Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 9 de novembro de 2013

Palmopolis/MG: Distrito Dois de abril faz protesto contra a COPASA

Estudantes da Escola Estadual Dois de Abril Juntamente com Diretoria e a população, fizeram ontem (08/11) um protesto contra a COPASA, a unica fornecedora de água da região que cobra preços absurdos e por manter um serviço de péssima qualidade.  

A água tem chegado nas torneiras com uma coloração amarela, com resíduos, gosto desagradável e muito gordurosa. De acordo com vários relatos de moradores, funcionários do PSF local, professores e alunos, a água é totalmente inadequada para o consumo. 
Centenas de estudantes, professores e os moradores e agentes de saúde ocuparam o manisfesto em direção à Estação de Tratamento de Água da COPASA, que se localiza no topo do morro que emoldura Dois de Abril, chegando lá,  sem nenhum responsável pela COPASA para dar explicações, cantaram paródias e fizeram muito barulho. Ao saírem, deixaram cartazes e faixas afixadas no portão de entrada.

A manifestação terminou em frente à Igreja de Santa Luzia, no centro da vila, com os estudantes gritando palavras de ordem e com discursos de moradores e alguns professores.

Hoje (09/11) ainda aconteceu uma reunião entre os moradores de Dois de Abril e o comando da Polícia Militar com discursos sobre o acontecimento do protesto e seu objetivo.
A iniciativa do ato é digna de entrar para história do Distrito, dado que foi a primeira vez que alunos do 3º ano do ensino médio chamaram a responsabilidade para si. Prometeram não pararem aí enquanto uma solução não for tomada. Utilizarão de todos os recursos que estiverem à altura tanto nos meios políticos quanto no midiático./Divisa Minas 

Filha de oficial da PM é presa fazendo sexo no carro em via pública

A filha de um oficial da Polícia Militar foi presa, na madrugada deste sábado (9), após ser flagrada com um homem dentro de um carro na Rua Direta de Cosme de Farias. Policiais estavam fazendo o patrulhamento na região, sob o comando do Soldado Roque, quando Carine Vasconcelos Machado foi flagrada dentro de um carro modelo Vectra com um homem, praticando sexo.

Conforme a polícia, ao solicitar a documentação do veículo, Carine desacatou os PMs e disse ser filha de um oficial. Ela foi presa por desacato à autoridade. Mas, quando a viatura estava na Ladeira dos Galés e parou na sinaleira, Carine desembarcou do carro informando que não estava se sentindo bem, sendo encaminhada à unidade do Salvar 26. De lá, foi conduzida para a 1ª Delegacia, nos Barris, onde fica a Central de Flagrantes. Ela prestou depoimento e vai responder por desacato e atentado ao pudor./Bocão New

PED - “Prefeitura tenta comprar votos de sem-terra”, diz dirigente do MST

A Prefeitura Municipal de Itamaraju estaria utilizando dinheiro público para interferir no Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), que acontece nesse domingo (08). A acusação partiu do coordenador regional do MST, Evanildo Costa, em entrevista à rádio Extremo Sul AM, nessa quinta-feira (06). Segundo o dirigente, trabalhadores rurais sem terra tem recebido ofertas financeiras para votar na candidata Isabel Martins, que disputa a presidência do diretório municipal do partido com o apoio do prefeito de Itamaraju, Pedro da Campineira e da secretária de Finanças, Lucilene Curvelo.

Segundo Evanildo, dos 1370 filiados do PT que estão aptos a participar da eleição desse domingo, em Itamaraju, 250 são do MST. “Esse nosso filiados estão sendo procurados por pessoas ligadas a Prefeitura e recebendo propostas em dinheiro para votar na candidata do prefeito. Eles estão dizendo que será fácil comprar nossos filiados por se tratarem de pessoas simples e humildes”, denunciou.

Evanildo, no entanto, diz que não permitirá a infiltração do Governo Municipal numa eleição interna do Partido. “Esse governo não tem compromisso com os assentamentos. Se a sede do município está abandonada, imagine o interior. Não temos estradas, não temos postos de saúde, não temos transporte escolar de qualidade. O prefeito deveria utilizar os recursos públicos para resolver os problemas emblemáticos da cidade, como saúde e educação e pagar os servidores em dias, ao invés de estar utilizando esse dinheiro para tentar influenciar o resultado de uma disputa interna do nosso partido, que é um instrumento de luta dos trabalhadores”, ressaltou.

O dirigente lembrou das inúmeras manifestações que o MST fez em Itamaraju, inclusive ocupando a Prefeitura Municipal por duas 03 vezes, em protesto contra o falta de investimentos do Município em seus assentamentos e acampamentos. Apesar de ter assinado três termos de compromisso com os Sem Terra, sendo que o último foi testemunhado pelo comando da Polícia Militar local e pelo Ministério Público, o dirigente afirma que o prefeito não cumpriu com os acordos. “Já que o prefeito não faz, nós fazemos por conta própria. Os sem terras tem carrego pedras na cabeça para cascalhar estradas, construir e reformar pontes”, completou.

Apoio à Dalvadísio

Na opinião de Evanildo Costa, a eleição desse domingo terá como desfecho a vitória de Dalvadisio Lima com mais de 70% dos votos. “Além do nosso apoio, Dalvadísio conta com apoio dos vereadores Paulo Vitor e Antonio Portugal, CUT, Sindicatos e Associações e Juventude do PT. Vamos derrotar a secretária de finanças e o Prefeito e fortalecer nosso partido para fazer os debates e as disputas políticas necessárias para o benefício de nossa cidade”, concluiu./Radar830

Dono de marmoraria é cruelmente executado

               Foto:PORTALN3
Sem piedade comerciante é executado
Sem piedade comerciante é executado


Um comerciante identificado até agora como Genilson, de aproximadamente 40 anos, foi morto na noite desta sexta-feira (8). O crime, que aconteceu na Rua Paraná, bairro Juca Rosa, zona norte de Eunápolis, pouco depois das 21h30, teria sido praticado por dois bandidos.

A Polícia Militar colheu informação de que os assassinos dispararam vários tiros e fugiram de bicicleta. A mulher de Genilson – que deu à luz um filho do casal há menos de 20 dias -, esteve no local do homicídio e ficou desesperada.

A causa provável do assassinato ainda é desconhecida e a polícia apura se foi assalto, vingança ou resultado de alguma discussão. Os policiais não conseguiram obter outras informações junto a populares. Muitos preferem manter o silêncio.

O carro da vítima, modelo Fiat Uno, estava a poucos metros do corpo. O capô do veículo estava amassado. A polícia vai investigar se a avaria tem alguma relação com o assassinato.

Genilson morava com a filha a poucos quarteirões de onde foi morto e tinha uma marmoraria na localidade. A Polícia Militar preserva a área do crime. O corpo só vai ser removido para o IML depois da perícia./Rada64

Adolescente atira em vice-prefeito e é apreendido em Teixeira de Freitas

Com a apreensão de um adolescente de 16 anos, apelidado de “Zói”, investigadores da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Teixeira de Freitas, elucidaram um homicídio e duas tentativas de homicídio, registradas naquela cidade. Uma das vítimas do garoto é vice-prefeito da cidade de Jucuruçu, Paulo Figueiredo de Souza, que sobreviveu ao atentado, ocorrido em setembro deste ano.

A polícia apurou que o adolescente procurava o empregado de uma empresa, no bairro Colina Verde, onde também reside, para executá-lo, a mando de um comparsa traficante. Frustrado por não ter encontrado a vítima, o adolescente atirou no vice-prefeito. Reconhecido por testemunhas, ele vinha sendo procurado pela polícia e foi apreendido, na tarde desta sexta-feira (8).

As outras duas vítimas do garoto, Obedson de Souza, baleado há duas semanas, e Moabe Silva de Souza, este, assassinado, têm ligação com o tráfico de drogas. Segundo o titular da DTE/Teixeira de Freitas, delegado Wendel Ferreira, o garoto é apontado como autor de vários homicídios na região do Cafezal, onde a quadrilha que integra controla o tráfico de drogas. Ele já foi encaminhado ao Ministério Público.

Quadrilha

O líder do bando, Eujácio Gonçalves Melo, o “Kéu”, ou, “Coroinha”, foi preso, em janeiro, e outros comparsas, presos em janeiro deste ano. Com a sua prisão, a polícia elucidou outros três homicídios, praticados entre os anos de 2012 e 2013, tendo como vítimas Gilmar dos Santos, o “Mazinho”, em julho de 2012, Rosalvo Ferreira da Cruz, o “Boca de Vaca”, em janeiro de 2013, e Rafael Cassimiro dos Santos, em junho de 2012./Bocão News

Secretário de infraestrutura da Bahia, Wilson Brito, visita Jucuruçu e trás novidades

Aconteceu nesta sexta feira 8/11/2013, às 14h/ no Espaço Show Som e Eventos no bairro Califórnia em Jucuruçu uma audiência pública que contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento e Integração Regional da Bahia, SEDIR/CAR (Wilson Brito) onde participaram várias lideranças comunitárias e do poder público.

A reunião do sindicato dos trabalhadores rurais onde o tema discutido foi sustentabilidade rural, entre as propostas discutidas, uma foi concretizada, sendo ela, a entrega de um trator traçado para a Associação de pequenos produtores rurais da agricultura familiar de farinha lavada, o trator entregue faz parte do “Programa Vida Melhor” do governo do estado e objetiva aumentar a produção dos pequenos produtores rurais.
Essa máquina dispõe de arado, grade hidráulica, carreta agrícola, batedeira, cultivador, compressor de ar acoplável na tomada de força, lubrificador de graxa, macaco hidráulico, um jogo de chaves, um guincho hidráulico com capacidade para 800 kg.

O Secretário explicou que o trator irá auxiliar os pequenos agricultores que não têm recursos para arar e preparar a terra.

E com o trator, certamente a produção agrícola e conseqüentemente a renda dos agricultores em toda a região vai melhorar muito. O Secretário de Infraestrutura da Bahia, Wilson Brito, o “Wilsinho”, entre outras autoridades estiveram presentes a prefeita de Jucuruçu Uberlândia Pereira (PSD), o seu vice- Paulo fama e vereadores.
O Sec. Wilson Brito, durante sua fala, deixou bem claro que a obra do asfalto de Jucuruçu a Itamaraju, vai  continuar segundo o Sec. a empresa parou porque ela está tocando outras obras em outras regiões e não teve recursos para continuar os trabalhos no município de Jucuruçu, então pelo o fato do dinheiro não ter adentrado e por ser uma obra muito cara, então a empresa estava esperando os recursos chegarem da Bahia para que a obra fosse  retomada, e ela será concluída por ser um grande sonho da região.

Wilson Brito também falou do projeto luz para todos, ele deixou bem claro que grande parte desses projetos não foram concluídos - devido a Coelba ter terceirizado os serviços de eletrificação, e as empresas não estarem conseguindo concluí-las, o Sec. Disse que é muito importante que as comunidades continuem cobrando.
   
Ele também falou da grande conquista do município de Jucuruçu, que é o laticínio, pois se trata de um grande desenvolvimento da região e pelo benefício às suas comunidades rurais de produtores, com sua liderança cooperativa e associações – disse. É um reconhecimento à nossa bacia leiteira e um ganho para a saúde da população e para a nossa economia, mais emprego, aproveitamento e escoamento de produtos, e processamento industrial com agregação de valor.

Os empreendedores contarão com estrutura higiênica, pronta a receber insumos, processar e abastecer de leite queijo, manteiga, iogurte a população de nosso município e região.

Esse é o trator que Associação de pequenos produtores rurais da agricultura familiar de farinha lavada recebeu, o vereador “Pebinha”, disse está muito feliz por ter conseguido esse trator, pois foi muita luta e cobranças, mas que tudo valeu apena, e faria tudo de novo por aquele povo que só pensa em trabalhar. “E agora vamos contribuir para o aumento da produtividade no campo, gerando mais renda e melhorando a qualidade de vida do nosso povo que vive do regime da agricultura familiar”.Graças a Deus nosso trator chegou. Estou muito feliz, obrigado Valmir Assunção, Wilson Brito, Jota Neto, Uberlândia, e Associação que confia em mim a frente da mesma. Muito obrigado. concluiu o vereador.  

Eleições internas do PT têm disputa acirrada e aliados da candidata Izabel Martins exigem imparcialidade do diretório de Itamaraju

Várias lideranças que apóiam a candidatura da advogada Izabel Alves Martins no PED - Processo de Eleição Direta, para a escolha do novo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, que ocorre neste domingo, dia 10, concederam entrevistas de forma denunciosa aos meios de comunicação da cidade nesta sexta-feira (08/11). A alegação dos entrevistados é que o atual diretório municipal vem dificultando os registros preventivos para a realização do pleito, especialmente o acolhimento dos nomes dos fiscais e delegados da eleição e anunciando que certos integrantes não teriam direito a voto. Além da advogada Izabel Martins, disputa a eleição o empresário Dalvadisio Lima.


Numa entrevista ao Jornal Tribuna Popular da Rádio 99 FM, a secretária municipal de Finanças Lucilene Curvelo, defendeu o nome da advogada Izabel Martins e pediu aos filiados do PT que não aceitasse provocação no dia da eleição. “Nascemos no PT e isso nos credencia a disputarmos a eleição do PED. Somos 2.800 filiados em Itamaraju e 1370 aptos a votar, inclusive eu e todos os demais secretários, conforme repasso agora para as mãos dos representantes da imprensa todas as nossas quitações em dia. O que não podemos é aceitar que pessoas que chegaram ontem ao partido tentem infringir o direito político do filiado”, disse a secretária.

A candidata Izabel Martins teve inicialmente a sua candidatura indeferida pelo diretório municipal, mas o seu direito de candidatura no PED foi assegurado por unanimidade em recurso no diretório estadual. Ela recebe o apoio da maioria dos petistas que integraram o governo Pedro da Campineira (PSD) que é aliado do governador Jaques Wagner e da presidenta Dilma, inclusive com 5 secretarias municipais dirigidas por petistas históricos. Conforme a secretária de Finanças Lucilene Curvelo, o diretório municipal que é controlado pelo candidato Dalvadisio Lima, estaria, segundo ela, ameaçando não permitir direito a voto aos petistas que são do quadro da Prefeitura Municipal.


“Um funcionário da Prefeitura é um trabalhador como outro qualquer. Tem que haver respeito ao cidadão e aos seus direitos. O cidadão não pode ser punido e embargado do exercício do voto por buscar a sua sobrevivência. Este ano, comemoramos 33 anos de fundação do partido. Durante esse tempo, introduzimos na política elementos importantes que contribuíram para a incorporação da ética e transparência na administração pública e nos parlamentos. E porque tem que ser diferente dentro do nosso partido? Coisíssima nenhuma, temos que assegurar a ética, a transparência e a democracia mais ainda dentro da nossa política interna. Somos um partido socialista, democrático e moderno, com participação ativa dos militantes. A democracia e o socialismo são inseparáveis na visão petista. Não se pode confundir política externa com política interna”, indignou a secretária Lucilene Curvelo.

Ainda na Rádio 99 FM, o ex-presidente do PT em Itamaraju, Selmides Souza Pereira “Bida”, concedeu uma entrevista e também defendeu o nome da advogada Izabel Martins. “Uma das maiores decisões da minha vida foi meu ingresso no PT e ter dirigido o partido é um dos meus maiores orgulhos. E apoiamos a doutora Izabel Martins, porque trata-se de uma mulher de militância e de muita competência para dirigir o PT. Ela tem 32 anos de atuação em partido de esquerda e com 23 anos integrando o Partido dos Trabalhadores, por isso é uma candidata nata e real para o bem do nosso Partido”, disse Bida.


Já na Rádio Terramar FM, no Jornal do meio dia da emissora, uma outra entrevista era concedida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Evandro Rodrigues. Ele pediu voto para a chapa reencantando o PT encabeçada pela advogada Izabel Martins e acusou o diretório municipal de não está agindo com imparcialidade na eleição do PED e pediu lisura no processo. E convocou o filiado do PT que fosse votar logo cedo, no domingo, com espírito de amor e democracia, e não aceitasse nenhum tipo de provocação dos adversários. “Exigimos imparcialidade do diretório municipal e da comissão eleitoral neste processo para que o sufrágio do voto seja garantido na disputa interna do PT. 

E pedimos aos companheiros que exerçam o seu direito de voto e trate o assunto como um processo interno que merece ser mudado para devolver a estrutura política, institucional e física do Partido”, conclamou.

Já o candidato Dalvadisio Lima se defendeu dizendo que se depender dele como um dos concorrentes do Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores para a escolha do novo diretório municipal, o PED transcorrerá na mais perfeita transparência e que o seu papel como defensor do diálogo e das garantais fundamentais é assegurar ao cidadão a totalidade do seu direito. E ainda disse que o papel de fiscalizar a vida filiativa dos integrantes do partido é somente do diretório municipal e que jamais estaria ou teria condições de está influenciando nas decisões do diretório. E que a eleição do PT será presidia por uma comissão devidamente formada dentro dos critérios regimentais de política interna do PED e que ele também, jamais teria influência sobre a comissão a ponto de desejar prejudicar ou manipular o processo do qual fará parte neste domingo (10/11)./TN

Ginástica íntima fortalece musculatura e melhora prazer sexual, diz especialista

Ginástica íntima fortalece musculatura e melhora prazer sexual, diz especialista
Não é pompoarismo, aquela técnica oriental que usa bolas com fios para proporcionar melhor desempenho sexual às mulheres. A ginástica íntima é outra coisa, embora também possa ajudar a atingir mais prazer. A fisioterapeuta Aline Manta, especializada em uroginecologia, explica que o termo designa uma série de exercícios que ajudam no fortalecimento da região perianal. “A gente ouve falar em disfunção sexual masculina, mas a mulher também tem. 

A ginástica ajuda na conscientização da existência dos músculos na região, desde quem tem fraqueza muscular, que aprende a enrijecer, ou quem tem rigidez, que aprenderá a relaxar”, afirma, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo a especialista, as mulheres até desconhecem que alguns sintomas podem estar relacionados com a situação da musculatura local. “A mulher que tem vagina flácida acaba perdendo contato com o pênis e fica insatisfeita com o sexo. 

Por outro lado, se elas ficam tensas, não conseguem ter a penetração”, exemplifica. A fisioterapeuta afirma que, com a ginástica, a mulher pode conseguir aumentar a sensibilidade no contato com o órgão masculino, ter uma tônica saudável e melhorar a circulação. “É como o resto do nosso corpo, que a gente malha na academia. Precisa estar forte também”, diz.
Aline indica que o exercício íntimo serve para prevenção de doenças como a incontinência urinária e defecal; pequenos prolapsos (deslocamento de órgãos), constipação e a urgência urinária, o desejo intenso de fazer xixi. “Se a pessoa já tem essa queixa, o tratamento deve ser mais terapêutico. O ideal seria procurar um profissional para fazer um tratamento individualizado”, diferencia. Segundo ela, a prática é feita com o exercício da mobilidade da pélvis e do quadril, que ajudam a estimular a região. 

Também são feitas contrações isoladas do períneo, com a sensação de abrir e fechar a região. A fisioterapeuta explica que algumas mulheres podem ter dificuldade em mover a região quando recebem a orientação. “Cerca de 30% não conseguem contrair o assoalho pélvico. Mas, quando ela aprende a ter consciência e coordenação, pode fazer os exercícios e a manutenção em casa”, afirma. 

Aline acredita que a aceitação das mulheres com a ginástica íntima tem melhorado. Para ela, atualmente, a maioria delas não aceita não sentir prazer. “Ainda existe um pouco de tabu, mas a mulher que está insatisfeita corre atrás e quer saber o que pode fazer para melhorar”, avalia. por Juliana Almirante

Ao relento: Veículos para transporte escolar aguardam prefeitos em pátio do CAB

Ao relento: Veículos para transporte escolar aguardam prefeitos em pátio do CAB
O estado de urgência da educação brasileira parece que ainda não foi entendida por muitas prefeituras baianas. O caso é sintomático quando é sabido que, dos 116 ônibus destinados a municípios do estado, dentro do Programa Caminho da Escola, que visa transportar estudantes das zonas rurais para as sedes, nove ainda não foram resgatados pelos prefeitos de cidades avaliadas como carentes do serviço e incluídas no programa pelo mesmo motivo. 

Alguns veículos estão ao relento desde a primeira entrega, ocorrida em junho passado, quando o evento teve a presença da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, foram liberados os primeiros 40 ônibus do projeto. Entre as prefeituras que ainda não buscaram os veículos, estão Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, que pode justificar a distância de 865 quilômetros da capital baiana; e Simões Filho, essa bem perto, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que também tem um ônibus à espera no Centro Administrativo da Bahia (CAB) há cinco meses. 

Nesta quinta-feira (7), o governo estadual anunciou a segunda leva, de 76 ônibus, mas sete municípios também faltaram ao ato: Barra do Choça (sudoeste), Caravelas (sul), Castro Alves (Recôncavo), Euclides da Cunha (nordeste), Glória (Vale São-Franciscano), Irará (centro norte) e São Félix do Curibe (extremo-oeste). 

Segundo a assessoria da Secretaria de Educação do Estado (SEC), alguns gestores informaram que buscarão os respectivos meios de transportes, mas a explicação para a demora em retirar os ônibus ainda não foi esclarecida. Não bastasse a situação de abandono de parte da frota, 20 ônibus tiveram os tacógrafos furtados nesta sexta-feira (8), no pátio da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública./SEC

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Idoso mata bandidos e salva família durante assalto

De acordo com informações os marginais chegaram à residência em uma motocicleta vermelha com placa de Minas Gerais e, armados, fizeram o lavrador e sua família reféns.

Uma reação a assalto terminou com a morte de dois bandidos na madrugada desta sexta-feira (8). O idoso de 60 anos, identificado pelo prenome de Rosalvo, entrou em luta corporal com dois bandidos que estavam assaltando sua residência e faziam sua família de refém e terminou matando a dupla de assaltantes. O fato aconteceu na zona rural de Jacaraci no sudoeste baiano.

Dentro da casa, um dos bandidos procurava dinheiro no quarto enquanto o outro vigiava a família. Em determinado momento, o idoso teria entrado em luta corporal com um dos meliantes, que estava armado com um revólver calibre 32 e uma faca. Ele conseguiu desarmar o bandido e o esfaqueou em seguida.

Ao ver o comparsa morto, o outro bandido tentou disparar contra o lavrador, mas os disparos falharam. O idoso então pegou uma espingarda de fabricação caseira e atirou no rosto do marginal. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local e encaminhou os corpos, ainda não identificados, para o Instituto Médico Legal de Guanambi./ BN

Eduardo Salles, secretário de Agricultura da Bahia, fala sobre construção dos frigoríficos

Eduardo Salles, secretário de Agricultura da Bahia
Eduardo Salles, secretário de Agricultura da Bahia
O secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, acaba de dar uma ótima notícia sobre a questão dos frigoríficos que serão construídos em toda a Bahia.
“O dia de ontem foi sem dúvida um dos mais importantes nesta nossa gestão na Seagri. Assinamos, os contratos com as empresas que venceram as licitações para a construção dos Matadouros Frigoríficos de Bom Jesus da Lapa, Valença e Remanso, sendo que o de Morro do Chapéu já havia sido assinado”, disse Salles.
Segundo ele, outros 9 frigoríficos de menor porte (planta modelo da Adab), espalhados por todo o estado, já estão em processo para a contratação.
Bentivi, prefeito de Itanhém
Bentivi, prefeito de Itanhém
É o maior investimento neste setor efetivado pelo poder público no Brasil, será um total de 44 milhões de reais, sendo 29 milhões de recursos estaduais e 15 milhões de recursos federais, para a construção dos 13 frigoríficos.
“Aqui ressalto o papel fundamental para a garantia destes recursos estaduais do governador Jaques Wagner, que colocou esta questão como prioridade mesmo com as dificuldades financeiras por que passa o estado, e federais por emendas capitaneadas pelos senadores Walter Pinheiro e Lidice da Mata e a ex-secretária da Casa Civil Eva Chiavon.”
Por fim, o secretário agradeceu o empenho e a dedicação de todos os envolvidos no processo, que ele chamou de “teste de resistência” para vencer a burocracia.
O prefeito de Itanhém, Bentivi, também comemorou a boa notícia: “A luta para a construção dos frigoríficos não tem sido fácil, mas, graças a Deus, há muitos interessados na batalha. O frigorífico de Itanhém está entre os 9 que serão construídos na Bahia, a empresa que realizará a obra já foi acertada, inclusive visitamos a sede da mesma em Salvador, quando conversamos com membros da diretoria. A questão orçamentária já está assegurada, agora, assinar contratos e mãos à obra”.
Bentivi concluiu: “Obrigado ao governo do Estado da Bahia, à Secretaria de Agricultura e aos que torcem para mais este benefício para o nosso povo”. (Com informações do Itanhemfest)

Campanha contra o câncer de próstata mobiliza população na Arena Fonte Nova

O Brasil apresenta alta taxa de mortalidade por câncer de próstata, uma vez que 90% dos homens são diagnosticados na fase avançada da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Esta situação acontece porque a maioria não vai ao médico e tem preconceito em relação ao exame de toque retal, método consagrado para avaliação de anomalias na próstata. Com o objetivo de promover a conscientização do público masculino e combater a doença, a Fundação José Silveira (FJS) se uniu ao Instituto Lado a Lado pela Vida e ao Instituto Eco D na promoção da Campanha de Combate ao Câncer de Próstata na Bahia. A campanha tem seu pontapé inicial nesse mês de novembro amanhã (09/11), na Arena Fonte Nova, quando os jogadores do Bahia vestirão a camisa do chamado “Novembro Azul”, como é chamada mundialmente esta mobilização.

Enquanto a bola rola no campo entre os times do Bahia e do Atlético Mineiro, o time da prevenção contra o câncer de próstata estará atuando. As três entidades parceiras responsáveis pela campanha “Um Toque, um Drible” farão a distribuição em massa de panfletos com informações esclarecedoras sobre a doença, a importância do diagnóstico e a busca do tratamento. A mobilização vai muito além do consagrado espaço do público masculino, a Arena Fonte Nova. Até o final de novembro, serão desenvolvidas ações para prevenção e identificação de casos suspeitos, com encaminhamento para as unidades de referência.

A Fundação José Silveira dá prosseguimento ao trabalho realizado ao longo do ano em feiras móveis de saúde na capital e no interior do estado, com ênfase na atenção à saúde do homem, neste mês de novembro.  No dia 18 de novembro, serão disponibilizadas consultas médicas gratuitas para avaliação clínica de homens acima de 45 anos e a partir de 40 anos, com histórico familiar da doença, no 5º Centro de Saúde e no Subúrbio Ferroviário. A ação se estende em benefício da população masculina nas cidades de Jequié, nos dias 27 e 28, e Ribeira do Pombal, nos dias 21 e 22, onde a Fundação José Silveira mantém, respectivamente, a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu e o Hospital Geral Santa Tereza.

O câncer de próstata é considerado um problema de saúde pública: o número de mortes ultrapassou 12.700, no ano de 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). É o segundo mais comum entre os homens, superado apenas pelo câncer de pele não melanoma, com a projeção de 60.180 novos casos no Brasil, em 2012. Na Bahia, dos 7.980 novos casos de câncer previstos para 2012, estima-se 2.930 foram de tumor na próstata. A próstata é uma glândula masculina situada na parte baixa do abdômen. No toque retal, o médico apalpa a região para identificar se há algum endurecimento ou algum tipo de anomalia.

Jaques Wagner e 400 filiados estão impedidos de votar em eleição do PT

Figura central do Partido dos Trabalhadores na Bahia, sendo o maior representante da sigla no Estado, o governador Jaques Wagner pode não participar da decisão em torno do Processo de Eleições Diretas (PED) que vai escolher no próximo domingo as novas direções nacionais, estaduais e municipais.

No diretório estadual disputam cinco candidatos, com uma tendência favorável para Everaldo Anunciação. Além do chefe do poder Executivo baiano, cerca de 400 filiados não estariam aptos  a votar. A notícia surpreendeu as hostes petistas, gerando desconforto para o governador.

Consta que os integrantes do PT precisariam encaminhar em tempo hábil para a executiva nacional algumas informações, que permitiriam a emissão de boletos para pagamento. Os dados teriam que ser cadastrados até o último dia 30, com objetivo de regularização no Sistema de Arrecadação de Contribuição Estatutária.

O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, explicou que foi um erro da executiva nacional, que não teve tempo operacional para emitir os boletos. “Ganhamos um recurso, por unanimidade, e a direção nacional acolheu, mas ainda não teve condições operacionais para emitir os boletos. Nós estamos propondo que façamos daqui”, disse.

A situação reverberou na crítica feita pelo candidato da oposição no PED, o jornalista Ernesto Marques, que destacou o que considera uma “política deliberada de desorganização do PT”. “A nossa discussão não é ética, nem moral, mas o partido está fragilizado na sua forma organizativa”, disse para a reportagem da Tribuna.

Identificação biométrica será usada em 37 cidades baianas nas eleições

Em Cândido Sales, eleitores já fazem o cadastramento biométrico

O sistema utiliza as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, além da assinatura digital e foto com medidas da face, para evitar fraudes do processo. Cerca de 600 mil eleitores na Bahia, 6% do total no estado, escolherão seus representantes políticos com mais segurança a partir do ano que vem. Eles, que integram 15 zonas eleitorais espalhadas em 37 municípios baianos, vão utilizar a biometria nas eleições de 2014. O sistema utiliza as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, além da assinatura digital e foto com medidas da face, para evitar fraudes no processo.

A informação foi confirmada pelo diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), André Beserra, em entrevista ontem à rádio CBN, no programa Salvador 1ª Edição. Ele conta que a identificação biométrica foi implementada na Bahia em 2009, com os eleitores da 200ª Zona Eleitoral, sediada em Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador.

“O procedimento, que é feito através de uma ‘revisão do eleitorado’, já está sendo implementado em 35 cidades, faltando iniciar apenas em Alagoinhas e Itagibá. A nossa meta é concluir todas as regiões até março”, informa. Segundo Beserra, a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que todos os eleitores brasileiros estejam votando através da identificação biométrica até 2020.

Além do aumento de eleitores utilizando esse novo sistema, a eleição de 2014, que vai eleger presidente, governador, dois senadores, deputado estadual e federal, terá outra novidade no estado. “Estamos com um projeto piloto para transmitir remotamente os votos de todos os locais de votação de duas zonas eleitorais: 11ª e 15ª. Com isso, vamos acelerar a divulgação dos resultados”, revela o diretor-geral do TRE-BA.

Ele ainda conta outra possível mudança para o pleito do ano que vem: “Existem rumores que o voto em trânsito, para pessoas que estão fora do seu domicílio eleitoral, poderá ser feito também em municípios com mais de 200 mil habitantes. Na Bahia, Feira de Santana e Vitória da Conquista entram na lista, por exemplo”. Enquanto as diretrizes para as próximas eleições não são divulgadas, o TRE-BA está focado em convocar os eleitores para regularizar a situação junto ao órgão.

“Infelizmente, as pessoas ainda deixam tudo para cima da hora. Na última semana antes da eleição passada, por exemplo, realizamos cerca de 250 mil atendimentos”, conta ele, ressaltando que a estrutura do órgão está disponível durante o ano todo para atendimentos como inscrição, transferência de título e segunda via de documento. O TRE-BA conta com sete postos de atendimento em Salvador: sede do órgão (CAB), SAC (Barra, Cajazeiras, Comércio, Iguatemi e Periperi) e Casa de Justiça e Cidadania (Shopping Baixa dos Sapateiros).

Câncer de próstata é alvo da campanha Novembro Azul

O mês de novembro bate à porta, quando comemoramos o Dia Mundial do Diabetes. Apesar de a celebração ser no dia 14 de novembro, haverá várias iniciativas em diversas cidades do país durante todo o mês.
Serão envolvidos associações, comunidades, hospitais e empresas como a Roche. Inclusive a companhia é parceira da ADJ Diabetes Brasil que fará várias iniciativas, entre elas conseguirá iluminar com luz azul cinco pontos turísticos, a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras, o Obelisco do Ibirapuera, os Arcos do Viaduto do Chá e o Lago do Ibirapuera. Para essas ações conta com a parceria das prefeituras.
Além disso, estão sendo realizadas campanhas de detecção de diabetes dentro de alguns shoppings, entre 18 e 21 de outubro, houve campanha com testes de glicemia e orientação de diabetes, no Super Shopping Osasco. De 24 a 28 de outubro, a ADJ esteve presente no Shopping Boulevard Tatuapé para realizar testes de glicemia gratuitos, acompanhados de orientação em diabetes e divulgação do trabalho da instituição. Já de 8 a 12 de novembro, a mesma campanha será realizada no Shopping West Plaza.Além disso, haverá a exposição de fotos "Eu sou mais um. Eu sou um só." realizada pela fotógrafa Mariana Tiemi Ueno, que retratará atividades com grupo de crianças, realizadas dentro da instituição. No dia 14 de novembro, a detecção de diabetes estará na Estação Metrô Brás.
Em parceria com a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD), haverá detecção do diabetes e de complicações, além de transmitir informações com relação à condição e se constatado algum valor de glicemia acima do esperado, a equipe de voluntários, envolvida na ação, poderá encaminhar para hospitais que podem dar a assistência necessária. Esta ação acontecerá no dia 11 de novembro, entre 8h e 17h, no Colégio Cabrini, na Rua Madre Cabrini, 36, na Vila Mariana.
São esperados 10 mil pessoas para realização de testes de glicemia, exames de colesterol, hemoglobina glicada, microalbuminúria, avaliação dos olhos, dos pés e da boca, além de avaliações de atividade física, de risco cardiometabólico, fisioterápico, de nutrição; aferição de pressão arterial, palestras educativas. Para isso, conta com 1.000 voluntários, divididos por área.
Aproveite a oportunidade desse mês de conscientização sobre o diabetes e busque cada vez mais o melhor controle glicêmico. Vamos nos unir nessa onda azul, disseminando a importância do controle da doença e que, dessa forma, é possível viver de bem com a vida com o diabetes. 

Justin Bieber nega ter feito sexo com brasileira que o filmou

Depois de ter sido filmado enquanto dormia por uma modelo brasileira, Justin Bieber contou a amigos que não fez sexo com a jovem. A informação foi divulgada pelo site "TMZ" nesta quinta-feira. Na noite dessa quarta, o vídeo com o nome "Justin Bieber sleeping with Prostitute in Brasil", ou seja, "Justin Bieber dormindo com uma prostituta no Brasil", levantou a suspeita. 

Na filmagem, a moça - que não seria garota de programa - mostra o cantor dormindo e também se filma, mandando um beijo para a câmera. Segundo os representantes de Bieber, as imagens teriam sido feitas em uma festa dada por Bieber na casa em que o rapaz alugou no Rio de Janeiro, no domingo, após o show realizado na Praça da Apoteose. 

Ainda segundo os representantes do artista, ele caiu no sono ao final da festa e acabou sendo filmado pela convidada./Voz da Bahia  

Paulo Souto silencia sobre gesto de Geddel, que deu preferência à candidatura do democrata

Paulo Souto silencia sobre gesto de Geddel, que deu preferência à candidatura do democrata
O ex-governador Paulo Souto (DEM) continua sem comentar o processo eleitoral de 2014 na Bahia, ao contrário de outros integrantes da oposição a Jaques Wagner, como Geddel Vieira Lima (PMDB), João Gualberto (PSDB) e José Carlos Aleluia (DEM), que participam mais abertamente do debate sobre o pleito do próximo ano. 

Enquanto os três últimos decidiram assumir publicamente suas pré-candidaturas ao governo baiano, o antigo chefe do Executivo estadual adotou uma postura completamente contrária, praticamente um voto de silêncio. Em entrevista nesta quinta-feira (7) ao Bahia Notícias, Souto não respondeu sobre a oferta de Geddel, que deu preferência ao democrata para ser o “candidato das oposições”. O peemedebista disse que abdica de sua candidatura, caso o ex-governador manifeste desejo de disputar o cargo. “Não vou falar sobre isso”, resumiu.
Ao ser questionado se concordava com a nota emitida esta semana pela direção estadual do Democratas – na qual a legenda definia como “prioridade” lançar uma candidatura própria ao governo em 2014 – Souto respondeu: “O partido botou a posição dele. É essa. Vou discutir a nota do partido?”. 

Ponto de discordância entre as forças da oposição, o período de decisão sobre o lançamento do possível candidato único é encarado pelo ex-governador como “uma discussão um pouco sem sentido agora” e não considerou “determinante” a indicação de um oposicionista imediatamente depois da escolha do PT, marcada para o dia 30 de novembro. “Acho que é uma questão de circunstância; tem que olhar o ambiente em torno. 

Ma não acho que isso seja determinante para uma posição. É um fator que será levado em consideração, mas a priori não é determinante”, declarou. Apesar de dizer que está “por fora” do debate, Souto tem se posicionado sobre política constantemente em sua fan page no Facebook, com críticas ao governo estadual em diversos aspectos, e já ganhou até uma página chamada Aceita Paulo Souto. / Bahia Notícias

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Filho mata mãe a pauladas, corta a cabeça e coloca dentro de bacia

O crime foi registrado na tarde de segunda-feira, 4 de novembro, na comunidade da Jaqueira, a 6 km de Teófilo Otoni. Segundo a polícia, Maurício Rainer de Oliveira, 30 anos, é suspeito de ter matado sua mãe, Nelcimaria Rainer de Oliveira.

Populares acionaram a PM que, ao chegar no local, encontrou o corpo da vítima caído com muito sangue pelo chão e sem a cabeça. Depois de uma averiguação, a cabeça da mãe foi encontrada dentro de uma bacia em outro cômodo.
O suposto autor aparenta ter problemas mentais. Ele foi preso e encaminhado à delegacia. A comunidade ficou chocada com o crime. Por Teófilo Otoni Notícias

Governo gasta três vezes mais em propaganda do que em segurança pública, diz deputado

politica news
Na sessão plenária desta quarta-feira 6, o deputado Luciano Simões (PMDB) apresentou dados disponibilizados pelo próprio Governo do Estado em seu sistema FIPLAN, os quais comprovam o baixo investimento em áreas prioritárias como saúde, educação e saneamento durante este ano. Além disso, os números mostram que o governo petista gastou em publicidade e propaganda valor três vezes maior do que investiu em segurança pública. 

De acordo com dados, o governo investiu apenas 4,62% do previsto, sendo que as áreas prioritárias tiveram execução abaixo de 20%. Entre 2007 e 2012, o governo gastou R$ 625 milhões com publicidade e propaganda enquanto, no mesmo período, foi gasto apenas R$ 287 milhões com segurança pública. Este ano, já foram registrados 168 assaltos a banco no estado. 

“Está aí a justificativa de por que o governo mobilizou toda a sua força para inaugurar a obra federal da Via Expressa. Esses fatos já são por si só uma prova da falência da gestão do atual governo”, disse Simões.

Governo cria cronograma para ações contra o vandalismo em protestos

No segundo encontro com os secretários de Segurança Pública de Rio de Janeiro e São Paulo em um intervalo de uma semana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, definiu um cronograma para colocar em prática ações contra o vandalismo em manifestações públicas. Segundo Cardozo, até o final do mês o grupo de trabalho criado para estabelecer propostas de combate aos atos violentos em protestos irá apresentar sugestões de mudanças na legislação que aumentam as punições contra os vândalos. No dia 25, explicou o titular da Justiça, cada um dos órgãos envolvidos na elaboração das propostas irá apresentar suas sugestões.

Quatro dias depois, o comitê de gestores da segurança pública voltará a se reunir para debater os projetos que terão como objetivo garantir a liberdade de manifestação popular e, ao mesmo tempo, endurecer as punições contra eventuais ilícitos. Durante a reunião de Cardozo com os secretários José Mariano Beltrame (RJ) e Fernando Grella (SP) também foi aprovada a criação de um fórum de diálogo, no qual manifestantes e representantes do Estado possam relatar situações de abuso e um pronto atendimento judicial.
A medida, observou o ministro, visa a resolver com celeridade os incidentes ilegais que surgirem durante manifestações. De acordo com Cardozo, o pronto atendimento judicial será uma espécie de "juizado itinerante em que o juiz fará a apreciação no momento do ocorrido". "Queremos uma justiça rápida", destacou o auxiliar da presidente Dilma Rousseff. Além do ministro da Justiça e dos secretários de Segurança Pública de Rio e São Paulo, também participaram do encontro o procurador-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Rodrigo Janot, o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Souza Neto.

Vereador de Porto Seguro lança sua candidatura a deputado

Dilmo Santiago (PSB) lançou oficialmente, hoje 07/11/2013, no plenário da Câmara de Vereadores, sua candidatura a Deputado. Muito humorado como sempre, o Vereador que usou o pequeno expediente para garantir que os Vereadores fazem seu trabalho e normalmente não são reconhecidos. Dilmo se referia à questão da segurança pública, dizendo que todos os dias faz essa cobrança pela melhoria no policiamento.

O Vereador finalizou seu pronunciamento dizendo que é candidato a deputado nas próximas eleições. Ele só não disse se a Federal ou Estadual. "Senhor Presidente, como o colega Geraldo falou que no ano que vem chegarão muitos deputados de fora para pedir o voto, quero expressar desde já que sou candidato a deputado e sou daqui da cidade.

“Quero aproveitar ainda para pedir seu voto e seu apoio, senhor Presidente”, disse com ar de confiança o. Dilmo Santiago tem posicionamentos polêmicos, mas sempre os defende com segurança e coesão. Outra particularidade que Dilmo vem mostrando é suas alfinetadas em tom de humor.

Justiça suspende contrato da Prefeitura de Belmonte com escritório de advocacia

Justiça suspende contrato sem licitação da prefeitura de Belmonte com escritório de advocacia
A Justiça de Belmonte suspendeu o contrato mantido pela Prefeitura com escritório de advocacia. A medida foi uma solicitação do Ministério Público, indicando irregularidade no contrato de prestação de serviços advocatícios, mantido pela empresa Nogueira Almeida Consultoria e Assessoria Jurídica Ltda.

O juiz Rodrigo Quadros de Carvalho concordou com os argumentos do promotor de Justiça Bruno Gontijo de que a continuidade do contrato poderia gerar prejuízos irreparáveis aos cofres públicos do município. Em sua decisão determinou que o Município de Belmonte está impedido de realizar “qualquer pagamento ou repasse financeiro” à empresa em questão, até “qualquer outra decisão”.

Na ação, o promotor denuncia que a Prefeitura dispensou ilegalmente a licitação para firmar o contrato, cujo pagamento está na ordem de R$ 15 mil/mês. O promotor de Justiça argumenta que a empresa, criada em 2011, não tem condições mínimas de cumprir as exigências traçadas pela Lei de Licitações.

Bruno Gontijo destaca que os documentos apresentados pela empresa - Nogueira Almeida Consultoria e Assessoria - “são incapazes de demonstrarem qualquer capacidade na prestação do serviço, e muito menos qualifica o seu único profissional do setor jurídico a ponto de transformá-lo num profissional de notória especialização”. Segundo a ação, o advogado Antônio Pitanga Nogueira Neto, proprietário da empresa, formou-se em 2006 e agregou aos quadros jurídicos da firma a esposa Naiara Rossana Souza de Almeida, que seria enfermeira.

Seis pessoas morrem e onze ficam feridas em acidente grave na BR-116

A van havia saído de Louveira, em São Paulo, e seguia para Santana do Ipanema, em Alagoas, transportando 16 pessoas. Três crianças ficaram feridas. Seis pessoas morreram e onze ficaram feridas em um acidente grave envolvendo uma van e um caminhão baú na madrugada desta quinta-feira (7), na BR-116, próximo a cidade de Jequié, no sudoeste do estado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 4h30, entre Jaguaquara e Jequié.

As identidades das vítimas que morreram no acidente não foram divulgadas pela polícia. Os feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Via Bahia e encaminhados para o Hospital Geral Prado Valadares. O estado de saúde das vítimas ainda não foi informado.
Segundo a PRF de Jequié, a van modelo Sprinter/Mercedes-Benz, de placa  NMJ 6536, havia saído de Louveira, em São Paulo, e seguia para a cidade de Santana do Ipanema, em Alagoas, transportando 16 pessoas. Ela bateu de frente com um caminhão Volkswagen com placa CYR 5689, de São Paulo, na altura do Km 640, em um trecho conhecido como ”Serra do Mutum”. 

Três crianças que estavam na van e tiveram ferimentos leves. Os corpos foram removidos do local e encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Ainda de acordo com a PRF, entre os seis mortos estão os motoristas dos dois veículos. A polícia técnica irá investigar as causas do acidente, mas, segundo a polícia rodoviária, o motorista da van adentrou a pista contrária em uma ultrapassagem indevida ou após cochilar ao volante./CB

Dia 07 de novembro, dia do radialista

No dia 7 de novembro, comemora-se o Dia do Radialista. O profissional radialista trabalha com os meios de comunicação, especialmente com o rádio, como o próprio nome sugere, embora possa atuar com televisão e afins. Apesar de a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil ter ocorrido em 1922, no estado do Rio de Janeiro, a profissão foi regulamentada apenas em 1978, pela lei 6.615.

Além das transmissões e locuções pelo rádio, o radialista acaba desempenhando diversas outras funções dentro do setor de trabalho, podendo ser responsável, ainda, pelas áreas de direção, roteiro, criação, entre outros. Para que possa desenvolver bem suas atividades, espera-se de um bom radialista a habilidade de prender a atenção do ouvinte, mantendo-o atento ao programa de entretenimento. Para isso, o radialista deve inovar, fazendo uma boa narração esportiva de um jogo, transmitindo as emoções do momento, ou mesmo durante a narração de uma notícia do dia, dando-lhe a seriedade necessária. Ademais, é importante lembrar que o ouvinte não pode ver a pessoa através do rádio, o que torna a sua voz o único instrumento para atrair a atenção. 

Todo aquele que deseje seguir a profissão de radialista deve fazer o curso de Radialismo ou de Rádio e TV, que é uma habilitação dentro do Curso de Comunicação Social e que forma os profissionais que atuam em rádio e televisão. Além disso, de acordo com a lei que regulamenta a profissão, todos os profissionais que pretendem atuar na área devem ter o registro profissional de radialista. Este documento é emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT), habilitando oficialmente o radialista a desempenhar suas funções. 

Outra possibilidade de trabalho na área é a modalidade de radiojornalista, que atua como jornalista nas rádios, encarregando-se da produção e da divulgação de notícias. Para desempenhar esse papel, é necessário ainda o diploma de ensino superior em jornalismo. Para as demais funções, exige-se apenas a certificação de radialista, embora estudar e se aprimorar sempre seja essencial em qualquer profissão, o que, no caso dos radialistas, garante uma transmissão atraente e inovadora nas emissoras de rádio atuais.

Dilma venceria eleições no primeiro turno com ou sem Marina, diz CNT


Ex-senadora como cabeça da chapa teria 22,6%, contra 40,6% da presidente e 16,5% de Aécio

A presidente Dilma Rousseff lidera com folga a corrida presidencial de 2014 e seria reeleita ainda no primeiro turno, mostra a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta quinta-feira (7).

Sem a ex-senadora Marina Silva como candidata do PSB, a presidente tem 43,5% das intenções de voto, contra 19,3% do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e 9,5% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). No cenário em que Marina aparece como candidata do PSB, Dilma tem 40,6% das intenções de voto, contra 22,6% de Marina e 16,5% de Aécio. Nos dois cenários, Dilma ganharia ainda no primeiro turno.

Aprovação pessoal da presidente e do governo Dilma permanece estável em novembro

Dilma também venceria em segundo turno contra quaisquer candidatos, aumentando sua vantagem contra seus adversários. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 45,3% das intenções de voto, contra 29,1% da ex-ministra Marina Silva em um eventual segundo turno entre as duas. Em setembro, na sondagem anterior, Dilma tinha 38,2%, contra 30,5% da Marina.

Quando o rival é o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), Dilma seria reeleita com 46,6%, contra 24,2% do tucano. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 39,6% e Aécio, 26,2%. No cenário contra o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Dilma tem a maior vitória: 49,2% contra 17,5%. Antes, o resultado era, respectivamente, 42,1% contra 17,7%.

Avaliação estável

A pesquisa realizada pelo instituto MDA encomendada pela CNT também mostra que avaliação do governo Dilma ficou praticamente estável em novembro. A avaliação positiva do governo passou para 39,%, ante 38,1% em setembro. A avaliação negativa passou para 22,7%, ante 21,9%.

Em setembro:  Aprovação do governo Dilma sobe para 38,1%, diz pesquisa CNT/MDA

O desempenho pessoal da presidenta foi avaliado como positivo por 58,8% dos entrevistados. O dado mostra estabilidade em comparação à última pesquisa quando o percentual foi 58%. O índice de desaprovação do desempenho pessoal de Dilma é 38,9%.

Foram entrevistadas 2.005 pessoas entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, em 135 municípios de 21 unidades da Federação. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Economia

A pesquisa apontou que 53,7% dos entrevistados se consideraram "muito preocupados" com a inflação. Aqueles que estão "pouco preocupados" são 29,1% e os não preocupados somam 15,5%. Em outra pergunta, o instituto verificou a preocupação dos brasileiros com o crescimento econômico.

Ao todo, 44,1% dos ouvidos se disseram "muito preocupados" com o crescimento da economia, 35,8% "pouco preocupados" e outros 16,9% não estão preocupados.

Com Reuters, Agência Estado e Agência Brasil

BBOM consegue liberação de atividades

Empresa acusada de ser pirâmide financeira obteve decisão favorável quase 4 meses após congelamento; segundo Ministério Público Federal, desbloqueio é parcial. A BBom , negócio de rastreamento de veículos acusado de ser uma pirâmide financeira , obteve a liberação parcial de suas atividades após quase quatro meses de bloqueio. A decisão foi concedida na segunda-feira (4) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede em Brasília.

A BBom, porém, não poderá funcionar da mesma maneira como no passado. O desembargador Reynaldo  Fonseca, responsável pelo caso, liberou apenas duas das sete formas de remuneração aos associados, como são chamados os revendedores da empresa: o "bônus de vendas diretas" e o "bônus de início rápido".

O "bônus de comodato", que garante lucro ao revendedor mesmo sem a garantia de venda do rastreador, continua bloqueado.

Com isso, a BBom poderá, unicamente,  fazer venda direta ao consumidor e pagar bonificações a revendedores pelas indicações de consumidores finais, informou o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), responsável pelas acusações.

"Portanto, não será permitida a prática de pirâmide financeira nos moldes como a empresa praticava anteriormente", diz o órgão, em nota.

Além disso, a liberação é temporária, e terá validade apenas até que o TRF1 decida sobre um segundo pedido de desbloqueio feito pela BBom, que está nas mãos do desembargador Carlos Moreira Alves.

Para o desembargador federal Reynaldo Fonseca,  o bloqueio total das atividades da BBom é indevido pois "algumas das formas de comercialização do produto utilizadas pela impetrante [ a BBom ] não apresentam, de plano, características do denominado esquema de "pirâmide financeira'."


Liberação de verbas

A decisão ainda libera as verbas da empresa para pagamento de fornecedores, dívidas trabalhistas e tributárias devidamente comprovadas, água, luz e materiais "necessários para o funcionamento da empresa". O MPF-GO havia conseguido o congelamento de R$ 300 milhões das contas do grupo Embrasystem – dono da marca BBom – e de seus sócios.

A medida, entretanto, não derruba um segundo congelamento, determinado pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo em agosto, onde a BBom também é alvo de investigações.

JUCURUÇU: Palestra sobre câncer de mama reuniu centenas de pessoas no auditório Valdemar José Nogueira

O CÂNCER DE MAMA ocupa hoje lugar de destaque na literatura médica por incidência crescente e elevada taxa de mortalidade entre mulheres brasileiras no Brasil, Atualmente, estima-se a incidência anual de 40.000casos novos, acarretando aproximadamente 4.000 óbitos por ano apesar de ser um tumor MALIGNO, é uma doença CURÁVEL se descoberta a tempo.

Os principais fatores que contribuem para o DIAGNÓSTICO TARDIO são:
Medo de mutilação acarretada pela mastectomia; desconhecimento das reais possibilidades de cura e do tratamento conservador pouca ênfase ao auto-exame e à mamografia.
 
FATORES DE RISCOS para o desenvolvimento do Câncer de Mama:
Sexo
Idade
Hereditariedade
Primeira gestação após os 30 anos de idade;
Mulheres que nunca amamentaram;

Menarca precoce (primeira menstruação) e menopausa tardia (última menstruação);

Tabagismo;
Obesidade;
Sedentarismo;
Terapia de reposição hormonal por mais de 10 anos.
Edema (inchação);
Retração da pele (covinha);
Pele em “casca de laranja”;
Eritema (vermelhidão);
Alteração da aréola;
Ulceração;

Sangramento ou desvio do mamilo.

Edema (inchação);
Retração da pele (covinha);
Pele em “casca de laranja”;
Eritema (vermelhidão);
Alteração da aréola;
Ulceração;
Sangramento ou desvio do mamilo.

AUTO-EXAME
 
Na frente do espelho 1. Fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas. Observe a forma, a cor e a textura da pele. 2. Levante os braços devagar observando atentamente a imagem projetada no espelho para verificar se há mudanças na forma ou no contorno dos seios. 3. Coloque as mãos na cintura, contraia os músculos do peito de modo a empurrar as mamas para frente, (sentindo o esforço dos músculos peitorais), e observe novamente se há mudanças na forma ou no contorno dos seios; 
No Chuveiro:
 
1. Levante seu braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça.
2. Com a mão direita ensaboada junte os dedos e vá apalpando o seio esquerdo, Comprimindo-o contra o tórax.
3. Repetir a apalpação com a mama oposta: com o braço direito colocado atrás da
cabeça, apalpar o seio direito com a mão esquerda, sempre fazendo movimentos circulares ao redor do seio, pressionando cada parte do mesmo.
 
Deitada na Cama: deite-se de costas em uma posição confortável e coloque um travesseiro debaixo de seu ombro direito. Com a mão esquerda examine toda a sua mama direita e depois inverta o processo.

Fazendo o mesmo com a mama oposta, sempre com movimentos circulares ao redor do seio. Por último, aperte delicadamente seus mamilos (bico do seio) e observe se sai  Algum líquido.
 
Mamografia. A mamografia é um exame radiológico feito mediante compressão das mamas, requisito essencial para o sucesso do exame. A mamografia é capaz de detectar um nódulo (menor que 1 cm) antes mesmo que ele se torne palpável.  Quando o diagnóstico é feito dessa forma, ainda no início da formação do tumor, as chances de cura se tornam muito maiores, descartando a necessidade de retirada da mama para o tratamento.

Os resultados da mamografia não atestam se o tumor é maligno, apenas sugerem o
Diagnóstico. Somente a biópsia com exame anatomopatológico pode dar o diagnóstico de Certeza.

ATENÇÃO! Não entre em Pânico! Lembre-se que a maioria dos nódulos encontrados nas mamas são tumores benignos, como por exemplo, os cistos e os fibroadenomas.  Os cistos são nódulos dolorosos que aumentam de volume antes da menstruação e os fibroadenomas são nódulos móveis à apalpação que podem ser facilmente retirados por meio de uma pequena cirurgia, geralmente feita com anestesia local.
 
Lembramos que o auto-exame da mama é apenas uma das três maneiras recomendadas para identificar o câncer da mama em seus estágios iniciais. É preciso enfatizar a  Necessidade de também ser feita a consulta de enfermagem e ou médica anual para orientação preventiva e a mamografia.

Secretaria Municipal de Saúde de JUCURUÇU

Atenção Básica: Prefeita: Uberlândia Carmos - Secretária de Saúde: Siderlândia Carmos
 Coordenação: Caio Rodrigues Santos. Enfermeira ESF1: Gleida Danese



Novembro  AZUL na Luta Contra o Câncer de Mama - Essa é a cor da PREVENÇÃO


Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.