Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de junho de 2016

Depois do grande sucesso do primeiro dia de forró em Jucuruçu a segunda noite é muito aguardada




Neste sábado dia 18 o show fica por conta de Osnir Alves e Xote Novo. Local barracão na Rua Bonifacio José Dantas, atrações musicais, além das manifestações culturais como, quadrilhas, pau de sebo, e outras atrações.

O Circuito de barracas com comidas típicas será montado com apoio das instituições de Jucuruçu onde serão comercializadas comidas e bebidas típicas de época.

Conheça  um pouco sobre Osnir Alves-  Carreira de Osnir Alves O cantor sertanejo, Osnir Alves, começou a sua carreira artística alguns anos atrás. Em 1990, surgiu a oportunidade de participar de um programa de tv regional quando forma sua primeira dupla.


Depois de tentar outras formações, o cantor decidiu seguir o trabalho musical em carreira solo. Atrás do sonho, em 1994 ele viajou para São Paulo, mas apenas em 2006 foi que aconteceu o reconhecimento nacional, quando foi finalista do programa musical nacional, Ídolos, do SBT, como grande revelação.

Em 2009, Osnir retornou à televisão e venceu o programa Astros, se firmando como uma das grandes promessas da música sertaneja brasileira. Desde então sua carreira vem crescendo em uma velocidade gigantesca, arrebatando fãs de norte a sul do país e encantando as multidões.

Em 2014, Osnir Alves lançou o seu CD com o hit – Homem Não Chora, se tornando uma grande referência no cenário musical.



Quem é Xote Novo - Criada em 2008,a UM XOTE NOVO tem como objetivo principal levar alegria aos lugares onde se apresenta,e assim vem acontecendo.Mostrando um bom forró e adaptando músicas de outros estilos a ele,a banda vem fazendo um grande sucesso com suas composições e com um estilo diferente.

Mulher morre atropelada na BA entre Prado e Itamaraju



O acidente aconteceu na manhã deste sábado, 18 de junho, na BA 489, trecho que liga as cidades do Prado e Itamaraju. 

Edicleuza Santos de Jesus, de 29 anos, foi atropelada por um veículo não identifica, o motorista fugiu sem prestar socorro á vítima.
 


Com o choque, a mulher foi arremessada para fora da pista e morreu no local. O servido público Anderson Barbosa, removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, par ser necropsiado. A Polícia Civil vai investigar para apurar o acidente e tentar identificar o motorista do veículo./bahiaextremosul

Jovem mata irmão após discussão no interior de Itamaraju



O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira, 17 de junho, no Cascorado, interior de Itamaraju. Dois irmãos estavam em uma intensa discussão e entraram em luta corporal.
De acordo com informações um deles, o Uendeu Gonçalves de Souza, se armou com uma espingarda e atirou no irmão identificado como Danilo.
A vítima foi acertada no abdômen e chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital. Uendeu fugiu e ainda não foi localizado pela Polícia./sulbahianews

Polícia confirma reforço para atuação no combate ao crime em Prado



O comando do policiamento na região extremo sul já confirmou a intensificação de ações contra a violência no município do Prado, à pedido da delegada de polícia, Dra. Rosângela Sousa.

Além do reforço no aumento de agentes investigadores, equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da 88ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) também estará cooperando na ação para sufocar as atividades criminosas na cidade pradense./primeirojornal

PMDB de Itamaraju reúne pré candidatos para discutir novas regras eleitorais com advogado de Salvador

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e partidos aliados, PV, PSC e PEN, reuniram na noite desta quinta-feira, 16 de junho, no Centro Comunitário em Itamaraju, os pré candidatos as eleições municipais deste ano para discutir as novas mudanças na Lei Eleitoral.


O advogado Maurício Campos, especialista em Direito Eleitoral veio diretamente da capital do estado para falar das novas regras da legislação eleitoral válidas para as próximas eleições municipais e esclarecer duvidas do que o candidato pode ou não pode fazer na campanha eleitoral.


Lucilene Curvelo, presidente do diretório municipal do PMDB e pré-candidata a prefeita, explicou que, a preocupação do partido com a transparências com as leis eleitorais a levou a buscar um especialista para esclarecer as dúvidas dos pré candidatos, principalmente com propagandas eleitorais, gastos em campanha, prestação de contas e uso de cabos eleitorais, algumas das 20 regras que foram mudadas este ano. "a reunião demonstra que esse arco de alianças está preocupado com a transparência para fazer um pleito de responsabilidade e compromisso. Queremos contribuir com a promotoria pública e com a justiça eleitoral para que tenhamos em Itamaraju, um pleito democrático primado pela legislação e respeito à população”, comentou.



O advogado destacou que o encontro é não só para as pessoas que pretendem concorrer a um cargo eletivo nas eleições municipais, mas para a sociedade em geral que precisam conhecer as leis até como forma de fiscalizar e cobrar do candidato uma eleição limpa e dentro da lei.


Segundo Maurício, a legislação eleitoral sofreu diversas mudanças, foram mudadas 33 novas regras dentro do processo eleitoral. Nas novas mudanças, segundo o advogado, está o fim do financiamento jurídico, as novas regras para a propaganda eleitoral na pré campanha e na campanha propriamente dita, a contratação de cabos eleitorais que agora só é permitido 1% do numero de moradores do município e a mudança no coeficiente eleitoral que chega a 10% para cada candidato a vereador. Acabou a história Tiririca, que um candidato eleito com um úmero alto de voto puxava outros do partido o que muitas vezes acabava elegendo candidato que tinha um numero mínimo de votos enquanto outros com uma votação expressiva não conseguia se eleger, disse Maurício.


Quando perguntada, durante a coletiva no final do evento, sobre estar preparada para assumir a prefeitura de Itamaraju, Lucilene disse "Com muita humildade estou preparada de forma técnica como gestora porque hoje você tem que entender de legislação eleitoral financeira, tributária e contábil e de toda as leis que norteiam o município, o pais e o estado. Estou preparada e tenho demostrado isso ao longo do tempo em que fui gestora não só preparada dentro da gestão pública, mas para lidar com o povo, para conversar com o povo, pra conversar com todos os setores organizados da sociedade. Precisamos criar a cultura de cidadania de respeito, e nos temos que começar de agora a mostrar novos rumos, que existe sim políticos sérios, com compromisso, com palavra, com determinação e com coragem” finalizou Lucilene./bahiaextremosul

Ônibus escolar fica preso em Ponte que está em péssimo estado de conservação. Grave acidente poderia ter acontecido


13479868_1047504941998390_1888923756_n

As péssimas condições das pontes do município de Guaratinga por muito pouco não fazem um número grande de vítimas fatais.

Um ônibus escolar adquirido pela prefeitura municipal de Guaratinga em convênio com o governo federal com o projeto “Caminho da Escola”, por volta das 09h00 da manhã desta sexta-feira (17/06) ficou preso em um grande buraco em cima do lastro da ponte quando era feito o transporte estudantes da rede pública de ensino da Escola Estadual Jésus Moura  da manhã.

Os estudantes eram alunos do 3º ano da Escola Estadual que estava envolvidos em uma visita ao Rio da Jacutinga de um projeto sobre meio ambiente.

O ocorrido ocorreu a cerca de 3 quilômetros da sede do município próximo a Pedra do Oratório, alguns alunos relataram que o quando o veículo ficou preso na ponte o carro ameaçou tombar, mas felizmente nada de mais grave pode acontecer. Os estudantes desocuparam o veículo com medo.

Infelizmente dois jovens moradores da cidade de Santo Antônio – MG não tiveram a mesma sorte onde a falta de estrutura e sinalização fizeram com que caíssem debaixo da ponte a cerca de 3 km do povoado de São João do Sul, deixando duas vítimas fatais no último sábado (11/06)./Guarababado

sexta-feira, 17 de junho de 2016

São João de Jucuruçu promete ser o mais arrojado de toda região




Jucuruçu está sendo protagonista de um modelo de festa de São João que não prevaleça somente às atrações musicais, mas, também resgate à Cultura e à Tradição da Festa Junina na Bahia, com manifestações culturais, barracão temático e uma ornamentação toda voltada para o resgate da tradição junina.

O melhor São João como está sendo chamado começará nesta sexta feira dia 17, sobem ao palco hoje o vaqueiro apaixonado, Netinho do Forró, e a voz romântica, Pablo - e neste sábado dia  18 o show fica por conta de Osnir Alves e Gilmar Caliman.

Local barracão na Rua Bonifacio José Dantas, atrações musicais, além das manifestações culturais como, quadrilhas, pau de sebo, e outras atrações. O Circuito de barracas com comidas típicas será montado com apoio das instituições de Jucuruçu onde serão comercializadas comidas e bebidas típicas de época.

A Prefeita Uberlândia ao idealizar a festa, sabendo de um apoio por meio de recursos do Governo da Bahia, através da Bahia Tursa. A Prefeitura entende que, por se tratar de uma festa que tem como objetivo resgatar os valores culturais do são João, essa festa deve ser construída e realizada com a participação de toda sociedade, algo que está sendo feito e com bastante êxito.

O São João de Jucuruçu será Realizado pela Prefeitura de Jucuruçu e com o apoio do Governo da Bahia, que tradicionalmente disponibiliza um suporte financeiro mínimo para que os municípios possam explorar de forma simples, tradicional e cultural o resgate de uma das mais tradicionais e culturais manifestações da Bahia, que é conhecido como o São João da Bahia.

A prefeita Uberlândia Pereira afirma que o evento está sendo realizado com responsabilidade e não prejudicarão as contas públicas, a gestora afirma que a festa junina é uma tradição do município e é fundamental para economia do município. “Este evento atrai milhares de turistas da região, Minas Gerais - Espírito Santo, e tantas outras regiões o que aquece nossa economia, alavanca nosso comércio formal e informal. Sem falar da importância cultural e folclórica do evento”, ressaltou




Prefeita de Jucuruçu consegue patrolamento dos 65 quilômetros da (284) de Nova Alegria a Itamaraju



 A prefeita de Jucuruçu Conseguiu através do Sec. de Infraestrutura da BA - Dr. Marcus Cavalcante, o patrolamento dos 65 quilômetros que ligam o distrito de Nova Alegria a Itamaraju, Ele autorizou Dr. Saulo Diretor Sit ex - DERBA a mandar fazer, Dr. Marcio Brandão que acompanhou os trabalhos.

Os trabalhos de recuperação e adequações de estradas foram intensificados com muita intensidade. A meta da prefeitura é beneficiar todas as comunidades, proporcionando melhores condições de trafegabilidade e segurança no deslocamento garantindo a locomoção, das localidades.


A nova ação da prefeitura está sendo realizada em parceria com Séc. de Infraestrutura da BA.

O secretário explica que a obra beneficia com acessos adequados, o escoamento da produção agrícola e também oferece mais segurança e conforto de tráfego aos munícipes que utilizam essa via. “A intenção da administração de Jucuruçu é de atender todos os moradores e procura os meios viáveis para a melhoria desse trecho, facilitando o deslocamento da população e auxiliando no transporte da produção do município”, completou 

 Com a ação, a prefeita Uberlândia busca proporcionar à população que trafega pela estrada, melhores condições de locomoção que, consequentemente, favorecerá também o escoamento da produção. “Como sempre dissemos, o nosso governo não descansará da luta por dias melhores para o nosso povo. É obrigação do gestor público buscar proporcionar isso, é, com a equipe de trabalho que nós temos isso está sendo possível. 


É muito gratificante podermos cumprir o que muitas vezes não é de nossa responsabilidade. Ainda não está como é preciso e como gostaríamos, mas já melhoramos e melhoramos muito os serviços que hoje, de fato, chegam a quem devem chegar, que é a nossa população local”.Salientou 





“Marcos Louco” é atacado á tiros em Medeiros Neto



O crime aconteceu por volta de 21 horas   desta quarta-feira (15), na Rua Uberaba, bairro Cidade Alta em Medeiros Neto.

Segundo informações,  vizinhos ouviram disparo de vários tiros e quando saíram á rua para ver o que tinha acontecido, encontraram a vítima caída no quinta de sua casa.

A vítima foi identificada como  Marcos Dias Valis, de 40 anos, conhecido como "Marcos Louco”, que já possui diversas passagens pela policia por roubo e tráfico de entorpecentes. Ele foi alvejado com dois tiros, um atingiu o rosto e  outro atingiu o quadril e perfurou o abdômen, alguns órgãos internou também foram afetados, segundo os médicos.


Para a polícia, Marcos contou que não viu  o autor dos disparos, ele foi transferido para Teixeira de Freitas em estado gravíssimo./bahiaextremosul

Sem nenhum prestigio prefeitura de Medeiros Neto fica de fora das 92 cidades selecionadas que receberão apoio para fazer o São João e São Pedro



Que o prefeito de Medeiros Neto, Nilson Villas Boas Costa não goza de prestígio junto ao governo do estado é público e notório. E o que ficou evidente na tarde desta quinta-feira (16), é que Nilson Costa, estar abandonado até pelos seus aliados políticos; os deputados Mário Negromonte Jr e Jurandy Oliveira. Isso ficou claro depois que a Bahiatursa divulgou os nomes dos 92 municípios baianos que receberão apoio do governo para realização dos festejos juninos deste ano. A relação das cidades foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16).

Não existem argumentos contra fatos, verdade incontestável é que a má gestão do atual prefeito de Medeiros Neto Nilson Villas Boas tem deixado a população perplexa e desgostosa, completamente revoltada, porque além deste mandato sem prestígio algum, de quase quatro anos, ter sido o pior de todos os tempos, o povo precisa pagar pelo descaso descomunal que dilacerou até o tradicional Arraia do Água Fria, festejo este conhecido em toda região, e que costumava atrair turistas de todas as partes para prestigiar as suas privilegiada comemoração junina, enquanto outras cidades circunvizinhas que nunca fora referência destes festejos, tais como Ibirapuã, Itanhém, Prado Jucuruçu, Teixeira de Freitas dentre outras conseguiram as verbas destinadas às comemorações. A grande verdade é que o atual prefeito e sua incompetência total, não tem se importado com a população Medeirosnetense contrariando aos seus eleitores que um dia lhes emprestou a consciência de um voto.

Desse vandalismo e pouca vergonha do prefeito sem credibilidade, quem paga sempre é a população que um dia credenciou sua confiança ao mesmo. Infelizmente Medeiros Neto pede socorro, e que acabe logo este mandato sem competência e desmoralizado.

Os municípios contemplados são: Abaíra, Amargosa, Andaraí, Anguera, Antonio Gonçalves, Arataca, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra Da Estiva, Barra Do Rocha, Bom Jesus Da Lapa, Brotas de Macaúbas, Cachoeira, Caculé, Cairu, Canápolis, Capim Grosso, Carinhanha, Catu, Condeúba, Contendas do Sincorá, Coração de Maria, Coribe, Cruz das Almas, Dias D’ávila, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Gandu, Guajeru, Guanambi, Heliópolis, Ibipitanga, IBIRAPUÃ, Ibirataia, Igaporã, Igrapiúna, Ipirá, Irajuba, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itaetê, Itagibá, ITANHÉM, Itaquara, Itatim, Itiruçu, Jaguaquara, Jaguarari, Jeremoabo, JUCURUÇU, Lafaiete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Lapão, Lençóis, Luis Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Malhada, Maracás, Maragojipe.

Mata de São João, Matina, Miguel Calmon, Mortugaba, Muniz Ferreira, Nova Fátima, Ouriçangas, Paulo Afonso, Pé de Serra, Piatã, Pindobaçu, Planaltino, PRADO, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio De Jesus, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, TEIXEIRA DE FREITAS, Terra Nova, Tucano, Ubaíra, Uma, Utinga e Valente.

quinta-feira, 16 de junho de 2016




Lajedão: Vereador Nilsão pede o afastamento do prefeito Betão


Justificativa do pedido de afastamento que o vereador Nilsão fez em ação judicial comprova que prefeito não apresentou as contas do Município dentro do prazo legal


O vereador Nilson Manoel da Silva – "Nilsão” - impetrou Ação popular, em face do Município de Lajedão, representado pelo prefeito Humberto Carvalho Côrtes, popularmente conhecido por "Betão”, por não ter apresentado, dentro do prazo previsto na legislação, as contas relativas ao exercício financeiro de 2015, alegando que o chefe do Executivo enviou apenas duas pastas tipo A/Z, com alguns relatórios, para a Câmara Municipal, com o intuito de "tapear” os representantes do povo.
  
Entendendo que a omissão por parte do gestor fere os princípios da legalidade e da publicidade, o vereador Nilsão não vislumbrou outra alternativa, a não ser buscar perante o órgão competente a garantia jurídica, pois já havia protocolado na Câmara Municipal, em 20 de abril, uma indicação para que o Legislativo solicitasse um agendamento para análise da prestação de contasse, no gabinete do presidente da Câmara, pedido para adoção das providências quanto ao descaso do prefeito, onde não obteve êxito.

O vereador, embasado na legislação estadual, disse que o prefeito é obrigado a apresentar a prestação de contas até o dia 31 de março. Não ocorrendo o cumprimento do prazo estipulado no artigo 53, da LC Estadual nº. 006, de 06 de dezembro de 1991, incorrerá em crime de responsabilidade, com o imediato afastamento do cargo, finalizou.
  
TRANSPARÊNCIA
  

Na opinião do vereador, transparência é exigência constitucional. "O prefeito desrespeitou o povo e descumpriu a legislação, ao cometer crime de improbidade administrativa. A prática do crime de responsabilidade é algo incontestável, e a sanção para atos assim é o afastamento do cargo. Se a Câmara não tomou as medidas cabíveis, dentro do que estabelece a legislação, então eu espero que o Poder Judiciário atue para restabelecer a ordem em nosso município. Não podemos ficar de braços cruzados e aceitar simplesmente”, disse Nilsão.

Vídeo: Após furto em loja de móveis em Itanhém, Policia Militar prende "Lical" suspeito de cometer o crime



Na madrugada desta quinta-feira (16), um indivíduo quebrou a vitrine e furtou uma loja de móveis localizada no centro da cidade Itanhém. Do local, o indivíduo levou cinco aparelhos celulares. Os produtos furtados foram avaliados segundo a empresa em mais de R$ 2 mil reais.


Pelas imagens de segurança da empresa, a guarnição da Policia Militar formada pelo cabo Arley e soldado Jó Pinheiro, sob o comando do tenente Fabio Pellegrini, logo identificaram o indivíduo como sendo Luiz Carlos Primo Rodrigues, vulgo Lical, de 25 anos e morador do bairro São João.
 

Lical é um indivíduo conhecido no meio policial, é contumaz na prática desse tipo de delito. Os militares não tiveram dificuldades para reconhecer o seu modo operante.

Com as informações em mãos, os policiais começaram diligencias e localizaram local, que foi encaminhado à delegacia de Polícia onde a autoridade policial o autuou em flagrante pelo crime de furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo e permanece preso à disposição da Justiça.


Os produtos do furto não foram encontrados com o autor. Os policiais localizaram nos fundos da loja um fio de antena usado para sair da loja. Ele cortou o fio do alarme e quebrou a vitrine onde ficavam os celulares./medeirosdiadia

Presidente de Câmara de Vereadores e mais 2 teixeirenses são presos em MG



Operação realizada pela Polícia Militar em Joaíma, Minas Gerais, ocorreu no início da semana depois que a Central recebeu informações que homens armados estariam circulando pelos bairros da cidade em um carro modelo Astra, que supostamente pertence ao presidente da Câmara de Vereadores do município.

Após o trabalho de investigação, a PM chegou ao sítio do presidente, o vereador Sancler de Oliveira Pinheiro, 47 anos. Depois de conversas com os militares, o Sancler autorizou o procedimento de busca em seu imóvel onde foi encontrada em cima do forro do banheiro, uma pistola calibre ponto 380, com numeração raspada e 19 cartuchos intactos, uma pistola 9 milímetros com cinco cartuchos intactos e uma garrucha de fabricação artesanal.


De acordo com uma adolescente que sobreviveu a um atentado no dia 10 de junho, onde duas pessoas foram mortas, o veículo Astra teria sido usado pelos atiradores. Na ocasião, o menor chegou acusar formalmente o vereador  de participação no crime.

Sancler já residiu em Teixeira, onde foi preso com drogas e uma arma em março de 2009. No final do mês de maio deste ano, ele sofreu uma tentativa de homicídio depois de ter o carro cercado pelos criminosos. O vereador foi baleado e conseguiu dirigir até o quartel da Polícia Militar, quando foi socorrido e levado para o hospital.

Além dele, outros dois teixeirenses foram detidos na operação, um deles é Jonatas de Oliveira Mendes, 21 anos, acusado de ter matado o amigo, Autielis Cardoso Kofuji, 26 anos, no Loteamento Nanuque no bairro Castelinho em Teixeira de Freitas.


Na época do crime, Jonatas e Autieles estariam brincando com a arma que disparou acidentalmente. O autor chegou a ser preso, mas teve a prisão relaxada./sulbahianews

“É preciso repensar o São João de Itamaraju”, diz Dalvadísio Lima


DALVO-S.JOAITAMARAJU


Em entrevista nesta quarta feira à Rádio Extremo Sul, Dalvadisio Lima disse que é preciso repensar para que os festejos juninos voltem a atrair pessoas de outras regiões, movimentando o comércio e prestação de serviços, trazendo divisas e gerando empregos temporários.

“Criada aqui na sede pelo saudoso ex-prefeito Almir Nobre de Almeida, a festa de São João atraía milhares de pessoas, a programação era anunciada com muita antecedência e permitia aos visitantes se programarem para participar do evento. O comércio antecipava as compras e contratava. Os moradores e donos de hotéis e pousadas reformavam suas casas e estabelecimentos para receber os parentes e hóspedes que vinham de todas as regiões. O dinheiro movimentava todos os setores da economia”, afirmou.

Dalvadísio lembrou que nos últimos anos a realização dos festejos passou a ser duvidosa e só anunciada às vésperas, com valores exorbitantes, supostamente gastos em contratações milionárias de artistas sem identificação com a festa. “Isso foi afastando simpatizantes da festa que fizeram opções por outras cidades. Hoje é mais uma festa comum, das muitas realizadas ao longo do ano”, criticou.

Para Dalvadísio, é preciso resgatar a tradição junina, com todo o folclore que o evento possui, os barracões de rua, ornamentação da cidade, fortalecer as festas de bairros e distritos, concursos de quadrilhas nas escolas, pau de sebo, contratações de artistas genuinamente forrozeiros e valorização dos talentos da terra, além de outras atividades tradicionais que foram esquecidas nos últimos anos.

Festival da Música Gospel

Na entrevista, Lima ainda defendeu a inclusão de um festival da música gospel no calendário cultural do município, que receberia investimento de um terço dos recursos destinados a realização eventos, com objetivo de contemplar a comunidade evangélica./radar830







Lavradora é presa na Bahia por permitir que marido abusasse de filha



Uma lavradora de 30 anos foi presa nesta quarta-feira (15), acusada de conivência no estupro da filha de 6 anos, cometido pelo marido, no povoado de Areia Fina, no município de Laje, distante 217 quilômetros de Salvador. A informação foi divulgada pela Polícia Civil.

De acordo com a polícia, há cerca de um mês a criança se queixou de dores na região íntima à professora. Ao ser indagada, a criança revelou que havia sido abusada mais de uma vez pelo padrasto, um lavrador de prenome Cremildo, sob conhecimento da mãe.

O Conselho Tutelar de Laje foi informado sobre a situação e procurou a Delegacia da região para denunciar o caso. A menina foi afastada da família.

Ainda conforme a polícia, o delegado titular Edílson Campos Alves solicitou exame de corpo delito e o resultado confirmou o estupro. Um mandado de prisão preventiva foi expedido para os acusados. O lavrador está foragido. A mãe da criança foi encaminhada para o sistema prisional.




Baleado é socorrido e morre no hospital



Edmar de Jesus Passos de 23 anos foi morto no início da noite desta terça-feira, 14 de junho, na Rua Rio Corrente no bairro Triângulo Legal em Itabatã, distrito de Mucuri. Ele foi baleado por desconhecidos e foi encontrado agonizando.

A vítima foi socorrida ao Hospital São José, mas devido a gravidade do ferimento acabou morrendo instantes após dar entrada na unidade.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. A Polícia Civil investiga o crime./sulbahianews

Temperatura em queda, município pode registrar clima inferior a 15ºC



A massa de ar fria e seca continua atuando nesta terça-feira em Itamaraju e arredores. No sábado tivemos um dia de imensamente frio, mas durante à madruga de quarta e quinta-feira (16), está previsto a temperatura mais baixa, onde poderá ser registrado 12º C, de acordo com os principais institutos metrológicos.

Sabemos que alguns estados chegaram a registrar marcas inferiores a 0°C neste mês de junho. No entanto, nossa região é bem tropical, calor é a marca mais comum.

Para essa terça-feira (14), as temperaturas vão variar entre 14º e 23º C, somado a ventos de até 25 km por hora./IN

Após acidente motociclista fica com fratura exposta em Itamaraju



58761770-ed9d-4612-a54a-aa91b082934c

Um grave acidente foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (15), na Rua Valdemar Azevedo Pontes, no Bairro de Fátima, em Itamaraju.

9e533c16-1931-45e1-bb8a-1979e1e38307

Informações colhidas pela nossa equipe de reportagem dão conta que Robson Souza da Silva, de 20 anos, conduzia um VW Gol, com placa policial GYZ-1334, licenciado em Viana-ES, quando colidiu frontalmente contra um motociclista que conduzia uma Honda Bros, de cor preta, com placa JMN-7440, licenciada em Itamaraju, que era conduzida por Júlio Emerson Souza.

b6299ca4-b306-41b3-8df4-32f60f58bae3

O impacto foi tão forte que Júlio foi arremessado a diversos metros de distância. Com fortes dores pelo corpo o jovem apresentava fratura nas duas pernas. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local realizando todo os procedimentos de primeiros socorros e em seguida encaminhando a vítima para o hospital de Itamaraju.

6ea37870-dc7a-4eef-94d5-530a1d56c1e8

Os veículos ficaram totalmente destruídos. Uma guarnição da Polícia Militar lotada na 43ª CIPM esteve no local registrando a ocorrência. Profissionais de reboque do Ita-Serviço realizaram a remoção dos veículos./Radar830

quarta-feira, 15 de junho de 2016

CONVITE ESPECIAL HÁ TODOS – COM ELE RENA BARIRI

Itamaraju: Luiz Mário divulga nota e justifica não realização do São João


Itamaraju: Luiz Mário divulga nota e justifica não realização do São João

NOTAOK
/TN

Jucuruçu: Quase tudo pronto para receber nativos e visitantes de todo Brasil




O convite desta vez é direcionado aos nossos amigos e conterrâneos de Jucuruçu que moram há tantos anos fora da nossa amada cidade. Caros e nobres amigos, a saudade de uma terra como a nossa é inevitável, pois seria impossível não amar um lugar tão lindo, hospitaleiro e aconchegante.



Uns sempre vêm, outros têm mais de 5, 10, 20 ou até mais de 30 anos sem visitar o nosso pedacinho de paraíso. O Arraiá vai ser bonito e será lindo se vocês se fizerem presentes.

Serão dois dias de festas pra lá de bom, nos dias 17 e 18, com comidas típicas, muito forró, gente bonita, e a tradicional quadrilha, casamento da roça, quebra pote, pau de sebo e muito mais.



E para completar os festejos, o bloco Soh Dah Nois estará colado. Muitos lugares estão deixando a tradição morrer e mesmo em meio a crise e tantas dificuldades, isso não será permitido acontecer, a nossa tradição, vai continuar linda e a cidade ainda mais receptiva e acolhedora. Será uma honra grandiosa tê-los conosco!

Viva são João viva nossa cultura e a grande tradição junina. 

Agora é oficial: Dunga está fora da seleção


Dunga-0

Dunga está fora do comando da seleção. A exemplo de seis anos atrás, o técnico de 52 anos disse após o adeus precoce na Copa América que permaneceria à frente da equipe, mas, em seu retorno ao Brasil, teve a sua demissão anunciada pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e oficializado o fim de seu segundo ciclo em encontro nesta terça-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Ele chegou ao local por volta das 14h40 (horário de Brasília) e recorreu ao estacionamento subterrâneo para fugir da imprensa. Ao seu lado, estava Gilmar Rinaldi, que também teve a sua saída do cargo de coordenador de seleções comunicada por Del Nero. Os demais membros da comissão técnica, também desligados, tiveram acesso através do lobby principal. O encontro não durou mais do que 10 minutos.

O desligamento de Dunga já era esperado após o aumento da pressão sobre o seu trabalho com a eliminação da Copa América Centenário ainda na fase de grupos, no último domingo, em Boston, nos Estados Unidos. Ainda na noite passada, a CBF se adiantou e sondou extraoficialmente Tite, do Corinthians. Ele é aguardado ainda nesta terça-feira, no Rio, para conversar sobre a seleção. Conforme apurado pelo ESPN.com.br, entre os pedidos da confederação, estará que o gaúcho de 55 anos assuma imediamente o time olímpico também. A lista de 35 nomes tem de ser enviada até a quarta-feira. A princípio, de acordo com membros de seu estafe, ele não pretende se opor.

Tite quer que a decisão seja feita às claras para evitar qualquer possível rusga com o departamento de base e com o técnico Rogério Micale, que realizou toda a preparação para as Olimpíadas. Dunga deixa a seleção com 18 vitórias, cinco empates e três derrotas em 26 partidas. Os números positivos se restringem, em sua maioria, a amistosos. Ao assumir, ele conseguiu sequência de dez vitórias em dez amistosos. Em jogos oficiais, no entanto, bateu apenas Venezuela (duas vezes), Peru (duas vezes) e o Haiti. Ainda como reflexo da falta de resultados em compromissos oficiais, o Brasil ocupa hoje a sexta colocação nas Eliminatórias para 2018.

Comunicado oficial da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu, nesta terça-feira, dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe. A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da Seleção Brasileira. A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho.

Madrugada: PETO prende acusado de tráfico com drogas na cueca



A prisão de Márcio Silva Almeida, 35 anos, ocorreu na madrugada desta terça-feira, 14 de junho, em um bar no bairro Vila Caraípe, município de Teixeira de Freitas.

Durante uma revista pessoal, os integrantes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) encontraram escondida na cueca do acusado, uma sacola plástica com 16 papelotes de cocaína prontas para comercialização.


De acordo com a Polícia Militar, Márcio já vinho sendo monitorado e confessou no momento da prisão, o envolvimento com o tráfico de droga.

Ainda segundo o acusado, a quantia de $ 273,00 encontrada com ele também no procedimento de revista, seria resultado da venda de drogas. Cada papelote seria vendido por R$ 50,00.

Um carro modelo Strada com placas, MSS 5919 licenciado em Teixeira, também foi apreendido pelo PETO, o veículo estava a serviço do tráfico.


O caso foi apresentado na sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, onde Márcio foi ouvido e flagranteado por tráfico./sulbahianews

TCM multa prefeito de Itabela por gastos elevados com Festa do Café



O prefeito de Itabela, Paulo Ernesto Pessanha da Silva, o conhecido ‘Júnior Dapé’, foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA). Cabe recurso da decisão.

O motivo foram irregularidades nas contratações de atrações artísticas e serviços de infraestrutura, ao custo total de R$1.932.780.00, pago à empresa Jackson S. Silva Produções, para a realização da 10ª Festa do Café Conillon.

Apurada a existência de irregularidades nas contratações de atrações artísticas, o processo não comprovou a condição de empresários exclusivos dos artistas contratos, termo primordial para o processo de licitação. 

Outro ponto foi a falta de justificativas para escolha das atrações artísticas contratadas e o preço pago nas contratações, além dos altos valores pagos com a locação de serviços de infraestrutura.

STF nega recurso à Prefeito de Mucuri




O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta terça-feira (14) recurso da defesa do Prefeito de Mucuri, PAULO ALEXANDRE MATOS GRIFFO, mais conhecido como ‘Paulinho de Tixa’.

A decisão, por votação unânime, negou provimento ao recurso de agravo, foi presidida pelo Ministro Celso de Mello.

Com este recurso complica ainda mais a situação de ‘Paulinho de Tixa’, acusado de manter na folha de pagamento da Prefeitura de Mucuri o ex-funcionário público Jaílson Fontoura da Conceição, conhecido como ‘Coconut’, durante o dia 1º de junho de 2011 a 28 de fevereiro de 2012.

Segundo a denúncia, o ex-funcionário público foi mantido na folha de pagamento durante os quatro anos da gestão 2005/2008 do próprio ‘Paulinho de Tixa e recontratado no segundo mandato do prefeito.

O Ministério Público apresentou denúncia para apurar crimes contra as finanças públicas, com dinheiro utilizado para o pagamento de serviços nunca realizados pelo servidor.

O prefeito ‘Paulinho de Tixa’ e o ex-funcionário público ‘Coconut’ tinham sido condenados à pena de três anos e nove meses de prisão e recorreram da decisão no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e, por fim, recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Se esgotados todos os recursos, o prefeito corre o risco de ser afastado do cargo antes do término do mandato e ainda perde os direitos políticos por cinco anos.

terça-feira, 14 de junho de 2016





Familiares e amigos vão às ruas de Teixeira pedir julgamento do caso Cassiane


 


Familiares, amigos e Alunos do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul da Bahia (CETEPES), Igualdade Justiça e o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS – Cassiane Lima) foram às ruas na manhã desta terça-feira, 14 de junho, pedindo que a justiça mantenha a comarca de Teixeira de Freitas como sede do julgamento do caso Cassiane. O ato foi organizado depois que o advogado defensor público conseguiu por meio de um recurso, adiar o júri popular que aconteceria nesta terça-feira.


 

O defensor alega que por conta da repercussão do caso, Ismael de Jesus, assassino da adolescente, teria sua integridade física colocada em risco e pediu a mudança de comarca para realização do júri. Ismael confessou o assassinato da adolescente Cassiane Lima, ocorrido em 27 de novembro de 2014, e responde a ação penal 0300230-40.2015.8.05.0256, que tramita na Vara de Execuções Penais desta comarca de Teixeira de Freitas. Ele foi pronunciado pelos crimes de homicídio qualificado (três qualificadoras) e ocultação de cadáver.


 


O adiamento do júri, que ainda não teve uma nova data divulgada, causou indignação em familiares e amigos da adolescente. Segurando cartazes com pedidos de justiça e palavras de ordem, os alunos e integrantes do CREAS caminharam até a Defensoria Pública, no percurso ainda fizeram uma pequena parada frente ao prédio da OAB.

Discussão em sala

A caminhada desta terça-feira também faz parte de um trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica do CETEPES junto aos alunos que debate a cultura do estupro em sala de aula.



Antes do início da caminhada, o alunado assistiu a uma palestra sobre análise de discurso sobre a mulher, na mídia, nas músicas e na propaganda, e a questão da objetivação do corpo feminino.

O momento foi explanado por Juliana dos Santos Ferreira, doutora em lingüística pela PUC do Rio de Janeiro. A professora Vera Lúcia da Silva, professora de Língua Portuguesa e vice-diretora pedagógica do CETEPES, explica que a necessidade de trabalhar o tema surge a partir do momento que foi percebido nos alunos, questões que precisam ser discutidas sobre violência contra a mulher e outras minorias.

A necessidade foi agravada com a perspectiva do julgamento do caso Cassiane, no colégio há vários ex-colegas da adolescente que estudaram com ela no colégio Igualdade e Justiça. Além disso, o caso da menina estuprada no Rio de Janeiro por 33 homens suscitou uma discussão acalorada entre os estudantes, muitos acreditando que a culpa era da vítima, "algo bem típico da cultura do estupro”, destaca a professora.

 

Ainda segundo Vera Lúcia, é importante que o assassino de Cassiane seja julgado e de preferência condenado com a pena máxima, mais urgente que isso seria começar a discutir os mecanismos que produzem estupradores, "eles continuarão a existir, de repente o caminho seja a educação das mentes, para que talvez um dia a gente possa ter uma cultura de valorização e não objetivação do corpo feminino”, concluiu a professora.

De acordo com o coordenador do CREAS Cassiane Lima, Rosércio Alves, a incidência de casos de estupro envolvendo menores em Teixeira de Freitas é muito grande. Pouco mais de 90 alunos do Igualdade e Justiça, ex-escola de Cassiane, também participaram da palestra, segundo o diretor Neander Pinheiro.



Ainda esta semana uma carta da mãe de Cassiane pedindo justiça circulou nas redes sociais, Leiam a o clamor de uma mãe que perdeu a filha de forma tão violenta


Venho por meio desta, comunicar a toda sociedade de TX de Freitas e região, que por meio desta que a data do julgamento l4/06/20l6 foi suspensa prolongando ainda mais o sofrimento da família e amigos, que lutam por uma justiça justa. O ad. defensor público Hemerson Halsey Soares do qual defende o acusado de ter assassinado minha filha Cassiane Cassi Lima,o mesmo entrou com recurso desforamento que o assassino seja julgado em outra comarca resguardando integridade física do seu cliente.

Passeata Cassiane Lima

Fico revoltada com essa decisão, pois quem cuidará da nossa integridade física?????fui vítima desse bandido a sociedade foi vítima, e quem oferece perigo somos nós???  Nunca fui aparada por nenhum recurso já ele é aparado pelos recursos humanos do qual só protege bandido que oferece perigo,fomos traumatizados pela violência que esse bandido nos causou e nunca fomos aparado por psicólogos já ele é a todo momento aparado,a minha intensa busca por justiça e pra outras Cassiane não venha ser vitimas o nosso grito e por pena máxima, e ele saindo daqui pra ser julgado em outra comarca isso facilita a pena mínima desse bandido.

Passeata Cassiane Lima2

O crime foi cometido aqui, queremos que ele seja julgado aqui ele conseguiu deixar toda a cidade em pavorosa, agora pegar o processo e levar pra outra comarca onde a população não tem conhecimento porque o mesmo vai a Juri popular. Agora pergunto como que uma população que não sofreu com esse bandido pode julgar ele em um Juri popular?

Todas a as minhas manifestações foram pra buscar justiça, até isso o seu defensor juntou nos autos pra justificar que seu cliente poderia ser prejudicado!!!!!! Agora uma pergunta, Dr. era pra mim ficar calada???? Pra seu cliente ?????Quem precisa de paz e justiça somos nos. Revoltada com essas brechas que essas leis dão pra bandido, porque um pai de família não tem direitos bandidos tem.

Passeata Cassiane Lima4

Isso não mim calará, clamarei por justiça até que ela seja feita. Esse é um clamor de uma mãe que pede um filho./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.