Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 6 de abril de 2024

Mucuri: Homem é vitima de vários disparos de arma de fogo em Itabatã; não resiste e morre no Hospital

 


Central do CICOOM/190 foi informada de disparos de arma de fogo na noite desta quinta-feira, 04 de abril, no distrito de Itabatã, município de Mucuri, na Rua Jequitinhonha, Bairro Triângulo Leal, instante que a Central designou as guarnições do PETO e do 3º Pelotão da 89ª CIPM para o referido endereço, que ao chegarem ao local, constataram a veracidade dos fatos, e que uma pessoa teria sido vítima dos tiros disparados, e que teria sido socorrida para unidade Hospitalar São José, naquela comunidade, e que o atirador teria chegado a pé, no estabelecimento tipo Bar, onde a vítima identificada como, Edivaldo Barbosa do Nascimento, 29 anos, estaria momento que foi surpreendido pelo o executor dos disparos, que após ter efetuados os tiros na vítima, teria saindo correndo sentido a Rua Rio Cricaré, não sendo mais visto pelas testemunhas, que de pronto prestaram socorro a vítima. 

Os PM’s realizaram buscas no intuito de tentar localizar o suspeito, não havendo êxito nas buscas, que os se deslocarem até a unidade Hospitalar, constataram que a vítima estaria recebendo atendimento médico, mas que o estado de saúde seria grave, e que teria que ser transferido para unidade Hospitalar (HMTF) em Teixeira de Freitas para que pudesse passar por procedimento cirúrgico, devido a gravidade dos ferimentos, para onde foi transferido, porém logo após ter dado entrada naquela unidade de saúde, a vítima não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito, quando recebia atendimento médico especializado. 

O caso foi informado para a equipe do delegado de plantão na Sede da 8ª COORPIN, Dr. Maderson Souza, que solicitou ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), a remoção do corpo para o IML, que foi realizado pelo Agente Público, Milton Cândido, onde irá passar por exame de necropsia nesta sexta-feira (05), que será liberado posteriormente para os familiares realizarem os procedimentos funerários. 

A equipe do delegado que está respondendo pelo município de Mucuri, Dr. Bruno Ferrari, iram investigar o crime, na tentativa de elucidar a motivação do crime, e a possível autoria./Netinhonews/Cloves Neto

Prisão: ladrão de mala em loja responde por assassinato


Em menos de 24 horas, a Polícia Civil prendeu, na manhã desta sexta-feira (05), em Eunápolis, o homem flagrado furtando uma mala de viagem em uma papelaria no centro da cidade, em pleno dia. 

Danilo Monteiro Leite, de 42 anos, estava em liberdade provisória desde o dia 16 de fevereiro. Acusado de assassinar um homem com uma facada no pescoço há dois anos, aguardava o julgamento em liberdade. 

Conforme apurado pela reportagem, Danilo Monteiro foi localizado por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos enquanto caminhava pela avenida que conecta a BR-101 ao bairro Arnaldão. 

A mala foi recuperada no mesmo dia do furto por funcionários da loja, que perseguiram Danilo pela Avenida Porto Seguro. Ele conseguiu fugir, mas abandonou o objeto. 

ASSASSINATO DE RIVAL NO CENTRO DA CIDADE – No início de abril de 2022, Danilo Monteiro foi flagrado por câmeras de segurança assassinando um morador em situação de rua na Avenida Santos Dumont, no centro da cidade. De acordo com o inquérito policial, ele subtraiu uma faca de um açougue próximo e atacou Everaldo Ramos, de 37 anos, na região do pescoço. 

O crime foi motivado por vingança, uma vez que, dias antes, a vítima havia fraturado o braço de Danilo com uma barra de ferro. Ele foi indiciado por homicídio qualificado, uma vez que impediu a defesa da vítima, surpreendida enquanto estava sentada em uma calçada./Radarnews

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Monte Azul em ‘LUTO’ Senhora de 68 anos morre de enfisema pulmonar

 


Comunicamos com pesar o falecimento da senhora (Ana Maria Rodrigues), 68 anos de idade, ela veio a óbito ás 23h desta sexta-feira, 5 de abril de 2024, na cidade de Valença na Bahia, causa morte enfisema pulmonar. 

A senhora Ana Maria era moradora antiga de Monte Azul distrito de Jucuruçu- BA, ela que era uma pessoa muito querida por toda sua família e tinha vários amigos nessa região, a sua família agradece todas as mensagens de conforto recebidas até agora. Para sempre a teremos em nossa memória e em nosso coração com muita gratidão e saudade. 

E essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna… Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor. Não que  dona Ana Maria será esquecida, porém a dor vai aliviando até uma hora ela permanecer apenas nas suas lembranças, no seu pensamento, e aí essa pessoa querida vai ter apenas um nome: saudade. 

Os nossos pêsames aos familiares e amigos da senhora “Ana Maria” pela sua perda. É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltaremos a encontrar-se na eternidade. 

O corpo de dona Ana Maria será velado na residência na Rua São João nº 433 em Monte Azul. E o sepultamente acontecerá neste sábado, às 8 horas da manhã no cemitério local. 

A senhora Ana Maria Rodrigues deixa o viúvo o senhor Lourival José Rodrigues - 10 filhos e 10 netos.

Solidariedade: Teixeira: estoque sanguíneo chega a nível crítico e Hemoba faz apelo à população

 


O Centro de Doação Sanguínea, Hemoba, em Teixeira de Freitas, encontra-se em um estado crítico devido ao baixo estoque de sangue disponível. Diante dessa situação preocupante, o Hemoba faz um apelo à população local para que se mobilize e participe ativamente da campanha de doação de sangue. 

A doação de sangue é um ato de extrema importância e generosidade. Todos os tipos de sangue são necessários nesse momento para ajudar a suprir as demandas emergenciais e cotidianas do município que dependem dessas transfusões para tratamentos médicos, cirurgias, acidentes graves e outras condições de saúde. 

Não há substituto para o sangue humano, e cada doação é vital para garantir o abastecimento contínuo dos bancos de sangue. 

Para mais informações sobre como fazer ou sobre os requisitos necessários para ser um doador, entre em contato com o Hemoba em Teixeira de Freitas pelo telefone (73) 3011-2739. Sua colaboração pode fazer toda a diferença na vida de alguém que está lutando contra uma doença ou desafio/ Sulbahianews

Confronto em Prado termina com a morte de jovem suspeito


Prado: Um confronto armado entre um suspeito e a polícia resultou na morte de um jovem na zona rural de Prado. O incidente ocorreu na Estrada do Oiteiro, quando a polícia realizava um bloqueio após receber informações anônimas sobre um indivíduo armado suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio. 

Segundo o relatório da 88ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o confronto aconteceu por volta das 19h00 deste 04 de abril de 2024. O suspeito, um adolescente de 16 anos, teria se aproximado do bloqueio policial e, ao ser abordado, desembarcou de uma motocicleta e disparou contra os militares com um revólver calibre 38. 

Os policiais revidaram, e após o cessar dos disparos, encontraram o jovem caído ao solo com a arma e uma mochila contendo roupas e uma pedra de crack. Ele foi socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Prado, onde o óbito foi confirmado pelo médico plantonista. 

O caso está sendo investigado, e a polícia apreendeu o revólver e a substância ilícita encontrada com o suspeito. A motocicleta foi deixada no local do incidente devido à impossibilidade de remoção. O corpo será submetido à necropsia, no IML de Itamaraju. Na sequência, será liberado aos familiares./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Neymar 'se humilha' para Bruna Biancardi ao fazer pedido inesperado; assista

 


Parece que todos os rumores de traição e a suposta chegada de uma nova filha de Neymar não abalou o relacionamento dele com Bruna Biancardi. Nesta quinta-feira (4), o jogador de futebol surpreendeu os seguidores ao interagir com a influenciadora, pedindo para que ela volte a segui-lo no Instagram. 

Nos stories da rede social, o atacante publicou um vídeo da mãe de sua filha sentada no sofá. "Dá para você voltar a me seguir aí, por gentileza", pediu ele. A moça sorri e brinca com a situação. "Faz uma enquete", sugeriu. "Enquete? Que mané enquete", retrucou Neymar. 

Na sequência, ele abriu uma caixa de perguntas e pediu a opinião dos seguidores. "E aí, volta a me seguir?", questionou o atleta. Ele inseriu as opções "sim, a paz reinou" e "não, vamos para rivalidade". 

Bruna Biancardi deixou de seguir o pai de sua filha em janeiro, quando surgiram boatos de que ele seria pai novamente, mas de outra mulher. 

Na época, ela soltou algumas indiretas que foram interpretadas como sendo para o jogador. "Caráter é algo que está no coração, nas veias, na pele, na alma. Caráter corre no sangue. Quem não possui destrói vidas, relacionamentos, amizades e a si mesmo", dizia um dos posts./bnews

Advogado é detido na Bahia acusado de falsificar documentos e se passar por juiz


Uma ação do Ministério Público da Bahia resultou na prisão do advogado Iago Gabriel Silva Martins, de 31 anos, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Segundo informações divulgadas pelo MP-BA, Iago foi detido por falsificar documentos públicos e se passar por juiz, alegando ter sido aprovado em um concurso para magistrado no estado de Goiás. 

A prisão foi realizada nesta quinta-feira 4, por policiais militares, que localizaram o advogado na cidade. De acordo com as investigações, Iago teria forjado documentos para simular sua aprovação no concurso para juiz do Tribunal de Justiça de Goiás. Morador de Urandi, no interior da Bahia, o advogado teria propagado a falsa informação em sua cidade natal, o que resultou em uma celebração com a presença de autoridades locais e até mesmo uma missa em comemoração a sua suposta conquista. 

No entanto, o Tribunal de Justiça de Goiás confirmou que Iago não participou do referido concurso para juiz, tornando suas ações ainda mais graves. O MP-BA, por meio da Promotoria de Justiça de Carinhanha, acatou a denúncia contra o advogado, que inclui crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento público. 

O pedido de prisão foi realizado no dia 27 de março e, após autorização da Justiça, foi cumprido nesta quinta-feira em Vitória da Conquista. O processo criminal contra Iago segue em segredo de Justiça na Vara Criminal de Carinhanha./sigaanoticia

quinta-feira, 4 de abril de 2024

A Policia Militar da Bahia de luto em decorrência da morte do Sargento Nelcival Gomes dos Santos

 


Nossa solidariedade aos familiares e amigos do Sargento Nelcival Gomes dos Santos, policial militar da reserva, que serviu grande parte da sua carreira na 43ª CIPM/Itamaraju e que faleceu na noite de quarta-feira (03), por causas naturais.

Agradecemos pelos serviços prestados à Polícia Militar da Bahia e à sociedade. Siga em paz, guerreiro!

Ministério da Saúde anuncia estratégia de vacinação contra a dengue

 


Desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante monitoramento e alerta para o aumento de casos de dengue no Brasil. Nesse cenário, a pasta coordenou uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses, intensificou os esforços e reforçou a conscientização sobre medidas de prevenção. Uma das iniciativas foi a incorporação da vacina contra a dengue, que será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro. O processo foi organizado com Conass e Conasems – órgãos representantes das Secretarias de Saúde dos estados e municípios – seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024. Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. Esse é um recorte que reúne o maior número de regiões de saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. 

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado (20). O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses. 

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi analisada de forma célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou a incorporação. 

Esforço conjunto 

A estratégia de imunização foi apresentada, nesta quinta-feira (25), em entrevista coletiva na sede do ministério, em Brasília. Presente à entrevista, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, observou que o enfrentamento à doença deve ser uma soma de esforços. “O combate à dengue é uma ação de governo, mas tem de ser uma ação também de cada cidadão, de cada cidadã. É necessário lembrar que os focos do mosquito estão 75% nas casas, então essa união de esforços é muito importante”, destacou. 

Nísia também comentou a chegada da vacina ao país e lembrou que o ministério seguirá atuando para que a imunização contra a dengue se consolide. “A vacina é, de fato, uma novidade auspiciosa, um instrumento de saúde fundamental.  Não obstante, a indústria tem um número limitado de doses para atender um país grande como o nosso. Vamos continuar trabalhando para aumentar essa escala de produção de forma combinada com a empresa” , disse. 

“A vacina é mais uma tecnologia, mas não podemos abrir mão dos outros cuidados com a doença. Ao longo dos anos, o Brasil continuará em busca de mais imunizantes e esperamos que outros produtores possam contribuir”, complementou o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti. 

Outras ações estratégicas para enfrentamento das arboviroses 

Com o início do período das chuvas e das altas temperaturas, e diante do alerta emitido pela OMS sobre o aumento das arboviroses em razão das mudanças climáticas ocasionadas pelo El Niño, somadas ao cenário nacional de reaparecimento dos sorotipos DENV-3 e DENV-4, o Ministério da Saúde coordenou uma série de atividades preparatórias para a sazonalidade de 2024. 

De acordo com o Informe Semanal das Arboviroses Urbanas do Ministério da Saúde, entre as semanas epidemiológicas 1 a 3 deste ano, foram registrados 120.874 casos prováveis e 12 óbitos por dengue. Em 2023, houve a notificação de 44.753 casos prováveis e 26 óbitos no Brasil. O documento de acompanhamento do cenário nacional foi uma das iniciativas disponibilizadas para o monitoramento estratégico. 

Em novembro, como parte das ações de comunicação regionalizada, o Ministério da Saúde lançou novas campanhas de mobilização social, voltadas à realidade de cada região do país e peculiaridades desse cenário epidemiológico. Em dezembro, foi instalada a Sala Nacional de Arboviroses, um espaço permanente de monitoramento em tempo real dos locais com maior incidência das doenças. Com a medida, é possível direcionar as ações de vigilância de forma estratégica nas regiões mais afetadas. 

Outra iniciativa foi a realização da reunião nacional de preparação para o período de alta transmissão de arboviroses, com a participação dos 27 estados e 42 municípios. Em novembro, a pasta emitiu uma Nota de Alerta sobre o aumento de casos de dengue e Chikungunya no território nacional./Ministério da Saúde

Porto Seguro: estudante da UFSB morre afogado no Rio Buranhém


Porto Seguro: O corpo de um estudante da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que morreu após se afogar nas proximidades da Marina do Rio Buranhém, em Porto Seguro, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (3), por um grupo de pescadores. 

Segundo informações de um membro da comunidade pesqueira, Michel Moreira de Jesus Nakahara, de 41 anos, era natural de São Paulo e desapareceu no fim da tarde de terça-feira (2), enquanto nadava em uma área considerada de risco. O relato também menciona que foram ouvidos gritos de socorro no local. 

Uma equipe dos bombeiros utilizou uma moto aquática para transportar o corpo até o terminal de balsas, no centro da cidade. A ação foi necessária para facilitar o acesso dos peritos e da equipe de remoção do corpo ao Instituto Médico Legal (IML)./Radarnews

Assistência Social busca parentes de morador de rua internado em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: A assistente social Janaina Sperotto, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeira de Freitas, fez um apelo na manhã desta quarta-feira, 03 de abril, para encontrar a família do senhor José Gerônimo Silva, 60 anos, natural de Cupira/PE, que se encontra em situação de rua e atualmente está internado na UPA. 

José Gerônimo foi submetido a uma cirurgia de fêmur no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e estava em recuperação após receber alta no dia 28 de março. Infelizmente, ele sofreu uma queda e foi levado à UPA por uma senhora sensibilizada com sua condição. Na UPA, ele está recebendo cuidados médicos e o suporte da assistente social. 

Janaina Sperotto informa que José Gerônimo se encontra desorientado e em vulnerabilidade, sem familiares ou conhecidos na cidade. Ele residia com uma senhora no Bairro Ulisses Guimarães, que infelizmente faleceu, deixando-o sem moradia. 

A assistente social faz um chamado à comunidade para que qualquer pessoa com informações sobre familiares ou amigos de José Gerônimo entre em contato pelo telefone (73) 99900-6326 e converse com Janaina. A divulgação é crucial para que José Gerônimo receba o suporte necessário de sua família e possa iniciar sua recuperação. A colaboração de todos é essencial neste momento delicado./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Polícia Civil prende suspeito de estuprar filhas de 9 e 11 anos e mantê-las em cárcere privado, na Bahia


Um homem investigado por abusar das filhas de 9 e 11 anos e manter as meninas em cárcere privado foi preso em flagrante, nesta quinta-feira (4), em Vilas do Atlântico, por equipes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Dercca). 

Investigações realizadas pela unidade especializada em conjunto com o Departamento de Inteligência Policial (DIP), Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Delegacia Territorial (DT) de Serrolândia e a Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Sertão) de Feira de Santana possibilitaram a elucidação do caso e a localização do homem. Duas réplicas de revólver calibre 38 e uma pistola, utilizados em jogos de AirSoft, quatro notebooks, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos com o suspeito. 

De acordo com a titular da Dercca, delegada Simone Moutinho, as investigações tiveram início quando o suspeito, para tentar ocultar o crime praticado por ele, registou uma ocorrência na unidade especializada denunciado o avô das crianças. Ele acusava o idoso de estupro. 

Ao tomar conhecimento do boletim de ocorrência, a mãe das garotas procurou a DT de Serrolândia, cidade onde o homem também tem uma residência e desmentiu a denúncia, apontando o ex-companheiro como autor dos abusos. A troca de informações entre as unidades policiais indicou que o investigado estaria em Feira de Santana. 

"Quando as equipes chegaram no endereço o suspeito já tinha ido embora. O carro alugado por ele naquela cidade foi rastreado pelos policiais, indicando a sua localização no bairro de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas", informou Simone Moutinho. 

As vítimas estavam em cárcere privado e foram resgatadas por equipes do Serviço de Inteligência da Dercca. No imóvel foram flagrados o autor e um casal de amigos do homem, que também será ouvido na unidade especializada. As meninas serão acolhidas e assistidas pela equipe multidisciplinar da Dercca, onde vão permanecer até a chegada da mãe./Bahiaextremosul/Ascom-PC

Morador de Caravelas é encontrado morto após suspeita de descarga elétrica



 Caravelas: Na madrugada desta quarta-feira, 03 de abril, por volta das 04h45, uma morte foi registrada em uma área rural próxima ao aeroporto de Caravelas. José Nilton da Silva Rodrigues, um jovem de 29 anos, foi encontrado sem vida. 

As circunstâncias apontam para uma suspeita de descarga elétrica como causa do óbito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, onde será realizada a necropsia para determinar a causa exata da morte. Informações preliminares sugerem que o jovem residia na região rural onde foi encontrado. 

Aguarda-se a liberação do corpo pelo IML para que a família possa proceder com o sepultamento. A comunidade local está abalada com a perda, e aguarda mais informações sobre o ocorrido./Lenio Cidreira/Liberdadenews

RONDESP/Extremo Sul desarticula laboratório de drogas e apreende 18 quilos de cocaína em Teixeira: Acusado é preso


Teixeira de Freitas: Em uma operação realizada na tarde desta quarta-feira, 03 de abril, por volta das 12h10, a RONDESP/Extremo Sul desmantelou um laboratório de drogas na Rua Domingos Martins, no Bairro Bonadimam, e prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas. Segundo informações da Polícia Militar, após denúncias anônimas, uma guarnição foi ao local averiguar, sendo possível identificar um homem realizando atividades suspeitas. 

O suspeito, que residia no Bairro Portal Sul, frequentava assiduamente o local investigado. Com base nessas informações, as equipes policiais intensificaram as rondas na área e conseguiram abordá-lo. Ao perceber a presença policial, o homem tentou evadir-se, mas foi rapidamente capturado. Durante a tentativa de fuga, ele descartou uma substância que aparentava ser cocaína. A busca subsequente no local revelou: 18,590kg de cocaína, oito balanças de precisão digitais, um veículo WV/Gol branco (placa EWQ-0I63), uma máscara de gás, um liquidificador industrial e uma prensa hidráulica. 

O indivíduo, identificado como Julian Bispo dos Santos, 27 anos, natural de Teixeira de Freitas, ainda tentou evadir-se, mas foi capturado, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Territorial da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, onde o delegado plantonista, Ricardo Amaral, o autuou pelo crime de tráfico de drogas, conforme o Artigo 33 do Código Penal Brasileiro.

 


Julian Bispo permanece detido, sob custódia da Polícia Civil, à disposição da Justiça. A equipe de reportagem tentou entrevistar o Julian Bispo para comentar as acusações, mas ele optou por não se manifestar sobre o caso./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Comunicado do Fórum de Itamaraju ao público em geral – fique atento

 



Tribunal de justiça do estado da Bahia Praça Castelo Branco, 46 - Centro Itamaraju/BA – CEP: 45836-000 tel./fax: (73) 3294-3466 administração do fórum da comarca de Itamaraju – Estado da Bahia a v i s o ao público em geral. 

A administração do fórum desta comarca de Itamaraju informa ao público em geral, que o prazo final  para a solicitação do alistamento,  transferência e revisão do título de  eleitor, encerra-se no próximo dia 08  de maio. 

Informando ainda que o Cartório desta 172ª Zona Eleitoral estará funcionando normalmente nos próximos dias 27 de abril (Sábado), 1º (feriado), 04 e 05 de maio (Sábado e Domingo) de 08:00 às 14:00. 

No atendimento das demandas acima - necessário o eleitor portar seus documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência. 

Cordialmente, 

Anselmo Dos Santos Lima, administrador do fórum de Itamaraju.

Chuva provoca alagamentos e prejuízos a moradores de Itamaraju

 


As ruas e principais avenidas do município de Itamaraju ficaram alagadas. As fortes chuvas que caíram no final da tarde desta quarta-feira (03) de abril, voltou a assustar a população. 

Trânsito lento, casas alagadas, lojistas e moradores preocupados com o nível da água que subiu rápido. Mas a chuva forte que durou cerca de uma hora sem parar. 

A Avenida ACM, as ruas Jose de Anchieta e Osvaldo Cruz, que cortam o centro ficaram intransitáveis. Sem contar com as ruas do Centro da cidade Baixa que aparentava mais um rio. 

A chuva que permanece a cair já virou assunto na rede social, onde internautas de diversos pontos da cidade postaram fotos no facebook, mostrando a realidade. 

O caso é preocupante, pois a previsão é novamente de chuva para os próximos dias e de acordo com informações os bairros mais afetados são o Conjunto Habitacional Beira Rio, Vale do Jucuruçu e Baixa Fria, mas em todos os locais foram registrados pontos de risco. 

A Defesa Civil também aconselha moradores em caso dessas ocorrências de alagamentos em residências, evitar ficar nos imóveis com risco de desmoronamentos. 

Reafirmando sobre o perigo de permanecerem nestes locais onde a água tem avançado rapidamente. Em outros bairros as chuvas tem danificado calçamentos de ruas./IN

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Ex-presidiário é assassinado e mulher fica ferida em ataque no Bairro Jerusalém em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Uma madrugada de violência abalou o Bairro Jerusalém nesta quarta-feira (03 de Abril), resultando na morte de um ex-presidiário e deixando uma jovem baleada. O fato ocorreu por volta das 00h55, quando Jakson Martins Silva, 30 anos, foi brutalmente assassinado a tiros na Rua Adonias de Araújo. 

Policiais Militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) responderam ao chamado e encontraram uma mulher de 18 anos com ferimentos de bala na mão esquerda, que foi prontamente encaminhada ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Testemunhas relatam que dois indivíduos em uma motocicleta invadiram o local, uma igreja, e efetuaram disparos contra as vítimas, que estavam nos fundos do imóvel. 

O corpo foi encontrado com múltiplas perfurações de pistola calibre .380, e aproximadamente 32 cápsulas foram recuperadas na cena do crime. O delegado Charlton Bortolini, juntamente com os peritos Eduardo Portugal e Elson Junior, conduziu a perícia. O servidor público Milton Cândido foi encarregado de transportar o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para a realização de necropsia. 

A investigação do homicídio está a cargo do Núcleo de Homicídios da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, e até o momento, tanto a motivação quanto os autores do crime permanecem desconhecidos./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Vereadores Van Van e Nido perdem mandato após TSE reconhecer fraude do PSD à cota de gênero em 2020

Vereadores Van Van e Nido

O colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu, em sessão realizada na noite de terça-feira (2), que houve fraude à cota de gênero por parte do diretório do Partido Social Democrático (PSD) de Porto Seguro nas eleições para vereador em 2020. A decisão da Corte determina a cassação dos mandatos dos vereadores Ronildo Vinhas Alves, conhecido como Nido, e Evanildo Lage, o Van Van do Arraial, e a imediata substituição de ambos pelos candidatos Rodrigo Borges e Priscila Cardoso Nascimento. 

Por unanimidade, os ministros acompanharam a relatora, ministra Cármen Lúcia, que votou no sentido de dar provimento ao agravo e ao recurso especial eleitoral interpostos por Priscila Cardoso Nascimento para reformar decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA), que havia considerado improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por “ausência de conjunto probatório suficiente e inconteste para comprovar a fraude à cota de gênero.  

Evanildo Lage, o Van Van do Arraial: cassado pelo TSE

 TROCA DE CADEIRAS NA CÂMARA – Van Van nasceu em Arraial d’Ajuda e foi eleito vereador pela primeira vez em 2016 com 2.250 votos, sendo o primeiro a superar os 2 mil votos em Porto Seguro. Reeleito em 2020 pelo partido PSD, novamente foi o mais votado, com 1.939 votos. 

Já o vereador Nido, que é de Trancoso, estava em seu terceiro mandato em Porto Seguro. 

Os novos vereadores que irão substituir Van Van e Nido deverão ser empossados no prazo de 30 dias. Nas eleições de 2020, Rodrigo Borges obteve 1.129 votos e Priscila Cardoso Nascimento contabilizou 565 votos. 

FRAUDE À COTA DE GÊNERO – Rodrigo Borges e Priscila Cardoso Nascimento entraram com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral na Justiça Eleitoral alegando a existência de fraude, por parte do PSD de Porto Seguro, na indicação da candidata Eliene Pereira do Carmo, conhecida como Eliene do Táxi, para concorrer ao pleito de 2020 com o único intuito de preenchimento da cota de gênero.  

Ronildo Vinhas Alves, conhecido como Nido: cassado pelo TSE

 Segundo Rodrigo e Priscila, Eliene não teria realizado propaganda eleitoral, declarado gastos de campanha, obtido nenhum voto, mas realizado escancarada campanha em favor do candidato Nido. No entanto, o TRE-BA julgou improcedente a Aije. 

Em julgamento de recurso na instância superior, ocorrido na terça-feira, a ministra Cármen Lúcia considerou que a decisão do TRE-BA “não se harmoniza com a atual jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral”, segundo a qual “a ausência de votos nos candidatos ou votação inexpressiva, a padronização da prestação de contas e a ausência de receitas e despesas de campanha são elementos suficientes para caracterizar a fraude à cota de gênero”. 

CANDIDATA INELEGÍVEL – Além da cassação dos mandatos dos vereadores Nido e Van, a decisão do TSE também anulou a votação obtida pelo PSD na eleição proporcional, determinando a retotalização dos votos dos quocientes eleitoral e partidário, e tornou Eliene do Táxi inelegível por oito anos./RADAR

Vice-prefeito de Itamaraju declara apoio à pré-candidatura de Luiz Mário





 O vice-prefeito de Itamaraju, Dalvadisio Lima, anunciou seu apoio ao pré-candidato Luiz Mário (PSB) para as eleições municipais de 2024. 

A definição foi oficializada durante uma entrevista exclusiva nesta segunda-feira 2, concedida à Rádio Extremo Sul FM, quando Lima revelou sua decisão de retirar-se da disputa em favor de Luiz Mário, que representa a oposição ao atual governo. 

Ao fazer o anúncio, Dalvadisio, que também era pré-candidato a prefeito, destacou sua longa amizade com Luiz Mário como um dos principais motivos para sua decisão. 

Segundo ele, ambos compartilham projetos em comum e têm um profundo apreço pelo povo de Itamaraju. Lima expressou sua confiança de que Luiz Mário, se eleito, governará de forma a contemplar as pautas que ambos defendem, especialmente no que diz respeito ao cuidado com as pessoas, saúde e assistência social./sigaanoticia

Filho mais novo do presidente Lula acusado de agressão contra companheira

 


Luís Cláudio Lula da Silva, filho mais novo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está no centro de uma investigação policial após sua ex-companheira, a médica Natália Schincariol, registrar um boletim de ocorrência acusando-o de agressões físicas e psicológicas. 

De acordo com o boletim obtido pelo Metrópoles, Natália relatou que as agressões por parte de Luís Cláudio eram frequentes e de natureza variada, incluindo agressões físicas, verbais, psicológicas e morais. Em um dos episódios, ele teria dado uma cotovelada em sua barriga durante uma briga no final de janeiro deste ano. 

As acusações se intensificaram ao longo do tempo, levando Natália a se afastar do trabalho por um mês devido ao trauma causado pelas agressões e até mesmo a ser hospitalizada com crises de ansiedade. A médica também relatou receber constantes ameaças e ofensas por parte de Luís Cláudio, que a chamava de termos pejorativos. 

Além das agressões, Natália denunciou que Luís Cláudio mantinha relações sexuais com outras mulheres de forma desprotegida e chegava em casa embriagado, tentando invadir seu quarto mesmo após ela pedir para que ele se afastasse. A vítima alega estar sendo manipulada e ameaçada para não denunciar as agressões, sob a alegação de que o agressor é filho de uma figura pública influente./cnnbrasil

Jovem de 18 anos morre afogada no Rio Alcobaça em área rural de Medeiros Neto



Medeiros Neto: O afogamento aconteceu na tarde desta terça-feira, 02 de abril, por volta das 14h00, no Rio Alcobaça, em uma área rural da Fazenda Maralina, no município de Medeiros Neto. De acordo com as informações, Sara de Jesus dos Santos, de 18 anos, estava acompanhada de seu irmão, tomando banho no Rio Alcobaça, quando ela nadava junto ao irmão em um local conhecido como "Pedra do Sina", e afogou-se. 

O irmão de Sara e outra pessoa, ainda chegou a tentar salvá-la, mas não conseguiram, e lamentaram o triste acontecimento. Políciais Militares da 44ª CIPM atenderam a ocorrência e resguardou o corpo até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. O SAMU esteve no local, mas, a vítima ja estava sem sinais vitais.

 


O delegado substituto, Gean Nascimento, autorizou o servidor público Milton Cândido a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia e, posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Mulher devolve Pix de R$ 9 mil após ser alertada pela polícia sobre crime


 

Em Trancoso, litoral sul de Porto Seguro, uma mulher, de 45 anos, devolveu um Pix de R$ 9 mil que recebeu por engano após ser alertada pela polícia sobre o crime de apropriação indébita. O valor foi enviado por um empresário de 77 anos, com quem ela já havia trabalhado, no início de março. 

O empresário fez a transferência para uma conta com o mesmo nome da mulher, mas o CPF era diferente. Ao perceber o erro, ele entrou em contato com ela, que inicialmente se recusou a devolver o dinheiro. 

Após a abertura de um boletim de ocorrência, policiais da Delegacia de Polícia Civil explicaram à mulher que ela poderia ser responsabilizada criminalmente caso não devolvesse o valor. Diante disso, ela decidiu restituir o Pix. 

Crime de apropriação indébita 

O Código Penal Brasileiro prevê que a pessoa que recebe um valor por engano tem até 15 dias para devolvê-lo ao legítimo proprietário. Caso contrário, pode ser enquadrada no crime de apropriação indébita, com pena de até um ano de detenção. 

Orientação 

Em caso de recebimento de Pix indevido, a orientação é devolver o valor imediatamente ao remetente. Se a pessoa se recusar a devolver o dinheiro, é importante registrar um boletim de ocorrência para resguardar seus direitos./RADAR

terça-feira, 2 de abril de 2024

Iniciativa do vereador Pintão gera pedido de levantamento para asfalto de Medeiros Neto a Itupeva


Em uma movimentação que promete revolucionar o cotidiano dos moradores do interior de Medeiros Neto, o vereador Cristiano Alves (Pintão), presidente da Câmara Municipal, anunciou uma iniciativa que pode acabar com inúmeros problemas que tanto afetam a região. 

Durante a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal no mês de abril, o vereador leu um ofício do gabinete do deputado federal Otto Alencar Filho, citado junto ao senador Otto Alencar, endereçado à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, solicitando atenção especial no levantamento para a pavimentação asfáltica de um trecho de 32 quilômetros, que conecta a sede do município ao distrito de Itupeva. 

A obra, que pode ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é vista como um marco para o escoamento da produção local, que inclui diversos gêneros agrícolas. O vereador Pintão ressaltou a importância do projeto, que foi inicialmente proposto por ele junto à deputada estadual Cláudia Oliveira, mesmo que fosse até a Balança dos Fazendeiros, e com o apoio do prefeito Beto Pinto deve se estender até Itupeva. 

Os impactos dessa pavimentação são inúmeros: além de facilitar o tráfego de modo geral, espera-se uma melhoria significativa na qualidade de vida dos moradores, com mais acessibilidade durante períodos chuvosos. São melhorias no transporte escolar, no escoamento da produção agrícola e até mesmo para a economia local, favorecendo festas tradicionais como o Arraiá do Chapéu Véi. 

A comunidade aguarda ansiosamente pelo início das obras, que simbolizam não apenas o progresso infraestrutural, mas também o comprometimento dos seus representantes com o bem-estar da população. 

O vereador Pintão comemorou a notícia e compartilhou com todo o plenário. Ele acompanha os trâmites e se colocou à disposição como presidente da Câmara para o que for necessário./MDD

Teixeira: Acusado de estuprar adolescente de 12 anos é preso após se apresentar à Polícia Civil


Teixeira de Freitas: Na manhã desta terça-feira, 02 de abril, a advogada Flávia Falquetto, OAB BA 73462, apresentou Rony Pereira Araújo, 36 anos, à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). O morador do Bairro Bela Vista é acusado de estupro de vulnerável. 

A delegada Valéria Chaves solicitou à Justiça o mandado de prisão preventiva, que foi aprovado pelo Ministério Público e deferido pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca local. 

A vítima, uma criança de 12 anos, também residente do Bairro Bela Vista, relatou que no domingo, 24 de março, por volta das 20h00, foi forçada a ter relações sexuais com o acusado, que tem um grau de parentesco com a vitima, resultando em conjunção carnal e lesões.  

Após o incidente, a criança fugiu de casa e contatou sua avó e pai, que prontamente acionaram a Polícia Militar. O acusado fugiu do local logo após o ocorrido. Assim que se apresentou à Polícia, recebeu voz de prisão, pois já havia um mandado de prisão. Ele foi detido pelos investigadores do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV). 

Rony Pereira permanece sob custódia da Polícia Civil, aguardando decisão judicial./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Suspeito troca tiros com a Rondesp e morre no Ulisses Guimarães em Teixeira: Arma e Drogas são apreendidas


Teixeira de Freitas: Uma operação policial realizada pela RONDESP/Extremo Sul resultou na apreensão de arma e drogas após um confronto no Bairro Ulisses Guimarães. O incidente ocorreu na tarde desta terça-feira, 02 de Abril, por volta das 11h50, na Rua Turquia, durante um patrulhamento tático da equipe da RONDESP/Extremo Sul. 

Segundo informações, a equipe atendia a uma denúncia sobre a presença de indivíduos armados ameaçando a segurança local. Ao abordar os suspeitos, estes resistiram e iniciaram uma fuga, disparando contra os policiais..A perseguição levou os policiais a uma residência, onde, ao tentar deter os fugitivos, foram recebidos com mais disparos. Em resposta, os policiais revidaram para proteger sua integridade física. 

Um dos suspeitos foi encontrado ferido, portando um revólver e uma sacola. Apesar dos esforços de socorro ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, o indivíduo, identificado como Elias Silveira Lopes, de 25 anos, não resistiu aos ferimentos. Segundo informações, o Elias é um dos suspeitos de um atentado violento, que deixou três baleados, entre eles, uma criança de 01 ano e outra de 12. 

O corpo do resistente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para procedimentos de praxe e posterior liberação para sepultamento. Foram apreendidos um revólver Taurus .38 (Numeração: LH660758), 04 munições .38 deflagradas; 02 munições .38 intactas; R$ 28 em espécie; 88 unidades de maconha (Total: 240g)./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Incêndio em Prado: Solidariedade e resposta rápida salvam residência do desastre; Veja os vídeos

Na noite de segunda-feira, 1º de abril, um incêndio de grandes proporções alarmou os moradores de Prado, quando uma casa situada na Av. Dois de Julho, na Praça da Matriz, centro da cidade, foi atingida pelo fogo. 

Segundo informações obtidas junto às autoridades municipais, o incêndio se iniciou por volta das 19h, concentrando-se na área gourmet da residência. Felizmente, a rápida ação dos moradores e o suporte providencial dos carros-pipa enviados pela Embasa e pela prefeitura conseguiram controlar as chamas em aproximadamente uma hora e meia. O incêndio não se propagou para a parte interna da casa.


A equipe do Corpo de Bombeiros permaneceu no local realizando o rescaldo, garantindo que não hauvesse reignição das chamas. Segundo informações oficiais, não havia ninguém na residência no momento do incidente, o que minimizou o risco de ferimentos..


Até o momento, as causas do incêndio não foram determinadas. O Corpo de Bombeiros deve conduzir uma investigação para esclarecer os motivos que desencadearam o evento. .


A colaboração entre moradores e autoridades desempenhou um papel crucial na contenção do incêndio, destacando a importância da solidariedade e da cooperação em situações de emergência./bahiaextremosul

Mãe de uma filha de 14 anos pede ajuda para comprar um colete para Gabriela de Itamaraju poder andar

   


Essa é a Gabriela uma adolescente de 14 anos que mora com sua mãe no Bairro Liberdade ela sofre fortes dores por conta de uma escoliose que é uma curvatura lateral da coluna vertebral e precisa muito de nossa ajuda para voltar a ter uma vida normal acompanhe. 

Veja o Video:


Ajude a Gabi Comprar o Colete para sua coluna. Pix da Mãe 73998233609 Daciane Batista dos Santos. 

Incêndio em depósito da Embasa é controlado pelo Corpo de Bombeiros em Itamaraju

Incêndio em depósito da Embasa é controlado pelo Corpo de Bombeiros em Itamaraju. Fotos: Divulgação/18º BBM

Em uma rápida resposta a uma emergência distante da sua sede, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (18° BBM) controlou um incêndio em um depósito de cloro granulado na cidade de Itamaraju. A ocorrência, que começou às 08h e terminou às 11h30 desta segunda-feira, envolveu duas viaturas. 

As equipes foram acionadas após um relato de vazamento de cloro na sede da Embasa. O vigilante da empresa alertou sobre um vazamento na bomba de cloro, o que representava um risco iminente aos colaboradores.  

Ao chegarem ao local, na Rua Buerarema, s/n, no bairro Cristo Redentor, as guarnições descobriram que a situação era, na verdade, um incêndio em uma estrutura onde estavam armazenadas bombonas de dicloro granulado. 

Com o auxílio de uma retroescavadeira fornecida pela prefeitura local, os bombeiros executaram uma operação de combate ao fogo e realizaram o rescaldo da área. 

O incidente foi eficientemente gerenciado e após a conclusão das operações, o local foi isolado e a equipe da empresa recebeu orientações adequadas.  

O sucesso desta operação destaca a prontidão e a eficácia do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia em lidar com emergências de diferentes tipos, garantindo a segurança da população e do meio ambiente./osollo

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Heróico: Pai Morre Salvando Filha no Mar da Praia Costa do Atlântico em Nova Viçosa


Nova Viçosa: Na tarde deste sábado, 30 de março, uma trágica ocorrência abalou a Praia da Costa do Atlântico, em Nova Viçosa. Um pai corajoso enfrentou as ondas para salvar sua filha de 13 anos, mas acabou perdendo a própria vida no processo. 

O homem, morador da zona sul de Teófilo Otoni, Minas Gerais, estava tomando banho de mar com sua filha quando percebeu que ela estava se afogando. Ele lutou contra as fortes ondas, mas infelizmente foi puxado e afogou-se. A filha conseguiu sair das águas com vida. 

A Polícia Militar (89ª CIPM) atendeu à ocorrência de afogamento e realizou procedimentos de reanimação na vítima. No entanto, Sérgio Almeida de Oliveira, de 48 anos, conhecido como "Serginho", não resistiu e veio a óbito na Clínica Municipal de Nova Viçosa. 

O delegado platonista, Ricardo Amaral, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados exames de Medicina Legal. Posteriormente, a família receberá a liberação para o sepultamento. Uma história de bravura e tragédia que comove toda a região./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Série de homicídios envolvendo funcionários do Frisa em Teixeira gera insegurança e cobrança por justiça na comunidade

Teixeira de Freitas: A comunidade de Teixeira de Freitas está em estado de choque e insegurança após uma série de crimes violentos que vitimaram quatro funcionários do Frigorífico Frisa em diferentes circunstâncias. Todos os casos, que ocorreram entre 2018 e 2024, permanecem sem solução, alimentando a angústia das famílias e a desconfiança da população. 

Um rastro de violência: 

Em junho de 2018, Gabriel Vieira Aguiar, de 20 anos, foi executado a tiros em frente ao seu apartamento no Bairro Jardim Caraipe. Jovem e trabalhador, sem envolvimento com atividades ilícitas, Gabriel foi morto de forma brutal, deixando um vazio irreparável para seus familiares e amigos. 

Em agosto de 2019, o ex-gerente do Frisa, Roque Bianchi, de 55 anos, foi encontrado morto em sua casa no Bairro Eixo Sul. A vítima apresentava diversas perfurações de faca, e a cena do crime indicava luta corporal. O caso, inicialmente tratado como latrocínio, ainda não teve seus autores identificados.  

Em junho de 2022, a médica veterinária Crislaine Boldrini Faé, de 29 anos, foi assassinada a tiros em plena luz do dia no Centro da cidade. Perseguida por dois homens em uma motocicleta, Crislaine, que era chefe do Controle de Qualidade do Frisa, foi morta de forma cruel e covarde.  

O último caso, em março de 2024, vitimou Isaque Carvalho dos Santos, de 45 anos. Funcionário do Frisa, Isaque foi perseguido e morto a tiros no Bairro Castelinho. A motivação e os autores do crime ainda são desconhecidos. 


Comunidade em busca de respostas: 

A sequência de mortes violentas de funcionários do Frisa gera apreensão e indignação na comunidade. As famílias das vítimas clamam por justiça e respostas, enquanto a investigação dos crimes parece não avançar. 

Falta de respostas aumenta a insegurança: 

A falta de elucidação dos casos e a aparente falta de pistas contribuem para o clima de insegurança na cidade. A população teme que os crimes continuem acontecendo e que outras pessoas sejam vítimas da violência.  


Cobrança por medidas eficazes: 

Diante da situação, a comunidade exige das autoridades uma investigação rigorosa e eficaz para que os responsáveis pelos crimes sejam identificados e punidos. A sensação de impunidade precisa ser combatida com ações concretas que garantam a segurança da população. 

Um apelo por justiça e paz: 

As famílias das vítimas e a comunidade de Teixeira de Freitas esperam que os crimes sejam solucionados e que a justiça seja feita. A paz e a segurança são direitos fundamentais que precisam ser preservados./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.