Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 22 de outubro de 2016

SUSTO: Cantor Júlio Nascimento sofre acidente na estrada de Posto da Mata



O cantor Júlio Nascimento e alguns integrantes da banda dele se envolveram em uma acidente na madrugada deste sábado (22), na BR 101, quando voltavam de um show em Itabatã, distrito de Mucuri.

Segundo a imprensa local, o motivo do acidente foi um animal na via. O carro, conduzido pelo cantor, acabou caindo em uma ribanceira, próximo do Posto Abrolhos, no sentido Teixeira de Freitas.

“Só quero pedir as autoridades dessa região um pouco mais de atenção. Tenha um pouco mais de amor e zelo pelas vidas que trafegam por essas estradas. Eu não fui vítima por uma questão de segundos”, lamentou o artista em entrevista ao site Canal 33.

No veículo com o cantor, um Fiat Freemont, estavam o empresário Tavinho de Rancho Alegre, além do tecladista e guitarrista da banda. Em outro veículo, estava a produção do artista.

“Aquele momento não sai da cabeça. Foi assustador a cena que vivi naquele instante. Foi questão de segundos... Quando puxei aquele volante não pude pensar em nada... Só sair daquela situação”, disse o empresário que estava no carona.

Uma das rodas do carro ficou destruída. Os ocupantes tiveram ferimentos leves e passam bem./Bocão News

PRF recolhe animais na BR 101 em Teixeira e encaminha para o Centro de Zoonoses em Eunápolis



Teixeira de Freitas: O agente Cajueiro, da Polícia Rodoviária Federal, liderou uma equipe nesta manhã de sábado, 22 de outubro, e fez o recolhimento de animais na BR 101. Segundo Cajueiro, ele solicitou o Caminhão Gaiola ao Chefe da PRF em Eunápolis, que foi prontamente cedido e, nesta manhã, foi realizada a captura de animais.


"É preocupante a situação desses animais na pista. Muitos acidentes vêm acontecendo, inclusive com vítimas fatais, e nenhuma providência vem sendo tomada contra os donos desses animais. Conseguimos recolher 05 animais equinos, na área urbana de Teixeira de Freitas, na BR 101, Km 880", explicou Cajueiro.


Ainda segundo a PRF, esses animais foram recambiados para o Centro de Zoonoses de Eunápolis e a próxima etapa será na BR 418. "Este trabalho será feito também em Posto da Mata, principalmente, com os bovinos, pois há muitos desses animais nas imediações da BR, colocando a vida de pedestres e motoristas em risco", finalizou Cajueiro./Liberdadenews

Adolescente é baleado com 9 tiros e morre no hospital




Teixeira de Freitas: No fim da tarde deste sábado, 22 de outubro, a Polícia Militar foi informada de um homicídio próximo a um parque de diversões no Bairro Residencial Ramalho.  Chegando ao local, os militares confirmaram que houve uma vítima de disparos de arma de fogo, mas, que populares socorreram o adolescente ao HMTF.

A vítima foi identificada como sendo, Isnailton Silva, conhecido como “Nen”, 16 anos de idade. Isnailton morreu ao dar entrada no hospital. Segundo informações de amigos da vítima, o adolescente morava no Bairro Castelinho e estava trabalhando no parque onde foi baleado. Segundo a polícia, a vítima levou aproximadamente dez tiros.


Segundo testemunhas, o adolescente estava trabalhando no tiro alvo no parque, quando dois elementos se aproximaram e atiraram diversas vezes. O caso foi registrado na Polícia Civil, sob a responsabilidade do delegado William Telles, que deu início às investigações e autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas, onde será necropsiado. Um inquérito policial foi instaurado./Liberdadenews

Justiça Eleitoral realiza audiência de processo que pede cassação de Mayra Brito




Foi realizado na última quinta-feira (20/10), no Fórum Walter Lapa Barreto na cidade de Prado, Audiência da representação da coligação “A Força do Povo” contra a candidata a Prefeita Mayra Pires Brito e seu vice, Maurício Costa Xavier.

Tratando-se do processo de n.º 494-11.2016.6.05.0112, onde a coligação “A Força do Povo”, do candidato a Prefeito Gilvan Produções e seu vice Antônio Carlos, representando pelos Advogados, Sandro Gomes Ferreira, Jaqueane Veloso Ferreira e Esterfeson Fontes Marcial, com fundamento no ART. 39, § 6º, DA LEI 9504/97 C/C ART. 13 DA RES. TSE Nº 23.457/2015, entraram com representação acusando de Propaganda Política – Propaganda Eleitoral – Confecção, Utilização ou Distribuição de Brinde – Abuso – De Poder Econômico – Abuso – De Poder Político/Autoridade, pedindo assim Concessão de Liminar, Cassação de Registro, Indelebilidade e aplicação de multa.

Com a ausência da candidata e Prefeita Mayra Pires Brito e seu vice Maurício Costa Xavier, foi necessário inicialmente a oitiva do Secretário Igor lago, considerando seu vasto conhecimento dos funcionários públicos. O candidato Gilvan Produções compareceu e acompanhou toda a audiência.

Na Audiência, o Exmo. Sr. Dr. Leonardo Santos Vieira Coelho, Juiz Eleitoral da Comarca de Prado, ouviu acusados de utilizar tal brindes na campanha eleitoral como também as líderes de um grupo criado no Whatsapp com certo intuito político apoiador. Testemunhas apresentadas pelo representante também foram ouvidas.


Na ocasião o Exmo. Sr. Dr. Leonardo Santos Vieira Coelho, determinou a quebra do sigilo do Whatsapp das testemunhas presentes, sendo ainda feita a transcrição das conversas especificas do grupo “Mulheres” para serem juntadas ao processo.

No termo da audiência, o Exmo. Sr. Dr. Leonardo Santos Vieira Coelho, intimou a Prefeita Mayra Pires Brito a informar no prazo de 24 horas a relação dos veículos locados pela municipalidade, considerando uma ligação direta com as provas. Também, intimando a Prefeita Mayra a informar o vínculo dos agentes públicos identificados nas fotos apresentadas pelos advogados da coligação “A Força do Povo”, como também para providenciar na juntada os contracheques dos últimos 03 meses decorrente a data da audiência, constando o cargo ou emprego de cada um.




Cabe agora esperar a juntada dos documentos solicitados na audiência para as partes realizarem as alegações finais considerando o prazo sucessivo, da lei. Em seguida sendo encaminhado ao MPE para o parecer final./pradoonline 

Motorista perde controle e carro capota e vai parar dentro do campo do Bonadiman



Teixeira de Freitas: Na manhã deste sábado, 22 de outubro, nossa equipe de reportagem foi informada que um veículo havia caído no campo do Bonadiman e foi até o local e confirmou a informação. 

Trata-se de um veículo Fiat/Uno Mille EP, cor cinza, placa policial GTV 2611 licenciado em Belo Horizonte/MG. Não se tem maiores detalhes acerca do acidente, pois, o caso não foi registrado ainda pela Polícia Militar. 


Mas, de acordo com o denunciante, após o acidente o motorista retirou algumas garrafas de cerveja do automóvel, o que dá a entender que o possível consumo de álcool seja o motivo do acidente. O veículo será retirado do local com auxílio de um guincho./Liberdadenews

Homem sofre tentativa de homicídio a golpes de pedra, em Prado



Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio, na noite desta sexta-feira (21), por volta das 23h20min, na Feira do Bairro São Sebastião, em Prado.

Segundo informações, o homem identificado até o momento como “Issinho”, recebeu vários golpes de pedra na cabeça. A vítima foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24hs), onde recebeu os primeiros socorros.

Devido o estado de saúde da vítima ser considerado gravíssimo, o mesmo foi transferido para a cidade de Teixeira de Freitas. O autor do crime ainda não foi localizado./pradonoticia

Vídeo: Mãe pede ajuda pra fazer cirurgia da filha em Teixeira de Freitas



Maria Emília Silva Santiago, de 5 anos, foi diagnosticada com um cisto tireoglosso, uma doença congênita, causada por uma deformidade  no fechamento do ducto tireoglosso durante o período embrionário.

Desde que diagnosticada com a doença, há três anos, a família da criança teixeirense tenta a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive em outros estados.

Recentemente, segundo a família da menor, o cisto inflamou, apresentando secreções e fortes dores, agravando ainda mais o quadro de saúde de Maria Emília. Sem condições para custear a cirurgia particular, a família iniciou uma campanha para arrecadar a quantia em torno de R$ 7 mil, valor do procedimento cirúrgico.


A campanha foi iniciada nas redes sociais, depois que a mãe da garotinha publicou um vídeo onde pede a colaboração da população.



Quem puder ajudar com qualquer quantia pode efetuar o depósito no Banco do Brasil, agência 1289-0, conta poupança 25051-1, em nome de Simone Cley Pereira Santiago, que é mãe de Maria Emília. Quem quiser obter mais informações pode ligar através do celular, que também é WhatsApp (73) 9 9937-7504./TN

Comerciante morre em batida frontal com carreta na BR-101



O comerciante Osman Batista de Souza, 51 anos, morreu em um acidente no começo da noite desta sexta-feira (21) na BR-101, a três quilômetros do centro de Eunápolis. O carro que ele dirigia ficou desgovernado, invadiu a pista contrária e bateu de frente com uma carreta. De acordo com o Samu, Osman teve morte instantânea. 

O motorista da carreta da empresa Expresso Nepomuceno, que transportava uma carga de toros de eucalipto para a fábrica da Veracel, não ficou ferido. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ele declarou que não teve como evitar a batida, já que o automóvel vinha em alta velocidade e entrou na pista contrária.

No trecho - que fica nas proximidades do trevo do bairro Rosa Neto, a velocidade é controlada por radares. "Ali é proibido trafegar acima de 40 quilômetros por hora", disse um agente da PRF ao Radar. Um filho e a ex-mulher de Osman estiveram no local do desastre e reconheceram o corpo. Eles contaram que o motorista poderia estar vindo da Roça do Povo, zona rural do município.

Ainda de acordo com os familiares, Osman possuía uma assistência técnica para celulares e morava na Rua 5 de Novembro, centro eunapolitano. A polícia informou também que Osman não tinha Carteira Nacional de Habilitação e foi encontrado sem o cinto de segurança. Um inquérito vai ser aberto pela Polícia Civil para apurar o acidente./Radar64

Itapitanga: Vereador eleito e outro suspeito são presos em operação contra o tráfico



Um vereador eleito e um outro suspeito foram presos em flagrante durante uma operação de combate ao tráfico de drogas na madrugada desta sexta-feira (21), em Itapitanga, no sul da Bahia. Além de drogas, o vereador eleito foi detido com uma série de cartões do Bolsa Família, que pertenciam a beneficiários que tinham com ele dívidas de empréstimo em dinheiro. 

Cerca de 50 policiais civis e militares foram responsáveis pelas prisões, como também pela apreensão de drogas e armas. Segundo a Polícia Civil, o vereador eleito Fabrício de Jesus (PSDC), que é conhecido como Fábio, foi um dos presos na operação. Com ele, os agentes envolvidos nas buscas teriam encontrado 27 duchas de maconha, 40 papelotes de cocaína, além do valor de R$ 1.638 em espécie. Além disso, a corporação acrescenta que o vereador eleito escondia cartões de Bolsa Família em uma outra residência. Os documentos pertenciam a pessoas que têm dívidas de empréstimo em dinheiro com o suspeito.

A acusação é de que Fabrício de Jesus, que tem 32 anos, apreendia os cartões até que as dívidas fossem pagas. Um outro homem também foi preso em flagrante. Na casa dele, a polícia afirma que foi encontrada uma plantação de maconha, além de um revólver e cartuchos de munição. Um terceiro homem ainda foi detido com uma pequena quantidade de droga e foi liberado após a assinatura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). 


A operação ocorreu nas ruas Alfredo Ferreira e Eduardo Gomes, nas residências dos suspeitos e também em um bar, que é conhecido com “cracolândia”. Os presos foram encaminhados para o município de Itabuna. Eles irão responder por tráfico de drogas e porte ilegal de arma./Bocão News

MinC cobra R$ 1,2 milhão e diz que Claudia Leitte descumpriu Lei Rouanet


Resultado de imagem para Claudia Leitte

O Ministério da Cultura (MinC) exige que Claudia Leitte devolva R$ 1,2 milhão aos cofres públicos, e alega que sua produtora usou esta verba para uma turnê através da Lei Rouanet, mas não cumpriu regras legais de distribuição e venda de ingressos. A produtora Ciel tem dez dias para tentar recurso contra a reprovação das contas, que foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta (20). A assessoria da cantora nega irregularidade e vai entrar com recurso.

Ao G1, a assessoria do MinC explicou que as contas foram reprovadas pois a turnê não realizou ações de "democratização de acesso", que são exigidas pela lei e necessárias para ter um projeto apoiado. A produtora vendeu entradas mais caras do que foi acordado e não provou a distribuição de 8,75% de ingressos combinados a alunos de escolas públicas e entidades de assistência social. Esta distribuição gratuita foi prometida no projeto ao MinC.

Além disso, o MinC diz que os produtores não enviaram as informações sobre bilheteria e público do show realizado em Cuiabá, um dos doze que tiveram apoio da Lei Rouanet no projeto aprovado em 2013. A cantora conseguiu captar R$ 1,2 milhão de um total autorizado de  R$ 5,8 milhões. Agora, com correção monetária, a devolução cobrada é de R$ 1.274.129,88.

O projeto previa a venda de ingressos de R$ 35 a R$ 70, segundo o plano de distribuição enviado pela Ciel. O MinC diz que os ingressos mais caros foram vendidos em Picos (PI) e em Ponta-Porã (MS), mas não informa qual foi o valor cobrado.

Claudia Leitte vai recorrer

A assessoria de imprensa de Claudia Leitte diz que "todos eventos do projeto foram realizados e devidamente comprovados ao MinC. Estamos averiguando os motivos da reprovação da prestação de contas junto ao MinC e informamos ainda que entraremos com recurso, pois a Ciel está apta a comprovar a realização dos eventos, bem como a distribuição dos ingressos".

Na página do projeto no site do MinC, a Ciel mostra notas fiscais que indicam o pagamento dos serviços relativos à verba captada para realizar os shows. "Tal comprovação não é suficiente para aprovar as contas pois o objeto pactuado não foi atingido devido ao descumprimento da democratização de acesso, que é uma das finalidades da lei", diz o MinC.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A comunidade do São Domingos agradece os esforços incansáveis da prefeita Uberlândia, e ao governo federal pela energia daquela localidade





Eu Isabel Cristina Brito e meu esposo Ita Marques Brito, em nome de todos os moradores e proprietários da comunidade do São Domingos, gostaríamos de agradecer a gestora Uberlândia, pelo empenho e dedicação que ela trata o seu povo.

Eu e meu esposo como proprietários na região do Córrego da Onça - nos sentimos honrados e agradecidos pela energia ali instalada!

Fruto de compromisso e perseverança da prefeita. Que sempre buscou recursos nos programas de energia! Muito obrigada mesmo! Que Deus possa te dá sabedoria e muita saúde, para continuar com sua luta de querer o melhor pra o nosso município.

O povo reconheceu o seu trabalho te dando a vitória. Fruto de um trabalho honesto e digno.

Pensando sempre na qualidade de vida da população, hoje temos luz, graças a persistência e garra da prefeita - "UBERLÂNDIA PEREIRA".


Sabemos muito bem que esse é um projeto do governo federal. Mas se não fosse à persistência e a força de vontade e muita luta da prefeita Uberlândia, esse sonho não seria possível. Portanto estamos muitos agradecidos.

Jovem morre carbonizado após casa pegar fogo em Prado


wwww

O corpo de um homem foi encontrado carbonizado durante a manhã desta sexta-feira (21), depois que o quarto da casa em que ele morava pegou fogo, na Rua José Gonçalves Lima, no Bairro São Sebastião, em Prado. Segundo informações de moradores, a vítima identificada como Aleilton Silva de Jesus, era especial e tinha 23 anos.


Conforme a polícia, ainda não se sabe como o fogo começou. As chamas consumiram todo interior do quarto, a polícia foi acionada para comparecer no local. O corpo da vítima deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), da cidade de Itamaraju./pradonoticia

Guaratinga: Homem sofre tentativa de assassinato na BA 283


page

Por volta das 6 horas e 30 minutos da manhã desta sexta-feira (21/10) o senhor identificado com Messias Rocha Tomaz, 44 anos foi vítima de vários disparos de arma de fogo, quando viajava de carona em um veículo Gol, placa MQY 75, licenciado em  Linhares/ES no sentido ao povoado de São João do Sul.

14805437_1144880592260824_1042729849_n

De acordo apurado,   dois homens em um outro veículo interceptaram o veículo que era conduzido por Robson Elizário e efetuaram vários disparos contra Messias que estava de carona .

A PM  foi acionada e quando chegaram ao local constataram ferimentos na cabeça com derramamento cefálico e tiros no abdômen, braço.  O Veículo ficou totalmente perfurado de bala que forma constatadas de serem de calibre ponto 40, 380 e 38. Os motivos do crime ainda é desconhecido.

14798941_1144880632260820_907113485_n

O Socorro ao homem demorou devido o SAMU está quebrado há vários dias. Uma ambulância juntamente com um funcionário do Hospital Municipal Joana Moura foi até o local onde trouxeram a vítima onde foi feito os primeiros atendimentos. Momentos depois, uma ambulância do SAMU de Eunápolis chegou no hospital e levou  Messias Rocha Tomaz direto para uma UTI de Eunápolis. O estado de vida da vitima é extremamente grave./Guarababado

Motorista com som automotivo alto pode levar multa grave, avisa CONTRAN


Resultado de imagem para carro com som automotivo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou na quarta-feira (19) uma nova resolução que limita o volume permitido para sons automotivos. A norma nº 624 determina que caso o som esteja audível pelo lado externo de um veículo em uma via pública, perturbando o sossego público, o condutor deve ser autuado.

A infração será considerada grave e provocará o acréscimo de mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A resolução não inclui os veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam autorizados por órgão ou entidade competente.

Também são excluídos barulhos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha a ré, sirenes pelo motor e outros componentes obrigatórios do próprio veículo. Até então, o artigo 228 do Código Brasileiro de Trânsito colocava um limite de 80 decibéis a uma distância de 7 metros e de 98 decibéis, a 1 metro.

Segundo o agente de Trânsito de Teixeira de Freitas Eduardo Dantas, especialista no assunto, a lei é prá valer, e ainda terá aumento no valor das multas a partir de novembro. “A nova resolução declara que fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou freqüência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação", disse.

Pela resolução do Contran, o motorista será multado, mesmo sem medição do volume em decibéis. O artigo 228 do Código Brasileiro de Trânsito estabelece um limite aceitável de até 80 decibéis a uma distância de 7 metros, e de 98 decibéis, a apenas 1 metro. Mas, a aplicação das multas dependia de um equipamento chamado decibelímetro, certificado pelo INMETRO. Com a nova resolução, a autuação agora pode ser feita, “independente do volume ou frequência”.

Aumento

A partir de 1º de novembro, o valor das multas será reajustado em até 66%. Os valores irão de R$ 88 (infração leve) a R$ 293,47 (gravíssima). Algumas infrações serão agravadas: usar o celular ao volante, por exemplo, que é enquadrado como “dirigir com apenas uma das mãos”, passará de grau médio para gravíssimo.

A multa saltará dos atuais R$ 85,13 para R$ 293,47, e os pontos na carteira de habilitação subirão de quatro para sete. O texto da lei prevê ainda que é infração segurar ou manusear o celular. Ou seja, o motorista que manda mensagens de texto ou fica olhando sites ou redes sociais também poderá ser punido, mesmo quando estiver parado no sinal de trânsito.

Mais um posto de saúde padrão SUS será inaugurado em Eunápolis, dessa vez no bairro Stela Reis



Apesar da queda na arrecadação que vem afligindo as finanças municipais em Eunápolis, o prefeito Neto Guerrieri (PP) não interrompeu o cronograma das obras essenciais na cidade. 

Esta semana ficou pronta mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) construída pela prefeitura em parceria com o governo federal. 

Vai funcionar no bairro Stela Reis e atende ao padrão nacional do SUS, como as demais construídas no governo Neto. No mesmo padrão do posto do Stela Reis a cidade já ganhou 16 UBS na atual administração./Bahia40graus

Jucuruçu: moradora de Monte Azul, Daiane Graciele, se encontra internada em Teixeira de Freitas em estado grave de saúde e precisa de qualquer tipo de sangue com urgência



Daiane Graciele,  Venho pedir-lhes humildemente para doarem sangue no Hemoba em Teixeira de Freitas direcionado a Daiane Graciele Honório da Silva. Pode ser qualquer tipo sanguíneo, ela precisa urgentemente de plaquetas.

Ela teve bebê recentemente e encontra-se em situação grave. O bebê está bem, mas ela está na UTI do regional precisando muito de sangue. Em nome de Jesus eu suplico: Doe sangue e ore por ela!

"Uma corrente de oração está sendo feita para Daiane Graciele Honório da Silva, nas redes sociais".

Peço aos amigos, colegas e familiares que comecem a orar pela nossa prima. Senhor Deus, todo poderoso, peço que estenda seu olhar misericordioso e suas mãos sagradas sobre a vida da minha prima Daiane Gracieli.

Ela se encontra internada na UTI neste momento e precisa de tuas bênçãos. Dai a ela a graça de ser curado para que Teu nome possa ser glorificado. Tu és o detentor de todo o poder e toda a graça, e eu acredito em Ti.

Derrama o Teu Espírito Santo sobre ela, para consolar neste momento difícil, para fortalecer a alma, e para curar as enfermidades que a aflige neste momento. Tenha misericórdia da vida da sua filha meu Pai em nome de Jesus estamos todos em oração. Escutai as nossas preces oh pai!

Prefeito de Boca do Acre tenta seduzir estudante em troca de ajuda para festa de formatura - Escute



O prefeito de Boca do Acre (AM), Antônio Iran de Souza Lima, que também é ex-presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), conforme pode ser comprovado em gravação de áudio, é um sujeito sem o menor caráter, escrúpulo, e princípios que o recomende para a vida pública.

Aliás, muitos antes da gravação, na qual aparece como sedutor cafajeste de uma peça sórdida e nojenta, comparada ao mais reles dos filmes pornôs, Iran foi alvo de grandes escândalos que o colocou atrás das grades até que conseguisse os benefícios das leis brasileiras.

No áudio, o prefeito de Boca do Acre, Iran Lima, tenta seduzir uma estudante, provavelmente dentro de uma casa, com propostas mesquinhas, indignas, e afrontosas à honra da família brasileira e ao instituto do serviço público.

Por troca de ajuda para a realização da formatura de uma turma de estudantes, Iran queria ser masturbado, mas a humilde menina, mesmo num momento de necessidade, não se permitiu que suas mãos fossem enlambuzadas com o sémen produzido pela tara de um verme que jamais deveria ter saído da cadeia.

- Deus me livre, dizia a estudante em uma parte da gravação. Tenho Namorado, não vou fazer isso, Deus me livre", completava para desespero do prefeito.

- Você não vai se arrepender. Não precisas tirar a roupa. O que quero você pode fazer. Basta usar a mão. Vou te dar um celular novo, melhor que o seu. Vou pra Brasília. Posso te levar comigo. Você não vai se arrepender, dizia insistentemente.

Sobre o Iran

Durante a execução da Operação Rancho, deflagrada nesta terça, 02, a Polícia Federal prendeu em flagrante delito o Prefeito de Boca do Acre-AM, Antonio Iran de Souza Lima, que também é presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), devido a comprovação de o mesmo pagava sua empregada doméstica com recursos federais.

O prefeito foi preso por crime de peculato. O prefeito, segundo informação do Ministério Público, pagava a sua empregada doméstica como se a mesma fosse funcionária do município na condição de merendeira de uma escola da cidade.

O prefeito foi indiciado no artigo 1º, II do decreto-lei 201/67 e conduzido para o presídio.

O flagrante foi efetuado durante a tarde pela Polícia Federal. Segundo o promotor de Justiça do MPE-AM, Armando Gurgel, as investigações da PF iniciaram após denúncias encaminhadas pelo órgão. “Durante cumprimento de mandado foi constatado que essa funcionária não estava trabalhando na Prefeitura e continuava recebendo, porém foi verificado que ela exercia a função de empregada doméstica na casa do prefeito”.

A operação Rancho investiga a doação de cestas básicas em troca de votos durante as eleições. As informações são da assessoria de comunicação da Superintendência da PF do Acre.

A assessoria da PF não soube informar se a compra de votos ocorreu nas eleições municipais de 2012 ou nas eleições gerais deste ano, quando estavam em disputa os cargos de governador, deputado estadual, deputado federal, senador e presidente da República.

Ainda segundo informações da assessoria da Polícia Federal do Acre, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, todos na cidade de Boca do Acre. Um deles destina-se ao prefeito Iran Lima.


Entre os locais onde devem ser cumpridos mandados de busca e apreensão, consta a sede da Prefeitura de Boca do Acre, duas secretarias municipais, um gabinete da Câmara Municipal, além das residências do prefeito, de dois secretários municipais e de uma vereadora, informou a assessoria da PF, em nota enviada à imprensa./fatoamazonico

Um morto e outro ferido após mais um acidente envolvendo animal na BR-101, em Itabatã


Um morto e outro ferido após mais um acidente envolvendo animal na BR-101, em Itabatã

A grave colisão envolvendo um veículo Chevrolet Vectra, de cor vinho, placa JLX-8943, licenciado em Mucuri e um bovino aconteceu na madrugada desta sexta-feira, dia 21 de outubro, por volta das 3h30, no km 930 da rodovia BR-101, imediações do perímetro urbano de Itabatã, distrito de Mucuri.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fábio Pinto Almeida, o “Fabinho”, morador de Itabatã e que dirigia o carro, morreu na hora, enquanto o outro ocupante, que viajava no banco do carona, Welligton de Oliveira Amaral , encontra-se internado e não corre risco de morrer.

Após o choque com o animal, que ficou com sua estrutura dilacerada, o veículo saiu da pista e capotou. Os acidentes envolvendo animais nesse trecho da BR-101 são comuns e os donos dificilmente são identificados.

pintod1Após guia assinada pelo delegado Samuel Martins, titular da Polícia Civil no município de Mucuri, o corpo de Fábio Pinto Almeida, o “Fabinho”, acabou removido ao IML de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia.

pintod1

O choque foi tão violento que ficou impossível saber o sexo do animal. As vísceras ficaram expostas no meio da pista./TN

À luz de velas e celulares Câmara de Itanhém reprova concurso público


À luz de velas e celulares Câmara de Itanhém reprova concurso público

Numa sessão tumultuada, na noite desta quinta-feira (20), a Câmara de Itanhém reprovou a realização do concurso público, proposta que havia sido apresentada pelo Executivo Municipal, através do projeto de lei nº 09/2016.

Na verdade, há uma determinação da Justiça para que a prefeitura demita mais de 500 funcionários com contratos temporários e realize o concurso. A determinação judicial se deu em razão de o município não haver cumprido um acordo feito com o Ministério Público de Termo de Ajuste e Conduta.

A sessão teve início por volta das 20h. Cerca de meia hora depois houve um ‘blackout’ na energia elétrica em todo a cidade. Mesmo assim, sob a luz de velas e celulares dos vereadores e do público a sessão retornou e o projeto foi reprovado.

Quando a energia voltou, por volta das 21h45, a sessão já havia terminado.

Um pequeno grupo saiu com carros e fez um buzinaço por algumas ruas e avenidas da cidade.

“Esse projeto nasceu cheio de irregularidades, ele deveria estar inserido na Lei de Diretrizes Orçamentárias”, disse o vereador Webert Caires Ribeiro (PTC), o Cabeção. ”Não sou contra o concurso público, sou contra a realização dele hoje, como está sendo feito”, completou.

velad1“Por que tanta pressa pra fazer esse concurso”, questionou Antônio Pereira Sena, o Beu Sena (PSL). “O prefeito teve todo o tempo do mundo e não fez; esse concurso é golpe”, alfinetou Gelson Pícoli (PSDB).

velad1

Além de Cabeção, Beu Sena e Gelson Pícoli também votaram contra o projeto os vereadores Rivelino e Déo./Água Preta News)

Eunápolis: Garoto de 13 anos morre atropelado quando voltava da escola


Vítima foi atropelada no município de Eunápolis (Foto: Reprodução / TV Santa Cruz)


Um garoto de 13 anos morreu após ter sido atropelado no Km-84 da BR-367, região do bairro Dinah Borges, no município de Eunápolis, extremo sul da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima foi atingida por um veículo de passeio, quando voltava da escola para casa.

O caso ocorreu no final da tarde de terça-feira (18). Segundo a PRF, informações preliminares apontam que o adolescente estava com outros colegas e decidiu atravessar a pista ao ver que um dos sentidos da rodovia estava com trânsito lento. Entretanto, ele acabou sendo atingido por um carro que seguia no sentido inverso.

A vítima foi socorrida por agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, onde morreu na madrugada desta quarta-feira (19).

A motorista que conduzia o carro prestou socorro à vítima e depois foi ouvida na delegacia local. Em seguida, foi liberada e deve responder a inquérito sobre a morte./G1 BA.

Ministério Público quer fechar o cerco na Bahia contra esquema de desvios de verbas nas prefeituras



O Ministério Público estadual (MP-BA) prepara a criação de uma força-tarefa para aprofundar as investigações sobre os esquemas de desvios de verbas públicas em pelo menos 45 cidades baianas, mirando contratos nas áreas de educação e saúde. 

Em sigilo, o órgão tem em mãos farto material fruto de investigações que apontam o envolvimento de políticos e servidores no interior baiano em fraudes nas licitações e empresas de fachada em nome de laranjas. Quanto mais se procura, mais se acha os esquemas

Morre aos 51 anos o apresentador Ênio Carlos, astro da TV cearense


O apresentador e radialista Ênio Carlos (Foto: Reprodução)

Morreu, na quinta-feira (20), o apresentador e radialista Ênio Carlos, de 51 anos. Um dos nomes mais queridos da TV cearense, Ênio enfrentava um tumor no cérebro. Quem confirmou a informação foi a TV Diário, que confirmou a morte do profissional em seu Twitter oficial.


A repercussão foi tamanha que a hasthag com o nome de Ênio ficou entre os dez assuntos mais comentados no Brasil via Twitter. Ele, que trabalhava há 18 anos na TV Diário e comandava o Programa Ênio Carlos, estava afastado desde fevereiro por conta da doença. O programa, um hit da telinha, contava com o quadro Glitter - Em Busca de um Sonho, um reality que trazia drag queens.

Após afastamento para tratar o câncer cerebral, a família do apresentador e radialista enviou um comunicado explicando a delicada situação de saúde dele. "Desde o final de fevereiro, ele foi diagnosticado com uma grave condição médica, tumor cerebral, caracterizando um tipo de CA. A equipe de médicos que o acompanha recomendou o seu afastamento para que o tratamento tivesse a eficácia necessária e, desde então, ele vem se tratando para que em breve retorne aos programas de rádio e TV. 

Agradecemos de coração a todos os fãs que manifestaram carinho e preocupação com o Ênio. Pedimos que todos orem pela restauração de sua saúde, pois nesse momento, a fé é o nosso alicerce", informou a família. Casado, Ênio deixa três filhas.

Cunha é suspeito de ter patrimônio 50 vezes maior do que foi declarado


Resultado de imagem para Cunha


No primeiro dia da prisão de Eduardo Cunha, o outrora todo poderoso presidente da Câmara dos deputados, os investigadores da Lava Jato levantaram a suspeita de que ele teria um patrimônio mais de 50 vezes maior do que foi declarado. Cunha disse na quinta-feira (20), ao ser levado para fazer exame de corpo de delito, que a prisão dele é absurda.

Eduardo Cunha falou rapidamente sobre a sua prisão na saída do IML, onde fez exame de corpo de delito. Ele voltou para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba ainda pela manhã e está isolado dos outros presos, sozinho em uma cela. Os advogados de Cunha levaram travesseiros, lençóis e itens de higiene pessoal.

Perto das 15h, o ex-deputado foi notificado oficialmente de que é réu na Justiça Federal do Paraná na ação que trata da existência de contas na Suíça em nome de Cunha e também do recebimento de US$ 1,5 milhão pela aquisição da Petrobras de um campo petrolífero em Benim, na África. Foi esse mesmo processo que motivou a prisão do ex-presidente da Câmara. A partir de agora a defesa tem 10 dias para apresentar a defesa prévia, mas o advogado de Eduardo Cunha quer que ele seja solto antes disso.

"Tomaremos todas as medidas cabíveis para que essa prisão seja muito rapidamente relaxada. para isso será impretado um habeas corpus e também outras medidas que sejam possíveis e que vão ser decididas tão logo a gente conclua essa análise que deve ser concluída muito brevemente", diz Marlus Arns, advogado de Cunha.

Em uma palestra na quinta-feira, o juiz Sérgio Moro defendeu as prisões preventivas da Lava Jato: "Sempre tem sido decretadas quanto tem os seus pressupostos, que é uma boa prova de autoria e materialidade, e os seus fundamentos, um risco à instrução, à aplicação da lei penal ou um risco à ordem pública especialmente vinculado aí à reiteração delitiva".

Os delegados da força-tarefa ainda não marcaram uma data para ouvir Cunha, mas a expectativa é que o ex-deputado explique, principalmente, a origem do patrimônio dele. O Ministério Público Federal afirma que Cunha declarou um patrimônio de US$ 20 milhões quando abriu uma conta em um banco suíço em 2007. Esse valor é 53 vezes maior do que o que ele declarou no imposto de renda do mesmo ano: R$ 1,2 milhão, segundo os procuradores.

A Lava Jato também vai buscar mais detalhes da relação de Cunha com o grupo Constantino, dono da companhia aérea Gol e de várias empresas de ônibus. Uma das empresas de Cunha, a Jesus.com, recebeu de várias empresas ligadas ao grupo Constantino pagamentos que somados chegam a R$ 2,8 milhões. A empresa GDAV, que está no nome dos filhos de Eduardo Cunha, recebeu mais R$ 1 milhão de empresas do grupo. Para os procuradores, não existe nenhum indício de que a Jesus.com e a GDAV tenham prestado qualquer serviço relacionado aos valores depositados.

A suspeita do Ministério Público é de que Cunha tenha recebido esses valores para favorecer as empresas de ônibus da família Constantino. Em 2015, quando ainda era presidente da Câmara, Cunha criou uma comissão para analisar a isenção de impostos para empresas de transporte. A defesa da família de Eduardo Cunha não quis se manifestar. Em nota, a assessoria do grupo Constantino disse que está colaborando com a Justiça para esclarecer todos os fatos.

A Gol declarou que está fazendo uma auditoria interna desde que a Receita Federal pediu esclarecimentos sobre investimentos publicitários da empresa e que também está colaborando com as autoridades.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Programa de fortalecimento da cultura já tem adesão de municípios baianos



Resultado de imagem para pinturas

Lançado no último mês de agosto, o programa Municípios Culturais é baseado na soma de forças do Governo da Bahia com os municípios baianos para fortalecer o setor cultural em todo o estado. Realizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SudecultBA), a iniciativa demanda um trabalho inicial de mobilização dos entes públicos municipais para adesão a esta ação, que prioriza a consolidação do Sistema Estadual de Cultura e a promoção de ações culturais estruturantes. Os primeiros Termos de Adesão já estão sendo recepcionados e todos os municípios baianos estão convidados a fazer parte deste processo, tendo a data limite de 31 de março de 2017 para formalizar o interesse.

Os primeiros que se apresentaram foram Santo Estevão, do Portal do Sertão, território que ainda contabiliza mais duas cidades já integradas: Água Fria e Santa Bárbara. Do território da Chapada Diamantina, já aderiram formalmente Andaraí e Souto Soares. Senhor do Bonfim, do Piemonte Norte do Itapicuru, é mais um município que tomou esta frente.

Os representantes territoriais da SecultBA estão atuando de perto junto às prefeituras para prestar todo atendimento e motivação necessária aos municípios. Alguns outros já sinalizaram o envio de suas respectivas documentações por Correios e devem estar sendo entregues nos próximos dias. Assim que recebidos, cumprindo-se todas as exigências documentais do programa, os Termos de Adesão são encaminhados para assinatura do secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, e posterior publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia.

SOBRE O PROGRAMA – O programa Municípios Culturais reconhece que, para desenvolver a cultura e beneficiar a sociedade com toda sua potência, é preciso potencializar a gestão cultural que está na rotina mais próxima dos cidadãos de todos os territórios baianos. Para tanto, organizar e formalizar o setor é essencial, em busca de garantias institucionalizadas que estabilizem e qualifiquem políticas, estruturas e agentes. A SecultBA vem dedicando importantes esforços com este objetivo. O mais simbólico deles está na aprovação da Lei 12.365/2011, a Lei Orgânica da Cultura da Bahia, que dispõe sobre a Política Estadual de Cultura e institui o Sistema Estadual de Cultura.

Os municípios baianos que formalizarem a adesão ao Municípios Culturais ficam aptos a atuar juntamente com a SecultBA em duas linhas: “Fortalecimento do Sistema de Cultura”, que pretende estabelecer as condições para a organização necessária ao desenvolvimento do Sistema Estadual de Cultura da Bahia e dos sistemas municipais; e “Apoio ao desenvolvimento de ações culturais nos municípios”, em que os municípios que devidamente cumprirem as exigências da primeira linha poderão pactuar a realização conjunta de ações culturais, tais como consultorias, assessorias, oficinas, formações, encontros etc., distribuídas em sete categorias: Formação; Fomento; Institucionalização cultural; Arquivo e biblioteca; Linguagens artísticas; Patrimônio cultural; e Grupos identitários e tradicionais.

Mais informações, incluindo as datas e os documentos necessários para a adesão, estão disponíveis em www.cultura.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=132 . Para contar com atendimento das Representações Territoriais da SecultBA, consulte a lista de servidores em https://territoriosculturaisbahia.wordpress.com/representantes/ ou telefone para (71) 3103-3458./SecultBA

Motorista perde controle de veículo e bate em poste na BA-290 em Medeiros Neto



Um grave acidente foi registrado na BA-290, perímetro urbano de Medeiros Neto, na tarde desta quinta-feira (20).

Segundo informações, o mecânico Gilberto Gonçalves da Silva, conhecido como Betinho e Cláudio de Oliveira Santos de Jesus que seria o dono do veículo, saíram para fazer um teste após uma manutenção mecânica. Ainda Segundo informações, 


Cláudio perdeu o controle do veículo nas imediações borracharia de Mazzaropi, e colidiu violentamente contra um poste. O impacto foi tão violento que partiu o poste ao meio e deixou o carro completamente destruído.


Betinho ficou preso as ferragens, mas foi resgatado e socorrido pela equipe do Samu e encaminhado para o Hospital de Medeiros Neto, relatando dores no pé direito e na clavícula. O outro ocupante, que seria o dono do veiculo não sofreu ferimentos. Não há informações sobre o que teria provocado o acidente./medeirosdiadia

A grande farsa da Mega-Sena é descoberta, caiu a casa, Brasil, o paraíso da sacanagem, entenda…



SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!!! A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo. 

Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam ‘laranjas’ para jogar em diferentes Estados.Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhava, geralmente em algum lugar bem distante. Só podia ser algum tipo de fraude mesmo!!!

Descobriram membros da quadrilha com 4 Bilhões em contas nos paraísos äscais; o que menos tinha, tinha 8 milhões. Isso é sacanagem com o povo brasileiro, que trabalha demais; muitos deixam até de comer alguma coisa para fazer uma fezinha! O que muito me admira é que quase não houve divulgação.

Na TV só passou uma vez no Jornal da Record, e outra na BAND.. Certamente foram censurados… Está na cara que o governo não quer perder a bocada que fatura cada semana com os jogos, e nem quer mais CPIs…

Conheça o policial 'gato' que prendeu Eduardo Cunha e agitou a web


Conheça o policial bonitão que prendeu Eduardo Cunha e agitou Web -

Lucas Valença. Este é o nome do Policial Federal que escoltou Eduardo Cunha no momento de sua prisão nesta quarta-feira (19).

Bastou alguns minutos depois de sua foto circular nas reportagens na internet para que o bonitão virasse sensação na Web.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, usuários não pouparam elogios ao integrante da operação da PF que possui um estilo considerado hipster.

Resultado de imagem para Lucas Valença. Este é o nome do Policial Federal

Usando o cabelo preso em um coque e uma vasta barba clara e dono de um físico musculoso, o muso despertou a curiosidade de muitos, ganhando até o apelido "Samurai da Federal", fazendo um trocadilho com o Newton Ishii, o japonês da PF que também ficou conhecido na internet.

Delação de ex-executivo da Odebrecht na Lava Jato compromete ministro Gedel que pode perder o cargo



A situação do ministro Gedel Vieira Lima (PMDB), titular da Secretaria de Governo, está complicada e ele deverá ser o próximo a deixar a equipe do presidente Michel Temer. A delação premiada na Operação Lava-Jato de um ex-integrante do escalão maior da construtora Odebrecht faz sérias revelações em relação ao secretário Gedel.

Cláudio Melo Filho, ex-vice-diretor de Relações Internacionais da construtora, prestou um novo depoimento na Lava-Jato e revelou detalhes de financiamento feito pela empresa à campanha que elegeu Gedel, na Bahia. Os dois, Gedel e Cláudio, se conhecem muito bem e são até vizinhos. Ambos moram no condomínio luxuoso de Interlagos, na Bahia.

Ao que tudo indica, as revelações de Cláudio, atingindo o atual chefe da secretaria de Governo de Temer podem levar à demissão de Gedel nos próximos dias.

Feira: Jovem morre a tiros quando comemorava aniversário com o pai


002

Um jovem foi morto a tiros quando comemorava o aniversário dele, com o pai, em Feira de Santana. O crime ocorreu por volta das 17h, desta quarta-feira (19), na rua Coronel José Pinto, no fundo do Shopping Boulevard. Wlldenberg Santos da Silva, de 26 anos, estava sentado em uma mesa em um bar da localidade. 

A vítima tomava cerveja com o pai e mais um amigo, quando dois homens a bordo de uma moto apareceram. Segundo o delegado Gustavo Ameno, o carona desceu e atirou (em torno de seis tiros, com um revólver calibre 38). Após os disparos, a dupla fugiu. Imagens de câmara de segurança mostram o momento em que ocorrem os tiros.


Ainda de acordo com o delegado, ainda não há informações dos acusados nem da motivação do crime. O caso segue em investigação pelo Departamento de Homicídios de Feira de Santana./Bahia noticias

Quem matou Gel Lopes? Inquérito retorna para Teixeira e Coordenador explica o caso



Teixeira de Freitas: No início da noite desta quarta-feira, 19 de outubro, nossa equipe de reportagem esteve na sede da 8ª COORPIN, onde conversamos com o coordenador, Kleber Gonçalves, que falou sobre o retorno do inquérito policial, que investiga a morte do Jornalista e ex-vereador de Teixeira de Freitas, Jeolino Lopes Xavier "Gel Lopes", 44 anos de idade, que foi executado a tiros no dia 27 de fevereiro de 2014, na Rua da Saudade, próximo à Paróquia São Francisco, região central de Teixeira de Freitas.

Após a morte do jornalista e ex-vereador, cujo fato repercutiu a nível internacional, foi designado pelo comando da Polícia Civil da Bahia uma força tarefa para investigar o caso, mas, após meses de trabalhos, o delegado que presidia o inquérito assumiu o comando do DETRAN, em Salvador, fazendo com que os trabalhos fossem praticamente paralisados. Então, como o crime até hoje repercute e é cobrado por familiares e colegas de imprensa, o DEPIN solicitou que o inquérito retornasse à Teixeira de Freitas.


Prontamente o delegado Kleber Gonçalves atendeu à solicitação e aceitou prosseguir com os trabalhos acerca do caso. "Fomos solicitados pelo DEPIN, e aceitamos o inquérito, e assim iremos nomear três delegados para presidir o processo e comandar os trabalhos de investigação sobre o crime que chocou a cidade e o país, por ser uma pessoa querida, um ex-vereador e um profissional de imprensa", disse Kleber Gonçalves.

O Coordenador ainda não divulgou os nomes dos delegados que trabalharão no caso, mas, garantiu que os trabalhos serão realizados de forma sigilosa, e todo o trabalho já realizado será aproveitado. "Ainda não temos a definição dos delegados que vão estar à frente do inquérito, mas, garanto que serão profissionais competentes e que irão dar uma resposta à toda a sociedade. Mas, afirmo também, todo o trabalho será feito de maneira sigilosa, já que por ser um crime com grande repercussão, qualquer divulgação pode causar danos ao trabalho policial".

Com esse novo capítulo se acende a esperança de uma elucidação e apresentação do autor ou autores do crime, que é um clamor de toda Teixeira, e principalmente do seu filho, que é jornalista, e hoje, também vereador eleito com um número expressivo de votos, e certamente irá cobrar sempre uma solução e resposta acerca do crime, que tirou a vida do seu pai. Na ocasião do crime, a namorada de Gel Lopes, que estava grávida, também foi baleada com um tiro na perna. Meses depois deu luz a uma filha do jornalista.


Kleber Gonçalves ainda pediu apoio da população, para que se tiver alguma informação verídica do caso, possa denunciar "Sabemos que existem muitas fofocas sobre esse crime, mas, pedimos a quem tenha alguma informação verídica, que colabore com a polícia, denuncie através do 197, e garantimos sigilo absoluto. E ainda existe a pergunta que precisa ser respondida: Quem Matou Gel Lopes? Vamos trabalhar para buscar essa resposta e finalizar esse inquérito", finalizou o delegado coordenador./Liberdadenews 

TCM mantém rejeição das contas da prefeita de Porto Seguro Cláudia Oliveira


Resultado de imagem para claudia silva santos oliveira

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (18/10), concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pela prefeita de Porto Seguro, Cláudia Silva Santos Oliveira, mas manteve a decisão pela rejeição das contas relativas ao exercício de 2014. 

O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Dias, revogou a determinação de formulação ao Ministério Público Estadual contra a gestora e reduziu a primeira multa imposta para R$20.000,00, mas manteve a segunda no valor de R$28.860,97, pela não redução dos gastos com pessoal. Também foi reduzida a determinação de ressarcimento ao erário, com recursos pessoais, para a quantia de R$1.130,47, referente a ausência do original do processo de pagamento.

Mesmo com os novos documentos apresentados, a despesa total com pessoal promovida pela Prefeitura manteve-se em índice muito superior ao permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o que comprometeu o mérito das contas. Os gastos alcançaram o montante de R$167.932.577,10, representando 67,47% da receita corrente líquida do município, quando o máximo admitido é de 54%./TCM

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.