Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 23 de abril de 2022

Prefeito de Vereda Manrick Teixeira, visita obras em Cruzeiro do Sul

 

Nesse sábado 23 de abril,  estive acompanhando a obra de pavimentação de diversas ruas nas Casas Populares no distrito de Cruzeiro do Sul. 

Um sonho antigo dos moradores que em apenas um ano e quatro meses de mandato conseguimos realizar. 

Já estamos em fase de planejamento e em breve iniciaremos a execução de pavimentação de diversas ruas nos demais distritos e na sede. 

Alguns moradores de Cruzeiro do Sul usaram suas redes sociais para agradecer ao prefeito pela a obra, 

Veja -  Marluce Silva Rocha - que bom! Parabéns prefeito Manrick Teixeira. Isso é uma honra para todos nós moradores desse Município. Agora é UM novo tempo uma nova história. Gratidão 🙏 

Anardele Rodrigues Prates - Palavras sábias e verdadeiras, estamos de parabéns, temos um prefeito que tem compromisso com seu povo. Por isso digo, Novo tempo#nova história. A máquina chegou!🤝🏻👏👏👏 

Murilo Cabral Menezes - Parabéns Manrick por estar sempre lutando por melhorias para o nosso município 👏👏 

Nada resiste ao trabalho!

Morador de Nova Alegria faz séria reivindicação à administração referente o lixo do seu distrito

Imagem ilustrativa 

Venho aqui informar que a coleta do lixo aqui em Nova Alegria, tá uma bosta parece que até parou a coleta porque o lixão  agora tá sendo aqui mesmo em Nova Alegria logo ali próximo a entrada do cemitério. 

Agora mesmo colocaram fogo no lixo e quem sofre com a fumaça tóxica somos nós moradores, mais de uma semana e dizem que a caçamba estar quebrada, na minha opinião teria que providenciar a coleta de lixo seu   administrador. 

Porque eu tenho comércio e a fumaça tá invadindo com mau cheiro e tenho que fechar porque a fumaça estar forte e poluída e nós aqui somos humanos tá, lembra disso no começo a gente via você aqui todos os dias e hoje você virou patamar no seu dizer você cresceu e Nova Alegria largado as traças.

Jovem é assassinado a tiros de pistola “Ponto 40” no Bairro João Mendonça em Teixeira


Teixeira de Freitas: A Polícia Militar registrou um homicídio consumado na tarde deste sábado, 23 de abril, por volta das 17h00, na Rua São Lucas, no Bairro João Mendonça. Os militares chegaram primeiro ao local e tomaram as devidas providências. A vítima foi identificada como sendo, Tairon Pereira dos Santos, 22 anos, morador da mesma rua onde ocorreu o crime. 

A vítima foi atingida por diversos tiros de arma de fogo (Pistola Ponto 40), na região da cabeça e morreu no local. Populares informaram apenas que foram dois bandidos que estavam a bordos de uma motocicleta de placa não anotada e características não informadas. O carona desceu e executou a vítima, e logo em seguida, a dupla fugiu sem deixar pistas. 

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, realizou o levantamento cadavérico. No local, a perícia recolheu várias cápsulas de pistola .40 (ponto 40). Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares. A autoria e motivação ainda são desconhecidas. Um inquérito policial vai ser instaurado e as investigações ficarão a cargo do Setor de Homicídios da 8ª COORPIN./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Homem é assassinado na Zona Rural próximo ao Distrito de Rancho Alegre em Caravelas: Cabeça foi arrancada do corpo.


Caravelas: O corpo foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 22 de abril, quando o plantão do Departamento da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas foi informado de um corpo do sexo masculino, encontrado próximo ao distrito de Juazeiro, depois do Distrito de Rancho Alegre, em área pertencente ao município de Caravelas. 

De acordo com as informações, a vítima foi encontrada em uma fossa rasa com a cabeça fora do corpo. Não há informação sobre a dinâmica do crime. A vítima foi identificado como sendo, João Batista Nunes de Souza, de 32 anos, natural de Machacalis/MG. O delegado plantonista, Ricardo Amaral, autorizou o servidor público Milton Cândido a remover o corpo para o IML. 

Segundo informações preliminares, há a suspeita de que o crime tenha sido praticado por um vaqueiro da fazenda, identificado apenas pelo prenome de “Alemão”, pois, o mesmo trabalhava há pouco tempo na fazenda, e está desaparecido desde o sumiço do João Batista, há dois dias. O corpo será necropsiado no IML de Teixeira e em seguida liberado aos familiares. 

As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil de Caravelas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Ministros buscam posição conjunta do STF sobre indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira

 

Escuta áudio: 

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) articulam uma resposta conjunta e institucional ao indulto que o presidente Jair Bolsonaro concedeu ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) menos de 24 horas após a corte condená-lo a oito anos e nove meses de prisão. 

Integrantes do STF acreditam que o momento não é indicado a “manifestações individuais”dos ministros. Ao menos duas ações já foram procoladas no Tribunal contra o indulto: uma da Rede e outra do senador Renan Calheiros (MDB-AL). 

O relator destes questionamentos da oposição  — e de eventuais novas ações contra o indulto — deverá ser definido por sorteio. Isso significa que um pedido para anular o benefício não irá automaticamente para o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo que resultou na condenação de Silveira. 

O ponto mais importante no STF é manter a inelegibilidade do deputado, evitando a briga de tentar revogar também a pena de prisão. Uma ala da Corte avalia que o decreto de Bolsonaro tem efeito limitado. 

Segundo ministros, ouvidos em caráter reservado, apesar de o indulto individual ser uma prerrogativa do presidente, o perdão recairia apenas para a pena de prisão e multa, não livrando o deputado da inelegibilidade, nem da perda de mandato. Assim, para essa corrente da Corte, independentemente da validade ou não do decreto presidencial, Silveira não poderia se candidatar. 

Na quarta-feira, o plenário do tribunal acompanhou Moraes e condenou o deputado a oito anos e nove meses de prisão em regime inicialmente fechado, e aplicou uma multa de R$ 212 mil, em razão de ameaças e incitação à violência contra ministros da Corte. Também determinou a perda do mandato político de Silveira e a perda dos direitos políticos enquanto durassem os efeitos da pena. 

Oficialmente, o Supremo não pretende se manifestar sobre o decreto de Bolsonaro, publicado menos de 24 horas após o julgamento que condenou Silveira, um dos mais fiéis aliados do Palácio do Planalto no Congresso. 

No decreto editado na quinta-feira, Bolsonaro concedeu a graça, que é um perdão individual, ao contrário do indulto, que é concedido de forma coletiva. A Constituição define que cabe privativamente ao presidente “conceder indulto e comutar penas”. Já o Código de Processo Penal estabelece que “a graça poderá ser provocada por petição do condenado, de qualquer pessoa do povo, do Conselho Penitenciário, ou do Ministério Público, ressalvada, entretanto, ao Presidente da República, a faculdade de concedê-la espontaneamente”. 

Advogados ouvidos pelo GLOBO divergem sobre a possibilidade de os direitos políticos serem alcançados ou não pela graça. Há uma súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual “o indulto extingue os efeitos primários da condenação (pretensão executória), mas não atinge os efeitos secundários, penais ou extrapenais”. 

O STF, que é o tribunal mais alto do Brasil, não é obrigado, porém, a seguir decisões do STJ. 

O texto do decreto publicado pelo presidente prevê perdão para todas as punições determinadas pelo Supremo. “A graça de que trata este Decreto é incondicionada e será concedida independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória”, diz o texto assinado por Bolsonaro. 

A medida “inclui as penas privativas de liberdade, a multa, ainda que haja inadimplência ou inscrição de débitos na Dívida Ativa da União, e as penas restritivas de direitos”. 

Além das ações já protocoladas, o Psol pediu que Congresso anule o indulto, alegando que o presidente violou a separação entre os poderes. O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, também anunciou que o partido vai entrar com uma ação contra a medida de Bolsonaro no STF. 

O pedetista afirmou que a medida, a qual chamou de “ato espúrio” deve ser “rechaçado pelos defensores do estado de direito”. “Seu ato espúrio de favorecimento absurdo e imoral a Daniel Silveira, ou qualquer outro tipo de desvio autoritário, serão rechaçados pelos defensores do estado de direito. Amanhã o PDT entrará com medida no STF para anular mais este desatino”, escreveu./cartacapital

“Medo de ser preso”, Leonardo detona filho após ser levado na Justiça: “Maconheiro e vagabundo”

 


Leonardo é muito polêmico, especialmente em questões sobre seus seis herdeiros, que também são celebridades. 

Em vídeo exposto pelo repórter Léo Dias, no Instagram, recordou um papo que que fez com o artista, onde o indagou certamente sobre como pagou a pensão de todos os filhos em dia, sem se meter em questões com o Judiciário. 

Veja o que Leo Dias disse para Leonardo. “Como é que, você tem seis filhos, com seis mulheres diferentes, sempre presente, um pai que nunca se envolveu em nenhum escândalo, tipo pensão atrasada. Nunca teve isso. Qual é a receita disso?”, perguntou o jornalista na época e o outro contou que não é bem assim. 

Ainda sobre Leonardo 

Veja o que ele comentou.  “Ah Léo, é medo de ser preso né? Aquela pulseirona[algema] do Roberto Carlos não é brincadeira não”, disse o esposo de Poliana Rocha, tirando risadas do repórter. “Eu trabalhei, trabalhei, comprei um prédio comercial em Goiânia e falei esse prédio vai dar x por mês”, falou Leonardo. 

“Esse dinheiro não me pertence, esse dinheiro só pra pagar pensão alimentícia”, declarou o rapagão. Embora diga que nunca deixou de pagar, há pouco tempo ele se meteu em uma guerra judiciário com o próprio herdeiro, o artista João Guilherme. Segundo o Em Off, ele dava 15 mil reais à João Guilherme. 

Porém Leonardo depois do filho fazer 18 anos, fez ação clamando para que a pensão acabasse, e o Judiciário aceitou. Todavia, João não aceitou a resolução e fez recurso para o processo do pai ser anulado, dizendo que não possuía meios de sustentação. Todavia, eles acabaram conversando e entrando em acordo. 

Além disso, o filho do Leonardo contou em podcast como o pai lhe trata. “Eu chego com as unhas pintadas e ele me chama de maconheiro e vagabundo”, disse o jovem de 19 anos. Além disso, nunca teve contato muito próximo com o genitor./aaronturatv

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Senhor 'ZÉ MAMONA' morre de infarto aos seus 70 anos de idade

 

Morreu nesta sexta-feira, 22 de abril, aqui em Jucuruçu, o senhor José Pereira Batista, 70 anos de idade, conhecido por (Zé mamona), ele faleceu ás as 13:H, causa morte 'AVC'  (Zé mamona), era morador da Fazenda Recreio no município de Jucuruçu. 

A perda do pai começa a nos ensinar o valor do tempo. O que não fizemos, a visita e o gesto adiados, a palavra não dita, a compreensão não exercida, o papo azeda, a advertência desdenhada, o convite abandonando sem resposta, o interesse desinteressado, tudo isso volta, massacrante, cobrando-nos o egoísmo. 

O tempo deixa de ser exercício de desperdício gratuitos e começa a se transformar num bem maior: o que ensina a arte de uma convivência que com ele nunca se soube exercer e, já, tempo não há de recuperar. 

O corpo do senhor José Pereira Batista, está sendo velado, no auditório Valdemar José Nogueira, e será sepultado ás 11: H - 30 m, deste sábado no cemitério jardim da saudade aqui em Jucuruçu.  

Presidente Bolsonaro participa em Porto Seguro de cerimônia pelos 522 do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou Porto Seguro na tarde desta sexta-feira (22), onde participou da cerimônia em homenagem aos 522 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Depois de discursar e receber das mãos do prefeito Jânio Natal uma comenda outorgada a personalidades que se destacaram por seu trabalho pelo Brasil e pelos brasileiros, Bolsonaro acompanhou a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. 

PAÍS JOVEM – Em seu discurso, o presidente falou sobre o aniversário do Brasil, afirmando que é um país “jovem, muito rico, muito próspero, que vence obstáculos e desafios, em especial pelo povo valoroso que tem e pela sua fé”. Ainda segundo Bolsonaro, o povo tem “o direito de sonhar com um Brasil bem melhor do que temos hoje em dia”.

 

LIBERDADE – Um dos principais pontos da fala presidencial foi sobre liberdade, que Bolsonaro classificou como mais importante até do que a própria vida. “Enfrentamos uma pandemia onde eu não fechei uma casa de comércio sequer. Sempre defendi a autonomia médica e defendi a liberdade de cada um de vocês. Essa liberdade você tem que conquistá-la e mantê-la dia após dia”, disse. 

“Tem certas coisas que só se dá valor depois que se perde. Primeiro é um grande amor, e depois é a liberdade. Ontem foi um dia importante para o nosso país. Não pela pessoa que estava em jogo, ou por quem foi protagonista desse episódio, mas pelo simbolismo de que nós temos mais que o direito, temos a garantia da nossa liberdade”, disse o presidente, referindo-se ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado na quarta-feira (20), no Supremo Tribunal Federal (STF), à pena de oito anos e nove meses de reclusão. 

Na quinta-feira (21), Bolsonaro anunciou que concederá indulto ao parlamentar, que terá sua pena perdoada.

Momentos do protesto em Porto Seguro, quando grupos indígenas da etnia pataxó chamaram a atenção em uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro, na cerimônia em homenagem aos 522 anos da chegada dos portugueses ao Brasil.

Nem só os indígenas, mas sim, sindicatos e partidos de esquerda também manifestaram atos contra o presidente./RADAR 64

Morre Daugoberto Oliveira, o popular “Sapo”, repórter da Rádio Tropical FM de Medeiros Neto


Faleceu na tarde desta sexta-feira, 22 de abril, Dagouberto Oliveira, mais conhecido como “Sapo” de 50 anos. 

Ele estava internado desde o último dia 17, no HMTF (Hospital Municipal de Teixeira de Freitas), aonde veio a óbito. 

A causa da morte não foi divulgada. Ele deixa 2 filhos. 

Dagouberto, o “Sapo” era repórter do programa “Fala Povão” da Rádio Tropical FM. 

A família ainda não divulgou horário e local do velório./MDD

Bolsonaro chega a Porto Seguro no início da tarde para a festa dos 522 anos do Brasil.:

 

Porto Seguro: O presidente Jair Bolsonaro (PL) retorna à cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, nesta sexta-feira, onde participará da cerimônia em homenagem aos 522 anos de chegada dos portugueses ao Brasil. 

A participação está prevista na agenda oficial do presidente. De acordo com a divulgação, ele deverá sair do Rio de Janeiro para Porto Seguro por volta das 12h30, retornando para Brasília às 17h20. 

A programação oficial divulgada pela prefeitura local prevê a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 16h, na Praça das Pitanqueiras, com sete aviões A-29 Super Tucano pintados com as cores da Bandeira do Brasil. 

No campo político, a presença de Bolsonaro na cidade também prevê a realização de uma “motociata”. Esta, no entanto, não consta na agenda presidencial. Motoqueiros de do sul da Bahia já lotam hotéis de Porto Seguro e região. 

PROTESTO – No 22 de Abril, sindicatos, partidos políticos e entidades populares do extremo sul baiano vão realizar um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro, que estará na cidade participando da cerimônia dos 522 anos do Brasil. 

Os organizadores dizem que vão protestar contra os escândalos de corrupção no MEC, as “rachadinhas”, aumento de preços dos alimentos e combustíveis, dentre outros. A concentração será às 15 horas, no trevo da rodoviária. 

Um grupo de indígenas da etnia pataxó, que tem uma pauta própria de reivindicações, também vai realizar um protesto durante a visita de Bolsonaro. Os índios já ocupam os arredores do trevo da rodoviária da cidade./Radar64

Cavalos e éguas são encontrados mortos com marcas de tiro em Nova Viçosa; polícia investiga caso

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cavalos e éguas foram encontrados mortos com marcas de tiros, na manhã desta quinta-feira (21), na Avenida Oceânica, no centro da cidade de Nova Viçosa, no sul da Bahia. 

Já pela tarde, outra égua foi encontrada com marcas de tiros na Praça do Chafariz, no mesmo município. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Viçosa, uma equipe prestou atendimento ao animal, mas ele não resistiu aos ferimentos. 

O órgão municipal disse que o caso foi registrado na delegacia e que os animais foram enterrados em um local apropriado. 

Ainda não há informações sobre a autoria do crime. O caso é investigado pela Polícia Civil./bahiaextremosul

Indígena agredida por policiais durante festa na BA é hospitalizada; PM investiga


A indígena da etnia pataxóHãhãhãe que denunciou ter sido agredida por policiais militares com golpes de cassetetes, durante uma festa na cidade de Pau Brasil, no sul da Bahia, foi hospitalizada. O caso ocorreu na noite de terça-feira (19) e foi registrado em delegacia na quarta (20). Além da Polícia Civil, a Polícia Militar também investiga o caso. 

O momento foi gravado por pessoas que estavam no local e as imagens viralizaram nas redes sociais. Priscila Lima contou que ela e o marido, que não é indígena, foram agredidos após passarem pelos policiais. 

“Eu estava saindo do show, fui tirar umas fotos, encontramos com cinco policiais que iam passando e eu pedi licença para passar e meu marido vinha atrás. Quando eu passei, eles bateram com um cassetete no meu marido por eu ter atravessado a frente deles”, relatou. 

Priscila tentou conversar com os policiais, mas um deles voltou e também a agrediu. “A única coisa que eu lembro é que ele me bateu muito. Eles estão ali para proteger a gente, nós confiamos no policial para proteger a gente, não para agredir dessa forma”, afirmou a indígena. 

Após o ocorrido, ela ficou com hematomas na cabeça, nos braços e nas pernas. O casal passou por exame de corpo de delito, que será usado nas investigações. 

Conforme Douglas Silva, esposo de Priscila, na quinta-feira (21), dois dias das agressões, ela precisou ser levada para o Hospital Municipal de Pau Brasil, apresentando tontura, fortes dores de cabeça e vômito. 

A indígena ficou internada e foi encaminhada, na manhã desta sexta (22), para fazer ressonância magnética na cabeça, em uma unidade de saúde de Itabuna. 

Indígena foi agredida durante festa na BA — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Notas 

Em nota, a Polícia Militar informou que o caso está sendo apurado pela Corregedoria da corporação e disse que o casal foi abordado após arremessar garrafas de vidro no circuito da festa. Ao se aproximarem, os policiais teriam sido surpreendidos com garrafas jogadas na direção da patrulha, o que gerou o início do conflito. 

Um policial teria tido um ferimento na mão e, junto com os dois indígenas, todos foram levados a uma unidade de saúde para atendimento médico e, em seguida, à delegacia. 

A situação motivou uma nota de repúdio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Na quinta-feira (21), o órgão informou que acompanha o caso e que, com base nas imagens, "fica evidente o uso de força desproporcional por parte de alguns policiais militares". A pasta se colocou à disposição da indígena a sua equipe da Coordenação de Políticas para os Povos Indígenas, da Superintendência de Direitos Humanos./bahiaextremosul

No aniversário de 96 anos, Rainha Elizabeth ganha Barbie personalizada

(crédito: Mattel Creations / Divulgacao)

A personalidade mais conhecida do século, a rainha Elizabeth 2ª completou 96 anos nesta quinta-feira (21/4). Londres e o Castelo de Windsor comemoraram com salvas de tiros e uma foto comemorativa ao lado de dois pôneis brancos. Além de monarca britânica, a filha do rei George VI coleciona admiradores por todo o mundo. Por isso, ela ganhou de aniversário uma boneca Barbie lançada em sua homenagem. 

A Mattel, marca fabricante de brinquedos, homenageou a rainha com uma boneca Barbie, usando um vestido marfim com uma faixa azul e sua tiara de casamento, para marcar o jubileu de platina, em comemoração aos 70 anos de reinado, que completa neste ano. O brinquedo, que custa US$ 75 (R$ 346), esgotou em menos de um dia.

 

Boneca Barbie criada em homenagem ao aniversário e jubileu de prata da rainha Elizabeth 2ª(foto: Mattel Creations / Divulgacao)

Elizabeth II recebeu votos de feliz aniversário de ministros do governo britânico e de membros da família real. Após a celebração em Windsor, a rainha foi passar a data em sua propriedade em Sandringham, Norfolk. 

"Uma inspiração para tantos no Reino Unido, na Commonwealth e no mundo, é particularmente especial comemorar neste ano do Jubileu de Platina", escreveram seu neto, o príncipe William, e sua esposa, Kate, no Twitter.

 

Primeiro-ministro Boris Bhonson em viagem à Índia(foto: Agência France Prasse)

O primeiro-ministro Boris Johnson, que está visitando a Índia, divulgou uma mensagem de vídeo na qual diz prestar uma "sincera homenagem" aos "70 anos de serviço dedicado e impecável ao nosso país e à Commonwealth". 

A monarca está cada vez mais distante dos holofotes depois de ser hospitalizada em outubro e de receber ordens para descansar. Ela teve Covid-19 em fevereiro e disse que ficou muito cansada. 


Confira aqui cinco fatos interessantes que o Correio separou sobre a Rainha Elizabeth II que talvez você não saiba./correiobraziliense

SÃO JOÃO NA BAHIA: São João 2022 abre inscrições de projetos das prefeituras para festejos na Bahia

 


O edital de apoio aos municípios baianos na realização de festejos juninos foi publicado na edição desta quarta-feira, 20 de abril, do Diário Oficial do Estado. 

O anúncio da abertura do período de inscrições foi feito pelo governador Rui Costa, na noite de terça-feira, 19. “Depois de 2 anos sem festas juninas, estamos disponibilizando recursos para a realização de eventos em todo o estado. 

Vamos movimentar a economia e a geração de renda nos municípios, além de acabar com a saudade dessa tradição”, escreveu Rui em suas redes sociais. 

O Edital de Seleção Pública para a Celebração de Convênios de Cooperação Técnica e Financeira para a Viabilização do São João da Bahia e demais Festas Juninas foi lançado por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa). 

As prefeituras interessadas têm até 3 de maio para levar a documentação, presencialmente, na sede da Bahiatursa, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, no Protocolo Central, na 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, térreo, Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

O texto com os detalhes sobre o assunto será publicado no Diário Oficial do Estado, na edição desta quarta-feira (20). O edital engloba eventos a serem realizados de 1º de junho a 2 de julho de 2022. 

A Comissão de Avaliação, composta de servidores especialmente designados, selecionará até 145 projetos que poderão ser contemplados com o aporte de recursos financeiros. 

Serão adotados para a seleção critérios como justificativa turística, presença de manifestações culturais tradicionais das festas juninas e estrutura receptiva do município. 

Entre os outros pontos observados para a seleção das cidades estão: inovação da oferta de atrativos e serviços turísticos no município ou território; geração de fluxo turístico; integração da economia local ou territorial com a atividade turística e preservação da identidade cultural e natural local como atrativo turístico. 

De São João a São Pedro 

De volta após dois anos por conta da pandemia, a programação do São João da Bahia em Salvador acontece de 23 de junho a 2 de julho, em Paripe, no Pelourinho e no Parque de Exposições, este último é a novidade de 2022. 

Estakazero, Targino Gondim, Adelmario Coelho, Juliette, Flavio José, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, João Gomes, Safadão e Solange Almeida já estão confirmados na festa promovida pelo Governo do Estado. 

Os festejos começam com o tradicional campeonato de quadrilhas em Periperi, de 16 a 19 de junho. No dia 23, a programação musical será aberta nos três locais: Paripe, Pelourinho e Parque de Exposições. 

No palco do subúrbio, a festa acontece em dois dias, finalizando no dia 24; já no Centro Histórico e no Parque de Exposições, a animação segue até o dia 26 de junho. 

Para festejar a Independência da Bahia, uma comemoração será realizada de 30 de junho a 2 de julho, no Parque de Exposições./ SulBahiaNews/Ascom

Bahia publica edital de concurso com mil vagas para a Polícia Civil


Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição desta quinta-feira, 21 de abril, o edital de abertura de inscrições para mil vagas efetivas na Polícia Civil da Bahia. São 150 para o cargo de Delegado, 150 para Escrivão e 700 para Investigador. A data coincide com o Dia da Polícia Civil, como homenagem a Tiradentes, patrono das polícias civil e militar brasileiras. 

O governador Rui Costa anunciou a novidade em uma publicação nas Redes Sociais. “Lançamos, nesta quinta, mais um edital de concurso para a Polícia Civil. Serão mil vagas para delegados, escrivães e investigadores que irão trabalhar nas novas delegacias que estamos construindo e reformando”, declarou. 

A Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito, também comemorou a notícia. “Vejo com muita satisfação a oportunidade de ganharmos uma renovação e um reforço em nossos quadros, neste que será o segundo certame em um período de quatro anos”, afirmou. 

Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o certame será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e Polícia Civil. 

As inscrições serão realizadas pelo endereço www.ibfc.org.br, entre as 10h do dia 9 de maio e as 23h do dia 7 de junho. O valor da taxa varia de acordo com o cargo pretendido pelo candidato: R$ 140 para Escrivão e Investigador, e R$ 160, para Delegado. Do total de vagas ofertadas, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência e 30% para candidatos que se autodeclararem negros, de acordo com a legislação vigente. 

Para ingresso na carreira de Delegado, é exigido diploma de bacharel em Direito. Para os candidatos aos cargos de Escrivão e Investigador, é necessário possuir diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de conhecimento, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, no mínimo, para os investigadores. Em todos os casos, o diploma do candidato deve ter reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e a carga horária de trabalho semanal é de 40 horas. 

O certame será realizado em Salvador, no dia 24 de julho deste ano e, por causa da pandemia, para fins de prevenção e controle da disseminação da Covid-19, a aplicação das provas seguirá critérios de segurança sanitária. O não cumprimento destes pelo candidato implicará na sua retirada do local de provas e exclusão do concurso público. 

O resultado final do concurso, bem como de todas as suas etapas e informações complementares, serão divulgados no site oficial do IBFC e no Portal do Servidor. Após a homologação, a Polícia Civil irá convocar os candidatos aprovados para realização de exames pré-admissionais e da investigação social e do curso de formação, como indicado em edital. Aqueles que estiverem aptos serão convocados para o curso de formação, promovido pela Polícia Civil./ Sulbahianews

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Criança de 01 ano e 01 mês fica com 100% do corpo queimado após incêndio em barraco em Teixeira: Bebê já foi transferida da UMMI para Salvador



Teixeira de Freitas: A criança Valentina deu entrada na UMMI e já foi transferida de avião para a capital do estado, Salvador. O incêndio aconteceu na tarde da última quarta-feira, 20 de abril, em uma invasão, nas proximidades do Bairro Liberdade II, na cidade de Teixeira de Freitas. 

A Reportagem do Liberdade News foi informada sobre o caso, e conversou com os pais da vítima do incêndio, Valentina de Jesus Melo, de 01 ano e um mês. De acordo com as informação, a mãe de “Valentina” Sueli de Jesus Souza, de 27 anos, não sabe dizer como aconteceu o incêndio. "Moramos em um barraco de madeira, quando percebi o incêndio, corri entrei em meio às chamas e socorri minha filha", explicou. 

"No desespero, minha irmã socorreu a “Valentina” para UMMI - Unidade Municipal Materno Infantil. Minha filha foi bem recebida, está entubada, e sedada, está com 100% do corpo queimado. Não consigo mais falar", disse a mãe, emocionada. O pai da “Valentina” o senhor Manoel Ferreira Melo, de 53 anos, relatou que tem uma unidade de ponto de reciclagem, mas, não foi neste ponto o incêndio, e sim, no barraco de madeira onde mora, e que fica a 20 (vinte) metros da reciclagem. 

"Eu estava chegando com o caminhão, quando vi o incêndio, eu saí pela janela do caminhão para socorrer a “Valentina”. Entrei com fogo e tudo. Na minha cabeça, era só socorrer a menina. Ela não estava mais no local, já tinha sido socorrida. No local estava tudo queimado, uma geladeira, e outros utensílios que ganhamos, em razão das chuvas que caíram em Teixeira, ficou tudo queimado, mas isso não vem ao caso, o importante é a vida da menina", disse o pai. 

"Fiquei chocado com o que vi. Amigos e moradores nos ajudaram a apagar o fogo. Tinha uma pequena piscina, onde as crianças se divertem, aproveitamos toda a água, e conseguimos apagar o fogo. Minha filha foi socorrida para UMMI", acrescentou o pai. Segundo informações, Valentina já foi transferida para um Hospital Especializado em Queimaduras, na capital do estado (Salvador), na noite desta quarta-feira (20), por volta das 20h30, por uma aeronave da SESAB do governo do estado, acompanhada por uma equipe médica, e sua mãe, Sueli de Jesus Souza. 

Os outros 03 (três) filhos do casal estão bem, e estão sendo cuidados por familiares e amigos./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Moradoras de Teófilo Otóni morrem em acidente com Van Escolar na BA 01 em Alcobaça


Um acidente com uma VAN Escolar da cidade Mineira de Teófilo Otoni nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, na BA 01 entre Alcobaça e Caravelas deixou duas vítimas fatais. 

O acidente tipo capotamento aconteceu próximo a Ponte da BA 01 no município de Alcobaça. As vítimas são, Nágila Ornelas Lima, de 53 anos e Iara Calixto Matoso, funcionárias do distrito de Mucuri em Teófilo Otoni. 

Ambulâncias do SAMU de Caravelas e Alcobaça socorreram as vítimas para o Hospital de Alcobaça onde o os óbitos foram constatados./bahiaextremosul

Mildson fez muito bem pedir que o asfalto de Ibirajá chegue à Cachoeira dos Catabrigas.


Fez muito bem o prefeito Mildson Medeiros pedir ao governo do estado que leve o asfalto - que vai ligar a BA-290 ao distrito de Ibirajá – à Cachoeira dos Catabrigas. 

No total, o projeto propõe 19,5 quilômetros de asfalto, com sinalização vertical e horizontal. A rodovia, de acordo com o projeto, terá 7,20 metros de largura e passará por dentro do distrito até chegar à cachoeira. 

Esta cachoeira é o principal ponto turístico do município, especialmente durante o verão, quando famílias se deslocam de várias cidades para passar o dia todo banhando nas água do Rio Água Fria e admirando as belezas naturais. 

O asfaltamento desse trecho até a cachoeira, além de melhorar a mobilidade vai contribuir para o desenvolvimento econômico do município de Itanhém, uma vez que a melhoria das condições de tráfego da estrada deve incentivar o aumento da produção de cachaça, cacau, banana, leite, gado de corte e outros produtos. 

No início desta semana, Mildson Medeiros recebeu o projeto feito pela Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA), para dar subsídio ao processo licitatório das obras de pavimentação do asfalto. Na segunda-feira (18), inclusive, o prefeito falou com o engenheiro responsável pelo projeto. 

O prestígio político que o prefeito vem demonstrando ter junto a Rui Costa e a aliados da Câmara Federal e da Assembléia Legislativa tem, no mínimo, trazido esperança de dias melhores para a população de Ibirajá e, claro, de todo o município de Itanhém./aguapretanews

Professores de Eunápolis, entram em greve por tempo indeterminado; categoria cobra reajuste salarial


Eunápolis: Professores da cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, decretaram greve por tempo indeterminado. Eles cobram da prefeitura reajuste salarial e melhorias nas estruturas das escolas do município. 

A categoria paralisou as atividades na terça-feira (19) e pelo menos 20 mil alunos estão sem aula. Ao todo, são 1.050 professores em greve, entre efetivos e seletivos, lotados nas 40 escolas do município. 

O sindicato que representa os trabalhadores da Educação (APLB) informou que os professores pedem correção de 33,24% nos vencimentos e aumento referente à inflação de 2021. 

Segundo a entidade, os problemas estruturais começaram a ser notados antes da pandemia, em 2020, e se agravaram com os temporais que atingiram a cidade em dezembro do ano passado. 

"Há unidades com problemas nos banheiros, nos telhados. Alguns muros foram derrubados com a chuva, além de terem problemas com a merenda escolar", disse Lindaura Rodrigues, representante da APLB de Eunápolis. 

A prefeitura informou que tenta negociar com a categoria há algumas semanas e propôs reajuste no piso salarial, cujo valor atual é de R$ 3.845 e passaria para R$ 4.200, para quem tem carga de 40 horas semanais. 

Ainda segundo a gestão, a prefeitura tem feito melhorias gradativas nas escolas e tenta contratar novos profissionais, como auxiliares de sala de aula e trabalhadores da área administrativa./G1

Pai é preso suspeito de estuprar as duas filhas no interior da Bahia


Suspeito de estuprar as filhas, de 12 e 15 anos, um homem, de 41, teve o mandado de prisão preventiva cumprido na Delegacia Territorial (DT) de Tabocas do Brejo Velho, na tarde de terça-feira (19). 

De acordo com informações coletadas pela equipe policial, as garotas moravam sozinhas com o pai e fugiam de casa, frequentemente. O abusador, que também já foi preso por furto, vai responder por estupro de vulnerável. 

O responsável pelo pedido da prisão, delegado Paulo Victor Magalhães, relatou que as investigações foram iniciadas a partir de uma denúncia realizada por representantes do Conselho Tutelar, na última quinta-feira. “Apuramos que ele também agredia as garotas e solicitamos a ordem judicial, no plantão da sexta-feira”, pontuou. 

As vítimas foram encaminhadas para atendimento psicossocial, enquanto o criminoso deve seguir para o sistema prisional./bahiaextremosul

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Itamaraju: Comércio funciona no feriado desta quinta-feira, 21; saiba mais


1) O que é a Convenção Coletiva do Trabalho – CCT/2022? Resposta: É um documento elaborado pelo SINDECITA – Sindicato que representa os empregados e pelo SINDCOMÉRCIO – Sindicato que representa os empregadores, ambos do comércio de Itamaraju. Este documento tem o amparo legal da CLT e demais normas da legislação trabalhista e estabelece as relações que envolvem os empregados e empregadores, como por exemplo, o piso salarial e a permissão de funcionamento do comércio nos domingos e feriados. 

2) O comércio em Itamaraju poderá funcionar no dia 21 de abril (feriado de Tiradentes)? Resposta: SIM, a CCT/2022 permite que as Farmácias, Serviços funerários (Categoria 01); Abatedouros e Açougues exclusivamente (Categoria 02); Supermercados, Hipermercados, Mercearias e Hortifrutigranjeiros (Categoria 03); Padarias (Categoria 04); Empresas destinadas ao Comércio de Gás, Água mineral e Bebidas em geral (Categoria 05); E os Demais Estabelecimentos comerciais (Categoria 06 – ver segmentos na pergunta 7); funcionem no feriado do dia 21/04/2022 (quinta feira). 

3) No dia 21 de abril o Comércio poderá funcionar o dia todo (horário habitual)? Resposta: As Farmácias, Serviços funerários, Abatedouros, Açougues exclusivamente, Padarias, Empresas destinadas ao Comércio de Gás, Água Mineral e Bebidas em geral (Categorias 01, 02, 04 e 05), poderão funcionar no horário habitual. Os Supermercados, Hipermercados, Mercearias, Hortifrutigranjeiros e os Demais Estabelecimentos comerciais (Categorias 03 e 06), poderão funcionar somente até as 14:00 horas. 

4) Porque não precisa pagar horas extras aos empregados que trabalharem no dia 21 de abril? Resposta: No dia 21 de abril, não se aplica a exigência de pagamento de horas extras (em dobro), em função da permuta, que proíbe o funcionamento do comércio no dia 16 de junho (Corpus Christi – ponto facultativo), e em contrapartida, permite a abertura do comércio no dia 21 de abril.  Desta forma, como foi trocado um dia em que o comércio poderia funcionar, por um feriado, não há a necessidade de pagamento de horas extras. 

6) Como fica o horário de almoço no dia 21 de abril? Resposta: Fica a critério do empregador, no entanto, neste dia o empregado deverá cumprir no máximo 5h30min de trabalho, sendo proibido a permanência dos mesmos, após o cumprimento deste horário. 

7) Quais são os estabelecimentos da Categoria 06? Resposta: Móveis e eletrodomésticos; Calçados e artigos do vestuário; Bolsas, artigos de viagem e acessórios; Peças e acessórios para veículos (automóveis, caminhões e motos); Papelaria e livrarias; Utilidades domésticas; Materiais de construção; Materiais elétricos; Ferramentas, parafusos e ferragens; Produtos agropecuários e pet; Perfumaria e cosméticos; Equipamentos de informática, celular e acessórios; Concessionárias e revenda de veículos (automóveis, caminhões e motos); Tecidos, cama mesa e banho; Produtos naturais, condimentos e temperos; Bijuterias; Óticas; Relojoarias; Joalherias; Peças e revenda de bicicletas; Materiais esportivos; Instrumentos e outros artigos musicais; Produtos de festas, embalagens, doces e chocolates; Armarinhos, brinquedos e miudezas; Artigos de decoração; Móveis para escritório e equipamentos para lojas; Artigos religiosos, artes e antiguidades; Floriculturas e produtos de jardinagem e demais estabelecimentos comerciais integrantes da base territorial dos Sindicatos Laboral e Patronal convenentes, não constante nas categorias anteriores./Convenção Coletiva de Trabalho – CCT/2022 – Cláusula Sétima e Oitava.

43ª CIPM capacita agentes municipais para a confecção de registro de acidente de trânsito, em Itamaraju.

 


Na manhã desta quarta-feira (20), teve início na sede da 43ªCIPM a instrução de capacitação dos agentes municipais de trânsito para a lavratura do registro acidente de trânsito (RAT). 

O procedimento em questão sempre foi realizado por policiais militares em Itamaraju, porém com a municipalização do trânsito, na forma da Lei Federal n. 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro), seguida da estruturação do município através da criação da sua Superintendência Municipal de Trânsito (SMP), com agentes concursados, a responsabilidade passou a ser do órgão. 

Em acordo com o Superintendente Municipal de Trânsito, Samuel Santa Bárbara Filho, a Major Kelly Ravani, comandante da 43ªCIPM, ao passar a responsabilidade, assumiu o compromisso de proporcionar a instrução teórica e prática necessária à preparação dos agentes para tal missão. A instrução teve à frente o Cabo PM Paulo Sérgio Souza dos Santos, um dos referenciais da unidade em matéria de policiamento de trânsito. 

Os agentes da SMT passarão a confeccionar o RAT apenas nas vias urbanas e rurais do município de Itamaraju, a partir de 1? de maio de 2022. Sendo assim, quando o cidadão vir a se envolver em algum acidente de trânsito deverá acionar os agentes de trânsito através do telefone funcional (73) 98146-2676. 

A Major Kelly Ravani recepcionou os agentes na unidade para a instrução e falou da importância do trabalho que passarão a desenvolver no município assumido mais essa atribuição, o que possibilitará à Policia Militar focar na sua atividade principal que é o policiamento ostensivo de prevenção e repressão imediata de crimes, e que por vezes sofre prejuízo quando uma viatura policial fica por vários minutos atrelada a uma ocorrência de registro de acidente de trânsito.

Três suspeitos morrem durante confronto com a polícia, em Porto Seguro


No começo da noite desta terça-feira, 19 de abril, Policiais Militares do 8° Batalhão, juntamente com guarnições da CIPT-Sul (RONDESP), deslocaram até o bairro Casas Novas, no intuito de averiguarem uma denúncia de intenso tráfico de drogas no local. 

Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais realizavam o cerco a uma edificação, quando foram recebidos por disparos de arma de fogo. Os ocupantes do imóvel passaram a correr desabaladamente, ao tempo em que, novamente, atiravam contra os militares, que por sua vez, revidaram a agressão. 

Cessado o confronto, os agentes da Lei constataram que três homens haviam sido alvejados e, prontamente, socorreram os mesmos para uma unidade médica. Entretanto, eles não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito. 

Na posse dos resistentes, foram apreendidos 265 porções pequenas de cocaína; 01 porção média de cocaína, pesando aproximadamente 100g (cem gramas); 01 submetralhadora, calibre .380; 02 revólveres calibre .38; 02 aparelhos celulares e 02 balanças de precisão./bahiaextremosul

Prefeito de Vereda Manrick Teixeira, focado nas obras e no engrandecimento do seu município.

Estou aqui no Polo Industrial acompanhado da Diretora Executiva do Consórcio Construir Alessandra Barros e do empresário Pollezi. 

Aonde vim acompanhar o andamento da confecção da nova cobertura do GALPÃO do distrito de Cruzeiro do Sul. 

E também a AMPLIAÇÃO DA QUADRA ESPORTIVA Wilfredo da Rocha Nonato na sede que terá sua capacidade de público para os jogos dobrados.

Vamos continuar lutando por uma cidade melhor para todos!

Justiça proíbe Rui Costa de divulgar pesquisa sem registro-


O desembargador Vicente Oliva Buratto, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, proibiu o governador do estado, Rui Costa (PT), de falar sobre dados de uma suposta pesquisa, realizada pelo grupo aliado à atual gestão, e não registrada na Justiça Eleitoral. A liminar saiu nesta terça-feira (19), e Rui terá que prestar esclarecimentos à Justiça por ter divulgado os números em entrevistas para veículos de comunicação. 

O deputado estadual Sandro Régis (UB), líder da oposição na Assembleia, ironizou os números da levantamento. "O DataRui foi proibido pela Justiça. Mais uma vez, o governador demonstra o desespero do seu grupo político. Produziu pesquisa que não pode ser avaliada no âmbito da Justiça Eleitoral, e infringiu a legislação que estabelece o registro de todo levantamento realizado com foco nas eleições deste ano", apontou o deputado. 

Ao questionar o movimento na Justiça Eleitoral, o advogado do União Brasil na Bahia, Ademir Ismerim, enfatizou que todas as pesquisas precisam ser registradas "para que os partidos e o Ministério Público possam tomar conhecimento da metodologia e dos números reais" dos levantamentos. 

Pela decisão do desembargador, todos os veículos que divulgaram os números revelados pelo atual governador da Bahia precisam retirar as matérias do ar. Uma multa diária de R$ 5 mil foi estabelecida para os canais que não cumprirem a decisão./Correio

Redução da taxa de energia vai favorecer pequenos negócios, diz Sebrae

 


A notícia de que a taxa extra aplicada às contas de luz ficará na cor verde até o fim do ano, sem cobrança adicional para os consumidores favorecerá os pequenos negócios, disse ontem (18) a analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio), Aline Barreto. A informação sobre a permanência da bandeira verde foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na semana passada. 

Segundo Aline,  os pequenos negócios foram muito afetados pela pandemia de covid-19. “Com o aumento da energia elétrica, os empreendedores precisaram avaliar se valia a pena repassar o aumento para o consumidor. Essa medida trará alívio para quem empreende”, afirmou a analista do Sebrae. 

Pesquisa feita pelo Sebrae nacional em dezembro do ano passado, com 6.883 empreendedores de todos os estados e do Distrito Federal, composta por 59% de microempreendedores individuais (MEI), 36% de microempresas (ME), 5% de empresas de pequeno porte (EPP), e focada no momento que os pequenos negócios atravessam, constatou que a grande maioria dos empreendedores nacionais tomou medidas para diminuição dos custos com energia elétrica. 

Entre os responsáveis por pequenos negócios entrevistados na pesquisa, 24% evitam usar energia no horário de pico, 4% instalaram painéis solares, 9% trocaram equipamentos antigos por outros mais modernos, 9% inspecionaram a qualidade das instalações elétricas da empresa, 38% orientaram seus colaboradores sobre a importância de gastar menos energia e 31% não tomaram nenhuma medida. 

No estado do Rio de Janeiro, onde se encontram 534 empreendedores do total de 6.883 consultados pelo Sebrae, 29% dos pequenos negócios evitaram usar energia no horário de pico nos últimos meses, 2% instalaram painéis solares, 8% trocaram equipamentos antigos por modelos mais modernos, 9% inspecionaram a qualidade das instalações elétricas da empresa, 36% orientaram seus colaboradores sobre a importância de gastar menos energia e 31% não tomaram nenhuma medida. 

Dicas 

O Sebrae Rio orienta os pequenos empreendedores a investir em aparelhos elétricos econômicos com selo Procel, que categoriza produtos de A a G; substituir equipamentos antigos, fazer revisão nos aparelhos e desligar os que não estão sendo usados; apostar em iluminação natural ou solar; conscientizar funcionários sobre a necessidade de economizar; evitar ligar muitos aparelhos na mesma tomada; observar o horário de uso destes; investir em isolamento térmico; trocar lâmpadas por modelos mais econômicos; buscar orientação especializada e investir em fontes renováveis de energia. 

De acordo com o levantamento do Sebrae nacional, os empreendedores acreditam que a economia só voltará ao normal em 16 meses, ou seja, em abril de 2023. 

Conforme a pesquisa, o momento vivido pelos pequenos negócios é refletido nos seguintes percentuais: 31% estão funcionando como funcionavam antes da crise; 55% passaram por mudanças por causa da crise; 9% tiveram o funcionamento interrompido temporariamente e 5% fecharam de vez./Agência Brasil

terça-feira, 19 de abril de 2022

Bomba: Prefeito de Teixeira envia projeto de lei pedindo R$ 40 milhões emprestados à Caixa e impacto financeiro preocupa Câmara Municipal


Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem recebeu informações nesta terça-feira, 19 de abril, que o prefeito municipal promoveu uma reunião ordinária para tratar de um empréstimo de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais). Na pauta da reunião o prefeito enumerou dezenas de indicações, pedidos de providências, projetos de leis do legislativo e do executivo e projetos de resolução, a maioria voltados para serviços de infraestrutura na cidade. 

O Projeto de Lei n° 02 de 11 de abril, “autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal para financiamento de qualificação viária, incluindo a elaboração de estudos e projetos, construção e requalificação de praças públicas no município de Teixeira de Freitas, e dá outras providências”. Ou seja, o prefeito fez o projeto para contratar R$ 40 milhões de reais, de forma que os recursos provenientes da operação de crédito a que se refere a lei deverão ser consignados como receita no Orçamento, ou em créditos adicionais. 

O prefeito mandou à Câmara Municipal, junto ao Projeto, uma Mensagem n° 002, da mesma data, encaminhando o Projeto e justificando que apenas 40% dos trechos urbanos são pavimentados, e que essa linha de crédito visa atender a essa carência do município, dentre outras necessidades de infraestrutura como construção de praças e requalificação de estrutura existentes, inclusive, atendendo a indicações dos próprios vereadores. 

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, o vereador Joris de Gel já havia feito um requerimento ao Prefeito Marcelo Belitardo, solicitando informações sobre os R$ 22 milhões de reais que o ex-prefeito municipal, Temóteo Alves de Brito, havia deixado nos cofres municipais, fruto de outro empréstimo de R$ 30 milhões, cujo pagamento da dívida começa esse ano. Segundo o edil, dos R$ 30 milhões, Temóteo utilizou R$ 8 milhões. Agora, o prefeito não justificou onde empregou os R$ 22 milhões e já está pedindo novo empréstimo de R$ 40 milhões. 

“Temóteo deixou 22 milhões e este empréstimo começará a ser pago agora em maio. E o prefeito já está pedindo mais R$ 40 milhões, olha o impacto financeiro disso. O Projeto de Lei do prefeito será lido hoje, na sessão da Câmara Municipal. Será lido e encaminhado para as comissões. Depois será votado”, explicou Joris de Gel./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.