Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 10 de outubro de 2020

Será que a prefeita Uberlândia Pereira vai encerrar seu mandato sem finalizar a obra do estádio de futebol de Jucuruçu

 

Sábado, 10 de outubro de 2020 - lamentavelmente a prefeita Uberlândia Pereira, vai terminar seu mandato sem cumprir sua promessa do tão sonhado estádio de futebol. 

Como ela mesma disse num discurso de inauguração do seu comitê realizado no distrito do Coqueiro, no seu primeiro mandato, onde ela disse que Jucuruçu, iria ter um lindo estádio de futebol, ela ainda disse mais, que o estádio que seria construído em Jucuruçu, era pra ser muito melhor que o do Prado BA-

Essa foto é o inicio da construção do estádio de futebol de Jucuruçu - 20 de Novembro de 2018

Agora observe bem a data que essa obra foi iniciada, agora vem a pergunta chave, será que com tanto dinheiro que é destinado para o esporte de Jucuruçu, não deu para terminar essa obra, pois, o estádio é um sonho antigo dos desportistas de Jucuruçu, mas na verdade os desportistas de nossa cidade não tem sorte com um local adequado para jogar futebol pois, todos lembram o que a Dra. Eliana Cabanas, fez na época que ela foi prefeita de Jucuruçu. 

Onde ela teve a audácia de acabar com o único campo de futebol que Jucuruçu, tinha e fez doação para loteamento, dizendo que ela iria construir um belo campo de futebol para os amantes do esporte, e, no entanto nada foi feito. 

É muito triste o que vem acontecendo em nosso município, pois a verba que é destinada para tal finalidade por aqui dificilmente chega ao seu destino, tem gente por ai brincando com o nosso dinheiro, verba pública tem que ser tratada com honestidade. 

Olha por exemplo a verba que veio para o combate da covid:19, que saiu até música perguntando os gestores cadê o dinheiro da covid; 

Mas para não perder o foco, a prefeita Uberlândia vai entregar o seu mandato com várias promessas pendentes, mais pra frente o jucurunet vai apontar as promessas que a gestora fez e não cumpriu, se analisarmos direitinho o único mérito da prefeita Uberlândia, está sendo somente o pagamento em dia, porque as estradas, tudo mundo já viu, 

Agora veja que vergonha um município com três patrol novas e só não tem 4 patrol, porque a prefeita Uberlândia deixou aquela máquina que Nenzinho trabalhava se acabar pois, ela está jogada no pátio lá em Luciano,  e o ferrugem está acabando com ela. 

Agora chegar ao ponto dos moradores terem que fazer estrada de enxadão como aconteceu com os moradores do córrego do chumbo e outros lugares do nosso município, na verdade as máquinas começaram recomprar as estradas há pouco tempo, porque o nosso município estava praticamente intransitável sem estradas e sem pontes, 

A TV Santa Cruz é direto mostrando os escândalos do município de Jucuruçu, e olha que ela não mostrou 10% das mazelas que tem por aqui. 

Agora veja bem, que não devemos cuspir pra cima, todo mundo lembra como a prefeita Uberlândia, esculachava o prefeito Loyola no final de sua gestão, quando a prefeitura estava  cheia de funcionários querendo receber seus salários atrasados àquilo era o argumento da atual gestora nos seus discursos.

Nessa campanha se fosse ter discurso será que aposição ia ter assunto para questionar da atual prefeita, acho que bem mais que as falhas que ela cobrava do ex- prefeito Loyola, que por ironia do destino hoje tá tudo junto e misturado, Loyola & Uberlândia, a família de Manoel Loyola é da cozinha de Uberlândia vice - versa, dorme com um barulho desce.

 

Foi justamente por essa união que muita gente saiu do grupo da prefeita Uberlândia, porque ela vivia dizendo que o Ex- prefeito Loyola, tinha acabado com o município de Jucuruçu, e depois ela pega se junta com aquele que ela tinha como o seu maior rival. Frase usada por Uberlândia, na época, "Jucuruçu estava sendo governado por ratos". 

Pois o município de Jucuruçu, não tem infrainstrutora, não tem assistência social, nesse município até a 3ª idade está deixada de lado, falta popularidade da prefeita, a educação do município de Jucuruçu, regrediu bastante, na saúde a nossa salvação é o Dr. Felipe que é um médico de mão cheia, no município de Jucuruçu não se vê uma obra com recurso próprio, exceto algumas Praças e calçamentos, ambos realizados agora na reta final                 

Homem morre afogado no antigo Sítio Amor e Cana: Corpo está sem identificação no IML de Teixeira


Teixeira de Freitas: Na tarde desta sexta-feira, 09 de outubro, O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender a uma ocorrência de afogamento, no Sítio Paraíso Tropical, antigo Amor e Cana, na Zona Rural de Teixeira de Freitas. Os bombeiros militares estiveram no local, e conseguiram resgatar o corpo de dentro do rio. 

A Polícia Civil foi acionada, e o delegado do plantão, Bruno Ferrari, autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas. O corpo está se identificação. Trata-se de um homem, com idade entre 30 e 40 anos, trajando uma bermuda tactel nas cores azul e branca, com detalhes na cor preta e tatuagens nos braços direito e esquerdo. 

No braço direito tem uma tatuagem com o nome “Mariza”. NO braço esquerdo, uma tatuagem com o nome “José”. Segundo informações, a vítima estava na companhia de um amigo, que pegou as coisas do afogado e saiu dizendo que ia avisar a família para comparecer no IML. Até o fechamento desta reportagem, ninguém da família apareceu para reconhecer o corpo. 

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, o corpo será guardado na Câmara Fria do IML e aguardará familiares. Os peritos do Departamento de Polícia Técnica tiraram as digitais do cadáver para um eventual confronto posterior e também para uma pesquisa necropapiloscópica para que o corpo seja identificado. 

A Polícia acredita que com a divulgação das imagens, algum familiar ou amigo possa reconhecer o corpo e agilizar o reconhecimento no IML./Liberdadenews

Homem é assassinado a golpes de foice em Assentamento no Distrito de Pau Rancado em Prado

Prado: Na noite desta sexta-feira, 09 de outubro, por volta das 22h30, uma discussão familiar acabou em morte no Assentamento São João, Distrito de Pau Rancado, Zona Rural da cidade do Prado. A Polícia Militar foi informada e confirmou o fato. 

A vítima foi identificada como sendo, Edvaldo Ferreira dos Santos, 46 anos, mais conhecido como “Bengo”. Edvaldo era o administrado da comunidade de Pau Rancado. Segundo informações, o Edvaldo estava discutindo com sua mulher, quando seu cunhado entrou na discussão e pegou uma faca, atingindo-o. 

Além da faca, o cunhado do Edvaldo pegou uma foice, e também desferiu golpes contra ele, que morreu no local. O delegado do Plantão Regional, Bruno Ferrari, foi acionado pela PM e autorizou a remoção do corpo ao IML de Itamaraju. O corpo passará por necropsia, neste sábado (10), e depois será liberado aos familiares.

 

A Polícia já tem informações sobre o cunhado e está realizando diligências no sentido de prendê-lo. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o crime./Liberdadenews

Bolsonaro vira 'atendente' da Caixa em agência-barco no Pará


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu continuidade hoje à agenda de viagens —intensificada nos últimos meses com foco na reeleição em 2022— e visitou a agência-barco da Caixa Econômica Federal responsável pelo atendimento na Ilha do Marajó, no Pará. 

Durante a atividade, o governante encarnou o papel de atendente e, ao lado do presidente do banco, Pedro Guimarães, auxiliou no guichê um casal beneficiário do auxílio emergencial, o programa de socorro financeiro criado durante a pandemia do coronavírus. 

Bolsonaro e Guimarães não usavam máscaras, segundo é possível observar nas imagens transmitidas pelos canais oficiais de comunicação. Por outro lado, praticamente todos os outros presentes na agência-barco durante a agenda estavam com o item de proteção, fundamental na prevenção ao coronavírus. 

Inaugurada em 2014, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a agência-barco da Caixa está atracada no porto da cidade de Breves. Na manhã de hoje, o presidente ainda cumprirá mais uma agenda na localidade, a cerimônia de apresentação do programa Abrace o Marajó, marcada para 9h. 

Assim como nas viagens realizadas anteriormente, a passagem de Bolsonaro pelo Pará se dá em clima de campanha eleitoral. 

O auxílio emergencial, benefício pago aos cidadãos que tiveram maior impacto de renda em decorrência da pandemia, é uma das circunstâncias que proporcionaram a Bolsonaro o aumento recente de popularidade e dos índices de aprovação do governo. 

Isso tem sido observado, de acordo com as pesquisas, em especial no Nordeste. A região possui parcela majoritária de beneficiários de programas sociais e é tradicionalmente taxada de reduto eleitoral do PT, partido adversário do atual presidente./UOL

Extremo Sul: confira os números da covid-19 nesta sexta-feira, 09 de outubro


O jornal OSollo separa periodicamente os destaques regionais entre casos confirmados, recuperados, internações e óbitos. 

Nesta sexta-feira, 10 de outubro, diversas secretarias municipais de Saúde do Extremo Sul atualizaram os números da covid-19. 

São considerados ainda os dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), do Ministério da Saúde e da Universidade Johns Hopkins – que traz informações de todo o mundo. 

Esclarecemos que algumas cidades podem não ter emitido ou dado ampla divulgação ao boletim até o fechamento desta edição. 

Na região 

Caravelas informou 06 novos casos. São 397 casos confirmados, sendo 368 recuperados e 04 óbitos. 

Itanhém informou um total de 368 confirmados, sendo 349 recuperados. São 09 óbitos ao todo. 

Lajedão mantém um total de 89 casos confirmados, sendo todos recuperados. Não há internados ou óbitos. 

Teixeira de Freitas informou 42 novos casos. São 5.485 casos confirmados, sendo 5.324 recuperados, 25 internados e 87 óbitos. Leia mais aqui. 

Em Eunápolis, foram informados mais 07 casos confirmados, chegando a 2.834. Destes, são 2.684 recuperados, 19 internados e 57 óbitos. 

Em Porto Seguro, o total é de 3.167 casos confirmados. Destes, são 2.856 recuperados, 06 internados e 58 óbitos. Dos 40 leitos de UTI disponíveis, 45% estão ocupados. 

Na Bahia 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.412 casos de covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.455 curados (+0,5%). Dos 323.210 casos confirmados desde o início da pandemia, 309.324 já são considerados curados e 6.811 encontram-se ativos. 

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 26 óbitos que ocorreram em diversas datas. O número total é de 7.075, representando uma letalidade de 2,19%. 

No Brasil e no mundo 

O Ministério da Saúde informou 27.444 novos casos confirmados no Brasil, totalizando 5.055.888. Destes, os recuperados já chegam a 4.433.595. São 682 novas mortes, totalizando 149.639. 

A Universidade Johns Hopkins contabiliza 36.724.164 confirmados ao redor do mundo. São 25.514.935 recuperados e 1.064.832 óbitos./osollo

MP está apurando denúncia contra o presidente da Câmara de Lajedão: Veículo foi periciado

 

Lajedão: Na manhã desta sexta-feira, 09 de outubro, uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, composta pelos peritos,. Manuel Garrido e Eduardo Portugal, estiveram na cidade de Lajedão, onde periciaram um veículo Fiat Uno Mille Economy, de placa policial JSL 3826, que pertence à Câmara Municipal de Lajedão. O veículo foi periciado após uma denúncia no Ministério Público, de que o presidente da Câmara, o vereador Jovino Viana (Jove), vinha abastecendo seu carro particular, e utilizando a placa do referido veículo (Fiat Uno). 

A equipe do Liberdade News recebeu a denúncia em fevereiro de 2020, e publicou uma matéria com informações sobre o procedimento ilegal do presidente Jove. Na ocasião, a equipe do Liberdade News e da TVLN esteve na garagem ao lado da Câmara, onde o veículo oficial estava parado há quase um ano, com o motor batido, pneus desinflados e sem condições de tráfego há quase um ano. Porém, a placa do veículo era utilizada nos abastecimentos, como se o veículo estivesse circulando normalmente, o que configurar um caso de desvio de verba pública. 

Após a matéria, a denúncia foi protocolada no Ministério Público, e nesta semana, o pedido para apurar chegou na Delegacia Territorial de Lajedão, sob a responsabilidade do delegado, Gean Nascimento. A primeira providência foi o pedido de perícia para analisar os danos do veículo e precisar o tempo em que o veículo se encontra parado, para dar prosseguimento à apuração junto ao Ministério Público. Segundo o perito coordenador, Manuel Garrido, o laudo ficara pronto em até 30 dias. 

Ainda segundo o perito, a princípio, não foi possível precisar quanto tempo o veículo está parado, mas, ficou evidente o desgaste do tempo em algumas peças, o motor batido, a falta de peças, entre outras coisas, que somente através do laudo técnico será determinado. Na época da denúncia, o vereador Jove afirmou em plenária da Câmara que abastece o seu veículo particular com a nota da Câmara, alegando que faz uso do veículo para trabalhos relacionados ao legislativo municipal. 

O caso segue sendo apurado pelo Ministério Público e o que a população de Lajedão espera é que a Justiça seja feita, pois, fica evidente o desvio de verba pública, o desvio de finalidade, podendo incorrer em ato de improbidade administrativa, pois, ao abastecer seu veículo próprio com cota de gasolina da Câmara Municipal, não há como separar o uso em serviço do uso particular, incidindo em enriquecimento ilícito, pois os gastos de combustíveis ficaram às custas do Erário./Liberdadenews

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

MPE pede impugnação da candidatura de Jânio Natal a prefeito de Porto Seguro


O candidato a prefeito de Porto Seguro Jânio Natal (PL), pode ter o registro de sua candidatura a prefeito de Porto Seguro impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). 

O pedido de impugnação foi feito pela promotora Lair Azevedo, que aponta que Jânio Natal “não juntou a certidão de antecedentes criminais do Superior Tribunal de Justiça, já que o mesmo ocupa cargo de deputado estadual e possui prerrogativa de foro na Corte”. 

Conforme publicação do site Políticos do Sul da Bahia, Jânio Natal também não juntou qualquer comprovante oficial de escolaridade, nem mesmo declaração de próprio punho. 

A justiça eleitoral tem um prazo para decidir sobre o pedido do MPE./politicalivre

Jovem é assassinado a tiros de grosso calibre no Assentamento Quati em Alcobaça


Alcobaça: Por volta das 22h00, desta quinta-feira, 08 de outubro, uma guarnição da 88ª CIPM de Alcobaça, foi informada de um homicídio ocorrido no Assentamento Quati, na Praia do Farol, em Alcobaça. Chegando ao local, o fato foi confirmado. A vítima foi identificada como Wanderson Rodrigues da Silva, 20 anos de idade, vulgo "Cabelinho". 

Segundo informações, a vítima apresentava lesões por disparos de arma de fogo, sendo uma na face, por arma de grosso calibre, e uma na perna direita, vindo a óbito no local. A Polícia Militar preservou a área, e comunicou o fato à Polícia Civil. A delegada do Plantão Territorial de Teixeira de Freitas, Rosângela Santos, autorizou a remoção do corpo ao IML de Itamaraju. 

O agente público Anderson Barbosa fez a remoção do corpo, que será liberado após necropsia, na manhã desta sexta-feira, 09 de outubro. Segundo testemunhas, dois homens encapuzados invadiram o barraco onde a vítima morava e efetuaram os disparos. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime. A Polícia Civil de Alcobaça vai dar início às investigações, a partir da instauração de um inquérito policial./Liberdadenews

Motorista de transporte por aplicativo é sequestrado e encontrado amarrado em árvore

  

Um homem foi encontrado amarrado a uma árvore na localidade conhecida como Campineira, que fica na região do Km 17, no bairro de Itapuã, em Salvador. Segundo a Polícia Militar, ele foi vítima de um sequestro e teve o veículo roubado. 

O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (7) e a vítima foi resgatada por policiais militares. De acordo com a PM, ele é motorista de transporte por aplicativo e foi abordado por três homens. Dois deles o agrediram e o terceiro levou o veículo. 

A PM informou que a vítima foi encontrada após denúncias informando o sequestro. O homem estava amarrado com o uso de cordas e fios, e teve a boca amarrada com tecido. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele, nem de como foi a ação do sequestro. 

O carro da vítima também foi encontrado e eles foram levados para Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), onde o caso foi registrado. Segundo a Polícia Civil, as investigações já começaram, mas até esta sexta-feira (9) ninguém foi preso./ G1

Brasil já assegurou 142 milhões de doses de vacinas contra Covid-19


O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (8/10), que já garantiu 142 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para o Brasil. 

A conta compreende as imunizações negociadas com o laboratório AstraZeneca, responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford, e as obtidas por meio da adesão ao consórcio internacional Covax Facility, capitaneado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

De acordo com a pasta, o pagamento da primeira parcela dos R$ 2,5 bilhões que permitirão ao Brasil ter acesso às vacinas da iniciativa global foi realizado nesta quinta (8/10). 

O consórcio internacional autorizará ao país obter imunizações que estão sendo desenvolvidas por nove laboratórios: Inovio, Moderna, Curevac, ThemisMerk, Oxford/AstraZeneca, Novavax, Universidade Queensland, Clover e Universidade de Hong Kong. 

A adesão ao Covax Facility assegura ao Brasil a vacinação de 10% da população, com cerca de 42 milhões de doses. As outras 100 milhões de unidades virão do acordo com o laboratório AstraZeneca, sendo que parte delas será fabricada no país pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). 

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, prevê que a primeira etapa da vacinação seja concluída no primeiro trimestre do ano. A fila deve ser organizada de acordo com as regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI), no entanto, adaptações poderão ser feitas a depender da eficácia das vacinas. 

Média móvel 

O anúncio foi feito no dia em que o país contabilizou média móvel diária de 611 óbitos em decorrência da Covid-19. O número representa um pequeno aumento se comparado a quarta (7/10), que marcou 609. No entanto, em relação aos 14 dias imediatamente anteriores, caiu 9,8%, indicando estabilidade. 

Por conta do tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação dos especialistas no sentido de comparar a média móvel do dia com a de duas semanas atrás. As variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam invariabilidade. 

Em números absolutos, o país registrou 729 mortes em decorrência da doença e 27.750 novas infecções de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil já perdeu 148.957 vidas para a Covid-19 e computou 5.028.444 casos de infecção./metropoles

Teixeira: Familiares do "Pedreiro Manchinha" informam com pesar o seu falecimento


Teixeira de Freitas: Familiares de Adenilton de Jesus Santos, mais conhecido como "Pedreiro Manchinha", informam com pesar o seu falecimento na tarde desta quinta-feira, 08 de outubro, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. 

Com 49 anos de idade, "Manchinha" é 87ª vítima da Covid-19 em Teixeira de Freitas. Manchinha era morador do Bairro Loteamento Nanuque e era uma pessoa muito querida e respeitada por familiares, amigos e clientes. 

Adenilton estava internado com Covid-19 e seu quadro de saúde foi agravado por conta da diabete. Segundo Declaração de Óbito, a causa da morte foi Choque Séptico e Pneumonia Viral por Covid-19. 

O Adenilton (Manchinha) será sepultado nesta sexta-feira, 09 de outubro, seguindo todos os protocolos de segurança, orientados pela OMS. O Liberdade News presta condolências aos familiares e amigo e que Deus conforte o coração de todos./Liberdadenews

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Itamaraju: Vereador Flavinho chama cidadão de “babaca” durante sessão da Câmara


O vereador Flávio Nascimento, conhecido como Flavinho Cabeleireiro, que busca a reeleição, perdeu o controle mais uma vez e utilizou o seu momento de fala durante a sessão para elogiar o prefeito Marcelo Angênica e também para atacar opositores. 

Em um momento de fúria, após dizer que as pessoas do “contra” (que seriam opositores ao atual prefeito), teriam que “engolir seco e se mudarem de Itamaraju”, Flavinho perdeu novamente o controle e xingou de “babaca” um dos cidadãos que assistiam a sessão e teria se incomodado com as ofensas proferidas pelo parlamentar. 

O vereador também atacou a imprensa, a quem chamou de “marrom”. Segundo ele, as matérias veiculadas sobre os escândalos de corrupção na Prefeitura acabam jogando a população contra o gestor municipal. 

Não é a primeira vez que o vereador Flavinho se envolve em polêmicas com cidadãos de Itamaraju que assistem a reunião dos parlamentares. Em outra ocasião ele bateu boca com pessoas que acompanhavam a sessão, e acabou sendo silenciado pelas vaias dos presentes./sigaanoticia

Leilão online da PRF tem veículos a partir de R$ 500; saiba como participar


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia realiza até o dia 22 de outubro, um leilão de automóveis da própria instituição que não são utilizados, como motos, carros, caminhonetes, camionetas e reboque. 

Os lances podem ser feitos pelo site www.centraldosleiloes.com.br. Os lances ficam entre R$ 500 e R$ 30.000 e arremata quem oferecer o maior valor. 

Os lotes a serem leiloados podem ser examinados com agendamento prévio até 21 de outubro na sede da PRF da Bahia, que fica em Salvador, porém, moradores de toda a Bahia podem acompanhar pelo site e dar lances./SulbahiaNews

Teixeirense é assassinado a tiros em emboscada na cidade de Vila Velha/ES


 Vila Velha/ES: O teixeirense Luciano Brandão Santana, 27 anos de idade, foi vítima de uma emboscada, na noite da última terça-feira, 06), no Bairro Boa Vista I, em Vila Velha/ES. 

Segundo testemunhas, os criminosos estavam de tocaia dentro de um carro, na frente da residência do Luciano, e assim que ele chegou em casa, foi surpreendido pelos criminosos, que começaram a atirar. 

Ainda segundo testemunhas, foram dois criminosos encapuzados, que desceram do carro atirando na direção do Luciano, que caiu, e os criminosos terminaram de executá-lo, fugindo na sequência em alta velocidade. 

Os tiros em sua maioria, acertaram a cabeça do Luciano, que morreu no local. A Polícia Civil esteve no local e recolheu cápsulas de arma de fogo. Populares não souberam informar placa, cor e modelo do veículo. 

O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do município de Vila Velha. A Polícia Capixaba ainda não tem informações sobre autoria e motivação do crime. 

O Luciano foi preso pela CAEMA na entrada do Pesque Pague em Teixeira de Freitas, juntamente com um comparsa, em julho de 2017, após ter sido flagrado com drogas, na entrada do Bairro Jardim Beira Rio (Pesque e Pague)./Liberdadenews

Homem de 49 anos é a 87ª morte por Covid-19 em Teixeira de Freitas, 27 paciente continuam internados


Nesta quinta-feira, 8 de outubro, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas lamenta mais um óbito em decorrência do coronavírus no município e informa que houve registro de 16 novos casos positivos. Ao todo, são 5443. Destes, 79 são considerados ativos. 

Óbito 

Um homem, de 49 anos, que estava internado no HMTF. 

Números 

Teixeira de Freitas tem 5277 casos recuperados. Trata-se de 96,95% de pessoas recuperadas em relação ao número total de casos positivos. São 87 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,60%. 

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta segunda-feira são 17 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 6 clínicos e 11 UTI. Na UPA, de acordo com última atualização feita, são 3 internados. 

Na rede privada são 7 pacientes, com 3 na enfermaria e 4 internados na UTI. Sendo, no total: 27 pacientes./bahiaextremosul

Ciganos acusados de aplicar golpes milionários contra fazendeiros são presos em Lajedão

 

Policiais da Cipe-Mata Atlântica e Polícia Rodoviária Estadual (PRE), prenderam nesta quarta-feira, 7 de outubro, na cidade de Lajedão, os ciganos Cleomárcio Mendes e Azizo Mendes, que são acusados de aplicar golpes em fazendeiros do Acre, de Montes Claros-MG., e no extremo sul baiano. 

As prisões dos acusados tinham sido decretadas pela Justiça e os mandados foram cumpridos em residências diferentes da cidade. Os dois vão responder pelo crime de estelionato, conforme o artigo 171 do Código Penal Brasileiro (CPB). 

Contra Azizo Mendes, que é natural de Medeiros Neto, existiam sete mandados de prisão expedidos pela justiça de Teófilo Otoni-MG. Cleomárcio tinha em seu desfavor um pedido de prisão expedido pela justiça do Acre. 

Os dois são acusados de fazer parte de uma quadrilha que aplicou golpes no Acre em 2018 dando um prejuízo a fazendeiros de mais de R$ 1,5 milhão. O caso ocorreu em Porto Acre, interior do estado. Um grupo de 16 pecuaristas vendeu gado para os integrantes da quadrilha que se diziam empresários do Ceará. 

“Teve gente que vendeu R$ 150 mil e R$ 200 mil de gado. Eu vendi apenas 25 cabeças, um prejuízo de R$ 30 mil. Como foi esse amigo que indicou e tinha vendido terra e gado, todos nós fizemos a venda fiado tranquilamente. No dia 3, eles pegaram todo o gado e venderam. No amanhecer do dia 4 já não estavam mais aqui e sumiram todos”, disse o fazendeiro Jonh Mendes Deocleciano ao G1. 

Em Montes Claros-MG., segundo a polícia, o prejuízo ultrapassou R$ 2 milhões. 

Título de eleitor 

Com Azizo foram aprendidos materiais para falsificação de título de eleitor da 148ª zona eleitoral de Itanhém, certa quantia em dinheiro e um documento de identidade com sua foto e com o nome Agilson Ferreira Almeida. 

Os acusados foram encaminhados à sede da 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas), para adoção das medidas cabíveis./G1

Pedro tem atuação de gala e Flamengo derrota o Sport por 3 a 0 no Maracanã


O Flamengo derrotou o Sport por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, em partida válida pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã. Com dois gols de Pedro e um de Gustavo Henrique, o time comandado por Domènec Torrent alcançou 24 pontos na tabela de classificação e passa a ocupar de forma momentânea, a vice-liderança do Brasileirão. Após um primeiro tempo fraco, o rubro-negro carioca superou o sistema defensivo do Sport na segunda etapa e construiu uma vitória segura logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Vale destacar a ótima atuação de Bruno Henrique, que não marcou, mas deu duas assistências no jogo. 

O Flamengo sentiu as ausências dos principais articuladores da equipe e pouco produziu na primeira etapa. Sem Everton Ribeiro e De Arrascaeta, que estão com suas seleções nacionais, o rubro-negro carioca só conseguiu criar uma grande oportunidade nos 45 minutos iniciais. Pedro recebeu ótimo cruzamento aos 27 minutos e quase abriu o placar. No entanto, Luan Polli fez uma defesa espetacular para impedir o gol rubro-negro. Vindo de bons resultados, o time de Jair Ventura conseguiu segurar o Flamengo até o fim da primeira etapa com eficiência, mas os rumos mudaram após o intervalo. 

Com mais intensidade, o Flamengo voltou para o segundo tempo disposto a recuperar o tempo perdido. Aos cinco minutos, Bruno Henrique ajeitou para Pedro com o peito e o centroavante rubro-negro chutou com força para abrir o placar. Quatro minutos mais tarde, Diego cobrou escanteio na cabeça de Gustavo Henrique. O zagueiro flamenguista subiu mais que a defesa do Sport e testou com categoria para ampliar a vantagem do Mais Querido no Maracanã. Aos 14, Bruno Henrique cruzou com perfeição para Pedro.

Inteligentemente, o centroavante esperou a bola no tempo certo, matou no peito e com categoria mandou para o fundo das redes, colocando números finais ao marcador. Após o terceiro gol, o Flamengo continuou criando algumas oportunidades. Com a vitória assegurada, Domènec Torrent aproveitou para rodar o elenco e observar alguns jogadores em ação. 

O próximo desafio do Flamengo no Campeonato Brasileiro é contra o Vasco, em São Januário, no próximo sábado, pela décima quinta rodada da competição./tupi

Homem morre agredido pela população após invadir a casa da avó, no interior de Medeiros Neto


Um homem de 32 anos morreu nesta terça-feira, 6 de outubro, após dar entrada na Unidade Hospitalar de Medeiros Neto, com marcas de agressão pelo corpo. 

De acordo com a guia de exame pericial, Carlos Fonseca da Conceição, morador de Água Limpa, interior de Medeiros Neto, foi amarrado e agredido por populares. 

Moradores do distrito teriam se revoltado com a vítima, que seria usuário de drogas, depois que ele invadiu a casa da avó por duas vezes, em menos de 24 horas. 

Apesar de ter recebido socorro, Carlos Fonseca da Conceição não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas e um inquérito vai investigar o caso./SulBahiaNews

Jovem é morto a tiros no ‘Tarcisão’ em Itamaraju


O crime aconteceu na noite desta quarta-feira, 7 de outubro, no bairro Tarcísio Carletto, o ‘Tarcisão’ em Itamaraju. 

João Paulo Silva de Souza, de 19 anos, estava próximo a uma distribuidora de bebidas quando foi atingido por disparos de arma de fogo. 

O Samu chegou a ser acionado, mas quando os socorristas chegaram ao local, a vítima já estava sem vida. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Itamaraju e um inquérito vai investigar a motivação e autoria do assassinato./ SulbahiaNews

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Juiz Eleitoral de Teixeira Recomenda a não utilização de fogos de artifícios na Campanha Eleitoral


Teixeira de Freitas: O juiz da 183ª Zona Eleitoral de Teixeira de Freitas, Dr. Marcus Aurélius Sampaio, no uso de suas atribuições, visando a incêndios, danos à saúde das pessoas e animais expostos, emitiu nesta quarta-feira, 07 de outubro, a Recomendação da Justiça Eleitoral 01/2020, que trata sobre o uso de fogos com estampidos nas passeatas, carreatas e comícios, bem como na campanha política, em geral. 

O juiz considerou que a utilização de fogos de artifícios em campanhas eleitorais causa perturbação do sossego alheio, e é considerada contravenção penal pelo decreto 3.668/41, e que as crianças com transtorno de espectro autista possui sensibilidade sensorial e sofrem com barulho de fogos de artifícios. O juiz considerou também que os fogos de artifícios com estampidos produzem perigos, como as possibilidades incêndios e avarias da rede elétrica, além de causar danos irreversíveis à saúde das pessoas, podendo caracterizar maus-tratos aos animais. 

E por fim, considerando também que os atos de campanha têm por finalidade divulgar os projetos políticos e propostas dos candidatos e os gastos com fogos não serão usados na prestação de contas, o juiz decidiu recomendar aos partidos, coligações e candidatos a não utilização de fogos de artifício com estampido nos atos de propagandas eleitorais em Teixeira de Freitas com a finalidade de não prejudicar direitos e garantias individuais e coletivos. 

“Caso o candidato entenda indispensável à sua campanha, a utilização de fogos de artifício, sugerimos que em seu lugar sejam usados fogos pirotécnicos de cores e luz, sem estampidos, ou seja, sem barulho.”/Liberdadenews

Após agressões de populares, homem morre na UPA de Teixeira: Invasões a casa da avó foi a motivação

Teixeira de Freitas: As agressões aconteceram na tarde desta terça-feira, 06 de outubro, no distrito de Água Limpa, no município de Medeiros Neto, quando Carlos Fonseca da Conceição, de 32 anos, teria invadido duas vezes a casa de sua avó, em menos de 24h00. 

Contrariados com a ação do Carlos, moradores do distrito espancaram e amarraram o Carlos. Outros moradores, percebendo as agressões, foram solidários e socorreram a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeira de Freitas. Pouco depois de dar entrada na Unidade de Saúde, com múltiplas escoriações e lesões, ele veio a óbito. 

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou o servidor Edmilson Xavier, a fazer a remoção do corpo da UPA para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. Posteriormente o corpo será liberado aos familiares. 

A Polícia Civil de Medeiros Neto vai investigar o linchamento e procurar identificar os responsáveis. Um inquérito policial será instaurado./Liberdadenews

Casos de raiva animal são registrados em Medeiros Neto e Itanhém; governo quer aumentar vacinação


A raiva é provocada por um vírus e é uma zoonose, isto é, doença que pode passar dos animais ao homem, com características agressivas geralmente atribuídas a cães e gatos, enquanto que os animais de grande porte (herbívoros) são atingidos com paralisia dos membros, com rápida evolução para óbito e em todas as espécies há comprometimento severo do sistema nervoso central. 

O Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), informa que já está atuando de forma intensiva no extremo sul da Bahia após a confirmação de nove casos positivos para a doença. Oito bovinos e um equíno foram vitimados pela raiva, nos últimos cinco meses, e os casos comunicados ao serviço veterinário oficial da Bahia que coletou as amostras para perícia laboratorial. 

A notificação à ADAB é obrigatória e, após a confirmação das ocorrências recentes, a agência tem convocado os produtores de Medeiros Neto e Itanhém a imunizar os animais contra a raiva. “São vários os fatores que atraem a presença de morcegos hamatofágos, como a oferta de abrigos naturais e artificiais, ocupação desordenada que gera desequilíbrio ambiental e principalmente alimentos disponíveis, que são os animais”, explica o médico veterinário Joesley Ramalho. “Itanhém tem o segundo rebanho de bovinos da Bahia e esse fator, por si só, atrai a presença dos vetores da raiva”, complementa. 

A Raiva dos Herbívoros é uma doença endêmica no Brasil, com ocorrência em todo o território nacional, com maior número de casos em locais cujos fatores favoreçam a alimentação dos vetores Desmodus rotundus) com a consequente disseminação.

“Nesse momento que foram identificados casos é fundamental que os produtores das áreas próximas aos focos realizem a vacinação preventiva em seus rebanhos para conter a doença pois a atividade viral está presente./TH

Presidente da Câmara de Itamaraju encerra sessão antes do fim e acusa aliados do prefeito Angênica por interrupção

 

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Itamaraju, realizada na noite desta terça-feira, 6 de outubro, foi encerrada antes do fim pelo presidente Adriano Pinaffo (PSD), que acusou servidores do Executivo e pessoas ligadas ao prefeito Marcelo Angênica (PSDB), de criar tumulto para impedir o andamento dos trabalhos da Casa. 

“A decisão de suspender a sessão envolveu alguns fatores, dentre eles a desobediência do distanciamento entre os populares no plenário, bem como o descumprimento do uso de máscaras e as manifestações verbais no plenário impedindo o pronunciamento de alguns parlamentares”, falou. 

“Desde que as sessões da Câmara de Itamaraju passaram a ser abertas ao público respeitando medidas restritivas por conta da covid-19 tem-se notado a frequência com que servidores públicos municipais ligados ao prefeito e a um vereador têm comparecido às reuniões no intuito de atrapalhar a fala dos vereadores de oposição ao governo Angênica”, taxou Pinaffo. 

Ainda segundo Adriano Pinaffo a mesa diretora do Legislativo está discutindo sobre a possibilidade de reforçar o setor de segurança da Câmara, até mesmo com a possível solicitação da força policial para que a Lei Orgânica e o Regimento Interno sejam respeitados./TH

Prefeito de Itamaraju acusado de distribuição de caixas d’água a eleitores

Com liminar concedida pela Juíza Eleitoral Andréa Beraldi, a Polícia Militar realizou apreensões na casa da candidata a vereadora Irmã Sirleia. 

O prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB) que concorre a reeleição, o seu vice Dalvadísio Lima (PDT) e a candidata à vereadora, Irmã Sirleia (Republicanos), foram alvos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que busca apurar o abuso de poder econômico e político no período eleitoral em Itamaraju. 

De acordo com a ação assinada pelo advogado eleitoral Antonio Pitanga Nogueira Neto, representando o PRTB, “os candidatos acionados, a sua pré-campanha, vêm distribuindo caixas de água entre eleitores do município de Itamaraju, numa busca desenfreada de comprar votos com a influência de seus recursos patrimoniais”. 

O advogado juntou na ação alguns vídeos e postagens na internet que comprovam que de fato teria ocorrido a promessa e posterior entrega de mais de 200 caixas d’água a moradores do bairro Vista da Pedra em ano eleitoral, o que seria proibido pela legislação. Ainda de acordo com a ação, os denunciados tinham intuito de obter vantagem eleitoral, tendo em vista que todo o cadastro dos beneficiários teria sido feito pela pré-candidata “Irmã Sirleia”, que inclusive teria solicitado números de títulos dos eleitores e demais documentos. 

Segundo informações, após liminar concedida pela Juíza Eleitoral Andréa Beraldi, a Polícia Militar e servidores da Justiça Eleitoral realizaram duas buscas e apreensões na casa da candidata a vereadora Irmã Sirleia no último final de semana, recolhendo diversos documentos e ainda algumas caixas d’água que teriam sido doadas recentemente a moradores da localidade. 

O advogado Antonio Pitanga ainda requereu à Justiça a condenação dos acusados Marcelo Angênica, Dalvadisio Lima e Irmã Sirleia, tendo requerido a cassação do registro de candidatura e a decretação dos efeitos de inelegibilidade por 8 anos de todos denunciados. Se condenados todos poderão ficar fora da disputa eleitoral ou ainda ter os diplomas cassados, caso sejam eleitos./sigaanoticia

Moro é pressionado pela família a deixar o Brasil e se afastar da política, diz coluna


O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, vem sendo pressionado pela própria família a deixar o Brasil. Familiares querem que ele passe uma temporada dando aulas de Direito no exterior, como forma de se afastar da política partidária e de um eventual projeto de concorrer à Presidência da República em 2022. 

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, a esposa dele, Rosângela Moro, apoia isso. 

Ela tem repetido a interlocutores que o marido já deu a contribuição que tinha que dar ao país - antes de ocupar o cargo no governo do presidente Jair Bolsonaro, 

Moro foi o juiz responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Paraná - e que a política partidária não seria adequada para ele. 

De acordo com a publicação, o próprio ex-ministro disse a políticos que o visitam que não se sente inclinado a entrar na disputa eleitoral daqui a dois anos./bahianoticias

“Disparou!”: conheça a banda de forró que faz sucesso na pandemia com músicas de política

Uma banda de forró da cidade de Arcoverde, no Pernambuco, vem ganhando destaque a nível nacional através das redes sociais. Algumas de suas composições viralizaram na pré-campanha política das eleições deste ano. 

Estamos falando de Vilões do Forró e Karkará! São 16 anos de estrada, o mesmo número de álbuns e 35 músicas próprias, entre elas: Nunca Foi Sorte, Sempre Foi Deus; Caixa de Inveja; Tô Com Você de Novo, A Vitória Chegou, O Povo Quer O Novo e O Homem Disparou (com a versão A Mulher Disparou). 

Logomarca oficial Vilões do Forró e Karkará. Imagem: Divulgação. 

O jornal OSollo entrou em contato com a produção da banda para saber de onde veio tanto sucesso. Fomos atendidos pelo Patrício, proprietário, que detalhou a trajetória do grupo. 

Nunca foi sorte… 

Embora muita gente esteja conhecendo agora a Vilões do Forró e o vaqueiro Karkará, vocalista, suas composições já ganharam destaque na voz de outros grandes artistas, como Wesley Safadão, Saia Rodada, Arreio de Ouro e Xand Aviões. 

Após a passagem das festas juninas do ano passado, a banda começou a passar por um momento difícil, até para manter os músicos. Mas, tal como todo nordestino, não desistiram e colocaram no papel uma frase do próprio cotidiano: não pule desse barco, continue remando. 

“É nós trabalhando e Deus abençoando”, mais alguns versos, uma batida envolvente e nascia um jingle pronto. Nunca Foi Sorte, Sempre Foi Deus foi publicada no YouTube há um ano e tem mais de 2,1 milhões de visualizações. 

Com a chegada das eleições, a música ganhou espaço em convenções partidárias, carreatas, WhatsApp… E foi então que vieram as outras composições exatamente pensando em política. 

Há três meses no Youtube, “Caixa de Inveja” tem 1,2 milhão de acessos. Outras 07 músicas, com as participações de César Araújo e Anízio Jr., foram compiladas em uma só postagem e encabeçam a lista de sucesso. 

Segundo Patrício, a banda agora lucra regravando a pedido de candidatos de todo o país e o retorno aos palcos deve acontecer em breve. “O candidato quer a música na voz original. Nem se a gente tivesse dez cantores Karkará daria conta do jeito que está”./osollo 

E aí na sua cidade? Já ouviu alguma dessas músicas? 

Redes sociais e contato

Instagram: @viloesdoforroekarkara
Youtube: Vilões do Forró e Karkará
Telefones: (83) 9.9954-0441 / (81) 9.9568-3168

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Eleições 2020: entenda a função de um prefeito


Em 2020, quase 148 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas em novembro para escolher prefeitos e vereadores. Mas você sabe o que faz um prefeito? Representante máximo do Poder Executivo municipal, é ele quem comanda a administração da cidade e é o responsável pela gestão dos serviços públicos do município como educação, saúde, transporte e limpeza pública, entre outros. 

Muitas   dessas políticas são executadas em parceria com o governo do estado e com o federal, por isso são frequentes as dúvidas sobre a responsabilidade dos prefeitos , especialmente em áreas como saúde, educação, assistência social, saneamento. Também entram nessa lista temas como mobilidade urbana e segurança pública, que cada vez mais têm destaque nas campanhas eleitorais dos municípios. 

Às prefeituras cabe essencialmente cuidar de programas de assistência social, da limpeza das ruas, coleta de lixo, do transporte público, assim como debater e definir, em conjunto com a Câmara de Vereadores, o zoneamento urbano da cidade. Eventualmente, a depender do interesse, os municípios podem assumir os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. 

Educação e saúde 

No caso da educação, a responsabilidade dos municípios se dá na garantia da educação infantil e do ensino fundamental. Na saúde, as prefeituras precisam garantir os serviços de atenção básica. Os prefeitos também criam políticas de saúde e colaboram com a adoção das políticas nacionais e estaduais, aplicando recursos próprios (mínimo de 15% de sua receita) e os repassados pela União e pelo estado. 

Segurança 

É comum os candidatos prometerem, na campanha, investimentos em segurança pública. Nesse ponto, no entanto, a incumbência do prefeito se limita à criação da guarda municipal. Ele também deve adotar ações preventivas, como garantir boa iluminação pública. Mas a proteção direta do cidadão cabe às polícias Militar e Civil, que são subordinadas aos governadores. 

Transporte 

Outro tema comum entre os candidatos é a melhoria do transporte público. O prefeito é responsável por garantir transporte coletivo de qualidade ao cidadão. No entanto, quando esse transporte liga municípios diferentes, a competência passa a ser do governador. Pavimentar ruas e preservar e construir espaços públicos, como praças e parques, são outras atribuições dos prefeitos. 

Verba 

Para cumprir essa lista de responsabilidades, as prefeituras obtêm suas verbas principalmente por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS). 

Os governos do estado e federal também fazem repasses para complementar os cofres municipais. Em geral, a ajuda dos governos estadual e federal ocorre por meio de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda natureza para a realização de obras e a implantação de programas sociais. 

Onde gastar 

Decidir onde vai ser aplicado o dinheiro arrecadado é uma tarefa do prefeito, que precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores. A população deve fiscalizar o trabalho do prefeito e, sempre que suspeitar de irregularidades, deve encaminhar denúncia ao Ministério Público ou à Câmara Municipal. 

Candidatura 

Podem concorrer à vaga de prefeito cidadãos maiores de 21 anos que tenham domicílio eleitoral na cidade por no mínimo seis meses, contados até a data da eleição. O interessado precisa se filiar a um partido político, ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral e, para homens, apresentar certificado de reservista. 

Eleições 

Para ser eleito já no primeiro turno, o candidato a esse posto precisa alcançar a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais de 50% na primeira eleição. Se no primeiro turno nenhum candidato atingir esse limite mínimo de votos, uma nova votação – o segundo turno – deverá ser feito entre os dois candidatos mais votados. 

Na eventualidade de um segundo turno, os candidatos já derrotados podem ou não manifestar apoio a um dos candidatos que ainda está no pleito, fato que certamente pode influenciar no eleitorado, tornando-se assim fator decisivo em muitas eleições. 

Vice-prefeito 

Ao vice-prefeito cabe auxiliar nas demandas do prefeito, seja no gerenciamento, definindo diretrizes, ou representando-o em eventos, por exemplo. É muito comum que o prefeito precise se ausentar para cumprir alguns compromissos fora do município. Quando isso acontece, é atribuído ao vice-prefeito as responsabilidades do Executivo municipal. 

Em algumas ocasiões em que o prefeito estiver impedido ou afastado e seu vice, por qualquer motivo, não puder assumir, as demandas desses políticos passam a ficar sob a tutela do parlamentar, no caso vereador, que estiver como presidente da Câmara Municipal./Agência Brasil

Câmara de Vereadores aprova abertura de CPI contra a prefeita de Itanhém

 

A Câmara de Vereadores Itanhém, nesta segunda-feira (5) aprovou abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na execução do contrato nº 104/2017, entre a prefeitura e a empresa Agência ED7 Designer, que está em nome de Vinícius Pereira Miranda, que é filho do assessor de Imprensa da prefeitura, Edvaldo Miranda. 

Na semana passada o presidente do Legislativo Municipal, Deilton Porto, o Caboquinho (PP), havia colocado em pauta um requerimento assinado pelos vereadores André Correia, Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes, ambos do PP, e Marcos Vilas Boas, o Marquinhos, do PSD, que pedia a instauração da CPI. Os edis suspeitam de utilização indevida de recursos destinados ao combate à Covid-19. 

De acordo com os vereadores, “a prefeita fez uso do contrato já sem validade, sem aditivo ou simples apostilamento, no dia 29 de abril de 2020”, determinando a realização de um emprenho no valor de R$ 60 mil em nome da empresa, “prevendo a utilização de recursos da Covid-19 para o pagamento de serviços prestados na impressão de placas, faixas e banners de lonas para a secretaria da Saúde.” 

Marquinhos será o presidente da CPI e André Correia o relator. Na votação para a escolha dos membros da comissão, o vereador Sasdelli Resende (MDB) discordou da forma como a votação se procedeu. Ele defendeu que fosse feito um sorteio. 

Então, depois de muito discussão em torno do assunto, o presidente Caboquinho colocou em votação e a maioria dos vereadores decidiu que não haveria a necessidade de sorteio para a escolha dos membros da CPI./ÁguaPretaNews

Vaqueiro de Itamaraju cai de cavalo e morre no HMTF após alguns dias de tratamento

 

Teixeira de Freitas: O fato aconteceu no dia 23 de setembro, na Fazenda Cachoeira Bonita, no distrito de Nova Alegria, no município de Itamaraju, quando o vaqueiro caiu ao fazer uma montaria. Rapidamente ele foi socorrido para Teixeira de Freitas, onde ficou internado. 

Após alguns dias de tratamento, ele recebeu alta médica, e ao voltar para casa, seu quadro de saúde se agravou, e ele voltou ao hospital, e passou por novos procedimentos de urgência. 

Ele ficou internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e posteriormente, foi para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde morreu na noite desta segunda-feira, 05 de outubro. 

Trata-se de Edvaldo dos Santos Rocha, de 53 anos. A delegada plantonista, Rina Andrade, autorizou a remoção do corpo do HMTF para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, para procedimentos de praxe. 

Segundo os familiares, o corpo de Edvaldo será sepultado na tarde desta terça-feira, no distrito de Santo Antônio, no município de Teixeira de Freitas./Liberdadenews

Moradores em situação de rua são mortos a facadas em Porto Seguro

 

Os moradores em situação de rua José Carlos da Silva Santos, 54 anos, e Genilson de Jesus Oliveira, 33 anos, foram mortos por volta das 2h30 da madrugada desta terça-feira, 6 de outubro, no bairro Campinho na cidade de Porto Seguro. 

Segundo informações, as vítimas chegavam à Praça São Sebastião quando foram surpreendidos pelo assassino que lhes desferiu vários golpes de peixeira nas regiões do tórax, sem terem como se defender, eles morreram no local. 

O assassino que parece já ter sido identificado, fugiu logo em seguida. Ele ainda não foi preso, e a motivação do duplo assassinato seria por causa de uma briga entre o autor e as vítimas por causa de drogas e motivo passional. 

Os corpos foram removidos para o IML e a polícia continua investigando o crime./bahiaextremosul

ATÉ QUANDO A NOSSA POLÍTICA SERÁ UM CIRCO E A POPULAÇÃO OS PALHAÇOS! SERÁ QUE SERIA O CASO DE JUCURUÇU?

 

É inimaginável que com gasolina a R$4,98 em média alguém abasteça o seu carro do próprio bolso para participar de uma carreata política. 

Assim sendo fica claro que um grupo de pessoas recebe combustível, para participar de uma carreata que tem a intenção de demonstrar força frente ao seu adversário e vice versa. 

E nestas tolas disputas de demonstração de força onde foguetes ,gritos e carros barulhentos se opõem as ideias é os projetos ficam em segundo plano,

Onde quem tem a máquina pública nas mãos usa os funcionários é a estrutura pública ao seu Bel prazer. 

E os adversários buscam através de ataques chulos é às vezes sem embasamento atingir o que detém o poder, e em meio a essa guerra estão os eleitores comuns, aqueles que não têm cargos, nem empresas vendendo para o setor público ou realizando obras,

Estes são pressionados a votarem em candidato A pelo grupo que tem interesses e que colocam dinheiro em campanhas, com a intenção de não perderem as "oportunidades" de negócios no setor público. 

E do outro lado tem outro grupo também pressionando este eleitor comum a votar no candidato B ,também colocam dinheiro e ambos tem a mesma intenção não perder as "oportunidades " de negócios no setor público. 

Então você eleitor comum que trabalha e paga impostos e que já tem assegurado pela constituição direitos básicos como saúde, educação e segurança, mas que não ver isso de forma concreta, ser feito de palhaço por ambos os lados, pois, na política tem sempre alguém levando vantagens. 

E isso se perpetuara até o dia em que você eleitor comum entender o seu valor e parar de ser manipulado seja por A ou B.. Pois na política não existe chapeuzinho vermelho e nem vovozinha, só lobo mau.

Bahia tem 565 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h; nº total passa de 316 mil com 6.953 mortes

 

A Bahia registrou 565 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta segunda-feira (5). 

O boletim epidemiológico desta segunda ainda contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas.

Dos 2.285 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para o novo coronavírus na Bahia, 1.019 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 45%. Dos 1.032 leitos de UTI (adulto) disponíveis no estado, 532 estão ocupados, o que representa uma taxa de 52%. 

Em Salvador, de acordo com a Sesab, dos 1.096 leitos ativos, 488 estão ocupados, o que significa que a taxa de ocupação é de 45%. Já os leitos de UTI adulto, estão com 42% de ocupação. 

Com relação aos leitos de enfermaria, a capital baiana tem taxa de ocupação de 44% (adulto) e 78% (pediátrico).G1 Bahia

Pesquisa eleitoral- Itamaraju: quase metade dos 229 candidatos nas eleições 2020 não tem ensino médio

 

 De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município de Itamaraju tem hoje, 229 candidatos às eleições municipais 2020. 

São seis candidatos a prefeito, seis a vice e 217 postulantes ao cargo de vereador. A Câmara Municipal de Itamaraju dispõe de 15 cadeiras legislativas. 

Ainda segundo o TSE, o número de postulantes cresceu com relação às últimas eleições municipais. Em 2016, Itamaraju tinha 196 candidatos (vereador e prefeito), contra 229 neste ano. 

Dentre os 217 candidatos de 2020, apenas 33,6% (77) são mulheres. 152 homens (66,4%) dos candidatos, concorrem aos cargos. 

Grau de Instrução 

Um cruzamento de dados do TSE identificou que 42,93% dos candidatos em Itamaraju não têm ensino Médio. 

Veja o índice: 

Com Ensino Médio completo – 80 candidatos (34,93%)

Ensino Fundamental incompleto – 51 candidatos (22,27%)

Superior completo – 43 candidatos (18,78%)

Ensino Fundamental completo – 26 candidatos (11,35%)

Ensino Médio incompleto – 11 candidatos (4,8%)

Lê e escreve – 9 candidatos (3,93%)

Superior incompleto – 9 candidatos (3,93%)./SulbahiaNews

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Jucuruçu chega a 239 infectadas do novo coronavírus e tem o seu primeiro óbito e 4 internados com a doença

 

Jucuruçu - Segunda-feira, 5 de outubro de 2020 - Boletim Epidemiológico COVID-19, infelizmente o município de Jucuruçu os casos  da Covid-19, não param de crescer, eis que surge o primeiro óbito, se trata de uma senhora de nome Maria, moradora da zona rural próximo de Monte Azul, distrito de Jucuruçu, que estava entubada em Eunápolis. 

Mas depois que teve seu quadro piorado ela teve de ser transferida para Ilhéus, aonde ela veio a falecer, e por incrível que pareça o jucurunet não foi autorizado até o momento postar a nota de falecimento da dona Maria. 

Sabe por quê? Resposta! Pois, a família de dona Maria está indignada com Secretaria de saúde de Jucuruçu, pois o órgão que seria para ajudar as pessoas não deu nenhum suporte para o tratamento da senhora que chegou perder a sua vida. 

Agora vem a pergunta que não quer calar, cadê a verba que foi destinada para o município de Jucuruçu, para o combate da covid: 19. 

Relembre o fato: 

A publicação da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, no Diário Oficial da União, aconteceu na quinta-feira (28). 

A lei que trata da ajuda financeira a estados, municípios e Distrito Federal para o combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus foi sancionada, com vetos, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. 

De acordo com a população de cada um, os municípios do extremo sul baiano, entre os territórios da Costa do Descobrimento e da Costa das Baleias, receberão diretamente da União: exemplo, o município de Jucuruçu recebeu: R$ 823.580,30 - para combate à Covid-19. 

Mas infelizmente até o momento onde o município já soma 239 casos confirmados, vale lembrar que temos quatro pacientes de Covid: internados, e um em estado gravíssimo, lamentavelmente não vemos a Secretaria de se saúde de Jucuruçu, fazer absolutamente nada.  

O que ser ver por aqui são candidatos a prefeito correndo atrás de votos e do poder e nenhum deles faz nada pelo o nosso povo. E por irresponsabilidades dos participantes a maioria do povo que faz parte desses movimentos não usa máscara, e o maldito vírus passeia livremente. 

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.