Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 11 de agosto de 2018

ITAMARAJU::: Veículo utilitário é levado por bandidos durante a madrugada-



A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Um veículo utilitário foi levado por bandidos durante a madrugada desta sexta-feira (10/08), em Itamaraju. Segundo informações.

O Fiat Strada de cor branca com placa policial OVC-1096 licenciado em Itamaraju estava estacionado quando ao amanhecer o proprietário perceber que seu carro não estava mais no lugar onde foi deixado.

A imagem do veículo esta sendo compartilhada nas redes sociais com o intuito de localização, informações em relação ao carro levado pelos bandidos acionar a Polícia Militar (1902) ou Polícia Civil (197).

Ministro da Justiça? Moro se manifesta sobre convite de Alvaro Dias



 | Marcelo Camargo/Agência Brasil

O juiz federal Sergio Moro se manifestou nesta sexta-feira (10) sobre o convite do senador Alvaro Dias (Podemos) para que o magistrado seja seu ministro da Justiça. O candidato afirmou, durante a convenção que o oficializou candidato no dia 4 de agosto, que faria o convite a Moro. 

No debate entre os presidenciáveis transmitido pela Band nesta quinta-feira. O magistrado alega que qualquer resposta poderia ser interpretada como indicação de preferência partidária.

"Informo aos jornalistas e publicamente que reputo inviável no momento manifestar-me, de qualquer forma e em um sentido ou no outro, sobre essa questão, uma vez que a recusa ou a aceitação poderiam ser interpretadas como indicação de preferências políticas partidárias, o que é vedado para juízes", diz o texto enviado pela assessoria de imprensa da Justiça Federal.

O senador anunciou que convidaria Moro para o ministério durante convenção que oficializou sua candidatura, no último sábado (4), em Curitiba (PR). Na ocasião, afirmou que o magistrado não havia sido informado de que receberia o convite.


Tentando se firmar como candidato da operação Lava Jato, Dias repetiu que quer Moro como ministro durante debate da TV Bandeirantes, na noite desta quinta-feira (9). O magistrado, então, divulgou nota nesta sexta.


A imagem pode conter: texto

Helicóptero com o governador do ES cai; Paulo Hartung não se feriu





Um helicóptero da Polícia Militar com o governador do Espírito Santo caiu, na tarde desta sexta-feira (10), dentro dos limites de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo. Ele não se machucou, segundo a assessoria de imprensa do governo.

A assessoria disse que, ao pousar, a aeronave bateu na trave de um campo de futebol e caiu. A reportagem ainda não tem informações se houve erro humano ou falha mecânica. Paulo Hartung seguia para Domingos Martins, onde participaria à noite de um festival de cinema.

O governador está na casa de campo dele, que fica em Arecê, distrito de Domingos Martins. A reportagem questionou o estado de saúde de Hartung e se ele passou por algum exame depois do acidente, mas a assessoria disse que ainda não vai se manifestar sobre este ponto.

O funcionário de uma lanchonete que fica dentro da fazenda do Incaper filmou o helicóptero logo após a queda. Aldair Coelho disse que estava na cozinha de casa quando ouviu um forte barulho de hélice quebrando. Aldair falou que o governador saiu andando de dentro do helicóptero, ao lado de uma mulher, que ainda não sabe se é a primeira-dama, do piloto e do co-piloto.


O acidente aconteceu na fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado ao governo do estado. O helicóptero que caiu é o Harpia 5, usado pelo Núcleo de Operações e Transportes Aéreos (Notaer)./G1


A imagem pode conter: texto

Justiça determina a suspensão da cobrança de tarifa de esgoto em Teixeira





Foi deferido pela Vara da Fazenda Pública da Comarca de Teixeira de Freitas, através do juiz de direito Roney Jorge Cunha Moreira, nesta quinta-feira, 9 de agosto, a Ação Popular com pedido de liminar, que impede a cobrança ilegal da tarifa de esgoto, realizada pela Embasa.

A ação foi movida pelos vereadores Jonathan de Oliveira Molar (SD), Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB), Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS), José Mendes Almeida da Cruz, o “Mendes da JC” (PSDB), Valci Vieira dos Santos (SD) e Leonardo Feitoza da Silva, o “Leonardo do Sindicato” (PC do B), na qual pleiteavam a declaração de nulidade de atos lesivos praticados contra a coletividade.

Na ação, os vereadores questionaram a cobrança indevida correspondente a 45% ou 80% do consumo mensal de cada usuário, independentemente da utilização efetiva, sem vinculação ao serviço administrado, sendo que a Embasa realiza cobrança por serviços não utilizados e sequer administrado.

Os vereadores pediram tutela provisória de urgência para suspensão imediata da cobrança de tarifa de esgoto, inserida na cobrança mensal do consumo de água.

Na manhã desta quinta-feira, o juiz Roney Jorge Cunha Moreira deferiu a tutela de urgência e determinou que a Embasa proceda a suspensão, no prazo de cinco dias, da cobrança da tarifa de esgoto, inseridas nas contas de consumo, no âmbito da prestação de serviço de fornecimento de água no município de Teixeira de Freitas, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais), além das demais cominações legais cabíveis, inclusive, responder, seu representante legal por crime de desobediência./sulbahianews

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

José Serra tem câncer de baixa agressividade na próstata, diz boletim médico


Resultado de imagem para José Serra



O senador José Serra (PSDB), de 76 anos, foi diagnosticado com câncer de baixa agressividade na próstata, segundo informou boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do político e assinado pelos médicos Roberto Kalil e Miguel Srougi, na noite desta quinta-feira (8).

Ainda de acordo como boletim, o diagnóstico foi constatado durante exames de rotinas realizados há três semanas, e foi descartada a necessidade de tratamento da doença. Serra será acompanhado pelos médicos periodicamente.

Em janeiro de 2014, Serra foi submetido a uma cirurgia na próstata. À época, ele apresentava um quadro de hiperplasia prostática benigna, ou seja, quando há aumento do órgão.

Veja o boletim na íntegra:

"O Senador José Serra foi internado há cerca de três semanas no Hospital Sírio Libanês, São Paulo para exames clínicos preventivos. Nessa ocasião, foi detectada pequena alteração na próstata, biópsia local revelou a presença de adenocarcinoma de baixa agressividade.

Confirmada por outros exames a indolência da lesão, descartou-se a necessidade de qualquer tratamento da doença. O paciente será apenas acompanhado periodicamente com exames rotineiros, existindo possibilidade bastante remota de se tornar necessário, no futuro, qualquer tratamento da neoplasia prostática."

Histórico médico

Em abril de 2017, Serra foi internado por seis dias no Hospital Sírio-Libanês para tratar de uma crise de dor na coluna. Ele foi submetido a exames de avaliação do quadro clínico e realizou um check-up médico geral enquanto permaneceu no hospital.

Em fevereiro do mesmo ano, Serra deixou o cargo de ministro das Relações Exteriores alegando problemas de saúde. Na carta de demissão, ele disse que deixava o cargo porque os problemas de saúde o impediam de cumprir as viagens internacionais necessárias, além das atividades diárias.

Em dezembro de 2016, Serra foi submetido a uma cirurgia na coluna no Hospital Sírio-Libanês.

Serra também passou por um cateterismo em julho de 2013. À época, os médicos colocaram no coração dele um stent, mola metálica que expande a artéria e aumenta a capacidade de fluxo sanguíneo./G1

MP move Ação Pública contra o prefeito Temóteo Brito por prática de Nepotismo em Teixeira




Teixeira de Freitas: O Ministério Público do Estado da Bahia, na pessoa do Promotor de Justiça, Dr. George Elias Gonçalves Pereira, ajuizou uma Ação Civil Pública contra o prefeito do município de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito, por prática de nepotismo. O promotor de Justiça, Dr. George Elias, pediu à Justiça, a que conceda medida liminar para que sejam suspensas as nomeações de nove servidores que possuem parentesco com agentes públicos no município.

Segundo a justificativa para a ação, o MP esgotou todas as possibilidades de acordo, quais sejam, Recomendação Ministerial (004/2017), Reuniões e Termo de Ajustamento de Conduta. Mesmo depois de todas as tentativas, o prefeito municipal não acatou a Recomendação, mantendo os funcionários, com parentesco na Administração Municipal, em seus cargos de comissão.


Lista dos Funcionários em cargos de comissão e que se enquadram no Nepotismo:

Luciana Strauch Fonseca, esposa do procurador-geral do Município; o secretário municipal de Finanças Paulo Sérgio Brito Saliba, sobrinho do prefeito, e sua esposa Simone Wildemberg; Elina Grasielle Souza, esposa do vereador Arnaldo Ribeiro Júnior; Ronaldo Cordeiro Filho, filho do vereador Ronaldo Alves Cordeiro; Bruno Barbosa, filho do vereador Agnaldo Teixeira; Daniella Afonso, filha do vereador Valci Vieira; Sônia Maria Coelho, cunhada do prefeito; e Nadja Hollanda, esposa do procurador adjunto Ivan Hollanda Farias.

Segundo o promotor de Justiça, as nomeações praticadas pelo prefeito afrontam a Constituição Federal, a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal e a Lei Municipal nº 363/2005.  Segundo o Promotor, na presente ação, mesmo após todas as tentativas de solução pacífica, o prefeito Temoteo Alves de Brito não acatou as proposições, “deixando bastante evidente a sua deliberada intenção em não apenas manter a ilegalidade das nomeações, mas continuar com o desenvolvimento reiterado da prática ilícita”.


O MP requer na ação que seja declarada a nulidade de todos os decretos e atos administrativos dos servidores nomeados ilegalmente; que não haja novas nomeações para cargos ou funções públicas de pessoas cônjugues, companheiros ou parentes, consanguíneos ou afins, até o terceiro grau, do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores ou qualquer agente público investido em cargo ou função pública; a devolução dos valores pagos aos mencionados servidores; e que o prefeito seja condenado por ato de improbidade administrativa.

Após conhecimento da Ação Pública movida pelo Ministério Público contra o prefeito, Temóteo Brito, a Prefeitura Municipal emitiu uma Nota Pública, que segue abaixo, na íntegra:

NOTA PÚBLICA

Resultado de imagem para prefeito Temóteo Brito

A despeito da divulgação pela imprensa, inclusive mídia eletrônica, de notícia relativa ao ajuizamento pela 5ª Promotoria de Justiça, de Ação Civil Pública em face do Prefeito Temóteo Alves de Brito, por suposta prática de nepotismo, comunicamos que, respeitando o entendimento jurídico do Ministério Público, no prazo de lei, será exercida a ampla defesa prevista na Constituição Federal, como deve ser num Estado Democrático de Direito, e junto com sua Equipe continuará trabalhando diuturnamente em prol dos interesses do Município e da sua População.

TEIXEIRA DE FREITAS, 9 DE AGOSTO DE 2018

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL

ASCOM PMTF/Liberdadenews

Melhor prefeito do Brasil vai palestrar em Harvard






Sérgio Meneguelli é uma das personalidades públicas convidadas a fazer uma palestra na “Brazilian International Live Conference” (Brilive Conference), que acontecerá no dia 11 de agosto, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

"I BRILIVE CONFERENCE" é um encontro que será transmitido ao vivo pela internet, envolvendo brasileiros de diversas áreas que possui grande influência e se destacado através das redes sociais, usando a internet a “live” como a ferramenta mais poderosa e veloz para transmitir conteúdos de grande importância aos brasileiros que se encontram espalhados pelo mundo, conquistando seguidores e admiradores pelo seu trabalho em exposição online que se fazem presentes mesmo distante.

Sérgio foi credenciado a participar do evento devido a seu destaque nas redes sociais e será entrevistado e homenageado pela comunidade brasileira de que vive nos Estados Unidos.


Além de proferir uma palestra, Sérgio também participará das visitas técnicas no State House de Boston-MA (Casa dos Políticos) que apresentará aos convidados o sistema político de educação, economia, qualidade de vida e empreendedorismo, junto a senadores presentes./Brazilian Times

A farra da parentada nos cargos de confiança na Prefeitura de Teixeira é alvo de ação do MP


O Ministério Público da Bahia, através do promotor de justiça George Elias Gonçalves Pereira, ajuizou uma AÇÃO CIVIL POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA COM PEDIDO LIMINAR, na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Teixeira de Freitas, em face de Temóteo Alves de Brito, prefeito de Teixeira de Freitas, por prática de nepotismo.

 

No documento, que teve sua publicação realizada na quarta-feira, (08), o Ministério Público, embasa que o ajuizamento da ação por Ato de Improbidade Administrativa originou-se de diversas representações protocoladas no Ministério Público Federal, posteriormente encaminhadas ao Ministério Público Estadual, informando a prática de nepotismo na cidade de Teixeira de Freitas.

 

As irregularidades, estariam relacionadas a nomeações de parentes de membros do poder executivo e legislativo, para ocupar cargos em comissões junto a prefeitura municipal de Teixeira de Freitas.

 

Segundo o documento, os nomeados mudaram constantemente de funções dentro da organização pública municipal, para dificultar a atuação de órgãos fiscalizatórios, bem como perpetuar as ilegalidades e a improbidade praticada.

 

Ainda segundo o documento, tais nomeações foram levadas a cabo pelo prefeito Temóteo Brito, ao arrepio do ordenamento jurídico por restar caracterizado a prática ilícita de nepotismo, segundo os preceitos normativos da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal e na Lei Municipal 363/2005, e principalmente da Constituição da República, nos princípios que regem a administração pública.

 

Confira aqui a lista de Nomeados:

* Luciana Strauch Costa Fonseca – Esposa do Procurador Geral do município, Paulo Américo Fonseca, nomeada para o cargo de Diretora do Departamento de Administração da UPA, com salário de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), com gratificações no valor de R$ 833,33 (oitocentos e trinta e três reais e trinta e três centavos) que totalizam o valor de R$ 5.833,33 (cinco mil oitocentos e trinta e três reais e trinta e três centavos),

* Paulo Sérgio Brito Saliba – Sobrinho do prefeito Temóteo Brito, nomeado para o cargo de Secretário Municipal de Finanças, com salário de R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais)

* Simone Wildemberg de Araújo – Esposa do Secretário Municipal de Finanças, que por sua vez é sobrinho do prefeito Temóteo Brito, nomeada para o cargo de Diretor do Departamento Financeiro -SMS, com salário de R$ 5.000,00 com gratificações no valor de R$ 3.000,00 , totalizando o valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais);

* Elina Grasielle Oliveira Souza – Esposa do vereador Arnaldo Ribeiro Júnior, o “Arnaldinho“, nomeada para o cargo de Chefe da Divisão do CRAS, com salário de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);

* Ronaldo Alves Cordeiro Filho – Filho do vereador Ronaldo Baitakão, nomeado para o cargo de Chefe da Divisão de Economia Solidária, com salário de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);

* Bruno Santos Barbosa – Filho do vereador Agnaldo Teixeira, nomeado para o cargo de Assessor Especial da FMS, com salário de R$ 5.000,00 (cinco mil reais);

* Daniella Vieira Afonso – Filha do vereador Valci Vieira, nomeada como Oficial de Gabinete, com salário de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais);

* Sônia Maria Coelho – Cunhada do prefeito Temóteo Brito, nomeada para o cargo de Chefe da Divisão de Controle do Bolsa Família, com salário de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), com gratificações no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), totalizando R$ 4.000,00 (quatro mil reais);

* Nadja Cristina Bastos Hollanda Farias– Esposa do Procurador Adjunto Ivan Hollanda Farias, nomeada para o cargo de Assessor Técnico, com salário de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);

A ação, relata que todos os atos administrativos que promoveram a nomeação das pessoas acima identificadas para os cargos supracitados são nulos de pleno direito, devendo tais nulidades serem reconhecidas judicialmente com todas as consequências jurídicas deste conhecimento.

“De igual sorte, constitui fato notório nesse município, com ampla divulgação pela imprensa local, a existência de uma verdadeira rede de compadrio político-administrativa entre os poderes executivos e legislativo com nomeações para cargo público em afronta aos fundamentos republicanos. Com efeito, tem se verdadeira apropriação da coisa pública sob o fundamento da necessidade de continuidade de prestação de serviços públicos, argumento falacioso e que atenta contra o próprio ordenamento jurídico“.  Declara o texto.

 

Do Direito

As nomeações praticadas pelo prefeito Temóteo Brito ocorreram em afronta a Constituição da República, segundo os preceitos normativos da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal e na Lei Municipal 363/2005. A proibição da prática de nepotismo deflui da norma constitucional insculpida no “caput” do Artigo 37 da carta Magna.

 

Princípios da Impessoalidade e sua relação com os demais princípios da administração pública; Do Nepotismo como modalidade da violação dos princípios da administração pública; Da existência da Lei Municipal 363/2005, que: “PROÍBE A PRÁTICA DE “NEPOTISMO” NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA, VEDANDO A CONTRATAÇÃO E NOMEAÇÃO DE PARENTES PARA CARGOS DE COMISSÃO E FUNÇÕES DE CONFIANÇA.”

 

A Lei Municipal, rege no Artigo 4º que: Configurará ato improbidade administrativo e quando for o caso, constituirá infração politico-administrativa, a inobservância a qualquer título, do disposto do Art. 1º e 2º desta Lei.

Parágrafo Único – A não observância desta Lei, implicará também na nulidade do ato e punição da autoridade responsável, com a devolução dos valores pagos aos cofres do Município.

 

O documento relata ainda que: “Foi expedida a Recomendação nº 04/2017 (fls. 36/40), destinada ao prefeito Temóteo Brito, para que anulasse todas as nomeações, contratações e designações de todas as pessoas impedidas de exercerem cargos de livre nomeação e exoneração em razão de vínculo de parentesco e/ou vínculo fraternal com agentes públicos, políticos, bem como se abster de nomear para cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada de pessoas que detenham parentes com consanguíneo ou de afinidade com prefeito, vice-prefeito, secretários municipais ou qualquer outro cargo comissionado no município de Teixeira de Freitas, e mesmo após a demonstração das ilegalidades das nomeações realizadas, o prefeito Temóteo Brito através de ofício de fls. 185/210, deliberadamente decidiu não acatar a recomendação 04/2017, e assim, optou intencionalmente em manter a ilicitude no quadro de pessoal do município de Teixeira de Freitas“.

O Ministério Público chegou a designar uma reunião na sede da Promotoria de Justiça, comparecendo o então chefe de gabinete Hebert Chagas, o Procurador Geral Paulo Américo, e o vereador Ronaldo Baitakão, para de forma oral explicitar sobre a ilicitude da prática de nepotismo e viabilizar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do município de Teixeira de Freitas.

Em novo ofício, a prefeitura enviou para  o MP, o ofício fls. 291/292, onde o prefeito Temóteo Alves de Brito reiterou que não iria atender a recomendação encaminhada e explicitada via reunião.

O Ministério Público tentou ainda uma duas reuniões extrajudiciais, sobre a necessidade da celebração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas após as reuniões, novos ofícios do prefeito Temóteo Brito chegaram à sede do Órgão, informando que o mesmo não iria atender a Recomendação do Ministério Público.

Diante do exposto, Temóteo Brito possui plena consciência do ato ilícito por ele praticado, e durante todo período que se tentou uma solução extrajudicial para a prática corrupta, houve apenas gasto de tempo e prejuízo para a coletividade da cidade.

Dos Requerimentos e Pedidos

a) Declarar nulidade de todos Decretos e atos administrativos demandados por Temóteo Alves de Brito, n parte que nomeia as pessoas de Luciana Strauch Costa Fonseca, Paulo Sérgio Brito Saliba, Simone Wildemberg de Araújo, Elina Grasielle Oliveira Souza, Ronaldo Alves Cordeiro Filho, Bruno Santos Barbosa, Sônia Maria Coelho e Nadja Cristina Bastos Hollanda Farias, para exercício de cargos ou funções públicas direta e indireta no município de Teixeira de Freitas;

b) Condenar Temóteo Brito na obrigação de não fazer, consistente em não nomear para o exercício de quaisquer cargo ou função pública cônjuges, companheiros ou parentes consanguíneos até terceiro grau do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores , sob pena de multa pessoal no valor de R$ 100.000,00(cem mil reais) a cada nomeação nula  praticada;

c) Condenar o prefeito Temóteo Brito na devolução de valores pagos a qualquer título às pessoas de Luciana Strauch Costa Fonseca, Paulo Sérgio Brito Saliba, Simone Wildemberg de Araújo, Elina Grasielle Oliveira Souza, Ronaldo Alves Cordeiro Filho, Bruno Santos Barbosa, Sônia Maria Coelho e Nadja Cristina Bastos Hollanda Farias, em relação a todo período relativo a contraprestação pecuniária referente ao exercício de cargos e funções públicas;

d) Condenação de Temóteo Brito ao pagamento de custas processuais e demais ônus de sucumbência;

Resultado de imagem para MP

e) Dá-se a presente causa o valor de R$ 2.500,000,00 (dois milhões e quinhentos reais), que corresponde o valor total da multa civil correspondente a 100 (cem) vezes o valor da remuneração percebida pelo agente improbo./Zero Hora News

Vergonha: Professores denunciam atraso de salários em Guaratinga e enfrenta descaso da Prefeita Christine Pinto




É impressionante o quanto os políticos tratam com desprezo a educação no Brasil. As nossas escolas convivem com problemas ambientais e pedagógicos históricos que vão deixando o trabalho do educador cada vez mais fragilizado.

Apesar de saberem que dela depende a construção de uma sociedade sólida, emancipada e mais produtiva, ignoram tudo que se deve fazer para que essa ação esperada por todos nós aconteça em sua plenitude e que efetivamente, nossos alunos adquiram habilidades e competências capazes de assegurá-los uma relação melhor com o mundo em que vivem e dessas, colherem os frutos da prosperidade, do amor e da justiça social.

Professores e outros trabalhadores em Educação do município de Guaratinga (extremo sul da Bahia, distante da capital (598Km) sofrem com a péssima administração da prefeita Christine Pinto(PSD).

Desde que assumiu o mandato o descaso com a educação vem sendo constantes, a prefeita sistematicamente, atrasa os pagamentos salariais, num processo de perseguição sem fim aos trabalhadores da educação, devido ao atraso dos meses sem salários. Segundo informações os trabalhadores estão sem dinheiro até para se alimentar.

A educação no município de Guaratinga, no extremo sul do estado, vai de mal a pior. Os professores estão revoltados com o descaso da prefeita Christine Pinto com a classe, que está há 39 dias sem receber salários. Muitos profissionais da educação não sabem mais o que fazer para pagar suas dívidas e sustentar suas famílias. O caos na educação é total.

Uma professora, que pediu para não ser identificada com medo de represália, encaminhou um relato à nossa reportagem, falando sobre a situação em que se encontra a área da educação no município de Guaratinga. Veja abaixo:

“Hoje, dia 09 de agosto de 2018.  Nada diferente em relação a pagamentos dos trabalhadores da educação em Guaratinga, pois estamos como na era da ditatura. Pergunto-me o que esses gestores municipais pensam ao entrarem para a PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATINGA? Que é uma fonte inesgotável de recursos? Que podem contratar Deus e o mundo? Não, senhores! “De onde se tira e não se põe” já diziam os nossos sábios mais velhos, acaba.

A gestora  atual sabiam da delicada situação financeira de Guaratinga, mesmo assim, a FÉ NA MUDANÇA foi para a disputa, prometeu, venceu nas urnas, mas não está cumprindo com a palavra para com os trabalhadores da educação. Está perdendo a cada dia a credibilidade do povo que nela confiou. Está derretendo…. A mesa dos trabalhadores vazia, contas chegando, filhos pedindo….

Incrível, como, mesmo sabendo os valores que terão em caixa para honrar seus compromissos conosco (não com seus apoiadores de campanha), não conseguem planejar, programar e coordenar com eficiência essa Secretaria de Educação. 

Vamos para 39  dias sem receber, vai usar dinheiro de agosto para  nos pagar  o mês de julho (e a previsão é que isso se prolongue por tempo indeterminado) usando recursos de mês seguinte para pagar mês anterior. 

E aí, como ficará o mês de agosto, se já está sendo utilizado a verba deste mês para pagar despesas do  mês anterior? Achar uma saída é necessário e urgente!”.

Na acepção da palavra, o município de Guaratinga mantém a tradição de: “Terra dos Contrastes”. No tocante à complexa política ximanga, mais uma vez aflora uma incógnita, um quebra-cabeça e uma indecifrável situação envolvendo o Executivo. As insatisfações são tantas, que chegou ao ponto destes Trabalhadores em educação e outros, já pensarem em protocolarem na sessão da Câmara Municipal, um documento pedindo o afastamento da gestora municipal.

O Coordenador da APLB-Sindicato, Orlandy Cabral, que representa os trabalhadores em educação no município,  conta que a situação é muito crítica o que os professores estão passando, sem receber seus salários. As aulas da educação municipal estão paradas e pelo visto, com salários atrasados, os professores não vão voltar a dar aulas e a greve já foi decretada e o caos na educação será grande.

“Estamos reivindicando os nossos salários até o último dia útil de cada mês. Mas a prefeita colocou uma nota na rua no dia 02 de agosto dizendo que tinha até o quinto dia útil para nos pagar, mesmo assim o pagamento não aconteceu. Por isso estamos paralisando todas as atividades escolares e só retornaremos após o pagamento salarial da categoria,” informou.

Os professores se reunirão em Assembleia Geral convocada pelo sindicato às 9h da manhã de quarta-feira dia 08 de agosto. Após a reunião a categoria percorreu as ruas da cidade, pararam em frente ao fórum  para chamar atenção do poder judiciário para o problema e se  concentraram na câmara de vereadores.

“Se o município está utilizando verbas de um mês subsequente para pagar um mês anterior, isso nos deixa preocupados com o final do ano para receber o mês de dezembro e o décimo terceiro salário. Esperamos um posicionamento da prefeitura de Guaratinga”, finaliza  Orlandy Cabral.

O Município de Guaratinga recebeu  em repasse da União referente ao FUNDEB, um  pouco mais de R$ 7 milhões, em 2018./Zero Hora News

Michel Teló é surpreendido no The Voice Brasil após bloquear Ivete Sangalo




O último dia de audições do The Voice Brasil aconteceu nesta quinta (9) e reservou uma surpresa nada agradável a Michel Teló. O cantor sertanejo era o único técnico que ainda não tinha usado a opção de bloquear um dos concorrentes, e resolveu aproveitar a oportunidade ao ouvir a paulista Suelen Karine cantar a música “Azul”, de Djavan, impedindo que Ivete Sangalo fosse escolhida pela participante.

“Esse safadinho viu a minha movimentação e apertou…“, lamentou a cantora baiana ao ser bloqueada pelo colega — com isso, Suelen não pode escolher Ivete Sangalo como técnica, mesmo a artista tendo virada sua cadeira para a participante. “Eu só no rabinho de olho aqui…“, admitiu Michel Teló. “Ele fez uma estratégia boa, porque eu vinha feroz em cima da Suelen!“, argumentou — clique aqui para assistir ao momento. “Isso foi uma novidade sem graça!“, disparou Ivete Sangalo.

Apesar do bloqueio de Ivete Sangalo, Suelen ainda pode escolher entre Carlinhos Brown e Lulu Santos, que também viraram as cadeiras ao ouvirem a paulista de Rio Claro cantar.  O sertanejo, então, foi surpreendido pela cantora: ela escolheu ficar com Lulu Santos, e não com Michel Teló. O momento inusitado não passou despercebido dos telespectadores, que comentaram o “toco” em Teló na internet.

Venham conhecer de perto os trabalhos oferecidos pelo o Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Jucuruçu



A imagem pode conter: pessoas sentadas

O STTR ( Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Jucuruçu ) Comunica: que a partir de segunda-feira 13/08/2018 estaremos executando trabalhos previdenciários.

Aposentadoria por idade rural, auxílio doenças, salário maternidade rural, auxílio reclusão, pensão por morte, aposentadoria por invalidez  e outros cunhos previdenciários, vamos está trabalhando com os  seguintes serviços.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Emissão de CCIR ( INCRA ), declaração de ITRS,  todos os tipos de declarações como:

Compra e venda locação, fé pública, união estável, incluindo todos os tipos de contratos: comodato, meeiro, arrendamentos, parceria, empreitadas, prestação de serviços, aluguel.

A imagem pode conter: área interna

Fazemos cálculos trabalhistas entre outros. Desde já agradecemos a toda comunidade de Jucuruçu. Não fique de fora venha para o Sindicato!  Não fique só, fique Sócio.

Estamos no seguinte endereço: Rua: trindade, número 28, centro próximo aos correios.

IMAGENS FORTES: Jovem é executado a tiros no "Beco do Belo" na região da Lagoa no Centro de Teixeira




Teixeira de Freitas: Na noite desta quinta-feira, 09 de agosto, a cidade de Teixeira de Freitas, que registrava dias de paz e diminuição dos índices de homicídios, voltou a registrar um crime violento, que possivelmente tem ligação com o tráfico de drogas. Por voltas das 19h45, vizinhos do popular "Beco do Belo", na Lagoa, que liga as ruas Padre Vieira e Tomé de Souza, ouviram disparos de arma de fogo, e após a correria e fuga de uma motocicleta, os vizinhos encontraram o corpo de um jovem caído e ainda com sinais vitais.

IUPQ1969.JPG

Antes de qualquer tentativa de socorro, a vítima veio a óbito no local. O SICOM foi acionado e informado do caso e deslocou uma guarnição do 1° Pelotão, que esteve rapidamente no local. A vítima foi identificada como sendo, Tiago de Jesus Bandeira, 27 anos de idade, que residia na rua Duarte da Costa, no Centro. Os militares preservaram o local do crime até a chegada da Polícia Civil, que esteve no local representada pela delegada plantonista, Maria Luíza Ribeiro, e o investigador Jairo Nogueira.

EBBQ3471.JPG

A delegada realizou o levantamento cadavérico e solicitou perícia. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local realizando os trabalhos periciais. No corpo de Tiago foram identificados 05 perfurações causadas por disparos de arma de fogo, que podem ser de entrada e saída. Tiago foi alvejado no braço direito, região do tórax e um tiro atingiu a boca sendo que o projétil ficou alojado na cabeça da vítima.

GFLO4067.JPG

No local ninguém quis falar sobre o ocorrido e a delegada irá encaminhar o caso para o Núcleo de Homicídio e Tráfico (N.H.T), que irá investigar o crime. Tiago havia sofrido uma tentativa de homicídio em agosto de 2016, onde na ocasião foi alvejado por 03 disparos de arma de fogo e socorrido ao HMTF. Após os trabalhos periciais, a delegada autorizou a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas onde será submetido à necropsia na próxima sexta-feira (10).

NUCF2155.JPG

A Polícia já trabalha em uma linha de investigação, mas não irá divulgar detalhes para não atrapalhar as investigações./LiberdadeNews

Bahia registra maior número de mortes causadas por crimes violentos do Brasil




Resultado de imagem para vítimas fatais 12 TIRO


A Bahia foi o estado brasileiro que mais registrou vítimas fatais de crimes violentos no último ano. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018, a Bahia, sozinha, concentrou 11% de homicídios com intenção de matar (homicídio doloso), assaltos à mão armada (latrocínios) e lesões corporais seguidas de morte. Os crimes, somados, compõem a categoria de crimes violentos. Ao todo, 6.247 baianos foram vítimas fatais desses crimes, também conhecidos como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Com população de 15,2 milhões de pessoas, a Bahia tem mais crimes violentos seguidos de morte do que o estado de São Paulo, que concentra 45,34 milhões de pessoas e registrou 3.891 casos de CVLI.

Além de numeroso, o número de mortes aparece estável no estado. Em 2016, o anuário apresentou a Bahia com 6.635 mil casos, o montante é, apenas, 388 maior que o revelado em 2017. No outra ponta da lista encabeçada pela Bahia, Roraima foi o estado que menos registrou CVLI. Ao todo, 224 pessoas foram vítimas fatais de crimes violentos no lugar.

A base de dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que levou em consideração informação de Secretarias Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Monitor da Violência do G1 e o IBGE./bahianoticias

Personalidades que serão homenageadas no aniversário de Itanhém



Em primeira mão, os leitores deste portal estão conhecendo agora a lista das 60 personalidades que serão homenageadas no 60º aniversário da emancipação política de Itanhém, a ser comemorado no dia 14 de agosto, às 19h, na Casa da Cultura, no centro da cidade.

A homenagem, que é uma iniciativa da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e do portal Água Preta News, tem apoio cultural do Café Ticiana, empresa com 36 anos de história em Itanhém, na região e em outros três estados.

Cada homenageado receberá um pin de lapela, no qual está impresso o selo criado especialmente para o evento cívico e comemorativo. Os homenageados ainda receberão um diploma personalizado para guardarem de lembrança.

“A partir da próxima terça-feira, dia 14 de agosto de 2018, cada homenageado receberá o qualificativo de ‘um dos 60 homenageados’, que esperamos pegue e sirva como uma referência especial”, disse Almir Zarfeg, presidente da ATL.

Coube a Zarfeg e a Edelvânio Pinheiro, editor do Água Preta News, a tarefa de escolher os 60 nomes para a homenagem. Cada um deles apontou 30 nomes, depois se reuniram e, após pesar com critério os indicados, chegaram aos 60 escolhidos.

“Como toda lista, essa tem um quê de pessoalidade e imperfeição, mas é a mais justa e imparcial a que pudemos chegar. Poderá ser questionada? Sim, como toda lista parecida. Mas, ainda assim, englobou pessoas ilustres e simples, todas merecedoras de fazer parte dela”, pontuou o jornalista Edelvânio Pinheiro.


O selo foi confeccionado especialmente para o evento.

Ficaram de fora da lista apenas os políticos no exercício do poder, neste momento, escolhidos pelo voto. Por isso, a prefeita Zulma Pinheiro não figura na relação. Nem qualquer dos vereadores da atual legislatura. No entanto, tanto a prefeita quanto o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Correia, foram convidados a participar do evento. Ronaldo já confirmou presença.

“Isso explica, por exemplo, por que o secretário de Educação, Álvaro Pinheiro, aparece na lista e Zulma, não. Álvaro não ocupa cargo eletivo e foi lembrado, entre outras coisas, pela conquista e instalação da Rádio Nova Cidade FM em Itanhém”, acrescentou Edelvânio.

O certo é que a maioria absoluta dos ex-prefeitos vivos aparece na lista: Manoel Batista, Oséas Moreira e Milton Ferreira Guimarães. Alguns ex-vereadores também – como Juarez Borges São Leão e Luiz Barbosa – abrilhantam a relação.

 

Artistas, intelectuais, líderes comunitários, empreendedores, comerciantes, representantes familiares e ex-professores também foram lembrados e valorizados.

“Tivemos o cuidado de pesquisar e identificar um itanheense nascido exatamente no dia 14 de agosto de 1958. Com a ajuda do tabelião Álvaro Gundim, chegamos a Antônio Alípio de Sousa, que completará 60 anos nesta terça-feira, 14, como o município de Itanhém. Ambos vão ganhar um lindo bolo de aniversário”, afirmou Zarfeg.

Todos os 60 homenageados vão receber um convite formal em casa com todas as informações sobre o evento.

“Estamos muito felizes por fazer parte de uma iniciativa tão simbólica para Itanhém num momento tão especial. Estão de parabéns os organizadores e os homenageados”, disse o diretor administrativo do Café Ticiana, Audrey Scalzer Correia.

IGREJA CATÓLICA POR DIGOVALDO - ITANHÉM - BA


A seguir, a lista na íntegra:

01 – Airam Ribeiro

02 – Álvaro Pinheiro dos Santos

03 – Ana Cleusa Santos Cerqueira

04 – Antônio Alípio de Sousa

05 – Antônio Amorim Bacelar

06 – Augusta Resende

07 – Carlos Alberto de Andrade

08 – Carlos Augusto Chagas

09 – Cirila Fernandes de Souza

10 – Clauduarte Sá

11 – Cristóvão Pereira de Souza

12 – Dazinha Neres da Silva

13 – Deilson Braga

14 – D’Jane Silper

15 – Deilton Rocha de Oliveira

16– Dely Gonçalves dos Santos

17 – Edith Jardim

18 – Elane de Sousa Botelho

19 – Enelita de Sousa Freitas

20 – Ernani Robison Barbosa de Assis

21 – Everaldo Pires

22 – Eptácio Costa

23 – Eurico Sousa Amorim

24 – Geraldo José Murta

25 – Gercino Soares Antunes

26 – Giuliano Santos Cerqueira

27 – Jaiel Teixeira Pinto

28 – Jandira Rodrigues de Souza

29 – João Bernardino Medeiros Neto

30 – José Carlos Teixeira Pinto

31 – José Alves Chaves

32 – José Antônio da Silva

33 – Josias Vieira de Araújo

34 – Juarez Borges São Leão

35 – João Batista Brito

36– Juarez Correia

37 – João Faustino de Brito

38 – João Batista de Oliveira

39 – Kerry Anne Esteves

40 – Leolino Ferreira da Silva

41 – Levi Moreira de Souza

42 – Luiz Cláudio Barbosa

43 – Manoel Batista dos Santos

44 – Manoel Binas Cerqueira

45 – Mary Carla Ferraz Macedo

46 – Manoel Carlos Bispo

47 – Milton Ferreira Guimarães

48 – Nildes Pires Neves

49 – Nivaldo Medeiros Correia

50 – Oséas Moreira Lisboa

51 – Osmilto Souto Brandão

52 – Políbio José

53 – Reinaldo Vieira

54 – Saulo Ribeiro Cacique

55 – Sebastiana de Souza Lisboa

56 – Sindolfo Afonso dos Santos

57 – Waraci de Sousa Lisboa

58 – Walter Spalla Filho

59 – Wilson Pinheiro dos Santos

60 – Wilton Soares dos Santos

FOTO: Antônio Alípio, uma das 60 personalidades, nasceu no dia que o município de Itanhém foi emancipado e vai comemorar o seu aniversário junto com as demais personalidades./aguapretanews

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Homem de Jucuruçu morre em acidente com ônibus em porto Seguro




PORTO SEGURO - A família do pedreiro Josenílson Souza, 38 anos, ele que é natural de Jucuruçu, BA - ele o motociclista que morreu carbonizado ao bater de frente com um ônibus escolar, em Porto Seguro. O acidente, que ocorreu no início da noite de quarta-feira (08), no semianel viário, provocou o incêndio dos dois veículos. As 30 crianças que estavam no escolar não ficaram feridas. O motorista também não se machucou.

A suspeita da família era alimentada pelo fato de Josenílson ainda não ter chegado em casa e por sempre fazer o mesmo trajeto na volta do trabalho. "Ainda tínhamos esperança de Josenílson estar vivo, mas hoje de manhã fomos ao local do acidente e identificamos a placa da moto como sendo dele", afirmou uma prima

Como o corpo ficou completamente carbonizado, é provável que a identificação só seja possível por meio de exame de DNA ou da arcada dentária. Os restos mortais estão no Departamento de Polícia Técnica.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Foi comprovado que Josenílson morreu no acidente da noite de quarta no semianal viário

Por volta das 10h30 da manhã desta quinta-feira (09), a família já estava na delegacia, aguardando ser ouvida pelo delegado Marcelo Paiva, titular da 1ª Delegacia Territorial.

"Ele tem uma filha de nove anos. A mulher, que está grávida, passou mal quando soube da notícia e precisou ser hospitalizada", finalizou a prima.

A polícia ainda investiga as causas do acidente, mas, conforme testemunhas, o motociclista se desequilibrou e invadiu a contramão ao ser atingido por outra moto.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo

O corpo do pedreiro Josenílson Souza, será velado na residência de sua mãe a senhora conhecida por (Zifinha) e sepultado na Fazenda Boa Esperança, Município de Jucuruçu

Matéria relacionada :

Colisão entre carro e caminhão mata uma pessoa na BR-101, no ES



Colisão entre carro e caminhão mata uma pessoa na BR-101, no ES

Um homem de 29 anos morreu em um acidente entre um carro e uma carreta, no km 266 da BR-101, na Serra-ES. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta de 04h30 desta quinta-feira (09).

O motorista do carro vermelho, identificado como Maycon Rossi, morreu na hora. Duas mulheres, uma de 34 e outra de 38 anos, que também estavam no veículo foram socorridas conscientes e levadas para um hospital da Serra. A pista central foi interditada.

Um amigo da vítima que não resistiu aos ferimentos esteve no local e disse que ele trabalhava como motorista de aplicativo. No momento do acidente ele levava as duas mulheres, que eram passageiras, para o destino solicitado.

O amigo contou que Maycon morava em Vila Nova de Colares, também na Serra, era casado e pai de uma criança de nove anos. Ele disse ainda que os familiares já receberam a notícia e foram para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória para a liberação do corpo.

Segundo o motorista da carreta, identificado como Paulo Bertoli, o condutor do veículo de passeio avançou o sinal. Paulo fez o teste do bafômetro no local e deu negativo para uso de bebida alcoólica. “Eu seguia sentido Serra – Colatina. O outro motorista avançou o sinal e atravessou a pista. Eu ainda tentei tirar o caminhão para a esquerda, mas não teve como evitar o acidente. Infelizmente, ele morreu. Estou bem triste. Dirijo há quase 20 anos e nunca me envolvi em um acidente assim”.

Ainda de acordo com Paulo, logo após a colisão, ele tentou realizar os primeiros socorros. “Desci do caminhão após a batida. Corri para tentar socorrer, realizar o socorro inicial. As duas mulheres pareciam estarem desmaiadas. O Corpo de Bombeiros não demorou a chegar. Minha carreta estava vazia, descarreguei granito em Praia Mole e voltava para casa”, afirmou o motorista.

No local, equipes da concessionária Eco 101 e do Corpo de Bombeiros, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF-ES), estiveram para atender a ocorrência./Folha Vitória

Professores da rede municipal de Guaratinga param por tempo indeterminado



Após assembléia, professores decidiram suspender aulas até que situação seja normalizada

GUARATINGA - Pela quarta vez seguida, a segunda em menos de uma semana, os professores da rede municipal de ensino do município de Guaratinga paralisam as atividades por atraso no pagamento dos salários.

De acordo com o coordenador da APLB/Sindicato Núcleo Garça Branca, Orlandy Cabral, a categoria decidiu, em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (08), que desta vez a suspensão será por tempo indeterminado, até que seja regularizado o vencimento do mês de julho. As paralisações anteriores foram de 24 horas. “Até o momento, a Secretaria de Educação não nos deu nenhuma previsão”, declarou Orlandy.

Em entrevista ao RADAR 64 no início do mês, a secretária de Educação, Fabiana Barbosa, havia garantido que o pagamento seria realizado até o quinto dia útil do mês, dia 07, no entanto, os salários dos trabalhadores no setor ainda não haviam sido depositados até esta quarta-feira, informou o sindicato.

 Professores alegam que salários do mês de julho ainda não foram pagos

A categoria vem lutando, há três meses, para que os salários sejam pagos até o último dia útil do mês, mas a Secretaria de Educação tem realizado o depósito no quinto dia útil do mês seguinte. “Não estamos fazendo nada que a lei não permita”, destacou Fabiana na ocasião.

MAIS DE 4.500 SEM AULAS - Em entrevista ao Jornal da Pataxós, da Pataxós FM, nesta quarta, a vice-presidente do sindicato, Elizabeth Ribeiro, declarou que as mobilizações têm trazido desgastes aos professores, além de prejuízos para os mais de 4.500 alunos, que ficarão sem aulas. “Estamos tratando disso há muito tempo, com diálogo, mas a única arma que temos para pressionar é a paralisação. Já nos colocamos, mais uma vez, a disposição para ajudar a encontrar uma solução, mas até o momento não obtivemos retorno”, declarou Elizabeth. 

 O coordenador do sindicato acrescentou que nesta quarta-feira a categoria buscou apoio junto ao Ministério Público e ao poder legislativo para que seja encontrada uma solução definitiva para o problema.

 Nesta quarta, professores foram até a Câmara de Vereadores em busca de solução.

Nesta quarta-feira, a reportagem do site não conseguiu falar com a secretária de Educação de Guaratinga./RADAR 64

Vídeo: Propriedade rural no interior de Medeiros Neto registra nascimento de bezerro hermafrodita






Mais um caso de anomalia genética chocou os moradores da região. Dessa vez, um bezerro nasceu com características hermafroditas no município de Medeiros Neto.

O bezerro, quem tem pouco mais que 72 horas de vida, nasceu na Fazenda Gabinete, do senhor Antônio Neves de Lima, conhecido como Antônio Sinfrônio. A propriedade está localizada na rodovia que liga a sede do município ao distrito de Vila Mutum.

A gestação do bovino foi considerada normal. "Dama Rica", como foi chamado, nasceu pesando 40 quilos, por meio de monta natural. Logo, foi notado que o bezerro possuía pênis e testículos, mas também vagina e tetas. Além disso, atrésia do ânus, fístula e reto prepucial - ocasionando saída de fezes e urina pelo óstio prepucial (bainha do pênis).


Seu Antônio mora na localidade há 75 anos. Tanto ele, quanto os familiares, relatam que nunca viram tal aberração seja na fazenda, ou na região.

O animal foi avaliado pelo médico veterinário Dr. Armando Leal do Norte. Segundo ele, a razão do hermafroditismo se dá a partir de má formação genética. Ele está acompanhando a evolução dos primeiros dias de vida do animal. Havendo necessidade em caso de dificuldades em defecar, uma cirurgia poderá ser feita para que haja uma desobstrução do reto do bezerro.


Dr. Armando disse ainda que está animado com a sobrevivência do animal. Em muitos casos, lesões e outros empecilhos impedem a vida./medeirosdiadia

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Ônibus escolar e moto pegam fogo após batida em Porto Seguro


Resultado de imagem para Ônibus escolar e moto pegam fogo após batida em Porto Seguro


PORTO SEGURO - Uma motocicleta bateu de frente com um ônibus escolar, por volta das 18h30 desta quarta-feira (08), no semianel viário, região do conjunto habitacional Vila Parracho, na cidade de Porto Seguro.

Com o impacto, os dois veículos pegaram fogo. O condutor da moto ficou preso debaixo do ônibus e morreu carbonizado.

As 30 crianças que estavam no escolar foram retiradas antes que as chamas se propagassem. Elas não ficaram feridas. O motorista também não se machucou.  O fogo foi controlado pelo 6º Grupamento de Bombeiro Militar.


A polícia ainda não tem a identificação do motociclista. As causas do acidente vão ser apuradas, mas pessoas que estavam no local, distante seis quilômetros da BR-367, relataram que o motociclista foi para a contramão ao ser atingido por outra moto./RADAR 64

Prefeita de Prado entre as investigadas por premiações compradas




A compra de diplomas e medalhas por parte de prefeitos e vereadores baianos é investigada pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Segundo o tribunal, as honrarias são vendidas “por empresários espertalhões, a título de honraria, por suposto destaque na administração municipal ou desempenho nas câmaras em cidades do interior do Brasil”. O TCM quer que prefeitos e presidentes de câmaras municipais devolvam os valores gastos.

Apuração preliminar do TCM aponta que pelo menos 27 prefeituras e 30 câmaras municipais pagaram pelas distinções negociadas pelas empresas “União Brasileira de Divulgação – UBD” e “Instituto Tiradentes” em 2017 e 2018. Os diplomas e medalhas custaram um total R$ 92.983.00 (noventa e dois mil e novecentos e oitenta e três reais) O TCM identificou também que o Instituto Tiradentes arrecadou R$ 80.833,00 (oitenta mil e oitocentos e trinta e três reais) nos municípios – 13 prefeituras em 2017 e 26 câmaras no mesmo ano. Em 2018, vendeu prêmios para 12 prefeituras e 10 câmaras. Já o UBD teve como clientes oito prefeitos em 2017 e dois prefeitos em 2018, e ganhou R$12.150.

No extremo sul baiano, a investigação recai sobre a Prefeita de Prado, Mayra Pires Brito (PP), que conforme consta no TCM foi uma das gestoras que supostamente teria "ganhado" a premiação do Instituto Tiradentes, denunciado na reportagem do programa Fantástico e investigado pelo TCM.

Segundo o TCM, 27 prefeituras e 30 Câmaras de vereadores na Bahia pagaram o Instituto, ora investigado, pelas ditas "premiações".


Nossa equipe tentou entrar em contato com a prefeita Mayra Pires Brito (PP) gestora da Prefeitura do Prado, acusada de utilizar dinheiro público para pagar premiação do Instituto Tiradentes, mas, até o fechamento da reportagem não conseguimos lograr êxito, porém o portal continua aberto para os esclarecimentos da gestora, se houver.

Resultado de imagem para JUMENTO PREFEITO

A Reportagem do Zero Nora News além de ter acesso alista de gastos feitos pelos prefeitos e Câmaras Municipais onde foram utilizados recursos públicos para o pagamento, teve também acesso a relação de políticos que resolveu pagar do próprio bolso o direito a ter a tão honrada medalha do Instituto Tiradentes comprada apenas para auto promoção pessoal o que sem dúvida é uma vergonha para muitos vereadores do extremo-sul da Bahia, e em breve estremos divulgado essa nova lista aqui com exclusividade./Zero Hora News

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.