Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 20 de julho de 2013

20 DE JULHO: DIA DO AMIGO

Segundo as definições do Dicionário Aurélio, amigo é aquele ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade. Amizade, portanto, é um sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual.

Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. No decorrer da vida, nós desfrutamos da companhia de diferentes tipos de amigos. Os amigos de nossa infância, dos quais nós podemos lembrar vagamente. Os amigos da escola. O 'melhor' amigo da adolescência. Colegas que encontramos no serviço. Amigos com os quais compartilhamos bons momentos. Companheiros de farra.

À medida que envelhecemos, um amigo com o qual podemos tomar café juntos, enquanto conversamos ou fazemos outro tipo de atividade. Mas existem também relações de amizades entre outros tipos de pessoas de outras regiões, seja por via Internet, onde amizades surgem para suprir um vazio existente ou para descobrir outro mundo, além do seu, ou laços de amizades feitos por pessoas de outras cidades ou regiões, que se conheceram pessoalmente e que preservam, por muito tempo ou por consistência, esse sentimento.

Portanto, hoje, em comemoração ao Dia da Amizade, celebre a data com o amigo por perto; ou se está longe, faça um contato, por mais breve que seja, e reacenda os laços que os unem de amizade, de respeito. Que seu amigo saiba e sinta o quanto você o considera, o quanto você o ama como amigo.

COMO SURGIU A DATA

A origem do Dia Internacional da Amizade é controversa. Isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a idéia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos. Entretanto, acredita-se que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo histórias contadas na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra. Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.

A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, devagarzinho, acabou sendo adotada em outras partes do mundo.

OS MILAGRES DA AMIZADE

A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio.
A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração.
A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio.
A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho.
São dois cérebros e quatro braços agindo.
A amizade diminui a distância.
Embora longe, o amigo é alguém perto de nós. A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhado, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida.
A amizade coloca música e poesia na banalidade do cotidiano.
A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.
O amigo é a outra metade da gente.
O lado claro e melhor.
Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos.
O amigo revela, desvenda, conforta.
É uma porta sempre aberta, em qualquer situação.
O amigo na hora certa é o sol ao meio-dia, estrela na escuridão.
O amigo é a bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação.
O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera num coração.
Autor: Roque Schneider


HOMENAGEM À AMIZADE

Não esconda nunca o quanto você valoriza seu amigo.

Embora você ache que ele saiba o quanto o estima, nunca é demais palavras e atitudes de carinho.

Elas sempre são e serão bem vindas, palavras doces não dão diabetes, fique sossegada.

Quem tem Amor no coração, sempre entenderá o valor da Amizade!

Ele nunca é cobrado, é doado em carinhos sem fim, generosidade que sai naturalmente, sem que se perceba.

Tudo que é natural assim como a natureza, deve sempre ser homenageado, não existem datas especiais para se falar quanto amamos nossos amigos.

A mão estendida não é pedida, ela estende automaticamente, pois conhece as necessidades, falam alto as compatibilidades.

Hoje quis homenagear minha amiga, escrever para que você saiba o quanto é importante para mim!

Mesmo que te diga sempre, nunca será suficiente, amizade verdadeira não se descreve, ela é sentida de tantas coisas boas e amor sem fim.

As pessoas especiais são aquelas que têm a habilidade de dividir suas vidas com os outros.

Elas são honestas na palavra e nas atitudes, são sinceras e compassivas e sempre dão por certo que o amor é parte de tudo.

As pessoas especiais são aquelas que têm habilidades para doar aos outros e de ajudá-los com as mudanças que surgem em seus caminhos.

Elas não têm medo de ser vulneráveis; elas acreditam que são únicas e têm orgulho em ser sinceras e reais.

As pessoas especiais são aquelas que se permitem os prazeres de estar próximo aos outros e se importam com a felicidade deles.

Elas vieram para entender que o amor é o que faz a diferença na vida.

As pessoas especiais são aquelas que realmente tornam a vida mais bela.

Seja sempre uma pessoa especial na vida de alguém.

AMIZADE

É difícil e raro encontrar um amigo fiel, um amigo de verdade. Mas existem algumas regras que podem nos ajudar a conquistar e preservar uma amizade preciosa.

Regra número 1: Se quiserem ter amizades longas, procurem ter memória curta.

Regra número 2: Se procurarem amigos sem defeitos, não terão nenhum amigo.

Regra número 3: Seu melhor amigo é aquele que traz à tona o que há de melhor em você.

Regra número 4: Um amigo é alguém que compreende seu passado, acredita em seu futuro e o aceita hoje, do jeito que você é.

Regra número 5: A amizade não deve ser vista como algo que recebemos e sim como algo que oferecemos.

Regra número 6: É bom ter um amigo para compartilhar as tristezas; mas é indispensável ter um amigo para compartilhar as alegrias.

Regra número 7: Ninguém é tão auto-suficiente que não precise de um amigo.

Não há maior riqueza no mundo, do que ter bons amigos.

Mas não nos esqueçamos que: para se ter um amigo, é preciso ser um bom amigo.

Muita gente se esquece, mas a amizade é uma estrada de duas mãos.

O nosso site JUCURUNET deseja aos nossos amigos muita saúde.  

Transexual, estudante questiona 'relevância' de órgão reprodutivos: 'Sou uma mulher lésbica'

Transexual, estudante questiona 'relevância' de órgão reprodutivos: 'Sou uma mulher lésbica'
Estudante de música da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a transexual Beatriz Calore, de 22 anos, fez cirurgia facial para afeminar os próprios traços e toma hormônios femininos há um ano. Em conversa com o Bahia Notícias, ela explicou que as mudanças para aproximar o próprio corpo ao do sexo oposto querem atender à sua identidade e orientação sexuais. “Sou transexual, mas a parte reprodutiva é irrelevante. Sou uma mulher lésbica”, classificou Beatriz, que prefere ter o nome masculino omitido. Ela acrescenta que tem vontade de fazer cirurgia de mudança de sexo em breve, mas não no Brasil, e sim na Tailândia, onde poderia fazer o procedimento com menos perda do tecido nervoso. A universitária conta que encontrou, de maneira geral, aceitação dos seus amigos e da maioria das pessoas da própria família. “Alguns entenderam melhor e outros têm dificuldade de lidar. Tem alguns que tratam como se não tivesse acontecido nada: para bem ou para o mal”, definiu. Beatriz acredita que o preconceito existe também dentro da comunidade LGBT. “As pessoas acham que os transexuais estão denegrindo a imagem dos gays, que deveriam se comportar de maneira contida para serem respeitadas. Acho que não existe isso, cada um tem que ter liberdade para ser o que é”, comparou. Ela avalia que as denominações “transexual” e “travesti” são carregados de distinções socialmente ligadas a desigualdades econômicas.  “O termo travesti está mais carregado de preconceito. De acordo com o que as pessoas pensam, travesti seria um transexual de classe mais baixa que não teria melhor opção no mercado de trabalho do que se prostituir. Acho que a diferença é mais social do que de identidade”, afirma.
O antropólogo baiano e pesquisador de sexualidade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Ailton Santos explica que as duas categorias, assim como outras criadas no âmbito científico, social ou político, distinguem da seguinte maneira: transexuais seriam pessoas que, independente da anatomia, veem a si mesmo como o sexo oposto; já os travestis, aquelas que gostariam de viver e ser vistos pelos outros como mulheres. Porém, segundo ele, as classificações de identidade não dão conta da multiplicidade existente. “A ciência dispõe de pouca tecnologia nesse sentido. A identidade de gênero, como penso, independe totalmente da anatomia. Quando se tenta entender a transexualidade, fica arraigada com as questões da heterossexualidade normativas”, compara. O pesquisador acredita que a aceitação da diversidade sexual na Bahia, estado com altos índices de homofobia, com balanço de até 15 mortes provocadas em 2012, ainda tem muito a desejar. “Um sujeito que não vive com a sexualidade dominante enfrenta muito preconceito. Sem falar no custo social. Eles tem que ser o melhores em diversos setores na vida para poder serem aceitos”, avaliou. 

Honorários advocatícios cobrados na Bahia estão muito aquém do tabelado, apontam advogados

Honorários advocatícios cobrados na Bahia estão muito aquém do tabelado, apontam advogados
O Direito, junto com a Medicina e Engenharia, sempre foi visto como uma profissão de carreira sólida, com garantia quase que eterna de bons rendimentos e estabilidade financeira. Quem decidia pela Advocacia, profissão considerada pela Constituição Federal como indispensável para a administração da Justiça, parecia ter escolhido o caminho do sucesso. Porém, nos últimos tempos, desde que houve uma expansão da oferta de cursos superiores de Direito no Brasil, os advogados, principalmente os iniciantes, se deparam com um grande problema: a cobrança dos honorários advocatícios – valor do serviço. De acordo com advogado Igor Tupinambá, que atua na área empresarial, os jovens advogados, primeiro, precisam superar a barreira da inserção no mercado de trabalho, e depois, para conquistar o cliente, precisam flexibilizar os honorários, o que, por vezes, acaba banalizando os valores cobrados.

“Nosso trabalho é imaterial. É um trabalho bem artesanal. Principalmente a advocacia de quem ta começando, que não é aquela de massa, de lidar com grandes empresas. Por ser esse trabalho artesanal, que demanda tempo, às vezes, para um cliente, fica difícil mensurar o tempo que o advogado despende em favor do processo dele e quantificar isso monetariamente”, afirma. Aliado a isso, Tupinambá diz que outro fator que pesa na hora de cobrar os honorários é o fato da Justiça baiana ser conhecida pela morosidade. O causídico ainda diz que é preciso rever os valores apontados na tabela de honorários da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA). Ele afirma que a tabela está “altamente defasada” comparada aos estados do Sul e de São Paulo.

O advogado Diogo Meireles, que atua na área trabalhista e cível, afirma que a questão está em chegar a um valor acordado em que o cliente esteja disposto a pagar. “Os valores cobrados atualmente estão muito aquém do estipulado no site da OAB-BA”. Ele defende uma fiscalização maior da Ordem baiana para evitar esse tipo de prática entre a classe e criação de uma campanha de politização dos advogados para que valorizem seus honorários. Assim como Diogo, Igor também aponta que é preciso criar filtros mais eficazes para os profissionais que entram no mercado. “Hoje em dia, as faculdades ensinam o aluno a passar no Exame da OAB. Não dão conhecimento jurídico ao aluno para entrar no mercado. As faculdades pecam muito por não ter um sistema de prática jurídica eficiente, que ensine o advogado”, destaca Igor.

A advogada trabalhista Juliana de Caires vivencia os problemas dos honorários bem de perto. “Quando o cliente traz o problema para gente, costuma-se dizer que o advogado faz milagres. Depois que a gente resolve o problema, o advogado vira ladrão”, assevera. “Ele começa a reclamar do valor que já foi estipulado anteriormente”, frisa. Outro problema que os advogados ainda enfrentam, segundo ela, e que costuma ser uma prática recorrente na Justiça Comum, é o juiz expedir o alvará no nome do cliente. 

“E aí para você conseguir receber seu valor, fica difícil. Você não vai conseguir nunca”, afirma. Juliana acredita que para cobrar os honorários advocatícios “basta cumprir a lei”. “Os órgãos da Justiça tem que cumprir a lei”, sentencia Juliana, inclusive, os próprios advogados. Para ela, a Ordem baiana pode ajudar a valorizar os honorários a partir de diálogos com os órgãos judiciais para que os alvarás sejam emitidos no nome dos advogados. Sobre os valores descritos na tabela da OAB-BA, Caires considera que está dentro dos parâmetros mínimos, e que é razoável. 

Juliana diz ainda que existem três profissionais que você nunca deve contratar pelo menor preço: médico, dentista e advogado. “No final das contas, você pode ter muita dor de cabeça”, afirma. Por fim, Igor Tupinambá diz que as condições de trabalho dos advogados, hoje, não são a ideais, e que “a sociedade ainda não percebeu a importância do advogado para ela”. O Bahia Notícias tentou falar com o presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB-BA sobre o que pode ser feito para valorizar os honorários, mas não obteve sucesso.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Brasil e Argentina celebram acordo de intercâmbio de médicos

Brasil e Argentina celebram acordo de intercâmbio de médicos
Brasil e Argentina vão estimular o intercâmbio entre médicos dos dois países. A iniciativa foi sacramentada em acordo feito pelo Ministério da Saúde brasileiro com o governo argentino para facilitar e incentivar um maior trânsito de médicos, estudantes e outros profissionais da saúde dos dois países. 

Na pauta, é destacado o compromisso para fins de estudos científicos, mas também é cogitado o reconhecimento mútuo de diplomas para o exercício profissional de médicos nos dois países sulamericanos. 

"Somos um país de dimensões continentais, com mais de 5,5 mil municípios, dos quais 70% tem dificuldades para contratar profissionais da saúde", afirmou o secretário Mozart Sales, sinalizando a possibilidade de trabalho, em nota divulgada pelo Ministério da Saúde argentino. Informações do G1.

Hospitais universitários baianos receberão R$ 3,7 mi

Hospitais universitários baianos receberão R$ 3,7 mi
O Ministério da Saúde investirá R$ 3,7 milhões em duas unidades hospitalares da Universidade Federal da Bahia: o Hospital das Clínicas e a Maternidade Climério de Oliveira, pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação (MEC). 

O valor se refere à primeira parcela de R$ 100 milhões liberados nesta sexta-feira (19) por meio da Portaria 1464/2013 para os 45 hospitais universitários federais vinculados ao MEC e que integram o Rehuf. Até o final deste ano, a pasta destinará o total de R$ 560 milhões para esse grupo de unidades hospitalares. 

O incentivo é destinado ao custeio de atividades assistenciais e de ensino (R$ 460 milhões), obras, reformas e a compra de equipamentos (R$ 100 milhões), para a melhoria da estrutura dessas instituições.

Netinho caminha pelos corredores do hospital

Netinho caminha pelos corredores do hospital
O cantor Netinho continua com boa recuperação do problema vascular que atingiu seu abdômen e o mantém internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 24 de abril.

Cinco bandidos assaltam motorista, e levam o caminhão da vítima na BR-101

Cinco Bandidos armados, tomaram de assalto na BR-101, um caminhão modelo Mercedes Benz 2426, cor branca, de placa policial EVO-9954, licenciado em São Bernardo do Campo-SP, na manhã desta sexta-feira (19), próximo ao Rio do Sul, território do município de Vereda.

O motorista do caminhão, identificado por Jorge Santos Machado, de 52 anos, relatou que um dos bandidos o levou para um cafezal próximo ao distrito de Campo Alegre, município de Itamaraju e o abandonou.

O caminhão estava transportando um material de papel gráfico e seguia sentido a cidade de Itamaraju.

Um Boletim e Ocorrência (B.O) foi registrado na Delegacia de polícia Civil de Itamaraju. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

Dia Nacional do Futebol


Dia 19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol.

A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.

As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de dezessete.

Em 1885 o esporte passou a ser profissionalizado, estimulando o aumento de sua prática, sua evolução técnica e tática. Em virtude de sua popularização por todo o mundo, foi criada uma organização internacional a fim de coordenar os interesses voltados para o esporte, a FIFA - Federação Internacional de Futebol Association.

A origem do esporte se deu por volta dos anos 2.600 a.C, na China, onde era praticado por oito jogadores em cada time, num campo de quatorze metros.

Dentre as modalidades futebolísticas temos o futebol de campo, o futebol de quadra (também conhecido como futsal ou de salão) e futebol de areia (ou beach soccer), cada um com suas regras específicas. Outra forma de jogar é o futebol de botão, feito num tabuleiro e jogado por duas pessoas, mas reproduzindo as mesmas regras.

As competições de futebol acontecem no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. Alguns campeonatos ainda são subdivididos em série A e B, primeira e segunda divisão.

Os campeonatos estaduais são disputados por times das cidades que compõem cada estado, podendo ter mais de um time por cidade. Essas disputas são muito acirradas e muitas vezes as mais violentas, pois as torcidas se encontram nas ruas.

Os campeonatos nacionais são disputados por times que representam os estados, de onde saem os campeões do país. Nessas competições temos o Brasileirão e a Copa do Brasil.

As disputas internacionais acontecem a cada ano, como a Libertadores da América, sul-americano, Mundial do Japão, liga dos Campeões, além dos campeonatos italiano, espanhol e vários outros. 

O campeonato mais importante mundialmente é a Copa do Mundo, realizada de quatro em quatro anos. Com ela, acontece também a Copa das Confederações, a fim de aquecer os times que participarão da copa do mundo.

OAB-BA critica liminar que suspende criação de TRFs

O conselheiro federal Maurício Vasconcelos, representante da Bahia na comissão nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que acompanha a criação das novas sedes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), afirma que a seccional baiana recebeu a notícia da liminar que suspende a construção das cortes com espanto.

Nesta quarta-feira (17), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, suspendeu a criação dos novos tribunais até que o plenário da Casa tome uma decisão sobre o assunto. As cortes seriam construídas em Salvador, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus. O STF está em recesso que só terminará no dia 31 de julho. O defensor afirma que há vários pontos questionáveis na medida.

Vasconcelos criticou o fato de ter sido Barbosa a conceder a liminar, já que ele já havia se posicionado publicamente “de forma deselegante” contra a criação das novas sedes. Na opinião do causídico, também não pegou bem Barbosa tomar essa atitude em regime de urgência.

“Essa Adin [ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Associação Nacional de Procuradores Federais que  resultou na liminar] foi distribuída para o ministro Luiz Fux. O STF está de recesso e não havia nenhuma urgência para que essa liminar fosse aprovada. O Superior Tribunal de Justiça (STJ)  ainda vai mandar o projeto de lei para regulamentar a criação dos tribunais para o Congresso.

Isso só está previsto para o mês de dezembro. Ele [Barbosa] decidiu isso enquanto plantonista e ele poderia aguardar que o Luiz Fux decidisse”, argumentou, em entrevista ao Bahia Notícias. Já em relação às medidas que a Ordem irá tomar para reverter a situação, o conselheiro diz que não há nada decidido ainda.

“Essa decisão terá que ser tomada pela comissão. Nós ainda não tivemos uma reunião, mas provavelmente vamos intervir no processo, só não sabemos ainda de que forma”, explicou. Vasconcelos também disse que há necessidade implantação de um TRF no estado. “Esses tribunais, sobretudo o da Bahia, são muito importantes.

O TRF1 [que cuida das demandas jurídicas federais da Bahia e de mais 12 estados] está agigantado e só tem 27 juízes para julgar essas causas todas. A OAB é favorável a implantação dos tribunais. Essa matéria passou 10 anos no Congresso, não foi algo que aconteceu do dia para a noite”, relatou.

Dados do Brasil: Bahia tem 11 cidades com mais mortes de jovens; Teixeira de Freitas supera Eunápolis e Salvador

noticia_100101
Dos 30 municípios do País com as maiores taxas de homicídios de jovens em 2011, onze são baianos. No topo do ranking nacional está Simões Filho (Grande Salvador), com taxa de 378,9 (por 100 mil habitantes). 

Os dados são do estudo Mapa da Violência – Assassinato de Jovens, realizado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça, e que é publicado oficialmente nesta quinta-feira, 18.

No estudo anterior, divulgado em março deste ano, Simões Filho apresentava índice de 141,5 homicídios por 100 mil habitantes, já no primeiro lugar no ranking dos municípios com mais de 20 mil habitantes (sem especificar a idade) com as mais altas taxas de homicídios em 2010.

O estudo atual leva em consideração 100 municípios do País de população com mais de 20 mil jovens (15 a 24 anos). Entre os 30 primeiros, não há cidades do Rio de Janeiro nem de São Paulo. Alagoas (5); Pará e Paraíba (3 cada); Espírito Santo, Goiás e Minas Gerais (2 cada); Pernambuco e Paraná (1 cada), completam a lista.

noticia_100101

Na Bahia, Lauro de Freitas está em 8º lugar, seguida de Porto Seguro (9º), Itabuna (11º), Camaçari (16º), Teixeira de Freitas (17º), Eunápolis (23º), Alagoinhas (24º), Valença (25º), Ilhéus (29º) e Salvador (30º).

Por meio da assessoria, a Secretaria da Segurança Pública informa que não comenta os dados porque não teve acesso ao estudo. Mas destaca que crimes contra a vida na capital tiveram redução de 14%, de janeiro a maio de 2013, em relação ao mesmo período de 2012. Na região metropolitana, aponta redução de 26,3% no comparativo dos mesmos períodos.

Em cidades como Lauro de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde foram instaladas bases comunitárias de segurança, a SSP informa que “índices de violência reduziram em cerca de 15%”.

Ainda segundo a SSP, as reduções foram fruto do “trabalho das polícias Militar, Civil e Técnica, e da execução das ações do programa Pacto Pela Vida, como a implantação de 12 bases comunitárias de segurança e do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP)”.

Pesquisador – “Isto demonstra fragilidade do nosso sistema de segurança e da justiça. Dizer que é por causa do tráfico não pode ser justificativa. Tem que investigar mais a fundo”, opina o pesquisador do Programa de Gestão e Estudo de Segurança Pública da Universidade Federal da Bahia, coronel Antônio Jorge Ferreira.

Questões hormonais e psicológicas da juventude, aliadas à fragilização de controles sociais (família, escola, religião) são apontadas por ele como razões para homicídios de jovens.

Apesar de figurar no topo por dois estudos consecutivos, Simões Filho teve redução nos assassinatos, de 102 em 2010, para 86 em 2011.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Polícia Federal deve investigar possível sabotagem ao ‘Mais Médicos’

Polícia Federal deve investigar possível sabotagem ao ‘Mais Médicos’
Depois de receber denúncias de que grupos de médicos estariam em mobilização via redes sociais para inviabilizar o Programa Mais Médicos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, encaminhou pedido à Polícia Federal para que o órgão acompanhe o processo de inscrições. 

O objetivo é confirmar se há intenção de sabotagem. Segundo a pasta, a mobilização serviria para gerar um alto número de inscrições e, em seguida, provocar desistência em massa, com a intenção de atrasar o cronograma do programa. 

A Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) também vai entrar em contato com todos os profissionais que já se inscreveram no programa. Uma análise dos cadastros será feita para verificar inconsistências, como, por exemplo, outros vínculos trabalhistas incompatíveis. 

Questionados sobre o possível boicote, tanto o Conselho Federal de Medicina quanto a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) afirmaram desconhecer tal atitude. Lançado na semana passada, o Mais Médicos tem como objetivo levar médicos para atuar por três anos na periferia das grandes cidades, nos municípios do interior e naqueles mais distantes, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. 

A remuneração anunciada é em forma de uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo governo federal. A iniciativa prevê ainda a criação de mais vagas de graduação em medicina, de residência médica e de mais unidades de saúde. 

Cientistas criam bisturi ‘inteligente’ que identifica tecido com câncer

Cientistas criam bisturi ‘inteligente’ que identifica tecido com câncer
Um bisturi “inteligente” com capacidade para detectar em fração de segundos se o tecido cortado é cancerígeno, ou não. 

O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores do Imperial College, em Londres, e vai permitir que se evitem cirurgias adicionais para remover novos pedaços de tumores. 

Com a descoberta, os cientistas consideram que as cirurgias serão mais efetivas e precisas no futuro. O novo bisturi iKnife vai analisar, no mesmo instante em que estiver sendo usado, a fumaça emitida pelo corte do tecido e compará-la com um acervo de “impressões digitais” biológicas de tumores e de tecidos saudáveis. 

Com previsão de mais dois a três anos de estudo, a nova ferramenta deve ser inicialmente submetida aos trâmites regulatórios, para depois ser vendida.

Aneel prevê universalização de energia elétrica na área rural até 2018

Aneel prevê universalização de energia elétrica na área rural até 2018
A universalização da energia elétrica na área rural deverá ser atingida até 2018, caso as empresas distribuidoras cumpram o que está previsto na Resolução 563 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União. 

As metas anunciadas não se referem a regiões remotas atendidas por sistemas isolados, que terão prazos e procedimentos a serem estabelecidos em resolução específica. 

Ao universalizar o serviço, o governo federal pretende garantir o acesso à energia elétrica para domicílios, centros comunitários de produção e escolas do meio rural. 

Para isso, estipulou prazos para as distribuidoras levando em conta o atual Índice de Atendimento (IA) – razão entre o número de domicílios com fornecimento de energia e o número total de domicílios, estimado pelo Censo 2010. 

Municípios do extremo sul realizam confrerências para debater cultura

Conferência de Itamaraju está agendada para 23 de julho

Os municípios do extremo sul da Bahia estão realizando as Conferências Municipais de Cultura, com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”. Coordenados pela Secretária de Cultura da Bahia (Secult-BA), os encontros começaram por Teixeira de Freitas, no último sábado, dia 13 de julho, e seguem até 02 de agosto, quando acontece a última conferência da região, em Ibirapuã. Em Itamaraju, o evento está agendado para a próxima terça-feira, dia 23.  

Segundo o representante territorial da Secult no extremo sul, Junieques Santos, “as conferências tem objetivo de promover a institucionalização da cultura, estimulando os municípios a aderir ao Sistema Estadual e Nacional de Cultura, além de ser o momento de realizar um diagnóstico da situação do Sistema Municipal de Cultura, com a elaboração de um plano de ações estratégicas e ainda realizar um planejamento, buscando assim a implementação do Sistema Municipal de Cultura”.

Ainda segundo Junieques, nas Conferências Municipais haverá eleição de delegados para representar os municípios na etapa da Conferência Territorial, que acontecerá nos dias 02 e 03 de Setembro na cidade de Itamaraju, ocasião em que cada município poderá eleger um delegado para fazer a representação na Conferência Estadual que será realizada na cidade de Alagoinhas.

Hino Oficial de Jucuruçu completou seis anos de existência


Nesta quarta feira 17/07 - os alunos professores e a prefeita Uberlândia Pereira, prestaram uma super homenagem ao Sr. Hildeberto Gomes Onofre (Dinho) pela a criação composição letra  melodia e autoria do Hino Oficial de Jucuruçu.

O Hino de Jucuruçu completou seis anos de existência. Veja como tudo começou.

No dia 17/07/2007 foi sancionada a lei municipal de nº 233, onde oficializou o Hino de Jucuruçu, com a composição da letra e melodia do Sr. Ildeberto Gomes Onofre.

O município de Jucuruçu veio ter o seu Hino oficial depois de 19 anos de emancipado.

A escolha do Hino oficial de Jucuruçu foi feita através de um concurso organizado pela então secretária de Educação Josefina Rodrigues (mais conhecida por Vanda), juntamente com o poder legislativo no mandato do prefeito Dola, no segundo semestre de 2007 em meados do mês de junho.

Várias composições foram entregues, mas após uma minuciosa avaliação feita por jurados para a escolha do Hino a Comissão Julgadora avaliou o conteúdo dos áudios e os aspectos técnicos dos sentidos das letras inscritas.

Levou-se em conta principalmente os critérios de qualidade musical das composições que abrangeram a história do município, a poesia, criatividade, musicalidade, originalidade, inovação, autenticidade e a adequação à linguagem que deveria estar ao alcance de todos os munícipes.

Já os trabalhos finais que deram arranjos artísticos nas letras para produção do Hino Oficial, ficaram por conta da equipe do produtor Patrik Junior, do Studio Trilhamix Áudio Digital, de Teixeira de Freitas.

 O Hino escolhido foi o do funcionário público Hildeberto Gomes Onofre, conhecido como "Dinho", servidor da Câmara Municipal, que fez a composição da letra e da música.

Conheça o Hino de Jucuruçu:

Tem nos vales e montes a certeza do seu progresso
O solo tem a riqueza e a beleza do universo
O verde que te rodeia também semeia a esperança
Aos filhos dá a certeza e mais que isso a confiança
Oh! Jucuruçu! Oh! Jucuruçu! Assim és tú
De terreno fértil, de campo aberto e céu azul

Oh! Jucuruçu! Oh! Jucuruçu! Assim és tú
De terreno fértil, de campo aberto e céu azul


Orvalho resplandecente, traz no seu brilho nosso sonho
E mais do que ser seus filhos, somos amigos do seu campo
Oh! Terra hospitaleira tu tens um berço acolhedor
No leito do seu rio, há doce mel como mel da flor
Oh! Jucuruçu! Oh! Jucuruçu! Assim és tú
De terreno fértil, de campo aberto e céu azul

Oh! Jucuruçu! Oh! Jucuruçu! Assim és tú
De terreno fértil, de campo aberto e céu azul

Seu belo horizonte condiz com sua beleza

No alto dos seus montes a expressão da natureza
Sua manhã é linda acendendo o brilho do sol
Que doce ouvir os pássaros cantando no arrebol
Oh! Jucuruçu! Oh! Jucuruçu! Assim és tú
De terreno fértil, de campo aberto e céu azul

Oh! Jucuruçu! Oh! Jucuruçu! Assim és tú
De terreno fértil, de campo aberto e céu azul.


Criação composição letra melodia e autoria do Hino Oficial de Jucuruçu. Hildeberto Gomes Onofre (Dinho).

Parabenizamos  o Sr. Hildeberto Gomes Onofre por esse grande presente ao município de Jucuruçu.

Justiça suspende atividades da BBom e bloqueia cadastros

A Justiça Federal de Goás determinou a suspensão das atividades da empresa de rastreadores de veículos BBom e o bloqueio do cadastro de novos associados. A decisão é da juíza federal substituta da 4ª Vara Federal de Goiânia, Luciana Laurenti Gheller, que no dia 10 de julho já havia determinado a indisponibilidade dos bens da empresa e de seus sócios por "robustos indícios" de pirâmide financeira, prática ilegal no país. Segundo o despacho da juíza, "há evidências" de que o negócio trata-se de "pirâmide financeira". "Essa atividade desenvolvida pela empres,a aparentemente ilícita, merece ser suspensa, não devendo a liminar, contudo, atingir outras eventuais atividades desenvolvidas pela empresa", escreveu a magistrada.

Em nota, a BBom informou que "está tomando as providências judiciais cabíveis para retirar todo e qualquer impedimento às suas atividades" e diz estar "à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos que forem solicitados". A BBom sempre negou irregularidades ou a prática de pirâmide e se identifica como "empresa especializada em canal de vendas direta e marketing multinível". A decisão liminar (provisória, ainda cabendo recurso), determina a "imediata suspensão" das atividades desenvolvidas pela empresa Embrasystem, conhecida conhecida pelos nomes fantasia BBom e Unepxmil, e proíbe o cadastro de novos associados bem como a captação de recursos financeiros junto aos associados que já integram a rede, "incluindo a percepção das mensalidades cobradas"

A juíza federal determinou ainda que a empresa publique em suas páginas na internet o seguinte comunicado: "Por ordem da Justiça Federal, a BBOM está impedida de receber a adesão de novos associados, seja através de seus sites, seja através dos sites de seus associados, bem como de receber as mensalidades cobradas dos associados já admitidos no sistema".

A Justiça fixou o prazo de 48 horas para o cumprimento da decisão, sob pena de aplicação de multa de R$ 100 mil por dia de atraso.

A suspensão da inclusão de novas associados à BBom, a exemplo do que também ocorreu com a Telexfree, foi um pedido da força-tarefa formada pelos Ministérios Públicos Federal e Estaduais para investigar a suspeita de pirâmide financeira.

"Esta decisão interrompe as atividades da empresa, proíbe novos cadastramentos e reforça a constatação de que se trata de uma pirâmide", disse ao G1, o promotor de Goiás Murilo de Moraes e Miranda, um dos autores da ação, lembrando que um inquérito criminal ainda está em andamento.

O promotor, que também é presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), informa que estão sendo investigadas no país, além da BBom e da Telexfree, outras 16 empresas por suspeita de pirâmide.

Segundo a procuradora da República Mariane Guimarães, os bloqueios servirão para ajudar as pessoas que entraram na rede a reaver o máximo possível do dinheiro investido. “O nosso objetivo é evitar novas vítimas. O consumidor precisa ficar atento, principalmente com a proliferação desses esquemas com a ajuda da Internet e das redes socais, bem como dessas promessas de ganho de muito dinheiro sem ter que vender um produto ou serviço real", afirmou, em comunicado.

Educação de Salvador: MP investiga outro convênio com 'inúmeras de irregularidades'

Educação de Salvador: MP investiga outro convênio com 'inúmeras de irregularidades'
Se não bastassem as diversas irregularidades apontadas no pacto de R$ 30 milhões entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Fundação Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (FEA), o Ministério Público Estadual tem novos documentos em mãos sobre outro convênio entre as entidades. Em entrevista ao Bahia Notícias, a promotora de Justiça Rita Tourinho rebateu uma a uma as defesas do titular da Smed, João Carlos Bacelar (PTN), e garantiu que há outro contrato irregular, com “valor muito maior”. “Existe outro convênio da secretaria com a FEA há muito mais tempo, que está sendo contestado e o Ministério Público já detectou inúmeras de irregularidades, sendo que o valor é muito mais alto do que R$ 30 milhões”, disse a promotora, sem isentar a Ufba da responsabilidade. Nesta quarta-feira (17), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) condenou Bacelar e o ex-prefeito João Henrique (PP) a devolverem R$ 770 mil por firmarem um acordo de terceirização "irregular", considerado “extremamente genérico e amplo”, para a rede municipal de ensino. De acordo com Rita Tourinho, o outro contrato alvo de apuração foi mantido por Bacelar, mas já existia “em outras gestões, como a de Carlos Soares”, também secretário na gestão de João Henrique.
 
Ao BN, Bacelar negou que tivesse sido convocado a se explicar ao TCM – apesar de o órgão assegurar que fez o chamado – e ainda relatou que o contrato serviria para modernização das escolas. O gestor, que continua na pasta de Educação na administração de ACM Neto (DEM), ainda deixou a entender que firmou a parceria mesmo suspeitando que poderia ser legalmente questionado. “Era uma prática que eu já encontrei e que é feita há mais de dez anos, tanto no Estado quanto no Município”, ressaltou. Ele também relatou que a Procuradoria Geral do Município tinha dado parecer favorável ao acordo, o que Rita Tourinho nega, com base em documentos. “O parecer não foi favorável, pois os procuradores apontaram falhas na compatibilidade dos preços com o mercado e ausência de reserva de dotação financeira [dinheiro em caixa da prefeitura para pagar]. O contrato não diz o que será feito exatamente e não tem planilha de custos unitários. Aparece somente o valor de R$ 30 milhões, mas nem se sabe o que e quanto vai se pagar por serviço”, explicou a promotora. Após ser notificado pelo MPE, Bacelar rompeu o convênio com a FEA, em julho do ano passado, depois de ter pago a primeira parcela de R$ 5,4 milhões, que não foi devolvida. 

Segurança do cantor Léo Magalhães é assassinado em suposta tentativa de assalto

O cantor sertanejo Léo Magalhães divulgou em seus perfis nas redes sociais, nesta quarta-feira (17), mensagem lamentando a morte do segurança Clodoaldo Parente, de 36 anos. Ele e um policial militar foram assassinados na noite de terça-feira (16), em um bar no Setor Jardim Curitiba 3, em Goiânia, em uma suposta tentativa de assalto. 

"Hoje, perco um profissional que por muitos anos garantiu a minha segurança. Mas minha dor é por meu amigo que sempre esteve ao meu lado nesta jornada", diz uma das mensagens postadas pelo cantor. Em um dos posts, o sertanejo disse que Clodoaldo trabalhava com ele há cinco anos.

Mais cedo, a LB Produções, produtora do cantor, havia publicado no Facebook um texto de 11 linhas, expressando os pêsames à família de Clodoaldo e pedindo justiça ao profissional que se dedicou a "garantir a segurança e integridade do cantor Léo Magalhães, entretanto fora vítima da própria falta de segurança que assola nosso país". 

Clodoaldo e mais dois policiais militares estavam em um bar quando, segundo a PM, três homens chegaram para praticar um assalto. Um cabo do Batalhão Ambiental, de 46 anos, teria reagido. Os assaltantes balearam o segurança e um dos militares. 

Os dois chegaram a ser socorridos, mas morreram a caminho para o Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais). "O outro policial que estava na mesa ainda tentou reação, correu atrás dos três indivíduos, atirou contra eles, mas eles conseguiram fugir", disse o capitão Elder Joaquim da Costa. 

Segundo a polícia, câmeras de segurança de uma distribuidora de bebidas podem ajudar nas investigações. O caso está sendo investigado pela Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH).

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Papa diz que tentará fazer discursos em português durante Jornada

 Papa diz que tentará fazer discursos em português durante Jornada
Disposto a se aproximar o máximo possível do “rebanho”, o papa Francisco avisou a seus assessores que, nos dias em que permanecerá no Brasil, tentará fazer discursos, missas, homilas e intervenções apenas no idioma do país. 

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17). Segundo o setor de comunicação do Vaticano, a celebração em Aparecida, no Vale do Paraíba (SP), já estava marcada para ocorrer em português, mas havia dúvidas ainda sobre os compromissos no Rio e o restante da viagem. 

Nos últimos dias, Francisco deixou claro que quer passar suas mensagens da forma mais clara possível e, portanto, se esforçará para usar o português. O pontífice não deverá ter problema no aprendizado, já que considera que "o português é um espanhol mal falado".

Sistema de pagamentos online deposita US$ 92 quatrilhões em conta de usuário por acidente

Sistema de pagamentos online deposita US$ 92 quatrilhões em conta de usuário por acidente
Consegue imaginar a quantia de US$ 92 quatrilhões? O morador da Pensilvânia, no Estados Unidos, Chris Reynolds, de 56 anos, provavelmente também não, mas, por um breve momento e graças a uma ajudinha do destino, teve toda essa bolada, equivalente a R$ 203 quatrilhões, em sua conta bancária. 

O dinheiro foi depositado acidentalmente pelo serviço de pagamentos online PayPal, usado pelo americano para comprar e vender peças de carro. Reynolds, que costuma gastar US$ 100 por mês no site, percebeu que estava rico quando recebeu um extrato mensal com o saldo avantajado. 

A felicidade durou pouco. Algum tempo depois, ao acessar novamente o sistema, o erro já havia sido corrigido. Ao ser questionado sobre o que faria com a quantia, ele foi ambicioso.  “Eu pagaria a dívida interna [dos EUA] primeiro. 

Daí compraria os Phillies [time da Major League Baseball situado na Filadélfia], se eu conseguisse um bom preço”, listou, em entrevista à United Press International. 

O PayPal disse que não comentaria o caso, pois vai contra suas normas de privacidade falar de contas específicas de usuários.

Polícia investiga uso do Bolsa Família para pagar motel

A Delegacia de Polícia de Itapetinga, a 316 km da capital baiana, está investigando um caso de uso incomum do cartão do Bolsa Família. Um homem, identificado apenas pelo pré-nome de “João”, teria tentado pagar os serviços de uma prostituta e o motel em que pretendia realizar o programa sexual com o cartão do principal programa social do governo. A confusão começou quando a prostituta tentou cobrar adiantado os R$ 50 do programa. “João” percebeu que estava sem dinheiro, e perguntou se ela não aceitaria o pagamento através do cartão do Bolsa Família.

A mulher se recusou e, devido à discussão, uma radiopatrulha da PM foi chamada ao local. Para pagar a entrada no quarto do motel, o homem teria deixado o aparelho de som do seu carro. Os policiais militares contaram que “João” se irritou com o escândalo e reclamou da situação nos seguintes termos:

— Itapetinga tá atrasada mesmo, nem as putas aceitam cartão!.

O delegado Roberto Júnior, titular da delegacia de Itapetinga, informou que o caso foi registrado na delegacia como um “termo circustancial” de um cliente que não pagou o motel. Segundo ele, a utilização do cartão do Bolsa Família ainda está sendo investigado.

— O problema é que os policiais não retiveram o cartão, pois aí eu só liberaria na presença da titular — disse.

Pelas regras do programa, a titular do cartão é, preferencialmente, a mulher da casa. O delegado explicou que se ficar comprovado o uso indevido, o cartão pode ser cancelado.

17 de julho. Dia da Proteção das Florestas

A maior floresta do mundo é a Amazônica, com 5,5 milhões de quilômetros quadrados. Desse total, 3,3 milhões de quilômetros quadrados (60%) estão em território brasileiro. Quase metade de todas as florestas tropicais encontram-se no Brasil, elas cobrem 42% de todo o território nacional.

A Floresta Amazônica é uma floresta equatorial situada na bacia amazônica com mais de 7 milhões de Km2. Sua maior parte - 60% - encontra-se no território brasileiro, extendendo-se na Colômbia, no Peru, na Venezuela, no Equador, na Bolivia, na Guiana, no Suriname e na Guiana Francesa.

Considerada a floresta fluvial mais rica em biodiversidade de espécies animais e vegetais. Cientistas classificaram na região 2,5 milhões de espécies de insetos, mais de 40 mil espécies de plantas, 3 mil espécies de peixes, cerca de 1.300 pássaros, 430 mamíferos, 430 anfíbios e 380 répteis. (1)

Contudo, o desmatamento da Amazônia é uma das maiores preocupações de cientistas e estudiosos do mundo inteiro. O homem, movido por fins lucrativos, é o principal responsável pela exterminaçao das florestas. Uma das maiores causas do deflorestamento da Amazônia é o cultivo de suas terras para a agricultura e para a pecuária, bem como o estabelecimento de fazendas.

O cultivo da soja, em franco crescimento no nosso país, foi a principal causa da construção das rodovias Belém-Brasília e Cuiabá-Porto Velho, nos anos sessenta, devido às necessidades dos produtores de transportarem seus produtos. Nos anos 70 a rodovia Transamazônica foi construída.

Tais estradas de rodagem simbolizam o centro do desmatamento da floresta. Esse acesso facilitado à floresta provocou o desmatamento de suas margens, o desenvolvimento de infrastruturas e o estabelecimento de cerca de 2 milhões de pessoas nos primeiros 20 anos. (2)

Outras importantes causas do desmatamento da Floresta Amazônica são a exploração da madeira, mineiração, produção de energia e incêndios florestais. De acordo com o "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais" - INPE, a Amazônia brasileira teve uma redução de seu tamanho, de 1970 ao ano 2005, de aproximadamente 17% (4.100.000 km2 - 3.403.000 km2), apresentando uma redução em 40%, entre os anos 2005 e 2006.

A destruição de nossas florestas provoca a perda da rica (e única no mundo) biodiversidade de espécies animais e vegetais, além da liberação de carbono contido na vegetação, que contribui para o aquecimento global. As florestas também regulam as chuvas e protegem o solo. 

A incrível importância das florestas para o equilíbrio natural (regional e mundial) foi compreendida pelos homens somente há alguns anos, portanto, o reflorestamento e um "trend" que está ganhando, cada vez mais, importância e força.

O reflorestamento é uma prática positiva, seja por objetivo comercial ou ambiental, consistindo na restauração da mata original de um determinado lugar. É um conjunto de ações que ajudam e protegem o nosso ecossistema. Trata-se da limpeza dos terrenos, do plantio de novas árvores no lugar das cortadas, do cuidado com as novas plantas e da proteção dos animais e vegetais, que as circundam respeitando e garantindo a biodiversidade local.

Eis algumas dicas de como você pode fazer a sua parte, ajudando as nossas florestas:

* Não jogue pontas de cigarro acesas na mata.
* Evite fazer fogueiras, principalmente num dia de muito vento. Uma fogueira pode dar início a um grande incêndio.

* Não solte balões ou fogos de artifício na mata. Rojões e bombinhas tem um grande poder calórico, e muitas vezes, após o estouro, ainda permanecem com fogo e brasas, o que pode iniciar um foco de incêndio se caírem em terreno propício.
* Procure comprar objetos de madeira extraída de áreas em reflorestamento. Certifique-se que o fornecedor é amigo do ambiente.

* Evite comprar objetos de madeira extraída de árvores ameaçadas de extinção, como a castanheira, o pinheiro-do-Pará e o pau-brasil.
* Controle o seu consumo de papel.


* Use sempre os dois lados da folha de papel, antes de jogá-la fora
* Dê preferência à compra de papel reciclado.
* Recicle seu papel.
* Explique aos seus amigos e conhecidos a fundamental importância de nossas florestas para o planeta.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Governo assina acordo e Minha Casa, Minha Vida terá maior fiscalização

A Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) assinaram na manhã desta terça-feira (16), junto com o Departamento de Polícia Federal/Superintendência Regional da Bahia, Ministério Público Federal na Bahia e Caixa Econômica Federal, um acordo de cooperação técnica entre o Estado e a União que prevê a atuação integrada dos órgãos para prevenção, combate à ocupação irregular e reintegração de posse de empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida na Bahia. 

Com isso, o cumprimento do contrato e a ordem de ocupação legal serão fiscalizadas com maior empenho, deixando os mais de 300 mil inscritos mais seguros. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, “a assinatura deste termo de cooperação é uma segurança jurídica para os que têm a função de zelar pela ordem pública e também para fazer com que este programa atenda aos interesses sociais dentro do que a gente espera”. 

Já o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, afirmou que o termo irá assegurar um procedimento de entrega e distribuição justa e transparente dos imóveis. “Junto com a Caixa Econômica, percebemos que alguns dos imóveis destinados às pessoas cadastradas e habilitadas estavam sendo ocupados de forma desordenada. Assim, construímos este grupo de trabalho há quatro meses e fizemos um planejamento preventivo, o que melhora as relações do ponto de vista dos que aguardam o imóvel e para aqueles que usavam a ocupação como ferramenta de negociação”, disse. 

Veículo desgovernado invade residência em Itamaraju


Um veículo invadiu uma residência na tarde desta terça-feira, dia 16, no bairro Liberdade em Itamaraju. 

Apesar do susto, os danos foram apenas materiais, sem registro de feridos. De acordo com o proprietário da residência, Gabriel Alves de 22 anos, o condutor do carro teria fugido do local. A preocupação do morador agora é com relação ao ressarcimento dos danos causados ao imóvel.
“Foi muito rápido. Eu estava dormindo quando  aconteceu tudo” informou Gabriel. Ele conta ainda que o Fiat Uno,  de cor vinho e placa policial GNU-4570 Sabara-MG, destruiu o muro e invadiu a parte da frente da residência.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Itamaraju. A Polícia tenta localizar o motorista.

Justiça determina que Google esclareça informações capturadas pelo Street View

Justiça determina que Google esclareça informações capturadas pelo Street View
A Google terá que prestar esclarecimentos sobre uma suposta coleta de dados feita de forma ilegal por veículos do serviço Street View. 

A decisão, em caráter liminar, da Justiça foi determinada na última terça-feira (9), e se refere a um caso de 2010, quando a empresa admitiu que seus carros capturavam dados transmitidos em redes sem fio no mundo todo, inclusive no Brasil. A empresa afirma que a coleta era feita acidentalmente pelos veículos. 

A Google, na época, se desculpou publicamente e apresentou relatórios de uma consultoria independente que demonstrou apenas dados de redes desprotegidas haviam sido capturadas. 

A liminar busca saber qual é a natureza e a quantidade de dados de brasileiros capturados, além de saber o que foi feito com essas informações e onde estão armazenadas agora. Caso não cumpra a liminar, a Google terá que pagar multa diária de R$ 15 mil.

Ator Sebastião Vasconcelos morre aos 86 anos

Ator Sebastião Vasconcelos morre aos 86 anos
Morreu na noite de segunda-feira (15), aos 86 anos, o ator Sebastião Vasconcelos. Ele estava internado no Hospital Albert Sabin, no Rio de Janeiro, desde 30 de junho por conta de uma pneumonia. 

Durante o período de internação, Sebastião passou por melhoras e recaídas, informou a assessoria do hospital, que não foi autorizada pela família a divulgar a causa da morte. Com diversos trabalhos na TV, o ator participou da novela Mulheres de Areia (1993), da Globo, na qual interpretou Floriano, o pai das gêmeas Ruth e Raquel, vividas por Glória Pires. 

Ainda na emissora atuou em Vale Tudo (1988), Tieta (1989), Riacho Doce (1990) e O Clone (2001). Em sua passagem pela Rede Record esteve em Caminhos do Coração (2007) e Os Mutantes (2008). A família não divulgou informações sobre o velório e sepultamento de Sebastião.

Avaliação de governo e popularidade de Dilma desabam, segundo pesquisa

Avaliação de governo e popularidade de Dilma desabam, segundo pesquisa
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (16) aponta queda para 31,3% da avaliação positiva da presidente Dilma Rousseff ante os 54,2% registrados no mês de junho. Segundo o levantamento do instituto MDA e encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 38,7% dos brasileiros veem o governo como regular, contra os 35,6% no mês passado. A avaliação negativa do governo mais do que triplicou em um mês, ao passar de 9% para 29,5%. 

A aprovação do desempenho pessoal da presidente desabou para 49,3% em julho, ante os 73,7% registrados no mês passado. No levantamento sobre o cenário para as eleiçoes presidenciais de 2014, a presidente iria para o segundo turno em todas as possibilidades questionadas. Cerca de 2 mil pessoas foram entrevistadas entre os dias 7 e 10 de julho, em 134 municípios de 20 Estados das cinco regiões do país. 

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

16 de julho. Dia do Comerciante

Prefeita Uberlândia parabeniza todos os comerciantes  

O Dia do Comerciante é comemorado hoje, 16 de julho, no Brasil. A data foi instituída em 1953 pelo então presidente do Senado, João Café Filho, em homenagem a José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, nascido em 16 de julho de 1756. Figura histórica do Brasil Colônia e reconhecido pela sua visão econômica teve influência decisiva para que, em 1808, D. João VI abrisse os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas. Com uma história que passou pelos mascates, prosseguiu com os pequenos e médios comerciantes e que hoje chega aos grandes grupos econômicos nacionais e internacionais, o comércio no País responde por 50,4% do nosso Produto Interno Bruto (PIB).

O trabalho é a busca do alento
do conforto, da sobrevivência.
Vencer obstáculos, buscar o pão
trabalhar com alegria na divina tarefa diária
Conforta, e alegra.
E possibilita a conquista de seu espaço.

Abre portas e realiza
trabalhar não é sacrifício, não é tortura
Pode ser algo prazeroso.
Permite toda uma estrutura
profissional, te fazendo brilhar
ser um vencedor competente e alegre.

Feliz dia do Comerciante!

Essa é uma homenagem da prefeita Uberlândia Pereira, aos empreendedores que se dedicam todos os dias para fazer o nosso município crescer. Os séculos passaram, mas essa profissão continua a ditar o modo de vida da sociedade.

Mais do que um realizador de negócios, o comerciante é hoje um agente de transformação. Por meio de segmentos tão diferentes quanto, alimentação, serviços, varejo e vários outros, esse profissional ajuda a transformar crises em oportunidades, incertezas em segurança e desigualdade em justiça social. A prefeitura municipal de Jucuruçu apóia essa transformação. Queremos continuar a transformar o município, sempre para melhor. Parabéns comerciantes de todo município de Jucuruçu. 

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.