Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de março de 2017

Após denúncia, PETO apreende três menores e drogas, em Itanhém




O Pelotão de emprego tático operacional (PETO) lotado na 44º CIPM de Medeiros Neto apreendeu no início da tarde desde sábado (18), três menores, todos de 16 anos, acusados de tráfico de drogas, em Itanhém.

De acordo com a polícia, uma denúncia informava que os três adolescentes estavam a comercializar drogas no bairro São João, nas imediações do centro de cidade. Os militares passaram acompanhar a movimentação e identificaram os indivíduos em atitude suspeita numa casa no bairro São João, no centro da cidade. . Os menores foram abordados e ao serem questionados, os três informaram que a droga seria para o próprio uso.

Os militares entraram na residência e nas buscas foram encontradas 40 buchas de maconha embaladas, dois tabletes pequenos de maconha e oito pinos de substância similar a cocaína.

De acordo com o comandante da guarnição, a apreensão foi efetuada graças a uma denúncia anônima da comunidade. "A gente conta com as denúncias da população ordeira que está incomodada com esses elementos”, afirma o PM.

Os menores foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teixeira de Freitas, para os procedimentos cabíveis./medeirosdiadia

Rui abre semana com a Caravana do Pacto Pela Vida em Eunápolis


Rui abre semana com a Caravana do Pacto Pela Vida em Eunápolis


Na próxima segunda-feira (20), às 9h, o governador Rui Costa visita o município de Eunápolis, onde discute o programa Pacto Pela Vida. Às 12h, ele atende a imprensa e o encontro acontece no hotel Oceania.

Na quinta-feira (23), às 8h30, Rui visita obras do metrô de Salvador nos terminais de integração das estações de Mussurunga e Pituaçu. Já às 17h, o governador participa da inauguração da sede da Procuradoria do Trabalho e do Memorial do Trabalho, no Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia.

Na sexta-feira (24), às 9h30, Rui Costa segue para o município de Riachão do Jacuípe, no Portal do Sertão, onde inaugura a restauração e pavimentação da BA 120, nos trechos entre Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité. Em seguida, assina autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), celebrar dois convênios do Bahia Produtiva para criação de abelhas e cabras. Ainda no município, o governador faz a entrega de 11 viaturas para a Polícia Civil. Os veículos vão auxiliar na segurança das cidades de Araci, Capim Grosso, Conceição do Coité, Gavião, Mairi, Monte Santo, Quijingue, Tucano, Valente, Várzea da Roça e Várzea do Poço. Já as duas viaturas para a Polícia Militar, vão beneficiar os municípios de Serrinha e Capim Grosso. Encerrando a passagem por Riachão do Jacuípe, Rui assina autorização para a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), expedir o edital para a licitação pra os serviços de restauração e pavimentação da BA 409, nos trechos de Serrinha e Conceição do Coité.

Concluindo a agenda de compromissos, Rui visita no sábado (25), o município de Cícero Dantas, na região do Semiárido Nordeste II. Às 9h30, ele inaugura a pavimentação em asfalto do trecho da BR 110, no acesso a Cícero Dantas. Em seguida, autoriza a SDR a celebrar um convênio do programa Bahia Produtiva na cultura de abelhas. Rui ainda faz a entrega de seis viaturas para a Polícia Civil reforçar a segurança do município, além das cidades de Cipó, Jeremoabo, Paripiranga, Chorrochó e Rodelas. Já as cidades de Cipó, Euclides da Cunha e Paulo Afonso, recebem viaturas da Polícia Militar./TN

Traficante tomba em troca de tiros e outro foge em ação da RONDESP no Bom Jesus em Teixeira



Teixeira de Freitas: No fim da tarde desta sexta-feira, 17 de março, policiais da RONDESP Sul receberam uma denúncia anônima, informando que um traficante, conhecido pelo vulgo “Dadinha”, procurado da Justiça e que tem um mandado de prisão em aberto, estaria em uma casa no Bairro Bom Jesus. As guarnições da RONDESP montaram cerco e desceram pelas ruas Nossa Senhora Aparecida e Manoel Cardoso Neto. Os policiais entraram em um "beco", e iniciaram buscas ao traficante, alvo da denúncia.

Segundo os policiais, durante incursão e procura pelo traficante, eles se aproximaram de um imóvel, e foram surpreendidos por disparos vindo de dentro da residência. Ainda segundo os policiais da RONDESP, eles buscaram proteção e responderam ao disparos, sem saber quem estava no interior do imóvel. Ao se aproximarem, um indivíduo saiu correndo de dentro da casa e fugiu. Ao realizarem buscas no imóvel, os policiais encontraram um jovem agonizando com um revólver na mão, e em cima de uma pia, foram encontradas alguns entorpecentes. 

Os militares apreenderam as buchas de “maconha” e 01 pedra bruta de “crack”, que estava sendo cortada. Então, o jovem foi desarmado e socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas, não resistiu aos ferimentos e morreu. Trata-se de Marcelo Augusto Pereira Batista, 18 anos de idade, que reside na Rua Godoaldo Amaral, no Bairro Teixeirinha. Segundo informações, Marcelo possui passagem pela Polícia Civil de Teixeira por tráfico e por assalto. O caso foi comunicado à Polícia Civil, que autorizará a remoção do corpo ao IML.

As investigações estão a cargo do delegado Júlio Telles. A arma e as drogas foram apresentadas e a arma que estava com 05 munições, sendo 02 deflagradas e 03 intactas, foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica, onde será submetida à perícia físico-descritiva. As drogas também foram encaminhadas para perícia. Os policiais da RONDESP realizaram buscas a fim de localizar e identificar o suspeito que fugiu, mas, este não foi encontrado. 


O delegado segue ouvindo os policiais e irá instaurar procedimento para apurar o Auto de Resistência. As armas do policiais também passarão por perícia./Liberdadenews

Sepultamento: familiares e amigos dão último adeus a Wamevo



A imagem pode conter: 3 pessoas

Wamevo Santos Cardoso foi velado na Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (Pibatef), o corpo chegou a cidade na noite de quinta-feira, 16 de março. 

O cabeleireiro que residia no Centro de Teixeira, foi morto durante um assalto na tarde de quarta, em uma Praia em Manguinho, na Serra. Ele reagiu ao crime e foi atingido por dois tiros.

Debaixo de muita dor e tristeza, o corpo de Wamevo foi sepultado no final da manhã desta sexta-feira, 17. Abalados, parentes e amigos acompanharam o cortejo e sepultamento no cemitério Jardim Saudade.

Em entrevista à Gazeta Online, a esposa da vítima, a esteticista Maridia Vieira de Jesus, 37 anos, contou que Wamevo era alegre, amigo, trabalhador, sonhador. “Queria fazer um curso de cosméticos na França”.

Maridia contou também, que o cabeleireiro já foi assaltado outras vezes, mas nunca reagiu. “Eu não entendi porque ele reagiu desta vez. Acredito que foi para defender a família”, disse ela reafirmando o desejo de justiça.

Na noite desta quinta-feira, a Divisão de Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil, divulgou o retrato-falado do suspeito do latrocínio.

Denúncias podem ser feitas gratuitamente e anonimamente pelo Disque-denúncia 181. O sigilo é garantido./sulbahianews

Suspeitos de serem os maiores traficantes de Minas Gerais é preso em Arraial d´Ajuda





Nesta sexta-feira (17), a Polícia Civil prendeu em Arraial d’Ajuda distrito de Porto Seguro, dois homens identificados por Rafael Carlos da Silva de 27 anos e Silvestre Araújo da Silva de 28, suspeitos de ser um dos maiores traficantes de Minas Gerais.

De acordo com a polícia, Rafael e Silvestre foram capturados em uma luxuosa casa no distrito de Arraial d’Ajuda.

A dupla é suspeita de comandar um tráfico de drogas no bairro Cabana, na Região Oeste de Belo Horizonte, e também ter relações com o tráfico na Região Leste.

As investigações apontam que os dois homens também teriam ligações com uma facção criminosa do Rio de Janeiro, e seriam responsáveis por trazer fuzis para a capital mineira. Ainda de acordo com a polícia, eles estavam foragidos cerca de um ano.

Marcelinho morre em confronto com a Rondesp no Teixeirinha



Uma troca de tiros no final da tarde desta sexta feira, 17 de março, na Rua Medeiros Neto, no bairro Teixeirinha em Teixeira de Freitas, terminou com a morte de Marcelo Augusto Pereira Batista, vulgo “Marcelinho”.

Marcelinho chegou a ser socorrido, morreu antes de receber atendimento médico. O corpo ainda está no hospital e será removido para o IML onde será necropsiado. A polícia não divulgou maiores detalhes sobre a ação.

Mototaxista e ex candidato a vereador é assassinado á tiros e facada em Itabatã




Gilson Santos da Cruz, o popular Bio Mototaxista de 28 anos, foi assassinado nas primeiras horas da noite desta sexta feira, no bairro Cidade Nova em Itabatã, distrito de Mucuri.

Segundo informações, Bio Mototaxista que concorreu as últimas eleições como candidato a vereador pelo PSOL na chapa do atual prefeito, foi morto por dois homens ainda não identificados.

Moradores relataram que um dos criminosos deu uma facada no pescoço de Bio, logo em seguida o outro criminoso incentivou o parceiro a atirar contra a vítima.


Bio foi socorrido pela esposa par ao hospital e Itabatã aonde já chegou sem vida. O corpo ainda esta no hospital aguardando a chegada do IML par afazer a remoção. A polícia civil vai investigar a autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Petrobras aumenta preço do gás de botijão




Dezoito meses após o último reajuste, a Petrobras anunciou nesta sexta (17) aumento no preço do gás de botijão. A alta será de 9,8% e começa a vigorar na próxima terça-feira (21). De acordo com a estatal, se o repasse for integral, o preço do produto na revenda subirá 3,1%, ou R$ 1,76 por botijão.

O reajuste vale apenas para o gás vendido em botijões de 13 quilos, mais usados por residências. Outros vasilhames maiores e o gás vendido a granel não terão mudança de preços. O último reajuste realizado pela Petrobras ocorreu em 1º de setembro de 2015. Na ocasião, a alta foi de 11%.

O preço do gás de botijão permaneceu congelado entre 2002 e 2015, como parte de uma política para controlar a inflação.

"Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores", disse a estatal.

Consumo de carnes impróprias para consumo pode levar à morte


Resultado de imagem para carnes impróprias

Após a descoberta de um esquema de fraudes para a venda de carne imprópria para consumo pelos maiores frigoríficos do país, a preocupação se volta para a saúde da população. Segundo o médico, Luis Fernando Correia, comentarista ddo boletim "Saúde em foco" da CBN, as consequências mais diretas do consumo de produtos nesta condição são as infecções gastrointestinais.

“A carne que está sendo processada é um material vivo. Com isso, se não for manipulado com cuidado, se não for armazenado de maneira adequada, bactérias vão se instalar, se reproduzir, e produzir toxinas, que podem causar quadros imediatos, ou ainda pior, se instalar no intestino, e causar quadros diarréicos muito intensos. Se o paciente tiver a saúde mais frágil, pode, inclusive levar à morte”.  

Como as carnes vêm embaladas e seladas, é muito difícil se precaver desse tipo de problema. No caso de outras substâncias misturadas à carne, como o papelão, é possível perceber algo de diferente, mas, em geral, não dá para identificar o problema, segundo o médico.

CARNE DE CABEÇA E PAPELÃO

Gravações telefônicas obtidas pela Polícia Federal revelaram que diversos frigoríficos vendiam carne estragada no país e no mercado externo. Uma empresa chegou a usar ácido ascórbico para maquiar produtos vencidos. A investigação mostrou que diretores e donos de companhias estavam envolvidos diretamente nas fraudes, que contavam com a ajuda de servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Os frigoríficos chegavam a usar carne de cabeça em linguiça e até papelão em carne de frango. Outra prática comum era a troca de etiquetas com prazo de validade vencido.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Jovem é assassinada com 12 tiros dentro de academia na Bahia




Uma jovem de 18 anos, foi morta a tiros dentro de uma academia de ginástica, no começo da noite desta quinta-feira (16), na cidade de Catu, interior da Bahia. Segundo as informações, dois homens chegaram de moto, invadiram a academia sem tirar os capacetes e dispararam cerca de 12 tiros com pistolas automáticas.

De acordo com depoimento dos alunos da academia Max Fitness, Diná Carvalho da Silva tinha chegado ao local há cerca de 30 minutos e malhava normalmente. De repente, todos ouviram gritos de dois homens mandando que os alunos largassem os aparelhos que usavam na ginástica e deitassem com as mãos na cabeça. Todos obedeceram e chegaram a imaginar que tratava-se de um assalto, mas a seguir, eles foram até a moça e começaram a atirar diversas vezes em várias partes do corpo.

Diná teve morte imediata. Os dois atiradores fugiram em seguida e ninguém conseguiu identificar as características deles e da moto que usavam. A polícia foi imediatamente chamada para fazer o levantamento cadavérico e constatou os doze tiros disparados contra a vítima, que, segundo ficou apurado entre alguns alunos, tinha boas relações com várias pessoas, mas era considerada inimiga de traficantes de drogas pelos contatos e amizades com alguns policiais de Catu.

O corpo de Diná foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Alagoinhas, enquanto a Delegacia de Polícia de Catu está abrindo inquérito para tentar descobrir a autoria e as causas do crime.

Decisão do STF pode cassar Rui Costa


rui costa


Além de Davidson e outros políticos eleitos nas eleições de 2014 para deputado, senador e governador, caso sejam denunciados. A decisão, da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), aconteceu no processo contra o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que virou réu nesta semana por corrupção.

Ela abre um precedente de ampla repercussão para políticos que receberam “doações legais” de empresas que lidam com o poder público. Raupp recebeu doação legal de R$ 500 mil da empreiteira Queiroz Galvão, interpretada como propina pelo Ministério Público Federal.

Pela primeira vez os ministros concordaram com a tese e a tornaram uma regra geral, como informou o colunista de A Região, Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Com este precedente, qualquer doação eleitoral, mesmo declarada, pode ser interpretada como propina.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, a “doação eleitoral” de empresas fornecedoras do governo é “propina disfarçada”, porque estas empresas esperam uma contrapartida do candidato depois de eleito.

Ministros do Judiciário ouvidos pela Folha de São Paulo ponderam que cada caso deve ser analisado separadamente. Será preciso provar que houve contrapartida para a doação legal à campanha e, com isso, tentar diferir o que é caixa um, caixa dois e caixa um travestido de propina.

Na Bahia

No caso do suplente de deputado Davidson Magalhães (PCdoB), hoje em exercício, doações da Concreta Engenharia, Minas Aço, Sansuy, Vertical Engenharia, Azevedo & Travassos Engenharia, que podem atuar em obras de governo, podem ser consideradas propinas pelo STF.

A campanha do governador Rui Costa (PT) fica mais comprometida ainda, porque teve doações legais de empresas extremamente ligadas a obras e serviços do governo, como como Acrinor, Ferbasa, Odebrecht, Fibria, Paviservice Pavimentação, Suzano Celulose, UTC Engenharia, entre muitas.

Vários outros deputados eleitos, principalmente do PT e PCdoB, além do senador Otto Alencar, receberam doações legais de empreiteiras, petroquímicas, empresas de pavimentação, de saúde, entre outras, fornecedoras do governo. Todas essas doações podem ser consideradas ilegais.

Por isso o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira têm se reunido com líderes dos partidos para discutir uma forma de aprovar a anistia ao caixa 2 e a doações oficiais nos casos em que o dinheiro for considerado de fonte ilícita.

Polícia divulga retrato falado de suspeito de matar cabeleireiro no ES



A Polícia Civil divulgou o retrato falado do suspeito de matar o cabeleireiro Wamevo Santos Cardoso, na praia de Manguinhos, na Serra. Denúncias podem ser feitas através do 181, com sigilo garantido.

A vítima foi morta a tiros depois que reagiu a um assalto, na tarde desta quarta-feira (15). O cabeleireiro estava com a família e amigos quando o crime aconteceu. Ele é da cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, e estava no estado apenas para fazer um curso.

A investigação está por conta da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil, chefiada pelo delegado Fabiano Rosa.

O caso: Um amigo de Wamevo que estava na praia no momento do crime, o engenheiro eletricista Alanderson Venâncio Vieira Cardim, 27 anos, contou que o cabeleireiro estava brincando na água com a enteada quando o criminoso abordou as pessoas que estavam na areia. A arma do suspeito estava enrolada na camisa.

"Quando o bandido começou a pedir os objetos, o Wamevo viu a movimentação e chegou para ajudar. O pessoal começou a passar os pertences como cordão, aliança. Quando ele chegou, o bandido pediu o relógio dele. No momento em que ele ia tirar, resolveu reagir. Foi quando a fatalidade aconteceu", contou o amigo.

Wamevo segurou o criminoso, que começou a atirar. Um dos disparos atingiu o peito do cabeleireiro. Ele chegou a ser socorrido pelos amigos para o Hospital Jayme Santos Neves, mas não resistiu e morreu, 30 minutos após dar entrada no local.

Segundo o amigo, Wamevo e a esposa são de Teixeiras de Freitas e estavam no Espírito Santo para fazer um curso. No último dia deles na cidade, decidiram ir à praia para passear com os filhos.

"Foi horrível, muita insegurança. Ele saiu da água para ver o que estava acontecendo e acabou reagindo. Muito ruim. A gente sabe que não pode reagir. Ele tinha um filho pequeno. A primeira reação foi essa e infelizmente a arma do bandido não era de brinquedo", disse.

Wamevo estava na praia com a esposa, de 35 anos; o filho do casal, de um ano, e dois enteados, um jovem de 20 anos e uma jovem de 18./G1

Criança é atacada por pitbull e morre no hospital de Mucurici


Nenhum texto alternativo automático disponível.

O caso aconteceu na noite da última quarta-feira, 15 de março, na cidade de Ponto Belo, região Norte do Espírito Santo.

A criança de apenas seis anos, o Luís Henrique Andrade Prates, estava no quintal da casa onde morava quando foi atacado por um pitbull que pertence a família.

Segundo informações da Polícia Militar, quando a mãe chegou ao quintal, o animal mordia o pescoço do garotinho. Familiares conseguiram resgatar a criança depois dar pauladas no pitbull.

A vítima foi socorrida ao hospital em Mucurici, cidade vizinha a Ponto Belo, também no Espírito Santo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois./sulbahianews

Polícia esclarece detalhes e corpo de Wamevo será velado na PIBATEF em Teixeira




Teixeira de Freitas: A trágica morte do empresário e cabeleireiro teixeirense Wamevo Santos Cardoso, 31 anos de idade, conhecido carinhosamente como "Wamevo Hair", além de chocar todos os teixeirenses, chocou também os moradores da Serra/ES, local onde aconteceu o crime. Nossa equipe, que informou o caso na última quarta-feira, entrou em contato com as autoridades capixabas e buscou informações acerca do fato. Segundo a Polícia, Wamevo estava em Manguinhos, na Serra, na tarde da última quarta-feira, juntamente com sua esposa, o filho do casal de apenas 01 ano de idade, dois enteados e amigos da família, quando um bandido, com uma arma enrolada na camisa, abordou a mulher do empresário na areia da praia.

Ainda de acordo com as informações, o empresário Wamevo e a enteada estavam tomando banho no mar quando o assaltante abordou a esposa do empresário, e pediu as joias dela. Ela foi tirando os anéis e as pulseiras, e os outros integrantes da família também entregaram seus pertences. O enteado de Wamevo ainda tentou dar o celular para o criminoso, que recusou o aparelho. Nesse momento, de acordo com depoimento do amigo da família, Wamevo e a enteada retornaram para a areia, e o empresário desconfiou da abordagem do criminoso. Ao chegar perto do bandido, também foi rendido e teve que entregar a aliança e o relógio. Ao tirar o relógio do braço, Wamevo simulou que ia entregar o objeto e partiu para cima do assaltante, entrando em luta corporal com ele.

Os dois lutaram e a enteada de Wamevo tentou interferir na briga, mas levou uma coronhada na cabeça. Em seguida, o bandido deu um tiro para o alto e as pessoas que estavam perto se afastaram, mas, o empresário continuou lutando com criminoso. O assaltante fez mais dois disparos. Um acertou de raspão a cabeça de Wamevo e o outro atingiu o peito da vítima. Após os disparos, o bandido fugiu com as joias da esposa e o relógio de Wamevo. Após ser atingido, o cabeleireiro foi socorrido para o Posto de Saúde de Manguinhos, e depois foi transferido para o Hospital Jayme dos Santos Neves na Serra. Mas, infelizmente 30 minutos após dar entrada na unidade hospitalar, Wamevo não resistiu e morreu.

Wamevo e a esposa estavam na Serra, onde moram os filhos dela, e ele acompanhava a esposa que participou de um curso de sobrancelha. Segundo relatos, o casal e o filho retornariam para Teixeira na madrugada desta quinta-feira. O Consulado FlaTexas-ADAT, emitiu nota nas páginas oficiais da torcida na qual Wamevo e sua família eram associados e cancelaram o evento, que aconteceria na última quarta-feira. A Torcida ainda irá se reunir e em forma de homenagem irá para o velório usando a camisa da torcida, devido ao amor de Wamevo pelo Flamengo.

O Corpo de Wamevo deverá chegar na Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (PIBATEF) por volta das 18h00. "Infelizmente perdemos para a violência mais um pai de família, empresário, amigo, apaixonado pelo Flamengo", disse um integrante da FlaTexas. O corpo será velado por toda a quinta-feira, e o sepultamento deverá acontecer na próxima sexta-feira (17).

Segundo a Polícia, um inquérito policial foi instaurado, e câmeras de segurança poderão ajudar a Polícia a chegar ao criminoso. O caso foi registrado como latrocínio (roubo seguido de morte). A equipe do ramo presta os mais sinceros votos de pesar à família e aos amigos do querido Wamevo./Liberdadenews

Água de qualidade é realidade em São João do Sul



Com o intuito de garantir a melhoria de qualidade da água potável no povoado de São João do Sul, município de Guaratinga, a Prefeitura Municipal implantou melhorias no sistema de tratamento e passará a distribuir água de qualidade para todos os moradores da localidade.

Em parceria com o senhor Edilson Viana Vieira, operador técnico de ETA – Estação de Tratamento de Água, que presta serviços para a EMBASA de Guaratinga,  será efetuado treinamento dos servidores públicos que atuam na estação de tratamento de água do povoado.

Desde o ano passado a situação da água em São João do sul passava por instabilidades que prejudicavam a população, obrigando-a a baldear água de cacimbas, cisternas, rios e até represas para suprir suas necessidades.

A atual gestão municipal encontrou o prédio da estação de tratamento completamente abandonado, com matagal tomando conta de todo o ambiente, sujeira por todos os lados, ausência de produtos químicos para cuidar da água e bomba d’água danificada, situações que contribuíram diretamente para o transtorno na distribuição de água aos populares.

Várias cobranças foram feitas pela população, a maioria delas solicitando a normalização dos serviços com boa qualidade, pois segundo eles, nos últimos meses a água que caía pelas torneiras exalava mau cheiro e apresentava uma coloração amarelada.


Diante dessa situação, e preocupada com o risco à saúde do povo de São João do Sul, a prefeita Christine Pinto buscou e conseguiu o apoio do técnico para capacitar os funcionários públicos no tratamento da, com dosagem de produtos químicos, filtragem, remanejamento da água por setor e outros serviços pertinentes ao trabalho dos servidores./guarababado

STF arquiva citações de delator contra Aécio Neves




O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin arquivou nesta quinta-feira, dia 16, a citação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no âmbito da Operação Lava Jato. Na decisão, Fachin considerou que as imputações contra o parlamentar prescreveram no ano passado.

Em sua delação premiada, Machado afirmou que Aécio recebeu doações de uma empreiteira e repassado os valores para candidatos apoiados pelo partido em 1998.

Na decisão, o ministro acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e entendeu que o senador não pode ser mais punido pelo suposto crime de corrupção passiva. Dessa forma, não caberia a abertura de uma investigação.


"Considerando que os fatos supostamente teriam ocorrido entre os anos de 1998 e 2000, encontra-se fulminada pela prescrição a pretensão punitiva estatal", decidiu Fachin.

PF desmonta esquema de contrabando de cigarros e prende acusados em Teixeira de Freitas



PF desmonta esquema de contrabando de cigarros e prende acusados em Teixeira de Freitas


A polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (16),  11 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba, Jequié, Itapetinga e Teixeira de Freitas, numa operação de combate ao contrabando de cigarro e lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa.

Segundo informações da PF, o grupo efetuava o transporte de cigarros contrabandeados do Paraguai em veículos de passeio. As investigações duraram cerca um ano, e começaram depois da prisão em flagrante de alguns integrantes do grupo.

A partir das prisões foi possível identificar alguns receptadores que adquiriram as mercadorias dos transportadores, e realizavam venda no comércio local. Durante as investigações foram feitas diversas apreensões, totalizando mais de 1 milhão de maços de cigarros apreendidos, das mais variadas marcas.

Os acusados, que não tiveram os nomes divulgados, responderão pelos crimes previstos nos artigos 334 do Código Penal (Contrabando), 2º da Lei n. 12.850/13 (Organização Criminosa) e 1º da Lei n. 9.613/98 (Lavagem de Dinheiro)./G1 Bahia

quinta-feira, 16 de março de 2017

Traficante foragido morre em confronto com a Rondesp em Teixeira


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e atividades ao ar livre

Um acusado de tráfico de drogas identificado como, Milton Vieira Filho, o “Miltinho”, de 22 anos, morreu na manhã desta quinta-feira, 16 de março, durante uma troca de tiros com a Rondesp.

Os policiais foram recebidos a tiros depois de cercar um imóvel denunciado como ponto de comercialização de drogas na Rua Monte Castelo no bairro Luiz Eduardo em Teixeira de Freitas.

Os militares revidaram os disparos e um tiroteio foi iniciado, “Miltinho” acabou baleado e foi socorrido ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.

Ele possuía diversas passagens na delegacia e segundo a Polícia, vinha assumindo pontos de tráfico nos últimos dias, além de ter um mandado de prisão em aberto. A Rondesp encontrou com a vítima, um revólver calibre 38 e munições deflagras./ sulbahianews

Integrante de facção morre em confronto com a CAEMA em Porto Seguro. Uma submetralhadora e drogas foram apreendidas



Um confronto nas primeiras horas da manhã desta quinta feira, 16 de março, entre criminosos e policiais da CAEMA no bairro Campinho em Porto Seguro, terminou com um criminoso morto.

A ação aconteceu durante uma operação que visava redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), feita pela CIPE/MA- CAEMA, na cidade de Porto Seguro. Uma GU fazia rondas no local quando os policiais avistaram dois indivíduos suspeitos.

Ao avistar a guarnição os suspeitos abriram fogo contra a viatura, os policiais revidaram e um dos suspeitos se abrigou dentro de uma casa, mas continuou atirando contra os policiais. Na troca de tiros o atirador foi alvejado.

Milton Alves Almeida Júnior, que tinha vasta ficha criminal por envolvimento com o tráfico de drogas e roubos, foi socorrido par ao Hospital Luiz Eduardo Magalhães, mas já chego sem vida a unidade hospitalar.

Milton também era considerado um homicida de facções criminosas. No carnaval ele foi preso com mandado de prisão em aberto e foi solto no início deste mês. No local os policiais apreenderam uma submetralhadora, um tablete de maconha, balança de precisão, rádios de comunicação, máscaras Anonymous, usadas por marginais para cometer assaltos na região e um tablete.


Você pode fazer sua denúncia a  CAEMA  elo telefone (73) 999815-8859 (watshapp) ou via on-line no endereço eletrônico www. caemaonline.com. Curtam nossa página- facebook.com/cipe.mataatlantica/. CAEMA “Fortes de Corpo e Alma”./bahiaextremosul

"Miltinho" em fuga troca tiro com a RONDESP e morre no Hospital Municipal de Teixeira



Teixeira de Freitas: Na manhã desta quinta-feira, 16 de março, policiais da RONDESP receberam uma denúncia anônima de que uma residência localizada na Rua Monte Carmelo, no Luiz Eduardo Magalhães, era usada como ponto de comercialização de drogas, e que poderia ter criminosos armados no imóvel. Os homens da RONDESP cercaram o imóvel denunciado, e assim que notaram a aproximação dos policiais, um indivíduo saiu correndo, entrou em um quarto e, assim que a guarnição se aproximou, o suspeito atirou contra os policiais.

Houve um corre-corre na Rua, e os militares buscaram proteção e responderam aos disparos recebidos. O criminoso, que possui diversas passagens pela Polícia, e vinha assumindo algumas bocas de fumo, foi alvejado ainda no quarto, onde efetuava os disparos. Trata-se de Milton Vieira Filho, o "Miltinho", de 22 anos de idade. Miltinho foi socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde deu entrada em estado gravíssimo, mas, não resistiu e morreu. 

Com o Miltinho foi encontrado 01 revólver calibre 38 com munições deflagradas. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil e apresentado ao delegado Ricardo Amaral, que recebeu o caso e os materiais. Milton, que era contumaz no tráfico de drogas, possuía um mandado de prisão em aberto. O mesmo foi preso pela última vez em junho de  2015, em uma ação do PETO. O delegado segue ouvindo os policiais e irá autorizar a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas.


As guarnições da RONDESP continuarão realizando diligências, já que segundo informações, existe outras pessoas ligadas à "Miltinho" guardando drogas./Liberdadenews

Wamevo teria reagido e lutado com o assaltante na praia de Serra


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e barba

A morte do cabeleireiro e empresário, Wamevo Santos Cardoso de 31 anos, chocou a cidade de Teixeira de Freitas. O crime aconteceu por volta das 15 horas desta quarta-feira, 15 de março, em Manguinhos, na Serra, após um assalto.

Ao contrário do que foi informado inicialmente, a vítima que estava no Espírito Santo para participar de cursos de especialização, não saía do evento. De acordo com a Gazeta, ele estava na praia com a esposa e o filho do casal de um ano e dois enteados.

O criminoso teria abordado a esposa do cabeleireiro na areia da praia com uma arma enrolada na camisa e pediu as jóias dela. Enquanto a mulher passava os objetivos para o criminoso, Wamevo que saía do mar desconfiou da ação e ao se aproximar também foi rendido.

A imagem pode conter: 1 pessoa

A vítima simulou que tirava o relógio do pulso para entregar ao assaltante e partiu para cima dele, iniciando uma luta corporal.

Os dois lutaram e a enteada de Wamevo tentou interferir na briga, mas levou uma coronhada na cabeça. O assaltante chegou a realizar um tiro para o alto, várias pessoas dispersaram e continuou lutando com o cabeleireiro até que atirou por mais duas vezes acertando a vítima no peito e de raspão na cabeça.


Após os disparos, o bandido fugiu com as joias da esposa e o relógio de Wamevo, que foi socorrido inicialmente a um Posto de Saúde e depois transferido para o hospital Jayme dos Santos Neves, também na Serra. O cabeleireiro faleceu 30 minutos após dar entrada na unidade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, óculos de sol e close-up


Em contato com familiares nesta quinta-feira, 16, fomos informados que o corpo ainda se encontra do Departamento de Polícia Técnica e não há previsão de chegada a Teixeira de Freitas. A vítima será velada na Igreja Batista Central, na Avenida Marechal Castelo Branco./sulbahianews

Roça de maconha descoberta na BA produziria 10 toneladas para venda



Uma roça de maconha que produziria cerca de dez toneladas da droga para comercialização foi descoberta durante uma ação da Polícia Civil no município baiano de Cafarnaum, a cerca de 430 km de Salvador, na manhã desta quarta-feira (15). A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Roça de maconha possuía sistema de irrigação, com poços artesianos e reservatório de água (Foto: Divulgação/SSP-BA)

A plantação, que segundo a polícia pertencia a uma facção criminosa, estava localizada na zona rural do município e possuía sistema de irrigação com poços artesianos e reservatório de água com bombas de sucção.

O local foi descoberto, de acordo com a polícia, após quatro meses de investigação. Os donos da roça de maconha já foram identificados, conforme a polícia, mas ninguém foi preso. Os nomes dos suspeitos também não foram divulgados.

A facção criminosa que seria proprietária do local atua em todo o estado da Bahia, segundo a SSP-BA. Além da venda de entorpecentes, o grupo é apontado como responsável por homicídios e roubos a bancos, conforme informou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Ricardo Brito.

Roça de maconha possuía sistema de irrigação, com poços artesianos e reservatório de água (Foto: Divulgação/SSP-BA)

O material apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde  passará por análise. A droga, depois, será destruída.

Participaram do cumprimento de mandados de busca e apreensão delegados, investigadores e escrivães da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior e Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), ambas de Irecê, das delegacias territoriais de Morro do Chapéu e Cafarnaum, além de equipes da Coordenação de Apoio Tático e Investigação (Cati) do Depin.

Roça de maconha foi descoberta no município de Cafarnaum, na Bahia (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Roça de maconha possuía sistema de irrigação, com poços artesianos e reservatório de água (Foto: Divulgação/SSP-BA) Roça de maconha foi descoberta no município de Cafarnaum, na Bahia (Foto: Divulgação/SSP-BA)Roça de maconha foi descoberta no município de Cafarnaum, na Bahia (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Quase oito anos após o crime, acusado de assassinar mãe e filho vai a júri popular em Mucuri


Quase oito anos após o crime, acusado de assassinar mãe e filho vai a júri popular em Mucuri
Após julgamento de "Clero" (à dir.), agora chegou a vez de "Farofa" (à esq.) sentar no banco dos réus


Sete anos e 11 meses após o duplo assassinato de Gilrleide Guilherme Silva, de 52 anos e seu filho Crhistian Guilherme dos Santos, 19, execuções ocorridas em  19 de abril de 2009, numa propriedade rural localizada vizinha ao Balneário de Costa Dourada, no litoral sul de Mucuri, está indo a júri popular nesta quinta-feira, dia 17 março,  Juscelino Amelentino dos Santos, o “Farofa”, acusado de cometer a barbárie. A mulher foi abatida com um tiro no tórax e o filho dela acabou executado com um tiro nas costas.

O acusado de ser o mandante do crime, Antônio Clero Barreiros dos Santos, o “Clerão”, já foi submetido a júri popular em uma das sessões mais longas da história da Bahia, que começou às 11h30 de quarta-feira (03/08/11) e terminou às 08h30 de sexta-feira (05/08/11). Clero, esposo de Gilrleide e pai de Crhistian, foi condenado a 30 anos e 4 meses de prisão em regime fechado e continua cumprindo a pena no Co Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF).

Juscelino Amelentino dos Santos,  o “Farofa”, não havia sido julgado ainda porque seus advogados alegaram insanidade do mesmo, mas após ser submetido aos exames médicos ficou constatado que  ele  goza de plena capacidade mental. O julgamento está sendo presidido pelo juiz Felipe Remonato, titular da comarca de Mucuri.

Investigação

Nas investigações realizadas à época, a polícia concluiu que “Clero” estaria com problema com a esposa por desconfiança de adultério por parte dela e que teria tido um problema de desentendimento com o filho, por entender que ele estivesse protegendo a mãe e também não queria que o jovem recebesse qualquer herança da família, por isso contratou “Farofa” pela quantia de R$ 1,5 mil para matar os dois

Entenda o crime

O delegado titular da Polícia Civil no município de Mucuri à época, Sanney Simões, concluiu as investigações e prendeu os autores do crime na manhã de sábado, dia 18 de janeiro de 2010, em torno da ocorrência de um duplo homicídio em que foram executados mãe e filho, na propriedade rural da família, no sítio São Rafael, na Praia do Josué, no balneário da Costa Dourada, litoral sul de Mucuri, no dia 19 de abril de 2009.

E depois de 18 meses de investigações, inclusive com a realização da reconstituição do crime com a participação do marido e pai de uma das vítimas, o delegado Sanney Simões chegou na conclusão dos fatos e pediu na justiça pela prisão do agricultor Antônio Clero Barreiros dos Santos, o “Clero”, 58 anos, e do pistoleiro Juscelino Amelantino dos Santos, o “Farofa”, 40 anos, mandante e executor, respectivamente.

Os mandados de prisão preventiva foram decretados pelo juiz Eduardo Gil Guerreiro, titular de Nova de Viçosa e substituto da comarca de Mucuri. E munido dos mandados de prisão, o delegado Sanney Simões prendeu os acusados em duas diligências, entre a madrugada de sexta-feira (17) e madrugada de sábado (18), daquele mês de dezembro de 2010.

As vítimas foram Gilrleide Guilherme Silva, 52 anos, e seu filho Crhistian Guilherme dos Santos, 19, encontrados mortos no terreiro da casa do sítio onde moravam. A mulher foi abatida com um tiro no tórax e o filho Crhistian foi executado com um tiro no alto das costas e seu corpo foi encontrado próximo a uma cerca, por ocasião dos crimes em 19 de abril de 2009.

Mas foi o depoimento confuso do agricultor Antônio Clero Barreiros dos Santos, o “Clero”, 58 anos, que fez a polícia passar a desconfiar dele desde o primeiro momento. Ele disse em seu depoimento por ocasião do duplo homicídio que estava em casa com a esposa e com o filho, quando apareceu um homem armado dizendo que era um assalto, que teria entrado em luta corporal com o bandido e quando avistou um segundo homem, teria corrido da cena do assalto, por entender que não venceria a luta com dois homens. Tendo corrido em direção à praia, atravessado um riacho, passado por um mangue, atravessou uma lagoa de restinga e 1 km após, parou na casa de uma família conhecida sua.

Mas o delegado Sanney Simões não conseguiu acreditar que uma pessoa corresse tanto de um assaltante e nem que homem nenhum seria capaz de fugir de uma cena de assalto deixando a esposa e o filho no fogo cruzado. A partir daí várias oitivas foram colhidas do acusado e muitas pessoas foram ouvidas e muitas rotinas acabaram refeitas para se buscar base no esclarecimento do crime.

Mas a polícia descobriu que “Clero”, estaria com problema com a esposa por desconfiança de adultério por parte dela e que teria tido um problema de desentendimento com o filho, por entender que ele estivesse protegendo a mãe. Embora os fatos não se comprovasse, além das informações extra-oficiais, as contradições do acusado fizeram a Polícia Civil chegar ao criminoso e ao motorista que levou o executor ao local do duplo assassinato.

Embora não tenha tido participação no duplo homicídio, a Polícia Civil de Mucuri identificou um sobrinho de “Clero”, que dirigiu o carro que levou o matador Juscelino Amelantino dos Santos, o “Farofa”, 40 anos, ao local do crime. O sobrinho do mandante teria ficado numa praia tomando conta do carro até que o mandante e o assassino fossem ao sitio onde estava a família. E no retorno teriam confessado o duplo assassinato ao motorista que levou somente “Farofa” de volta. Já “Clero”, teria ficado na praia para simular o assalto.

O delegado Sanney Simões disse na época ter certeza que “Clero” estava no local e acompanhou a execução da esposa e do filho. Talvez ele só mataria a esposa, e o filho teria chegado na hora errada e morreu por ter tentado proteger a mãe, ou o duplo homicídio estava realmente nos planos do mandante. Segundo a polícia, “Farofa”, recebeu de “Clero”, a quantia de R$ 1,5 mil por ter cumprido a “empreitada” de matar a esposa e o filho do mandante./TN

Cabeleireiro teixeirense Wamevo é morto após reagir a assalto em Vitória



Morreu na tarde desta quarta-feira, dia 15 de março, em Vitória, capital do Espírito Santo, o cabeleireiro teixeirense mais conhecido como Wamevo Hair, que era proprietário do Centro Estético Wamevo Hair Stillyng, com sede à Rua Joaquim Nabuco, n°26, no centro de Teixeira de Freitas.

Ele e a esposa tinham ido participar de cursos na área de beleza e estética da capital capixaba e por volta das 15h, o carro em que estavam foi abordado por um assaltante armado. Wamevo ainda teria chegado a descer do veículo, mas por motivos desconhecidos o criminoso atirou duas vezes no cabeleireiro.

Logo após ser atingido, o cabeleireiro, muito conceituado em Teixeira de Freitas, chegou a ser socorrido a um hospital de Vitória-ES, mas acabou não resistindo e veio a óbito. 

O evento, que seria realizado hoje pelo Consulado FlaTexas na ADAT, foi cancelado, e a família FlaTexas Adat está de luto. Wamevo era uma pessoa querida na cidade, conhecido pela sua simpatia e educação.

A família ainda não informou o local do velório, bem como o horário do enterro. Nas redes sociais várias clientes do profissional lamentaram o ocorrido./TN


Governador Rui Costa volta a Eunápolis nesta segunda-feira (20/03)




Voltando à Eunápolis pela segunda vez com intervalo de um mês apenas, o governador da Bahia Rui Costa participará nesta segunda-feira, 20/03, junto ao prefeito municipal Robério Oliveira da reunião do Pacto pela Vida, programa do Governo do Estado que prevê ações integradas para a redução dos índices de violência.

O encontro, que vem acontecendo nas principais cidades da Bahia, foi citado pelo governador como ‘Caravana da Paz’ pois discute segurança com representantes do poder Judiciário, do Legislativo e da Segurança Pública do Estado, em um diálogo que visa apontar novas ideias e soluções para redução dos índices de violência nos municípios.

“Receber a ‘Caravana da Paz’ com o retorno do governador Rui Costa à nossa cidade em tão pouco tempo demonstra seu compromisso com a nossa parceria e os esforços do governo do Estado em ampliar as ações de segurança em nosso município”, disse satisfeito o prefeito Robério Oliveira.  

Programa – O Pacto Pela Vida é um programa de Estado criado pela Lei nº 12.357 de 26/09/2011 no âmbito do Sistema de Defesa Social – SDS, cujo objetivo principal é a promoção da paz social. Trata-se de uma nova política pública de Segurança, construída de forma pactuada com a sociedade, articulada e integrada com o Poder Judiciário, a Assembléia Legislativa, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os municípios e a União./via41

Manifestação contra as reformas da Previdência e trabalhista ocupa a Paulista


Resultado de imagem para Manifestação contra as reformas da Previdência

Terminou por volta de 20h o protesto contra as reforma da Previdência e trabalhista que ocupou toda a avenida Paulista, na cidade de São Paulo, na tarde de hoje (15), desde as 15h. A maior concentração de pessoas ficou nos quatro quarteirões mais próximos do Museu de Arte de São Paulo, onde estavam três carros de som com lideranças de movimentos sociais e sindicais.

O protesto foi pacífico. Durante a dispersão do ato, algumas pessoas mascaradas bloquearam o trânsito na avenida Nove de Julho e atearam fogo em objetos no meio da via. A Polícia Militar usou bombas de gás lacrimogêneo contra o grupo, que acabou se dispersando. Na avenida Paulista, o clima permaneceu tranquilo após o encerramento da manifestação.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participou do protesto e fez um discurso contra a reforma da Previdência por volta das 19h30, para encerrar do ato. Ele começou dizendo que o atual governo quer acabar com conquistas da classe trabalhadora por meio das reformas trabalhista e da Previdência.

Na avaliação de Lula, a reforma “vai proibir que milhões de brasileiros consigam se aposentar, que vai fazer com que os trabalhadores mais pobres desse país, sobretudo os trabalhadores rurais do Nordeste, passem a receber metade de um salário mínimo, sem ter noção do que esses trabalhadores representam na economia das pequenas cidades desse país”.

Para Lula, o problema da Previdência já foi resolvido em outro momento. “A política de geração de renda e de formalização das empresas e das relações de trabalho proporcionaram um crescimento inédito na receita da Previdência e da Seguridade Social entre 2004 e 2014". "Apenas entre 2008 e 2014, houve um aumento de 54,6% na receita da Seguridade Social, com a queda continuada do desemprego e da informalidade. Pela primeira vez na história do Brasil, teve superávit no subsistema urbano da Previdência. Isso ocorreu a partir de 2010, quando os contribuintes da Previdência superaram a marca de 50% da população economicamente ativa e os salários cresciam em média 3% acima da inflação”, disse.

Professores

Um dos temas levantados durante o protestos foi o fim da aposentadoria especial para professores, que com a reforma passariam a integrar o regime geral da Previdência. Maria Izabel Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), acredita que os trabalhadores vão se unir contra a reforma. “Porque não é justo. Algum professor se forma aos 16 anos? Não se forma. A sua idade mínima não será nem 65 anos, vai ser 70 ou 75 e [o professor] vai se aposentar oxalá aos 80 anos. É meio século de contribuição na Previdência”.


Em sua fala, Izabel defendeu que a Previdência não pode servir para resolver o problema econômico do país. “Querem fazer a classe trabalhadora sangrar e fazer com que a classe trabalhadora pague por uma crise que não foi ela que fez”.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Carros com placa de final 2 têm 5% de desconto no IPVA até 28 de março



Calendário do IPVA 2016 na Bahia (Foto: Divulgação)


Os proprietários de veículos com placa de final 2 têm até o dia 28 de março para pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única com 5% de desconto ou quitar a primeira cota do imposto, caso optem pelo parcelamento.

No mês de março, também deve ser feito o pagamento da 2ª cota para placas de final 1, que vence no dia 29. De acordo com informações da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam.

A Sefaz-Ba ressalta que não encaminha boleto de pagamento do IPVA para os contribuintes. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado. Os valores para pagamento também podem ser consultados no www.sefaz.ba.gov.br, Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA.

Desconto e parcelamento

A opção de pagar o IPVA com 5% de abatimento é válida para o contribuinte que quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Os proprietários de veículos podem optar também por parcelar o IPVA em três vezes, observando o vencimento da primeira cota na tabela.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e a multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e os débitos anteriores do imposto também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2016. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento.

ITAMARAJU | Vereadores arrancam aplausos, falando da saúde, corrupção e desrespeito de secretárias nepotistas


A imagem pode conter: 2 pessoas

Durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores do município de Itamaraju, ocorrida no período noturno desta terça-feira (14), pedidos e várias indicações de melhorias para a comunidade foram encaminhadas por parlamentares a casa, com o intuito de serem apreciados e votados pelos vereadores.

Somando a presença de 12 parlamentares, notando apenas a falta dos vereadores Rubens do hotel, Zé do Bolo e Adriano Pinaffo, (este último  faltoso em 2 das três sessões, sem apresentar justificativas a mesa diretora), que foi presidida pelo parlamentar Chico do Giló.

Seguindo a sessão o presidente Chico do Giló, solicitou a leitura dos requerimentos, sendo iniciado com a apreciação várias indicações e pedidos para reparos de ruas, limpeza de imóveis tomados pelo mato, problemas sociais com andarilhos e melhorias na feira da cidade baixa.

Em grande expediente foi aberto aos parlamentares o direito do uso a tribuna, que puderam falar de situações, como andarilhos efetuando necessidades fisiológicas em plena praça pública, riscos a saúde com a feira da cidade e melhorias nas estradas vicinais do município.

O vereador Edson (Som de Nova Alegria), iniciou seu discurso abordando sobre a jovem garota [Layse Miranda], que vem atraindo atenção devido ao talento em narrar rodeios.

Mas destinando o assunto para a saúde que pouco avançou nas melhorias, chegando a relatar que Itamaraju possui a pior [saúde do Extremo Sul], concluído seu discurso falando sobre a vida tirada por um ato negligente no transporte escolar, que foi finalizado ao som de aplausos.

Na seqüência o parlamentar Egnaldo Fernandes, falou sobre a corrupção escondido em meios a atos públicos, pedindo auxílio aos grupos sociais, para exercer o trabalho de fiscalização.

O tom do vereador Flavinho, apontava indignação no tratamento das secretárias de assistência social e educação, que pouco demonstram respeito a comunidade, tão pouco aos parlamentares que buscam levar demandas e tentam ajudar em atos que possam dar melhor a qualidade de vida dos cidadãos do município. Falou ainda sobre manifestantes que chamam parlamentares de “Ladrões”, poderão sofrer punições.

Após as discussões calorosas, o Presidente da Casa Chico do Giló, apresentou os atos aos edis, que aprovaram em formato unânime,  os trabalhos da noite foram encerrados e a próxima sessão esta marcada para terça-feira (21)./ IN

Manifestantes ocupam Ministério da Fazenda contra reforma da Previdência


Resultado de imagem para Previdência


Mais de 1,5 mil manifestantes ocuparam, na madrugada desta quarta-feira, a sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, segundo informações distribuídas à imprensa pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). A ação faz parte do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação Contra a Reforma da Previdência. O protesto é organizado por movimentos sociais do campo e da cidade que integram as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

— A perda de direitos e os retrocessos promovidos pelo governo Temer são os principais motivadores da ocupação, que tem sua centralidade na luta contra a Reforma da Previdência, enviada pelo presidente Michel Temer em dezembro do ano passado — cita nota do MST.

Vários protestos contra a reforma da Previdência estão programados para ocorrer nesta quarta nas principais cidades do país. Em Brasília, a concentração do ato começa a partir das 8h, na Catedral Metropolitana. De lá, os manifestantes devem seguir até o Ministério da Fazenda e se somar ao grupo que já está no local.


A reportagem procurou a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda para obter mais informações sobre a ocupação, mas não havia conseguido contato até a publicação desta matéria.

Rui entrega 78 novas ambulâncias para municípios baianos



Mais 78 municípios do interior do estado receberam reforço na saúde, com a entrega de 78 novas ambulâncias na manhã desta quarta-feira (15). Serão beneficiadas cidades como Maragogipe (Recôncavo), Ubaíra (centro sul), Conceição do Coité, Aporá e Serrinha (nordeste). Com um investimento de cerca de R$ 6,2 milhões, o Governo envia apoio para os baianos que precisam ter acesso à saúde em localidades vizinhas ou ainda serem encaminhados pela regulação para grandes centros como Salvador e região metropolitana. A ação representa mais qualidade e rapidez nos atendimentos aos baianos que necessitem dos serviços de saúde.

A entrega das ambulâncias foi feita pelo governador Rui Costa, acompanhado do secretário  da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e dos deputados estaduais responsáveis pelas emendas parlamentares que captaram as ambulâncias, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Para receber os novos equipamentos, prefeitos do interior, acompanhados de secretários municipais de saúde, vieram à capital receber as chaves.


"Além desta, este ano já realizamos uma entrega, e vamos, em abril, levar mais ambulâncias para outros municípios. Temos investido não só em novas ambulâncias, mas também no reforço da frota de novas viaturas da Polícia Militar do interior", disse Rui. Estas ambulâncias integram um total de 450 que serão entregues pelo Governo, sendo que 284 delas serão destinadas aos municípios do interior e outras 166 utilizadas na renovação da frota da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), incluindo a Central de Regulação.

Prado: Homem é perseguido e morto por motoqueiros


morte1

A sombra da morte volta a assombrar os moradores pradenses. A tranquilidade da pacata cidade foi rompida por estampidos de disparos de arma de fogo. Já era noite, nesta terça-feira (14), quando os bandidos fizeram mais uma vítima. Muitas famílias já se preparavam para dormir, quando ouviram os primeiros disparos. 

Foram vários. Muito sangue na rua e um corpo, já sem vida. Mais uma vítima da violência urbana, ali caída, nas proximidades da antiga garagem de ônibus, que fica na Avenida Wilson Alves de Souza, no bairro São Brás.

O trabalhador braçal estava morto. Quando a equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou ao local, nada mais podia fazer. Marcos Marinho, conhecido como ‘Marcos Doido’ foi perseguido e morto. Segundo informações, dois homens – ainda não identificados – participaram da execução. A polícia tenta apurar o que aconteceu.

A violência está voltando. Três dias antes, no sábado (11), um jovem foi alvo de disparo de arma de fogo e acabou atingido na região do abdômen. Após receber os primeiros socorros, precisou ser transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

A onda de terror e violência já começa a causar medo na população pradense. Não tem dia e não tem hora. Pode ser à qualquer instante e com qualquer um, vítima de assalto, de bala perdida e de tantas outras causas. Basta de violência./pradoonline

SONHO REALIZADO : Layse de 09 anos de Nova Alegria mostrou sua história no Domingo Show ao lado do seu ídolo





A População de Nova Alegria distrito de Itamaraju e cidades da região se emocionaram durante a manhã do último domingo (12/03), com a participação da pequena Layse Miranda de 09 anos, moradora de Nova Alegria que realizou um sonho em contar sua história de vida e estar no palco do Domingo Show sob o comando do apresentador Geraldo Luiz na rede Record.

A equipe do Domingo Show esteve em Nova Alegria na quinta-feira (02/03) conhecendo a historia da garota que apesar da pouca idade é considerada a rainha do rodeio e encanta a todos quando pega um microfone e começa a narrar os eventos.

No começo do programa a história gravada começou a ser mostrada, toda a vida simples de Layse, seus irmãos e pais Leones e Jade, no decorrer da reportagem a pequena narradora de rodeio ia ganhando admiradores que ficaram encantados com o seu talento.

Em fim Layse foi chamada ao palco e conheceu o apresentador Geraldo Luiz, ao lado do seu pai Leones a pequena se mostrava emocionada e realizada, Layse contou um pouco da sua história e suas raízes vindas de um lugar simples chamado Nova Alegria, a pequena relatou que ela tem vários sonhos entre eles é conhecer o maior rodeio do Brasil localizado em Barretos.

Layse e sua família ganharam vários presentes e vales compras para ajudar no dia a dia, porém havia um sonho a ser realizado, conhecer sua irmã de 12 anos por parte de pai que nunca havia conhecido, Geraldo Luiz preparou uma surpresa e no final do quadro promoveu o encontro emocionante, Layse mostrou seu talento nato em narrar rodeio levando o nome de Nova Alegria e Itamaraju para o Brasil.


A pequena narradora já se encontra em sua casa em Nova Alegria na expectativa de novos convites para se apresentar em quaisquer eventos./Cocobongo

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.