Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 5 de novembro de 2022

Homem é assassinado a tiros no Bairro Bela Vista: Idoso é baleado no atentado e socorrido à UPA


Prado: O homicídio aconteceu na noite desta sexta-feira, 04 de novembro, por volta das 22h30, na Av. São Paulo, no Bairro Bela Vista, em Prado. 

A vítima fatal foi identificada como sendo, Danilo Santos Brauna, de 33 anos. Um idoso, que estava na companhia do Danilo, também foi atingido pelos tiros. Trata-se de Fabinho Marques de Jesus, 69 anos. 

Segundo relatos da vítima (Fabinho), ele e o Danilo estavam na casa, quando estavam na casa, quando foram surpreendido por 02 (dois) indivíduos, os quais atiraram nele e no Danilo. 

O Danilo foi atingido por vários tiros na cabeça e nas costas, já o idoso, por um tiro no peito. Danilo morreu no local, e o Fabinho foi socorrido pelo SAMU para a UPA do Prado. 

A Polícia Militar acompanhou o fato é realizou os procedimentos legais. No local, os militares encontraram diversas cápsulas de pistola .380. 

A Polícia Civil foi informada, e o delegado plantonista autorizou o servidor público, Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil do Prado vai investigar o crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Solon pediu desculpas, disse que não estava armado e que 'foi um momento de grande estresse'

 


Solon Novais Oliveira, 42 anos, que teria invadido a Prefeitura de Itanhém à procura do prefeito Mildson Medeiros (PSD), negou que estava com arma de fogo e que tivesse ido ali para matar o mandatário do município. O fato aconteceu por volta das 10h40 desta sexta-feira (4), depois que a esposa dele, Telma Monteiro dos Santos Oliveira, foi demitida do setor de contabilidade. 

Ele agradeceu a Deus, ao site pela oportunidade de se explicar e aos seus familiares. 

“Sobre o ocorrido, o que houve de fato foi um momento de grande estresse, quando eu, nervoso e penalizado com a situação de minha companheira por uma demissão, normal, mesmo que difícil, agi com nervoso e fui até ali à porta da prefeitura ‘desabafar’, mas de forma rude, infelizmente, embora eu só tenho a agradecer a todos de Itanhém e o próprio prefeito que nos acolheu com muito amor e amistosidade sempre”, disse Solon, acrescentando que não tem o que reclamar, que pediu desculpas ao prefeito e aos que presenciaram aquele seu momento de raiva. 

Solon fez questão de dizer que não tem nada contra ninguém e que nunca portou arma ou qualquer outro objeto para ferir qualquer pessoa. 

“Era apenas uma capa de óculos que estava no porta-luvas [do carro], que dependendo de como você pega parece uma arma, mas nunca foi, nunca possuir arma alguma”, destacou. 

Um policial militar que estava fardado no primeiro andar da prefeitura disse, em seu depoimento à Polícia Civil, que viu Solon com uma pistola na cintura antes de entrar no carro e sair apressadamente depois que o viu. 

O chefe da Tesouraria da prefeitura, Henrique Botelho de Andrade, também em seu depoimento disse que ouviu a recepcionista Ila gritar, dizendo que Solon estava armado. 

"[Quero] pedir desculpa aos meus amigos e familiares e dizer que os tenho como pessoas instaladas no meu coração, [também] a todos da prefeitura e usar humildemente o pedido de perdão a todos eles", enfatiza Solon, encerrando. "A gente erra, mas Deus conhece o meu coração e sabe da minha índole, não tenho inimigos e jamais terei, pois prezo pelo amor, obrigado Itanhém!"./aguapretanews

Matéria relacionada:

PM prende marido que teria invadido prefeitura para matar prefeito de Itanhém por demissão de sua esposada contabilidade

Defesa Civil alerta para chuvas intensas na Bahia e outros 10 estados


A Defesa Civil Nacional alertou nesta sexta-feira 4, para a previsão de chuvas intensas em estados das regiões Norte e Nordeste entre hoje e sábado 5. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Bahia e os estados do Amapá, Pará, Tocantins, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe deverão ser os estados mais afetados. 

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 quilômetros por hora. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Segundo a Defesa Civil, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) comunicou as defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa. 

Autoproteção 

A Defesa Civil Nacional ressalta que a população deve adotar medidas de autoproteção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, documentos e objetos de valor deve ser colocados em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, a população deve procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre. 

Nos casos de rajadas de vento, a Defesa Civil Nacional recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda./agenciabrasil

Rui, Daniela Mercury e Juca Ferreira aparecem entre nomes cotados para ministérios de Lula

 


Com a vitória no pleito em 30 de outubro, cabe ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compor um novo governo, indicando titulares para a Esplanada dos Ministérios, responsáveis por articular e promover políticas públicas nas diferentes áreas que compõem um governo. 

O ex-presidente, conduzido a um terceiro mandato no Planalto, não indicou nomes e nem cotou candidatos a nenhuma das pastas durante a corrida eleitoral, mas há a previsão de que algumas lideranças políticas que colaboraram na campanha assumirão cargos no primeiro escalão do petista.´ 

Veja alguns dos cotados para assumirem ministérios no governo Lula: 

ALEXANDRE PADILHA 

Padilha, deputado federal pelo PT, foi ministro das Relações Institucionais de Lula e da Saúde da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e no pleito deste ano foi um dos coordenadores de campanha do ex-presidente. 

ALOIZIO MERCADANTE 

Mercadante é hoje cotado para o Ministério das Relações Exteriores ou para a pasta de Planejamento, que no governo Bolsonaro foi fundida com a Fazenda. Ele, que ficou malvisto no PT após o impeachment de Dilma por se opor à aliança com o PMDB, volta ao governo após se redimir como coordenador do plano de governo de Lula. 

CHICO CÉSAR 

Cantor e compositor, o artista é cotado pela equipe de Lula para comandar o Ministério da Cultura, que será recriado no novo mandato. César, porém, afirmou em redes sociais que prefere ver outras pessoas na pasta, como o ex-ministro Juca Ferreira (PT) ou a deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ). 

DANIELA MERCURY 

A cantora Daniela Mercury teve grande importância na campanha do petista ao Planalto deste ano, intensificando sua participação na reta final do pleito ligando para eleitores indecisos. Ela já havia se posicionado contrariamente a Jair Bolsonaro (PL), e agora é sondada para assumir o Ministério da Cultura. 

FELIPE SALTO 

Salto é economista, de perfil mais técnico, e é secretário da Fazenda do estado de São Paulo. Ele é cotado para assumir a Secretaria do Tesouro, sob o guarda-chuva do Ministério da Fazenda. 

FERNANDO HADDAD 

O ex-ministro da Educação e ex-prefeito da capital paulista saiu da disputa ao Governo de São Paulo derrotado, mas registrou o melhor desempenho do PT no estado e foi importante para encurtar a diferença de Lula a Bolsonaro no Sudeste. Ele prefere comandar a Fazenda, mas é cotado para voltar à Educação. 

GERALDO ALCKMIN 

O vice-presidente eleito, do PSB, também pode ocupar um ministério, cumprindo a promessa de Lula nas eleições de dar grande relevância ao companheiro de chapa. Alckmin é sondado para o Ministério da Defesa ou para uma pasta que focaria pequenas e grandes empresas. 

GLEISI HOFFMANN 

Gleisi é grande defensora da candidatura de Lula e do legado do petista quando ele foi preso, em 2018. Ela ocupou um papel essencial na campanha e agora está na equipe de transição de governo. Ela é cotada para assumir a pasta de Planejamento. 

HENRIQUE MEIRELLES 

O economista e ex-presidente do Banco Central aderiu à candidatura de Lula após reunião entre o petista e ex-presidenciáveis, e afirmou confiar na plataforma econômica do ex-presidente. Ele, que participou do gabinete de Michel Temer (MDB), pode assumir a Fazenda no novo governo. 

JEAN PAUL PRATES 

Prates é do PT do Rio Grande do Norte e é atuante na área de energia, tendo forte atuação no setor de óleo e gás. Deve assumir o Ministério de Minas e Energia, mas também é visto como forte opção para assumir a Petrobras. 

JUCA FERREIRA 

Juca Ferreira é outro nome possível para um futuro Ministério da Cultura. O sociólogo participou da gestão de Gilberto Gil e o sucedeu no cargo nos governos Lula e Dilma. Ele também comandou as secretarias de cultura de São Paulo e Belo Horizonte. 

MARINA SILVA 

A ex-ministra do Meio Ambiente, que havia rompido com o PT desde 2009, reconciliou-se com o partido nas eleições deste ano e foi um grande símbolo de união na campanha. Ela foi eleita deputada federal, mas deve ocupar novamente o Meio Ambiente no novo mandato de Lula. 

MÁRCIO FRANÇA 

França, ex-governador de São Paulo e articulador que viabilizou a chapa Lula-Alckmin, é cotado para assumir o Ministério da Indústria, que será recriado por Lula em seu mandato. Ele foi candidato ao Senado por São Paulo neste ano, perdendo para Marcos Pontes (PL-SP). 

NERI GELLER 

O deputado federal e ex-ministro de Dilma é do PP de Mato Grosso, e foi um dos poucos bastiões de Lula no setor agropecuário, engajando-se na campanha apesar dos ataques. Geller é uma opção para a Agricultura, concorrendo com Simone Tebet (MDB-MS). 

PÉRSIO ARIDA 

Pérsio Arida é nome próximo do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), e foi um dos pais do Plano Real, abrindo o voto em Lula no segundo turno. Ele é ventilado como um possível Ministério da Fazenda, em aceno ao mercado. 

RUI COSTA 

O governador da Bahia é um dos favoritos a assumir a Fazenda no novo governo petista. Ele encerra seu mandato no estado este ano, e deu uma demonstração de unidade no PT ao reconciliar-se com Jacques Wagner e apoiar a candidatura de Jerônimo Rodrigues, eleito governador. 

SIMONE TEBET 

A senadora e candidata à Presidência pelo MDB neste ano foi peça chave para a eleição de Lula, colaborando com a campanha especialmente em sua movimentação para os votos de indecisos e pessoas menos afeiçoadas ao PT. Ela, que prefere assumir a Educação, é cotada para a Agricultura. 

TEREZA CAMPELLO 

Campello é ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff, e é bem vista aos olhos de Lula como uma opção para ministérios da área social, que serão ampliados no novo governo do petista. 

WELLINGTON DIAS 

O senador pelo estado do Piauí é um dos sondados a assumir o Ministério da Fazenda no governo Lula. Ele foi um dos coordenadores da campanha do ex-presidente e colaborou na elaboração de propostas para a economia./politicalivre

Salário mínimo, Auxílio Brasil, SUS: veja as medidas EMERGENTES do Governo Lula


As principais propostas do Governo Lula são a manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600, o aumento real do salário mínimo acima da inflação e a ampliação de programas já em vigor através do Sistema Único de Saúde (SUS). Para honrar todas as promessas, será necessário lidar com o teto de gastos, razão pela qual mudanças têm sido articuladas. 

Neste sentido, o relator-geral da Comissão Mista de Orçamento (CMO), o senador Marcelo Castro, se reuniu com a equipe de transição do Governo Lula para debater o tema. A previsão é que o texto seja votado pelo Congresso Nacional até o dia 16 de dezembro. O presidente eleito assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2023. 

Propostas do Governo Lula 

Salário Mínimo 

O petista disse que pretende retomar a política de valorização do salário mínimo em 2023. Lula detalhou o plano para o salário mínimo em 2023 e informou que os trabalhadores terão um ganho real equivalente ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Isso quer dizer que será considerada a produção do país no decorrer do ano. 

“Se a economia crescer 10%, ele [o mínimo] vai ter 10%. Se crescer 2%, vai subir 2%. Às vezes o pessoal vê no jornal ‘o PIB cresceu’. Mas cresceu pra quem? Às vezes cresce pro rico e não cresce para o pobre”, afirmou Lula em uma live.

O presidente eleito também prometeu garantir o mesmo piso de pagamento para homens e mulheres. A igualdade salarial é, há muito tempo, aclamada, tendo em vista que ainda hoje mulheres costumam receber significativamente menos que os homens para exercerem as mesmas tarefas, por vezes, até com mais responsabilidades. 

Conforme evidenciado pelo petista, a igualdade salarial entre homens e mulheres já é prevista na Constituição Federal. A regra vale para trabalhadores de ambos os sexos com o mesmo nível de escolaridade e cargo. Lula acredita que o atual modelo de pagamentos não é nem um pouco justo. 

No entanto, nenhuma medida sobre como a igualdade salarial será garantida foi detalhada pelo ex-presidente. Perante a lei, a Carta Magna brasileira, em seu artigo 5º, prevê que homens e mulheres sejam regidos por direitos e obrigações equivalentes. 

Auxílio Brasil 

A intenção de Lula para o Auxílio Brasil 2023 é manter o atual valor de R$ 600, além de conceder um benefício extra de R$ 150 para crianças de até seis anos de idade. O petista não informou mais nenhum outro detalhe sobre o futuro da transferência de renda até agora. 

O Auxílio Brasil 2023 conta com uma surpresa, uma nova denominação. No intuito de cumprir a promessa de campanha, Lula pretende retomar o antigo Bolsa Família, extinto após 18 anos em vigor, para dar lugar à atual transferência de renda. O programa foi implementado por ele no ano de 2004. 

A transição do Auxílio Brasil 2023 para o Bolsa Família já começou. A equipe do petista, gerenciada pelo futuro vice-presidente, Geraldo Alckmin, iniciou as tratativas nesta semana com o apoio do relator do Orçamento, o senador Marcelo Castro. 

O Orçamento enviado pela equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro, prevê um Auxílio Brasil 2023 no valor de R$ 405 mensais. Para Lula honrar a promessa, seria necessário um gasto aproximado em R$ 70 bilhões a mais do que o montante disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

O investimento exato para o Auxílio Brasil 2023 seria de mais R$ 52 bilhões para conceder o aumento permanente de R$ 200. Também será necessário fazer um investimento extra de R$ 16 bilhões para custear a promessa do benefício extra de R$ 150 para crianças. Ambas as iniciativas totalizam em R$ 68 bilhões fora do Orçamento. 

Vê-se que não há espaço dentro do teto de gastos para agrupar todas as propostas de campanha do petista sem cortar outras despesas. A regra fiscal foi criada durante os dois anos da gestão Michel Temer, limitando o crescimento das despesas de acordo com a inflação. 

SUS 

Lula diz que a área da saúde tem sido tratada com descaso pelo atual governo e promete que trabalhará para garantir um SUS público e universal. O petista defende a urgência de dar condições ao sistema único de saúde para retomar o atendimento às demandas que foram represadas durante a pandemia e retomar o Programa Nacional de Imunização (PNI). 

O plano de governo do petista propõe a retomada de políticas como o Mais Médicos e a Farmácia Popular, além do fomento ao Complexo Econômico e Industrial da Saúde. Lula ainda propõe criar políticas de saúde integral no SUS voltadas às mulheres e às pessoas LGBTQIA+./ fdr

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

PM prende marido que teria invadido prefeitura para matar prefeito de Itanhém por demissão de sua esposa da contabilidade


Itanhém: Policiais da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar prenderam, na manhã desta sexta-feira (4), na cidade de Itanhém, um homem que teria entrado armado na prefeitura à procura do prefeito Mildson Medeiros (PSD) para matar. 

Solon Novais estaria armado com uma pistola e não estaria aceitando a demissão de sua esposa, Telma Monteiro dos Santos Oliveira, que era chefe da Contabilidade. O prefeito não se encontrava na prefeitura no momento. 

Uma pessoa que estava no local disse a reportagem que o homem chamou o prefeito de vagabundo. "Esse vagabundo não pode fazer isso com minha mulher não”, teria dito Novais em relação à demissão de sua esposa. 

A Polícia Militar está em diligência em relação à suposta arma./Água Preta News

JUCURUÇU: O sofrimento dos usuários da BA - 284 entre Jucuruçu e Itamaraju não tem fim

 

O sofrimento dos usuários da via Jucuruçu a Itamaraju parece não ter fim. Desta vez entre o Distrito de Pau d'Alho  a cidade de Itamaraju. 

Imagens enviadas à redação do JUCURU NET mostram a situação caótica do Pau d'Alho, onde finalizou o asfalto e com as chuvas que caem na região, motoristas fazem manobras mirabolantes para tentar vencer a lama;  até carro de tração tem dificuldade para fazer o trajeto. 

VELHAS PROMESSAS 

Como já passou a 'ELEIÇÃO' agora fica tudo mais complicado porque os políticos já conseguiram o que eles tanto queriam que  eram os nossos votos.

     

Quem passa pelo trecho de Pau d'Alho para chegar na BR 101  nem imagina o problema que vai encontrar pela frente. Além da lama, e muitos buracos não há condições dessa estrada ficar tanto tempo sem asfalto, onde são os próprios moradores que alertam os motoristas. 

Um caminhoneiro muito revoltado  depois de tentar atravessar parte da estrada e ficar preso no lamaçal, ele resolveu voltar. “A estrada está horrível, até o para-choque do caminhão quebrou”, contou. 

Para conseguir sair da lama, ele precisou da ajuda de um trator, que, aliás, é o que tem salvado muitos motoristas que ficam atolados no trecho. “É muito sofrimento, quando eu posso, ajudo os motoristas. Se a gente não socorrer, eles ficam aqui”, disse o produtor rural que mora próximo da via. 

Tem também quem já desistiu de tentar passar de carro e agora enfrenta o trecho a pé, mesmo debaixo de chuva. “Eu preciso passar para levar milho”, comentou o produtor rural R. Oliveira.

 

Um morador do assentamento que fica perto da via BA 284 disse não é de hoje que a chuva provoca graves transtornos aos moradores dessa região, ele disse que  mora  há quatro anos no assentamento e diz que nunca viu a situação tão precária. “Ou você espera a chuva passar ou não sai de casa”, afirma. Segundo ele, já tomou muito prejuízo com a sua produção agrícola por não poder escoar. Relata 

Diversos moradores de Nova Alegria e Jucuruçu -  se mostraram inconformados com a situação. A dona de casa (E S P), por exemplo, disse ter votado diversas vezes no governo atual e nos seus candidatos para ver essa estrada asfaltada. Mas está isso aí”, lamenta. 

Outro morador também revoltado com a situação é Itamar S Souza.  Ele mora há quatro anos em Água Limpa município de Jucuruçu e diz que toda estação de chuvas é o mesmo sofrimento. “está ai uma obra que nunca sai do lugar, nunca vi tanta demora para terminar. comenta indignado. Segundo ele, há conhecidos dele que precisam fazer terapia e hemodiálise periodicamente e dependem do transporte até o hospital e não podem fazer. 

Um morador do distrito do Coqueiro disse. “Já havia feito esse trajeto outras vezes, mas, alguns trechos da estrada estão em situação muito crítica, uma viagem que duraria bem menos acaba se estendendo. O amigo que estava na nossa frente teve o carro danificado e não conseguiu desviar de todos os buracos e teve que mandar o carro para o conserto. Ao longo da estrada, a gente vai vendo vários carros parados. Não dá para acelerar muito, confiar muito, a viagem se torna mais estressante”, conta. 

Natural do Paraná, morando há cinco meses na região de Jucuruçu, uma senhora de prenome A P R diz que fica impressionada como as pessoas no estado se acostumaram com a falta de estrutura da estrada. 

“Percebo que tem partes do asfalto que acaba cedendo, se não for atento, o motorista não consegue evitar o acidente. É a primeira vez que vejo uma estrada tão danificada, tem que ter muita segurança, cautela e atenção”, destaca.

 Abaixo, um vídeo publicado nas redes sociais que revela a dificuldade enfrentada por moradores da região.

De acordo com a senhora, além das dificuldades do trecho de Pau d'Alho a cidade de Itamaraju, precisa se preocupar com a quantidade de buracos e o matagal na primeira e na segunda etapa.

Grande Coral Comunitário marca o fortalecimento do ”Fazer Artístico Cultural” em Vereda; Veja como se inscrever


A Prefeitura de Vereda, por meio da SEMEC/DEPARTAMENTO DE CULTURA realizará um grande Coral Comunitário no município. 

A ação que visa fortalecer ainda mais a prática do ”FAZER ARTÍSTICO-CULTURAL” em Vereda dará a oportunidade para todos os veredenses de participarem do projeto. 

Segundo especialistas, quem participa de um coletivo de canto coral tem a oportunidade de melhorar o ouvido musical, desenvolver a técnica vocal e enriquecer a cultura geral, visto que passa a aprender canções de diferentes culturas, países e línguas. 

Poderão participar todo veredense que se interesse pela prática independente da idade, seja adulto ou criança, os ensaios são desenvolvidos sempre a partir de técnicas, estilos e repertórios escolhidos de forma variada para valorizar todos os ritmos e estilos musicais. 

Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de Novembro de 2022 na Secretaria de Educação e Cultura do município./focodenoticias

Bispo Edir Macedo defende perdão a Lula e diz que vitória foi ‘vontade de Deus’

O líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Edir Macedo, que apoiava Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano, afirmou nesta quinta-feira, 3, que é preciso perdoar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aceitar o resultado e "bola para frente". 

"Quantas pessoas neste Brasil, ou nesse mundo afora, devem ter ficado irados contra o Lula e magoados e agarraram um sentimento de mágoa contra ele? Nós fizemos as nossas escolhas e a escolha foi da maioria, obviamente. Não podemos ficar com mágoa, porque é isso que o diabo quer. O diabo quer acabar com a sua fé, acabar com seu relacionamento com Deus por causa de Lula ou dos políticos. Não dá, minha filha, não dá, bola para frente", emendou Macedo em vídeo publicado nas redes sociais. 

A vitória de Lula no último domingo foi, segundo ele, uma "vontade de Deus". "Eu orei, ‘ó, Deus, quero que Bolsonaro ganhe’. Mas seja feita Vossa vontade, sobretudo, porque o Senhor é quem manda. Então, o que é que eu vou fazer agora? Tocar a vida para frente", disse o líder religioso. 

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta. 

De acordo com o bispo, acumular mágoa com a vitória do ex-presidente é justamente o que "o diabo quer, quer que o Brasil fique com ódio, com mágoa do Lula". Todos que têm fé, segundo ele, ganharam com o resultado do último domingo. "Porque quem vive na fé e pela fé, vence o mundo. Está sempre vencendo. Nunca vai perder", continuou. 

Apesar de ser aliado de Bolsonaro, Macedo foi próximo a Lula nos governos do PT. O Republicanos, um dos partidos do Centrão que compõem a coligação do atual presidente, foi fundado por bispos da Universal e é base do atual chefe do Executivo no Congresso./exame

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

"Ratinho" é assassinado com vários tiros na cabeça a caminho de Jucuruçu



Itamaraju: A Central de comunicação do CICOM/190 foi informada na tarde desta quinta-feira, 03 de novembro, da localização de um cadáver, trajando roupa de cor preta, na beira da pista, na BA que liga os municípios de Itamaraju e Jucuruçu, há 02 KM da Fazenda de Tarssizo Carletto, no município de Itamaraju. 

De acordo com as informações, a vítima foi identificada como sendo, Alessandro de Souza Oliveira, de 20 anos, vulgo "Ratinho", morador do Bairro Bela Vista. "Ratinho" foi alvejado por disparos de arma de fogo, na região da cabeça. A Polícia Civil foi informada, e o delegado titular, Gilvan de Meireles autorizou a remoção do corpo, que foi realizada pelo servidor público, Anderson Barbosa. 

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. As investigações do crime estão a cargo da Polícia Civil de Itamaraju./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Vídeo: Acidente em estrada rural entre Espera Feliz e Caparaó impressiona sem deixar feridos


Quinta-feira (03/11) chuvosa em algumas regiões de Minas Gerais e alguns acidentes sendo registrados em vídeos que circulam as redes sociais. 

Na estrada entre Espera Feliz e Caparaó, motoristas se arriscam ao passar no trecho, tendo em vista a quantidade de lama. 

Como é possível ver pelas imagens, o motorista de uma caminhonete 4x4, realizou diversas manobras, para evitar um acidente pior e ao desviar de duas pessoas que estavam na estrada, acabou caindo em uma ribanceira nas proximidades. 

Embora a caminhonete tenha descido com dificuldade, causando susto e apreensão nas pessoas que estavam tentado desatolar o carro, o motorista conseguiu controlar o veículo maior, sem se ferir e sem ter problemas maiores.

 

A ACESSA.com fez contato com o Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, responsável por atender a região, mas não houve acionamento da guarnição por conta do sinistro. 

Não há informações sobre feridos./elvispassosreportagem

Animal na pista, provoca acidente na BR-101

 

Internautas do Itamaraju Notícias, preocupados com o risco de um grave acidente na rodovia BR-101, no trecho entre Itamaraju e Teixeira de Freitas, durante o período noturno desta terça-feira (01) de novembro, devido a um animal solto na pista. 

De acordo com o internauta um animal bovino escapou de uma fazenda altura do KM 822, próximo a Café Norte, acessando a rodovia e inevitavelmente vários veículos colidiram contra o animal. 

Mesmo ferido o animal tentava atacar os veículos que transitavam pelo local. 

Os condutores tentaram com auxilio de um vaqueiro remover o animal, mas devido as colisões estava arredio. 

As autoridades foram notificadas, no entanto, os condutores devem redobrar a atenção ao passarem pelo trecho./IN

Registros de pessoas picadas por escorpiões aumentam 170% em Teixeira


Teixeira de Freitas: Um aumento de 170% no número de pessoas picadas por escorpiões tem causado preocupação aos moradores de Teixeira de Freitas. A quantidade de casos fez com que a prefeitura criasse o Serviço de Controle de Escorpiões. 

De janeiro a outubro deste ano, 165 pessoas foram picadas na cidade. No mesmo período do ano passado, foram 61 casos. 

“Tivemos realmente um aumento significativo. Em agosto, tivemos 10 vezes mais casos em relação a 2021, e, no mês de setembro, 18 vezes mais”, disse a coordenadora da Vigilância epidemiológica, Kendra Alves Batista. 

Nos últimos três meses, cerca de 91 casos foram registrados, uma incidência ainda maior em relação ao ano anterior. Uma das vítimas na cidade foi o aposentado Cícero Alves dos Santos, picado há um ano dentro de casa. Ele lembra ter sentido dores intensas. 

"Fui no banheiro e ele estava no chinelo. Recebi uma ferroada e corri para acender a lâmpada. Piquei o chinelo nele e matei", recorda. 

Escorpião amarelo é típico do nordeste

O animal que picou o aposentado Cícero Alves dos Santos é da espécie Tityus Serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo e típica da região nordeste do Brasil. 

Com a criação do Serviço de Controle de Escorpiões em Teixeira de Freitas, é possível o monitoramento e atendimento específico para moradores. 

Foi colocado à disposição da população um link onde são preenchidas informações como local da ocorrência e em qual parte do corpo foi a picada, além de características do animal. 

"Com esse link, conseguimos gerar informação para uma equipe de monitoramento fazer a busca e captura desses animais de uma forma segura para a população e para os profissionais", comenta o diretor de Vigilância em Saúde, Sandro Calefi. 

Desmatamento e falta de higiene favorecem aparecimento 

Os principais fatores para o aparecimento dos escorpiões são a questão climática, o desmatamento e a falta de higiene. Com essas condições, há chances de ampliarem a presença em terrenos e residências. 

A picada de escorpião, se não tratada adequadamente, pode trazer sérias consequências, principalmente para crianças e idosos. Em alguns casos, o soro antiescorpiônico é fundamental para evitar a morte. 

A Vigilância Epidemiológica do município pede aos moradores atenção redobrada e continua o trabalho intensivo de captura desses animais./G1

Em vídeo, Bolsonaro faz apelo para desobstrução das rodovias

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (2) em que faz um apelo para a desobstrução das rodovias. 

Desde o domingo (30), quando Bolsonaro perdeu o 2º turno das eleições para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apoiadores bolsonaristas fizeram bloqueios ilegais em pontos de rodovias do país. 

"Eu quero fazer um apelo a você, desobstrua as rodovias. Isso daí não faz parte, no meu entender, dessas manifestações legítimas. Não vamos perder nós, aqui, a nossa legitimidade", disse Bolsonaro. 

"O fechamento de rodovias pelo Brasil prejudica o direito de ir e vir das pessoas, está lá na nossa Constituição. E nós sempre estivemos dentro dessas quatro linhas. Eu tenho que respeitar o direito de outras pessoas que estão se movimentando, além de prejuízo a nossa economia", continuou o presidente. 

Na terça-feira (1º), Bolsonaro já tinha pedido a desobstrução. O pedido foi feito em seu primeiro discurso após o resultado das eleições. 

Às 14h30 desta quarta, ainda havia 150 bloqueios, segundo levantamento da PRF. 

A Polícia Rodoviária Federal informou que desfez 688 manifestações. Na segunda-feira (31), o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a corporação e as polícias militares estaduais tomassem as medidas necessárias para desobstruir as vias. 

Investigação 

O Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Polícia Federal (PF) investigue possíveis crimes cometidos pelo diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. 

Segundo ofício da Procuradoria da República no Distrito Federal, o inquérito deve apurar blitz realizadas pela corporação durante o 2º turno das eleições e omissão em relação aos bloqueios em rodovias. 

O MPF apontou que, se comprovada omissão do diretor da PRF, o caso pode ser considerado prevaricação. Além disso Silvinei Vasques – que declarou apoio a Bolsonaro na eleição – pode responder por "crimes praticados por invasores de rodovias". 

A prevaricação está configurada quando o funcionário público retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou age contra regra expressa em lei, "para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". A pena é de detenção de três meses a um ano, e multa./G1

Erasmo Carlos deixa hospital e brinca: ‘Ressuscitei no Dia de Finados’

 


Internado desde o dia 17 de outubro no hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, o cantor Erasmo Carlos, de 81 anos, revelou aos fãs que teve alta nesta quarta-feira, 2, através de uma postagem no Instagram. “Bem simbólico… depois de me matarem no dia 30, ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital”, escreveu, fazendo referência à divulgação de uma notícia que confirmava sua morte, no domingo. 

Na foto, sorri com a esposa, Fernanda Passos. “Obrigado a Deus, a todos que cuidaram de mim, rezaram por mim e se torceram pela minha recuperação. Essa foto com a Fernanda traduz como estamos felizes”, completou. 

Erasmo estava internado para tratar de um quadro de síndrome edemigênica. Ele foi submetido à exames complementares e ajuste terapêutico. No domingo, 30/10, surgiram boatos de que o cantor teria falecido. Assessoria dele negou. 

Por conta da saúde, Erasmo adiou os shows que faria em Orlando e Miami (EUA), nos dias 4 e 10 de novembro. Em agosto do ano passado, Tremendão informou aos seguidores que testou positivo para a Covid-19 e precisou ser internado para tratar a doença. Ele recebeu alta poucos dias depois./G1

Mulher é encontrada morta no interior de sua residência no Bairro Colina Verde em Teixeira


Teixeira de Freitas: O corpo foi encontrado na tarde desta quarta-feira, 02 de novembro, por volta das 14h30, na Rua Lusitana, no Bairro Colina Verde, na cidade de Teixeira de Freitas. 

De acordo com as informações, Luzia Ferreira de Oliveira, de 56 anos, natural de Carlos Chagas/MG, foi encontrada morta no interior de sua residência, proveniente de morte natural. 

Luzia Ferreira era doente e tinha problemas psicólogos. Ela morava sozinha e não havia sinais de arrombamento ou de morte violenta. Luzia foi vista no último domingo (30), informou a família. 

O delegado plantonista, Manoel Andreetta, autorizou o servidor público Milton Cândido a remover o corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas. 

Após exames de necropsia, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Lula descansa em Trancoso um local paradisíaco


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai tirar pelo menos três dias de descanso no litoral da Bahia nesta semana. Ele viajou na tarde de hoje para o Estado onde venceu com mais de 70% dos votos. 

Este é o primeiro descanso de Lula desde antes da pré-campanha, no primeiro semestre. Casado com a socióloga Janja da Silva desde o final de maio, o petista brincava com frequência durante a campanha que ainda precisava viajar para a lua de mel com a esposa. Este é o momento. 

Lula viajou após fazer a primeira reunião com a coordenação do governo de transição em um hotel em São Paulo. O vice-presidente eleitor Geraldo Alckmin (PSB) foi designado como coordenador, com a ajuda da presidente petista, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloízio Mercadante (PT), coordenador do plano de governo. 

O casal deverá ficar em uma casa isolada no litoral sul da Bahia. Segundo círculo próximo, a expectativa é que Lula não trabalhe nem convoque pessoas próximas. 

Como o presidente eleito não tem celular, seu único meio de contato seria o aparelho de Janja. Aliados brincam que acham muito difícil que ele consiga ficar, de fato, sem trabalhar ou falar sobre a transição. 

Na quinta (3), quando eles ainda estarão na praia, o grupo de transição faz a primeira reunião de coordenação de campanha comandada por Alckmin.

Lula está na companhia da esposa Rosangela Silva, conhecida como Janja. O local paradisíaco é conhecido por sua importância histórica, já que foi onde Pedro Alves Cabral atracou ao descobrir o Brasil em 1500./agazetabahia

Dia de finados o jucuru net diz, aqueles que amamos nunca morre - vamos relembrar

 

Cemitério Jardim da Saudade Jucuruçu - BA

Hoje é dia de finados e devemos refletir na obra do Senhor e nas pessoas que amamos, mas já não vivem mais entre nós. Por mais difícil que seja temos de prestar homenagem a todos. 

Haverá lágrimas e alguma tristeza até, mas o mais importante será celebrar de pé e com foco na vida. Que todos sintam paz e se sintam abrigados por Deus e por toda sua palavra. Neste dia da saudade vou recordar quem sempre amarei. 

O dia em que recordo todas as pessoas que amo e já não estão aqui é hoje. Na verdade, eu sempre me lembro das pessoas que vivem no meu coração, mas no Dia de Finados eu me sinto ainda mais presente com elas.

 

Gostaria que sentissem o meu carinho, que pudessem me ver, estejam onde estiver. Eu gosto de imaginar que continuamos juntos, mesmo que em lugares diferentes. 

Neste Dia de Finados eu agradeço pelo amor recebido e pela chance de viver momentos lindos com pessoas incríveis que já se foram. Espero que um dia possamos nos reencontrar! Descansem em paz… 

Para Sempre Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. 

Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Por que Deus se lembra - mistério profundo - de tirá-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho.  

Precisamos lembrar das pessoas que nos ajudaram a chegar onde estamos hoje, mesmo que elas não estejam mais entre nós.   Não há como se acostumar a perder alguém que você ama. 

Quando você pensa que acomodou a dor, ela o surpreende de novas maneiras. Mas você também se surpreende com sua capacidade de resistir a isso.  Quando alguém que você ama se torna uma memória, essa memória se torna um tesouro. 

 

Principalmente é a perda que nos ensina sobre o valor das coisas. Ninguém está realmente morto até que as ondulações que causam no mundo desapareçam. Tudo o que amamos profundamente torna-se parte de nós.  

A dor, quando chega, não é nada como esperamos que seja. Muito depois de sua morte, senti seus pensamentos flutuando nos meus.  No luto, um ano pode parecer alguns dias. O tempo perde o significado, mas nossas memórias nunca podem. Embora a vida não dure para sempre, o amor é eterno. 

Este ano não separou meu coração do seu.  Aqueles que amamos não vão embora, andam ao nosso lado todos os dias.  A morte deixa uma dor no coração que ninguém pode curar, o amor deixa uma memória que ninguém pode roubar.   Não estão mortos aqueles que vivem nos corações que deixaram para trás. 

Parece que foi ontem que aqui estivemos, todos que amamos você, para nos despedirmos e levar você para sua última morada, onde esperava um anjo do Senhor para guiar você. 

Neste dia de finados lembramos com amor, e ainda muita dor, o dia da sua partida. O dia triste em que você nos deixou. A sua falta é ainda muito sentida por nós. 

Falta você na nossa mesa, falta a sua risada no fim das nossas piadas, falta a sua voz trazendo gargalhadas, falta o seu coração batendo quente perto de nós. 

Passe o tempo que passar, a saudade que sentimos e o desejo de ter você por perto nunca vão passar. Você é parte presente das nossas histórias e nossas vidas. 

Mas não podemos e não somos nada contra a vontade Deus. Por isso cabe-nos apenas pedir conforto para nossos corações, paz e muita luz para guiar os nossos caminhos sem você.

 

Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para lidar com a sua dolorosa ausência. E que Ele lhe conceda a mesma paz que você sempre trouxe para as nossas vidas. Amém!

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Após avanço de tropa de choque da PM, bolsonaristas desbloqueiam trechos da BR-101 na região


Teixeira de Freitas: As forças estaduais de segurança (Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros) iniciaram a atuação para desmobilizar grupos que realizam bloqueios em rodovias baianas. A Secretaria da Segurança Pública segue a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, uma tropa de choque da Polícia Militar desbloqueou um trecho da BR-101, interditado por um grupo de bolsonaristas desde o início da manhã desta terça-feira (1). 

Imagens mostram um grupo de PMs do Batalhão de Choque, na altura do km 875, avançando sobre a pista com escudos. Há disparos, uso de gás e muita fumaça. Não há registro de feridos até o momento. 

Outros pontos de bloqueio na BR-101, nas cidades de Itamaraju, Itabela e Eunápolis foram liberados pelos manifestantes por volta do meio-dia, antes da chegada da força policial. 

Os protestos começaram após a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais. O petista Luiz Inácio Lula da Silva venceu com 50,9% dos votos. 

FORÇAS ESTADUAIS ATUAM – Além das ações com unidades especializadas e territoriais, a SSP ativou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), sediado no Centro de Operações e Inteligência (COI). 

Na unidade, representantes de órgãos estaduais, federais e municipais darão suporte e acompanharão as movimentações em todo o estado. Câmeras da SSP auxiliarão no monitoramento.

 

“Vamos garantir a liberação das estradas. Não vamos permitir que alimentos, pessoas com enfermidades e trabalhadores sejam impedidos de se deslocar. O resultado democrático das urnas será respeitado. Aqui, na Bahia, o mais importante é o respeito à democracia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino./Radar64

Acidente doméstico: Idosa cai de escada e morre no Hospital Municipal de Teixeira (HMTF)


Teixeira de Freitas: A idosa caiu na manhã desta terça-feira, 01 de novembro, por volta das 09h30, na Rua Frei Vicente Salvador, no Bairro Jardim Liberdade, na cidade de Teixeira de Freitas. Segundo informações, Creuza Oliveira de Lima, de 61 anos, teria subido em uma escada para consertar uma antena de TV, quando se desequilibrou e caiu. 

Na sequência, familiares pediram socorro. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atenderam a ocorrência e socorreram a vítima para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas a idosa não suportou o trauma da queda, e veio a óbito na Unidade Hospitalar. 

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, foi informada do caso e autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreria/Liberdadenews

Ex-detento é preso pela PM suspeito de tentar abusar de criança em Itamaraju


Esnaque Argolo de Oliveira de 48 anos foi preso na tarde desta segunda-feira, 31 de outubro, por Policiais militares da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Itamaraju. O homem é acusado de tentar abusar de uma criança de apenas 10 anos, no bairro São Domingo. 

O acusado chegou a filmar e mostrar suas partes íntimas para a criança. Ele também a ameaçou dizendo que se ela contasse para alguém mataria. 

Mesmo sendo ameaçada, a menina contou para a mãe que chamou a polícia. 

Esnaque foi preso em flagrante. Durante as investigações, a polícia encontrou imagens de cunho sexual no celular do homem. Ele também havia tentado gravar imagens de outras vítimas, em situação constrangedora. 

Em depoimento, Esnaque contou que já cumpriu 5 anos de prisão pelo crime de estupro, mas foi solto e estaria tentando fazer novas vítimas. Ele contou também que o aparelho celular com as imagens da menina, antes, pertencia à família dela. 

O delegado ouviu testemunhas e adotou as medidas cabíveis. 

Esnaque permanece detido na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju à disposição da Justiça./Bahiaextremosul

Cabrália: turista mineiro morre após passar mal na beira da praia de Coroa Vermelha



 

Santa Cruz Cabrália: O turista mineiro Luiz Paulo Damasceno, de 73 anos, morreu após sofrer um infarto na beira da praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na manhã de segunda-feira (31). Ele era aposentado e morava em Caratinga (MG). 

De acordo com informações, por volta das 10h40, assim que Luiz Paulo entrou no mar, um amigo que o acompanhava percebeu que o aposentado estava passando mal. Ao retornar para a areia, o idoso desmaiou em frente à cabana de praia Brilho do Sol. Um casal de médicos que estava próximo socorreu o aposentado, mas constatou que ele havia sofrido um infarto. 

DEMORA NA REMOÇÃO DO CORPO – Em seguida, uma equipe do Samu chegou ao local e também tentou reanimar a vítima, sem sucesso. Constatada a morte, o rabecão do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para remover o corpo, mas demorou horas para atender a ocorrência. 

Preocupados que a maré estava subindo, amigos de Luiz Paulo foram orientados pela polícia a levar o corpo para um local mais afastado da água e aguardar a chegada do rabecão, o que só ocorreu por volta das 14h. Segundo informações, a demora aconteceu porque o veículo da DPT estava atendendo outra ocorrência em Itabela./Radar64

'Folga' de Lula após eleições será em Trancoso, no extremo sul da Bahia

 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na Bahia nos próximos dias para um curto período de descanso após as eleições. Após cogitar ficar hospedado nas proximidades de Salvador, o presidente eleito escolheu ficar em Trancoso, na região de Porto Seguro. O destino permite privacidade para que Lula e Janja consigam ficar distantes dos holofotes. 

O casal deve ficar hospedado na casa de um político com atuação na região. O senador Jaques Wagner teria sido responsável pela articulação para que Lula tivesse como destino o litoral sul baiana, frente ao costume do ex-presidente de escolher o entorno da Baía de Todos-os-Santos para descansar. 

Quando esteve no Palácio do Planalto, Lula tinha por hábito aproveitar folgas na Praia de Inema, espaço controlado pelo Exército. O lugar também foi destino de outros mandatários como Dilma Rousseff, Michel Temer e o próprio Jair Bolsonaro. Todavia, ainda sem tomar posse para o terceiro mandato, o ex-presidente optou por hospedagem na casa de apoiadores./Bahianoticias

Caminhoneiros: BR-101 volta a ser interdita em municípios da região


Após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) declarar que as rodovias da Bahia já estavam liberados dos bloqueios ilegais promovidos por bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições, dois trechos da BR-101 voltaram a ser bloqueados na manhã desta terça-feira, 1º. 

De acordo com a PRF, os trechos bloqueados são no km 744, na altura da cidade de Itabela, e no km 875, em Teixeira de Freitas. Nessas, ocorre uma interdição total da pista. Manifestantes informam que somente será permitido a passagem de ambulâncias. 

Um outro trecho da BR-101 que segue bloqueado é o km 875, na altura da cidade de Eunápolis, onde também ocorre uma interdição total da pista. 

Na última atualização da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), outros dois trechos apresentaram bloqueios na Bahia. Itamaraju, na BR-101, km 806, tem interdição total, assim como em Ubaitaba, no km 444, também na BR-101, o trecho está totalmente interditado./TN

FIM das autoescolas? Brasileiros não serão mais obrigados a passar por um Centro de Formação de Condutores?

O Projeto de Lei (PL) 6485/2019 que está em análise no Senado Federal tem como finalidade eliminar a obrigatoriedade de frequentar um Centro de Formação de Condutores. 

A proposta está em trâmite no Congresso Nacional e na prática, pode determinar o fim das autoescolas para quem quer emitir sua Carteira Nacional de Habilitação. Quer saber como anda esse processo? Continue nos acompanhando abaixo. 

Será o fim das autoescolas? 

Ante de mais nada, o PL, que é de autoria da senadora Kátia Abreu (Progressistas-GO), tem como finalidade não tornar mais obrigatória frequentar a autoescola para emitir a CNH nas categorias A e B. Segundo a proposta, a finalidade é reduzir os custos para emitir a carteira de motorista em até 80%. 

Vale frisar, que em alguns estados brasileiros, o custo para emitir a CNH é de mais de R$ 3 mil e a maior parte desse valor é embolsado pelas autoescolas. Assim sendo, a proposta ainda exige a realização da prova teórica e prática. Portanto, ficará definido ao interessado como deverá aprender sobre direção. 

Instrutores independentes 

É importante destacar, que o texto também define uma classe de instrutores independentes vinculados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Dessa maneira, eles poderão dar aulas particulares para quem deseja aprender a dirigir como um profissional. 

Apesar disso, caso o cidadão tenha interesse em se cadastrar como instrutor independente, deverá atender a alguns critérios, os quais são: 

Possuir habilitação na mesma categoria do candidato há cerca de três anos;

  • Não haver sofrido penalidade ou suspensão da carteira de motorista nos últimos cinco anos;
  • Não haver processo em andamento contra si mesmo no que diz respeito a penalidades de trânsito;
  • Não haver condenação e nem responder a algum processo por crime de trânsito. 

Desse modo, o PL será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça para que sejam verificados os aspectos legais. Caso a proposta seja aprovada, será encaminhada para votação na Câmara dos Deputados.

Quando as autoescolas irão deixar de ser obrigatórias?

Todavia, a atual proposta que ainda está em trâmite em Brasília é apenas um Projeto de Lei. Portanto, para que entre em vigor, deverá ser aprovado pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados, que são as duas casas do Congresso Nacional. 

Vale frisar, que a medida já foi discutida pelo Senado e caso receba o aval dos senadores, será encaminhada para os deputados na Câmara. Sendo assim, com a validação dos parlamentares, o PL é encaminhado para que ocorra a sanção do presidente e, por fim, comece a valer. 

Projeto parecido já foi apresentado na Câmara dos Deputados

O deputado Lucas Gonzalez (Novo – MG) apresentou o PL 5558/2019, que tinha como finalidade liberar a escolha de instrutores sem vínculo algum a autoescolas. Dessa maneira, as aulas seriam autorizadas pelo Detran. 

Além disso, o instrutor teria que ser credenciado e comprovar a sua capacidade como instrutor de trânsito. De acordo com o PL, o carro teria que possuir uma faixa branca removível com 20 centímetros de largura com a inscrição “AUTOESCOLA” em preto. 

Conheça o programa da CNH Social

Antecipadamente, é válido mencionar que ter uma CNH, é um sonho básico de quase todos os brasileiros. Acontece, portanto, que como citado, o preço para que seja possível ter acesso ao documento, é um tanto quanto elevado, considerando as etapas de solicitação. 

Desse modo, surgiu mais uma nova possibilidade, que visa permitir que os usuários interessados, possam solicitar a CNH de forma totalmente gratuita. Melhor dizendo, o Governo Federal lançou um programa chamado CNH Social, que visa dar uma oportunidade de ter o direito à conduzir, para um grande número de pessoas. Ao todo, os estados que oferecem a possibilidade, são: 

SUGESTÕES PARA VOCÊ

NOTÍCIAS

Mulheres podem sacar até R$ 5.000 através da CAIXA; confira os requisitos 

1 nov, 2022

FINANÇAS

Confira DICAS para GASTAR menos e POUPAR mais: entenda e economize 

31 out, 2022

  • Paraíba;
  • Pernambuco;
  • Roraima;
  • Espírito Santo;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio Grande do Norte;
  • Distrito Federal;
  • Amazonas;
  • Maranhão;
  • Goiás;
  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Ceará.

Infelizmente, o programa ainda não está disponível para todas as regiões, mas espera-se que fique em breve. Assim, o foco do Governo está em custear todas as etapas para concessão da CNH, incluindo as taxas das autoescolas. Para participar, no entanto, é preciso preencher alguns requisitos básicos. Vale ressaltar, que cada estado pode ter suas regras específicas, porém, os requisitos básicos, são: 

  • Ser aluno de rede pública – no caso da modalidade para estudantes;
  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Contar com uma inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ter 18 anos ou mais;
  • Saber ler e escrever;

Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos;

Ser beneficiário de algum programa social.

Assim, para que seja possível entender quais são as regras de determinado estado específico, faz-se necessário entrar em contato direto com o Detran da região em questão. Ademais, será preciso passar por uma série de processos seletivos, que visam restringir os participantes do programa. Por fim, cada estado também pode variar nas etapas. 

Valor médio da CNH no Brasil

Bem, a possibilidade da CNH gratuita é um sonho de muita gente, ao considerar o preço da concessão do documento. Porém, infelizmente, os indivíduos que não se enquadram nas regras e requisitos para participação do programa, ainda precisam pagar para ter acesso à carteira. 

Em relação ao valor médio cobrado, é necessário considerar que existem diferentes tipos de habilitação, como por exemplo, uma específica para carro, outra para moto e outra para caminhão. Assim, os valores podem variar, a depender da categoria desejada. Contudo, a média de preços no Brasil, é de: 

  • Categoria A: R$ R$ 2.111,54.
  • B: R$ 2.458,36.
  • AB: R$ 3.906,99.

Conheça a CNH popular

A CNH popular, de modo geral, é um benefício que visa abranger toda a população cearense. Isto é, todos os 184 municípios da região, tendem a selecionar indivíduos que preencham as condições necessárias, para que assim tenham direito à CNH popular, desde 2009, quando o programa foi criado. 

Para melhor entender, o programa visa fornecer a oportunidade de concessão da CNH, par todo aqueles que não possuem condições o suficiente para “bancar” todo o processo de emissão do documento. Assim sendo, para que seja possível solicitar essa modalidade, é preciso portar: 

  • Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço ou declaração de residência;
  • Declaração do CRAS (para Beneficiário do Programa Auxílio Brasil);
  • Laudo Médico com Código CID (para deficiente físico);
  • Declaração da Secretaria de Segurança Pública (para egresso do Sistema Prisional).

Por fim, cerca de 8 cidades oferecem a possibilidade. Isto é, os habitantes dessa localização, poderão solicitar a CNH social. Trata-se, portanto, de um benefício municpal, diferente do programa da CNH Social, que é estadual. Contudo, para ter acesso às informações específicas sobre a concesão, faz-ze necessário entrar em contato com o Detran do seu estado. Ademais, atualmente, as cidades que oferecem a possibilidade, são: 

  • Guaramiranga;
  • Eusébio;
  • Santa Quitéria;
  • Icó;
  • Novo Oriente;
  • Eusébio;
  • Ipu;
  • Pereiro;
  • Parambu.

Criado em 2009, o programa visa a beneficiar cearenses de todos os 184 municípios com baixo poder aquisitivo com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) e B (carro).

 

Países com a CNH mais cara do mundo

Como citado anteriormente, o valor para emitir uma CNH, pode ser um tanto quanto elevado. Ainda que o Brasil tenha um dos preços mais altos para concessão do documento, o país ainda não está entre os 5 primeiros. Isto é, existem lugares no mundo que cobram valores ainda mais elevados. 

Vale ressaltar, que para que fosse possível realizar a ponderação dos valores, foi-se necessário realizar a conversão dos preços para o real. Ou seja, trata-se de uma estimativa que pode variar, a depender da cotação atual da moeda. Contudo, os países que cobram mais caro pela emissão da CNH, são: 

  1. Croácia – R$ 6.700;
  2. Malásia – R$ 3.600;
  3. Andorra – R$ 2.900;
  4. Alemanha – R$ 2.700;
  5. Noruega – R$ 2.700;
  6. Bahrein – R$ 2.600.
  7. Suécia – R$ 2.430;
  8. Brasil -R$ 1.500;
  9. França – R$ 1.320;
  10. Brunei – R$ 1.150./ pronatec

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.