Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 25 de junho de 2016

Prefeitura de Prado adquire novo caminhão caçamba


image-3-696x443

Na contramão da crise financeira que enfrentam a maioria dos municípios da Bahia, a prefeitura de Prado está incorporando à frota de veículos  esta semana, mais um caminhão caçamba. O veículo será empregado no transporte de material para recuperação de estradas do interior.

O termo de cessão de uso foi assinado nesta segunda-feira (20), em Salvador. O ato contou com a presença da Prefeita do Prado, Mayra Brito, e do deputado federal, Mário Negromonte Junior.

O caminhão caçamba (modelo Agrale/14.000) foi adquirida junto ao governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)./PN

Onça é morta após participar de cerimônia da Tocha Olímpica


onca_twitter

Manaus – Uma onça que participou de uma cerimônia com a tocha olímpica em Manaus, no Amazonas, na manhã de segunda-feira, foi morta logo após o evento. De acordo com o Comando Militar da Amazônia (CMA), o animal teria fugido da coleira e avançado em um militar durante operação de resgate no interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva, conhecido como Cigs.

A fuga teria acontecido logo após a exibição, quando militares tentavam colocá-la numa caminhonete para voltar para seu habitat natural. Uma equipe de tratadores, composta por veterinários especializados no trato, foi ao resgate da onça. Tranquilizantes foram disparados no animal, que mesmo dopado foi em direção a um dos militares. A onça Juma, como era conhecida, foi abatida com um tiro de pistola.

Como outra onça, apelidada de Simba, ela havia sido acorrentada e apresentada ao público durante a cerimônia. Após a morte do animal, o Comando Militar da Amazônia determinou a abertura de processo administrativo para apurar os fatos relacionados ao incidente.

O Exército diz que abriu um processo administrativo para investigar a morte do felino. Segundo o portal Amazônia Real, o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) não havia autorizado a participação de Juma no evento e poderá multar a corporação.

A tocha

Uma das passagens da Tocha foi no Centro de Instrução de Guerra na Selva durante o percurso do fogo olímpico até o barco, onde passou pelo Encontro das Águas. No local, Juma estava acompanhado de um dos tratadores e ficou bem próximo a um dos participantes do revezamento./Odia

Prado: Jovem de 19 anos é executado a tiros no bairro Portal do Prado


46b4cb80-e03a-4a65-b23f-3ba7694341b7

Um jovem de 19 anos, foi morto no fim da tarde deste sábado (25), no bairro Portal do Prado, em Prado. Segundo informações o rapaz foi atingido por pelo menos 7 tiros.

Ainda segundo informações, a vítima, identificada como Alex Ferreira Maciel, foi surpreendida por atiradores, que efetuou vários disparos.

A equipe do SAMU 192 foi acionada, ao chegar no local, eles se depararam com um jovem caído com diversas marcas de tiros pelo corpo. A vitima foi socorrida ainda com vida para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas. Após dar entrada na unidade, não resistiu aos ferimentos e veio ao óbito.

d154987f-4216-430a-8724-b1baa0083bb5

O corpo será encaminhado pelo agente público Anderson Barbosa, para o Instituto Médico Legal (IML), de Itamaraju. Após os exames de necrópsica será liberado aos familiares para realização do velório./PN

Teixeira: Homem vem passar festa junina na Bahia e morre afogado em represa



Teixeira de Freitas: Um homem morreu afogado em uma represa que fica localizada na entrada do Distrito de Santo Antonio, Fazenda Dona Tide, na BR 101, altura do quilômetro 853, em Teixeira de Freitas. A vítima foi identificada como sendo, Adenilton Souza dos Santos, 53 anos anos de idade, popularmente conhecido como "Japão", morador de Vitória/ES.

De acordo com familiares, Adenilton estava passando os festejos juninos na Bahia com a família, mas, já havia comprado a passagem de volta para o Espírito Santo, onde reside. No entanto, ele consumiu bebida alcoólica e resolveu tomar banho na represa. Após quarenta minutos que ele entrou na água, a família começou a achar estranho a demora e foi atrás dele, encontrando o seu corpo sem vida, no fundo da represa.

O corpo de Adenilton foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por exames de necropsia. O caso foi registrado na 8° Coorpin, sob responsabilidade do delegado plantonista, Júlio César Teles, que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias do ocorrido./Liberdadenews

BR -101: Carga de caminhão cai sobre carro e mata pastor e enteado


ferro5
Acidente aconteceu no município de Itabela. (Foto: Giro de Noticias)

Dois homens, sendo um deles um idoso de 73 anos, morreram depois de um acidente entre um caminhão carregado de ferro velho e um carro, na altura do km 771 da BR-101, próximo a Monte Pascoal, distrito do município de Itabela, no sul da Bahia, na noite de quinta-feira (23). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão tombou e a carga caiu em cima do outro veículo, que vinha no sentido oposto e foi parar fora da pista. O carro pequeno ficou destruído.


Ainda de acordo com a PRF, as duas vítimas estavam no carro. O idoso, segundo publicou o blog Giro de Notícias, era o pastor evangélico Geraldo Ribeiro, padastro da segunda vítima, Sílvio Luiz. Eles seguiam de Gandu para o Rio de Janeiro. De acordo com o G1, os corpos ficaram soterrados e só foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) na manhã desta sexta-feira (24). 

20(29)
Parte da via ficou interditada até a manhã desta
 sexta-feira (24) (Foto: Giro de Noticias)

A pista foi parcialmente interditada até o momento da retirada dos corpos. Por volta das 15h40, o trânsito da região fluía sem interrupções. A PRF informou que o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo em uma curva. O condutor não sofreu ferimentos e se apresentou a delegacia de Itabela. Ele foi ouvido e liberado pela polícia.

São João: 43 pessoas já deram entrada em hospitais baianos por queimaduras


006

Em dois dias, pelo menos 18 pessoas já deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. Os registros foram feitos de quarta-feira (22) até esta sexta (24). De acordo com a unidade, a maioria dos casos é provocada por causa das espadas e bombas de São João.

Em Senhor do Bonfim, no Centro Norte baiano, 19 pessoas também ficaram feridas por causa da guerra de espadas. Para esta sexta (24), ainda está previsto a guerra de espadas nas duas cidades.

Já em Salvador, 6 pessoas deram entrada no Hospital Geral do Estado por queimaduras, nesta quinta-feira (23), véspera de feriado./Bocão News

Agricultor morre ao capotar carro em estrada vicinal em Mucuri



Mucuri: Um homem morreu após capotar o carro na estrada vicinal que dá acesso a Colônia Nova, do município de Mucuri, durante a noite do dia 24 de junho. Ele foi identificado como sendo Domingos Vages de Azevedo, 61 anos, agricultor, natural de Jequié.

Domingos era morador da fazenda Santa Maria, de Mucuri e, acordo com informações da Polícia, seguia na estrada de chão sozinho e capotou de repente. Não há sinais de que havia outro veículo ou animais na pista, e ninguém soube informar se o condutor estava embriagado.

O corpo de Domingos foi removido ao Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, onde passou por exames de necropsia e foi liberado para a família no início da manhã deste sábado, 25 de junho./LIbredadenews

Chuva forte seguida de apagão interrompe festejos juninos



A chuva começou por volta das 23 horas desta sexta-feira, 24 de junho, logo em seguida um apagão geral tomou conta de Teixeira de Freitas, interrompendo os festejos juninos da cidade.

Apesar da chuva forte, os festejos juninos continuaram, pois a maior parte da área é coberta, porém, uma queda de energia interrompeu os shows.

Ainda não sabe o motivo do apagão que atingiu toda a cidade, segundo informações não confirmadas que circularam nas redes sociais, houve uma suposta explosão na subestação da rede, mas cerca de 1 hora depois o problema foi solucionado.

Na manhã deste sábado, 25, a equipe de reportagem do Sulb+ahianews tentou contato por telefone com a empresa responsável pela rede elétrica local (Coelba), mas não obteve resposta.

Os festejos continuam neste sábado e domingo, e promete atrair um público de mais de 7 mil pessoas.

ITAMARAJU | Internauta registra atropelamento


itamaraju - in -acid - 2015-03-06-1

Uma internauta  flagrou momentos após uma pessoa se tornar vítima de um acidente de trânsito. O fato ocorreu no período da tarde desta sexta-feira (24), feriado de São João em Itamaraju.

De acordo com informações, uma jovem foi atropelada por um veículo, as imagens revelavam ferimentos com possíveis fraturas. O local do acidente foi uma avenida do bairro Várzea Alegre.

A internauta relatou ainda que o condutor do veículo prestou socorro e ajudou na remoção da vítima que foi encaminhada para a unidade hospitalar do município.

Não há informações sobre solicitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), ou do contato com a central da 43ª CIPM.

As imagens foram enviadas através da ferramenta Whatsapp./IN

Incêndio destrói barraca de São João da Igreja Católica em Itagimirim



incendio-IMG_4270_rastro101

Um incêndio destruiu completamente o barracão de festejos juninos, construído por membros da Igreja Católica no município de Itagimirim, extremo-sul da Bahia. O desastre aconteceu por volta das 18h30 desta sexta-feira (24), durante uma procissão realizada pelos fiéis, que comemoravam a 36ª Festa de São João Batista, padroeiro de Itagimirim.

Segundo a polícia, o incêndio começou depois que fogos foram queimados próximo à barraca, que fica em frente à igreja. Um morador ficou impressionado com a rapidez em que o fogo se alastrou. "Foi tudo muito rápido. Ainda tentaram puxar a palha que estava pegando fogo, mas a lona preta também começou a queimar e o fogo se espalhou rapidamente", relatou.

incendio-IMG_4269_rastro101

A polícia militar ficou no local para afastar as pessoas de perto da barraca, pois havia risco de explosão de dois botijões de gás que estavam na barraca. Felizmente ninguém ficou ferido no incêndio. A festa está acontecendo de 11 à 26 de junho. Um dos organizadores lamentou o ocorrido, mas ficou satisfeito em não ter machucado ninguém./Rastro101

Violência: Mais um pintor assassinado em menos de 24 horas em Teixeira de Freitas



Teixeira de Freitas: Um homem foi executado a tiros na Rua Dr. Rafael de Castro, no Bairro Santa Rita, por volta das 14h00, desta sexta-feira, 24 de junho, sendo esse o segundo homicídio em menos de 24 horas na cidade de Teixeira de Freitas. A vítima foi identificada como sendo o pintor, Luciano Leonardo Soares Santos, 31 anos de idade.


De acordo com familiares, Luciano estava pintando um muro na referida rua, quando saiu para comprar um salgadinho, na hora do almoço. Nesse momento, o assassino o surpreendeu e efetuou diversos disparos. Até o momento, não se sabe quantos eram os atiradores, mas, as pessoas afirmam que ouviram o barulho de moto, próximo ao local do crime.


Segundo informações, Luciano era trabalhador e não tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Ainda não há nomes de suspeitos. A perícia esteve no local, coordenada pelo perito criminal, Paulo Libório, e constatou que havia quatro perfurações, sendo, duas nas costas, uma no braço direito e uma no tórax. Não se sabe se ele levou tiros pelas costas e pela frente, ou se a perfuração no tórax foi a saída de um dos projeteis.


Exames mais detalhados serão realizados no IML de Teixeira de Freitas, para onde o corpo foi levado. A delegada plantonista, Maria Luíza, esteve no local fazendo o levantamento cadavérico e disse que ainda irá ouvir os depoimentos das testemunhas. O fato foi registrado na 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas e um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Liberadedenews

Fedor e Vandalismo: Índios Maxakali destroem Praça da Bíblia



O que era um cartão postal da cidade de Teixeira de Freitas se tornou um lugar de vandalismo, destruição e muito fedor. A Praça da Bíblia, no coração da cidade, foi novamente tomada por um grupo de índios Maxakali.
Maxakali é a denominação de um grupo indígena que habita três porções de terras descontínuas nos municípios de Santa Helena de Minas, Bertópolis, Ladainha e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, no nordeste do estado de Minas Gerais.
A aparente tranquilidade de um grupo de crianças indígenas que brincam na Praça da Bíblia, faz parte de um grave problema social. De acordo com os taxistas que trabalham no local, os índios têm problemas como o alcoolismo, e quando estão exaltados acabam causando prejuízos.

Como a população indígena possui legislação própria, e suas questões são tratadas pela FUNAI- Fundação Nacional do Índio, pouco pode ser feito pelo município de Teixeira de Freitas.
A Praça está bastante deteriorada, com o acúmulo de lixo, muita sujeira, e o fedor de fezes e urina impregnou toda a Praça. Nem o monumento da Bíblia Sagrada foi poupado pelos índios. O que se vê na praça, causa tristeza e indignação ao mesmo tempo.

Cabe ao município apenas intervir quando solicitado pelas próprias lideranças indígenas ou organismos responsáveis e também procurar o diálogo para manutenção da ordem urbana. E foi essa a atitude da prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que, ainda no fechamento de nossa matéria, providenciou a remoção dos índios da praça.
Um ônibus foi até o local, recolheu os índios e seus pertences (incluindo cachorro, pintinhos, frangos, pombos e outros mais), e os conduziu para a aldeia no município de Machacalis, no estado de Minas Gerais.
Histórico


Segundo levantamento mais recente divulgado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MG-ES), entre os anos de 2000 e 2007, o alcoolismo foi a terceira principal causa de morte entre os índios Maxakali.
Além disso, informações da FUNAI estimam que cerca de 80% dos Maxakali concentrados nas cidades de Santa Helena de Minas e Águas Formosas sejam dependentes de álcool./sulbahianews.

Homem é espancado após ser flagrado fazendo sexo com jumenta em Barreiras



Um homem foi espancado em Barreiras, na Bahia, após ser flagrado transado com uma jumenta. De acordo com o blog SigiVilares o fato aconteceu no bairro de São Miguel.

Pessoas presentes em uma festa próximo ao local perceberam uma movimentação estranha em um terreno baldio e, quando foram ao local, encontraram o homem praticando o ato com o animal.

Agredido e com vários ferimentos na cabeça, ele foi atendido no local pelo Samu. Após os primeiros cuidados médicos, ele foi encaminhado para o Hospital Eurico Dutra.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Pradense é morto a golpes de facão no distrito de Corumbau



Prado: Por volta das 4h desta sexta feira (24), foi registrado um homicídio no campo de futebol em Ponta de Corumbau, Distrito de Corumbau em Prado/BA. A vítima foi identificado como Aureliano Santos Cunha, 35 anos de idade. Ele foi morto por golpes de facão no rosto, não resistiu e veio a óbito no local.


A delegada Rosangela Sousa esteve no local com sua equipe, onde fizeram o levantamento cadavérico, e de acordo informações colhidas com populares da Comunidade e também por uma testemunha, a vitima estava participando de uma festa em comemoração ao São João e se desentendeu com a pessoa de Eron, morador da Ponta de Corumbau, que desferiu golpes de facão no rosto da  vítima, que veio a óbito na hora e também em José Raimundo Calafate, que foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Cidade do Prado.


Até o fechamento desta reportagem não tivemos informações do estado de saúde da segunda vítima, o José Raimundo. Estiveram no local a Polícia Civil, através da delegada Rosangela, PM e DPT. Foi expedido Guia de Necropsia e Guia Pericial da arma (faca) recolhida no local. E a Polícia está a procura do assassino./Liberdadenews

2º homicídio do dia; homem é executado no Santa Rita



Teixeira de Freitas registrou o segundo homicídio desta sexta-feira, 24 de junho. Luciano Leonardo Soares dos Santos de 31 anos, foi executado no início da tarde na Rua Dr. Rafael de Castro, bairro Santa Rita.


De acordo com informações, ele era pintor e havia acabado de sair do trabalho, quando foi surpreendido por homens armados em uma moto. O carona teria descido do veículo e disparado contra a vítima.


O perito Paulo Libório constatou quatro perfurações no corpo de Luciano, dois deles nas costas. 


No local não foi possível precisar o calibre da arma usada pelos assassinos. O caso será apresentado na Delegacia local, onde será instaurado um inquérito para investigar o assassinato./sulbahianews

Medeiros Neto: Infrator é detido após desacatar e tentar agredir médico e funcionários de hospital



Um infrator menor, identificado como, R.S.S, foi detido na madrugada desta sexta-feira (24) por volta das 02h30, após desacatar e tentar agredir o médico plantonista e os funcionários do Hospital de Medeiros Neto.
 
Segundo informações, ele chegou ao hospital com pequeno ferimento de faca nas costas e uma lesão na cabeça, após se envolver em uma briga durante uma festa junina. O médico plantonista estava em um atendimento de emergência, o infrator impaciente começou a desacatar e tentou agredir os funcionários do hospital e ofender verbalmente o médico plantonista e o agente de segurança que estava de plantão.
 
Os policiais foram acionados, e o autor foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Medeiros Neto, onde o caso foi registrado. Ele recebeu o atendimento médico. Os ferimentos não foram graves.
 
CRIME DE DESACATO;


Artigo 331 do Código Penal: "Desacato: Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela. Pena: detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa./medeirosdiadia

Dois fogem da polícia, adolescente acusado de atirar na guarnição é morto em Teixeira de Freitas


Dois fogem da polícia, adolescente acusado de atirar na guarnição é morto em Teixeira de Freitas

Na noite desta quinta-feira, dia 23 de junho, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas (CIPM), tentaram parar e abordar uma dupla que trafegava numa moto, no Recanto do Lago, bairro da região nobre da cidade.

De acordo com os militares, o piloto da motocicleta, que depois foi identificado como Lucas Furtado Pereira, de 20 anos, não obedeceu a ordem de parada, enquanto o carona do veículo, Matheus Henrique Furtado Pereira, 17, teria efetuado um disparo contra a guarnição. No revide, segundo os policiais, o adolescente acabou atingido e mesmo sendo socorrido por eles ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), não resistiu e veio a óbito.

Com Lucas, que foi preso durante a ação, os policiais do PETO apreenderam a motocicleta, placa OCX-5098, além de um revólver que ele dispensara durante a fuga. Um outro revólver calibre 22, municiado com cinco cartuchos intactos e um deflagrado, que estaria sendo usado por Matheus também foi apresentado à Polícia Civil.

Questionado sobre os motivos de não ter parado na barreira policial, Lucas Furtado Pereira, de 20 anos, que acabou indiciado por porte ilegal de arma de fogo, contou que fugiu pelo fato do atraso na documentação da moto. O caso segue sendo investigado pelo delegado Manoel Andreeta, titular da Polícia Civil no município de Teixeira de Freitas./TN

Vereadores voltam a discutir sobre o caso; ‘Saqueamento nos cofres públicos do município’


_DSC0043

A Câmara de Vereadores de Itamaraju realizou uma sessão durante a noite dessa terça-feira (21), presidida pelo vereador Francisco Carlos Barbosa da Silva “Chico do Hotel”, com a presença da maioria dos vereadores, e o assunto principal da casa foi à acusação do Vereador Jânio Dias sobre o ‘rombo’ nos cofres públicos no município de Itamaraju, que segundo o vereador a Prefeitura está sem dinheiro.

_DSC0041

O Presidente da casa legislativa explicou que a câmara vai tomar uma posição para averiguar a situação da acusação de saqueamento nos cofres públicos. “Vamos solicitar do vereador Jânio, provas concretas e havendo veracidade nas questões alegáveis, tomaremos as devidas providências”.

_DSC0064

O vereador Paulo Vitor falou sobre a Associação dos Estudantes de Itamaraju, da ida dos representantes da associação que foram reivindicar a lei que já existem em diversos lugares e os empresários não estão cumprindo a lei. “Eu como vereador e que já fui presidente de grêmio estudantil, colaborei com a criação da lei desde 2004 e me coloquei a disposição para aqueles que não tiverem cumprindo a lei, que se faça cumprir e vamos colocar na justiça porque lei municipal é pra ser cumprida”.

_DSC0051

Paulo Vitor falou também sobre sua ida a Salvador, juntamente com os vereadores Antônio Portugal, Valzão, Jú e o empresário Dalvadisio Lima, para falar com Josias Gomes e debater sobre questões importantes para Itamaraju, buscando agilidade nas obras da estrada que liga Itamaraju a Jucuruçu, obtendo positividade.  “A gente buscou informações sobre as viaturas da Polícia Militar, por que a nossa cidade precisa de veículos de qualidade para melhor oferecer uma segurança pública de qualidade”, explicou./radar830

Prêmio da Quina de São João aumenta e pode chegar a R$ 140 milhões




SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O concurso especial da Quina de São João pode pagar prêmio de R$ 140 milhões para quem acertar os cinco números sorteados na próxima sexta (24).

Inicialmente, a Caixa Econômica Federal havia estimado em R$ 120 milhões. Com o aumento, o valor do prêmio ficou 8% maior do que o pago no concurso do ano passado, segundo a instituição. Na edição de 2015, a Caixa pagou cerca de R$ 129 milhões aos nove ganhadores -cada um recebeu R$ 14.406.883,11.

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, que será realizado às 20h (horário de Brasília) na festa de São João, no Parque do Povo, em Campina Grande (PB). O preço da aposta simples, com cinco números, é de R$ 1,50. A Caixa informa ainda que todas as apostas da modalidade desta semana serão voltadas para o concurso especial-normalmente, são seis sorteios semanais, de segunda a sábado, sempre às 20h.

De acordo com a Caixa, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo na poupança, ele receberá cerca de R$ 915 mil por mês em rendimentos. Há ainda a opção de adquirir 70 imóveis de R$ 2 milhões cada um ou uma frota de 215 carros esportivos de luxo.

Para jogar na quina, os participantes podem escolher de 5 a 15 números, entre os 80 disponíveis. O apostador que acertar 5, 4, 3 ou 2 números, recebe o prêmio da respectiva faixa. Ao apostar, o cliente pode ainda optar pela Surpresinha, quando o sistema escolhe os números por ele, e ainda concorrer com o mesmo jogo por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos consecutivos com a Teimosinha.

A Caixa diz ainda que o prêmio da Quina de São João não acumula e, se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores da
quadra e assim por diante.

MEGA-SENA

O concurso 1.830 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (22), pode pagar um prêmio de R$ 27 milhões ao bilhete que acertar as seis dezenas sorteadas.

A aposta mínima, de seis números, é de R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer uma das mais de 13 mil lotéricas do país. O sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília), no caminhão da Caixa, que está na festa de São João de Campina Grande (PB).

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Sobrinho e comparsas furtam bebidas e cigarros no bar do tio em Teixeira



Teixeira de Freitas: Três jovens foram presos em flagrante por uma equipe do PETO, nesta quinta-feira, 23 de junho, após furtarem um bar, que fica às margens da BR 101, na comunidade da Palha, pertencente à Teixeira de Freitas. 

Um deles é menor, de 16 anos anos, e os outros foram identificados como sendo, Joadisson da Silva, 23 anos, que já foi preso por adulteração de veículo no ano passado em Vitória  (ES), e Silas Mendes da Silva, de 23 anos, que é sobrinho do dono bar.

Silas assumiu que estava bebendo junto com os comparsas e todos resolveram pegar as bebidas. Eles esconderam tudo dentro de uma bolsa, na noite do dia 22 e foram para casa fazer o consumo. Foi furtado vários litros de cerveja, cachaça, whisky, cigarro e, até, dinheiro em moeda, que estava no caixa do bar. Segundo informações de familiares, os rapazes tinham o costume de andarem juntos, e quando o pai de Silas descobriu o roubo, ele foi atrás deles e chamaram a Polícia.


Todos se conhecem, pois cresceram juntos na comunidade. Os acusados foram apresentados na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, ao delegado adjunto, William Telles, onde serão ouvidos nas próximas horas./Liberdadenews

Sergio Moro lidera intenções de voto para Presidência da República em pesquisa do PT


RJ - LAVA JATO/PETROBRAS - POLÍTICA - O juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava   Jato, durante palestra no Hotel Guanabara, no centro do Rio de   Janeiro, nesta quinta-feira.    04/12/2014 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O juiz federal Sergio Moro lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2018. O dado foi apontado por uma pesquisa interna encomendada pelo PT , com levantamento na cidade de São Paulo, entre o fim de maio e início de junho. De acordo com a coluna Painel, Marina Silva (Rede) aparece em segundo lugar, com 12% das intenções de voto, seguida por Lula (PT), com 11%. 

Geraldo Alckmin (PSDB) e José Serra (PSDB) empatam com 10%. O ex-ministro Ciro Gomes tem 4% das intenções de voto e o deputado federal Jair Bolsonaro, 3%. O presidente interino Michel Temer e o presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha (ambos do PMDB) também pontuam, mas estão tecnicamente empatados, com 2% e 1%, respectivamente.

Show de Wesley Safadão é cancelado pela justiça após cachê polêmico


Wesley Safadao

Na manhã desta quarta-feira (22), o juiz José Fernando Santos de Souza deferiu uma liminar para suspender o show de Wesley Safadão no dia 25 de junho, no ‘São João 2016 de Caruaru’, no Agreste de Pernambuco. A decisão acontece após três advogados do município entrarem com uma ação popular pedindo o cancelamento do show. De acordo com eles, há suspeita de superfaturamento no cachê do cantor, que seria de R$ 575 mil para a apresentação. Além disso, a apresentação geraria prejuízo aos cofres públicos da cidade, que passa por um período de seca grave.

Por e-mail, a assessoria da Prefeitura de Caruaru informou ao portal G1 que recorrerá da decisão. Já a assessoria de imprensa do Fórum de Caruaru informou que a ação popular foi recebida pela 1ª Vara da Fazenda e que tanto a Prefeitura, quanto a Fundação de Caruaru ainda não foram ouvidas sobre o caso e podem recorrer à decisão.

“O Fórum só funciona até às 18h desta quarta-feira (22). Depois entraremos em recesso. Se a prefeitura se posicionar ainda hoje, o caso irá para a Câmara Regional. Caso contrário, o processo será encaminhado para o Tribunal de Justiça”, detalhou. Caso a prefeitura descumpra a liminar, e não cancele o contrato do artista, haverá multa diária de R$ 100 mil.

Na ação, os advogados comparam os cachês pagos no São João de Caruaru e no de Campina Grande, na Paraíba (leia mais aqui). A coordenação do São João do município paraibano confirmou que foi negociado R$ 195 mil com Wesley Safadão ao site G1, no entanto, a Luan Promoções, responsável pelos shows do Wesley Safadão informou através de nota que o valor de R$ 195 mil “não condiz com a realidade” e que “não existe contrato firmado com Campina Grande”. Posteriormente, foi informado através da Folha de São Paulo, que além dos R$ 195 mil que Wesley receberia da prefeitura, ainda haveria mais R$ 100 mil a serem recebidos de um patrocinador pela apresentação em Campina Grande, somando R$ 295 mil.

A assessoria da prefeitura de Campina Grande informou que foi realizado um planejamento com antecedência para negociar os preços dos cachês dos artistas. “Justamente por compreender que os valores de mercado tendem a aumentar quando a disputa pelo artista é mais acirrada nesta época. Foi feito um pré-contrato com Wesley há praticamente um ano”, disse a assessoria.

Após bebedeira esposa deita com dono de bar, marido bate nos dois e acaba preso em Vila Marinha



Teixeira de Freitas: Policiais militares, que fazem a segurança na região rural de Teixeira de Freitas, prenderam na manhã desta quinta-feira, 23 de junho, no distrito de Vila Marinha, o senhor Gerson Silva dos Santos, de 32 anos, por ter agredido sua esposa, de 34 anos, durante a noite do dia 22 de junho. O agressor disse que bateu na mulher após flagrá-la lhe traindo com o dono de um bar na comunidade.

Ele relatou que frequentava o bar junto com a esposa, beberam e saíram no início da noite. Depois ela voltou ao bar e teria deitado com o dono do estabelecimento por conta de alguns quilos de carne. Quando flagrou a suposta traição, o agressor bateu no dono do bar e na esposa. "Eu quero fazer o corpo de delito, pois, ela me deu uma facada", disse o agressor, relatando que durante a confusão também se feriu.


"O flagrante não é pra mim, o flagrante é pra eles", disse, tentando se livrar da culpa. Mesmo assim, confessou que estava embriagado no momento em que bateu no dono do bar e na esposa. A vítima desmentiu a versão de Gerson, e disse que sempre apanhou do marido e chegou a perder um filho devido às surras que ele dá nela. Na época, ela registrou uma ocorrência, mas, retirou em seguida. Os dois se conhecem há 08 meses e já moram juntos.

Sobre a confusão da noite anterior, ela disse que "foi ele que pediu para eu ir pegar o bofe, não tem nada de comer dentro de casa", contou a vítima, explicando que o marido não dá nada pra ela comer e que ela passa fome. Também relatou que se escondeu na casa do dono do bar, com medo do marido. Ela ainda relatou que tem sete filhos de outros relacionamentos e que perdeu a guarda deles devido às confusões que o marido causa.


Ainda contou que sofre ameaças de morte de Gerson, constantemente.  Os três envolvidos na briga foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde serão ouvidos pelo delegado plantonista, Willian Teles. Eles ainda serão encaminhados para o Instituto Médico Legal para realizarem exames de corpo de delito./Liberdadenews

PRADO | Jovem é executado com tiros na cabeça



Itamaraju - in morte - centro -23

Novamente a violência urbana fez uma vítima no município de Prado. Desta vez um jovem identificado como Eric Sousa Santos (20 anos), foi assassinado com disparos que lhe atingiram a cabeça.

O crime ocorreu no período noturno desta quarta-feira (22), no bairro São Braz no município de Prado.

Policiais militares de Prado receberam informações que uma pessoa havia recebidos disparos, onde a vítima poderia precisar de ajuda. Uma guarnição foi encaminhada para a localidade, sendo encontrado o jovem alvejado, sem apresentar sinais vitais.

Seguindo os protocolos, a polícia civil foi informada sobre a morte do jovem, onde foi solicitada a presença de um funcionário do IML de Itamaraju. O servidor público Anderson Barbosa, destinou para o local.

O corpo foi encaminhado para o IML de Itamaraju, onde passará por exames de medicina legal e posteriormente será liberado à família.

A polícia civil de Prado deverá abrir inquérito para apurar os motivos e autores do crime e assim também notificar a justiça. As principais linhas de investigação baseiam-se em crime de ligados ao narcotráfico./IN

Manoelzinho será empossado prefeito de Nova Viçosa, Presidente da Câmara já foi notificado


Manoelzinho

A notificação aconteceu por volta das 17 horas de quarta-feira, 22 de junho, quando a Justiça Eleitoral notificou o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa, Antônio Santana de Oliveira (Toninho do Açougue-PTB), estipulando prazo máximo de   48 horas para realização da cerimônia de posse de Manoel Costa Almeida, o (Manoelzinho da Madeira –DEM), como prefeito do Município.


Para retornar à cadeira de prefeito de Nova Viçosa, Márvio Lavor Mendes (PMDB), terá que recorrer e ter seu recurso deferido pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral – TSE, instância da Justiça Eleitoral que cassou, por unanimidade, no último dia 31 de maio, o seu mandato, assim como o mandato do seu vice Célio Oliveira Ferreira, (Célio da Famácia – PSL), que já rompeu politicamente com o grupo de Márvio.

Ao portal R3news o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa, Vereador Toninho, informou que como recebera no final da tarde da quarta-feira (22) a notificação da Justiça Eleitoral, nessa quinta-feira (23), trataria da definição do dia e do horário que será realizada a sessão solene, que dará posse a Manoelzinho. O presidente tem até às 17 horas desta sexta-feira (24), para cumprir a determinação da justiça.

Ao tomar posse, ainda que Márvio obtenha sucesso em um provável recurso,   Manoelzinho será pela terceira vez, prefeito de Nova Viçosa, já tento administrado o município por dois mandatos consecutivos terminados em 2005.

Motivo do afastamento

O prefeito foi acusado de ter se beneficiado com a aprovação pela Câmara Municipal de um projeto de lei propondo desconto e anistia de multas e juros para os contribuintes que quitassem o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) até o final daquele exercício financeiro.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no entanto, reformou a sentença de primeira instância, que havia cassado a chapa vencedora, por entender que não ficou configurado o alegado abuso de poder.  Manoel Costa Almeida, que denunciou o prefeito eleito e também foi candidato nas eleições de 2012, concluiu que a atitude de Márvio Mendes, que na época era presidente da Câmara Municipal, configurou conduta vedada aos agentes públicos em campanha, prevista na Lei das Eleições (Lei 9504/97), como compra de votos, abuso político-econômico e corrupção.

Ao conduzir o julgamento no dia 31 de maio, o relator do caso, ministro Herman Benjamin, classificou a proposta de projeto de Lei como "estelionato eleitoral”. Disse que Márvio Mendes realizou reunião com eleitores faltando menos de um mês para o pleito e o evento foi amplamente divulgado mediante carro de som, com grande comparecimento de eleitores.

Ainda de acordo com o relator, "a gravidade das condutas é inequívoca” diante dos fatos: houve diferença entre os candidatos de apenas 277 votos em um colégio de 27 mil eleitores, a reunião foi amplamente divulgada com o comparecimento de elevado número de pessoas, o projeto de lei foi apresentado em setembro de 2012, faltando menos de um mês para a eleição e, por fim, considerou a natureza do benefício, que alcançou grande massa dos habitantes de Nova Viçosa.

O grande desafio para Manoelzinho é conseguir, em um curto espaço de tempo, entender o que herdará da administração de Márvio, principalmente por que o agora ex-prefeito vem há algum tempo reclamando da queda da receita no município. Manoelzinho terá também que compatibilizar esse desafio com os seus trabalhos de campanha, já que é pré-candidato para as eleições de outubro./bahiaextremosul

Diplomas do prefeito e vice-prefeito de Nova Viçosa são cassados definitivamente pelo TSE



Nova Viçosa: O prefeito de Nova Viçosa Márvio Lavor Mendes e seu vice tiveram o seus Diplomas cassados pelo Superior Tribunal Eleitoral. Os ministros do TSE foram unânimes em suas decisões e aceitou parcialmente do recurso especial e, nessa parte, deu-lhe provimento para reformar o acórdão regional e cassar os diplomas dos recorridos, nos termos do voto do relator.

O processo que levou à cassação da chapa do atual prefeito se baseia em uma manipulação da máquina pública visando ao benefício da sua candidatura, na época em que ele era o presidente da Câmara de Vereadores e disputaria as eleições como prefeito. O Supremo entendeu que o prefeito pode ter se beneficiado com a aprovação pela Câmara Municipal de um projeto de lei propondo desconto e anistia de multas e juros para os contribuintes que quitassem o IPTU.

Ao conduzir o julgamento, o relator do caso, o ministro Herman Benjamin, classificou a proposta de projeto de Lei como “estelionato eleitoral”. Disse que Márvio realizou reunião com eleitores faltando menos de um mês para o pleito e o evento foi amplamente divulgado mediante carro de som, com grande comparecimento de eleitores. Ainda de acordo com o relator, “a gravidade das condutas é inequívoca” diante dos fatos.

A diferença de votos entre os candidatos, na época, foi de apenas 277 votos em um colégio eleitoral de 27 mil eleitores. O projeto de lei foi apresentado em setembro de 2012, faltando menos de um mês para a eleição e, por fim, considerou a natureza do benefício, que alcançou grande massa dos habitantes de Nova Viçosa.

Desde o dia 13 de junho que o Diploma do prefeito e vice-prefeito foi cassado e o prefeito Márvio Lavor aguarda o comunicado da Justiça Eleitoral da Comarca de Mucuri para se afastar definitivamente da Prefeitura de Nova Viçosa. Esse comunicado pode chegar à prefeitura, a qualquer momento. A chapa segundo colocada nas eleições, tendo como candidato a prefeito, Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho da Madeira”, deve assumir o restante do mandato./Liberdadenews

Demissões continuam: Câmara pede fim de coação e chantagem política do prefeito de Itamaraju



Os vereadores de Itamaraju voltaram a denunciar na sessão desta terça-feira, 21 de junho, o que está sendo chamado de coação e chantagem política por parte do prefeito interino e pé-candidato, Luiz Mário, do PSD.

Na sessão da semana passada os edis já haviam levado à Câmara, as queixas de diversos servidores que teriam sido demitidos por não manifestarem apoio ao atual gestor.

Luiz Mário assumiu a prefeitura no dia 1° de junho, após o pedido de licenciamento do prefeito eleito, Manoel Pedro também do PSD.

Apesar de Manoel Pedro ter alegado problemas de saúde, a população viu o licenciamento como uma estratégia política para tentar fortalecer o, na época vice-prefeito Luiz Mário, que tinha acabado de oficializar sua pré-candidatura.

De acordo com os vereadores, Adriano Pinaffo, Rubens do Hospital do Hospital, Kéu de Julio Martins e Mazuk Ribeiro, o prefeito interino Luiz Mário estaria coagindo os servidores e fornecedores na tentativa de conseguir apoio para sua campanha, o que já teria resultado em diversas demissões.

Apesar das denúncias do dia 14 de junho, as demissões não teriam cessado. Na sessão desta terça-feira, Kéu pediu o fim da perseguição política, de acordo com o edil, o prefeito teria alegado que as demissões estariam acontecendo por conta da falta de recursos para manter a grade de servidores, no entanto, os demitidos estariam sendo substituídos por pessoas ligadas ao gestor executivo. Kéu disse também, que é hora da Câmara intervir.

Para o vereador Mazuk, todos saem perdendo com as demissões, “já ta ficando feio para o município essa situação”, comentou.

Zé do Bolo sugeriu uma reunião com Luiz Mário e disse que a Câmara precisa agir. O vereador falou também, que existe sim recurso para manter os funcionários, “só não existe recurso para fazer o São João”, ironizou.

Para o vereador Léo Lopes, o prefeito precisa se posicionar e fazer um pronunciamento explicando as denúncias. Em uma opinião parecida, o parlamentar, Paulo Vitor, sugeriu que a Câmara encaminhe um ofício ao prefeito interino exigindo explicações.

Jânio nega coação

Apesar das denúncias e afirmação de provas sobre as demissões e os atos de coação, o vereador Jânio Dias defendeu o atual prefeito em seu discurso e disse que os servidores recentemente exonerados são servidores que pediram afastamento após o desligamento da ex-secretária de Finanças, Lucilene Curvelo para disputar a prefeitura nas eleições de outubro.

Jânio declarou também, que a ex-secretária teria cometido atos irregulares nos últimos pagamentos de servidores, com supostos valores exorbitantes de salários, em especial, a folha do Fundeb que teria chegado a pouco mais de R$ 3 milhões nos últimos meses.

Servidor demitido passa necessidade

Enquanto aconteciam os debates em torno das demissões, o ex-servidor, Orlando Santos Santana, assistia as discussões do plenário. Ele contou ao Sulbahianews que foi mandado embora após sofrer perseguição política.

Orlando era motorista de um dos caminhões pipa da prefeitura e segundo ele, se quer foi avisado que seria exonerado. Sem emprego, o ex-servidor disse está passando dificuldades já que é pai de família e precisa manter esposa e filhos, “estou passando por dificuldades, contas atrasadas, agora mesmo estou com um aviso de corte de água que recebi hoje cedo, amanhã devem ir lá cortar porque não tenho dinheiro para pagar”, lamentou.

Em resposta a defesa de Jânio, o vereador Kéu, disse ter provas das coações e que se for preciso, levará na próxima sessão, áudios e até mesmo um servidor que teria sido exonerado na presença do próprio Jânio.

Kéu ainda cobrou do vereador, a lista com nomes dos servidores que teriam recebido salários injustos, conforme sua alegação na última sessão e promessa de apresentação de documentos nesta terça-feira, 21.

Lucilene se dispõe a participar da próxima sessão

Ainda na noite desta terça-feira, o Sulbahianews conversou com ex-secretária Lucilene Curvelo. A ex-servidora disse que gostaria que a Câmara lhe solicitasse esclarecimentos.

Ela explica que os poucos mais de R$ 3 milhões foram realmente utilizados para pagar a folha do Fundeb (professores) e demais servidores relacionados, “só a folha dos professores ultrapassa a casa dos R$ 2 milhões”, destacou.

Ainda de acordo com Lucilene, os pagamentos que estão alegando terem sido debitados com valores irregulares, são na verdade, relativos a férias e 13º salário pendentes há quase cinco anos, tempo estipulada para expiração.

A secretária frisou também, que houve arrecadação de R$ 7 milhões, mas parte do recurso são verbas vinculadas de convênios. “tudo com relação a recurso nos últimos anos, foi feito uma prestação de contas pública protocoladas no Ministério Público e na própria Câmara, pergunte a eles (vereadores) se eles leram meu relatório, se eles chegaram a analisar todos os extratos que eu deixei conta por conta. Chegou a política e com a vontade de se elegerem a qualquer custo, estão mentindo, enganado as pessoas”, comentou Lucilene.

Os relatórios citados pela ex-secretária foram motivo de confusão e bate boca na Câmara na semana passada, quando o presidente da Casa, Chico do Hotel, tentou impedir o recebimento dos documentos da prestação de contas no setor de protocolos.

Os documentos incluem relatórios contábeis, financeiros, planilhas, demonstrativos, extrato de todas as contas bancárias do município, orientações do TCM e ações executadas na gestão da ex-secretária. Apesar de não ser obrigatória, a prestação de contas feita por Lucilene obedece ao artigo III inciso IV da Lei Complementar nº 54 de 1990 (Lei de Inelegibilidades).

Sobre as demissões, Lucilene disse que os servidores que pediram desligamento no final de maio, foram alguns secretários municipais e pessoas que ocupavam cargos de confiança que não apresentam afinidade ao projeto político do prefeito em exercício, ao contrário do que alegou Jânio em sessão.

Ainda de acordo com a ex-secretária, as pessoas atualmente demitidas são contratadas que são substituídos por questões polícias. O Sindicato dos servidores inclusive, já estaria se movimentando para tomar medidas contra a administração municipal./sulbahianews  

Morre dançarino da banda Guettho é Guettho, Nego Pom



Às 15h desta quarta-feira (22), morreu o dançarino da banda Guetto é Guettho, Marcos Vinícius Santos de Jesus, 32 anos, conhecido como Nego Pom. Bastante emocionado, Adriano Costa confirmou a informação ao Bocão News. “Infelizmente aconteceu. Foi por volta das 15h. Estamos abalados”, disse.

Nego Pom estava internado desde ontem no Hospital do Subúrbio e deu entrada baleado no abdômen e agredido a pedradas na Rua Nova Constituinte, no bairro de Periperi, na capital baiana. Após a agressão, os bandidos ainda levaram a moto da vítima. O crime foi registrado na 5ª Delegacia Territoral (DT/Periperi).

O caso

Na tarde desta terça-feira (21), fotos do dançarino baleado e com pedradas circularam pelas redes sociais, com informações confirmadas pelo vocalista da banda, Chiclete Ferreira. Em conversa com o Bocão News, Adriano Costa, contou a versão do ocorrido. “Soubemos mais ou menos o seguinte.

Ele tem um projeto paralelo, ele ajuda a produzir uma banda. E ontem, foi lá na Cidade Baixa para pegar um sinal do contrato, já que tinha vendido um show. Não sei se pegou ou não o dinheiro, mas quando tentou sair, passaram uma informação errada, e infelizmente ele foi parar no lugar errado. Agrediram e ainda levaram a moto”, detalha./bocaonews

quarta-feira, 22 de junho de 2016

PRADO : Jovem é executado a tiros dentro de banheiro em residência no Bairro São Brás




Um jovem foi morto a tiros durante a noite desta quarta-feira (22/06), por volta das 20hr no banheiro de uma residência situada na Avenida Amazonas, no Bairro São Brás em Prado.

Segundo informações, Eric Souza Santos de 20 anos, foi alvejado durante a tarde da mesma quarta-feira onde o tiro acertou o vidro da Unidade Pronto Atendimento de Prado, apesar do atentado o jovem conseguiu fugir do seu atirados mais acabou sendo executado horas após a primeira tentativa.

Vizinhos relataram ouvir os disparos acionaram a Polícia Militar que estiveram na residência informada e encontraram o jovem morto com varias perfurações pelo corpo.

A Polícia Civil foi acionada e autorizou a remoção, o servidor público Anderson Barbosa removeu o corpo encaminhando ao Instituto Médico Legal (IML), de Itamaraju, o crime de homicídio segue a cargo da Delegada Titular Drª Rosângela Santos./Cocobongo

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.