro de candidatura no estado, sete referentes a candidatos a deputados federais e 23 a deputados estaduais. Entre os pedidos negados encontram-se a do ex-refeito de Eunápolis, Robério de Oliveira e do ex-prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal.

Foram analisados 982 pedidos de registro de candidatura para cargos eletivos majoritários (senador, governador e vice) e proporcionais (deputados federal e estadual).

Rejeição de contas pelos Tribunais de Contas (da União, do Estado e dos Municípios) foi o motivo mais recorrente nos pedidos de impugnação da PRE/BA. No âmbito federal, as exceções ficam apenas por conta dos candidatos à deputado federal Adalberto Lélis Filho e Joseph Bandeira. Beto Lélis, como é conhecido, tornou-se inelegível por ter sido condenado pelo TRE pela prática de crime eleitoral, cuja sentença já transitou em julgado. 

Já Bandeira foi condenado por crime contra a administração pública, além dos Tribunais de Contas da União e do Estado. No âmbito estadual, Joseildo Ramos foi condenado por crime contra a Administração Pública, Herzem Gusmão condenado em segunda instância pelo TRE/BA por ilícito eleitoral, enquanto Carlos Augusto Rodrigues de Brito foi demitido da Administração Pública.

Na Bahia, a estratégia da PRE é de ampliar, ao máximo, a aplicação da Lei da Ficha Limpa. “Só impugnamos os candidatos que se enquadrem, em tese, nessa lei”, afirmou o procurador Regional Eleitoral José Alfredo de Paula Silva.

De acordo com ele, os outros vícios referentes ao registro de candidatura – a exemplo de ausência de quitação eleitoral, falta de documentos obrigatórios como certidão criminal e contas julgadas como não prestadas em campanha anterior – serão apontados, para efeito de recusa do registro, nos pareceres que serão apresentados em cada processo individual de solicitação de registro. 

Há previsão legal para que a PRE se manifeste em todos os pedidos de registro. O entendimento da PRE segue uma decisão vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo a qual o Ministério Público, por atuar também como fiscal da lei, pode sempre recorrer.

Após as ações de impugnação, cabe à Justiça Eleitoral julgar os pedidos e decidir pelo deferimento ou não dos registros. Os candidatos com registros impugnados têm sete dias para contestar a impugnação./radarnoticia

Maldade: dois executam idoso com problemas mentais em Teixeira de Freitas


defipeid1

Após um período de aparente calmaria, os moradores de Teixeira de Freitas, a maior cidade da região, estão convivendo novamente com crimes ousados de homicídio, muitos deles durante o dia e em ruas movimentadas.

Foi o que aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), quando dois elementos, supostamente de pouca idade, passaram de bicicleta por volta das 9h30, na rua da Penha, bairro São Lourenço, região central de Teixeira de Freitas, quando um deles sacou uma pistola, de calibre 380 e atirou certeiramente no idoso Milton Pereira Nunes, de 58 anos, que segundo sua família era portador de deficiência mental.

A vítima, como fazia todos os dias, estava sentada na porta de casa onde morava em companhia da mãe, anciã de 90 anos e uma irmã. Atingido no pescoço o idoso não teve tempo sequer de tentar fugir morreu no local. Ao ser informada sobre a morte do filho, a aposentada, que quase não enxerga, passou mal e teve que ser socorrida ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Ainda assustados com o crime os vizinhos do homem morto acionaram a Polícia Militar através do telefone 190 e assim que os policiais chegaram ao local e comprovaram a veracidade da informação, comunicaram o ocorrido à Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ao lado do corpo o perito criminal Bruno Mello, responsável pela perícia de local, recolheu duas cápsulas calibre 380.

O delegado Kleber Gonçalves e policiais civis do Serviço de Investigação (SI), acompanharam a perícia e ouviram testemunhas do crime. O primeiro desafio é descobrir se o homem morto tinha algum problema com alguém ou se o atirador o executou por engano ou pura maldade. O corpo foi removido ao IML para exames de necropsia./pradoonline

Ex-vereador Juscélio comete suicídio na estrada de Maria Mil Réis



O ex-vereador de Teixeira de Freitas, Juscélio Alves de Oliveira, que completou 57 anos na semana passada, acabou cometendo suicídio nesta quinta-feira, 17 de julho, nos fundos de uma Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxico.


O galpão que está desativado fica as margens da estrada de Maria Mil Réis, ao lado da rodovia BR-101 na cidade de Teixeira de Freitas.


O corpo de Juscélio foi encontrado no final da tarde por um trabalhador de uma propriedade vizinha. O ex-vereador se enforcou com uma corda que foi amarrada em uma árvore.

Em frente ao galpão estava o carro da vítima modelo Strada de cor vermelha placa OVA 1683 licenciada em Prado.


O local do suicídio e o veículo foram periciados pelo perito criminal Bruno Melo da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica. O caso foi registrado na delegacia local./SulBahiaNews

Suposto autor de emboscada contra vigilantes da Suzano é morto a tiros em Posto da Mata



Nova Viçosa: Por volta das 12h00, desta quinta-feira, 17 de julho, o senhor José Lucio de Jesus dos Santos, de 51 anos, foi baleado, na Rua Canário, no Bairro Jardim dos Eucaliptos, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. A vítima chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Municipal de Posto da Mata, mas, não resistiu aos ferimentos e faleceu horas depois.

De acordo com a perícia, ele teve perfurações provocadas por arma de fogo na região do crânio, coxa e no tórax. Há algumas informações de que José Lúcio faria parte do grupo que emboscou os trabalhadores da Gocil, no último dia 15 de julho. José teria atirado covardemente contra dois seguranças, que faziam a proteção das terras de plantio de eucalipto, devido à uma briga por invasão de terras nessa região.

As informações divulgadas são que essas terras pertencem a Suzano Papel e Celulose, mas teria sido invadida há algum tempo. Após ganhar a reintegração de posse, deu início aos conflitos. No dia 15, seguranças de uma empresa contratada pela Suzano para fazer a vigilância, foram alvejados a tiros durante uma emboscada e socorridos ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Não se sabe se o assassinato de José Lúcio tenha alguma coisa a ver com o suposto envolvimento dele com o atentado contra os trabalhadores. Um inquérito policial foi instaurado, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Posto da Mata, sob o comando do delegado titular, Dr. Samuel Martins Neto./Liberdadenews

Prefeito contra-ataca conselho de Wagner


Prefeito contra-ataca conselho de Wagner

Em sua  coluna “Tempo Presente”, no jornal A Tarde desta quinta-feira (17), o jornalista Levi Vasconcelos, atribui ao prefeito ACM Neto a seguinte posição: “Já contratei um famoso jurista para elaborar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei que criou a Entidade Metropolitana. 

Só não vou dizer quem é para o governo não ir para cima, mas em agosto, estaremos dando entrada”. Como não consta do Diário Oficial do Município qualquer contratação de escritório de advocacia, ou o prefeito está blefando ou deveria saber que no serviço público não existe ato sem a devida publicidade, pois estaria a infringir o que estabelece a Constituição Federal no seu artigo 37, ou está praticando ato de improbidade administrativa. É preferível que seja blefe do prefeito./Bahia Notícias

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Dilma soma 36%, Aécio, 20%, e Campos, 8%, diz pesquisa Datafolha


Na pesquisa anterior, Dilma tinha 38%, Aécio, 20%, e Campos, 9%. Instituto ouviu 5.377 eleitores; margem de erro é de dois pontos percentuais.


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (17) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Aécio Neves (PSDB), com 20%, e Eduardo Campos (PSB), com 8%.

No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos últimos dias 1º e 2, Dilma tinha 38%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 9%.

Somados, os adversários de Dilma acumulam 36%, mesmo percentual da presidente, que tenta a reeleição. Um candidato vence a eleição no primeiro turno se consegue mais votos que a soma de todos os rivais.

A pesquisa é a primeira realizada após o início oficial da campanha eleitoral, no último dia 6. Desde essa data, candidatos têm autorização da Justiça Eleitoral para realizar comícios, propaganda na rua e na internet, entre outras atividades de campanha.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa em 19 de agosto.

O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam passou de 11% no começo do mês para 14% agora. Brancos e nulos eram 13%, percentual que se manteve.

O quarto colocado na pesquisa, pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto; no levantamento anterior, tinha 4%.

Veja os números do Datafolha na pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

- Dilma Rousseff (PT): 36%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Eduardo Campos (PSB): 8%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- José Maria (PSTU): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
- Eymael (PSDC): 1%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 13%
- Não sabe: 14%
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:
- Dilma Rousseff: 44%
- Aécio Neves: 40%
- Brancos ou nulos: 10%
- Não sabem: 5%
- Dilma Rousseff: 45%
- Eduardo Campos: 38%
- Brancos ou nulos: 11%
- Não sabem: 6%
Rejeição
A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Confira abaixo:
- Dilma Roussef: 35%
- Pastor Everaldo: 18%
- Aécio Neves: 17%
- Zé Maria: 16%
- Eymael e Levy Fidelix: 14%
- Eduardo Campos e Rui Costa: 12%
- Luciana Genro, Mauro Iasi e Eduardo Jorge: 11%
- Não rejeitam ninguém: 11%
- Rejeitam todos: 6%
- Não sabem: 11%

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios na terça (15) e na quarta (16). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR00219/2014.

Serviços do SAMU-192




O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.


O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.



A partir dessa atuação, o SAMU tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento. Historicamente, o nível de resposta à urgência e emergência tem sido insuficiente, provocando a superlotação das portas dos hospitais e pronto-socorros, mesmo quando a doença ou quadro clínico não é característica de um atendimento de emergência. Essa realidade contribui para que hospitais e pronto-socorros não consigam oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado.


O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:

* organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;

* estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);
* reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
* criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e
* estruturar o atendimento pós-hospitalar.

A Rede Nacional SAMU 192 possui hoje 147 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo, com isso, 1.273 Municípios brasileiros, num total de 112 milhões de pessoas.

Fonte: Portal da Saúde - www.saude.gov.br

Homem descobre traição, mata mulher grávida e se entrega à polícia



Uma triste história marcou o bairro de Pau da Lima, na manhã desta quarta-feira (16), em Salvador. Uma família - o pai, a esposa e o bebê que o casal esperava foram personagens da tragédia.

Por volta das 10h, Emanuel Alves Sampaio, 34 anos, conversava com a esposa Ruti Conceição Pinto, grávida de três meses. Segundo Emanuel, que se entregou à polícia no início da tarde de hoje, Ruti revelou que o traía e que o bebê que esperava era do ex-namorado dela. 

Sem conter a raiva, o enfermeiro - que há 11 anos trabalha na área e, atulamente, atua nas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) - foi até a cozinha, pegou uma faca e desferiu diversos golpes contra a mulher, com quem morava há quatro meses.


Ruti chegou ser levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no início da tarde. Após mãe e filho morrerem, Emanuel se entregou à polícia e prestou depoimento na 11ª delegacia, no bairro de Tancredo Neves. Chorando muito, ele confessou o crime e foi preso em seguida./Bnews

TRE MULTA GOVERNADOR WAGNER POR DIVULGAR PESQUISA ELEITORAL SEM REGISTRO


jaques Wagner

O governador Jaques Wagner (PT) foi condenado a pagar uma multa de R$ 53.205,00 por ter divulgado pesquisa eleitoral sem o devido registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), como exige o artigo 33 da Lei 9.504/97, a Lei das Eleições, e a Resolução 23.398/2013, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre as representações, reclamações e pedidos de direito de resposta nas eleições 2014. O pagamento  foi determinado pelo TRE-BA em sessão de julgamento realizado ontem.

A decisão resultou da análise da entrevista concedida pelo governador à Rádio Metrópole no dia 26 de março, onde, ao apresentar os dados da pesquisa, o gestor fez comparações estatísticas de alguns pré-candidatos colocando o seu escolhido para sucessão estadual, o candidato Rui Costa, em situação de vantagem.

A relatoria do recurso eleitoral foi do juiz auxiliar do TER, Francisco de Oliveira Bispo, que seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Destoando deste entendimento, o juiz Rosalvo Augusto Vieira da Silva havia julgado improcedente, numa primeira apreciação do caso, a representação interposta pelo DEM no dia da veiculação da entrevista.

Como argumentado pela defesa de Wagner, o magistrado considerou que os comentários dados na rádio foram acerca de dados aleatórios e genéricos, supostamente coletados pelo próprio governador, e não por qualquer instituto de pesquisa.

Da decisão ainda poderá ser interposto recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no prazo de três dias a contar da publicação da decisão, nos termos do artigo 37 da Resolução 23.398/2013, do TSE.

Polonesa vai a loja completamente nua e ninguém parece notar; veja vídeo

Uma mulher foi flagrada em vídeo comprando um lanche em uma loja de conveniência completamente nua, na Cracóvia, Polônia. 

O fato que deixou Cezar Zawadzki, autor da filmagem, perplexo foi que nenhuma das outras pessoas na loja, clientes e funcionários, pareceu notar ou se importar com a mulher.  


Cezar estava do lado de fora enchendo o tanque do carro quando viu a cena e começou a filmar. "Ela me ignorou completamente e não parecia estar sob efeito de drogas ou álcool, ela apenas esperou pacientemente na fila para pagar pela sua bebida e sanduíche", contou ao jornal britânico DailyMail. "Reconheço que estava muito quente, mais ou menos 30º lá fora, mas o que me surpreendeu não foi a nudez em si, mas a forma como todos trataram isso perfeitamente normal. 


A vendedora a atendeu como se nada estivesse acontecendo. Os outros funcionários não deram nem uma espiada nela. Foi uma experiência surreal", continuou Cezar. Após pagar pelo lanche, a mulher saiu da loja tranquilamente.
Veja o vídeo da situação:

Problema no Google Chrome gasta até 25% a mais da bateria de notebooks




O navegador Google Chrome pode estar gastando até 25% a mais da bateria de notebooks que usam o sistema operacional Windows.

O problema é de um ajuste interno que o Google fez em seu navegador, segundo a revista Forbes. Para economizar energia, o System Clock Tick Rate (taxa de pulso do relógio do sistema, em tradução livre) regula de quanto em quanto tempo o processador irá "acordar" para procurar trabalho.

O normal é que o processador acorde 64 vezes por segundo, mas na regulagem do Chrome, ele procura por trabalho mil vezes por segundo, independente do que o usuário estiver fazendo, seja vendo um vídeo no Youtube ou apenas com uma janela em branco aberta.

Outros navegadores, como Internet Explorer e Mozilla Firefox, aumentam a taxa de verificação apenas em tarefas específicas que requerem mais atenção, como downloads.

O problema não pode ser ajustado manualmente pelo usuário, deve ser regulado apenas pelo Google. A Forbes afirma, ainda, que a questão só acontece em notebooks que usam Windows. Aparelhos da Apple ou que rodam o sistema Linux não são afetados.

A solução é usar outros navegadores, mas caso o gasto de bateria não seja um incômodo, não há problema em continuar com o Chrome./vozdabahia

Apostas de MG e SP acertam a Mega-Sena e levam R$ 32,1 milhões




Duas apostas acertaram as seis dezenas da Mega-Sena, dividindo um prêmio de R$ 32.151.808,31.

O sorteio do concurso de número 1.617 foi realizado nesta quarta-feira (16), em Osasco (SP). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece no sábado (19), terá prêmio estimado em R$ 3 milhões.

Veja as dezenas: 03 - 23 - 26 - 31 - 47 - 54. As apostas ganhadoras foram feitas em Uberlândia (MG) e Santo André (SP), segundo a Caixa.

A quina teve 265 acertadores, que levaram prêmio de R$ 14.162,36 cada um. Além disso, houve 13.116 ganhadores na quadra, que rendeu R$ 408,77.

Operação da PF investiga desvio de R$ 30 milhões em prefeituras da BA


Operação da PF investiga desvio de R$ 30 milhões em prefeituras da BA

'Operação 13 de Maio' acontece nesta terça em 26 municípios do estado. Pelo menos 20 cidades são alvos da operação, além de Aracaju e Brasília.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (13) a “Operação 13 de Maio”, que visa o combate de crimes de desvio de recursos públicos e corrupção praticados em prefeituras da Bahia. Segundo a PF, pelo menos R$ 30 milhões foram desviados em 20 cidades do estado. A ação ocorre em 26 municípios baianos, além de Aracaju (SE) e Brasília (DF).

Cerca de 400 Policiais Federais, com o apoio de 45 servidores da Controladoria Geral da União (CGU) e 45 da Receita Federal, cumprem 29 mandados de prisão temporária e 83 mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça Federal.

Entre os suspeitos com prisão determinada pela justiça, dois são prefeitos e seis são ex-prefeitos, informou a PF. Quatro vereadores também tiveram a prisão decretada, além de cinco secretários municipais e nove funcionários públicos. A Justiça determinou, ainda, o afastamento cautelar de sete pessoas de suas atividades profissionais, inclusive de funções públicas ocupadas.

Através de nota, a Polícia Federal informou que as investigações “apontam a existência de uma organização criminosa em atividade há mais de dez anos, composta por funcionários públicos e empresários”.

De acordo com a PF, eles atuavam com a finalidade de desviar recursos públicos provinientes da conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e de Valorização dos Profissionais da Educação, além de outros de origens federais, estaduais e municipais.

O grupo utilizava empresas de fachada e laranjas contratados para a realização de serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais, informou a polícia.

A polícia afirma que irregularidades ja foram constatadas nos municípios de Fátima, Heliópolis,Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo,Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde.

Os envolvidos responderão por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações./G1 BA

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Mais um fugitivo é recapturado pela PM; ele é acusado de latrocínio e estupro

Dilmarzão já fugiu duas vezes.


Policiais militares recapturaram Gilmar Lacerda de Souza, 41 anos, o Dilmarzão, que já fugiu da delegacia de Itanhém por duas vezes. A prisão dele aconteceu no final da tarde desta terça-feira (15), em uma casa de fazenda, localizada próximo a Teixeira de Freitas, na BA-290, rodovia que dá acesso à cidade Alcobaça. Um outro homem, acusado de roubar uma fazenda no município de Medeiros Neto, com mandado de prisão em aberto, expedido pela juíza Andrea Gomes Fernandes Beraldi, foi preso no mesmo momento e no mesmo local.

Dilmarzão havia sido capturado no último dia 2 de abril, na cidade de Vereda, mas foi um dos seis detentos que no último dia 1º de maio serraram uma das celas da Delegacia de Itanhém e fugiram.

Ele se encontra na carceragem de Itanhém à disposição da Justiça.

Segundo a polícia, em 2008, ele matou a golpes de faca, Florisvaldo Azevedo Barbosa, 46. Depois do crime, o corpo foi enterrado em uma cova rasa, na fazenda de Jair Shimith, no município de Vereda. Cerca de uma semana depois o homicídio foi descoberto e o acusado foi preso com a moto e objetos pessoais da vítima.

Dez anos antes de matar Florisvaldo, porém, de acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), Dilmarzão estuprou duas irmãs adolescentes. A primeira foi no dia 25 de dezembro de 1998, uma garota de 13 anos. O acusado ofereceu carona, mas levou a vítima para um mato, com a qual fez sexo forçado por cerca de 10 minutos e a ameaçou de morte caso contasse a alguém. A segunda vítima, ainda segundo denúncia do MP, foi estuprada duas semanas depois, quando o acusado, armado com um revólver, também fez ameaças.

A PM já recapturou dois dos detentos que fugiram da Delegacia de Itanhém: João Boca de Leite e Dilmarzão./radar58

Imagens fortes: jovem morre em acidente na BR-101. Corpo é removido ao SML de Linhares



Um jovem de Nova Venécia. que atendia pelo nome Willian, e que tinha 21 anos, morreu em um acidente registrado no início da tarde desta quarta-feira (16). No quilômetro 73 da BR 101. Em São Mateus, o corpo foi removido ao Serviço Médico Legal (SML) de Linhares.

A informação é que a vitima estava na condução de um carro de passeio que colidiu com uma carreta,  o rapaz morreu na hora.



Informações da Eco 101. Empresa que administra a rodovia, dão conta de que o acidente envolveu três veículos, Willian estava na condução do Saveiro que transportava uma motocicleta. As duas pistas da rodovia ficaram totalmente interditadas até ás 16h15.

Extraoficialmente. A informação é que o rapaz teria tentado fazer uma ultrapassagem quando aconteceu o acidente./Uuviemlinhares

Um dos maiores traficantes da Bahia, Zé de Lessa consegue prisão domiciliar




Conhecido da polícia baiana por cometer assaltos a bancos e tráfico de drogas, José Francisco Lumes, conhecido como Zé de Lessa, conseguiu prisão domicilar após o desembargador Aliomar Brito acatar ao pedido dos advogados de Lessa, que alegaram problemas de saúde por parte do cliente.

Segundo fontes, um recurso será impetrado contra a decisão do desembargador para que Lessa seja mantido preso e transferido para um presídio federal, pedido que encontra-se em aberto. Ainda conforme estas fontes, Lessa estaria, de dentro da Unidade Especial Disciplinar (UED), comandando os crimes, já que um celular foi encontrado com ele.



'Zé de Lessa'

Ele foi preso em 2004, em São Paulo, pela polícia baiana, com o apoio de policiais paulistas. O chefe do Departamento de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), Edemilson Nunes, coordenou as investigações responsáveis pela localização do fugitivo. O traficante foi identificado no Guarujá, em São Paulo, e detido depois de um longo trabalho de investigação do serviço de inteligência da polícia baiana.

A operação contou com o apoio do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) de São Paulo. Zé de Lessa era o líder da quadrilha que detinha 122kg de cocaína, apreendidos pela polícia na cidade de Feira de Santana. A droga estava no fundo falso de uma parede e foi identificada pelos policiais da “Operação Papoula”. 

Quatro integrantes da quadrilha foram presos na ação. Segundo informações do delegado Edemilson Nunes, através de nota da Polícia Civil emitida à imprensa, o traficante continuava coordenando a receptação e distribuição da droga na Bahia, com a ajuda de Giovan Pereira de Souza, morto no último dia 28. Natural de Cafarnaum, Zé de Lessa já possuía, pelo menos, três condenações por tráfico, seqüestro e assalto a banco, que somadas ultrapassam 20 anos de detenção.Com informações da Polícia Civil da Bahia

Teste da internet 5G começa em 2 anos


Teste-da-internet-5G-começa-em-2-anos_640x361

Desde 2012, a tecnologia que tem enorme potencial, a velocidade da internet G, é pesquisada por Ericsson e Universidade Federal do Ceará (UFC). Em entrevista ao G1, o diretor de inovação da Ericsson Brasil, Edvaldo Santos disse: “A gente pode falar em [velocidade] 250 vezes superior às taxas de 4G”, o que significa transmissões de 1 Gigabit por segundo (Gbps).

Testes de campo feitos na Suécia já mostraram que podem chegar a 5 Gbps.

“A indústria vai ser capaz de demonstrar aqui no Brasil daqui a dois anos, creio eu”, disse Edvaldo Santos.

A indústria já procura encontrar soluções tecnológicas para suprir a demanda dos consumidores por altas velocidades, por isso ocorre a aposta no 5G.

A tecnologia de quinta geração em altas frequências entre os 10 Ghz e 60 Ghz é trabalhada pelos 39 pesquisadores da UFC, que tem o papel de pesquisar como explorar melhor essas faixas, em um segmento chamado de “ondas milimétricas”.

Estrela de comercial na TV, deputado Tiririca 'corre risco de ficar inelegível', adverte advogado


Estrela de comercial na TV, deputado Tiririca 'corre risco de ficar inelegível', adverte advogado


O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva – o Tiririca –, que já oficializou a sua candidatura à reeleição ao cargo de deputado federal pelo Partido da República (PR), faz parte de um comercial de um site de vendas. No vídeo, que tem duração de 30 segundos e já começou a circular na internet, um casal está prestes a sair de casa quando, de repente, é surpreendido por gritos de um cooler que está no canto da sala. 

O objeto insiste para que o homem o leve para sair no lugar da mulher: “Larga essa mocreia! Leva eu! Leva eu! Leva eu! Vamo pra balada!”. Eles só conseguem sair de casa depois de fazer um “bom negócio”. 


Mas, em vez do cooler, quem pode desaparecer é a candidatura do parlamentar. Segundo informações dispostas na Cartilha Propaganda Eleitoral – eleições 2014, editada pela Secretaria de Gestão Administrativa e pela Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória do Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), “a partir e 1º de julho de 2014 fica vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário, veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, excerto programas jornalísticos ou debates políticos”. 


O advogado baiano especialista em Direito Eleitoral, Ademar Ismerin, em entrevista ao Bahia Notícias, advertiu que, segundo premissas dispostas na Resolução 23.405 do TSE, que trata dos registros e escolhas de candidatos nas eleições 2014, ao participar de propaganda comercial, onde a imagem sua imagem humorística pode fazer alusão à campanha eleitoral, Tiririca "corre o risco de ficar inelegível"./BN

Corpo sem identificação é encontrado em estrada vicinal em Itagimirim


Um corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (15), parcialmente queimado e com perfurações de arma de fogo, em uma plantação de eucalipto, a 15 quilômetros do centro de Itagimirim.

A vítima, - que não foi identificada, aparentava ter menos de 20 anos de idade e 1,70. Ele estava trajando camisa preta, bermuda e sandálias. O corpo apresentava três perfurações de arma de fogo, sendo duas nas costas e uma perfuração na cabeça.

O corpo foi encontrado por funcionários de uma empresa que faz monitoramento e controle de qualidade nas plantações de eucalipto. Eles avistaram fumaça no meio da plantação, e ao chegarem no local, por volta das 8 horas da manhã, encontraram a vítima já sem vida.

Polícia encontrou um celular queimado com o chip intácto próximo a vítima. (Foto: Rastro101)

O corpo foi parcialmente queimado pelo fogo, e a polícia não descarta a hipótese de que os bandidos tenham tentado queimar o corpo no local, mas o fogo se alastrou e queimou uma boa parte da mata.

Embaixo da vítima foi encontrado um aparelho de celular queimado por fora, mas o chip estava intacto, o que pode levar a polícia a identificar o corpo através dos números na agenda do telefone. O corpo foi encaminhado para o IML de Eunápolis e segue sem identificação até o momento./Rastro101

terça-feira, 15 de julho de 2014

Youssef é denunciado pelo MPF por lavagem de R$ 1,16 bilhão do mensalão


Youssef é denunciado pelo MPF por lavagem de R$ 1,16 bilhão do mensalão

Em nova denúncia contra o doleiro Alberto Youssef, o Ministério Público Federal (MPF) o acusa de participar da lavagem de parte do dinheiro do mensalão. Segundo os procuradores, ele foi responsável por disfarçar a origem de cerca de R$ 1,16 bilhão dos R$ 41 bilhões repassados pelo empresário Marcos Valério, que operava o esquema, ao então líder do PP na Câmara Federal durante o governo Lula, o deputado José Janene (PR). 

Por conta da morte do parlamentar, em setembro de 2010, o MPF pediu que seja extinta sua punibilidade no processo. Além de Youssef, que é acusado também de lavagem de dinheiro no esquema investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, são denunciadas outras oito pessoas, como a filha e outros dois familiares de Janene, e o doleiro Carlos Habib Chater, o “Zezé”.

 O valor referente à “atividade criminosa de Janene”, de acordo com o documento, “foi investido na empresa Dunel Indústria, sediada em Londrina, utilizada para ocultar e dissimular a origem ilícita dos recursos”. A procuradoria ainda menciona o fato de Youssef ser reincidente no crime, já que foi condenado caso do Banestado, em 2003, e havia feito delação premiada para não ser preso, além de se compremeter a não mais exercer a atividade de doleiro. Com informações do jornal O Estado de São Paulo.

Norma extingue zona de proteção à Aftosa e criadores podem vender rebanho em todo estado


Norma extingue zona de proteção à Aftosa e criadores podem vender rebanho em todo estado

Uma instrução do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou extinta a Zona de Proteção contra a Febre Aftosa do estado da Bahia, que engloba cerca de dez mil criadores. 

De acordo com o texto, a região, que compreende rebanhos das cidades de Casa Nova, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Buritirama, Mansidão, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, passa a comercializar animais em todo o território baiano. 

O rebanho é estimado em aproximadamente 230 mil cabeças. Segundo a mesma instrução, os demais estados do nordeste também foram declarados como área livre de Febre Aftosa. 

A zona de proteção é composta de área de 58.201 km² no norte do estado, e foi estabelecida pelo Mapa como área de proteção como forma de barrar a entrada de animais suspeitos de infecção pelo vírus da aftosa, pelo fato de a Bahia fazer divisa com estados cujo risco, até então, era desconhecido./Bahianoticias 

Semana das águas - projeto ÁGUAS DA BAHIA



O Terra Viva realizou na semana das águas de 18 a 22 de março uma campanha educativa com as escolas dos municípios foco do projeto Águas da Bahia que tem o patrocínio da PETROBRAS através do programa Petrobras Ambiental.


Totalizando 05 escolas nos 05 municípios, sendo estes Itamaraju, Jucuruçu, Itanhém, Guaratinga e Prado. Contando com apoio das secretarias de educação, secretarias de agricultura, educadores/as, educandos e todo o corpo funcional das escolas. Uma Campanha de educação ambiental junto com os professores proporcionando subsídio para atividades preparatórias nas escolas.

(Cachoeira do rio Jucuruçu)

Foram realizadas palestras sobre a importância das águas com foco na preservação deste recurso natural, vídeos de sensibilização, oficinas práticas de plantio de sementes com o reaproveitamento das sacolas plásticas do gênero alimentício e finalizando com uma caminhada ecológica em manifestação de defesa ambiental./TERRA VIVA

Pela primeira vez, Justiça da Bahia divorcia casal através de liminar


Pela primeira vez, Justiça da Bahia divorcia casal através de liminar

Pela primeira vez, um divórcio foi decretado através de uma liminar na Bahia. O juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos, da 6ª Vara de Família da Comarca de Salvador, através de uma tutela antecipada, decretou a separação de um casal baiano. O magistrado atendeu ao pedido antecipado feito por uma das partes da ação, com base na Emenda Constitucional 66/2010, que suprimiu a separação judicial, para que o juiz determinasse o motivo do fim do relacionamento. 

O juiz Stolze Gagliano, da 1ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Simões Filho, professor de Direito Civil da Universidade Federal da Bahia, afirmou que a decisão é uma das primeiras do país. “Muito louvável a medida do juiz Alberto Raimundo, adotada no início do processo, exclusivamente quanto ao pedido de divórcio, por evitar um desnecessário prolongamento da demanda, enquanto se discutem outros aspectos, como, por exemplo, alimentos e partilha de bens”, afirmou. 

A decisão liminar não envolveu, entretanto, a discussão de partilha de bens na separação. A outra parte do processo, considerada ré, foi citada e intimada pelo juiz para contestar a decisão em 15 dias. Depois do recurso, será expedido mandado ao Cartório de Registro Civil para averbação do divórcio. 

Na decisão, o juiz asseverou que “manter-se casado é matéria apenas de direito” e que as demais questões “poderão ser objeto de debate continuado nos próprios autos, liberando, portanto as partes para a realização da felicidade afetiva”. Stolze afirma que “não há sentido em manter um casal, cujo afeto ruiu, matrimonialmente unido, enquanto se discutem os efeitos paralelos ou colaterais do casamento, a exemplo da pensão ou do destino dos bens”. 

O jurista ainda pontua que a decisão de Alberto Raimundo “vem ao encontro dos princípios fundamentais do novo Direito de Família”. “O divórcio ou um novo casamento dos pais não modificará seus direitos e deveres em relação aos filhos”, disse o juiz Alberto Raimundo na sentença./Bahianoticias

Sem limites: Jovem é morto com 11 tiros em Teixeira de Freitas


1937440_10201621662018210_8062686528024755906_n

Na manhã desta terça-feira 15/07 no bairro redenção em Teixeira de Freitas, mais um assassinato brutal foi registrado. Um jovem por nome de Jeferson Brender Dias Cerqueira, de 22 anos , que morava na Rua JJ. Nº 151 no bairro redenção foi vitima de uma emboscada em plena luz do dia e executado com 11 tiros.

Segundo testemunhas Jeferson  foi surpreendido por três elementos em via pública da Rua Rafael Teixeira de Carvalho, os quais sacaram provavelmente dois revolveres calibres 38 e executaram a vítima  a queima roupa. Logo em seguida fugiram a pé para local ignorado. 8 tiros atingiram as costas, região lombar, 1 no braço e 2 no pescoço, vindo o mesmo morrer no local.

A policia militar esteve no local fazendo a preservação da área, onde logo em seguida compareceu também a equipe de plantão do SILC da 8ª Coorpin, bem como o departamento de policia técnica, representado pelo perito criminal Bruno Mello e o perito técnico Pedro Paulo. Informações dão conta de que “Geferson” é egresso do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde se encontrava preso por acusação de tráfico de drogas.

DSC00883

A vitima já havia sofrido um atentado anteriormente, e segundo informações, a época, o mesmo teria levado vários, dos quais, um na região do olho. A mãe da vitima, uma senhora de aproximadamente 35 anos, esteve no local e confirmou a informação. Às investigações do assassinato ficarão a cargo do delegado plantonista do SILC, Kleber Gonçalves. Um inquérito policial será instaurado para apurar a autoria e motivação do assassinato./PORTALN3

Acidente entre ônibus da mesma empresa deixa morto e feridos


jpgen (1)

Acidente aconteceu na madrugada deste domingo (13). Motorista de um dos ônibus morreu no local, segundo a PRF.  Acidente envolvendo dois ônibus da empresa Novo Horizonte deixou um morto e feridos na madrugada deste domingo (13), no km 667 da BR-116, entre Miradouro e Fervedouro, na Zona da Mata. Segundo as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os ônibus estavam em direção a São Paulo.

jpgen (3)

Um dos ônibus tombou em um curva acentuada e foi atingido pelo outro. A PRF informou que um dos motoristas, de 40 anos, que atingiu o veículo tombado, morreu no local. Os passageiros foram atendidos por unidades do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A reportagem apurou que 47 passageiros foram atendidos em hospitais da região, sendo 28 em Muriaé, 10 em Carangola e 9 em Miradouro. A maioria já foi liberado e aguardam contato da empresa para seguir viagem. Os nomes ainda não foram divulgados.

jpgen

A pista ficou fechada nos dois sentidos por mais de cinco horas. O trecho foi liberado pela PRF por volta das 9h30. Os policiais pedem atenção aos motoristas que irão passar pelo trecho. Nossa equipe tentou contato com a sede da empresa Novo Horizonte, em Vitória da Conquista (BA), mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta matéria./portaln3

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.