Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 25 de abril de 2020

Contas de luz permanecem com bandeira verde em maio





Os consumidores não terão acréscimo na conta de energia elétrica no mês de maio. A bandeira tarifária continuará verde.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira verde ocorre pelo quarto mês consecutivo.

De acordo com a agência, em abril, os níveis dos principais reservatórios das hidrelétricas apresentaram recuperação por conta do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês.

Além dos reservatórios mais elevados, as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus influenciaram na questão do consumo de eletricidade.

Esse cenário, ainda segundo a agência, sinaliza a manutenção da elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia, sem a necessidade de acionar o parque termelétrico de forma sistêmica. Com isso, a tarifa de maio não sofrerá acréscimo./radar64

Denúncia:Ambulância que poderia estar salvando vidas está sendo usada para coletar lixo em Nova Viçosa





Nova Viçosa: Nossa equipe de reportagem recebeu um vídeo na tarde desta sexta-feira (24), denunciando que uma ambulância da Prefeitura Municipal de Nova Viçosa vem sendo usada para coleta de lixo na cidade.

O vídeo mostra um funcionário da prefeitura, sem os devidos equipamentos de EPI, coletando lixo na Avenida Oceânica, no Centro do município, e colocando dentro da ambulância, que conforme vídeo, dá para ver que não foi um veículo adaptado para carregar lixo, e ainda tem o banco onde o acompanhante ou funcionário da saúde costuma ir ao lado do paciente em um possível transporte.


A pessoa que denuncia diz que, de fato, aquela ambulância fazia parte da frota da Secretaria de Saúde, mas, recentemente foi para o pátio da Secretaria de Obras, e está sendo usado na coleta de lixo. O denunciante diz que não sabe dizer se esse veículo voltará a ser usado na Secretaria de Saúde, e que ainda detém os equipamentos de Ambulância.

Segundo informações, se o veículo for usado para outros fins, que não a saúde, deverá dar baixar como ambulância. O denunciante não sabe explicar se há outros meios legais para esse tipo de desvio de função de um veículo especializado para este fim.

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, trata-se de um veículo Fiat/Fiotino Ambulância, de cor branca, placa policial OUS 6823, ano modelo e fabricação 2013, de propriedade do Fundo Municipal de Saúde de Nova Viçosa. Após a gravação do vídeo, a ambulância desapareceu.

O denunciante tentou encontrar o veículo na garagem da Secretaria de Obras, e em outros possíveis locais, mas, a ambulância não foi encontrada. O denunciante questiona falta de estrutura e mau uso dos bens públicos pela atual gestão do prefeito de Nova Viçosa.

“Uma ambulância que poderia estar salvando vidas, está sendo utilizada para o transporte de lixo. Um absurdo, uma péssima gestão municipal.

Além disso, há informações de que a coleta de lixo está atrasada na cidade por falta de pagamento aos prestadores de serviço, e por pura irresponsabilidade da administração, estão improvisando”, disse o denunciante. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nossa equipe de reportagem tentou contato com a prefeitura, mas, não obteve retorno./Liberdadenews

Moro expõe conversas e fala sobre cargo no STF: "Não estou à venda"



Moro expõe conversas e fala sobre cargo no STF: "Não estou à venda"



O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, apresentou provas que comprovam as acusações feitas durante seu pronunciamento na tarde desta sexta-feira, 24, que culminou com sua saída do comando da pasta. As informações foram obtidas pelo Jornal Nacional (JN).

Em mensagens apresentadas por Moro durante conversa com Jair Bolsonaro, ocorrida na quinta-feira, 21, o presidente mostra uma matéria com a chamada 'PF na cola de 10 a 12 deputados bolsonaristas', como forma de justificar a intenção no afastamento de Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal.

No entanto, o juiz respondeu ao chefe do executivo que o inquérito é inteiramente conduzido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. "Diligências por ele determinadas, quebras por ele determinadas, buscas por ele determinadas. Conversamos em seguida, às 09h".

Também foi solicitado que Sérgio Moro provasse não ter pleiteado uma recomendação ao presidente por uma cadeira no STF. Para isso, o ex-ministro expôs uma conversa com uma das fortes aliadas de Bolsonaro no congresso, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

"Por favor, ministro, aceite o ‘Ramage' e vá em setembro para o STF”, escreveu a parlamentar se referindo ao diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, um dos favoritos de Bolsonaro para chefiar a Polícia Federal. "Eu me comprometo a ajudar e fazer JB (Jair Bolsonaro) prometer", completou a deputada


Por fim, Moro recua na proposta feita por Zambelli. “Prezada, não estou à venda”. Questionada, a deputada federal informou que não irá comentar acerca do caso./A Tarde

ITAMARAJU | Familiares procuram por adolescente desaparecida






A adolescente Rhana Coimbra (14 anos) está desaparecida deste a última quarta-feira (22) de abril.

Conforme informações passadas a polícia, a menor saiu de casa com destino a casa para realizar atividades para a família e não retornou para sua residência.

Após inúmeras buscas na tentativa de localizar a adolescente, familiares procuram as autoridades policiais da Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju e notificaram o desaparecimento da adolescente.

Mas foi vista na última quinta-feira nas proximidades do bairro de fátima acompanhada por uma pessoa desconhecida.

Se alguém tiver qualquer informação do paradeiro da garota poderá manter contato com a central da Polícia Civil (197) ou com a Polícia Militar no telefone 190./IN

Homem é assassinado em acampamento na região norte de Teixeira de Freitas



Homem é assassinado em acampamento na região norte de Teixeira de Freitas


Tiago Cardoso Nascimento, de 30 anos, foi morto com um disparo de fogo nas costas, crime ocorrido na noite desta sexta-feira, dia 25 de abril, em um acampamento vizinho ao bairro Caminho do Mar, na saída de Teixeira de Freitas rumo ao município de Alcobaça, região norte da cidade.

Testemunhas viram os dois criminosos numa moto e quando aproximaram-se do barraco onde a vítima residia, o carona desceu e efetuou pelo menos cinco disparos, apesar de apenas um ter acertado o alvo.

Ao ser atingido o acampado ainda tentou correr, mas caiu e veio a óbito no local. Na perícia a cargo dos peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), ficou comprovada apenas uma perfuração no alto das costas e nenhuma cápsula foi encontrada, indicando que a arma usada na execução fora um revólver.

O delegado Bruno Ferrari, responsável pelo plantão na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas (DT) também esteve no local do crime e informou a imediata instauração de um inquérito policial para tentar descobrir autoria e motivação do assassinato./TH

Minas tem cinco mortes por dengue e mais de 50 mil casos prováveis



Em um ano, incidência da dengue no país aumenta 600% - CartaCapital


Subiu para cinco o número de mortes causadas pela dengue em Minas Gerais, neste ano. De acordo com o balanço da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado nesta quinta-feira (23), o Estado tem 51.842 casos prováveis da doença.

Ainda segundo a pasta, Minas Gerais apura outras 23 mortes que poderiam estar relacionadas à doença.

As mortes foram registradas em Alfenas, Medina, Guaxupé, Itinga e Carneirinho.

A secretaria também informou que foram registrados 877 casos provavéis de Febre Chikungunya e um óbito é investigado no município de Campo Belo, a 401 Km de Belo Horizonte. Sobre a Zika, foram notificados 293 casos prováveis da doença, sendo 33 em mulheres grávidas./R7

Ana Maria Braga diz estar curada do câncer de pulmão



Divulgação/TV Globo


Ana Maria Braga afirmou nesta sexta-feira, 24, durante o "Encontro" com Fátima Bernardes, que está curada do câncer de pulmão.

Ela conta que o exame que mapeia substâncias radioativas no corpo, realizado na sua quarta sessão de quimioterapia, surpreendeu os médicos. "O pessoal que participou do exame de imagem saiu aplaudindo.

Comparando meu exame da primeira vez para ontem [quinta-feira, 23], sumiu tudo", comemorou.

Esta é a quinta vez que Ana Maria enfrenta um câncer, mas, mesmo assim, sempre acreditou que iria sobreviver. Ela afirma ainda que, como está distante da família e amigos devido à quarentena do coronavírus, seu marido, o francês Johnny Lucet, tem a ajudado a lidar emocionalmente com a situação.

"No dia que fiz meu primeiro PET scan, ele estava comigo emocionado na sala e falei: 'I will survive' (Vou sobreviver, em inglês). Não sei se ele acreditou muito porque ele continuou chorando", recorda. "Parece que as coisas foram desenhadas. Estou sem minha família, sem minhas crianças, sem meus amigos e ele tem sido um parceiro maravilhoso",

Ana falou ainda que finalmente parou de fumar. Ela confessou que sempre teve dificuldade para parar e remédios contra o vício lhe faziam mal. "Estou agora num recorde de audiência do cigarro. Ninguém aqui em casa fuma. A única louca aqui era eu", afirmou, em tom bem-humorado./uai

"Bolsonaro escolhe novo diretor da Polícia Federal. Saiba quem é"



Bolsonaro vai nomear Alexandre Ramagem para o comando da PF


"O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já escolheu o nome do substituto de Maurício Valeixo no comando da Polícia Federal (PF). O delegado Alexandre Ramagem Rodrigues será o novo diretor-geral da Polícia Federal. Apesar de ter definido a indicação, a nomeação só deve sair na próxima semana.

As informações são do Estado de S. Paulo e Jornal da Record.

A indicação de Ramagem já estava sendo ventilada, inclusive foi um nome mencionado entre Bolsonaro e o então ministro da Justiça Sergio Moro."

"Ramagem atualmente dirige a Agência Brasileira de Inteligência e conta com o apoio dos filhos do presidente Jair Bolsonaro; ele chefiou a equipe de segurança pessoal de Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018, após o atentado contra o então candidato em Juiz de Fora.

Troca no comando da PF culminou em saída de Moro do governo.

A exoneração de Valeixo, publicada em Diário Oficial na sexta-feira (24), culminou com um pedido de demissão de Sergio Moro.

O ex-juiz da Lava Jato deixou o cargo de ministro da Justiça e declarou que Bolsonaro tentou interferir na autonomia da corporação.

Bolsonaro vinha indicando há tempos que gostaria de promover essa troca na PF.

Moro, por sua vez, afirmou que não se opunha à substituição, mas defendia que o novo indicado fosse escolhido de forma técnica e que houvesse um motivo forte para a exoneração de Valeixo. 

O ex-ministro afirmou que ao forçar a troca no comando, Bolsonaro admitiu que essa seria uma troca política."/gazetadopovo

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Morre em hospital homem atingido por sete tiros






O homem atingido por sete tiros na cidade de Belmonte, no início da tarde de quinta-feira (23), morreu pouco tempo depois de dar entrada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

Roberto Júnior da Silva, conhecido como "Betinho", foi surpreendido pelos disparos quando transitava pela Rua Bela Vista, no bairro Biela. Os autores do crime fugiram.

Socorrido pelo SAMU, ele foi transferido para o HLEM, onde não resistiu à gravidade dos ferimentos.

A polícia deve abrir investigação para apurar autoria e motivação do crime. Roberto já havia sido preso por tráfico de entorpecentes.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico legal./radar64

Número de casos de covid-19 sobe para 18 na cidade de Eunápolis






O número de casos de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, subiu de 15 para 18 em Eunápolis, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Saúde no início da noite desta quinta-feira (23).

As três pessoas que testaram positivo, um homem de 41 anos, uma mulher de 37 e uma criança de cinco anos não são familiares dos funcionários da Prosegur infectados com o vírus, mas tiveram algum tipo de contato com eles. “São do mesmo círculo de amizade”, informou a secretaria.

Segundo a informação, os pacientes apresentam sintomas leves e já se encontravam em isolamento social, seguindo os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.

Nesta quinta-feira, o Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia -, divulgou o resultado de 14 novos exames. Três deram positivo. Todos os testes são relacionados à Prosegur.

Nove colaboradores da empresa de transporte de valores estão se recuperando do coronavírus. Nesta quinta-feira, a justiça rejeitou, liminarmente, pedido da Prosegur para retomar as suas atividades, suspensas pela Vigilância Sanitária de Eunápolis.

A Secretaria de saúde destaca que todos os pacientes se recuperam em casa. Não há nenhuma pessoa internada em hospitais públicos ou privados./radar64

Dois mortos na disputa pelo tráfico de drogas em Eunápolis






Leandro Alves de Jesus, de 22 anos e João Victor Souza Silva de 19, foram mortos a tiros na noite desta quarta-feira 22, no bairro Itapoã em Eunápolis.

Eles foram atingidos por diversos tiros na rua Irmã Dulce. A polícia investiga se os crimes tem relação com a disputa entre facções rivais que disputam o controle da venda de drogas naquela imediação.

De acordo com informações, Leandro havia saído da prisão a pouco tempo após cumprir pena por roubo. João Victor também já foi preso por tráfico.

Os corpos foram encaminhados para IML. Um inquérito foi aberto para investigar o caso./sigaanoticia

Bolsonaro exonera Valeixo do comando da PF



Marcelo Valeixo em foto de 10 de janeiro de 2018, quando era superintendente da Polícia Federal no Paraná, na sede da corporação em Curitiba — Foto: DENIS FERREIRA


O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Leite Valeixo, foi exonerado do cargo. A exoneração ocorreu "a pedido", segundo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e publicado no "Diario Oficial da União" desta sexta-feira (24/04).

Moro, no entanto, foi pego de surpresa pela exoneração - que não ocorreu "a pedido" como diz o Diário Oficial - e ficou indignado. O ministro não assinou a demissão e não esperava que isso ocorresse nesta sexta. Como o cargo é de livre nomeação do presidente, o ministro não precisaria assinar o despacho. Moro pretende dar uma entrevista nesta sexta às 11h.

Questionado por apoiadores no fim da tarde, ao chegar à residência oficial do Palácio do Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro não respondeu.

Não foi nomeado ainda um substituto para o comando da PF. Entre os nomes cotados estão:

Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Anderson Gustavo Torres, secretário de segurança pública do DF

Fabio Bordignon, diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que conta com a aprovação e confiança de Moro

.A preferência do Preidente Jair Bolsonaro é Alexandre Ramagem para assumir o comando da Policia Federal. O nome dele não tem o apoio de Moro. Ministros da ala militar avaliam que o ministro da Justiça vai deixar o governo

A intenção, segundo interlocutores, seria colocar na PF um nome próximo do presidente. O diretor-geral exonerado é visto como o braço direito de Sergio Moro na pasta. Com a troca, a avaliação é de que o sucessor não teria um perfil similar.

Empresário de Teixeira é preso acusado de estuprar adolescente




Foi preso na manhã desta sexta-feira, 24 de abril, o empresário Carlos Henrique Marin, ele é acusado de estupro qualificado.

O empresário foi preso durante ação de policiais da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) de Teixeira de Freitas, em cumprimento a um mandado de prisão contra ele.

De acordo informações, Carlos Henrique usava o nome de sua antiga empresa a Cahen Eventos e boutique de roupas para atrair jovens para fazer ensaios fotográficos. E através de uma rede social, ele contatou a vítima de 17 anos e a convidou para um suposto ensaio fotográfico. A família autorizou e a adolescente que mora em uma cidade vizinha, veio para Teixeira se encontrar com o empresário.

Segundo as investigações da polícia, Carlos Henrique teria forçado o abuso sexual.

A família levou o caso até a DEAM e as investigações foram iniciadas. Carlos Henrique era morador da cidade de Colatina no Espírito Santo, e chegou à Teixeira de Freitas há pelo menos dois anos para trabalhar como produtor de eventos.

Carlos foi detido em uma empresa no centro de Teixeira de conduzido para a DEAM, para ser ouvido pela delegada titular na presença do advogado./bahiaextremosul

Mulher acusada de chefiar tráfico de drogas é presa em Santa Cruz Cabrália



Foto: Divulgação


Ela havia sido conduzida à delegacia local há exatamente um mês, na companhia de seu esposo Michael Wayne Passos Silva, vulgo "Cara de Jegue", quando foram surpreendidos por uma guarnição da PM traficando na Orla Norte de Porto Seguro.

Na oportunidade, o casal estava a bordo de um FORD FUSION, placa policial PKF 7E00, mas somente "Cara de Jegue" foi atuado em flagrante, portando 19 papelotes de cocaína e a quantia em espécie de R$ 1.800,00.

As informações coletadas a partir de então, passaram a confirmar o envolvimento de Sarah com a prática do tráfico de drogas juntamente com o marido.

Segundo a polícia foi possível identificar que após ser liberada da delegacia local no mesmo dia em que foi conduzida, adotou providências para prejudicar a investigação, como retornar ao imóvel onde residia com seu esposo para retirar diversos itens que poderiam incriminá-los, e limpar as contas bancárias com grandes dezenas de saques de quantia relevante.

No dia 14 de abril deste ano, foram presos Aline de Souza Leal e Jebson Oliveira Soares como comparsas e responsáveis pelos saques da conta de Sarah na cidade de CAMACÃ.

Jebson está associado às ações de tráfico de drogas cometidas por Sarah e Michael Wayne, hoje segregado no Conjunto Penal de Eunápolis. Sarah se viu cercada e resolveu se entregar na delegacia da cidade de Cabrália.

Sarah e o marido Michael Wayne - Foto: Divulgação

O casal é apontado como um dos principais fornecedores de entorpecentes nos eventos da classe média e alta e para usuários orla norte e centro do município de Porto Seguro./bahiaextremosul

Moro teria pedido demissão e Bolsonaro tenta reverter, diz jornal



Moro teria pedido demissão e Bolsonaro tenta reverter, diz jornal


O ministro da Justiça, Sergio Moro, teria pedido demissão nesta quinta-feira, 23, afirma o jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal, Moro teria ficado insatisfeito com a mudança no comando da Polícia Federal, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Oficialmente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública negou, às 15h14, que o ministro Sergio Moro tenha pedido demissão ao presidente Jair Bolsonaro.

Em reunião pela manhã, Bolsonaro teria informado a Moro sobre a troca, que deve acontecer nos próximos dias. O ministro então teria pedido demissão.

Segundo a Folha, os ministros Braga Netto e Luiz Eduardo Ramos foram escalados por Bolsonaro para tentar fazer com que Moro mude de ideia e continue no cargo.

Atualmente, a chefia da Polícia Federal é ocupada por Maurício Valeixo. Ele foi escolhido por Moro para o cargo e tem total confiança do ministro, segundo fontes do jornal.

Desde o ano passado, Bolsonaro fala em trocar o comando da PF a fim de ter maior influência sobre a corporação./jornal Folha de S. Paulo

Major Kelly Ravani visita a cidade de Jucuruçu e participa de reuniões com órgãos do poder público municipal





Ao longo desta quinta-feira (23), a Major PM Kelly Ravani, comandante da 43ª CIPM/Itamaraju, esteve em visita à cidade de Jucuruçu, que também integra a área de responsabilidade territorial da unidade, onde participou de reuniões com representantes do poder público local.



A comandante foi recepcionada pela Prefeita do município, a Sra. Uberlândia Carmos Pereira, e pelo Subtenente Cezar Souza Santos, comandante do pelotão de policiamento da cidade. Em seguida, visitou a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Municipal Cecília Meireles.


Na oportunidade, a comandante também participou de uma reunião da qual também se fizeram presentes a prefeita, o comandante do 4.º Pelotão, o Secretário de Saúde e prepostos da Vigilância Sanitária, em que traçaram conjuntamente estratégias na prevenção e enfrentamento do Coronavírus.


Durante o período em que a comandante permaneceu na cidade, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) que a acompanhava, juntamente com o efetivo que atua no município realizaram ações operacionais, com vistas à prevenção do crime./cocobongo

Ministério só vai recomendar cloroquina quando houver evidência de eficácia, diz Teich



CFM estabelece critérios e condições para uso da cloroquina ...


BRASÍLIA: O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse nesta quinta-feira (23) que a decisão do CFM (Conselho Federal de Medicina) que libera os médicos a prescreverem cloroquina, inclusive para casos leves de Covid-19 e uso domiciliar, não representa uma recomendação do Ministério da Saúde.

Segundo ele, a pasta deve liberar o uso do medicamento apenas quando houver evidência clara de que o medicamento funciona.

"Permitir o uso a critério do médico não representa uma recomendação do Ministério da Saúde. A recomendação vai acontecer no dia em que tivermos uma evidência clara de que o medicamento funciona", disse ele, que frisou que o parecer traz uma "autorização".

"É importante deixar claro que não é uma recomendação nossa, é uma autorização. Recomendação depende de estudo científico sólido", afirmou.

Teich afirmou que a medida do CFM é diferente do posicionamento do Ministério da Saúde, que mantém um protocolo para uso do medicamento em pacientes graves e críticos e mediante acompanhamento em hospitais.

O anúncio do CFM foi feito pelo presidente da entidade, Mauro Ribeiro, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e com Teich. Na ocasião, Ribeiro entregou às autoridades um parecer do conselho sobre a administração da substância em pessoas com Covid-19.

A avaliação havia sido solicitada pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à pressão do governo para aumento da oferta do medicamento.

Bolsonaro é um entusiasta da hidroxicloroquina e da cloroquina para o tratamento da doença. Ele já defendeu que elas sejam utilizadas inclusive no estágio inicial dos sintomas.

A defesa da medicação foi um dos pontos centrais do conflito de Bolsonaro com Mandetta, que era contrário à ampla recomendação do remédio para o coronavírus.

Ao comentar a reunião, Teich negou que tenha havido uma discussão sobre o tema. "Não foi uma discussão. O CFM veio trazer um posicionamento da instituição, e o que ficou é que fica a critério do médico, seja no hospital ou em nível ambulatorial, o que é um pouco diferente do que temos no Ministério da Saúde, que é uso no paciente hospitalizado, grave ou crítico", disse.

Segundo o CFM, ainda não evidência científica que sustente o uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19.

“É uma droga utilizada para outras doenças já há 70 anos, mas em relação ao tratamento da Covid não existe nenhum ensaio clínico prospectivo e randomizado, feito por grupos de pesquisadores de respeito, publicados revistas de ponta, que aponte qualquer tipo de benefício do uso da hidroxicloroquina no tratamento”, disse Ribeiro.

Apesar disso, no parecer, o conselho decidiu liberar os médicos para usarem a substância.

Na prática, Ribeiro liberou a indicação da droga em três situações. A primeira é para pacientes críticos, em terapia intensiva, nos chamados casos compassivos. “Ou seja, o paciente está praticamente fora da possibilidade terapêutica e o médico, com autorização dos familiares, pode usar essa droga”, afirmou.

O conselho, porém, também liberou a prescrição para pacientes que chegarem com sintomas importantes ao hospital, quando existe “um momento de replicação viral”, com ou sem recomendação de internação; e também no início dos sintomas, desde que exista diagnóstico confirmado para coronavírus e que estejam descartadas as possibilidades de que a pessoa tenha na verdade uma gripe normal, dengue ou H1N1. Neste caso, o remédio também pode ser prescrito em ambiente domiciliar, afirma Ribeiro.

"É também uma decisão compartilhada com o paciente, em que o médico explica que não existe nenhum benefício provado da droga no uso da Covid e os riscos que a droga apresenta."

Ele destacou que o CFM não autoriza o uso preventivo da hidroxicloroquina.

Questionado sobre as razões que levaram o conselho a liberar o medicamento mesmo sem evidência científica, Ribeiro disse que o coronavírus é uma doença devastadora e que, portanto, a entidade deu maior peso a relatos observacionais —quando o médico descreve a evolução de pacientes após o uso de determinada substância, sem o mesmo valor do que análises científicas.

No dia 21 de abril, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niaid, na sigla em inglês), dos EUA, divulgou um documento no qual contraindica o uso de hidroxicloroquina e azitromicina para tratamento da Covid-19 por causa de sua potencial toxicidade. A entidade também não indica o uso de lopinavir/ritonavir, drogas que também estão em estudo para tratar a doença.

A recomendação foi elaborada por um painel de especialistas com representantes de pelos menos 13 entidades, como agências governamentais (entre elas a agência que regula remédios, a FDA ,e o Centro de Controle de Doenças, o CDC) e associações médicas americanas.

Segundo o documento, o uso das drogas citadas só deve ser feita em ensaios clínicos.

Com relação somente à hidroxicloroquina e à cloroquina, o Niaid afirma que ainda não há dados suficientes para uma indicação a favor ou contra as drogas no tratamento da Covid-19. O documento alerta, contudo, que o uso deve ser acompanhado de monitoramento dos efeitos adversos, considerando o risco de alterações cardíacas e mal súbito.

Nos últimos dias, estudos feitos nos EUA, na França e no Brasil não mostraram benefícios da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19.

Um estudo brasileiro feito pela Prevent Senior, inclusive, começou sem aval da comissão de ética, o que pode ser fraude científica, segundo o CNS (Conselho Nacional de Saúde), órgão que integra o Ministério da Saúde./folha

Eunápolis confirma 18 casos do Covid-19





A Prefeitura de Eunápolis informou no começo da noite desta quinta-feira, 23 de abril, pelas redes sociais, que recebeu 14 novos resultados de testes do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia).

Deles, 03 atestaram positivo para covid-19, sendo todos correlacionados aos casos confirmados anteriormente.

Os pacientes, 01 homem de 41 anos, 01 criança de 05 anos, 01 mulher de 37 anos, apresentam sintomas leves e já encontravam-se em isolamento domiciliar, seguindo os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, o município totaliza 18 casos confirmados ao novo coronavírus./bahiaextremosul

Manaus registra recorde em número de enterros



Crédito:  AFP


O número de enterros nos cemitérios públicos de Manaus, no Amazonas, atingiu um novo recorde nesta semana. Nesta terça-feira (21), foram 136 sepultamentos nos cemitérios públicos da cidade, o número é quase cinco vezes a média de enterros diários na capital. Nos últimos dias, os enterros passaram a ser coletivos e os caixões colocados em valas comuns. As informações são do G1.

A estrutura insuficiente de atendimento a pacientes com a Covid-19 tem levado famílias ao desespero. Segundo os dados da Secretaria de Saúde do estado, o sistema está no limite com 96% dos leitos de UTI dos hospitais públicos ocupados. Nos hospitais de apoio e prontos socorros, apenas casos gravíssimos estão sendo atendidos por causa da superlotação.

O Amazonas já registra 2.479 contágios e 207 mortes até a terça-feira. Manaus, com 1,7 milhão de habitantes, tem a maior taxa de mortalidade por Covid-19 das 27 capitais.

O estado teme ainda que o sistema prisional possa ser o próximo alvo da doença. Na quarta-feira, foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 em um presídio. O homem cumpria prisão temporária e agora está internado em um hospital de Manaus./news

Bolsonaro deve ser citado em MS que quer obrigar Maia a apreciar impeachment



Bolsonaro diz estar entre a cruz e a espada sobre vetos da Lei de ...


Os advogados que levaram ao Supremo Tribunal Federal um pedido para obrigar o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) a apreciar uma denúncia de crime de responsabilidade agora têm dez dias para citar o presidente da República. A denúncia foi protocolada pelos mesmos advogados na Câmara dos Deputados, em 31/3. No STF, o pedido foi formulado por meio de um mandado de segurança.

Nesta quinta-feira (23/4), então, o ministro Celso de Mello, relator do MS, incluiu Jair Bolsonaro como litisconsorte passivo necessário, de modo que os autores da ação têm dez dias para proceder à citação do chefe do Executivo federal.

O mandado de segurança foi impetrado por Thiago Santos Aguiar de Pádua e José Rossini Campos do Couto Correa. Eles haviam pedido ao STF que ao presidente da Câmara fosse determinada a análise da denúncia em prazo de 15 dias. O crime de responsabilidade é requisito para instauração de processo de impeachment.

Ao analisar o caso, o ministro pediu prévias informações a Rodrigo Maia, inclusive sobre a cognoscibilidade do mandado de segurança. E determinou que as partes façam a citação de Bolsonaro.

"É tão importante (e inafastável) a efetivação do ato processual em referência, com o consequente ingresso formal do litisconsorte passivo necessário na presente causa mandamental — o que viabilizará, por imperativo constitucional, a instauração do contraditório —, que a ausência de referida medida, não obstante o rito especial peculiar ao mandado de segurança, poderá importar em nulidade processual, consoante adverte a jurisprudência dos Tribunais em geral", explica Celso.

Ele esclareceu ainda que essa diretriz jurisprudencial encontra apoio na doutrina jurídica e "legitima a extinção e o encerramento do processo de mandado de segurança na hipótese excepcional de o autor do writ não promover a citação de litisconsorte passivo necessário, cuja efetivação lhe foi expressamente ordenada".

Assim, os advogados têm agora dez dias para tomar as providências necessárias para a citação de Bolsonaro. Caso contrário, o processo será extinto sem resolução do mérito./conjur

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Rui faz videoconferência com prefeitos de 10 cidades do extremo sul





Na tarde desta quinta-feira 23, o governador Rui Costa realiza videoconferência com 10 prefeitos das regiões do Extremo Sul e da Costa do Descobrimento.

A reunião acontecerá às 17h e deve abordar as ações de combate à pandemia do novo coronavírus implementadas pelo Governo do Estado, além de ouvir as demandas dos representantes municipais.

Participam da videoconferência os prefeitos e prefeitas de Belmonte, Eunápólis, Itabela, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itamarajú, Medeiros Neto, Prado e Teixeira de Freitas.

O governador tem dedicado atenção especial à região Sul do estado que apresenta taxa de crescimento de 20% no número de novos casos da Covid-19.

Já foram realizadas duas videoconferências nos últimos dias, uma na quarta-feira 22 com 12 prefeitos das regiões do Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul. 

Na terça-feira 21, o governador se reuniu virtualmente com 11 prefeitos da região Sul./sigaanoticia

Prado: Jovem de 20 anos é executado a tiros no Bairro São Brás




Um jovem identificado como Leandro Valanzuela Chaves, de 20 anos, foi executado com disparos de arma de fogo, na noite desta quarta-feira (22), por volta das 20h30. O crime aconteceu na rua Elísio Alves de Oliveira, bairro São Brás.

De acordo com informações, uma guarnição da Polícia Militar foi deslocada para o local do crime e encontrou o corpo do jovem caído no chão dentro de uma residência.

A Polícia Militar isolou a área e comunicou o homicídio ao Plantão Regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas. O corpo foi removido para o IML de Itamaraju./cocobongo

ACM Neto chega a Brasília em meio a boatos de demissão de Moro



[ACM Neto chega a Brasília em meio a boatos de demissão de Moro]


O presidente nacional do DEM, ACM Neto, chegou a Brasília em meio aos rumores de um eventual pedido de demissão Sérgio Moro. A assessoria do ministro não confirma a saída do governo, mas fontes de bastidor afirmam que o caso ainda é avaliado.

O prefeito de Salvador tem uma reunião nesta tarde com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. O gestor ainda não se manifestou sobre as últimas notícias.

Bolsonaro tenta minimizar o incêndio no DEM provocado pela demissão do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, e pelas troca de farpas com Rodrigo Maia./bnews

Moro pede demissão após troca na PF, e Bolsonaro tenta reverter



[Moro pede demissão após troca na PF, e Bolsonaro tenta reverter]


O presidente Jair Bolsonaro comunicou o ministro da Justiça, Sergio Moro, nesta quinta-feira (23) que pretende trocar a diretoria-geral da Polícia Federal, hoje ocupada por Maurício Valeixo.

Bolsonaro informou o ministro que a mudança deve ocorrer nos próximos dias. Moro então pediu demissão do cargo, e Bolsonaro tentar reverter a decisão.

Valeiro foi escolhido por Moro para o cargo. O atual diretor-geral é homem de confiança do ex-juiz da Lava Jato. Desde o ano passado, Bolsonaro tem ameaçado trocar o comando da PF. O presidente quer ter controle sobre a atuação da polícia.

Moro topou largar a carreira de juiz federal, que lhe deu fama de herói pela condução da Lava Jato, para virar ministro. Ele disse ter aceitado o convite de Bolsonaro, entre outras coisas, por estar "cansado de tomar bola nas costas".

Tomou posse com o discurso de que teria total autonomia e com status de superministro. Desde que assumiu, porém, acumula recuos e derrotas.

Sob o comando de Moro, a Polícia Federal viveu clima de instabilidade no ano passado, quando Bolsonaro anunciou uma troca no comando da superintendência do órgão no Rio e ameaçou trocar o diretor-geral.

No meio da polêmica, o presidente chegou a citar um delegado que assumiria a chefia do Rio, mas foi rebatido pela Polícia Federal, que divulgou outro nome, o de Carlos Henrique de Oliveira, da confiança da atual gestão. Após meses de turbulência, o delegado assumiu o cargo de superintendente, em dezembro.

No fim de janeiro, o presidente colocou de volta o assunto na mesa, quando incentivou um movimento que pedia a recriação do Ministério da Segurança Pública. Isso poderia impactar diretamente a polícia, que poderia ser desligada da pasta da Justiça e ficaria, portanto, sob responsabilidade de outro ministro.

Bolsonaro depois voltou atrás e disse que a chance de uma mudança nesse sentido era zero, ao menos neste momento./bnews

Pedreiro de 65 anos morre eletrocutado durante obra em casa



Macaco morre eletrocutado e corpo fica pendurado mais de 9h na ...


PORTO SEGURO - Um pedreiro de 65 anos morreu eletrocutado na segunda-feira (20) enquanto realizava uma obra na sua casa na Rua São Lucas, bairro Casas Novas, em Porto Seguro.

Conforme apuração da reportagem, Rudival Oliveira Souza manuseava uma barra de ferragem, que acabou encostando em um fio de alta tensão. O pedreiro recebeu uma descarga elétrica e caiu na laje.

Rudival, segundo a informação, foi socorrido por uma equipe do SAMU. Ele morreu pouco tempo depois de dar entrada no Hospital Luís Eduardo Magalhães.

O corpo foi levado para necropsia no Instituto Médico Legal. Não há informação sobre velório e enterro./RADAR64

Eunápolis: Disputa entre facções resulta em dois mortos no Itapoã





EUNÁPOLIS - Dois homens foram mortos por volta das 19h desta quarta-feira (22), no bairro Itapoã, cidade de Eunápolis. Segundo a polícia, as vítimas foram atingidas por diversos tiros na Rua Irmã Dulce.

Um dos suspeitos de ter participação no duplo assassinato foi identificado. Os policiais estiveram em uma casa na mesma localidade, onde ele estaria escondido. Ainda não há informação se alguém foi preso.

Informações preliminares indicam que o crime teve como motivação o conflito entre duas facções de traficantes rivais.

Os dois mortos ainda não tiveram a identidade confirmada. Moradores da localidade disseram que houve uma intensa troca de tiros. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal./radar64

Prado: Jovemé assassinado a tiros dentro de residência no Bairro São Braz



A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Prado: A Polícia Militar da cidade do Prado foi informada, na noite desta quarta-feira, 22 de abril, por volta das 20h00, sobre a ocorrência de disparos de arma de fogo, na Rua Elísio Alves, no Bairro São Braz. Uma guarnição se deslocou para o local e encontrou um corpo caído no chão de uma residência.

A vítima apresentava ferimentos provocados por arma de fogo. A guarnição preservou a área e comunicou o homicídio consumado ao Plantão Regional da Polícia Civil, em Teixeira de Freitas. O delegado plantonista autorizou a remoção do corpo, e uma equipe do IML de Itamaraju fez a remoção.

A vítima foi identificada como sendo, Leandro Valanzuela Chaves, 20 anos de idade. O corpo passará por necropsia, na manhã desta quinta-feira, 23 de abril. Um inquérito policial foi instaurado para investigar a autoria e motivação do crime./Liberdadenews

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Decreto sobre uso geral de máscaras em Salvador começa a valer a partir de quinta-feira (23)



Uso de máscaras de proteção será obrigatório a partir desta quinta-feira (23). — Foto: Tchélo Figueiredo


Entra em vigor a partir da próxima quinta-feira (23), em Salvador, um decreto publicado no Diário Oficial (DOM) que obriga a população a usar máscaras de proteção no trânsito, transporte público municipal e ambientes de trabalho.

O anúncio do decreto, que é mais uma medida para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, tem o objetivo de controlar a curva de crescimento da doença e prevenir um colapso do sistema público de saúde.

De acordo com a prefeitura, a máscara usada pode ser de qualquer tipo, inclusive de pano (reutilizável). O uso é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por especialistas. A recomendação é que as pessoas usem o material quando precisarem sair de casa, como item de proteção.

Entre esta quinta (23) e domingo (26), a Secretaria de Mobilidade (Semob) fará uma campanha de conscientização para orientar a população sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ônibus. As ações serão realizadas nas estações da Lapa, Pirajá, Acesso Norte, Mussurunga e também em 80 pontos onde a concentração de passageiros é maior.

Além disso, segundo a prefeitura, as estações de transbordo contarão com a divulgação, através de seus sistemas sonoros, de mensagens chamando atenção dos passageiros para a importância e a necessidade de usar as máscaras. Cartazes informativos também serão colados dentro dos ônibus.

A partir de segunda-feira (27), o decreto estabelece que o passageiro que for flagrado usando o transporte público sem o uso da máscara será orientado a deixar o veículo, inclusive de forma obrigatória, se for o caso.

Fica determinado, ainda, o uso obrigatório de máscara nos ambientes de trabalho para todos os estabelecimentos em que as atividades não estejam suspensas pelas medidas restritivas, inclusive repartições públicas municipais. Esses locais, contudo, deverão fornecer o equipamento para os colaboradores, sob pena de interdição. Clientes também precisarão estar de máscara.

A prefeitura ainda reforçou que os ambulantes também deverão fazer uso obrigatório de máscara de proteção durante o desempenho de suas atividades. A Secretaria de Gestão (Semge) está fazendo a aquisição dos utensílios, e a Secretaria de Ordem Pública (Semop) fará uma ação de entrega, disponibilizando duas máscaras para cada trabalhador. A medida só vale a partir da entrega dos itens de proteção./G1 Bahia

Quase 80% dos casos confirmados de Covid-19 em Ilhéus são de profissionais da saúde, diz secretaria municipal



Médico Gilmar Calazans morreu na manhã de segunda-feira (20) em Ilhéus, na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais


A Secretaria Municipal da Saúde de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, informou nesta quarta-feira (22) que 78% dos casos de confirmados de Covid-19 no município são de profissionais da saúde. O município também registra três mortes de infectados pela doença, um deles foi o médico Gilmar Calazans, de 55 anos, que foi o 46º paciente a morrer pela Covid-19 no estado, que já registra 50 óbitos.

De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, até a tarde desta quarta, o município tinha 228 casos descartados após resultados negativos em testes feitos em laboratórios e 50 considerados suspeitos, que tiveram material coletado e aguardam resultado dos testes.

Segundo informações do órgão, outras 246 pessoas são monitoradas por causa do Covid-19 e 578 pacientes que apresentavam síndrome gripal foram liberados do monitoramento. A cidade ainda registra 35 pacientes que foram infectados pelo vírus e recebeu alta e outros 10 que estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Morte de médico

O médico Gilmar Calazans, de 55 anos, foi o primeiro profissional de saúde a morrer em decorrência da Covid-19 na Bahia. Ele residia em Ilhéus e faleceu na manhã da última segunda-feira (20). Ele foi o 46º paciente a morrer pela Covid-19 no estado.

Calazans, que trabalhava na parte de internamento do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), testou positivo para o novo coronavírus na última quinta-feira (16), quando iniciou o processo de quarentena.

Como tinha um histórico de hipertensão desregulada, ele apresentou um agravamento no quadro de saúde e procurou ajuda na unidade onde trabalhava, mas sequer deu tempo de ser regulado.

Em nota, a direção do HRCC, lamentou o falecimento do médico Gilmar Calazans Lima de 55 anos. Segundo a unidade, ele também tinha como fatores de risco obesidade e diabetes.

Dicas de prevenção contra o coronavírus  — Foto: Arte/G1

"Neste momento de dor e consternação, deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos", finaliza a nota do HRCC./g1

Marceneiro de 23 anos é assassinado a tiros em Teixeira de Freitas





Um marceneiro de 23 anos foi assassinado a tiros em Teixeira de Freitas na noite desta terça-feira 21.

O crime aconteceu no rua Paysandu, bairro Tancredo Neves onde o corpo de Marcos Uildes Pinheiros Guimarães foi encontrado.

A vítima de chegou de moto e foi abordado por criminosos armados que efetuaram os disparos.

Perícia realizada no local  revelou que o homem foi atingido por 8 tiros. O jovem trabalhava em uma marcenaria no centro da cidade.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. O caso é investigado pela Polícia Civil./sigaanoticia

Filho de Leonardo vê o irmão assumir o que todos imaginavam, tira a roupa e choca com unhas pintadas: “Que deu?”



Leonardo viu os filhos Zé Felipe e João Guilherme darem o que falar nos últimos dias (Foto montagem: TV Foco)


Nos últimos dias dois filhos do cantor Leonardo acabaram dando o que falar literalmente. Estamos falando de João Guilherme e Zé Felipe, ambos filhos do sertanejo, tem milhares de seguidores nas redes sociais e sempre acabam atraindo as atenções do público.

Desta vez, após ver o irmão, Zé Felipe, assumir o que todos já imaginavam, João Guilherme, que ficou amplamente conhecido por namorar a atriz Larissa Manoela e atuar nas novelas do SBT, também chamou a atenção dos fãs.

Isso porque, nos últimos tempos, o filho caçula de Leonardo, tirou a roupa na web, mostrou que estava com o corpão em dia e surpreendeu muita gente. Ele, para se ter uma ideia, que já é maior da idade, chegou a levar uma cantada do ator Rodrigo Dourado na web.

Na ocasião, o ator afirmou que iria desejar saúde para o filho de Leonardo, mas que já havia percebido que estava ok. Além disso, o rapaz também passou a chamar a atenção de seus seguidores por surgir nas redes sociais com as unhas pintadas. Diferente né? Nos comentários algumas pessoas elogiaram o estilo do rapaz, enquanto outras estanharam: “Que deu?”, questionou uma, por exemplo.

Como se não bastasse, outro que deu o que falar nos últimos tempos foi Zé Felipe. Ele, que terminou o noivado com Isabella Arantes, bailarina do Faustão, agora está completamente focado na carreira.

Filho de Leonardo, João Guilherme, tem dado o que falar (Foto montagem: TV Foco)

FIM DE NOIVADO DE ZÉ

Para quem não sabe, a separação de Zé Felipe e Leonardo deu o que falar literalmente. Isso porque a moça chegou a afirmar para os seguidores que havia sido muito chifrada pelo filho de Leonardo. De quebra, ele teve que vir à público, dizer que não era gay e que não teria problema algum em contar tal história, se fosse verdade. Tudo aconteceu, porque um jornalista acabou noticiando que um famoso sertanejo havia terminado com noiva, após ser flagrado, trancado com um amigo no quarto.

João Guilherme (Foto: Reprodução)

O fato é que se João Guilherme dá o que falar, para o lado de Zé Felipe não é diferente. O cantor recentemente, por sinal, veio à público e assumiu o que todos imaginavam. Apesar da surpresa, ele se referia a uma live. Um dia antes de fazer tal anúncio, ele contou que tinha uma surpresa. Já no dia seguinte, ele admitiu:  “Para quem achou que a surpresa seria uma live, acertou!! Vem show por aí 💥🎶”, disse Zé Felipe.

Jovem é assassinado com oito tiros no Bairro Tancredo Neves em Teixeira



A imagem pode conter: 1 pessoa

Teixeira de Freitas: A Polícia Militar foi informada na noite desta terça-feira, 21 de abril, de uma ocorrência de disparos de arma de fogo, com vítima caída em via pública. 

Uma guarnição do PETO foi deslocada para o local, sendo na Rua Paysandu, no Bairro Tancredo Neves, e confirmou um homicídio consumado. Os militares preservaram a área até a chegada da Polícia Civil, que foi ao local, sob a liderança da delegada plantonista, Andressa Carvalho.

A delegada realizou o levantamento cadavérico, e uma equipe composta pelos peritos Flávio Sampaio e Alexson Magalhães, realizaram a perícia de ação violenta (homicídio). A vítima foi identificada como sendo, Marcos Uildes Pinheiros Guimarães, 23 anos de idade. 

Segundo informações, a vítima chegou ao local em uma moto Yamaha, de placa policial PVI 8541, e foi abordada por criminosos armados, que efetuaram os disparos.

No local do crime, permaneceu a Lei do Silêncio, ninguém viu nada, ninguém sabe de nada. A vítima apresentava 08 perfurações pelo corpo, sendo nas costas, nádegas, braço, pescoço e cabeça. Segundo informações, a vítima trabalhava com um marceneiro no Centro da cidade e a moto seria do patrão dele. 

No local do crime, os peritos recolheram 07 cápsulas de arma calibre 38 Special. O corpo foi removido ao IML, onde passará por necropsia nesta quarta-feira (22)

Segundo informações preliminares, a vítima não tem passagem na polícia. A motivação ainda é desconhecida pela Polícia. A delegada instaurou inquérito policial para investigar o crime. O caso será encaminhado para a Pasta de Homicídios./Liberdadenews

terça-feira, 21 de abril de 2020

Ministro da Saúde deve rejeitar pedido de governadores sobre médicos formados no exterior



[Ministro da Saúde deve rejeitar pedido de governadores sobre médicos formados no exterior]


O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, deve rejeitar o pedido feito por governadores do Nordeste para contratar médicos brasileiros formados no exterior, que ainda não estão aptos a trabalhar no País.

De acordo com documento obtido pela CNN Brasil e divulgado na tarde desta terça-feira (21), para fundamentar a decisão final o ministério argumenta que foi feito um cadastramento de médicos no país e que há “385.505 profissionais de saúde dispostos a atuar imediatamente em todo o Brasil, além de 102.235 estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, que poderão atuar sob supervisão”. 

“O Brasil foi um dos poucos países do mundo que, através do Ministério da Saúde e de sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizou um papel estratégico no planejamento de ações para enfrentamento da situação em âmbito nacional, amenizando alguns pontos de fragilidade do sistema. Por meio de seus Departamentos de Gestão, tanto do Trabalho, quanto da Educação na Saúde, a SGTES desenvolveu dois grandes sistemas no âmbito da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”, diz outro trecho do documento.

O Consórcio do Nordeste, presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), encaminhou um documento a Teich na sexta-feira (17), dia seguinte à sua nomeação na pasta, com o pedido. Nela, solicitam a contratação de cerca de 15 mil médicos formados no exterior que não possuem autorização para atuarem no Brasil.

Em reunião por videoconferência na segunda-feira (20), o pedido foi ressaltado pelo governadores nordestinos./bnews

Mulher morre após moto bater em cavalo na BA-695





Marilene Teixeira dos Santos, de 39 anos, morreu em um acidente de moto na noite de segunda-feira 20, enquanto transitava pela BA-695, próximo ao município de Lajedão.

Ela viajava na corona da moto Honda Bross que era pilotada pelo marido quando eles bateram em um cavalo que transitava na pista.

Ildo de Oliveira Rocha informou que não conseguiu desviar do animal que surgiu rapidamente. Sua esposa, que trabalhava em um laticínio na cidade de Ibitapuã, morreu na hora.

Ildo, foi socorrido pelo SAMU 192 e não corre risco de morte. O corpo de Marilene foi encaminhado para o IML de Teixeira de Freitas para exames de necrópcia./sigaanoticia

Bahia - Uso de máscara passará a ser obrigatório para todos, anuncia governador





O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que será publicado um novo decreto que determina o uso de máscara por todas as pessoas que saírem ás ruas em todas as cidades da Bahia.

Segundo o Bnews, a decisão foi tomada após reunião com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que, segundo Rui, se comprometeu a publicar o decreto, de forma conjunta, também para Salvador.

“Acertamos, conjuntamente, a edição de decreto, aonde vamos em breve publicar, valendo para o estado e Salvador, que 100% das pessoas que forem às ruas, ou seja, todas as pessoas que saírem de casa, utilizem máscara”, disse o governador.

Na última sexta-feira, 17 de abril, ACM Neto já havia anunciado que toda a população será obrigada a usar máscaras nas ruas da capital. O decreto foi publicado em edição extraoficial./bahiaextremosul

Eunápolis: Prosegur volta a ser interditada após confirmação de casos de coronavírus




Eunápolis: Prosegur volta a ser interditada após confirmação de casos de coronavírus


A filial da Prosegur, em Eunápolis, foi alvo de uma operação de fiscais de Vigilância Sanitária do município e do Estado da Bahia nesta segunda-feira (20). A empresa é o foco de contaminação de todos os casos de coronavírus registrados até o momento na cidade.

A empresa tem nove funcionários que testaram positivo para Covid-19. Durante a operação, os fiscais constataram 15 pessoas trabalhando no local. Os funcionários foram levados para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia. Toda a empresa foi interditada após a operação.

A Prosegur – empresa de transporte de valores, foi interditada na última quinta-feira (16), por descumprir as normas de isolamento social para conter a pandemia. A operação foi realizada após o recebimento de denúncias que a empresa havia retomado as atividades nesta segunda-feira.

Na ação, que contou com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, os scais constataram que havia 15 pessoas trabalhando no local. Os funcionários foram levados para prestar esclarecimento na delegacia de Polícia Civil. Só estava permitido o funcionamento da guarita, que agora, juntamente com o portão por onde entram e saem os veículos, também foi interditada./TH

Moradora de Lajedão morre em acidente de moto na BA 695




Um acidente no inicio da noite desta segunda feira, 20 de abril, envolvendo uma moto e animais na BA 695 a 06 quilômetros de Lajedão, matou a senhora Marilene Teixeira dos Santos, de 38 anos.

Marilene trafegava com o marido em uma moto Bros NXR de cor preta, placa HKD 6264, licenciada em Minas Gerais, quando em uma curva apareceram três cavaleiros, a colisão foi inevitável.


Com o impacto, Marilene que viajava na garupa da moto foi jogada na pista. Uma equipe do SAMU e policiais do 4º Pelotão de Lajedão estiveram no local prestando socorro ás vítimas, mas Marilene não resitiu, morreu no local.

Ildo da Rocha Ribeiro, de 46 anos, marido de Marilene,  e condutor da moto, ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Os homens que estavam a cavalo e segundo testemunhas, fugiram sem prestar socorro as vítimas.


Marilene é ex funcionária da Prefeitura de Lajedão. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

Covid-19: mais um caso com origem na Prosegur eleva número para 15





EUNÁPOLIS - Mais uma pessoa que teve contato com os funcionários da Prosegur, contaminados com o coronavírus, testou positivo para a doença. Com isso, subiu para 15 a quantidade de pessoas com a Covid-19 no município. 

No total, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são oito funcionários da empresa de segurança e sete familiares infectados.

O novo caso registrado nesta segunda-feira (20) é o de uma mulher de 32 anos, que se encontra em isolamento domiciliar. Ela apresenta sintomas leves.

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus realizou, nesta segunda, exames em mais 12 pessoas com suspeitas de coronavírus. São trabalhadores da Prosegur e pessoas com quem eles mantiveram contato nos últimos dias. Os resultados devem ser divulgados ainda esta semana.

Foco de contaminação da Covid-19 em Eunápolis, a filial da Prosegur foi interditada na última quinta-feira (16). Mas, nesta segunda-feira, a empresa retomou suas atividades normalmente, descumprindo as determinações. Fiscais da vigilância sanitária voltaram ao local, acompanhados da polícia, e endureceram as medidas.

12 pessoas que estavam trabalhando no prédio foram levadas para prestar esclarecimento na delegacia. A Prosegur é acusada de descumprir normas de isolamento, forçando os colaboradores que estão em quarentena a voltarem ao trabalho. A empresa já recorreu./radar64

Rede particular confirma mais 03 casos de Covid-19 em Teixeira: Já são 17 positivos para Coronavírus



Nenhuma descrição de foto disponível.

Teixeira de Freitas: Quando há coleta de material e envio para o LACEN-BA de Salvador, o tempo de espera do resultado tem sido de, no máximo, 72 horas. Os últimos resultados foram ainda mais rápidos, por conta dos “testes rápidos” que chegaram ao município, tanto para rede pública, quanto privada.

Desde a última sexta-feira, o boletim oficial incluiu no seu registro os casos positivos atestados na rede particular por teste rápido. Os números atuais são de: 17 confirmados, sendo que 10 estão recuperados. Oito casos positivos são resultantes de atendimentos da rede privada. São 71 descartados, 04 casos suspeitos em acompanhamento pelo município, aguardando resultado. Totalizando 92 casos notificados.

Em Teixeira de Freitas, a Vigilância Epidemiológica está cumprindo todos os protocolos e adotando as medidas de precaução cabíveis. Nas ruas, a fiscalização municipal está intensificada. Obedeça as recomendação de higiene e distanciamento.

Saiba como agir. Em caso de sintomas gripais leves, apenas com coriza, a recomendação é permanecer em casa, em isolamento. No caso de febre e coriza, fique atento ao seu corpo, mas ainda assim, prefira o isolamento domiciliar. Caso haja progresso no quadro, com febre, tosse e coriza, procure um posto de saúde. Para febre, tosse, falta de ar e coriza, vá até um serviço de urgência.

Para otimizar o acesso à informação, a Secretaria Municipal de Saúde criou o canal “Informe COVID-19”, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h via whatsApp, pelos números (73) 9 9844 3768/99982 5482 e e-mail informecovid19.txf@gmail.com (mailto:informecovid19.txf@gmail.com). Nos demais dias e horários, o contato deve ser pelo SAMU 192./Liberdadenews/Ascom

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.