Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 15 de setembro de 2018

Prefeito de São Mateus é cassado pelo TSE e município terá nova eleição Prefeito de São Mateus é cassado pelo TSE e município terá nova eleição



Prefeito de São Mateus é cassado pelo TSE e município terá nova eleição

O prefeito de São Mateus-ES. Daniel Santana Barbosa, popularmente conhecido como Daniel da Açaí, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde de quinta-feira (13). A decisão ainda determina a realização de novas eleições no município.

A decisão é resultado de uma avaliação monocrática da Ministra Rosa Weber, confirmando a sentença do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo(TRE-ES) em outubro de 2017.

O parecer refere-se ao crime de abuso de poder econômico realizado pela chapa vencedora, formada por Daniel da Açaí e o vice-prefeito, José Carlos do Vale. Segundo a decisão, eles distribuíram água e caixas d’água à população durante o período eleitoral.

Em agosto de 2018, o vice-prefeito, também condenado na decisão, faleceu em decorrência de complicações pós-cirúrgicas. Quem assume o mandato provisório é o atual presidente da Câmara de Vereadores do município, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB).

Daniel do Açaí

O prefeito cassado, Daniel da Açaí, afirma que ficou sabendo da decisão através das redes sociais. “Confesso que fiquei surpreso. Essa decisão é resultado de uma manobra política daqueles que perderam nas urnas, mas tentam vencer na justiça”.

Daniel da Açaí ainda revela que vai continuar trabalhando para a periferia do município, dentro ou fora da Prefeitura./folhavitoria

Membros da Academia Teixeirense de Letras são premiados na Itália



Membros da Academia Teixeirense de Letras são premiados na Itália

Dois membros efetivos da Academia Teixeirense de Letras (ATL) acabam de ser premiados na Itália. Trata-se dos acadêmicos Almir Zarfeg e Elias Botelho, que brilharam na 17ª edição do “Prêmio Internacional de Poesia, Prosa e Artes Figurativas”.

O concurso de literatura e artes plásticas, que é realizado anualmente pela Accademia Il Convivio, contou com a participação de 1.037 candidatos inscritos, dos quais 984 italianos e 53 estrangeiros que se expressam em línguas neolatinas, como espanhol, francês e português.

Almir Zarfeg vai receber o “Primeiro Prêmio Absoluto” na categoria “Coletânea de poesia inédita em língua portuguesa”. Ele concorreu com “A Nuvem”, sua autobiografia na forma de um poema longo.

Elias Botelho, por sua vez, vai receber o “Primeiro Prêmio Absoluto” na categoria “Conto em língua portuguesa” pelo texto inédito “Amostra Grátis”.

A cerimônia de premiação vai acontecer às 9h30 do dia 28 de outubro de 2018, em Giardini Naxos, Sicília, no sul da Itália.

“Esta conquista representa muito para mim e para minha trajetória literária”, comemorou Zarfeg, que no último mês de junho foi reeleito presidente da ATL.

Elias Botelho, que é conselheiro da ATL, afirmou que a conquista significa prestígio também para a instituição literária teixeirense./TN

Eunápolis: Prefeito Robério Oliveira Vira Réu Em Ação De Improbidade Administrativa Ajuizada Pelo MP



O prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), se tornou réu em uma ação civil de  improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Estadual da Bahia, por  irregularidades na contratação de artistas para eventos no município.

Segundo a denúncia, três empresas seriam responsáveis para intermediar a contratação de artistas sem licitação.

Corpo de desconhecido é encontrado em fazenda próximo a Teixeira



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, grama, sapatos e atividades ao ar livre

O corpo de um desconhecido foi encontrado na manhã deste sábado, 15 de setembro, em meio a uma área de pastagem  entre Teixeira de Freitas e Duque de Caxias.

As polícias militar e civil juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT, estiveram no local para os trabalhos de perícia e levantamento cadavérico.

O corpo  de um   jovem moreno claro  trajando camisa gola polo branca e bermuda jeans descorada apresentava duas perfurações de arma de fogo.  No braço esquerdo há uma tatuagem com o nome Kessia.

Populares comentaram que a vítima é moradora de Nova Lídice, distrito de Medeiros Neto, mas a polícia não confirmou o fato.

O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas, onde vai ficar aguardando a chegada de algum familiar para fazer o reconhecimento e autorizar a perícia./bahiaextremosul

Por falta de apoio, Collor renuncia à disputa pelo governo de Alagoas



Resultado de imagem para Fernando Collor CHORANDO


O senador e ex-presidente da República Fernando Collor (PTC) anunciou, por meio de um vídeo, na noite desta sexta-feira (14), que desistiu da candidatura ao governo de Alagoas. O motivo alegado da renúncia foi a falta de "reciprocidade" do grupo de oposição a qual ele integra.

No vídeo divulgado, Collor alega que a candidatura dele surgiu porque foi procurado por um grupo político do estado que teria "feito apelo" para que aglutinasse e liderasse uma frente de oposição.

"Todos sabem do meu destemor. Cumpro com minha palavra, mas peço reciprocidade. Na ausência dela, perde sentido a missão a mim atribuída, e perde a candidatura o significado da existência. Deixo portanto a condição de candidato ao governo, ficando meu muito obrigado aos colaboradores e correligionários", disse.

Antes de anunciar disputa pelo governo, Collor chegou a se anunciar candidato à Presidência da República, mas acabou tendo a candidatura barrada pela direção nacional do PTC.

Cenário desfavorável

Collor era o segundo colocado em intenções de voto na disputa. Segundo levantamento do Ibope, divulgado no dia 16 de agosto, Collor tinha 22% das intenções de voto, contra 46% do atual governador Renan Filho (MDB).

Um dos pontos mais controversos da campanha foram os apoios conseguidos por Collor, entre eles o PSDB, que tinha o candidato a vice-governador na chapa, Kelmann Vieira. O apoio dos tucanos, entretanto, rachou o partido. O candidato tucano ao Senado, Rodrigo Cunha, e o ex-governador Teotonio Vilela Filho, afirmaram que não votariam em Collor.


Segundo a assessoria de Fernando Collor, por ora não há a informação se um nome irá substituir o candidato na disputa. A chapa não é obrigada a oficializar necessariamente o vice como o novo candidato.

Eleições 2018 - Após críticas de adversários, Rui diz que liberou mais de 800 leitos para central de regulação



Resultado de imagem para rui costa


Alvo de severas críticas sobre o funcionamento da rede pública de saúde na Bahia, o governador e candidato à reeleição Rui Costa (PT) afirmou em nota, nesta sexta-feira (14), que o estado conseguiu liberar 800 leitos hospitalares nos últimos três meses.

O tempo de espera na Central de Regulação para casos de média e alta complexidade tem sido duramente criticado pelo candidato Zé Ronaldo (DEM), principal adversário de Rui, que chegou a apelidar o serviço como “fila da morte”.

Rui, por sua vez, afirma que “com o início de operação do novo Centro de Hemodiálise do Subúrbio, 206 leitos foram liberados, somados aos 300 que ficaram livres por conta do programa estadual de desospitalização (internação domiciliar), e mais os 300 na área de ortopedia, liberados entre a enfermaria no Hospital Geral do Estado (HGE) e os mais 102 leitos abertos no Hospital Alayde Costa”.

“A regionalização da saúde, com implantação de 19 policlínicas, inauguração de sete novos hospitais e a abertura de 1,5 mil novos leitos já é realidade na Bahia. 

Agora, vamos ampliar e avançar com o processo de modernização na nova central de regulação, que prevê monitoramento de todas as unidades, com prontuários eletrônicos”, acrescentou o petista citar o processo para implantação da nova Central Estadual de Regulação (CER).

Segundo ele, a estrutura vai reunir e ordenar todos os dados incluindo os pedidos de exames, avaliações com especialistas, internações em enfermaria ou UTI e procedimentos cirúrgicos dos 417 municípios da Bahia. Ele explica que desde 2015, foram abertos mais de 1,5 mil leitos na rede própria do estado. O número total de leitos sob gestão estadual atualmente é de 8.028 leitos, o que representa um crescimento de 580% em relação ao ano de 2007.

“A fila da regulação foi reduzida ao longo dos últimos anos, e nossa meta é garantir cada vez mais rapidez no atendimento médico. Para isso, é fundamental criar novos leitos, investir em tecnologia e na assistência básica de saúde”, disse o governador.

PRE de Teixeira de Freitas promove competições de tiro e futebol entre policiais da região




O 4° Pelotão da Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Itabuna (CIPRv), que fica na cidade de Teixeira de Freitas realizou, na manhã desta sexta-feira (14), a Primeira Competição de Tiro Policial com a participação de militares da própria unidade, 8° Batalhão de Polícia Militar de Porto seguro, Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Sul), Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Mata Atlântica), Companhia Independente de Policiamento de Guarda e das seguintes Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM): 44ª/Medeiros Neto, 87ª/Teixeira de Freitas, 88ª/Mucuri e 89ª/Alcobaça.


A Polícia Rodoviária Federal em Teixeira de Freitas também participou da competição, que aconteceu no Clube de Tiro de Teixeira de Freitas. Cada unidade foi representada por um competidor na modalidade ‘tiro rápido com alvos móveis’.


O evento faz parte das comemorações do Dia do Soldado, que havia sido adiado para meados do mês de setembro e conta com a participação do comandante da CIPRv, major Edson José Ferreira de Brito Júnior. O encerramento será neste sábado (15), no Clube da Apratef (Associação dos Praças Policiais Militares do Extremo Sul), com a realização de um torneio de futebol, com todas as unidades.


Os vencedores da competição de tiro foram o soldado Gabriel Malta, da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, cabo Ferreira, da 44ª CIPM de Medeiros Neto e soldado Robson, da 88ª CIPM de Mucuri. Na competição conhecida como ‘duelo’, quando os participantes de dois em dois fazem uma disputa mata-mata, isto é, quando o perdedor é imediatamente eliminado, o vencedor foi o soldado Alcântara, da 44ª CIPM.


“Agradeço ao major Brito Júnior por estar incentivando e prestigiando esta competição comemorativa do Dia do Soldado”, disse o comandante do 4° Pelotão da PRE, capitão Ademir Barbosa, acrescentando que o objetivo do evento, além da confraternização, é incentivar a prática do tiro entre os policiais./bahiaextremosul

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

"Derrota final: 4 ministros votam contra Lula e recurso no STF deve ser rejeitado"


Ex-presidente Lula cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Polícia Federal, em Curitiba. | Mauro Pimentel/ AFP


"Fachin, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Toffoli já votaram. Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso vão acompanhar os colegas, formando maioria.

"Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já votaram contra um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reverter a decisão da própria corte que, em abril deste ano, negou o habeas corpus ao petista.

O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e deverá ser concluído nesta sexta-feira (14), quando o resultado seria oficialmente divulgado.

Mas um pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski adiou o anúncio, obrigando que o recurso seja julgado no plenário da Corte de forma presencial."

Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já votaram contra um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reverter a decisão do STF que, em abril deste ano, negou o habeas corpus ao petista. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte e deverá ser concluído nesta sexta-feira, 14, quando o resultado será oficialmente divulgado.

Na madrugada do dia 5 de abril, por seis votos a cinco, os ministros rejeitaram um pedido preventivo do petista, que foi preso naquela mesma semana, em 7 de abril. Lula cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro desde então, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

O julgamento no plenário virtual não é público e só pode ser acompanhado em tempo real pelos próprios gabinetes do STF. O Broadcast Político, plataforma de notícias em tempo real do Grupo Estado, apurou que Edson Fachin, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli já votaram contra o recurso de Lula. O ministro Gilmar Mendes também deverá seguir os colegas, assim como o ministro Luís Roberto Barroso, formando assim maioria contra o recurso de Lula.

O recurso contra a decisão do plenário da Corte foi apresentado ao final de junho, nas vésperas do recesso judiciário. No pedido, a defesa do petista requeria que o processo fosse levado para julgamento no plenário físico ainda em agosto.

Os defensores do ex-presidente afirmam que o STF decidiu pela "possibilidade" da execução de pena após condenação em segundo grau, não sendo ela "automática".
Após ser condenado em primeira instância, Lula teve a condenação confirmada em segundo grau neste ano, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que elevou sua pena no caso do triplex do Guarujá (SP) para 12 anos e um mês.
Votação

No plenário virtual, a análise do pedido é feita eletronicamente pelos 11 ministros da Corte. Como o acesso ao ambiente de julgamento é remoto, a apresentação dos votos pode ocorrer a qualquer momento dentro do prazo.

Se todos votarem antes da data final, o resultado já poderá ser conhecido previamente - mas isso só acontecerá quando o último dos ministros apresentar sua posição. Pelas regras, o relator, neste caso Fachin, foi o primeiro a apresentar o voto.

Ex-prefeito Beto Pinto é denunciado por forjar estado de emergência e desviar R$ 5 milhões dos cofres públicos



Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem teve acesso a uma denúncia protocolada no MPF (Procuradoria da República em Teixeira de Freitas) - Notícia de Fato n° 1.14.013.000102/2015-20, que "trata-se de representação elaborada por cidadão do município de Medeiros Neto/Bahia, reportando ilegalidades atribuídas ao ex-prefeito Adalberto Alves Pinto, e ao secretário de administração Eliezer Vieira Lima, ambos da gestão 2009/2012 pela prática de supostas fraudes e desvios de verbas repassadas pelo Ministério da Integração Nacional (MI), no ano de 2010, em razão de situação de emergência que acometeu citado município, por força de chuvas torrenciais e inundações que causaram prejuízos patrimoniais e pessoais aos cidadãos e bens públicos da região.

Narra o denunciante que os gestores representados valeram-se da justificativa da catástrofe natural para celebrar junto ao MI o convênio SIAFI n° 662010, através do Termo de Compromisso nº 0435/2010, cujo objeto seria a recuperação de vias e prédios públicos e a reforma de estradas vicinais e unidades habitacionais que sofreram danos decorrentes das fortes chuvas ocorrentes no município em meados do ano de 2010. Entretanto, aduz a representação que o quadro emergencial foi forjado pelos gestores como pretexto para obtenção do repasse Federal e que, em verdade, não se configurou qualquer estado de emergência em Medeiros Neto naquele período.


Para além disso, alega que os recursos recebidos pelo MI foram desviados e objeto de malversação pelos gestores, os quais promoveram procedimentos de dispensa de licitação para a contratação das obras públicas de reforma, restando contemplada com o contrato empresa titularizada por pessoa da família do ex-prefeito Adalberto Alves Pinto (Beto Pinto), precisamente o sócio Franco Baldo de Salles, que seria cunhado do sobrinho do ex-gestor. Mais ainda, os valores do convênio não teriam sido aplicados nas obras respectivas, tampouco concluídos os serviços contratados, ao passo que toda a verba foi sacada da conta da Prefeitura apenas um mês depois de creditada, evidenciando pagamento antecipado de serviço não prestado".

Conforme Despacho, a denúncia foi feita por um cidadão idôneo de Medeiros Neto, que revoltado com o nítido desvio de dinheiro público realizou, a denúncia, que também foi feita pelo vereador Cabral, de Medeiros Neto, que, em Sessão da Câmara Municipal, apresentou documentos e pediu providências ao Ministério Público. O vereador mostrou sua revolta com a família Pinto, que há anos vem se envolvendo em corrupção na região.


Na denúncia, há indícios de desvios em torno de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), sacados na boca do caixa, muito antes das supostas obras terem início. As notas que seguem mostram como o antigo gestor Beto Pinto justificou as obras que, além de superfaturadas, conforme a denúncia, nunca nem saíram do papel.

Segundo a "Obra nº 001 (recuperação e reconstrução de estradas vicinais), foram gastos R$ 916.057,66. Na "Obra nº 002" (recuperação e reconstrução de estradas vicinais), foram gastos R$ 980.792,25, além de uma nota menor da mesma obra, no valor de R$ 72.796,65. A "Obra n° 003", também de recuperação de estradas vicinais, consta o valor de R$ 603.150,00. A "Obra n°   004, custou R$ 796.389,25. A "Obra n° 005", custou R$ 1.145.892,25 e a "Obra n° 006, o valor de R$ 501.214,48.

Todas as notas foram emitidas pela empresa Ala Empreendimentos e todos os "serviços" foram justificados a partir da portaria nº 678, de 03 de agosto de 2010, da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto. Além de outros documentos, consta na referida denúncia, cópia de dois cheques emitidos pela Prefeitura de Medeiros Neto, e que foram sacados na boca do caixa, somando-se aproximadamente R$ 5 milhões.

Esse não é o primeiro escândalo do ex-prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto, que também foi denunciado em rede nacional pelo escândalo da ponte que "leva o nada a lugar nenhum". "Uma população carente, com poucas oportunidades, e ainda vem gestores como esses e assaltam os cofres públicos. Lamentável. Esperamos uma resposta do Ministério Público Federal, já que essa obra foi em convênio com o Ministério da Integração Nacional, e também uma resposta dos demais órgãos competentes", disse o denunciante.


Nossa equipe de reportagem tentou contato com o ex-prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto, mas, não conseguimos falar com o mesmo./Liberdadenews

"Damiãozinho" é encontrado morto ao lado de bicicleta próximo à Costa do Atlântico em Nova Viçosa



Nova Viçosa: Na noite da última quinta-feira, 13 de setembro, a Central de Polícia Militar foi acionada e informada da localização de um corpo, que estava em uma estrada, próximo à praia Costa do Atlântico, em Nova Viçosa. Populares encontraram o corpo por volta das 21h00 e acionaram a PM, que deslocou uma guarnição para o local, confirmando o fato e preservando a área até a chegada da Polícia Civil.

BHUZ4055.JPG

O plantão territorial de Teixeira de Freitas autorizou remoção e o corpo foi encaminhado para o IML de Teixeira de Freitas. A vítima foi identificada apenas como pelo vulgo de "Damiãozinho", que é um velho conhecido da Polícia, tendo diversas passagens por furtos e roubos. Segundo informações levantadas por nossa equipe de reportagem, a vítima também tinha envolvimento como o tráfico de drogas.

HRUN0812.JPG

Até a manhã desta sexta-feira (14), nenhum documento da vítima havia sido entregue à Polícia Civil. O caso já está sendo investigado pelo delegado titular de Nova Viçosa, Marco Antônio Neves, e sua equipe./LiberdadeNews

"Tiago Sarará" é executado a tiros dentro de casa no Bairro Abrão em Nova Viçosa



Nova Viçosa: A violência que fez uma vítima nas últimas horas de quinta-feira (13), em Nova Viçosa, voltou a dominar a cidade. Nas primeiras horas desta sexta-feira, 14 de setembro, mais uma pessoa foi assassinada a tiros. Desta vez o crime aconteceu no interior de uma residência, localizada na Rua São Pedro, no Bairro Abraão. A vítima foi identificada como sendo, Tiago Barbosa da Conceição, vulgo "Tiago Sarará".


Tiago foi alvejado e morreu ao lado da cama onde dormia. A vítima, que tinha ligações com o tráfico de drogas, era autor de diversos furtos e roubos ocorridos na cidade, e já possuía passagem pela Polícia. O delegado titular de Nova Viçosa, Marco Antônio Neves, já trabalha nas investigações do crime. O corpo de Tiago Sarará foi removido para o IML de Teixeira de Freitas, onde será submetido a necropsia ainda nesta sexta-feira.

A Polícia irá investigar também uma possível ligação entre o homicídio de Tiago e a execução de Damiãozinho, encontrado morto na noite da última quinta-feira. Ambos eram traficantes e autores de muitos furtos e roubos na cidade. Como o tráfico de drogas geralmente "condena" roubos em suas áreas de domínio, a dupla pode ter sido morta por estar chamando a atenção da Polícia.

aabra.JPG

A equipe do delegado Marco Antônio Neves já colhe detalhes sobre os crimes. Inquéritos policiais foram instaurados para investigar os crimes./LiberdadeNews

BR-101 | Acidente com caminhão e carro de passeio entre Itamaraju e Teixeira deixa um morto



Itamaraju/Teixeira: Colisão entre carro de passeio e caminhão deixa uma pessoa morta e duas feridas


Um acidente envolvendo um caminhão e um carro de passeio, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (14), no KM-839, na BR-101, deixou um homem morto e outros dois feridos.

Segundo informações o acidente ocorreu em um  trecho entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas. Um veículo Citroen, de placa policial MRN-6810, licenciada em Mucurici-ES, que era conduzido por Alexandro Candido de Jesus (36 anos), rodou na pista e colidiu em um caminhão CVP-8170, licenciado em Vitória – ES.

Com o forte impacto, o carona do veículo de passeio identificado por  Kleber Barbosa de Andrade (36 anos), veio a óbito no local. Já o motorista do caminhão foi encaminhado para o hospital com ferimentos leves. O motorista do Citroen apresentou ferimentos e também foi resgato, onde permanece internado no HMI.

Não há informações sobre as circunstâncias da colisão. O trânsito no local ficou parcialmente parado e após a retirada dos veículos da via por pela  empresa de reboque Ita Guinchos  o trânsito voltou a fluir normalmente.

O levantamento cadavérico foi realizado pela Policia Civil de Itamaraju, juntamento com o servidor Público Anderson Barbosa do IML local para onde o corpo foi encaminhado. A polícia segue investigando as causas do acidente./IN

Eleições 2018 - Justiça nega pedido de Lula para votar na prisão



[Justiça nega pedido de Lula para votar na prisão]

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná negou o pedido da defesa do ex-presidente Lula para votar nas eleições deste ano, na superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde está preso desde abril. As informações são da Folha de S. Paulo.

No despacho, o presidente do TRE-PR, Luiz Taro Oyama, justificou que seriam necessários, no mínimo, 20 eleitores para instalar uma seção eleitoral especial na sede da PF.

A regra é estabelecida no Código Eleitoral, como forma de não comprometer o sigilo do voto.

Em uma consulta à custódia da PF, em maio, porém, apenas o petista havia manifestado a intenção de votar, entre os 20 presos provisórios recolhidos no local. Segundo o TRE, isso impede a instalação de uma urna no local.

Outra opção para que o ex-presidente fosse autorizado a votar seria que ele transferisse temporariamente o título eleitoral, para o Paraná, ou optasse pelo voto em trânsito. No entanto, o prazo para isso se encerrou no dia 23 de agosto.

Conheça o homem que deu um golpe de R$ 80 milhões e se escondia na Bahia



Ele roubava dinheiro de contas correntes dos governos federal, estadual e municipal, na manhã do dia 1º de agosto de 2003, os servidores da prefeitura de Santa Helena, no interior do Paraná, passaram um sufoco quando foram ao banco sacar os salários. O montante de R$ 900 mil havia desaparecido. É claro que o caso deixou a cidade em polvorosa, provocou a maior confusão e virou notícia.

O autor do golpe nasceu em Blumenau, no estado de Santa Catarina, e há nove meses estava vivendo em Salvador. Na manhã desta quarta-feira (12), Jean Pierre Loz, 43 anos, estava bastante à vontade durante apresentação na sede da Polícia Civil, na Piedade, e contou sobre os golpes que tem aplicado desde 1999. Um deles lhe rendeu a bagatela de R$ 80 milhões.

Parece até roteiro de filme, mas o processo na Justiça Federal por estelionato e os outros quatro do Tribunal de Justiça de Santa Catarina pelo mesmo motivo são reais. Jean Pierre é considerado tão perigoso que tem o nome incluído na Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

Jean Pierre foi condenado a 40 anos de prisão por estelionato (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

Carro

Formado em Ciência da Computação, ele trabalhava em um escritório de contabilidade em 1999 quando uma causalidade o levou para o mundo do crime. Jean Pierre comprou um carro e quando foi fazer o emplacamento descobriu que o veículo tinha restrição de roubo.

“Fui preso por receptação de produto roubado, mas, nesse caso, eu realmente era inocente e fui liberado uma semana depois. Só que nesse período em que fiquei preso conheci alguns caras que faziam isso, que roubavam pela internet. Eu tinha muito mais conhecimento de dados do que eles e percebi que poderia me sair bem nessa área”, contou.

Depois que deixou a cadeia, Jean Pierre resolveu trocar o salário de cerca de R$ 200 mensais (à época, o salário mínimo era R$136) pelos golpes milionários na web. A primeira vítima foi o Banco do Paraná. O gerente ficou nervoso ao descobrir que R$ 50 mil haviam desaparecido das contas, misteriosamente. “Foi minha primeira vítima. Não me arrependo”, afirmou.

Documentos falsos encontrados com Jean Pierre (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

Crimes

Jean Pierre usou os conhecimentos em informática para cometer outros crimes na web e contou que foi preso e liberado diversas vezes. Com ar de professor, ele contou como era fácil roubar o dinheiro das contas correntes do governo, disse que não se arrependia e que poderia fazer tudo novamente caso ficasse solto.

Na prática, o hacker enviava um e-mail para funcionários das instituições, um spam, e quando a vítima abria o computador era infectado. Jean Pierre tinha acesso aos dados e senhas das contas e podia fazer as movimentações sem ser notado. O dinheiro era transferido para contas de fachada, chamadas 'laranjas', em diversos bancos, e depois sacado.

“Até 2006, não existia limite de transferência. Essa limitação surgiu, justamente, depois dos crimes. Eu sempre dividia o dinheiro em várias contas para não chamar a atenção e até brigava com os gerentes quando ia fazer o saque e eles não queriam liberar o pagamento. Eu dizia que ia chamar a polícia”, afirmou, rindo.

O maior golpe foi dado na Companhia das Águas de Recife, em Pernambuco, em 2006. Com a ajuda de outras 15 pessoas, o hacker conseguiu roubar R$ 80 milhões. Segundo o delegado da 16ª Delegacia (Pituba), Ricardo Amorim, Jean Pirre ficou com R$ 8 milhões desse montante. A polícia chegou até ele depois de receber uma denúncia anônima.

“A denúncia dizia que um homem foragido estava vivendo no Parque Bela Vista. Montamos campana, descobrimos o nome dele e cruzamos os dados. Entramos em contato com a polícia de Santa Catarina, que confirmou o histórico dele. A prisão foi feita nesta terça-feira (11) à noite”, contou Amorim.

Preso durante apresentação na 16ª Delegacia (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

Prisão

Em 2013, Jean Pierre estava preso na penitenciária máxima do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, em Canhanduba, Santa Catarina, condenado pelos crimes de estelionato, mas em dezembro daquele ano, conseguiu direito a saída temporária de fim de ano.

Ele saiu e nunca mais voltou, por isso, era considerado foragido. O destino do catarinense foi o Uruguai, onde estava vivendo até o ano passado. Em 2017, a Polícia Federal incluiu o nome dele na Interpol. Com medo de ser preso no exterior, ele voltou para o Brasil e contou que escolheu Salvador por ser uma cidade grande e distante do Sul.

Apesar dos golpes, Jean Pierre tinha uma vida discreta e evitava ostentações. Em Salvador, estava morando em um apartamento no Parque Bela Vista. O aluguel era R$ 2 mil e o suspeito não trabalhava. Ele contou que estava vivendo com o dinheiro que acumulou, mas não informou o montante.

Divorciado e pai de duas filhas, ele adotava alguns cuidados para não ser localizado pela Polícia Federal, como não usar chip no celular, fazer transações apenas pelo wi-fi e não atender telefonemas. Em 2006, ele comprou um posto de combustível e uma confecção de roupas, mas desistiu dos dois negócios. "Não vale a pena ser empresário no Brasil", disse.

Resultado de imagem para Jean Pierre Loz, 43 anos

A polícia encontrou documentos falsos, cartões de crédito e talões de cheques no imóvel, por isso, Jean Pierre será indiciado por falsificação de documentos. A polícia baiana ainda está avaliando se ele ficará preso em Salvador ou se será encaminhado para Santa Catarina./correio24horas

Sasdelli Resende é eleito presidente para 2019. Oposição apresentou chapas e não compareceu



Sasdelli Resende (PSDB) é o novo presidente da Câmara de Itanhém para o biênio 2019/2020, como antecipou o Água Preta News no início da tarde desta quinta-feira (13), dia em que ocorreu a votação.

A nova mesa diretora tem ainda Audrey Correia (PR) como vice-presidente e Ronaldo Correia (PC do B) e Valdemar Oliveira, o Dema do PT como secretários. Este foi o grupo apoiado pela prefeita Zulma Pinheiro (MDB) e foi eleito com a soma do voto de Gelson Picolli (PSDB).

Os outros vereadores, Marcos Villas Boas, o Marquinhos (PSB), Deilton Porto, o Caboquinho (DEM), Whindson Moreira Mendes (PP) e André Correia (PHS) chegaram a registrar duas chapas para concorrer a presidência, mas não compareceram à sessão. Em uma das chapas Marquinhos aparecia como candidato a presidente e Caboquinho como vice-presidente. Já na outra essas funções de presidente e vice foram invertidas.


Fiel escudeiro da prefeita Zulma Pinheiro (MDB), Sasdelli Welber Resende e Santos, de 46 anos, desde o primeiro momento tem demonstrado ser um aliado de confiança da administração municipal.


Sempre do lado da chefe do Executivo, o novo presidente, que assume no próximo dia 1º de janeiro, defendeu os interesses políticos de Zulma Pinheiro na Câmara Municipal e nas redes sociais./aguapretanews

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Suspeito espera mãe sair de casa e abusa da irmã de 11 anos no interior da Bahia


Resultado de imagem para irmão, Bruno Cordeiro Reis, de 20 anos

Uma menina de 11 anos foi estuprada dentro da casa onde mora, na cidade de Serrinha, interior da Bahia. O suspeito do crime é o irmão da garota e segundo informações da Polícia Civil, Bruno Cordeiro Reis, de 20 anos, foi detido horas após o abuso, na terça-feira (11).

Segundo as investigações, o suspeito é irmão da menina apenas por parte de mãe e teria ido a casa dela para uma visita. Após a saída da mulher, ele teria aproveitado para atacar a vítima. A garota foi socorrida para um hospital local, com graves ferimentos na região genital. O estado de saúde dela não foi divulgado.

O estado de saúde da menina de 11 anos, que foi estuprada pelo irmão, em Serrinha, no interior da Bahia, é grave. Segundo o boletim médico oferecido pelo Hospital Municipal da cidade, que foi divulgado pela polícia, nesta quinta-feira (13), a vítima sofreu uma hemorragia interna devido a uma laceração na região íntima, por conta do abuso.

Bruno foi preso dentro da casa dele durante uma operação das Polícias Civil e Militar. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e ficará preso à disposição da Justiça.

Bispo Dom Jailton Lino encontra-se com o Papa Francisco durante curso no Vaticano



Bispo Dom Jailton Lino encontra-se com o Papa Francisco durante curso no Vaticano

No final da manhã desta quinta-feira (13), o Papa Francisco recebeu em audiência cerca de 150 novos bispos, participantes de um curso promovido pelo Vaticano. O encontro aconteceu no encerramento do curso e entre os presentes estava o bispo Dom Jailton de Oliveira Lino, da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas,

Na Sala do Consistório, no Vaticano, o Papa Francisco começou seu discurso saudando os novos Pastores da Igreja. “Vocês não são resultado de um escrutínio meramente humano, mas de uma escolha do Alto. Por isso, de vocês se exige não uma dedicação intermitente, uma fidelidade em fases alternadas, uma obediência seletiva, mas vocês são chamados a se consumar noite e dia.”

O Papa Francisco observou a necessidade de ficar sempre vigilante “quando a luz desaparece” ou quando surgem as tentações; ser fiel inclusive quando, no calor do dia, diminuem “as forças da perseverança”. Isso tudo porque, segundo o Pontífice, o povo de Deus tem o direito de encontrar “nos lábios, no coração e na vida” dos bispos a mensagem tão esperada oferecida pela “paternidade de Deus”.

domd1

“A Igreja não é nossa, mas é de Deus! Ele veio antes de nós e estará depois de nós! O destino da Igreja, do pequeno rebanho, é vitoriosamente escondido na cruz do Filho de Deus. Os nossos nomes estão esculpidos no seu coração; a nossa sorte está nas suas mãos”, afirmou. E acrescentou: “Cristo seja a alegria de vocês, o Evangelho seja o nutrimento, principalmente diante das famílias que frequentam as paróquias”.

O Papa Francisco finalizou seu discurso alertando os bispos para que se perguntem o que podem fazer para tornar mais santa a Igreja, sem “apontar o dedo nos outros, produzir bodes expiatórios”, mas trabalhando juntos e em comunhão.

“Por isso, insisto para que não se envergonhem da carne das suas Igrejas. Entrem em diálogo com os seus questionamentos. Peço uma atenção especial ao clero e aos seminários. Não podemos responder aos desafios que temos em relação a eles sem atualizar os nossos processos de seleção, acompanhamento, análise. Mas as nossas respostas serão privadas de futuro se não alcançarão a profundeza espiritual que, não em poucos casos, permitiu fraquezas escandalosas.”

Três cursos para bispos em Roma

domd2

O curso para os novos bispos, que teve como tema “Servidores da alegria do Evangelho”, é um dos três de atualização que estão sendo realizados nestes dias em Roma, além daquele para quem completou 10 anos de episcopado e de outro para 74 pastores dos Territórios de Missão – promovido pela Congregação para a Evangelização dos Povos. O curso da Congregação para os Bispos acontece a cada seis meses./Vatican News

Grupo armado invade casa e mata cadeirante e filho de 15 anos



Homens armados invadiram na madrugada desta quinta-feira (13) uma casa em Itabuna, no sul da Bahia, e mataram a tiros um cadeirante de 39 anos e o filho dele de 15. Segundo informações da polícia, o crime ocorreu às 4h30, em imóvel localizado na Rua São José, bairro Daniel Gomes.

Ainda de acordo com a polícia, o corpo do pai, identificado como Adeílto Cardoso Santos foi encontrado no quarto, enquanto o do filho, identificado pelas inicias A.O.S., estava na sala.

O pai do cadeirante informou à polícia que Adeílto já havia sido preso, mas não soube dizer por qual crime. Ainda segundo o pai de Adeílto, os bandidos quebraram um cadeado para entrar na residência.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Itabuna. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica, onde serão periciados./G1

Aproximadamente 160 municípios da Bahia não atingiram meta de vacinação contra pólio e sarampo





A três dias do término da Campanha Nacional de Vacinação, quase 160 municípios da Bahia não atingiram a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra o sarampo e a poliomielite. 

Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, apontam que o estado da Bahia vacinou 90,36% do público-alvo contra a pólio e 89,78% contra o sarampo. 

A capital Salvador registra coberturas abaixo de 75% das crianças vacinadas. Em todo o estado, foram aplicadas mais de 1,5 milhão de doses das duas vacinas.

Todas as crianças de um a menores de cinco anos devem se vacinar independente da situação vacinal. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destaca a importância da mobilização de toda a sociedade para atingir a meta de vacinação. “A Campanha termina na próxima sexta-feira (14/09). Pais e responsáveis devem buscar os postos de vacinação. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra doenças já eliminadas no país”, enfatizou o ministro.

A média nacional de vacinação está em 94%. Foram aplicadas em todo país cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas (10,4 milhões de cada vacina). Onze estados e mais de 4 mil (72%) municípios atingiram a meta. Mas cerca de 1.500 cidades ainda devem buscar alternativas para vacinar 95% do público-alvo até a sexta-feira (14), quando se encerra a Campanha Nacional de Vacinação.

Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%.

O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, além de levar até a casos de morte.

Confira os municípios que estão com a cobertura vacinal  de Pólio e Sarampo abaixo de 95%. Para mais informações, acesse as páginas especializadas sobre sarampo, poliomielite e vacinação em geral no portal do Ministério da Saúde.

Municipio

Poliomielite

Sarampo (Triplice Viral

Cobertura

Cobertura

ABAIRA

79,6

79,6

ABARE

87,3

87,3

ADUSTINA

74,3

70,2

ERICO CARDOSO

86,4

86,4

AIQUARA

77,2

77,2

ALAGOINHAS

78,9

75,5

AMARGOSA

94,0

94,0

ANDARAI

76,7

76,7

ANTAS

68,6

68,6

APUAREMA

90,0

90,0

ARACATU

86,1

86,3

ARACAS

92,0

90,9

ARATACA

56,7

56,7

BANZAE

93,5

92,7

BARRA

92,5

92,4

BARRA DO CHOCA

93,2

93,2

BELO CAMPO

93,1

93,1

BOA VISTA DO TUPIM

75,9

76,0

BOM JESUS DA SERRA

78,0

77,9

BOQUIRA

91,9

91,9

BOTUPORA

91,7

91,7

BUERAREMA

90,1

90,1

CABACEIRAS DO PARAGUACU

92,6

92,3

CACHOEIRA

85,2

83,0

CACULE

87,8

91,7

CAEM

85,7

85,7

CAETANOS

91,4

91,4

CAMACARI

78,4

76,7

CANARANA

88,5

87,7

CANAVIEIRAS

92,0

91,8

CANDEAL

77,1

77,1

CANDEIAS

72,3

69,3

CANDIBA

85,0

85,0

CANSANCAO

84,7

84,0

CAPELA DO ALTO ALEGRE

82,7

82,7

CARAIBAS

88,2

87,4

CARINHANHA

78,4

78,4

CASA NOVA

90,6

87,3

CATURAMA

92,0

92,0

CHORROCHO

90,2

90,2

CICERO DANTAS

74,1

74,5

COARACI

84,3

84,3

COCOS

92,2

92,1

CONCEICAO DA FEIRA

90,5

90,5

CONCEICAO DO ALMEIDA

92,6

92,6

CONCEICAO DO COITE

91,4

91,2

CORDEIROS

93,2

93,2

CORONEL JOAO SA

75,3

74,6

CRISOPOLIS

80,8

80,8

CRUZ DAS ALMAS

85,6

85,9

DARIO MEIRA

92,5

92,0

ELISIO MEDRADO

80,7

80,7

ENCRUZILHADA

78,8

78,8

ENTRE RIOS

88,4

88,0

ESPLANADA

77,2

78,3

FATIMA

80,6

80,6

FLORESTA AZUL

83,3

83,3

GAVIAO

80,6

80,6

GONGOGI

92,6

92,6

GUARATINGA

73,7

73,0

HELIOPOLIS

84,6

77,7

IBICARAI

88,5

88,5

IBICOARA

92,2

92,2

IBICUI

86,1

85,1

IBIQUERA

70,2

65,7

IGUAI

72,8

73,0

ILHEUS

76,9

76,4

IPECAETA

78,6

78,6

IRARA

88,0

88,0

ITABERABA

83,5

83,5

ITABUNA

83,9

83,9

ITACARE

87,8

87,9

ITAGIBA

93,5

93,6

ITAGIMIRIM

91,4

91,4

ITAJU DO COLONIA

92,2

92,2

ITAMARI

80,1

78,5

ITANHEM

91,3

91,3

ITAPARICA

90,5

88,1

ITAPEBI

91,7

91,5

ITAPICURU

87,2

87,2

ITAPITANGA

87,5

87,5

ITUBERA

80,6

80,6

IUIU

75,9

76,3

JAGUAQUARA

94,6

94,6

JEQUIE

94,2

94,5

JUSSARI

84,9

84,9

LAJE

84,5

84,5

LAJEDO DO TABOCAL

94,0

94,0

LICINIO DE ALMEIDA

80,1

80,1

MACAJUBA

74,8

74,8

MACARANI

80,6

80,6

MACAUBAS

80,8

81,1

MACURURE

72,8

72,8

MAIRI

78,2

78,1

MALHADA

85,6

86,0

MANOEL VITORINO

91,5

91,5

MARAGOGIPE

70,8

69,4

MATINA

80,3

80,3

MORRO DO CHAPEU

85,2

85,2

MUNDO NOVO

92,0

92,0

NORDESTINA

92,0

85,0

NOVA CANAA

67,0

64,6

NOVA ITARANA

85,8

85,8

NOVA REDENCAO

79,5

79,5

NOVA SOURE

92,7

92,7

NOVO TRIUNFO

67,4

67,4

OLINDINA

86,2

85,7

OURICANGAS

92,9

92,0

PARAMIRIM

93,2

93,2

PARIPIRANGA

79,3

77,8

PAU BRASIL

78,3

78,3

PE DE SERRA

91,7

91,7

PEDRO ALEXANDRE

89,7

89,7

PINDAI

87,5

87,5

PINTADAS

86,8

86,8

PIRIPA

86,1

86,1

PIRITIBA

71,1

71,1

PLANALTINO

89,9

86,1

PLANALTO

84,5

84,5

POJUCA

77,3

77,8

PRESIDENTE DUTRA

81,1

81,1

QUIXABEIRA

76,8

76,8

REMANSO

91,5

91,5

RIO DO PIRES

92,7

92,7

RIO REAL

91,0

91,0

RUY BARBOSA

94,7

94,7

SALVADOR

74,7

78,3

SANTA BARBARA

88,1

88,1

SANTA CRUZ DA VITORIA

77,2

77,2

SANTALUZ

91,2

91,2

SANTA LUZIA

86,6

90,2

SANTA MARIA DA VITORIA

91,5

91,6

SANTANOPOLIS

83,5

83,5

SAO DOMINGOS

80,8

80,8

SAO FELIX

84,1

84,1

SAO GONCALO DOS CAMPOS

90,4

90,3

SAO JOSE DO JACUIPE

81,3

80,8

SAO MIGUEL DAS MATAS

67,1

66,4

SATIRO DIAS

89,8

86,8

SAUDE

79,1

79,1

SEBASTIAO LARANJEIRAS

80,1

80,1

SENTO SE

73,5

73,2

SERRINHA

93,1

93,0

SIMOES FILHO

54,4

50,9

SITIO DO QUINTO

79,7

79,7

TAPEROA

87,6

87,0

TAPIRAMUTA

69,6

69,6

TEIXEIRA DE FREITAS

82,2

81,1

TEODORO SAMPAIO

87,0

87,0

TREMEDAL

90,0

90,0

TUCANO

94,2

94,5

UBATA

62,2

62,2

UMBURANAS

85,5

85,5

URANDI

91,1

91,1

UTINGA

89,8

89,3

VALENTE

89,4

87,5

VARZEA DO POCO

79,8

79,8

VEREDA

85,2

85,2

VITORIA DA CONQUISTA

90,1

91,2

Ministério da Saúde 

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.