Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 13 de junho de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO - CORONAVÍRUS VEREDA




Nenhuma descrição de foto disponível.


A Secretaria Municipal de Saúde de Vereda informa através do Boletim Epidemiológico atualizado hoje dia 13/06 (Sábado) às 18:30h que dos 07 casos SUSPEITOS que estão aguardando resultado, obtivemos o resultado de 02 testes, sendo 01 Positivo e outro negativo.

Continuamos com 05 casos SUSPEITOS, aguardando resultado.

Sabemos que após a confirmação dos casos positivos, a atenção e os cuidados terão que ser redobrados, afim de evitar a transmissão comunitária do Coronavírus.

A equipe da Vigilância Sanitária segue orientando e fiscalizando os estabelecimentos comerciais e a população de modo em geral para cumprimento do novo Decreto em alinhamento com o Governo do Estado.

É fundamental neste momento a colaboração de todos os moradores para que cumpram estritamente as medidas de ISOLAMENTO SOCIAL.

Prefeitura Municipal de Vereda
Cidadania Acima de Tudo

Eunápolis confirma a 7ª morte e 400 casos do Covid 19





Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde, a cidade de Eunápolis contabiliza neste sábado, 13 de junho, 400 casos confirmados do novo coronavírus com sete mortes.

O último óbito, um homem de 59 anos, morreu nesta sexta-feira, 12 de junho, no Hospital Regional de Eunápolis com síndrome respiratória aguda grave.

O município contabiliza neste sábado, 400 pacientes com o Covd 19 sendo que 93 já estão recuperados, 278 estão em isolamento domiciliar, 22 internados e 07 óbitos.

A cidade tem neste sábado, 06 pacientes internados no Hospital Regional, 09 no AMES, 01 no Hospital Ramos, 04 no HDLEM de Porto Seguro, e 02 em Vitória da Conquista./bahiaextremosul

Sobe para 572 casos do Covid 19 em Teixeira de Freitas






Teixeira de Freitas registra neste sábado, 13 de junho 572 casos positivos para a COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde informa que são 15 novos casos confirmados hoje, em comparação aos números oficiais de ontem, dia 12/06.

Cuidados

Em nome da saúde pública, a Gestão Municipal recomenda: fique em casa. Quem precisa sair, tem que usar máscara. Na rua, use álcool 70º para higienizar mãos e objetos. Ao chegar em casa, lave muito bem as mãos com água e sabão. Não entre em casa calçando os sapatos que usou na rua. Evite visitar ou receber visitas. Caso esteja com quaisquer sintomas de gripe, faça o isolamento social.

Números

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 572 casos positivos. Destes, temos 180 casos positivos já recuperados. São 599 casos descartados, 22 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN e 6 mortes. Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: há em Teixeira de Freitas, nesta data, 392 casos ativos./bahiaextremosul

Funcionário da usina Santa Maria morre depois de cair de moto em Medeiros Neto






Morreu nas primeiras horas da manhã deste sábado, 13 de junho, no Hospital Municipal de Medeiros Neto, de traumatismo craniano, depois de cair da moto, Romário Costa Santos, de 27 anos, natural de Itanhém.

Romário trafegava numa moto Bros, por volta das 23h30 da noite desta sexta-feira (12), na Rodovia Medeiros Neto/Itupeva, perímetro urbano da rodovia Medeiros Neto quando ao passar por um quebra-molas se desequilibrou, caiu e bateu a cabeça.

Romário foi socorrido para o hospital mais não resistiu e veio a óbito por volta das 4 horas desta manhã. Romário trabalhava na Usina santa Maria, ele era casado e deixa um filho./bahiaextremosul

Morador de Itamaraju morre de Covid 19 em Salvador e comove família e amigos



Morador de Itamaraju morre de Covid 19 em Salvador e comove família e amigos

Morreu na madrugada deste sábado, 13 de junho, dia de Santo Antônio, em um hospital e Salvador, o itamarajuense, Manoel Messias Viterbo de Brito, de 48 anos, vítima do Covid 19.

Revoltados os familiares denunciam que a princípio, Messias foi diagnosticado com dengue e mandado para casa, como o quadro foi se agravando, tentaram levá-lo de avião para Salvador.

Foram feitas duas tentativas frustradas de transferência, mais a pressão arterial dele caia e não podia embarcar no avião, na terceira tentativa ele foi levado para Salvador, o quadro se agravou e ele veio a óbito na madrugada deste sábado.


Cunhado de dois sargentos do Corpo de Bombeiros, Messias era muito querido na comunidade por sua atuação na comunidade católica de Itamaraju. Amigos e familiares lamentam a morte prematura de Messias, que segundo amigos, viveu para fazer o bem.


Em Nota, a prefeitura de Itamaraju lamenta a morte de Messias. O numero de mortes pelo novo coronavírus no município sobe para 04 com 226 pessoas infectadas, segundo o último boletim expedido pela secretaria se saúde do município.

Nas redes sociais amigos lamentam a morte de messias. Veja.

ELE PRECISAVA DE UMA UTI, O GOVERNO DO ESTADO MANDOU UM AVIÃO DE SALVADOR PRA BUSCAR ELE, MAS POR DUAS VEZES ELE NÃO CONSEGUIU SER TRANSFERIDO, NA TERCEIRA DEU CERTO MAS JÁ ERA TARDE DEMAIS.


Que falta faz uma UTI na cidade né, muito triste meus sentimentos aos familiares


Olha como as UTI está fazendo falta que Deus conforte a todos familiares


Olha a falta que leitos de UTI faz falta ....Muita gente criticando o governador pq queria colocar leitos de UTI no hospital de Itamaraju


Muito triste.Deus conforte os familiares e os amigos.grande messias.???


Meu senhor e meu Deus, misericórdia! Que Deus conforte o coração da família ilutadahttps://static.xx.fbcdn.net/rsrc.php/v3/y9/r/pYa91jLXA4e.png


Que tristeza meu Deus ???que Deus conforte toda família...


Estou mim recordando dele mas n mim lembro onde ele trabalhava vc pode dizer que o senhor possa sempre iluminar cada um e dê forças as famílias meu Deus tantos vírus o comércio todo aberto


Meus sentimentos aos amigos e famíliares. Foi um imenso prazer ter te conhecido


uma ótima pessoa que eu tive o prazer de conhecer descansa em paz


E amigão quantas vezes tocamos juntos na missa nós casamento aí em Itamaraju mas por motivo. Do destino tive q vim pra o és santo iagora vc se foi q hoje lá no céu Deus cuida de vc va em paz


E eu ainda não sei como tem pessoas idiotas, ignorantes e cegas que dizem que o CoronaVírus é Mentira, é invenção.

Que Deus dê forças e consolo aos familiares!!!


O comércio está funcionando normalmente, muito movimento de pessoas nrunasas e o nosso prefeito finge que nao vê.

Cadê a fiscalização municipal?

Cadê os testes rápido? …

Ver mais


 o pessoal que trabalha na prefeitura foram os primeiros a abrirem suas lojas desrespeitando os decretos que eles mesmos criaram.


 não. Esse messias cantava no coral da igreja católica.


Que penso é seguinte , os governantes põe decreto o povo não respeita, fecha o comércio mas povo continua nas ruas circulando ,fazendo farras as escondidas , acredito eu muitos se contaminam não pelo comércio aberto mas sim pela circulação ,mesmo comércio fechado o vírus tá andando , não adianta procurar culpados ou culpar alguém, agente que temos que pre cá ver , agente temos fugir do vírus e ficar em casa , o povo se contaminam fica culpado os demais , gente! Já somos todos adultos sabemos que tudo é base de políticas, mas aqui pra nós, o comércio todo fecha tá certo tem fechar mesmo , esse é monte gente ficam andando pelas ruas, a cidade fica movimentada mim fala , aí fica monte gente cupando cigano e bertano, esse vírus não veio pra brincar não gente , tá matando de verdade pessoas ao nosso redor ,matando rico pobre negro e branco , nos que amamos nossas famílias amigos agente tempos que se unir n3sse momento e acabar com esse vírus, vamos parar de estar nas ruas ,vamos ajudar uns aos outros .

Vamos parar de brigar e por políticas em tudo .

Vamos nos unir juntos somos mas fortes .

Acabar esse corona vírus.


 o pessoal da prefeitura que tem loja foram os primeiros a abrirem sem respeitar os decretos que eles mesmos criaram./bahiaextremosul

Temóteo Brito e Fábio Vilas-Boas inauguram Hospital de Campanha em Teixeira de Freitas



Temóteo Brito e Fábio Vilas-Boas inauguram Hospital de Campanha em Teixeira de Freitas


O Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas já vai começar a funcionar nesta segunda-feira, dia 15 de junho, numa estrutura erguida no largo do Hospital Municipal, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Redenção, na zona oeste da cidade, construído para atender pacientes de Covid-19. Toda estrutura foi montada com recursos do município em parceria com o Governo da Bahia e com as empresas Suzano e Veracel Celulose, o investimento foi de R$ 1,3 milhão. No final da manhã deste sábado (13/06), a unidade foi inaugurada com a presença do prefeito Temóteo Alves de Brito (PP), do secretário de Estado da Saúde Fábio Vilas-Boas, do secretário municipal de saúde Herbert Chagas e de representantes da Suzano e da Veracel.

Conforme o prefeito Temóteo Brito tudo foi feito em ritmo acelerado porque a situação tem pressa, no intuito que o Hospital da Campanha possa funcionar já nesta segunda-feira (15) e desafogar o fluxo de pacientes da Covid 19 no Hospital Municipal, nas Unidades de Saúde Básicas e na UPA 24h. Além disso, o Centro de Atenção Municipal Coronavírus – Covid-19 também já está ficando pronto, unidade que vai funcionar como centro de referência ao tratamento do Covid-19 e está sendo construído com recursos próprios do município, cuja obra está orçada em R$ 1,5 milhão, cuja estrutura, no futuro, dará lugar para sediar a UMMI – Unidade Municipal Materno Infantil de Teixeira de Freitas.

1º Hospital de Campanha do Extremo Sul

O primeiro Hospital de Campanha do extremo sul da Bahia dedicado exclusivamente a pacientes do SUS infectados pela Covid-19, ganha uma estrutura erguida e outra revitalizada em 60 dias, onde serão abertos inicialmente 40 leitos, sendo 20 de UTI. Todo o investimento na edificação física e os equipamentos foram frutos da parceria do município com o Governo da Bahia, a exemplo das 20 UTIs que foram doadas pelo Governo do Estado e outros equipamentos pela iniciativa privada, a exemplo dos 20 novos ventiladores pulmonares, mais conhecidos como respiradores, doados pela empresa de celulose e papel Suzano e pela Veracel Celulose.

Inauguração


“Faltam hoje no Brasil equipamentos de oxigênio em todo país, desde a válvula que regula a saída de oxigênio na beira do leito do paciente, até o cilindro de oxigênio que abastece o hospital. No caso de Teixeira de Freitas faltava o compressor para que o Hospital de Campanha começasse a funcionar, mas solucionamos o impasse na última terça-feira (09). Conseguimos transferir o compressor que estava desativado no Hospital Luiz Viana Filho em Ilhéus, que está em reforma, e trouxemos para o Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, que era o único equipamento que faltava para que esta unidade viesse a funcionar, tanto que já estamos inaugurando hoje o Hospital de Campanha. Portanto, o compressor já está instalado e já está funcionando e a boa notícia é, que na segunda-feira (15/06) a partir das 07h da manhã, os pacientes já vão começar a entrar no Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas com 20 leitos de UTI”, assegurou o secretário de Estado da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

“Desde o início da pandemia que nós temos se esforçado e trabalhado dia e noite no meio de uma crise sem precedentes na nossa história, é muito importante saber que podemos contar com o apoio da iniciativa privada e do governo da Bahia. Tivemos inicialmente que tomar medidas duras na administração municipal prevendo salvar o maior número de vidas possíveis em Teixeira de Freitas, e todo esforço tem valido a pena, porque temos salvado muitas vidas, graças também aos esforços dos nossos heróis da saúde pública, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares. A abertura deste Hospital de Campanha vai nos possibilitar diminuir a pressão no nosso sistema de saúde e prestarmos um serviço de maior qualidade”, destacou o prefeito Temóteo Brito.


Caixas de Acrílico

No final da manhã desta última sexta-feira (15/06), o chefe Municipal de Gabinete Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” representando o prefeito Temóteo Brito, na companhia do secretário Municipal de Saúde Herbert Chagas, do diretor do Hospital Municipal Allan Lobo e outras autoridades de saúde do município fizeram uma inspeção pelo Hospital Municipal, Hospital de Campanha, Unidade Municipal Materno Infantil, Unidade de Pronto Atendimento e pelo Centro de Atenção Municipal Coronavírus – Covid-19, quando também fizeram a entrega de 10 caixas de acrílico, doadas por pelo empresário Rafael Moreira, diretor institucional da TRR – Tratamento de Resíduos.

Conforme o chefe municipal de gabinete Agnaldo da Saúde a finalidade das caixas de acrílico é proteger, por meio de isolamento, os profissionais de saúde em atendimento aos pacientes do novo coronavírus, que, como o contágio do Covid-19 se dá principalmente através de gotículas, o procedimento de entubação colocaria o profissional da saúde numa exposição maior e, com isso, aumenta a possibilidade de adquirir o vírus e desenvolver a infecção. Segundo Agnaldo da Saúde, o objetivo é proteger os colaboradores, por isso, foi avaliada a possibilidade de utilização das caixas, cuja ideia da caixa de acrílico, é uma proteção a mais para os colaboradores da saúde pública do município. (Por Athylla Borborema)

Comerciante morre ao cair de cima de carga de caminhão




Um comerciante morreu em um acidente, por volta das 15h desta sexta-feira (12), em Eunápolis. Fabrício Garcia de Souza, 42 anos, caiu de cima da carga de um caminhão. Ele bateu a cabeça no solo. A equipe do Samu já o encontrou morto.

Segundo apurou a reportagem do RADAR 64, Fabrício era dono de uma loja de material de construção no bairro Baianão, na cidade de Porto Seguro.

Ele veio a Eunápolis, com o próprio caminhão, comprar uma carga de cimento em uma distribuidora na Avenida David Jonas Fadini, às margens da BR-101, no Stela Reis

De acordo com a informação, Fabrício caiu de uma altura de três metros quando tentava amarrar a lona que cobria a carga.

O comerciante tinha vindo a Eunápolis com um amigo, que estava dentro da distribuidora quando ocorreu o acidente.


Fabrício era natural de Eunápolis, mas havia se mudado para Porto Seguro já há alguns anos, onde abriu um comércio. Ele era casado e deixa três filhos./RADAR64

Servidores fazem protesto em frente à casa do prefeito






Servidores da Educação de Santa Cruz Cabrália, que tiveram os contratos suspensos no mês de maio, fizeram, nesta sexta-feira (12), um protesto em frente à casa do prefeito do município, Agnelo Santos.

Com faixas e cartazes, eles pediram o retorno dos contratos e algum tipo de assistência por parte da prefeitura neste período de pandemia da Covid-19.

No entanto, o secretário de Educação, Iszael Fernandes, disse que não tem como retomar os contratos sem a prestação de serviços, por enquanto.

O secretário disse ainda que a Secretaria de Assistência Social está analisando uma forma de ajudar esses profissionais.

As aulas na cidade pararam ainda no mês de março.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no fim da tarde de quinta (11), 55 casos de Covid-19 já foram registrados em Santa Cruz Cabrália./G1 Bahia

Ônibus da Águia Branca tomba em ribanceira; seguia para a Bahia



Ônibus caiu após ser atingido por carreta na BR-116 em Muriaé — Foto: Silvan Alves/Divulgação


Um acidente entre um ônibus interestadual, da viação Águia Branca, e uma carreta de sucata deixou 49 pessoas pessoas feridas noite de quinta-feira (12), na BR-116, em Muriaé (MG).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta, que não teve a idade informada, perdeu o controle da direção, tombou e a carga de sucata espalhou pela pista.

O ônibus interestadual, que fazia o transporte de passageiros de São Paulo com destino à Vitória da Conquista (BA), foi atingido pela carreta no momento do tombamento e acabou caindo em um barranco de aproximadamente 20 metros.

blank

De acordo com o Corpo de Bombeiros, apenas um passageiro, dos 49 que estavam no ônibus, teve ferimentos mais graves.

As vítimas foram levadas por ambulâncias dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento nos hospitais São Paulo e Santa Lúcia, em Muriaé.

blank

A unidade hospitalar para o qual a vítima em estado grave foi encaminhada não informou o estado de saúde da mesma.

O motorista do ônibus e o condutor substituto não se machucaram. Já o condutor da carreta também foi socorrido e levado para atendimento médico.

blank

No momento da colisão, a pista precisou ser interditada./G1 MG

Covid 19 - Teixeira de Freitas tem a pior situação entre os municípios baianos, segundo o governador






O governador da Bahia, Rui Costa, analisou o crescimento diário de casos de Covid-19 na cidade de Teixeira de Freitas, que fica no sul do estado. Durante o programa #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais do governador, ele também disse que o hospital da região deve começar a funcionar a partir de segunda-feira (15).

"Salvador tem crescimento médio nos cinco dias de 4%, que coincide com crescimento médio estado. Itabuna conseguimos reduzir para patamar de 3%, Feira está 5%, Ilhéus reduzimos para 2%, Lauro de Freitas 4%. Teixeira de Freitas está com 18% de crescimento por dia. Nos últimos cinco dias, Teixeira cresceu 91% de casos. É um patamar altíssimo. Por isso é importantíssimo que a população de Teixeira tenha consciência", disse o governador.

De acordo com Rui Costa, Teixeira de Freitas tem a pior situação entre os municípios baianos.

Disparado hoje a pior situação da Bahia é de Teixeira de Freitas. Precisamos aumentar a consciência da população. Teixeira está com 477 (casos). Se continuar nesse ritmo, vai passar Camaçari e Jequié. Vai pular para próximo a Lauro de Freitas. Caso mais preocupante é Teixeira de Freitas. É importante que haja conscientização. Se não reduzir, situação vai complicar muito".

Segundo o governador, existe a possibilidade de que os leitos destinados a pacientes com Covid-19 se esgotem com o crescimento de casos.

"Não adianta abrir só leitos. Com essa taxa de crescimento, vai esgotar logo. Fica aqui meu apelo. É o único município do extremo sul que não deu efeito, resultado. Os outros já apresentaram melhoria. É o município com maior taxa de crescimento na Bahia", concluiu.

Ainda segundo Rui, o hospital de campanha vai ser vistoriado neste fim de semana pelo secretário Fábio Vilas-Boas.

"O secretário Fabio Vilas-Boas vai amanhã em Teixeira de Freitas fazer vistoria final na unidade que vai ser aberta e teve participação da Suzano, que assumiu custo da unidade provisória com alguns equipamentos. Estado botou outros equipamentos. Segunda-feira começa a funcionar. São 20 novos leitos de UTI. Secretário Fabio Vilas-Boas vai amanhã fazer vistoria e autorizar, junto com prefeito, início do funcionamento a partir de segunda-feira".

Conforme o boletim da Sesab, a Bahia possui 34.665 casos confirmados de coronavírus. Mais de 18 mil pacientes seguem monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos./bahiaextremosul

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Jucuruçu contabiliza 12 casos suspeitos da COVID-19 e deixa moradores assustados



Nenhuma descrição de foto disponível.


️Boletim Epidemiológico COVID-19 (12/06)

A secretaria de saúde de Jucuruçu tem monitorado 89 pessoas que chegaram de viagem do exterior ou que vieram de cidades com contágio comunitário, desse total 12 pessoas foram classificados como casos suspeitos e estão em isolamento domiciliar monitorado, aguardando o prazo correto para realizar o teste rápido para covid19, esse dado tem aumentado devido o grande número de casos confirmados nas cidades circunvizinhas e a execução das barreiras sanitárias educativas realizadas com o apoio das Secretarias de educação e Administração. O número de notificações no E-SUS VE subiu para 55 que foi o total de pacientes testados conforme orientação do Ministério da Saúde.

Vale lembrar que estaremos atualizando os dados ao final de cada semana epidemiológica, sempre as sexta-feiras ou em caso de alterações e o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica.

Não compartilhe Fake News!

Na dúvida ligue para a saúde!

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.

Disque Covid

WhatsApp: (73) 3662-2286

Casos de coronavírus em Teixeira de Freitas não param de crescer







Teixeira de Freitas registra, nesta sexta-feira (12), 557 casos positivos para a COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde informa que são 49 novos casos confirmados hoje, em comparação aos números oficiais de ontem, dia 11/06.

Cuidados

Em nome da saúde pública, a Gestão Municipal recomenda: fique em casa. Quem precisa sair, tem que usar máscara. Na rua, use álcool 70º para higienizar mãos e objetos. Ao chegar em casa, lave muito bem as mãos com água e sabão. Não entre em casa calçando os sapatos que usou na rua. Evite visitar ou receber visitas. Caso esteja com quaisquer sintomas de gripe, faça o isolamento social.

Números

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 557 casos positivos. Destes, temos 180 casos positivos já recuperados. São 556 casos descartados, 31 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN e 6 mortes. Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: há em Teixeira de Freitas, nesta data, 377 casos ativos.

Ocupação dos Leitos para COVID no HMT

De acordo com a última atualização de ocupação de leitos, feita às 10 horas desta sexta-feira, estão internados no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, em leitos da UTI exclusiva para COVID-19 e enfermaria (clínica médica), o total de 17 pacientes./in

Itamaraju chega a 226 casos positivos do coronavírus




O boletim realizado pela secretaria municipal de saúde de Itamaraju, atualizou nesta sexta-feira (12), com dois testes rápidos confirmando novos infectados.

Com os novos dados os números passam para 226 infectados pelo COVID-19, no entanto, também cresceram para 139 casos recuperados e os contaminados ativos chega a 87.

Apenas uma pessoa está hospitalizada, mas as equipes de saúde monitoram 148 pessoas.

Em municípios vizinhos casos e mortes crescem de forma impressionantes. Contudo os índices têm preocupado as autoridades. Medidas como “Toque de Recolher” foram adotadas no Extremo Sul do estado, para tentar frear a escalada de infectados.

As principais orientações dos profissionais de saúde é que os cidadãos respeitem o isolamento social, evitando sempre aglomerações, fazendo o uso de máscaras ao sair às ruas e manter o cuidado com a lavagem das mãos, fazendo uso do álcool em gel.

A Bahia registra 34.665 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), ainda contabiliza 14.976 pessoas recuperadas, 1.039 mortos e 18.650 indivíduos monitorados./in 

Amigos fazem campanha de oração pela vida do Dr. Evan, médico com Covid 19





Uma campanha nas redes sociais feita por colegas e amigos do Dr. Evan Pereira Barreto, pede orações pela vida do médico que é proprietário da Clinica de Reumatologia e Hemodiálise e que atua no HMTF.

Dr. Evan que atua na linha de frente do combate ao Covid 19 no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, foi internado no hospital Sobrasa na semana passada com sintomas do novo coronavírus.

Como o quadro clínico do Dr. Evan se agravou, ele precisou ser intubado e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), lutando contra o Covid 19.

Nas redes sociais familiares e amigos pedem orações pelo médico. Nós do Bahiaextrmeosul e o Jucurunet desejamos boa recuperação para ele e para todos que estão internados lutando contra essa doença que já infectou mais de 500 pessoas em nosso município./ Bahiaextrmeosul

Dona Diva de Durval como é carinhosamente conhecida completa seus 81 anos de vida e recebe homenagem de seus filhos netos e bisnetos





Nesta sexta-feira, 12 de junho de 2020, a senhora Maria Diva Ferreira, popularmente conhecida por dona Diva de Durval, está completando seus 81 anos de vida, seus filhos netos e bisnetos lhe prestam essa linda homenagem.

Parabéns e obrigada, minha mãe guerreira

Minha mãe, você é a mulher que eu mais admiro na vida e aquela a quem desejo seguir o exemplo. Amo tudo em você, mas há algo que admiro acima de tudo, e é seu espírito guerreiro.

Neste seu dia especial em que completa mais um ano de vida, eu queria que você soubesse quanto a amo e respeito. Sou uma filha orgulhosa e feliz, pois em você sempre encontrei amor e apoio, mas também o exemplo de uma lutadora.

Obrigada, mamãe, por ter me ensinado a nunca desistir dos meus sonhos. Obrigada por me inspirar a ser melhor pessoa todos os dias. E principalmente obrigada por sempre ter lutado por mim, por nossa família. Parabéns, mamãe! Toda a felicidade do mundo para você será sempre pouco.

Você é meu grande exemplo de vida, pois mulher e mãe mais guerreira que você não existe. Você é realmente uma pessoa muito especial e maravilhosa, e eu sinto que é um grande privilégio tê-la como mãe.

Que Deus lhe conceda muitos anos de vida, e que você se mantenha assim sempre, forte e determinada, uma guerreira que nunca teme uma luta, e que nunca se deixa vencer.

Sinto grande orgulho de você, minha mãe, e quero muito a sua felicidade, e que também se orgulhe de mim. Eu te amo, mamãe!

Todo mundo que me conhece já me escutou falar de você, e sabe do orgulho imenso que eu sinto de você. Eu sei que você também sabe, mas nunca me cansarei de repetir que a amo e a admiro acima de tudo e todos. Feliz aniversário, minha mãe guerreira!

Não acredito que exista mulher mais determinada que você, com mais garra e com um coração mais forte. Você é única e muito especial, e eu tenho muita sorte que seja minha mãe. E enquanto depender de mim, eu tudo irei fazer para que você seja feliz, pois você tudo fez e faz pela minha felicidade.

Amo muito você, minha mãe! Hoje e sempre quero apenas que seja feliz e esteja perto de nós. Parabéns pelos os seus 81 anos e que tenha um dia muito feliz!

De seus 9 filhos 13 netos e seus 5 bisnetos que te amam muito, parabéns dona Diva querida.

O "JUCURUNET" também parabeniza dona Diva pelos os seus 81 anos de vida, desejamos que a senhora tenha muitos anos de vida e muita saúde.

COMO NÃO AMAR JUCURUÇU





Eu sempre tive muito carinho por Jucuruçu, devido minha relação com esta cidade eu sempre me sentir um pouco baiano. Quando passei a morar em Monte Azul e levei a maioria dos meus empreendimentos para lá, fiz mais amigos e fique ainda mais íntimo do povo.

Pessoas acolhedoras, prestativas, honestas e íntegras. Jucuruçu é uma terra abençoado por Deus, uma terra próspera que muito bem me acolheu, onde meus empreendimentos prosperaram e eu pude gerar emprego e renda para ajudar muita gente.

Por isso, nesse dia dos namorados, não poderia deixar de fazer essa declaração de amor a esta cidade. 

Meu projeto de vida hoje é poder ajudar ainda mais Jucuruçu, em retribuição ao carinho do povo desta terra que tanto tem pedido para que eu seja candidato a prefeito nas eleições deste ano.

Bonner e Renata Vasconcellos ganham folga do JN após invasão de homem armado





Após a invasão de um homem armado na TV Globo, William Bonner e Renata Vasconcellos ganharam uma folga prolongada do Jornal Nacional. 

A emissora foi invadida nesta quarta-feira (10) por um homem que queria ver a apresentadora no dia do aniversário dela. Renata completou 48 anos. O homem fez a repórter Marina Araújo refém e só a liberou após Renata participar das negociações com a ajuda da Polícia Militar.

De acordo com o Notícias da TV, do UOL, Bonner e Renata ganharam folga desta quinta (11) até sábado (13). No lugar deles, Mariana Gross e Hélter Duarte foram escalados para comandar o Jornal Nacional. Os âncoras só retornarão à bancada na próxima semana.

Mesmo após o homem ter invadido a sede da emissora no Rio, a apresentadora não se abateu e apresentou o Jornal Nacional (JN) na quarta.

“Hoje à tarde, um homem armado com uma faca fez a repórter Marina Araújo refém e invadiu aqui a sede da Rede Globo, no bairro do Jardim Botânico, no Rio. A segurança da Globo isolou o local imediatamente, chamou a Polícia Militar.

Alguns minutos depois, o comandante do 23º Batalhão, o coronel Heitor Henrique Pereira, já estava negociando com o invasor, que ameaçava nossa colega, O homem estava perturbado. 

Ele exigia ver a Renata Vasconcellos porque é o aniversário dela. E ficava repetindo isso o tempo todo”, disse o apresentador, jornalista e editor-chefe do JN, William Bonner, ao relatar o caso.

Bonner deu sequência ao relato, descreveu como foi a ação da PM, e frisou que ninguém saiu ferido. Renata, que só apareceu no quadro no final da fala do chefe, afirmou: “Vida que segue. Desejo a todos paz". Assista ao momento.

O homem que invadiu a sede da TV Globo, no Rio, na tarde desta quarta-feira (10), e fez a repórter Marina Araújo como refém, só se entregou após a chegada da apresentadora Renata Vasconcellos, com quem disse querer falar logo no início do ataque.

Segundo o portal G1, que faz parte do Grupo Globo, a PM fez a negociação e, após a chegada de Renata, o homem se entregou. "A Globo repudia todo tipo de violência e diz que foi obra de alguém com distúrbios mentais, sem nenhuma conotação política", comenta a emissora.

Ao entrar na sede da Globo, no Jardim Botânico, portando uma faca, o homem, ainda nao identificado, abordou Marina Araújo, que não reagiu. "Marina se comportou com coragem, serenidade e firmeza, sendo fundamental para o desfecho da situação", informa o G1, que também elogiou a atitude de Renata.

"Renata foi corajosa, desprendida, solidária e absolutamente imprescindível para que tudo acabasse bem. As duas profissionais estão bem. E foram recebidas pelos colegas com carinho e emoção", diz texto divulgado pela emissora.

Logo que o homem invadiu o local, a segurança da Globo isolou a área e chamou a PM. O comandante do 23° batalhão da corporação, coronel Heitor Henrique Pereira, compareceu rapidamente à emissora e conduziu a negociação.

Segundo o G1, o homem, que ameaçava a jornalista, liberou a repórter após alguns minutos. "Marina e todos os funcionários que estavam no local não se feriram e passam bem", diz.

"A Globo repudia com veemência todo tipo de violência. Foi obra de alguém com distúrbios mentais, sem nenhuma conotação política. Um homem que exigia ver a jornalista Renata Vasconcellos. 

Seguindo instruções do comandante Heitor, Renata compareceu ao local onde estava Marina e o invasor. Tão logo ele a viu, largou a faca e libertou Marina. Foi preso imediatamente", conclui a emissora, que também agradeceu "à PM, ao coronel e a todos os policiais, cuja condução foi exemplar".

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar.

Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal./G1

Globo simulou entrada ao vivo na TV para negociar com criminoso, diz coluna





O homem que fez uma jornalista refém na sede da Globo, no Rio de Janeiro, agarrou a repórter Marina Araújo ainda na rua, do lado de fora do prédio. Com uma faca no pescoço dela, ele conseguiu entrar no local. A informação é da coluna de Léo Dias na Metrópoles.

Segundo o colunista, logo que o homem entrou, os seguranças isolaram a área e chamaram a Polícia militar.

O criminoso exigia entrar ao vivo na emissora e falar com Renata Vasoncellos, apresentadora do Jornal Nacional, que comemorava ontem aniversário de 48 anos.

Quando percebeu que se tratava de um ato de uma pessoa desequilibrada, sem conotação política, a emissora resolveu colaborar com as exigências dele, mas de maneira cuidadosa, diz o colunista.

A Globo simulou uma entrada ao vivo para que ele largasse a faca - aparecer no vídeo foi a primeira exigência dele. Por conta dessa simulação de gravação que foi feito o vídeo divulgado ontem, que mostra o homem com a faca e a repórter rendida.

Renata Vasconcellos também foi chamada para ajudar a acalmar o homem. A âncora do JN ficou próxima ao coronel Heitor Henrique Pereira, com as mãos para o alto. Ela usava a mesma roupa com que apresentou o jornal mais tarde.

Assim que viu Renata, o homem soltou Marina e jogou a faca no chão. Segundo o colunista, ele não gritou em nenhum momento "Globo lixo", ao contrário do que tem circulado em redes sociais. Em comunicado, a Globo também afirma que se tratou de uma ação de pessoa com problemas psiquiátricos./correio24horas

Voos comerciais são retomados no aeroporto de Porto Seguro







Dezenas de pessoas foram até às margens da BR-367, em Porto Seguro, no início da noite desta quinta-feira (11), comemorar a retomada gradual das atividades no aeroporto da cidade.

O grupo saudou o pouso do Boeing 737, da companhia Gol, oriundo de São Paulo. Mas muitos moradores também se mostraram preocupados com a abertura do terminal, em um momento em que os casos de Covid-19 só estão aumentando no município.

Há quase 80 dias, desde o início da pandemia do coronavírus, o terminal não recebia voos comerciais. Neste período de retomada das operações, o aeroporto deve receber seis voos por semana.

Para celebrar o momento, quando o avião se aproximou da pista de taxiamento dois caminhões do Corpo de Bombeiros lançaram jatos de água para o alto, formando um grande arco, batizando a aeronave. Durante o ato, também houve aplausos dos funcionários do aeroporto.

Porto Seguro deixou de receber 300 mil pessoas depois da pandemia. Por semana, cerca de 150 aeronaves pousavam no aeroporto. O município recebe, anualmente, cerca de 1,8 milhão de turistas./RADAR64

Prefeitura de Itamaraju emite Nota de Pesar e lamenta morte de servidor





A Prefeitura de Itamaraju manifestou em uma nota postada em suas redes sociais o seu mais profundo pesar pelo falecimento do servidor municipal Derivaldo Silva Garcia, de 54 anos, que faleceu nesta quinta-feira (11/06) em um lamentável acidente, enquanto trabalhava na estrada da Cruz do Ouro.

Galego Patroleiro, como era carinhosamente chamado pelos amigos, era um excelente profissional e tinha mais de 03 (três) décadas de serviços prestados ao município de Itamaraju, atualmente exercia a função de operador de máquinas.

Diante do ocorrido, será decretado Luto Oficial por 03 (três) dias no município./cocobongo

quinta-feira, 11 de junho de 2020

ITAMARAJU | Novos casos de contaminados no município





O boletim com dados sobre o COVID-19, realizados nesta quarta-feira (10) pela secretaria municipal saúde de Itamaraju, confirmou 12 novos casos do coronavírus.

A nova atualização elevou os números para 224 casos confirmados, no entanto, 137 casos estão recuperados, 662 testes foram descartados e dois resultados em análise.

Dois pacientes estão internados e três pessoas morreram, após a contaminação do coronavírus.

Dois municípios juntos ultrapassaram a marca de 800 casos e demonstra rápida contaminação. As medidas como “Toque de Recolher” foram adotadas no extremo sul do estado, para tentar frear a escalada de infectados.

As principais orientações dos profissionais de saúde alertam aos cidadãos respeitem o isolamento social, mas evitando sempre aglomerações, fazendo o uso de máscaras ao sair às ruas e manter o cuidado com a lavagem das mãos, fazendo uso do álcool em gel.

A Bahia registra 32.685 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), Contabiliza 14.228 pessoas recuperadas, 975 mortos e 17.482 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19./IN

Funcionário da Prefeitura de Itamaraju morre em acidente com Patrol. Corpo ficou preso às ferragens





O funcionário da prefeitura de Itamaraju, Dernírio Silva Garcia, popular “Galego da Patrol” morreu em um acidente no início da tarde desta quinta-feira, 11 de junho, na zona rural de Itamaraju.

O acidente aconteceu em uma propriedade rural, próximo ao Assentamento Cruz do Ouro. Segundo informações, “Galego da Patrol” estava trabalhando com uma motoniveladora quando a mesma perdeu os freios quando descia uma ladeira na região da Comunidade dos Pretos próximo a Cajaíba, a máquina tombou e ele ficou preso às ferragens.


O SAMU foi acionado para atender a vítima, mas infelizmente quando a equipe chegou ele já estava sem sinais vitais.

A polícia também foi acionada e esteve no local com o pessoal do guincho para resgatar o corpo, pois a patrol ficou pendurado num local muito perigoso.


O corpo foi removido para o IML onde passará por exames de praxe./bahiaextremosul

Teixeira ultrapassa 500 casos positivos do Covid 19 com 06 mortes






Teixeira de Freitas registra nesta quinta-feeira, 11 de junho,  508 casos positivos para a COVID-19. Houve ainda, a confirmação de mais uma morte.  A Secretaria Municipal de Saúde informa que são 25 novos casos confirmados hoje, em comparação aos números oficiais de ontem, dia 10/06.

Mortes confirmadas

Uma paciente de 53 anos, que faleceu ontem, dia 10, de COVID-19, na UPA 24 horas Teixeira de Freitas, teve o teste positivo para o novo coronavírus e é, oficialmente, 6º caso de morte pela doença no município.

Cuidados

Em nome da saúde pública, a Gestão Municipal recomenda: fique em casa. Quem precisa sair, tem que usar máscara. Na rua, use álcool 70º para higienizar mãos e objetos. Ao chegar em casa, lave muito bem as mãos com água e sabão. Não entre em casa calçando os sapatos que usou na rua. Evite visitar ou receber visitas. Caso esteja com quaisquer sintomas de gripe, faça o isolamento social.

Números

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 508 casos positivos. Destes, temos 122 casos positivos já recuperados. São 548 casos descartados, 31 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN e 6 mortes. Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: há em Teixeira de Freitas, nesta data, 386 casos ativos.

Ocupação dos Leitos para COVID no HMT

De acordo com a última atualização de ocupação de leitos, feita às 10 horas desta quarta-feira, estão internados no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, em leitos da UTI exclusiva para COVID-19 e enfermaria (clínica médica), o total de 16 pacientes.

ATUALIZAÇÃO DOS BAIRROS COM PACIENTES QUE JÁ TESTARAM POSITIVO

• Houve alteração de casos em alguns bairros em decorrência do desmembramento por condomínios e residenciais./bahiaextremosul


ALTO DO TANCREDO    2

ARCO VERDE    7

BELA VISTA    24

BOM JESUS    4

BONADIMAN    9

CAMINHO DO MAR    1

CACHOEIRA DO MATO    1

CASTELINHO    2

CALIFÓRNIA-INVASÃO    2

CENTRO    23

COLINA VERDE    35

CONDOMINIO PLAZA VILLE    1

CONDOMINIO ATLANTICO VILLE    1

CONDOMINIO GABRI GIL    1

DUQUE DE CAXIAS    2

EIXO SUL    9

ESTANCIA BIQUINI    7

JARDIM BEIRA RIO    2

JARDIM CARAIPE    12

JARDIM EUROPA    8

JARDIM LIBERDADE    9

JARDIM NOVO    1

JERUSALEM    9

JOÃO MENDONÇA    1

KAIKAN    5

KAIKAN SUL    6

LIBERDADE I    6

LIBERDADE II    2

LIBERDADE SUL    10

LOTEAMENTO NANUQUE    5

LUIZ EDUARDO MAGALHAES    8

MIRANTE DO RIO    6

MONT SERRAT I    6

MONT SERRAT II    2

MONTE CASTELO    13

NOVA AMERICA    12

NOVA CANAA    5

NOVA TEIXEIRA    8

NOVO JERUSALEM    11

NOVO HORIZONTE    1

OURO VERDE    19

OURO VERDE PARK    1

PADRE JOSE    1

PORTAL SUL    3

RAMALHO    2

RECANTO DO LAGO    14

REDENÇÃO    18

RESIDENCIAL CARAIPE    1

RESIDENCIAL CASTELINHO    6

RESIDENCIAL COSTA FILHO    5

RESIDENCIAL PIONEIROS    2

RESIDENCIAL SANTOS GUIMARAES    3

RESIDENCIAL RAMALHO    5

RESIDENCIAL TERRAS DA BAHIA    4

ROSA DE LUXEMBURGO    1

SANTA RITA    15

SANTA ROSA DE LIMA    1

SANTO ANTONIO    1

SÃO JOSE    2

SÃO LOURENÇO    22

SÃO PEDRO    2

SETOR BAHIA SUL    4

TANCREDO NEVES    22

TEIXEIRINHA    10

ULISSES GUIMARAES    8

UNIVERSITÁRIO    8

URBIS 1    2

URBIS 2    4

URBIS 3    2

VILA CARAIPE    8

VILA VARGAS    17

VILA VERDE    1

WILSON BRITO    14

ZONA RURAL     1

SP começa a testar vacina contra coronavírus em humanos em julho



AstraZeneca começa a fazer vacina em escala neste mês, diz CEO no ...


A última fase de testes em humanos de uma vacina contra o coronavírus do laboratório chinês Sinovac Biotech deve começar ainda em julho, em São Paulo, após uma parceria com o Instituto Butantan.

Nove mil voluntários passarão pela etapa final de testes da vacina, para comprovação de eficácia e segurança.

Em entrevista nesta quinta-feira (11), o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que, se estes testes forem bem-sucedidos, a produção poderá ser feita em larga escala ainda no primeiro semestre do ano que vem.

"Comprovada a eficácia e a segurança da vacina, o Instituto Butantan terá o domínio da tecnologia, que poderá produzir em larga escala até junho de 2021 para fornecimento gratuito ao SUS."

A Sinovac Biotech é uma empresa privada chinesa, com sede em Pequim, especializada na produção de vacinas.

Chamada de CoronaVac, esta é uma das dez vacinas em estágio mais avançado no mundo e que foram aprovadas para testes finais em humanos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Diversos laboratórios chineses já tinham conhecimento de outro tipo de coronavírus parecido, o que provocou a SARS, em 2002.

Por isso, foi mais rápido adaptar as linhas de pesquisa para o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, e tem semelhança genética com o primeiro.

A CoronaVac utiliza pedaços genéticos do SARS-CoV-2 inativado para acionar o sistema imunológico e criar anticorpos antes que haja o contato com o próprio vírus.

Um estudo publicado na revista científica Science mostrou resultados promissores da vacina em macacos rhesus. Posteriormente, 744 voluntários humanos foram submetidos a testes na China, nas fases 1 e 2.

A terceira fase ocorrerá no Brasil e será patrocinada pelo Instituto Butantan, que já tem experiência na tecnologia usada pelo laboratório chinês. O custo inicial é de R$ 85 milhões, investimento que será feito pelo governo de São Paulo.

"A China já está produzindo essa vacina. Enquanto nós não tivermos essa capacidade de produção, a vacina virá da China. Se os estudos clínicos forem concluídos antes de a nossa produção estar andando, nós podemos trazer essa vacina de lá", acrescentou o presidente do instituto, Dimas Covas.

Os voluntários serão escolhidos por centros especializados em todo o Brasil, de acordo com os critérios definidos no estudo.

"Nós vamos iniciar pelo estado de São Paulo pelas próprias facilidades que já existem aqui, as universidades, os centros de pesquisas clínicas que já estão em funcionamento. Mas isso deve ser estendido a todo o Brasil", explicou Covas.

O coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, comemorou o fato de uma vacina contra o coronavírus  estar disponível em tempo recorde.

"O desenvolvimento de uma vacina era uma coisa muito distante, não éramos capazes de dar prazo ou tempo. Isso nos deixa com prazo: no primeiro semestre do próximo ano teremos a vacina. O Instituto com essa parceria coloca o estado e o país na vanguarda. Só espero que não se crie um movimento contra a vacina nesse momento de polarização política em que vivemos."

A vacina é fundamental porque mais de 80% da população brasileira, em média, ainda está suscetível a contrair o vírus. Em algumas localidades, apenas 5% tiveram contato com o coronavírus, observou Gabbardo./noticias.r7

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.