Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 9 de dezembro de 2023

Livramento: jucuruçuense Valbinoel cochila no volante e tomba carro na BA 284 e passa bem

 

Jucuruçu, sábado, 9 de dezembro de 2023, um acidente envolvendo o jucuruçuense Valbinoel Rodrigues, Figueiredo, no trecho da BA – 284,  próximo do distrito do Coqueiro ele que conduzia o Grand Siena, cor prata  placa PKE1H70 licenciado em Jucuruçu. 

A redação do jucurunet entrou em contato com o amigo Valbinoel, onde ele nos deu esse lindo depoimento - Nesse momento gostaria de agradecer a Deus por um livramento. 

Nessa sexta feira que Senhor me concedeu, ao voltar de Itamaraju em meu veículo após cochilar ao volante e perder a direção do carro e o mesmo acabou virando, mas o Senhor poupou minha vida. 


Graças a Deus só Machuquei minha mão, não estou sentindo nada. O guincho veio de Itamaraju e levou o carro. Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Professora Fabiana Pinto morre em decorrência do Lúpus, em Teixeira de Freitas

No universo da educação, da poesia e da literatura, o nome de Fabiana Pinto Silva de 48 anos brilhava como uma estrela singular. Professora, poetisa e escritora, Fabiana era uma personalidade multifacetada que deixou uma marca em todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la. Infelizmente, seu brilho foi interrompido por uma batalha longa e árdua contra o Lúpus, uma doença autoimune que a acompanhava há anos. Ela estava internada no Hospital Sobrasa, onde veio a falecer. 

Fabiana não era apenas uma educadora, mas uma peça fundamental na engrenagem do conhecimento. Sua trajetória acadêmica incluiu passagens marcantes pelo Instituto Francisco de Assis (IFA) e pela Escola Cooperativa, onde compartilhava seu vasto conhecimento com os alunos. Sua didática envolvente e comprometimento com o aprendizado tornavam suas aulas momentos únicos de inspiração e aprendizado. 

A notícia de sua internação na UTI devido a uma recaída em sua batalha contra o Lúpus abalou a comunidade educacional. Amigos, colegas e alunos manifestaram solidariedade nas redes sociais, destacando não apenas sua competência profissional, mas também sua humanidade e carisma. "Perdemos uma sumidade", expressou uma colega em uma postagem emocionada. 

Nos últimos meses, Fabiana vinha enfrentando desafios de saúde, lutando bravamente contra os sintomas debilitantes da doença. Sua situação a levou a receber uma transfusão sanguínea recentemente, e estava prevista uma sessão de diálise para hoje, numa tentativa de oferecer suporte vital a seu organismo. Infelizmente, seu estado de saúde se deteriorou, e ela não resistiu. 

Além de suas contribuições acadêmicas, Fabiana era reconhecida como uma poetisa talentosa e escritora prolífica. Seus versos refletiam uma sensibilidade única, capturando nuances da vida, do amor e da condição humana. Seu legado literário permanecerá como uma fonte perene de inspiração para as gerações futuras. 

Além de suas realizações profissionais, Fabiana era também uma mãe dedicada, deixando para trás uma filha que certamente seguirá os passos de uma mulher forte, inteligente e estudiosa. 

A partida de Fabiana Pinto deixa um vazio na comunidade acadêmica e artística, mas seu legado continuará a inspirar e influenciar aqueles que tiveram a sorte de cruzar seu caminho. Neste momento de luto, celebramos a vida de uma mulher extraordinária, cujo impacto será lembrado não apenas nos corredores das instituições de ensino, mas também nas páginas de suas obras atemporais. 

O velório será na Primeira Igreja Batista, hoje, a partir das 12:00h./Bahiaextremosul

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Dia Internacional contra a corrupção


Dia 9 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional Contra a Corrupção. A data, estipulada em um acordo entre 140 países durante Assembleia Geral das Nações Unidas, tem o objetivo de promover e fortalecer medidas de combate à corrupção, seguindo princípios como integridade e transparência. 

A corrupção afeta de forma direta o bem-estar de todo cidadão. Os valores desviados ilicitamente dos cofres públicos acabam fazendo falta em áreas essenciais de atendimento à população, como saúde, educação, segurança, lazer. Os desvios de fundos destinados à saúde, por exemplo, prejudicam os padrões de qualidade no país, colocando os pacientes em situação de risco pela falta de profissionais, equipamentos, infraestrutura adequada e remédios, que deveriam ser adquiridos por meio dos recursos públicos. A má gestão desses recursos também atrapalha o combate a doenças e interrompe tratamentos de pacientes em risco por conta da escassez de medicamentos. 

Entre as funções institucionais do Ministério Público do Rio Grande do Sul está a proteção do patrimônio público e social. Cabe às Promotorias de Justiça que atuam na defesa do patrimônio público fiscalizar a observância aos princípios da administração pública - como legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência -, a fim de garantir que a utilização dos recursos públicos tenha como destinatário único a sociedade. 

Atualmente, tramitam cerca de 500 processos na Vara Estadual de Improbidade Administrativa. Além disso, há diversos processos tramitando nas varas de origem. Segundo o Laboratório de Dados do MPRS, o MPRS.Labs, nos últimos 12 meses, foram 62 ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público e 141 acordos de não persecução cível propostos. 

“A corrupção é um mal que atinge toda a sociedade, precisamos ficar atentos e disseminar uma cultura anticorrupção. A tarefa do Ministério Público não é só punir, mas também atuar na prevenção”, ressalta a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível e de Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Flávia Raphael Mallmann.

Este dia foi criado com o objetivo de sensibilizar países, instituições e cidadãos para a necessidade de enfrentar este flagelo e para assinalar o papel da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção enquanto instrumento multilateral de natureza global para a respetiva prevenção e combate. 

A Convenção entrou em vigor a 14 de dezembro de 2005 e, passados dezoito anos, são hoje Partes da mesma 190 Estados, sendo este o mais completo e abrangente instrumento juridicamente vinculativo em matéria de prevenção e combate à corrupção. 

Como afirma a OCDE, a “corrupção aumenta o custo das empresas, mina a confiança do público e dificulta o crescimento. O combate à corrupção e a promoção da integridade requerem uma abordagem de toda a sociedade”. 

A Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024, entre outras traves mestras, faz uma aposta na educação para a cidadania, sendo que a DGPJ assinala este dia marcando presença em evento destinado à população estudantil, organizado pela Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa. Este evento tem como objetivo a promoção da transparência e da integridade enquanto valores comuns e integrantes de uma cultura partilhada entre todos os cidadãos, encontrando-se também em linha com mensagens como as do GRECO no sentido de que os Estados proporcionem atuações neste sentido destinadas a crianças e jovens, desde logo porque “mentalidades formadas cedo perduram”./dgpj

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Edvaldo Alves é absolvido: Ação penal por difamação que foi movida pela delegada Valéria Chaves é encerrada pela inércia da acusação

 


Teixeira de Freitas: O jornalista Edvaldo Alves da Costa foi absolvido da acusação de difamação movida pela ex-coordenadora da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Valéria Fonseca Chaves. A decisão foi proferida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Teixeira de Freitas, que reconheceu a perempção da queixa-crime. 

A perempção é a perda do direito de prosseguir com a ação penal privada, que ocorre quando a vítima deixa de promover o andamento do processo ou não apresenta as alegações finais. Neste caso, a autora da queixa-crime não se manifestou nos autos do processo, deixando-o parado por mais de 30 dias, o que resultou na extinção da punibilidade do réu. 

O juiz da 1ª Vara Criminal de Teixeira de Freitas, ao analisar o pedido dos advogados de Edvaldo Alves, Dr. Alexsandro Santiago e Ryan Sousa dos Santos, acolheu a tese da perempção e declarou: “Diante destes fatos, subsiste razão ao Querelado em seu pedido pelo reconhecimento da extinção de sua punibilidade. Ademais, vale mencionar que o Requerente fez provas suficientes para formar convencimento de que a Querelante, pessoalmente, bem como, por meio de seu advogado devidamente constituído, tomou ciência das movimentações processuais, e da sua obrigação de apresentação das manifestações em questão”. 

Desta forma, mais uma vez o jornalista Edvaldo Alves sai vencedor das acusações infundadas perpetradas contra ele pela ex-coordenadora da 8ª COORPIN, Valéria Chaves. Edvaldo Alves, jornalista a há vários anos na nossa região afirma que ações como as promovidas pela ex-coordenadora não irão impedi-lo de transmitir as notícias verdadeiras e relevantes para a população do Extremo Sul, pois seu compromisso é com a verdade e com a sociedade. 

Edvaldo ressaltou ainda que foi perseguido e processado, por apenas cobrar da coordenadora, que ela fizesse o seu trabalho como servidora pública. “Em momento algum menti, difamei, desrespeitei a coordenadora, apenas cobrei resultados, pois, como jornalista e radialista, eu sou o porta-voz da comunidade”./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Governo Lula atualiza política salarial e 2024 terá salário base de R$1.421


Foi divulgada nas redes sociais, nesta sexta-feira, 8 de dezembro, informações sobre a nova pretensão de reajuste salarial para 2024. 

A nova política salarial do governo leva em consideração a correção da inflação, além do crescimento do PIB, sendo assim, o salário base de 2024 será de R$ 1.421. 

Desde que foi votado, o projeto de lei do governo que retomou a política de valorização do salário mínimo e a valorização real do mesmo tem sido um divisor de águas para que ações como essa sejam tomadas, o reajuste consiste em um compromisso do Presidente Lula que ressalta que um país que cresce, arrecada mais, e quem trabalha diariamente para erguer este país merece ser recompensado pelo esforço. 

Os beneficiários do INSS, aposentados e pensionistas, que recebem até um salário mínimo também estão contemplados. 

A valorização real do Salário Mínimo gera mais renda aos trabalhadores e beneficiários do INSS e injeta mais dinheiro em todos os municípios do país. 

O feito vai ajudar a aquecer as economias locais e impulsionar o poder de compra e o mercado brasileiro em todos os setores./focodenoticias

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Perdi tudo: Enchente em Jucuruçu se completa 2 anos e o prefeito (LILI) deixa 43 pessoas sem suas casas

 


Jucuruçu - sexta-feira, 8 de dezembro de 2023, uma data que ficará sempre marcada em nossas vidas, pois a dois anos presenciamos uma das maiores tragédias vividas em nossa região , quando  a chuva forte começou por volta das 17h de terça-feira e menos de uma hora depois, as ruas da cidade já estavam totalmente tomadas pela água.  Onde  os bairros ficaram todos isolados. 

Umas das imagens que ficará marcada pra em nossas memórias para sempre, daquele senhor encima do seu telhado, e pensado nela a redação do jucurunet fez questão de procurar aquele senhor, e claro a gente encontrou e ainda batemos um bom papo, se trata de Jovaldo Miguel de Oliveira, um homem que tem Deus no coração. 

Veja o vídeo: 

Outra cana também muito comentada daquela tragédia foi as pessoas sendo socorridas naquele colchão, Moradores são resgatados com auxílio de colchão inflável após enchente atingir Jucuruçu, no sul da Bahia  e parabenizamos os garotos. 

Mas nem tudo foi tragédia, pois no dia 8 de dezembro de 2021, nascia o garoto “Victor” ele que é filho do casal Eliana Oliveira Santos e José Victor de Oliveira, e nesta  quinta-feira, 7 de dezembro de 2023, fomos até a casa dos seus pais no distrito do Coqueiro, onde tivemos momentos agradabilíssimos com o nosso aniversariante especial, e realmente o Vitinho como seu pai o chama é uma figura, queremos parabenizar o nosso lindo aniversariante, dizendo   Hoje se comemora o segundo ano de uma vida preciosa e que veio ao mundo para trazer mais sorrisos, felicidade e amor sem fim. São apenas 2 anos, mas tantas experiências vividas e que serão inesquecíveis para quem as presenciou: o primeiro passinho, a primeira palavra, esse jeitinho lindo de ver graça nas menores coisas e ensinar a todos de que é preciso muito pouco para ser feliz. 

Feliz aniversário, Victor criança mais lindo do mundo! Você está crescendo rápido, mas ainda mantém aquele mesmo rostinho de bebê, aquela mesma inocência, o mesmo jeitinho lindo de nos encantar só com um olhar! Parabéns a você e também aos papais que foram ricamente abençoados com um anjinho em suas vidas. 

Que Deus te abençoe, te proteja e te guie pela vida. O tempo passa voando e eu só desejo que ele seja aproveitado intensamente por você e por nós que te rodeamos, não perdendo um segundo sequer do seu desenvolvimento! Que o dia seja de celebração, festa, alegria e muita diversão! 

Mas como nem tudo são flores, aqui está o lado triste no aniversario de 2 anos da enchente em Jucuruçu, estamos aqui solidarizando com as 43 pessoas que perderam suas casas, e que até essa data o poder público, na pessoa do então prefeito Arivaldo de Almeida Costa (LILI), nunca deu se quer uma palavra de conforto ou satisfação para essas pessoas sofredoras, parece piada, porque foram divulgados  vários recursos financeiros para se construir as casas e até então o senhor gestor parece que foge dessas pessoas que foram atingidas pela aquela triste tragédia. 

O jucurunet repudia a atitude do senhor prefeito Arivaldo de Almeida Costa, por ficar no anonimato diante de um fato tão triste, pois são nada mais nada menos que 2 anos de silêncio e gelo que o LILI vem dando a esse povo que simplesmente a maioria perdeu tudo que tinha. 

Ai que vem a grande pergunta será que gestor com essa atitude merece continuar no poder, sinceramente é lamentável, pois justo ele que se dizia que viria para fazer a diferença no município de Jucuruçu, é por essa e outras traições administrativas, que meu futuro candidato a prefeito por Jucuruçu será com muito orgulho um candidato diferenciado e 100% ficha limpa será ele mesmo um lindo *CACHORRO*, porque essa turma que tem administrado o nosso querido município de Jucuruçu, não me representa. 

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Suspeito de matar radialista dentro de casa é preso; relembre crime


Porto Seguro: Um homem foi preso nesta quinta-feira (7), em Porto Seguro, cidade do extremo sul da Bahia, suspeito de matar o radialista Jota Silva, de 60 anos, no município de Itabuna. A informação foi divulgada pela Polícia Civil da região. 

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a vítima e o suposto autor do crime chegam ao local por volta das 17h do dia 5 de abril. Eles entraram em casa e permaneceram lá por algumas horas. 

Às 21h, o homem sai da garagem com o veículo da vítima, mas não consegue avançar. Em seguida ele abandona o carro e foge a pé. Vizinhos perceberam a movimentação suspeita e acionaram a Polícia Militar. 

O corpo do radialista foi encontrado na casa dele com sinais de violência. O caso é investigado pela Polícia Civil. A motivação do crime ainda não foi divulgada./G1

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Motorista é assassinado a tiros em Alcobaça

Na tarde desta quinta-feira, 07 de dezembro, o motorista Lutgard Rosário da Silva, de 41 anos foi morto a tiros na BA 290, na cidade de Alcobaça. 

Conforme informações preliminares, Lutgard, conhecido na região por seu ofício como motorista, estava montado em seu cavalo, seguindo pela BA 290, quando foi surpreendido pelo assassino a bordo de um carro branco, que efetuou os tiros em direção à vítima, que o atingiram fatalmente. O crime ocorreu nas imediações da ponte, no sentido do trevo de Alcobaça. 

Testemunhas oculares afirmaram ter conseguido vislumbrar a placa do veículo utilizado pelo agressor e repassaram imediatamente as informações às autoridades policiais, que foram acionadas para investigar o ocorrido. 

A Polícia Militar esteve no local, atendendo ao chamado feito pela esposa da vítima, que, abalada, buscava justiça para o brutal assassinato do marido. O corpo de Lutgard Rosário da Silva foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde serão submetidos a exames de necropsia, a fim de esclarecer a causa precisa de sua morte. 

A polícia civil assumiu a responsabilidade pela investigação do caso, buscando identificar a autoria e a motivação por trás desse homicídio./Bahiaextremosul

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Mais um incêndio criminoso é registrado próximo de Jucuruçu na BA - 284 na fazenda lha grande

 


Jucuruçu- quinta-feira, 7 de dezembro, mais uma fazenda é vitima de incêndio no município de Jucuruçu, se trata, da fazenda lha grande proprietária a senhora Ivone mãe, do Dr. Ailton Amorim,  essa fazenda fica a 6 KM, da cidade de jucuruçu, na BA 284 - o fogo começou por volta das 15:h – e com aquela velha história, ninguém viu ninguém sabe quem é o responsável pelo o crime. 

Passamos na hora no local e vimos à devastação, o desespero do pessoal tentando salvar pelo menos a cerca de arame liso que por sinal a mesma foi feita recentemente, eles buscando água de longe para tentar apagar o fogo, mas infelizmente não tiveram sucesso, quando retornamos por volta das 19h ainda tinha muito fogo no local. 

Como a região de Jucuruçu vem passando por um período de grande estiagem, então aqui fica um pedido para todos, principalmente para os fumantes terem mais cuidado com ás guimbas de cigarro para que cenas como essas não venham acontecer outra vez. 

Lembrando que as autoridades competentes, já estão tomando as dividas providências para que seja punido quem cometeu esse crime. 

Basta lembrar que o IBAMA está de olho em situações como essa. O IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) estão fiscalizando queimadas criminosas e orientando produtores rurais sobre as melhores práticas de preparo da terra. 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) alerta para o alto risco de queimadas e incêndios florestais. 

Qualquer ato criminoso que você presenciar ligado ao meio ambiente entre em contato por aqui – Disque denuncia (73) 3011-6459, A Linha Verde é uma atividade da Ouvidoria do IBAMA, disponibilizada para todo o Brasil, onde o cidadão poderá se manifestar em relação às ações do IBAMA através da Central de Atendimento – 0800 061 8080 (ligação gratuita). Acesse o formulário eletrônico para denúncias.

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Atropelamento na BR-101 mata homem no distrito de Itabatã em Mucuri


Mucuri: Um homem morreu após ser atropelado por um carro na noite de quarta-feira (06), no distrito de Itabatã, em Mucuri. O acidente aconteceu por volta das 20h, no km 937 da BR-101. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima foi identificada como Lucas Carneiro de Souza, de 33 anos, natural de Santa Cruz da Vitória. 

Ainda segundo informações, Lucas estava atravessando a rodovia quando foi atingido por um veículo VW/Polo, de cor branca, com placa de São Paulo, que seguia no sentido decrescente. O motorista do carro, Rodrigo dos Santos Vieira, não conseguiu desviar de Lucas, que morreu no local por traumatismo cranioencefálico. 

A PRF informou que o condutor prestou socorro e acionou a polícia. O corpo de Lucas foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde passou por necropsia. A delegada plantonista, Andressa Carvalho, registrou a ocorrência e realizou os procedimentos de praxe. Após necropsia, o corpo será liberado para a família./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Irmãos gêmeos são executados com vários tiros após perseguição em Cabrália


Santa Cruz Cabrália: Os gêmeos Bruno e Breno Silva Sodré, de 28 anos, foram mortos a tiros, na tarde desta quarta-feira (6), no bairro Campinho, em Santa Cruz Cabrália. As esposas de ambos, de 21 e 26 anos, ficaram feridas e foram socorridas para o hospital. Não há informações sobre o estado de saúde delas. 

Segundo apurou a reportagem, por volta das 14h, os dois casais saíram do fórum da cidade em um carro e, quando passavam pelo bairro Nova Cabrália, começaram a ser perseguidos por um veículo não identificado. Foram feitos disparos de arma de fogo contra o carro em que estavam os irmãos. 

A perseguição se estendeu até o bairro Campinho, onde os dois casais residiam. Bruno e Breno morreram dentro do carro, na porta de casa, atingidos por diversos tiros. Dentro do veículo foram encontradas diversas cápsulas de munição. 

TOQUE DE RECOLHER – Conforme informações, os gêmeos tinham passagens por tráfico e roubos, e seriam ligados à facção Primeiro Comando do Campinho (PCC). Em represália à execução de Breno e Bruno, criminosos teriam anunciado toque de recolher na região./Radarnews

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

JUCURUÇU: Moradores do Bairro Galo Assado viveram momentos de muito medo causado por fortes chamas de fogo que por pouco umas casas não foram atingidas

 

Jucuruçu- quarta-feira, 6 de dezembro de 2023,moradores do Bairro Galo assado, foram pegos de surpresa com um forte incêndio, segundo um morador que o Fogo começou por volta das 19: e 40, mas infelizmente nem só ele como ninguém, se sabem, mas não quiseram falar o que causou esse fogaréu que deixou muita gente apreensiva, porque ás chamas eram muito altas,sem falar dos estrondos que surgiam, mas na verdade ali prevaleceu a lei do silêncio porque ninguém falou de onde surgiu o foco, infelizmente em Jucuruçu não tem ajuda de um carro pipa.

O Bairro Galo Assado fica na BA - 284 na chegada de quem vem de Itamaraju a Jucuruçu, ainda bem que não aconteceu nada grave, pois ninguém se feriu e nenhuma residência fora atingida pelas ás chamas.

 

Como a região de Jucuruçu vem passando por um período de grande estiagem, então aqui fica um pedido para todos, principalmente para os fumantes terem mais cuidado com ás guimbas de cigarro para que cenas como essas não venham acontecer outra vez. 

Lembrando que as autoridades competentes, já estão tomando as dividas providências para que seja punido quem cometeu esse crime. 

Basta lembrar que o IBAMA está de olho em situações como essa. O IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) estão fiscalizando queimadas criminosas e orientando produtores rurais sobre as melhores práticas de preparo da terra. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) alerta para o alto risco de queimadas e incêndios florestais. 

  Imagens gentilmente cedidas por Jucuruçu Acontece.

Qualquer ato criminoso que você presenciar ligado ao meio ambiente entre em contato por aqui – Disque denuncia (73) 3011-6459, A Linha Verde é uma atividade da Ouvidoria do IBAMA, disponibilizada para todo o Brasil, onde o cidadão poderá se manifestar em relação às ações do IBAMA através da Central de Atendimento – 0800 061 8080 (ligação gratuita). Acesse o formulário eletrônico para denúncias.

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Incêndio atinge área rural e urbana em Itamaraju e mobiliza bombeiros e moradores


Itamaraju: Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata fechada e algumas edificações na zona rural e urbana da cidade de Itamaraju, na última terça-feira, 05 de dezembro. O fato aconteceu no Km 808 da BR-101 e na região central da cidade, onde funciona um comércio de fogos de artifício. O 18º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e a comunidade local trabalharam em conjunto para combater as chamas e evitar maiores danos. 

A reportagem do Liberdade News conversou com o Capitão Milton Borges, que relatou como foi a ação dos bombeiros. Ele disse que por volta das 06:30 da manhã, eles deslocaram ao local conhecido como Pedra Monte Pescoço, onde havia vários pontos quentes na mata. Eles começaram a trabalhar em vários troncos que estavam pegando fogo, conforme o planejamento do dia anterior. 

Por volta das 11 horas, eles foram solicitados para dar um apoio em um incêndio na zona urbana, visto que as viaturas de combate a incêndio urbano iriam se deslocar de Teixeira de Freitas, a 70 Km de distância. Eles deixaram o incêndio florestal e foram para o incêndio urbano com a informação de que uma casa de fogos de artifício estava pegando fogo e corria o risco de atingir outros estabelecimentos comerciais próximos. 

Ao chegar ao local, eles constataram que havia um incêndio no mato no fundo de várias edificações, que havia atingido o fundo de uma residência onde na frente comercializava fogos de artifício. Segundo alguns vídeos e relatos de vizinhos, alguns fogos foram disparados, o que deixou a população local em pânico. Porém, o fogo no local já havia sido controlado pelo proprietário e comerciantes vizinhos. 

O incêndio percorria o morro e ameaçava consumir outras residências e comércios. Com a ajuda de um carro pipa da empresa Pentágono, que presta serviço à prefeitura de Itamaraju, eles começaram a atacar o fogo pelo fundo das edificações, pois era grande as chamas no fundo das mesmas. Uma residência que estava fechada com a placa de vende-se teve o seu cadeado e uma porta quebrada (foi feito contato com o proprietário que ficou ciente), para que a guarnição tivesse êxito no combate ao incêndio que ameaçava essa edificação bem como as demais. 

Com a chegada das viaturas, compostas pelos soldados Roneclei, Carleane, Breno Santos, Lima, Renan, Jhéssica e Felipe, com as guarnições de combate a incêndio, e com a ajuda das viaturas, foi possível realizar um combate mais efetivo. As GCFIs (Grupamentos de Combate a Incêndio Florestal) além de atuarem ajudando no combate ao incêndio urbano, passando linha de mangueiras nas residências, deram a volta no morro para realizar o combate utilizando mochilas costais, abafadores, pá e enxada, facões, enxada e machado. 

Após as ações do dia 05, para o dia 06 (quarta-feira), eles retornaram ao local para dar continuidade ao combate ao incêndio florestal com duas GCFIs. Foi postado por moradores que ligaram para a CICOM (Centro Integrado de Comunicação) na noite de terça-feira, vários vídeos com o fogo devastando a mata. Vale salientar que existe fogo na mata em andamento, mas o fogo urbano foi debelado. 

O Capitão Milton Borges ainda relatou que a casa onde funciona o comércio de fogos de artifício estava com a estrutura do fundo colapsada, mas ele não soube precisar se foi por causa do incêndio. Ele orientou entrar em contato com o pessoal da prefeitura para realizar uma análise do imóvel, bem como o setor de vistoria do Corpo de Bombeiros (18° BBM), para fazer uma vistoria ao local, devido ao comércio de fogos de artifícios. 

A contribuição dos profissionais do 18º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foi fundamental para tranquilizar a comunidade itamarajuense e evitar uma tragédia maior. A origem do incêndio ainda é desconhecida e será investigada pelas autoridades competentes./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

PM lança operação para garantir segurança durante Natal e ano novo em Teixeira de Freitas


A 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), lançou nesta quarta-feira (6), a Operação Natal, uma ação contínua que se estenderá até o ano novo, visando intensificar a segurança em toda a cidade de Teixeira de Freitas. O foco principal será na área comercial e Terminal Rodoviário, onde o aumento expressivo no fluxo de clientes, inclusive vindos de outras cidades, demanda atenção especial. 

Com uma história de operações bem-sucedidas durante datas festivas como Dia dos Pais e Dia das Mães, o policiamento será mantido durante todo o horário de funcionamento do comércio. O objetivo é garantir a tranquilidade e a segurança dos consumidores e comerciantes. 

O Major Neto, comandante da 87ª CIPM, destacou a importância do uso de métodos de pagamento eletrônico, como PIX e cartões, incentivando a população a evitar o uso de dinheiro físico. Ele também enfatizou a cautela em relação à exposição de aparelhos celulares. A presença da Polícia Militar será constante. 

"Estamos empenhados em garantir um ambiente seguro para que as atividades comerciais transcorram de forma tranquila. Nossa presença será iintensificada com policiamento ativo e estratégias para coibir criminosos", afirmou o Major Neto, tranquilizando comerciantes e a população. 

A Operação Natal da Polícia Militar em Teixeira de Freitas representa um esforço conjunto entre a PM e os setores comerciais para assegurar um ambiente seguro às festividades de Natal e de fim de ano./bahiaextremosul

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Sertanejo Zé Neto, dupla de Cristiano, sofre acidente de carro em MG

 

Zé Neto, da dupla com Cristiano, sofreu acidente de carro na noite desta terça-feira (5) em um trecho da BR 153 localizado no município de Fronteira (MG). 

O que aconteceu 

O acidente ocorreu quando Zé Neto saía de seu rancho em Fronteira (MG) com destino a São José do Rio Preto (SP). O cantor já estava consciente quando foi submetido a exames no interior de São Paulo.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, Zé Neto sofreu lesões graves, mas não corre risco de morte. Equipe do músico disse que ele está bem, mas fraturou costela e passará noite em observação na UTI de hospital em São José do Rio Preto (SP). A informação foi confirmada a Splash pela assessoria de imprensa do artista. 

Informamos que o cantor Zé Neto sofreu um acidente na noite dessa terça-feira (05) na saída do seu rancho, em Fronteira/MG. 

O veículo do cantor capotou após colisão na rodovia. Zé Neto sofreu ferimentos na região do tórax e após primeiro atendimento na cidade de Fronteira, foi encaminhado para o hospital em São José do Rio Preto/SP. 

Pedimos orações de todos para que tudo continue bem, novas informações serão fornecidas tão logo sejam confirmadas.

A equipe do sertanejo informou que o cantor somente levará alguns pontos no braço em ferimentos causados no acidente. "Zé Neto está bem, passará a noite em observação na UTI. 

Foi diagnosticado uma fratura de costela que está alinhada, portanto, não é necessário drenagem. O cantor somente levará alguns pontos no braço em ferimentos causados no acidente. As tomografias de cervical e pescoço apontaram normalidade", afirmaram no início da madrugada de quarta-feira (6)./uol

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

43ª CIPM realiza a formatura de alunos do PROERD das escolas municipais "Reitor" e CEI, em Itamaraju.

 


Na manhã desta terça-feira (05), aconteceu no ginásio da Escola Municipal Reitor Edgard Santos, a formatura dos alunos da referida unidade de ensino e da Escola Municipal Centro Educacional de Itamaraju, que ao longo deste semestre participaram do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). As lições do Proerd foram ministradas pelo Cabo PM Luz, instrutor do programa, que incutiu nos alunos a importância do conhecimento sobre as drogas e os seus malefícios,   reforçando neles a necessidade de dizer não diante de uma oferta. 

A mesa de autoridades foi composta pelo Major Dumas, comandante da 43ª CIPM/Itamaraju, a Sr.ª Cristiane Andreia Pereira de Freitas, representante do secretário de educação, Sargento João Batista Guimarães e o Sr. Guilherme Assunção, respectivamente, diretor disciplinar em exercício e diretor pedagógico da Escola Reitor Edgard Santos, a Sr.ª Maria Rosa de Melo, diretora da Escola CEI, o Cabo Luz, instrutor proerdiano, e a Sr.ª Raiane de Jesus dos Santos, representando os pais dos alunos. Passada a palavra aos membros da mesa, todos enalteceram a importância do PROERD para as crianças, diante dos ensinamentos que transmite. 

Na cerimônia, os alunos Davi Rodrigues de Souza e Sara Karolayne Souza da Silva, que tiveram a melhor "Redação Proerd" em cada uma das escolas participantes da formatura, receberam o certificado de conclusão do curso e brindes do programa. Após a certificação dos concluintes, os 241 formandos fizeram o juramento, assumindo o compromisso, perante pais, professores e autoridades, de dizerem não às drogas. Em seguida, com participação do "Daren", leão mascote do Proerd, os alunos entoaram e executaram a coreografia da canção do programa.

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

LUTO: Morre o amigo Zequinha de Tibúrcio aos seus 81 anos de idade

Comunicamos com pesar o falecimento de (José Tibúrcio Muniz), conhecido por Zequinha de Tibúrcio - 81 anos de idade, ele faleceu por volta das 11: h na cidade de Itabela, BA. Ele estava internado aproximadamente 10 meses na Casa de Idosos Giuseppe Aras, em Itabela (BA),  causa morte,  MAL SÚBITO. 

Zequinha de Tibúrcio, natural do município de Jucuruçu, ele que era uma pessoa muito querida por toda sua família e amigos, agradecemos todas as mensagens de conforto recebidas até agora. Sabemos que Zequinha era uma pessoa muito querida por todos pelo seu carinho, para sempre o teremos em nossa memória e em nosso coração com muita gratidão e saudade. 

Os nossos pêsames pela sua perda. Posso imaginar o tamanho da sua dor, mas tenha força e não perca a esperança de um reencontro na eternidade. 

O velório será na Igreja Adventista do sétimo dia, Praça Josino Eduardo de Brito, Nº 144. 

O sepultamento, será nesta tarde de terça-feira, 5 de dezembro no cemitério Jardim da Saudade em Jucuruçu,

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Morre Cícero Amorim, fundador do Grupo C. Amorim é latifundiário no município de Jucuruçu


O fundador do Grupo C. Amorim, Cícero Amorim, morreu nesta segunda-feira (04), aos 103 anos. Nascido em Afogados de Ingazeira, no agreste pernambucano, Cícero elegeu Vitória da Conquista como sua residência. 

A trajetória empreendedora de Cícero Amorim teve início no âmbito do comércio em Conquista, onde inaugurou sua loja. Ao longo dos anos, o Grupo C. Amorim expandiu-se de maneira progressiva, solidificando-se como uma entidade robusta na comunidade conquistense, tornando-se uma referência como loja de materiais de construção na cidade. 

Natural de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, Cícero Pereira Amorim chegou à Vitória da Conquista em março de 1951. Antes de instituir família e construir seu patrimônio, começou de baixo, investindo o pouco dinheiro que trazia em uma armazém. 

Com o passar dos anos e através de muito trabalho e dedicação, Seu Cícero e sua família inauguraram a primeira loja, especializada em materiais de construção e reforma. Em 1988 recebeu o título de Cidadão Conquistense, por ser admirado e reconhecido por sua atuação na cidade. 

Em 1999, foi eleito por unanimidade Comerciante do Ano pela Federação do Comércio do Estado da Bahia, além de prêmios e certificações de reconhecimento que vem recebendo ao longo do tempo pela atuação de sua empresa na cidade. 

Hoje, o Grupo C. Amorim conta com três lojas em Vitória da Conquista e tem a honra de ter à sua frente a Direção de Cícero Amorim. 

Nas redes sociais, familiares, amigos e clientes manifestaram seu pesar e carinho pela vida de Seu Cícero. 

O velório de Cícero Amorim foi marcado a partir das 13 horas desta segunda-feira (04), no Salão de Eventos do Sincomérciovc. 

O sepultamento está programado para as 10h desta terça-feira (05), no Cemitério Parque da Cidade.

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Caminhão do ‘TRE em Todo Lugar’ atenderá eleitores em Jucuruçu

 


Jucuruçu terá acesso aos serviços eleitorais por meio do projeto itinerante 'TRE em Todo Lugar'. Dia 05/12 12:00 às 18:00h Dia 06/12 08:00 às 18:00h a unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). 

Será possível solicitar o alistamento eleitoral (1º título), cadastrar dados biométricos, consultar existência de multa, solicitar alteração de local de votação, emitir certidões, entre outros. Para ser atendido, será necessário apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. 

Documentos Necessários: 

Alistamento:

Transferência: Comprovante de residência e documento de identidade (original e Xerox). Segunda via: documento de identidade: original e Xerox. 

E para jovens do sexo masculino que completaram 18 anos em 2023, será necessário também reservista e/ou comprovante de alistamento militar. 

LOCAL: 

(local Auditório Valdemar José Nogueira, Rua Ramiro Rocha, ao lado da secretaria de Agricultura) atendimento a partir de 12:H)

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Sandro Régis apresenta emenda que estende isenção de IPVA para taxistas e motoristas de aplicativo


Taxistas e motoristas de aplicativo da Bahia podem ficar isentos da cobrança do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) como forma de emenda ao Projeto de Lei 25.077/2023, cujo texto inicial prevê isenção do referido imposto a carros elétricos com valor de até R$ 300 mil. 

A matéria deve ser votada nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), quando a emenda será apreciada pelos parlamentares. 

“O projeto pode alcançar grande parte da população ativa que exerce as atividades de motoristas de táxis e aplicativos, garantindo a isenção no pagamento do IPVA”, afirma Sandro Régis, ao justificar a apresentação da emenda. 

De acordo com pesquisa do IBGE, no quarto trimestre de 2022, o Brasil tinha 704 mil pessoas que trabalhavam por meio de transporte particular de passageiros e 207 mil por aplicativos de táxi. 

Num recorte regional, o levantamento mostrou que na Bahia os trabalhadores por aplicativo têm o menor rendimento médio do país, trabalham 19,3% mais e ganham, por hora, 2,4% menos do que a média do setor privado no estado. 

Se a emenda colocada pelo deputado Sandro Régis for aprovada junto com o texto original na Assembleia Legislativa, o projeto vai à sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e passa a valer a partir de janeiro de 2024./Bahiaextremosul/Ascom

Luto: Familiares de Maria das Graças "Bia do Peixe" informam seu falecimento em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Maria das Graças Cruz de Souza, carinhosamente conhecida como "Bia do Peixe", da antiga Peixaria Capixaba. Ela faleceu nesta segunda-feira, 04 de dezembro, em Teixeira de Freitas. 

"Bia do Peixe" era uma mulher trabalhadora, alegre e generosa, que conquistou muitos amigos e clientes com seu carisma e sua simpatia. O velório está sendo realizado na própria residência da família, no bairro Liberdade I, na rua Argentina, n° 251. O sepultamento será amanhã, às 10h30, no cemitério Jardim da Saudade. 

Neste momento de dor e saudade, expressamos nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Bia do Peixe, rogando a Deus que a acolha em sua misericórdia e lhe conceda o descanso eterno./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.